PDA

Ver Versão Completa : Desconfiando do bom funcionamento do motor da Ranger 2.5



TylerNTL
02/11/2009, 22:48
A aproximadamente 40 dias fiz um servição na Ranger, troca de correia, retentor do volante, retífica da bomba injetora e dos bicos coisa&tal.

Quando recebi a viatura o dono da oficina, ao apresentar o serviço, ressaltou que ela agora estava com o motor paradinho (em marcha lenta o motor só vibrava). Comentei que a marcha lenta estava um pouco mais acelerada e ele me convenceu que aquele era o ajuste ótimo, se desacelerasse ele voltaria a ficar balançando.

Num primeiro momento até pensei de mandar ele desacelerar o motor e deixar ele balançando, mas depois de um tempo me acostumei com o barulho e imaginei que o motor "paradinho" seria melhor para coxins, conexões, mangueiras e etc. Que estariam sujeitos a menos esforços.

Passados esses 40 dias observo que ele não está mais paradinho. Quando está em marcha lenta ele balança com uma amplitude de aproximadamente 0,5 cm. Dúvidas:

Essa oscilação na marcha lenta é normal? Ou seria melhor eu voltar lá para deixar ele parado?

O que gera essa oscilação? Mau funcionamento de algum bico injetor?
Lembro de quando ela "trancou" um bico na estrada e o motor ficou BALANÇANDO (com letras maiúsculas).
Também antes de fazer esse serviço, imediatamente após a primeira partida do dia o motor BALANÇAVA por uns 5 s (como se um bico não funcionasse) mas depois desse tempo ele diminuía o balanço e ficava (de acordo com minha percepção) da mesma fora que está hoje (balançando com uma amplitude de aproximadamente 0,5 cm)

eduardo1968
03/11/2009, 22:21
Thelmo

Não sei se isso servirá de parâmetro, mas minha ranger não balança na lenta, ou seja, não dá pra perceber quando estou dentro da cabine.

Se vc percebe o motor balançar nestas condições, tem algo de anormal aí.

Os bicos foram retificados? Melhor testar os bicos novamente, é barato.

Abs

Eduardo

rafaelfernandez
04/11/2009, 00:40
Ja foi feita a calibragem das valvulas!? Valvulas mal calibradas podem gerar essa trepidação.

[]´s
Rafael

Edintruder
04/11/2009, 09:09
Eu gosto da marcha lenta em torno do 600rpm, mas aí o motor sacode gerando atrito nas mangueiras e conexãoes e castigando os calços e coxins como o Thelmo citou, então a lenta fica por volta dos 850rpm mesmo...
Se a lenta está nessa faixa, é isso aí mesmo, porém se estiver sacudindo nesse regime, então tem algo errado no ponto de injeção, calibragem dos bicos ou ajuste das válvulas.

TarsoDL
04/11/2009, 11:58
Aproveitando o embalo...

na minha S10, quando ligo ela de manha, por uns 5 segundos, me parece que ela funciona com 3 bicos, da uma trepidada mas depois fica normal.

isso é normal ou pode ser um inicio de problema??

abraços

Edintruder
04/11/2009, 15:50
Bico sujo. Com o tempo, a BI começa a sofrer ação de desgaste e solta alguma limalha que acaba indo pro tanque ou para os bicos. Quando tranca em algum bico ele fica trancado e permite voltar ar para o bico, e sim, é bem provável que esteja com 3 bicos até sair o ar desse bico. Uma revisão nos bicos é bem vinda.

TylerNTL
04/11/2009, 19:14
Se a lenta está nessa faixa, é isso aí mesmo, porém se estiver sacudindo nesse regime, então tem algo errado no ponto de injeção, calibragem dos bicos ou ajuste das válvulas.

A minha lenta está a +-850RPM e o "balançado" tem amplitude de aproximadamente 0,5cm.
Este balançado é normal ou ele deveria estar apenas vibrando?

eduardo1968
04/11/2009, 19:30
A minha lenta está a +-850RPM e o "balançado" tem amplitude de aproximadamente 0,5cm.
Este balançado é normal ou ele deveria estar apenas vibrando?

Thelmo

Minha ranger tb está com a lenta à 850 rpm e está normal, não vibra.
Será q não é calço do motor na sua?

Edintruder
04/11/2009, 20:29
Nesse rpm não deveria sacudir não
Volta lá nesse mecânico e reclama. Acredito que o comando de válvulas tenha ficado fora do ponto
Afirma que fosses numa retífica MWM e o mecânico da MWM International disse isso. Daí ele não poderá dizer nada à respeito, pois ele vai se negar a mexer pra conferir pois dá muito trabalho, mas se não fizer isso vai te dar muitas dores de cabeça no futuro...