Ver Versão Completa : Cambio 5 Marchas - Dúvidas Instalação
Barba Ruiva
04/11/2009, 17:37
Cambada,
Acabei de comprar um cambio 5 marchas para a Jurema e estou com algumas dúvidas.
A Jurema é equipada originalmente com o OM314 e cambio 4 marchas sincronizado.
O cambio que comprei é de uma Band 2001, com motor 14B.
FATOS:
1. O eixo piloto do cambio que comprei (5 marchas) é "estria fina", próprio para a embreagem do 14B;
2. O eixo piloto do meu cambio (4 marchas) é "estria grossa", próprio para a empreagem do OM608;
SOLUÇÕES:
1. Posso trocar o piloto do cambio novo (5 marchas) por um piloto de "estria grossa" e utilizar a embreagem original desse motor;
2. Também existe a possíbilidade de trocar a embreagem original do meu OM314 pela embreagem do 14B e utilizar o cambio com a "estria fina".
DÚVIDAS:
Acredito que a opção da troca do piloto é a melhor, já que mantem a originalidade do conjunto.
No entanto, a mudança da embreagem é mais simples... porém fico pensando se o dimensionamento da empreagem para os dois motores é diferente, já que acreedito que o OM314 tem muito mais torque que o 14B. Estou falando besteira?
A mudança do piloto eu sei que é normal e funciona. Alguém sabe me dizer se a embreagem do 14B é "plug&play" no OM314? (na hipotese de usar esse cambio 5 marchas com estria fina)
Outra dúvida é a travessa do cambio. Ja perguntei para algumas pessoas. Parte disse que é diferente, e parte que é igual! Alguém que ja trocou o cambio pode me ajudar?
Se a travessa for diferente, tenho que mudar até os suportes da travessa soldados ao chassi ou posso mudar somente a travessa, utilizando os mesmos suportes?
Valeu gente!
Abraços,
Glauco mendes
04/11/2009, 21:55
Carlos a pouco coloquei uma caixa de cambio do 14b na minha band , no meu caso optei pela troca do disco de embreagem e rolamento do volante, o platô tu usa o mesmo já a travessa experimentei as duas tanto a de 05 como a de 04 marchas e a que ficou melhor foi a de 04 marchas, qualquer duvida estou a disposição.
Abs...
Arnoldo Junior
04/11/2009, 23:43
Cambada,
Acabei de comprar um cambio 5 marchas para a Jurema e estou com algumas dúvidas.
FATOS:
1. O eixo piloto do cambio que comprei (5 marchas) é "estria fina", próprio para a embreagem do 14B;
2. O eixo piloto do meu cambio (4 marchas) é "estria grossa", próprio para a empreagem do OM608;
SOLUÇÕES:
1. Posso trocar o piloto do cambio novo (5 marchas) por um piloto de "estria grossa" e utilizar a embreagem original desse motor;
2. Também existe a possíbilidade de trocar a embreagem original do meu OM314 pela embreagem do 14B e utilizar o cambio com a "estria fina".
DÚVIDAS:
Acredito que a opção da troca do piloto é a melhor, já que mantem a originalidade do conjunto.
No entanto, a mudança da embreagem é mais simples... porém fico pensando se o dimensionamento da empreagem para os dois motores é diferente, já que acreedito que o OM314 tem muito mais torque que o 14B. Estou falando besteira?
A mudança do piloto eu sei que é normal e funciona. Alguém sabe me dizer se a embreagem do 14B é "plug&play" no OM314? (na hipotese de usar esse cambio 5 marchas com estria fina)
Outra dúvida é a travessa do cambio. Ja perguntei para algumas pessoas. Parte disse que é diferente, e parte que é igual! Alguém que ja trocou o cambio pode me ajudar?
Se a travessa for diferente, tenho que mudar até os suportes da travessa soldados ao chassi ou posso mudar somente a travessa, utilizando os mesmos suportes?
Valeu gente!
Abraços,
Companheiro.
Exatamente isso o que disse o Valeriano, estive na mesma situação, troquei somente o disco de embreagem e o rolamento do platô. Outro problema que encontrei (especificamente por que comprei somente o cambio e tive que montá-lo na redução antiga) foram os parafusos (tirantes) que prendem todo o conjunto ao motor (20cm mais compridos) que não cnseguí encontrar em lugar algum, estes só um torneiro...
Sergioporto
05/11/2009, 11:07
Carlos a pouco coloquei uma caixa de cambio do 14b na minha band , no meu caso optei pela troca do disco de embreagem e rolamento do volante, o platô tu usa o mesmo já a travessa experimentei as duas tanto a de 05 como a de 04 marchas e a que ficou melhor foi a de 04 marchas, qualquer duvida estou a disposição.
Abs...
Na minha troquei o piloto pois plato é de alavancas que eu gosto, disco c/ revestimento de lona trançada para nao ficar sem embreagem dentro dágua,travessa é a mesma da 4 marchas,coloca suspiro na tampa da caixa, um joelho e cuida pra tampao nao ficar pegando nele, tem modificar tampao,alongar cardan dianteiro e encurtar trazeiro.Cambio de 5 é um pouco mais alto que 4 porisso onde cambio encosta na capa seca tem um pequeno ressalto que é necessário retirar c/ lixadeira para cambio encostar por igual, no mais boa sorte, viatura fica outra!
valeriano
05/11/2009, 16:00
Companheiro.
Exatamente isso o que disse o Valeriano, estive na mesma situação, troquei somente o disco de embreagem e o rolamento do platô. Outro problema que encontrei (especificamente por que comprei somente o cambio e tive que montá-lo na redução antiga) foram os parafusos (tirantes) que prendem todo o conjunto ao motor (20cm mais compridos) que não cnseguí encontrar em lugar algum, estes só um torneiro...
Eu disse alguma coisa? :shock::shock::shock:
Nem lembrava disso, mas tudo bem! huahuahuauhahuahua
estyvybeykr
05/11/2009, 20:15
André o Glauco esqueceu de dizer que terá que levar o flange do eixo primario até um torneiro para que faça uma luva, para que o cubo do colar fique justo. Assim vc poderá usar tambem o colar do 04 marchas.
estyvybeykr
05/11/2009, 20:17
Esqueci de dizer pra aproveitar que o câmbio tá fora, arranca todo o sistema de freio de mão e coloca um adapitado a disco com pinça de freio trazeiro do GM cadete. Vlw
Glauco mendes
05/11/2009, 20:35
Tens razão Estevão esqueci mesmo, rsrsrsrsr, valeu..........
Elmer_Jeep
06/11/2009, 11:24
Cambada,
FATOS:
SOLUÇÕES:
Pode, mas é difícil encontrar esse piloto pois sairam poucos cambios de 5M com estria grossa, foram nas 93/94 que eram 5M com motor OM364(MB709).
Neste caso seria legal tb se conseguisse a capa seca deste modelo (364 - 5m)
DÚVIDAS:
Sobre a embreagem desconheço a intercambialidade, mas segundo os relatos dos amigos acima funciona, o certo seria medir o diametro externo dos discos pra nao correr o risco de sofrer alguma perda de aderencia, ja vi um catálogo da LUK que informava as medidas.
O problema que vejo nessa mistura é que no dia que precisar substituir o kit vai ter que comprar tudo separado e as peças do 14B geralmente são mais caras.
O torque de ambos é igual, 27kg, só muda a faixa de rotação.
Valeu gente!
Abraços,
As travessas tem formatos diferentes e os coxins também, não sei se muda alguma coisa na angulação/inclinação do cambio.
[]'s
Arnoldo Junior
06/11/2009, 11:37
Eu disse alguma coisa? :shock::shock::shock:
Nem lembrava disso, mas tudo bem! huahuahuauhahuahua
IH foi mal. A reforma da SABECCA tá virando a minha cabeça. kkkkkkk
Barba Ruiva
06/11/2009, 15:37
Personas,
Acabo de falar com um amigo que vende peças, e ele me falou exatamente isso... que a ponta do piloto é encaixada no motor, e que o piloto do cambio 5 marchas (estria fina) esse encaixe é mais grosso.
Então se for para usar a embreagem do 14B precisa fazer essa luva.
Também falou que até arruma esse piloto, mas que morre em R$800!
Alguém tem idéia de onde acho esse piloto mais em conta?
O ideal seria trocar o piloto e manter a originalidade, mas se não o encontrar por um preço razoável, vou apelar para a troca da embreagem.
Sobre o freio a disco, tenho algumas fotos do projeto desenvolvido pelo Elmer! Ficou show de bola, vou fazer o meu irmão gemeo do dele! Hahahahahaha...
Elmer, ja te falei uma vez... se quiser vender um kit daquele pronto é só botar preço!
Sobre a travessa do chassi, ja ouvi de tudo... até que da pra usar a do meu cambio 4 marchas sem problemas. Decidi verficar no dia que for montá-lo. Dependendo compro a do 14B com 5 marchas e coloco no lugar.
Valeu pela força Cambada!
Abraços,
Julio Militão
06/11/2009, 22:41
Cambada,
FATOS:
SOLUÇÕES:
DÚVIDAS:
Valeu gente!
Abraços,
Caro barba Ruiva e companheiros,
Fiz a mesma adaptação que voce: coloquei o cambio 5m na minha Band curta lona, já tem uns 4 anos. Para nao ter que mexer na caixa, mandei fazer um conjunto de platô e disco aqui mesmo em Porto Velho e, por precaução, fiz dois conjuntos, até hoje está funcionado bem. O outro conjunto está guardado. Quanto ao problema da travessa tive que achar uma original. Tive que usar a T-case da minha caixa anterior, 4m, pois a que comprei estava ruim! Tenho problemas de lubrificação, pois o retentor que adaptei não segura o óleo na caixa de marchas, deixando ele passar para a T-case.
Espero ter ajudado, um abraço.
Barba Ruiva
11/11/2009, 13:55
Gente...
Me falaram que tem que trocar aquela espécie de "camisa" que o piloto passa dentro, que é parafusada na carcaça do cambio...
Falaram que essa "camisa" do piloto do 14B é diferente da "camisa" para o piloto do MB.
Alguém sabe me dizer se é isso mesmo?
Abraços,
estyvybeykr
11/11/2009, 20:50
André tira essa camisa do câmbio e leva pro torneiro junto com o colar que tava no câmbio de 04 marchas, manda ele fazer uma luva(luva que ficara por cima dessa camisa que cobre o primario) pra ajustar a medida com o colar antigo e troca o disco de embreagem por um de 14B junto com o rolamento do piloto(rolamento que fica no volante do motor).
E não se esqueça de tambem mandar o torneiro encurtar o cardã.
Ola, tenho em vista uma caixa de 5 marchas completa com redução, a minha band e ano 91 motor om364, esta caixa ta entrando por R$4.000,00, e posteriormente posso vender a minha de 4 marchas, quais as modificações que terei que fazer, trocar plator e disco e rolamento pelo tb 14, e o que +, terei que mecher nos cardans, a alavanca da tração da de 4 marchas serv para a de 5, pois esta não vem com o conjunto
Glauco mendes
23/05/2012, 22:02
Ola, tenho em vista uma caixa de 5 marchas completa com redução, a minha band e ano 91 motor om364, esta caixa ta entrando por R$4.000,00, e posteriormente posso vender a minha de 4 marchas, quais as modificações que terei que fazer, trocar plator e disco e rolamento pelo tb 14, e o que +, terei que mecher nos cardans, a alavanca da tração da de 4 marchas serv para a de 5, pois esta não vem com o conjunto
Blz Bira o câmbio 05 marchas que vc esta pegando estava numa band com motor 14b, se sim vc terá que trocar o disco de embreagem e fazer uma luva sobre o castisal onde fica o rolamento da embreagem, se ele era de um motor 364 ñ vai ser preciso trocar o disco, ocardã traseiro terá que ser diminuido e dianteiro aumentado! a alavanca da tração da de 04 ñ serve na de 05!!
Abs...
Sergio blz vc ou algum amigo poderia informar onde posso conseguir um piloto do cambio de 5M com estria grossa, 93/94, acho menos trabalhoso e posso manter o conjunto original, se alguem quise pode tambem enviar um mp birawc@itelefonica.com.br, eu esatva com duvidas mas as explicaçoes de vcs foram muito boas, tinha duvidas se comprava este cambio ou não, vou ter que baixar o cambio mesmo p/ tirar um vazamento do retentor sem contar que o cambio tambem tem vazamento, sendo assim vamos mecher, consutei o mecanico que vai mecher e ele aconselhou atroca do piloto, estarei tambem trocando o tanque por um de 80lts que vou instalar na trazeiro :: Metalrgica CLA :: (http://www.metalurgicacla.com.br/) , no local do atual vou fazer uma caixa de ferramentas e bugigangas errrr.
Ola encontrei o exo pilçoto na TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : BANDEIRANTE - Os melhores preos e promoes (http://www.tracaomania.com.br/produtos.php?pg=3&pgi=0&pgf=12&nome=&busca=&cod_categ=48&cod_subcateg=235&veja_mais=&cod_loja=&dep=&nome_busca=) , POR R$ 506,85, aguem saberia se tem em outro lugar + em conta.
Glauco mendes
29/05/2012, 23:20
Ola encontrei o exo pilçoto na TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : BANDEIRANTE - Os melhores preos e promoes (http://www.tracaomania.com.br/produtos.php?pg=3&pgi=0&pgf=12&nome=&busca=&cod_categ=48&cod_subcateg=235&veja_mais=&cod_loja=&dep=&nome_busca=) , POR R$ 506,85, aguem saberia se tem em outro lugar + em conta.
Com este valor vc compra o disco do 14b estria fina e ñ mexe no câmbio, massssssssss.......
Att...
o plato sei que pode ser o OM, o disco 14 B. Mas e quanto ao colar ??? posso usar o que esta na caixa cujo motor era 14B? e quanto a urna (caixa seca) é igual ou tenho que trocar? obrigado
Wanderband
24/01/2014, 16:37
Olá companheiros, fiz um mini tutorial sobre como fazer a adaptação de um cambio 5M oriundo de um motor 14B para uma Band com motor MB 314 ou 364.
448225 448226 448227 Espero que os mestres no assunto digam que estou certo rsrsrsr.
Um abração!!
hercilio.neto
25/01/2014, 00:34
Wanderband,
Já tinha lido sobre essa adaptação mas imaginava ser mais simples, que não fosse necessário tanto embuchamento e adaptação no colar.
Com as fotos deu para entender perfeitamente.
O cambio de 5 marchas já é difícil de achar, oriundo de um motor OM364 então... é raríssimo. O mais comum são os estrias finas do 14B.
O Júnior tem cambio de 5 marchas no OM364 da picape dele que originalmente era de 4 marchas. Pergunte como foi feita a mudança.
No meu caso, o meu cambio é original do OM364, como na sua picape.
Wanderband
25/01/2014, 01:02
Wanderband,
Já tinha lido sobre essa adaptação mas imaginava ser mais simples, que não fosse necessário tanto embuchamento e adaptação no colar.
Com as fotos deu para entender perfeitamente.
O cambio de 5 marchas já é difícil de achar, oriundo de um motor OM364 então... é raríssimo. O mais comum são os estrias finas do 14B.
O Júnior tem cambio de 5 marchas no OM364 da picape dele que originalmente era de 4 marchas. Pergunte como foi feita a mudança.
No meu caso, o meu cambio é original do OM364, como na sua picape.
Grande Hercílio!!
Creio que são somente dois embuchamentos, um na face interna do rolamento que vai na ponta do eixo piloto e o outro também na face interna do colar de embreagem PARA MOTOR MB. Mas antes de ir ao torneiro, vou ver com o JÚNIOR se foi dessa forma que ele fez ou se optou por trocar o eixo piloto para manter a originalidade.
Obrigado pela dica!
Abraço!
Wander
Glauco mendes
25/01/2014, 15:30
Grande Hercílio!!
Creio que são somente dois embuchamentos, um na face interna do rolamento que vai na ponta do eixo piloto e o outro também na face interna do colar de embreagem PARA MOTOR MB. Mas antes de ir ao torneiro, vou ver com o JÚNIOR se foi dessa forma que ele fez ou se optou por trocar o eixo piloto para manter a originalidade.
Obrigado pela dica!
Abraço!
Wander
Blz amigão na minha eu ñ fiz a bucha para o rolamento do volante, eu fiz a troca do rolamento por um com a medida do piloto, só fiz a luva para o rolamento da embreagem e roda até hoje sem dar nenhum problema,a meu ver é a melhor coisa a se fazer...
Wanderband
26/01/2014, 02:40
Blz amigão na minha eu ñ fiz a bucha para o rolamento do volante, eu fiz a troca do rolamento por um com a medida do piloto, só fiz a luva para o rolamento da embreagem e roda até hoje sem dar nenhum problema,a meu ver é a melhor coisa a se fazer...
Beleza Glauco, semana wue vem vou a procura desse rolamento que o amigo falou, vou levar o rolsmento antigo e o piloto para verificar as medidas. Obrigado pela dica. Ate mais. Vou postar fotos do serviço depois de pronto. Estou aguardando umas peças chegarem. Valeu. Desculpe os erros telet é ruim para digitar rsrsr falowww
Ola pessoal, estou com uma duvida na troca de cambio de 4m (om364), p 5m (14b) o coxim de cambio tem que ser trocado, pergunto isto pois fiz a troca de cambio a algum tempo e mantive o coxim do de 4m, tem reumente alguma diferença entre eles, terei algum problema futuro, minha configuração atual e om364 turbo e intercoller, direção hidraulica e ar condicionado, freio a disco na dianteira, pneus 31x15 jumelos altos, motor e cambio com 6000km.
titanium
23/02/2014, 09:49
Birawc, se seu motor é om364 suponho que seu cambio seja o 4m Sincronizado.
Se for o 4m sincro, o suporte/coxim do câmbio é o mesmo do 5m.
MarcioNatal
23/02/2014, 20:25
É verdade Birawc, o titanium tem razão. Se já está com a parte de eixo piloto, colar e disco resolvida, a única preocupação agora vai ser com o tamanho das transmissões. A traseira vai diminuir e a dianteira aumentar.
Troquei a minha semana passada e essa foi a receita usada!
Um abraço e boa semana.
Márcio Humberto
Valeu titanium , pela dica, Marcio, o cambio já esta instalado a 1 ano e esta funcionado bem, minha duvida era só a respeito do coxim pois como o meu estava novo não substitui mas fiquei na duvida se teria algum problema.
Marcio como ficou com o cambio de 5m, vc tinha alterado antes a relação coroa e pinhao ou fez depois da troca do cambio, como ficou o comportamento dela?
MarcioNatal
24/02/2014, 12:13
Valeu titanium , pela dica, Marcio, o cambio já esta instalado a 1 ano e esta funcionado bem, minha duvida era só a respeito do coxim pois como o meu estava novo não substitui mas fiquei na duvida se teria algum problema.
Marcio como ficou com o cambio de 5m, vc tinha alterado antes a relação coroa e pinhao ou fez depois da troca do cambio, como ficou o comportamento dela?
Fala birawc, boa tarde.
Ainda não testei. Coloquei a relação 11x35 agora, junto com a caixa de 5M, bloqueio nos 2 diferenciais e guincho. Passei sábado no mecânico e ele estava terminando de colocar o biselli. Acho que depois do carnaval já terei como avaliar o conjunto. O pisante que uso é o 285X75X16. Vamos ver como vai ficar.
Um abraço
Márcio Humberto
Bz, Marcio, tenho uma duvida na troca de relação p/ 11x35 tem que ser alterada também a realação dianteira, o meu diferencial e semi-flutuante, estou vendo se troco ou faço um adaptação, porem os kits flutuante estão bem salgados, que bloqueio vc colocou, uso a minha no dia dia.
MarcioNatal
27/02/2014, 10:15
Birawc, normalmente quando se coloca no diferencial dianteiro também coloca-se no traseiro. Se colocar em um e no outro não, vc não vai poder usar 4x4, porque as relações são diferentes e as rodas aos pares, em cada diferencial, irão girar descompassadas, e ai adeus planetárias! Os bloqueios que estou usando são da Spartan Locker (http://www.usastandardgear.com/Default.aspx) e não sei se servem para usar em diferencial semi flutuante. Com a palavra os universitários.
Um abraço.
Márcio Humberto
helder.dir
29/04/2014, 09:28
Bom dia pessoal!
Por muita sorte (pelo menos eu acho sorte, vamos ver no futuro) ontem eu encontrei o seguinte conjunto:
Cambio 5m (traseiro), cardã traseiro, eixo traseiro completo (inclusive campanas), molas e amortecedores traseiros..., tudo de uma band 1998, enfim, fechei o negocio.
No entanto, como estou "no fim do mundo" o mecânico vai "apanhar" para adaptar, enfim, por isso eu gostaria de saber se alguém de vocês lembram quantos centímetros é necessário para o encurtamento/alongamento dos cardãs ao instalar o cambio 5 marchas...
Outra coisa, apenas aproveitando o post e mesmo não sendo o tópico, desde que ano saíram os flutuantes ou será que tem a possibilidade deste meu não ser. Obs: Ainda não tenho toda a certeza em diferenciar o flutuante do semi-flutuante, e do rígido...
Qualquer informação é bem vinda, ainda mais quanto a adaptação do cambio 5 m, afinal notei nos posts de vocês que tem mais de uma forma de adpta-lo (eixo piloto trocado, sem trocar....), por isso se nessa eventual escolha na forma de adaptar influenciaria no tamanho da alteração dos cardãs, ou independente da forma de adaptação do cambio o tamanho dos cardãs será o mesmo?
Abraços
hercilio.neto
29/04/2014, 10:41
Eixo flutuante só saiu nas Band pickup.
É fácil reconhecer um eixo flutuante, pois o cubo fica saliente no centro da roda, tal qual uma roda livre. No eixo semi, é liso.
Sergio c
29/04/2014, 21:56
Bom dia pessoal!
Por muita sorte (pelo menos eu acho sorte, vamos ver no futuro) ontem eu encontrei o seguinte conjunto:
Cambio 5m (traseiro), cardã traseiro, eixo traseiro completo (inclusive campanas), molas e amortecedores traseiros..., tudo de uma band 1998, enfim, fechei o negocio.
No entanto, como estou "no fim do mundo" o mecânico vai "apanhar" para adaptar, enfim, por isso eu gostaria de saber se alguém de vocês lembram quantos centímetros é necessário para o encurtamento/alongamento dos cardãs ao instalar o cambio 5 marchas...
Outra coisa, apenas aproveitando o post e mesmo não sendo o tópico, desde que ano saíram os flutuantes ou será que tem a possibilidade deste meu não ser. Obs: Ainda não tenho toda a certeza em diferenciar o flutuante do semi-flutuante, e do rígido...
Qualquer informação é bem vinda, ainda mais quanto a adaptação do cambio 5 m, afinal notei nos posts de vocês que tem mais de uma forma de adpta-lo (eixo piloto trocado, sem trocar....), por isso se nessa eventual escolha na forma de adaptar influenciaria no tamanho da alteração dos cardãs, ou independente da forma de adaptação do cambio o tamanho dos cardãs será o mesmo?
Abraços
Boa noite Helder, os semi-flutuantes são os da primeira foto, a ponta de eixo fica reta por dentro da roda, sendo presa no diferencial por chavetas, p roda não cair fora, mas, se quebra a ponta de eixo bem próximo ao rolamento externo, a roda pode cair fora. Esse diferencial não aceita bloqueios pelo motivo das chavetas p segurar as ponta de eixo(primeira foto, tirada de uma band curta de um amigo).
Os flutuantes tem a ponta de eixo apoiada em um cubo de roda, igual aos caminhões, sendo que em caso de quebra da ponta de eixo, só fica sem tração, não tem problema de a roda cair fora(segunda foto, de minha band).
Esse tal sistema rígido eu nunca ouvi falar.
Pelo que sei, os eixos flutuantes eram originais nas bandes de carga, e opcionais nas de cabine de aço, ou seja, quem quisesse pagar mais para ter os flutuantes nas bande de aço.
Eixo flutuante só saiu nas Band pickup.
É fácil reconhecer um eixo flutuante, pois o cubo fica saliente no centro da roda, tal qual uma roda livre. No eixo semi, é liso.
era opcional nos jipes...
helder.dir
29/04/2014, 23:18
Valeu Hercílio, Sergio e Dudu, obrigado pelas informações.
O Eixo que adquiri é flutuante! O conjunto era de uma picape 98..., agora tenho que fazer as adaptações do cambio e coroa e pinhão do meu antigo eixo para o novo...
Bom, agora o mecânico daqui vai quebrar a cabeça na adaptação do cambio, quero só ver...., pra facilitar eu imprimi as fotos explicativas desse tópico...
Ele só ficou curioso quanto a medida precisa da redução do cardã..., creio que ele vai colocar e tirar mais de uma vez ein...hehehe
Dicas serão bem vindas...
Obs: Nessa compra o vendedor me deu de brinde o painel completo da band (marcadores e borracha/apoio horizontal que vai de fora a fora no painel)..., esses itens vou vender...:euforico:
Abraço a todos....
helder.dir
30/04/2014, 01:12
Ainda em tempo e "escapando" um pouco do tema:
1-alguém de vocês sabem como que é colocado a trava mult-lock? A minha já tem, porém a posição da ré do cambio 5ª marchas é diferente da do cambio 4ª marchas, ou seja, vou ter que retirar a trava e refurar, seria assim? se souberem me avisem....
2-Qto pode valer o meu cambio 4m sincronizado e qto pode valer um eixo semi-flutuante?
3-Qual o valor estimado do painel completo da band 1998 (marcadores)?
Obrigado pessoal
aguinel martins
30/04/2014, 14:03
Ainda em tempo e "escapando" um pouco do tema:
1-alguém de vocês sabem como que é colocado a trava mult-lock? A minha já tem, porém a posição da ré do cambio 5ª marchas é diferente da do cambio 4ª marchas, ou seja, vou ter que retirar a trava e refurar, seria assim? se souberem me avisem....
2-Qto pode valer o meu cambio 4m sincronizado e qto pode valer um eixo semi-flutuante?
Obrigado pessoal
Patão arranca a trava com suporte e tudo do local que ela esta e engata a ré marca o local que ela ficou e fura de novo e manda vê, a minha tive quer soldar um pedaço de ferro maior na base se vc quiser depois te envio, aproveitando recentemente perdi as chaves da minha band ela tem trava multi e a famosa trava carneiro, gastei 3 minutos pr anular a trava carneiro mas a multi lock deu trabalho em
Sergio c
01/05/2014, 09:29
Eu estou começando a instalação do câmbio 5M, vejam a diferença entre o volante do motor, platô e disco, do motor OM 364 e 14B, além das estrias dos discos.
helder.dir
08/05/2014, 00:30
Muito Obrigado Sergio.
Agora a duvida se situa nos tamanhos dos cardãs, ja que nao temos noção nenhuma da medida exata qto ao encurtamento/alongamento..., o jeito vai ser descobrir na pratica mesmo.
Outra questao, vc sabe dizer se a tampa da lataria do cambio 5 marchas é mais facil pra refurar na carroceria de 4 marchas ao invés de cortar e soldar essa tampa antiga pra caber os movimento do cambio de 5 m...
Ainda, vou aproveitar a ida da viatura no mecanico e tentar por um tanque de no minimo de 100 litros e no lugar original vou bolar uma caixa de ferramentas..., é pessimo fazer viagem do Pará a SP e ter q ficar parando toda hr....hehe
Abraçoos
Carlo Pecca
08/05/2014, 07:52
Helder,
suas perguntas:
" 2-Qto pode valer o meu cambio 4m sincronizado e qto pode valer um eixo semi-flutuante?
- Aqui no Rio cambio 4m na faixa ou eixo de R$ 2 a 3mil, dependo do estado.
- Se tiver tudo funcionando na faixa de R$ 200pratas. Na Gama4x4 , Garra4x4 e Tracaomania.com.br todas tem mostrador completo e relógios individuas "zero bala"..
Sergio c
08/05/2014, 09:11
Muito Obrigado Sergio.
Agora a duvida se situa nos tamanhos dos cardãs, ja que nao temos noção nenhuma da medida exata qto ao encurtamento/alongamento..., o jeito vai ser descobrir na pratica mesmo.
Outra questao, vc sabe dizer se a tampa da lataria do cambio 5 marchas é mais facil pra refurar na carroceria de 4 marchas ao invés de cortar e soldar essa tampa antiga pra caber os movimento do cambio de 5 m...
Ainda, vou aproveitar a ida da viatura no mecanico e tentar por um tanque de no minimo de 100 litros e no lugar original vou bolar uma caixa de ferramentas..., é pessimo fazer viagem do Pará a SP e ter q ficar parando toda hr....hehe
Abraçoos
Helder, não entendo o que vc quis dizer com tampa da lataria da caixa, seria aquela que cobre o câmbio?? Se for essa, tem que recortar mais para trás no bocal que vai a alavanca das marchas e no bocal da reduzida, pois essas alavancas no cambio 5m são mais para trás.
Qto aos cardãns, o dianteiro deve-se alongar em 8,5cm, e o traseiro deve-se encurtá-lo em 8,5cm, que é o tamanho exato do alongamento da 5 marcha na caixa.
Eu aproveitei, já que puxei o eixo traseiro p frente uns 40cm anteriormente, mais agora que a caixa foi 8,5 cm para trás, tirei aquele cardã do meio com o rolamento grande, a travessa e fiz um cardã inteiro, direto da t case p diferencial, o qual foi balanceado e ficou muito bom p rodar em maiores velocidades.
helder.dir
08/05/2014, 13:33
Carlos, obrigado pelas informaçoes qto aos preços, porem agora surgiu a oportunidade de monta uma band picape pois encontrei um chassi com lataria (menos a parte dos farois e a porta direita) com isso vou guardar tudoo...hehe
Sergio, é essa tampa mesmo! eu estava pensando em pegar a tampa propria das bands 5 m e por no lugar da antiga pq assim nao precisa ficar cortando e adaptando, mas isso se servir na medida uma pela outra.
Sergio c
08/05/2014, 14:56
É Helder, com essa tampa da de 5M evita alguns contratempos, a qual deve dar certo nas furações no fundo da cabine.
helder.dir
08/05/2014, 19:08
Sergio...
Assim espero que dê certo a tampa..., qualquer coisa eu confirmo aqui.
Abraçoo
hercilio.neto
08/05/2014, 23:50
É Helder, com essa tampa da de 5M evita alguns contratempos, a qual deve dar certo nas furações no fundo da cabine.
Helder e Sergio,
No jipe de 5 marchas não tem a tampa parafusada que recobre a caixa como no de 4 marchas. O piso todo é uma peça só.
Suponho que na picape seja igual.
helder.dir
09/05/2014, 02:11
Vixx Hercilio, entao nao vou conseguir fazer o q esperava...
vou conferir no "zoiometro"...kkkkk
Denise Ávila
09/05/2014, 10:34
Helder e Sergio,
No jipe de 5 marchas não tem a tampa parafusada que recobre a caixa como no de 4 marchas. O piso todo é uma peça só.
Suponho que na picape seja igual.
Oi Hercílio
A LOBA tem 5 marchas e tem uma tampa naquela área, só não sei se é da caixa. Segue uma foto.
Sergio c
09/05/2014, 11:54
Oi Hercílio
A LOBA tem 5 marchas e tem uma tampa naquela área, só não sei se é da caixa. Segue uma foto.
Realmente a cabine dessa sua band não tem o tampão das de 4m, como o Hercilio falou, tem suas vantagens, mas, como a minha era de 4m e ano 1989, tem um tampão que cobre toda a caixa com reduzida e ainda dá p por os pés no chão e sentar no assoalho da band kkkkkkkk
Facilita na hora da manutenção ou quando se quer só tirar as tampas das caixas e dar uma olhada nas engrenagens.....
Hercilio,
Acho que as únicas Bands que não tem tampão são as MB com 5m. As 14b tem um tampão, não dá para subir o câmbio por ali mas é um bom tamanho . Nele vão os flanges parafusados onde ficam as coifas da marcha e tração. O acesso a cebolinha da ré é por ali.
Denise,
Essa tampa dá acesso à boia de combustível. a tampa que dá acesso as caixas fica mais a frente e pega todo o torpedo.
Denise Ávila
09/05/2014, 19:58
Valeu Fabiano!
É inclusive bom verificar a vedação dessa tampa e se não está faltando nenhum parafuso. Originalmente ela tem uma borracha que com o tempo vai perdendo a função. Na minha passei uma massa de calafetar, instalei todos os parafusos, troquei as coifas rasgadas ( na de tração vai uma de borracha por baixo do acabamento ). Melhorou muito a caloria naquela região. Nada mais de canela quente hehehehe. Por fim uma manta entre a lata e o tapete. Vira quase um carro de passeio.
hercilio.neto
10/05/2014, 09:18
Hercilio,
Acho que as únicas Bands que não tem tampão são as MB com 5m. As 14b tem um tampão, não dá para subir o câmbio por ali mas é um bom tamanho . Nele vão os flanges parafusados onde ficam as coifas da marcha e tração. O acesso a cebolinha da ré é por ali.
Denise,
Essa tampa dá acesso à boia de combustível. a tampa que dá acesso as caixas fica mais a frente e pega todo o torpedo.
Grande Dimasi,
É isso mesmo, voce está certo.
Umas tem uma tampa redonda em cima do torpedo, em outras a tampa é reta.
Quem puder postar fotos do torpedo, vai ajudar a galera que quer fazer esse tipo de adaptação.
Denise Ávila
10/05/2014, 10:02
A LOBA ainda vai ficar mais uma semana em Friburgo, senão eu tiraria agora as fotos.
Glauco mendes
11/05/2014, 11:16
Pessoal segue medida dos cardãs, como ficou na minha.
* Traseiro: 1,02 cm
* Dianteiro: 72 cm
Wanderband
11/05/2014, 12:21
Grande Dimasi,
É isso mesmo, voce está certo.
Umas tem uma tampa redonda em cima do torpedo, em outras a tampa é reta.
Quem puder postar fotos do torpedo, vai ajudar a galera que quer fazer esse tipo de adaptação.
Grande Hercílio! Missão dada, missão cumprida! rsrsr
Ai vão as fotos do torpedo..
462369 462370 462371 Ps: Foto torpedo Pk 5M MB (sem tampa original).
Valeu!! :bye:
Wanderband
11/05/2014, 12:30
Mais uma foto, agora com tampa, do 14B.
462372
hercilio.neto
11/05/2014, 20:19
Não estou em Campinas, mas tenho essa foto aqui no celular.
462400
Sergio c
14/05/2014, 07:35
Os meus cardans, após a caixa 5m, ficaram quase q nem os do Glauco, 72cm a frente e 1m41cm no traseiro, sendo que na traseira, como puxei o eixo p frente e mais a encurtada da caixa 5m, fiz um direto, eliminei a travessa e aquele rolamento grande que só da problema rsrsrsrsrsr, pois o cardan era em duas partes.
O serviço mandei fazer na vizinha cidade de Caxias do Sul-RS, sendo que, com a troca dos dois canos, solda com máquina, balanceamento, lubrificação de cruzetas, não chegou nas 400 pratas, mas ficaram zerados p viajas, vale a pena mesmo. Até passaram uma cinta p não perder as esferas da cruzeta e na montagem, me proibiram de desengatar as ponteiras, p não perder o balanceamento.
helder.dir
15/05/2014, 22:01
Pessoal, segunda feira inicio a instalação/adpatação do cambio 5ª marchas e do eixo traseiro flutuante..., finalmente! Viajarei com menos urros de SP ao Pará... hehehe Quem ja fez isso, quanto tempo em media levou? A Band é meu UNICO carro..., ficarei a pé...
Sergio c
16/05/2014, 08:55
Pessoal, segunda feira inicio a instalação/adpatação do cambio 5ª marchas e do eixo traseiro flutuante..., finalmente! Viajarei com menos urros de SP ao Pará... hehehe Quem ja fez isso, quanto tempo em media levou? A Band é meu UNICO carro..., ficarei a pé...
Se o mecânico for rápido, leva uns dois dias, incluindo a readequação das medidas dos cardans.
Eu uso ainda a relação 10:37, fiz uns testes no asfalto e quinta fica beeeem longa. Motor p empurrar eu tenho, mas com pneus grandes de trilha não dá p passar dos 90 kmh, mas a hora que eu montar um jogo estradeiro, com pneus mais largos"não as rodas originais", quero ver se dou uma fechada no ponteiro da velocidade no outro lado do velocímetro heheheheheh
helder.dir
16/05/2014, 11:14
Se o mecânico for rápido, leva uns dois dias, incluindo a readequação das medidas dos cardans.
Eu uso ainda a relação 10:37, fiz uns testes no asfalto e quinta fica beeeem longa. Motor p empurrar eu tenho, mas com pneus grandes de trilha não dá p passar dos 90 kmh, mas a hora que eu montar um jogo estradeiro, com pneus mais largos"não as rodas originais", quero ver se dou uma fechada no ponteiro da velocidade no outro lado do velocímetro heheheheheh
Vlw Sergio!
Que pneus vc usa que mesmo a sua Band sendo turbinada vc nao consegue passar dos 90? Agora vc me intrigou ein!!
Mais pra frente eu vou turbinar, provavelmente com essa tal K16, vamos ver o $$...
Dá uns palpites de velocidade final, retomada e consumo qto a essas questões:
1-Minha Viatura com OM 314S, sem turbo, relação 10:37, 5ª Marchas, pneus 235/75/15 (configuração atual);
2-Minha Viatura com OM 314S, sem turbo, relação 10:37, 5ª Marchas, pneus 35 aro 15;
3-Minha Viatura com OM 314S, COM turbo, relação 10:37, 5ª Marchas, pneus 235/75/15;
4-Minha Viatura com OM 314S, COM turbo, relação 10:37, 5ª Marchas, pneus 35 aro 15.
Apesar que já estou querendo saber demais, o que voce me diz qto a essas configurações?
Sergio c
16/05/2014, 21:24
Vlw Sergio!
Que pneus vc usa que mesmo a sua Band sendo turbinada vc nao consegue passar dos 90? Agora vc me intrigou ein!!
Mais pra frente eu vou turbinar, provavelmente com essa tal K16, vamos ver o $$...
Dá uns palpites de velocidade final, retomada e consumo qto a essas questões:
1-Minha Viatura com OM 314S, sem turbo, relação 10:37, 5ª Marchas, pneus 235/75/15 (configuração atual);
2-Minha Viatura com OM 314S, sem turbo, relação 10:37, 5ª Marchas, pneus 35 aro 15;
3-Minha Viatura com OM 314S, COM turbo, relação 10:37, 5ª Marchas, pneus 235/75/15;
4-Minha Viatura com OM 314S, COM turbo, relação 10:37, 5ª Marchas, pneus 35 aro 15.
Apesar que já estou querendo saber demais, o que voce me diz qto a essas configurações?
Uso p trilhas de todo o tipo pneus BF 285/75/16, equivalem a medida 33, mas estão com recapagem agressiva, aí é meio ruim passar dos 80-90 kmh, mas já comprei umas rodas 15, 8 polegadas, sendo que tenho uns pneus 31 e vou mandar recapar com emborrachamento normal, estradeiros, aí sim quero fazer um teste, com GPS, p ver qto vai dar no pé hehehehe, acredito que vou fechar o km....
Qto as respostas a seus questionamentos, meus "chutometros" seriam os seguintes:
1- V final, uns 130km/h, retomada razoável e uns 11 km/l;
2- V final, uns 135km/h, retomada um pouco mais lenta e uns 10 km/l;
3- V final, uns 145km/h, retomada boa e uns 12km/l e
3- V final, uns 155km/k, retomada tb boa e uns 11 km/l.
Acho que seria mais ou menos isso, utilizando a relação 10:37. Um abraço.
helder.dir
18/05/2014, 22:44
Uso p trilhas de todo o tipo pneus BF 285/75/16, equivalem a medida 33, mas estão com recapagem agressiva, aí é meio ruim passar dos 80-90 kmh, mas já comprei umas rodas 15, 8 polegadas, sendo que tenho uns pneus 31 e vou mandar recapar com emborrachamento normal, estradeiros, aí sim quero fazer um teste, com GPS, p ver qto vai dar no pé hehehehe, acredito que vou fechar o km....
Qto as respostas a seus questionamentos, meus "chutometros" seriam os seguintes:
1- V final, uns 130km/h, retomada razoável e uns 11 km/l;
2- V final, uns 135km/h, retomada um pouco mais lenta e uns 10 km/l;
3- V final, uns 145km/h, retomada boa e uns 12km/l e
3- V final, uns 155km/k, retomada tb boa e uns 11 km/l.
Acho que seria mais ou menos isso, utilizando a relação 10:37. Um abraço.
Sergio, Obrigado pela disposição nos palpites e chutometro...
Eu pensei bem isso mesmo...., uma vez eu baixei uma planilha do Excel que dá pra alterarmos as configurações do veiculo e vermos um gráfico aferindo a velocidade final, giros do motor e etc, e isso comparado com o modo original..., é bem interessante!!
Abraçoo
ola amigos, sobre a adaptaçao do 5m no MB 314;
é possivel uitiliazar a mesma caixa de transferencia do 4m?
e quanto da pra pagar num cambio 5m ( so cambio ) sem caixa?
fabiano r
28/05/2014, 15:44
Sergio, Obrigado pela disposição nos palpites e chutometro...
Eu pensei bem isso mesmo...., uma vez eu baixei uma planilha do Excel que dá pra alterarmos as configurações do veiculo e vermos um gráfico aferindo a velocidade final, giros do motor e etc, e isso comparado com o modo original..., é bem interessante!!
Abraçoo
Helder eu uso pneu kankook 33x12,5 R15 diferencial não sei ao certo (nunca abri), chego tranquilamente nos 140km/h as x um pouco mais isso no gps tem excelente retomada o motor é um OM314 turbo intercooler mas minha média nunca foi maior que 8,9km/l em viagens, a viatura não fumaceia consome um pouco de óleo dentro do normal já fiz de tudo p tentar melhorar a média sem sucesso a única coisa q não fiz foi aliviar o pé e hoje em dia nem perco tempo fazendo média rsrsrs.
helder.dir
28/05/2014, 16:52
Helder eu uso pneu kankook 33x12,5 R15 diferencial não sei ao certo (nunca abri), chego tranquilamente nos 140km/h as x um pouco mais isso no gps tem excelente retomada o motor é um OM314 turbo intercooler mas minha média nunca foi maior que 8,9km/l em viagens, a viatura não fumaceia consome um pouco de óleo dentro do normal já fiz de tudo p tentar melhorar a média sem sucesso a única coisa q não fiz foi aliviar o pé e hoje em dia nem perco tempo fazendo média rsrsrs.
Obrigado Fabiano!
Ainda, mas que configuração voce usa de turbina e intercooler? O seu cambio é 5 marchas né?
Esses pneus não "passarinham" muito? To querendo por uns pneus grandes, o maximo dentro do limite pra não passarinhar..., pensei num 315/75/16, ao inves do 35 aro 15, eis que aumentando o aro diminui a instabilidade...
helder.dir
28/05/2014, 16:56
ola amigos, sobre a adaptaçao do 5m no MB 314;
é possivel uitiliazar a mesma caixa de transferencia do 4m?
e quanto da pra pagar num cambio 5m ( so cambio ) sem caixa?
Amigo, pelo que já li e pelo que falei ainda hoje com o meu mecanico, não dá pra servir..., bom, mas qto a isso eu deixo para os mais entendidos afirmarem...hehe
Qto ao cambio, creio que em SP, só o cambio deve sair por uns 4,5 (chutometro)...
Abraçoo
fabiano r
28/05/2014, 17:06
Obrigado Fabiano!
Ainda, mas que configuração voce usa de turbina e intercooler? O seu cambio é 5 marchas né?
Esses pneus não "passarinham" muito? To querendo por uns pneus grandes, o maximo dentro do limite pra não passarinhar..., pensei num 315/75/16, ao inves do 35 aro 15, eis que aumentando o aro diminui a instabilidade...
Helder cambio 4 marchas o carro anda firme com os 33 epenas rola uma adrenalina se tiver q sair para o acostamento freando isso já tentei resolver mas acho q é o jogo da borracha do pneu.
A configuração da minha band é OM314 turbo (k16) intercooler (VW 8.150) cambio 4 marchas sincro DH pneus 33x12,5R15 barra estabilisadora dianteira e traseira.
helder.dir
28/05/2014, 17:17
464819Agora o "x" da questão está cortar a lataria pro novo encaixe das alavancas..., só estou com receio de ficar barulhento..., vai ter q fechar o buraco antigo...
464820
464821Cambio 4 marchas sincro. retirado...
Obs: Pessoal, qual é a dica para guardar um cambio e não sofrer avarias?
Sergio c
28/05/2014, 18:39
Como diz o ditado, "não se faz omelete sem quebrar os ovos", vai ter que recortar essa tampa e mandar fechar o restante do buraco que sobra nos furos originais.
helder.dir
29/05/2014, 01:41
Outra questão...
Será que a unica diferença dos tapetes das band 4 e 5 marchas é apenas a posição das alavancas ou tem alguma diferença no formato do assoalho? caso seja apenas a posição das alavancas, dá pra refurar o tapete e aproveitar o antigo (isso considerando que o meu tapete foi eu mesmo que fiz)...
Questiono isso pq estou querendo comprar o tapete que vende na tração mania (salvo engano) e agora não sei bem ao certo qual escolher...
Dicas....
hercilio.neto
29/05/2014, 10:42
Outra questão...
Será que a unica diferença dos tapetes das band 4 e 5 marchas é apenas a posição das alavancas ou tem alguma diferença no formato do assoalho? caso seja apenas a posição das alavancas, dá pra refurar o tapete e aproveitar o antigo (isso considerando que o meu tapete foi eu mesmo que fiz)...
Questiono isso pq estou querendo comprar o tapete que vende na tração mania (salvo engano) e agora não sei bem ao certo qual escolher...
Dicas....
Helder,
Você terá problemas com o tapete.
Como visto nos posts anteriores, a diferença está no formato do torpedo.
Mesmo o meu jipe sendo original de 5 marchas, não encontrei tapete para ele, então uso o tapete do 5m com 14B, que tem aquela tampa convexa. Não fica justinho, mas é o que melhor encaixa no formato do torpedo.
No seu caso, acho que poderá usar o tapete original do ano e abrir novos buracos para as alavancas. Ficará com buracos a mais, mas pelo menos o tapete vestirá corretamente o torpedo.
Wanderband
02/06/2014, 20:24
464819Agora o "x" da questão está cortar a lataria pro novo encaixe das alavancas..., só estou com receio de ficar barulhento..., vai ter q fechar o buraco antigo...
464820
464821Cambio 4 marchas sincro. retirado...
Obs: Pessoal, qual é a dica para guardar um cambio e não sofrer avarias?
Olá Helder, vi que vc tirou o câmbio 4M junto com a capa seca. Você trocou a capa seca também? Se sim, por qual motivo? Existe diferença da capa seca 4M sincronizada para a capa seca 5M?
Deu tudo certo com a mudança de 4M para 5M ai?
Por aqui acho que preciso colocar uma saca de sal grosso de tras da porta rsrsrtsr
O meca colocou minha caixa hoje e não deu certo, sai da oficina e ele ja estava retirando pra ver o que está errado.
Sergio c
02/06/2014, 21:42
Mas que coisa estranha o amigo de Rondônia, as capas secas, pelo que consta, são iguais em ambos os câmbios, 4m e 5m sincros, o que pode mudar são os eixos pilotos, pois nos motores Mercedes Benz as estrias são grossas, (menos estrias), tanto no motor 314 quanto no motor 364. Se estás usando o câmbio 5M do motor 14B, a ponta do eixo piloto é menor, além de ser estrias finas,(mais estrias). Se for esse o câmbio, tem que fazer um enchimento na moringa do câmbio, pois o rolamento da embreagem do MB é maior, além de fazer um enchimento no rolamento que vai fixado no volante do motor, pois a ponta do eixo piloto do câmbio do motor 14B é menor. Meu meca testou esses dois ¨enchimentos¨ fora, e trabalhavam bem, sem folgas excessivas. Quando ele colocou o câmbio 5M, deu certo como uma luva. Espero ter ajudado, senão, vamos ter que apelar p uma tal de macumba hehehhhehehehheehhe.
Wanderband
02/06/2014, 22:44
Mas que coisa estranha o amigo de Rondônia, as capas secas, pelo que consta, são iguais em ambos os câmbios, 4m e 5m sincros, o que pode mudar são os eixos pilotos, pois nos motores Mercedes Benz as estrias são grossas, (menos estrias), tanto no motor 314 quanto no motor 364. Se estás usando o câmbio 5M do motor 14B, a ponta do eixo piloto é menor, além de ser estrias finas,(mais estrias). Se for esse o câmbio, tem que fazer um enchimento na moringa do câmbio, pois o rolamento da embreagem do MB é maior, além de fazer um enchimento no rolamento que vai fixado no volante do motor, pois a ponta do eixo piloto do câmbio do motor 14B é menor. Meu meca testou esses dois ¨enchimentos¨ fora, e trabalhavam bem, sem folgas excessivas. Quando ele colocou o câmbio 5M, deu certo como uma luva. Espero ter ajudado, senão, vamos ter que apelar p uma tal de macumba hehehhhehehehheehhe.
Sergio C, essa "receita de bolo" do cambio 5M que era do 14B para colocar no motor MB eu fiz tudo certo: luva no colar que vai na moringa do 14B e luva no local de encaixe do rolamento 6201 com o volante, pois o rolamento 6201 é do 14B e encaixa certinho na ponta do piloto. Não deu embreagem e fumaçou um pouco o disco. Paramos para desmontar... Amanha veremos a cria rsrsrsr
465597 Enchimento na peça para encaixe do rolamento 6201 (do 14B)
465599 Disco do 14B antes da montagem
465600 Colar do MB com enchimento interno para encaixe,sem folga mas que permita o deslize na moringa 14B.
465602Conjunto Platô/colar/disco/garfo montado.
Sergio c
03/06/2014, 10:04
Agora tu me deixou meio enrolado heheheh, se não estou enganado, essa sua primeira foto que mostra a peça com oito furos, mas, ela teria que estar fixado diretamente no virabrequim, e não solta assim, para aí sim fixar o valante do motor, sendo que tu teria que fazer o enchimento no furo do rolamento só, não na parte externa do rolamento como se vê nas fotos.
De onde vc tirou essa chapa de 8 furos?
Da uma olhada nesse tópico, página 4, que tem fotos dos volantes dos motores(sendo que o volante do motor MB é do caminhão 710, um pouco maior do que o da band, tirei a foto pq ainda tenho ele guardado), vendo-se que tem os oito furos no volante, que vai parafusado diretamente no virabrequim, sem essa chapa da sua foto, sendo que no VB estão as roscas que recebem os 8 parafusos que seguram o volante.
Posso estar enganado, mas não vai essa chapa da primeira foto. Um abraço.
helder.dir
03/06/2014, 16:33
Olá Helder, vi que vc tirou o câmbio 4M junto com a capa seca. Você trocou a capa seca também? Se sim, por qual motivo? Existe diferença da capa seca 4M sincronizada para a capa seca 5M?
Deu tudo certo com a mudança de 4M para 5M ai?
Por aqui acho que preciso colocar uma saca de sal grosso de tras da porta rsrsrtsr
O meca colocou minha caixa hoje e não deu certo, sai da oficina e ele ja estava retirando pra ver o que está errado.
Amigo, eu comprei o cambio sem estar incluso a capa seca, porém eu pedi emprestado para medir e ver se tudo "batia", razao pela qual a foto mostra uma capa seca retirada...
Ainda, a capa seca do cambio 4m permaneceu pq a diferença é milimetrica e mesmo assim serviu...
Vou testar o jipe amanha, hoje eu passei no mecanico e estava iniciando a montagem...
Amigo, vc seguiu exatamente o tutorial das paginas anteriores, aquelas fotos?
Eu segui elas, creio que dará certo, espero!!! hehe
Obs: Já não aguento mais andar a pé...kkkkkk
Abraçoos
Sergioporto
03/06/2014, 20:01
Agora tu me deixou meio enrolado heheheh, se não estou enganado, essa sua primeira foto que mostra a peça com oito furos, mas, ela teria que estar fixado diretamente no virabrequim, e não solta assim, para aí sim fixar o valante do motor, sendo que tu teria que fazer o enchimento no furo do rolamento só, não na parte externa do rolamento como se vê nas fotos.
Da uma olhada nesse tópico, página 4, que tem fotos dos volantes dos motores(sendo que o volante do motor MB é do caminhão 710, um pouco maior do que o da band, tirei a foto pq ainda tenho ele guardado), vendo-se que tem os oito furos no volante, que vai parafusado diretamente no virabrequim, sem essa chapa da sua foto, sendo que no VB estão as roscas que recebem os 8 parafusos que seguram o volante.
Esta chapa ou flange onde vai alojado o rolamento da ponta do piloto vai na seguinte seqüência : virabrequim ,volante e depois este flange.Nao tem como montar errado.
Wanderband
04/06/2014, 15:03
Sergio, como o o seu chará Sergioporto explicou, aquela flange segue a sequência dita por ele, por aqui deu certo.:-P
Aquela dica de embuchar a parte interna do rolamento 6202 para encaixar na ponta do piloto, o meu meca falou que pode dar certo porém não é muito segura pois com a vibração do motor, com o tempo o embuchamento pode cair para dentro do volante e a ponta do piloto ficar com folga excessiva e danificar o sistema.
Então sugeriu fazer um embuchamento na parte interna do flange (colocado na prensa e retificado no local) como na foto que postei e depois colocar o rolamento do 14B (6201 em vez do 6202) pois no 6201 ele encaixa perfeito na ponta do piloto e no flange embuchado.
Da forma como fiz, sugerido pelo meca, não tem como o embuchamento se soltar e danificar o sistema.
O probleminha que deu na minha como relatei em um post anterior foi o rolamento do colar (INA) ZERADO que simplesmente travou e fumaçou. Tivemos que desmontar TUDO para trocar o rolamento do colar por um FAG, mas depois de mais ou menos 5 anos parada a minha picape voltou RODANDO para casa para ajustar agora a funilaria e pintura.
Faloww
Wanderband
04/06/2014, 15:17
Olá companheiros, fiz um mini tutorial sobre como fazer a adaptação de um cambio 5M oriundo de um motor 14B para uma Band com motor MB 314 ou 364.
448225 448226 448227 Espero que os mestres no assunto digam que estou certo rsrsrsr.
Um abração!!
Pessoal, resolvi fazer uma pequena revisão nesse mini tutorial que fiz hehehe.
Logo na primeira foto, é mais seguro não usar o rolamento 6202 embuchado.
Para que a ponta do piloto do 14B fique certa no rolamento, devemos usar o mesmo rolamento usado no piloto do 14b (rolamento 6201) e embuchar a flange do volante MB, como na foto do post anterior. Dessa nova forma é mais seguro pois o embuchamento não corre o risco de "cair para dentro" do volante futuramente com a vibração do motor.
Wanderband
04/06/2014, 15:22
Amigo, eu comprei o cambio sem estar incluso a capa seca, porém eu pedi emprestado para medir e ver se tudo "batia", razao pela qual a foto mostra uma capa seca retirada...
Ainda, a capa seca do cambio 4m permaneceu pq a diferença é milimetrica e mesmo assim serviu...
Vou testar o jipe amanha, hoje eu passei no mecanico e estava iniciando a montagem...
Amigo, vc seguiu exatamente o tutorial das paginas anteriores, aquelas fotos?
Eu segui elas, creio que dará certo, espero!!! hehe
Obs: Já não aguento mais andar a pé...kkkkkk
Abraçoos
Ok Helder, entendido rsrsrsrs. A minha deu certo!! O probleminha foi o rolamento do colar (INA) que travou, não sei o motivo. Coloquei um FAG e deu certo.. Voltei rodando pra casa heheheh. Agora é funilaria e eletrica..
Faloww
Boa sorte ai na sua!!
helder.dir
05/06/2014, 16:19
Pessoal...
Peguei a minha band ontem, e andei pouquinho...
1-Por enquanto esta tudo blza, porém eu notei um barulho enquanto o carro fica na lenta, igualzinho daqueles barulhos de rolamentos..., eu piso na enbreagem ai o barulho para..., porém é um barulho muito sutil....
O mecanico olhou, olhou e oulhou porém tudo fora feito exatamente do jeito do tutorial e com peças novas e da melhor marca..., bom, por isso descartei ser barulho de rolamento...
2-Outro item, notei que quando acelero e tiro o pé do acelerador e o freio motor trabalha, há um barulhozinho (minimo) nitido de um rolamento..., mas isso só se a aceleração estiver bem alta e consequentemente o freio motor for acionado fortemente tbm...
Obs-1: O engate do 4x4 ficou bem melhor, cambio tbm melhorou e a embreagem ficou mais macia...
Obs-2: Ontem, assim que eu peguei o veiculo do mecanico que eu notei esses barulhos quase imperceptiveis..., porém fico pensando que pode ser algo normal, eis que esta sem qualquer tapete e vedação...
Obs-3: Hoje eu não notei o barulho, ou seja, pode ser algo tipo até "assentar" bem...., porém vou ficar esse resto de semana usando a band sem qualquer tapete, pq assim fica mais facil de mexer caso os barulhinhos reapareçam..., detalhe, são quase imperceptiveis...
Agora é por turbina e intercooler e talvez depois pneus 35..., to mega indeciso quanto aos pneus...
Abraços
Wanderband
06/06/2014, 11:25
Pessoal...
Peguei a minha band ontem, e andei pouquinho...
1-Por enquanto esta tudo blza, porém eu notei um barulho enquanto o carro fica na lenta, igualzinho daqueles barulhos de rolamentos..., eu piso na enbreagem ai o barulho para..., porém é um barulho muito sutil....
O mecanico olhou, olhou e oulhou porém tudo fora feito exatamente do jeito do tutorial e com peças novas e da melhor marca..., bom, por isso descartei ser barulho de rolamento...
2-Outro item, notei que quando acelero e tiro o pé do acelerador e o freio motor trabalha, há um barulhozinho (minimo) nitido de um rolamento..., mas isso só se a aceleração estiver bem alta e consequentemente o freio motor for acionado fortemente tbm...
Obs-1: O engate do 4x4 ficou bem melhor, cambio tbm melhorou e a embreagem ficou mais macia...
Obs-2: Ontem, assim que eu peguei o veiculo do mecanico que eu notei esses barulhos quase imperceptiveis..., porém fico pensando que pode ser algo normal, eis que esta sem qualquer tapete e vedação...
Obs-3: Hoje eu não notei o barulho, ou seja, pode ser algo tipo até "assentar" bem...., porém vou ficar esse resto de semana usando a band sem qualquer tapete, pq assim fica mais facil de mexer caso os barulhinhos reapareçam..., detalhe, são quase imperceptiveis...
Agora é por turbina e intercooler e talvez depois pneus 35..., to mega indeciso quanto aos pneus...
Abraços
Olá Helder!! Os embuchamentos ficaram bem firmes? Voce optou por embuchar a parte interna do rolamento da ponta do piloto (6202) ou optou por embuchar a parte interna do flange do volante e usar rolamento 6201 do 14B?
Eu ia embuchar, ou melhor, cheguei a embuchar a parte interna do rolamento 6202, mas quando o meca viu, ele disse que nao era bom embuchar a parte interna do rolamento, pois se ele nao estiver bem prensado ele pode cair pra dentro do volante e dar folga na ponta do piloto. Entgão sugeriu embuchar a parte interna da flange do volante e usar o rolamento do 14B (6201) que a ponta do piloto da caixa 5M encaixa perfeito na parte interna do rolamento. Assim eu fiz e não estou ouvindo esse barrulhinho ai que o amigo falou..
Em tempo: Na primeira montagem heheheh (tiramos a caixa duas vezes) hehehe, deu zica, o rolamento NOVO do COLAR travou e fumaçou, detalhe rolamento de primeira linha (INA), trocamos por outro, agora um (FAG) e ficou beleza, sem chados..
Faloww
Wander
helder.dir
29/06/2014, 16:12
Olá Helder!! Os embuchamentos ficaram bem firmes? Voce optou por embuchar a parte interna do rolamento da ponta do piloto (6202) ou optou por embuchar a parte interna do flange do volante e usar rolamento 6201 do 14B?
Eu ia embuchar, ou melhor, cheguei a embuchar a parte interna do rolamento 6202, mas quando o meca viu, ele disse que nao era bom embuchar a parte interna do rolamento, pois se ele nao estiver bem prensado ele pode cair pra dentro do volante e dar folga na ponta do piloto. Entgão sugeriu embuchar a parte interna da flange do volante e usar o rolamento do 14B (6201) que a ponta do piloto da caixa 5M encaixa perfeito na parte interna do rolamento. Assim eu fiz e não estou ouvindo esse barrulhinho ai que o amigo falou..
Em tempo: Na primeira montagem heheheh (tiramos a caixa duas vezes) hehehe, deu zica, o rolamento NOVO do COLAR travou e fumaçou, detalhe rolamento de primeira linha (INA), trocamos por outro, agora um (FAG) e ficou beleza, sem chados..
Faloww
Wander
1-Cambio 5ª Marcha--> Amigo, qto aos embuchamentos, eu fiz conforme o tutorial das primeiras paginas.
Ainda, o barulhinho deu uma certa estabilizada e diminuida, porem ainda existe na marcha lenta e ao pisar na embreagem o mesmo some.
2-Turbina + Intercooler --> Pessoal, essa semana eu comprei o kit Completo do turbo+Intercooler da Turbo Anhanguera e essa semana instalarei.
468412
3-Pneus 37? Gostaria de saber TUDO de quem ja teve ou tem jogo de rodas e pneus aro 17 (37 pol), será que vai ficar muito pesado? E o desempenho na rodovia, trilha, retomadas e quanto a maciez? E o consumo?
Obs: Lembrando que agora ela ficará Turbinada+Intercolada e apenas após a instalação destes que colocarei o jogo 17 com pneus 37...
Abraços a todos e dicas e palpites serão bem vindos.
Sergio c
29/06/2014, 20:51
1-Cambio 5ª Marcha--> Amigo, qto aos embuchamentos, eu fiz conforme o tutorial das primeiras paginas.
Ainda, o barulhinho deu uma certa estabilizada e diminuida, porem ainda existe na marcha lenta e ao pisar na embreagem o mesmo some.
2-Turbina + Intercooler --> Pessoal, essa semana eu comprei o kit Completo do turbo+Intercooler da Turbo Anhanguera e essa semana instalarei.
468412
3-Pneus 37? Gostaria de saber TUDO de quem ja teve ou tem jogo de rodas e pneus aro 17 (37 pol), será que vai ficar muito pesado? E o desempenho na rodovia, trilha, retomadas e quanto a maciez? E o consumo?
Obs: Lembrando que agora ela ficará Turbinada+Intercolada e apenas após a instalação destes que colocarei o jogo 17 com pneus 37...
Abraços a todos e dicas e palpites serão bem vindos.
Esse barulho que some ao pisar na embreagem pode ser o rolamento, mas, se colocastes um novo, pode ser a regulagem da embreagem, que está muito baixa, aí o rolamento fica "dançando" entre o atuador e o platô, sendo que quando pisa ele fica prensado e não faz mais barulho.
Quanto aos pneus 37, não vou opinar pois nunca usei, mas já vi instalado e não ouvi relatos de problemas.
Renanfil
09/08/2014, 15:53
Pessoal, um barulho estranho vindo do cambio (5 marchas) da minha Band tem me tirado as noites de sono. É um barulho que aparece durante as acelerações, de acordo em que vou trocando de marcha, ele vai ficando mais agudo, e aos 80km/h ele some. em freio motor ele aparece tbm, só q mais forte. Se o carro estiver com a marcha engatada e eu pisar na embreagem, da pra escutar uns "arranhados". O que pode ser?
helder.dir
10/08/2014, 01:32
Xiii amigo..., que mistério ein...
Alguma marcha escapa ou engata/desengata com dificuldade?
Tem algum vazamento? E o nivel do oleo como que esta?
Surgiu do nada esse barulho?
Abraçoo
Renanfil
10/08/2014, 12:28
Xiii amigo..., que mistério ein...
Alguma marcha escapa ou engata/desengata com dificuldade?
Tem algum vazamento? E o nivel do oleo como que esta?
Surgiu do nada esse barulho?
Abraçoo
As marchas engatam normalmente, embreagem normal também. Só uma vez vez perdida que a segunda desengatou, nunca mais. Sem problemas pra engatar também e nível de óleo normal. :/
helder.dir
10/08/2014, 15:35
Pooo Renan, agora apertou ein...,
Não seria alguma engrenagem gasta que ao mudar de velocidade a vibração interna aumenta?
Não sou entendido, muito pelo contrario, sou apenas um curioso..., eu levaria no mecanico apenas para ver o que ele falaria...
Eu comprei o meu cambio 5 marchas e qdo coloquei tbm estranhei o barulho das engrenagens ao acelerar e tirar o pe do acelerador, pois faz um barulho parecido com o que vc disse, talvez nao tao alto..., enfim..., perguntei ao meu mecanico e ele disse que o 5m faz um pouco mais de ruido do que o de 4..., procurei o ex dono do meu cambio de 5m e ele mostrou as notas de revisao, com isso fiz viagem diretona de mais de 2 mil km e até agora tudo blza..., obs: lembrando que o meu ruido deve ser pequeno perto do seu...
Abraçoo
Renanfil
11/08/2014, 01:29
Pooo Renan, agora apertou ein...,
Não seria alguma engrenagem gasta que ao mudar de velocidade a vibração interna aumenta?
Não sou entendido, muito pelo contrario, sou apenas um curioso..., eu levaria no mecanico apenas para ver o que ele falaria...
Eu comprei o meu cambio 5 marchas e qdo coloquei tbm estranhei o barulho das engrenagens ao acelerar e tirar o pe do acelerador, pois faz um barulho parecido com o que vc disse, talvez nao tao alto..., enfim..., perguntei ao meu mecanico e ele disse que o 5m faz um pouco mais de ruido do que o de 4..., procurei o ex dono do meu cambio de 5m e ele mostrou as notas de revisao, com isso fiz viagem diretona de mais de 2 mil km e até agora tudo blza..., obs: lembrando que o meu ruido deve ser pequeno perto do seu...
Abraçoo
Entendo, Helder. Meu cambio sempre teve o funcionamento normal, sem maiores problemas. Esse barulho começou a aparecer de umas semanas pra cá. Espero que não seja nada grave. Aliás, minha Band já está internada, esperando atendimento rs Amanha o mecânico já ficou de dar uma olhada.
Mas obrigado pela ajuda. Quando tiver mais notícias, posto aqui! Abraço!
Carlo Pecca
11/08/2014, 07:26
REnanfil,
blz vou acompanhando e se possível poste fotos se forem abrir a caixa, ok?
Renanfil
17/08/2014, 14:11
Desculpe a demora, tinha esquecido de atualizar aqui...
Saldo da historia: Romamentos e sinconizadores desgastados. Teve um que só saiu na marretada.
1.010,00 conto só de peças. Desse jeito eu vou pro buraco.
474359
hercilio.neto
17/08/2014, 21:21
Desculpe a demora, tinha esquecido de atualizar aqui...
Saldo da historia: Romamentos e sinconizadores desgastados. Teve um que só saiu na marretada.
1.010,00 conto só de peças. Desse jeito eu vou pro buraco.
474359
Ai, ai...
aí quebra a firma!
helder.dir
18/08/2014, 02:02
Hercilio, a minha firma praticamente quebrou esse mes...
Foram cerca de 4 mil no motor da danada..., quebrou o virabrequim, ae tive que trocar tbm o plato e tal..., sem contar no serviço de balanceamento do plato com o volante do motor, com o virabrequim e com a polia do vira...(por sinal nunca tinha ouvido dizer a respeito desse tal balanceamento)....
Renan, qto lhe custou a mao de obra?
Sergioporto
18/08/2014, 14:52
Foram cerca de 4 mil no motor da danada..., quebrou o virabrequim, ae tive que trocar tbm o plato e tal..., sem contar no serviço de balanceamento do plato com o volante do motor, com o virabrequim e com a polia do vira...(por sinal nunca tinha ouvido dizer a respeito desse tal balanceamento)....
Chama-se balanceamento dinamico .Parabens ao teu mecanico pois sao poucos que pensam nisso ,só espero que tenha feito com os contrapesos do virabrequim no lugar .Este procedimento eliminará possíveis vibraçoes nestas partes.
helder.dir
18/08/2014, 19:54
Pois é sergio, agora que vc disse eu tbm espero que ele tenha feito assim pq to correndo dessas zicas...kkkkkk
Paguei cerca de 600 reais só pra isso..., tá doidooo so!!!
kkkkk
Que contrapesos sao esses?
Sergioporto
18/08/2014, 21:06
Pois é sergio, agora que vc disse eu tbm espero que ele tenha feito assim pq to correndo dessas zicas...kkkkkk
Paguei cerca de 600 reais só pra isso..., tá doidooo so!!!
kkkkk
Que contrapesos sao esses?
Sao peças parafusadas no próprio virabrequim.Tudo influi no bom balanceamento do motor para evitar vibraçoes,bielas tem que ter o mesmo peso ,pois nao é normal quebrar um eixo deste.
Renanfil
19/08/2014, 12:58
Helder, ainda não sei. O carro ainda está lá aguardando as peças :/
Sergio c
08/02/2015, 14:49
Dando uma ressuscitada no tópico, um amigo meu está trocando em casa a embreagem, caixa 4m, e o eixo pilo está um pouco gasto nas estrias e ele pensou em trocar:
Quem já trocou esse eixo, é fácil de trocar, só tirando a moringa e trocando ou tem que abrir parte da caixa p trocar?
Se for complicado, acho que ele irá levar a caixa até um mecânico p não correr riscos. Um abraço.
Glauco mendes
08/02/2015, 17:37
Tem que abrir a cx para troca do piloto, ñ é bem simples...
Sergio c
08/02/2015, 18:07
Tem que abrir a cx para troca do piloto, ñ é bem simples...
Obrigado Glauco, eu também imaginei que não seria barbada trocar o eixo piloto hehehehe. Vou sugerir a ele levar a caixa em um mecânico e aproveitar já para dar uma revisada. Um abraço.