PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre Band

Luiz1903
02/11/2009, 12:33
Pessoal,é o seguinte:procurei no site da quatro rodas e achei uma reportagem sobre Toyota Baindeirante e vi que sua velocidade máxima é de 104km/h.Sei que quem tem uma,não consegue viajar a essa velocidade tendo em vista que é muito perigoso ultrapassar com uma velocidade tão limitada.A pergunta é:quais são as modificações para conseguir uma relação mais alogada e quais são os resultados?

Valeu!

valeriano
02/11/2009, 12:39
Pessoal,é o seguinte:procurei no site da quatro rodas e achei uma reportagem sobre Toyota Baindeirante e vi que sua velocidade máxima é de 104km/h.Sei que quem tem uma,não consegue viajar a essa velocidade tendo em vista que é muito perigoso ultrapassar com uma velocidade tão limitada.A pergunta é:quais são as modificações para conseguir uma relação mais alogada e quais são os resultados?

Valeu!

Se vc botar pneus maiores, já ganha uma velocidade final maior. Na minha Band com pneus 265/75-R16 eu cheguei a 116km/h sem chegar à velocidade máxima.

Tem a opção de trocar a relação do diferencial, mas eu não gosto muito dessa idéia. Não é qualquer um que mexe em diferencial e pra montar um bicho daquele a chance de dar errado é grande.

onduty
02/11/2009, 12:39
É o seguinte:

Só em trocar os pneus originais 6.50 por 7.00 vc já chega nos 113km/h, se colocar pneus ainda maiores da para chegar nos 120km/h.

Agora partindo para algo mais em conta, muda a relação dos diferenciais para 11x35 no motor aspirado ou 12x35 com o motor turbinado...aí sim, vai passar dos 140km/h.

PS: Dê uma pesquisada aqui no forum q vc encontra um topico a respeito da sua duvida...

Valeu

elmestizo
02/11/2009, 13:23
Tem a opção de trocar a relação do diferencial, mas eu não gosto muito dessa idéia. Não é qualquer um que mexe em diferencial e pra montar um bicho daquele a chance de dar errado é grande.

valeriano,

Não é tão dificil assim trocar um diferencial, mas tb não é qquer mané que faz

abrasss

gbalero_URU
02/11/2009, 19:31
Hola, Band, longa, caja de 4ª motor 314 neumáticos 33" , viaja fácil a 100 / 110 km/h y máxima controlada por gps 133 km/h, ademas no parece gran cosa esa velocidad máxima en el momento de pasar otro carro pero tiene la ventaja de que los alcanza con rapidez tiene buena retomada y eso si es importante.
Todo es cuestión de costumbre pero luego de sacarle los ruidos internos les aseguro que un bandeirante largo viajando a 100 de promedio es un lujo, se disfruta de manejarlo y con la cautela necesaria no presenta problemas de estabilidad.
Gerardo

Torezan
02/11/2009, 22:23
Olá amigos,
Há algum tempo discutimos isso aqui no fórum e chegamos à seguinte conclusão:
Cada Bandeirante tem suas configurações (motor, caixa, diferenciais, pneus, motorista) e mais do que isso, existem diferenças dos marcadores mais antigos para os mais novos, mas uma coisa é certa, a grande maioria das Bandeirante alcança com facilidade os 100 km/h.

A minha por exemplo, com 4 marchas, motor OM364 (MB 710), pneus Scorpion A/T 245/70 R16 e diferenciais originais, chega facilmente aos 100 e já consegui chegar aos 120 km horários. Não acredito que passe muito disto, mas nunca tentei mais.

Espero ter ajudado.
Abraços,

hercilio.neto
02/11/2009, 22:37
Um(a) Bandeirante pode atingir velocidades muito altas... É só alongar, turbinar, colocar pneus grandes, achar um trecho longo em declive, acelerar e... rezar!
Cada carro tem suas características, e decorrem daí as finalidades de seu uso. O(a) Toyota Bandeirante nasceu pra outras coisas.

HERCILIO NETO

Santa Bárbara
03/11/2009, 01:36
Um(a) Bandeirante pode atingir velocidades muito altas... É só alongar, turbinar, colocar pneus grandes, achar um trecho longo em declive, acelerar e... rezar!
Cada carro tem suas características, e decorrem daí as finalidades de seu uso. O(a) Toyota Bandeirante nasceu pra outras coisas.
HERCILIO NETO
É por aí :concordo:.
Cada um no seu quadrado :mrgreen:...
No da Band não existe preocupação com velocidade final :discordo:. O negócio é chegar e voltar com segurança :dance:. Se rodar acima de 3.000rpm esses MB terão a vida útil reduzida (ele e muitos outros) :roll:.

JFPagani
04/11/2009, 17:54

Valeu!

Caro Quote,
Conforme colocado pelo Santa Barbara, a Toyota Bandeirante é um veículo que tem o seu projeto direcionado ao trabalho pesado e portanto alta velocidade final não é o seu objetivo, podemos fazer todas as modificações, mas sempre teremos nas mão um veículo de trabalho pesado e como tal devem ser respeitadas as suas limitações de segurança (estabilidade, freios).
É uma questão de escolher o veículo certo para o uso correto.

Abraço,
JFPagani.

marcvale
04/11/2009, 18:27
É isso mesmo e não tem mistério!!!
Como se percebe, o Toyota Bandeirante é um utilitário e como tal, tem os seus componentes mecânicos e geometria dimensionados para os "trabalhos mais pesados", como se refere o nosso amigo JFPagani. Desse modo, deixemos a volúpia da velocidade para os Ferrari e outros esportivos.
Um abraço.

Caro Quote,
Conforme colocado pelo Santa Barbara, a Toyota Bandeirante é um veículo que tem o seu projeto direcionado ao trabalho pesado e portanto alta velocidade final não é o seu objetivo, podemos fazer todas as modificações, mas sempre teremos nas mão um veículo de trabalho pesado e como tal devem ser respeitadas as suas limitações de segurança (estabilidade, freios).
É uma questão de escolher o veículo certo para o uso correto.

Abraço,
JFPagani.

André CO
04/11/2009, 21:42
É como diz um adesivo de Band:
" Voce chega mais rapido mas eu vou mais longe!"
Mesmo assim ainda sou a favor de turbo+alongamento (no meu caso) pra pegar 120 com folga, sem judiar do motor...
Abs

Ismael Reghin Filho
07/09/2010, 15:28
Vi uma Band aqui na minha cidade (Londrina-PR), que o cara colocou um motor 6 cilindros, turbo diesel, acho que é o motor da Silverado. Já imaginaram se anda pouco?
Em tempo, câmbio de 5 marchas.
O cara da oficinas me disse que ele tem fazenda em Goiás e que gosta de uma tocada forte.
Eu também. Mas preferi deixar minha Band com seu motor OM314. Coloco uma turbina e um intercooler e ela já fica boa de estrada, cidade e trilha!!! Afinal, ela é da TOYOTA e não CHEVROLET, hahaha.....

Sil
07/09/2010, 15:44
É isso mesmo e não tem mistério!!!
Como se percebe, o Toyota Bandeirante é um utilitário e como tal, tem os seus componentes mecânicos e geometria dimensionados para os "trabalhos mais pesados", como se refere o nosso amigo JFPagani. Desse modo, deixemos a volúpia da velocidade para os Ferrari e outros esportivos.
Um abraço.

Pessoal,
Estou fezendo revisão em minha Band 76 Curta, tô colocando freio a disco (diant+traz), para ficar melhor, ela tem o motor 608, que também está sendo adaptado hidrovácuo atraves do alternador da sprinter, e tom ei ~a decisão de colocar um pneu 235 ato 16, pois ela veio com pneu 700, só tô achando estranho o freio de mão, mas vou andar com um toquinho ,rsrsrs, está sendo divertido tudo isto pra mim. Depois vou pensar em trocar o câmbio , mas é segunda fase, rsrsrsr.
Acredito que tem que gostar, curtir, velocidade é bom , mas o gostoso está mesmo em sentir o carro.
Abs

feitosac
07/09/2010, 16:02
Quer conforto ? velocidade ? Abs ? Air Bag ? compra uma SW4.
Mas Band é Band , é paixão, É OUTRO CARRO, pra outra finalidade.
Tá doendo ter que vender a minha.
Abraços.

bandlouco
07/09/2010, 18:23
ja cheguei de final as 160 km/h numa descida , mas a final dela numa reta e de 130 km/h esquelando.Numa Band 5 marchas e 14b , pneus 31". Mas q e perigoso é mto,num freia não :mrgreen:

Dimasi
07/09/2010, 18:37
Pessoal,
Estou fezendo revisão em minha Band 76 Curta, tô colocando freio a disco (diant+traz), para ficar melhor, ela tem o motor 608, que também está sendo adaptado hidrovácuo atraves do alternador da sprinter, e tom ei ~a decisão de colocar um pneu 235 ato 16, pois ela veio com pneu 700, só tô achando estranho o freio de mão, mas vou andar com um toquinho ,rsrsrs, está sendo divertido tudo isto pra mim. Depois vou pensar em trocar o câmbio , mas é segunda fase, rsrsrsr.
Acredito que tem que gostar, curtir, velocidade é bom , mas o gostoso está mesmo em sentir o carro.
Abs

Olá Silvana, seja bem vinda ;-)
o problema do freio de mão, tem solução ( rimou ! ). É só instalar um a disco que fica 100%. A minha que já é com motor 14b e câmbio 5m, chega aos 120 no GPS ou mais de 130 no velocímetro, mas a vel. boa de cruzeiro é entre 100/110, o motor trabalha folgado e convenhamos, é uma boa média para uma band. Pretendo turbinar para ter mais segurança nas ultrapassagens.

Abs.

Dimasi
07/09/2010, 18:50
É como diz um adesivo de Band:
" Voce chega mais rapido mas eu vou mais longe!"
Mesmo assim ainda sou a favor de turbo+alongamento (no meu caso) pra pegar 120 com folga, sem judiar do motor...
Abs

Gostei do adesivo :mrgreen:
Outro dia meu filho mais novo perguntou se eu tivesse que escolher entre meus dois carros ( band e new civic ), qual eu escolheria ? Diante da resposta ele espantando ainda indagou; porquê ? A band me leva a qq lugar que o civic vai, mas o civic não me leva aos lugares que a band vai.

fabioband4x4
07/09/2010, 19:06
Quer conforto ? velocidade ? Abs ? Air Bag ? compra uma SW4.
Mas Band é Band , é paixão, É OUTRO CARRO, pra outra finalidade.
Tá doendo ter que vender a minha.
Abraços.

Tbm acho, ou um corola ...vejo algumas pessoas que querem fazer médias altíssimas em Band e jeep willys , não foram desenvolvidos para tal...compraram o jipe errado!!!

Sem falar que hoje em dia temos várias opções no mercado.

Tem forista querendo viajar entre 100 e 120 km/h em willys com motor BF 161 e cambio 3 marchas...quer mais o quê??? :parede:

[]´s

bandlouco
09/09/2010, 12:49
esses dai beiram o suicidio :mrgreen: , tem louco pra tudo.

Toyo
09/09/2010, 13:27
Velocidade de cruzeiro da minha Band é 100 Km/h no velocímetro...real, no GPS, 90 km/h...velocidade ideal para aproveitar o passeio.

Abç.

Ptrucci
11/09/2010, 21:57
Caro amigo se oque procura é 4x4 veloz, não vai achar num band, tente um HiluxSW.
Band, é dura, antiquada,com aerodinamica de caixa de sapato,pesada,barulhenta... chega se não, não cabe tanto elogio, mas a minha band só troco por outra band, não quero outro carro 4x4, só quem sabe quando a minha coluna não aguentar o feiche de molas duro, e o nervo siatico não deixar eu subir nela, até lá não quero outro.
Ps. Quando quero correr, uso o carro da minha mulher.
Brincadeira á parte;
Um grande abraço e tira da cabeça que band pode ser veloz.

bandlouco
11/09/2010, 23:11
ja vi e andei em Toyota q tem capacidade pra dar coro em Troller, meu irmão, é um loucura :twisted:, q é perigoso é , mas q é uma "adrenalinda" não deixa de ser ....

r.moreira
23/09/2010, 12:51
Caros,

aproveitando que também sou novato no mundo das Band e estou "aprendendo" a usar a minha Band, queria utilizar o tema do tópico e perguntar se alguem tem noção de qual é a melhor rotação para andar na cidade e na estrada, para se obter a melhor relação custo x benefício numa Band?

tenho uma Band 91, motor MB709, e tenho conta-giros... como é meu único veículo eu a utilizo quase que diariamente, e ando normalmente entre 90km/h e 100km/h marcados no velocímetro original (o que dá uma defasagem para mais, eu acho), mas a esta velocidade o conta-giros já está entre 2000 e 2500rpm (sendo que acima disto já é a área vermelha dele).

meu consumo tem sido insistententemente 10km/litro de diesel (varia um pouco se pego mais ou menos congestionamento).

e nas três "viagens" que fiz até agora, ao tentar "esticar" a bandida ate uns 120km/k mais ou menos, eu enguiçei por problemas de abastecimento de diesel ou tive alguma peça que se rompeu pela vibração do motor (como a buzina, por exemplo).

será então que a relação ideal (custo x benefício para cidade/estrada) seria algo entre 90/100km e 2000/2500rpm? ou tem algo errado com a minha Band?

outra coisa é que sinto uma diferença grande de torque entre a 2a. e a 3a marcha, as vezes me parece que falta uma marcha ali no meio para andar no transito da cidade...

alguem já teve estes problemas?

Ismael Reghin Filho
23/09/2010, 19:32
A minha está com conta-giros original dela e ela marca no velocímetro, 120km/h, com 2000 giros. O amarelo começa nos 2800 giros e o vermelho nos 3000 giros.
O seu, provávelmente não é original, a não ser que tenha diferença devido ao ano de fabricação. A minha é 87. Caso queira ver a imagem do conta-giros, entra no tópico ->Frota 4x4 Brasil ->Band Mafiosa.
Já ouvi alguma coisa sobre a pessoa ligar o conta-giros no lugar errado e ele marcar de maneira errada. Verifique.

A minha está com problemas de vibração também, entre 80-100 km/h. Fiz balanceamento e melhorou, mas não ficou 100%. Vou balancear de novo, mas naquelas máquinas que fazem balanceamento em caminhões, ou seja, com a roda no lugar, porque assim balanceia todo o conjunto, roda, pneu, sistema de freio, etc...

moreira, quantas marchas tem o câmbio da sua toyota? A minha por ser 4 marchas, tem uma deficiência entre a 2ª e a 3ª, porque (1ª e 2ª, feitas para trabalho pesado) x (3ª e 4ª, feitas para estrada). Se for o seu caso está explicado. Se a sua Band já veio com motor de 5 marchas, aí vai precisar alguém que tenha para lhe explicar melhor.

Alex-RJ
24/09/2010, 09:09
creio que um ótima velocidade de estrada seja 100 e 110 km, da pra andar bem, e curtir a viagem.

Amadeus_band
25/09/2010, 12:16
Ismael, sua Band tem a relação do diferencial "alongada"? Pois a minha, pra chegar a 120km/h, tenho que esgoelar a quase 3000 rpm. Você já mediu com GPS?

R.moreria, estranho, esse contagiros seu, o meu, original, em 2800 rpm fica no amarelo e nos 3000 rpm fica no vermelho, até os 3500. Mas a comparação velocidade/gira da sua Band está normal! O que você pode fazer para andar a 100, 110 km/h, sem ter que forçar muito o motor é alongar a relação, no mercado tem a 11x35 e a 12x35, aqui no fórum há relatos do uso delas!

Em tempo, eu costumo viajar entre 90 e 110 km/h também, mas pretendo alongar o dif para diminuir os giro nestas velocidades.

Guiga Tostes
25/09/2010, 15:52
Em tempo, eu costumo viajar entre 90 e 110 km/h também, mas pretendo alongar o dif para diminuir os giro nestas velocidades.

Minhas 12:35 estarão disponíveis em breve...qualquer coisa é só avisar:concordo:

Abrs

Ismael Reghin Filho
25/09/2010, 23:22
Amadeus, hoje viajei.
Eu não medi com gps não, mas dá para ter uma idéia, quando voce começa a andar junto, ou deixar os outros veículos para trás.
Hoje fotografei o velocímetro e o conta giros dela, conforme foto em anexo.

MITROTO
26/09/2010, 14:09
Ismael:

A sua Band esta com cambio de de 4 ou 5 marchas?
E a relação do diferencail qual é?
Procuro um jeito de conseguir com minha Band esse mesmo desempenho que vc tem nas estradas.

Grato
Guilherme

Amadeus_band
26/09/2010, 15:06
Ismal, se sua Band está com a mecânica toda original, acho que tem alguma coisa marcando errado aí. :pensativo:

Sua Band é 4 marchas não é?
Qual a velocidade máxima?
Qual o giro máximo?

Ismael Reghin Filho
26/09/2010, 20:25
Amadeus, eu já experimentei ela até 125km, acho que marcou 2.200rpm, aproximadamente.
Mas eu senti que se tiver mais descida, hehehe, vai mais um pouco.
Acrdito que deve pegar uns 130-135, com 2.500-2.800rpm.
Vou testar na próxima vez que for na estrada.
Ela é 4 marchas.
Mitroto, eu não sei qual é a relação dela.
Quando foi reformada, os diferenciais foram revisados, mas ainda são os originais dela.´
Quando puder, vou dar uma olhada e depois falo pra voces.

Guiga Tostes
26/09/2010, 20:54
Amadeus, eu já experimentei ela até 125km, acho que marcou 2.200rpm, aproximadamente.
Mas eu senti que se tiver mais descida, hehehe, vai mais um pouco.
Acrdito que deve pegar uns 130-135, com 2.500-2.800rpm.
Vou testar na próxima vez que for na estrada.
Ela é 4 marchas.
Mitroto, eu não sei qual é a relação dela.
Quando foi reformada, os diferenciais foram revisados, mas ainda são os originais dela.´
Quando puder, vou dar uma olhada e depois falo pra voces.

Fala Ismael!

Os dados realmente estão curiosos, pois em sendo a Band 4 marchas, motor Mercedes, relação de diferencial original(10:37) e com as medidas dos teus pneus o correto(pelos calculos) seria estar a 120km/h a 2963rpm em 4a. marcha.

Para andar a 120km/h com 2200rpm a relação numa Band 4m e motor Mercedes deveria ser 12:35 e pneus com no minimo 33" de diametro.:pensativo:

Tente medir a velocidade com um GPS pois pode ser que a aferição do conta giros não esteja precisa.:concordo:

O seu alternador é original?

Abrs

Ismael Reghin Filho
26/09/2010, 22:20
Pelo que me lembro o alternador dela nunca foi trocado, apenas revisado.
O velocímetro é novo, mas é como falei aí pra trás, se não estava com a velocidade que disse, não estaria deixando as pessoas para trás.
Acredito que a velocidade deve ser aproximada, 10 pra lá, 10 pra cá.
O que pode estar errado é o conta-giros.
Lembrei, na marcha lenta ele tá marcando 400-500rpm.
Acho que devia marcar mais, uns 700-800rpm, não é ?
Se for assim, ele tá defasado em 300 giros.

Ismael Reghin Filho
26/09/2010, 22:23
A mensagem tinha sumido e digitai de novo, daí ficou em dobro, então editei e to apagando.

Fe_jipeiro
27/09/2010, 09:33
Olá Ismael,

Vou no caminho do Amadeus e do Guiga... e te aviso ... algo está errado ! Ou aferição do odometro, ou do conta-giros ... A minha band está com 12x35 e pneus 35" All terrain, ou seja, bem elastica e roda a +/- 1800 rpm a uma velocidade de 100km/h e 2000 rpm a 120 km/h marcados no GPS e no Totem ...

Abs,

Ismael Reghin Filho
27/09/2010, 10:26
Blza. Vou procurar conferir e assim que tiver uma resposta, volto a informar.

r.moreira
27/09/2010, 10:44
Caros,

não os respondi antes porque estive em "teste" com a Band neste fim de semana... rodei uns 400km aprox. (em estrafa asfalatda) com ela e me mantive sempre na velocidade de cruzeiro entre 100 e 110km/h.

realmente acho que meu conta-giros não é original, mas me enganei quanto a marcação e conferi que a parte amarela começa em torno de 2800 e a vermelha a partir dos 3000rpm indo a 3500rpm mesmo...

Ismael, minha Band é 4 marchas sim (motor 709 - acredito eu que sem modificações), e nesta viagem agora vi que quando chego a 110km/h os giros estão em torno dos 2500rpm (+ ou -)... mas se eu forçar muito mais que isso (até uns 120 ou 130km/h), parece que o carro vai se desmontar de tanta vibração e barulho... e em ponto morto, tento manter o motor (utilizando aquela regulagem de dentro do carro) em 900 giros.

Mas no caso das trocas de marcha, sinto diferença de força tanto na troca da 3a para a 4a, quanto da 2a para a 3a (pelo que sei, somente a 3 e a 4 é que são sincornizadas, certo?)... as vezes estou numa velocidade que é baixa para a quarta e alta para a terceira, ou alta para a terceira e baixa para a segunda...

não sei se eu ainda não acostumei... eu adquiri este carro há uns 6 meses aprox. e é o meu primeiro 4x4... como pretendo fazer uma viagem grande no fim do ano, vou tentar fazer o balanceamento que vc mencionou...

O que você pode fazer para andar a 100, 110 km/h, sem ter que forçar muito o motor é alongar a relação, no mercado tem a 11x35 e a 12x35, aqui no fórum há relatos do uso delas!

Amadeus, ainda não conheço muito sobre mecânica em geral e não sei o que seria "alongar a relação"... é uma peça que tenho que trocar ou uma regulagem que tenho que fazer?!

e isso é muito complicado? não tenho pretenções de fazer muitas inovações na Band, pretendo apenas deixar ela mais confortável, dentro das possibilidades que a configuração original dela permite.

obrigado pela ajuda pessoal.

ps.: quanto ao enguiço, meu mecanico deu mesmo um jeito... era um entupimento na mangueira de combustivel (antes de chegar no "copinho") que segundo ele é "natural" de alguns tanques de plástico ou proveniente de combustíveis de qualidade duvidosa...

Acurvelo
27/09/2010, 17:12
Caros,

não os respondi antes porque estive em "teste" com a Band neste fim de semana... rodei uns 400km aprox. (em estrafa asfalatda) com ela e me mantive sempre na velocidade de cruzeiro entre 100 e 110km/h.

realmente acho que meu conta-giros não é original, mas me enganei quanto a marcação e conferi que a parte amarela começa em torno de 2800 e a vermelha a partir dos 3000rpm indo a 3500rpm mesmo...

Ismael, minha Band é 4 marchas sim (motor 709 - acredito eu que sem modificações), e nesta viagem agora vi que quando chego a 110km/h os giros estão em torno dos 2500rpm (+ ou -)... mas se eu forçar muito mais que isso (até uns 120 ou 130km/h), parece que o carro vai se desmontar de tanta vibração e barulho... e em ponto morto, tento manter o motor (utilizando aquela regulagem de dentro do carro) em 900 giros.

Mas no caso das trocas de marcha, sinto diferença de força tanto na troca da 3a para a 4a, quanto da 2a para a 3a (pelo que sei, somente a 3 e a 4 é que são sincornizadas, certo?)... as vezes estou numa velocidade que é baixa para a quarta e alta para a terceira, ou alta para a terceira e baixa para a segunda...

não sei se eu ainda não acostumei... eu adquiri este carro há uns 6 meses aprox. e é o meu primeiro 4x4... como pretendo fazer uma viagem grande no fim do ano, vou tentar fazer o balanceamento que vc mencionou...

Amadeus, ainda não conheço muito sobre mecânica em geral e não sei o que seria "alongar a relação"... é uma peça que tenho que trocar ou uma regulagem que tenho que fazer?!

e isso é muito complicado? não tenho pretenções de fazer muitas inovações na Band, pretendo apenas deixar ela mais confortável, dentro das possibilidades que a configuração original dela permite.

obrigado pela ajuda pessoal.

ps.: quanto ao enguiço, meu mecanico deu mesmo um jeito... era um entupimento na mangueira de combustivel (antes de chegar no "copinho") que segundo ele é "natural" de alguns tanques de plástico ou proveniente de combustíveis de qualidade duvidosa...
R.Moreira,

Amigo, relação que eles se referem são as engrenagens que transferem a rotação da caixa de marchas para as rodas, estão dentro do Diferencial. Custam em média R$ 2.500,00.

Vou tentar te ajudar: Existem alguns tipos de carro que tem suas caracteristicas bem fortes, no caso da Bandeirante eu tenho certeza que a resistencia é uma delas. Porem devido a sua rusticidade a velocidade não é uma de suas peculiaridades.
Pense o seguinte, ela não tem aerodinamica, caixa de marchas longa, sistema direcional justinho, freios tão eficientes, nem tampouco um motor de altas rotações para que possa se reverter em velocidade. Eu tenho certeza que a pesar das lendas que vejo por aqui, sinceramente a velocidade ideal pro seu carro com 04 marchas será em torno de 80km/hr, pro meu com 5 marchas 95km/hr, passando disto voce irá imprimir uma rotação alem do indicado para grandes deslocamentos (Mais de 03 horas de viagem) causando uma deteriorização mais rapida de seu motor, "Acredito não ser esta sua intenção". Portanto sejamos sinceros, ande a 80/90km/hr que eu acredito que voce irá ter mais tempo com seu carro. "Não veja muito a velocidade, veja a rotação." Caso necessite por instantes de picos de até no maximo 2.500rpm, o que passar disto, voce estará esmerilhando seu carro. Eu pelo menos ando normalmente a 1.600rpm 80km/hr, sinto segurança e vou e volto sempre. Tem uma frase que ainda vou colocar no meu carro: Podi inté dimorá mas vorto!!!
Cara, acredito que velocidade não é pra quem gosta do carro e sim pra quem quer chegar logo. Bandeirante não é pra dirigir é pra curtir. Ande a 80/90km/hr que voce irá gastar menos e durar mais, notar mais os detalhes do lugar onde anda...

Quanto ao conforto acredito que um bom banco poderá te ajudar, molas novas, carro com direção justinha, comandos leves..... Conforto tambem não é o forte da Bandeirante.

Espero ter ajudado voce e que não me leve a mal pois apenas quis te ajudar pois tenho Bandeirante a 10 anos e tenho como experiencia de 25 anos dirigindo de tudo e com certeza não tem nada melhor que a paciencia.

Boa sorte, espero te-lo ajudado.

Fe_jipeiro
27/09/2010, 17:22
Opa Andre Curvelo ...

Excelente resposta ao nosso amigo, mas somente como informação, não devemos comparar o giro do 364 com o do 364 LA. Este último tem giro final menor. Portanto no seu caso, o ideal seria alongar os difs para 12x35, igual a config do nosso amigo Chico Bicalho. Somente com 5M no seu caso fica curto demais pro seu motor... Ao meu ver é como se fosse uma band com cambio 4M.

Abs,

Acurvelo
27/09/2010, 17:34
Opa Andre Curvelo ...

Excelente resposta ao nosso amigo, mas somente como informação, não devemos comparar o giro do 364 com o do 364 LA. Este último tem giro final menor. Portanto no seu caso, o ideal seria alongar os difs para 12x35, igual a config do nosso amigo Chico Bicalho. Somente com 5M no seu caso fica curto demais pro seu motor... Ao meu ver é como se fosse uma band com cambio 4M.

Abs,
Amigo Felippe,

A relação 12 x 35 voce acha melhor pra mim? Ou pro R. Moreira? Eu penso em alongar mas ando tão pouco, de minha casa pra roça são 70km chego rapidinho, Tambem penso em alongar e perder nas subidas. Velocidade se notou acima nào é muito meu forte, gosto de ouvir os bicos batendo, vento no rosto....

É TUDO DE BÃO!!!

Abs,

Fe_jipeiro
27/09/2010, 17:51
Opa André,

Sem dúvida nenhuma !! Seu motor não falta potência, vc andaria com giro mais baixo e teria maior economia. E qdo precisasse pegar uma estrada com mais folga, ficaria tranquilo.

Abs....

Amadeus_band
28/09/2010, 00:26
Quanto a velocidade x giro da Mafiosa, eu tenho uma idéia:
Como é uma Band CD, o pneu que está sendo utilizado (245x70x16) tem uma dimensão menor que o original, com isso o velocímetro marca acima do real, e o contagiros, que não é o original, está marcando bem para menos.
Ismael, o contagiros é willtec? Pois ouví falar que a qualidade da marca é bem ruim!

Amadeus_band
28/09/2010, 00:37
r.moreira, é como foi explicado pelo Acurvelo!
As engrenagens são a coroa e o pinhão, a relação entre elas (contada pelos dentes) é o que "conta", sendo que para Band temos: 9x37 (picapes com motor 14B), 10x37 (a que vem de fabrica nas Bands jipe e longo e picapes com motor MB) e as alongadas são 11x35 e 12x35!
Na foto você vê a foto do diferencial do amigo Guiga aberto, a engrenagem maior é a coroa, as "pequenas" são da caixa satelite, o pinhão fica "atrás".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=104966&d=1198476212

Procure utilizar a ferramenta de pesquisa, aqui no fórum temos relatos do uso da relação 11x35 e 12x35!

r.moreira
28/09/2010, 12:57
Amadeus, André e demais toyteiros,

obrigado pela "aula" de mecânica... rsrs... acho que consegui entender um pouco sim.... reduzindo bastante a definição, acho que seria quase uma comparação com as marchas (coroa e pinhão) de uma bicicleta (relação de tamanho e engrenagem x força e velocidade)... me corrijam se falei uma besteira tremenda!

tenho realmente andado na casa dos 90km pra cima e pra baixo, e tenho aproveitado bastante os momentos à frente do volante... nos dois primeiros meses que estive com a Band, quem me via dentro do carro devia me achar maluco, pois eu só andava sorrindo!!!

acho até que a questão colocada de alongar a relação pode ser interessante, se realmente trouxer economia de combustivel e maior conforto para trabalhar com velocidades perto da casa dos 100km/h (velocidade ideal para uma estrada bem pavimentada), mas realmente não penso em andar muito rápido mesmo não... concordo contigo André, o lance realmente é curtir a paisagem e chegar, sempre!

meu projeto para a Band é o de deixar ela ideal para fazer expedições e viagens longas que não precisam necessariamente passar por trilhas ou "estradas" de terra... mas que podem até incluí-las (como o caso da Estrada Real)... sendo, portanto, o conforto e segurança os itens aos quais pretendo dar maior atenção (nessa história o consumo também aparece como algo interessante!).

mas obrigado pelas dicas e podem deixar que vou estudar mais sobre essa questão da relação sim... quem sabe não coloco este "upgrade" nos planos futuros!?

abraços.

Acurvelo
28/09/2010, 21:56
Amigo R. Moreira,

Passando por Macaé da um alô, tem lugares bem legais por aqui.

Abs,

André

Acurvelo
28/09/2010, 21:58
Opa André,

Sem dúvida nenhuma !! Seu motor não falta potência, vc andaria com giro mais baixo e teria maior economia. E qdo precisasse pegar uma estrada com mais folga, ficaria tranquilo.

Abs....
Fe,

Valeu a dica e vou pensar no assunto pro futuro, a reforma que fiz este ano balançou um pouco as contas.

Abs,

r.moreira
30/09/2010, 12:13
Valeu André,

quando estiver por aí te aviso!

um abraço,

Rubens Moreira.

Ismael Reghin Filho
30/09/2010, 19:51
Amadeus, concordo que deve ter uma diferença por causa dos pneus.
Vou ver se faço medição com GPS amanhã (vou viajar MS), depois relato.
O conta-giros dela é original. Veio com ela desde nova.
Só o relógio de horas que estragou e eu coloquei o horímetro no lugar dele.

MITROTO
02/10/2010, 13:14
Minha Band:

Motor OM 314-S, câmbio 4 marchas, pneu 235/75 r15, relação dif. original.
Para o meu uso, diario - onde pego muitos trechos curtos de rodovia, é muito reduzido.

guilhermeabreu
03/10/2010, 00:36
Minha Band:

Motor OM 314-S, câmbio 4 marchas, pneu 235/75 r15, relação dif. original.
Para o meu uso, diario - onde pego muitos trechos curtos de rodovia, é muito reduzido.

CARO MITROTO

Sua BAND debve sera mais economica que já até hoje , ELA ANDA SEM COMBUSTÍVEL , o marcador esta marcando vazio , rrsrsrsrsrsrsrsrsrs .

Brincadeira amigo , mas para melhorar ísto e a beleza tb , é só colocar pneus 31" que já ajuda bastante e não precisa de mexer em nada .

ABRAÇO

Amadeus_band
03/10/2010, 17:59
A minha anda igual a do MITROTO, inclusive meu contagiros é identico, original.

MITROTO
03/10/2010, 19:41
CARO MITROTO

Sua BAND debve sera mais economica que já até hoje , ELA ANDA SEM COMBUSTÍVEL , o marcador esta marcando vazio , rrsrsrsrsrsrsrsrsrs .

Brincadeira amigo , mas para melhorar ísto e a beleza tb , é só colocar pneus 31" que já ajuda bastante e não precisa de mexer em nada .

ABRAÇO

Pois é... nada mais economico do que andar sem diesel...
Na verdade já tem um tempo que o ponteiro de combustivel parou de funcionar, em breve eu arrumo. O ponteiro de pressão do óleo subiu até o 10 e enroscou por lá, e, aparentemente não há nada de errado com o óleo.
Eu tinha na Band pneus 33/12,5 r15, mas, na minha opinião, a Band fica mais "durona" (em função das medidas do pneu e dos ajustes de suspenção para caber os pneus). Resolvi colocar os 235/75 r15, e ai, achei que ficou pequeno demais. Acho que os 31/10,5 r15 são de fato a melhor pedida.

Mas, se repararem, pra andar por volta dos 90 km/h a minha Band está quse no limite de rotação (e dessa maneira o barulho e a vibração são intensas).

Abraço
Mitroto

tonhaocanastra
04/11/2010, 16:46
sem querer contrariar vc mas o meu jeep willys viaja a 100km/h tranquilo , mas que isso ate marcar mas vc percebe q o bichinho fica meio instavel a 100 sem problema nenhum,,,faco isso sempre,,,,e o meu e o motor original 6cc 3 marchas...

cristiano
04/11/2010, 17:44
Minhas 12:35 estarão disponíveis em breve...qualquer coisa é só avisar:concordo:

Abrs

Opa! Ninguém bota a mão, senha nº 1.... :mrgreen: :mrgreen:

Mas não tem pressa, estou juntando as latinhas para te pagar até lá... :pipoca:

Abração

Guiga Tostes
04/11/2010, 18:12
Opa! Ninguém bota a mão, senha nº 1.... :mrgreen: :mrgreen:

Mas não tem pressa, estou juntando as latinhas para te pagar até lá... :pipoca:

Abração

Tranquilo, tranquilo!

Acredito que à partir de 15/11 estarão desmontadas e voltamos a falar!:concordo:

lukas daneu
08/11/2013, 09:08
estava pesquisando e encontrei este topico!

Minha bandeirante não esta passando dos 100km por hora ( motor 364s). lembrando que ela ficou parada por 2 anos, antes disto ela chegava a 140km (forçando) com relações originais. o veiculo não perdeu força, porem a velocidade final vai ate 100km h.
quando peguei o carro o mecanico disse que tinha trocado oleo do motor e filtros( tudo mentira), rodei uns 500km com tudo velho de 2 anos parado, depois que troquei tudo direito.
A fumaça esta normal
ja aconteceu isso com alguem aqui do forum ( interrogação)

quem puder ajudar

fabiano r
08/11/2013, 10:01
estava pesquisando e encontrei este topico!

Minha bandeirante não esta passando dos 100km por hora ( motor 364s). lembrando que ela ficou parada por 2 anos, antes disto ela chegava a 140km (forçando) com relações originais. o veiculo não perdeu força, porem a velocidade final vai ate 100km h.
quando peguei o carro o mecanico disse que tinha trocado oleo do motor e filtros( tudo mentira), rodei uns 500km com tudo velho de 2 anos parado, depois que troquei tudo direito.
A fumaça esta normal
ja aconteceu isso com alguem aqui do forum ( interrogação)

quem puder ajudar

Bom dia Lukas!

Ficou 2 anos parada cara depois andou sem trocar óleo e filtro pode ter danificado as camisas ou o anel do pistão e não está dando compressão, também pode ser os bicos estejam entupidos caso não tenha feito a limpeza, pode ser também a bomba. Enfim 2 anos parada tem um monte de coisa que tem que revisar antes de rodar.

Se não fez uma limpeza e regulagem dos bicos recomendo que seja a primeira coisa até porque é o mais barato. Com certeza daqui a pouco aparece o pessoal mais entendido e lhe ajuda.

Abraço!

lukas daneu
08/11/2013, 12:49
Bom dia Lukas!

Ficou 2 anos parada cara depois andou sem trocar óleo e filtro pode ter danificado as camisas ou o anel do pistão e não está dando compressão, também pode ser os bicos estejam entupidos caso não tenha feito a limpeza, pode ser também a bomba. Enfim 2 anos parada tem um monte de coisa que tem que revisar antes de rodar.

Se não fez uma limpeza e regulagem dos bicos recomendo que seja a primeira coisa até porque é o mais barato. Com certeza daqui a pouco aparece o pessoal mais entendido e lhe ajuda.

Abraço!

poderia ter estragado alguma coisa do motor e a potencia continuar a mesma

o que eu senti diferença foi na velocidade final com o curso todo do acelerador ele atinge rapidamente os 100km porem pisando todo não passa dos 100km h

agradeço desde ja e quem puder da sugestões bem vindo

Sergioporto
08/11/2013, 13:03
poderia ter estragado alguma coisa do motor e a potencia continuar a mesma

o que eu senti diferença foi na velocidade final com o curso todo do acelerador ele atinge rapidamente os 100km porem pisando todo não passa dos 100km h

agradeço desde ja e quem puder da sugestões bem vindo
Filtro de ar entupido
Filtros de diesel entupidos
Curso do acelerador sem ir até o final.
Restriçao do tanque até os filtros
Diesel velho

lukas daneu
08/11/2013, 13:14
Filtro de ar entupido------- troquei e revisei o sistema, o snorkel esta puxando normal
Filtros de diesel entupidos----- foi trocado tambem
Curso do acelerador sem ir até o final-----. isso não foi olhado
Restriçao do tanque até os filtros-------- isso não foi revisado
Diesel velho--- fiz a limpeza do tanque

O que eu senti tambem foi que quando estou em baixa e sem acelerar muito ele da umas falhadas.. o que pode ser

obrigado

fabiano r
08/11/2013, 13:40
[QUOTE=Sergioporto;2037590]Filtro de ar entupido------- troquei e revisei o sistema, o snorkel esta puxando normal
Filtros de diesel entupidos----- foi trocado tambem
Curso do acelerador sem ir até o final-----. isso não foi olhado
Restriçao do tanque até os filtros-------- isso não foi revisado
Diesel velho[/QUOT--- fiz a limpeza do tanque

O que eu senti tambem foi que quando estou em baixa e sem acelerar muito ele da umas falhadas.. o que pode ser

obrigado

Lukas o Sérgio fez a lista... se falha pode ser ar na bomba ou restrição de Diesel pode que a mangueira esteja rachada e dai puxa ar pode q esteja entupida ou amaçada em algum ponto.

Começa pelo mais simples.

junior888
08/11/2013, 14:21
Filtro de ar entupido
Filtros de diesel entupidos
Curso do acelerador sem ir até o final.
Restriçao do tanque até os filtros
Diesel velho
Como posso conferir se o acelerador está indo até o final? estou desconfiado que o da minha band não está dando todo o curso...

Sergioporto
08/11/2013, 14:46
Pede para alguem pisar no acelerador até o fundo (SEM FUNCIONAR) ,vai lá na bomba injetora ,voce verá o varao do acelerador ,ai tenta empurrar ele para o sentido da frente do carro .Se for um pouco é necessario regular!Teu acelerador é com cabo ou vareta ?Se for vareta sugiro trocar para cabo pois nao ficará dando "trancos " na aceleraçao quando passar num buraco pois motor e carroceria contorcem.
Estamos ai,daqui à pouco aparece mais um para dar dica .

Sergioporto
08/11/2013, 14:50
Pode ser mangueira recessecada entre tanque e bombinha de sucçao .Se é motor MB mais velho bombinha é perto da bomba injetora,se for 364 é perto dos filtros .Seria bom substituir a de retorno e a que leva óleo do tanque até bombinha.Pode ser entrada de ar.

junior888
08/11/2013, 17:31
Pede para alguem pisar no acelerador até o fundo (SEM FUNCIONAR) ,vai lá na bomba injetora ,voce verá o varao do acelerador ,ai tenta empurrar ele para o sentido da frente do carro .Se for um pouco é necessario regular!Teu acelerador é com cabo ou vareta ?Se for vareta sugiro trocar para cabo pois nao ficará dando "trancos " na aceleraçao quando passar num buraco pois motor e carroceria contorcem.
Sabe que não sei se é cabo ou vareta :oops:... vou conferir e qualquer coisa posto aqui...

fabiano r
08/11/2013, 19:48
Lukas estava aqui pensando vc falou q tem giro só q não passa dos 90km/h certa vez minha band deu problema no disco de embreagem as vezes a turbina disparava a rotação do motor estrapolava mas não andava, será q na tua band não está patinando o disco? (detalhe a minha não catingava nada apenas subia a rotação e não andava) tenta engatar uma terceira e segurar no freio dai tenta fazer andar para ver se nao patina o disco ou tentar uma arrancada rápida dai vc ve se ela acelera e demora embalar.

lukas daneu
08/11/2013, 22:19
Lukas estava aqui pensando vc falou q tem giro só q não passa dos 90km/h certa vez minha band deu problema no disco de embreagem as vezes a turbina disparava a rotação do motor estrapolava mas não andava, será q na tua band não está patinando o disco? (detalhe a minha não catingava nada apenas subia a rotação e não andava) tenta engatar uma terceira e segurar no freio dai tenta fazer andar para ver se nao patina o disco ou tentar uma arrancada rápida dai vc ve se ela acelera e demora embalar.

Fabiano meu rei.....

Isso não pode acontecer pq a minha embreagem foi trocada e rodou pouco....

O motor dava muita entrada de ar pelo fato do tanque que era antigo e tinha muita sujeira. pelo que o pessoal comentou poderia ser bico sujo.
ela passa de 90km h, o problema é que quando eu pisava fundo no acelerador ela batia 140km h, depois que ela ficou parada e voltou a rodar pisando fundo ela bate 100km h. e não passa disto. eu queria saber oq poderia ter acontecido.
Né que vou andar a esta velocidade, pq eu sempre ando com 80 a 90km h, só queria tirar esta dúvida.

agradeço

fabiano r
08/11/2013, 22:33
Já mandou revisar os bicos??

lukas daneu
09/11/2013, 06:31
Já mandou revisar os bicos??

Nunca foi feito nada nos bicos.....
será que é coisa simples ou algo que só um bombista para fazer ( interrogação)

valeu pela ajuda

fabiano r
09/11/2013, 09:53
Nunca foi feito nada nos bicos.....
será que é coisa simples ou algo que só um bombista para fazer ( interrogação)

valeu pela ajuda

Lukas a maioria das mecânicas aqui fazem o serviço de limpeza e regulagem de bicos, mas eu acho melhor ver com um bombista aqui uma limpeza e regulagem de bico pelo bombista saiu por R$ 150,00.

hercilio.neto
09/11/2013, 10:29
O problema parece ser na alimentação. Dá uma checada nos filtros.
Quando a restrição é severa, chega até a falhar e morrer o motor. O tanque é de plástico? Se for de aço, pode estar enferrujado.
Experimenta rodar um tempo com aditivo no diesel, tipo Max Diesel da Bardhal.

lukas daneu
09/11/2013, 13:39

hoje fiz este teste e observei que o curso do pedal vai todo, porem na haste do motor empurrando coma mão vai mais ainda, por esse motivo creio eu que não conseguia passar dos 100km por h
valeu pela dica.
assim que puder vou mandar arrumar....

lukas daneu
09/11/2013, 14:42
O problema parece ser na alimentação. Dá uma checada nos filtros.
Quando a restrição é severa, chega até a falhar e morrer o motor. O tanque é de plástico? Se for de aço, pode estar enferrujado.
Experimenta rodar um tempo com aditivo no diesel, tipo Max Diesel da Bardhal.

O tanque eu coloquei de plastico,que por sinal toda vez que vai abastecer tem que ser devagar , pois ele cospe!!!
Este aditivo serve nestes motores antigos ( interrogação)
sobre o filtro do diesel, é olhar pra ver se ele estaria sujo....eu troquei tudo recentemente
obrigado pela ajuda

hercilio.neto
10/11/2013, 16:19
Este aditivo serve nestes motores antigos ( interrogação)

Serve sim, a função do Max Diesel é justamente tirar borras dos bicos injetores e limpar os dutos, além de eliminar agua no diesel.
Já o Power Diesel, aumenta a octanagem do diesel e dá um gás ao motor.

lukas daneu
18/11/2013, 17:55
Serve sim, a função do Max Diesel é justamente tirar borras dos bicos injetores e limpar os dutos, além de eliminar agua no diesel.
Já o Power Diesel, aumenta a octanagem do diesel e dá um gás ao motor.

Hercilio, vou usar o max diesel até achar que a limpeza foi feita? ou não pode ser constante o uso?

valeu

hercilio.neto
18/11/2013, 23:46
Hercilio, vou usar o max diesel até achar que a limpeza foi feita? ou não pode ser constante o uso?

valeu
Pode usar direto, mas eu uso algumas vezes.
O tanque do meu jipe é de 63 litros, então uso em 3 tanques seguidos (1/3 do frasco por tanque) e depois fico um tempo sem usar.

diego vieira
25/11/2013, 22:16
pessoal boa noite

eu tenho uma band 89 , a carcaça do diferencial dianteiro racho ,mais precisamente naquela bola nas estremidade perto da manga de eixo ,nao estou conseguindo achar outra carcaça ,,,a duvida é a seguinte ,a parte onde racho pode ser soldada ?

t+

Ismael Reghin Filho
25/01/2014, 02:16
Se entendi bem, vc esta se referindo ao que chamam de munhão.
Uma espécie de bola ôca.
Dentro dela é que vão as peças que acionam a tração, através da roda livre.
Existe esta peça (munhão) pra comprar e vc pode mandar cortar a peça que estragou (corte é feito no final da carcaça) e soldar uma nova no lugar.
Mas tem que ser com pessoa caprichosa (torneiro) e que saiba fazer o serviço, para não ficar desalinhado.