Conectar

Ver Versão Completa : Ar condicionado da Toyota Bandeirante

Páginas : [1] 2

MARCUS ENGESEIRO
06/11/2009, 02:16
Caros amigos!:lol:

Eu tenho um Engesa 4 Fase II e gostaria de instalar ar condicionado na viatura. Estou pensando em utilizar a caixa evaporadora original da Toyota Bandeirante. Seria possível algum amigo aqui do Fórum que possua Bandeirante postar fotos dessa caixa evaporadora e dos seus botões de comando para que eu possa avaliar? Por gentileza, fotos da caixa ORIGINAL Toyota.

Obrigado a todos pela ajuda!!!!!!!!:dance:

elmestizo
06/11/2009, 08:32
Original toyota é nipodenso...

... eu nunca vi vender no mercado paralelo, nova!!!

Infelizmente tb não tenho foto para ajudar o amigo... kkk

Abrass

maxdelta
08/11/2009, 00:38
Caros amigos!:lol:

Eu tenho um Engesa 4 Fase II e gostaria de instalar ar condicionado na viatura. Estou pensando em utilizar a caixa evaporadora original da Toyota Bandeirante. Seria possível algum amigo aqui do Fórum que possua Bandeirante postar fotos dessa caixa evaporadora e dos seus botões de comando para que eu possa avaliar? Por gentileza, fotos da caixa ORIGINAL Toyota.

Obrigado a todos pela ajuda!!!!!!!!:dance:

A caixa evaporadora original da band, é a mesma caixa evaporadora universal! Já houve diversos modelos e de "original" pra "original" vc encontra diferentes, o tamanho é o mesmo da caixa evaporadora universal, e vc pode encontrar em lojas modelos mais compactos e mais eficientes de caixas evaporadoras!

Quem quiser observar com detalhes, verá que a caixa "original" é adaptada! Isto é adaptação de fábrica!

[]s

Julio Militão
08/11/2009, 03:23
Meu Caro,

Tenho uma que quem me vendeu disse que era de orginal da Band. Depois posto umas fotos aqui.

igorpatrao
10/11/2009, 14:37
A caixa evaporadora original da band, é a mesma caixa evaporadora universal! Já houve diversos modelos e de "original" pra "original" vc encontra diferentes, o tamanho é o mesmo da caixa evaporadora universal, e vc pode encontrar em lojas modelos mais compactos e mais eficientes de caixas evaporadoras!

Quem quiser observar com detalhes, verá que a caixa "original" é adaptada! Isto é adaptação de fábrica!

[]s

Como o Maxdelta disse a caixa universal foi adaptada pela fábrica na época, vejo em muitas Band caixas similares a que está em anexo.

elmestizo
10/11/2009, 14:55
eu uso essa...

maxdelta
10/11/2009, 17:14
Esse ar que estou procurando pra colocar na minha!

Poderiam se puderem, fazendo o favor, me passar as medidas dela?

Comprimento, largura e altura???

Agradeço!

A minha é a mesma que adaptava nos darts, ela é grande, o unico lugar que eu posso colocá-la é lá no gela-saco mesmo! Queria adaptar no meio, no cinzeiro e no toca-fita! Mas para isso teria de haver uma caixa menor!

Atualmente estão diminuindo as caixas evaporadoras universais(e melhorando a eficiencia), acredito que este seja o modelo mais novo! Este é distribuido pela royce conection! Porém não há acesso a usuários comuns!

[]s

Julio Militão
10/11/2009, 20:47
Como o Maxdelta disse a caixa universal foi adaptada pela fábrica na época, vejo em muitas Band caixas similares a que está em anexo.

Igor,

Será que essa caixa apresenta bom desempenho do sistema do AC?

E a idéia de colocar uma um pouco maior, mais eficiente, na trazeira, em cima da porta?

Já ví algumas assim, nas Band longas, nas curtas ainda não! O problema delas é para quem anda no bancos de trás, mas se os bancos trazeiros forem laterais...

elmestizo
11/11/2009, 09:03
www.refrijet.com.br

Daniel Gomes
12/11/2009, 00:40
tenho esta caixa instalada na minha e não tenho doque reclamar, gela com certeza...
OBS: a minha é capota de aço longa, porém a caixa está no meio do painel, para ajudar a jogar o ar para trás e não ficar , jogando o ar apeans sobre o carona, utilize o compressor de 6 orelhas, se eu não me angano são os do Santana e monza, são so melhores...masi informação segue fotos abaixo

igorpatrao
12/11/2009, 07:42
Max,

Segue as Dimensões dessa caixa evaporadora: Largura-400mm, Altura-140mm, Profundidade- 340mm.

Peguei essa informação através de uma pesquisa pela net mesmo.

Julio,

Eu não tenho essa caixa na minha Band, mas como disse já vi em várias Bands e muitos elogios à respeito.

A ideia de colocar essa caixa no fundo da Band, acho que só seria interessante em uma Band Longa, mas com outra caixa na frente também como esse famoso "projeto" em anexo(Lembro que alguem já postou ele aqui tb, mas peguei no forum Toyoteiros), pois assim a distribuição do ar seria perfeita para as Longas. Acredito que uma Band Curta colocando a caixa no centro(Como o Daniel Gomes colocou na dele) já seria suficiente para uma boa distribuição do ar, já que não ficaria abaixo do porta luvas na posição "gela saco"...rsrs!

O único problema que vejo para colocar a caixa no centro, seria a alavanca do câmbio ficar batendo na mesma :parede:, percebi na foto da Band do "Daniel Gomes" que ficou quase encostando, se não atrapalha então está tranquilo.

Espero ter ajudado!!:concordo:

Abração!

marmita22@uol.com.br
12/11/2009, 19:47
ola pessoal tenho uma band longa 1988 motor om 314 alguem aqui de são paulo ja instalou com esse motor ar condicionado? se sim aonde posso instalar aqui em sao paulo aguem que faça um serviço de primeira para não ficar com gambiarra .

MARCUS ENGESEIRO
16/11/2009, 21:52
Amigos,

Obrigado pelas respostas e pela ajuda!
Onde eu posso encontrar a caixa evaporadora original da Band (NIPODENSO)? Acredito que a qualidade dessa caixa seja superior à das vendidas no mercado paralelo. Se alguém puder colocar FOTOS dessa caixa original, eu agradeço muito!!!!!!!!!!!!

Valeu amigos!!!!!!!!!!!

rafaelgdl
26/11/2009, 00:08
Senhores..

O sul do Brasil, com as mudanças globais, tá me obrigando a meter um A/C na Band tbm, tou a procura do equipamento.

Se alguem souber de locais específicos e bem cotados para fazer este trabalho, agradeço!!!
Abraços

Arnoldo Junior
26/11/2009, 12:20
Senhores..

O sul do Brasil, com as mudanças globais, tá me obrigando a meter um A/C na Band tbm, tou a procura do equipamento.

Se alguem souber de locais específicos e bem cotados para fazer este trabalho, agradeço!!!
Abraços
Rafael, comprei todos os ítens (2 caixas, compressor denso 4p, ventilador, mangueiras, filtro, condensador) no mercado livre por preços bem em conta, e ainda parcelado via cartao/mercadopago.
O ítem mais crítico é o suporte do compressor, tem q mandar fazer sob medida pro compressor. O meu eu conseguí fazer, qualquer dúvida...

Julio Militão
26/11/2009, 15:04
Max,

Segue as Dimensões dessa caixa evaporadora: Largura-400mm, Altura-140mm, Profundidade- 340mm.

Peguei essa informação através de uma pesquisa pela net mesmo.

Julio,

Eu não tenho essa caixa na minha Band, mas como disse já vi em várias Bands e muitos elogios à respeito.

A ideia de colocar essa caixa no fundo da Band, acho que só seria interessante em uma Band Longa, mas com outra caixa na frente também como esse famoso "projeto" em anexo(Lembro que alguem já postou ele aqui tb, mas peguei no forum Toyoteiros), pois assim a distribuição do ar seria perfeita para as Longas. Acredito que uma Band Curta colocando a caixa no centro(Como o Daniel Gomes colocou na dele) já seria suficiente para uma boa distribuição do ar, já que não ficaria abaixo do porta luvas na posição "gela saco"...rsrs!

O único problema que vejo para colocar a caixa no centro, seria a alavanca do câmbio ficar batendo na mesma :parede:, percebi na foto da Band do "Daniel Gomes" que ficou quase encostando, se não atrapalha então está tranquilo.

Espero ter ajudado!!:concordo:

Abração!

Obrigado pela ajuda,

Cesar Machado
26/11/2009, 19:50
Resolver a questão da alavanca é relativamente simples.

Retire a alavanca, (não é preciso retirar nem o tampão, basta soltar o guarda-pó) dê uma aquecida e entorte-a, nos moldes dos caminhões e ônibus antigos. Além de não bater na caixa, ainda melhora a pegada.

Um abraço

dalmo cruz torres
27/11/2009, 10:59
Pessoal, eu estive cotando o A/C para a band e ví que não tem nenhuma peças que seja exclusiva da band, mas é só falar que é para Band que o preço muda, pra mais. Então eu estou pensando em ir comprando as peças separadas. Achei uma caixa evaporadora usada por 200,00, desse modelo universal. O que mais eu preciso comprar, será que o compressor pode ser de um carro, pois as peças de carros geralmente são mais baratas.

dudu83
27/11/2009, 14:55
Pessoal, eu estive cotando o A/C para a band e ví que não tem nenhuma peças que seja exclusiva da band, mas é só falar que é para Band que o preço muda, pra mais. Então eu estou pensando em ir comprando as peças separadas. Achei uma caixa evaporadora usada por 200,00, desse modelo universal. O que mais eu preciso comprar, será que o compressor pode ser de um carro, pois as peças de carros geralmente são mais baratas.

realmente quando se fala que e pra band o preco dispara achei orcamentos que variam de 1900 ate 3500 reais....

http://www.toyocap.com.br/produtos.php, da uma pesquisada com esse pessoal...

Cesar Machado
27/11/2009, 17:00
ou vem sempre por aqui.
Existe uma loja especializada em peças para ar condicionado ( só vende, não instala) numa transversal da Av. Brasil, quase na esquina, pista sentido centro, pouco antes do Hospital de Bonsucesso, ao lado da Vidraçaria (ou auto vidros) Brasil.

Já deu pra perceber que não lembro o nome da loja, nem da rua... :putz:

A caixa evaporadora universal nova estava na faixa de R$ 350,00, com alguns modelos disponíveis.

Quando passar por lá vou tomar nota prá não pagar esse mico de novo...

Um abraço

Julio Militão
27/11/2009, 22:48
Cesar Machado,

Boa idéia! Num dá trabalho para acionar a tração?

Cesar Machado
28/11/2009, 06:30
Olá Júlio.

As alavancas funcionam normalmente, tanto a de marcha, quanto a da tração/reduzida.

Mas não recomendo fazer o serviço com as alavancas no lugar.
Além disso é preciso ter paciência para se chegar a curvatura ideal, não só que afaste a alavanca da caixa evaporadora, mas que a deixe numa posição confortável ao motorista.

Um abraço

Julio Militão
28/11/2009, 21:39
Olá Júlio.

As alavancas funcionam normalmente, tanto a de marcha, quanto a da tração/reduzida.

Mas não recomendo fazer o serviço com as alavancas no lugar.
Além disso é preciso ter paciência para se chegar a curvatura ideal, não só que afaste a alavanca da caixa evaporadora, mas que a deixe numa posição confortável ao motorista.

Um abraço

Caro Cesar,

Obrigado pela dica. A tua caixa evaporadora, tens o código do fabricante ou sua origem?

Um abraço

Cesar Machado
28/11/2009, 23:10
Código do fabricante eu não tenho.
Os modelos chamados "universais" se referem as que não são embutidas no painel.
Então caixas de modelos antigos tais como: Opala, Dodge Dart ou Ford Landau (de onde saiu a minha), são facilmente adaptáveis.
Mas também existem novas no mercado, é só procurar nas lojas especializadas.
Aqui no Rio tem uma, conforme escrevi acima. Se vc quiser, posso dar uma olhada quando passar por lá e te passar especificações e valores.

Um abraço

Julio Militão
29/11/2009, 01:09
Obrigado Cesar.

C_Bacci
09/01/2010, 11:05
Para quem tá procurando por amterial do ar condicionado... já indicaram aqui mas é interessante mostrar mais uma vez: http://www.refrijet.com.br/novosite/index.asp tem tudo para ar condicionado. Estou também pesquisando estas coisas e me indicaram o compressor Denso 6p148A que tem nessa loja. Me passaram um código também para o condensador: 0100.22.013A. Caixa é universal mesmo e vai pelo gosto do cliente.

A minha dúvida está em instalar o compressor do lado do motorista (direito) ou do carona (esquerdo)???

Haja visto que tenho o turbo que ocupa um espaço próximo ao alternador... Motor 314...

Ney_Niteroi II
11/01/2010, 11:55
Prezados,

Instalei Ar cond na minha band semana passada: R$ 2.500 na Brazilair (Niteroi)... ficou mt bom.

Atenção:
1- precisa aumentar a amperagem do alternador (o meu era de 35A, agora é 65A).... R$ 350,00

2- com a instalação do condensador na frente do radiador... a band está esquentando... como a minha colméia já não está ok e nao pode ser mais soldada... precisarei trocá-la por 1 de 04 linhas: R$ 600...

Quem pretende instalar o AC... considere que estas despesas podem aparecer...

Abraços

Ney

Papeco
11/01/2010, 14:24
Prezados,

Instalei Ar cond na minha band semana passada: R$ 2.500 na Brazilair (Niteroi)... ficou mt bom.

Atenção:
1- precisa aumentar a amperagem do alternador (o meu era de 35A, agora é 65A).... R$ 350,00

2- com a instalação do condensador na frente do radiador... a band está esquentando... como a minha colméia já não está ok e nao pode ser mais soldada... precisarei trocá-la por 1 de 04 linhas: R$ 600...

Abraços

Ney

Ney,

Você colocou o da própria Band (nipodenso) ou adaptou? caso tenha adaptado, poderia colocar as referências?

Julio Militão
11/01/2010, 23:07
Prezados,

Atenção:

Abraços

Ney
Caro Ney,

veja o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64701

Tem uma boa discussão e solução para o problema.

Abraço

marmita22@uol.com.br
14/01/2010, 10:34
Ola estou na cidade de são paulo aonde posso fazer instalação do ar condicionado sem gambiarras algem pode me indicar algem a minha é uma 1988 com motor om 314

James Nicodemos
19/05/2010, 00:22
Caros amigos amantes do estilo 4x4 na américa do sul.

Adiquiri uma bandeirantes jipe curto, ano 1988, a qual pertencia a arquediocese de Vilhena-RO. A aquisião me deixou muito empolgado, pois, meu irmão o João Lucena (membro do forum 4x4brasil), fez ótimos elogios sobre esse jipe.

Quando adquiri o mesmo não possuia maiores luxos, era totlamente desprovida de conforto, foi então que me surgiu a idéia de paulatinamente adaptando alguns acessórios, coloquei caixa de câmbio 5 marchas, tokits na carroceria, bancos concha do Audi A3, amortecedores novos, pneus off road BF 31".
Porém, faltava mais, pois, como a região norte é muito quente, precisava colcoar um ar-condicionado, porém, no mercado não existia nada que pudesse ser encaixado de forma perfeita no painel.

Contudo, em recente contato com um amigo que faz instalação de ar-condicionado em veículos, o mesmo me informou que existia uma caixa-evaporadora muito boa apra tentarmos viabilizar a colocação na toyota no centro do painel. Foi aí que surgiu a idéia de procurar um bom torneiro para fazer a polias que adaptasse perfeitamente no compressor.

Ocorre que corri dali e daqui e não encontrava um torneiro que pudesse satisfazer a minha exigência, já que as polias deveriam ter a devida preparação para no futuro colocar também direção hidráulica.

Em pesquisas nos ferros velhos, conversando com um japonês que conhece demais esses motores, o mesmo me informou algumas especificações que poderiam perfeitamente encaixar no serviço que queria fazer. Então comecei a busca pelas polias do motor OM-366 e 352, salve me engano. Todavia, me deparei com o catálogo da empresa suporte rei, quando lá procurei unir alguns detalhes e encontrei algumas dicas valorzas para quem quer instalar o ar-condicionado no motor OM-314, Om 314-S, Om-364, sem gastar muito.

A empresa suporte rei está fabricando um novo modelo de polia código R3293-P, a mesma vem com três guias de polia, justamente para adaptação do ar-condicionado, e aproveitei para colocar uma nova polia na bomba d'água pegando também uma polia de três guias para ultiliza-la duas guias na bomba do hidráulico, evitando assim que a correia deslize e faça aquele barulho conhecido de correia cantando nas toyotas quando esterçamos a direção.

Assim, evitei gastos desnecessários com serviços de torno para polias, além do mais, essa polia feita pela empresa suporte rei é destinado ao motor OM-364, sendo que ela cai perfetiamente no motor OM-314, OM314-S, logo não haverá qualquer prejuízo o mudança a ser realizado, porque tudo é plug y play.

Para melhor favorecer e facilitar os demais colegas que tenham toyota bandeirantes, riei postar as fotos de todo conjunto, inclusive das adaptações.

Qualquer dúvida é só me postar uma mensagem por MP, ou, me adcionar no MSN ou skype.

abraços a todos

Guiga Tostes
19/05/2010, 13:48
Valeu pelas infos James, ficamos no aguardo das fotos!!!

Qual suporte vc utilizou para o compressor? Se possivel poste as especificações do seu conjunto de ar cond.

Abrs e parabéns peça iniciativa!

Julio Militão
19/05/2010, 18:36
Caro James,

Se tivesse nos procurado teria te dado uma solução. Tú resolvestes oproblema da polia e o suporte do compressor, como fizestes? Na minha fiz um.

Um abraço

estyvybeykr
19/05/2010, 20:19
Caros amigos amantes do estilo 4x4 na américa do sul.

Adiquiri uma bandeirantes jipe curto, ano 1988, a qual pertencia a arquediocese de Vilhena-RO. A aquisião me deixou muito empolgado, pois, meu irmão o João Lucena (membro do forum 4x4brasil), fez ótimos elogios sobre esse jipe.

Quando adquiri o mesmo não possuia maiores luxos, era totlamente desprovida de conforto, foi então que me surgiu a idéia de paulatinamente adaptando alguns acessórios, coloquei caixa de câmbio 5 marchas, tokits na carroceria, bancos concha do Audi A3, amortecedores novos, pneus off road BF 31".
Porém, faltava mais, pois, como a região norte é muito quente, precisava colcoar um ar-condicionado, porém, no mercado não existia nada que pudesse ser encaixado de forma perfeita no painel.

Contudo, em recente contato com um amigo que faz instalação de ar-condicionado em veículos, o mesmo me informou que existia uma caixa-evaporadora muito boa apra tentarmos viabilizar a colocação na toyota no centro do painel. Foi aí que surgiu a idéia de procurar um bom torneiro para fazer a polias que adaptasse perfeitamente no compressor.

Ocorre que corri dali e daqui e não encontrava um torneiro que pudesse satisfazer a minha exigência, já que as polias deveriam ter a devida preparação para no futuro colocar também direção hidráulica.

Em pesquisas nos ferros velhos, conversando com um japonês que conhece demais esses motores, o mesmo me informou algumas especificações que poderiam perfeitamente encaixar no serviço que queria fazer. Então comecei a busca pelas polias do motor OM-366 e 352, salve me engano. Todavia, me deparei com o catálogo da empresa suporte rei, quando lá procurei unir alguns detalhes e encontrei algumas dicas valorzas para quem quer instalar o ar-condicionado no motor OM-314, Om 314-S, Om-364, sem gastar muito.

A empresa suporte rei está fabricando um novo modelo de polia código R3293-P, a mesma vem com três guias de polia, justamente para adaptação do ar-condicionado, e aproveitei para colocar uma nova polia na bomba d'água pegando também uma polia de três guias para ultiliza-la duas guias na bomba do hidráulico, evitando assim que a correia deslize e faça aquele barulho conhecido de correia cantando nas toyotas quando esterçamos a direção.

Assim, evitei gastos desnecessários com serviços de torno para polias, além do mais, essa polia feita pela empresa suporte rei é destinado ao motor OM-364, sendo que ela cai perfetiamente no motor OM-314, OM314-S, logo não haverá qualquer prejuízo o mudança a ser realizado, porque tudo é plug y play.

Para melhor favorecer e facilitar os demais colegas que tenham toyota bandeirantes, riei postar as fotos de todo conjunto, inclusive das adaptações.

Qualquer dúvida é só me postar uma mensagem por MP, ou, me adcionar no MSN ou skype.

abraços a todos

James irmão do João, só pra enriquecer mais um golinho:

Nos motores MB 366 com bomba de hidraulica e compressor de ar tocados por polia é possivel encontrar polia da bomba d'água com quatro vias, duas para - Vira + Alternador + Bomba d'àgua e mais duas vias menores uma para a bomba hidraulica e ouitra para compressor de ar comprimido. Esta ultima, que no nosso caso poderá ser usado para o compressor de ar condicionado.

Fiz um rolo danado nesta explicativa, mas tenho certeza que me fiz entender. :concordo:

Estevão

hercilio.neto
20/05/2010, 13:23
James,

Manda mais detalhes da caixa evaporadora.

HERCILIO NETO

James Nicodemos
22/05/2010, 21:01
Caro amigo GUIGA TOSTES

O suporte tive que mandar confeccionar, pois, contatei os nossos amigos da suporte rei e kitfixar, e os mesmos me disseram que não fabricavam o kit para o motor 314, levando em conta esse fator resolvi procurar um torneiro bom e disposto a realizar o serviço com paciência e precisão. Pois precisava de um suporte que respondesse a altura a vibração do motor e mais variadas condições de estrada que sempre pegamos com as viaturas.
Assim encontrei um senhor de paciência notável e que conseguiu atinder ao que pedi. O suporte é meio rústico, mas, está de boa.

Estou colocando as mais variadas fotos para todos possam ver.

abraços

James Nicodemos
23/05/2010, 18:07
Meu Amigo Julio Militão

Quero pedir minhas desculpas em não lhe procurar, mas, pensei que fosse houvesse desisitido de mexer com as band; só fiquei sabendo que vc ainda mexia, quando estive na remopeças e foram me mostrar um 314, que estavam dando uma uograde. Rapaz o trabalho vai ficar show de bola. Vc também vai turbinar?

Com relação as polias eu comprei a polia que a empresa suporte rei está fabricando de 3 canaletas e outra para bomba d'água de 3 canaletas do motor OM-366, não coloquei a de 4 canaletas porque pensei que fosse pesar na bomba d'água.

A caixa evaporadora coloquei um modelo que segundo o distribuidor é lançamento, acho que somente aqui em rondônia, porque lá fora já deve ter. Esse modelo é fabricado na china, parece ser bom, pois, tem surtido resultados a temperatura interna na cabina fica agradável. Tenho perdido um pouco de qualidade porque não fiz o isalamento acústico. Pretendo realizar uma reforma prá lá de bacana.

Olha se quiser verificar tudo me telefona que passo onde vc estiver. O meu celular vc já sabe.

Olha as fotos que enviei, vou postar mais algumas.

abraços

James

James Nicodemos
23/05/2010, 18:11
Camarada Estyvybykr

Obrigado pela dica, eu até encontrei essa polia de 4 vias do 366, mas, fiquei meio receioso de colocar tanta coisa numa só polia, poderia força muito o eixo da bomba d'água. Preferi dividir tudo, para assim conseguir um equilibrio perfeito em todo conjunto. Coloquei a de 3 vias também do motor 366.

Coloquei algumas fotos, assim vc poderá ver e se for o caso repassar para algum amigo ou colega que goste das bands. Vou postar mais fotos.

Abraços

James

James Nicodemos
23/05/2010, 18:14
Camarada Hercílio

Coloquei algumas fotos da caixa evaporadora, vou ver se pego o código da caixa e passo para todos. O encaixe ficou perfeito, só alguns ajustes e pronto, tudo devido a proximidade com a alavanca de cãmbio e do engate 4wd e redução.

abraços

James

zoega
23/05/2010, 18:47
No mercado livre tem algumas caixas evaporadoras interessantes que servem para adaptações, inclusive essa 1a, parece ser igual a que o James comprou...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141286091-caixa-evaporadora-universal-12-volts-para-adaptacoes-zero-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142618404-caixa-evaporadora-universal-_JM

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
24/05/2010, 08:42
Zoega o primeiro anuncio da caixa evaporadora e igual a que meu irmao colocou na band dele.

Guiga Tostes
24/05/2010, 12:04
Caro amigo GUIGA TOSTES

O suporte tive que mandar confeccionar, pois, contatei os nossos amigos da suporte rei e kitfixar, e os mesmos me disseram que não fabricavam o kit para o motor 314, levando em conta esse fator resolvi procurar um torneiro bom e disposto a realizar o serviço com paciência e precisão. Pois precisava de um suporte que respondesse a altura a vibração do motor e mais variadas condições de estrada que sempre pegamos com as viaturas.
Assim encontrei um senhor de paciência notável e que conseguiu atinder ao que pedi. O suporte é meio rústico, mas, está de boa.

Estou colocando as mais variadas fotos para todos possam ver.

abraços

Obrigado pelas infos James, ficou muito bom mesmo! Gostei também da evaporadora, ficou com um tamanho bom!:palmas:

Na minha Band o problema é que precisarei colocar o compressor do lado oposto ao que vc volocou...pois não tenho espaço devido as tubulações da turbina/intercooler.

Realmente o caminho será um suporte artesanal mesmo!

Abrs

James Nicodemos
24/05/2010, 23:07
Camarada Guiga Torres

A título de sugestão tem uma empresa em Ribeirão Preto, que fabrica o coletor para o motor OM-314 e OM-364 ao que tudo indica alguns colegas daqui de Porto Velho, colocaram na toyota e não tiveram que desloar o compressor para o outro lado, pois, o espaço seria pequeno para colocar tanto a bomba hidráulica como o compressor.

A minha sugestão seria procurar fazer um suporte do lado esquerdo mesmo, eu pretendo também turbinar intecoolar a minha. Qaulquer coisa te passo o telefone da empresa em ribeirão.

abraços

James

James Nicodemos
24/05/2010, 23:10
Caro Zoega

Vc tem toda razão, realmente esse primeiro modelo é idêntico ao que coloquei na minha. E o custo é muito em conta. Vale a pena comprar e instalar.

Grande abraço

James

Guiga Tostes
25/05/2010, 13:37
Camarada Guiga Torres

A título de sugestão tem uma empresa em Ribeirão Preto, que fabrica o coletor para o motor OM-314 e OM-364 ao que tudo indica alguns colegas daqui de Porto Velho, colocaram na toyota e não tiveram que desloar o compressor para o outro lado, pois, o espaço seria pequeno para colocar tanto a bomba hidráulica como o compressor.

A minha sugestão seria procurar fazer um suporte do lado esquerdo mesmo, eu pretendo também turbinar intecoolar a minha. Qaulquer coisa te passo o telefone da empresa em ribeirão.

abraços

James

Obrigado pela dica James! A diferença é que na minha Band o coletor é dimensionado e a boca da turbina fica voltada para a dianteira do carro e com isso os mangotes passam no local onde ficaria o compressor. Por isso só posso instalar do lado esquerdo(olhando a Band de frente) proximo a bomba da hidraulica. Sera que este pessoal de Ribeirão Preto faz suporte para instalação do lado esquerdo?

Abrs

Julio Militão
26/05/2010, 14:25
Meu Amigo Julio Militão

Quero pedir minhas desculpas em não lhe procurar, mas, pensei que fosse houvesse desisitido de mexer com as band; só fiquei sabendo que vc ainda mexia, quando estive na remopeças e foram me mostrar um 314, que estavam dando uma uograde. Rapaz o trabalho vai ficar show de bola. Vc também vai turbinar?

Com relação as polias eu comprei a polia que a empresa suporte rei está fabricando de 3 canaletas e outra para bomba d'água de 3 canaletas do motor OM-366, não coloquei a de 4 canaletas porque pensei que fosse pesar na bomba d'água.

A caixa evaporadora coloquei um modelo que segundo o distribuidor é lançamento, acho que somente aqui em rondônia, porque lá fora já deve ter. Esse modelo é fabricado na china, parece ser bom, pois, tem surtido resultados a temperatura interna na cabina fica agradável. Tenho perdido um pouco de qualidade porque não fiz o isalamento acústico. Pretendo realizar uma reforma prá lá de bacana.

Olha se quiser verificar tudo me telefona que passo onde vc estiver. O meu celular vc já sabe.

Olha as fotos que enviei, vou postar mais algumas.

abraços

James

Caro James,
a
Não desisti não, esse nosso negócio é vício! A minha já era turbinada e tem um suporte que mandei fazer para o compressor do ar, só que fica do lado contrário da turbina. Em se falando de ar condicionado, um ponto importante é a eficiência da caixa condensadora, quanto melhor a troca de calor, mais ganho na evaporadora.
No momento estou fora de Porto Velho, a trabalho, volto no domingo, agendamos um encontro depois lá na oficina do Douglas,

Um abraço

Papeco
26/05/2010, 14:48
Prezados,

Instalei recentemente meu ar condicionado, trata-se de um compressor denso 6p (não sei o que sgnifica isto), minha caixa evaporadora possui 2 motores e tem 5 saidas de ar, paguei em tudo zero, instalado e com um ano de garantia + 3 revisões incluidas R$ 2.600,00, meu problema é que gela tanto que embaça tudo, 30 minutos ligados e a mão fica dormente, minha esposa ta levando edredon. hehehe ficou realmente muito frio, segue fotos.

Fe_jipeiro
26/05/2010, 15:04
Papeco,

Blza?? Passa o caminho das pedras ... Onde vc fez a instalação???

Abs,

Papeco
27/05/2010, 16:48
Fe jipeiro,

Eu fiz a instalção na Crimac aqui em Salvador, é considerada uma das melhores lojas, instala para as principais concessionárias, e fizeram uma excelente adaptação, coloquei o mesmo sistema de carro forte, eles me falaram que eu estava exagerando, realmente, meu carro gela tanto que em uma viagem de uma hora eu desligo umas 6 a 8 vezes, e olha que a Bahia é sempre verão.
Vou passar o contato do vendedor, liga para ele ou se quiser posso ver no manual do usuario se possui as referências.

Meu conselho para quem tá em SP, olha no google lojas que trabalham com Denso e manda um e-mail dizendo o que quer, aqui usado iria custar R$ 1.700,00 optei pelo novo.

Podem falar em meu nome, Paulo da Band cabine dupla
071 8713-3952 Dionisio.

Se quiserem mais fotos de algo é só falar!

Papeco
27/05/2010, 16:53
Segue mais fotos do gela saco (melhor congela saco).

Fe_jipeiro
27/05/2010, 16:58
Papeco,

Valeu pelas dicas !!! Parabens, ficou show !

Abs...

Lvedovello
27/05/2010, 20:12
Obrigado pelas infos James, ficou muito bom mesmo! Gostei também da evaporadora, ficou com um tamanho bom!:palmas:

Na minha Band o problema é que precisarei colocar o compressor do lado oposto ao que vc volocou...pois não tenho espaço devido as tubulações da turbina/intercooler.

Realmente o caminho será um suporte artesanal mesmo!

Abrs

Fala Guiga, blz?

Nada que o João (4WD) não consiga dar um jeito....

Abraço!

James Nicodemos
27/05/2010, 23:23
Grande Papeco

Pelo jeito estamos no mesmo barco, constribuindo e muito para os nossos amigos que possuem band; olha só eu até tive a oportunidade de colocar essa mesmo evaporadora na toyota, porém, achei um tanto exagero, porque com certeza iria gelar demais e ter de desligar. O que manda mesmo é a evaporadora, quanto mais capacidade volumetrica em btus, vc obtém uma climatização melhor, tudo segundo o consultor que me vendeu e instalou na minha.

A titulo de sugestão para melhorar a situação de muito frio, experimente modular a temperatura para um nível que nem congele muito e nem fique muito quente. Se vc usa insufilm isso contribui também para os raios solares não penetrarem no interior e o resfriamento ser rápido permenecendo inalterado por longo período.
A evaporadora que instalei na minha tinge uma temperatura agradável, o problema que ainda não coloquei isolamento externo na caixa de fogo e internamente o que representaria um ganho a mais. O que pretendo fazer agora é reforma-la por inteiro e utilizar a pintura fosca que está saindo na moto DAFRA APACHE. Assim vou harmonizar todo conjunto para que atenda as minhas expectativas, inclusive adicionar ao conjunto uma turbina, guincho mecânico dianteiro e elétrico traseiro.

Apesar que tenho um amigo que sua irmã está indagando se não vendo a viatura, falei que vendo, triste da hora que falei isso, agora terei que manter a palavra porque a mulher se viciou na band. risos.

Olha só papeco se quiser trocar idéias me adiciona no msn, isso serve também para os demais colegas do fórum.

abraços

James

Papeco
31/05/2010, 19:12
Vlw James,

Realmente minha caixa evaporadora ficou muitoooooo forte, e em alguns momentos tenho desligado o ar, não tem como eu regular a temperatura (pelo menos facilmente) pois como estou colocando muitas coisas na viatura optei por utilizar o espaço original do ventilador, desta forma perdi o controle de temperatura.

Meu tratamento termo acustico foi simples, funcional e muito bonito, mas recomendo mesmo é colocar o venilon por cima da forração desta forma evita umidade.

James Nicodemos
01/06/2010, 00:11
Grande Papeco

Desculpe a ignorância, mas, esse material venilon eu não conheço pelo menos pelo nome, creio que aqui chamem por outro nome. assim se vc puder me ajudar, fico grato.

abraços

james

Papeco
01/06/2010, 18:24
James,

Cara eu também não conhecia e não sei se o nome está 100% certo, quem me vendeu foi o proprio capoteiro, mas não é dificil de achar, é uma especie de lona propria para carros, você encontra em casas de capotaria, dê uma olhada na foto e veja se dá para te esclarecer.
Qualquer coisa me procura!

James Nicodemos
19/06/2010, 22:52
O seguinte no mercado temos diversos produtos, mas, o aconselhavél mesmo, antes de fazer o isolamento acústico com as reconhecidas mantas ou isoladores, seria derreter o CM-30 (pinche), aquele que é vendido em barra, vc aquece até que vire uma líquido betuminoso. Vc derrama aos poucos no assoalho e depois aguarda secar. Fica uma maravilha, mas, antes de tudo vc precisa fazer uma funilaria geral na carroceria, para depois colcoar esse produto, nunca mais terá problema de ferrugem e o isolamento fica dez. Após a colocação e secagem vc pode colocar por cima esse venilon. Tudo isso contribui para melhor o conforto e acúsitca interna.
Posso indicar também para a parte debaixo da carroceria o produto chamado inertufe, muito usado no meio naval, ótima impermeabilização e proteção contra as intemperies. Vida longa a carroceria.
Vou psotar mais fotos de evaporadoras no mercado e dos produtos que acabei de falar. abraços

James Nicodemos
19/06/2010, 23:18
Este é o nome correto do pruduto a ser usado para proteger a carroceria por baixo e por dentro se for o caso.

INTERTUF VINYL JVA003

Charles Noronha
27/01/2011, 19:11
Estou querendo comprar uma bandeirante fechada e gostaria de saber se é possível colocar o ar condicionado no meio e sem a marcha ficar batendo nele, mais sem cortar o console central.

elmestizo
27/01/2011, 19:27
OPs...

Já vi colocar no meio, mas deram um calor na alavanca de cambio e a mesma foi entortada para tras...

... nas band´s mais novas >93, que já tem a caixa de ar, impossivel, sem tirar a caixa de ar da ventilação forçada!

abrass

Bernardo Hoelz
27/01/2011, 20:12
Estou querendo comprar uma bandeirante fechada e gostaria de saber se é possível colocar o ar condicionado no meio e sem a marcha ficar batendo nele, mais sem cortar o console central.

Compra a band 98 do LM que já vem com td e até ar quente. :mrgreen:

elmestizo
27/01/2011, 20:58
e até ar quente. :mrgreen:

Ar quente original é coisa rara.

minhastrilhas
28/01/2011, 12:01
Pessoal,
comprei um AC da Densul pra minha Band 95 cab. simples.
1) Vai ter que tirar a ventilação antiga ou pelo menos a caixa central correto?

2) Vou perder o ar forçado do vidro? Será que tem como mantê-lo?

abs

dudu83
28/01/2011, 15:18
Pessoal,
comprei um AC da Densul pra minha Band 95 cab. simples.
1) Vai ter que tirar a ventilação antiga ou pelo menos a caixa central correto?

2) Vou perder o ar forçado do vidro? Será que tem como mantê-lo?

abs

com o ar condicionado a ventilaçao do vidro se torna desnecessaria, instalei a minha evaporadora no local "original" e me arependi o melhor e instalar no local da ventilçao forcada ali no meio, mas antes tem que ver se a evaporadora cabe tem alguns modelos que cabem se mexer na alavanca e outros que tem que "entortar" a alavanca, mas essa caixa de van igual da foto deve ser o bixo...

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
28/01/2011, 15:38
Essa caixa evaporadora da van deve virar um frigorifico.

minhastrilhas
30/01/2011, 18:57
dudu83,
voce tem fotos dos componentes do AC dentro do motor? Gostaria de ver como fica e ter idéia de como instalarão todo este conjunto no motor. Seguem algumas fotos do AC adquirido na Densul.

elmestizo
30/01/2011, 19:41
Qto saiu esse kit?

minhastrilhas
30/01/2011, 20:18
Qto saiu esse kit?

Caro elmestizo,
saiu a R$ 2.200,00 + postagem (R$26,00). Acho q no site já subiu para R$ 2.300,00.

www.densul.com.br (http://www.densul.com.br)

Grande abraço.

dudu83
30/01/2011, 22:15
dudu83,
voce tem fotos dos componentes do AC dentro do motor? Gostaria de ver como fica e ter idéia de como instalarão todo este conjunto no motor. Seguem algumas fotos do AC adquirido na Densul.

esse kit é otimo heim, na minha retirei de outra bandeirante com ar original e foi super facil, esse kit é muito parecido com o original, da pra instalar em casa!!! vou compra um desses pra minha outra bandeirante, pra instalar vai ter que retiar o radiador e de preferencia o suporte dele pra nele instalar o suporte do radiador do ar, o compresor fica embaixo do alternador, o filtro secador tbm fica apoiado no suporte do radiador, as mangueiras vc passa rente da lata onde fica escrito bandeirante e depois por tras da bateria, vai ter que fazer 2 furos na lata pra passar as mangueiras, mais ou menos atras da bateria, tbm tem que fazer um furo mais embaixo pra escoar a agua que sai da evaporadora, depois qu edefinir o lugar pra colocar a caixa evaporadora e so ligar o fio na bateria e pronto e so levar numa loja de ar condicionado e colocar o gas:concordo:, depois tiro umas foto sdo ar da minha...

minhastrilhas
30/01/2011, 22:46
esse kit é otimo heim, na minha retirei de outra bandeirante com ar original e foi super facil, esse kit é muito parecido com o original, da pra instalar em casa!!! vou compra um desses pra minha outra bandeirante, pra instalar vai ter que retiar o radiador e de preferencia o suporte dele pra nele instalar o suporte do radiador do ar, o compresor fica embaixo do alternador, o filtro secador tbm fica apoiado no suporte do radiador, as mangueiras vc passa rente da lata onde fica escrito bandeirante e depois por tras da bateria, vai ter que fazer 2 furos na lata pra passar as mangueiras, mais ou menos atras da bateria, tbm tem que fazer um furo mais embaixo pra escoar a agua que sai da evaporadora, depois qu edefinir o lugar pra colocar a caixa evaporadora e so ligar o fio na bateria e pronto e so levar numa loja de ar condicionado e colocar o gas:concordo:, depois tiro umas foto sdo ar da minha...

dudu83,

vou instalar em Belo horizonte-mg. Preço por volta de R$ 1.000,00 (que dureza viu!!!)....

O radiador do ar vai na frente então, junto com a ventoinha? Vai ficar bacana heim?!??!?!

Me manda as fotos aí cara... valeu!

dudu83
30/01/2011, 22:59
dudu83,

vou instalar em Belo horizonte-mg. Preço por volta de R$ 1.000,00 (que dureza viu!!!)....

O radiador do ar vai na frente então, junto com a ventoinha? Vai ficar bacana heim?!??!?!

Me manda as fotos aí cara... valeu!

vixe r$1.000:discordo::discordo: ta muuuito caro, R$300,00 mais R$100,00 do gas tava muuuito bem pago... o trampo é facil o radiador do ar fica na frente e a ventuinha na frente dele, com uma furadeira com broca copo mais um jogo de chaves de boca da conta nao tem segredo naum,pra retirar de uma band e instalar na outra gastei 1 dia de serviço, e so tirar os farois a grade e o painel frontal e depois o radiador como eu disse anteriormente..

astickel
31/01/2011, 09:23
Olá pessoal,

Estou justamente pesquisando o mesmo tema. Um instalador de SP, o Josenildo da Karfrio me disse que tem como instalar o ar através da saída existente do ar forçado, a caixa evaporadora vai embaixo do porta luvas e comunica com a saída de ar existente, assim dá para usar o seletor de direcionamento do ar (vidros e pé). Não sei exatamente o tamanho da evaporadora, sei que ela é mais quadrada...

A desvantagem é que ele disse que perde um pouco da potência, pois o ar "viaja" da evaporadora até a caixa de saída e "perde" frio no caminho.

Mas gostei deste kit. O Josenildo está cobrando R$3.000,00 com peças e M.O.

Abs

volpevolpe
31/01/2011, 18:44
Saudacoes!!!!
Aproveitando o gancho. Um KIT semelhante a esse e vendido na http://www.technoauto.com.br/ pelo preco de $1500,00 exceto pelo suporte de compressor, alias, que tem sido o meu calcanhar de Aquiles....pois, esse KIT nao vem com o suporte e eu nao encontro em lugar nenhum e nem fotos como fazer ou instala-lo, se alguem tiver alguma informacao nesse sentido, por favor, poste fotos dele...Grato.

astickel
31/01/2011, 20:14
Olá Volpe,

Qual kit que você comprou, não tem nenhum específico para toyota...

Abs

dudu83
31/01/2011, 23:46
Saudacoes!!!!
Aproveitando o gancho. Um KIT semelhante a esse e vendido na http://www.technoauto.com.br/ pelo preco de $1500,00 exceto pelo suporte de compressor, alias, que tem sido o meu calcanhar de Aquiles....pois, esse KIT nao vem com o suporte e eu nao encontro em lugar nenhum e nem fotos como fazer ou instala-lo, se alguem tiver alguma informacao nesse sentido, por favor, poste fotos dele...Grato.

O suporte qualquer torneiro faz olhado a foto do kit da denso, o problema ´eo tamanho da polia...

minhastrilhas
01/02/2011, 11:13
O suporte qualquer torneiro faz olhado a foto do kit da denso, o problema ´eo tamanho da polia...

Hmmmmm....
mais barato então heim? mas engraçado, este AC seria mais barato que um AC de fusca por exemplo? na Techno auto.

Volpe, se precisar de fotos detalhadas é só avisar que posto aqui. POr enquanto ainda não tive tempo de instalar o AC.

*** Estes ACs da Densul são os mesmos fabricados para a Toyota (pelo que levantei), então acredito que seja "quase"o original mesmo. (???)

abs

volpevolpe
01/02/2011, 11:41
Bom dia a todos!
O KIT que comprei (ainda nao entregue), segundo a Technoauto e compativel com o original e com opcao de 3 modelos de evaporadores. Assim que chegar posto fotos e detalhes.
Minhastrilhas - vou querer suas fotos sim, obrigado.
Dudu83 - nao entendi a dificuldade do tamanho da polia. Nao e padrao?:putz:

dudu83
01/02/2011, 15:13
Bom dia a todos!
O KIT que comprei (ainda nao entregue), segundo a Technoauto e compativel com o original e com opcao de 3 modelos de evaporadores. Assim que chegar posto fotos e detalhes.
Minhastrilhas - vou querer suas fotos sim, obrigado.
Dudu83 - nao entendi a dificuldade do tamanho da polia. Nao e padrao?:putz:

a polia do compresor sim, mas a polia que vai no motor ?

volpevolpe
01/02/2011, 21:24
Boa noite.
Dudu83 - nao sei exatamente o diametro, mas algumas empresas vendem um KIT (ferragens) composto por: polia do motor, suporte e correia. O problema e que a unica empresa que me respondeu nao vende direto ao consumidor e o representante que ele indicou nao tem o produto (?!?!?! :-?). E o unico KIT completo com suporte, polia motor e etc que vi e aquele que nosso amigo pagou $2200.00. Talvez ele possa nos dizer a medida.

minhastrilhas
01/02/2011, 21:53
Boa noite.
Dudu83 - nao sei exatamente o diametro, mas algumas empresas vendem um KIT (ferragens) composto por: polia do motor, suporte e correia. O problema e que a unica empresa que me respondeu nao vende direto ao consumidor e o representante que ele indicou nao tem o produto (?!?!?! :-?). E o unico KIT completo com suporte, polia motor e etc que vi e aquele que nosso amigo pagou $2200.00. Talvez ele possa nos dizer a medida.

Volpe,
Segue mais duas fotos do AC. Agora no tópico tem 7 fotos, ok?

A polia mede 17,5 cm de diametro.
O sulco da polia possui 0,8cm de profundidade e é em "V", devido a correia.
A correia é goodyear 13AV0970 - 17383

Eu nao gostei do kit de parafusos de fixação pois são de alumínio. Quando marcar a instalação vou solicitar a troca por parafusos de aço.

abs

fabiano soriano
02/02/2011, 00:11
Saudacoes!!!!

A instalação do suporte do compressor é o mais complicado, pois é dificil encontrar espaços para instalação, principalmente se tiver turbo com intercooler, direção hidraulica e snorkel com filtro seco.

Eu fiz o meu aqui em sumaré mesmo, ficou muito resistente, se quiser dar uma olhada entra neste tópico "ar condicionado vs. turbo" que tem informações por lá.

Abrass

volpevolpe
02/02/2011, 10:09
Bom dia.
Obrigado pelas fotos e informacoes.
Pelo que entendi o suporte e para ser instalado no lado da saida de escape. MInha Band ta com motor 709 e achei que o compressor seria do lado da bomba de diesel!?!?

valeriano
02/02/2011, 10:58
Bom dia.
Pelo que entendi o suporte e para ser instalado no lado da saida de escape. MInha Band ta com motor 709 e achei que o compressor seria do lado da bomba de diesel!?!?

Que eu saiba, o compressor para o motor OM364 é do lado direito. O compressor que vai do lado esquerdo é o do OM314.

dudu83
02/02/2011, 11:04
Boa noite.

realmente o unico que encontrei foi esse e eles nao vendem direto ao consumidor:parede:, mas apedsar de achar facil a confecçao do suporte to pendendo pra comprar esse kit igual do amigo...

dudu83
02/02/2011, 11:04
Bom dia.

esse kit das fotos é para motor 14b....

Cesar Machado
03/02/2011, 12:08
Aqui no Rio tem uma empresa que faz o suporte para band e vende um kit (apenas para o suporte), incluindo a polia e os parafusos para instalação.

JJ suportes
tel. 3351 9077 7819 6868 nextel ID 23*333558 ou 23*33357

Procure o Francisco ou Joel e diga qual o motor do carro.

Um abraço

Dimasi
03/02/2011, 20:05
Valew Cesar !!! :concordo:
Era extamente isso que eu tava precisando para fechar o pacote do ar.

tavio_g
04/02/2011, 16:51
Pessoal que tem o motor mercedes.
tem como por o compressor do lado original(passageiro) sem o famoso e raro suporte.
na minha está assim.
faz-se um suporte preso no parafuso do motor e outro nos parafusos da tampa do respiro do motor(sem foto é fogo) e a correia, liga-se na bomba da DH.
Antes que falem que nao é bom ligar na Dh, ok gosto é gosto. na minha está assim a mais de 1 ano sem problemas.
nao canta correia, folga nem nada.
ficou 10.
dentro, cortei a parte do cinzeiro e radio e embuti ali uma caixa universal de 12.000 btus.
ficou 10. gela pacas.

Dimasi
04/02/2011, 17:50
Fotos please !

feitosac
04/02/2011, 23:59
Amigos,
Só para esclarecer, na minha Band 91 , motor OM-364 (709) o compressor do ar, original de fábrica, fica no lado do carona.
Abraços.

Julio Militão
05/02/2011, 00:47
Caro companheiro,

Posta as fotos da adaptação da caixa universal!

Obrigado

Pessoal que tem o motor mercedes.
tem como por o compressor do lado original(passageiro) sem o famoso e raro suporte.
na minha está assim.
faz-se um suporte preso no parafuso do motor e outro nos parafusos da tampa do respiro do motor(sem foto é fogo) e a correia, liga-se na bomba da DH.
Antes que falem que nao é bom ligar na Dh, ok gosto é gosto. na minha está assim a mais de 1 ano sem problemas.
nao canta correia, folga nem nada.
ficou 10.
dentro, cortei a parte do cinzeiro e radio e embuti ali uma caixa universal de 12.000 btus.
ficou 10. gela pacas.

tavio_g
07/02/2011, 09:21
vou tirar ums fotos hj a noite e amanha posto.

abraços

tavio_g
08/02/2011, 09:19
Segue as fotos conforme prometido

tavio_g
08/02/2011, 09:20
mais fotos

tavio_g
08/02/2011, 09:21
ultimas fotos

Dimasi
08/02/2011, 19:28
Muito boa solução :concordo:. Achei que tinha estragado o painel, mas ficou bom !
Abs.

hercilio.neto
08/02/2011, 20:43
Excelente.
O painel ficou melhor do que com a caixa original.

minhastrilhas
09/02/2011, 13:40
Tavio,

voce colocou o AC a muito tempo? Como está a Band quanto a temperatura, normal?

Pergunto porque já vi relatos de Bands com aquecimento acima do normal após instalação do AC.

Vou instalar o meu AC a semana que vem, e posto fotos aqui também. Abraço a todos!

tavio_g
09/02/2011, 14:32
bom... vamos lá.
aquecer, mais aquece mesmo. é normal.
quando coloquei o ar, junto coloquei uma ventoinha de 10 pás.
aquela que ventila bem pacas... e nunca tive problemas.
quebrei ela numa trilha e voltei a original. a temperatura nao mudou nada.
tenho termometro mecanico e sempre fica entre 85 e 90 graus, no 364 é normal.
agora... quando coloquei o turbo, ai ela começou a esquentar mais qdo pisa na subida, com o ar ligado mais ainda.
para isso comprei uma helice de 8 pás em aluminio e tá na mao uma valvula termostatica que abre 10 graus antes. vou tentar com a helice primeiro e se nao der coloco a valvula.
ahh mudei também o radiador pra 4 canaletas, ele fica mais grosso e refrigera melhor. mas tudo isso por conta do turbo. com o ar nao precisei fazer nada.
abraços

minhastrilhas
09/02/2011, 17:09
bom... vamos lá.
aquecer, mais aquece mesmo. é normal.
quando coloquei o ar, junto coloquei uma ventoinha de 10 pás.
aquela que ventila bem pacas... e nunca tive problemas.
quebrei ela numa trilha e voltei a original. a temperatura nao mudou nada.
tenho termometro mecanico e sempre fica entre 85 e 90 graus, no 364 é normal.
agora... quando coloquei o turbo, ai ela começou a esquentar mais qdo pisa na subida, com o ar ligado mais ainda.
para isso comprei uma helice de 8 pás em aluminio e tá na mao uma valvula termostatica que abre 10 graus antes. vou tentar com a helice primeiro e se nao der coloco a valvula.
ahh mudei também o radiador pra 4 canaletas, ele fica mais grosso e refrigera melhor. mas tudo isso por conta do turbo. com o ar nao precisei fazer nada.
abraços

Otavio,
no meu caso é um motor 14b.
Estou com a Band a 2 meses e dando aquela geral, ajustei parte elétrica, revisao mecanica, com troca de valvula termostatica, limpeza radiador, freios, correia, etc...

Com isso a temperatura ficou redonda! no meio do marcador, provavel 90 graus.

Agora com o AC tá minha dúvida, vamos ver!

A ventuinha do AC liga direto, com ar ligado claro? esse vento vai para o radiador também entao, não?

abs

tavio_g
10/02/2011, 11:53
sim. a ventoinha manda o ar tb pro radiador.
hoje ela nao está automatica qdo liga o ar, mas deixei um botao especifico para ela no painel.
ligo qdo estou na trilha ou em baixa velocidade para ajudar o ar a gelar mais e também para ajudar na refrigeração.
muitos dizem que nao precisam, mas tá lá.
pode até ser que atrapalhe um pouco a entrada de ar.
como disse, no meu caso por causa do turbo esquentou mais.
se tudo que eu fizer nao resolver, ai tiro e vejo se melhora e se ela atrapalha mais que ajuda.
ahh se conselho fosse bom... vendiamos, mas eu confio só no marcador mecanico. tenho um de oleo(pressao) e agua. são precisos e com isso elimino interferencias eletricas que podem mudar a leitura.

att.

Julio Militão
11/02/2011, 01:42
Valeu a dica da posição da caixa evaporadora!

Segue as fotos conforme prometido

Dimasi
08/03/2011, 15:25
Depois de alguns contratempos. Demora na entrega, Kit enviado errado, finalmente o A/C foi instalado. Só não deu para testar a vera pq desde que instalei, o tempo esfriou :mrgreen:. A instalação não ficou primorosa, mas o principal tá feito. O resto eu vou ajeitando. Como diz o ditado " se quer bem feito, faça vc mesmo".
Seguem fotos.

Abs

Dimasi
08/03/2011, 15:36
mais fotos

valeriano
09/03/2011, 02:04
Depois de alguns contratempos. Demora na entrega, Kit enviado errado, finalmente o A/C foi instalado. Só não deu para testar a vera pq desde que instalei, o tempo esfriou :mrgreen:. A instalação não ficou primorosa, mas o principal tá feito. O resto eu vou ajeitando. Como diz o ditado " se quer bem feito, faça vc mesmo".
Seguem fotos.

Abs

Show!
A sua Band é curta ou longa?
To pensando em instalar o ar na minha também, mas to com medo dessa caixa evaporadora não dar conta do recado.
Ao mesmo tempo, acho que a caixa evaporadora de van é muito trombolhão e tomaria um espaço importante na Band (eu estou preparando ela pra conseguir dormir dentro).
Será que essa caixa dá conta de gelar a Band longa?

Dimasi
09/03/2011, 22:12
Valeriano
A minha e curta. Eu acho que que na longa não dá conta não. Eu nunca ví, mas já me falaram que em band longa usam duas caixas. Uma na frente e outra atrás em cima. Aí fica show. Só tem que ver o esquema de passar os tubos sem ficar feio. Na minha, com 34ºC do lado de fora, consigo 22ºC. Tá ótimo, mas desconfio que com 40ºC debaixo do solão não vai dar conta. Mas tb é pedir demais :mrgreen:

Abs
Fabiano

minhastrilhas
09/03/2011, 22:51
Valeriano
A minha e curta. Eu acho que que na longa não dá conta não. Eu nunca ví, mas já me falaram que em band longa usam duas caixas. Uma na frente e outra atrás em cima. Aí fica show. Só tem que ver o esquema de passar os tubos sem ficar feio. Na minha, com 34ºC do lado de fora, consigo 22ºC. Tá ótimo, mas desconfio que com 40ºC debaixo do solão não vai dar conta. Mas tb é pedir demais :mrgreen:

Abs
Fabiano

Dimasi,
acho que para minha Band cab. simples estou quase a optar por colocar a caixa embaixo do porta luvas mesmo.... Acho que o carona vai ficar privilegiado, mas.....

A opção do Otavio é legal, mas prefiro não cortar a parte do cinzeiro e som por enquanto.

Mas quero tratar isto direto com o instalador, pois de repente ele tem alguma idéia. Vejo que também não temos muitas opções, pois o espaço é bem limitado nas bands, ainda mais curtas e cab. simples. Vamos ver!

abs a todos

Cesar Machado
10/03/2011, 07:38
Allan.
Considere que com os compartimentos e a cama, sobrará menos espaço no interior da band, o que certamente influi, para melhor, na eficiëncia do Ar Condicionado.

Minhas trilhas.

Para instalar o AC no meio, sem cortar a parte do cinzeiro, vc pode entortar as alavancas do cämbio e da reduzida.

Fiz no meu jipe antigo e farei no novo.
S[o náo tenho como postar fotos ainda, pois o jipe antigo já foi vendido.

Um abraço

fabiano soriano
11/03/2011, 22:04
Otavio,

quando instalei o suporte e o compressor do A/C na minha band, também coloquei esta helice de 10 pás de plástico, como eu já tinha o intercooler do turbo, já troquei a hélice original por esta de plástico prevendo o aumento da temperatura com mais uma interferência para o radiador, que foi o condensador do A/C. Realmente a hélice puxa muito vento e o sistema funcionava sem maiores problemas, até que uma trilha e tchau uma pá.....:confused: Sorte que não bateu no radiador e nem furou nenhuma mangueira de água.
Agora substituí pela hélice de 8 pás de alumínio e te conto que a eficiência desta hélice é tão boa ou até maior do que a de 10 pás de plástico, acredito que a temperatura até baixou uns 3 graus.

Mas com relação a posição do evaporador, no meu caso tive que fazer o famoso "gela saco" por causa do acionamento do bloqueio traseiro macrotorque, que fica entre as alavancas de cambio e tração.

segue fotos..

Julio Militão
12/03/2011, 11:52
Otavio,

quando instalei o suporte e o compressor do A/C na minha band, também coloquei esta helice de 10 pás de plástico, como eu já tinha o intercooler do turbo, já troquei a hélice original por esta de plástico prevendo o aumento da temperatura com mais uma interferência para o radiador, que foi o condensador do A/C. Realmente a hélice puxa muito vento e o sistema funcionava sem maiores problemas, até que uma trilha e tchau uma pá.....:confused: Sorte que não bateu no radiador e nem furou nenhuma mangueira de água.
Agora substituí pela hélice de 8 pás de alumínio e te conto que a eficiência desta hélice é tão boa ou até maior do que a de 10 pás de plástico, acredito que a temperatura até baixou uns 3 graus.

Mas com relação a posição do evaporador, no meu caso tive que fazer o famoso "gela saco" por causa do acionamento do bloqueio traseiro macrotorque, que fica entre as alavancas de cambio e tração.

segue fotos..

Fabiano,

Esta helice de aluminio é propria para o motor om314 ou é de algum outro veículo, podes dizer quanto custou?

Um abraço

Glauco mendes
12/03/2011, 12:35
Fabiano,

Esta helice de aluminio é propria para o motor om314 ou é de algum outro veículo, podes dizer quanto custou?

Um abraço
Julio, em aluminio tem disponivel c/ 8 pás para o toyota com motores OM-314 ou 364, http://www.valpec.com.br/?option=com_content , este é o link do fabricante procure um distribuidor ai na sua região....

Abs..

Julio Militão
12/03/2011, 15:03
Julio, em aluminio tem disponivel c/ 8 pás para o toyota com motores OM-314 ou 364, http://www.valpec.com.br/?option=com_content , este é o link do fabricante procure um distribuidor ai na sua região....

Abs..

Glauco,

Obrigado pela atenção. Instalei a de 10 pás de plástico, porem, como depoimento dado sobre a quebra, prefiro me previnir...

Um abraço

fabiano soriano
12/03/2011, 22:23
Glauco,

Obrigado pela atenção. Instalei a de 10 pás de plástico, porem, como depoimento dado sobre a quebra, prefiro me previnir...

Um abraço

E aí Julio, como vai?

Então a hélice de 8 pás em alumínio é do motor mercedez 366, o diametro de ponta a ponta e de 495mm, não é igual a de plástico que tem que cortar um pedaço e ajustar.

Paguei R$150,00 :confused:, mas para eu ficar tranquilo teve que ser assim.

Obs.: Tem uma outra hélice 8 pás em alumínio também que é mais barata (R$ 110,00) do motor 1113(se não me engano) e mede 520mm não dá pra instalar, porque o diametro do furo do eixo é de 28mm e o eixo do motor om 314/s é de 35mm, que tem que ser esta do 366.

Abrass

Julio Militão
12/03/2011, 23:25
E aí Julio, como vai?

Então a hélice de 8 pás em alumínio é do motor mercedez 366, o diametro de ponta a ponta e de 495mm, não é igual a de plástico que tem que cortar um pedaço e ajustar.

Paguei R$150,00 :confused:, mas para eu ficar tranquilo teve que ser assim.

Obs.: Tem uma outra hélice 8 pás em alumínio também que é mais barata (R$ 110,00) do motor 1113(se não me engano) e mede 520mm não dá pra instalar, porque o diametro do furo do eixo é de 28mm e o eixo do motor om 314/s é de 35mm, que tem que ser esta do 366.

Abrass

Muito obrigado pela atenção Soriano! Vou compra-la.

Um abraço

minhastrilhas
09/04/2011, 14:56
Pessoal!
Finalmente AC instalado, e ficou show de bola! Bom seguem algumas fotos... detalhe para a qualidade da instalação, suportes adequados, parafusos, protetores de mangueiras, etc... Por enquanto estou muito satisfeito, agora vamos usar né!?!?!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/E:%5CDocuments%20and%20Settings%5Calexandre.elisei .GEOLOGIA-305DC6%5CMeus%20documentos%5CFotos%5CAc%20instalad o%5CAc%20instal%20band_2.jpg

minhastrilhas
09/04/2011, 15:01
Mais fotos...

jmzerba
10/04/2011, 02:00
Boa noite toyoteiros,
me metendo na conversa, a minha band ano 90-aço-curta tem instalado o ar condicionado abaixo do porta luvas, conforme fotos, troquei a poucos meses a caixa evaporadora pois esta, de plástico, se desintegrou, mais ainda assim toda quebrada funcionava, quando ligo o ar a cabine fica muito gelada, quem senta no lado do carona tenho que deixar as saídas de ar quase fechadas. Vale muito a pena o ar. Comprei a caixa evaporadora (r$320,00), via internet, mercado livre de uma empresa do sul pois já tinha o ar instalado a tempos, instalei também a ventoinha na frente do radiador.
Acho que instalando no meio do painel fica melhor, pena que tem que cortar o painel e deslocar as alavancas de câmbio.
Abraços.
José maria.

jmzerba
10/04/2011, 02:03
Explicando a foto do filtro de ar, abaixo deste fica o filtro do ar condicionado, mas a fotos não ficou muito nítida, também a do painel, mais acho que dá para fisualizar.
José maria.

cristiano
08/05/2011, 01:53
Pessoal!
Finalmente AC instalado, e ficou show de bola! Bom seguem algumas fotos... detalhe para a qualidade da instalação, suportes adequados, parafusos, protetores de mangueiras, etc... Por enquanto estou muito satisfeito, agora vamos usar né!?!?!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/E:%5CDocuments%20and%20Settings%5Calexandre.elisei .GEOLOGIA-305DC6%5CMeus%20documentos%5CFotos%5CAc%20instalad o%5CAc%20instal%20band_2.jpg

Percebe-se que a instalação foi muito bem feita! Meus parabéns!

Mas eu acho que você vai passar pela mesma situação que eu passei, o frio fica insuportável para quem viaja no banco do passageiro, principalmente quando se trata de uma mulher. Inicialmente coloquei debaixo do porta luvas mas depois cortei o painel (espaco do som e cinzeiro originais) e entortei a alavanca, então meus problemas acabaram.

Antes disso mandei um eletricista mover a caixa de fusíveis para debaixo do porta luvas e adaptei uma com fusiveis modernos.

Dimasi
08/05/2011, 12:47
Na minha a cx evaporadora, mesmo modelo do Alexandre, coube no meio, sem necessidade de cortar o painel ou entortar ma alavanca. Estou considerando colocar um condensador maior, com duas ventoinhas para aumentar a eficiência em dias muito quentes e com trânsito.
Na expedição que fiz recentemente p Jalapão, levei um susto. O ar funcionava uns 5 min e começava a perder eficiência, até parar. Depois de lavado, voltou a funcionar normalmente. Era tanto barro, que o condensador deixou de trocar calor hehe.

290754

minhastrilhas
08/05/2011, 16:46
Na minha a cx evaporadora, mesmo modelo do Alexandre, coube no meio, sem necessidade de cortar o painel ou entortar ma alavanca. Estou considerando colocar um condensador maior, com duas ventoinhas para aumentar a eficiência em dias muito quentes e com trânsito.
Na expedição que fiz recentemente p Jalapão, levei um susto. O ar funcionava uns 5 min e começava a perder eficiência, até parar. Depois de lavado, voltou a funcionar normalmente. Era tanto barro, que o condensador deixou de trocar calor hehe.

290754

E aí Dimasi!
Como foi a expedição? Você tem algum tópico especial por aqui? fotos, detalhes da viagem?
Algum pepino maior, complexo com a Band? Espero que não, mas se tiver nos relate!
grande abraço

Dimasi
08/05/2011, 20:03
Alexandre
O planejamento e os relatos estão em http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/82942-jalapao-abr-2011-quem-vai-27.html .
quanto a Band, ela resistiu bravamente. Somente as molas trazeiras que não aguentaram o peso mas foi solucionado com + uma Lâmina em cada feixe trazeiro e bomba que começou a falhar em alta após o primeiro abastecimento antes de BH. Isso só foi solucionado definitivamente no retorno, com a retirada da BI. Tinha uma borra, provavelmente residuo do fundo do tanque do posto. E o ar, + o problema era sujeira hehe. fora isso, duas lâmpadas queimadas.

Abs

cristiano
08/05/2011, 22:45

290754

Provavelmente por ser cambio 5 marchas, nao? Porque na minha cortando o painel já teve que entortar...

minhastrilhas
09/05/2011, 12:32
Alexandre
O planejamento e os relatos estão em http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/82942-jalapao-abr-2011-quem-vai-27.html .
quanto a Band, ela resistiu bravamente. Somente as molas trazeiras que não aguentaram o peso mas foi solucionado com + uma Lâmina em cada feixe trazeiro e bomba que começou a falhar em alta após o primeiro abastecimento antes de BH. Isso só foi solucionado definitivamente no retorno, com a retirada da BI. Tinha uma borra, provavelmente residuo do fundo do tanque do posto. E o ar, + o problema era sujeira hehe. fora isso, duas lâmpadas queimadas.

Abs

Dimasi,
o jogo de bancos lhe proporcionou um conforto legal na viagem?
abs

Dimasi
09/05/2011, 13:24
Cristiano,
É exatamente isso. A alvanca das 14b é mais curta e fica mais recuada.

Alexandre,
Os bancos foram fundamentais, afinal fizemos jornadas de até 14h.

Abs

Fe_jipeiro
09/05/2011, 14:08
Dimasi ...

De que carro são os bancos que vc colocou na sua band ???

Abs...

Dimasi
09/05/2011, 18:10
Dimasi ...

De que carro são os bancos que vc colocou na sua band ???

Abs...

Do New Civic.

samuel
12/05/2011, 19:42
Boa noite amigão..

Que caixa evaporador é essa? Na minha band tem a do opala e é meio feinha... Achei essa show de bola.
Grato

Pessoal!

samuel
12/05/2011, 19:46
Caro Dimasi,

Muito bonita essa caixa evaporadora. Pode me dizer qual o modelo.
Grato.
Samuel

290754

Dimasi
13/05/2011, 16:06
Samuel,
Essa caixa veio no kit completo da densul. Mas tem dela p vender no ML, por 345,00 .
AR P/ FUSCA OPALA CHEVETTE - SOMENTE A CAIXA EVAPORADORA - R$ 265.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181717881-ar-p-fusca-opala-chevette-somente-a-caixa-evaporadora-_JM)

Abs

hercilio.neto
09/10/2011, 21:56
Olá pessoal,

Estou justamente pesquisando o mesmo tema. Um instalador de SP, o Josenildo da Karfrio me disse que tem como instalar o ar através da saída existente do ar forçado, a caixa evaporadora vai embaixo do porta luvas e comunica com a saída de ar existente, assim dá para usar o seletor de direcionamento do ar (vidros e pé). Não sei exatamente o tamanho da evaporadora, sei que ela é mais quadrada...

A desvantagem é que ele disse que perde um pouco da potência, pois o ar "viaja" da evaporadora até a caixa de saída e "perde" frio no caminho.

Alguém tem esse tipo se instalação?
Acho que mantém a originalidade do painel e talvez não perca tanta eficiência assim.

Dimasi
09/10/2011, 22:19
Axo que se conseguir isolar de alguma maneira o duto e a caixa de ventilação as perdas serão mínimas. Agora um grande ganho é isolar a tampa do torpedo pq esquenta p kct. Eu comprei uma borracha de 4mm que vende a metro e forrei toda a parte da frente e piso com ela. Fui recortando no formato e prendi com velcro p facilitar a retirada. mas na região do torpedo e da parede corta fogo, pretendo instalar kimanta por baixo da borracha.
Abs

hercilio.neto
10/10/2011, 00:10
Dimasi,
Desculpe a ignorância. Onde fica o torpedo?

Dimasi
10/10/2011, 12:12
É a elevação que fica sobre a caixa, onde saem as alavancas e que na moderna se estende sob os bancos cobrindo o tanque.

minhastrilhas
10/10/2011, 17:28
Pelo que estou entendendo vc quer manter a ventilação forçada. É isso?
No manual da Band mostra justamente o Ac instalado + a ventilação forçada.. observem lá, pois o AC era opcional. Para manter assim acredito que tenha que furar a lata para passar as mangueiras né?!
Na minha Band optei por tirar a vent. forçada, que na verdade traz um calor F&¨*%$$$ pra dentro da viatura... nas páginas anteriores deste tópico você pode verificar e se precisar de mais detalhes é só pedir. Abs.

hercilio.neto
10/10/2011, 23:40
Minhastrilhas,

A ideia e essa. Ligar a caixa evaporadora na entrada da ventilação forçada. Esse equipamento possibilita o direcionamento do fluxo de ar para os pés e para o parabrisa. A disposição do painel não revelaria a instalação do ar condicionado. Estou pensando seriamente nesta possibilidade, mas antes gostaria de ver essa instalação em alguma Band.

hercilio.neto
10/10/2011, 23:48
É a elevação que fica sobre a caixa, onde saem as alavancas e que na moderna se estende sob os bancos cobrindo o tanque.

Entendi.
Ja notei que ali do lado direito do acelerador esquenta o pé. Estou estudando um jeito de isolar o calor.

Dimasi
11/10/2011, 04:58
Esse produto parece ser top Rhino Linings Brasil » Aplicações automotivas (http://www.rhinolinings.com.br/aplicacoes/automotivas/) num sei o custo. Quando for reformar a Band, se for razoavel, deve ficar bom aplicar em toda a parte inferior. Por enquanto vou me virando com tapete de boracha.

dudu83
06/03/2012, 23:56
Minhastrilhas,

A ideia e essa. Ligar a caixa evaporadora na entrada da ventilação forçada. Esse equipamento possibilita o direcionamento do fluxo de ar para os pés e para o parabrisa. A disposição do painel não revelaria a instalação do ar condicionado. Estou pensando seriamente nesta possibilidade, mas antes gostaria de ver essa instalação em alguma Band.

ja estudei essa alternativa e acho que nao ficaria bom dentro da caixa de ar forçado original, so caberi aum radiador muito pequeno , se o original ja nao gela direito com certeza um menor ainda nao gelaria legal...

334827

vou colocar um desse sabe como ´e fresquinho aqui em Rondonia...

valeriano
07/03/2012, 00:06
ja estudei essa alternativa e acho que nao ficaria bom dentro da caixa de ar forçado original, so caberi aum radiador muito pequeno , se o original ja nao gela direito com certeza um menor ainda nao gelaria legal...

334827

vou colocar um desse sabe como ´e fresquinho aqui em Rondonia...

Isso aí é pra matar o carona de frio?

Dimasi
07/03/2012, 09:27
Fala Valeriano ! Tá sumido. Dia 14 tem encontro VQQ na Lagoa.
Tb vou partir para um desses e talvez um condensador maior, com 2 coolers. Meu ar não tá nem fazendo cosquinha no calor que anda fazendo.
Abs

estyvybeykr
07/03/2012, 10:05
Tb vou partir para um desses e talvez um condensador maior, com 2 coolers. Meu ar não tá nem fazendo cosquinha no calor que anda fazendo.
Abs

Pra virar Bandgorifico só colocando uma caixa de 30mil btus no teto na parte trazeira com umas 06 saidas de ar e outra na parte da frente. Pelo menos é isso que farei quando sobrar muita grana KKKKKKKKKKKKK. :cool:

Dimasi
07/03/2012, 17:34
Ai não precisa mais levar isopor e gelo... huahuahua

estyvybeykr
07/03/2012, 20:18
Tá vendo resolve dois problemas com uma porretada só. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Carlo Pecca
07/03/2012, 21:44
Pessoal a solução FINAL: colocar um sistema de sprint de 30mil btu/220Volt/60 Amp. O ventilador no teto colado na porta traseira, o condensador/compressor no lugar do galão ao lado do estepe (modelo em cima do parachoque). O problema é com o DETRAM, é necessário carteira tipo D, virtude do reboque da central geradora de energia elétrica que pesa pkt..., hua, hua, hua!

valeriano
08/03/2012, 00:08
Abs

Eu penso em colocar uma caixa evaporadora dessa, mas no teto, na parte de trás, como é na Band do Heitor.
Mas isso ainda não é prioridade. A prioridade agora é acabar o projeto do meu novo para-choque.

rbata
08/03/2012, 09:11
Valeriano, na sua que é longa vai ficar perfeito se instalar na parte traseira soprando pra frente.

Uma outra ídéia que estou tendo no momento para bands curtas é desmontar uma caixa de ar-condicionado e montar dentro console central/porta trecos que costumam ter nas bands, atrás do freio de mão. Ou então desmontar a caixa do AC e montar dentro do porta-luvas e aproveitar a tubulação já existente do sistema de ventilação original.

Carlo Pecca
08/03/2012, 15:18
Axo que se conseguir isolar de alguma maneira o duto e a caixa de ventilação as perdas serão mínimas. Agora um grande ganho é isolar a tampa do torpedo pq esquenta p kct. Eu comprei uma borracha de 4mm que vende a metro e forrei toda a parte da frente e piso com ela. Fui recortando no formato e prendi com velcro p facilitar a retirada. mas na região do torpedo e da parede corta fogo, pretendo instalar kimanta por baixo da borracha.
Abs

DIMASI - vc pode usar o "Plasti Film". è uma borracha liquida que se aplica a frio. Da uma olhada nesse site: www.quimatic.com.br (http://www.quimatic.com.br)
Esse produto é utilizado em cobertura de diversos materiais.

hercilio.neto
11/03/2012, 13:31
Olhem essa.
Landcruiser FJ40 Vintage Air (http://www.cruisercrap.com/vintageair/install.html)

Dimasi
11/03/2012, 18:13
Essa aí fica perfeita. Será que eles vendem só essa caixa evaporadora ?

canzilao
11/03/2012, 23:47
Chique esse vintage, pena que minha net ta demorando mil horas pra abrir tudo. E por U$: 1.125.00 doletas. eu nao consegui abrir tudo, mais esse kit vem com o compressor tbm ou só a caixa evaporadora e o condensador??

valeriano
25/03/2012, 20:01
Tae a melhor opção!

http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/533615_345337158852044_100001272891345_1031920_214 6833733_n.jpg

estyvybeykr
25/03/2012, 20:53
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
heeheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh ehehehehehehehehehehehehehehehe

Realmente a solução dos problemas de verão.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk

hercilio.neto
25/03/2012, 21:25
Rararará!!!
12000 BTU e fica discretíssimo no painel do carro.

Dimasi
26/03/2012, 19:50
Como não estava satisfeito com o rendimento do AC, pedi para instalar a caixa evaporadora mais bossal que coubesse na Band. Deu trabalho para enfiar ela debaixo do painel. Mas ficou show. No dia que eu peguei tava fazendo 39 graus e peguei um engarrafamento FDP. O ar gelou tanto que tive que diminuir o termostato. Alem da evaporadora, só troquei o eletro ventilador por um de 14". É caro, mas para quem gosta de ar gelando de verdade vale a pena. Essa caixa é usada em carro forte e ônibus escolar. Numa longa, instalado atras, deve ficar show. Segue as fotos da criança.
Abs
Fabiano

338333338334338335

hercilio.neto
26/03/2012, 23:47
Vixi! Chutou o balde.
rarará.
Ficou show de bola.

estyvybeykr
27/03/2012, 06:48
Agora sim é só colocar o engradado de ampolas na reta das saidas e fugir da LEI SECA KKKKKKKKKKKKKKK.

Estevão

canzilao
27/03/2012, 13:49
Dimasi qual a referencia dessa caixa???
Ficou muito fera essa montagem, teve que entortar alguma alavanca pra caber certinho ??

Ferreira M
27/03/2012, 22:43
Que maravilha de adaptação, deve ser tecnologia japonesa com desenho italiano kkkkkkk

http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/533615_345337158852044_100001272891345_1031920_214 6833733_n.jpg[/QUOTE]

estyvybeykr
28/03/2012, 15:43
He Fabiano fiquei sabendo hojé pelo carlão que a tua Band ta marcando abaixo de 0 grau com esse split que vc instalou.

O problema é que o verão já acabou e pelas previsões vai chover até novembro KKKKKKKKKKKKKK

Forte Abraço

Estevão

Francisco Bicalho
28/03/2012, 15:48
Eu acho que esse sistema, além de prático e moderno tem um ótimo custo benefício e manutenção de fácil acesso.

Carlo Pecca
28/03/2012, 19:06
Fabiano
Vc pode falar mais a respeito desse seu sistema de Ar condicionado. Tipo modelo, fabricante, talvez o preço, enfim se possível bem ilustrado, pode ser?

Dimasi
28/03/2012, 22:13
Na verdade eu não sei que é o fabricante dessa caixa, o modelo é micro bus. Eu cheguei no instalador e pedi a caixa mais forte que ele trabalhava. Ele mostrou essa que é usada em carro forte e ônibus escolar e fez duas advertências: É cara e iria gelar muito. O precito, R$ 1.100,00 :shock:. A diferença para essas caixas que vende no ML por R$ 700 e que ele usa em kombi e Vans é o calibre da serpentina que é quase o dobro. Para caber, teve que cortar 3cm na profundidade ( serviço feito por um camarada que trabalha com plástico e acrílico e nem se nota que foi feito ). Teve tb que entortar as alavancas de câmbio e redução. Para mim valeu muito a pena. Agora vou adaptar um suporte p latinhas na frente do ar huahuahuahua
Abs

hercilio.neto
29/03/2012, 00:18
Não é barato, mas parece que é uma solução definitiva.

Carlo Pecca
29/03/2012, 12:26
Estevão
Parabéns pelo novo "picolé". Aproveitando o espaço o teu sistema de ar-condicionado é composto de ?
Ôía, discriminida tudinho, peça por peça, pra nóis ter idéia das tranqueiras que nóis vaí cumprar!

Dimasi
29/03/2012, 12:41
Carlo,
O mais difícil é arrumar o suporte do ar e a polia para Band. O resto se compra em casas de refrigeração automotiva. O compressor se não me engano é o Denso 7P, um condensador + ou - menos do tamanho do radiador, eletro ventilador, mangueiras, filtro etc... e a caixa evaporadora. Eu comprei o kit da Densul que já vem pronto e agora troquei a caixa e o eletro ventilador. Na época que eu tava montando o Carlos Siqueira me passou um contato de um camarada em Ramos que fabricava o suporte por R$ 250,00
O Marcos da Boxcar aonde eu fiz o upgrade, faz a instalação. É só ter o suporte e a polia.
Abs

Carlo Pecca
29/03/2012, 17:45
Estevão
Obrigado pela dica. Agora é começar a juntar o Din Din para realizar o sonho do "refrigirado" na Band
abs

hercilio.neto
01/04/2012, 13:46
Pessoal,
Quando comprei o meu jipe, veio com essas peças do ar condicionado.
Ainda não chegou a hora de mexer com isso (tenho outras prioridades por enquanto). Mas quero saber se dá para aproveitar algo.
Seguem as fotos:

339261339262339263

Dimasi
01/04/2012, 18:11
O Suporte e dependendo do estado, o compressor. A evaporadora e o condensador parecem estar bastante judiados.

dudu83
01/04/2012, 21:47
O Suporte e dependendo do estado, o compressor. A evaporadora e o condensador parecem estar bastante judiados.

existem modelos de evaporadora e condenasadores com preços muito bons, o que realmente custa caro é o compressor se estiver bom ta beleza..., no mercado livre tem evaporadoras a preços bons...

birawc
16/07/2012, 18:19
aqui no rio tem uma empresa que faz o suporte para band e vende um kit (apenas para o suporte), incluindo a polia e os parafusos para instalação.

jj suportes
tel. 3351 9077 7819 6868 nextel id 23*333558 ou 23*33357

procure o francisco ou joel e diga qual o motor do carro.

um abraço

boa tarde cesa , não consigo contato com o tel 3351-9077 o codigo de area e 21, estu precisando do suporte do compressor do ar p/ o motor om 364, alguem tem outra pessoa ou empresa que tenha ou fabrique, abraço a todos e ate +

JPX97
05/08/2012, 23:25
No mercado livre tem a evaporadora universal nova por 250 R$. Tem um modelo que nao tem os difusores. alí dá pra por as mangueiras levando o ar frio para o sistema de refrigeração original. Acho que vou comprar um pra testar na minha band e um compressor novo, já que Tenho o resto do kit todo aqui !

hercilio.neto
06/08/2012, 22:11
No mercado livre tem a evaporadora universal nova por 250 R$. Tem um modelo que nao tem os difusores. alí dá pra por as mangueiras levando o ar frio para o sistema de refrigeração original. Acho que vou comprar um pra testar na minha band e um compressor novo, já que Tenho o resto do kit todo aqui !

JPX97,
Vou esperar você instalar pra ver como fica.
Essa é forma que pretendo usar - Aproveitar o sistema original da ventilação forçada.

dudu83
06/08/2012, 23:02

nao tem espaço, pra usar o sistema original teria que adaptar uma caixa desse modelo:

363002 pra usar aquela do ML so instalando dentro do porta luvas, mas dai daria muito trabalho acho que uma dessa instalada no centro traz mais beneficios: 363003

hercilio.neto
06/08/2012, 23:35
nao tem espaço, pra usar o sistema original teria que adaptar uma caixa desse modelo:

Dudu, essa que eu tenho acho que cabe sim.
Não vai dar pra aproveitar essa, então tenho que achar uma igual.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=339262&d=1333298730

canzilao
06/08/2012, 23:36
Dudu a toy do DeMelo tem a caixa no centro da Toy, e o cara recortou uma parte da lataria e ela ficou com um bom espaço e não atrapalha as alavancas, vou pedir pra ele conseguir umas fotos pra nós.

dudu83
07/08/2012, 00:19
Dudu a toy do DeMelo tem a caixa no centro da Toy, e o cara recortou uma parte da lataria e ela ficou com um bom espaço e não atrapalha as alavancas, vou pedir pra ele conseguir umas fotos pra nós.

um amigo tem com o painel cortado nao me agradou, essa caixa que coloquei cabe no centro sem precisar mecher, semana que vem vou começar a instalar o ar ai decido como vai ficar...

canzilao
07/08/2012, 03:02
Mais instalando essa vc vai ter que entortar a alavanca do cambio ??
Eu vi uma com caixa central e o freio de mão ficou uma merda, não sei como faziam pra destrava-lo.

dudu83
07/08/2012, 13:57
Eu vi uma com caixa central e o freio de mão ficou uma merda, não sei como faziam pra destrava-lo.

freio de mão já esta com uma tampa cega, no cambio 5m as alavancas ficam mais pra tras, nas 4 marchas tem que entortar na 5 nao...

canzilao
07/08/2012, 19:02
Vivendo e aprendendo; morrendo sem saber.

Dimasi
07/08/2012, 21:47

Seria a minha :pensativo: HAHAHAHAHA...
Acontece que a minha caixa é um tanto ignorante e mesmo sendo 5M tive que entortar as alavancas de marcha e redução. A alavanca do freio de mão quando solta ficou batendo na caixa, mas faltando uns 2mm para o fim do curso, tanto que a luz do freio apaga e o freio mesmo sendo a disco não agarra. Tentei entortar um pouco a alavanca, mas não deu certo. penso em encurta la, mas
isso deve estar na posição n. 275 da minha lista de prioridades

canzilao
07/08/2012, 22:49
Kkkkkkkkkkkk Dimasi meu amigo, será que era a sua caixa evaporadora??

Dimasi
08/08/2012, 09:49
Sim. Com a caixa antiga ( normal ) que era instalada no centro, não precisou nem entortar as alavancas.
Abs

jeep5
12/03/2013, 10:03
Caros amigos
Sei que a band podia vir de fabrica com ar condicionado. o ar era feito pela toyota ou era de qual marca? ela tinha uma saida de ar central também, seria só ventilação?
obrigado

Dimasi
12/03/2013, 13:12
O ar das Bands era denso. A caixa evaporadora ficava embaixo do porta luvas. Ou seja, um adaptado original como dá para ver nesse folder

400111

tesuk
12/03/2013, 17:00
Uma dúvida, a adaptação do ar requer algum cuidade especial, ou é de "simples" instalação?

Att.

Dimasi
12/03/2013, 18:34
A Única dificuldade é achar o suporte e a polia. Mas tem lojas que vendem o kit. O resto é normal, qualquer instalador faz.

Cesar1971
13/03/2013, 09:33
Também vou instalar um desse

felix
26/03/2013, 10:15
estou com a mangueira do ar condicionado original quebrada.
alguma sugestao de onde encontrar.
estive em 03 casas especializadas no ramo que fazem mangueiras para diversas aplicaçoes e o problema:
a ponta/engate da mangueira que vai junto ao compressor possui um anel tipo oring,que eles nao conseguem/possuem o item em estoque.
o ponto de quebra dificulta/impossibilida a solda.
lojas que vendemas peças para toy,tipo bracar/fabcar/toyomax/gama nao possuem o item em estoque.
sugestoes:???????

titanium
26/03/2013, 10:35
Tem que procurar em lojas especializadas em produtos hidraulicos.
Procure uma revenda Parker na sua cidade.
Se estiver em Belo horizonte, tem várias no bairro Barro Preto.

:)

abraços

felix
26/03/2013, 18:30
titanium,
consegui final da tarde via DENSO,fabricante do ar condicionado original,numa loja credenciada em sbcampo,travessa da av.maria servidei demarchi,agora o preço foi daqueles=140,00 a mangueira completa,,pois nao vendem apenas a parte que quebrou.
falta ligar e completar o ar que vazou,
grato pela atenção.

titanium
26/03/2013, 19:29
Te digo... até que saiu "barato"! rsrrs... já vi empresas vendendo pedaços pequenos de mangueira dessas por mais de 220,00.

Mas o que Importa é que deu certo, Felix!

Abraços

Cesar1971
27/03/2013, 13:24
A minha tem o sistema de ar forçado. Tem como adaptar o ar condicionado nesse sistema?

hercilio.neto
27/03/2013, 17:51
Cesar dá uma olhada aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/109297-ar-condicionado-parabrisa.html

Se eu não me engano o Band do Mecamaniaco agora é do Dimasi.
Quem sabe o Dimasi não nos dá mais detalhes do sistema.

Dimasi
27/03/2013, 21:04
Ainda não olhei o sistema detalhadamente, mas vou tentar explicar. A caixa evaporadora parece que foi feita sob encomenda, não vem com ventilador acoplado. É uma caixa fechada com uma sepentina dentro que encaixa embaixo do porta luivas. O sistema ficou assim Ventilador original, caixa evaporadora, sistema de distribuição original. Para ligar o ar, vc liga o ventilador pelo botão original, liga o compressor por outro botão no painel e regula a temperatura. Não deve ser o sistema mais eficiente mas ficou bom, visual limpo mantendo a originalidade. O que pretendo fazer e forrar com material isolante o ventilador.
Abs

Adsumus
16/11/2013, 00:04
Alguém poderia me dar referencias dessas duas lojas?

Minha Band tem motor 314 e não consegui ainda o suporte para o compressor. Podem me ajudar por gentileza?

Kit Ar Condicionado da Toyota Bandeirante - TechnoAuto.com.br (http://technoauto.com.br/94,kit-ar-condicionado-da-toyota-bandeirantes---sanden.aspx)

AR CONDICIONADO TOYOTA BANDEIRANTE - Densul Refrigeração (http://www.densul.com.br/produto/exibir/1735,ar-condicionado-toyota-bandeirante)

Carlo Pecca
16/11/2013, 10:25
Adsumus
Essas lojas só mandam o kit e vc tem que ter alguém muito bom para realizar a instalação. Pois o kit não é "plug-and-play". Principalmente quanto ao suporte do compressor. Eu ainda não consegui encontrar um bom cara para instalar o arcond na minha Band. Aqui no Rio ta muito caro, estão pedindo em média acima de 3,5 mil pilas (kit+instalação).
Boa sorte!

Dimasi
16/11/2013, 12:21
Carlo,
Tenta com o Marco 7839 1569 em Bonsucesso. Da última vez que tive lá, ele ainda tinha compressor denso que parou de ser fabricado. Ele só não vai ter o suporte, mas isso vc manda fazer num serralheiro.
Abs
Fabiano

Carlo Pecca
17/11/2013, 09:09
Fabiano
Já vi ofertado compressor DENSO para VOLVO no preço de 1.600,00 pilas. To pesquisando e acredito no final ficar com um da Exprinter, o custo é menor e ser quebrar tem manutenção/substituição mais fácil! No momento to duro e só para outro ano que vou partir para o Arcond.
Valeu pela dica.
Grd Abraço

Adsumus
17/11/2013, 19:30
Meu maior problema é com relação ao bendito suporte do compressor, aqui em Salvador quando se chega com Bandeirante nas lojas de AR o povo torce o nariz, preferem fazer o feijão com arroz do dia a dia, afinal gera maior rotatividade e maiores ganhos. Preciso de alguma imagem, projeto, qualquer norte que me ajude na confecção deste suporte para o motor OM 314. Conseguindo o suporte, o resto consigo tranquilamente por aqui.
Abraço amigos, obrigado pela ajuda.

dudu83
18/11/2013, 17:10
recomendo o compressor sandem mais barato..

Carlo Pecca
19/11/2013, 08:25
ADSUMUS, tira uma fotos do compartimento do teu motor. Pois em função da instalação do teu Alternador, DH, Arcond e etc, poderemos ter uma idéia melhor e fornecer sugestões, OK?

marciorank@gmail.com
19/11/2013, 12:44
alguem sabe me dizer qual a rotação que deve ter na polia do compressor para que ele funcione corretamente?
´pergunto isto porque aqui em minha cidade tem muitos caros que fazem a mitshu.cup, e o pessoal
esta istalando o compressor das tr4 na saida do cardã na caixa, assim dizem que não gera perca de potencia
no motor.
no caso de nossas bands ganhariamos em espaço para instalar, e tambem não perderiamos potencia,(logico que na band
seria uma perca muito pequena, mas existe).

fabiano r
19/11/2013, 13:16
Bom estou acompanhando também, pois pretendo instalar o A/C só não sei se vou garimpar nos desmanches e ferro-velhos e assim montando o kit ou compro td pronto? Vi ofertas de kit completos menos suporte do compressor por 2k a 2,5k o que será que compensa mai$$?

fabiano r
19/11/2013, 13:18
Marcio mas e dai quando o carro está parado o cardã não gira consequentemente fica sem A/C ?

alguem sabe me dizer qual a rotação que deve ter na polia do compressor para que ele funcione corretamente?
´pergunto isto porque aqui em minha cidade tem muitos caros que fazem a mitshu.cup, e o pessoal
esta istalando o compressor das tr4 na saida do cardã na caixa, assim dizem que não gera perca de potencia
no motor.
no caso de nossas bands ganhariamos em espaço para instalar, e tambem não perderiamos potencia,(logico que na band
seria uma perca muito pequena, mas existe).

marciorank@gmail.com
19/11/2013, 22:20
Marcio mas e dai quando o carro está parado o cardã não gira consequentemente fica sem A/C ?
pior que é Fabiano, não tinha pensado nesta possibilidade.

elvis
24/11/2013, 08:52
Segue mais fotos do gela saco (melhor congela saco).
carai!! PUSTA CAIXA GIGANTE! ISSO AI DÁ CONTA DE UM CÔMODO COM 30 METROS QUADRADOS KKKK

canzilao
09/07/2014, 21:50
Mais alguem com fotos de instalação de evaporadora no centro do carro ??
Eu comprei uma lata daquelas que vai o RPM e o cinzeiro, mais agora to pensando em cortar a que ta na Azeitona mesmo pois vou colocar ele no centro.
Se alguem tiver a foto de uma toyota do modelo antigo com ar central eu ficaria agradecido, to precisando tirar umas ideias.

dudu83
09/07/2014, 22:49
Mais alguem com fotos de instalação de evaporadora no centro do carro ??
Eu comprei uma lata daquelas que vai o RPM e o cinzeiro, mais agora to pensando em cortar a que ta na Azeitona mesmo pois vou colocar ele no centro.
Se alguem tiver a foto de uma toyota do modelo antigo com ar central eu ficaria agradecido, to precisando tirar umas ideias.

nao corta fica feio, compre a caixa evaporadora grande..

canzilao
09/07/2014, 23:44
Cara aquela caixa grande pra mim é mais feia que bater em mãe rsrsrs.

nirlei
10/07/2014, 07:20
Segue fotos que peguei do Google. Não tive coragem de cortar o painel pra colocar a evaporadora no centro (a minha é quatro marchas).

Abrass.

canzilao
10/07/2014, 09:59
Segue fotos que peguei do Google. Não tive coragem de cortar o painel pra colocar a evaporadora no centro (a minha é quatro marchas).

Abrass.
Nirlei como eu tenho duas latas dessas ai do painel eu vou cortar uma e deixar a original guardadinha no escaninho.

DeMelo
10/07/2014, 10:31
Canzil,

A minha evaporadora é no centro e não precisei entortar nada. Então, se vc quiser dar uma olhada é so marcar o dia.
Abçs

birawc
10/07/2014, 11:04
A minha e no centro o cambio e de 5m tive que dar uma entortada na alavanca.

Sergio c
10/07/2014, 11:44
freio de mão já esta com uma tampa cega, no cambio 5m as alavancas ficam mais pra tras, nas 4 marchas tem que entortar na 5 nao...
Eu notei isso quando troquei o câmbio de 4m pelo de 5m, a alavanca das 5 marchas ficou bem mais encostado no banco do que a antiga de 4m, até tinha pensado em entortar ela um pouco para a frente, mas por enquanto, vou deixar assim.

fabiano r
10/07/2014, 14:16
Eu notei isso quando troquei o câmbio de 4m pelo de 5m, a alavanca das 5 marchas ficou bem mais encostado no banco do que a antiga de 4m, até tinha pensado em entortar ela um pouco para a frente, mas por enquanto, vou deixar assim.

Boa tarde Sergio!

Onde conseguiu o cambio de 5 marchas?? Não sei se alongo ou se coloco cambio 5 marchas, o custo para alongar acho q fica elas por elas ou até mais caro que comprar um cambio dando o de 4 marchas no negócio.

Norival
10/07/2014, 21:26
Boa tarde Sergio!

Onde conseguiu o cambio de 5 marchas?? Não sei se alongo ou se coloco cambio 5 marchas, o custo para alongar acho q fica elas por elas ou até mais caro que comprar um cambio dando o de 4 marchas no negócio.
Fabiano r!
Conheço quem tem câmbio 5 marchas para vender e pega em troca o seu de 4 marchas. Querendo, posso lhe passar o contato. norival_m@yahoo.com.br

Leo_da_Maia
11/07/2014, 13:02
mais alguém com evaporadora no centro que ficou visualmente agradavel?
ou escondeu e evaporadora e colocou uns difusores mais "bonitinho"?

João Eduardo Avila
11/07/2014, 16:08
Seria possível instalar o AC no console de teto? 470295

Leo_da_Maia
11/07/2014, 16:34
Seria possível instalar o AC no console de teto? 470295

ja vi umas fotos instalado assim.
vejo dois problemas
por onde passar a tubulação - por dentro do carro acho que ficaria bem complicado e nem um interessante esteticamente.
por fora alem de ter que fazer uma proteção para evitar acidente teria que furar a carroceria...ou seja criaria mais locais para entrar pro dentro do veiculo.

mas se alguem tiver um experiência positiva com esse tipo de instalação....compartilhe!

Wiltonverissimo
10/08/2014, 22:01
Gostaria de saber aonde voces aquela caixa de saida do ar dentro da bandeirante, tipo se dar de outro carro ou até mesmo tem o original da Band. Vou colocar o ar condicionado na minha bandeirante e queria ter pelo menos uma ideia. A minha band é ano 94. Levei para uma loja e eles cobraram 3mil reais para colocar o kit completo do ar, tá bom esse preço?

-Me ajudem!!

Inner
10/08/2014, 22:05
O preço está regulando com o aqui do RJ quanto a caixa quanto maior melhor tenho na minha uma parecida com as dos antigos Landau são seis difusores gela muito para voce ter uma idéia a temperatura no interior do carro era de 32º liguei o ar e em 5 minutos caiu para 25 pense como é quente ai como aqui vale o investimento. Abraços

Gostaria de saber aonde voces aquela caixa de saida do ar dentro da bandeirante, tipo se dar de outro carro ou até mesmo tem o original da Band. Vou colocar o ar condicionado na minha bandeirante e queria ter pelo menos uma ideia. A minha band é ano 94. Levei para uma loja e eles cobraram 3mil reais para colocar o kit completo do ar, tá bom esse preço?

-Me ajudem!!

Wiltonverissimo
10/08/2014, 22:15
Ahh sim, me falaram tambem que o do landau ficava bem parecido com o da band, realmente tem algo aver o compressor com a temperatura? Me falaram que quanto maior o compressor mais o ar vai gelar? procede isso?

Inner
10/08/2014, 22:24
Maior em potência sim procede, veja se consegue por aí um da marca Denso é dificil mais é o melhor

Ahh sim, me falaram tambem que o do landau ficava bem parecido com o da band, realmente tem algo aver o compressor com a temperatura? Me falaram que quanto maior o compressor mais o ar vai gelar? procede isso?

Marcos.Ramos
11/08/2014, 22:32
Um conselho que posso dar tbm pois trabalho no ramo de sinistros em mecânicas e vejo muito condensador que seria o radiador do ar condicionado, o tamanho do condensador e tanto ou mais importante que o do compressor, e mantê-lo limpo é essencial para o funcionamento em 100%, assim como a pressão correta do gás conforme o tamanho do condensador.

helder.dir
12/08/2014, 01:48
Amigo, após MUITA pesquisa..., no final do ano passado eu instalei na minha Band, um Ar-Condicionado das Vans e Microonibus e digo, ficou SENSACIONAL....

O compressor agora eu não lembro o modelo, lembro que era um da marca Densu...,
a caixa evaporadora dizem ser de 45 mil Btus (acho dificil ser, embora eu não sei o calculo que fazer em relação aos Ar. Cond. de veiculos)..., resultado..., ando em 6 adultos, sol quente e tudo mais e o bixo pega..., esfria pra caramba!!!!! Ficou ótimooo!!!
A caixa evaporadora que disse foi exatamente essa aqui:
https://www.technoauto.com.br/caixas-evaporadoras/caixa-evaporadora-universal-45-000-btu-12v-6-difusores-micro-bus-preta

E o Kit foi o mesmo utilizado na Van Sprinter..., esse aqui:

https://www.technoauto.com.br/kit-de-ar-condicionado-para-vans/kit-ar-condicionado-para-van-sprinter-ducato-boxer

A minha instalação eu coloquei em cima da porta traseira jogando o vento para a frente, ao invés de colocar embaixo do painel..., veja:

473852473853473854473855473856473858473857

Abraçooo

Sergio c
12/08/2014, 08:36
Bem instalado seu AC Helder, e no calorzão, nada melhor que um ar frio e viajar tranquilo.

hercilio.neto
12/08/2014, 11:23
Muito boa a instalação, Helder.
Sem contar que a distribuição do ar gelado pelo habitáculo fica bem melhor com a caixa nessa posição.
Pena que não dá na Band curta.

helder.dir
13/08/2014, 01:14
Hercilio, realmente no curto a caixa ficaria em cima da cabeça dos passageiros..., pena mesmo ein, viraria uma câmara fria...kkkkk
Uma vez, acho que aqui no fórum, eu vi foto de uma curta, salvo engano era do rio, que a pessoa colocou esse mesmo ar na frente embaixo do painel...., ficou no limite do aperto..., salvo engano pra isso ele precisou inclusive de dar uma leve entortada na alavanca do cambio, desviando o cursor da saida do ar...
Huum, imagina só um desse numa Band curta...., sensacional!!
Quando eu lembrar eu vou tirar umas fotos mais visíveis pra postar aqui..., sempre ajuda, eu lembro como ajudou comigo vendo nos posts alheios....

Carlo Pecca
13/08/2014, 06:18
É na Band do Dimisi que tem.
Tem um tópico dele que fala a respeito. Vou procurar.

Dimasi
13/08/2014, 12:00
É a atual do Inner. Na minha instalei uma dessas Caixa Evaporadora Universal 2 Motores Mini-bus - R$ 550,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575355330-caixa-evaporadora-universal-2-motores-mini-bus-_JM) é um pouco menor, não precisou entortar as alavancas mas tb gela muito. Ninguém consegue andar no carona sem algo para se cobrir kkkk

fabiano r
13/08/2014, 13:39
É a atual do Inner. Na minha instalei uma dessas Caixa Evaporadora Universal 2 Motores Mini-bus - R$ 550,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575355330-caixa-evaporadora-universal-2-motores-mini-bus-_JM) é um pouco menor, não precisou entortar as alavancas mas tb gela muito. Ninguém consegue andar no carona sem algo para se cobrir kkkk

Boa tarde Dimasi! Consegue umas fotos da sua instalada? Obrigado!

Inner
13/08/2014, 17:22
Fabiano você fez a instalação lá no Marcos de Bonsucesso?

Dimasi
14/08/2014, 09:15
Sim. Ela estava com o ar ligado no sistea original. Ele arrancou e instalou essa caixa.

fabiano r
14/08/2014, 15:20
Alguém sabe me dizer se existe alguma caixa evaporadora que permita instalação do ar quente ou que tenha integrado?

Pqp aqui faz calor mas também sabe fazer frio hj cedo 0º.

helder.dir
15/08/2014, 00:51
Fabiano, eu tbm ja tinha pensado nisso quanto a essas expedições pela América...., por lá a temperatura cai bem...
Imagine dar um role via argentia...., hum...

fabiano r
15/08/2014, 09:00
Fabiano, eu tbm ja tinha pensado nisso quanto a essas expedições pela América...., por lá a temperatura cai bem...
Imagine dar um role via argentia...., hum...

Helder mas e será que existe?? Quando eu instalar o AC vou providenciar um ar quente também, um dia quero ir para o Chile e não pretendo virar picolé dentro da band rsrsrs.

Abs.
Fabiano

Dimasi
18/08/2014, 03:52
Foto da caixa

474412

dudu83
18/08/2014, 09:39
Foto da caixa

474412

como ficou o comando dessa caixa, onde esta instalado?

Leo_da_Maia
18/08/2014, 14:05
olhando no mesmo site do amigo que colocou o modelos usado em Sprinter.

vi esse modelo
https://www.technoauto.com.br/ar-condicionado-para-maquina-agricola

parece ser pequeno a caixa que dentro do veiculo....talvez uma opção....

acho que até hoje não vi uma instalação de AC em band esteticamente legal...desculpa quem já tem....

helder.dir
18/08/2014, 20:00
olhando no mesmo site do amigo que colocou o modelos usado em Sprinter.

vi esse modelo
https://www.technoauto.com.br/ar-condicionado-para-maquina-agricola

parece ser pequeno a caixa que dentro do veiculo....talvez uma opção....

acho que até hoje não vi uma instalação de AC em band esteticamente legal...desculpa quem já tem....

Pois é amigo, as opçoes de estetica nas bands é meio limitada..., só uma vez que eu vi no forum uma muito top, era uma caixa igual a que eu uso porém colocada embaixo do painel, bem no meio centralizado..., porém pra isso teve que entortar a alavanca do cambio e alguns outros ajustes..., e nao simplesmente na frente do passageiro logo no canto...

Ainda, quanto ao modelo que voce citou, eu tbm pensei nele porém ele tem uma particularidade que é a dificuldade da eliminação do suspiro do ar dentro dela...., pois pelo modelo dela ela acaba retornando pra dentro do ar, ja que ela ficaria centralizada no teto do jipe...., bom, o certo mesmooo era pegar em maos para confirmar.

Dimasi
19/08/2014, 10:31
Dudu
O instalador aproveitou o comando original do ventilador e embaixo dele é o botão do termostato. Essa caixa vem com um comando, mas nesse caso não usamos. Eu ligo a ventilação na velocidade desejada, e ajusto o termostato para a temp que quiser.

hercilio.neto
19/08/2014, 10:34
Pena não termos esse modelo aqui no Brasil.

474576

Dimasi
19/08/2014, 10:47
Leo
Adaptação esteticamente legal era a que estava na Band. Utilizava o sistema original das Band 93+. Ou seja vc não percebia que tinha ar e ainda podia direcionar e pegar ar externo. Mas no verão do Rio ele não dava conta e como gosto de ar que geeela, sacrifiquei o visual. Deu pena, mas o sistema original tá guardadinho.

Alcione
19/08/2014, 11:16
Alguém sabe me dizer se existe alguma caixa evaporadora que permita instalação do ar quente ou que tenha integrado?

Pqp aqui faz calor mas também sabe fazer frio hj cedo 0º.

Boa tarde Fabiano;

Tambem preciamos de uma desta aqui em Curitiba !! Fazer trilha no inverno é um pouco complicado !!!

Sds,
Alcione

fabiano r
19/08/2014, 11:23
Boa tarde Fabiano;

Tambem preciamos de uma desta aqui em Curitiba !! Fazer trilha no inverno é um pouco complicado !!!

Sds,
Alcione

Alcione pelo que pude verificar não tem nada assim p vender mas falando com um amigo q conserta radiadores ele disse q é bem simples de instalar um pequeno radiador dentro da band com o ventilador esses tipo de cooler de computador, seria uma solução simples e barata. Primeiro pretendo comprar o kit do AC depois vou providenciar o ar quente.

Abs,
Fabiano

Leo_da_Maia
19/08/2014, 13:58
Pena não termos esse modelo aqui no Brasil.

474576

Esse sim hein!
sites chineses que vendem até gente
será que não se encontra somente a parte que aparece desse sistema?

helder.dir
19/08/2014, 14:00
Interessante isso...
A minha, como o ar está em cima da porta traseira, caso eu resolva inserir um de ar quente até daria para por na frente dos pés..., o mais escondido que fosse...

Leo_da_Maia
19/08/2014, 14:01
Leo
Adaptação esteticamente legal era a que estava na Band. Utilizava o sistema original das Band 93+. Ou seja vc não percebia que tinha ar e ainda podia direcionar e pegar ar externo. Mas no verão do Rio ele não dava conta e como gosto de ar que geeela, sacrifiquei o visual. Deu pena, mas o sistema original tá guardadinho.

E não tem como "turbinar" o sistema original de AC?
Também tenho problema com calor...talvez o que mais me agrada no carro de plástico seja isso...kkk..Esse final de semana temperatura ambiente na rua em torno de 15~17°C
Eu estava suando enquanto dirigia a band...e isso com isolamento térmico....

Fband
19/08/2014, 14:40
E não tem como "turbinar" o sistema original de AC?
Também tenho problema com calor...talvez o que mais me agrada no carro de plástico seja isso...kkk..Esse final de semana temperatura ambiente na rua em torno de 15~17°C
Eu estava suando enquanto dirigia a band...e isso com isolamento térmico....

Uma direção hidráulica ajuda a não esquentar tanto....kkkkk

Abs