Ver Versão Completa : [MOTOR] Óleo 10W-40 Sintético
Alguém já usou ou tem experiência? Efetuei a troca ontem e optei pelo Bardhal Syntheconomy 10W-40. O preço estava bom, R$17/L, e o óleo antigo, 25W-60, achei que estava matando um pouco a performance. Manterei o tópico atualizado conforme eu for rodando com o carro.
Abraço.
DR1V3R (Tiago) :concordo:
BoaTrilha
07/11/2009, 09:34
Posso estar errado, mas se não me engano este oleo não é sintetico,
é somente base sintetica, certo?
Bardahl (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/27/14)
"Óleo de composição sintética para cárter de motores a álcool, gasolina e GNV"
Trecho retirado do site do próprio fabricante. Também desconfiei que seria apenas de base sintética e não totalmente. Pelo menos, superior ao antigo, acredito que seja. Mais alguém faz uso desse óleo ou dessa especificação?
Abraço.
DR1V3R (Tiago) :concordo:
gvogetta
12/11/2009, 00:28
Alguém já usou ou tem experiência? Efetuei a troca ontem e optei pelo Bardhal Syntheconomy 10W-40. O preço estava bom, R$17/L, e o óleo antigo, 25W-60, achei que estava matando um pouco a performance. Manterei o tópico atualizado conforme eu for rodando com o carro.
Abraço.
DR1V3R (Tiago) :concordo:
Olá Driver!
Realmente este é um óleo apenas de base sintética. Os "full sintetic" começam geralmente em R$ 40,00 o litro...
Os produtos da Bardhal são bons. Para saber se vai ser bom para a sua viatura, precisaríamos saber que motor está usando... :?:
Só não vá me dizer que está usando este óleo num motor diesel. :discordo:
Realmente um óleo muito "grosso" como o SAE 25W60 vai fazer com que o motor tenha mais dificuldade para receber a lubrificação adequada, especialmente se o uso se dá em climas mais frios, onde o óleo tende a ficar ainda mais viscoso. Um óleo mais "fino" facilita a lubrificação, mas dependendo do motor (desgaste x folgas) pode também apresentar os seus problemas na lubrificação correta do conjunto. Vale a pena ainda lembrar que, se for um motor turbinado, o ideal é utilizar um óleo que não tenha viscosidade acima do indicado no manual pois acarretará falha na lubrificação da mesma, ocasionando desgaste prematuro.
Abraço,
eduvieira
19/11/2009, 09:28
Pessoal,
Qual a viscosidade de oleo mais adequada pro motor Xud turbinado do jota? Preferencia por alguma marca?
gvogetta
20/11/2009, 04:03
Pessoal,
Qual a viscosidade de oleo mais adequada pro motor Xud turbinado do jota? Preferencia por alguma marca?
Edu et All,
Viscosidade não é tudo em se tratando de óleos de motor...
As caracterísiticas de lubrificação levam em conta diversas variáveis, entre elas o nível de proteção, desgaste dos componentes, limpeza, contaminação, etc.
Os óleos de motores são classificados de acordo com suas características de lubrificação e viscosidade, a recebem um "certificado". As características de lubrificação são homologadas por diversos órgãos sendo o mais conhecido o API. Já as características de viscosidade mais conhecidas são homologadas pela SAE.
O que primeiramente devemos SEMPRE ter em mente para motores diesel, é que devemos usar óleos multiviscosos, ou seja, óleos capazes de manter suas características de lubrificação mesmo com grandes variações de temperatura. Estes óleos são imprescindíveis para veículos turbinados.
Simplificando bastante a conversa, para óleos multiviscosos (os que DEVEMOS UTILIZAR) a classificação SAE nos mostra 2 números: Exemplo: SAE 10W/40 - o primeiro indica a viscosidade sob temperaturas frias (grau inverno SAE 10W) - o segundo indica a viscosidade do lubrificante a altas temperaturas (grau verão SAE 40).
Em conjunto com a classificação SAE temos a classificação API, que indica por uma sigla alfanumérica a aplicação do óleo (tipo de motor - ciclo/regime de trabalho). Ou seja, num óleo com classificação API CF-4, por exemplo, a letra "C" significa óleo desenvolvido para atender as especificações do ciclo diesel (motores diesel), a letra "F" indica o grau de tecnologia. Geralmente, quanto "maior" a letra (em relação à sequência alfabética) mais "moderno" é o óleo, suprindo as especificações mais recentes dos fabricantes de motores. Assim, um óleo API CF-2 é mais "antigo" do que um API CF-4 e ambos são mais "antigos" em relação ao API CG-4 ou CH-4.
Lembro ainda que na classificação API a letra "C" representa os óleos para motores ciclo diesel enquanto a letra "S" indica óleos indicados para as especificações dos motores ciclo otto (gasolina/álcool).
Não há problema em utilizarmos óleos mais "modernos" ou de especificações mais novas em veículos mais antigos, pois as novas especificações levam em conta as anteriores, aprimorando-as. O contrário, entretanto, não se aplica. Portanto, no mínimo devemos usar o lubrificante indicado no manual do veículo ou um mais moderno. Exemplo: num motor em que o fabricante especifica o uso de um óleo API CF-4, não haverá problema em usar um API CH-4...
Na época em que os JPX foram fabricados, a Peugeot européia especificava óleo lubrificante classe API CD para o XUD-9A aspirado. Já a JPX do Brasil, em seus manuais, recomendava óleos API SF ou API CD (manual militar) e API CD ou API CE (manual civil), esta última mais correta, já que um óleo API SF, além de ser indicado apenas para motores à gasolina, já era obsoleta em 1994, ano em que os JPX foram oficialmente lançados no Brasil.
Resumindo a ópera, o ideal para os XUD-9 ainda em uso hoje é utilizar óleos com especificações SAE 15W/40, 20W/40 ou até 20W/50 - esta última em ambientes de climas muito quentes (todos multiviscosos) e especificação API CF-4 ou superior (CG-4, CH-4 ou CI-4).
Quanto ao fato de serem ou não de tecnologia sintética, particularmente, não há necessidade de óleos totalmente sintéticos para o Motor XUD-9. Há bons óleos nas especificações indicadas acima, com faixa de preço de até R$ 15,00-20,00 o Litro e tecnologia de "base" sintética, mais do que suficiente para suprir as necessidades de lubrificação daquele motor.
A vantagem principal dos "full syntetic" sobre os outros óleos, no caso do diesel, é a menor formação de borras e consequente contaminação, o que, em tese, resultaria num maior intervalo entre as trocas de óleo. Pelo preço destes óleos, na prática, isso acaba não compensando.
Pessoalmente sempre utilizo e recomendo o óleo Rimula X da Shell (embalagem preta). Também gosto dos Texaco Ursa Premium TDX.
Ademais, recomendo sempre que JUNTO COM A TROCA DO ÓLEO seja também TROCADO O FILTRO DE ÓLEO!
Perdoem o tamanho da mensagem!
Abraço!
eduvieira
20/11/2009, 08:53
Valeu, Getulio.
Vc sempre nos dando uma aula de mecanica e jota.
Obrigado pelas informaçoes.
Abs
estevao2
22/05/2014, 09:27
Bom dia pessoal...
Eu usei esse Bardahl MAXOIL SINTECONOMY 10w40 no motor da minha Hilux.
Será que fiz cagada??
O mecânico da super troca de óleo quem me indicou. Lembrando que o motor é Diesel 3.0.
O que acham que devo fazer?
Obrigado.
Troquei recentemente oleo da hilux 2011 (coloquei o Top Turbo da Petrobras 15w40). Mas achei incrível, vi diferenças no carro começando pelo aumento do ruído do motor e sensível retardamento na troca de manchas (câmbio automático).
Na próxima troca vou voltar a usar o 10w40 original da toyota, mesmo sendo pouco mais caro.
Sugestão: Pelo menos para hilux 3.0 diesel automática USEM óleo 10w40.
EDSONGALIZA
04/06/2015, 18:52
Troquei recentemente oleo da hilux 2011 (coloquei o Top Turbo da Petrobras 15w40). Mas achei incrível, vi diferenças no carro começando pelo aumento do ruído do motor e sensível retardamento na troca de manchas (câmbio automático).
Na próxima troca vou voltar a usar o 10w40 original da toyota, mesmo sendo pouco mais caro.
Sugestão: Pelo menos para hilux 3.0 diesel automática USEM óleo 10w40.
Quando usei o 15w40 da móbil no meu carro notei o barulho alto do motor , principalmente de manhã com o carro frio , vc tem até medo de acelerar o carro achando que ele ta trabalhando sem óleo .
Hoje eu uso esse oleo 10w40 só que dá móbil , estou gostando pela manhã o barulho diminuído .
a toyota está mandando usar agora o 5w30 dela na Hilux .
eu vou usar na próxima troca o 5w40 sintético da castrol magnatec .....depois posta aqui p vcs saberem o resultado .
Eu_mesmo_TOYOTA
18/07/2019, 16:15
Quando usei o 15w40 da móbil no meu carro notei o barulho alto do motor , principalmente de manhã com o carro frio , vc tem até medo de acelerar o carro achando que ele ta trabalhando sem óleo .
Hoje eu uso esse oleo 10w40 só que dá móbil , estou gostando pela manhã o barulho diminuído .
a toyota está mandando usar agora o 5w30 dela na Hilux .
eu vou usar na próxima troca o 5w40 sintético da castrol magnatec .....depois posta aqui p vcs saberem o resultado .
Olá amigo, eu tenho uma SW4 3.0 06, e estou na dúvida entre utilizar o SM 10w 40 ou 5w 30, como se comportou o 5w 30 no seu carro ?
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