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Ver Versão Completa : Semi eixos engesa Acima de 33 inclui os 33 ? =)



MaGao
03/11/2009, 14:22
Fala galera,

to quase comprando a primeira engesa =)

ele ta com bf33 all terrain..

eu ja li aki no forum.. procurei mais não to achando o topico..
mais teria que colocar kit flutuante ? ou so acima dos 33 ? tipo 35.. ?

o proprietario ta com carro a um bom tempo e nunca vuou a roda.. seria isso mesmo ?

Abraços,

MaGao
03/11/2009, 14:54
Um dia tive um engesa com pneus 33" e eixos originais. A ponte de eixo quebrou em uma lombada a 20km/h, foi a pior sensação que já tive.

Resultado: Não tenho mais um engesa!

Sugestão: se gosta do engesa troque os eixos ontem para andar com pneus maiores que 31", caso contrário, venda e monte algo valente pra valer!

[]'s
__________________
Fernando Risso
GO ROCKWELL OR GO HOME! F75 on rocks (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41171)
BoB CJ5 '65 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13328)


bom achei a resposta =)

o engesa que to vendo tem na frente eixo de rural.. é uma boa pedida ? ou precisaria trocar ? =)

Abraços,

Carlos Bernardo
03/11/2009, 15:02
Esse tipo de critério (acima de 33, acima de 35, etc..) é bastante impreciso.

Mais vale saber o estado que estão os semi-eixos e a forma com que eles eram utilizados pelo dono anterior do Engesa.

Um Jipe 100% bloqueado, com espaçadores enormes e rodas com off sets gigantescos que faz trilha todo final de semana teria nececidade de cautela até usando pneus de dimensões originais de fábrica, imagina então com bolachas 4 ou 5 vezes maiores e mais pesadas que as originais...

De qualquer forma, mesmo sabendo que cada caso é um caso, passou de 33 polegadas, PRA MIM flutuante deveria ser ítem obrigatório.

Opinião pessoal.
Abração.

MaGao
03/11/2009, 15:03
Esse tipo de critério (acima de 33, acima de 35, etc..) é bastante impreciso.

Mais vale saber o estado que estão os semi-eixos e a forma com que eles eram utilizados pelo dono anterior do Engesa.

Um Jipe 100% bloqueado, com espaçadores enormes e rodas com off sets gigantescos que faz trilha todo final de semana teria nececidade de cautela até usando pneus de dimensões originais de fábrica, imagina então com bolachas 4 ou 5 vezes maiores e mais pesadas que as originais...

De qualquer forma, mesmo sabendo que cada caso é um caso, passou de 33 polegadas, PRA MIM flutuante deveria ser ítem obrigatório.

Opinião pessoal.
Abração.


é.. vamo ver se pego o carro.. visto que vai ser pra dia a dia e viagens fim de semana 600km.. então flutuante na certa..

vlww

Eduardo Velo
03/11/2009, 15:36
Semi-eixo mal revisado até com pneus 31" podem quebrar ...
A diferença de ter eixo de Rural é que é Dana 44 no lugar de Dana 30 original , os cuidados são os mesmo , os cubos de rodas e os rolamentos são os mesmos , tem que verificar sempre ajuste de munhão e folgas nos terminais ...
Se for ficar com o carro manda num mecânico de confiança , ( essa parte é a mais difícil ... rs ) e pede pra ele revisar os rolamentos antes de rodar ... é muito simples fazer essa revisão tras. , tira a roda e o tambor de freio , depois é só tirar os 4 parafusos que prendem o semi-eixo e sacar ... não tem trava interna no semi-eixo e nem precisa mexer no freio ... troca a graxa e se o rolamento tiver ruim troca o rolamento e retentor ...
Lógico que flutuante é muito mais seguro , mas se os semi flutuante fossem tão ruins nem saia de fabrica com eles ... porém , acredito que não foram feitos pra pneus acima de 33"
Um fator de quebra de eixo é aquecimento excessivo , pode ser falta de graxa , rolamento entrando sem interferencia ( capa gira no eixo ) , graxa errada , retentor danif. dando passagem de água , ou de óleo do dif. pra cx de graxa , má colocação da luva-trava do rolamento , momento de esforço maior que o calculado ... se tiver td ok é bem dificil dar problema ... e se tiver com alguma coisa errada pode quebrar sem aviso pq vai aquecendo e criando a condição de quebra ...

MaGao
03/11/2009, 16:04
Semi-eixo mal revisado até com pneus 31" podem quebrar ...
A diferença de ter eixo de Rural é que é Dana 44 no lugar de Dana 30 original , os cuidados são os mesmo , os cubos de rodas e os rolamentos são os mesmos , tem que verificar sempre ajuste de munhão e folgas nos terminais ...
Se for ficar com o carro manda num mecânico de confiança , ( essa parte é a mais difícil ... rs ) e pede pra ele revisar os rolamentos antes de rodar ... é muito simples fazer essa revisão tras. , tira a roda e o tambor de freio , depois é só tirar os 4 parafusos que prendem o semi-eixo e sacar ... não tem trava interna no semi-eixo e nem precisa mexer no freio ... troca a graxa e se o rolamento tiver ruim troca o rolamento e retentor ...
Lógico que flutuante é muito mais seguro , mas se os semi flutuante fossem tão ruins nem saia de fabrica com eles ... porém , acredito que não foram feitos pra pneus acima de 33"
Um fator de quebra de eixo é aquecimento excessivo , pode ser falta de graxa , rolamento entrando sem interferencia ( capa gira no eixo ) , graxa errada , retentor danif. dando passagem de água , ou de óleo do dif. pra cx de graxa , má colocação da luva-trava do rolamento , momento de esforço maior que o calculado ... se tiver td ok é bem dificil dar problema ... e se tiver com alguma coisa errada pode quebrar sem aviso pq vai aquecendo e criando a condição de quebra ...


samurai do meu irmão ja caiu a roda.. sorte que eu estaa a 10km/h.. puta susto.. foi fadiga no semi eixo..

o meu samuca nunca tive problemas com semi eixos hehe =)

como to trocando um samuca num engesa.. fiquei meio preocupado pq tem topicos ai que falam um bucado..

Vlw,

Abraços,

Julio Militão
04/11/2009, 00:40
Fala galera,

to quase comprando a primeira engesa =)

ele ta com bf33 all terrain..

eu ja li aki no forum.. procurei mais não to achando o topico..
mais teria que colocar kit flutuante ? ou so acima dos 33 ? tipo 35.. ?

o proprietario ta com carro a um bom tempo e nunca vuou a roda.. seria isso mesmo ?

Abraços,

Meu caro,

Antes de mais nada, após a compra, faça uma revisao geral no sistema antes de rodar! Troca os óleos do motor, caixa de cambio, Tcase e diferenciais e até de freio. Revisa com um bom mecanico os rolamentos de rodas e as folgas dos diferenciais, se puder, troca o eixo trazeiro pelo dana 44, o mesmo da rural (?) com a mesma relação coroa/pinhão que a do eixo dianteiro e, de preferencia, flutuante, como já disseram anteriormente, sem esquecer os amortecedores! O Engesa é um Jeep macio, portanto, cuidado ao dirigir, nao é pra dar pau, é pra curtir, use sempre o cinto de de segurança, de preferencia de 4 pontos!

Um abraço

MaGao
04/11/2009, 13:26
Meu caro,

Antes de mais nada, após a compra, faça uma revisao geral no sistema antes de rodar! Troca os óleos do motor, caixa de cambio, Tcase e diferenciais e até de freio. Revisa com um bom mecanico os rolamentos de rodas e as folgas dos diferenciais, se puder, troca o eixo trazeiro pelo dana 44, o mesmo da rural (?) com a mesma relação coroa/pinhão que a do eixo dianteiro e, de preferencia, flutuante, como já disseram anteriormente, sem esquecer os amortecedores! O Engesa é um Jeep macio, portanto, cuidado ao dirigir, nao é pra dar pau, é pra curtir, use sempre o cinto de de segurança, de preferencia de 4 pontos!

Um abraço


pelo que eu saiba.. ele ta com a mesma relação do eixo dianteiro..
vo revisar tudo sim deixa comigo =)

eu ja andei de engesa original varias vezes heheh é otimo.. vo usar pra viajar nele.. direto.. 600km por fim de semana.. então so alegria =) hj faço isso de samurai.. vo nem comentar a alegria que vo sentir viajar de engesa =)


agora vo confirmar a relação.. mais pelo que sei são identicas..

se alguem souber se tem relação identica aos da rural so avisar.. =)

Abraços e vlw!

guilhermeabreu
04/11/2009, 19:17
CARO MAGAO

Seja bem vindo , mas com relação aos pneus 33" , tem um tópico meu ralatando este problema , o detalhe é o seguinte : COM PNEUS 33" OU MAOIRES TEM QUE COLOCAR FLUTUANTE NA TRASEIRA , o meu estava com 33" e rodas com tala 10" off-set -44 , quebrei um eixo , caiu a roda estava a 10km/h sorte , e quebrei 4 rolamentos em 4 meses , hoje tenho flutuante na traseira , NUNCA MAIS DEU PROBLEMA , SEM FALAR NA SEGURANÇA SUA E DE TODA A FAMÍLIA .

Acredito que o JULIO MILITÃO se enganou qdo falou que vc deveria trocar o eixo traseiro por um DANA44 , pois o ENGESA já vem com eixo DANA44 na traseira .

O eixo dianteiro de rural é DANA44 mas o munhão é mais fragil , ou melhor menos resistente do que um munhão do eixo ENGESA DANA30 , sugiro se vc ficar com o ENGESA em definitivo , trocar o seu eixo dianteiro da rural por um HÍBRIDO da ROTA 4X4 que tem a bola DANA44 e munhão do ENGESA , mas da para andar muito com o que esta , lógico que fazendo as manutenções preventivas que o EDU VELO falou .

ABRAÇÃO , e aproveite bastante .

Julio Militão
04/11/2009, 21:28
CARO MAGAO

Seja bem vindo , mas com relação aos pneus 33" , tem um tópico meu ralatando este problema , o detalhe é o seguinte : COM PNEUS 33" OU MAOIRES TEM QUE COLOCAR FLUTUANTE NA TRASEIRA , o meu estava com 33" e rodas com tala 10" off-set -44 , quebrei um eixo , caiu a roda estava a 10km/h sorte , e quebrei 4 rolamentos em 4 meses , hoje tenho flutuante na traseira , NUNCA MAIS DEU PROBLEMA , SEM FALAR NA SEGURANÇA SUA E DE TODA A FAMÍLIA .

Acredito que o JULIO MILITÃO se enganou qdo falou que vc deveria trocar o eixo traseiro por um DANA44 , pois o ENGESA já vem com eixo DANA44 na traseira .

O eixo dianteiro de rural é DANA44 mas o munhão é mais fragil , ou melhor menos resistente do que um munhão do eixo ENGESA DANA30 , sugiro se vc ficar com o ENGESA em definitivo , trocar o seu eixo dianteiro da rural por um HÍBRIDO da ROTA 4X4 que tem a bola DANA44 e munhão do ENGESA , mas da para andar muito com o que esta , lógico que fazendo as manutenções preventivas que o EDU VELO falou .

ABRAÇÃO , e aproveite bastante .

Caro Guilherme,

Seria bom a gente tirar dúvida, pois tenho um engesa na minha garagem com os exios originais e parecem com o Dana 30.

Um abraço

Eduardo Velo
04/11/2009, 21:39
Caro Guilherme, Seria bom a gente tirar dúvida, pois tenho um engesa na minha garagem com os exios originais e parecem com o Dana 30. Um abraço

Julio , se forem originais , o diant. é Dana 30 e o tras. é Dana 44 , vc pode ver pelo tamanho o diant. é menor ... se forem do mesmo tamanho os eixos não são originais e pode ficar sussa que não tem eixo tras. Dana 30 no mercado que sirva no engesa .

MaGao
04/11/2009, 23:52
CARO MAGAO

Seja bem vindo , mas com relação aos pneus 33" , tem um tópico meu ralatando este problema , o detalhe é o seguinte : COM PNEUS 33" OU MAOIRES TEM QUE COLOCAR FLUTUANTE NA TRASEIRA , o meu estava com 33" e rodas com tala 10" off-set -44 , quebrei um eixo , caiu a roda estava a 10km/h sorte , e quebrei 4 rolamentos em 4 meses , hoje tenho flutuante na traseira , NUNCA MAIS DEU PROBLEMA , SEM FALAR NA SEGURANÇA SUA E DE TODA A FAMÍLIA .

Acredito que o JULIO MILITÃO se enganou qdo falou que vc deveria trocar o eixo traseiro por um DANA44 , pois o ENGESA já vem com eixo DANA44 na traseira .

O eixo dianteiro de rural é DANA44 mas o munhão é mais fragil , ou melhor menos resistente do que um munhão do eixo ENGESA DANA30 , sugiro se vc ficar com o ENGESA em definitivo , trocar o seu eixo dianteiro da rural por um HÍBRIDO da ROTA 4X4 que tem a bola DANA44 e munhão do ENGESA , mas da para andar muito com o que esta , lógico que fazendo as manutenções preventivas que o EDU VELO falou .

ABRAÇÃO , e aproveite bastante .


Fala Guilherme,

então meu uso é mais viagens e andar na praia.. trilha mesmo são leves nada d+ e detalhe tenho puta cuidado ekkeke vo vr o que faço

vlw mesmo!!

abraços

CARLOS SIQUEIRA
05/11/2009, 18:46
Caro MaGao, passei por este problema quando comprei o meu:parede:. O eixo dianteiro foi trocado por um Willis (Rural), só que as soldas dos terminais não pareciam confiáveis:discordo:, pois o material utilizado é ferro fundido. Para complicar mais um pouco, na adaptação, fecharam os 5 furos do cubo da roda(ferro fundido) e reabriram 6 da linha GM/TOYOTA:oops:, resumindo era "shimmi" direto e sem solução. Além de tudo, a dianteira mantinha o sistema de freio a tambor, original do eixo:parede:. Tentei de tudo, comprei o kit da UBD, soldei os estojos no "desespero", troquei as buchas da suspensão pelas do Marcelo Buckile, mas não resolveu, continuava vibrando quando freiava e "shimmi" acima de 70 km:putz:. Quando fui adaptar a "t-case" da Band, com o Rogério (ROGER NUNES), este verificou que as soldas estavam trincadas, e o "alinhamento" da direção comprometido. Solução:dance:: realinhamento do ângulo dos munhões (camber ou caster não sei ao certo), substituição dos cubos pelos da TOY(aço), com flanges compatíveis e rolamentos inclusos, terminais tipo "SOS" em aço com pivó da linha MF, fechando com amortecedor de direção das TOY's(procure no tópico "puro sangue").
Hoje, rodo tranquilo, tendo substituido o motor 4cc original do opala, pelo Q20b(Perkinho), tendo a facilidade na troca da relação 9x44 por 13x46, sendo os diferenciais iguais. Nunca fiz trilha com ele, mas se precisar, posso ir na boa:concordo:.

Carlos Siqueira

Kim
05/11/2009, 19:57
Opa CARLOS SIQUEIRA!

Acompanhei o serviço de seu engesa, o problema estava no cáster, onde o mesmo não foi observado na colocação do eixo!
O Roger fez um excelente serviço em sua viatura!!!!:concordo:

MaGao!

Essa história que não faz trilha vai por água abaixo depois que começa a rodar com o grandão.

Parece que não existe dificuldades a serem vencidas! (mais existem, e se deve ter cuidado)

Sobre o semi-eixo, usei 33" sem problema, mais com tudo revisado, e na minha região a topografia é relativamente plana.

estou trocando os "sapatos", estou indo para os 38", então, no pacote tem:
38";
flutuante;
bloqueio.
Assim, ficarei tranquilo.

Na minha opinião, o flutuante não é luxo, ou para fazer bonito, é um item de extrema segurança para nos, jipeiros, algo como o air-bag dos automóveis de "prástico".

Bem, se possível, coloque-o.

Abraços.

Kim.

MaGao
05/11/2009, 20:56
Caro MaGao, passei por este problema quando comprei o meu:parede:. O eixo dianteiro foi trocado por um Willis (Rural), só que as soldas dos terminais não pareciam confiáveis:discordo:, pois o material utilizado é ferro fundido. Para complicar mais um pouco, na adaptação, fecharam os 5 furos do cubo da roda(ferro fundido) e reabriram 6 da linha GM/TOYOTA:oops:, resumindo era "shimmi" direto e sem solução. Além de tudo, a dianteira mantinha o sistema de freio a tambor, original do eixo:parede:. Tentei de tudo, comprei o kit da UBD, soldei os estojos no "desespero", troquei as buchas da suspensão pelas do Marcelo Buckile, mas não resolveu, continuava vibrando quando freiava e "shimmi" acima de 70 km:putz:. Quando fui adaptar a "t-case" da Band, com o Rogério (ROGER NUNES), este verificou que as soldas estavam trincadas, e o "alinhamento" da direção comprometido. Solução:dance:: realinhamento do ângulo dos munhões (camber ou caster não sei ao certo), substituição dos cubos pelos da TOY(aço), com flanges compatíveis e rolamentos inclusos, terminais tipo "SOS" em aço com pivó da linha MF, fechando com amortecedor de direção das TOY's(procure no tópico "puro sangue").
Hoje, rodo tranquilo, tendo substituido o motor 4cc original do opala, pelo Q20b(Perkinho), tendo a facilidade na troca da relação 9x44 por 13x46, sendo os diferenciais iguais. Nunca fiz trilha com ele, mas se precisar, posso ir na boa:concordo:.

Carlos Siqueira

fala Carlos,

certo.. mais esse a adaptação foi "perfeita" assim dizendo.. amigo meu andou no carro.. a 140km/h e perfeito..
tem freio a disco nas 04 rodas.. relação dele é 13x46 assim informada =)

sabado agora vo la andar no bixo.. ver alguns detalhes e se der tudo certo ja volto nele pra casa.. viagem de 300km.. venho devagar pra evitar quebras antes de revisar.. ehhe

vlw

Abraços,

MaGao
05/11/2009, 21:05
Opa CARLOS SIQUEIRA!

Acompanhei o serviço de seu engesa, o problema estava no cáster, onde o mesmo não foi observado na colocação do eixo!
O Roger fez um excelente serviço em sua viatura!!!!:concordo:

MaGao!

Essa história que não faz trilha vai por água abaixo depois que começa a rodar com o grandão.

Parece que não existe dificuldades a serem vencidas! (mais existem, e se deve ter cuidado)

Sobre o semi-eixo, usei 33" sem problema, mais com tudo revisado, e na minha região a topografia é relativamente plana.

estou trocando os "sapatos", estou indo para os 38", então, no pacote tem:
38";
flutuante;
bloqueio.
Assim, ficarei tranquilo.

Na minha opinião, o flutuante não é luxo, ou para fazer bonito, é um item de extrema segurança para nos, jipeiros, algo como o air-bag dos automóveis de "prástico".

Bem, se possível, coloque-o.

Abraços.

Kim.


Grande Kim,

é aqui é +- plano.. e isso de fazer trilha é o grande tempo.. segunda a sexta uma cidade.. sabado domingo outra..


são 600km.. ai chego morto em casa... durmo o sabado todo praticamenteaehuaehuea e no domingo ja saiu de viagem as 16horas hehe

ai ja viu trilha so quando tem feriadão..

e os passeios é mais areia.. de x em quandoooooo um passeio em lama =)


o kit vo pegar junto com o engesa.. o dono tem um.. nunca instalou pq nunca quebrou.. tem o flutuante ja tem 02 anos enunca instalou..

Abraços,

lmaimone
06/11/2009, 09:33
Olá,

estou querendo colocar os flutuantes no meu Engesa.

Alguem recomenda onde comprar? e um mecânico bom e com preço justo para instalar.

Existe algum modelo/fabricante mais recomendado?

Abraços

MaGao
06/11/2009, 11:28
Olá,

estou querendo colocar os flutuantes no meu Engesa.

Alguem recomenda onde comprar? e um mecânico bom e com preço justo para instalar.

Existe algum modelo/fabricante mais recomendado?

Abraços


Olá,

na rota4x4 tem.. mandei email pra la.. custa R$ 3950,00 kit completo como na foto..

Abraços,

guilhermeabreu
06/11/2009, 14:07
Olá,

estou querendo colocar os flutuantes no meu Engesa.

Alguem recomenda onde comprar? e um mecânico bom e com preço justo para instalar.

Existe algum modelo/fabricante mais recomendado?

Abraços

CARO IMAIMONE

Eu coloquei o da ENFER comprado na ROTA 4X4 , comprei só os semieixos com a tampa extriada e a flange de fixação da manga de eixo , ficou em R$950,00 e comprei aqui as mangas de eixo , os cubos , os cavaletes das pinças , os discos e as pinças tudo da BAND , ficou tudo por +- não me lembro direito por uns R$2.200,00 .

Tem da ENSIMEC que é muito bom tb , mas é mais caro ainda , MAS VALE CADA CENTAVO GASTO NUM EIXO FLUTUANTE .

ABRAÇÃO

Kim
06/11/2009, 18:20
Opa galera!

Tem o da Macrotorque.

Estou comprando com o Samukanvas, me parece que está em torno de R$ 1.850,00.

Conversem com ele.

Julio Militão
08/11/2009, 02:57
Julio , se forem originais , o diant. é Dana 30 e o tras. é Dana 44 , vc pode ver pelo tamanho o diant. é menor ... se forem do mesmo tamanho os eixos não são originais e pode ficar sussa que não tem eixo tras. Dana 30 no mercado que sirva no engesa .

Obrigado pela dica.

Um abraço

Kim
10/11/2009, 20:33
Opa pessoal!

Tive uma resposta não muito boa.

a Macrotorque não fabrica o flutuante pare engesa.

Então pergunto a todos:

Quais as fábricas de flutuante para engesa?

Qual me recomendam?

Abraços.

Kim.

A Leoni
11/11/2009, 15:13
Kim,

Basicamente tem o da ENFER vendido pela Rota e o da Ensimec.
No meu eu tenho Enfer e, apesar de não ter rodado ainda, achei alguns pontos fracos, como os parafusos que prendem o semi eixo no cubo (o Dr. Guilherme teve problemas direto aí) e a fixação da flange no tubo do eixo ( 4 parafusos) que eu soldei (posso estar exagerando, mas...). O cubo, manga e rolamentos utilizados são de Band, o que facilita um pouco caso necessite peças para algum reparo. Como sei que voce está montando um "canhão" acho bom avaliar bem antes de comprar, pois é um investimento razoável....

[]'s

Kim
11/11/2009, 16:48
Opa A Leoni!

Bem, estou mesmo investindo.

Também estou pensando na segurança, andar com um 38" se flutuante, é suicídio.

O BL é para aproveitar o motorzin:mrgreen:!

Vamos esperar mais opiniões.

Abraços.

Kim.

MaGao
11/11/2009, 16:59
Opa A Leoni!

Bem, estou mesmo investindo.

Também estou pensando na segurança, andar com um 38" se flutuante, é suicídio.

O BL é para aproveitar o motorzin:mrgreen:!

Vamos esperar mais opiniões.

Abraços.

Kim.

Kim,

na rota ta R$ 3.950,00 o kit completo..

tem um topico que o leovalle escreveu.. tem kit ensimec por R$ 2.900,00

não to achando o topico agora..

tem que comparar o que cada um contém..

Abraços,

Kim
11/11/2009, 17:42
MaGao!

Não conheço as duas industrias, muito menos os produtos ao vivo e a cores!

Sei que o da Enfer apresentou problemas entre o semi eixo e o cubo...

Da Ensimec não consegui achar nada sobre ele, isso pode ser bom ou ruim, não falam, pois não quebra, ou porque não vende.

MaGao
11/11/2009, 18:48
MaGao!

Não conheço as duas industrias, muito menos os produtos ao vivo e a cores!

Sei que o da Enfer apresentou problemas entre o semi eixo e o cubo...

Da Ensimec não consegui achar nada sobre ele, isso pode ser bom ou ruim, não falam, pois não quebra, ou porque não vende.


Tipo.. nos produtos da Ensimec que vendem por ai.. muito nego recomenda.. não é possivel que logo esse seja ruim..

mais pelo que sei o kit flutuante para CJ é altamente resistente e são deles..

ai tem os eixos T-rex T-rex bone.. etal.. semi eixos altamente resistentes..

Abraços,

A Leoni
11/11/2009, 21:58
Kim,

Em termos de qualidade, o kit da Ensimec me pareceu bem superior, mas o preço, quando montei o meu, era bem superior. Se não estou enganado, os dois utilizam cubos e mangas de toyota (dianteiros) e a diferença fica no semi-eixo e e na flange, que do Ensimec me pareceu melhor projetada. Como não tenho "motorzão" e só uso o Engesa em trilhas de leve para média, achei que poderia fazer uma economia e investir a diferença em outras melhorias ( o famoso "jaquê").
A sua idéia é usar do eixo DANA 44 original do Engesa? Qual a relação que voce pretende utilizar? Vai ficar uma bela "machina".

[]'s

Kim
11/11/2009, 22:14
A Leoni!

Sim, vou deixar o D44 original.

Vejo muitos jipes, tanto nacionais, quanto gringos, que fazer peripécias, com esses eixos, então, não me preocuparei no momento com esse item.

Pretendo melhorar os semi, ou bengalas como chamam.

Vou melhorar os semi dianteiros, refazendo-os reforçados.

A relação, manterei a que tenho, 11x45 do troller.

Estive reparando nas F250, me parece que é algo próximo, então ficará bom, ao meu ver.

Do mais, estou na dúvida quanto a bloqueios.

abraços.

Kim.

A Leoni
11/11/2009, 23:44
Kim,

Os eixos vão ser do troller? Pergunto isso por causa do dianteiro, afinal o DANA 30 original tem seus limites, bem como algumas vantagens como o ângulo de esterçamento, que é muito bom. No meu está aguentando, mas no futuro.... A relação do meu também não está muito boa não, é muito longa. Talvez turbinando o motor melhore um pouco (o meu tem mecânica Toyota, motor 14b, caixa de 5 marchas e reduzida), pois na estrada uso muito pouco a 5a marcha. Já na trilha fica muito bom, pois só ando na reduzida.
Quanto a bloqueio, o meu Engesa tem o orignal (acho que é 75%...) que ajuda um pouco e não atrapalha no asfalto. Já meu Willys tem 100%, e ele ficou meio "quadrado", tem que acostumar com ele. Hoje existem outras opções muito boas e tudo vai depender do uso que voce vai fazer do Engesa, mas como falam "Não tem almoço de graça...", ou seja, usar um bloqueio mais efetivo na terra pode criar algumas dificuldades por exemplo em paralelepípedos molhados (já tomei alguns sustos, kkk).
Bem, a grande vantagem no seu caso é que voce está montado praticamente do zero, ou seja, planejando bem voce vai ter um ótimo resultado. Eu comprei o meu já com a mecânica dessa forma e só estou fazendo melhorias pois fui tirar uns "pontinhos de ferrugem" e, quando comecei a desmontar descobri que os "cupins de ferro" tinham feito o maior estrago (fase I....). Daí "jaque" desmontou vou por flutuante, freio a disco nas 4, freio dianteiro de Band, guincho mecânico, amortecedores rancho, uma boa gaiola interna, enfim....vira uma novela sem fim. E o pior, a lataria tá quase na mesma ainda...

[]'s

guilhermeabreu
12/11/2009, 00:49
Kim,

Basicamente tem o da ENFER vendido pela Rota e o da Ensimec.
No meu eu tenho Enfer e, apesar de não ter rodado ainda, achei alguns pontos fracos, como os parafusos que prendem o semi eixo no cubo (o Dr. Guilherme teve problemas direto aí) e a fixação da flange no tubo do eixo ( 4 parafusos) que eu soldei (posso estar exagerando, mas...). O cubo, manga e rolamentos utilizados são de Band, o que facilita um pouco caso necessite peças para algum reparo. Como sei que voce está montando um "canhão" acho bom avaliar bem antes de comprar, pois é um investimento razoável....

[]'s

AMIGOS

O A. LEONI tem razão mas não tem , vou explicar , o flutuante da ENFER tem um ponto fraco que ele citou que seria OS PARAFUSOS QUE PRENDEM O SEMI EIXO NO CUBO ( como ele citou ) , realmente tive problema alí , que na ralidade não são parafusos são ESTOJOS , estojos estes que são ORIGINAIS DOS CUBOS DIANTEIROS DASTOYOTAS BANDEIRANTES E NÃO DO FLUTUANTE , LOGO : Este ponto fraco não foi do FLUTUANTE ENFER e sim dos estojos do cubo dianteiro da BAND , que na realidade roletaram ( quebraram de uma só vez) todos os estojos e os 2 pinos guias , PROBLEMA ESTE QUE FOI SOLUCIONADO PELO AMIGO ROGER NUNES trocando os estojos do cubo da band que são de 8mm para estojos de 10mm ( que poderiam ser usados tb parafusos de aço de 10mm ) e trocou os 2 pinos guias de 8mm para 4 pinos guias de 10mm de aço, DAÍ NUNCA MAIS TIVE PROBLEMA de quebra de estojo , lembrando que esta falha NÃO FOI DO FLUTUANTE ENFER e sim dos estojos do cubo BAND .

O outro ponto fraco citado pelo amigo A. LEONI : E AFIXAÇÃO DA FLANGE NO TUBO DO EIXO , Realmente olhando em primeiro momento , dá medo realmente , pois são apenas 4 parafusos aparentemente fransinos , MAS NA REALIDADE : A FLANGE É ENCAIXADA NO TUBO JUSTINHO COM UM RESSALTO COMO SE FOSSE UM ROLAMENTO , logo : os 4 parafusos estão alí apenas para NÃO DEIXAR A FLANGE SAIR DO LUGAR , PQ O QUE ESTA AGUENTANDO O PESO REALMENTE É O TUBO DO EIXO na qual a flange esta encaixada , mesmo assim , o ROGER NUNES tb soldou os 4 parafusos para garantir que eles não folguem e se soltem , pois se eles folgarem e soltarem , AÍ SIM PODERIA A FLANGE SAIR E CAUSAR UM ESTRAGO , mas não acredito que teria outra forma de fixar a flange a não ser esta . Logo a meu ver este ponto tb não é um ponto fraco no FLUTUANTE ENFER , e recomendo o uso deste flutuante , por ser mais barato , mesmo tendo o ENSIMEC que tb acho que seja muito bom .

Qto ao KIT ENSIMEC , olha que o meu é ENFER , e que não tenho do que reclamar , inclusive qto ao semieixo que o KIM esta pensando em fazer um mais reforçado , amigo KIM esquece disto , se um dia aquele semieixo da ENFER quebrar o mundo acabou , mas mesmo se ele quebrar que tenho certeza que não quebra , MAS SE QUEBRAR , não acontece nada , APENAS O CARRO PERDERÁ A TRAÇÃO e mais nada .
Mas a ENSIMEC só tem feito peças muitíssimo boas e garantidas , todos que tem comprado e usado , é só elogios , não seria diferente com o flutuante deles , sei tb que é mais caro do que o da ENFER .

Qto ao bloqueio , ainda acho que o bloqueio 100% ser o ideal e o da MACROTORQUE o melhor por causa da opção de ser SELETIVO , vc só aciona qdo precisar e temos tb referencias e notícias que é muito bom , apenas os primeiros que tiveram problema na alavanca de acionamento , mas já corrigiram este problema .

Amigo A. LEONI me desculpe por dicordar do seu ponto de vista , que concordo com vc que aparentemente seja frágil , mas não é , realmente tive problema , mas como expliquei acima , a falha não foi do FLUTUANTE ENFER e sim dos ESTOJOS DO CUBO BAND .

E a fixação da flange aparentemente pelos 4 parafusos fransinos dava uma má impressão mesmo até eu ver que a FLANGE TEM UM RESSALTO QUE ENCAIXA NO TUBO DO EIXO DO DIFERENCIAL , aí fiquei tranquilo .

ABRAÇÃO A TODOS

A Leoni
13/11/2009, 00:32
Boa noite Dr. Guilherme, tudo bem??

O Forum é um espaço dedicado a este tipo de discussão, ninguem é obrigado a concordar com ninguém, tanto que eu não concordo com as suas observações. O problema de quebra dos prisioneiros é uma falha do flutuante da ENFER. Alguem já prestou atenção como é feita a montagem na Band? Bem, e o mais interessante é que na Band não quebra.... Tudo bem, é na dianteira, uso eventual da tração, etc.... Só que pela informação que eu tenho, com o flutuante da Ensimec também não quebra. O grande problema que provoca a quebra dos prisioneiros é a folga que existe entre eles e os furos da flange do kit. Infelizmente tenho viajado a serviço direto, então estou sem condições de tirar umas fotos e mostrar com é feita a montagem no kit da Ensimec, que se eu não estou enganado, já foi bastante discutido em outro tópico. Não estou aqui pra defender a Ensimec, tanto que o meu flutuante é Enfer, só que considero o da Ensimec melhor desenvolvido, e por isso mesmo mais caro. E sabia disso quando comprei o meu e, como já disse, com a diferença investi em mais alguns "jaque".

Quanto a flange adaptadora, são 4 parafusos fransinos e que não entram 10mm na flange, que realmente tem um ressalto, que se for bem analisado, nada mais faz do que centralizar a flange e eliminar o esforço que tenderia a cisalhar os parafusos. Agora, o que suporta o esforço de "flexão" aplicado na flange pela manga de eixo e que irá provocar um esforço de tração no parafuso??? E soldar o parafuso é o maior erro que se pode cometer, pois isso enfraquece e muito o mesmo. Como não tenho intenção de retirar o kit flutuante do meu eixo, eu soldei ao redor da chapa quadrada onde são montados os quatro parafuos e agora eu tenho uma flange permanentemente fixada no eixo, e ainda tenho 4 parafusos "fechando os furos". Pode ser que tenha exagerado, mas não vou me preocupar nunca mais com esses parafusos, mesmo que eles caiam.

E quanto a discordar e concordar, fique tranquilo Dr., todos estamos sempre aprendendo com isso e no final, o que realmente interessa, é que nossos "brinquedos" vão ficando cada vez melhores.

Abraços,

guilhermeabreu
14/11/2009, 00:55
Boa noite Dr. Guilherme, tudo bem??

O Forum é um espaço dedicado a este tipo de discussão, ninguem é obrigado a concordar com ninguém, tanto que eu não concordo com as suas observações. O problema de quebra dos prisioneiros é uma falha do flutuante da ENFER. Alguem já prestou atenção como é feita a montagem na Band? Bem, e o mais interessante é que na Band não quebra.... Tudo bem, é na dianteira, uso eventual da tração, etc.... Só que pela informação que eu tenho, com o flutuante da Ensimec também não quebra. O grande problema que provoca a quebra dos prisioneiros é a folga que existe entre eles e os furos da flange do kit. Infelizmente tenho viajado a serviço direto, então estou sem condições de tirar umas fotos e mostrar com é feita a montagem no kit da Ensimec, que se eu não estou enganado, já foi bastante discutido em outro tópico. Não estou aqui pra defender a Ensimec, tanto que o meu flutuante é Enfer, só que considero o da Ensimec melhor desenvolvido, e por isso mesmo mais caro. E sabia disso quando comprei o meu e, como já disse, com a diferença investi em mais alguns "jaque".

Quanto a flange adaptadora, são 4 parafusos fransinos e que não entram 10mm na flange, que realmente tem um ressalto, que se for bem analisado, nada mais faz do que centralizar a flange e eliminar o esforço que tenderia a cisalhar os parafusos. Agora, o que suporta o esforço de "flexão" aplicado na flange pela manga de eixo e que irá provocar um esforço de tração no parafuso??? E soldar o parafuso é o maior erro que se pode cometer, pois isso enfraquece e muito o mesmo. Como não tenho intenção de retirar o kit flutuante do meu eixo, eu soldei ao redor da chapa quadrada onde são montados os quatro parafuos e agora eu tenho uma flange permanentemente fixada no eixo, e ainda tenho 4 parafusos "fechando os furos". Pode ser que tenha exagerado, mas não vou me preocupar nunca mais com esses parafusos, mesmo que eles caiam.

E quanto a discordar e concordar, fique tranquilo Dr., todos estamos sempre aprendendo com isso e no final, o que realmente interessa, é que nossos "brinquedos" vão ficando cada vez melhores.


Abraços,



AMIGO A. LEONI

Concordo com vc em genero numero e grau , eu havia me esquecido que no caso das BANDS as porcas dos estojos tem uma ARRUELA CONICA E ABERTA , como vc mesmo disse , que ísto já foi exaustivamente discutido em outro tópico , estamos aqui para acrescentar mais conhecimento e experiencia e não discutir no vasio ou achar que um sabe mais do que outro não foi esta a aminha intenção , tb concordo com vc que os produtos da ENSIMEC são superiores aos da ENFER , e coloquei os da ENFER pelo mesmo motivo que vc , CUSTO .
E como fizemos nossas CORREÇÕES e ficou bom , agora nem me lembro direito se o ROGER soldou os parafusos ou a flange na chapa quadrada como vc fez e fez de uma forma correta .

Respondendo a sua pergunta : " Agora, o que suporta o esforço de "flexão" aplicado na flange pela manga de eixo e que irá provocar um esforço de tração no parafuso???"
Acho , digo acho que é o encaixe do ressalto da flange na extremidade do tubo do diferencial , que entra alí bem justo +- uns 18mm , E OS PARAFUSOS ESTARIAM SEGURANDO E SOFRENDO O ESFORÇO PARA QUE ESTA FLANGE NÃO SAÍSSE DESTA POSIÇÃO qdo a flange sofre esforço de tração/flexão pela manga de eixo , concordando com vc e como eu mesmo citei que são PARAFUSOS FRANSINOS para tal função .

Lembra que citei acima :" Mas a ENSIMEC só tem feito peças muitíssimo boas e garantidas , todos que tem comprado e usado , é só elogios , não seria diferente com o flutuante deles , sei tb que é mais caro do que o da ENFER " .
É pq tb concordo que os produtos da ENSIMEC são superiores aos da ENFER .

Me desculpe se passei a imagem de que eu sei mais do que vc , não é por aí , não foi esta intenção , estamos juntos nesta empreitada de melhorar nossas maquinas com um menor custo possível e ficando bom e garantido com segurança cada vez maior .


ABRAÇÃO

A Leoni
15/11/2009, 17:35
Caro Dr. Guilherme,

Agora eu CONCORDO plenamente, principalmente no que diz respeito a estarmos TODOS aqui aprendendo sempre. Isso é o que torna o Forum uma "cachaça" das boas.
Quanto ao resultado final da montagem do meu Kit flutuante, ficou "bunitu", mas rodar que é bom por enquanto nada. Os "cupins de ferro" fizeram um belo estrago no meu "caixote' e como estou viajando direto e não tenho 100% de confiança no funileiro, principalmente porque estou fazendo umas modificações, acho que ainda demora um pouco para estar rodando. E o pior que esses caras, tipo o Kim e o Caveso, ficam postando uma idéias muito boas e "jaque" está desmontado...... Ainda bem que a "dona da pensão" não tem acompanhado a reforma($$$$$$$$$$$$$).

Abraços,

guilhermeabreu
16/11/2009, 00:09
É AMIGO A. LEONI

O meu tb esta como o seu , e aqui tenho ótimo funileiro , só que a chapa não aguente muito tempo , fiz um orçamento aqui ficava em R$1.800,00 só de funilaria ,fora pintura e capotaria , logo : ficaria tudo lá pelos R$5.000,00 a R$6.000,00 como vc deve já saber , uma coisa puxa outra , aí concluí que a melhor coisa seria em trocar a carroceria .

COMPREI A CARROCERIA DE FIBRA , com ísto ele esta parado pois mandei a capota pra Guarulhos ( TABATINGA ) , para o FERNANDO FILONI montar na carroceria , e daí NUNCA MAIS VOU CONVERSAR COM O CUPIM DE FERRO .

Se vc ainda não começou a sua reforma , SUGIRO a vc fazer o mesmo , mesmo que demore mais e fique até um pouco mais caro , JAQUE COMEÇOU A REFORMA ?, pois terá que refazer toda a parte elétrica , vichemaria , nem quero falar no resto , pois JAQUECOMEÇOU ísto , vamos fazer aquilo , vc sabe como é né ?

ABRAÇÃO , agradeço a sua compreensão do meu primeiro comentário , pois passei uma idéia erronea do que realmente quiz dizer .

ABRAÇÃO

Francesco Carbone
25/11/2009, 16:41
AMIGO A. LEONI

Concordo com vc em genero numero e grau , eu havia me esquecido que no caso das BANDS as porcas dos estojos tem uma ARRUELA CONICA E ABERTA , como vc mesmo disse , que ísto já foi exaustivamente discutido em outro tópico , estamos aqui para acrescentar mais conhecimento e experiencia e não discutir no vasio ou achar que um sabe mais do que outro não foi esta a aminha intenção , tb concordo com vc que os produtos da ENSIMEC são superiores aos da ENFER , e coloquei os da ENFER pelo mesmo motivo que vc , CUSTO .
E como fizemos nossas CORREÇÕES e ficou bom , agora nem me lembro direito se o ROGER soldou os parafusos ou a flange na chapa quadrada como vc fez e fez de uma forma correta .

Respondendo a sua pergunta : " Agora, o que suporta o esforço de "flexão" aplicado na flange pela manga de eixo e que irá provocar um esforço de tração no parafuso???"
Acho , digo acho que é o encaixe do ressalto da flange na extremidade do tubo do diferencial , que entra alí bem justo +- uns 18mm , E OS PARAFUSOS ESTARIAM SEGURANDO E SOFRENDO O ESFORÇO PARA QUE ESTA FLANGE NÃO SAÍSSE DESTA POSIÇÃO qdo a flange sofre esforço de tração/flexão pela manga de eixo , concordando com vc e como eu mesmo citei que são PARAFUSOS FRANSINOS para tal função .

Lembra que citei acima :" Mas a ENSIMEC só tem feito peças muitíssimo boas e garantidas , todos que tem comprado e usado , é só elogios , não seria diferente com o flutuante deles , sei tb que é mais caro do que o da ENFER " .
É pq tb concordo que os produtos da ENSIMEC são superiores aos da ENFER .

Me desculpe se passei a imagem de que eu sei mais do que vc , não é por aí , não foi esta intenção , estamos juntos nesta empreitada de melhorar nossas maquinas com um menor custo possível e ficando bom e garantido com segurança cada vez maior .


ABRAÇÃO


Boa tarde caros Engeseiros.
Como sempre, as informações postadas são sempre de grande valia. E como tb tenho engesa, gostaria de deixar aqui registrado os motivos da minha escolha de flutuante.

Primeiro pela segurança de não cair a roda( uso pneus 37x14,5 com tala 10 e off set bem negativo e bloqueio)

Segundo, por entender que adotando o sistema de cubo de toyota ( usado tanto no sistema Enfer como Ensimec), o peso seria apoiado em maior área e diretamente no cubo/eixo, ficando os rolamentos apenas para facilitarem o deslizamento das rodas através das pontas de eixo, deixando o Engesa mais livre.


Quanto ao melhor equipamento, resta compartilhar da minha experiência no assunto: Os dois sistemas usam cubos da Toyota, diferindo apenas nas pontas de eixo.
No meu caso uso sistema da Enfer e uso parafusos Allem aço 12.8 na medida 8x40, trava química e arruela de pressão, sendo que estes parafusos tem uma parte lisa perto da cabeça, servindo como pino guia também. Portanto tenho 6 parafusos/pino guia mais 2 pinos guia original do sistema. Com isso nunca tive problema de quebrar ou soltar os parafusos. E olha que eu abuso do equipamento em trilhas pesadas e arrancadão na lama
Mas também já vi 2 sistemas Ensimec abrir folga entre a flange e a ponta de eixo, sendo que as pontas foram trocadas pelas da Enfer, pois como já disse, os cubos usados no sistema são os mesmos.

Espero ter ajudar.

Abs

A Leoni
25/11/2009, 22:22
Carbone,

No meu fiz exatamente como voce, só que ainda não testei para saber o resultado. Pelas informações que tive de outras pessoas que usam essa configuração, fica bom. Vamos esperar o meu sair do estaleiro para testar.....
O do Dr. Guilherme (grande Doutor, me corrija se estou falando besteira...) foi montado com prisioneiros m8, mas não aguentou o "pé de anjo" como ele mesmo fala e agora está com m10 e nunca mais deu problema.
Eu inicialmente até pensei em montar com prisioneiros, mas é difícil saber se estamos comprando com boa qualidade, enquanto que os allen 12.9 são bem fáceis de achar.
Montei também com trava química só que sem a arruela de pressão e acho que vai dar conta dos meus BF's 33. Vamos ver...............
Quanto ao sistema Ensimec, parece ser mais elaborado, só que ainda não encontraram nada que uns pneus maiores e um "pé pesado" não consiga quebrar.

[]'s

guilhermeabreu
26/11/2009, 00:57
GRANDE AMIGO A. LEONI

Acertou qdo falou grande , pois tenho 1.80 que não é muito , MAS COM 113 KG aí sim da pra dizer que é sou grande , só o meu pé pesa 20kg o direito lógico .

Mas vc disse tudo qdo falou NA QUALIDADE DOS PRISIONEIROS que é difícil de saber se são de boa qualidade , acho , digo ACHO que os prisioneiros de 8 mm que comprei que não são originais TOYOTA não foram de boa qualidade , talvez este seja o motivo de terem quebrado todos .

Mas com meu relato , fica mais fácil de vcs já fazerem a coisa certa da primeira vez , sem precisar de refazer como eu fiz .

ABRAÇÃO A TODOS