PDA

Ver Versão Completa : Carburador de fusca no BF

João Carlos Dias
30/10/2009, 07:56
Pessoal, para quem assim como eu já tinha ouvido falar más nunca tinha visto um, segue a foto do carburador em um BF que segundo o dono da "esquisitice" faz de 8 a 9 km/l nas estradas de terra de MG. Estou tentado a fazer um teste no meu.

abs.,

João Carlos

Julinot
30/10/2009, 09:00
Sim... já ouvi falar, já me ofereceram essa "transformação", mas ninguém respondeu sobre o desempenho. De onde você obteve essas fotos ? Quais são as impressões do dono sobre o desempenho ?

Abraços a todos...

João Carlos Dias
30/10/2009, 09:16
Olá Julinot. Em uma das minhas idas para MG me deparei com uma F75, carroceria de madeira. Caminhonete de lida pelas estradas de terra. Segundo o dono, faz de 8 a 9 Km/l. Com desempenho satisfatório para a necessidade dele. Infelizmente não pude comprovar andando no carro. Acredito que para a minha necessidade servirá pois não faço nenhuma estravagância com o meu Jeep. Pelo que me informei no desmanche onde costumo comprar peças, vou pagar R$ 50 reais em um carburador, então vou gastar pouco para fazer a experiência.

abs.,

João

Rafaminc
30/10/2009, 10:24
Bom, essa de 8 a 9 km/l é muito relativo. Tudo depende do pé, velocidade, terreno plano ou acidentado, rotação que o motor trabalha, qtd de marchas, combustível, etc...
Antes de comprar o carburador do Fusca, mede o diâmetro do venturi dele. Se for menor 27mm vc vai estrangular mais ainda seu motor, vai perder força e vai ter menos eficiência na queima da gasolina.
Eu investiria um pouco mais e compraria um carburador mais moderno compatível com o 6 caneco.

Outra, qual tem mais potência e é mais econômico? o Fusca com dupla carburação, ou o simples?

Abçs

Elmer_Jeep
30/10/2009, 10:36
Essa invenção aí é lenda, vejam alguns comentários aqui em outro tópico sobre o mesmo tema: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=443724#post443724

[]'s

Julinot
30/10/2009, 13:44
Rafaminc... e que carburador seria esse que você compraria ?

Abraços a todos...

Bom, essa de 8 a 9 km/l é muito relativo. Tudo depende do pé, velocidade, terreno plano ou acidentado, rotação que o motor trabalha, qtd de marchas, combustível, etc...
Antes de comprar o carburador do Fusca, mede o diâmetro do venturi dele. Se for menor 27mm vc vai estrangular mais ainda seu motor, vai perder força e vai ter menos eficiência na queima da gasolina.
Eu investiria um pouco mais e compraria um carburador mais moderno compatível com o 6 caneco.

Outra, qual tem mais potência e é mais econômico? o Fusca com dupla carburação, ou o simples?

Abçs

Rafaminc
30/10/2009, 13:55
Julinot, se eu não tivesse GNV instalado, pegaria um paquímetro e saíria catando de um carburador usado, com uma área de passagem um pouco maior que o original. Derrepente um de duplo estágio com o segundo estágio acionado por vareta seria interessante.
Tem a questão da adaptação, mas isso vc tem que olhar o que fica mais em conta para enjambrar.
Dá uma porcurada no fórum sobre as adaptações que o pessoal já fez, pois eu só aumentei a área de passagem do meu...

Abçs

Marcio Rossetto
30/10/2009, 19:18
Pessoal, irei me apresentar, éra da seção do nivas , agora troquei por um CJ e estou reformando.

Uma vez adaptei o carburador do opala que tem 2500 cc no motor do Niva que tinha 1600 cc , partindo da primícia que o meu ex opala fazia 8 a 9 por litro na estrada e meu Niva 5km/litro .

Chequei ao consumo de 7 km por litro e uma marcha lenta espetacular .

Agora, eu tive um gurgel que trabalhava com dupla carburação de fusca, fazia seus 6 a 7 por litro .

Se a reciproca for verdadeira , deve funcionar, porém acho que a resposta do motor vai ser lenta e a rotação vai subir progressivamente.

João Carlos Dias
30/10/2009, 20:37
É pessoal, pareçe que o assunto é polêmico! A minha intenção foi mostrar a foto como prova de que este "duende" existe. Se ele é feio ou bonito é outra questão. Quando eu voltar em MG, provavelmente neste final de ano, vou proucurar o proprietário da F75 e andar no carro para uma análise mais apurada, nem que para isto eu tenha que trabalhar um dia na lida com ele.

abs.,

João

junior braga
30/10/2009, 21:19
pode até funfar com essa adaptação, esses BF´s são tão bons que funcionam até com 3 cil. ou 4 cil., mas de uma coisa eu tenho certeza, desse jeito aí não funciona redondo não.
Não é por nada não, mas como comparar um motor de fusca com o guerreiro BF?

[ ],

Marcos ET
01/11/2009, 03:23
ó...
Já usei este carburador quando meu jeep tinha motor Continental 442 (GoDevil). Ele ficou lá por uns vinte e poucos anos sem NUNCA dar problema! O motor rodava macio, sem engasgar, sem afogar, sem ratear... funcionamento perfeito e sem alterações!

Só nao sei se o motor ficou mais frouxo com este carburador, pois como usei ele "a vida toda" do continental, nao tenho parametros pra comparar com o carburador original.

Já coloquei um carburadorzim destes num OHC e ficou mto bom também! sem falhas ou coisas do tipo...

Em todos os casos (inclusive o meu) a economia de combustível foi notável! meu véio chegou a fazer 7,5~8,0 km/l indo de Bragança Paulista (SP) até Rezende (RJ). Ou seja, pra quem quer economia, eu recomendo! mas pra quem quer um motor agressivo, para um comportamento mais "nervoso", daih acho que podem haver decepções....

"Eu gosto muito, usaria novamente se tivesse oportunidade!" rsrsrsrsrs

RBM
01/11/2009, 17:02
O que me falaram é que a mistura fica pobre, forçando muito o motor, velas, etc...

Campi
02/11/2009, 08:57
Em um 4 cilindros de pequeno porte igual ao continental pode até funcionar, mas no BF não adianta choro nem vela, não funciona e se funcionar não fica legal perde toda a sua força.
Digo isso não porque já ví um motor com esse carbura, mas sim pela propria visão de mecanica. Faça um teste todos que quiserem, peguem a mão de vcs e fechem suas narinas à fim de obistruir um pouco a entrada de ar e tentem respirar por algum tempo, nem preciso falar mais nada a sensação que vcs vão ter é a resposta para esta questão.
Um grande abraço Campi.

Julinot
02/11/2009, 19:57
rafaminc,
falaram do carburador do opala 150 4 cil.
deve ser uma boa, pois trata-se um motor 150, o o bf é 161 - quase igual.
um pouco menor, mas deve ser um carburador mais moderno - se é que isso existe -, e de qualquer forma, mais fácil de encontrar... quem sabe até novo. não acredito em Jeep com motor BF-161 que faça 8 ou 9 Km com 1 Litro e que ainda consiga ultrapassar um carro de boi. dessa forma, o que procuro hoje nem é economia, mas um funcionamento regular com um carburador mais novo - o meu tá uma coisa nojenta... -, e procuro também desperdício zero, pois desconfio que o meu carburador (quer dizer...o do do jeep) vaza, afoga, joga fora, etc. sair com o Jeep mesmo fazendo 5,5 Km Litro... quem sabe até 6 ou 6,5... muito milagrosamente 7, mas tendo certeza de que não vou ter abrir o carburador no meio do caminho e ficar soprando aqui e e ali, dando porradinha pra soltar a agulha que prende, etc e tal... já seria ótimo... e com uma marcha lenta regular também.

você tem idéia da vazão desse carburador do opala ? daria mesmo pra colocar no BF ?
e tem alguma idéia das adaptações necessárias ?

tenho um camarada que mexe com opala - compra, restaura, vende, vende peças, etc... arrumar um vai ser fácil

abraços a todos...

Julinot, se eu não tivesse GNV instalado, pegaria um paquímetro e saíria catando de um carburador usado, com uma área de passagem um pouco maior que o original. Derrepente um de duplo estágio com o segundo estágio acionado por vareta seria interessante.
Tem a questão da adaptação, mas isso vc tem que olhar o que fica mais em conta para enjambrar.
Dá uma porcurada no fórum sobre as adaptações que o pessoal já fez, pois eu só aumentei a área de passagem do meu...

Abçs

Fcarpinelli
02/11/2009, 20:13
rafaminc,
falaram do carburador do opala 150 4 cil.
deve ser uma boa, pois trata-se um motor 150, o o bf é 161 - quase igual.
um pouco menor, mas deve ser um carburador mais moderno - se é que isso existe -, e de qualquer forma, mais fácil de encontrar... quem sabe até novo. não acredito em Jeep com motor BF-161 que faça 8 ou 9 Km com 1 Litro e que ainda consiga ultrapassar um carro de boi. dessa forma, o que procuro hoje nem é economia, mas um funcionamento regular com um carburador mais novo - o meu tá uma coisa nojenta... -, e procuro também desperdício zero, pois desconfio que o meu carburador (quer dizer...o do do jeep) vaza, afoga, joga fora, etc. sair com o Jeep mesmo fazendo 5,5 Km Litro... quem sabe até 6 ou 6,5... muito milagrosamente 7, mas tendo certeza de que não vou ter abrir o carburador no meio do caminho e ficar soprando aqui e e ali, dando porradinha pra soltar a agulha que prende, etc e tal... já seria ótimo... e com uma marcha lenta regular também.

você tem idéia da vazão desse carburador do opala ? daria mesmo pra colocar no BF ?
e tem alguma idéia das adaptações necessárias ?

tenho um camarada que mexe com opala - compra, restaura, vende, vende peças, etc... arrumar um vai ser fácil

abraços a todos...

Caramba, 7 ou 8 num BF, se alguém tiver a formula me avise que eu pago bem pelo serviço, o meu BF faz 3 KM/litro em ponto morto e até desligado o desgramado bebe a gasolina..kkkk..

Já tentei de tudo, mas não consigo fazer ele gastar menos do que 4km/l dirigindo sem forçar nada....
Abraço

Rafaminc
03/11/2009, 08:56
Julinot, não sei qual a medida interna desse carburador do Opala, teria que ver se alguém tem como medir para vc comparar, mas provavelmente é maior que o do BF.
Agora é aquela coisa, se vc comparar qualquer moto 4T com motor acima de 200 cilindradas, vai encontrar carburadores com vazão maior que o do BF. Uso sempre minha bixeira como comparação, pois o motor dela com 350 cilindradas possui um carburador original com diâmetro interno de Ø32mm e hoje aumentei para Ø36mm e ainda rodo no álcool, portanto o BF que é 7 vezes maior usa um carburadorzinho com Ø27mm.
Mesmo levando em conta que o BF té menos taxado, só tem duas válvulas por cilindro e gira na metade da rotação, ainda acho muito pouco.
Se não me engano os motores monocilindro 4T da Honda com 200 cilindradas possuem Ø28mm de passagem.
Provavelmente na época que fabricaram estes motores, a diversidade de caburadores era muito restrita, portanto deviam usavam o mesmo modelo em vários carros para baixar custos de fabricação.

Abç

Rafaminc
03/11/2009, 09:10
ó...
Já usei este carburador quando meu jeep tinha motor Continental 442 (GoDevil). Ele ficou lá por uns vinte e poucos anos sem NUNCA dar problema! O motor rodava macio, sem engasgar, sem afogar, sem ratear... funcionamento perfeito e sem alterações!

Só nao sei se o motor ficou mais frouxo com este carburador, pois como usei ele "a vida toda" do continental, nao tenho parametros pra comparar com o carburador original.

Já coloquei um carburadorzim destes num OHC e ficou mto bom também! sem falhas ou coisas do tipo...

Em todos os casos (inclusive o meu) a economia de combustível foi notável! meu véio chegou a fazer 7,5~8,0 km/l indo de Bragança Paulista (SP) até Rezende (RJ). Ou seja, pra quem quer economia, eu recomendo! mas pra quem quer um motor agressivo, para um comportamento mais "nervoso", daih acho que podem haver decepções....

"Eu gosto muito, usaria novamente se tivesse oportunidade!" rsrsrsrsrs

Pois é Marcos, estava repensando sobre o assunto e acho que não deve ter muita diferença entre estes dois carburadores, visto que o do BF já é bem restritivo para o tamanho do motor.
Uma hora dessas vou dar um pulo na casa do meu pai e procurar uns carburadores velhos de fusca que ele tinha guardado para medir a área de passagem.

Abçs

Julinot
03/11/2009, 09:38
Obrigado... está sendo muito frutífero esse papo todo contigo, com o RBM e demais colegas. Acho que esse é o espírito do fórum... não ?
É incrível... nunca teria imaginado que um motorzinho dez vezes menro usa um carburador com medidas internas maiores do que um motor dez vezes maior. Nesse contexto, a troca por um carburador menos restritivo é quase obrigatória. Acho que vai até melhorar o consumo um pouquinho... de qualquer forma, ainda vou tentar colocar o carburador original nos trinques. Nãoa dianta sair trocando, proque dá um certo trabalho, e eu não apreciaria o real benefício. Quero ver esse carb original funcionando direito primeiro. Valeu, mesmo !!!

Abraços a todos...

Julinot, não sei qual a medida interna desse carburador do Opala, teria que ver se alguém tem como medir para vc comparar, mas provavelmente é maior que o do BF.
Agora é aquela coisa, se vc comparar qualquer moto 4T com motor acima de 200 cilindradas, vai encontrar carburadores com vazão maior que o do BF. Uso sempre minha bixeira como comparação, pois o motor dela com 350 cilindradas possui um carburador original com diâmetro interno de Ø32mm e hoje aumentei para Ø36mm e ainda rodo no álcool, portanto o BF que é 7 vezes maior usa um carburadorzinho com Ø27mm.
Mesmo levando em conta que o BF té menos taxado, só tem duas válvulas por cilindro e gira na metade da rotação, ainda acho muito pouco.
Se não me engano os motores monocilindro 4T da Honda com 200 cilindradas possuem Ø28mm de passagem.
Provavelmente na época que fabricaram estes motores, a diversidade de caburadores era muito restrita, portanto deviam usavam o mesmo modelo em vários carros para baixar custos de fabricação.

Abç

Dic3
03/11/2009, 13:08
Isso vai dar mistura pobre, com aquecimento da cabeca do pistao podendo vir a fundi-lo nao vai?

Rafaminc
03/11/2009, 13:33
Andei pesquisando e parece que o venturi original do fusca é 24mm contra 27mm do Jeep, portanto tem quase 20% menos vazão.
A boca de entrada do Solex também é menor, algo em torno de 35mm contra 40mm.
Vi também que o pessoal que tem fusca acaba trocando o venturi para 26 / 27mm para ganhar algo em torno de 15% de potência e mais giro no motor (quase 1000 RPM).
Essa diferença de giro e potência eu senti no pé quando aumentei a vazão do meu bura para 40mm.
Portanto se o cara vai andar com pneu original linguiça e nunca usar o motor em alta rotação, pode até ter alguma economia, pois essa adaptação favorece somente o torque em baixa, mas se precisar apertar o passo, esqueça, vai faltar potência e giro em alta.

Abçs

matrakaum
03/11/2009, 15:30
Pergunta de gente ignorante no assunto (e pastando na mão do DFV)...
Para fazer a adaptação, conforme a foto, tem de se colocar um adaptador ( um cano como extensão). A distância aumentada, devido ao adaptador, em se comparando com o original, não traz percas tb? Ou pensei asneira mesmo?

Fabiano Willys CJ5 1959
03/11/2009, 20:30
Olha PessoALL, vcs acreditando ou não, meu tio tem um willys, já com motor de opala e adivinha !! Quando abri o capô eis que no motor está instalado um carburador de fusca. A flange é bem parecida com esta utilizada no BF. Não lembro quanto ele comentou sobre km/l, mas diz ser econômico ( tbem não sei tamanho do venturi e giclagem). Andei com o jipe e pra mim ainda fica mais esperto que o BF e com torque em baixa, nada comparado claro com o proprio opala com a simples. Agora, se vcs querem economia no BF, tem que baixar a giclagem ( original 25 ) com venturi 27 e ajustar o diâmetro do tubo esguicho (qualquer loja de ajuste de carburação faz) e lógico, o acerto se faz com ele montado no carro, vendo a coloração das velas.

chacalgarcia
14/11/2009, 19:35
pra acerto usa uma sonda lambda é um bom investimento e da muito menos trabalho, todos os carros meus carburados eu instalei e coloca um 2E, fica o @#32&¨%@#%
na minha opinião no minimo uma solex 40 , como ja descreveram ai , motor opala com caruburador de fusca , quanto tempo sera q ele rodou axo q muito n. se fossemos ligar pra consumo em 1º lugar axo q nem dava pra ligar o motor :shock:

:mrgreen:

Raphael Willys 74
22/10/2010, 19:27
Fala pessoal...
Ressuscitando o tópico....
Seguinte, aqui na minha região é comum a utilização do carburador do fusca em adaptações para o Willys. Um amigo meu até tem o carburador do fusca funcionando num bf e detalhe com GNV. Lógico que na areia ou um terreno pior que uma estrada de chão batido ele passa pra gasosa pra ter força. Eu estou fazendo essa adaptação no meu e até agora tinha corrido td bem, até que o carburador zero bala que eu tinha comprado começou a dar excesso com o carro desligado fazendo-o afogar. A única alteração que fiz foi providenciar um “pé” pro carburador encaixar na admissão do motor. Estou até postando umas fotos do “pé” pra vocês verem. Ainda não tirei a viatura da oficina pra testar como ficou, mas assim que eu testar posto aqui pra vocês.
Abraços,

Mauricio Rotta
23/10/2010, 10:11
Eu uso carburador de fusca no Go Devil e já é uma porcaria, imagina no BF. Para com isso, se liga meu

lukinhas.killer
24/10/2010, 03:16
eu não tenho jeep mais acho que um carburador bom pra se adaptar seria o weber 460, se acha facil, a manutenção não é muito dificil e tem muitas opções de gliques!
e tem dois estagios que tbm pode ajuda a manter a economia e quando pisar ter "ajuda extra"

[]s

Campi
24/10/2010, 08:17
Já fazem dois anos que comprei meu jeep e sempre que ia limpar o filtro de ar notava que a borboleta do afogador ficava quase fechada, então um dia resolvi abrí-la, quando tentei arrancar com o jeeo ele não tinha força pra sair do lugar já antes da abertura o velho BF parecia um canhão. Passados uns dias resolvi abrir o carbura pois deveriater algo obstruído não dando a passagem correta de gasosa para se casar com o ar que entrava com o afogador aberto, então para meu espanto descobri que o glicle que estava instalado nele era o de fusca, troquei para o original do BF e supinpa tudo voltou ao original e aceitava trabalhar com o afogador totalmente aberto.
Só tenho a dizer que antes do reparo o motor reagia bem tinha bastante força, nunca me deixou na mão, agora ficou melhor pena que o consumo ficou uma bos*&¨%$#!

Rafaminc
25/10/2010, 08:06
Já fazem dois anos que comprei meu jeep e sempre que ia limpar o filtro de ar notava que a borboleta do afogador ficava quase fechada, então um dia resolvi abrí-la, quando tentei arrancar com o jeeo ele não tinha força pra sair do lugar já antes da abertura o velho BF parecia um canhão. Passados uns dias resolvi abrir o carbura pois deveriater algo obstruído não dando a passagem correta de gasosa para se casar com o ar que entrava com o afogador aberto, então para meu espanto descobri que o glicle que estava instalado nele era o de fusca, troquei para o original do BF e supinpa tudo voltou ao original e aceitava trabalhar com o afogador totalmente aberto.
Só tenho a dizer que antes do reparo o motor reagia bem tinha bastante força, nunca me deixou na mão, agora ficou melhor pena que o consumo ficou uma bos*&¨%$#!

Amigo, as vezes o giglê original pode estar muito grande ainda. Tenta baixar 1 ou 2 números, e veja até onde o motor continua com força trocando por giglês menores.

joab general
14/11/2012, 19:02
380796

pois taí um com carbura de fusca que tá funcionando redondinho. não tem aquela agilidadde é claro, mas economia tem de sobra em relação aos outros. aqui tb é muito comum esse tipo de adaptação.