PDA

Ver Versão Completa : A Maldição do Ventilador do Niva

thgteixeira
02/11/2009, 06:01
Mais uma vez, usei a pesquisa, e não encontrei nada relacionada a este, que segundo relatos, é um dos maiores defeitos de nossos amigos Russos ou Soviéticos. (o meu se ofende quando o chamam de russo, ele ainda não compreendeu o fim da cortina de ferro)

Dando (ui) um breve relato sobre o meu veículo:

Está muito bonito por fora, lataria muito boa, motor em bom estado, mas um verdadeiro pandemônio por dentro. Tudo despencando, rachado, sujo, meia-boca. O Carro foi usado até o osso mesmo por alguém sem o mínimo de carinho ou compaixão pelo bichinho.

Com uma breve revisada, descobri que a chave que liga o ventilador, estava desligada, os fios estão presos na chave pelos terminais, no entanto, a outra ponta está dependurada.

Pensando em solucionar este problema, ou ao menos conferir "in loco", tentei alcançar o ventilador soltando o console de rádio. Quando achei o bloco do ventilador, vi que ele estava caindo, pendendo para o lado, e quando o pressionei para a sua posição original, ouvi um barulho de algo estalando - resultado: tirei uma sacola de supermercado (tipo carrefourto ou extra) cheia de folhas de árvores secas. A Parte superior virou uma verdadeira composteira, só faltou a terra para as minhocas aparecerem e transformarem tudo aquilo em um belo humus.

Depois de retirar todas as folhas, nada de encontrar as ligações dos fios,e mais um problema: na base do console de rádio, onde deveria estar aquela tampa que adorna as alavancas de redução, bloqueio e câmbio (o meu, não tem), existem duas saídas de ar. Ar quente, creio eu. Segundo o manual do próprio-otário, em português (possuo e é a minha leitura de banheiro favorita) deveria existir uma alavanca que controla as saídas de ar quente na lateral do console de rádio - não encontrei. E entre o ventilador e estas saídas, não existe absolutamente nada. Isso está correto?

Gostaria de ter este detalhe funcionando no carro, incomoda ver um botão no painel, apertá-lo, e nada, sem função!

Existem adaptações bem sucedidas para substituir os criticados ventiladores originais?

Abraços a todos!

Girti
02/11/2009, 13:57
Mais uma vez, usei a pesquisa, e não encontrei nada relacionada a este, que segundo relatos, é um dos maiores defeitos de nossos amigos Russos ou Soviéticos. (o meu se ofende quando o chamam de russo, ele ainda não compreendeu o fim da cortina de ferro)

Dando (ui) um breve relato sobre o meu veículo:

Está muito bonito por fora, lataria muito boa, motor em bom estado, mas um verdadeiro pandemônio por dentro. Tudo despencando, rachado, sujo, meia-boca. O Carro foi usado até o osso mesmo por alguém sem o mínimo de carinho ou compaixão pelo bichinho.

Com uma breve revisada, descobri que a chave que liga o ventilador, estava desligada, os fios estão presos na chave pelos terminais, no entanto, a outra ponta está dependurada.

Pensando em solucionar este problema, ou ao menos conferir "in loco", tentei alcançar o ventilador soltando o console de rádio. Quando achei o bloco do ventilador, vi que ele estava caindo, pendendo para o lado, e quando o pressionei para a sua posição original, ouvi um barulho de algo estalando - resultado: tirei uma sacola de supermercado (tipo carrefourto ou extra) cheia de folhas de árvores secas. A Parte superior virou uma verdadeira composteira, só faltou a terra para as minhocas aparecerem e transformarem tudo aquilo em um belo humus.

Depois de retirar todas as folhas, nada de encontrar as ligações dos fios,e mais um problema: na base do console de rádio, onde deveria estar aquela tampa que adorna as alavancas de redução, bloqueio e câmbio (o meu, não tem), existem duas saídas de ar. Ar quente, creio eu. Segundo o manual do próprio-otário, em português (possuo e é a minha leitura de banheiro favorita) deveria existir uma alavanca que controla as saídas de ar quente na lateral do console de rádio - não encontrei. E entre o ventilador e estas saídas, não existe absolutamente nada. Isso está correto?

Gostaria de ter este detalhe funcionando no carro, incomoda ver um botão no painel, apertá-lo, e nada, sem função!

Existem adaptações bem sucedidas para substituir os criticados ventiladores originais?

Abraços a todos!

Thiago, acho que, no seu caso, o mais fácil é você examinar como é o sistema original de ventilação, bastando para isto você entrar em um Niva cujo sistema de ventilação esteja montado (ou seja, a maioria). A partir daí, você poderá fazer um balanço do que falta no seu, e providenciar para que o sistema volte a funcionar. Para isto, posso dar duas sugestões:

- visitar uma oficina especializada Lada;

- ir a um dos pontos de encontros de veículos 4x4. Para você, o mais fácil é o encontro das terças-feiras, no Poliesportivo de SBC.

Quanto às adaptações, eu nunca vi nenhuma, o máximo que já vi foi a instalação de um daqueles ventiladores de painel, com se vê com freqüência em alguns táxis e caminhões.

P.S.: a idéia da composteira foi ótima! :lol: :lol: :lol:

MRaizer
03/11/2009, 09:26
Eu cheguei a bolar uma caixa de ar para instalar ar-condicionado embutido inspirada pela caixinha que o Fugêncio tinha feito com partes de uma "gela-saco". Só que nunca cheguei a produzir, não tenho a menor paciência com fibra-de-vidro. Alguém se habilita? Mando o desenho por email.

Edintruder
03/11/2009, 10:11
Por favor, nunca põe um turbo clima ou nada parecido no teto!!!

Mas realmente, esse não é a melhor hora pra planejar um AC?
Põe um sistema qualquer pois normalmente o sistema puxa o ar direto de tras do porta luvas com um ventilador externo passando o ar por dentro de uma caixa com um sistema de refrigeração. se conseguires essa caixa com o ventilador e o radiador, depois só precisará do resto das peças que são mais fáceis de colocar.

MRaizer
03/11/2009, 14:38
Se o teu carro for um que vi a foto noutro tópico (painel removido, saidas de ar e forro à mostra) me pareceu que a caixa do ventilador está no lugar. Masss... vais ter de desmontar tudo, limpar e remontar sem aquele monte de folhas. E mesmo assim, lembre-se que é uma ventilação feita mais para aquecimento que refrigeração do habitáculo. Ou seja, o melhor fluxo de ar vai para os pés...
Infernoooo!!:parede:

Gustavo Niva
03/11/2009, 15:25
Por favor, nunca põe um turbo clima ou nada parecido no teto!!!Vishhhhh... e eu que sempre achei que aquilo era um sanitário químico... :parede: :mrgreen:
Põe um sistema qualquer pois normalmente o sistema puxa o ar direto de tras do porta luvas com um ventilador externo passando o ar por dentro de uma caixa com um sistema de refrigeração. se conseguires essa caixa com o ventilador e o radiador, depois só precisará do resto das peças que são mais fáceis de colocar.Uns tempos atrás tinha um cara no mercado livre que fazia caixa evaporadora sob medida... caras, mas pra quem pensa em AC deve valer a pena já preparar o sistema, ou pelo menos deixar o espaço... eu pretendia melhorar a ventilação ali, removendo o radiador de ar quente e aproveitando melhor aquele espaço com mais ventoinhas e saídas...

Eu cheguei a bolar uma caixa de ar para instalar ar-condicionado embutido inspirada pela caixinha que o Fugêncio tinha feito com partes de uma "gela-saco". Só que nunca cheguei a produzir, não tenho a menor paciência com fibra-de-vidro. Alguém se habilita? Mando o desenho por email.Curto muito fibra de vidro... recentemente reforcei os acabamentos internos, mas morando em apartamento, aquele cheiro da resina, e depois lixar e passar 3 dias me coçando... tô fora :mrgreen: Porque não poe o desenho aqui mesmo? Fiquei curioso, e estando acessível... vai que alguém se anima...

[]s

[]s

MRaizer
03/11/2009, 15:54
Preciso primeiro colocar a rede lá de casa para funfar. Na pior das hipóteses, no fim-de-semana. Se bem que dá para fazer um rascunho e enviar pelo outro computador hoje à noite!
Vou ver se faço isso, se não se incomodarem com a falta de cotas em um rascunho à lapis.

MRaizer
04/11/2009, 11:31
Senhores e senhoras, eis aqui o pior rascunho que já fiz de alguma tralha. Não deu para usar o scaner pq eu tava bebemorando ontem a saida de um amigo dos quadros da Caixa. em sua homenagem (hic) o arquivo tmb se chama... caixa.
Ah, em tempo, evaporador é aquele radiadorzinho que vai "dentro" do painel e que refrigera o ar. Motor é o motor do ventilador original do Niva (que deve ter sua hélice substituida por outra, de passo invertido. Questões de aerodinâmica) e cinta é um "U" de alumínio com largura igual à altura dos encaixes dos grampos que fecham a caixa original.
Está sem nenhuma cota, está ma porcaria, mas já dá para ter uma idéia.
Ah, sim, existia um desenho melhor... aliás, existe. Só que está num pen-drive dentro de um casaco pendurado dentro do armário de uma casa (que não é minha) em Minas Gerais!!:parede::parede::parede:
Divirtam-se com a bagaça:

thgteixeira
04/11/2009, 11:46
Se o teu carro for um que vi a foto noutro tópico (painel removido, saidas de ar e forro à mostra) me pareceu que a caixa do ventilador está no lugar. Masss... vais ter de desmontar tudo, limpar e remontar sem aquele monte de folhas. E mesmo assim, lembre-se que é uma ventilação feita mais para aquecimento que refrigeração do habitáculo. Ou seja, o melhor fluxo de ar vai para os pés...

A Foto não era do meu Niva não... Eu sei que o mecanismo não prima pela eficiência, ainda mais em um clima tropical, mas a questão é deixar funcionando, inteiro, e não pela metade como já está quase todo o carro.

Vou desmontar e dar uma olhada.

Peter
04/11/2009, 13:43

Acho que voce se refere a foto que eu postei

thgteixeira
04/11/2009, 14:03

Põe um sistema qualquer pois normalmente o sistema puxa o ar direto de tras do porta luvas com um ventilador externo passando o ar por dentro de uma caixa com um sistema de refrigeração. se conseguires essa caixa com o ventilador e o radiador, depois só precisará do resto das peças que são mais fáceis de colocar.

Pode ser que sim Ed, só não faço a menor idéia de como o sitema pode ser executado. Se for embutido no painel, eu até topo. Se alguém quiser fazer uma parceria para produzir isso em grupo aqui em São Paulo/ABC de forma experimental, eu topo. Sozinho, sem experiência, fica complicado!

Mas a idéia é boa sim!

Mas, e a potência do motor?

MRaizer
04/11/2009, 15:04
Acho que voce se refere a foto que eu postei

Essa mesma Peter... Acho que vou aproveitar e jogar o cérebro fora que esse tá com defeito.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

MRaizer
04/11/2009, 15:12
A Foto não era do meu Niva não... Eu sei que o mecanismo não prima pela eficiência, ainda mais em um clima tropical, mas a questão é deixar funcionando, inteiro, e não pela metade como já está quase todo o carro.

Vou desmontar e dar uma olhada.

O interessante é que outro dia eu estava vendo a lista de componentes de alguma revenda russa e descobri que era para ter uma bandeja dentro da minha ventilação que, obviamente, falta na minha.
Com esta bandeja acredito que a eficiência da ventilação melhore em muito, embora ainda fique faltando o ar-condicionado. Acho que vou modelar uma aqui em casa, de chapa mesmo, e ver o efeito. De qualquer forma, a caixa.jpg permitiria manter o aquecedor e, acredito, teria maior eficiência para o ar ser desviado para as saidas superiores do painel. Quanto à aquelas para os pés, teria de se providenciar uma tampa basculante na frente da caixa.

thgteixeira
04/11/2009, 15:25
O interessante é que outro dia eu estava vendo a lista de componentes de alguma revenda russa e descobri que era para ter uma bandeja dentro da minha ventilação que, obviamente, falta na minha.
Com esta bandeja acredito que a eficiência da ventilação melhore em muito, embora ainda fique faltando o ar-condicionado. Acho que vou modelar uma aqui em casa, de chapa mesmo, e ver o efeito. De qualquer forma, a caixa.jpg permitiria manter o aquecedor e, acredito, teria maior eficiência para o ar ser desviado para as saidas superiores do painel. Quanto à aquelas para os pés, teria de se providenciar uma tampa basculante na frente da caixa.

Eu consegui entender pouco do desenho, mas se você tiver paciência pra detalhar mais, e eu arrumar uns malucos aqui em Sampa que queiram produzir para testes... Me aventuro também!

Gostei da sua idéia, é praticamente o que eu penso para um sistema de AC, você se preocupou com a característica original do painel, deve ficar legal mesmo!

MRaizer
04/11/2009, 15:38
Ok, vou dar uma melhorada nisso. Vou ter de tirar as medidas novamente, mas como a caixa está fora, acho que fica mais fácil para mim que pedir que outro o faça.
Vou considerar que o espaço para o vaporizador vai ser igual "a o que sobrar", pois já vi que os da família Gol são bem estreitos e não dá mesmo para se prever que diacho de vaporizador vão querer adaptar na caixa.
Alguma hélice de ventilador Arno deve servir. O passo deles é invertido mesmo... Só preciso achar uma que tenha o mesmo diâmetro ou pouco mais que o da original...
Só preciso de saber, e para isso não tenho parâmetro, qual a espessura que a fibra deverá ter para ter resitência suficiente e também não ser uma tralha que demande muitas camadas de manta. Isso porque considero que fazer um molde positivo seja bem mais interessante que um negativo.
Aliás, se houver algum feliz proprietário de uma máquina de vacuum-form, poso desenhar o molde já prevendo a sua utilização tanto com fibra quanto com acetato (que também nescessitaria de saber a espessura).

Edintruder
04/11/2009, 15:53
O melhor ponto pra instalar o ventilador e o evaporador é no próprio buraco da tomada de ar no centro do habitáculo atrás do motor.
Um sistema que faça o ar circular somente dentro do carro é melhor pois faz a captação de ar de trás do painel mesmo e joga o ar frio pra dentro do sistema original mesmo. Não conheço o sistema, mas talvez consiga manter todo o sistema original e fazer apenas algumas adaptações. O ar frio será condicional ao ligar do compressor de ar. Talvez o radiador do ar quente até poderia servir para o ar frio. Se não servir seria só trocar o radiador por um de ar frio.
Instala o compressor, radiador, reservatório de gás e tubulação que o sistema é bem simples.
Se tiver espaço, pode colocar o radiador do ar frio junto do ar quente pois permite o uso do desumidificador. O único ponto que pode dar dor de cabeça é um ponto de coleta de água que jogue pra rua sem molhar o interior do carro.
É algo bem simples.

MRaizer
04/11/2009, 16:22
Ed, minha idéia é justamente esta. Infelizmente o desenho está tão porco que esqueci de demarcar a existência de um furo a ser feito com serra-copo para que se tenha a captação de ar do habitáculo quando com a tomada de ar externa fechada.
Quanto ao dreno, basta incluir um tubinho plástico saindo do ponto mais baixo da caixa e indo, por baixo do tapete direito, até uma das saidas de água do fundo do Niva.
Eu já pensei em aproveitar o espaço do aquecedor para colocar a colméia do ar-condicionado. O problema é que, quando a válvula de captação externa estiver fechada, o ar não passaria pela colmeia... Por isso que mantive o espaço do aquecedor livre e "coloquei" o evaporador na parte da frente.

GARCIA/SP
04/11/2009, 20:35

Climatizador de teto não funciona, ou vc estaria se referindo à uma questão de estética?:pensativo:

[]s

Girti
04/11/2009, 21:09
Climatizador de teto não funciona, ou vc estaria se referindo à uma questão de estética?:pensativo:

[]s

Conheço um niveiro, o Vlamir, que instalou um desse climatizadores, e está satisfeitíssimo. Eu cheguei a entrar no Niva dele, e o bicho funciona mesmo. O único problema é que, por rebaixar o teto, não serve para pessoas mais altas, como eu, por exemplo, a não ser que os bancos ainda sejam os originais (são mais baixos).

thgteixeira
05/11/2009, 01:25
Conheço um niveiro, o Vlamir, que instalou um desse climatizadores, e está satisfeitíssimo. Eu cheguei a entrar no Niva dele, e o bicho funciona mesmo. O único problema é que, por rebaixar o teto, não serve para pessoas mais altas, como eu, por exemplo, a não ser que os bancos ainda sejam os originais (são mais baixos).

Se foi o que vi ontem no Poliesportivo, achei a estética interessante, não fica feio no carro, se parece bastante com aquelas caixas-bagageiras.

A Instalação também ficou ótima, com o reservatório de água atrás do banco traseiro. Acho que o conforto proporcionado compensa, ainda mais no caso dele que viaja bastante e por lugares bem mais quentes.

MRaizer
05/11/2009, 08:52
"Tio Flugêncio", cê não tá a fim de participar da empreitada? Afinal, foi numa idéia tua que me inspirei mesmo...
Abraço!

Girti
05/11/2009, 13:21
Se foi o que vi ontem no Poliesportivo, achei a estética interessante, não fica feio no carro, se parece bastante com aquelas caixas-bagageiras.

A Instalação também ficou ótima, com o reservatório de água atrás do banco traseiro. Acho que o conforto proporcionado compensa, ainda mais no caso dele que viaja bastante e por lugares bem mais quentes.

É este mesmo o Niva do Vlamir, o cara de bigode com quem conversamos.

Pinaudmaster
05/11/2009, 13:41

Eu tenho um *Resfriar* R4 instalado no teto do meu Niva. Isso foi necessário de ser feito, ainda pelo antigo dono, pois para encaixar o motor VW no cofre do motor do Niva foi necessária a remoção da caixa de captação de ar original, deixando o interior sem ventilação forçada alguma e sem praticamente nenhum espaço para colocar um kit de A/C no cofre do motor.

Esse modelo de Climatizador que eu tenho possui o reservatório de água junto ao climatizador, oculto pela tampa. Cumpre bem o papel de ventilar o interior e a visão que se tem de dentro é essa da foto abaixo (4 saídas de ar mais os controles).

ACEITO AJUDA PARA DESENVOLVER UMA FORMA DE COLOCAR UM A/C NO MEU NIVA !!!

Edintruder
05/11/2009, 14:27
Agora, olhando esse bagageiro na volta do turboclima realmente não fica tão feio não.
Nesse caso até ficou legal, porém tá fazendo falta uns faróis de milha no bagageiro pra completar. O ruim ddesse sistema é que não resfria muito, apenas umidifica o ar...

thgteixeira
05/11/2009, 14:55
Eu tenho um *Resfriar* R4 instalado no teto do meu Niva. Isso foi necessário de ser feito, ainda pelo antigo dono, pois para encaixar o motor VW no cofre do motor do Niva foi necessária a remoção da caixa de captação de ar original, deixando o interior sem ventilação forçada alguma e sem praticamente nenhum espaço para colocar um kit de A/C no cofre do motor.

Esse modelo de Climatizador que eu tenho possui o reservatório de água junto ao climatizador, oculto pela tampa. Cumpre bem o papel de ventilar o interior e a visão que se tem de dentro é essa da foto abaixo (4 saídas de ar mais os controles).

Aliás esse teu Niva é MUITO bonito! Essa cor caiu muito bem, muito mesmo! Sobre o climatizador, ele resfria mesmo o ar? Consegue combater bem o calor? Como fica?

MRaizer
06/11/2009, 10:31

Não entendi, o meu tmb tem um motor VW e coube sem sacrificar a entrada de ar original.
O painel do resfriar até é bonitinho. mas eu não teria a tralha no teto... Se já não uso o bagageiro porque dá muito arrasto!

GARCIA/SP
06/11/2009, 11:59
Não entendi, o meu tmb tem um motor VW e coube sem sacrificar a entrada de ar original.
O painel do resfriar até é bonitinho. mas eu não teria a tralha no teto... Se já não uso o bagageiro porque dá muito arrasto!

Raizer,

O Niva, por si só, já é uma "parede" batendo contra o vento! :mrgreen::mrgreen:
Em todo caso, nada que um defletor não resolva...:mrgreen::mrgreen:

Pinaudmaster
06/11/2009, 12:47
Agora, olhando esse bagageiro na volta do turboclima realmente não fica tão feio não.
Nesse caso até ficou legal, porém tá fazendo falta uns faróis de milha no bagageiro pra completar. O ruim ddesse sistema é que não resfria muito, apenas umidifica o ar...

Faróis de milha no bagageiro eu não uso por vários motivos: o primeiro é que é contra a Lei ... ;-)

O Climatizador funciona perfeitamente, sem problema algum. Não há nada de ruim no Sistema, até porque ele não é feito para resfriar absolutamente nada, e sim pra soprar o ar, através de uma bucha de palha úmida, para dentro do veículo. Só isso e mais nada. Quem acha que é algo mais do que isso está enganando a si próprio.

*Climatizador não é ar-condicionado* - a comparação é injusta. É que nem comparar Niva com Land Rover Discovery :parede::parede::parede:.

Meu problema é fazer caber alguma coisa a mais no cofre do do motor do meu Niva, cujo motor VW 1.9 TDI ocupa praticamente todo o espaço disponível (vide anexos).

*Continuo aceitando sugestões de almas caridosas a respeito de instalação de ar-condicionado no meu Niva.*

MRaizer
06/11/2009, 13:32
Po, vou tirar umas fotos do meu motor e vc vai ficar impressionado de como tem espaço... Só que a organização dentro do cofre é totalmente diferente. Só para se ter uma idéia, o filtro de ar fica do lado do carona e... é maior ainda que o teu!
Mas gostei de onde vc pôs o vaso de expansão.
Abraço!

Pinaudmaster
06/11/2009, 17:30
Po, vou tirar umas fotos do meu motor e vc vai ficar impressionado de como tem espaço... Só que a organização dentro do cofre é totalmente diferente. Só para se ter uma idéia, o filtro de ar fica do lado do carona e... é maior ainda que o teu!
Mas gostei de onde vc pôs o vaso de expansão.
Abraço!

Eu não coloquei nada ... eu comprei o Niva com esse motor já adaptado, do jeito que está (aliás, uma excelente adaptação, um serviço meio mirabolante mas excelente).

O que ocupa um espaço danado são o turbo e o intercooler. Se não fossem esses dois dava até pra deixar o estepe no cofre do motor.

Abs.

Peter
06/11/2009, 17:48
Faróis de milha no bagageiro eu não uso por vários motivos: o primeiro é que é contra a Lei ... ;-)

.*

Se não me falha a memoria são permitidos 2 no bagageiro

Edintruder
06/11/2009, 18:07
Xi... a lei não é contra isso não.
Isso tem que pesquisar nas resoluções antigas do contran (anterior à 1997), mas o mais importante é a ligação em conjunto com os faróis altos e fora da trilha devem ser usado com capas ou com os fios desconectados.
Pode colocar quantos quiseres. Inclusive pra trás caso esteja nas condições citadas para os dianteiros.

Peter
06/11/2009, 18:26
Assunto bastante discutido em
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40221&highlight=farois+milha+legisla%E7%E3o

Boa leitura

MRaizer
06/11/2009, 22:06
Tirei umas fotinhas para anunciar o Tumati. Ficaram uma droga de noite... rs. Mas dá pra ver como está a organização do cofre do motor e o suporte do esguicho

Pinaudmaster
07/11/2009, 14:08
Xi... a lei não é contra isso não.
Isso tem que pesquisar nas resoluções antigas do contran (anterior à 1997), mas o mais importante é a ligação em conjunto com os faróis altos e fora da trilha devem ser usado com capas ou com os fios desconectados.
Pode colocar quantos quiseres. Inclusive pra trás caso esteja nas condições citadas para os dianteiros.

Já tive quatro milhas no bagageiro nesse mesmo Niva e na minha opinião possuíam serventia quase nula.
*Iluminavam o capô*
Considerei sua única vantagem REAL servir pra iluminar o motor ou evitar aporrinhação em encontro de Jipeiros, virtuais ou reais ("Poxa, porque você não coloca 4 faróis no bagageiro ? Vai ficar animaaaaaal!").

Ou seja, por motivos meramente estéticos, preferi não os ter.

Os dois milhas do quebra-mato, na altura dos faróis originais (a única forma de tê-los legalizados no DETRAN-RJ, sem ter ter que andar com os mesmos desconectados ou cobertos), juntamente com os faróis do Niva, me atendem plenamente, com a vantagem de que ficam permanentemente conectados. Considero uma aberração ter que andar com faróis extras desconectados ou encapados, exceção de um bom farol para a ré.

Pra mim, o que faz diferença mesmo são os faróis amarelos de neblina de boa wattagem que eu tenho abaixo do parachoque.

My 0,02 cents.

Pinaudmaster
07/11/2009, 14:09
MRAIZER.

Muito legal a disposição do seu motor no cofre. Aparentemente o conjunto completo do seu é menor que o TDI, certo ?

Não pode deixar de reparar que nossos reservatórios de expansão estão em cantos diametralmente opostos entre si :D.

Abraços !

MRaizer
08/11/2009, 12:46
Na verdade, me parece que o conjunto tem O MESMO TAMANHO (sendo que o coletor de admissão do meu é até maior)! A única diferença que se destaca é o intercooler (que eu colocaria entre a grade e o radiador (a turbina está lá para baixo, não me parece interferir em nada). Uma pergunta, o cânister funciona para alguma coisa com o diesel???
Realmente, ficou muito engraçado isso dos vasos de expansão. O seu, aliás, ficou na minha opinião, num ponto melhor que o meu. Só não consegui ver o real motivo de ter se tirado a tomada de ar do habitáculo. Podes tirar uma foto mais direcionada? Abraços!

Pinaudmaster
11/11/2009, 14:09
Na verdade, me parece que o conjunto tem O MESMO TAMANHO (sendo que o coletor de admissão do meu é até maior)! A única diferença que se destaca é o intercooler (que eu colocaria entre a grade e o radiador (a turbina está lá para baixo, não me parece interferir em nada). Uma pergunta, o cânister funciona para alguma coisa com o diesel???
Realmente, ficou muito engraçado isso dos vasos de expansão. O seu, aliás, ficou na minha opinião, num ponto melhor que o meu. Só não consegui ver o real motivo de ter se tirado a tomada de ar do habitáculo. Podes tirar uma foto mais direcionada? Abraços!

Rapaz, se tem um canister ali no meio, nem eu sei aonde ele está e nem o porquê de estar ali ! :oops::oops::oops:
O espaço que a caixa de ar ocupa hoje é ocupado pela parte posterior do motor (tampa do cabeçote, etc.). O porquê mesmo de terem retirado a caixa inteira é um mistério que, para mim, permanecerá sem solução, a não ser que eu encontre o indivíduo que fez a adaptação.
Tiro mais fotos sim, sem problemas. De qual direção específica seria mais interessante que eu as tirasse ?
Abraços !

MRaizer
12/11/2009, 13:01
Rapaz, se tem um canister ali no meio, nem eu sei aonde ele está e nem o porquê de estar ali ! :oops::oops::oops:
O espaço que a caixa de ar ocupa hoje é ocupado pela parte posterior do motor (tampa do cabeçote, etc.). O porquê mesmo de terem retirado a caixa inteira é um mistério que, para mim, permanecerá sem solução, a não ser que eu encontre o indivíduo que fez a adaptação.
Tiro mais fotos sim, sem problemas. De qual direção específica seria mais interessante que eu as tirasse ?
Abraços !

Justamente da parte onde deveria estar a tomada de ar para o habitáculo (embora pareça, aquela tralha toda não é a caixa do ventilador, mas apenas o dreno, a válvula e o acoplamento para a grelha)

thgteixeira
26/07/2010, 23:34
Finalizando o tópico que eu abri:

Meu Niva está SEM a Caixa de Ventilação, por isso encontrei quase uma árvore dentro do meu carro, e por isso elas continuam passando com facilidade para o interior do veículo. Solução: Instalei um elemento filtrante na caixa até comprar uma caixa de ventilação completa usada.

Também é por isso que o meu radiador do ar quente fica solto e pendendo para o lado. O Antigo dono removeu toda a caixa.

Mas, pretendo ter a ventilação forçada e a calefação funcionando em breve.

Como muita gente pesquisa, e como muitas vezes os tópicos terminam em aberto, tá aí a solução. Em tempo: Desisti do ar condicionado, não gostei dos que vi instalados, não gostei da parafernalha necessária, e acho o espaço atrás do painel insuficiente pra se montar um sistema eficiente, caseiro. Talvez exista algo importado, não sei, mas em casa... Não farei. Os que encontrei prontos até agora, são uma arapuca, e para o passageiro! (serra-ossos)

:concordo: