Conectar

Ver Versão Completa : Fumaçando, sem rendimento, barulho estalado

tbdelia
06/11/2009, 18:09
Galera do forum, estou passando por um problema na minha Pajero Sport e gostaria de saber se alguem tem uma luz ou opinião a dar.

Semana passada comecei a notar baixo rendimento do carro em aceleração baixa (por exemplo, quando se reduz a velocidade para dobrar um quarteirão e logo em seguida acelera-se devagar). Neste exato ponto, o carro comecou a ficar "preso", sem que o rpm alterasse, a nao ser que eu pisasse mais fundo no acelerador. Fiquei cabreiro.

Em casa, desliguei o motor e pouco depois religuei. Deixei funcionando um bocado e dei algumas fortes bombadas no acelerador para ver se acontecia novamente e nada.

Passado alguns dias o fato voltou, porém agora acompanhado de um barulho do tipo (ssstrrrrreeeeeec ssstrrrrreeeeeec ssstrrrrreeeeeec, tipo marteladinhas) e muita fumaca preta na descarga, com cheiro forte de diesel.

Coincidentemente ou nao, quando o problema voltou a acontecer, neste mesmo dia pela manha eu havia trocado óleo, filtro de óleo, filtro de ar e enchi o tanque no mesmo posto que sempre abasteço. A tarde o problema veio a tona.

Isso APENAS com o carro quente (quando ja andou um bocado, frio nao apresenta) e em baixas velocidades que se sente, por exemplo, andando devagar com o ponteiro do rpm em +- 1.200rpm e de repente se tenta dar mais folego ao carro, dai nao responde e faz tudo isso de novo, como descrito, o carro fica preso, faz o barulho, sai muita fumaca preta na descarga, dai pra desenvolver, so soltando um bocado o pé do acelerador e acelerando novamente. Com o carro desenvolvido a 60km/h ou mais, ouço um barulho de "ar oco", meio diferente, que antes nao tinha.

Meu carro está com 150.000km.
Em 2008 fiz uma revisao da bomba injetora na propria mitsubishi
(que estou comecando a duvidar se realmente foi feito).

Com isso resolvi fazer uma revisao dos bicos injetores, pois poderiam estar "mijando". A bosh realmente os condenou e topei fazer a revisão (achando que era isso). Bem, bicos trocados dei a partida e fui rodar. Ate o carro esquentar, nada apresentou, até ficou bem esperto o carro, porem depois que chega a temperatura de trabalho do motor e eu ando mais um bocado, dispara a apresentar o problema.

Para nao ter duvidas se poderia ser um "diesel podre" que acabei pondo no carro, o tanque que tinha enchido chegou a pouco menos de 1/4 do tanque e resolvi encher o tanque novamente em outro posto. O problema persistiu igualzinho.

Alguem ja passou por isso? Ha alguma possibilidade disso ser bomba, visto que em 2008 eu fiz a revisao (to comecando a desconfiar que nao fizeram :cry:) ou pode vir de outra coisa alem dela???
Gostaria de ter alguma luz se pode ser algo além, antes de revisa-la novamente (se for o caso). Pois vai que reviso e o problema persiste??
Ha algum outro teste que eu possa fazer???

Meu motor é o 4m40, pajero sport 04.

Desde ja agradeco a todos que puderem dar suas opinioes.

Marcelo-HPE
06/11/2009, 20:08
Olá amigo , leva o seu carro numa autorizada MIT , e peça para passar o scanner nela , pode ser algum sensor . que está colocando o carro em modo de segurança .talvez sensor de rotação. esse tec tec pode ser o tuchos hidráulicos , que tb necessitam de regulagem ou alguma peça da bomba injetora .

Pequeno jr
07/11/2009, 18:33
Se você trocou os bicos por zerados e "fez" a revisão na bomba injetora, não era para aparecer isso.

Sinceramente, eu estou apostando na bomba injetora.

Outra coisa, o Marcelão comentou de passar o scaner na sua Pajero. Este modelo já vem com bomba injetora eletronica???? Tenho duvidas

tbdelia
07/11/2009, 19:53
Prezados Marcelo e Pequeno,

desde ja agradeco as respostas! Olha a minha pajero nao é eletronica nao, acho que foi o ultimo modelo lançado antes da 1a HPE.

Hoje (sabado) resolvi sair com ela pra rodar, fazer testes.
E o dia transcorreu da seguinte forma:

- Ontem como havia dito, aproveitando que o diesel estava em menos de 1/4 de tanque, resolvi enche-lo em OUTRO posto, indicado pelo meu mecanico (ja que se poderia ser algo do diesel, o "ruim" digamos assim ficaria muitissimo diluido nesse novo).

- Sai com ela da garagem, fria, tudo ok. O carro esta super esperto depois da troca dos bicos.

- Resolvi pegar a estrada, ate a 1a cidade + proxima aqui , pra poder fazer o carro andar sem parar. Acabei fazendo 70km de chao, numa boa, sem tropecos, na media de 100-115km/h e com algumas retomadas a partir de 50km/h (pardais). O carro nao apresentou nada.

- Parei em uma loja de peças, demorei uns 40 minutos por la. Retornando a cidade (foi tudo normal como de manha), quando entrei em transito pesado, o sintoma se fez presente novamente. Dirigi me arrastando ate em casa, em 1a e 2a marcha por volta de 1200-1400rpm. Fiquei chateado.

- Desliguei o carro em casa, esperei uns 10minutos e liguei novamente. Resolvi sair pra outra volta, indo a bairros onde o caminho sao subidas ingremes. Para minha surpresa o carro se mostrou EXCELENTE. Ótimas trocas de marcha inclusive, sem tutibear nem nada :shock: Nao entendi foi absolutamente nada.

- Como o carro nao apresentou nada nessas voltas, resolvi fazer algumas coisas pela rua e o transcorrer do dia foi OTIMO. Como pode isso?

Sera que o diesel anterior que eu coloquei estava realmente bichado?? (pus diesel aditivado no posto Ipiranga) Ressalvo que na abastecida anterior, eu adicionei um frasco de MaxDiesel no tanque.

Estou ficando encucado do que ta causando isso no meu carro....
Se a bomba tivesse comprometida (levando em conta que fui enganado ano passado), o problema nao seria permanente??

Ou se for prob do diesel o problema se apresenta assim, ora sim ora nao???

Se o carro estivesse em "modo de segurança", ele nao teria desenvolvido bem hoje na estrada certo??
A rotacao do carro esta ok, justinha justinha....

Realmente to meio perdido nisso tudo...

Obrigado
Thiago

NilsinhoRox
08/11/2009, 21:49
Eae Thiagão...

Sei que não é facil problemas enigmáticos!!!

Eu conheço o ARI ele é craque em MIT... Fico 7anos na Brabus... Da uma ligada pra ele... Explica falando pq escrevendo é osso... Hehehe

Fone: (11) 8694-9695.

Não ;e barato o interurbano, mas pode ser mto util!!!

[]'s e boa sorte na resolução desse probleminha.

tbdelia
08/11/2009, 23:15
Rapaz muitissimo obrigado!
vou ver se ligo pra ele amanha pra bater um papo.
Quem sabe realmente ja nao tenha tido a mesma experiencia.

Completei hoje, 320km com este "novo" tanque e está tudo
certo, como se nunca tivesse apresentado nada.
Que fique assim e o responsavel por isso tudo seja realmente
do diesel.

No transcorrer da semana, posto aqui se algo acontecer
bem como a solução!

Obrigado a todos

tbdelia
23/11/2009, 20:05
Amanha estou deixando pra tirarem o tanque fora.

O problema voltou de novo, mas estou notando
que sempre quando o tanque começa a baixar da
metade. Com o tanque cheio, nada acontece.
Sujeira? Agua? Pescador??

Alguem ja passou por isso? Pode ser algo la dentro?

Abraços

SAPO-BOMBA
23/11/2009, 21:50
Já mandou limpar o tanque? Trocou os filtros? Checou a calibragem dos bicos, e a regulagem da bomba?

Vc disse que sente um cheiro forte de diesel, isso parece ser excesso... e é bem típico de bico alterado ou bomba injetora desregulada...

A fumaça preta que vc se refere, tem cheiro tipo de óleo de motor? Óleo queimado?

Pq já vi gente com esse problema do motor quando frio funcionar normal e quando quente, fica fumaçando e fraco. E segundo falaram, tiveram que trocar os segmentos.

Juliano Nitsch
23/11/2009, 22:11

Abraços

É, tá bem estranho... mas pode ser pescador sim ou até a bomba alimentadora de combustível !
Isso explicaria a rotação não subir, mas a fumaça preta seria excesso de combustível... tá tudo certo com a admissão de ar ?

Pode ser problema na válvula de corte da bomba injetora também... aí só vendo, mas uma limpeza de tanque é sempre bem vinda !

Até mais.

DR.Gori
24/11/2009, 00:35

Abraços

tá com cara de filtro de diesel querendo entupir!!!!
()

faz uma sangria , tira o filtro fora, da uma checada, e coloca denovo.

tbdelia
28/11/2009, 20:28
Galera so pra informacao

Depois da limpeza do tanque (que saiu bastante sujeira)
os sintomas se foram. Ja andei uns 400km com o tanque
la embaixo e nada. :D

Abraço a todos e obrigado por todas as informações!