Conectar

Ver Versão Completa : Folga na coluna de direção - Ajuda

rub
03/11/2009, 19:55
Amigos,

Vocês por favor poderiam me ajudar com informações de como solucionar o problema descrito abaixo?

Neste final de semana ao manobrar o Troller percebi um barulho na coluna de direção.
Ao puxar o volante senti a folga. Essa folga é no sentindo de puxar e empurrar (folga axial => longitudinal). A folga é grande que chega a pertubar.

Comecei examinando a caixa de direção, disco flexivel, cruzeta que vai na barra da coluna de direção (logo abaixo do servo freio) e tudo está ok.

Desmontei o volante, chave de seta e observei que o rolamento se move no sentido longitudinal, porém não há folga radial. (ver foto 1 e foto 2 que ilustra o movimento do rolamento)

Alguém tem idéia do que pode ser?

Obs.: Hoje eu liguei para a concessionãria Troller de SP, relatei o prblema e foi um empurrar empurra, que ninguem soube informar o que pode ser. E no final ainda eles dizem: Qualquer problema pode ligar novamente.

Abraços,

Rubens

Luciano Poa
03/11/2009, 21:02
Se não há nenhum ajuste para o rolamento,acredito (posso estar enganado) só restaria trocá-lo.:rolleyes:

rub
03/11/2009, 21:51
Se não há nenhum ajuste para o rolamento,acredito (posso estar enganado) só restaria trocá-lo.:rolleyes:

Luciano,

Obrigado pela informação!
Também pensei nesta hipótese, porém como não há folga radial não sei se vai resolver.
Essa é a única peça que falta fazer a troca. Porém o que pode ter gastado com o tempo de uso é a bucha por onde o rolamento é fixo. Essa é a única peça que pode travar o rolamento na coluna pois não existe outro anel de travamento.
Se vc observar na foto anexa existe uma cavidade na bucha deste rolamento que dá para instalar um anel de fixação. Pode ser que resolva.

Abs,

Rubens

Luciano Poa
03/11/2009, 22:43
Não sei se resolve,mas aquelas buchas de encosto do rolamento da coluna de direção dos VW,poderia servir....quem sabe?!:concordo:

Elmer_Jeep
06/11/2009, 11:03
Que eu saiba a coluna é VW, esse rolamento deve ser o mesmo do gol (quadrado/bola) já que estás com tudo desmontado não custa nada substituí-lo, já vi muito golzinho com esse problema.

[]'s

rub
09/11/2009, 22:07
Amigos Elmer / Luciano,

Obrigado pela ajuda.
Resolvi o problema!

Como eu estava com a coluna de direção praticamente desmontada, retirei ela do Troller e fui fazer uma análise mais criteriosa na bancada.

A coluna de direção tem dois rolamentos, um que fica perto da chave de seta e outro que fica na parte inferior. O da parte inferior é de gaiola (com roletes) e ambos estão ok.

Para solucionar a folga, utilizei um anel elástico para furo de 33 mm de diametro externo.

Obs.: Na bucha de aluminio tem uma cavidade que é para encaixar uma trava, dai este anel encaixou "como uma luva".
Resultado do investimento para conserto foi de R$ 1,00 (Hum real).

Segue anexo duas fotos deste anel já instalado na coluna de direção.

Abs,

Rubens

Luciano Poa
10/11/2009, 11:01
Pô fico feliz que tnhas resolvido o problema!..Valeu mesmo pela dica e pelas fotos. Tu poderia dar mais dados a respeito deste anel elástico..tipo onde se consegue e se é de algum modelo (automóvel) específico?

Abração e qualquer coisa estamos aí!:concordo:

rub
10/11/2009, 21:02
Pô fico feliz que tnhas resolvido o problema!..Valeu mesmo pela dica e pelas fotos. Tu poderia dar mais dados a respeito deste anel elástico..tipo onde se consegue e se é de algum modelo (automóvel) específico?

Abração e qualquer coisa estamos aí!:concordo:

Luciano,

O anel que eu utilizei foi um anel de retenção para furos DIN472. Diametro externo 33.4 mm. Código 502.031. Não é de nenhum veiculo porém é facilmente encontrado em casas de parafusos.

Este eu comprei na empresa Screwcenter - SP.
Segue abaixo o link:
http://www.screwcenterbrooklin.com.br/ (http://www.screwcenterbrooklin.com.br/)

O melhor que o problema foi resolvido.
Eu consultei a Troller e o valor da coluna foi de R$ 950,00 :discordo:

Abraços,

Rubens

chuvinho4x4
11/11/2009, 09:21
que bom q vc achou a solução...o meu tb esta com esse problema, eu ate ja tinha me acostuma...mas agora vou desmontar e ver c consigo solucionar tb!!!!

rub
11/11/2009, 18:55
que bom q vc achou a solução...o meu tb esta com esse problema, eu ate ja tinha me acostuma...mas agora vou desmontar e ver c consigo solucionar tb!!!!

Chuvinho 4x4,

É bem simples a desmontagem bem como a montagem. Não requer nenhuma ferramenta especial.
E você ainda aproveita para lubrificar o rolamento de gaiola que fica na barra lado inferior.

Se você precisar de ajuda, pode contar comigo.

Abs e boa sorte,

Rubens

maurosavio
23/06/2010, 19:49
Alguém sabe dizer de que carro é a coluna de direção do troller 3.0 2006 ? Desde a cruzeta até o setor de direção, a cruzeta é inteiriça com a barra (+ _ 1m de comprimento), fica na posição horizontal. Ou é só do troller mesmo ? O meu pifou a cruzeta.............

Obrigado !

Mauro

Elmer_Jeep
02/07/2010, 22:55
Já olhei em alguns aqui mas nao lembro de cabeça, veja se não é a mesma da F1000 93 em diante porque aquele disco de borracha que vai na caixa de direção é o mesmo do F4000.

Outra coisa, to precisando saber de qual carro é a coluna na parte superior onde fixa o volante, um amigo meu quer mudar o volante mas dai tem que comprar o cubo certo, o dele é um 2009 e o volante se parece muito com o do fiesta, alguém sabe se é isso mesmo ?

[]'s

flavio11o
13/07/2010, 21:17
não sei responder, mas também quero aproveitar o espaço pra perguntar

assim como o Elmer estou atrás de saber de que carro é a coluna na parte superior onde fixa o volante
ela sai da cruzeta e vai até o voltante
e a minha está com a estria da cruzeta um pouco gasta, tenho medo que uma hora possa girar em falso

ah... o meu é 2002

agora vamos ver se quem entende passa por aqui... :lol:

abçs
Flavio

anderson cleiton
31/07/2010, 23:23
Mauro, tambem tive problema com a cruzeta da direçao, no meu caso a direçao estava muito pesada, como nao consegui encontrar a peça, coloquei a cruzeta em um balde mergulhada em oleo por uma noite e resovido o problema. ficou macia a direçao e estou rodando com a mesma cruzeta a um ano.

thiagoschaeffer
15/12/2011, 18:47
Bom dia amigos Trolleiros, em 2010 comprei um troller zero e tive a tremenda sorte de ter que devolver, podem não acreditar tinha vazamento de água em 2 dos cilindros, troquei as peças, e por mais sorte o problema persistiu. Virou 2011 carro na garantia, menos de 10 mil rodado, quebrei o pau com a revenda com a fábrica e com o povo da ford SP, passei o carro e me deram outro, que por MAIS sorte ainda, tive que trocar a caixa de direção com menos de 3mil, vazando por tudo qualquer lugar, até pela carcaça, na revisão dos 5mil troquei os cilindros da embreagem e depois dessa revisao minha caixa de direção voltou fazendo uns estalos fortes, que se sente na barra de direção quando a suspensão dianteira da esquerda (motorista) trabalha, é nítida a pancada no volante, até os mecânicos sentiram.

Levei na revenda (AUTORIZADA), e mais uma vez, a mesma história (REAPERTO) dois dias depois voltou a pancada, levei, novos reapertos, e continuou a dar a pancada, ai agora na revisão dos 10mil voltei a reclamar e vieram com um papo q isso é normal, que os modelos 2011 e 2012 são assim porque os trolleiros reclamavam de uma pequena folga e pouca sensibilidade para trilha q a fabrica tirou uma bucha de amortecimento da caixa e endureceu e que agora é normal, q o desconforto não tras falta de segurança.

COMENTEM, ESTAREI AGUARDANDO COMENTÁRIOS. SERÁ Q É VERDADE OU MAIS UMA VEZ É FALTA DE UM PÓS-VENDA, PQ PRA VENDER TODO MUNDO NOS CARREGA NO COLO.

VOVÔ DO TROLLER
15/12/2011, 19:02
Bom dia amigos Trolleiros, em 2010 comprei um troller zero e tive a tremenda sorte de ter que devolver, podem não acreditar tinha vazamento de água em 2 dos cilindros, troquei as peças, e por mais sorte o problema persistiu. Virou 2011 carro na garantia, menos de 10 mil rodado, quebrei o pau com a revenda com a fábrica e com o povo da ford SP, passei o carro e me deram outro, que por MAIS sorte ainda, tive que trocar a caixa de direção com menos de 3mil, vazando por tudo qualquer lugar, até pela carcaça, na revisão dos 5mil troquei os cilindros da embreagem e depois dessa revisao minha caixa de direção voltou fazendo uns estalos fortes, que se sente na barra de direção quando a suspensão dianteira da esquerda (motorista) trabalha, é nítida a pancada no volante, até os mecânicos sentiram.

Levei na revenda (AUTORIZADA), e mais uma vez, a mesma história (REAPERTO) dois dias depois voltou a pancada, levei, novos reapertos, e continuou a dar a pancada, ai agora na revisão dos 10mil voltei a reclamar e vieram com um papo q isso é normal, que os modelos 2011 e 2012 são assim porque os trolleiros reclamavam de uma pequena folga e pouca sensibilidade para trilha q a fabrica tirou uma bucha de amortecimento da caixa e endureceu e que agora é normal, q o desconforto não tras falta de segurança.

COMENTEM, ESTAREI AGUARDANDO COMENTÁRIOS. SERÁ Q É VERDADE OU MAIS UMA VEZ É FALTA DE UM PÓS-VENDA, PQ PRA VENDER TODO MUNDO NOS CARREGA NO COLO.

Boa tarde Thiago. Infelizmente, muitos trolleiros tiveram problemas, inclusive eu, com um Troller 2010, adquirido zero e mais de um ano para tirar os defeitos. Thiago, já existem vários tópicos que falam do assunto e sugiro, se me permite, que você encaminhe esta sua mensagem, para estes tópicos . Abs e boa sorte com o bugão. Válter.

p.s. tópico específico para falar dos defeitos http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/89242-defeito-em-troller-2011-a.html

MARCELO T4
15/12/2011, 19:03
Thiago tive um 2009/2010 e não tinha esse estalo na barra de direção e era mais macia realmente,troquei por um 2011/2011 e senti esse estalos e direção mais dura e me falaram a mesma coisa e acabei deixando quieto,acabei de pegar 2011/2012 a direção continua dura,porém os estalos sumiram.
Abs

VOVÔ DO TROLLER
15/12/2011, 19:07
Thiago tive um 2009/2010 e não tinha esse estalo na barra de direção e era mais macia realmente,troquei por um 2011/2011 e senti esse estalos e direção mais dura e me falaram a mesma coisa e acabei deixando quieto,acabei de pegar 2011/2012 a direção continua dura,porém os estalos sumiram.
Abs

E eu que cheguei a pensar em comprar um 2012,mas pelo jeito a Dna Fode continua FORDendo. Tô fora. Abs. Válter

Policarpo
24/12/2011, 12:39
Como ex-trolleiro, penso que a principal oportunidade de melhoria do T4 é o sistema de direção. Sinceramente não é aceitável que a antiga Troller ou a atual Ford, não tenham resolvido até hj a instabilidade direcional do T4. O jipe é show, e os demais defeitos são pequenos perto desse, no meu pto de vista. Alguns acham que por se tratar de jipe é aceitável instabilidade direcional, o que discordo. Já tive outros jipes e eles não tinham esse problema...parece que a ford está tentando resolver o problema mas está causando outros...tomara que isso seja resolvido logo, porque já tem alguns projetos independentes buscando melhoria direcional no T4 mas em se tratando de direção todo cuidado é necessário. Segurança não é opcional, tampouco em jipes.

Guilherme Rocha
24/12/2011, 13:34
Abs

Tambem tenho um T4 2011/2011 e a direção realmente é mais dura que a do meu ex-T4 2007. Tambem sinto estalos na hora de sair com o jipe, ou seja,quando passo a primeira marcha, na hora de sair no asfalto (sempre arranco sem forçar o conjunto). Sinto, ao pegar na direção, um estalo proveninete da barra de direção, ou algo que esteja por ali... Levei na autorizada e reapertaram, mas é logico que voltou... A pergunta pertinente é a seguinte - O que fazer para acabar com esse estalo??

Nao estou insatisfeito com o jipe, pelo contrario. O aparecimento de um estalo nao é suficiente pra se condenar um jipe...

Abraço e bom fim de ano para todos!!

Guilherme
T4 2011
Recife-Pe
PU7TRG

Guilherme Rocha
24/12/2011, 13:48
Como ex-trolleiro, penso que a principal oportunidade de melhoria do T4 é o sistema de direção. Sinceramente não é aceitável que a antiga Troller ou a atual Ford, não tenham resolvido até hj a instabilidade direcional do T4. O jipe é show, e os demais defeitos são pequenos perto desse, no meu pto de vista. Alguns acham que por se tratar de jipe é aceitável instabilidade direcional, o que discordo. Já tive outros jipes e eles não tinham esse problema...parece que a ford está tentando resolver o problema mas está causando outros...tomara que isso seja resolvido logo, porque já tem alguns projetos independentes buscando melhoria direcional no T4 mas em se tratando de direção todo cuidado é necessário. Segurança não é opcional, tampouco em jipes.

Amigo,

Ao meu ver, a instabilidade direcional do T4 acabou faz um bom tempo. Isso é minha conclusão depois que saí do meu primeiro T4, um 2004. Depois do 2004, tive um 2007 e agora estou num 2011. Atualmente pego estradas, etc, em velocidade relativamente alta (120Km/h, aproximadamente) e nao sinto problema algum no quesito de instabilidade direcional... Ainda existe algo pra melhorar no troller? Muita coisa, mas nesse quesito nao vejo mais problemas.

O jipe anda em linha reta, nao preciso ficar fazendo correções com o volante... No meu antigo 2004, numa BR, era bem diferente, toda hora tinha que ficar corrigindo a trajetoria, parecia que a pessoa estava peneirando... Rsrsrs

Para mim, o mais preocupante é a limitação quanto a capacidade de frenagem, principalmente com pneus maiores. Cada um que se acostume como freio do seu T4. Sempre dou uma distancia consideravel pro veiculo da frente.

Enfim, na estrada ele dá show, anda muito e nao fica jogando pra um lado e pra outro...

Abraço!

Guilherme
T4 2011
Recife-Pe
PU7TRG

thiagoschaeffer
24/12/2011, 14:29
boa tarde amigos, consegui suspender a frente de meu carro (não na concerssionária) e comecei a sacudir tudo, TUDO MESMO, desde pneu a buchas, barras, extersores, amortecedor, tudo, e me sinto um pouco mais aliviado, o estalo q sentia na direção eu tinha receio de vir da suspensão (tipo um parafuso errado que atarracaram e ficam com preguiça de usar um certo - já tive um problema desses com um FORD, q os caras soldaram um pivô da balança e disseram q fica melhor q novo, ficou torto, porco, e os putos mataram minha balança - o carro nunca alinhava), mas depois de sacudir e mexer muito, o estalo q sinto no volante e que assusta vem de uma folga nas engrenagens da caixa de direção, ôôopppaaaaa.... então vamos pensar um pouco...

durante 2 anos projetei caixa de direção de veiculo off-road para competição, me afundei em livros de dinâmica veicular, aprendi as geometrias necessárias e karaio a 4 que precisava, e toda, TODA caixa de direção, os engrenamentos devem ser feitos num ajuste tal que não permita folga senão..PICA nos dentes, um dia vão quebrar (demora, mas vão, e moi mesmo) , e outra, caixa de direção boa, nem top to dizando não, uma boa de qualidade, não permite folga, entre elementos e carcaça, aquilo de ficar apertando uma porca na caixa pra deixar a direção sem folga e consequentemente mais dura, é treta pra q quando ela vai pra reparo e tem q abrir por vazamentos o cara tem q reajustar pq nunca colocam as vedações originais (usam aquele papelão hidráulico) e esses milésimos de milimetros de diferença tem q ser compensados, e oh que barato... quem sabe quanto custa uma caixa de direção nova??? nego tudo ai sabe que o bolso doi e demora chegar uma nova, mas eles sempre tem uma velha remold guardada...banana pra eles, e ainda na última vez quando fui na loja eles me dissera que tem mais outras 6 assim guardada q é caracterísico dessa caixa, outras 6 velhas, mexidas, atualmente dúvido não q quando trocaram a minha q vazava por tudo qualquer lugar se não foi por uma dessas. Não tem jeito ficar apertando o ajuste da cremalheira, se tem folga, vai voltar a folgar ai vc cansa de apertar e um dia ela te deixa na mão e eles q vao rir por último metendo a mao no nosso bolso.

já liguei ontem e já solicitei, quero uma nova de fábrica na embagem, com nota pra abrir na minha frente, porra 94mil num carro não é uma balinha q to comprando não, ta na garantia, quero nova, essa pica não é minha não é do aspira, falaram q vai demorar, falei tem problema não do dia 2 a 6 de janeiro to com folga, fico o dia todo na loja vendo desmontar e montar a caixa nova, tem sofa, tem cafezinho, tem sky na reveda, é só ficar a vontade, não é assim q nos tratam quando vamos la buscar um carro pra comprar?? uso o mesmo conforto para ficar de olho em cima do meu.

RcPM
24/12/2011, 17:58
Este tópico é do 2011, mas esse problema da caixa de direção teve no meu 2010 e de outros 2 amigos que tiveram a bendita caixa trocada. Um deles teve que trocar 2x a caixa.

Guilherme Rocha
24/12/2011, 18:49
Este tópico é do 2011, mas esse problema da caixa de direção teve no meu 2010 e de outros 2 amigos que tiveram a bendita caixa trocada. Um deles teve que trocar 2x a caixa.

RcPM,

Pois é, o meu é um 2011 e estou sentindo esses estalos atraves do volante... Na revisao de 10 mil que se aproxima, vou pedir pra resolverem o problema sem ser na base de reaperto... Vamos ver no que vai dar.

Depois da troca da sua caixa de direção, o problema foi resolvido? Isso faz tempo? Meu receio é eles trocarem, e depois o problema voltar a aparecer...

Abraço e bom fim de ano!

Guilherme
T4 2011
Recife-PE
PU7TRG

JEFFCATUNDA
25/12/2011, 02:54
Concordo com você Guilherme, não tem essa de instabilidade direcional... Tem centro de gravidade altissimo, que realmente tem que ser levado em consideração, mas o meu 2009 nunca trenei a direção ou puxou de lado... e pode estar a 10 ou fechando o velocimetro que ele vai na boa...

Amigo,

Ao meu ver, a instabilidade direcional do T4 acabou faz um bom tempo. Isso é minha conclusão depois que saí do meu primeiro T4, um 2004. Depois do 2004, tive um 2007 e agora estou num 2011. Atualmente pego estradas, etc, em velocidade relativamente alta (120Km/h, aproximadamente) e nao sinto problema algum no quesito de instabilidade direcional... Ainda existe algo pra melhorar no troller? Muita coisa, mas nesse quesito nao vejo mais problemas.

O jipe anda em linha reta, nao preciso ficar fazendo correções com o volante... No meu antigo 2004, numa BR, era bem diferente, toda hora tinha que ficar corrigindo a trajetoria, parecia que a pessoa estava peneirando... Rsrsrs

Para mim, o mais preocupante é a limitação quanto a capacidade de frenagem, principalmente com pneus maiores. Cada um que se acostume como freio do seu T4. Sempre dou uma distancia consideravel pro veiculo da frente.

Enfim, na estrada ele dá show, anda muito e nao fica jogando pra um lado e pra outro...

Abraço!

Guilherme
T4 2011
Recife-Pe
PU7TRG

JEFFCATUNDA
25/12/2011, 03:05
Thiago, você vai ficar trocando ele até o dia que acabar a garantia, digo isso porque o que você relata:""...minha caixa de direção voltou fazendo uns estalos fortes, que se sente na barra de direção quando a suspensão dianteira da esquerda (motorista) trabalha, é nítida a pancada no volante, até os mecânicos sentiram...""" ocorre desde 2009, quando trocaram a barra e retiraram , como já foi citado, a junta elastica...

O meu faz exatamente a mesma coisa que você descreve, mas apresentou só depois da garantia, e se eu trocar vai apresentar de novo porque esse batido vem do sistema novo, que possui uma espécie de "cardâ" para compensar a subida e descida da suspensão... Ocorre que ele não é lubrificado e não possui graxeiro, o que faz com que de quando em vez se sinta essa pancada, as vezes bem leve e outras bem forte, dependendo do tranco da suspensão...

Um colega falou que é possivel a lubrificação, mas que tem que desmontar a barra....e a pancada vai diminuir e não sumir, pois ela se dá por conta do movimento dessa articulação...

boa tarde amigos, consegui suspender a frente de meu carro (não na concerssionária) e comecei a sacudir tudo, TUDO MESMO, desde pneu a buchas, barras, extersores, amortecedor, tudo, e me sinto um pouco mais aliviado, o estalo q sentia na direção eu tinha receio de vir da suspensão (tipo um parafuso errado que atarracaram e ficam com preguiça de usar um certo - já tive um problema desses com um FORD, q os caras soldaram um pivô da balança e disseram q fica melhor q novo, ficou torto, porco, e os putos mataram minha balança - o carro nunca alinhava), mas depois de sacudir e mexer muito, o estalo q sinto no volante e que assusta vem de uma folga nas engrenagens da caixa de direção, ôôopppaaaaa.... então vamos pensar um pouco...

durante 2 anos projetei caixa de direção de veiculo off-road para competição, me afundei em livros de dinâmica veicular, aprendi as geometrias necessárias e karaio a 4 que precisava, e toda, TODA caixa de direção, os engrenamentos devem ser feitos num ajuste tal que não permita folga senão..PICA nos dentes, um dia vão quebrar (demora, mas vão, e moi mesmo) , e outra, caixa de direção boa, nem top to dizando não, uma boa de qualidade, não permite folga, entre elementos e carcaça, aquilo de ficar apertando uma porca na caixa pra deixar a direção sem folga e consequentemente mais dura, é treta pra q quando ela vai pra reparo e tem q abrir por vazamentos o cara tem q reajustar pq nunca colocam as vedações originais (usam aquele papelão hidráulico) e esses milésimos de milimetros de diferença tem q ser compensados, e oh que barato... quem sabe quanto custa uma caixa de direção nova??? nego tudo ai sabe que o bolso doi e demora chegar uma nova, mas eles sempre tem uma velha remold guardada...banana pra eles, e ainda na última vez quando fui na loja eles me dissera que tem mais outras 6 assim guardada q é caracterísico dessa caixa, outras 6 velhas, mexidas, atualmente dúvido não q quando trocaram a minha q vazava por tudo qualquer lugar se não foi por uma dessas. Não tem jeito ficar apertando o ajuste da cremalheira, se tem folga, vai voltar a folgar ai vc cansa de apertar e um dia ela te deixa na mão e eles q vao rir por último metendo a mao no nosso bolso.

já liguei ontem e já solicitei, quero uma nova de fábrica na embagem, com nota pra abrir na minha frente, porra 94mil num carro não é uma balinha q to comprando não, ta na garantia, quero nova, essa pica não é minha não é do aspira, falaram q vai demorar, falei tem problema não do dia 2 a 6 de janeiro to com folga, fico o dia todo na loja vendo desmontar e montar a caixa nova, tem sofa, tem cafezinho, tem sky na reveda, é só ficar a vontade, não é assim q nos tratam quando vamos la buscar um carro pra comprar?? uso o mesmo conforto para ficar de olho em cima do meu.

RcPM
25/12/2011, 07:13
RcPM,

Pois é, o meu é um 2011 e estou sentindo esses estalos atraves do volante... Na revisao de 10 mil que se aproxima, vou pedir pra resolverem o problema sem ser na base de reaperto... Vamos ver no que vai dar.

Depois da troca da sua caixa de direção, o problema foi resolvido? Isso faz tempo? Meu receio é eles trocarem, e depois o problema voltar a aparecer...

Abraço e bom fim de ano!

Guilherme
T4 2011
Recife-PE
PU7TRG

Guilherme,
No meu caso este problema apareceu aos 20000km. Isto faz 1 ano e o bugão hoje tá com 37000km.
Até agora o problema não voltou.
Citei no post anterior que um amigo teve que trocar a caixa de direção 2x. No caso dele, a segunda troca foi logo após a primeira intervalo de 2 meses e depois disto sem problemas também.

[]'s
Reinaldo

RcPM
25/12/2011, 07:46
Concordo com você Guilherme, não tem essa de instabilidade direcional... Tem centro de gravidade altissimo, que realmente tem que ser levado em consideração, mas o meu 2009 nunca trenei a direção ou puxou de lado... e pode estar a 10 ou fechando o velocimetro que ele vai na boa...

X2, nem mesmo quando a caixa de direção estava com problemas o meu puxou de lado ou teve essa instabilidade direcional.
Quanto ao centro de gravidade alto isto até hoje não me trouxe insegurança e ando com o bugão na estrada como se fosse carro pequeno.
Comparado a alguns carros pequenos e até médios nacionais, a rolagem da carroceria em curvas é menor no bugão (tirando o breve periodo que eu tinha os rancho instalados).
No meu ver, a curta distancia entre eixos + pneus grandes poderia influenciar mais no quesito direcional.

[]'s
Reinaldo

RcPM
25/12/2011, 07:53
Thiago, você vai ficar trocando ele até o dia que acabar a garantia, digo isso porque o que você relata:""...minha caixa de direção voltou fazendo uns estalos fortes, que se sente na barra de direção quando a suspensão dianteira da esquerda (motorista) trabalha, é nítida a pancada no volante, até os mecânicos sentiram...""" ocorre desde 2009, quando trocaram a barra e retiraram , como já foi citado, a junta elastica...

O meu faz exatamente a mesma coisa que você descreve, mas apresentou só depois da garantia, e se eu trocar vai apresentar de novo porque esse batido vem do sistema novo, que possui uma espécie de "cardâ" para compensar a subida e descida da suspensão... Ocorre que ele não é lubrificado e não possui graxeiro, o que faz com que de quando em vez se sinta essa pancada, as vezes bem leve e outras bem forte, dependendo do tranco da suspensão...

Um colega falou que é possivel a lubrificação, mas que tem que desmontar a barra....e a pancada vai diminuir e não sumir, pois ela se dá por conta do movimento dessa articulação...

Jeff,
Quando tive este problema de estalos, no meu foi trocado o conjunto (caixa + cardã).
Desculpe discordar do seu colega, mais graxa não vai resolver isto. Depois da troca não teve mais pancada.
Pelo menos até hoje.

[]'s

Reinaldo

JEFFCATUNDA
25/12/2011, 11:30
Jeff,
Quando tive este problema de estalos, no meu foi trocado o conjunto (caixa + cardã).
Desculpe discordar do seu colega, mais graxa não vai resolver isto. Depois da troca não teve mais pancada.
Pelo menos até hoje.

[]'s

Reinaldo

Reinaldo.
Não é que vá resolver, mas sim que a peça nova é igual a que foi retirada e tem a mesma probabilidade de a qualquer momento fazer a mesma coisa... O problema é o projeto dela.

Ela sofre com a falta de lubrificação, e fazer isso por fora dá muito trabalho pela questão do acesso à barra...

O meu foi apresentar isso já com quase 2 anos de uso, e como você falou, tem colega meu também que trocou 3x desde zero...

Não sei se o terreno/forma de condução, ou outra coisa influencia, mas que o problema sempre aparece isso parece ser inevitavel com o tempo...

O mesmo ocorre com a bomba da direção hidráulica original, todas dão pau... E não sei se tem relação, mas as pancadas na minha barra surgiram junto com o trelado dessa bomba, e quando troquei a bomba foi que passei a perceber mais a pancada, acho que ela era mascarada pelo tremor da bomba dando pau...

O certo é que, aparentemente, a tal junta elastica foi retirada para acabar com a folga da direção e com a tal instabilidade direcional tão citada por outros colegas, mas isso deixou esse outro problema...

Posso estar enganado, mas apesar das pancadas ocasionais, o sistema é resistente por ser idêntico ao dos cardâns, e como o curso é linear, acho que isso deve provocar folgas mais lentamente que com a junta elastica...

O que complica é exatamente a falta de um graxeiro, que não dá para ser colocado segundo um colega meu, por questões de segurança, pois poderia se enroscar e provocar acidentes....

Posso até estar enganado, mas acho que as pancadas são provocadas pelo fim de curso na manga, com a pancada do fresado (espiga) no fundo dela... Se for isso, o que ocorre é que a regulagem linear da barra está feita de forma errada, não permitindo que ela dé curso suficiente para o fresado entre quando a suspensão sobe rapidamente...

Só observo mais isso, exatamente como o colega colocou, quando de pancada forte na suspensão do meu lado, ai ele bate (as vezes)...

RHL
25/12/2011, 12:25
Depois falam mal dos 2006.
O meu é só alegria! :D

JEFFCATUNDA
25/12/2011, 12:31

Marcio, eu acho que você entendeu errado, eu não falei mal do 2009, muto pelo contrário...

Como também não falo mal do 2006, é uma linha evolutiva, o seu apesar de ter mais defeitos que os 2007, 2008, 2009, 10... 11, é uma viatura muito boa também...

Perfeição não existe!

RHL
25/12/2011, 13:07
o Jeff, não me dirigi especificamente pra vc não véio :)
só falei porque o povo costuma torcer o nariz pro 2006. Mas com certeza quando sobrar um cascalho compro um zero km.
Troller é tudo de bom!

PAULO CARECA
25/12/2011, 15:44

Concordo plenamente com vc, o resto é só desdenho.

jrmotta
26/12/2011, 11:48
Concordo plenamente com vc, o resto é só desdenho.

X2!

Abs,
T4 09 - "Kalango"
Rio de Janeiro.

rub
25/05/2012, 22:18
Reativando o Tópico

Amigos,

Alguem sabe qde que carro é a coluna de direção do Troller 2006?
A minha está com folga no rolamento de baixo. Retirei a barra e o rolamento é prensado na coluna de direção.

Alguém que já passou por esse problema, poderiam nos ajudar?

Abs,

Rubens

RHL
26/05/2012, 06:18
pessoal, o meu, apos muita dor de cabeça, resolvi instalando a coluna inteira da D20 ano 94. comprei a peça original na css gm por 530 demostines, e uns 300 de torno. acabou a folga e os problemas de barulho. troca-se o braço inteiro, ja vem com a coluna deslizante

rub
27/05/2012, 02:44
Márcio, você tem algumas fotos da instalação? Se sim, você poderia disponibilizar algumas fotos para que possamos ter idéia de como foi feito o serviço?

Abs,

Rubens

RHL
27/05/2012, 15:10
Rubens, infelizmente não tenho fotos. Mas pelo que entendi não foi muito complicado não. Eliminamos a cruzeta frágil original, e o pequeno curso deslizante. vou tentar falar com o mecânico e posto aqui.

guilherme.vagareza
16/10/2012, 13:08
Pessoal, meu troller 2010 esta com um barulho quando giro o volante....isso é normal ?

Daniel HH
31/10/2012, 22:49
Pessoal, meu troller 2010 esta com um barulho quando giro o volante....isso é normal ?

Guilherme,

Tenho um 2009 que apresenta o problema semelhante quando manobro. Percebo também quando estou à uns 10 Km/h em linha reta em terreno levemente acidentado. Levei na troler e me falaram que é folga na coluna de direção e que tenho que trocar. R$ 750,00. Como eles não tem a pç para repor continuo com esses estalos e preparando o bolso.
OBS: Disseram que no estado que se encontra não compromete a segurança.

RcPM
01/11/2012, 06:28
Guilherme,

Tenho um 2009 que apresenta o problema semelhante quando manobro. Percebo também quando estou à uns 10 Km/h em linha reta em terreno levemente acidentado. Levei na troler e me falaram que é folga na coluna de direção e que tenho que trocar. R$ 750,00. Como eles não tem a pç para repor continuo com esses estalos e preparando o bolso.

A coluna do meu foi trocado na garantia na época.

guilherme.vagareza
05/11/2012, 22:31
Guilherme,

Daniel,

No meu caso, lubrificaram as cruzetas e o barulho parou.
somente isso !

abraço
Vagareza

Murillus
11/11/2012, 11:17
pessoal, o meu, apos muita dor de cabeça, resolvi instalando a coluna inteira da D20 ano 94. comprei a peça original na css gm por 530 demostines, e uns 300 de torno. acabou a folga e os problemas de barulho. troca-se o braço inteiro, ja vem com a coluna deslizante

Boa dica, vou anotar pois a minha esta estralando...

san_sei
13/01/2013, 23:17
Boa noite pessoal!!!
Bom, aproveitando que eu to fazendo um upgrade grande no Mestiço, eu quero dar uma geral na direcao do menino!

o meu troller eh o 2008, que ainda tem a Junta elastica (acho que os 2009 nao tem mais)na barra de direcao, mas isso nao justifica a filga que tenho no volante! Ateh no transito da cidade, eu tenho que ficar peneirando com o volante! A principio os terminais estao ok, junta elastica ok, e agora falta a caixa de direcao! Eu nunca mechi nela, nem sei se o antigo dono o fez, mas pagar 2000 dilmas neste item eh fora de cogitacao! Entao pensei em tentar repara-la! Achei este link: Kit de Reparo da Caixa de Dire??o Hidraulica > Troller - PlusValue - Peas Automoticas - Ribeiro Preto - SP (http://www.plusvalue.com.br/produto_secao/Kit%20de%20Reparo%20da%20Caixa%20de%20Direção%20Hi draulica/produto_categoria/Troller/troller.html)
Alguem ja usou este kit de reparo? Sera q ele eh somene para vazamentos, e nao para folgas?

De fato existem muitos topicos sobre a direcao do troller aqui, mas vamos aglutinar tudo em um só!

Abracos!!!!

Pedro Rocha
13/01/2013, 23:58
Boa noite pessoal!!!
Bom, aproveitando que eu to fazendo um upgrade grande no Mestiço, eu quero dar uma geral na direcao do menino!

o meu troller eh o 2008, que ainda tem a Junta elastica (acho que os 2009 nao tem mais)na barra de direcao, mas isso nao justifica a filga que tenho no volante! Ateh no transito da cidade, eu tenho que ficar peneirando com o volante! A principio os terminais estao ok, junta elastica ok, e agora falta a caixa de direcao! Eu nunca mechi nela, nem sei se o antigo dono o fez, mas pagar 2000 dilmas neste item eh fora de cogitacao! Entao pensei em tentar repara-la! Achei este link: Kit de Reparo da Caixa de Dire??o Hidraulica > Troller - PlusValue - Peas Automoticas - Ribeiro Preto - SP (http://www.plusvalue.com.br/produto_secao/Kit%20de%20Reparo%20da%20Caixa%20de%20Direção%20Hi draulica/produto_categoria/Troller/troller.html)
Alguem ja usou este kit de reparo? Sera q ele eh somene para vazamentos, e nao para folgas?

De fato existem muitos topicos sobre a direcao do troller aqui, mas vamos aglutinar tudo em um só!

Abracos!!!!

San sei,

esse kit só vai te ajudar se a caixa tiver vazando.

a folga é na direção mesmo? o que eu vou falar pode parecer meio óbvio, mas balança a direção com o carro parado e olha os pneus pra ter certeza se é folga no sistema de direção ou instabilidade direcional....

teu carro tá levantado não tá? se tiver, verifica alinhamento,caster e cambagem, se tiverem fora de especificação, e você corrigir isso, já vai sentir uma tremenda diferença.

Spike
13/01/2013, 23:59
Boa noite pessoal!!!

Abracos!!!!

San_sei
Apesar do meu ser 2004, tenho a mesma sensação no Troller "peneirar" o volante.....
A minha cx. de DH está com um leve vazamento no braço Pitman, mandei meu meca desmontar e mandar revisar ela inteira, ainda não recebi nenhuma noticía da mesma, mas vou relatar aqui quando tiver.
Já que vc falou da dirigibilidade! Uma modificação que eu vou fazer para ver se acaba essa instabilidade, vou adptar a barra de direção do MB608 (munhão a munhão) com os terminais do MB608.
Quase tudo que li falam que o sistema de direção do Troller é um erro de projeto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/17137-instabilidade-direcional-no-t4.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/17137-instabilidade-direcional-no-t4.html

Abrs

JEFFCATUNDA
14/01/2013, 00:11
De qualquer forma, esse kit de vedação da caixa está bem em conta, não?

Pedro Rocha
14/01/2013, 01:00
De qualquer forma, esse kit de vedação da caixa está bem em conta, não?

realmente tá.. já troquei um reparo, e saiu quase o dobro. acho que foi R$ 89,00

no ML tem um por R$ 120,00

Reparo Direção Hidráulica Ford F-1000 A F-4000. Troller T4 - R$ 120,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456011925-reparo-direco-hidraulica-ford-f-1000-a-f-4000-troller-t4-_JM)

san_sei
14/01/2013, 09:15
San_sei
Apesar do meu ser 2004, tenho a mesma sensação no Troller "peneirar" o volante.....
A minha cx. de DH está com um leve vazamento no braço Pitman, mandei meu meca desmontar e mandar revisar ela inteira, ainda não recebi nenhuma noticía da mesma, mas vou relatar aqui quando tiver.
Já que vc falou da dirigibilidade! Uma modificação que eu vou fazer para ver se acaba essa instabilidade, vou adptar a barra de direção do MB608 (munhão a munhão) com os terminais do MB608.
Quase tudo que li falam que o sistema de direção do Troller é um erro de projeto.

Abrs

Então... Eu também quero fazer a mesma coisa, mandar desmontar e ver o que está ocorrendo!
Eu to preocupado com essa peneiragem viu!

MAs adaptar outra barra não é uma alternativa! Aqui em Maringá, não tem quem faça!

abração!

san_sei
14/01/2013, 11:16
San sei,

esse kit só vai te ajudar se a caixa tiver vazando.

a folga é na direção mesmo? o que eu vou falar pode parecer meio óbvio, mas balança a direção com o carro parado e olha os pneus pra ter certeza se é folga no sistema de direção ou instabilidade direcional....

teu carro tá levantado não tá? se tiver, verifica alinhamento,caster e cambagem, se tiverem fora de especificação, e você corrigir isso, já vai sentir uma tremenda diferença.

Fala Pedrão!

Então, a minha dificuldade é fazer o alinhamento completo e depois nao ser isso...
Aí tem q refazer tudo depois de mecher na direção entende?

Pedro Rocha
14/01/2013, 12:38
Fala Pedrão!

Então, a minha dificuldade é fazer o alinhamento completo e depois nao ser isso...
Aí tem q refazer tudo depois de mecher na direção entende?

San sei,

Acredito que se vc fizer o alinhamento, talvez não seja nem preciso mexer na caixa.

Veja se com o carro parado só balançando a direção se tem muita folga, se não tiver pode partir pro alinhamento.

Depois que eu levantei o meu carro senti ele meio bobo, mas fui me acostumando, achava que era por causa da altura.

Depois de um tempo, olhando os pneus reparei que o lado de fora dos dianteiros tava gastando mais (os pneus são novos e vi que os cabelinhos de fora tavam indo embora mais rápido que os de dentro), levei pra fazer o alinhamento onde comprei os pneus e na máquina apareceu que a cambagem tava fora, e ainda identificamos que tinha um terminal folgado (vacilo de algum mecanico que esqueceu de apertar), o cara me aconselhou a levar em um local pra fazer o "alinhamento técnico".

Chegando na oficina que fazia o alinhamento técnico descobri que era a mesma que fazia serviço pra concessionária troller daqui ( a Trilha Nordeste), além do dono da oficina ter um troller, ou seja tava em casa

Perguntei como é que era o serviço, e quando ele me explicou como era, relutei um pouco em fazer, pensei até em abaixar o carro trocando as molas por outras menores. Perguntei também se ele já havia feito esse procedimento em outros troller, e ele disse que sim, volta e meia ele fazia um serviço desse pra Trilha Nordeste ou para particular, resolvi encarar, apesar de ver alguns posts aqui totalmente contra o dito alinhamento técnico..

Resumo da estória, mandei fazer o serviço de correção de cambagem e alinhamento, resultado: o carro ficou outro, a direção ficou mais firme, parei de ficar corrigindo o curso o tempo todo, já rodei quase mil km e acabou o desgaste irregular dos pneus! Valeu a pena o investimento.

a cambagem interfere bastante no comportamento do carro, e quando a gente levanta o bicho (o carro rs) ela fecha embaixo e abre em cima, cambagem negativa se não tô enganado. E pode ser que seja o seu caso.

se você corrigir cambagem, mesmo que você mexa na caixa depois só vai precisar fazer alinhamento de novo, e só se mexerem na posição dos terminais, se desmontar sem alterar a posição dos terminais nem alinhamento vai precisar.

san_sei
14/01/2013, 14:27
San sei,

Acredito que se vc fizer o alinhamento, talvez não seja nem preciso mexer na caixa.

Veja se com o carro parado só balançando a direção se tem muita folga, se não tiver pode partir pro alinhamento.

Depois que eu levantei o meu carro senti ele meio bobo, mas fui me acostumando, achava que era por causa da altura.

Depois de um tempo, olhando os pneus reparei que o lado de fora dos dianteiros tava gastando mais (os pneus são novos e vi que os cabelinhos de fora tavam indo embora mais rápido que os de dentro), levei pra fazer o alinhamento onde comprei os pneus e na máquina apareceu que a cambagem tava fora, e ainda identificamos que tinha um terminal folgado (vacilo de algum mecanico que esqueceu de apertar), o cara me aconselhou a levar em um local pra fazer o "alinhamento técnico".

Chegando na oficina que fazia o alinhamento técnico descobri que era a mesma que fazia serviço pra concessionária troller daqui ( a Trilha Nordeste), além do dono da oficina ter um troller, ou seja tava em casa

Perguntei como é que era o serviço, e quando ele me explicou como era, relutei um pouco em fazer, pensei até em abaixar o carro trocando as molas por outras menores. Perguntei também se ele já havia feito esse procedimento em outros troller, e ele disse que sim, volta e meia ele fazia um serviço desse pra Trilha Nordeste ou para particular, resolvi encarar, apesar de ver alguns posts aqui totalmente contra o dito alinhamento técnico..

Resumo da estória, mandei fazer o serviço de correção de cambagem e alinhamento, resultado: o carro ficou outro, a direção ficou mais firme, parei de ficar corrigindo o curso o tempo todo, já rodei quase mil km e acabou o desgaste irregular dos pneus! Valeu a pena o investimento.

a cambagem interfere bastante no comportamento do carro, e quando a gente levanta o bicho (o carro rs) ela fecha embaixo e abre em cima, cambagem negativa se não tô enganado. E pode ser que seja o seu caso.

se você corrigir cambagem, mesmo que você mexa na caixa depois só vai precisar fazer alinhamento de novo, e só se mexerem na posição dos terminais, se desmontar sem alterar a posição dos terminais nem alinhamento vai precisar.

Pedro,

Vou fazer isso que você me sugeriu! Até pq faz algum tempo que nao mando alinhar o bugão! Eu nao acho que um carro deste porte precise ter uma direção extremamente precisa como um sedan de luxo, mas também não vejo o pq meu Troller ter a direção pior q meu willys 59!

Abraços

hugocsl
15/01/2013, 15:56
Por curiosidade, o Troller tem algum tipo de "cruzeta" que possa influenciar em folgas no conjunto da barra de direção?

san_sei
16/01/2013, 11:18
Por curiosidade, o Troller tem algum tipo de "cruzeta" que possa influenciar em folgas no conjunto da barra de direção?

Eu também já li isso em algum lugar...

Sidnei
20/01/2013, 16:39
Que eu saiba não tem. Tem somente a junta elástica. Eu precisei fazer o reparo da caixa de direção do meu 2003 (começou um pequeno vazamento no braço pitman) gastei R$ 450,00 nesse reparo e pensei que essa pequena folga fosse diminuir com esse reparo e não melhorou nada. Perguntei ao profissional se a folta na junta elástica também era normal e ele me disse que tem que ser assim mesmo, e que essa pequena folga era ocasionada pelo uso dos pneus 33. Não senti muita firmeza na resposta, mas como a folga é pequena eu ja me acostumei com ela.

Edsontroller
20/01/2013, 21:12
Hugo/Sansei/Sidnei

No meu Troller que é 2002 alem da junta elastica tem uma cruzeta sim (intermediaria). Está localizada meio escondida logo abaixo do hidrovacuo, é meio dificil de ver mas ela existe sim....

abraços

Edson

san_sei
21/01/2013, 09:27
Grande EDSON!!!

Na grande luta pra acabar com essa folga tradicional dos brasileiros (hahaha) descobri essa cruzeta também!

Vou atrás disso!

Abração!

Sidnei
21/01/2013, 17:45
Hugo/Sansei/Sidnei

No meu Troller que é 2002 alem da junta elastica tem uma cruzeta sim (intermediaria). Está localizada meio escondida logo abaixo do hidrovacuo, é meio dificil de ver mas ela existe sim....

abraços

Edson

E não é que tem mesmo! e o mecânico (especializado em direção hidráulica) disse que não tinha....
Mas infelizmente esta cruzeta está sem nenhuma folga e também não tem sinal de desgaste.

Edsontroller
21/01/2013, 20:23
O meu 2002 tambem tem uma folga, e ela é devido a somatoria de folgas da junta elastica (que esta meio desgastada) e da propria caixa de direção. Na verdade eu resolvi não mexer nisso, pois não me incomoda ao ponto de comprometer a dirigibilidade. Fiz o balanceamento e alinhamento em uma boa empresa do ramo. No dia a dia já me acostumei e nem percebo a folga.
No caso de voces não sei dizer o quanto de folga existe, mas via de regra a junta elastica é a que tem o maior influencia de folga!

Gutemberg Carlos
24/01/2013, 13:09
Bom dia galera, o meu Troller é 2006 e está na oficina justamente trocando esta cruzeta da árvore intermediária da direção (essa que fica escondida por baixo do hidrovácuo). No caso do 2006 a cruzeta é de ford ka mais antigo(com estrias grossa) sendo que tem que levar para um torneiro para algum tipo de ajuste, e a dos trollers mais antigos é da fiat, isso informações do mecânico que é especialista em direção hidráulica. Estou no aguardo do resultado para saber se ficou bom o serviço, além da folga tem uma trepidação muito forte e que incomoda quando passo em ruas esburacadas ou calçamentos, e foi diagnosticado que seria esta tal cruzeta a causadora disto, visto que já troquei a balata (Junta eslástica) recentemente e foi verificada a caixa de direção que parece estar ok..

homerohermida
24/01/2013, 15:55
Bom dia galera, o meu Troller é 2006 e está na oficina justamente trocando esta cruzeta da árvore intermediária da direção (essa que fica escondida por baixo do hidrovácuo). No caso do 2006 a cruzeta é de ford ka mais antigo(com estrias grossa) sendo que tem que levar para um torneiro para algum tipo de ajuste, e a dos trollers mais antigos é da fiat, isso informações do mecânico que é especialista em direção hidráulica. Estou no aguardo do resultado para saber se ficou bom o serviço, além da folga tem uma trepidação muito forte e que incomoda quando passo em ruas esburacadas ou calçamentos, e foi diagnosticado que seria esta tal cruzeta a causadora disto, visto que já troquei a balata (Junta eslástica) recentemente e foi verificada a caixa de direção que parece estar ok..
Pelo relato, é shimmy. Que tem várias causas e de difícil diagnóstico. Geralmente balanceamento, cáster, suspensão levantada, terminal folgado, amortecedor, pivôs, etc... Já verificaste o que?

dudurj
25/01/2013, 12:03
Boa noite pessoal!!!

Abracos!!!!

Olá Pessoal,

Então... o meu trolha é 2004, também tinha que ''peneirar'' muito na direção, algo um pouco acima da média, então decidi leva-lo na Troller, ( está na garantia, comprei lá mesmo semi-novo ) e constataram uma folga no pivô d direção, acredito que no 2008 não tenha alterado este sistema, é valido verifica-lo.

Espero poder ajudar sempre que possível.

Abraço!

Rordo
23/02/2014, 21:47
Boa noite! ressucitando o tópico, pois preciso de ajuda urgente!

Ontem depois de uma baita pancada em um valo de lama, destes trancos em que o jipe da aquela empinada na dianteira...
acabei com uma folga no volante.....mas não é ao girar o volante e rodas, e sim uma folga no conjunto de eixo que sai do capô dianteiro e vai até interior do carro, no volante.
Como se eu ficasse com o ajuste de altura do volante solto, então o volante fica oscilando pra cima e pra baixo....toc toc
A parte direcional do carro parece estar ok, não puxa pro la do e nem tem folga de direção...
Apenas o volante que ficou solto mesmo, pra cima e pra baixo....
Tem outra, começou a buzinar sozinho as vezes, sem eu apertar a buzina kkk

Alguém sabe como resolver isto?

Obrigado!

hugocsl
24/02/2014, 15:20

Ontem depois de uma baita pancada em um valo de lama, destes trancos em que o jipe da aquela empinada na dianteira...
acabei com uma folga no volante.....mas não é ao girar o volante e rodas, e sim uma folga no conjunto de eixo que sai do capô dianteiro e vai até interior do carro, no volante.
Como se eu ficasse com o ajuste de altura do volante solto, então o volante fica oscilando pra cima e pra baixo....toc toc
A parte direcional do carro parece estar ok, não puxa pro la do e nem tem folga de direção...

Obrigado!

Cara isso deve ser algum suporte que segura a barra de direção no lugar, provavelmente algum tipo de "grampo" ou abraçadeira entre o volante e o pitman que está com folga ou se soltou... é só um chute ok!

Estão buzinando pq está dando contato no chicote da buzina, mas quando fixar a barra isso para

dodles
24/02/2014, 16:54
Fala galera!

tenho um T4 2005. Minha barra de direção está um pouco empenada, e pegando no amortecedor, parece que o antigo dono deu uma porrada em uma pedra e quebrou o amortecedor de direção junto... é possível desempenar a barra na prensa?

Vermeio
24/02/2014, 17:45

Obrigado!

nao vou saber te explicar bem como é pois nunca desmontei isso mas tem um suporte na coluna de direção com rolamento que mantem esta no lugar correto, sem jogo.
na porrada deve ter estourado esse rolamento ou algo deste suporte.
experimenta mexer na coluna de direção dentro do capo para ver se tem algo solto.
cuidado ao dirigir hein.... se quebra essa coluna tu ta fu....
o esquema da buzina não é quando voce dobra o volante? pode ter entortado o acionador e ta dando contato sem apertar...
abraço

Pedro Rocha
24/02/2014, 18:22
Fala galera!

tenho um T4 2005. Minha barra de direção está um pouco empenada, e pegando no amortecedor, parece que o antigo dono deu uma porrada em uma pedra e quebrou o amortecedor de direção junto... é possível desempenar a barra na prensa?

É possível, mas não é aconselhavel pois a resistência dela vai embora.

Rordo
24/02/2014, 23:41
Aqui agente mata a cobra e mostra o pau!

Passei o dia de trabalho pensando em desmontar tudo, não deu outra...
Vou postar o passo a passo, mesmo que eu tenha dado uma baita volta pra chegar no verdadeiro problema...mas vale o aprendizado, pois eu nunca havia desmontado nada da direção...nem a buzina!

Como eu não sabia do que se tratava, resolvi abrir pra dar uma olhada no eixo da direção, sem todo plástico que reveste....

1- primeiramente retirei as proteções plasticas, que são inferior e superior, onde somente a inferior é presa por dois parafusinhos mole mole. Depois note que elas são unidas por um encaixe logo perto da base do volante...desengate o encaixe e puxe que sai tudo.

452657

2- Retire o pequeno parafuso na parte superior e traseira do conjunto de acionamento da seta/limpador/luz de alerta, desprendendo o conjunto da parte fixa da direção, deixando ele preso apenas pelos chicotes. na imagem o parafuso ja está retirado.

452669

3 - Bom depois basta desprender os 3 chicotes que ligam o conjunto de acionamento das setas/limpador/luz de alerta do próprio painel do carro. Os chicotes tem um sistema de travas bem fáceis de serem retirados.

452670 452671

4 - Aí é só desencaixar a parte de acionamento que ela sai inteira....depois disso foi que consegui vizualizar que o problema era logo superficial, pois minha idéia era sair desmontando todo o conjunto até achar o problema, pois eu acreditava ser bem mais pra dentro desse troço todo de volante e direção, OK.

452672

5 - Bom como vi que a parte que deixava o volante oscilar (radialmente) era logo na base do volante, e não lá pra dentro da coluna/eixo de direção, resolvi recomeçar a desmontagem por outro lado, desmontando a capinha da buzina (encaixe) e soltando o parafuso central do volante, retirando todo ele até expor o eixo e as buchas internas.

452673

Dica: NÃO SOLTE OS PARAFUSOS DA BUZINA, pois eu tive de fazer isso (foto) pois não tinha em mãos uma chave 15" do tipo cachimbo que conseguisse forçar aquele parafuso ali no meio do volante...então desmontei a buzina pra poder frouxar ele usando uma chave plana, resultado: 5 fusíveis queimados, pois ao recolocar a buzina no lugar tem uma chapinha que encosta nos contatos e dá um curto geral na caixa de fuzíveis....foi minha má sorte do dia. Até a luz de pressão do óleo ascendeu!

452674 :discordo:

6 - Finalmente retirei o volante, expondo a ponta do eixo! note que a ponta é cônica, e se o seu volante estiver preso com muita pressão/zinabre, tenha muito cuidado ao rebater pra retirar esta parte.
O problema: aquela bucha de tecnil fajuta da porra que quebrou e saltou pra fora, deixando o eixo central frouxo dentro da coluna de direção. O problema começou neste final de semana, quando dei uma puta duma pancada na lama e acabei tendo que me segurar no volante do carro.

452676

Retirei a buchinha e dei uma de Magaiver, colando com super-bonder e revestindo ela com fita veda-cano!
Essa bucha na verdade é colocada pela parte interna do eixo, que é mais fina, e vem a se encaixar internamente naquela ponta cônica ali da foto, exatamente em uma pequena flange.
Como ela ja estava quebrada e eu não tinha uma bucha nova, resolvi fazer uma gambiarra mesmo, pois ainda ganharia um bom tempo não tendo que desmontar toda coluna só pra passar uma buchinha. Anotei o código dela pra comprar depois!

452677 452678

Também notei outra peça quebrada na face interna da base do volante...outra merdinha de bucha rolamentada frágil pra cacete....resolvi retirar ela e deixar sem! nem fez falta ao montar tudo de volta:

452679 452680

7 - Vualá! essa foi a gambiarra! uma buchinha colada com super-bonder e unida novamente com tiras de fita veda cano!

452681 :cool: :safari-rig:

Ao montar novamente ficou perfeito, sem folga alguma! e nem notei falta daquela buchinha rolamentada....
De qualquer forma vou procurar pra comprar e repor, pois com direção não dá pra brincar tanto assim....
Mas taí! Pra mim foi um aprendizado!
Postei o passo a passo, pois pode um dia ajudar alguém neste tópico...

Abraço e obrigado!

PS: O maldito tranco foi fotografado:

452682

d_a_n_51
20/01/2016, 21:28
Como é esse estalo que vocês comentaram?

Digo isso, pq percebo no meu Troller 09/10 uma "folga" bem de leve no volante. Principalmente quando estou freando e quase parando (em um semáforo por ex.) e tenho que dar uma virada pequena no volante. Sinto um "degrau" de leve no volante, não chega a fazer barulho.

Ja com o carro rodando na cidade ou pegando estrada não sinto a tal "folga" o carro anda certinho em linha reta.

Alguma ideia do que possa ser?

urso branco
20/01/2016, 22:30
Oi dan51

o meu faz exatamente o mesmo.... perguntei no css elles dizem vai ser a coluna da direcao... ( R$ 1500 )
Mais eu vou deixar o carro assim..porque esse " defeito" faz nada pela seguranca do Carro...( diz o mechanico do css em Recife )

Abracos

Marco Dente
21/01/2016, 09:42
Acabei de adquirir um 2012 e tbm faz o mesmo.
O mecânico disse que o defeito é recorrente e que por hora "podemos" dx assim mas é preciso ficar de olho.
Ainda não sei o que será preciso ser feito para corrigir..........

Como é esse estalo que vocês comentaram?

Digo isso, pq percebo no meu Troller 09/10 uma "folga" bem de leve no volante. Principalmente quando estou freando e quase parando (em um semáforo por ex.) e tenho que dar uma virada pequena no volante. Sinto um "degrau" de leve no volante, não chega a fazer barulho.

Ja com o carro rodando na cidade ou pegando estrada não sinto a tal "folga" o carro anda certinho em linha reta.

Alguma ideia do que possa ser?

Jorgao
21/01/2016, 22:10
A direção do troller causa estranheza a maioria dos novatos. Recomendo que andem em troller de colegas ou testem em um semi-novo na concessionária ou algo assim, pois provavelmente vocês estão vendo chifre em cabeça de cavalo e irão gastar dinheiro a toa. É normal em qualquer veículo que usa caixa de direção pra pesados (esferas recirculantes) se ter uma "folga" no volante e algumas vezes ela vem inclusive especificada no manual. Por exemplo isso vem especificado no manual da Hilux, Pajero, Frontier, XTerra, Land rover e vários outros modelos. E as "folgas" no volante variam de 30mm a 60mm. No troller, isso não está explícito no manual, mas é óbvio que também possui uma folga. E realmente a direção do troller é bem indireta. Quem andou em bandeirante, que saia de fábrica 0 km com uma folga gigante, acha a direção do troller até precisa, literalmente (tenho vários amigos ex-toyoteiros).

Se não tem folga em terminal de direção, braço pitman e o amortecedor de direção está em ordem, não tem com o que se preocupar com direção. Mais provável ser calibragem ou balanceamento de pneu, pois até mesmo alinhamento é difícil o troller perder. O meu demorou 174 mil km pra perder o alinhamento (conferido a cada troca de óleo). E cáster só vai mudar se tiver lift na dianteira(quanto maior pior, e esse sim incomoda o comportamento de direção, fazendo o jipe ficar bobão em velocidades mais altas - pra uso misto, tem que acertar ele. Muita gente faz lift e não acerta, mas são pessoas que não passam de 60-80 km/h em rodovias, usando o troller só em trilhas).

Marco Dente
22/01/2016, 12:38
Relendo o relato do amigo d_a_n_51 e tbm do amigo Jorgao percebi que o sintoma relatado pelo d_a_n_51 é diferente do sintoma que o meu está apresentando.

No meu caso, quando manobro com o carro parado, para uma baliza por exemplo, durante o movimento da direção e já com as rodas virando a direção dá esse pulo ou falhada, como se houvesse um dente quebrado.

Acabei de adquirir um 2012 e tbm faz o mesmo.
O mecânico disse que o defeito é recorrente e que por hora "podemos" dx assim mas é preciso ficar de olho.
Ainda não sei o que será preciso ser feito para corrigir..........

d_a_n_51
22/01/2016, 20:32
Acho que são sintomas diferentes mesmo.No meu a maioria das vezes sinto no pedal de freio também, vou levar pra dar um geral em tudo.
Engraçado que andando a mais de 40km/h o sintoma desaparece.

Fabio_Roberto
23/01/2016, 05:50
Relendo o relato do amigo d_a_n_51 e tbm do amigo Jorgao percebi que o sintoma relatado pelo d_a_n_51 é diferente do sintoma que o meu está apresentando.

No meu caso, quando manobro com o carro parado, para uma baliza por exemplo, durante o movimento da direção e já com as rodas virando a direção dá esse pulo ou falhada, como se houvesse um dente quebrado.

Fala Marco!! Beleza... vc vai adorar a viatura..

Isso é costume, acho que sua direção nao tem nada, vc estava acostumado com outro tipo de veiculo, demora um tempo para se adaptar.

A direção do Troller não tem segredo, ja tive que desmontar a minha 3 x, para eliminar algumas folgas (mas não fica 100%) vc tem que olhar:
1- folga cruzeta superior na coluna direção
2 - junta elástica na coluna (acho que os modelos mais novos como o se isso foi substituído por uma cruzeta)
3 - ajuste da propria caixa, na parte de cima tem uma parafuso, se der uma meia volta pode corrigir alguma possivel folga, mas tem que ter certeza que é na caixa mesmo, se mexer ali sem necessidade pode ficar mais dura a direção.
4- terminais da direção, direito e esquerdo, podem estar com folga necessitando a troca.
5 - pivôs, superior e inferior, podem estar com folga.
6- amortecedor da direção

a caixa do troller é bruta, as vezes mesmo detonada ela continua funcionado... olha a minha como estava quando abrimos da ultima vez, a direção estava meio pesada, mas funcionava... nesse caso tive que trocar o setor... $$$$$

520897520898

Marco Dente
23/01/2016, 10:07
Grande Fábio.

Obrigado pelas informações, o 2012 não tem essa junta elástica de resto parece estar tudo ok.

O problema não é folga. Aprendi a dirigir em uma Kombi........
É um degrau mesmo já depois da folga.

Melhor seria se vc marcasse um passeio aí dirige ele e vai poder entender melhor...... hehehehehehehehe

Fala Marco!! Beleza... vc vai adorar a viatura..

Isso é costume, acho que sua direção nao tem nada, vc estava acostumado com outro tipo de veiculo, demora um tempo para se adaptar.

A direção do Troller não tem segredo, ja tive que desmontar a minha 3 x, para eliminar algumas folgas (mas não fica 100%) vc tem que olhar:
1- folga cruzeta superior na coluna direção
2 - junta elástica na coluna (acho que os modelos mais novos como o se isso foi substituído por uma cruzeta)
3 - ajuste da propria caixa, na parte de cima tem uma parafuso, se der uma meia volta pode corrigir alguma possivel folga, mas tem que ter certeza que é na caixa mesmo, se mexer ali sem necessidade pode ficar mais dura a direção.
4- terminais da direção, direito e esquerdo, podem estar com folga necessitando a troca.
5 - pivôs, superior e inferior, podem estar com folga.
6- amortecedor da direção

a caixa do troller é bruta, as vezes mesmo detonada ela continua funcionado... olha a minha como estava quando abrimos da ultima vez, a direção estava meio pesada, mas funcionava... nesse caso tive que trocar o setor... $$$$$

520897520898

urso branco
29/01/2016, 21:21
..o meu tambem tem o mesmo symthomo... que o carro de dan51 incluido o sinto na pedal de freio...
ontem trocei os buchas de panard..( de novo ) mais nao melhoro... talvez um dia eu vou encontrar que peca esta com culpa...

Abracos Jurgen

brunoternavisk
03/08/2017, 00:29
Olá, boa noite a todos.
Recentemente venho pesquisado muito sobre Troller e hoje comprei um 2009/2010 lindo, 70000 kms rodados e tudo bem, só que quando trouxe da concessionária para casa percebi que a direção estava muito folgada, principalmente quando estava na quinta marcha, a pista estava muito apertada e tinha horas que realmente achava que o carro n ia ficar estável por causa dessa direção e poderia causar um acidente.

Minha dúvida é:
A direção é folgada normalmente? Todo Troller é assim?
Se puderem responder sobre qual a velocidade pode andar sem perder a estabilidade em rodovias que pode andar a 110 km/h.

Agradeço muito a vocês por todas as respostas e estou muito feliz com meu primeiro Troller.

jorgeffn
03/08/2017, 11:48
Olá, boa noite a todos.
Recentemente venho pesquisado muito sobre Troller e hoje comprei um 2009/2010 lindo, 70000 kms rodados e tudo bem, só que quando trouxe da concessionária para casa percebi que a direção estava muito folgada, principalmente quando estava na quinta marcha, a pista estava muito apertada e tinha horas que realmente achava que o carro n ia ficar estável por causa dessa direção e poderia causar um acidente.

Minha dúvida é:
A direção é folgada normalmente? Todo Troller é assim?
Se puderem responder sobre qual a velocidade pode andar sem perder a estabilidade em rodovias que pode andar a 110 km/h.

Agradeço muito a vocês por todas as respostas e estou muito feliz com meu primeiro Troller.

Já existem tópicos que debatem esse assunto.... dá uma pesquisada que tem muita coisa...

qual pneu está no Troller? é bom após a compra dar uma revisada boa, barra de direção, bieletas, amortecedor de direção.. enfim uma boa conferida, além de alinhar e balancear...

no mais, se for seu primeiro 4x4 e o primeiro Troller, ele tem suas particularidades e algumas coisas você vai acostumando... não é a mesma tocada de um carro "comum", nem mesmo de outros 4x4....

boa sorte com o bugão!

abs!

brunoternavisk
03/08/2017, 11:59
O pneu que veio com ele é o Dunlop Grandtrek AT3

Jolucas
04/08/2017, 09:56
Bruno,
Como disse Jorge, acima, o Troller tem muitas particularidades, mas essa folga exagerada na direção é decorrente do uso (ou mau uso, como falta de revisões). Pode mandar um bom mecânico fazer uma checagem que ele vai acabar com o problema.

VOVÔ DO TROLLER
04/08/2017, 13:07
Como já disseram os amigos trolleiros, o bugão tem características diferentes de até outros 4x4. Um pouco de folga é normal , mas se tiver exagerada é bom dar uma checada, de preferência num mecânico que entenda de Troller. Com relação a velocidade é muito relativo. Se tiver tudo redondo, dá para manter na boa uma velocidade de 120 km dependendo das condições da estrada, agora, o Troller não é nenhum exemplo de conforto e estabilidade, muito pelo contrário. Tem que tomar cuidado, principalmente se o carro for reprogramado. Quais as medidas dos seus pneus? Ninguém Abs

BACANÃO
27/05/2021, 00:55
Boa noite, vcs sabem o código do retentor que fica na parte inferior do eixo que é preso no braço Pitman? Att

Jambu
22/12/2023, 20:42
Boa noite. Acabei de comprar um 2008 e estou revisando para ficar no jeito. Solução para a folga do volante?