PDA

Ver Versão Completa : Jeep Cherokee: Scanner.



betomonk
06/11/2009, 09:00
Gostaria de saber onde no RJ consigo passar scanner em uma Cherokee Laredo 4.0 6cc ano 1998.

imax
06/11/2009, 12:22
Porque vc não compra um?


Tem vários modelos USB que vc liga no PC.

raven
06/11/2009, 14:07
Porque vc não compra um?


Tem vários modelos USB que vc liga no PC.

Imax, não leve o forum como uma brincadeira!

De Ranieri
06/11/2009, 17:04
Vai na L&S Auto Técnica, oficina especializada em JEEP, CHRYSLER e DODGE. Fica em São Cristóvão, rua Figueira de Melo, 436, tel: 2585-2754. Procure pelo Gustavo ou Jorge. Lá eles tem como fazer a manutenção necessária na tua Laredo.

BoaTrilha
06/11/2009, 17:04
Porque vc não compra um?


Tem vários modelos USB que vc liga no PC.


Se não vai ajudar, não atrapalhe!!!

betomonk
06/11/2009, 17:10
Valeu pela dica. Na segunda vou levar lá.

Cláudio Brasília
06/11/2009, 17:11
Recentemente, recém desembarcado no mundo da injeção eletrônica de combustíveis, conectores, módulos e scanners automotivos, pois comprei um Jeep igual a este citado no início do tópico, contendo alguns problemas. Andei procurando e pesquisando, aqui no Brasil e nos EUA, qual seria uma opção mais viável, dentro de minhas condições e limitações, tanto financeiras quanto operacionais de realizar a compra de um aparelho deste. Aqui vai, anexo, uma das opções que considerei na época e, atualmente ainda continuo considerando; a mais viável, do que a alternativa de adquirir um semelhante no mercado interno por mais do que o dobro, feitas as conversões de câmbio e recolhidas as taxas e o frete; bem mais caro. Este aparelho deve ser comprado por meio de cartão de crédito e somente é remtido para endereço válido dentro dos EUA. Como não tenho cartão e nem moro lá, nem mesmo estando previsto viagem de passeio por aquelas bandas; penso que tive que arranjar alguém que fosse até lá para comprar a trazer isto; assim fica bem mais em conta. Mas o fato é que este aparelho irá sanar todas as dúvidas, acerca dos códigos de erro apresentados e gravados na memória do módulo deste modelo de veículo e de outros tantos. É claro que saber qual é, ou quais são os códigos de erro apresentados; isto é somente o inicio da brincadeira, que irá lhe remeter à localização física do erro no sistema de injeção do seu carro, consultados o Manual de Serviço e o Catálogo de Peças, editados pelo fabricante para este veículo. Não tem bicho-papão; é muito fácil, só arregaçar as mangas. Um grande abraço a todos e saudações.

PS: Betomonk, se estivesse aqui no DF eles cobram cerca de R$300,00 para "passar o scanner"; mas poderíamos ver isto em troca de apenas algumas latinhas, de cerveja.

imax
06/11/2009, 20:15
Imax, não leve o forum como uma brincadeira!

Nossa, desculpa, em momento algum quis ofender.... :oops:

só citei os scanners USB porque acho uma alternativa aceitável, quer dizer que não são?

Sempre achei que a função do scanner era pura e simplesmente relatar os códigos de erros, e apaga-los da memória se necessário! E aparentemente esses scanners OBDII USB fazem isso muito bem.

Mas sei lá, não sou técnico, só estava querendo ajudar!

Eu encomendei o modelo ELM327 USB,

neste site:

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.28528

Eles não cobram o frete o por isso deve sair por no máximo 100 reais com imposto.

O meu ainda não chegou, mas quando chegar vou fazer os testes e coloco minhas impressões aqui nesse tópico.

Grande abraço a todos....

E mais uma vez desculpa por algo! :(

andretomasi
06/06/2011, 06:34
On-board diagnostic system (OBD)


________OBD é a nomenclatura de um sistema de auto-diagnóstico e notificação desenvolvido para veículos automotores. O sistema OBD permite ao proprietário do veículo ou a um técnico ou mecânico acessar informações a respeito das condições de funcionamento de vários subsistemas dos veículos.

________A quantidade de informação de diagnóstico disponível via OBD variou bastante desde a introdução das primeiras versões do sistema, na década de 80. Versões anteriores do sistema simplesmente iluminavam o indicador Check Engine, ou MIL (Malfunction Indicator Light), quando um problema era detectado - mas não repassava informações quanto à origem do problema.

________Em versões mais modernas, a porta de comunicações foi padronizada, incluindo os códigos de erro (DTC - Diagnostic Trouble Codes), o que em conjunto com a capacidade de monitoramento em tempo real através da porta digital, permitia a rápida identificação e solução de problemas no veículo.
________A partir de 1991, o protocolo OBD-I se tornou obrigatório em alguns países, mas não havia padrão na porta de conexão, nos códigos de erro e nem mesmo na identificação do sistema, que ainda não era chamado OBD.
________A partir de 1 de Janeiro de 1996, os EUA passaram a exigir o sistema OBD-II como requisito obrigatório em todos os veículos automotores. Na Europa, foi adotado o padrão EOBD, a partir do ano de 2001. No Japão foi adotado uma variação denominada JOBD. Nos demais países, alguns adotam o mesmo padrão americano, e alguns não possuem legislação específica a respeito, como é o caso do Brasil, onde vemos nas ruas veículos com padrões diversos.



Interfaces:


ALDL
________Considerado o precursor do OBD, o protocolo ALDL (Assembly Line Diagnostic Link) foi criado pela GM em 1981. Sua interface variou e mudava a cada nova geração de módulos de gerenciamento (ECUs) da empresa. Não havia padronização nem das portas nem no protocolo digital para comunicação.


OBD-I
________O objetivo principal do sistema OBD era encorajar os fabricantes de automóveis a projetar sistemas confiáveis de controle de emissões, e que permanecessem efetivos ao longo da vida útil do veículo. A esperança era que, forçando-se o teste anual de emissões (como a Inspeção Veicular sendo implantada no Brasil), e negando o registro de veículos rejeitados no teste, motoristas tenderiam a comprar veículos mais eficientes que fossem aprovados na inspeção. O sistema OBD-I fracassou de certo modo, devido à fragmentação e falta de padronização entre as fabricantes e a falta de informação específica do sistema. Dificuldades técnicas na obtenção de informações precisas relacionadas às emissões de todos os veículos levaram à incapacidade do sistema em funcionar como o planejado junto às inspeções veiculares.
________Antes do lançamento do OBD-II, foi utilizado um protocolo chamado de OBD-1.5, que era um protocolo OBD-I, com partes do protocolo OBD-II implementadas. Estes veículos podem ser lidos tanto com um scanner OBD-I como com um OBD-II, variando as informações que cada scanner consegue identificar.


OBD-II
________O protocolo OBD-II ou OBD2 é uma evolução do OBD-I tanto em capacidades como em padronização. O padrão OBD-II especifica o tipo de conector utilizado e sua pinagem, os sinais elétricos disponíveis e o formato de comunicação. Ele também especifica uma lista de parâmetros do veículo que devem ser monitorados, além de instruções sobre como cada tipo de dados do veículo deve ser armazenado.
________Existe um pino no conector que transmite energia da bateria para o scanner, de modo que não é necessário estar próximo a uma fonte de energia para se utilizar o dispositivo. Em oficinas, com a gravação de grande volume de dados e sistemas computadorizados mais complexos, ainda se usa equipamentos não-móveis para garantir o registro dos dados em caso de falta de energia.
________Além disso, o padrão OBD-II estabelece uma extensa lista de DTCs, os códigos de erro indicados pelo sistema. Como resultado dessa padronização, um scanner OBD-II pode ler o sistema de qualquer veículo compatível, independente da marca.


EOBD
________O padrão EOBD é uma variação do OBD-II exigida na Europa desde 2001 para motores a gasolina e 2003 para motores a diesel. Desenvolvido baseado nos padrões de emissões Euro V e Euro VI, foi desenvolvido para garantir emissões menores que as exigidas nos padrões anteriores Euro III e IV. EOBD é uma abreviação de Europe On-Board Diagnostics, ou Sistema Europeu de Diagnóstico Embarcado. Alguns fabricantes que utilizam os canais adicionais para comunicação com seus equipamentos chamam o sistema de EOBD2, apesar de ambos serem baseados no OBD-II.






http://i1201.photobucket.com/albums/bb356/andretomasi/4x4/obd2.jpg

________A especificação OBD2 define um conector físico padronizado - o conector fêmea de 16 pinos (2x8) J1962. Diferente do conector OBD-I, que normalmente se encontrava dentro do cofre do motor, é exigido que o conector do padrão OBD2 fique a no máximo 0.6m do volante do veículo, de modo que o conector esteja sempre ao alcance do motorista. A norma SAE J1962 define a pinagem do conector:

1. Reservado ao fabricante
2. Data + VPW
3. ECU +
4. Neutro da carroceria
5. Neutro do sinal
6. Rede CAN upstream
7. Data K ISO (serial)
8. Reservado
9. Reservado
10. Data - VPW
11. ECU -
12. Reservado
13. Reservado
14. Rede CAN downstream
15. Data L ISO (serial)
16. Voltagem da bateria
________Os pinos reservados são utilizados por cada fabricante de maneira diferente. A Chrysler por exemplo, os utiliza para a comunicação com seu scanner próprio, o DRB-III ou o mais recente StarScan.


O protocolo OBD2
________Existem cinco protocolos de sinais possíveis de serem utilizados na interface OBD2: PWM, VPW, ISO 9141-2 e ISO 14230 (similares ao RS-232), além do protocolo de comunicação de redes CAN. A maioria dos veículos utiliza somente um destes protocolos.


Dados disponíveis
________O protocolo OBD2 permite acesso à dados da ECU e é uma valiosa fonte de informações relativas à problemas em um veículo. A norma SAE J1979 define o método de requisição de dados de diagnóstico e uma lista dos parâmetros padrões disponíveis nas ECUs. Os diversos parâmetros que podem ser consultados (RPM, temperatura, etc) são identificados como números de identificação de parâmetros (PID - Parameter Identification numbers). Não é exigido que todos os fabricantes implementem todos os PIDs listados na norma e lhes é permitido incluir PIDs proprietários não listados na norma. O sistema de requisição e consulta a dados dos PIDs permite o acesso em tempo real às informações de performance do veículo, bem como códigos de erros DTCs que tenham sido identificados.


Aplicações
________Existem diversas ferramentas disponíveis que se conectam ao sistema OBD para acessar suas funções. Estas ferramentas variam de simples scanners direcionados ao uso "caseiro" até os sofisticados sistemas de análise existentes em concessionárias.


http://i1201.photobucket.com/albums/bb356/andretomasi/4x4/Equus_3100a_CanOBD2_Code_Reader-00640x.jpg


Dispositivos portáteis
________Há uma ampla gama de dispositivos portáteis de leitura do padrão OBD2:

- Leitores de erros simples, feitos para uso pessoal, que simplesmente exibem os códigos de erro detectados
- Scanners profissionais que possuem funções mais avançadas, incluindo gravar configurações específicas e controlar outros sistemas (ABS, Air-bag)






http://i1201.photobucket.com/albums/bb356/andretomasi/4x4/obd2incar2.jpg


Ferramentas de conexão a computadores
________São dispositivos intermediários que permitem a conexão de um computador a um sistema OBD2, convertendo os sinais do conector OBD em dados enviados através de uma porta serial, USB ou sem fio via Wi-fi / Bluetooth. O software instalado no computador lê então os dados do sistema e traduz isto em interfaces gráficas de análise de dados. Muitos desses dispositivos são baseados no circuito ELM ou STN1110, que interpretam todos os modos do protocolo OBD2.
________Além das funções compartilhadas com um dispositivo portátil, a análise via software em um computador permite a gravação de grandes quantidades de dados, visualização de mais informações simultâneas devido às telas maiores, e a habilidade de se utilizar mais de um programa para analisar diferentes informações.
________Assim como nos scanners de cada marca, existem softwares específicos que conseguem acessar os dados dedicados de cada marca de veículo. Enquanto um cabo de conexão OBD pode ser encontrado por preços baixos para ser utilizado com softwares dedicados ao protocolo, o preço de um software profissional para uma marca pode ultrapassar até mesmo o custo de um scanner portátil da mesma.


Gravador de dados
________Um gravador de dados, conhecido como Data Logger, é um dispositivo utilizado para registrar informações de uso do veículo durante sua operação normal, por longos períodos de tempo para análise futura. Suas aplicações incluem:

- Monitoramento de motores e sistemas de veículos em operação normal, com o propósito de ajustes ou detecção de erros
- Algumas companhias de seguro oferecem descontos no valor do seguro para clientes com o dispositivo instalado
- É utilizado para monitorar o comportamento de motoristas em frotas de empresas

________Algumas empresas utilizam o sistema como uma "caixa-preta" automotiva, utilizando-se dos dados para análise após um acidente, infração de trânsito ou falha mecânica.


Inspeção veicular
________Em alguns países, utiliza-se o protocolo OBD2 para verificar o controle de emissões do veículo, ao invés do tradicional teste na saída do escapamento. Como a ECU grava dados relativos à falhas no sistema de emissões, e as informações de níveis adequados ou não aos limites, o sistema é utilizado como teste na comparação com os dados ideais para cada veículo.


http://i1201.photobucket.com/albums/bb356/andretomasi/4x4/6caa9320.jpg


Instrumentação adicional
________Atualmente o protocolo OBD é bastante utilizado por entusiastas automotivos na instalação de sistemas para complementar os instrumentos disponibilizados pelo fabricante no veículo. Ao contrário do uso de um scanner para diagnóstico, o protocolo é utilizado para acompanhar informações como carga da bateria, vácuo da admissão, etc., durante o funcionamento do motor, em tempo real.
________Esta instrumentação adicional baseia-se no uso de computadores de bordo (trip computers), computadores automotivos (Car-PCs) ou interfaces com celulares, PDAs e tablets, além da possibilidade de conexão a aparelhos GPS.


OBD2 em veículos Chrysler

________Entre 1986 e 1991, a Chrysler adotou o sistema de ECU Renix, fabricado por uma parceria entre Renault/Bendix, considerado um precursor do OBD-I. Este sistema servia apenas de controle dos sistemas do veículo, e não possuía funções de diagnóstico. Em 1991 foi adotado oficialmente o sistema OBD-I nos veículos Chrysler, até o ano de 1996, quando foi adotado o protocolo OBD2.
________Nas Cherokees e alguns veículos da marca, o sistema OBD2 possui um modo de auto-diagnóstico, onde é possível ao próprio proprietário verificar os códigos de erro no painel do veículo, sem necessitar de um scanner para tal diagnóstico. Este procedimento possui diversas variações em sua execução de acordo com o modelo do veículo / ECU, e em veículos pós-98 a fabricante dificultou o acesso aos códigos de erro, forçando o uso de um scanner para tal verificação.
________Nestes veículos, o conector OBD2 geralmente é encontrado embaixo do painel, próximo ao encontro do painel com a carroceria ou da trava de liberação do capô.


http://i1201.photobucket.com/albums/bb356/andretomasi/4x4/154_0911_05_ojeep_wrangler_jk_engine_tuner_shootou tobd_2_port.jpg

________Os códigos de erro, ou DTCs, normalmente são registrados após o indicador Check Engine ter sido acionado. Os dados fornecidos pelo sistema OBD2 geralmente indicam o equipamento com falha, a origem do problema ou ao menos fornecem uma orientação quanto a onde procurar a falha, economizando tempo e custo em manutenção. Com a crescente disponibilidade de leitores OBD2 cada vez mais baratos, está se tornando mais acessível diagnosticar o próprio veículo em casa e efetuar pequenos reparos e testes. Nos veículos Chrysler, a fabricante adotou o termo PCM (Powertrain Control Module - Módulo de controle do conjunto mecânico) ao invés de ECU para designar o módulo principal, conhecido por "módulo de injeção" ou "módulo central".





http://i1201.photobucket.com/albums/bb356/andretomasi/4x4/MIL.png


A luz Check Engine
________Nas Cherokees, existe um indicador no painel responsável por sinalizar falhas no veículo. Esta luz é chamada Check Engine ou MIL (Malfunction Indicator Lamp - Lâmpada Indicadora de Mal-funcionamento). Dependendo do veículo, esta lâmpada pode ter diferentes símbolos. O acendimento desta lâmpada indica ao condutor do veículo que um DTC foi registrado no sistema OBD2 referente ao mal-funcionamento de algum dispositivo ou algum problema com as emissões do veículo. A lâmpada Check Engine é controlada por um transistor na placa do painel de instrumentos, independente do PCM, e é ativada quando o painel recebe o aviso do PCM de que um problema foi detectado.

________A luz Check Engine pode ser ativada pelos seguintes motivos:

- Teste da lâmpada: Cada vez que a chave ativa a posição ON no veículo, a luz é ativada por aproximadamente três segundos, para testar seu funcionamento.

- Sinal de DTC: Quando o painel de instrumentos recebe a mensagem do PCM de que um problema foi detectado, ele é responsável por ativar a lâmpada Check engine; a lâmpada pode piscar ou ficar acesa constantemente, dependendo do tipo de erro detectado. Para alguns DTCs, se o problema não se repetir ou não for mais detectado, o PCM envia um sinal de desligamento da lâmpada automaticamente. Outros DTCs manterão a lâmpada ativada até que o problema seja inspecionado e o PCM seja reiniciado. Este procedimento de reinício ou "reset" do PCM pode ser efetuado desconectando-se os cabos da bateria por alguns minutos.

- Problema de comunicação: Caso o painel de instrumentos do veículo não receba mensagens de manter a lâmpada Check Engine acesa ou apagada por vinte segundos consecutivos, a lâmpada será acesa automaticamente pelo próprio painel, para indicar a perda de comunicação com o PCM. A luz permanece acesa, controlada pelo painel de instrumentos, até que seja restabelecida a comunicação do painel com o PCM.





http://i1201.photobucket.com/albums/bb356/andretomasi/4x4/373462-34331-19.jpg


Funcionamento da luz Check Engine

________O sistema de controle de erros do PCM monitora constantemente diversos equipamentos e dispositivos do veículo, através de testes que são executados continuamente durante o funcionamento do mesmo. Estes testes são conhecidos como "two trip monitors" ou "registro de múltiplas ocorrências", pois são testes que registram um DTC após mais de uma ocorrência do mesmo problema.
________Outros testes podem ativar a luz Check Engine após uma única ocorrência de falha; são chamados de "one trip monitors" ou "registro de ocorrência única".
________Um "trip" ou "ocorrência" é registrado quando o PCM identifica alguma falha, de acordo com seus parâmetros pré-programados. Certas condições como a tampa do tanque de combustível aberta ou inexistente, baixa qualidade de combustível, etc, são ocorrências que podem ocasionar o registro destes erros ao se dar partida no veículo, e podem ativar a luz Check Engine temporariamente, geralmente desaparecendo após pouco tempo ou quando de nova partida no veículo.
________Se a luz permanecer acesa ao longo de várias partidas e durante a operação do mesmo, o problema deve ser inspecionado o quanto antes. Na maioria das situações de registro de um DTC e acendimento da luz Check Engine, o veículo continua funcionando normalmente mesmo com a luz ativada. Apesar disso, dirigir o veículo por muito tempo com a luz Check Engine indicando um erro pode causar danos ou piorar danos existentes no veículo, principalmente em seu sistema de controle de emissões. Também pode afetar o consumo de combustível e a dirigibilidade do veículo. É necessário que se faça o reparo do veículo o quanto antes no caso de indicação de um DTC.
________A luz Check Engine piscando continuamente durante o funcionamento do veículo indica danos no sistema de emissões, causando danos ao catalisador e alertando sobre uma provável perda de potência do veículo, devido aos sensores O2 e outros equipamentos serem afetados. É necessário o reparo imediato do veículo neste caso.







Obtendo os códigos de erro (DTCs)

________O procedimento para verificação dos DTCs no próprio veículo varia entre os modelos da marca. Abaixo são descritos algumas variações:
- Coloque a chave na ignição e gire três vezes da posição OFF para ON. Os códigos serão indicados nos dígitos do odômetro do veículo. Em caso de veículos mais antigos, sem odômetro, a luz Check Engine pisca para indicar os códigos com o número de piscadas, com espaços mais longos entre cada código.


- Em veículos mais modernos, pode ser necessário girar a chave quatro ou cinco vezes da posição OFF para ON para executar o diagnóstico.

- Em alguns veículos é necessário que o freio de mão esteja ativado para permitir a exibição dos códigos no painel.

- Em alguns veículos, o teste de diagnóstico é efetuado após o teste dos instrumentos do painel; com a chave na ignição, pressione e segure o botão RESET do odômetro e gire a chave para a posição ON. Após um bipe, o painel vai efetuar um teste interno dos instrumentos e lâmpadas, e em alguns veículos os códigos de erro são exibidos após este teste.

- Veículos mais antigos (XJ,ZJ,etc) exibirão os DTCs de dois dígitos (ex: 12, 34, 55).. veículos mais novos utilizam códigos de quatro dígitos (ex: P0108, P0132).

Obs.: A tabela para identificação dos DTCs de XJ/ZJs pode ser encontrada neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/90039-codigos-de-erro-da-xj-em-portugues.html



Procedimento na XJ 97

YouTube - ‪Teste de diagnóstico - XJ 97‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=QDToGvORxYA&feature=player_embedded)


Procedimento para WJs (2005 em diante gira a chave cinco vezes)

YouTube - ‪How to Check Engine OBD2 Codes on Jeep Grand Cherokee (1999-2004)‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=LV4-3o1lsN0&feature=player_embedded)


Procedimento para Cherokee antiga (sem odômetro, a luz Check Engine pisca com o código)

YouTube - ‪Jeep engine light flash code‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=WN1ZJi2aTPM&feature=player_embedded)


Procedimento em um Wrangler, sem odômetro

YouTube - ‪TheDailyJeep: How to Retrieve and Diagnose Your Jeep's Check Engine Light Codes‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=kuHEzOQGtOs&feature=player_embedded)



Removendo DTCs / desativar luz Check Engine

________Após três partidas sem detectar ocorrência do mesmo erro, a lâmpada Check Engine é apagada e o PCM automaticamente inicia uma contagem de partidas. Após 40 partidas do veículo sem ocorrência do problema, o registro do DTC é apagado da memória.
________Os códigos de erro podem ser apagados a qualquer momento utilizando-se um scanner OBD2 ou DRB-III. A limpeza da memória também apaga todas as informações do OBD2, como dados de partidas do veículo, ocorrências de erros e dados de Freeze Frame. Em caso de reparos, a luz Check Engine também pode ser apagada através de um "reset" no módulo, conforme descrito anteriormente.


http://i1201.photobucket.com/albums/bb356/andretomasi/4x4/sucp_0907_04_z1957_chevy_wiring_harnessbattery_dis connect.jpg


Modo de segurança

________O PCM e TCM dos veículos Chrysler é programado com um modo de segurança, ou "limp mode", o qual é ativado no caso do módulo não conseguir identificar determinados dispositivos ou parâmetros do veículo, ou em caso de perda de comunicação com outros módulos. Neste modo, o PCM carrega dados pré-programados de funcionamento do veículo, para permitir sua operação e deslocamento de emergência até o local de reparo mais próximo.
________O TCM (Transmission Control Module - Módulo de Controle da Transmissão), que controla as transmissões dos veículos Chrysler, quando em modo de segurança, passa a funcionar como um câmbio manual. Na maioria dos veículos este modo pode ser ativado com a desconexão do conector do TCM; neste modo, as marchas do veículo passam a ser operadas manualmente pela alavanca de controle, requerendo que o condutor faça a troca das posições do câmbio de acordo:


Posição 1-2 : Primeira marcha
Posição 3: Segunda marcha
Posição D: Terceira marcha


http://i1201.photobucket.com/albums/bb356/andretomasi/4x4/shifter.png

PCoelho
31/01/2012, 02:32
Queria saber se o meu carro (Troller 2011) possui este sistema e qual equipamento eu poderia comprar para ler estas informações

Obrigado.

andretomasi
31/01/2012, 10:39
Queria saber se o meu carro (Troller 2011) possui este sistema e qual equipamento eu poderia comprar para ler estas informações

Obrigado.

O Troller tem a porta OBD sim, os leitores "genéricos" devem conseguir ler as informações básicas dele.

Scanner obd2 - Acessórios para Veículos - Scanners - MercadoLivre Brasil, Onde comprar e vender de Tudo. (http://carros.mercadolivre.com.br/acessorios-ferramentas-scanners/scanner-obd2_OrderId_PRICE)

[ ]'s

Loras
31/01/2012, 11:23
André,

Lhe enviei email, recebeu?

Não consegui ler os parâmetros do Troller com o Scangauge. Apenas no Jimny.

Segundo minhas pesquisas o protocolo do Troller é diferente da Ranger.

Mas não sei qual seria.

Abs.

andretomasi
31/01/2012, 14:40
Recebi o email sim, ainda não me manifestei pois ainda estou em preparativos de viagem, passo pouco tempo aqui online.

Estranho porque tem scanner OBD que lê as informações do Troller, como esse aqui:

http://www.ravenscanner.com.br/blocos/detalhes.aspx?bloco=35

O mesmo scanner lê na Ranger também sem problemas. De repente tem alguma pinagem diferente no conector?

[ ]'s

Loras
31/01/2012, 19:51
Pode ser. Vou continuar a pesquisa.

Boa viagem!

Abraço,

andretomasi
01/02/2012, 01:18
Domingo estou de mudança do Brasil para a Itália por alguns anos, depois que estiver instalado por lá volto a frequentar o fórum mais assiduamente :)

[ ]'s

Loras
01/02/2012, 01:28
Caramba!

Boa sorte.

Aproveite. E não esqueça de postar umas fotos do off road italiano por aqui.

Abraço,

AlexPalma
01/02/2012, 06:46
Tudo de bom André...felicidades!!!

Rustão
01/02/2012, 08:04
André,
Espero que continue a enriquecer o forum com seus conhecimentos.
Boa sorte nessa fase nova em sua vida !
Abss

Glaicon
01/02/2012, 08:30
Domingo estou de mudança do Brasil para a Itália por alguns anos, depois que estiver instalado por lá volto a frequentar o fórum mais assiduamente :)

[ ]'s
Vai vender a viatura ou banhá-la em óleo para quando voltar?:pipoca:

andretomasi
01/02/2012, 11:10
Valeu pessoal! Vou continuar participando sim, quem sabe eu providencie outro brinquedo por lá :pular:

A XJ vai ficar com meu irmão, aqui em casa o pessoal tem medo de andar com ela por causa da altura, porque é automático, etc, então pedi a ele que ande com ela um pouco só pra não ficar parada. A promessa é que quando eu voltar, ela vai estar aqui inteira me esperando :dance:

[ ]'s

mihalerm
03/02/2012, 19:17
Boa noite a todos
Estou querendo comprar um Scanner OBD porém não consigo achar o conector do dito no Jimny!
Será que o Jimny tem o tal conector de 16 pinos? Se tiver e alguém souber onde acha-lo, por favor, conte o segredo!

Loras
03/02/2012, 19:28
Mihalerm,

Olha embaixo do painel, abaixo da coluna de direção.

Está ali.

Jimny é ODB2.

Abraço.

mihalerm
06/02/2012, 02:06
Obrigado pelo "reply" Loras
Porém, hoje, mais uma vez, com lanterna parruda, procurei o tal conector com todo cuidado e não consegui localizá-lo !!! Nem o conector de 6 pinos que todos dizem que está debaixo do porta-luvas.
Será que meu Jimny (HR 2010) foi "capado" destes conectores??
[ ]´s
Mihail

mihalerm
06/02/2012, 02:09
Loras, mais uma coisa....
Será possível você me mandar uma foto da localização do conector OBD no seu Jimny?
Grato
Mihail

jcmilanez
14/01/2013, 18:02
Olá André, primeiramente parabéns pelo texto. Sou novo por aqui, a minha Grand Cherokee é uma Limited 97 e não consigo de jeito nenhum ler os códigos de erro dela no painel, já tentei todas as dicas e nenhuma dá certo. Por isto resolvi comprar um cabo de interface OBD2 porém estou na dúvida de qual protocolo é usado nela. Se é o ISO 1941-2 ou o ISO 1942-2. Li em algum lugar na internet que a Chrysler usa o segundo protocolo. Você saberia me dizer qual dos dois é usado?
Obrigado.

Lucas Anon
19/01/2013, 21:06
to procurando um aplicativo descente tamém pra colocar no meu notebook.. alguem me recomenda algum? ja vou providenciar o cabo..
achei dois no mercadolivre com preço barato, mas tenho medo de nao ter funcionalidade nenhuma..


sao esses:

Scaner Automotivo De Diagnóstico Bluetooth Elm 327 Obd2 V1.5 - R$ 79,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458383053-scaner-automotivo-de-diagnostico-bluetooth-elm-327-obd2-v15-_JM)
Scanner Automotivo Elm 327 Obd2 Wifi - Iphone/pc + Cabo Usb - R$ 139,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457775313-scanner-automotivo-elm-327-obd2-wifi-iphonepc-cabo-usb-_JM)

Alexandre Tietsche
14/05/2013, 23:51
depois de ler esse tópico, fiz o teste na minha Laredo 2004. Obtive 2 códigos de erro no paine mas o carro funciona perfeitamente

P0340: Sensor do "camshaft". Pelo que li esse sensor geralmente faz com que o carro morra e não ligue mais. Meu carro não tem nenhum problema de pegar ou morrer mas esses dias eu fui dar a partida no carro e a trava carneiro estava ativada, com isso não ligou. Será que isso pode ter provocado o erro ?

P0460: Sensor do tanque de combustível. Diz que não houve alteração nas últimas 40 milhas. Meu marcador de combustível funciona perfeitamente. Seria alguma contaminação de combustível que provocaria esse tipo de falha ?

Abraços.

luiztomazi
29/05/2013, 16:30
Caro colega tenho uma cheroke laredo ano 98/98 6cc. Esse scaner funcionou na sua?

rogerio_zx
08/10/2013, 10:27
minha vtr é XJ 2001. não consigo de jeito nenhum fazer a leitura dos codigos. confirma a informação que esse ano realmente não tem como fazer a leitura dos codigos???

Fabil
20/10/2013, 19:51
Alguém aqui já conseguiu ler os códigos de erro da cherokee xj diesel ? Se sim qual cannes e versão do software usou?

Reealessan
08/11/2013, 14:17
Pessoal, alguém já utilizou algum aplicativo para android ou OS com conector OBD via bluetoth?

A idéia de trocar a VIC por um tablet se torna bastante interessante pelo acréscimo de funcionalidades além do monitoramento do carro em sí...

O que acham?

phmatheus
09/11/2013, 02:04
Pessoal, tenho uma WJ 2001 a Diesel, o problema é que modulos OBDII não estão conectando na porta de diagnostico, testamos 3 aparelhos e nenhum conseguiu conectar, ela não pega e a luz de check gauges acende no painel, mas não a de check engine, somente a do motorzinho da injeção depois de uns 15 segundos, fiz o teste do painel, os ponteiros vão até o final de curso e o odometro conta de 9 a 0 e não aparece nenhum codigo de erro, alguma dica ??

Grande abraço
Pedro H. Matheus

M.Puoci
09/11/2013, 03:29
Pessoal, alguém já utilizou algum aplicativo para android ou OS com conector OBD via bluetoth?

A idéia de trocar a VIC por um tablet se torna bastante interessante pelo acréscimo de funcionalidades além do monitoramento do carro em sí...

O que acham?

Meu caro, tive a mesma idéia maluca!

Comprei aquele scanner OBDII Bluethooth "Super Mini Elm327 - Bluetooth" que vende no Mercado Livre em torno de R$ 75,00.

Vamos às impressões:
- Não sincroniza com nada que tenha a maçã mordida. Tentei com dois iphones e um ipad (todos já com o iOS 7) - encontra o dispositivo, mas não troca dados...
- Funciona muito bem com aparelhos Android! Testei em um Galaxy Tab e em um celular Sony Xperia e foi nota dez! Fácil de colocar pra funcionar, a conexão fica estável e tem uns softwares bem úteis na appstore.
- Funciona razoavelmente bem com celulares Symbian (testei em um Nokia N8 com Symbian Anna), mas a conexão cai as vezes e não tem praticamente software nenhum gratuito...
- Dá um PUTA TRABALHO pra colocar pra funcionar com pc... Não consegui de jeito nenhum fazer funcionar com um Netbook com Windows 7 instalado, então apelei pro meu note velhinho com XP e um receptor Bluethooth USB. De novo, dá muito trabalho pra fazer funcionar, mas depois que pega o jeito, dá certo. Ainda que a conexão caia as vezes, tem muitos softwares úteis e é prático, pq não tem que ficar ligado por cabo.

Enfim, se você tem algum gadget com Android ou está disposto a quebrar um pouco a cabeça pra fazer funcionar no PC, vai fundo! Querendo, dou uns toques a respeito da instalação.

Abraços

M.Puoci
09/11/2013, 03:42
Algumas imagens pra ilustrar o uso do Scanner Bluetooth:
438595438596438597

O software que usei no celular foi o "OBD AUTO DOCTOR" e no PC foi o "SCAN MASTER ELM". Testei numa ZJ 5.9 1998 e em uma WJ 4.0 2001 e em ambas funcionou bem.

rogerio_zx
09/11/2013, 19:40
legal, legal... to nessa de scanner, tava pensando em comprar um nos EUA e tal.
Estou fazendo a leitura com o scanner de amigo, mas me emputeci com um erro (P0301) que aparece toda hora, já troquei a vela e o erro voltou, então vou ter que ver a parte de injeção pra resolver esse erro...
mas sua ideia é muito boa. vou te procurar pra trocar ideias.
valeu!!
abs.

TFelipe
19/11/2013, 11:33
Que falta de respeito dos colegas que menosprezaram quando falaram pra usar scanner USB...


luiztomazi, tenho um amigo que tem uma laredo 98 e usa esse scanner: Scanner Automotivo Obd2 Bluetooth - Pronta Entrega!!! - R$ 53,80 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-517844996-scanner-automotivo-obd2-bluetooth-pronta-entrega-_JM)

Esse scanner junto com o aplicativo "TORQUE" (R$10) pra android pega melhor do que os scanners de oficina... na trilha é o caprixo, deixamos ele conectado e ficamos monitorando a temperatura da agua etc...

sem contar que esse aplicativo torque é muito completo, pode combinar dados do GPS e acelerometro do celular com os dados do OBD e muito mais... vale os R$10!

AlicerioJunior
27/11/2013, 22:38
Alguém já utilizou o aplicativo iOBD2 para Iphone? Baixei ele no meu cel mas não tenho o cabo. Vou encomendar... Alguém já utilizou este aplicativo ?

higatetsuo
25/01/2014, 17:41
Puoci, voce chegou a usa-lo no Tracker? Eu queria um para meu Grand Vitara 2010.

abraço,


Eduardo.




Algumas imagens pra ilustrar o uso do Scanner Bluetooth:
438595438596438597

O software que usei no celular foi o "OBD AUTO DOCTOR" e no PC foi o "SCAN MASTER ELM". Testei numa ZJ 5.9 1998 e em uma WJ 4.0 2001 e em ambas funcionou bem.

slacker.d
27/02/2014, 15:28
higatetsuo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/48060.html) Conseguiu colocar no Grand Vitara? tambem tenho um Grand Vitara 2.0 08/09 e gostaria de colocar o OBD2 nele.

slacker.d
27/02/2014, 15:31
Alguem sabe se a Pajero Sport tem a conexão OBD2? Alguem já usou o OBD2 com aplicativo com a Pajero Sport? Estou pensando em comprar uma e gostaria de instalar o OBD2 já que o mesmo não vem com computador de bordo.

M.Puoci
22/07/2014, 23:31
Meus caros, segue a lista atualizada dos carros em que consegui/não consegui usar o scanner OBDII:

Scanner Operante:
- BMW 320i 2013
- Chevrolet Cruze LT 2012
- Chevrolet Captiva Sport V6 2008
- Mitsubishi Lancer 2.0 2014
- Mitsubishi Lancer Ralliart 2012
- Jeep Grand Cherokee Laredo 4.0 1999
- Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 1998
- Hyundai Tucson GL 2.0 2008
- Hyundai Azera 3.3 V6 2011
- Suzuki Grand Vitara 2.0 2013

Scanner Não Operante:
- Chevrolet Tracker 2.0 2008
- Volkswagen Fox 1.0 2010

Estou usando o software "Torque Pro" para dispositivos Android. Funciona muito bem e a conexão é fácil e razoavelmente rápida.

Pelas informações que pude obter, me parece que o dispositivo funciona bem em quase toda a linha moderna da Mitsubishi, Toyota, Honda, Hyundai, Kia e Chrysler. Nos Fords e GMs, parece que funciona só na linha "mundial" (ou seja, não funciona na maioria dos carros de entrada das marcas). Já os Fiats e VWs parecem apenas funcionar com Scanners próprios.

Agora, não deixam de surgir incongruências: Tentei por diversas vezes usar o scanner em uma Tracker 2008 (em tese uma GVII), sem sucesso. Por outro lado, ele funciona muito bem na GVIII...

Abraços.

M.Puoci
22/07/2014, 23:33
higatetsuo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/48060.html) Conseguiu colocar no Grand Vitara? tambem tenho um Grand Vitara 2.0 08/09 e gostaria de colocar o OBD2 nele.

Prezado, funcionou 100% no GV 2013, então deve funcionar no 08/09.

JOTARUBIS
09/09/2014, 20:27
Olá pessoal, sou novato no forum. Alguém sabe de algum scanner ou software que funciona bem na L200 outdoor ano/mod 2007?

wdoc
09/09/2014, 21:26
testei o meu Dashdaq II e na L200 nada funciona, fora o da CCS.

JOTARUBIS
10/09/2014, 21:34
valeu wdoc. A l200 outdoor gls 2007 tem conector diagnostico obd II 16 pinos, na configuração 1-4-5-7- 9-14-16 Ainda não encontrei um scanner para leitura de DTC (códigos) que tivesse certeza da compatibilidade. No ML um vendedor me informou que o Launch Creader Viii 8 crp 129 scaner serve para a L200, mas estou em duvida.
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/lancamento-launch-creader-viii-8-crp129-scanner-crp-129-16148-MLB20115185516_062014-F.jpg

andre
12/09/2014, 21:58
Xará, sou de BH e possuo uma cherokee sport 3.7 v6 que é a liberty lá nos EUA. Ano 2006/2006. Já tentei todos os meios possíveis e imagináveis via chave, etc e não consigo os códigos; imagino que podem ter desinibido esta função aqui p/; o Brasil. Somente consegui o check das luzes do painel após as 5 viradas. Estou com um defeito aparentemente vindo de um sensor de rotação que mantém as luzes do abs,controle de tração acesas e não se apagam. passando num scanner genérico, testei todos os sensores de ABS que marcaram corretamente; entretanto enquanto o carro estava parado havia um sensor de rotação indicando mais de 8000 rpm. Neste modelo, não existe sensor na carcaça do diferencial traseiro; me parece que só nesse ano foi assi m. Ressetamos mas após alguns kms voltou a acender; pode dr uma idéia ou como poderia sanar?

JOTARUBIS
17/09/2014, 07:54
testei o meu Dashdaq II e na L200 nada funciona, fora o da CCS.

wdoc, não entendi esse CCS. Por favor, me dê detalhes.

pedro alvaro soussa nuno
03/10/2014, 22:48
Olá andre.tudo bem ? espero que esteja.olha só o que aconteceu:minha cherokee sport 1997 ao engatar a marcha re´pelo cambio automatico,percebi que ela levantou o fundo ,pois a roda esta travada.Forcei só um pouco para sair da vaga .Engatei a marcha ´´ D `` e fui para casa .Retirei a roda traseira lado direito e verifiquei que estava travada a lona ,pois havia trocado a 1 dia atras e não estava regulada e pagava no cubo. Destravei e testei mais uma vez e notei que ela não deu mais ré .Levantei o carro deixando livre as 4 rodas e engatei a 4X4 para verificar se estavam todas rodando livre.Notei que para frente está com uma força de um avião,mas ao engatar a ré só roda quando acelero muito.Sera que os discos traseiros estragaram? Troquei o oleo dexron lll há 01 mes ,verifiquei rele de transmissa,abri a tampa do diferencial traseiro e tduo,ok! se for os dicos ,só queria trocar somente estes discos traseiros que está o problema.sabe qual é o compativel para ele ? vi na net algo dizendo que é da dodge dakota 3.9 .Sabe algo a respeito ? Aguardo

pedro alvaro soussa nuno
15/10/2014, 11:17
olá amigos. alguém poderia me informar se passando o aparelho scanner odb II em uma cherokee sport 1997 acusaria qual é o problema existente na caixa automatica ? eu pergunto isto ,porque a caixa para funcionar perfeitamente existem vários itens co -relacionados tipo: sensor nss , reles ,solenoídes etc....o aparelho mostra qual seria o especifico com defeito ? aguardo

Flavio_FF
04/03/2015, 15:41
André,

Apesar do post ser antigo, gostaria de sua ajuda para tentar solucionar um problema de um amigo que possui uma Cherokee Sport/98.

O problema do carro é o seguinte, quando inicia a trilha que o carro esquenta (porém o medidor de refrigeração se mantém dentro da normalidade) o carro ao ser desligado simplesmente não consegue funcionar, chegando ao ponto de acabar a bateria caso faça muitas tentativas!!!

Porém ao esperar 30 a 40 minutos a viatura funciona. E Esse amigo já penou muito tentando encontrar uma solução, por isso gostaria de contar com seu apoio e dos demais companheiros do fórum para tentarmos ajudá-lo.

Sugeri que ele comprasse um Check Engine para que assim conseguisse visualizar o erro e se for o caso tentar apaga-lo para prosseguir na trilha ou até mesmo soluciona-lo de vez, porém não sabemos qual o modelo do Check Engine pode ser usado na Cherokeer Sport/98 a gasolina e se esta é a solução correta, pois pode ser que substituindo alguma peça o carro volte ao seu funcionamento normal.

Agradeço desde já e fico na espera de um retorno.



On-board diagnostic system (OBD)


________OBD é a nomenclatura de um sistema de auto-diagnóstico e notificação desenvolvido para veículos automotores. O sistema OBD permite ao proprietário do veículo ou a um técnico ou mecânico acessar informações a respeito das condições de funcionamento de vários subsistemas dos veículos.
...
________

nelsonmatos
07/03/2015, 21:29
Flavio, posso está falondo besteira mas, o meu carro começou assim, me parece que o motor de arranque ele aquece a tal ponto que após desligar, o carro não pegava mais...., mandei dar uma geral no arranque muito boa, o problema sumiu, depois de um tempo, começou de novo e acontecia a mesma coisa, ou seja, o marcador de temperatura ficava entre 100ºc a 105ºc, não passava disso..... aí veio a pior coisa, a água do radiador começou a borbulhar e sumir, mesmo com bomba d'água nova etc..., andei de Niterói a Vassouras, parei num posto de gasolina e foi um inferno para pegar, mas após pegar parecia que tudo estava normal, parei novamente na casa de um amigo e o meu pesadelo virou realidade, quando batia a chave, ele arriava como se a bateria estava zerada, depois de umas 4 tentativas o carro virou pesado.:freaking: depois de muito procurar o problema era a junta do cabeçote, olha que a temperatura não passava da normalidade, o carro não rateava nem nada..... quando tirei o cabeçote a surpresa foi pior ainda, trincado :(.

markobsb
24/04/2015, 16:33
Pedro, estou com o mesmo problema em uma WJ 2001 Diesel. Você conseguiu resolver? Ninguém consegue descobrir o que é e os scanners não funcionam. Me disseram que tem que utilizar um scanner padrão DRB-III, padrão antigo d Chrysler, mas ninguém tem isso.

Se tiver alguma dica, fico grato.

Obrigado!

Marko



Pessoal, tenho uma WJ 2001 a Diesel, o problema é que modulos OBDII não estão conectando na porta de diagnostico, testamos 3 aparelhos e nenhum conseguiu conectar, ela não pega e a luz de check gauges acende no painel, mas não a de check engine, somente a do motorzinho da injeção depois de uns 15 segundos, fiz o teste do painel, os ponteiros vão até o final de curso e o odometro conta de 9 a 0 e não aparece nenhum codigo de erro, alguma dica ??

Grande abraço
Pedro H. Matheus

eduardo ebf1
16/06/2016, 10:21
Meu amigo me ajude por favor, comprei um terminal OBD2 com bluetooth elm327 e instalei o app Torque Lite e não funcionou, onde errei? E ainda por cima deixou a luz de diagnostico de injeção acesa!! Tenho um GV 2012/13.

ivancgbsb
16/06/2016, 10:35
Olá Eduardo.

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo numa Pajero Full 2008.
A solução foi desligar a bateria, esperar uns 15 minutos e ligar novamente.
Esses ELM327 não funcionam com todos os carros.

Odair Fernello
30/08/2016, 20:24
Boa noite!
Amigos tenho uma cherokee xj 97 e derepente os instrumentos do painel pararam de funcionar (veloc, contagiro etc...) o eletrecista testou tudo e não achou o defeito e disse que poderia ser a rede can. Alguem pasou por essa experiência?

Falcon-MG
26/09/2016, 17:59
Boa noite!
Amigos tenho uma cherokee xj 97 e derepente os instrumentos do painel pararam de funcionar (veloc, contagiro etc...) o eletrecista testou tudo e não achou o defeito e disse que poderia ser a rede can. Alguem pasou por essa experiência?

O eletricista tirou painel de instrumentos? pode ser no conector ou na parte interna da placa.
O fusível para o painel foi verificado?

Fusível 9:
536590

E o fusível IOD:
536589

Marco Vp
05/05/2022, 01:42
Senhores, blz alguém indica um scaneer sem ser o DRB3 para nossas VTRs, sei q para configuração de módulo somente esse mesmo, mas a intenção é pegar um de boa qualidade e q cubra leitura de ABS e transmissão. Tenho visto alguns no ML e pairou dúvidas. Abraços