PDA

Ver Versão Completa : Jeep apaga motor quando desacelero

luc2001
15/01/2005, 19:01
Olá pessoal,

Estou com um problema e não o sei o que pode ser. Quando estou andando com o Jeep depois de algum tempo, e aparentemente a temperatura chega no meio do mostrador (original), toda vez que piso na embreagem ou mesmo retiro o pé do acelerador, o motor apaga! Troquei a algum tempo atrás a bobina (K - azul), troquei recentemente a bateria (Moura - 56 A), já regulei o carburador, mas conntinua falhando. O meu motor é original 6 cc BF-161. O que pode ser? Velas? Cabos de velas? Outra coisa que observei é que o consumo tá uma média de 4 km/l (isto na estrada a 60 Km/h), é normal?

Valeu

Luciano
Jeep Willys 61

Beto Lacerda
15/01/2005, 20:59
meio simples mas já verificou o platinado ??? bomba de combustivel ???
[]'s

NeRo
16/01/2005, 06:58
Entrada falsa de ar na base do carburador não causa esse sintoma também?

proença
16/01/2005, 09:09
seu jipe tem freios com hidrovácuo?
se tiver pode ser que esteja com vazamento de ar na cuíca/tambor e aí a marcha lenta fica prejudicada e morre o motor qdo diminui a velocidade e pisa no freio, tirando o pé do acelerador

[ ]´s

luc2001
16/01/2005, 09:49
Já troquei o platinado. Quanto a bomba de combustpivel acredito que não é pois ele só começa a falhar depois de algum tempo, após o motor estar um pouco quente.

DougBRSP
16/01/2005, 10:01
Pode ser a bomba também, quando o ela esquenta o diafragma "gruda" deixando de realizar a sua função, depois que esfria ela acaba descolando, tente verificar e trocar o reparo ou a bomba de uma vez, já tive esse problema.

[]s

luc2001
16/01/2005, 13:53
Mas pode ser a bomba? Pois quando estou acelerando, mesmo parado no ponto morto, ele não apaga, é só deixar ele sem acelerar e aí já era...

proença
16/01/2005, 17:25
já checou a bobina?
experimente trocar por outra e veja o que acontece

[ ]´s

marcelo nunes
16/01/2005, 19:42
Observe quando isso acontece se o coletor de admissão está aquecido como o motor ou se está gelado junto à base do carburador.
Se estiver gelado a circulação de água no coletor pode estar obstruída e aí o motor fica morrendo mesmo, especialmente quando você desacelera e em seguida acelera mais bruscamente.
Pode ocorrer esse congelamento de coletor quando se anda sem válvula termostática, formam-se uns bolsões de ar no coletor e no bloco que não deixam a água circular por onde deveria.

Green-go
16/01/2005, 20:26
OPA !!!.... Marcelo Nunes,

:shock: , estou com essa dubida das bolhas de ar no sistema ja um tempao, a maioria dos Jeep nao tem tanque de reserva para agua, entao o sistema pode facilmente "engulhir" ar...

Esse parafuso que tem no coletor (perto do carburador), é para tirar o ar do sistema ??, se asim é, se tira quando motor ta quente ou frio ? :roll:

[]s,

Sergio

marcelo nunes
17/01/2005, 00:31
OPA !!!.... Marcelo Nunes,

:shock: , estou com essa dubida das bolhas de ar no sistema ja um tempao, a maioria dos Jeep nao tem tanque de reserva para agua, entao o sistema pode facilmente "engulhir" ar...

Esse parafuso que tem no coletor (perto do carburador), é para tirar o ar do sistema ??, se asim é, se tira quando motor ta quente ou frio ? :roll:

[]s,

Sergio

Acho que não é dreno de ar não, porque como o sistema de arrefecimento não é dos mais pressurizados, a drenagem necessária acaba sendo feita pela tampa do radiador, que é o ponto mais alto, quando se abastece, e pelo próprio ladrão da tampa.

E qualquer carro se inicia a drenagem a frio, porque quente a água expande e você acaba achando que não há ar no sistema ou que até mesmo já tirou todo o ar.

Daí quando esfria o motor a água "encolhe" e caberia mais meio litro.

Primeiramente, com o motor frio, encha o radiador.

Preste atenção na abertura da válvula termostática quando o motor for aquecendo. Quando ela abre a água "some" do radiador e cabe quase um litro a mais.

Se couber mais que isso, desligue e espere esfriar, senão você vai colocar água fria demais no radiador e ela vai chegar ainda fria no motor quente e vai dar choque térmico.

Coloque aos poucos a água nesse momento para que ela não jorre de volta ao encontrar água mais quente dentro do radiador.

luc2001
18/01/2005, 20:09
Pessoal, o meu mecanico olhou o problema e disse que era por causa que a bomba de gasolina está afogando o motor??? Ele vai istalar um retorno de gasolina (que no meu caso não existe). Isto está correto?

Valeu

Green-go
19/01/2005, 20:56
Isso nao e soluçao...

Se issa é a causa do problema (o que dubido), entao o problema ta no sistema flotador-agulha (nao esta fechando a entrada de gasolina na cuba por falta de manutençao possivelmente).

Um desborbulhador (retorno correto) ajuda, mais a funçao dele nao é limitar a entrada da gasolina na cuba.

O desborbulhador so faz trabalhar a bomba de gasolina mais livre e retarda a apariçao de algums vazamentos (ja que o sistema trabalha sem presao).

Acredito que tem fala de manutençao, ou manutençao muito limitada... tem que olhar tudo, tampa do distribuidor, rotor, cabos, bobina, filtro de ar, gigles, nivel do flotador, etc. , tudo que um bom mecanico faz...

Espero ter ajudado,

[]s,

Sergio

syncretist
15/12/2008, 14:55
O Jeep está apagando muito.
É na esquina, no semáforo, ou seja, só não apaga quando está em rotação, acelerando.
No início, há uns 10 dias atrás, ele não apagava, só a aceleração ia lá embaixo e voltava. Agora não, apaga toda hora. É um Willys 1954, motor opala a álcool, 4cc.
Tenho de ficar com ele acelerado a todo instante senão ele apaga, daí haja petróleo e não é o funcionamento normal dele.
O que vcs acham? Será que uma limpeza no carburador ajuda?
Ou será elétrico? Distribuidor, etc.
Obrigado,
Lúcio.

Grilo
15/12/2008, 15:34
Limpeza no bura ajuda, mas não deve ser isso...
Você já verificou o ponto do motor? E a aceleração em ponto morto (+/- 850 rpm)?

CJ 60
16/12/2008, 12:53
Ponto do motor, limpeza do bura e verificar se o parafuso da entrada de ar/comb está regulado e por ultima uma eventual entrada de ar falsa no carburador..

Eu já iria na parte do parafuso da mistura de ar/comb e entrada de ar falsa

acho q seguindo estes passos e eliminando o qu está correto vc resolve seu problema..

abç !! :concordo:

Clandio
16/12/2008, 14:34
Pitaco de novato. Será que o gicle de marcha lenta não tá obstruído? Poderia abrir o carburador e limpar o gicle de lenta e os canais.
Desculpa se tô falndo besteira, mas é só uma sugestão.
Abraços.
Clandio

syncretist
17/12/2008, 13:07
Ok. Obrigado. Desmontamos o carburador, o limpamos, trocamos as juntas, a bóia e montamos de novo. Ficou muito bom. Parou de falharm, não apaga mais nas eskinas.
Até breve,
Lúcio

Andre SBC
29/12/2008, 14:50
Eu tinha este problema também. Resolvi colocando uma mola no parafuso do acelerador. Ele desacelerava sozinho depois do jipe rodar um certo tempo. Acredito que a trepidação fazia o parafuso sair do lugar. A mola segura ele firme na posição que eu regulo. Nunca mais deu problemas.

Sergio Rocha
29/12/2008, 17:47
Pitaco de novato. Será que o gicle de marcha lenta não tá obstruído?
Clandio

Com certeza era esse o problema.:palmas:

[]'