Ver Versão Completa : Quando fazer manutenção no Cardan da Ranger?
TylerNTL
28/10/2009, 10:10
Seguindo o ditado de que quem procura cabelo em ovo no final das contas encontra, decidi por levar minha viatura em uma oficina especializada em cardan para uma inspeção preventiva grátis. Não percebo nada de anormal no funcionamento da viatura levei apenas para me previnir de alguma surpresa (R$) em função da viatura ter 163k km.
Como eu já esperava que eles foram "cavar serviço", fui com a predisposição de por mais argumentos que apresentassem não pagar pro NADA!
Diagnosticaram que o cardan traseiro estava começando a apresentar folga e para resolver eu teria que trocá-lo ao custo de mil e alguns dinheiros.
Perguntei baseado em que ele havia feito este diagnóstico e mostraram que ao forçar o cardan próximo as cruzetas ele apresenta alguma folga.
Pesquisei um pouco mais pela internet e em outras oficinas e confirmei que essa era a forma de avaliar o estado do cardan. Só não consegui interpretar qual seria a "FOLGA" que indicaria a necessidade de manutenção.
Perguntas:
Essa é a forma correta mesmo de avaliar o estado de um cardan? O que seria considerado uma folga normal?
O meu apresenta uma pequena folga, mas não faz nenhum ruido ao rodar. Apenas percebo que quando um motorista menos acostumado a ela arranca soltando a embreagem um pouco mais rápido escuto um leve estalo, que acredito ser normal das folgas existentes entre cardan e diferencial. Existe alguma indicação para mexer no cardan se ele não faz nenhum barulho anormal?
Pelo que sei o problema do cardan de alumínio (original da ranger) é que ele não pode ser balanceado. Considerando que o problema não é balanceamento (não percebo vibrações nem ruídos anormais) e sim desgaste das cruzetas, luvas, etc qual seria a manutenção a realizar?
Substituir cruzetas e luvas, ou seria necessário substituir o cardan?
Qual o preço justo para essas manutenções:
1-Substituir o cardan, por um de aço ou por outro de alumínio?
2-Substituir cruzetas, luvas e cia?
Edintruder
28/10/2009, 10:55
Bem, a minha tem folga há mais de 50.000!
Tenho um Cardam de F100 de aço pra trocar, porém até hoje nunca precisou fazer a troca.
Não mexe nisso. Só faz isso no dia que realmente estragar. A tua é 4x4, então se ele der problema, basta ligar o 4x4 e seguir descansado.
Esse de aço meu comprei por 40,00 num ferro velho, porém preciso apenas trocar um garfo por um espigão e comprar a luva. E tá pronto. Com 200,00 coloco no lugar.
leobnaval
28/10/2009, 11:40
Thelmo esta folga existe na maioria das camionetes em algumas até mesmo novas já apresentam folga e algum estalo numa troca de marcha como citou...
Isto pode ser folga nas cruzetas, luvas e falta de regulagem do pinhão com a coroa que é feita através de calços, o que pode agravar a folga é:
Falta de lubrificação nas cruzetas (algumas possuem um bico de engraxe, porem existem cruzetas blindadas que não permitem lubrificação);
Não seguir o manual do fabricante para troca de óleo dos diferências (tanto do tempo que deve ser trocado, quanto da especificação do óleo) isto reduz a durabilidade e consequentemente aumenta a folga da coroa e pinhão;
Mas dificilmente se troca o eixo cardã, só se ele sofrer avarias, trincas...
E quando necessitar a troca deve se utilizar um eixo cardã apropriado ao modelo, porque ele foi projetado para suportar o torque tanto da saída do câmbio como em caso de utilização da reduzida que pode até tripicar este torque, portanto evite trocas por modelos similares que podem ser de outro modelo de camionete, material e resistência.
Abraços, Leo
Anthoniusnikos
29/10/2009, 04:18
X2...! Sempre ouvi falar que esses eixos são para, pelo menos, duas ou três retíficas do motor, daí serem encontrados em ferro velhos, em viaturas com mais de 30 anos. O que vai gastar são as cruzetas(homocinéticas); e vai ficar sabendo quando começarem a incomodar devido a vibração e barulho(NVH), acima de 80 Km/h(como qualquer rolamento). Só chegam a estourar quando o proprietário é muito relaxado, e deixa a coisa de qualquer jeito.
Graxa nas cruzetas e trizetas...!
Abs
Anthon
TylerNTL
29/10/2009, 07:35
Blz vou deixar para mexer no cardan quando aparecer algum barulho ou quando a folguinha nas cruzetas virar uma FOLGA!
Alguém me confirme que o cardan da Ranger não tem pontos para engraxar.
Quando for necessário fazer alguma coisa terei que trocar o cardan ou podem ser trocadas cruzetas, luvas, etc?
Edintruder
29/10/2009, 08:39
A Ranger não tem pontos de engraxamento desde que as peças seja originais. Tem cruzetas no mercado com graxeira.
leobnaval
29/10/2009, 11:44
Podem ser trocadas só as peças com desgaste: cruzetas, luvas, etc.
Thelmo, todo cardã tem folga, por mínima que seja. Vale a expressão: "não coloca chifre em cabeça de cavalo."
Abraços.
Thelmo,
Alguns acompanharam meu drama aqui com meu diferencial pedindo penico e na ocasião o cardã apresentou uma folga que foi através dela que se chegou ao diagnóstico.
A folga era de aproximadamente uns 45 graus o que para os mecânicos era muita coisa e já indicava um elevado desgaste.
Mesmo trocando por um novo ele apresenta uma leve folga. Mas comparado ao anterior é beeem menor o que eu acredito seja dentro do normal.
Abs
TylerNTL
29/10/2009, 23:15
A "folga" que os mecânicos estavam falando não é no sentido da rotação.
É uma folga pequena ao se "forçar" o cardan para cima e para baixo ou da esquerda para direita.
Ele também tem essa folga no sentido da rotação (vou tentar medir de +-quantos graus). Imagino que ela é a origem dos estalos quando algum motorista menos habilidoso (meu irmão por exemplo) solta e embreagem um pouco mais rápido.
Henrique B
13/01/2011, 18:51
socorro mim ajuda , tirei o cardan da tracao para tentar lubrificar a homocinetica ela desmontou toda caiu as 5 esferas e parece que esta tudo novo mas nao estou consequindo montar as esferas ,homocinetica se algem solber como fazer isto min da umas dicas parece que as esferas nao esta cabendo
Henrique B
13/01/2011, 20:11
socorro mim ajuda , tirei o cardan da tracao para tentar lubrificar a homocinetica ela desmontou toda caiu as 5 esferas e parece que esta tudo novo mas nao estou consequindo montar as esferas ,homocinetica se algem solber como fazer isto min da umas dicas parece que as esferas nao esta cabendo
Corrigindo: São 6 esferas, e agora estou conseguindo encaixar, mas está ocorendo algo de errado, pois as esferas saem do lugar correto, depois de montadas, se alguem puder postar algumas fotos, ou dar uma dicas de como travar essas esferas no lugar certo(encaixar), desde já agradeço a compreensão de todos
Alô henrique...Amigo, de onde são as esferas mesmo?
Já dei manutenção na Ranger e não lembro de ter visto algo assim. Creio que a gaiola onde essas esferas são sustentadas, em especial para montagem, já deve ter sumido...
Poste algumas fotos para nós termos idéia de seu problema.
Todavia, já disse que tenho o manual completo de serviço na forma eletrôncia da Ranger (3.0). O sistema de tração é o mesmo a partir de 2000 e se você quiser, posso gravar um CD e lhe enviar.
Saudações
Marco.
TylerNTL
14/01/2011, 07:46
Corrigindo: São 6 esferas, e agora estou conseguindo encaixar, mas está ocorendo algo de errado, pois as esferas saem do lugar correto, depois de montadas, se alguem puder postar algumas fotos, ou dar uma dicas de como travar essas esferas no lugar certo(encaixar), desde já agradeço a compreensão de todos
Na sua montagem vc tem esse anel na parte inferior direita da foto?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=189107&d=1251919844
Em outra vista ele é essa peça perto do papel
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=184199&d=1249344949
Nunca remontei um cardan desses mas quando manuseie os pedaços dele não antevi dificuldade em juntar as peças no lugar e apertar a coifa ao final de tudo. Dê notícias do resultado final.
PS: Vendo a sobra o anel acho que vou mover uma ação contra o COBI por plágio na marca da RIO 2016! Tá na cara que os FDP se inspiraram nesta foto para criar aqueles bonecos se abraçando.
A própria graxa irá, juntamente com o anel gaiola, manter as esferas no lugar.
Creio que é por aí..
Pequeno jr
14/01/2011, 10:40
Esse é o ditado "time que se ganha não mexe"
Henrique B
14/01/2011, 12:34
Descobri onde estava o erro, é porque eu estava montando do modo errado:
http://www.youtube.com/watch?v=LTw2y_Cl2Gw&feature=related
Então eu vi como se deve montar nesser video:
http://www.youtube.com/watch?v=8ASPS8BUWhk&feature=related
Muitas coisas umas aulinhas basicas no you-tube resolvem :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
PS.:Tive que retirar do cardan, o nucleo da homocinetica, pra ficar mais facil montar, montei primeiro as peças mostradas no video(nucleo, gaiola, esferas e o corpo da homo), pra dps encaixar tudo montado no cardã.
Agradeço a todos pela ateção:concordo::concordo:
rangola4x4
03/03/2012, 19:16
Olá pessoal,
Minha ranger está com uma vibração só na na primeira marcha.
Levei em um meca e ele me disse que precisa tirar o cardan traseiro para deixa-lo direto. Assim não vai ter mais trepidações futuras. Isso procede?
Vai me cobrar R$1.100,00 pelo trampo e 3 dias o carro parado. :parede:
Alguém conhece algum mecanico aqui em Sao Paulo Z/O de confiança?
abs a todos e obrigado.
Marcelo Corradi
05/03/2012, 15:51
amigo, eu já troquei o cardã traseiro da minha Ranger e pus 1 só, direto msm. ficou 100%! mas no meu caso eu tive de fazer isso pq a luva gastou e empenou. me recomendaram por 1 só e ficou perfeito.
só esse preço aí é q tá absurdo. o meu custou uns 500 reais, e fizeram na hora. eu esperei lá, gastaram umas 3 horas. e foi numa empresa excelente aqui de BH, só mexem com cardã.
rangola4x4
09/03/2012, 19:10
Puxa, Marcelo!
Obrigado pela dica. Uma pena eu não estar em BH. Me passa esse contato dai.
Devo ir para BH mes que vem.
abs.
Marcelo Corradi
09/03/2012, 21:21
a empresa é a Cardan Minas: :: CARDAN MINAS :: (http://www.cardanminas.com.br/)
pode ir tranquilo. são muito bons.
rangola4x4
21/03/2012, 12:00
POIS É, levei a Ranger em uma empresa que só faz cardan. Eles cobrariam R$ 800,00 para fazer um direto. Quando estavam examinando o cardan, disseram que o cardan está perfeito e as cruzetas também e que não é ele que está gerando essa trepidação.
Bem, agora o carro está com meu meca, já examinou os coxins de cambio e motor e está tudo ok!
Meu Deus, o que é que está gerando tanta trepidação assim, principalmente nas subidas de 1 marcha?
Diferencial? Volante desbalanceado?
Alguém tem uma luz?
Obrigado!!!
Marcelo Corradi
21/03/2012, 15:42
olha, a minha Ranger msm antes dela empenar o cardan, tbm vibrava um pouco quando eu acelerava ela forte de 1ª marcha. era só um pouco, e eu nunca incomodei com isso. mas por coincidência, quando eu troquei o cardan ela parou de dar essa vibrada.
fiquei suspeitando q era o rolamento de centro q já estava meio ruim a muito tempo e era ele q causava essa vibração e depois ele estorou e acabou empenando o cardan.
leobnaval
21/03/2012, 16:01
Verifica o básico: balanceamento de rodas, balanceamento do cardã...
Se você acelerar ela em ponto morto e ela vibrar é motor, volante do motor, etc.
Se ela só vibra em movimento, tente deixar ela rodar sem acelerar na velocidade que está vibrando, procure um descida e deixe ela manter a velocidade, assim dá pra saber se é componente da transmissão, roda, etc.
Agora se ela só vibrar com a marcha engatada e acelerando e não vibrar em nenhum dos caso acima, aí tem que procurar com mais critério...
[]s
Boa Noite
Dentro daquele sanfonado do cardan blindado de alumínio existe um rolamento que pode ser trocado e em algumas concessionárias vende-se essa peça em separado.
Então não precisa comprar um cardan novo e nem adaptar.
Só gostaria de saber se existe alguém que conhece um revendedor que vende essa peça mais barato que a Ford. (Ela custa 860,00R$)
tallesmont
31/07/2016, 12:59
Boa tarde amigos do forum,
Tenho uma Limited 3.0 4x4 11/12 que completou 83k km agora. a mesma está comigo desde os 49k km.
de 80k para cá, comecei a notar um estalo que muito se encaixa aos relatos. na troca de marcha eu escuto o estalo quando acelero, so não estala se for muito suave junto com a embreagem para diminuir o torque, e ainda, de 105 - 140 km/h ronca. suspeito que seja a cruzeta então farei a lubrificação.
Qual graxa sugerem?
Adicionalmente,
Ela esta apresentando um barulho estranho embaixo do carro como se estivesse alguma coisa raspando no eixo, que percebo quando estou em baixa velocidade, e em velocidade normal, parece que tem algo solto embaixo do carro.
Alguém tem alguma diga para me ajudar?
Agradeço desde já!
Danilo Garcia
13/01/2017, 11:58
Quem é o cara bom de cardan/diferencial em Sampa?
blackbr1
09/03/2017, 20:52
Oi Danilo, eu procurei no MercadoLivre e no Google, levei em um na frente do Corinthians aqui na pista local da marginal. Chamado Cardans Inec.
Aqui fui bem atendido e foram honestos, identificaram que a trepidação era da caixa de câmbio, chutaram o valor lá em cima, 1000 temers mas disseram para resolver o coxim antes.
Enfim, arrumei o coxim e não precisei voltar mais.
Os 1000 era para trocar os 2 cardans.
Quanto ao mercadolivre tem algumas opções na zona oeste também. Produtos bons e com boa reputação mas ainda aposto na honestidade dos caras do cardans inec do Corinthians.
Depende da seu km, a minha está com 185 mil, Ranger 2001 2.5, sinceramente eu acho que a sua não tem problema no cardan
Espero ter ajudado.
Abs
Danilo Garcia
16/01/2019, 20:18
Oi Danilo, eu procurei no MercadoLivre e no Google, levei em um na frente do Corinthians aqui na pista local da marginal. Chamado Cardans Inec.
Aqui fui bem atendido e foram honestos, identificaram que a trepidação era da caixa de câmbio, chutaram o valor lá em cima, 1000 temers mas disseram para resolver o coxim antes.
Enfim, arrumei o coxim e não precisei voltar mais.
Os 1000 era para trocar os 2 cardans.
Quanto ao mercadolivre tem algumas opções na zona oeste também. Produtos bons e com boa reputação mas ainda aposto na honestidade dos caras do cardans inec do Corinthians.
Depende da seu km, a minha está com 185 mil, Ranger 2001 2.5, sinceramente eu acho que a sua não tem problema no cardan
Espero ter ajudado.
Abs
Valeu!
Vou dar uma olhada sim, meu carro esta estando qdo solta a embreagem rapido e to sentindo uns "socos"qdo tira ou poe o pé no acelerador com o carro em movimento, tipo uma folga.