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Ver Versão Completa : Painel "meia bomba"



thgteixeira
02/11/2009, 06:06
Camaradas;

Li alguns relatos referentes ao problema pesquisando aqui no fórum, o meu relato, é o seguinte:

Estava trafegando normalmente com o meu soviético, quando sem nenhum motivo aparente, meio painel simplesmente pifou, apagou, deixou de funcionar: Conta-giros, marcador de combustível (só funcionava o instrumento [ui], pois a bóia já foi pro vinagre há tempos), marcador de pressão do óleo, e as luzes indicativas do freio de estacionamento, bateria, além da luz de seta - e do próprio relê de seta!

No relato que li, em um tranco o problema foi resolvido, no meu, nada feito!

Caso de auto-elétrico, ou alguém tem alguma solução interessante que não seja "tocar" fogo em tudo?

Abraços a todos!

Girti
02/11/2009, 14:01
Camaradas;

Li alguns relatos referentes ao problema pesquisando aqui no fórum, o meu relato, é o seguinte:

Estava trafegando normalmente com o meu soviético, quando sem nenhum motivo aparente, meio painel simplesmente pifou, apagou, deixou de funcionar: Conta-giros, marcador de combustível (só funcionava o instrumento [ui], pois a bóia já foi pro vinagre há tempos), marcador de pressão do óleo, e as luzes indicativas do freio de estacionamento, bateria, além da luz de seta - e do próprio relê de seta!

No relato que li, em um tranco o problema foi resolvido, no meu, nada feito!

Caso de auto-elétrico, ou alguém tem alguma solução interessante que não seja "tocar" fogo em tudo?

Abraços a todos!

Você vai ter que fazer um exame, pode ser problema de fusível (*), pode ser de mau contato...

(*) neste caso há duas opções: problemas com a caixa de fusíveis ou problemas com algum(ns) fusível(is). Tente descobrir, através do seu manual, se as luzes e instrumentos afetados estão conectados no mesmo fusível. Se este for o caso, pode ser que algum fusível tenha ido para as calendas, ou esteja mal encaixado.

Gustavo Niva
02/11/2009, 15:00
Caso de auto-elétrico, ou alguém tem alguma solução interessante que não seja "tocar" fogo em tudo?Calma camarada... carro antigo é assim mesmo, sempre vai aparecer um detalhe ou outro, mas aposto que é bobagem isso aí...

Uns tempos atrás tive problema parecido e era apenas um aterramento atrás do painel de instrumentos (na parede corta-fogo) que tinha afrouxado... limpei, apertei, e agora tá tudo funcionando novamente... e a iluminação melhorou :dance:

Com um multimetro ou até lampada, tu vai testando e encontra...

[]s

thgteixeira
02/11/2009, 15:20
Vou testar, mas vou pegar um dia em que eu esteja mais paciente... Ontem desmontei o painel, e a fiação tá tão mal feita, que até me desanimou. Acho que é caso de levar no auto elétrico e mandar refazer vários chicotes. Existem algumas pontes absurdamente mal feitas na fiação, fios perdidos, etc.

É Chato pegar o carro quando alguém quer deixá-lo só o bagaço...

Valeu tchurma!

Peter
02/11/2009, 16:59
Vou testar, mas vou pegar um dia em que eu esteja mais paciente... Ontem desmontei o painel, e a fiação tá tão mal feita, que até me desanimou. Acho que é caso de levar no auto elétrico e mandar refazer vários chicotes. Existem algumas pontes absurdamente mal feitas na fiação, fios perdidos, etc.

É Chato pegar o carro quando alguém quer deixá-lo só o bagaço...

Valeu tchurma!

Com paciencia vamos chegar aonde queremos

Gustavo Niva
02/11/2009, 22:55
Ontem desmontei o painel, e a fiação tá tão mal feita, que até me desanimou. Acho que é caso de levar no auto elétrico e mandar refazer vários chicotes. Existem algumas pontes absurdamente mal feitas na fiação, fios perdidos, etc.Se tá ruim assim talvez seja melhor levar pra refazer direito mesmo... pra não esquentar mais a cabaça com isso... até porque, pelo que você fala, parece que vai incomodar denovo... :parede:

[]s

VKASP
02/11/2009, 23:02
Com paciencia vamos chegar aonde queremos

Peter, ainda na batalha? Força! :palmas:

thgteixeira
03/11/2009, 01:49
Com certeza Peter, com paciência e serenidade! Dá gosto de ver essa fiação toda bem feitinha, chegarei lá também, afinal, não pretendo me desfazer do danado tão cedo, pelo contrário.

Gustavo, eu realmente vou refazer alguns chicotes, estão em petição de miséria! Muitas emendas, emendas ruins, o camarada não se dignou nem a usar uma fita isolante de boa qualidade, usou daquelas que parecem fita crepe de fralda de bebê... Um terror! Se eu der um jeito, vai dar problema de novo com certeza!

Aliás, o meu medo é que tenha sido algum tipo de curto que tenha queimado vários instrumentos, hoje dei mais uma verificada, e vi que outros instrumentos não estão funcionando... O Carro está beirando uma pane elétrica. Comprei um jogo de fusíveis novos, vou colocar todos em ordem, e se não for isso, vai passar um tempinho no auto-elétrico.

Amanhã vou dar um pulo no encontro do ginásio poliesportivo aqui de S.Bernardo, fica a uns 5 minutos da minha casa, vou ver se consigo trocar experiências com os colegas (ui). O Russo tá todo encardido, fui até Engenheiro Marsilac com ele hoje, e ainda reboquei um Audi atolado (o que um cara vai fazer com um Audi A3 naquela estrada, e com a família, eu realmente não sei)

Girti
03/11/2009, 10:14
Com certeza Peter, com paciência e serenidade! Dá gosto de ver essa fiação toda bem feitinha, chegarei lá também, afinal, não pretendo me desfazer do danado tão cedo, pelo contrário.

Gustavo, eu realmente vou refazer alguns chicotes, estão em petição de miséria! Muitas emendas, emendas ruins, o camarada não se dignou nem a usar uma fita isolante de boa qualidade, usou daquelas que parecem fita crepe de fralda de bebê... Um terror! Se eu der um jeito, vai dar problema de novo com certeza!

Aliás, o meu medo é que tenha sido algum tipo de curto que tenha queimado vários instrumentos, hoje dei mais uma verificada, e vi que outros instrumentos não estão funcionando... O Carro está beirando uma pane elétrica. Comprei um jogo de fusíveis novos, vou colocar todos em ordem, e se não for isso, vai passar um tempinho no auto-elétrico.

Amanhã vou dar um pulo no encontro do ginásio poliesportivo aqui de S.Bernardo, fica a uns 5 minutos da minha casa, vou ver se consigo trocar experiências com os colegas (ui). O Russo tá todo encardido, fui até Engenheiro Marsilac com ele hoje, e ainda reboquei um Audi atolado (o que um cara vai fazer com um Audi A3 naquela estrada, e com a família, eu realmente não sei)

Eu devo ir ao Poliesportivo hoje, quem sabe nos encontramos por lá!

MRaizer
03/11/2009, 11:00
Sujestão, tem um engate junto ao motor do limpador de parabrisas que faz a derivação da energia inclusive para o painel. Basicamente uma caixinha de plástico com 4 fios abóbora ou amarelos (depende da idade) Veja se o contato está bom. Outro ponto bom para dar mal-contato é junto à ignição.
Abraços! e sorte... Para vc e para mim, pois eu tmb terei de rever uma ligação no meu (e não confio em nenhum autoelétrico)

Peter
03/11/2009, 11:48
Peter, ainda na batalha? Força! :palmas:

Estou tentando terminar até o fim do ano.....Quem sabe um presente de natal:dance::dance:

thgteixeira
13/11/2009, 18:17
Camaradas;

Resolvi mandar o auto-elétrico ás favas! Disse que eu ficaria muito tempo sem o carro, e ficou cheio de nhé-nhé-nhém. Decisão: Comprei fio de boa qualidade, cintas hellerman, conectores e afins e eu mesmo refiz vários chicotes que estavam em petição de miséria.

Também aproveitei a dica do Gil e troquei todos os fusíveis.

Resultado: Tudo funcionando corretamente, agora só falta a buzina e o ventilador. Quero ligar a buzina no centro do volante original, só preciso saber como. Já desmontei ele, mas pelo que vi, os fios passam pelo próprio centro, e está bem difícil tirar a porca do volante! Como não sei se é necessária a retirada dela, nem fiz muito esforço.

Sobre o ventilador, quem sabe neste próximo final de semana...

Também troquei todas as lâmpadas das lanternas traseiras e iluminação de placa. Estavam velhas e opacas.

Já deu outro visual pro carro, aliás, alguns fazem substituições nas lâmpadas dos instrumentos do painel, pessoalmente, cheguei a conclusão de que apenas trocando por lâmpadas novas, a coisa fica bem melhor.

Se alguém tiver uma dica sobre a buzina no centro do volante, agradeço.

:concordo: Valeu pessoal!

Girti
13/11/2009, 19:03
Camaradas;

Resolvi mandar o auto-elétrico ás favas! Disse que eu ficaria muito tempo sem o carro, e ficou cheio de nhé-nhé-nhém. Decisão: Comprei fio de boa qualidade, cintas hellerman, conectores e afins e eu mesmo refiz vários chicotes que estavam em petição de miséria.

Também aproveitei a dica do Gil e troquei todos os fusíveis.

Resultado: Tudo funcionando corretamente, agora só falta a buzina e o ventilador. Quero ligar a buzina no centro do volante original, só preciso saber como. Já desmontei ele, mas pelo que vi, os fios passam pelo próprio centro, e está bem difícil tirar a porca do volante! Como não sei se é necessária a retirada dela, nem fiz muito esforço.

Sobre o ventilador, quem sabe neste próximo final de semana...

Também troquei todas as lâmpadas das lanternas traseiras e iluminação de placa. Estavam velhas e opacas.

Já deu outro visual pro carro, aliás, alguns fazem substituições nas lâmpadas dos instrumentos do painel, pessoalmente, cheguei a conclusão de que apenas trocando por lâmpadas novas, a coisa fica bem melhor.

Se alguém tiver uma dica sobre a buzina no centro do volante, agradeço.

:concordo: Valeu pessoal!

Thiago, se o seu volante for o "Formuling" que equipava o Pantanal, posso lhe dar uma boa dica!

thgteixeira
13/11/2009, 19:04
Thiago, se o seu volante for o "Formuling" que equipava o Pantanal, posso lhe dar uma boa dica!

Não é o Formuling não Gil, é o volante fino original do 91, o "bumerangue soviético". :mrgreen:

Girti
13/11/2009, 19:31
Não é o Formuling não Gil, é o volante fino original do 91, o "bumerangue soviético". :mrgreen:

Este não deveria ser muito difícil de recuperar... Aonde está o problema, os fios originais foram desligados?

thgteixeira
13/11/2009, 19:41
Este não deveria ser muito difícil de recuperar... Aonde está o problema, os fios originais foram desligados?


Exatamente! Os fios originais foram desligados e transferidos pra um botão que fica embaixo do relógio de pressão do óleo. Não sei dizer o motivo. Só sei que a posição da buzina é péssima, eu tentei religar, mas a buzina disparou, não sei se por falta de terra.

A Buzina está lá, os fios também, só falta conseguir religar tudo... :parede:

Girti
13/11/2009, 21:09
Exatamente! Os fios originais foram desligados e transferidos pra um botão que fica embaixo do relógio de pressão do óleo. Não sei dizer o motivo. Só sei que a posição da buzina é péssima, eu tentei religar, mas a buzina disparou, não sei se por falta de terra.

A Buzina está lá, os fios também, só falta conseguir religar tudo... :parede:

Não deve ser um bicho-de-sete-cabeças, talvez só um pouco de conhecimento e de paciência resolva! Boa sorte!

MRaizer
13/11/2009, 22:53
A buzina funciona justamente ao "se fornecer aterramento" quando se liga o interruptor no centro do volante. Assim sendo, de forma geral, fica a seguinte sequência de ligações:
polo positivo da bateria, buzina(s), interruptor (volante), terra (o próprio eixo do volante). Quanto ao fusível, nunca sei em que pedaço está... rs

Edintruder
14/11/2009, 00:00
O "fuzíl" fica entre o positivo que chega do relé e a buzina. O sistema deve funcionar com relé. O que ocorre é o positivo da ignição vai pro relé e o negativo do relé é aterrado no cubo do volante. O que pode estar correndo é algum curto no fio original e o relé é imantado pois o aterramento está no meio do caminho. Descobre qual é o relé ou se está direto. Pode partir seguindo o fio a partir do relé. Identifica o fio que vai até o volante e segue até esse relé. Vais encontrar o defeito aí. Tem casos que o relé dá problema e o pessoal faz um quebra-galho-pra-sempre de ligar direto a buzina no botão, sem fuzível inclusive... Isso é bom pra botar fogo no carro.
Por isso não gosto de parte elétrica. achar fio entupido dá trabalho!!!