Conectar

Ver Versão Completa : Como rebocar a sua viatura seguramente (Flat tow) :)

geberhard
13/01/2005, 16:13
Por discussao comecada em outra thread, aqui vao recomendacoes em como rebocar a sua viatura com barra para reboque, com os quatro pneus no chao. Isso tambem e chamado "Flat Tow"

1 - Colocar a caixa de transferencia (4X4) em neutro, e transmissao em segunda marcha. Para automatico, colocar a transmissao em Park (P) e a caixa de transferencia em neutro ;D
2- Em qualquer flat tow remova os cardans!!!
3- instale fiacao requerida para luz de freios, piscas, etc, ou extensao removivel para o carro sendo reocado
4- Utilize uma corrente como seguranca enttre os dois carros, afim de prevenir que os carros se disconectem em caso de falha da barra de reboque
5 - Assegure-se de que o carro rebocador possua freios em excelente estado, alem de pressao ideal para reboque em pneus. Idealmente, o carro rebocador possui maior distancia entre frente e traseiro eixos do que o carro sendo rebocado para maior estancia e estabilidade.
6- Tenha cuidado manobrando e dirigindo na estrada, e dirija com menor velocidade do que normal. O tempo para parada, etc do seu veiculo sera afetado pelo peso adicional do carro sendo rebocado, quase dobrando em peso total.
7- tenha muito cuidado!!!!!!

Eu e amigos ja ajudamos em tres ocasioes perto de trilhas aqui, por causa de pessoas que nao fizeram o flat tow certo; em um a barra soltou e levou os dois carros para o lado da pista, de lado. E outros dois, (um com travamento no eixo traseiro, nada muito ruim, mas eixo interno quebrado), outro com travamento na caixa, em que a caixa de transferencia quebrou em dois pesados. Aqui vai uma foto de um flat tow que deu bem errado para ilustrar que atencao deve ser prestada a toda hora. Quando fizerem flat tow, nao pensem so na sua seguranca, mas na seguranca de qualquer outro carro que podera ser afetado se algo ocorrer errado:

http://img.photobucket.com/albums/v256/geberhard/tow_roll.jpg

Jeep, Land, Toyota, etc tambem recomendam esse procedimento para rebocar o carro quando as quatro rodas estao no chao (engates, e remocao de cardans). Parece que esse procedimento elimina risco de engate e travamento do powertrain, que tambem pode ser causado por vibracao.

Lembrem, cuidado ao rebocar :)

Gui

Dennis Figueiredo
13/01/2005, 16:23
continuo não entendendo a ultilidade da segunda engatada no rebocado.

Sa_Mourao
13/01/2005, 16:37
é, eu tb não !!! :?

C tu saca fora os cardãs não precisa colocar em neutro e em 2ª. :|

Coloca em 1ª reduzida q dah na mesma ! :lol:

geberhard
13/01/2005, 16:43
Dennis,

No manual dos carros essa e a recomendacao tambem dos fabricantes. Nao quero especular muito, sem saber a resposta certa, mas por conversa anterior, a segunda marchae estando engatada elimina problemas que poderiam ser causados a transmissao pela vibracao enquanto a caixa de transmissao esta em neutro. Vou tentar encontrar mais informacoes sobre isso.

Gui

ojaneri
13/01/2005, 18:50
Nao seria melhor manter a caixa de marchas em ponto morto, justamente para evitar um travamento? Digamos que a caixa de transf do neutro vai para 4x4LOW, se a caixa de marcha tiver em ponto morto nao acontece nada, mas se estiver na 2a, ai ja viu.

O que eu saiba, a recomendaçao de usar a caixa em 2a marcha seria para poder lubrifica-la melhor quando rebocado.

Mas fica ai a dica, NUNCA REBOQUEM EM TERRENO LISO. Puta merda fui fazer puxando o Samuca com a Ranger, e em uma curva beeeeeeem leve mesmo na areia, beira de praia o Samuca tentou ultrapassar a Ranger e por sorte (E habilidade do piloto!! :lol: ) nao capotou os dois, mas amassando minha picapezinha e quebrando minha lanterna. :o

[]s em neutro e ponto morto rebocados por mais de 800 kms com problemas minimos...:-)

Luiz Claudio
13/01/2005, 20:36
Nao seria melhor manter a caixa de marchas em ponto morto, justamente para evitar um travamento? Digamos que a caixa de transf do neutro vai para 4x4LOW, se a caixa de marcha tiver em ponto morto nao acontece nada, mas se estiver na 2a, ai ja viu.

Ojaneri,

De acordo com o Guilherme a recomendação das montadoras, além de deixar a transmissão em 2º, também inclui a remoção dos cardans!!!

Dessa forma, se o caso que você citou chegar a ocorrer, não causaria nenhum problema...

[]'s...

Sandro Tannuri
13/01/2005, 21:32
E nunca esqueçam a corrente de segurança, uma vez sai de casa com pressa e esqueci que a rampa de descida para a calçada era inclinada em relação a rua. Como desci rapido o engate deu fim de curso e quebrou, o Wrangler atravessou a rua e so parou quando bateu no canteiro central da avenida. Por sorte os carros conseguiram frear e o prejuizo se limitou a um engate quebrado.
Hoje uso uma carreta com duas correntes de segurança.

Abraços,

equipeminas4x4
14/01/2005, 10:03
O Kalango está sendo rebocado pelo Vitara sem maiores problemas. Coloco no neutro e a caixa em ponto morto. Se toda vez que for puxar o carro, tiver que tirar cardan eu to ferrado. Procurei as informações do fabricante e ele me disse que essa era a melhor forma para rebocá-lo. :lol: :lol: :lol: A corrente é importantíssima no transporte, ou na pressa, usa o cabo do guincho só por segurança.

[]´s

billj
14/01/2005, 15:05
Isso eu sei animalzinho, pra ser rebocado eh cj, samurai, e esse resto de lixo....oia as pedradasssssssss naum mais serio, se precisar rebocar um engesa como eu faço???

[]'s

IMNSHO, em qualquer 4x4, o certo é de tirar o cardan traseiro, desligar as rodas livre na frente e botar o(s) câmbios em ponto morto. Desta forma, toda a transmissão fica paradinha, como se fosse num estacionamento...........

Abraços,

geberhard
14/01/2005, 16:07
Bem, comol nao foto acima, os cardans nao haviam sido removidos, carda trancou, prejuizo (alem do capotamento) da caixa de transferencia, cardans, transmissao, e eixo traseiro. Com o capotamento dos dois carros o prejuizo foi um pouco maior, mais continha de hospital ;)

Serio galera, para retirar os cardas, demora no maximo meia hora. Eu ja travei o carda traseiro rebocando Jeep para casa, e minha sorte e que a junta do carda foi para o saco antes de quebra qualquer coisa mais. Depois dessa, bem facil retirar o carda. Bem, lidando com seguranca sua e dos outros na estrada, nao sejam bicho preguica, hahah :mrgreen:

geberhard
14/01/2005, 16:08
Em carros sem opcao de botar a caixa em neutro, simplesmente remova os cardans.

Gui

DanielCardoso
16/01/2005, 18:16
E se tiver roda livre nas 4??

Boto tudo no ponto morto e tudo desengatado?

heheheheheh

Elmer_Jeep
17/01/2005, 11:17
Olha só, semana passada levaram de towbar(cambão)um CJ aqui da minha oficina pra fazer a pintura em outra oficina à uns 10 km daqui, o CJ tava com a mecanica completa e a carroceria sem nada no interior(bancos, acessórios, etc).
Aconteceu que no meio do caminho as rodas trazeiras travaram, como estava sendo puxado por uma s10 cabine dupla o dono apenas sentiu que o peso do CJ havia aumentado, olhou pra trás e os pneuzinhos 600x16 tinham feito duas faixas de uns 40 metros que andaram arrastados, hehehe.

Retiramos o cardâ trazeiro p/ completar o translado.
Quando ele sair da pintura e voltar pra cá vamos verificar se houve algum dano na caixa/reduzida, etc.

[]'s aprendendo a fazer a coisa certa.

Dennis Figueiredo
17/01/2005, 12:02
Porque pode acontecer de travar?

Sandro Tannuri
17/01/2005, 12:19
Algumas transferencias tem bomba de oleo tocada pelo eixo de entrada, se são giradas tocadas pelo eixo de saida podem ficar sem lubrificação.
Eu li sobre isso num forum gringo e não tenho mais informações a respeito.

Abraços,

Dennis Figueiredo
17/01/2005, 13:51
Algumas transferencias tem bomba de oleo tocada pelo eixo de entrada, se são giradas tocadas pelo eixo de saida podem ficar sem lubrificação.
Eu li sobre isso num forum gringo e não tenho mais informações a respeito.

Abraços,

Oque não é o caso do CJ véio :wink:

Marcelo
17/01/2005, 13:55
Então o perigo não se limita ao travamento do eixo. :? Só o fato de rebocar, mesmo sem qualquer acidente, pode prejudicar as engrenagens que trabalharão sem lubrificação adequada, mesmo sem força (do motor), é um atrito não lubrificado. :? :? :?

Correto???? :roll: :roll: :roll:

[s] não-rebocados,

geberhard
17/01/2005, 14:33
Hmmm prevenir e melhor que remediar $$$$ :mrgreen:

Sandro Tannuri
17/01/2005, 20:21
As transferencias pre jurassicas como a D18 e D20 não tem bomba de oleo então não tem este problema. :lol:

Abraços,

Marcelo
17/01/2005, 20:44
Sandro,

Então estas estariam livre do possível travamento? :roll: Lógico, não vamos nos prender a esse fato, segurança nunca é demais. :wink:

[s] destravados,

Sandro Tannuri
17/01/2005, 21:03
Sandro,

Então estas estariam livre do possível travamento? :roll: Lógico, não vamos nos prender a esse fato, segurança nunca é demais. :wink:

[s] destravados,

Eu não sei, possivelmente sim mas totalmente não.

Abraços,

alan4x4
08/03/2005, 22:00
Olá amigos,

Vejam se podem resolver meu problema com o Sargento, não quero abrir um tópico pois jah levei varias pedradas por naum pesquisar mas pesquisei e naum achei muito sobre o tow bar, muitos chamam de roboque, outros de cambão e etc... no Rio sei que é Tow Bar, bom comprei o meu Sargento (CJ3A - 1953 - Spoado) em Sampa e o reboquei em minha S10, sem nenhum problema, após algumas trilhas e mexidas em sua suspensão o danado cismou de naum acompanhar o rebocador, viro a curva pra um lado ele vai pro outro, quais seriam os motivos ? como jah disse ele esta spoado, mas ta alinhado e com a cambagem certa.

Jah me falaram tanta coisa que jah me perdi, algumas:

1 - Pressão dos Pneus! (jah aumentei a pressão e nada)

2 - Direção Hidraulica! (jah tinha e andava normal)

3 - Desalinhado (Moleiro e alinhamento corretos)

4 - Spoa ( será q vou ter que jogar os feixes pra baixo? :(

5 - Soltar pivô da direção(ainda não tentei)

[]´ querendo rebocar e andar no diesel, pois na gasol naum aguenthu :oops:

Sandro Tannuri
08/03/2005, 22:10
Alan,

Eu ja reboquei no tow bar muitas vezes e nunca tive esse problema, isso pode ocorrer andando de ré ou se estiver andando devagar e o Jeep bater numa pedra ou outro obstaculo que force as rodas a virar.
Mande fotos do seu towbar e do Jeep engatado e talvez vejamos algo errado.

Abraços,

Sergio Rocha
08/03/2005, 22:17
Alan,

Já ouvi falar disso, mas nunca vi ao vivo.Acho q deve ser alinhamento de direção, freio travando uma roda ou feixe de mola frouxo.Pode ser um deles ou a combinação deles.
Talvez, como Sandro falou, de pra ver algo mais com fotos.

[]'

sachetjr
08/03/2005, 22:41
Caros off-roaders

Não tenho certeza, mas já ouvi comentários que isso tem relação com o alinhamento das rodas. Agora não sei se é a cambagem ou o caster.
Já aconteceu a mesma coisa com um conhecido meu, mas foi com um vitara que não tem eixo rígido na dianteira.

[]´s a todos

alan4x4
08/03/2005, 22:53
Olá amigos,

É verdade, Sandro e Sérgio, muito estranho, eu tinha fotos da suspensão soh q naum acho nessa m%$@$@&*&5 de PC, tenho essas que não ajudam muita coisa, mas amanhã coloco algumas da suspensão.
Aproveitando e vendo que vcs são do Rio, o NJC, Niterói Jeep Clube Vai realizar um evento para iniciantes (EU rs...)em Manilha - Itaboraí, mas havera churrasco, cerva e um bom bate papo neh, se não tiverem nada pro sabado quem sabe naum se encontramos lah, mais informações www.njc.com.br. Mas Sérgio, todo o feixe ta bem fixo e não tem roda travando, eu vou levar em outro profissional pra alinhar pois to vendo que so pode ser isso, com muitos dizem venha pra o mundo 4x4 gastar suas lts!!!!! rs... Imagino o Tannuri... :D

Tenho outra dúvida tb, mais vale fazer a cx de marcha nova (3 marchas) ou comprar uma usada?

Muito obrigado pela atenção, valeu mesmo !

ramiro_eli
09/03/2005, 00:52
Eu apostaria em cáster errado.
Se o cáster estiver muito baixo ou até mesmo negativo, ele vai virar sempre p/ o lado errado.
Quando foi feito o Spoa o diferencial dianteiro foi rotacionado p/ o pinhão apontar p/ a T-case? Foi o diferencial inteiro ou os munhões foram reposicionados em relação ao diferencial?
Se o eixo inteiro foi rotacionado, pode ter certeza que o seu problema é cáster. :wink:

alan4x4
09/03/2005, 07:55
Eu apostaria em cáster errado.
Se o cáster estiver muito baixo ou até mesmo negativo, ele vai virar sempre p/ o lado errado.
Quando foi feito o Spoa o diferencial dianteiro foi rotacionado p/ o pinhão apontar p/ a T-case? Foi o diferencial inteiro ou os munhões foram reposicionados em relação ao diferencial?
Se o eixo inteiro foi rotacionado, pode ter certeza que o seu problema é cáster. :wink:

Olá Ramiro,

Amigo só rotacionei o diferencial traseiro, pois o dianteiro ficou com um angulo "aceitável" para T-case, não mexi na dianteira, mesmo que deveria pois ainda existe uma inclinação grande no cardan, mas nada que fizesse quebrar o cardan ou as cruzetas, mas com certeza tem algo errado na regulagem, vou levar em outro profissional em alinhamento pra ver, pois o q eu levei não deu importância "acho" por ser jeep, esses kras que soh querem serviço fácil e que jah tenham na máquina as fórmulas tudo certinho sabe :twisted: .

Grande abraço...

valmor
19/06/2005, 00:30
Caros amigos minha duvida é a segunte : Posso rebocar um jeep ( cj 5 ) com aqueles engates comuns que qquer loja instala , pois no meu indica que o peso max. de carga é de 350 kg !!!!
Se for o caso , onde encontro um reboque de confiança ( em S.Paulo ) e qual preço ? ( peça + instalação )

abraço

valmor

valmor
19/06/2005, 11:04
Qual carga um engate deve suportar p/ rebocar um CJ 5 ?
Quem instala e vende um reboque seguro e de confiança em S.Paulo ?

saulo
31/08/2005, 16:02
reboco meu jeep com uma scenic automotica 2.0, muita gente me fala que vou acabar quebrando meu carro, alguem ja teve algum problema relacionado a quebra do carro que é o rebocador?

Abraços...

Edintruder
31/08/2005, 21:10
Apenas vais desgastar os pacotes de discos da caixa mais rápido que deveria. As caixas automáticas tem maiores limitações nesses casos pois os discos da transmissão patinam em cada troca de marcha e nas arrancadas. O uso freqüente como rebocaor afeta esse equipamento pois a Scénic não foi projetada para esse fim. Já uma Blazer executive ou uma Cherokee automática suportam facilmente esse serviço extra pois a transmissão foi feita para suportar isso, pois se trata de um veículo mais pesado e tem uma capacidade de reboque bem maior que a Scénic. Se olhares no manual verás que a capacidade de reboque da Scénic fica em torno de 350 Kg, que é a capacidade de andar no dia a dia sem estragar nada. Se olhares a Capacidade de uma Cherokee por exemplo, eu chuto que deve ir a 1200Kg sendo que nesses veículos ainda existem a capacidade de arraste. Na Ranger fica em 3000Kg se bem me lembro. (Está muito frio para ir lá olhar no manual) :D
O que podes fazer é ir passando as marchas manualmente, começando da 1a e quando o giro estiver mais elevado vai pasando uma da cada vez. Isso fará que a próxima marcha entre com uma rpm mais elevada reduzindo as chances dos pacotes das demis marchas patinarem, tal como reduzindo as marchas dessa forma ajudará na manutenção de um controle mais ativo da estabilidade do conjunto (os dois veículos). Com esse cuidado somente a primeira marcha vai sentir o esforço extra. O problema fica na mão de obra e custo de peças de trocar os discos dos pacotes, sendo bem mais caro e trabalhoso que trocar uma simples embreagem.

gnecchi
01/09/2005, 01:30
Quem instala e vende um reboque seguro e de confiança em S.Paulo ?

Para carros de passeio só confio nos engates da Karmann Ghia..... o resto é só pra proteger parachoque !!!! usam na maiora dos casos a furação original do veículo :wink:

A Keko tb faz engate de boa qualidade/confiabilidade, mas acho que para carros de passeio fizeram apenas um lote experimental para o Toyota Corolla. O engate da Keko tem o recurso de tirar a bola através de pino (mesmo recurso usado em engates das Cherokee e algumas pickups.... num futuro próximo será obrigatório esse recurso, pois não poderá ter excedente após o limite do parachoque traseiro)
http://www.keko.com.br/manager/produtos/images/prod_images/1328.jpg

Nunca tive problemas com os engates da Karmann Ghia, descendo/subindo a serra rebocado com barco de fibra de 19 pés, ou viajando com 2 bikes num suporte tipo "carretinha" da Thule (faz uma baita alavanca...... o engate da Enfort não aguentou o tranco com esse suporte de bike da Thule)
http://www.thule.com.br/images/pr_9402.jpg

Tem vários representantes/instaladores em Sampa.... eu só levo meus carros no Fernando da Andaluz Acessórios www.andaluzacessorios.com.br ele representa a Karmann Ghia e tb a Keko.

Av. Irai, 217 - Moema
São Paulo - SP - CEP: 04082-000
Fones: (11) 5096-7735 / 5096-7736/5535-0369
ou contato direto com FERNANDO (11) 9257-6342
andaluz@andaluzacessorios.com.br

[]'s

dero
19/10/2005, 13:20
Hoje vi uma pick-up levando 2 reboques, o primeiro tinha a bola na trazeira e engatava no segundo, será q tem alguma regulamentação falando disso(tanto da carteira qto da regulamentação de reboque q puxa reboque) ? ao q me lembro o CTB fala somente em peso máximo do conjunto (para carteira B) e não em qtdades de peças do conjunto.... sem contar que será q é apropvado pelo INMETRO o reboque com bola para outro reboque para carros de passeio/uso misto??

valeu

dero
02/11/2005, 18:41
Hoje vi uma pick-up levando 2 reboques, o primeiro tinha a bola na trazeira e engatava no segundo, será q tem alguma regulamentação falando disso(tanto da carteira qto da regulamentação de reboque q puxa reboque) ? ao q me lembro o CTB fala somente em peso máximo do conjunto (para carteira B) e não em qtdades de peças do conjunto.... sem contar que será q é apropvado pelo INMETRO o reboque com bola para outro reboque para carros de passeio/uso misto??

valeu

Ninguem sabe? :cry:

Sandro Tannuri
02/11/2005, 21:50
Dero,

Segue integra do art. 143 com a sua reposta no texto em vermelho.

Art. 143. Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

I - Categoria A - condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

III - Categoria C - condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

IV - Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

§ 1º Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

§ 2º Aplica-se o disposto no inciso V ao condutor da combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.

dero
03/11/2005, 11:22
Valeu Sandro :concordo:

RegisCandeia
03/11/2005, 21:39
Minhas experiências com reboque...
Com a F-1000 levava sempre o jipe daqui para Passo Fundo (+ ou - 220 km) subindo a serra, sem maiores problemas. "Perdi" o jipe duas vezes. Uma em Encantado, na hora de prender na camionete, era noite e não prestei atenção que tinham me "surrupiado" as manilhas que prendiam o "tow bar" no jipe. Resultado: saí com a F-1000 e levei só o cambão de arrasto. Da outra vez, um dos pinos que prendem no pára-choques do jipe simplesmente quebrou e o jipe declarou independência, avançando na contra-mão e tentando ultrapassar a camionete. Ficou preso pelo cabo do guincho.
A última foi no endurance de Passo Fundo. Voltei para Caxias e, ao chegar aqui.. o diferencial traseiro do jipe já era. Prá guardar na garagem tive que engatar a dianteira. Não sobrou nada. O rolamento "sumiu". No lugar do óleo, tinha argila queimada, praticamente um tijolo. O mecânico tirou o barro cozido com um formão, acreditem... Nem que o pinhão tivesse feito uma reentrada na atmosfera tinha estragado tanto. Isso tudo porque eu puxei o jipe desengatado, com as rodas livres dianteiras desligadas, mas não tirei o cardã... por meia-hora de trabalho gastei um mês de salário :(

leoutg
22/10/2006, 16:57
Vcs por favor poderiam explicar por qual motivo tirar o cardan??? E se o jp tem bloqueio teriam mais conselhos??:pensativo:
Obrigado
Léo

Overland
15/01/2007, 20:27
Vcs por favor poderiam explicar por qual motivo tirar o cardan??? E se o jp tem bloqueio teriam mais conselhos??:pensativo:
Obrigado
Léo

Sempre reboquei meu Jeep em ponto morto, com a caixa de transferência em neutro e nunca tirei os cardãs. Reboco com o Opala, já subi serra, desci (com muito cuidado) e nunca tive problemas de quebras, aliás não tem porque, se o Jeep tiver ligado o cardã vai girar de qualquer jeito e como a caixa de transferência está no neutro a caixa vai ficar parada!!

diogo ludovico
15/01/2007, 21:25
Desculpem minha falta de conhecimento, tenho um samurai:concordo: , mas ainda não sobrou grana para colocar o tow-bar.:cry:
No manual é indicado colocar a caixa de transferencia em neutro e o cambio em 2°, com as rodas livres em Free.
minha duvida é; Se a caixa de transferencia está em neutro, os cardans girarão em falso (sem esforço). O travamento não seria provocado por uma falha nos rolamentos ou em outra parte do eixo ou diferencial? que acabaria acontecendo em uma outra ocasião em que o carro estivesse andando normalmente?
Digo, se uma ponta do cardã está ligada a caixa (desengatada sem esforço), e a outra ligada ao eixo que gira, este seria apenas um peso morto não? não seria mais provavel que o travamento ocorese nas rodas ou no diferencial?

Giuliano MO
21/01/2007, 22:04
Uma pergunta; meu jeep não tem parachoque dianteiro e nem setor de direção, porém tem a barra de direção que liga uma roda à outra.
Como tenho que retirar dum lugar pra trazer pra garagem, e depois levar pra oficina pra fazer alguma coisa, tava pensando em instalar um tow-bar pra puxar com meu carro dum lado pro outro.
Será que dá pra rebocar nestas condições?

Giuliano MO

Overland
21/01/2007, 22:09
Uma pergunta; meu jeep não tem parachoque dianteiro e nem setor de direção, porém tem a barra de direção que liga uma roda à outra.
Como tenho que retirar dum lugar pra trazer pra garagem, e depois levar pra oficina pra fazer alguma coisa, tava pensando em instalar um tow-bar pra puxar com meu carro dum lado pro outro.

Giuliano MO

Acredito que como as rodas estão ligadas com barra não há problema, mas você terá de garantir uma boa fixação nas longarinas do chassi já que está sem pára-choque, aliás o pára-choque faz parte do chassi também quanto à absorção de forças.

Giuliano MO
21/01/2007, 22:30
Na verdade eu tava pensando em fazer um parachoque provisório para usar enquanto vou arrumando todo o resto aí nele prendo o tow-bar.
Então desta maneira não tem erro?
Pois tava querendo economizar R$50,00 de guincho cada vez que for movimentar a encrenca!!
Aí faço um investimento inicial e posso rebocar toda vez que precisar.

Overland
22/01/2007, 05:58
Na verdade eu tava pensando em fazer um parachoque provisório para usar enquanto vou arrumando todo o resto aí nele prendo o tow-bar.
Então desta maneira não tem erro?
Pois tava querendo economizar R$50,00 de guincho cada vez que for movimentar a encrenca!!
Aí faço um investimento inicial e posso rebocar toda vez que precisar.

Se você garantir que o pára-choque e câmbão estarão bem fixos acho que não tem problema, mas assim que você tiver pronto dê uma testa antes de sair puxando por aí.

Giuliano MO
22/01/2007, 10:28
É só pra rebocar aqui na cidade mesmo, sabe, levar pra oficina, voltar pra garagem, essas coisas.
Aqui em Pelotas é tudo plano, sem morros, aí com minha corsa wagon 1.0 acho q consigo puxar sem stress, devagarinho durante a noite sempre.
Claro, isso com o Jeep semi-desmontado pois depois de completo não vai puxar nem pra girar as rodas, heheh!!

Um abraço.

Giuliano MO

Sandro Tannuri
22/01/2007, 19:49
É só pra rebocar aqui na cidade mesmo, sabe, levar pra oficina, voltar pra garagem, essas coisas.
Aqui em Pelotas é tudo plano, sem morros, aí com minha corsa wagon 1.0 acho q consigo puxar sem stress, devagarinho durante a noite sempre.
Claro, isso com o Jeep semi-desmontado pois depois de completo não vai puxar nem pra girar as rodas, heheh!!

Um abraço.

Giuliano MO

Giuliano,

O maior problema não e puxar e sim parar, para isso o rebocador tem que ter bons freios e peso compativel com o rebocado.
Voce pode rebocar seu Jeep com o Corsa mas vai ser uma operação de alto risco.
Eu não faria isso pois a chance de gastar bem mais que o custo do guincho é grande.
Não tem um amigo ai com uma pickup?

Abraços,

alexrib2005
27/01/2007, 20:40
Essa semana, senhores tive o prazer de trazer minha viatura para a serra, pois estava em Porto Alegre,não tive maiores problemas coloquei o Towbar nele e um engate comprado em lojas no meu corsa sedan e subi a serra sem problemas, uns 130 km, sem corrente pois não tinha, vim com o c... na mão mas vim sem problemas só que tive que ter bem mais cuidados que o normal.
Então acredito que se for uma emergencia sem maiores problemas quanto a rebocar o Máximo com meu Corsa Sedan, mesmo.

haundrich
28/01/2007, 01:41
Também não entendi beeemmm certinho o que acontece para travar o eixo traseiro quando rebocado, sem desconectar cardãns...

Me vem na cabeça alguma folga excessiva no rolamento dos diferenciais, que os dentes não encostam direito, porque fisicamente, rebocado, isso enconsta os dentes do conjunto, como se estivesse dando ré. Isso dá alguma vibração prejudicial para chegar nesse ponto de travar?

E outra coisa, se isso acontece com frequëncia, então não podemos nem pensar em dar banguela na serra, pois o conjunto fica do mesmo jeito que rebocado, e PEOR.... em velocidade de cruzeiro....

ou, a questão de desligar todo o conjunto, inclusive os cardãns, seja para diminuir o atrito o máximo possível durante o reboque, evitando assim ao máximo a possibilidade de dar o efeito "L" quando em alguma superfície lisa?, exigindo menos capacidade de tração

haundrich
28/01/2007, 01:49
Lembro que uns 10 anos atrás estávamos em São Bento - SC, chovendo, rebocando o jipe de monza, e ao descer umas daquelas ruelas, em curva, o jipe começou a empurrar a traseira do monza para fora da curva. Isso a uns 20 por hora. Não fosse a habilidade do Edson, em acelerar sem dó (monza tração dianteira, ok) para corrigir o traçado, provavelmente teria estragado o final de semana.

Rodrigo Baratti
24/03/2009, 15:33
Pessoal,

Nesse final de semana fui rebocar meu jeep com meu outro jeep de uma garagem para outra com o auxilio do Towbar.
Procedimento padrão que já realizei dezenas de vezes em grandes distancias, mas nunca na zona Norte de SP onde se tem muitas ladeiras.
Pois bem, ao descer uma dessas ladeiras, a menos de 20 km/h, o jeep de tras empurrou o da frente dando o famoso "L", por sorte ou azar, o conjunto acabou parando em uma Parati estacionada, :parede: :cry: se não fosse por isso provavelmente o jeep da frente teria tombado comigo junto e o de trás só Deus sabe onde ia parar.:-(
Depois de desenroscar tudo e escutar um monte de m&#*@ (com razão) do dono da Parati continuei o reboque porém com um amigo freando o jeep de trás nas ladeiras mais íngremes.

Fica aí um alerta! ATENÇÃO AO REBOCAR COM TOWBAR EM TERRENOS INCLINADOS!

[]

On cô vô, cê num vai
15/06/2009, 16:24
Tenho um vectra 2.0 16V e o jeep cj5 com towbar. Nunca reboquei e to pensando em fazer. Será que da certo? O percuros é de uns 120 kM

Rodrigo Baratti
15/06/2009, 16:56
Tenho um vectra 2.0 16V e o jeep cj5 com towbar. Nunca reboquei e to pensando em fazer. Será que da certo? O percuros é de uns 120 kM

Vc só terá poblemas se no percurso tiver uma descida muito ingreme.
Todos os carros tem especifcado qual o peso maximo para reboque, bem como inclinação máxima.
Verifque as especificações do Vectra.

[]

famp
15/06/2009, 17:27

Só não pise no freio ou o jeep vai empurrar o Vectra como se ele não tivesse lá:discordo:

On cô vô, cê num vai
15/06/2009, 21:14
Ok. Obrigado pelas dicas.

Julio Militão
16/06/2009, 21:48
Olá amigos,

Vejam se podem resolver meu problema com o Sargento, não quero abrir um tópico pois jah levei varias pedradas por naum pesquisar mas pesquisei e naum achei muito sobre o tow bar, muitos chamam de roboque, outros de cambão e etc... no Rio sei que é Tow Bar, bom comprei o meu Sargento (CJ3A - 1953 - Spoado) em Sampa e o reboquei em minha S10, sem nenhum problema, após algumas trilhas e mexidas em sua suspensão o danado cismou de naum acompanhar o rebocador, viro a curva pra um lado ele vai pro outro, quais seriam os motivos ? como jah disse ele esta spoado, mas ta alinhado e com a cambagem certa.

Pois eh,

Já aconteceu comigo, no caso, os pontos de fixação do towbar no para choque da minha Band curta estavam fixados muito acima do eixo dianteiro. Fiz um suporte para o towbar ficar na mesma linha do eixo dianteiro: funcionou semproblemas.

Um abraço a todos

dinhorlf
16/06/2009, 23:02

Giuliano MO

não ... sem setor voce não consegue.

dinhorlf
16/06/2009, 23:09
Olá amigos,

comigo aconteceu o mesmo, so consegui fazer o reboque de pois de colocar o setor bem no centro com as rodas alinhadas.

syncretist
06/07/2010, 17:14
Pessoal,

tenho um Willys 1954. Se eu precisar rebocá-lo no cambão (encaixá-lo no engate de um outro carro) o que eu preciso fazer em relação às:
1-marchas: deixo em ponto morto, certo?
2-4x4 4x2: deixo na 4x2, certo?
3-reduzida: deixo na posição do meio, certo?
4-tenho de ir lá dentro do jeep?
5-tenho de desligar o positivo da bateria, certo?

Além disso, claro, me precaver em relação à sinalização dos carros (luz de ré, freio, etc) e tbm na amarração ( engate/cambão).

O que mais hein/

Lúcio

Marcos Palotta
07/07/2010, 10:52
Lúcio,
todas as opções estão certas, com excessão de desligar o cabo da bateria, pois voce deve ter uma ligaçào elétrica com o rebocador, de tal forma que as lanternas de sinalizaçào e os freios reproduzam o acionamento do rebocador (freios e setas).
Abç,

Marcos Palotta
07/07/2010, 10:55
Lúcio, em tempo, não é necessário estar dentro do rebocado. Creio até ser inconveniente, pois se pisar no freio ou mover a direçào, serão ações de risco para o rebocador.

joão k. chikui
14/07/2010, 21:34
Lucio

Como teu jipe tem neutro na reduzida , basta deixar em 4x2 e neutro na reduzida . Caso não tivesse , precisaria tirar o cardã traseiro.
Tem que puxar com um veículo bem mais pesado , eu puxava com D-20 Turbo e mesmo assim carregava uns 150 kg de areia na traseira da picape , senão ela derrapava nas frenagens . Hj puxo com Band CD turbo/intercooler e vai bem .

Pessoal,

tenho um Willys 1954. Se eu precisar rebocá-lo no cambão (encaixá-lo no engate de um outro carro) o que eu preciso fazer em relação às:
1-marchas: deixo em ponto morto, certo?
2-4x4 4x2: deixo na 4x2, certo?
3-reduzida: deixo na posição do meio, certo?
4-tenho de ir lá dentro do jeep?
5-tenho de desligar o positivo da bateria, certo?

Além disso, claro, me precaver em relação à sinalização dos carros (luz de ré, freio, etc) e tbm na amarração ( engate/cambão).

O que mais hein/

Lúcio

Pedro....
14/07/2010, 21:50
Amigo

O q vou falar parece obvio, mas....

Cuidado com a velocidade, os freios ficam prejudicados pelo peso, principalmente nas decidas e curvas.
Cuidado nas ultrapassagens, não esqueça que o carro está mais longo
Cuidado nas subidas, as retomadas são mais lentas
Cuidado nas lombadas
Cuidado nas manobras e curvas fechadas é complicado dar ré

Não esquece do pino trava na munheca, corrente e testar as luzes.

Se tiver pedágio, pagará dobrado.

abs

pedro

Fontoura
26/07/2010, 02:15
Só não pise no freio ou o jeep vai empurrar o Vectra como se ele não tivesse lá:discordo:

Pessoal, tenho uma Pajero 2800 turbo intercooler 1997 e pretendo rebocar (cambão direcional) minha Rural em uma viagem de uns 500 km (ida). Depois tem a volta! Rsrsrsrsrsrs...
Já viajei rebocando Jeeps e F75 em caminhonetes F1000.
Tem algum problema? A Pajero tem condições de fazer isso? Quais cuidados extras que devo tomar pois a Rural pesa bem mais que uma F75 ?!
Aguardo.

Rodrigo Baratti
26/07/2010, 10:09
Fontoura,

Se fosse um CJ não teria problemas, mas a Rural os cuidados serão maiores, mas puxar puxa.

Se for um percurso simples, sem grandes inclinaçoes e estradas boas acho que vc não tem problemas.

Como o veiculo de tras é mais pesado a sua dificuldade será em descida acentuadas, pode dar um "L" e em freadas bruscas, pode não parar ou tb dar um "L".

Por isso se for estrada boa e "plana" onde vc pode antecipar as freadas e os veiculos não serão submetidos a situações extremas vai tranquilo.

[]

renecrep
05/08/2010, 12:39
Ola amigos, sou novo na area, e estou prestes a comprar meu primeiro Jeep, e vou trazer rebocado por 180 Km, e acabaram me deixando com mais duvidas, quanto a melhor forma de trazelo ate em casa, só para constar, vou trazer rebocado numa hilux, caso seja de relevancia. Obrigado.:?:

joão k. chikui
05/08/2010, 17:36
Rene , carregue uns 150 kg de areia na traseira da hilux e mantenha distância do carro da frente e não abuse da velocidade . Qual jeep comprou?

Marco-Maga
19/08/2010, 01:50
Olá amigos!!!

Comprei uma f75, e tenho duas duvidas.

Vou rebocar com towbar com uma Gran Vitara 5p = (Tracker) Pra quem não conhece.

Será que puxa e para bem?

acredito que a Gran Vitara pese uns 1500 kls

Queria saber o peso de uma f75 com caçamba de lata?

Li o tópico todo, vou rebocar em 2° e neutro, e acho que vou tirar o cardã, é necessario tirar o dianteiro e traseiro?

Ou não é necessario tirar nenhum?

Obrigado.

Abs.

victor massinha
19/08/2010, 09:04
Olá amigos!!!

Comprei uma f75, e tenho duas duvidas.

Vou rebocar com towbar com uma Gran Vitara 5p = (Tracker) Pra quem não conhece.

Será que puxa e para bem?

acredito que a Gran Vitara pese uns 1500 kls

Queria saber o peso de uma f75 com caçamba de lata?

Li o tópico todo, vou rebocar em 2° e neutro, e acho que vou tirar o
cardã, é necessario tirar o dianteiro e traseiro?

Ou não é necessario tirar nenhum?

Obrigado.

Abs.

Olá amigo,

O ideal é sempre o veiculo de reboque tenha peso igual ou superior ao veiculo rebocado, isso influenciaria em quesitos como frenagem e não judiaria do carro. Em relação aos cardãs, creios que seja desnecessário a retirada dos mesmos, apenas deixando a F-75 e ponto morto e 4x2.
Abraços

Tigerburning
17/09/2010, 15:51
Olá amigo,

O ideal é sempre o veiculo de reboque tenha peso igual ou superior ao veiculo rebocado, isso influenciaria em quesitos como frenagem e não judiaria do carro. Em relação aos cardãs, creios que seja desnecessário a retirada dos mesmos, apenas deixando a F-75 e ponto morto e 4x2.
Abraços

caixa de marchas no ponto morto,
reduzida no neutro (jah moi a caixa do jeep, mesmo em ponto morto, por causa da reduzida nao estar no neutro),
roda-livre no 4x2 se for manual,
Luzes de direcao,
corrente ou cinta.

Marcelo Terapia
10/11/2010, 15:46
Queria reforçar que a legislação de trânsito não permite corrente ou cordas para rebocar, apenas cambão.

Sobre o TowBar, ou triângulo. Por experiência, observe que o entre-eixos e o peso do rebocador devem ser maiores que o do rebocado. De resto é muito risco.

CAPT GOTTLIEB
07/02/2015, 22:10
492268Nunca reboquei jipe, mas puxei um VW-Buggy muitas vezes com towbar,às vezes por mais de 300 Km. O Buggy tinha um chicote elétrico e chupeta que plugava na tomada do engate da caminhonete, com luz de lanterna, freio e seta para os dois veículos. A única coisa chata é que não se deve dar marcha ré, pois fatalmente irá danificar a towbar. O câmbio do Buggy ficava em ponto morto e nunca deu problemas.

CAPT GOTTLIEB
18/02/2015, 11:37
493054 493055 493056

Tenho uma grande dúvida em relação a rebocar Jipes, pois estes costumam pesar entre 1.500 a 2.000 Kg. Quando se reboca uma carretinha ela pesa por volta de 150 Kg e pode carregar até 350 Kg, num total de 500 Kg. Acima deste peso as normas de trânsito do Brasil exigem que o towbar da carreta tenha um freio inercial que aciona os freios das rodas. Os trailers também tem legislação semelhante. Agora fico imaginando uma caminhonete diesel de quase 2.000 Kg rebocando um Jipe Toyota Band, de peso semelhante. Alguém sabe se existe legislação a este respeito? A pergunta é pertinente, pois se for necessário o freio inercial como fazer para liga-lo no sistema de freio hidráulico do veículo rebocado? Se alguém conhecer bem este assunto, por favor, publique aqui o que sabe (evitar achismos).

Edintruder
11/03/2015, 16:08
Capitão, trailer ou carreta são considerado trailers e carretas, dessa forma acima de 750kg são obrigados a possuir no mínimo freio inercial conforme as resoluções específicas que regulamentas as suas características construtivas.

No caso de carros, continuam sendo carros, e nesse ponto dispensam o sistema de freio inercial pois embora sendo rebocados não deixam de ser carros. Assim como as carretas que apoiam o carro pelo eixo dianteiro pois o peso de sustentação não ultrapassa os 750kg. Porém é desconsiderado o peso inercial do conjunto pois as resoluções que apontam esses casos ainda possuem "brechas" no quesito peso vazio e peso sobre o eixo. O eixo que continua no piso é desconsiderado da capacidade de carga desse tipo de reboque.

Para o towbar é obrigatório apenas o acoplamento de segurança por corrente, ligação elétrica repetidora e que o veículo tracionado fique em ponto morto, volante livre e sem nenhum ocupante em seu interior. Por ser vago demais, abre espaço para a falta de cuidado tipo:
- Veículo trator pelo menos com 50% a mais de massa que o veículo tracionado;
- Não colocar bagagem, principalmente solta no veículo tracionado;
- Fazer paradas periódicas para verificação de segurança de pneus e rolamentos;
- Manter sinalização de veículo rebocado;
- Ficar atento para a capacidade máxima de tração do veículo trator. Tem carros que o limite é de 800kg e tem gente que puxa jipe de 1200kg em towbar!

Coisas assim causam acidentes graves.

Rodrigo Baratti
11/03/2015, 18:36
Na realidade acredito que com segurança,apenas veículos heavy duty (f250, 350, Ram,....) tenham capacidade real de rebocar uma Jeep.
Já puxei com a F1000 e vai bem, mas se precisar parar de repente, esquece, vai dar "L" e/ou desgovernar, ainda mais se for na descida.
Puxei com a Ranger dupla e é ainda pior.

[]'s

Edintruder
12/03/2015, 09:30
Rodrigo, o desequilíbrio da Ranger CD é evidente nesse caso. A F1000 é muito mais estável e mais larga, o que facilita muito esse tipo de reboque.

CAPT GOTTLIEB
09/10/2015, 21:27
Agradeço as dicas e conselhos do Edintruder. Nota dez!
Estudei o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), suas atualizações e me ative atentamente ao artigo 143 inteiro. conversei com algumas pessoas, inclusive advogados e policiais locais. Verifiquei que é totalmente possível e legal um motorista categoria B rebocar uma carreta, um trailer, um veículo articulado desde que o peso total não ultrapasse seis (6) toneladas. O mesmo artigo, no final, diz que se for rebocado mais de uma unidade articulada (p.ex. um cavalo mecânico ou caminhão rebocando dois "vagões", conhecido como treminhão) será necessário categoria E, independente do peso total. Penso que nenhum de nós irá rebocar um jipe mais uma carreta (mini-treminhão). Todavia a lei não diz nada, absolutamente nada a respeito de veículo rebocando outro veículo e muito menos disciplina o uso do towbar. Mas o artigo 236 proíbe e multa quem rebocar outro veículo com corda ou cabo flexível. Por outro lado a Constituição Federal no seu artigo 5º - II diz que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei". Então não existe nada em termos de lei que diga como usar ou não usar towbar. Eu sou Médico Cirurgião, não sou profissional do Direito, mas salvo melhor juízo penso que nenhum agente público poderá multar alguém que esteja rebocando outro veículo usando towbar, desde que tenha os dispositivos legais exigidos para os engates e a sinalização luminosa operante. Se insistir em fazê-lo caberá recurso contra a multa (com boa chance de vitória) e até ação por dano moral. O bom senso (que não é constante entre policiais e agentes de trânsito), por enquanto nos deixa equiparados a reboque, semi-reboques, trailers e veículos articulados, com peso bruto total bem inferior a seis (6) toneladas e portanto aptos com CNH categoria B. Conforme conselho do nosso experiente colega Carlo Pecca (que reboca um trailer) é de bom alvitre ter no porta-luvas uma xerox do artigo 143 do CBT (atualizado), caso seja parado e questionado numa blitz. É a conhecida "profilaxia da apurrinhação"! Vide foto em anexo.
Puxei um VW-Buggy com uma caminhonete por 17 anos, sem problema algum. Agora puxo um VW-BAJA também com tranquilidade. Porém são veículos que mal chegam a 600 Kg. Mas se eu tivesse que rebocar meu JIPÃO (2 toneladas) com uma caminhonete iria ficar bastante preocupado e lembrando os conselhos do Edintruder a cada minuto. Se fosse numa distância modesta, estrada plana eu até arriscaria, numa velocidade relativamente baixa e com muita atenção aos loucos da estrada. Mas se tivesse um trecho forte de declive ou uma serra eu não iria.

513896

CAPT GOTTLIEB
09/10/2015, 21:29
Capitão, trailer ou carreta são considerado trailers e carretas, dessa forma acima de 750kg são obrigados a possuir no mínimo freio inercial conforme as resoluções específicas que regulamentas as suas características construtivas.

No caso de carros, continuam sendo carros, e nesse ponto dispensam o sistema de freio inercial pois embora sendo rebocados não deixam de ser carros. Assim como as carretas que apoiam o carro pelo eixo dianteiro pois o peso de sustentação não ultrapassa os 750kg. Porém é desconsiderado o peso inercial do conjunto pois as resoluções que apontam esses casos ainda possuem "brechas" no quesito peso vazio e peso sobre o eixo. O eixo que continua no piso é desconsiderado da capacidade de carga desse tipo de reboque.

Para o towbar é obrigatório apenas o acoplamento de segurança por corrente, ligação elétrica repetidora e que o veículo tracionado fique em ponto morto, volante livre e sem nenhum ocupante em seu interior. Por ser vago demais, abre espaço para a falta de cuidado tipo:
- Veículo trator pelo menos com 50% a mais de massa que o veículo tracionado;
- Não colocar bagagem, principalmente solta no veículo tracionado;
- Fazer paradas periódicas para verificação de segurança de pneus e rolamentos;
- Manter sinalização de veículo rebocado;
- Ficar atento para a capacidade máxima de tração do veículo trator. Tem carros que o limite é de 800kg e tem gente que puxa jipe de 1200kg em towbar!

Coisas assim causam acidentes graves.

Demorei a responder, pois estava analisando mais detalhadamente este assunto. Muito obrigado pelas suas dicas e conselhos. Abraços.

Willian Del Piero Rocha
09/10/2015, 21:49
CAPT ,só se o guarda rodoviario ,seja estadual ou federal quiser agir de má fé ,para multar uma camionete puxando um jeep no tow bar ou composição parecida , ,em meu grupo tem um PRF e ele sempre esclarece nossas dúvidas , ,e essa do tow bar já tinham perguntado a ele ,e ele disse que é completamente legal e amparado por normas ,desde que respeitadas as exigências e normas ,,,como ,interligar a parte elétrica, ou usar uma régua com luzes de freio,seta e faroletes da traseira do carro rebocado ,usar corrente unindo os dois veiculos ,e o carro rebocado tem que estar com os documentos em dia ,IPVA ,seguro obrigatório e licenciamento. Se estivesse em cima de uma carretinha ,não precisa dos documentos em dia ,apenas um de propriedade,,,já que não está rodando na via,,,a carretinha sim, tem que ter os documentos.

CAPT GOTTLIEB
10/10/2015, 12:52
CAPT ,só se o guarda rodoviario ,seja estadual ou federal quiser agir de má fé ,para multar uma camionete puxando um jeep no tow bar ou composição parecida , ,em meu grupo tem um PRF e ele sempre esclarece nossas dúvidas , ,e essa do tow bar já tinham perguntado a ele ,e ele disse que é completamente legal e amparado por normas ,desde que respeitadas as exigências e normas ,,,como ,interligar a parte elétrica, ou usar uma régua com luzes de freio,seta e faroletes da traseira do carro rebocado ,usar corrente unindo os dois veiculos ,e o carro rebocado tem que estar com os documentos em dia ,IPVA ,seguro obrigatório e licenciamento. Se estivesse em cima de uma carretinha ,não precisa dos documentos em dia ,apenas um de propriedade,,,já que não está rodando na via,,,a carretinha sim, tem que ter os documentos.

Del Piero, boa tarde!
Concordo com você totalmente. Todavia é sempre bom seguir a sugestão do colega Carlo Pecca e ter no porta-luvas uma xerox do artigo 143. Aqui na minha região (Amparo e região serrana) não temos problemas, se tudo estiver de acordo. Mas já fiquei sabendo que em outros lugares deste Brasil alguns jipeiros tiveram dificuldades. Às vezes é aquela prática altamente condenável de criar dificuldades para vender facilidades (corrupção mesmo) e outras vezes é uma mistura de despreparo e arrogância. Felizmente tudo indica que a situação está melhorando, pois boa parte dos policiais rodoviários e agentes de trânsito tem bom conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.
Bons passeios com seu Jeep.

CAPT GOTTLIEB
15/03/2016, 20:44
JIPÃO TOYOTA puxando o VW-BAJA (650 Kg). Engate removível permite a retirada do estepe. Tanto o JIPÃO como o BAJA também podem puxar a carretinha Karmann-Ghia (carreta 150 Kg + carga máxima 350 Kg). Como o JIPÃO pesa quase 2 toneladas e tem motor Mercedes-Benz OM 314 diesel é fácil rebocar o BAJA. Mas mesmo assim só vou até 80 Km/h em retas sem muito trânsito, pois uma freada brusca pode ser problemática ou até catastrófica. Numa descida íngreme o JIPÃO segura bem o BAJA, mas dá para sentir que tem 650 Kg empurrando a traseira.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524810&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524811&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524812&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524813&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524814&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524815&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524816&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524817&stc=1

Edintruder
15/03/2016, 22:41
Capt, no towbar podes rodar tranquilo sem te preocupar com velocidade pois como o jipe é muito mais pesado que o baja, a chance de dar algo errado é mínima. Os acidentes ocorrem quando botam carros leves para puxar jipes pesados...

Sobre o engate, esse é o melhor tipo que pode ser feito. Na minha F1000 fiz um acoplamento na dianteira também para manobrar o meu trailer com maior facilidade no pátio.

hercilio.neto
15/03/2016, 22:45
Capt, no towbar podes rodar tranquilo sem te preocupar com velocidade pois como o jipe é muito mais pesado que o baja, a chance de dar algo errado é mínima. Os acidentes ocorrem quando botam carros leves para puxar jipes pesados...
:master:
Imagine o inverso. O baja puxando a Band.

Edintruder
15/03/2016, 22:50
:master:
Imagine o inverso. O baja puxando a Band.

kkkk! O VW 1600 consegue puxar, mas freiar ou encarar uma descida será um problema.

CAPT GOTTLIEB
17/03/2016, 14:42
Edintruder e Hercilio, meu BAJA tem motor 1600 (retificado) e relação coroa-pinhão 8x33. É um carrinho muito valente e penso que conseguiria rebocar o JIPÃO, num trajeto curto e plano. Mas não teria força para subir uma ladeira e muito menos para segurar o JIPÃO numa descida. Vamos deixar como está. KKKKKKKKKKKKKKKK! Estou pensando em levar os dois para um passeio na Serra da Canastra e certamente nenhum deles irá refugar. Abraços a vocês dois.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/524906-como-rebocar-sua-viatura-seguramente-flat-tow-new-paint-25.jpg

CAPT GOTTLIEB
06/08/2018, 09:29
560491 560492

Hilux tracionando BAJA com tow-bar e depois o VW-Buggy-Gaiola. O BAJA pesa 650 Kg e a Gaiola 450 Kg.
O rebocado fica no ponto morto, direção sem trava e tow-bar com corrente de segurança, luzes de sinalização e engate bem feito. Pelo CBT veículos articulados, como caminhonete puxando BAJA devem trafegar com velocidade máxima permitida aos veículos pesados (velocidade de caminhão). Eu sigo isto, exceto em ultrapassagens, pois frear subitamente será sempre um convite ao desastre. Fico muito atento à estrada e principalmente aos malucos, que adoram cometer imprudências e deixar os demais em apuros. Reconheço que rebocar um veículo, mesmo leve como a Gaiola é um tanto cansativo e estressante. Nunca reboquei jipes, mas imagino que seja muito mais difícil e complicado.

NOTA: frequentemente ao plugar o chicote de luzes costuma haver problemas, principalmente com os pisca-piscas. O eletricista me mostrou que muitas vezes o negativo é deficiente, pois a estera do engate e a munheca podem ter menor contato. Então montei um fio com um jacaré em cada ponta. Prendo um na Hilux e outro no tow-bar ou até mesmo no parachoque do rebocado. Assim o terra fica perfeito e as luzes têm funcionado muito melhor.

Lucas Diego
06/08/2018, 11:38
Hilux tracionando BAJA com tow-bar e depois o VW-Buggy-Gaiola. O BAJA pesa 650 Kg e a Gaiola 450 Kg.
O rebocado fica no ponto morto, direção sem trava e tow-bar com corrente de segurança, luzes de sinalização e engate bem feito. Pelo CBT veículos articulados, como caminhonete puxando BAJA devem trafegar com velocidade máxima permitida aos veículos pesados (velocidade de caminhão). Eu sigo isto, exceto em ultrapassagens, pois frear subitamente será sempre um convite ao desastre. Fico muito atento à estrada e principalmente aos malucos, que adoram cometer imprudências e deixar os demais em apuros. Reconheço que rebocar um veículo, mesmo leve como a Gaiola é um tanto cansativo e estressante. Nunca reboquei jipes, mas imagino que seja muito mais difícil e complicado.

NOTA: frequentemente ao plugar o chicote de luzes costuma haver problemas, principalmente com os pisca-piscas. O eletricista me mostrou que muitas vezes o negativo é deficiente, pois a estera do engate e a munheca podem ter menor contato. Então montei um fio com um jacaré em cada ponta. Prendo um na Hilux e outro no tow-bar ou até mesmo no parachoque do rebocado. Assim o terra fica perfeito e as luzes têm funcionado muito melhor.

Muito interessante o relato! Parabéns e obrigado!

mmuniz07
12/08/2018, 02:06
Primeiramente, é nteressante perceber que um tópico criado em 2005 trouxe, ao longo de vários anos, tanta informação. Obrigado a todos!
-
Nesta noite estava a pesquisar sobre como aplicar uma tow-bar em minha Vitara JLX 97 5p para puxar em meu Polo 2.0, com freio a disco nas quatro rodas. Estava me confiando porque o trajeto que faria puxando a Vitara seria completamente em pista duplicada, sem aclives ou declives exagerados, e iria devagar. Força, acredito que o Polo tem; por ter freios sobre-dimensionados (discos enormes nas quatro rodas) acredito que andando devagar não vá me deparar com surpresas. Mas, gostaria de ouvir uma opinião dos mais experientes.
-
Obrigado pela ajuda!!!:safari-rig:

Rodrigo Baratti
13/08/2018, 22:55
Puxar puxa e o problema não é o freio, mas sim o peso.
O veículo da frente tem que ser mais pesado que o de trás, caso contrário em uma freada brusca o conjunto da o famoso “L”. Já ocorreu comigo com jeep puxando jeep.

Minha recomendação é não arriscar, por um curto percurso ou numa emergência pode até ser, mas fora disso eu não recomendo.

[]’s

alexrib2005
09/11/2018, 13:42
Pessoal, boa retomada, de assunto, pois andei muito atrás desse tópico. E agora encontrei novamente. Pessoal já reboquei o meu jeep, com um carro menor que meu jeep. E digo, que deu medo, mas foi, com medo mais foi.
Mas fiquei observando o pessoal e os comentários e fico apreensivo com a forma que alguns transportam suas viaturas. Mas tem que acontecer alguma coisa com os nossos para termos mais cuidado.
Um abraço a todos.