PDA

Ver Versão Completa : Jalapão - Dezembro de 2009 (ajuda com trilha)



axel
09/11/2009, 09:36
olá a todos,

estou indo visitar o Jalapão em dezembro próximo (2009).

bom resolvi abrir este tópico para saber se mais algum colega pensa em ir, mas em especial peço a ajuda de todos para resolver um trecho de trilha.

bom vamos lá, sairei de Ji-paraná (RO) dia 13/12, no dia 16/12 quero entra no Jalapão a parti de Ponte Alta, e daí segui com calma (fotografando tudo) até São Félix, até ai estar tudo bem planejado e com a graça de Deus, ira corre tudo bem, mas como temos que fazer nossa parte e nós preparar com o máximo de informações, preciso muito de um tracklog confiável para o trecho de São Félix – Lizarda (TO), pois quero sair em Alto Parnaíba (MA).

estou mandando anexo um track que estou montando com varias informações pegada pela net e baseada no mapa "Tracksource Rodoviário 6.08" tudo bate exceto a trilha de "São Félix do jalapão" - Lizarda (TO), não fechei esta trilha pois não estar batendo com o google earth.

se alguém puder ajudar, obrigado.

algumas referencias que estou
http://vidadetoyoteiro.blogspot.com/2009/02/expedicao-dos-sertoes-parte-1-jalapao.html
http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=111&Itemid=1
http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/passeios/jalapao/Jalapao1.htm
Comunidade Deserto do Jalapão
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=102261

--
Michel Silva
axel.2k@gmail.com




agora em

KleinTerracan
09/11/2009, 14:48
Olá amigo,


Sou de Foz do iguaçu e igualmente irei ao Jalapão no final do ano. Contudo somente chegarei lá por volta do dia 15 a 20 de janeiro, pois subirei a 163 até Santarém, depois até Belém, voltando pelo MA, PI (Serra da Capivara e Confusões), pretendendo entrar no Jalapão por Alto Parnaíba/Lizarda.
Estou com os mesmos problemas com relação ao trecho São Félix/Lizarda.

Apesar de já haver alguns trechos de maps no Tracksource, fiz todo Jalapão no Google Earth e converti para o Trackmaker para carregar como temporário no GPS. A margem de erro é mínima.
Fiz também para o trecho Lizarda/Alto parnaíba/Santa Filomena(PI)/Gilbués/Bom Jesus/Serra Confusões/Caracol até São Raimundo nonato(PI). Falta somente o trecho Lizarda/São Félix. Não há estradas pelo Google. Marquei o trajeto do Tracksource e colei no Google Earth, não bate com nenhuma estrada.

Caso consega o trecho, favor me enviar. Se conseguir planilhar, mandarei.

Consegui grande auxilio pelo site www.fazendaspiaui.com.br/ (http://www.fazendaspiaui.com.br/) . Mandei enail para eles e mandaram todo o trecho do Piaui, inclusive com mapas do Google Earth. Talvez saibam alguma coisa coisa do trecho.

Abraços

axel
09/11/2009, 18:29
olá Klein,


Olá amigo,


Sou de Foz do iguaçu e igualmente irei ao Jalapão no final do ano. Contudo somente chegarei lá por volta do dia 15 a 20 de janeiro, pois subirei a 163 até Santarém, depois até Belém, voltando pelo MA, PI (Serra da Capivara e Confusões), pretendendo entrar no Jalapão por Alto Parnaíba/Lizarda.
Estou com os mesmos problemas com relação ao trecho São Félix/Lizarda.

como falei, estarei saindo de Ji-Paraná dia 13/12, dia 15/12 provavelmente pela manha devo chegar em Ponte Alta, cara vou estar dentro do Jalapão nos dias 16-17-18-19, provavelmente dia 20 estarei saindo por São Feliz - Lizarda.

vou estar usando um PX no canal 5 (27015 Hz) (qra - Chagarela) e em VHF 144.000 (qra-zz7-edn, mas este é HT, portanto limitado a distancia).

quem sabe podemos nos encontra, estarei em um T4 azul


Apesar de já haver alguns trechos de maps no Tracksource, fiz todo Jalapão no Google Earth e converti para o Trackmaker para carregar como temporário no GPS. A margem de erro é mínima.
Fiz também para o trecho Lizarda/Alto parnaíba/Santa Filomena(PI)/Gilbués/Bom Jesus/Serra Confusões/Caracol até São Raimundo nonato(PI). Falta somente o trecho Lizarda/São Félix. Não há estradas pelo Google. Marquei o trajeto do Tracksource e colei no Google Earth, não bate com nenhuma estrada.

Caso consega o trecho, favor me enviar. Se conseguir planilhar, mandarei.

vc poderia postar o que seu track?


Consegui grande auxilio pelo site www.fazendaspiaui.com.br/ (http://www.fazendaspiaui.com.br/) . Mandei enail para eles e mandaram todo o trecho do Piaui, inclusive com mapas do Google Earth. Talvez saibam alguma coisa coisa do trecho.

Abraços

o que especificamente eles te responderam?

ha antes que esqueça, se não foi o 2009, foi 0 2008 que o Rally dos Sertões passou por São Féliz - Lizarda.

abraços

Michel

Jyoti
09/11/2009, 21:34
Michel,
vc quer passar por Lizarda para chegar aonde? ( não tenho nada com isso, só quero ajudar, rsrsrsrsr)
No mapa 4 rodas tem estrada de SFTocantins a Alto Parnaíba - Balsas, direção norte, para pegar a MA006 - transmaranhão. São 216 km !
Qdo fui ao Jalapão, há 7 anos, fiz trajeto sentido contrário, direção sul, indo de Mateiros a Rio da Conceição-Dianópolis, sem "estrada"no mapa, sem GPS e sem googleearth, só na "direção" (bússola) e perguntando qdo. havia algum nativo.
Acho q se vc quiser realmente ir de SFT a Lizarda, haverá de achar a trilha. Tenha um "plano B", para caso negativo...
Abraço, e ...espero ter ajudado.

axel
10/11/2009, 13:18
Michel,
vc quer passar por Lizarda para chegar aonde? ( não tenho nada com isso, só quero ajudar, rsrsrsrsr)
No mapa 4 rodas tem estrada de SFTocantins a Alto Parnaíba - Balsas, direção norte, para pegar a MA006 - transmaranhão. São 216 km !
Qdo fui ao Jalapão, há 7 anos, fiz trajeto sentido contrário, direção sul, indo de Mateiros a Rio da Conceição-Dianópolis, sem "estrada"no mapa, sem GPS e sem googleearth, só na "direção" (bússola) e perguntando qdo. havia algum nativo.
Acho q se vc quiser realmente ir de SFT a Lizarda, haverá de achar a trilha. Tenha um "plano B", para caso negativo...
Abraço, e ...espero ter ajudado.

kkkkk, ficou engraçado, todos tem a ver sim, já pensou se da algo errado por falta de ajuda, kkkk.

brincadeira a parte, primeiramente obrigado pela ajuda.

bom é o seguinte, como vou sair de Ji-paraná (RO) e visitar o Jalapão (TO), depois ir para o Maranhão visitar meu pai que mora em Barra do Corda (MA) na seqüencia deixo por conta de Deus.

então se eu sair de SFT (TO) para Lizarda (TO), já tenho informações de "fonte segura" (kkkk) e tb do Google earth, que de Lizarda para Alto Parnaíba (MA) passa tranqüilo, são cerca de 100 Km de pura areia, mas passa, depois de Alto Parnaíba só asfalto, passando por Fortaleza dos Nogueira (MA) - Balsas (MA) - Grajaú (MA) e finalmente BC.

há antes que esqueça, para me, fica mais fácil chegar por Porto Nacional (TO) - Ponte Alta.

ai é que ta, achei um relato de um pessoal (http://www.planetaoffroad.com/p05p.htm) que fez este trajeto.

Alguém conhece o Sr. Marcelo Fuzinato (marcelo@gaiaexpedicoes.com), ele é que fez o relato e o trecho, se alguém do fórum o conhecer poderia pedir o tracklog dele.

estamos no aguardo.
[]'s

NO - CT Santos/SP
10/11/2009, 14:10
Axel
Tb estamos (três amigos) programando pra ir ao Jalapão só que sairemos dia 26/12 de SP.
Não temos tracklog, pois estavamos pensando em ir pelas estradas "oficiais" e lá pegar um guia.
Mas se puder disponibilizar o que conseguir, agradecemos.
Vou tb agitar uns amigos do DF se eles tiverem algo eu posto aqui.
abs

axel
10/11/2009, 14:23
Axel
Tb estamos (três amigos) programando pra ir ao Jalapão só que sairemos dia 26/12 de SP.
Não temos tracklog, pois estavamos pensando em ir pelas estradas "oficiais" e lá pegar um guia.
Mas se puder disponibilizar o que conseguir, agradecemos.
Vou tb agitar uns amigos do DF se eles tiverem algo eu posto aqui.
abs

Grande NO, cara pega o tracklog no post #1 ele ta show, fiz usando farias pesquisa e bate muito bem com o google earth.

é verdade acho que a galera do JC de Brasilia deve ter algo, mas certeza mesmo tem tem tudo é o Sr. Marcelo Fuzinato (marcelo@gaiaexpedicoes.com), só não o conheço.

abraços

axel
11/11/2009, 01:40
olá a todos,

o Sr. Nélio Fernandes de Oliveira (Desenvolvedor Projeto Tracksource www.tracksource.org.br)

vinha mantendo contato comigo e e hoje a noite me enviou este tracklog que alguém mandou para ele.

já dei uma verificada e bate legal com o google earth, aumenta a distancia um pouco da ideia original, mas no meu caso especifico economizo ainda mais de 700 Km.

vamos aguardar quem tem mais novidades?

Michel

KleinTerracan
12/11/2009, 09:09
Estarei no Jalapão somente em janeiro, lá pelo dia 12 a 15.

Este novo trecho realmente interliga Lizarda com o roteiro principal do Jalapão, somente não sai diretamente em São Félix, mas pelo Google, parece ser o único caminho possível.

Anexos tracks que fiz do jalapão e do trecho saindo em Alto Parnaíba.

Quanto às informações prestadas pelo pessoal do fazendaspiaui , encaminharam a descrição completa do trecho Alto Parnaíba /Gilbués/Bom Jesus, com descrição detalhada da estrada, km, referências e mapinha do google (imagem). Serviu para fazer os tracks do trecho. Parece que tem conhcimento completo da região. Não sei se também na região de Lizarda, mas não custa tentar. Mande mensagem pelo site mesmo.

axel
13/11/2009, 10:46
Estarei no Jalapão somente em janeiro, lá pelo dia 12 a 15.

Este novo trecho realmente interliga Lizarda com o roteiro principal do Jalapão, somente não sai diretamente em São Félix, mas pelo Google, parece ser o único caminho possível.

Anexos tracks que fiz do jalapão e do trecho saindo em Alto Parnaíba.

Quanto às informações prestadas pelo pessoal do fazendaspiaui , encaminharam a descrição completa do trecho Alto Parnaíba /Gilbués/Bom Jesus, com descrição detalhada da estrada, km, referências e mapinha do google (imagem). Serviu para fazer os tracks do trecho. Parece que tem conhcimento completo da região. Não sei se também na região de Lizarda, mas não custa tentar. Mande mensagem pelo site mesmo.

Olá Klein,

Cara foi você que desenhou o trecho que liga SFJ – Lizarda (se encontra no arquivo ‘01 Jalapão ALK.gtm’), estar muito bom, como falei no tópico #7 é muito bom este trecho e acho melhor fazer ele, visto que apresenta moradias, ou seja, é habitável, kkkk, este trecho tem uma extensão de ( Comp. Cartográfico = 65,472 km).

De SFJ até a entrada desta estrada temos (Comp. Cartográfico = 47,225 km), e da saída da estrada temos até Lizarda são (Comp. Cartográfico = 23,852 km), de Lizarda a Alto Parnaíba (Comp. Cartográfico = 112,191 km).

Totalizando de SFJ – Alto Parnaíba (247 Km).

Acho esta a opção mais viável.

Mas vamos esperar alguém com novas trilhas.

Abraços a todos

Michel

EricoPulter
08/12/2009, 13:07
Olá a Todos

Estou planejando minha viagem para o Jalapão para 2010. Eu também me deparei com este problema, de como sair de SFJ e chegar em Alto Parnaiba. Após algumas pesquisas descobri um caminho por onde passou o Rally dos Sertõe de 2000. Este caminho não passa por Lizarda e sim em direção à Curupa ( divisa MA-PI ). Segue arquivo KML para vossa análise.
Gostaria de receber vossa opnião.

Abraço

EricoPulter
20/01/2010, 17:25
Tudo bem Michel

Vocês fizeram a viagem para o Jalapão ? Estou programando uma viagem para este ano na qual estarei passando pelo Jalapão, e também estou com dúvida de qual é o melhor caminho para sair de SFJ e chegar em Alto Parnaiba. Você pode me ajudar neste percurso ?

Obrigado

Procopio
02/02/2010, 14:34
Pessoal,

Também vou fazer essa viagem, ouvi dizerem que no meio do jalapa o gps nao pega... alguem sabe disso? Alguem tem um tracklog mais novo?

Obrigado!!!

germanoterios
06/04/2010, 18:12
É so um teste....

sitioband
16/06/2010, 12:56
Para quem sai de São Paulo em direção ao Jalapão um bom passeio é aproveitar e passar em 2 regiões maravilhosas pelo visual e pelo offroad é claro...

Essa sugestão parte do princípio que um bom caminho (senão o melhor) para quem vai de São Paulo até Tocantins é ir pela Anhanguera até Ribeirão Preto dai para Minas pelos 3 B's (Beraba, Berlândia, e a B...de Araguari), daí por cristalina direto para Brasília, e ai para o Jalapão.

1ª Serra da Canastra - Para quem sai de Sampa ir até Ribeirão e ali dá para ir para Serra da Canastra por dois caminhos: *Seguir em frente e antes de chegar em Uberaba entrar para Sacramento ou *por Ribeirão-Batatais por São Sebastião do Paraíso até São Roque de Minas.
http://www.serradacanastra.com.br/
http://www.serradacanastra.com.br/circuitodacanastra/circuito_da_canastra.html
É bão demais...:dance:
"O acesso ao Parque Nacional e demais atrações é por terra. As condições de tráfego podem ser precárias em época de chuva. Informe-se previamente"...

2ª Chapada dos Veadeiros -Está exatamente no caminho do Jalapão para quem sai de Brasília, só que de lá para o Jalapão tem muita estrada de terra...:dance: O caminho de muita gente é ir pela BR 153 como se fosse para Palmas, é melhor, mais asfalto, e não é tão bonito...
Por outro lado pode se ir pela BR 010 (GO-118) até Campos Belos e daí para Taguatinga e Dianópolis (TO-110), a maravilha neste pedaço é ir beirando a Serra Geral que divide Tocantins-Goiás e Bahia.
E no meio do caminho, em Alto Paríso de Goiás, fica a Chapada dos veadeiros, lindo que só vendo!
http://www.chapada.com/portugues/pontosturisticos.htm
e quem quiser parar no pé da Serra Geral vai achar muito lugar bonito

Bem daí é só seguir para dianópolis e então para Ponte Alta do Tocantins
http://br.viarural.com/servicos/turismo/estacoes-ecologicas/estacao-ecologica-serra-geral-do-tocantins/default.htm

O Brasil é lindo demais!!!!