Ver Versão Completa : Balançada no Engesa
Galera,
fui olhar o engesa pra comprar.. e senti uma certa instabilidade.. ele aparenta estar muito mole.. se inclina facil.. e quando vc ta rapido e anda no asfalto que tem trilho de caminhão ele fica saindo.. voltando.. o cara tem que ficar no trabalho de braço pesado..
o dono falou que so baixar a calibragem dos pneus pra 20psi.. ele ta com bf all terrain 33x12,50x15.. roda BBS com offset bastante negativo..
isso é "normal" ?
fui em uns 3 mecanicos.. cada um que falasse uma coisa.. bucha dos estirantes, buchas dos amortecedores/panhard o ultimo falo que o engesa com pneus largos tinha esse balançado mesmo.. q todos tinham..
achei estranho..
Abraços,
Daniel Lima
08/11/2009, 17:35
Magao, primeiro vc deve analisar o básico de uma suspensão que são os terminais de direção, borrachas de suspensão em geral, amortecedores, alguma possivel folga de direção, para a partir daí rever o conjunto... Pneus grandes eu acho que não faz isso não, mas se tiver molas espiarais muito grandes, pode gerar uma inclinação no diferencial dianteiro que gera essa instabilidade(eu tô penando com isso e não consegui resolver ainda; preciso de duas faixas da estrada para viajar). tem uns tópico de correção de angulo de caster aqui, um do guru Kim e outro do doc. guilherme abreu!!!!qualquer que seja o problema, fique certo que tem solução e vc estrará adquirindo um excelente veículo offroad. abraços
Magao, primeiro vc deve analisar o básico de uma suspensão que são os terminais de direção, borrachas de suspensão em geral, amortecedores, alguma possivel folga de direção, para a partir daí rever o conjunto... Pneus grandes eu acho que não faz isso não, mas se tiver molas espiarais muito grandes, pode gerar uma inclinação no diferencial dianteiro que gera essa instabilidade(eu tô penando com isso e não consegui resolver ainda; preciso de duas faixas da estrada para viajar). tem uns tópico de correção de angulo de caster aqui, um do guru Kim e outro do doc. guilherme abreu!!!!qualquer que seja o problema, fique certo que tem solução e vc estrará adquirindo um excelente veículo offroad. abraços
não chega ser usar 02 faixas.. mais que balança.. balança..
eu tenho 01 samurai.. ele fazia isso.. ate trocar os pneus.. ai ficou bom.. so não tenho pneus pra trocar do engesa..heauhaeuh
vo ver o que faço
Abraços,
fui olhar o engesa pra comprar.. e senti uma certa instabilidade.. isso é "normal" ? fui em uns 3 mecanicos.. cada um que falasse uma coisa.. bucha dos estirantes, buchas dos amortecedores/panhard o ultimo falo que o engesa com pneus largos tinha esse balançado mesmo.. q todos tinham..achei estranho..
MaGao,
Não entendi se vc já comprou ou tá procurando. Teu engesa é FI ou FII? Tá com quais eixos, originais ou Toyota? A altura das molas foi alterada? Como estão as borrachas da suspensão? Como está a fixação da Panhard?
Conforme as respostas, acho que dá para apontar o caminho das pedras. Com o meu Engesa, não foi diferente. E ele tá com o mesmo conjunto rodante do seu.
[]´s
JUNINHO_BITTENCOURT
08/11/2009, 19:03
Magao normal não é.
Meu Engesa com pneus 38x13, buchas e molas da rota4x4 novas e amortecedores do 1113 faz curvas a 100 km/h com muita estabilidade, nao da para perceber que se esta com um jipe grande.
Então para o Engesa com 33'' ser considerado ''normal' eu discordo.
As buchas da suspensão se estiverem gastas altera totalmente o conforto e segurança na direção (peguei o meu com elas ruins)
Abraço.
guilhermeabreu
09/11/2009, 00:15
CARO MAGAO
O meu ENGESA tinha pneus 33" com tala 10" off-set -44 , a roda ficava bem pra fora , nenhum carro me acompanhava nas subidas e decidas de serras com muita curva , tinha e tem muito boa estabilidade .
Uma questão é balançar ( inclinar ) para os lados que é comum nos ENGESAS com molas e amortecedores originais , o meu esta com molas mais grossas e amortecedores do caminhão 1113 , é uma beleza .
Outra questão é a DIRIBILIDADE , ou seja : PASSARINHAR , ou melhor vc tem que ficar corrigindo a trajetória do ENGESA o tempo todo , ESTE DEFEITO É O ANGULO DO "CASTER" que não esta correto , no meu caso troquei tudo que podia ser trocado e continuava o problema m CHEGUEI ATÉ PENSAR EM VENDER por não conseguir resolver a parada , pq o CASTER NO ENGESA NÃO TEM REGULAGEM , aí foi FEITO A CORREÇÃO DO CASTER pelo meu amigo e mecanico fazendo um serviço de primeira como o DANIEL LIMA citou , eu fiz de um jeito e o KIM fez de outro jeito , MAS O CASTER FOI CORRIDO DA MESMA FORMA E FOI SANADO O PROBLEMA DE PASSARINHAR , ou seja o problema da dificuldade em guiar acabou .
O problema tem solução e simples de resolver , o atual dono esta de conversa fiada com vc provavelmente pq ele não deve ter conseguido corrigir o problema e falou pra vc que é assim mesmo .
Dependendo do estado que esta , do preço , vc pode comprar sem susto que nós daqui daremos os complementos de como resolver a parada .
ABRAÇÃO
Eduardo Velo
09/11/2009, 10:57
O balanço faz parte da vtr , todo veículo com molas helicoidais vai ter esse balanço ...
Não estamos falando de estabilidade e sim de balanço , isso não ocorre com vtrs com feixe de molas ou bandeja , mas é justamente esse balanço que faz o Engesa ser diferente ...
Vc pode amenizar isso com amortecedores pressurizados ...
Já acostumei com o balanço , minha mulher fala que parece um berço qdo a gente viaja ... rs ... tb faço curvas a mais de 100km/h com muita estabilidade . No meu , que tem DH não progressiva , vc tem que mexer o mínimo na direção pra não deixar ele flutuando ...
MaGao,
Não entendi se vc já comprou ou tá procurando. Teu engesa é FI ou FII? Tá com quais eixos, originais ou Toyota? A altura das molas foi alterada? Como estão as borrachas da suspensão? Como está a fixação da Panhard?
Conforme as respostas, acho que dá para apontar o caminho das pedras. Com o meu Engesa, não foi diferente. E ele tá com o mesmo conjunto rodante do seu.
[]´s
estou comprando.. =)
é FI
eixo rural frente e original traz
molas aparentemente originais..
burrachas feitas e novas.. ( o que ele falou.. eu não notei direito se ta ruim)
panhard ta aparentemente original..
Vlw
Abraços,
Magao normal não é.
Meu Engesa com pneus 38x13, buchas e molas da rota4x4 novas e amortecedores do 1113 faz curvas a 100 km/h com muita estabilidade, nao da para perceber que se esta com um jipe grande.
Então para o Engesa com 33'' ser considerado ''normal' eu discordo.
As buchas da suspensão se estiverem gastas altera totalmente o conforto e segurança na direção (peguei o meu com elas ruins)
Abraço.
Juninho,
na curva ele se inclina mais é seguro.. so na reta com desnivel de asfalto que fica meio perdido.. esse tambem ta com amortecedores de 1113.. =)
Abraços,
CARO MAGAO
O meu ENGESA tinha pneus 33" com tala 10" off-set -44 , a roda ficava bem pra fora , nenhum carro me acompanhava nas subidas e decidas de serras com muita curva , tinha e tem muito boa estabilidade .
Uma questão é balançar ( inclinar ) para os lados que é comum nos ENGESAS com molas e amortecedores originais , o meu esta com molas mais grossas e amortecedores do caminhão 1113 , é uma beleza .
Outra questão é a DIRIBILIDADE , ou seja : PASSARINHAR , ou melhor vc tem que ficar corrigindo a trajetória do ENGESA o tempo todo , ESTE DEFEITO É O ANGULO DO "CASTER" que não esta correto , no meu caso troquei tudo que podia ser trocado e continuava o problema m CHEGUEI ATÉ PENSAR EM VENDER por não conseguir resolver a parada , pq o CASTER NO ENGESA NÃO TEM REGULAGEM , aí foi FEITO A CORREÇÃO DO CASTER pelo meu amigo e mecanico fazendo um serviço de primeira como o DANIEL LIMA citou , eu fiz de um jeito e o KIM fez de outro jeito , MAS O CASTER FOI CORRIDO DA MESMA FORMA E FOI SANADO O PROBLEMA DE PASSARINHAR , ou seja o problema da dificuldade em guiar acabou .
O problema tem solução e simples de resolver , o atual dono esta de conversa fiada com vc provavelmente pq ele não deve ter conseguido corrigir o problema e falou pra vc que é assim mesmo .
Dependendo do estado que esta , do preço , vc pode comprar sem susto que nós daqui daremos os complementos de como resolver a parada .
ABRAÇÃO
então.. o estranho de estar com o caster errado.. é se baixar o pneu pra 22psi fica quase imperceptivel.. sera isso mesmo?
mais vo anotar aki =) vo pegar o bixo pra mim e posto aki
Abraços,
Opa MaGao!
Já respondendo seu e-mail!
Bem, baixando o pneu, está mascarando o problema, que muitas vezes é confundido com shimmi.
Sofri muito com isso, até aprender sobre o assunto.
Quando troca o motor, ou troca suspensão, não atentamos para as medidas que deve trabalhar o sistema de direção.
O balanço que está sentindo, pode não ser suspensão, e sim sistema de direção.
Nas fotos de sua máquina, que diga-se de passagem, está muito bonita (com excessão do painel), notei que ele está um pouco mais alto, mais não consegui verificar se estava com calsos nos coxins - body-life, ou molas maiores.
Partindo da premissa de molas maiores, verifique o caster, que deve estar em 7º 30' (sete graus e trinta minutos).
Quanto menor, pior.
Olha o que fiz para resolver o problema:
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190984283392218066
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985649191818290
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985653486785618
Qualquer coisa olhe todas as fotos.
A receita funciona, o Rodrigo, que tem uma camper, usava as duas pistas para andar, agora, segundo ele, parece que está com outro veículo!
Com 33", usava no máximo 25 lbs, para que o pneu desgastasse por igual, pois mais cheio, desgasta o centro, vazio, as bordas.
Abraços.
Kim.
Kim,
ele está com calços body-lift.. acho que de 2,5"..
vlw!
Abraços,
Opa MaGao!
Já respondendo seu e-mail!
Bem, baixando o pneu, está mascarando o problema, que muitas vezes é confundido com shimmi.
Sofri muito com isso, até aprender sobre o assunto.
Quando troca o motor, ou troca suspensão, não atentamos para as medidas que deve trabalhar o sistema de direção.
O balanço que está sentindo, pode não ser suspensão, e sim sistema de direção.
Nas fotos de sua máquina, que diga-se de passagem, está muito bonita (com excessão do painel), notei que ele está um pouco mais alto, mais não consegui verificar se estava com calsos nos coxins - body-life, ou molas maiores.
Partindo da premissa de molas maiores, verifique o caster, que deve estar em 7º 30' (sete graus e trinta minutos).
Quanto menor, pior.
Olha o que fiz para resolver o problema:
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190984283392218066 (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190984283392218066)
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985649191818290 (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985649191818290)
http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985653486785618 (http://picasaweb.google.com.br/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985653486785618)
Qualquer coisa olhe todas as fotos.
A receita funciona, o Rodrigo, que tem uma camper, usava as duas pistas para andar, agora, segundo ele, parece que está com outro veículo!
Com 33", usava no máximo 25 lbs, para que o pneu desgastasse por igual, pois mais cheio, desgasta o centro, vazio, as bordas.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
09/11/2009, 15:27
Uma outra coisa que pode fazer ele balançar demasiadamente SÓ QDO PASSA POR UMA DEPRESSÃO OU BURACO , é a barra da direção que vai do braço pitman para o munhão , aconteceu comigo qdo quis aumentar o jogo da direção , daí coloquei a barra da direção no orifício mais externo ou distante do centro , logo : como o orifício externo era com abertura maior para cima , TIVE QUE COLOCAR A BARRA ENTRANDO POR CIMA , DAÍ FICOU COM UM ANGULO MUITO ACENTUADO saindo mais da posição HORIZONTAL e ficando mais inclinado , daí qdo passava em uma depressão o ENGESA ficava que nem doido , balançando de um lado para outro .
Logo tive que voltar a barra na posição original , e hoje foi feita um NOVO BRAÇO PITMAN mais comprido um pouco para que o jogo da direção ficasse bom , como esta hoje , e a BARRA DA DIREÇÃO que sai do braço pitman tem que ficar na POSIÇÃO MAIS HORIZONTAL POSSÍVEL .
ABRAÇÃO
Uma outra coisa que pode fazer ele balançar demasiadamente SÓ QDO PASSA POR UMA DEPRESSÃO OU BURACO , é a barra da direção que vai do braço pitman para o munhão , aconteceu comigo qdo quis aumentar o jogo da direção , daí coloquei a barra da direção no orifício mais externo ou distante do centro , logo : como o orifício externo era com abertura maior para cima , TIVE QUE COLOCAR A BARRA ENTRANDO POR CIMA , DAÍ FICOU COM UM ANGULO MUITO ACENTUADO saindo mais da posição HORIZONTAL e ficando mais inclinado , daí qdo passava em uma depressão o ENGESA ficava que nem doido , balançando de um lado para outro .
Logo tive que voltar a barra na posição original , e hoje foi feita um NOVO BRAÇO PITMAN mais comprido um pouco para que o jogo da direção ficasse bom , como esta hoje , e a BARRA DA DIREÇÃO que sai do braço pitman tem que ficar na POSIÇÃO MAIS HORIZONTAL POSSÍVEL .
ABRAÇÃO
ta horizontal.. eu sei que efeito é esse.. quando levantei meu samurai fiquei com ela inclinada.. mais resolveu com high steer =)
Abraços,
Renato Fraga
09/11/2009, 16:59
Opa , mas essa questão da barra de direção tem um porém muito importante.
Não pode mudar a inclinação da barra sem mexer na panhard.
Essas duas barras devem estar sempre paralelas para um bom desempenho da direção.
Se houver desacordo desse paralelismo, acontece o famoso bumpsteer.
Abraços
Opa , mas essa questão da barra de direção tem um porém muito importante.
Não pode mudar a inclinação da barra sem mexer na panhard.
Essas duas barras devem estar sempre paralelas para um bom desempenho da direção.
Se houver desacordo desse paralelismo, acontece o famoso bumpsteer.
Abraços
não tem cara de bumpsteer não..
ta igual ao meu samuca com pneus ruins.. o caster errado heuha
acho que é caster mesmo =) so medindo pra ter certeza..
Abraços,
Renato Fraga
09/11/2009, 19:50
Sim sim, não fiz referência à sua queixa, só quis complementar a informação dada anteriormente por outro amigo.
Abraços
Sim sim, não fiz referência à sua queixa, só quis complementar a informação dada anteriormente por outro amigo.
Abraços
yeahh!! obrigado =)
to lendo tudo que é topico aki sobre engesas.. afinal venho de suzuki e tenho uma certa noção de "mexanica" hehehe ai so preciso me famialirizar direito com o engesão ehhe
Abraços,
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