Conectar

Ver Versão Completa : Tracker - Entrou água em algum lugar

andreandrade
03/11/2009, 20:32
Fiz uma trilha este fds passado e passei com a Tracker em um riacho. O carro passou sem problemas e a água não chegou nem a entrar no carro!

Indo hoje para o trabalho percebi que quando acelero o carro rápido ou freio bruscamente escuto um barulho de água se movimentando em alguma parte da viatura que não consegui identificar.

Alguém aí tem algum palpite? Já verifiquei todas as portas (inclusive a traseira).

Eu tenho certeza que tem água em algum lugar... o barulho é nítido e não existia... mas já procurei em tudo que é lugar e não encontro essa água...

Será que a viatura tem um piso falso e ficou água entre o piso de fora do carro e o piso de dentro?

Me ajudem!

Abs,

diegoBH
03/11/2009, 22:27
Eu fiz um passeio aqui em Minas que se chama 16 travessias. Era muita água...
Mas não observei barulho de água. Entretanto quando fui levar o carro pra resolver um problema no banco traseiro na Jorlan, na semana seguinte ao passeio, observei que o tapete do porta-malas estava bem molhado, mais ou menos em cima da roda traseira direita.

Não sei como entrou água por ali, até porque não achei nenhum buraco na carroceria, mas a água achou um jeito.

Não sei se ajuda, mas fica o comentário.

Abraços,

Diego BH

Elver
04/11/2009, 10:08
Tem certeza que o tanque de combustível está cheio? Não é de lá o barulho não?
Eu já atravessei riachos diversos com a tracker e nunca tive problema de infiltração ou "piscinas" formadas dentro do carro, tudo que entrou de água, saiu depois.

MRaizer
04/11/2009, 16:34
cara, teve isso num Vitara amarelo que tá lá na Mau-Caminho... Só que a água ficou dentro da porta! Veja se não tem algum dreno obstruido, sei lá!

Giovanni Morano
04/11/2009, 18:55
cara, teve isso num Vitara amarelo que tá lá na Mau-Caminho... Só que a água ficou dentro da porta! Veja se não tem algum dreno obstruido, sei lá!

Poisé, tenho um GV 4 portas, e constantemente passo em riachos por cima da roda, até mais altos, e nunca ouvi barulho não!

Márcio Magalhães
04/11/2009, 22:59
Olá,

Estou tendo este mesmo problema no meu GV. Nem precisa passar por riachos... chuva forte do Rio de Janeiro já basta.

No Vitarinha acontece com a chuva!

[]´s,

rafaelgx
30/03/2011, 10:24
Alguém já viu esse problema?

Reparei o carpete do chão do carona inundado.

Não sei se foi chuva entrando no carro (pela borracha da porta).

Pode ser goteira de condensação do ar condicionado?

rallgayer
31/03/2011, 20:53
Rafaelgx,

Este é um problema relativamente comum nos GV/Tracker. É um assunto muito debatido aqui no forum.

Dá uma "espiada" no link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77219&highlight=condicionado

Pesquisando no forum é possivel achar outros tópicos em que discutem este problema.

Abraço

rafaelgx
01/04/2011, 07:51
Rafaelgx,

Este é um problema relativamente comum nos GV/Tracker. É um assunto muito debatido aqui no forum.

Dá uma "espiada" no link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77219&highlight=condicionado

Pesquisando no forum é possivel achar outros tópicos em que discutem este problema.

Abraço
Beleza ALLGAYER! Obrigado.

Moderador, se quiser pode fechar este tópico!

VINICIUS FRANZINI
27/01/2012, 17:12
Ola pessoal ostaria de saber se alguem tem novidades de como tirar esse barulho de agua da tracker... a minha entrei em uma poça de agua e apareceu o barulho ... será q nao é aqueles buracos do chassis do carro q entraram agua.. por favor me ajudem.... se nao vou ter q virar o carro de ponta cabeça e chaqualhar ..rsrs...

aguardo a ajuda dos foristas.
postem ou respondam por e-mail ou msn...
Vinicius.dormant@hotmail.com

Paulo_CW
27/01/2012, 18:14
Isso é água nas caixas de ar..... q devem estar com seus furos de esgotamento fechados

Andre Sousa
27/01/2012, 18:37
Irmão,
Tenho um palpite, embora isso nunca tenha acontecido comigo.
O Tracker tem um snorkel embutido no paralamas direito (carona). O objetivo é que, se o coletor de ar aspirar água, ela escoe para esse compartimento, e não alcance o filtro de ar ou, que seria bem pior, o motor.
Isso significa que você andou muitíssimo próximo de um calço hiráulico e foi salvo por este espetacular carro que é o Tracker. Isso ocorre não quando o carro atravessa um alagado, mas quando fica parado com a frente submersa por algum tempo.
Para tirar essa água, basta desaparafusar o parachoque direito e acessar esse compartimento plástico. Ou simplesmente esperar secar.
É a única coisa que me ocorre.

Sobre o pessoal que teve o carpete molhado, fica mais fácil dar mau palpite. Olhem por baixo da carroceria e vejam se as borrachas de vedação (tipo umas bolachas de borracha) estão todas encaixadas. Tem umas específicas que teimam em permitir a entrada de água, são as que vedam a entrada do cabo do freio de mão. Quando isso ocorre, é justamente a parte debaixo do banco que fica molhada.

Abraços.

André

Osmar Junior
30/01/2012, 08:36
Isso é água nas caixas de ar..... q devem estar com seus furos de esgotamento fechados
Também tenho certeza que isso é na caixa de ar !!! olhe de baixo do carro na caixa de ar tem umas aberturas entre as duas chapas !!! elas estão obstruídas!!! É só enfiar uma chave de fenda fininha lá,que a água vai descer !!! Faça isso antes que comece entrar água pra dentro do carro!!!

wbigal
30/01/2012, 12:36
Cara, se não conseguir encontrar o problema recomendo o mecânico Daniel Simon (11) 5092-5423. Fica ali no Brooklin. Da uma ligada pra ele.

Valeu!

Giu Bernardon
25/02/2012, 19:13
Água da chuva entrando na Tracker
Minha Tracker tem sido "invadida" por água da chuva, que escorre de trás do canto direito/inferior do painel (atrás do porta-luvas) deixando o carpete do passageiro dianteiro todo molhado.
Alguém tem alguma dica, ou já passou por isso?
Grato,
Giu.

JJMenescal
27/02/2012, 22:32
Caro Giu,

O seu problema pode estar no "joelho" de borracha do dreno do ar condicionado. Esta peça fica na parede de fogo, dentro do cofre do motor. É uma mangueirinha em forma de L, com a saída virada para baixo. Quando ela está ressecada ou simplesmente quando cai, o cano de dreno que sai da caixa do evaporador não consegue expulsar a água condensada para fora, pois ele fica na posição horizontal e, com o movimento do carro, o ar impede que a água saia. O resultado é que ela acumula dentro da caixa do evaporador e acaba vazando para dentro do carro, molhando o carpete do lado do carona.

A solução simples é, caso o "joelho" esteja ressecado ou tenha caído, basta encaixar uma mangueira de 1/2 polegada de diâmetro, com uns 15 cm de comprimento, curvada para baixo. Assim, a água não enfrentará a resistência do ar na saída e não se acumulará.

Mais detalhes podem ser conferidos em: Yahoo! Grupos (http://br.groups.yahoo.com/group/clubetracker/message/18195) (exige logar-se)

Espero ter ajudado,

Atenciosamente,

Menescal

Giu Bernardon
28/02/2012, 13:03
Caro Menescal,
essa possibilidade havia passado pela minha cabeça. Certa vez aconteceu com um outro carro que eu tinha que um mecânico dobrou essa mangueira, e o carro ficava completamente alagado.
No entanto tive a impressão na Tracker de isso só acontecer durante a chuva...
Vou dar uma examinada e informo o resultado!

Grato,
Giuliano.

Giu Bernardon
05/03/2012, 09:39
Caro Giu,

O seu problema pode estar no "joelho" de borracha do dreno do ar condicionado. Esta peça fica na parede de fogo, dentro do cofre do motor. É uma mangueirinha em forma de L, com a saída virada para baixo. Quando ela está ressecada ou simplesmente quando cai, o cano de dreno que sai da caixa do evaporador não consegue expulsar a água condensada para fora, pois ele fica na posição horizontal e, com o movimento do carro, o ar impede que a água saia. O resultado é que ela acumula dentro da caixa do evaporador e acaba vazando para dentro do carro, molhando o carpete do lado do carona.

A solução simples é, caso o "joelho" esteja ressecado ou tenha caído, basta encaixar uma mangueira de 1/2 polegada de diâmetro, com uns 15 cm de comprimento, curvada para baixo. Assim, a água não enfrentará a resistência do ar na saída e não se acumulará.

Mais detalhes podem ser conferidos em: Yahoo! Grupos (http://br.groups.yahoo.com/group/clubetracker/message/18195) (exige logar-se)

Espero ter ajudado,

Atenciosamente,

Menescal

PROBLEMA RESOLVIDO!
Realmente minha Tracker estava sem o joelho de borracha do dreno do ar-condicionado. Fiz uma adaptação (postarei as fotos em breve) com uma mangueira de borracha, e está resolvido!
Muito obrigado Menescal pela ajuda!

ricardolm
11/03/2012, 11:42
PROBLEMA RESOLVIDO!
Realmente minha Tracker estava sem o joelho de borracha do dreno do ar-condicionado. Fiz uma adaptação (postarei as fotos em breve) com uma mangueira de borracha, e está resolvido!
Muito obrigado Menescal pela ajuda!

Ola Giu,

Eu estou com o mesmo problema, vc fez com a mangueira, conforme instrucao anterior? Sera que eu acho facil este "T"? Tem como vc postar umas fotos para eu ver como vc fez?

Valeu!

[]s

Giu Bernardon
12/03/2012, 18:34
Adaptação do Dreno do Ar Condicionado da Tracker

Como postado anteriormente, minha Tracker havia perdido o joelho de borracha que havia na saída do dreno do ar-condicionado, o que fazia com que a água invadisse a cabine, principalmente em velocidades mais altas.

As fotos 1 e 2 mostram o dreno (sem a mangueira) ao lado e abaixo da bateria, na "parede-de-fogo"; Caso tenha perdido também esse dreno, acredito que uma mangueira de 1/2 polegada possa ser introduzida no lugar, como comentou Menescal;
foto 3 mostra a mangueira utilizada para a adaptação (diâmetro interno de 16mm);
E foto 4, a mangueira como foi instalada, após o corte. Primeiramente coloquei uma mangueira que se projetava para a frente, que funcionou perfeitamente mas fazia a água pingar sobre aquela longarina transversal que segura o motor e as bandejas da suspensão (a qual passou a ficar constantemente molhada), o que me fez trocar por uma que se projeta para trás (molhando no máximo a barra estabilizadora).

Creio que qualquer mangueira sirva para isso, desde que não dobre impedindo a passagem da água e resista ao calor do motor.
A mangueira que utilizei foi comprada em uma loja de mangueiras e borrachas, mas não sei dizer qual seria a aplicação original,
apenas que parece ser automotiva. No caso dessa não precisei prender com braçadeira, pois ficou firme, mas fiz um braço de arame que prendi na extremidade de baixo, prendendo no suporte do flexível de freio, só para dar mais firmeza e evitar que sofra muita trepidação.

335529 335531 335532 335533

ricardolm
04/04/2012, 16:04
Ola Giu,

Eu estou com o mesmo problema, vc fez com a mangueira, conforme instrucao anterior? Sera que eu acho facil este "T"? Tem como vc postar umas fotos para eu ver como vc fez?

Valeu!

[]s

Caros,

Para os que tem este problema, eu comprei a borracha original da GM, ela custou R$3,00 :):) na Nova da av. dos autonomistas tem

[]s

José Carneiro
05/04/2012, 14:54
Boa tarde a todos, já tive água presa na caixa de ar, ou sifão, que fica no paralama direito, e o barulho é parecido com uma garrafa pet deixada no assoalho do passageiro. Com resultado do susto, coloquei um snoker OGZ, o carro ficou legal, mas por pouco não tenho problemas sérios com a chuva, entra muita água pelo respiro do teto, principalmente em chuva forte. Na ultima, esqueci o dreno fechado e quando lembrei abri o filtro de ar e tinha água lá dentro. A sorte é que os mecanismos da tracker para fugir da água não param na sanfona, que com o snoker deixa de existir. O desenho da caixa do filtro de ar e aquela caixinha oca escrito suzuki logo após o filtro também são parte do sistema.
Abs

Jose Carneiro

mas.marco
07/04/2012, 12:20
Legal.

Resolveram como NÃO ENTRAR mais água, ok.

Mas e a água que estava lá? Fizeram como para retirar?

....

mas.marco
07/04/2012, 12:25
Outra coisa.... GIU: vc retirou a borracha que estava na parede e colocou essa que vc adaptou ou encaixou (entrou) na propria borracha (aproveitando-a)?

Giu Bernardon
08/04/2012, 21:58
Outra coisa.... GIU: vc retirou a borracha que estava na parede e colocou essa que vc adaptou ou encaixou (entrou) na propria borracha (aproveitando-a)?
Marco,
encaixei a nova mangueira naquele pequeno pedaço de mangueira que estava na parede (aparece na foto 2).
Talvez o Ricardo possa dizer se a original (que saiu mais barata que minha adaptação) também encaixa nesse pedaço de mangueira ou entra direto na parede.

mas.marco
11/04/2012, 20:43
Ola Giu,

Valeu!

[]s

Ricardo,

Como voce fez para tirar a água que já estava por lá?

Tem como você me mandar uma mangueira dessa por sedex a cobrar? Fui em 3 GM e várias lojas mas nao achei.
Em uma borracharia o cara me cobrou R$ 18,00 .....

Não sei quanto fica o envio (20775-000) para o RJ mas se for até R$ 17,99 eu pago.
Não dou 1 centavo àquele miserável explorador.

glsoledade
23/10/2012, 22:24
Caros,

Para os que tem este problema, eu comprei a borracha original da GM, ela custou R$3,00 :):) na Nova da av. dos autonomistas tem

[]s

Voce saberia me dizer o codigo da peça ou como fez o pedido no balcão? Abraços

Ivo Paris
23/10/2012, 23:42
Esse é o típico problema do dreno do ar condicionado, dá uma pesquisada nos tópicos. Parece ser simples de resolver.

glsoledade
24/10/2012, 09:27
Esse é o típico problema do dreno do ar condicionado, dá uma pesquisada nos tópicos. Parece ser simples de resolver.

A ideia de usar uma mangueira adaptada realmente pareceu boa. Mas a ideia de usar o original a R$ 3 me parece ainda melhor :)

Elver
24/10/2012, 15:01
José, após instalar o snorkel você tem deixar o respiro SEMPRE aberto. Só feche-o com o parafuso quando for para trilha.

Quando instalei o meu eu vedei a caixa de ar de dentro do cofre do motor, para ter certeza que a única entrada de ar fosse o snorkel, dessa maneira eu me "obriguei" a sempre manter o respiro do snorkel aberto e só fechá-lo quando fosse realmente necessário.

Imagina se chove durante a noite e você não percebe, porém é o suficiente para encher ... por isso é bom deixar sempre aberto e fechar somente quando for necessário.

[]`s

Boa tarde a todos, já tive água presa na caixa de ar, ou sifão, que fica no paralama direito, e o barulho é parecido com uma garrafa pet deixada no assoalho do passageiro. Com resultado do susto, coloquei um snoker OGZ, o carro ficou legal, mas por pouco não tenho problemas sérios com a chuva, entra muita água pelo respiro do teto, principalmente em chuva forte. Na ultima, esqueci o dreno fechado e quando lembrei abri o filtro de ar e tinha água lá dentro. A sorte é que os mecanismos da tracker para fugir da água não param na sanfona, que com o snoker deixa de existir. O desenho da caixa do filtro de ar e aquela caixinha oca escrito suzuki logo após o filtro também são parte do sistema.
Abs

Jose Carneiro

glsoledade
27/10/2012, 19:05
Aparentemente resolvi a infiltração. Realmente era o dreno do AC, pois estava sem o tal cotovelo... seria interessante se algum colega postar a foto do joelho original, até para eu ter uma ideia se a mangueira em forma de L que instalei está direcionando a agua pro lugar certo.

Como não achei a mangueira/joelho original, comprei uma mangueira em formato de L com boca de 1/2", a qual, conforme a auto peças, seria do evaporador do VW Santana.

Rubens Linhalis
07/01/2013, 21:05
Aparentemente resolvi a infiltração. Realmente era o dreno do AC, pois estava sem o tal cotovelo... seria interessante se algum colega postar a foto do joelho original, até para eu ter uma ideia se a mangueira em forma de L que instalei está direcionando a agua pro lugar certo.

Como não achei a mangueira/joelho original, comprei uma mangueira em formato de L com boca de 1/2", a qual, conforme a auto peças, seria do evaporador do VW Santana.

Pessoal,

Troquei o cotovelinho de borracha. Estava no lugar, mas estava rasgado.. comprei um novo, original, por R$ 2,00 na CS. Mas, infelizmente ainda esta entrando água, o piso do carona fica molhado (nao muito, mas fica molhado) ainda quando uso o ar-codicionaod. Com o ar ligado, sai bastante agua por esse caninho/cotovelo, como se estivesse normal. Alguem mais tem ideia do que pode ser ? O que mais fazer ?

Pra quem precisar, a codigo da peça é 93202242.

Rubens Linhalis
07/01/2013, 21:07
Segue a imagem da peça... foto tirado do celular.

388635

PHMello
08/01/2013, 17:15
Pessoal,

Troquei o cotovelinho de borracha. Estava no lugar, mas estava rasgado.. comprei um novo, original, por R$ 2,00 na CS. Mas, infelizmente ainda esta entrando água, o piso do carona fica molhado (nao muito, mas fica molhado) ainda quando uso o ar-codicionaod. Com o ar ligado, sai bastante agua por esse caninho/cotovelo, como se estivesse normal. Alguem mais tem ideia do que pode ser ? O que mais fazer ?

Rubens e demais foristas com este problema, boa tarde!
Vou repassar a informação que colhi em outro tópico (ar condicionado tracker) através do colega "mas.marco":
Existe uma outra saída de agua do AC por baixo do carro na direção do banco do carona! Deem uma olhada nela tb.
Espero ter ajudado.
Abçs.

Pra quem precisar, a codigo da peça é 93202242.

Vou repassar a informação que colhi em outro tópico (ar condicionado tracker) através do colega "mas.marco":
Existe uma outra saída de agua do AC por baixo do carro na direção do banco do carona! Deem uma olhada nela tb.
Espero ter ajudado.
Abçs.

Rubens Linhalis
10/01/2013, 23:38
Espero ter ajudado.
Abçs.

Valeu PHMello, vou dar uma olhada nesse finds e depois posto aqui.

camilaccs
20/01/2013, 17:56
Pessoal,
boa tarde!!!

bom, resolvi retonar o tópico pois teria o mesmo título... Porém o problema é bem diferente...
Um dia percebi que havia água embaixo do tapete do passageiro.
Fui ao mecânico que verificou o radiador e estava OK. Ele me disse que poderia ser pela "calha" do pára brisa, conhecido como "corta fogo". Que geralmente entope com folhas e a água volta.
Fui ao funileiro que ele me indicou para o serviço, e ele me disse que teria que deixar o carro lá, pois teria que desmontar várias coisas e retirar o carpete para ver de onde veio.
Chegando em casa, sequei durante horas o carpete. Deixei o secador mais de 1 hora ligado lá dentro.
Como ia passar uns dias em casa, resolvi testar tudo que eu podia.
- Deixai o ar ligado no máximo, com os vidros abertos, pra que ele despejasse o máximo de água - Nada molhou
- Deixei a mangueira ligada só na calha do pára-brisa - Nada molhou
- joguei água em cima do carro todo, como se fosse chuva - molhou!!!!

daí comecei as checagens.... olhei as borrachas, teto solar.. e estava tudo aparentemente ok.

Como não "choveu" por muito tempo, só ficou úmido. O estrando é o local: ao lado de uma "coluna", bem abaixo do banco do passageiro onde tem a fixação do banco (segue foto).
Alguém tem idéia se tem alguma mangueira de dreno que passa por alí??
Se alguém tiver alguma opinião... tô aceitando...
390728

mauricioalan32
20/01/2013, 19:34
Minha Tracker tem o mesmo problema, qndo chove molha o assoalho do lado do carona, estou desconfiado que sejam as mangueiras de escoamento de agua do teto solar, só nao me dei o tempo ainda de desmontar pra ver onde passa.

camilaccs
20/01/2013, 21:43
Também pensei nisso Mauricio...
Me disseram que a mangueira desce na coluna lateral do carro... Essa semana vou deixar o carro no funileiro pra ele desvendar o problema. Vamos ver se ele descobre.

O engraçado é parecer uma "mina" alí... Não tem rastros de água por lugar algum. Passo a mão no assoalho todo, e o único ponto de umidade é alí.

e parece ser um problema antigo, pois o carpete já está até manchado...

Caso vc descubra antes, dê um toque!

Camila

Rubens Linhalis
20/01/2013, 22:00
O chao da minha tracker tambem fica molhado, mas quando uso o ar-condicioando. O local é bem diferente, o meu molha abaixo do porta luvas para baixo.. mas nao chega ate o suporte do banco.. No MEU caso, tenho ainda q verificar umas mangueiras embaixo do carona (orientacao dos membros do forum em outro topico).. mas ainda nao fiz. Vou acompanhar aqui..

glsoledade
21/01/2013, 09:03
Sobre o teste do AC, não irá funcionar se o problema for o cano de saída (L que vai no cofre do motor), pois voce só irá ter o problema com o carro em movimento. Explico: a água do condensador tentará sair, mas o vento a empurrará para dentro e molhará o carpete... rolou isso comigo e resolveu com a instalação de uma mangueira em L com saída de 1/2"

Um problema que o Daniel (mecanico de Suzuki) aqui de SP me alertou é sobre o dreno do teto solar rasgado/cortado... não sei se o dreno passa por aquele ponto, vou tentar achar aqui nos desenhos que eu tenho

glsoledade
21/01/2013, 09:15
Olhando pelo manual, na realidade são quatro drenos: 2 de cada lado, um na frente e outro atrás:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/image/png;base64,iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAkIAAAGCCAIAAAC DxTt+AAAgAElEQVR4nO3a22LkqA5G4Xr/l/a+yOx0xZwESCDB+q6mUzYWB+vvyvTnAQAgrM/uAgAAGEeMAQACI8YAAIERYwCAwIgxAEBgxBgAIDBiDAAQGDEGw IvPx7wjfT8i+7jP51MvozTCz39//u/7v79/mP35nZqrId1T6XUAAKxFjAEAAjOJsd8/fv88G3VP7vu1MB0r95YGEU4EAOCcYYxNVAUAgBQxBgCIim9jAI DAiDEAQGDEGAAgMGIMABAYMQYACIwYAwAERowBAAIjxgAAgRFj AIDAiDEAQGDEGAAgMGIMAFz7JHZX5AsxBgDupNFFmJUQYwDgSC mxCLMSYgwAXOiKKMLsFzEGADvNfMEiyR5iDAB2kaRX8xeJu2LM T58nxgBgg3qGZdOrdMuWJPPT54kxAFiq/g1MmFjZn6+o/m8Zy55YR4wBwApdASYZp/ITO/I6lyHGAMBWvfUPBMPr4jWhktbpIcz61q1r0ImqAOAcpYj6JAaG Lf1RXbbO4eItahNdqT4iABys0uVnAux7hNIfdVnEsGltxYu7Bp 2oCsBpLuwJwi9h8+Nn/6ilOQvTpwsRYwD0pV8UrmoLpgH2GrD0R63xs0+xfnQXYgyAvlL v21jSGs2vL4qLYJol9VloPUUFMQZAX+Vv8Rurstb8+qI7/deYWo9ozmJyfHXEGAArVyVZ/euL0ayzKzw/YKAMe4gxAKYuSbJ6hlk/V+uJu2YxiRgDMKX+ygftjF32zlHrC1ncnSLGAEyRvPJpNwzRHy UqU1szu/mFzRa8eBYziDEAU4TN7sgk89D9Z2r4/DUwggfEGAAFkq53WJL5mU49h7IlnRFgP6xiLNASAFBxVZK92v3 27p99ehpm9XjbPosxVjE2URKAqO5JMkkq7Cqp9HNhgMXaiIcYA 6Dr2iTbXc7zjC6jw4l0IcYAKLskyXy2/q5M+hSsKVWLVYyFWwgAii5JMp9KyVQKrehbQIwBMDGZZPSQSZX Qqi9yuMUnxgBYmUwy+wJHOC8vq+svB+EmSIwBMHReknmuTUusO RJjAGydlGQ+q7IQaJrEGHC7Be/sMUnmrR47Dhe/hBgD4DfJHk/JcVtzizJZYgzA80RIsu1dxUMNKzlZ9iZiDMB/vCXZ72XpT9bbXsAWIWZNjAH4Z0FgCMd3lWQ3tzX/EyfGAPzhNsnkN6q7uaf5b+nEGIAMV0m2srBSDSf1tN7pOJ8+MQ Ygz3mSGVUlKSC63p113tWJMQBFHpIsvWZlkzmyoQ1MyvM6EGMA ai5PslO7GTHWHtHnbAEMuDbJDu5mA/NyuxrEGIA20/daOPj6JDu4lRFj7REdThXAjNuS7PhWdkySEWMApNZ8+6mPvyzJ jm9lY7NzuCzEGIAOny+7Bl+TZGf3seEVc9jh5SURYwCe544kO7 iPfRLDI1iUN4AYAzDi7CQ7r4ll0+uMJJNXQowB+Gfmr/Nag1eSbKaqw5pYNsBenw6PqVfmOHkxxBiAtyOT7JgOVg+w1zXD g2tUOoUYAzBlPjYmR64k2cxDB+51QpJe2euHHzRaqQ55DcQYgC K7F39xkoVuX70Blt449sTeu3QRYwB0HJBkcdvXcIClt4/d2HWXLmIMgBqj11/eZEtJJm1zAXvXTHplx1l2oxZiDOjA2W4KnWSB9veTUBxz7Mb5A sZ07K/6iEA4HG8Ju1WSjJxe05V//jfXIsDSwRfcpYUYA/pwwiUiJpn/bTUNsNdT1tylghgDunHIJXwmWfMWtSpVLUiv9HFr7ppHjOFk1n 9j5ZzX7f3G8NqjypZ53s1PYuVzB25Zv4zEGE5meho56k12SyQc +XVN9pb1CSG0Jb3Spw/cZVRS/aHEGI5Fku21ffG/r2nGmJOtdFLSQAFbaibGcD6SbCPTxZEsfm+M7d1KP5V812N9yy RiDFdYk2Qc+5T1snQlmSTG7Eqtc1LGy0A966dAjOEW1j2Ck5+1 YE2EMVbZoL175zPAfg0nmdZlwnGIMdxiQZJZjBzUsgWRJ1nXR9 acB9ivsRgb3pFexBiuQ5KtsbIVNJ/lKsY+iWWPHqaYZOoTJ8ZwowVJdvkrsDEbej9dWWfEAPsxUHD2F ovp68fYw19IEQFJZmRjj25m1cYYC5pe31RibHi04Qf9ubJ30Im qgBVIMl0eOnXp6R5KOuA8jCWZylDNp2jG2Bm7hUuY9pd73gVXn TotY0thn8TKpxtRzx7FoYgx3Iskm+GzU2djbH0BrtZEi9akXMf Ys/X7OzCGJOvlM8B+fVe1rMJPYsFDFyPGAL9IMqEonToNFdOCQ6zJ vCti7IaNxKnsOtEZPS56gBkFm/8FUUSMAd6Ztum4b8epASbXfMTGWS+jOFnFRZNXxS8VcRG73hSu 6wVq1h3t7P+X9YaZnP1017GYoOIqdex776ATVQH72fWjKJ0uVl/uqvP3stcES1OWJVdN7yycLPj8jOoj6xbZvrJ30ImqABfsGoqrV pXSbVhrSKodbsrCKyvjN584UJWdejHeToV8uYgx3MiuoWxvVVl O2uiYrhQRznF+KSQFvJ6ydwskS+TqbMjXihjDpUx7ysZuVarES T29mmnRNTWj1egqbP1eyGft6pDIF4p/qYir2R3s7a+MUcteSbH+lashTDLTGiRllK63LkxIP8YeZ0ENaD kvyQiw0lDLFiR96Ou5ppWMTdnbgbkixg54V+HESUkW/aVQfK83tojvJ66MsbEAe92rXtWY82Ms3S1X5SGcA5Is+oug9UZ 7aAvfz83WoF6Yh1nrOjzG0ulF2Tz/Fd5sQZIZ7X6U81+S7b9jk3LSyusxpljbeen1Sz/G/KxRpQw/RZb4r/By4ZIsegtr1i+fl6uleNVQ/+PkU/zMWtelMfZ4qjPr1AN3EtM9Uhw5ev8S1i+ZoM+l+C4mzZvJOn1O WZd8drFjLFuSn1JLjj9/B7DboPmRD2hhvfWXrnS+FNn0mi/V85QV6cfY0/oatIzkWPjf40sOYmh2GzQ8svOu3SR5Z7PzSj+KshSSfjU2oGKR PslnGu/b2JMUkz0cfgqulOGnSGTZbVBvR4vStUuafbwyteyN4ZYi7U5jg 8Sa9Qz5ZCPF2G8BpcTyecrrlfipE1mmGyQZvN79/fuUDd+7oGxTYxM5ZvpCHedEfUQ72QJehaX/vX3Xm6/fSe/nkUx3p7T7B/TuSv1dL8VH43uMN73bGvcYDJNPOdIiZg90/aB7KPuRBZWTUpFlHSefKosnmhLWn72gfm/QBUn1TuSYicvJz3+wdRS+7d9/XNwLJC9t6ZrQnet4C3ancqSj6K3/daX8HdEs2r0Lp/xcEmOlj56k1MUxNhlUd76oUbA7JcMB/ElIrp8rNpJrj9yxMdYsI/sy1JPPoryBIrMX6NYGFezOy3CAvUawuNg5Yrvi3hh7CpOvxJjz JPOw5nhhd37MB9hrHMnPj1l24bodM99eJ8fYM/RP2Jvvyd4wG74Au1yeZCoB9n1v5Z0VvssRNSdy0mR7HR5jj+Df OH3/pHJL9i7rOscu8LP4+HXn1qicyeyr+j3g56/03uFH+9GcyDEzHSA/Y1Fj7Cn/q8X0mvSWymh2dTYvKF2j0jVg5J6tqb9rw+O8fli/LHtlXMLmsLIkP+QbHTjGHtl7JX8H7NJCMrL8Am+7gOP3pfmWqY yT/jB75UlLLXzrV5bkh/y8xY6xH6+Uyl6QTbJ6mFnUOZlkpuVhxqn78kmojFO5Jv1haZyx SlwhxiruirFfpWmnP5S8TnuTTHKNenmQ6z1U4awMsNeVk+PEQo yVXBpjT7lISbaln5JkyCqt/zGbsjjAXrfUxzljhX8RYyX3xtgj+9WEfByLWasE1alvtXP1fnr AjswHxswIr7sOTi+hayf+XB5jz1epk6+B6SukElQ3v+GLCQ9D0 O34JFTGUanEw3ruKsPPCqwnn/uBMZZ9DV4r0vWG2J0kSRnyC0LsTkT1FX79POJGzGdG6UXbUoyi ciNZVJuTddhCPvejYqx+5mYOot3ZlYwsv8D5BoXTPC3pR7F2Ye x1qIygMvftayhpHWvme/N7LZ/7CTFWOlWVnwzMRffg9o6sdQ2EmkelfuoWVjpo5l3QGsGhT07zM pWH1uuZfERE8rmHjLHsUUtbSemHKo+eGWR45OY157WV9SQdqnS B/8WvvDXDg6gXuV69n0juUnl05dPh8ePq2IjeQSeqGvQp5FNXK1E s3u5gSd6K5jWH9ZeVJF1M0nSMyxwnmaD1CN7Um0nX7ZM1jH16M PnCuo6xdBqSJlK6xaIwiwVpjix5+kmNZo3mqsovsCxz0OevLSN 480lMDmV0+zEL3ku+L05jLHu8xhq33btn90pLRm5ec1jTsdNcK Emzc7vUkuKtR/Dmk9Aa0OL2k1a+i3ziHmOsVL1ksyujNYcdmKDd6y0Zuesa3fLO 0Nx6ydmwOwOTZg52dgRvExxgN52ZASUHbKK0qOTb5C7GhC2j9F H9rtc16Vs6MEe7l1wystY1t5HseNy1nTnPWiO4MvmOdz1C/d5jdqGXfOJOY6x5Qfaa+s/r0it7a974ejSvMa0wluy+V66RjGNWbDfJ7KxHcKX0pts9SP3eY/ail3zi8WLsMUiy0pUDlVsskWTkZtkL3mTnKpuufs1681X5nNew +mtu90SjYQ/YkV7yiYeMsUeQZM1BhK1KUvPkXV0jVwbvuka9Qs8k7Uzrmi0mq 3I7rwGfxOJHxxrZM/kOOo0xUenlKyWDCC/onbXp+yOfV+WaYxqWUHO+wq7nc92ExRvd7sonsaWAWCN7Jt9Hd zH2/azm4yqXSTqXvIyuiZu+SFoN94zOVddcB2HX29scSyar8jmpMR7 mMvl0yQkcLS0q+ZI6jbGnaw6FK3t/Pl/J/F1dIzfPvfAa9Qq3U18iVws1WZXPSY35JLZXYnH7ATs1QL6kfmP sEU+jcoizHw0cuLH3xPTtkozcLMDD+6+r2dSaF3Rdtt5wVZ+EU YULOJzLZCXC93SiwHjks3YdY0/XTApXZs/6ZBewvqt38JkCXPWCGZK+JpmsZJwtZqpyO6len8Tuiv6ZqUd4b ieqi0c+a+8x9mgkWfajyXaw4K6ukeuDN68J/Z5I+ppkoT4Js5L7DJfkdkYD/M9lsjDJ6Z2oLh75rAPE2GOTZMMnY76h9D5RpaTmNZ4bRImkr2l ds8VMYT5nNMDt7rxMlic5n8ODRySfdYwYezo3Un4axiY19lKZv oqSwZvXhGgWj/gv5sL253PW6Rzlh3/gLofCTWSySMlJHh48Ivmsw8TY09lummfiNaZpMdkbe5+oVVLzG ueNQ9LahO1PeNli2aq6dtbbjHrFnchMqZKzOjx4RPLdjxRj32X Ie1P2yvSasdmN3Wj6fkoGb17js4NINku4oZP7bqRSksqsnfskd lfUza7suGsyTD7leDH2lEOoTjjITDHWdykO3nWNeoW9JHsk3Mf J7TZSP4eVan1Op1d9+lGYFh96ZcbIp7whxlTGSc99swVIusBYb cP3bj/3zcpnlkWFZGuE2ze5y0ayJ1ByLH1Op4tkmoGYTuGA9ekln/K2GNMdqjla/UqVd2nsXtMXWDJ485otXUa4I8LatkyhKZ1jXenGjVMYJtzfWCb nIjzqEwUGI5/ynl8qbtmS+juj8l6N3Wv6PgtHbl6zrOMIN0K4aKZrO+xVUjrlT yG00j+GI9zfoGZmJDzMo6XFIz8h2/7f2K5DXHluvZv0jt97r+mLLRxc+CLZ7ZqkTuEGTe6jhfrp6vp0 beEK0tlFnEXT5NQkR3q0tHjki7nzn3jsOs31F0nlfRu70fQNFw 7evMyoSMmwwk2Z3DsL2UP1acXY6xpXM5Krz/owk3OUHOzR0uKRL+bmf6m462TXX6pmx+l6xLIbtQZvzlqxJQnX WbgXk1tmJHucXnVmy5b8xDmfO2JncqbCt2CiwEjk890cY4/l3jRfocqnpXYzVoNu2ZOEgzevUVmZrqfMX7ZStqTsuapUnv7cz wQrmvM61eR867ezmMUrewedqKoxsuLgwh7RfLr8bSxdOTCvNS1 AMrh86brqHFtS4WVGy9WlVE9aatcEXz+xncMQh3ux3szEhYdht LRg5KfIRYw9go45MM7nb5ZUxpd8lB0h+2n66IHiSz9RJBy5eVl zedNrms/VvWyZyhwrP0mLL11c+tQD+eaebXL6kndtePBY5GfJS4x9P2LsK c23qPmONXvK64L05697u6bTHMRi8YWDN6/JLkWFYklGK9OrVE9vnfVxXteoz2KMt73YyHQRblvhjremd9CJq qSPGHjQQO+rX1C5UdikuiZSL8y6R6gsXfbKyvrU71K5chnJMRh Yt+wF6X/v0rW/9zBdiqvWWX6ufMXY94Pkz6q3j97xm33kk4sx+SPSl184X9N+IR ncrgDhOnQt1xr1koS73DX91y2Kc5HrPbpXMV2Qq1Zbfro8xtjT NYFWBxkYv9mYSn8UlpTVnGm9sHnCwXUL6H2o0dwHNEtKL0gvlg/y/cf0v1dyuBeuTC5L/farll0+Wacx9ojnUG8Bw+NXXtRmVZW7si2sMlRXYSok46vUIO+ G1lMeUD91WdkbB5b6synGSjPCi8p7Uf/0ksWXT9ZvjD2yacy8V/ImMnbX5+/fwRVXz/Q0SwoenlRXN7RYukmVkkrzyv5ROKN0QPnqqUj3y89e+DS5SvXb r9oC+WRdx9gTM8myb7760lm3ld6Vb5YhXxDTdRvT3NBKwelHM1 NbuTjyLcMvrc2tXzNRYBjylfQeY4/7JKu3rdKNvUXWCzPaF+Hg6Xyb5KOpTmhEWo98XpVr0ut7V8Z0c bztQiDDiyZc83t2RL6SAWLs++nN3Z08QL0XNH9e+qi3wmZhRls jH/8j0DWC3iQGVepvTq1+15OcnObE1yxO75Yha3jpJIt/z77ID2GYGHtks5p5/eo3lj7teqJRdzBtOuu7p9FThut5FVavtuvT7JiS69Ute9ANhhd QsgX37I78KEaKsaczybKXjX30fcFYVfUR5pk2ILsG5611lur5F Eju7XpE5YmqEy3W42EXoptZRvn5Ga0uDPlMg8XY07PN2csqtwt HfnJL0ewCaw6f6VN0O5231vlJVC7ourH5rN5KtCx70G1mFrO5H fdsVscL1TvoRFVqJNNrtonSxZLT02xAAwVrse5KKuO76p7DxXw SY/eqFNPF1fqfR+vtMBo/Cvn5DBljj6yZNq9J21DzyspPsg/d0iysHzrcBIdvNLJxItmzt2Bxlj3oZpML29yaSzZOfkSjxtgzl 2RdvaP0adfgo7Mct74hZpeidLFRVUIzxahMobR6K/fL6EGYXN7m7fdsn3CmgWPs6U+ygd5Rv6A0gpNmsaU5Di/1GsPFqM9i2bK4Wv8bTK5z8/Z79lE409gx9qP5fg43VuGb77lBLOtfw4u8zHA93iYiF7fy0BYs +CUbKpzmCTH2THwtEw4rL6C79CWcl2dtrJv3nhaH4lYeHTGm4q 4Ye3qSbGxYlQI2cl6enbGJRw+whwzbynTl079gHbnRHb23d9CJ qswZ7WjXmJ6P1MEnPjX2hh/TGqLXH53R4pcC7Mi9vjTGfpBkFQcf+m8qGWZaobUDphCaXQu6Z 2evjrHHplkfk2SP+/JmEGDP0fsbheL6H3Y4u1wdYw9J1nLeizHwtn8S1kWucdJcgtLa gvMOZ5fbY+wHSVZxzBsyH2DWFS525KRimdyCs8+nHDH2H7skE6 2v+4Pov8IKAix18NQCmdmFs89nF2LsH4sz0Ztkio9WF/S1mQywWJOVO3hqgYydsRvOZxdi7A+LwyEZMNCJDFTqM/rb3VhzHHP8BKPo2oh7zmcXYuxtfZK9PvV/TP1X+Mx9CbOuzYN7ZuqcZCOu+gvWAGIswzTJsnH1epD/8+q2wvSFr1d4bXe4bb4+1Q9e72G+FjFWZJpkkqPp/Ow6LC8tqVLh5d3hzlk7UWkFXS0CP4RLdGOMPau+li0uQJeTCiv vfPpzGsRz1nsaEQGmiBhr236enJ/pveVJnk6PSF0+fW84kDOIMZHth8x/511fYW8m+V/DlVgHHIMYk/LQBD3UULHsi076IMlDPS/deqwGjkGMdfCQIh5qqOsKs4G5lAbPjvO60vO6PWv/XbXzUwTIEWPdPASJhxoq0nacrVPetQf6e/Z6t4uWXTHTXXa7FEAvaU9QHzE0Dyli3eZUlNqxMGDGOnv9SlfL VZ+g9Ra7WgpgmPAkE2MZdv1loAbna95szfI+XpqysO87WSthtY/lFjtZCmCS8CQTY3l2LSZWDXLyEKrPK/1IuA4eFkoYYOn1FmXojgmsR4zNcpIiTspoqsTP2Difv9/S5Pd2PU6FJJ6b96rXozggsAUxpsNJijgpoyKtbTLDhm/vumXSZMGvQXSr0hoN2IUYU+MkQpyUkVXKMGGp2SSojFD/+bL1mQ+w11C6hWmNBuxCjGlyEiGKfVNRWs9whmU/kl9fukXXJ6E15vw4FqMBuxBj+pxEiGIZlUF6cygtT3hjbybV77 LeHfUA+x5Wd7TL31YcgBgz4STJVCr5yAgHqfyk+ejmlcJ7Tbem a1nGBtcdbfsRBSYJjzEx1s2ul80UM3Nv3dg4wovlg9d/2DtsF9PBvx+hO5qH8wnMkHYJ9REvYd3XTCvJBk9qeDTJZb2DZ3 8+M3LX0603Wnd8D8cSmCc8ycTYuDUNTrGSWmQNpUt28OZz5fMq Pas0nd6Rmw9dtr+6D/JwJoF5wpNMjM1a2eyGKykl1kCzlt+iFTPZ2+1ixm5kyUMdjgbs IjzGs7/bweMpyR7BV66xoeo/bNYwNaW/x88uZuxGlj/a4WjALsJjTIzp2NX+6pVMVpUdoT6geoCVhj0mwF4F6A6oNRqwB TG2wfYwK2XYZIwNPHrgcfLxo4w8UIPugFqjAVsQY3ts6YmVCBm rp/diD0kwwE/ZxBiQIsZ2WrZcn0TzMuGYA0/vK30rb5UTY0CKGNvMuksKA6y3JOFo3mJAzm3lxBjwQoztZ9QuZ xpx88bmmG5joMl55cQY8EKMuaDbNz8JlXFePzd99Bb+K1evze1 MATlizBH14JnfiHTAdPDmBSGEKJsYA1LEmC8zzdQuQuphFjq9n iAB9oMYA1LEmEe9y7g4Rc5IryfCbxFfiDEgRYw5JW+vsRqxE+E C7IdRjAVaASClHGPyEdHU7LNbGnH0zQ0aYL+IMeCFGPOu1Gh2Z Vjo/Q0dYD+IMeBFOcZ4Kyy8VnVjL467uQcE2A/1KRywJrgcMRbGJ7GrgMXPnbF3xSwQY8ALMRYGMdblvAD7QYwBL 8SYd9levKtBh9jZUwPsBzEGvBBjrlXa8dnNeswNa0KMAS/EmFPCjnx81xa6IcB+EGPACzHmUW9HXtPEfW7rPQH2wyjGblg6n IoY82W4KX8SRoXpDjvjtgD7QYwBLyYxNlfSveabsl2YeWt2Fwb YD2IMeCHGvFDsJhZh5mdnrw2wHxYTv3YxcQaTGOOV6GLUlxWTz Mm2qmdzRMQY8MK3sc2s+7LK+NuTgwD7pb4IrCqiI8Z2WtaaJx+ 0t9MRYN8sloK1RWgmMcYr0bS+Nc8nmXpJkoeSYS/EGPBCjG2wa5Vi7Q4BlmWxICwyQiPGVtvenf1v0PYl8oxvY8ALM baOk+7soYYKJ6vkFjEGvBBji7jqzk7KeHG1RG4RY8ALMbaCwwY tL2ZN2Q6XyCe7GGPlERQxtoi3ZXEVYxybLnYxxhYgImLsUvKdM t1QGmgvvo0BL8TYvSQ7ZbqhZNgAYgx4Icb0RVmBvTHGURljtG7 sBeIixjR9/tpdToOkTjLMIWIM+EaMqfnk7C6qZleMhVgcz4gx4BsxpiAbYCG WYn2MhVgW54gx4BsxNiud8mExpv4452vi3+IYY7/gHDE2pTTfEOuwuMgQaxKC0TKmw0b52xguR4yNq0w2xCKQYRHZr eRrWDIMURBjg5oZ5n8RlhUZZUFCsI6xlPqDAF3E2IgDMuxp7b3 WLAItSBTq60mAITRirFtpjrHe/2apujE2Pw5+DSzp7y2lxIp1eoFvxFiHyqsergs0S1WZS6AFCUS 4d12WFQ+oI8akJBm2pbABzYJVZhRuWaJIV3Ugt9gXHIMYEzkpw 56ev85PPiLWskTxvbZkFUCMtVUmFXS+whgzfQSGEVrAN2Ks4dQ Mq5Q9P6+gKxMC0QW8EGM152XYYx9jcVfGOaILyCLGio7MsMf+1 31xV8Ytvn4BFcRY3tkZZld86MXxiQAD6oixvNJEok9wTYwZDX4 hMgxoIsYysrM4o6E065+Z4AHr4w1LCjQRY2/HZ5hRjB2wPgAiIsbe6jG2qyoVwgwjxgAEQoy9nZphz5IYGy0NA AYRY3+k9Uef0S9+owjgSMTYH6WvYrvqUSSZCF/FAIRDjP1x6lexx/I3iietEoBwiLF/Sr9R3FiSFvlvFIdjbKI6ABhHjP1zfIzZjXzGKgGIiBj751V86L l8M53IMasEIChi7A9ibGxwi5EBQIIY++PIXypKZjE20zPWB0Bo xNgf58WYZEeGd+2A9QEQHTH2RzbG4k7n6fkq1jvNAxYHwAGIsT/S4g+YjmmMTVQHAAqIsbeTvpB1xZjFyABgjRh7S6cQd1J2ZQddE ADnIcYySr9ajDU104JjLQWAgxFjGdlZfP7aVZucXalRVgDADYi xvNJEAoWZdGv5v2IAIiPGiipz8R9mwtoG6vc8awAXIsZq6lnlO cnkGTYWYxOlAYAmYqyh/sXLbZI1Sxqr3OdkAdyMGGv7JEqf7qrwpeurWFflrqYJAA8x1kX ytWxLYS9GMeZqjgDwgxjrVv9atquqVxldMdY18nSBAKCJGBuUz tTJ3KU7OpRh22cHAC8hY8xJM/X5hcw0xuZKAwB98WLMz9cCn79a7PqNYteYHtYcAF4ixdjnL4tH 9PIWY6ZfxZysOQB8CxNjDjPs8fd/yExjbK40ADBBjM3yE2PyR/NVDKqzrksAAASjSURBVMAxwsTYykd0KX0h21WJ7pWPvwUHgG/E2KygMWYxLACsR4zNchJjRsvibbUB4IUYm+UqxqIMCwBaiLFZa THry+OrGIBrEWOz/MRYlGEBQBExNsvDLxWJMQDXIsZmZTNsZXn8RhHAzc6JsS09l98 oAsBe8WLMz6OzTzwjxvgqBiCKc2Js/dNLGbY+SqMMCwDqjoqx7wKsa9iYYZ8ci/EVxwQAI6fF2LMkybLjb8ww3UjbvoMAIHdgjD3GSVbJsDUTT5+i GGZOdhAAhM6MsR9GxaTD+pn1fJg5mQgACJ0cY49BPZWvYlqPUD EcZg7nAgAVh8fYo1pSJcNcTflX75cztxMBgJLzY+zR+19lsTLs VxpmpZr9zwUAXq6IsUcjySpfxTQKNFcKs7rdVQNAwy0x9swlWf QMS5FkAM5wUYz9GKuwlGGeZwoAN7guxp7+Is/7KgYAx7gxxp7OOvkqBgBuXRpjj7jU9LJAcwSA490bY4/sH33w60QA8OzqGHtaScavEwHAudtj7CknWeWHawsEABQRY89TS DK+igGAf8TYP59E9tNd5QEAUsTYH80Y21UYACCLGHvjqxgABEK MvWXrjz4pADgVMfYHX8UAIBZi7A8yDABiIcb+4V92AEA4xNg/fBUDgHCIsf+QYQCGfRK6I6+/NxBi7Hn4dSJwJa13PM0wxU44M9QlTYwYex6+igFXWhBj8+Pzba yJGCPDgLss+8K0vZNc0sduj7FswbGmAKDLshjLfvTz36+f10tK b68/9PX01/iVIpufVqJ64FMtwsEPj7H0J4GmAKBLNkgmB6wM1YyrT0729ubF pcIq10uebvGpIuHIZ8ZYZd03VgVgDa2Xvd43vj9KG3qzC0k+rT +663b5p8LahKs0QzjsgTGWLTVK8QDmab3vkiwpXZm9sRkGwlk0 u1zp00/5C2vl3ubgRm6PsfQnIYoHMG9XjDXH0Y2x0g9LZadPr1xWKSY7H QuXxlhz8wAcz0+MfXKyt6jHWPOuUhpla25ek61zknDk82MsRNk AFGm99ZW+l82kUqOv3FKpuTKL7Ee/P6zXXJpIpc5sDaXbFd0YY6Vz4LxsALqWxVjlynrSlEYQziJbWG Xw1w9nPn1ywUaM6WjuK4BLVLJnYJxS1+6Nsdc1C2KsNH6zfsng wlJn3BJjn7+yH+2qDcAWwuwRjlNSH7x5Y1dySOYiKcDu01KpM4 TDnh9juwoDsEv23R9oYqV+XRq8fvurhmw2NMdsPq5ewJpPtQgH Dx9jT+HfzLitFsBVnDciz+VdFGPf1vwdAQBg7dIYe4z/ASgAYI17Y+zhOxkAxHd1jP0gyQAgLmLsecKWDQAgxgAAgRFjAI DAiDEAQGDEGAAgMGIMABAYMQYACIwYAwAERowBAAIjxgAAgRFj AIDAiDEAQGDEGAAgMGIMABAYMQYACEyYO8QYAMAjYgwAEBgxBg AIjP83BgAIjG9jAIDAiDEAQGDEGAAgMKsYAwBgJZ0YI8kAAOu1 s0keY2mS9WZb8/rn619YZmdS+qNwtgCAw9D6AQCBEWMAgMCIMQBAYMQYACAwYgwA EBgxBgAI7H+EKvYfn5f3FAAAAABJRU5ErkJggg==

O duro é que eles não descem pela coluna próxima ao ponto do seu vazamento... (coluna B), os da frente descem pela coluna A e os de trás pela coluna C...

Ou seja, creio que não é por aí que está vazando...

Uma possibilidade seria as laterais (protetores abaixo da porta) estarem entupidos, ou mesmo a calha da frente... você já limpou todos estes lugares? A calha da frente você consegue acesso fácil e verá os furos... limpe e coloque água por uma garrafa e veja a água saindo embaixo do carro

A lateral levante o carro no elevador e com uma chave de fenda pequena limpe os oríficios de saída de água

camilaccs
21/01/2013, 10:01
Olá glsoledade,

a calha da frente, deixei a mangueira ligada por 10m caindo água direto lá... e não molhou nada dentro do carro.

O Ar condicionado eu já verifiquei essa mangueira em L, e está lá. Olhar por baixo, realmente nao olhei.. sozinha não consigo! Vou ter q esperar o dia do funileiro!
Mas acredito que nao seja o Ar, pois só ocorre quando chove.... Com todos os dias de calor de 40º que fez por aqui, nada molhou...

mas.marco
21/01/2013, 14:21
Olá glsoledade,

a calha da frente, deixei a mangueira ligada por 10m caindo água direto lá... e não molhou nada dentro do carro.

O Ar condicionado eu já verifiquei essa mangueira em L, e está lá. Olhar por baixo, realmente nao olhei.. sozinha não consigo! Vou ter q esperar o dia do funileiro!
Mas acredito que nao seja o Ar, pois só ocorre quando chove.... Com todos os dias de calor de 40º que fez por aqui, nada molhou...

Repetindo: Olhem a mangueira que fica embaixo do carro, EXATAMENTE na direção do banco do carona.

No seu caso, ela deve estar com a saida pra cima (por alguma razão qualquer) e água nao cai, simplesmente 'volta' pra lataria e pro local por onde passa a mangueira.

Perceba que sua 'inundação' ocorre de FORA para dentro.

bhallacktracionado
21/01/2013, 15:22
por acaso não poderia ser um furo no assoalho e com molhe em dias de chuva devido a estrada molhada

Repetindo: Olhem a mangueira que fica embaixo do carro, EXATAMENTE na direção do banco do carona.

No seu caso, ela deve estar com a saida pra cima (por alguma razão qualquer) e água nao cai, simplesmente 'volta' pra lataria e pro local por onde passa a mangueira.

Perceba que sua 'inundação' ocorre de FORA para dentro.

glsoledade
21/01/2013, 15:42
Sugiro dar uma chegadinha no posto de gasolina, colocar o carro no elevador e olhar estes pontos que lhe alertei por baixo... ou faz o teste da mangueira colocando mais próximo do teto solar ou da lateral do carro.. com isso vc deveria conseguir identificar

Se fosse furo na carroceria nao molharia com o teste de jogar agua por cima..

camilaccs
22/01/2013, 18:22
Obrigada pessoal!
Vou seguir os conselhos!

rafaelgx
22/01/2013, 18:33
Meu problema desse tipo foi solucionado numa oficina de ar condicionado. O mecanico fez um prolongamento no dreno do evaporador com um pedaço de mangueira e uma abraçadeira. Depois disso começou a pingar para fora e não mais dentro do carro.

Outra ocorrencia que tive foi pela passagem do cabo na instalação dos farois auxiliares. Este foi corrigido atraves de vedação com silicone.

camilaccs
22/01/2013, 23:34
Gsoledade,
Boa noite! Fui no posto e ergui o carro. Se não me engano são 6 ou 8 desses furos que você disse. Segundo um cara q estava lá, eles servem para drenar a água caso o veículo seja inundado ou lavado por dentro (é isso mesmo??). Só que eles são vedados com borracha de fábrica.
Pelo que vi, e ele tb, as borrachas estava lá e Ok.
Não tem nada anormal por baixo do carro (tirando a quantidade de terra - tá merecendo uma lavadinha...)

Como não posso mexer o braço esquerdo, não consegui ninguem para levar ao funileiro pra mim amanhã.

Acho q vou esperar mais uma chuvarada pra observar melhor... Pois da última vez só reparei quando o tapete já estava todo molhado....

Mauro B
23/01/2013, 07:23
Verifique se os pequenos orifícios de dreno da caixa de ar não estão obstruídos. Olhe por baixo, na direção da soleira da porta. Se estão, a água fica acumulada na caixa e acaba entrando no carro.

glsoledade
23/01/2013, 09:06
Gsoledade,
Boa noite! Fui no posto e ergui o carro. Se não me engano são 6 ou 8 desses furos que você disse. Segundo um cara q estava lá, eles servem para drenar a água caso o veículo seja inundado ou lavado por dentro (é isso mesmo??). Só que eles são vedados com borracha de fábrica.
Pelo que vi, e ele tb, as borrachas estava lá e Ok.
Não tem nada anormal por baixo do carro (tirando a quantidade de terra - tá merecendo uma lavadinha...)

Como não posso mexer o braço esquerdo, não consegui ninguem para levar ao funileiro pra mim amanhã.

Acho q vou esperar mais uma chuvarada pra observar melhor... Pois da última vez só reparei quando o tapete já estava todo molhado....

Então, estes furos devem realmente estar fechado e é bom sinal estarem OK...

Na lateral, "no spoiler", tem umas cavidades que servem para drenar a água da soleira da porta, creio q pode ser por ali q a água tá inundando... os drenos do teto solar saem nestes pontos e se eles estiverem entupidos, pode rolar o q vc falou

Eu vou tentar tirar umas fotos do meu carro por baixo e te mostro os lugares

Boa sorte!!

E o q rolou no braço esquerdo???

Mauro B
24/01/2013, 06:55
Na lateral, "no spoiler", tem umas cavidades que servem para drenar a água da soleira da porta, creio q pode ser por ali q a água tá inundando... os drenos do teto solar saem nestes pontos e se eles estiverem entupidos, pode rolar o q vc falou

Esses mesmo!

Joaoba
27/01/2013, 08:05
Comprei recentemente a minha Tracker e na primeira chuva pesada, fora da garagem, o carpete do lado do motorista (abaixo dos pedais) ficou encharcado. Vou acompanhar o tópico e ver se consigo localizar os drenos sugeridos. Caso consiga algum resultado, compartilho com vocês.

glsoledade
27/01/2013, 10:40
Comprei recentemente a minha Tracker e na primeira chuva pesada, fora da garagem, o carpete do lado do motorista (abaixo dos pedais) ficou encharcado. Vou acompanhar o tópico e ver se consigo localizar os drenos sugeridos. Caso consiga algum resultado, compartilho com vocês.

Minhas sugestões:

1. Verifique a grelha acima do capô e limpe bem, verifique o local do furo do dreno. Veja se não há ferrugem ou marcas do tipo.
2. Verifique a parede corta fogo se foi feito algum furo para passar fio do farol de minha, por exemplo. Se sim, verifique se está bem vedado e se for o caso, use silicone (superfície tem de estar seca e limpa).
3. Levante o carro, verifique os sulcos q comentamos na lateral do carro, próximo ao spoiler da porta...
4. Verifique se o vidro da frente está bem colado

Joaoba
27/01/2013, 13:34
Minhas sugestões:

1. Verifique a grelha acima do capô e limpe bem, verifique o local do furo do dreno. Veja se não há ferrugem ou marcas do tipo.
2. Verifique a parede corta fogo se foi feito algum furo para passar fio do farol de minha, por exemplo. Se sim, verifique se está bem vedado e se for o caso, use silicone (superfície tem de estar seca e limpa).
3. Levante o carro, verifique os sulcos q comentamos na lateral do carro, próximo ao spoiler da porta...
4. Verifique se o vidro da frente está bem colado
Muito obrigado pelas sugestões, que serão checadas uma a uma. Mas devo adiantar que já localizei um dreno entupido (teto solar do lado do motorista - dianteiro). No dia da chuva o carro estava estacionado numa ladeira, com a frente mais baixa, daí penso que com o dreno entupido o excesso de água pode ter escorrido pelo forro do teto e da coluna, encharcando o carpete. Simulei com um pouco de água escorrendo de uma garrafa pet e foi o que aconteceu. Tentei desobstruir o dreno, mas não consegui ainda... Vou tentar amanhã com o pedaço de fio rígido ou um passa-fio e depois posto o resultado.
Nota: também testarei os drenos traseiros, mas esses não são visíveis e não saberia como desobstruí-los.

GVGRJ
27/01/2013, 13:44
Boa Tarde Joaoba! Comprei há duas semanas uma Tracker 2008, estou mt contente com os comentários dos companheiros sobre o carro. Estou tendo o mesmo problema que vc com estrada de água no lado do motorista e tb do carona; ainda não localizei os drenos que vc falou. Vc poderia me orientar qt a localização dos mesmos? Mt obrigado e um abraço.
Glauco Silva.

glsoledade
27/01/2013, 18:54
Muito obrigado pelas sugestões, que serão checadas uma a uma. Mas devo adiantar que já localizei um dreno entupido (teto solar do lado do motorista - dianteiro). No dia da chuva o carro estava estacionado numa ladeira, com a frente mais baixa, daí penso que com o dreno entupido o excesso de água pode ter escorrido pelo forro do teto e da coluna, encharcando o carpete. Simulei com um pouco de água escorrendo de uma garrafa pet e foi o que aconteceu. Tentei desobstruir o dreno, mas não consegui ainda... Vou tentar amanhã com o pedaço de fio rígido ou um passa-fio e depois posto o resultado.
Nota: também testarei os drenos traseiros, mas esses não são visíveis e não saberia como desobstruí-los.

Hmm.. os traseiros também nunca vi, acho que para acessar precisaria desmontar o teto solar :/

Tenta com um arame, com a ponta devidamente dobrada para nao enroscar ou rasgar a mangueira... seu carro tem alarme instalado, camera de re ou algo do tipo? É comum quando desmontam a coluna A para passar cabo acabarem fazendo bobagem e esmagando a mangueira

Joaoba
27/01/2013, 20:19
Boa Tarde Joaoba! Comprei há duas semanas uma Tracker 2008, estou mt contente com os comentários dos companheiros sobre o carro. Estou tendo o mesmo problema que vc com estrada de água no lado do motorista e tb do carona; ainda não localizei os drenos que vc falou. Vc poderia me orientar qt a localização dos mesmos? Mt obrigado e um abraço.
Glauco Silva.
Oi Glauco,
Pouco sei também ainda desse carro, mas amanhã vou tentar postar uma foto dos drenos do teto solar.

Joaoba
27/01/2013, 20:25
Hmm.. os traseiros também nunca vi, acho que para acessar precisaria desmontar o teto solar :/

Tenta com um arame, com a ponta devidamente dobrada para nao enroscar ou rasgar a mangueira... seu carro tem alarme instalado, camera de re ou algo do tipo? É comum quando desmontam a coluna A para passar cabo acabarem fazendo bobagem e esmagando a mangueira
Ele tem tudo isso instalado e acho que sua dica é correta, pois o forro da coluna está colocado meio forçado... Caso não consiga desentupir, vou tentar tirar a capa de forração da coluna para localizar o referido dreno e fazer uma inspeção. Muito grato pelas dicas!

camilaccs
05/02/2013, 14:37
Joaba!
Também não encontri a saída de agua bem abaixo do banco do carona. Por acaso essa mangueira é a do teto solar?
reaprei que o forro do teto está com manchas de umidade. pode realmente ser isso que vocs falaram aqui.

mas eu nao encontro de jeito nenhum! será q o estribo atrapalha essa visibilidade??

camilaccs
05/02/2013, 14:43
Oi Gsoledade, estive sumida!
Bom, fiz uma ciurgia, e tive q ficar de repouso!

até comentei agora no outro Post.... Não consigo achar essas saídas de água.
Achei um cara q mexe em teto solar... 150,00 pra ver se encontra o vazamento....

me mandem fotos, por favor!!! quem sabe não encontro antes??

Joaoba
05/02/2013, 16:41
O começo do duto é nos cantos dessa cavidade onde repousa o vidro do teto solar (veja foto com ele aberto). Eu não consegui desobstruir pois não soube localizar a sua trajetória na carroceria do carro. Já fiz várias tentativas, até com passa-fio, mas existe um ponto de resistência que me fez desistir para evitar danos à mangueira e piorar as coisas. Se conseguisse encontrar na Net uma cópia do manual de serviços da Tracker, com certeza veria por onde passa esse bendito duto e poderia verificar se está mordido ou dobrado.

camilaccs
06/02/2013, 18:12
Joaoba
Acabei de sair de uma loja especializada em tetos solares.
Ele viu que o teto estava manchado, desmontou a coluna lateral onde passa a mangueira.
Jogou água por meia hora em cima do teto e nada!, só fez alguns pingos. Ele jogou direto no furo do dreno do teto ( q vc mostrou na foto) e a água saía embaixo do banco do passageiro - pro lado de fora, claro.
Ele retirou o forro do carpete, q já estava podre. Estou andando com o carpete levantado pra ver se consigo ver algo.
O rapaz olhou por baixo, mas nao achou o local exato que sai a mangueira. Eu queria muito saber onde é pra ver se não está dobrada.
Amanhã vou levar pra ele desmontar o teto. mas tenho certeza q o problema não é alí no teto, é na saída dele.
Saindo da loja, passei na Dillicar, da Suzuki. O mecanico disse q apareceu um caso identico ao meu, mas a dona não quis deixar lá pois cobrariam o dia de serviço.

Não sei mais o que fazer... to tão desiludida com meu carrinho....

Help me!!!!!!!!!! :putz:

camilaccs
07/02/2013, 08:34
Gsoledade e Joaoba,

Li novamente os comentários e só pra lembrar... A mangueira nao passa por dentro do acabamento lateral, e sim por dentro da lataria da coluna. Se vc só tirar o acabamento, não vai conseguir vê-la.

aquino.jair
08/02/2013, 13:28
O chao da minha tracker tambem fica molhado, mas quando uso o ar-condicioando. O local é bem diferente, o meu molha abaixo do porta luvas para baixo.. mas nao chega ate o suporte do banco.. No MEU caso, tenho ainda q verificar umas mangueiras embaixo do carona (orientacao dos membros do forum em outro topico).. mas ainda nao fiz. Vou acompanhar aqui..

Rafaelgx e Rubens Linhalis, bom dia pessoal!
O problema de vocês é idêntico ao que tive e resolvi muito facilmente. O dreno do Ar Condicionado "L" estava só entupido com sujeira como folhas e barro e resolvi com um pedaço de arame(Tive que levantar a Tracker) . Isso já faz dois meses e estou feliz da vida! Espero que resolvam logo! Abraço a todos!

camilaccs
17/03/2013, 11:38
Pessoal!!!

Bom dia

Estive meio sumida, mas voltei com boas notícias.

Há cerca de 20 dias resolvi meus problemas - ou pelo menos parcialmente!!!

A Tracker tem 3 furos abaixo da "grelha corta fogo" que vem de fábrica. Por alí pode entrar água.

Levei na P&P Vidros e na Firenze ar Condicionado.
O Chiqueinho e o João trabalharam juntos no meu carro.

Vedaram esses 3 furos alem de desmontar parte do painel para refazer toda a vedação da caixa de ar condicionado, que estava fora de lugar.

A parte do teto solar fica pra depois, pq além de tudo isso que gastei, ainda bati o carro!!! Gastei uma grana e não dava pra mexer em tudo.

O teto fica pra outra hora, pq tá molhando pouco.

Ainda bem q encontramos o vazamento logo, pois já estava queimando uma caixa de fusíveis que fica atras do painel!!!

Bom espero que essa informação sirva no futuro pra alguém!

Abraço.
Camila

MarceloBlum
04/02/2014, 09:01
Valeu PHMello, vou dar uma olhada nesse finds e depois posto aqui.

E aí pessoal!

estou com o mesmo problema de vocês, ontem procurei o tal do dreno porém não encontrei. alguém sabe me especificar melhor aonde ele fica?

Obrigado!

Rubens Linhalis
04/02/2014, 13:21
O meu, eu resolvi com o dreno que fica dentro do motor.. na direcao da bateria.. um pouco abaixo.. Esse segundo dreno, nao tenho nem ideia..

abraços

MarceloBlum
04/02/2014, 13:47
O meu, eu resolvi com o dreno que fica dentro do motor.. na direcao da bateria.. um pouco abaixo.. Esse segundo dreno, nao tenho nem ideia..

abraços

Valeu Rubens,
vou mexer nela hoje a noite quando chegar em casa. Caso achar ele passando em mais algum lugar aviso vocês!

Abraços,

mas.marco
05/02/2014, 13:31
Não esqueçam de verificar o 'ralo' que fica entre o cofre e o parabrisas.

MarceloBlum
05/02/2014, 15:58
Boa tarde!
verifiquei que está faltando este dreno no cofre do motor!
liguei para a cs e eles não possuem em casa, vão tentar encomendar!

Boa informação sobre este "ralo" marco! vou checar também!

Abraços,

AndreLeonardo
17/02/2014, 13:03
Boa tarde, pessoal!

fui buscar esse tópico porque tive o mesmo problema... a patroa pegou o carro ontem, depois de um temporal aqui em São Luis, e estava uma piscina nos pés do carona.
Lendo os tópicos relacionados encontrei o tal dreno no teto solar da Tracker, fiz o teste jogando água e de fato estava encharcando o carpete.

Tentei desentupir com um arame, mas não consegui ir longe, nem por cima (o arame era um tanto rígido) e nem por baixo - não consegui encontrar o acesso ao dreno olhando por baixo do carro. Resolvi ligar no Zézuki (lá do RJ) para ver se ele tinha uma luz, e o conselho foi mesmo levar em algum mecânico "cuidadoso e de boa vontade", porque teria que desmontar todo o acabamento tanto da coluna quanto da soleira, dependendo até mesmo a caixa de ar. De fato não é possível alcançar a mangueira do dreno só desmontando a coluna.

Enfim, aqui vão algumas fotos... o mecânico aqui em São Luis desmontou e encontramos o vazamento de água em um dos furos que prendem o plástico de acabamento, e provavelmente o que acontecia é que estava muito sujo na caixa de ar, impedindo a água de sair por completo. Ele vedou o furo (deixou sem a presilha) e limpou as aberturas de saída de água. Testamos novamente e não molhou mais... Vamos ver se dá certo na próxima chuva! E agora é secar o carpete e tirar o cheiro de mofo...

Abraços a todos!

Anderson fortal
08/05/2014, 20:29
Minha tracker também esta com o meamo problema.
amanhã cedo estarei dando uma olha.

Boas informações da galera.

Anderson fortal
09/05/2014, 18:47
Ai pessoal, hoje levei meu carro na oficina, nós olha a tal da mangueirinha em L, mas ela esta perfeita.
Dai fomos desmontando o banco ate levantar o carpete, as borrachas da carroceria também estavam ok, ai fomos analisando ate chegar a conclusão que a água estava vindo do teto-solar pela coluna da porta.
Então ai fica mais uma dica.

Anderson fortal
21/05/2014, 23:14
Agora apareceu o barulho da agua como se fosse nas portas do lado do motorista. ainda nao encotrei onde esta acumulada essa água.

mas.marco
23/05/2014, 16:51
Deve ser por onde passa a mangueira ('teto' da porta) para o esguicho traseiro.

Elmo Rocha
13/06/2014, 20:00
Pessoal, boa noite. Estou com o mesmo problema que vocês, sendo um pouco pior.
Quando eu dou uma freiada um pouco mais forte, mesmo em baixa velocidade, noto que tem muita agua acumulada no teto do meu carro. (Fica aquele barulho de agua chacoalhando para frente e para tras)
E quando eu freio, de imediato sai agua por um furo que tem no pé do carona. SÓ QUE: Nao estou entendendo o porque esta acumulando agua no teto (penso que o dreno esteja entupido), mas se o dreno esta entupido a agua vai cair toda no carpete e nao apenas quando eu freio, compreende?
Vou procurar o tal dreno debaixo do carro que o pessoal recomendou e verei se resolvera algo. Em breve dou noticias..

em.pereira
01/10/2014, 01:46
Meu Tracker está com uma pequena infiltração de água. Cada vez que chove o carro fica com cheiro de mofo, mas não encontro o local por onde está entrando água. Não chega a encharcar, deve ser uma infiltração bem pequena.
Alguém já teve esse problema? Alguma dica do local por onde está entrando a água?

MarceloBlum
01/10/2014, 11:32
Meu Tracker está com uma pequena infiltração de água. Cada vez que chove o carro fica com cheiro de mofo, mas não encontro o local por onde está entrando água. Não chega a encharcar, deve ser uma infiltração bem pequena.
Alguém já teve esse problema? Alguma dica do local por onde está entrando a água?

Eduardo, confirma o piso do carona.
Esta infiltração pode ocorrer devido a falta de mangueira no dreno do AC.
caso o carpete esteja úmido é possível que seja isso...

dê uma pesquisada no forum que vai encontrar mais gente que teve problema nesta mangueira de dreno.

[]'s

Digao
01/10/2014, 13:01
Veja no painel corta fogo lado do motor, altura do joelho do passageiro. Deve ter uma borracha em L para drenar a água do ar condicionado. É comum essa borracha cair e entope o dreno, fazendo a água retornar e cair nos pés do passageiro.

em.pereira
09/10/2014, 12:29
Veja no painel corta fogo lado do motor, altura do joelho do passageiro. Deve ter uma borracha em L para drenar a água do ar condicionado. É comum essa borracha cair e entope o dreno, fazendo a água retornar e cair nos pés do passageiro.

Qual a cor e o diâmetro da mangueira?

Digao
09/10/2014, 20:25

Essa borracha preta em L pequena, uns 10cm. A ponta é virada pra baixo. Caso ela tenha caído você vai ver só a ponta do cano que é o dreno.

PHMello
11/10/2014, 22:39
Olá, vc disse primeiramente que a infiltração ocorre quando chove, correto? A falta desta mangueirinha, faz a água gerada pelo A/C retornar e molhar o piso do carona sempre que se usa o A/C, chovendo ou não.
Se só ocorre em dias de chuva, vc terá que identificar onde a água se acumula e verificar a causa mais provável ao redor: borrachas de porta, dos vidros, teto solar(drenos), tampas de borracha do assoalho( em baixo do carpete, tem que verificar por baixo do carro).
Espero que encontre.
Abç.

Alexandre de Bem
24/12/2014, 10:40
Anderson, esta água provavelmente está na caixa de ar que entra pelos furos de encaixe do acabamento. ...tem de tirar o protetor plástico da caixa de ar E liberar borrachas de vedação, pelo menos uma, embaixo da caixa de ar. Eu retirei uma e não coloquei mais...resolvido.

Andre Barski
09/01/2015, 13:36
Pessoal blz sou novo aqui mas vamos la estou já na minha segunda tracker a primeira 2007 e a atual 2009 as duas tive o mesmo problema que tds acima de agua nos pes do carona , vamos la então é bem simples o reparo isso acontece devido ao dreno do teto solar entupido no meu caso foi esta mangueira do dreno que estava dobrada dento da coluna bem em baixo na entrada da cx de ar mas isso não tem como ver pois a mesma vai ate dentro da cx de ar por dentro da coluna ,façam o seguinte em primeiro lugar por baixo do veiculo tem a emenda da cx de ar la tem 3 saliências bem na emenda ao lado do spoiler vc deve limpar com uma chave de fenda bem fina feito isso retire o quebra sol do lado do carona ,o pega mao do teto do mesmo lado e desencaixe a borracha da coluna na parte superior para vc poder afastar a forração de teto para ter acesso a mangueira do dreno desencaixe a mesma do teto solar e so puxar ( tem uma presilha plástica nela não perca pois deve colocala de volta no final ) veja se assoprando ela desobstrui se não puxe à de dentro da coluna, pode puxar e retirar do carro para limpeza,feito isso coloque a mesma no mesmo orifício e va colocando ela vai dar uma trancada quando faltar mais ou menos 2 palmos va girando e empurrando que ela encaixa novamente dentro da cx de ar ,la existe um orifício um pouco mais largo q a mangueira por isso ela da uma trancada mas e so ter paciência q da certo depois teste colocando agua dentro da mangueira e observe a agua saindo na cx de ar pela emenda embaixo feito isso e so remontar td de novo e pronto acabou a lagoa !!! ahhh isso vale para o lado do motorista também ,espero ter ajudado abraço pessoal :-P!!! outra coisa não adianta procurar mangueiras embaixo da tracker por que não tem os drenos do teto acabam dentro das cxs de ar não saem do assoalho !!!

MARQUES21
28/06/2015, 14:01
Boa tarde Sr:, tenho uma tracker 2008 e esta entrando agua de chuva pela coluna traseira do banco do carona lado do motorista.poderia me ajudar sou de salvador /B

Freitas W
04/07/2015, 18:30
Amigo, tive o mesmo problema que vc está passando. A água estava entrando por uma fresta no teto solar (no meu caso estava empenado). A água se acumula porque o dreno por onde deveria escorrer está obstruído. Já vi em alguns fóruns oficinas que fazem a limpeza nesse sistema, mas não encontrei quem faça onde moro (Natal/RN). No meu caso, como o teto solar estava empenado, consegui ajustar a uma altura por onde a água não passa por nenhum lado. Já vi alguns vedarem o teto solar com silicone, mas, ele vai ficar inutilizado. Espero ter ajudado. Boa sorte.

MARQUES21
07/07/2015, 21:17
Amigo boa noite, eu já descobrir que é pelo teto solar porem já levei em dois capoteiro e eles não fazem o serviço que justamente entupimento em uns dos drenos vlw pela sua atenção.

Marcio.tx
08/07/2015, 13:06
Boa tarde!!!
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, tenho uma tracker 2009, muito inteira, porem tenho notado que do lado direito dianteiro de uns tempo pra cá o tapete esta sempre úmido, isso indica que esta entrando água, alguém já teve este problema com sua tracker? Conseguiu resolver o problema? Já verifiquei o teto solar, borracha de porta e esta tudo nos conformes.

marcelcn
01/09/2015, 08:28
Boa tarde!!!
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, tenho uma tracker 2009, muito inteira, porem tenho notado que do lado direito dianteiro de uns tempo pra cá o tapete esta sempre úmido, isso indica que esta entrando água, alguém já teve este problema com sua tracker? Conseguiu resolver o problema? Já verifiquei o teto solar, borracha de porta e esta tudo nos conformes.

Turma da Tracker, sugiro acompanharem a pagina da Suzuki no forum do 4x4 Brasil. Todo mundo que tem Tracker utiliza lá pra discussões, porque cobrimos tracker e grand vitara em um único lugar.

Assoalho do passageiro molhado é com certeza a falta da mangueirinha no retorno do ar condicionado. Na parede corta fogo, na parte externa, na região do motor, tem uma saída da água do ar condicionado. Se fica sem mangueira, quando o carro está andando, o vento faz a agua voltar pra dentro do carro. Instale uma mangueira lá com uma abraçadeira que resolve seu problema.

bobweg
08/11/2015, 14:41
Tive problema semelhante no teto de meu Escort XR3: no meu caso, um dos 4 drenos estava desencaixado (há um em cada canto do teto, com uma mangueira conectada direcionando a água pra fora do carro) e a água escorria pelo forro, pelo acabamento da coluna e ia parar no assoalho. Para identificar despejei água com uma jarra na canaleta do teto: os drenos "OK" levaram a água pro piso da garagem; no lado do dreno desencaixado a água ia parar no assoalho do carro.

No meu caso, resolvi em casa mesmo, baixando o forro do teto e conectando a mangueira solta (3 - 4 horas de trabalho, fazendo 'com carinho').

KITAGAWATRACKER
08/01/2017, 09:49
Estou tendo esse problema, ja desmontei verifiquei que o dreno do meu teto solar esta entupido o lado do passageiro , coloquei ar comprimido para ver se desentupia , coloquei um cabo de aço e nada, ai puxei a mangueira vi que ela estava dobrada , só que agora estou com problema de passar a mangueira, alguem sabe onde e saida da mangueira ou tenha o manual de serviço para ver onde e o caminho da mangueira

Littus
08/04/2017, 20:11
Boa noite galera blza? Tenho uma tracker 2008,ela estava entrando água da chuva, hj desarmei o forro do teto e acabamentos das colunas também, notei que a água escorria pela coluna dianteira e caia no lastro. Fiz a limpeza do dreno do teto solar e continuava a cair água, notei por dentro da coluna havia uma claridade que era da antena ou seja, ela estava sem o vedante ou borracha que n deixaria a água passar pra dentro do carro, fiz um acabamento com massa de calafetar já q n achei o tal do vedante, e resolveu o problema.

sidiclay
16/04/2017, 13:39
Fiz uma trilha este fds passado e passei com a Tracker em um riacho. O carro passou sem problemas e a água não chegou nem a entrar no carro!

Indo hoje para o trabalho percebi que quando acelero o carro rápido ou freio bruscamente escuto um barulho de água se movimentando em alguma parte da viatura que não consegui identificar.

Alguém aí tem algum palpite? Já verifiquei todas as portas (inclusive a traseira).

Eu tenho certeza que tem água em algum lugar... o barulho é nítido e não existia... mas já procurei em tudo que é lugar e não encontro essa água...

Será que a viatura tem um piso falso e ficou água entre o piso de fora do carro e o piso de dentro?

Me ajudem!

Abs,

Cara, tive esse mesmo problema e o mecânico verificou e viu que acumula água na longarina do chassi, na parte de baixo do carro.

luizcarlosw
06/06/2017, 14:20

Há alguma foto deste local ?

Pessoal minha "Tracker" está com um infiltração chata no pé do motorista.
A mangueira do ar está lá, assim não é a clássica infiltração por falta do ladrão do AC no lado do passageiro, todo o restante do carro não infiltra apenas o pé do motorista.

Ocorre quando fica debaixo de chuva forte por muito tempo ( como hoje que choveu 3h direto e alagou a marginal da cidade ), não infiltra em chuvas fracas nem quando lavo o carro.
PS: não passei pelo alagamento

Passei um silicone na antena que esta com a borracha trincada, pode ser por alí ?

Obrigado.

rafaelperafam
25/06/2017, 16:26
Tem grande possibilidade da água estar entrando através da antena. Ainda mais pelo fato de molhar o lado do motorista.

luizcarlosw
26/06/2017, 08:08
Valew Rafael.

Estou esperando a próxima chuva longa para ver se o silicone realmente resolveu.
Parece que era isso mesmo, infiltrando pela borracha trincada da antena.

darkpijaminha
29/06/2017, 22:26
Pessoal, fiquei MESES procurando por onde entrava água na minha tracker. No caso, no pé do motorista, mas pode acontecer de ambos os lados.

A minha solução não é fácil de encontrar no fórum (não li o tópico todo, me desculpem se estiver "chovendo no molhado" ao dizer isso).

Meu carro o problema era tão severo que ao andar eu ouvia barulho de agua, como se estivesse embaixo do carro ou algo assim, e realment estava...

1) Mangueira em L do ar - não era
2) Filtro do ar condicionado - não era
3) Calha do teto solar - estava entupida mas não era isso
4) SOLUÇÃO: Retirei os protetores de plástico da caixa de ar, aqueles enfeites de plástico do lado da viatura. Isso me deu acesso a caixa de ar, tem algumas borrachas embaixo....tirando elas saiu um MONTE DE AGUA acumulada...deixei sem uma borracha de cada lado e nunca mais tive problemas...

Se alguém precisar de alguma instrução pode me adicionar no whats, 11 96403-7738!

Abs, Pijama4wd!

weco
30/06/2017, 15:03
Pessoal, fiquei MESES procurando por onde entrava água na minha tracker. No caso, no pé do motorista, mas pode acontecer de ambos os lados.

A minha solução não é fácil de encontrar no fórum (não li o tópico todo, me desculpem se estiver "chovendo no molhado" ao dizer isso).

Meu carro o problema era tão severo que ao andar eu ouvia barulho de agua, como se estivesse embaixo do carro ou algo assim, e realment estava...

1) Mangueira em L do ar - não era
2) Filtro do ar condicionado - não era
3) Calha do teto solar - estava entupida mas não era isso
4) SOLUÇÃO: Retirei os protetores de plástico da caixa de ar, aqueles enfeites de plástico do lado da viatura. Isso me deu acesso a caixa de ar, tem algumas borrachas embaixo....tirando elas saiu um MONTE DE AGUA acumulada...deixei sem uma borracha de cada lado e nunca mais tive problemas...

Se alguém precisar de alguma instrução pode me adicionar no whats, 11 96403-7738!

Abs, Pijama4wd!

Poxa, a dica é boa hein. Depois coloca uma foto aqui para ficar no arquivo, porque whatsapp e FB fica difícil encontrar este histórico.

Abcs

fabriciopessoa
30/10/2017, 14:54
Irmão,
Tenho um palpite, embora isso nunca tenha acontecido comigo.
O Tracker tem um snorkel embutido no paralamas direito (carona). O objetivo é que, se o coletor de ar aspirar água, ela escoe para esse compartimento, e não alcance o filtro de ar ou, que seria bem pior, o motor.
Isso significa que você andou muitíssimo próximo de um calço hiráulico e foi salvo por este espetacular carro que é o Tracker. Isso ocorre não quando o carro atravessa um alagado, mas quando fica parado com a frente submersa por algum tempo.
Para tirar essa água, basta desaparafusar o parachoque direito e acessar esse compartimento plástico. Ou simplesmente esperar secar.
É a única coisa que me ocorre.

Sobre o pessoal que teve o carpete molhado, fica mais fácil dar mau palpite. Olhem por baixo da carroceria e vejam se as borrachas de vedação (tipo umas bolachas de borracha) estão todas encaixadas. Tem umas específicas que teimam em permitir a entrada de água, são as que vedam a entrada do cabo do freio de mão. Quando isso ocorre, é justamente a parte debaixo do banco que fica molhada.

Abraços.

André
Sei que o post é antigo, ams não custa tentar....

tem alguma foto dessas borrachas? eu tô com meu tracker que hpa tempo enche de água debaixo do banco do carona... por muito tempo eu achei que era o dreno do teto solar, mas depois de um tempo notei que se o carro ficava na chuva sem eu andar não acumulava água... aí percebi que a água acumulava se eu passasse por muitas poças e tal (Aqui em Poa Alaga bastante, então eu só posso deduzir que a água vem de alguma arte do assoalho... E o primeiro lugar a molhar é justamente do lado interno, perto de onde fica aqueles compartimentos pra copo e tals, mas mais pra baixo do lado do carona...

vconrado
22/01/2018, 10:36
Sei que o post é antigo, ams não custa tentar....

tem alguma foto dessas borrachas? eu tô com meu tracker que hpa tempo enche de água debaixo do banco do carona... por muito tempo eu achei que era o dreno do teto solar, mas depois de um tempo notei que se o carro ficava na chuva sem eu andar não acumulava água... aí percebi que a água acumulava se eu passasse por muitas poças e tal (Aqui em Poa Alaga bastante, então eu só posso deduzir que a água vem de alguma arte do assoalho... E o primeiro lugar a molhar é justamente do lado interno, perto de onde fica aqueles compartimentos pra copo e tals, mas mais pra baixo do lado do carona...

fabriciopessoa você conseguiu descobrir por onde entra agua no seu carro? Estou com o mesmo problema. Passei por umas poças com barro e entrou água suja sob o banco do passageiro e perto do console central.

proc1
01/04/2018, 10:04
Também tenho certeza que isso é na caixa de ar !!! olhe de baixo do carro na caixa de ar tem umas aberturas entre as duas chapas !!! elas estão obstruídas!!! É só enfiar uma chave de fenda fininha lá,que a água vai descer !!! Faça isso antes que comece entrar água pra dentro do carro!!!
Realmente, no meu caso parecia que tinha água na coluna que fica entre as portas, mas não entrava no carro. É só desobstruir com um arame essas 5 ou 6 aberturas (drenos) que devem estar cheios de areia.

Caique Rabelo
03/04/2018, 17:56
Pessoal, tive o mesmo problema, o piso do passageiro esta encharcando em dias de chuva...o mecanico cobrou 250 pilas para fazer o serviço, achei salgado, por isso gostaria de saber se alguem por aqui tentou resolver o problema e que possa passar o passo a passo aqui! Agradeço...abraços

Caique Rabelo
03/04/2018, 17:59
essoal, tive o mesmo problema, o piso do passageiro esta encharcando em dias de chuva...o mecanico cobrou 250 pilas para fazer o serviço, achei salgado, por isso gostaria de saber se alguem por aqui tentou resolver o problema e que possa passar o passo a passo aqui! Agradeço...abraços

luizcarlosw
04/04/2018, 09:43
essoal, tive o mesmo problema, o piso do passageiro esta encharcando em dias de chuva...o mecanico cobrou 250 pilas para fazer o serviço, achei salgado, por isso gostaria de saber se alguem por aqui tentou resolver o problema e que possa passar o passo a passo aqui! Agradeço...abraços

Água no piso do passageiro e demais áreas secas geralmente é a mangueira de dreno do ar que caiu, precisa comprar/adaptar outra.
Abaixo a saída de água do ladrão do AC sem a mangueira, ela vai encaixada vidara para baixo, dificultando entrada de água para dentro do carro.

557159

557160

em.pereira
08/05/2018, 11:07
Água da chuva entrando na Tracker
Minha Tracker tem sido "invadida" por água da chuva, que escorre de trás do canto direito/inferior do painel (atrás do porta-luvas) deixando o carpete do passageiro dianteiro todo molhado.
Alguém tem alguma dica, ou já passou por isso?
Grato,
Giu.

O meu está com o mesmo problema. Ele molha quando chove, mas já joguei água por mais de uma vez com mangueira e a água não entrou.
Na semana passada fui em um posto para abastecer e o frentista lavou o vidro e jogou água com regador.
A água entrou. Vai entender!
Cheguei a cortar o painel que fica entre o motor e o para-brisas. Encontrei muita sujeira, tinha até semente de capim germinando, kkkkkk. Fiz furos para a água escoar, atrás da bateria, e limpei os dutos de escoamento. Mas não resolveu.
Passei cola para calha em volta da entrada de ar para o ar condicionado, que fica atrás desse painel, mas também não funcionou.
Acredito que está entrado em alguma emenda da carroceria situada atrás do para-lamas, perto de onde começa a porta.

João Paulo Bezerra
17/05/2020, 05:40
"
Oi Glauco,
Pouco sei também ainda desse carro, mas amanhã vou tentar postar uma foto dos drenos do teto solar."

Amigo, recentemente tive 2 problemas por falta de manutenção preventiva. 1° mangueira do ar quente resseca causando infiltração no banco do passageiro. 2° no teto solar tem 2 drenos(buracos) que estavam entupidos devido o acumulo de sujeira.
O problema do ar quente resolvi desativando o mesmo. O teto solar resolvi com limpeza.
Vlw