Ver Versão Completa : Samurai - Jumelos articulados com molas originais
Ola pessoal,
Alguem conhece algum Samuca com molas originais e jumelos articulados? Ou melhor ainda, com SPOA no meio disso tudo?
Sei que os Samuca da JF Racing sao SPOAados com jumelos articulados, mas usam feixes de molas diferentes.
[]s pensando em aumentar o carro para 33" e melhorar o curso...
Rafael_Reis
14/01/2005, 08:35
Como tu bem sabe, to fazendo spoa no samuca do Felipe, entao na minha opiniao é o seguinte:
1-o tipo de mola nao tem muito a ver com isso, se o jumelo for bem feito vai funcionar.
2-se quer fazer um bicho desses vao pro jumelo revolver logo duma vez, ele vai poupar as buchas e pelos relatos q tenho é tao dirigivel quanto o missing link.
3-comece a cogitar a troca dos eixos!
4-eu usaria molas mais fortes... O Bill me sugeriu as da towner na frente e da toyota atras para o Cabrito.
É uma questao de planejamento... os eixos sao fracos para 33" as molas sao fracas para 33" e eixos fortes como os D44.
Boa Sorte!
A minha ideia seria :
Primeiramente comprar os jumelos articulados e colocar, ate para sentir a dirigibilidade.
Depois botar dois D44
Depois uns 33"
Ai então, quem sabe trocar as molas, mas queria fazer por partes, para aproveitar o jipe também fase a fase e também por não ter como gastar tudo isso de uma só vez.
Rafael_Reis
14/01/2005, 08:43
Eu compraria tudo aos poucos e pararia o jipe uma vez so para fazer TODA a mudanca.
Pensa o seguinte:
-se fizer os jumelos para os feixes originais eles nao vao servir nas outras molas depois
-D44 com 31" teu vao livre vai ser péssimo, vai enroscar ate em lombada letronica!
Fazendo a mudanca de uma vez so tu evita desperdicios e faz todos os ajustes uma vez so.
Uma coisa depende e influencia a outra, sacou?
Abracao,
equipeminas4x4
14/01/2005, 10:12
Eu acho que as molas originais do Samuca não duram 1 trilha com ele spoado. Aquela merda já quebra fácil, imagina vc torcendo elas pra todo lado.
Se a mola for muito dura, não adianta nada o revolver, pois os eixos originais não tem peso para abrir os jumelos, falo por experiência própria.
[]´s
Dennis Figueiredo
14/01/2005, 10:12
1-o tipo de mola nao tem muito a ver com isso, se o jumelo for bem feito vai funcionar.
-D44 com 31" teu vao livre vai ser péssimo, vai enroscar ate em lombada letronica!
Poupe-me disso :shock: ..... não vou nem comentar muito... mas que falasse besteiras isso falasse. 8)
chute na nuca
Rafael_Reis
14/01/2005, 12:41
Q besteira?
O nome disso é sarcasmo tatuira ignorante. :roll: :wink:
O jipe do Felipe tem D44 com pneus 34" e o vão livre é no maximo 1,5" maior q o do cabrito com pneus 32"... Ou seja, D44 com pneu 31 vai ter vão livre pior q um vitara com pneu 30"... mais ou menos. Baixo pra KCT!
Quanto ao tipo de mola a unica ressalva é q a do samuca é fraca. COm o peso de um 33" o jumelo vai abrir tranquilo. Logicamnente se colocar o feixe de Toy com todas as laminas nao vai torcer, mas o jumelo vai abrir pelo peso do pneu, apesar da dureza da mola. Para o jumelo nao abrir o feixe tem q estar duro pra KCT. O Samuca do felipe tava com a frente muito dura pois tinha 3 laminas, mesmo assim o jumelo abria. Trocou-se para duas laminas agora... o jumelo abre mais, mas pouca coisa... o curso veio MESMo da maior flexibilidade da mola.
Tapa na oreia,
Vao livre é super importante pra voces ai, pra cá nem tanto...Aqui os lameiros nao sao tao profundos, nao tem pedras pra andar, mas o tamanho do pneu (e consequentemente a largura que tambem é importante) importa. Entao nao tirem pelas trilhas que voces precisam, mas de quem pergunta :-P
E eu iria trocar os eixos e logo depois os pneus, ou quem sabe os pneus antes dos eixos, ja que o X rodou com 33" nos eixo originais por um bom tempo.
Queria saber quanto aos jumelos articulados pq eles sao mais altos quando fechados do que os jumelos originais e se eles abririam com o feixe zuki e pneus 31".
E outra coisa, o vão livre medido do diferencial pro chão não se extende pelo resto do carro...entao, 1" ou 2" na bolota pra baixo é compensado pelos 2" a mais no resto do chassi pra cima, dependendo do tipo de obstáculo que voce precisa passar :-)
equipeminas4x4
14/01/2005, 14:30
Feixe mola original com 31" vai abrir o jumelo sim. Se o off-set for mais negativo, melhor ainda. O jumelo fechado não é mais alto que o jumelo original.
[]´s
All,
Quam fez SPOA tirou os batentes dianteiros........ é que eu reparei essa semana que o meu batente dianteiro esquerdo entortou, deve ter sido em função de uma Put@ erosão que eu caí numa trilha, no final do ano, mas fique na dúvida se esses batentes não estariam limitando o curso da minha suspensão.................. pelo visto sim, né?
[]'s
PS: Os batentes traseiros já tirei faz tempo!
Alexandre X
14/01/2005, 22:14
Ola pessoal,
Alguem conhece algum Samuca com molas originais e jumelos articulados? Ou melhor ainda, com SPOA no meio disso tudo?
Sei que os Samuca da JF Racing sao SPOAados com jumelos articulados, mas usam feixes de molas diferentes.
[]s pensando em aumentar o carro para 33" e melhorar o curso...
As molas originais podem ser usadas sem problemas, eu usei molas originais com SPOA e pneus 32" e 33".
Quanto maior a mola, maior a articulação.
Barra de tração na traseira é importante, só parei de mastigar as molas depois de coloca-la.
Não rodei tanto tempo assim com os pneus 33" com os eixos originais... o Bill empenou os dele com os 32".
Talvez nunca tenha tido uma quebra na dianteira por falta de bloqueio e falta de trilhas.
Dana 44 com pneus 33" tu perderás muito vão livre. Para esse pneu pensaria em Dana 30.
Os Dana 30 do Bill não aguentaram os 35x15 pq são pneus realmente grandes e aqueles eixos já não tinham um passado muito bom.
Alexandre X
14/01/2005, 22:19
O jumelo fechado não é mais alto que o jumelo original.
[]´s
Depende, já vi modelos com 1" e 2" maiores que o original
Alexandre X
14/01/2005, 22:21
-se fizer os jumelos para os feixes originais eles nao vao servir nas outras molas depois
Mola de CJ, sim
Mola de Band, não
Periquitooffroad
15/01/2005, 00:28
Menino, dizer que a mola não tem muito a ver com articulação é pecado. Numa torção, o lado do eixo que desce faz a mola ficar convexa, obrigatoriamente o nivelamento da carroceria faz a mola paralela ficar côncava. Se a mola é muito dura ela não vai dar concavidade, fazendo a carroceria inclinar. Uma boa bucha permite melhor torção mas sem a concavidade do molejo ela e as fixações sobrecarregadas.
Pra ajudar no pensamento, quando a filha engravida do namorado e a barriga convexa apareçe, ai estã o "x" da questão.
Outro erro em que acredito, e ver todos perseguindo curso na dianteira igual ao da traseira, incluindo os experts. O dois eixos articulando muito fazem a carroceria parecer João Bobo vira vira. A distribuição do peso sobre os 4 pneus também fica desequilibrada em muitas situações. O ponto ideal tem que ser encontrado, o jipe terá maior equilíbrio em maiores situações de terreno se a frente ficar mais plantada que a traseira.
Só um chute, digamos eixo dianteiro com articulação 70% da traseira.
O eixo traseiro tem que trabalhar, o dianteiro tem que manter a viatura plantada.
Estou falando aqui de trilha, não estou falando de objetivo específico de se colocar a roda dianteira esquerda numa rampa de 45º e altura de 1metro, dai dizer _ Meu jipe tem RTI fantástico, ai o car vai pra trilha subir em tudo que barranco lateral com aquele RTI "macho" e sua carroceria desmunhecante.
Alexandre X
15/01/2005, 00:36
Menino, dizer que a mola não tem muito a ver com articulação é pecado. Numa torção, o lado do eixo que desce faz a mola ficar convexa, obrigatoriamente o nivelamento da carroceria faz a mola paralela ficar côncava. Se a mola é muito dura ela não vai dar concavidade, fazendo a carroceria inclinar. Uma boa bucha permite melhor torção mas sem a concavidade do molejo ela e as fixações sobrecarregadas.
Pra ajudar no pensamento, quando a filha engravida do namorado e a barriga convexa apareçe, ai estã o "x" da questão.
Outro erro em que acredito, e ver todos perseguindo curso na dianteira igual ao da traseira, incluindo os experts. O dois eixos articulando muito fazem a carroceria parecer João Bobo vira vira. A distribuição do peso sobre os 4 pneus também fica desequilibrada em muitas situações. O ponto ideal tem que ser encontrado, o jipe terá maior equilíbrio em maiores situações de terreno se a frente ficar mais plantada que a traseira.
Só um chute, digamos eixo dianteiro com articulação 70% da traseira.
O eixo traseiro tem que trabalhar, o dianteiro tem que manter a viatura plantada.
Estou falando aqui de trilha, não estou falando de objetivo específico de se colocar a roda dianteira esquerda numa rampa de 45º e altura de 1metro, dai dizer _ Meu jipe tem RTI fantástico, ai o car vai pra trilha subir em tudo que barranco lateral com aquele RTI "macho" e sua carroceria desmunhecante.
Só para ilustrar... olha a carroceria alinhada.
Rafael_Reis
17/01/2005, 00:07
Menino, dizer que a mola não tem muito a ver com articulação é pecado.
Não é isso, tava falando SOMENTE da abertura do jumelo articulado.
Abração,