Ver Versão Completa : Mangueira do radiador ficando chupada...
Estou tendo um problema com a mangueira superior do radiador, quando uso o Jeep (CJ-5) mesmo ele nos 80ºc, no final do dia ou no outro dia a mangueira fica chupada, tenho que abrir a tampa do radiador para ela voltar, troquei a mangueira achando que estava velha, mas a nova no primeiro dia de uso fez a mesma coisa,,, dado do motor:
BF 161 todo retificado à 5 meses
Radiador varetado à +/- 6 meses
bomba d'gua novinha
Alguém tem idéia do que pode ser? o motor não ferve, se mantem no maximo 80ºc, tenho ventuinha eletrica.
Obrigado
Caro RBM!
Esse problema que diagnosticou é muito sério!
Pode levar a falência múltipla dos cilindros, com enfraquecimento acentuado da circulação dos fluidos oleosos!
. . .
Brincadeira a parte, você mesmo já relatou o problema.
Na tampa do radiador, existem duas válvulas, uma com uma certa libragem, que varia de motorização (motorização, pois pode haver um veículo com motores diferentes, como a S10, 4.3, 2.2 -gaso e 2.8 die)
Bem, voltando a tampa, a maior pressão, e para a saída do líquido, que quando em alta pressão, abre-se para que não rache as mangueiras.
A menor, é uma tampinha que fica no centro, não tem pressão, mais quanto maior a pressão interna, mais ela tranca.
Porém, quando o motor esfria, a água volta a seu tamanho, e o vazio é preenchido com ar, se a válvula está ruim, a mesma não se abre, causando a contração da mangueira.
Pegue a tampa, e aperte a borracha de vedação com a mão contra a parte superior, sentira que deverá fazer uma certa força para que a mola encolha, essa é a pressão de abertura do "interno" para o "externo".
Com um palito de dente, ou de fósforo, abra uma peça que parece uma tampinha no centro da tampa do radiador, do lado da borracha de vedação, deverá abrir muito fácil; Essa é a abertura de "fora" para "dentro".
Abraços.
Kim.
Kim, obrigado.... estava ficando preocupado....rs, vou ver a tampa do radiador....:mrgreen:
leopoldo
03/11/2009, 00:05
e também veja se o bocal de seu radiador tem dreno e está livre para a passagem da água.
e se essa tampa tem a valvula que o Kim explanou.
Isso aconteceu quando instalei um v8 302 na minha ex-Rural 1959 vermelha chamada de "Comuna" continuamos usando a mangueira superior original do BF161 que encolhia se fechando quando acelerava + forte como quando alguem puxa uma bebida pelo canudo muito rápido e o mesmo encolhe em constrição
A solução foi comprar uma mangueira superior nova acho que do próprio Landau/Maverick ,esta vinha com uma mola espiral interna ao longo da mesma que sustentava as paredes da mangueira evitando delas se contrairem.Acho que acaba o problema ,comigo deu certo.Se não achar nada compativel consiga uma mola espiralada flexivel que se ajuste ao comprimento e diametro interno da mangueira. SDS PEDRO
Boa tarde RBM! No meu Jeep com motor de opala estava acontecendo a mesma coisa com a mangueira inferior do radiador; A solução foi a mesma do MOLOKO+. Uma mola espiral nas mangueiras e acabou o problema. Espero ter ajudado. Um Abraço!!!
Glauco Silva.
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