PDA

Ver Versão Completa : Câmbio auto no JPX com motor VW AP TDI 1.9 DIESEL

AdrianoJPX
05/11/2009, 22:50
Olá pessoal, estou abrindo este tópico motivado por um outro que trata de um câmbio auto no MWM 2.8.
Pois bem, gostaria da opinião dos senhores quanto a possibilidade de instalar um câmbio auto num JPX com motor VW AP 1.9 DIESEL TDI, eletrônico (golf europeu).

Esse motor foi adaptado com uma flange da Deep Tec (clark para AP).
O câmbio é original Clarck CL2215A e a CT também original do jota.

Penso num câmbio que não necessite de eletrônica, mas se não tiver jeito....!!!

Aguardo a opinião dos senhores.

Obrigado.

CAVESO
05/11/2009, 23:25
Adriano,

Seja bem vindo ao MSPE (movimento dos sem pedal de embreagem)!

O Marcel (equipeminas4x4) usa motor ap + CA TH 180....

Ele poderá te ajudar bastante em sua adaptação.

Boa sorte na empreitada e no que precisa estamos aqui!

Abração

AdrianoJPX
05/11/2009, 23:57
Fala Caveso obrigado pela resposta. Vou pesquisar mais a fundo sobre este CA.
Valeu

equipeminas4x4
06/11/2009, 12:43
Fala Caveso obrigado pela resposta. Vou pesquisar mais a fundo sobre este CA.
Valeu
eu fiz muito parecido com a adaptação do câmbio Samurai no motor AP. O resumo da receita é a seguinte:

- faz adaptação do flex plate na furação do vira-brequim AP ou usa o volante AP com cremalheira de Uno pra caber dentro da capa seca.
- Se optar pelo volante, terá q fazer a furação rpa fixar o conversor na posição certa. Eu tive que colocar espaçador de 1/4" entre conversor e volante pra manter a posição correta.
- Se optar pelo flex plate, terá q verificar a posição do conversor da mesma forma.
- o pino do conversor é bom encaixar no furo do vira-brequim, mas não lembro na época o que foi feito.
- Como a cremalheira é menor o motor de arranque original AP, fica mais perto do motor, tem que usar um arranque menor. Usei o motorkraft do ford Ka.
- chapa de 1/2" pra adaptar a furação do câmbio ao motor AP e fixar o arranque
- provavalmente terá que mandar um pedaço da capa seca pro espaço pois vai interferir no arranque.
- liga a linha de vácuo no motor.
- kick down é por cabos, então é fácil adaptar, mas isso eu não usei pois não precisava.

acho q é isso.

[]'s

AdrianoJPX
07/11/2009, 00:10
Valeu Marcel, excelentes dicas.

Pesquisei em seus tópicos e não consegui encontrar o que trata do Samuca Auto.

Você colocou o CA de 3 ou 4 marchas?

O de 03 marchas o giro fica muito alto quando em velocidade de cruzeiro um pouco mais elevada?

Obrigado.

equipeminas4x4
07/11/2009, 10:10
Valeu Marcel, excelentes dicas.

Pesquisei em seus tópicos e não consegui encontrar o que trata do Samuca Auto.

Você colocou o CA de 3 ou 4 marchas?

O de 03 marchas o giro fica muito alto quando em velocidade de cruzeiro um pouco mais elevada?

Obrigado.
Adriano,

É um pouco difícil falar de velocidade de cruzeiro num carro de rock crawling e pneus 39,5".

O câmbiio é o TH180, 3 marchas do Vitara e do Chevette/Opala, com diferença apenas no eixo de saída, q no caso do Vitara tem acoplada a tcase.

Eu optaria hj pelo ZF4HP22 que é do Opala 4 marchas.

[]'s

CAVESO
07/11/2009, 10:22
Eu também optaria pelo zf4hp22.....ou melhor: optei! :mrgreen:

Ainda mais por já ter flange pronta no mercado para t-case hilux (by Marcel)..... rsss

AdrianoJPX
07/11/2009, 17:48
Pessoal, mais uma vez agradeço as informações.
Estarei ausente nos próximos dias, mas quando voltar iniciarei a busca por esse câmbio e sua possível adaptação na CT original do jota. Conheço um torneiro mecânico que sempre aceita minhas idéias de engenheiro louco e me ajuda na execução dos projetos. Caso não seja possível tento adquirir uma tcase da hilux mesmo. Assim que iniciar a empreitada postarei fotos do processo.
Só mais uma pergunta. A tcase é da hilux de que ano/modelo?

Obrigado.

geraldo paulino filho
07/11/2009, 22:14
Olá pessoal, estou abrindo este tópico motivado por um outro que trata de um câmbio auto no MWM 2.8.
Pois bem, gostaria da opinião dos senhores quanto a possibilidade de instalar um câmbio auto num JPX com motor VW AP 1.9 DIESEL TDI, eletrônico (golf europeu).

Esse motor foi adaptado com uma flange da Deep Tec (clark para AP).
O câmbio é original Clarck CL2215A e a CT também original do jota.

Penso num câmbio que não necessite de eletrônica, mas se não tiver jeito....!!!

Aguardo a opinião dos senhores.

Obrigado.

Já que pediu, será que naum dá ceerto usar o cambio automatico do Santana da VW, pela lógica e tirar um e colocar o outro, talvea com pequenas adaptações
ABs

AdrianoJPX
07/11/2009, 23:49
Gê. Obrigado pelas informações. Fica aí mais uma sugestão interessante.
Vou analisá-la.

Valeu, Gê.

equipeminas4x4
08/11/2009, 00:02
Já que pediu, será que naum dá ceerto usar o cambio automatico do Santana da VW, pela lógica e tirar um e colocar o outro, talvea com pequenas adaptações
ABs

Geraldo,

Sem querer ser rude (boa essa), mas tá falando besteira.

[]'s

joão k. chikui
08/11/2009, 10:34
Adriano , a Tcase normalmente é das picapes aspiradas ,pois são por engrenagem (aceitam kit 4.7:1) e tem a saída dianteira do lado do passageiro e a traseira central.Algumas SW mais antigas sairam com essa Tcase. Mas, como teu eixo traseiro é com bola deslocada , deve optar pela parruda Auverland mesmo.

Pessoal, mais uma vez agradeço as informações.
Estarei ausente nos próximos dias, mas quando voltar iniciarei a busca por esse câmbio e sua possível adaptação na CT original do jota. Conheço um torneiro mecânico que sempre aceita minhas idéias de engenheiro louco e me ajuda na execução dos projetos. Caso não seja possível tento adquirir uma tcase da hilux mesmo. Assim que iniciar a empreitada postarei fotos do processo.
Só mais uma pergunta. A tcase é da hilux de que ano/modelo?

Obrigado.

ALEXANDRE CERQUEIRA
08/11/2009, 16:02
Fala Adriano e ALL, beleza?

A minha experiência com o vitarinha automático em trilhas é pouca, mas gostei bastante, o uso urbano também é excelente, não fosse o consumo entre 7/8 km/l. Ele usa o 3 marchas e para o motor 1.6 ficou bom de final (110 e olhe lá, hehehe), sem giro alto.

Se não tivesse colocado o clark no J recentemente, apesar de ter ficado excelente, pensaria muito na adaptação do câmbio automático de 4 marchas do opala no motor 2.4 gas que uso, ma$$$$$$, por agora, não posso nem cogitar ...

Se levar o projeto adiante nos mantenha informados, quem sabe aparece mais um doido... (eu) nessa empreitada.

Abraços,

Alexandre - Brasília

AdrianoJPX
08/11/2009, 21:32
Adriano , a Tcase normalmente é das picapes aspiradas ,pois são por engrenagem (aceitam kit 4.7:1) e tem a saída dianteira do lado do passageiro e a traseira central.Algumas SW mais antigas sairam com essa Tcase. Mas, como teu eixo traseiro é com bola deslocada , deve optar pela parruda Auverland mesmo.

Grande João, sempre prestativo.

Agradeço sua colaboração. Pois é, a idéia é "projetar" algo para a Auverland mesmo. Espero que o torneiro esteja inspirado quando falar com ele...hehehehe.

Um abraço.

AdrianoJPX
08/11/2009, 21:36
Fala Adriano e ALL, beleza?

Se levar o projeto adiante nos mantenha informados, quem sabe aparece mais um doido... (eu) nessa empreitada.

Abraços,

Alexandre - Brasília

Fala Alexandre. Beleza?
Pois é rapaz....Olha eu inventado de novo. Não consegui ficar muito tempo dessas esquentações de cabeça. O jota nem vai mais na oficina depois do AP, que estou arrumando um jeito pra isso...hehehehe

Mas pode deixar que manterei informado sim.

Um abraço.

Valdemar_Mogi_Jpx
15/11/2009, 03:06
Adriano ,

A um tempos atrás , vi um anuncio
de um J c/ C.A e motor original ,
c/ o cambio ZF do Opala 4 Marchas.

Já faz algum tempo que também me passou
essa idéia , se aparecer um cambia quem sabe !!!

Valdemar.

equipeminas4x4
15/11/2009, 15:49
João,

Não existe problema em usar tcase Hilux com saída central, nos diferenciais com bola deslocada. Eu uso da Rural, tem uma turma grande usando do Troller, etc.
E se precisar da flange de qualquer câmbio para a tcase Hilux é só me falar.

[]'s

geraldo paulino filho
15/11/2009, 19:12
Geraldo,

Sem querer ser rude (boa essa), mas tá falando besteira.

[]'s

Beleza MArcel,
pois é pitaco é pitaco, palpite errado tb serve pra gente aprender,mas vc não me explicou o pq da besteira, uma vez que o cambio é para motor AP, ai eu naum aproveito nada da sua explicação.
Marcel, vc acredita que aquelaTcase que vc e o Fabil montaram naum rodou até hj!!!
Abs

equipeminas4x4
15/11/2009, 20:59
Beleza MArcel,
pois é pitaco é pitaco, palpite errado tb serve pra gente aprender,mas vc não me explicou o pq da besteira, uma vez que o cambio é para motor AP, ai eu naum aproveito nada da sua explicação.
Marcel, vc acredita que aquelaTcase que vc e o Fabil montaram naum rodou até hj!!!
Abs

Geraldo,

O CA de carros com tração dianteira, funciona com 2 homocinéticas saindo 1 para cada roda dianteira. Como vai pegar esse sistema e colocar ligado a uma tcase??
Cara, nem lembro disso mais, lembro de ter vendido alguma peça pro Fabil montar uma tcase, mas faz tanto tempo.:mrgreen::mrgreen:

[]'s