Ver Versão Completa : Como funciona a bomba de gasolina do BF161?
felipebrde
28/10/2009, 17:50
Olá senhores, hj estava mechendo no meu jeep e me surgiu uma dúvida, pois tive q trocar a bomba velha por uma nova, só havia disponível estas blindadas, soh q o seguinte, parece q ela "empurra" o combustível para o carburador com muito mais força q a outra ae dah uma presão na mangueira. e Agora o jeep afoga com facilidade. Essas bombas saum mecânica, então se está girando o motor ela tah mandando combustível, ae se a boia indica q tah cheia a cuba como eh q fica? Pq parece q ela "empurra" bem mais combustível q o motor precisa para ficar em marcha lenta. Alguém saberia me explicar como funciona esse sistema?
Obrigado a todos.
Fabiano Willys CJ5 1959
28/10/2009, 19:41
Fala Felipe !! Só lidando com a máquina então ?
Sobre a bomba é o seguinte, normalmente a especificação do fornecedor é uma só e a pressão não deveria variar. Talvez a que vc comprou não seja do motor BF (do maverick é igual) ou a sua original estava com algum problema (diafragma furado/ressecado) e por isso não tinha a pressão correta.
Por esse motivo pode ter sido instalado um gicle maior para suprir a falta do combustivel ou ainda a boía do carburador pode estar desregulada.
Na bomba existe a saida e entrada de combustivel e o acionamento é feito por uma came do comando de válvulas pressionando aquele braço externo da bomba. Espero ter ajudado !
felipebrde
28/10/2009, 21:45
Relamente a minha bomba era das antigas e naum estava puxando combustível, então substitui por esta nova Brosol se naum me engano, e na embalagem dizia Jeep 6cc dentre outros veículos que naum me recordo. Quanto ao carburador, pode ter o gicle trocado mesmo, visto q peguei ele montado em uma base de opala.
Eu estava pensando o seguinte, se a bomba nunca para de mandar combustível e quando a cuba enche o carburador para de receber, como fica essa pressão toda? Na mangueira? A bomba para de enviar mais combustível?
Abraços!
SERGIO MOLLO
28/10/2009, 22:13
Amigo. Coloca um desborbulhador, com retorno pro tanque que resolve.
Creio que a bomba, ainda mais sendo brosol, não é o problema. Pode ser que teu carburador esteja com a valvula de entrada um pouco gasta ou a boia um pouco trancada dai não veda direito.
Mas a ideia é esta mesmo, a valvula de entrada, conhecida como estilete, tranca a entrada e mantem a pressão na mangueira. quando o carburador precisa, a valvula abre e pronto.
A sugestão do segio é a mesma que adotei, coloquei um desborbulhador de plastico, R$8,00. Agora se o carburador não quiser, a gasolina volta para o tanque !
Assim a bomba não esquenta, não forma vapor na linha....coisa que fazia meu jeep ficar na rua direto ! Era parar, por um pano molhado em cima da bomba enquanto tirava o filtro e via o vapor de gasolina subindo.
Ainda não testei na rua....mas na garagem é impressionante como o carro funciona redondo e a gasolina volta pro tanque direto
felipebrde
23/11/2009, 11:55
Valeu galera pela ajuda de todos, mas encontrei o problema, era o gicle de combustível q estava errado... pois o carburador eh DFV 228 e o gicle que tinha instalado era um Solex 165. Ae substitui por um 29 e ficou perfeito agora.
Abraços!
Opa felipebrde!
O retorno sobre um problema resolvido sempre é bem vindo!:concordo:
matrakaum
30/12/2009, 23:19
Aonde eu encontro esta bomba de gasolina Brosol...tem código dela para eu procurar?
A propósito..eu toh pensando em trocar a bomba de combustível, pois, do nada meu Jeep perdeu força...agora ele não consegue nem subir a rampa da garagem...ateh o carrinho de brinquedo do meu filho sobe...
Qdo eu vou subir a rampa ele engasga e morre....
Aonde eu encontro esta bomba de gasolina Brosol...tem código dela para eu procurar?
A propósito..eu toh pensando em trocar a bomba de combustível, pois, do nada meu Jeep perdeu força...agora ele não consegue nem subir a rampa da garagem...ateh o carrinho de brinquedo do meu filho sobe...
Qdo eu vou subir a rampa ele engasga e morre....
Bom dia ! você tem certeza que é a bomba ? podem ser outras coisas, como glicleur entupido, bobina de ignição etc, faça um teste : retire a mangueira de combustível depois da bomba e coloque a ponta dentro de um pet ou similar, dê partida e o motor vai pegar porque a cuba está cheia, funcione 10 segundos e desligue,dentro do pet deverá ter entre 0,5 a 0,8 litro de combustível . . . boa sorte ! :concordo:
felipebrde
31/12/2009, 18:45
Olha tche, eu fui na auto-peças e pedi bomba de combustível para jeep 69... e ele me trouxe essa... na caixa dizia q era pro Willys/Pick up/ Rural 6cc. E vou te contar... meu jeep começou a fazer a mesma coisa q o seu... e não é a bomba! hehehe...
Eu tento subir a lombinha da garagem e ele começa a falhar... e se eu paro de acelerar ele morre... ae soh desligando e ligando novamente ele volta... Estranho q na lenta fica normal... se acelerar sem tentar andar pra frente... acelera perfeito... mas quando tento ir pra frente ele naum tem força... Se alguém souber o q pode ser... vou dar uma olhada geral no bura... ver se tem algo entupido... mas me parece mais uma pane elétrica... sei lah... pq a luz do alternador fica acendendo e apagando...
felipebrde
31/12/2009, 18:47
Ah... semana passada ele andou normal... e começou isso quando fui entrar na garagem... depois disso naum consigo mais nem sair dela! hehehe...
Abraços e feliz ano-novo pra todo mundo!
leopoldo
01/01/2010, 13:03
Somente esclarecendo a pergunta sobre o funcionamento da bomba:
A alavanca (eixo-alavanca) puxa combustível do tanque e a mola da bomba é que dá a pressão/vazão para o carburador.
O eixo comando de valvulas tem um ressalto específico para acionar a bomba, também meio da usinagem de um excentrico.
Conforme o eixo vira, o excentrico faz o eixo-alavanca da bomba ciclar.
Ao ciclar, o diafragma é puxado pela alavanca, causando depressão na camara e puxando gasolina do tanque.
Já a mola empurra o diafragma de volta, travando uma valvula para que a gasolina não volte para o tanque, e pressurizando a gasolina na camara da bomba para o carburador.
Atenção: no desenho abaixo e à direita, há um erro de edição pois o retorno do diafragma NÃO é pelo eixo- alavanca e sim pela ação da mola .... portanto a setinha está na direção certa, mas na posição errada ... tem que estar do lado da mola
http://www.tpub.com/content/construction/14264/css/14264_119.htm
http://www.tpub.com/content/construction/14264/img/14264_119_1.jpg
É óbvio que se a boia trava a entrada de combustível na cuba do carburador, algo deve segurar a pressão na bomba senão alguma coisa iria para o beleléu !
Engenhosamente, ao encher a cuba e a boia travar, o diafragma da bomba é puxado pelo eixo-alavanca, a mola tenta empurrar o difragma de volta, mas como há então um calço hidraulico, o sistema do diafragma fica paralizado numa posição X que é aquele rasgo no eixo do diafragma, enquanto o eixo-alavanca sobe e desce no vazio.
O eixo do diafragma é construido de forma que SOMENTE puxe combustível. NUNCA empurra, justamente para não destruir a bomba. É por isso que tem a mola para empurrar (pressurizar) o combustível.
Na ocasião do calço hidraulico, o eixo-alavanca sobe e desce mas não puxa mais combustível do tanque porque trabalha no vazio no eixo do diafragma. Somente volta a puxar combustível, quando a boia abre, alivia o calço e a mola novamente esvazia a camara da bomba.
felipebrde
01/01/2010, 16:04
Ae Leopoldo, valeu pela explicação, ajudou muito! Agora entendi como funciona a bendita! :D
Obrigado
matrakaum
02/01/2010, 11:14
Felipe,
O seu problema é o mesmo que acontece comigo..o engraçado é que em um dia tava andando beleza c/ força aí como mágica não funcionou mais direito...eu só não me lembro se foi qdo mexi no Carburador que a coisa desandou de vez...
felipebrde
02/01/2010, 23:39
Felipe,
O seu problema é o mesmo que acontece comigo..o engraçado é que em um dia tava andando beleza c/ força aí como mágica não funcionou mais direito...eu só não me lembro se foi qdo mexi no Carburador que a coisa desandou de vez...
Boa noite matrakaum, hj um amigo veio aqui me ajudar com o jeep... ele fuça em opalas... entende mais que eu do assunto... ae ele mecheu e agora o jeep anda novamente... sai da garagem normal... ele disse q estava com as velas carbonizadas devido a mistura muito rica de combustível... ae ele limpou as velas... e abriu mais a agulha do ar... E deu mais uma regulada no ponto... ae andou... na lenta... e arrancada tah forte novamente... porém ele instalou um gigle 33, e achei q o jeep ficou "gordo", estava com o 31 e eu jah achava ele meio "gordo"... ae naum tem final... acho q naum chega a 40 km/h (meu velocimetro naum funciona) isso em terceira (câmbio 3m)... falando com o Lucas Nassif aqui do fórum ele me disse q usa o gigle 25 no dele... vou tentar trocar pelo 27 e ver o q acontece...
Abraços!
Lucas Nassif
03/01/2010, 00:15
..falando com o Lucas Nassif aqui do fórum ele me disse q usa o gigle 25 no dele... vou tentar trocar pelo 27 e ver o q acontece...
Abraços!
O ideal é usar o 27...dica do mestre KIM!
Em Fevereiro eu coloquei o 29..o motor trabalhou mais 'frio' [antes ele esquentava demais], o motor rendia beeem mais, porém carbonizava as velas.
Coloquei o gigle 29 numa semana, e poucos dias depois fui pra uma trilha onde o Jeep trabalhava muito tempo inclinado. Aí ele começou a ratear...tirei as 6 velas na trilha mesmo [carbonizaram muito], lixei todas, regulei o GAP e voltei pro lugar. Como tinha levado o gigle 25 de reserva, troquei na trilha também e pronto..resolvido! Tá até hoje, sem falhar nem nada...mas ainda acho que o 25 castra muito o motor. Sem contar que quando crava o pé mesmo, a temperatura sobe consideravelmente [mistura pobre]. Pretendo colocar um 27 pra teste e vê no que dá!
E repito, ranca fora esse giglê 33 porque ele é muito pro BF com venturi 27! Dá excesso mesmo, sem contar que bebe pra car@lho!
felipebrde
19/01/2010, 22:29
O ideal é usar o 27...dica do mestre KIM!
Em Fevereiro eu coloquei o 29..o motor trabalhou mais 'frio' [antes ele esquentava demais], o motor rendia beeem mais, porém carbonizava as velas.
Coloquei o gigle 29 numa semana, e poucos dias depois fui pra uma trilha onde o Jeep trabalhava muito tempo inclinado. Aí ele começou a ratear...tirei as 6 velas na trilha mesmo [carbonizaram muito], lixei todas, regulei o GAP e voltei pro lugar. Como tinha levado o gigle 25 de reserva, troquei na trilha também e pronto..resolvido! Tá até hoje, sem falhar nem nada...mas ainda acho que o 25 castra muito o motor. Sem contar que quando crava o pé mesmo, a temperatura sobe consideravelmente [mistura pobre]. Pretendo colocar um 27 pra teste e vê no que dá!
E repito, ranca fora esse giglê 33 porque ele é muito pro BF com venturi 27! Dá excesso mesmo, sem contar que bebe pra car@lho!
Bom pessoal... eu estava achando meu jeep amarrado... naum andava quase nada... naum tinha força mesmo... hj coloquei o giglê 27... mas parece q faltou combustível... ele tava falhando quando acelerava... ae troquei pelo 29 e melhorou... ae um amigo deu uma regulada no distribuidor... limpou as velas... q de novo estavam bem carbonizadas... e o jeep andou bem...
tulliomf
14/05/2010, 23:52
Ola, tenho no meu Jeep o motor original BF161 e como já falei em outro tópico, estava limpando o tanque de combustível e aproveitando pra dá uma geral nessa parte do Jeep. Mas ai que li no manual do mecânico que é bom pelo menos duas vezes por ano desmontar e fazer uma limpeza na bomba de combustível. e é ai que eu fiquei na dúvida: como devo desmontar a bomba e como fazer essa limpeza?????
Estava querendo aproveitar o sábado pra fazer isso , assim quem puder me ajudar vai ser muito bom pro meu Jeep!rsrsrsrrsrs!
Vlw pessoal!
Ola, tenho no meu Jeep o motor original BF161 e como já falei em outro tópico, estava limpando o tanque de combustível e aproveitando pra dá uma geral nessa parte do Jeep. Mas ai que li no manual do mecânico que é bom pelo menos duas vezes por ano desmontar e fazer uma limpeza na bomba de combustível. e é ai que eu fiquei na dúvida: como devo desmontar a bomba e como fazer essa limpeza?????
Estava querendo aproveitar o sábado pra fazer isso , assim quem puder me ajudar vai ser muito bom pro meu Jeep!rsrsrsrrsrs!
Vlw pessoal!
Bom dia prezado ! sua bomba eh antiga ? as modernas nao tem desmontagem, estragou . . . troque ! troquei a do meu CJ64 recentemente, custou cerca de R$80,00 e deve funcionar muito tempo, no CJ58 da minha exposa rodou uma 8 anos sem problema, e olhe que ela roda de Segunda a Domingo, se a sua for desmontavel acho que eh soh ter paciencia e marcar a posicao das pecas, igual se faz quando desmonta carburador, mas se voce esta suspeitando de algum problema acho que seria melhor troca mesmo ! boa sorte e um abraco !
tulliomf
15/05/2010, 12:24
Bom dia prezado ! sua bomba eh antiga ? as modernas nao tem desmontagem, estragou . . . troque ! troquei a do meu CJ64 recentemente, custou cerca de R$80,00 e deve funcionar muito tempo, no CJ58 da minha exposa rodou uma 8 anos sem problema, e olhe que ela roda de Segunda a Domingo, se a sua for desmontavel acho que eh soh ter paciencia e marcar a posicao das pecas, igual se faz quando desmonta carburador, mas se voce esta suspeitando de algum problema acho que seria melhor troca mesmo ! boa sorte e um abraco !
Na verdade eu já comprei o reparo da bomba de gasolina ano passado e está tudo bem por agora.
O que eu quero fazer é limpá-la, pois o meu tanque estava muito sujo e como estou dando uma geral no sistema quero aproveita para limpar a bomba de gasolina e quero saber se existe algum problema em abrir a bomba - como por exemplo ter que trocar as juntas e vedações (eu acho que não, já que é nova) ou se ao abrir vai desmontar alguma peça que eu não consiguirei montar no lugar.
Preciso da ajuda de alguém que já abriu a bomba pra me explicar como devo fazer!!!!
Mas mesmo assim muito obrigado!
tulliomf
15/05/2010, 16:53
Está em anexo a foto da bomba de gasolina e percebi que existe duas partes da bomba :
- Uma mais por baixo que é como uma tampa e que se encontra dois parafusos por baixo (no anexo está como "Segunda Parte")
- E uma outra parte mais superior com vários parafusos (no anexo escrito como "Primeira Parte")
Pelo que estou vendo acho que vou abrir a "Segunda Parte", mas eu queria saber qual é a parte que eu deveria desmontar para poder limpar a bomba de gasolina e se existe algum problema em realizar essa atividade em minha casa????
No manual também fala da existencia de uma tela filtrante - onde fica essa tela e como devo limpá-la?????
vavarusso
23/09/2011, 22:42
Boa noite !
Pessoal gostaria também (além do distribuidor) de desmontar a bomba de combustível para uma limpeza. Alguém poderia citar o passo a passo e as complicações podem ocorrerem??
leopoldo
23/09/2011, 23:15
www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/5204-manual-de-manutencao-do-jeep.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/5204-manual-de-manutencao-do-jeep.html)