Ver Versão Completa : 2a Marcha escapando
Lucianom38a1
13/01/2005, 10:37
Fala Pessoal,
Como sou novo aqui no Forum, creio que este item já foi discutido anteriormente, mas não achei nada..
Tenho um M38A1 1955 com câmbio original 3 marchas (1a seca).
De uns tempos para cá, quando utilizo a 2a marcha como freio-motor (por exemplo descendo uma ladeira em 2a marcha, sem acelerar), a mesma escapa, voltando a alavanca para a posição neutro.
Quando utilizo a mesma marcha, só que acelerando, ela se comporta normalmente, e também é engrenada normalmente. Ou seja, o problema é só quando eu tiro o pé do acelerador.
Alguém sabe o que pode ser isso, e uma mínima ideia de quantas L$ possa custar?
Abraço a todos
Luciano,
num CJ2A de um amigo meu, quando eu usava a primeira durante muito tempo em subidas longas, ela escapava para o neutro tb. Me falaram que pode ser os dentes da engrenagens que estão gastos. Dê uma olhada, se for isso, acho que o melhor seria trocar as engrenagens mesmo.
A[]s
Márcio
Lucianom38a1
13/01/2005, 14:54
Fala Marcio,
Me falaram que poderia ser o sincronizador também.
Eu queria ter uma ideia de quanto possa sair $$$$...
[]'s aguardando a $$$ facada
Fabio Cortez
13/01/2005, 15:14
O meu Jeep tb ta acontecendo isso...so que com a primeira. Minha caixa é de 4 marchas willys. Também gostaria de saber do que se trata.
sds,
o meu tb as vezes acontece isso .... o q será ? pula a 1 e a segunda marcha . tanto q quando desço algo de segunda eu fico segurando a alavanca ....
[]´s saltitantes . (Sou hetero ta ! ) heuheuheu
Fabio Cortez
13/01/2005, 15:50
a minha num fica nem se segurar a alavanca....mas acelerando ela vai normal...vai entender...
sds,
Ai galera me desculpe pela franqueza mais o cambio willys é uma grande porcaria, isso é lógico se comparado aos câmbios de hoje, e se tiver que trocar peças então pode esquecer porque na há dinheiro que agüente, minha sugestão troque o cambio.
Estes sintomas que vcs descreveram pode ser conjunto sincronizador ou engrenagens gastas ou ainda uma doença grave do cambio Willys o cambio todo.
Eu sei que deve ter muita gente morrendo de ódio de mim agora mas só estou sendo sincero, o problema do cambio willys é falta de rolamento e robustez para agüentar um motor com torque igual ao do BF 161 .
o problema do cambio willys é falta de rolamento e robustez para agüentar um motor com torque igual ao do BF 161 .
imagina um 4.1 ou no meu caso um 4.9. :?
no bf , 4cc ate que vai, mas a partir dai nao tem mais jeito.
mas tenha em mente que tudo no jeep quebra a começar pelo bolso.
[]´s
Gustavo Sobreiro
13/01/2005, 16:58
Eu tenho um jipe cj5 desmontado e estou na duvida entre dois motores que tenho em casa um Bf e um de opala 4cc (precisa fazer), tenho um cambio 3 marchas original (que tbm escapa a segunda) e tenho um clarck zerado (um grande, de f4000, eu acho), fiquei sabendo que da pra colocar o cambio do chevette no jipe!!!
A duvida é a seguinte, qual a melhor configuração para um jipe que alem de trilhas leves vai servir para tirar jet-ski e lancha da agua em uma represa?? ele vai precisar subir morro , mas isso a reduzida resolve!!
Eu preciso de um conjunto confiavél!!! alguem pode me dar uma luz!!!
ps: num posso gastar muita grana.
Lucianom38a1
13/01/2005, 17:50
Eu pretendo manter a caixa 3 Marchas, pois estou mantendo ele todo original (sei que isso tb irrita uma galera).
Como o meu motor é o Hurricane-4 :roll: , pelo menos não tenho que me preocupar em ver engrenagens voando...
[]'s ainda com dúvidas
Ronaldo B.
13/01/2005, 21:46
Eu tenho um jipe cj5 desmontado e estou na duvida entre dois motores que tenho em casa um Bf e um de opala 4cc (precisa fazer), tenho um cambio 3 marchas original (que tbm escapa a segunda) e tenho um clarck zerado (um grande, de f4000, eu acho), fiquei sabendo que da pra colocar o cambio do chevette no jipe!!!
A duvida é a seguinte, qual a melhor configuração para um jipe que alem de trilhas leves vai servir para tirar jet-ski e lancha da agua em uma represa?? ele vai precisar subir morro , mas isso a reduzida resolve!!
ps: num posso gastar muita grana.
Gustavo,
Na minha opinião, eu colocaria o motor do Opala, mesmo tendo que fazer, as peças dele não são muito caras e ficaria com um motor muito bom e zerado (eu tenho um a álcool instalado) , já o BF se tiver que abrir prá mexer o bolso sofre !!!! Quanto ao câmbio, se der prá colocar o clark melhor, mas aí vai dar um pouco mais de trabalho prá adaptar, mas se der, vale a pena. De acordo com o uso que você disse que vai fazer do seu jeep, antes de escolher o motor e o câmbio precisa ver se o conjunto vai combinar bem com a relação dos diferenciais, mas acho que 8x43 ou 9x44 vai ficar bom em questão de força, não velocidade, dependendo do ano de fabricação e se for original, provavelmente o seu jeep deve ter uma das duas.
[]´s
Gustavo Sobreiro
14/01/2005, 09:22
:D Fala Ronaldo!!!
Então, meu jipe é ano 64 e o cambio é clark 240f
"eu colei isso aqui de outro tópico"
Caixa de marchas Clark 240FS (capacidade para 3,2 L de óleo):
- 1ª - 5,83:1
- 2ª - 2,85:1
- 3ª - 1,56:1
- 4ª - 1,00:1
- Ré - 5,35:1
:arrow: E em outro tópico o Kerosene falou deste cambio:
:!: Possuo um cambio desse, com motor GM151, e caixa de tração da Toyota Bandeirante, eu saio de 2ª em qualquer morro da minha cidade.
A Primeira dele é bem reduzida, e a 4ª é 1:1 , é na minha opnião o mais robusto e o que melhor se encaixa a um jeep.
To querendo usar este cambio mesmo!!! só que ele é meio grande!!! eu adquiri de uma loja no rio que comprou do estoque da engesa!!
Será que vai caber??? esse fim de semana eu vou tirar foto do famigerado!! :roll:
:arrow: POR FAVOR, Não me Abandonem, preciso montar este jipe logo!! :!: :!: :!:
Num quebra nunca.
Gustavo.
Você comentou que tem um motor de opala 4 cilindros,então coloca ele com um cambio de Chevette 4 ou 5 marchas que é um cambio barato fácil de achar e com este motor ele agüenta tranqüilo,só não coloque com o BF senão mói tudo.
Gustavo Sobreiro
14/01/2005, 12:19
Fala kbrito...
A ideia é não comprar mais um cambio, se eu não tiver outra escolha essa seria, com certeza, a minha primeira tentativa!!!! é que eu ja tenho tres caixas de cambio, inclusive tem uma que eu acho q foi usada em um disco voador, ninguem consegue me falar de que veiculo é essa caixa!!! eu vou postar uma foto dela ai!!! se alguem souber qual é e se tem alguma utilidade???
Valeu a dica ae!!!! abraço!!!
Ronaldo B.
14/01/2005, 15:15
:D Fala Ronaldo!!!
Então, meu jipe é ano 64 e o cambio é clark 240f
To querendo usar este cambio mesmo!!! só que ele é meio grande!!! eu adquiri de uma loja no rio que comprou do estoque da engesa!!
Será que vai caber??? esse fim de semana eu vou tirar foto do famigerado!! :roll:
:arrow: POR FAVOR, Não me Abandonem, preciso montar este jipe logo!! :!: :!: :!:
Num quebra nunca.
Gustavo,
Pelo que eu entendi, você tem as peças mas o jeep tá desmontado, certo ??
Não lembro do tamanho do câmbio que você citou, mas provavelmente o que você vai ter que fazer prá adaptar ele com o motr GM151 será colocar uma flange prá adaptar a caixa de redução do jeep no câmbio Clark, acho que não será necessária uma flange entre a caixa seca e o câmbio,mas prá ter certeza só vendo e provavelmente você vai ter que trocar os cardãs, devido ao tamanho do câmbio muda a distância dele para os diferenciais. Tem mais algumas coisas prá fazer como trocar o cabo da embreagem, etc..
Com essa relação de primeira marcha e se a relação do diferencial for 8X43, vai ficar com uma força legal.......só vê se o resto aguenta o tranco e quando der manda umas fotos da viatura.
Prá adaptar o GM151 no jeep..... aí já é outra história, por enquanto tamos falando só do câmbio, certo??
O GM151 já tá no jeep ou também tá fora??
O que tá montado e o que você vai ter que montar?? Planeja bem a montagem prá não ter que mexer duas vezes, perder tempo e gastar com mão de obra sem necessidade.
Qualquer coisa.... grita aí !!
[]´s
Gustavo Sobreiro
14/01/2005, 17:20
Ronaldo!!!
É verdade!!! vou arrastar o mecanico em casa esse fim de semana pra estudar isso!!! mas o jipe ta desmontado mesmo!!! a lata ta só esperando os retoques finais !!!! vou tirar umas fotinho e mando!!! vou abrir o bloco do GM151 pra saber o estado real dele, na verdade pela aparencia externa eu acho q ele deve estar precisando fazer!!! eu ganhei esse motor de um amigo do meu pai que tem um ferro velho, só alegria!!!!!
ps: esse jipe eu comprei em um leilão do exercito, ele era usado no rio de janeiro para teste com radio transmissor, ele tava todo furado e com dois alternadores e tres baterias!!! o chassis ta perfeito!!
brigadão!!!! :D
Ronaldo B.
14/01/2005, 23:27
Gustavo,
Só do chassis estar inteiro como você disse e a lata estar quase pronta já é um bom começo. Quanto ao motor, se tiver que fazer não deve sair muito caro, começa a ficar mais caro se o motor não estiver completo e tiver que comprar motor de arranque, alternador, coletor, carburador, distribuidor.... juntando tudo pesa !!! Se o seu motor for a gasolina e tiver que fazer, vê quanto fica a diferança prá converter prá álcool...vale a pena o investimento. Aproveita que tá desmontado faz uma revisão na caixa de redução e diferenciais, é melhjro fazer antes de montar que ter que mexer depois de pronto. Só mais uma dica.... quando for fazer a adaptação do motor e do câmbio, faz com um mecânico de confiança e que tenha experiência com jeep, de preferência que já tenha feito isso antes .... já cansei de ver pessoas levando jeep em mecânico que é bom com carro de passeio mas quando pega um jeep pela frente sai fuçando e fazendo um monte de coisas erradas e no final acaba saindo bem mais caro porque tem que fazer duas vezes. Como vc tá em SP fica mais fácil de achar um bom mecânico...(tá certo que também é mais fácil de cair na mão de um picareta).... mas procura indicação com mais de uma pessoa e procura ver algum jeep que o cara tenha feito antes.
Se você quiser, dá um clique na foto do meu jeep na assinatura, que vai abrir a página com a descrição dele, na página tem o link para o álbum de fotos onde tem várias fotos da reforma que fiz nele, inclusive do motor antigo sendo retirado, o chassis sendo reparado e como ficou a adaptação do GM151 depois de pronto.
Qualquer coisa, tamos aí...
[]´s