marcelo cancian
27/10/2009, 18:39
tenho uma cherokee 1998 v8 limited,gostaria de saber p q serve o over driver e se tenho q andar c ele desligado ou ligado.obrigado
De Ranieri
27/10/2009, 19:44
O Over Drive, é como se fosse uma ultima marcha do câmbio, ela tem relação voltada não para imprimir maior velocidade, mas sim para manter a velocidade constante com menor consumo de combustível. Sempre que se liga o carro o Over drive está ligado, ou seja, se atinjir velocidade suficiente para a marcha entrar ele entra, apertando o botão OD, a luz indicadora no painel se acende, isto indica que a marcha over drive não será engatada por seu câmbio automático.
JeepDennis
28/10/2009, 23:58
O Over Drive, é como se fosse uma ultima marcha do câmbio, ela tem relação voltada não para imprimir maior velocidade, mas sim para manter a velocidade constante com menor consumo de combustível. Sempre que se liga o carro o Over drive está ligado, ou seja, se atinjir velocidade suficiente para a marcha entrar ele entra, apertando o botão OD, a luz indicadora no painel se acende, isto indica que a marcha over drive não será engatada por seu câmbio automático.
O overdrive (identificado
pela sigla O/D) do câmbio automático de diversos modelos, entre eles o Corolla,
nada mais é que a quarta marcha. Mantê-lo em uso significa que o câmbio pode
usar todas as marchas à frente; se for desativado, apenas as três marchas
inferiores serão escolhidas. O botão menor na lateral da alavanca serve para
tirá-lo de ação, ato indicado no painel pela luz-piloto O/D Off (desligado).
O modo padrão, portanto, é de overdrive ativo.
É possível dirigir o carro em toda situação sem desativar o overdrive. No
entanto, há momentos em que tirar a quarta marcha de ação pode ser útil: por
exemplo, em certas subidas de serra, em que o câmbio pode alternar entre
terceira e quarta repetidamente, conforme a velocidade e a pressão no
acelerador. Ou em uma descida, em que manter a terceira marcha gera algum
freio-motor e poupa os freios do veículo. Esqueça as ultrapassagens: quando o
motorista exige mais aceleração, o câmbio reduz as marchas tanto quanto
necessário, não importando se o overdrive está ou não ativo.
Na cidade, deixar a quarta de lado pode facilitar a redução da velocidade antes
de um semáforo ou lombada, por exemplo, já que o câmbio do Corolla tende a
passar à última marcha quando se tira o pé do acelerador. Algumas caixas
modernas, como as das francesas Peugeot, Citroën e Renault, interpretam que o
motorista deseja freio-motor e retêm, ou mesmo reduzem, marchas nessa condição.
Quanto às posições 2 e L da alavanca, correspondem à segunda e à
primeira marchas, na ordem, e devem ser usadas apenas para conter a velocidade
em descidas íngremes. Não é preciso acioná-las no uso normal, na cidade ou na
estrada.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.