Ver Versão Completa : Diesel ou flex?
carioca10
27/10/2009, 13:36
Não sou o autor do texto: cada caso é um caso, e, no momento eu prefiro diesel!
[/URL][URL]http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/10/27/apos-rodar-1-900km-com-ranger-a-s10-fizemos-as-contas-analisamos-os-pros-contra-914383111.asp (http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/10/27/apos-rodar-1-900km-com-ranger-a-s10-fizemos-as-contas-analisamos-os-pros-contra-914383111.asp)
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diesel ou flex?
Após rodar 1.900km com a Ranger e a S10, fizemos as contas e
analisamos os prós e contra
RIO - A discussão sobre a venda de carros de passeio movidos a diesel
voltou à pauta no Brasil. Para saber se compensa gastar mais na compra
para economizar no posto, rodamos 1.900km com duas picapes e fizemos as
contas. Primeiro, testamos a Ford Ranger a diesel. Depois, avaliamos a
Chevrolet S10 Flexpower.
Medir o consumo deu trabalho. A Ranger trazia computador de bordo; a
S10, não. A solução foi zerar um tanque de gasolina e outro de álcool
para fazer o cálculo - e são 80 litros de capacidade...
A conta considerou o quanto seria necessário rodar com a Ranger para
compensar a diferença de valores para uma S10 abastecida com álcool ou
com gasolina. A picape GM é a única flex do segmento, e a Ranger é o
modelo a diesel com menor preço do mercado.
Para sermos justos, fizemos os mesmos caminhos com as duas picapes, com
o cuidado de considerar as variações do tráfego por conta de
engarrafamentos e trechos de estrada. Na média, rodamos 70% na cidade e
30% em rodovias.
Como era de se esperar, a Ranger bebeu pouco. Seu eficiente motor 3.0
turbodiesel cravou a média de 10,8km/l. Mas a S10 não decepcionou:
obtivemos as marcas de 7,7km/l com gasolina e 6,2km/l com álcool.
Calculando apenas as despesas com combustível, na Ranger a diesel, são
gastos R$ 0,18 por quilômetro rodado, enquanto na S10 são R$ 0,33 (com
gasolina) ou R$ 0,28 (com álcool)
A vantagem do diesel cai na comparação de preços. A Ranger custa a
partir de R$ 77.960 (XLS) e traz de série ar-condicionado, direção
hidráulica e acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores. Com
os mesmos itens, a S10 Advantage sai por R$ 63.125.
Assim, a picape movida a diesel custa R$ 14.835 a mais. Levando em conta
apenas esta diferença, seria possível rodar 44.954 quilômetros usando só
gasolina na S10, ou 52.982 quilômetros abastecendo sempre com álcool.
Para quem gosta de economia, há ainda outra conta: aplicando a diferença
de preços entre a Ranger a diesel e a S10 flex em um fundo de
investimentos com retorno de 0,70%, teríamos um rendimento de R$ 103 - o
que daria para rodar 367 quilômetros ao mês, com álcool "por conta".
Seguro
Há outros pontos que não entraram na conta, mas precisam ser
considerados. O principal é o gasto na contratação do seguro. Simulamos
o valor das apólices de duas Chevrolet S10 na versão Executive - a topo
da linha. Uma era movida a diesel (R$ 90.615) e a outra era flex (R$
69.560). Os valores são um forte argumento a favor da versão bicombustível.
Para um homem com 40 anos de idade, morador da Zona Sul, casado e com
garagem em casa, o seguro da Chevrolet S10 Flexpower sairá pelo valor
médio de R$ 2.360. Já a versão movida a diesel desta picape tem a
apólice cotada em R$ 6.080.
A explicação sobre a diferença de preços das apólices está nos índices
de roubo. Tal comparação entre picapes Ranger a diesel e a gasolina
segue o mesmo caminho da S10, mas segundo corretores consultados, o
seguro das Ford custa entre 10% e 15% menos que o das GM.
Manutenção
Na opinião de especialistas, os custos com manutenção são equivalentes:
- Comparando duas picapes do mesmo modelo, uma movida a diesel e outra a
gasolina, tem-se valores similares de manutenção. Apesar de o preço das
peças de um carro a diesel ser mais elevado, estes motores são bastante
robustos e duráveis, o que reduz os gastos com reposição - explica
Marcos Amorim, proprietário de uma oficina especializada em motores e
sistemas de injeção eletrônica.
O diesel oferece vantagens para quem precisa de mais torque para, por
exemplo, vencer terrenos difíceis com a caçamba carregada - e a
capacidade de carga costuma ser maior. Quem roda muito e usa o carro
para o trabalho também terá na diesel uma boa opção.
- Para o trabalho pesado, optamos por três modelos a diesel: Toyota
Hilux, Nissan Frontier Mitsubishi L200. Levamos em conta a durabilidade
e o menor gasto com abastecimento - explica o empresário Luís Minardi,
sócio da Barbosa Andrade Engenharia. Cada picape da frota roda, em
média, 60 mil quilômetros por ano, e a empresa só começa a considerar a
troca dos veículos após um período de cinco anos de uso.
Na hora da revenda, as picapes a diesel também são mais valorizadas,
justamente pela economia de combustível e pela comprovada durabilidade.
Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que há
estudos para a liberação do uso do diesel em carros de passeio - o que
poderá ocorrer em médio ou longo prazo. Mesmo que o combustível seja
liberado aos veículos pequenos, suas vantagens serão restritas, ainda
mais como opção urbana no país dos carros flex. Os cálculos que fizemos
provam isso.
/FICHAS TÉCNICAS:/
1) FORD RANGER
PREÇO: R$ 77.980
ORIGEM: Argentina
MOTOR: Turbodiesel, quatro cilindros, 16v, 2.958cm³, potência de 163cv
(a 3.800rpm) e torque de 33,7kgfm (a 1.600rpm)
TRANSMISSÃO: Tração traseira, câmbio manual de cinco marchas
PNEUS: 235/75 R15 (245/70 R16 a partir da versão XLI)
DIMENSÕES: Comprimento: 5,14m; largura: 1,79m; peso: 1.680kg
CAPACIDADE DE CARGA: 1.091 quilos
DESEMPENHO: De 0 a 100km/h em 12,8s; máxima limitada a 170km/h
CONSUMO: 10,8km/l
2) CHEVROLET 2.4 FLEX
PREÇO: a partir de R$ 57.265
ORIGEM: Brasil
MOTOR: Bicombustível, quatro cilindros, oito válvulas, 2.405cm³,
potência de 141cv (G) e 147cv (A) (a 5.200rpm) e torque de 21,9kgfm (a
2.800rpm)
TRANSMISSÃO: Tração traseira, câmbio manual de cinco marchas
PNEUS: 225/75 R15 (235/70 R16 opcional)
DIMENSÕES: Comprimento: 5,25m; altura: 1,73m; peso: 1.035kg
CAPACIDADE DE CARGA: 720 quilos
DESEMPENHO: de 0 a 100km/h em 12,8s (G) e 11,5s (A); máxima limitada a
150km/h
CONSUMO: 6,2km/l (A) e 7,7km/l (G)
junior braga
27/10/2009, 13:50
Se andar acima de 40.000 km/ano vá de diesel.
eduardo1968
27/10/2009, 14:44
Não sou o autor do texto: cada caso é um caso, e, no momento eu prefiro diesel!
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/10/27/apos-rodar-1-900km-com-ranger-a-s10-fizemos-as-contas-analisamos-os-pros-contra-914383111.asp (http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/10/27/apos-rodar-1-900km-com-ranger-a-s10-fizemos-as-contas-analisamos-os-pros-contra-914383111.asp)
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diesel ou flex?
Após rodar 1.900km com a Ranger e a S10, fizemos as contas e
analisamos os prós e contra
RIO - A discussão sobre a venda de carros de passeio movidos a diesel
voltou à pauta no Brasil. Para saber se compensa gastar mais na compra
para economizar no posto, rodamos 1.900km com duas picapes e fizemos as
contas. Primeiro, testamos a Ford Ranger a diesel. Depois, avaliamos a
Chevrolet S10 Flexpower.
Medir o consumo deu trabalho. A Ranger trazia computador de bordo; a
S10, não. A solução foi zerar um tanque de gasolina e outro de álcool
para fazer o cálculo - e são 80 litros de capacidade...
A conta considerou o quanto seria necessário rodar com a Ranger para
compensar a diferença de valores para uma S10 abastecida com álcool ou
com gasolina. A picape GM é a única flex do segmento, e a Ranger é o
modelo a diesel com menor preço do mercado.
Para sermos justos, fizemos os mesmos caminhos com as duas picapes, com
o cuidado de considerar as variações do tráfego por conta de
engarrafamentos e trechos de estrada. Na média, rodamos 70% na cidade e
30% em rodovias.
Como era de se esperar, a Ranger bebeu pouco. Seu eficiente motor 3.0
turbodiesel cravou a média de 10,8km/l. Mas a S10 não decepcionou:
obtivemos as marcas de 7,7km/l com gasolina e 6,2km/l com álcool.
Calculando apenas as despesas com combustível, na Ranger a diesel, são
gastos R$ 0,18 por quilômetro rodado, enquanto na S10 são R$ 0,33 (com
gasolina) ou R$ 0,28 (com álcool)
A vantagem do diesel cai na comparação de preços. A Ranger custa a
partir de R$ 77.960 (XLS) e traz de série ar-condicionado, direção
hidráulica e acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores. Com
os mesmos itens, a S10 Advantage sai por R$ 63.125.
Assim, a picape movida a diesel custa R$ 14.835 a mais. Levando em conta
apenas esta diferença, seria possível rodar 44.954 quilômetros usando só
gasolina na S10, ou 52.982 quilômetros abastecendo sempre com álcool.
Para quem gosta de economia, há ainda outra conta: aplicando a diferença
de preços entre a Ranger a diesel e a S10 flex em um fundo de
investimentos com retorno de 0,70%, teríamos um rendimento de R$ 103 - o
que daria para rodar 367 quilômetros ao mês, com álcool "por conta".
Seguro
Há outros pontos que não entraram na conta, mas precisam ser
considerados. O principal é o gasto na contratação do seguro. Simulamos
o valor das apólices de duas Chevrolet S10 na versão Executive - a topo
da linha. Uma era movida a diesel (R$ 90.615) e a outra era flex (R$
69.560). Os valores são um forte argumento a favor da versão bicombustível.
Para um homem com 40 anos de idade, morador da Zona Sul, casado e com
garagem em casa, o seguro da Chevrolet S10 Flexpower sairá pelo valor
médio de R$ 2.360. Já a versão movida a diesel desta picape tem a
apólice cotada em R$ 6.080.
A explicação sobre a diferença de preços das apólices está nos índices
de roubo. Tal comparação entre picapes Ranger a diesel e a gasolina
segue o mesmo caminho da S10, mas segundo corretores consultados, o
seguro das Ford custa entre 10% e 15% menos que o das GM.
Manutenção
Na opinião de especialistas, os custos com manutenção são equivalentes:
- Comparando duas picapes do mesmo modelo, uma movida a diesel e outra a
gasolina, tem-se valores similares de manutenção. Apesar de o preço das
peças de um carro a diesel ser mais elevado, estes motores são bastante
robustos e duráveis, o que reduz os gastos com reposição - explica
Marcos Amorim, proprietário de uma oficina especializada em motores e
sistemas de injeção eletrônica.
O diesel oferece vantagens para quem precisa de mais torque para, por
exemplo, vencer terrenos difíceis com a caçamba carregada - e a
capacidade de carga costuma ser maior. Quem roda muito e usa o carro
para o trabalho também terá na diesel uma boa opção.
- Para o trabalho pesado, optamos por três modelos a diesel: Toyota
Hilux, Nissan Frontier Mitsubishi L200. Levamos em conta a durabilidade
e o menor gasto com abastecimento - explica o empresário Luís Minardi,
sócio da Barbosa Andrade Engenharia. Cada picape da frota roda, em
média, 60 mil quilômetros por ano, e a empresa só começa a considerar a
troca dos veículos após um período de cinco anos de uso.
Na hora da revenda, as picapes a diesel também são mais valorizadas,
justamente pela economia de combustível e pela comprovada durabilidade.
Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que há
estudos para a liberação do uso do diesel em carros de passeio - o que
poderá ocorrer em médio ou longo prazo. Mesmo que o combustível seja
liberado aos veículos pequenos, suas vantagens serão restritas, ainda
mais como opção urbana no país dos carros flex. Os cálculos que fizemos
provam isso.
/FICHAS TÉCNICAS:/
1) FORD RANGER
PREÇO: R$ 77.980
ORIGEM: Argentina
MOTOR: Turbodiesel, quatro cilindros, 16v, 2.958cm³, potência de 163cv
(a 3.800rpm) e torque de 33,7kgfm (a 1.600rpm)
TRANSMISSÃO: Tração traseira, câmbio manual de cinco marchas
PNEUS: 235/75 R15 (245/70 R16 a partir da versão XLI)
DIMENSÕES: Comprimento: 5,14m; largura: 1,79m; peso: 1.680kg
CAPACIDADE DE CARGA: 1.091 quilos
DESEMPENHO: De 0 a 100km/h em 12,8s; máxima limitada a 170km/h
CONSUMO: 10,8km/l
2) CHEVROLET 2.4 FLEX
PREÇO: a partir de R$ 57.265
ORIGEM: Brasil
MOTOR: Bicombustível, quatro cilindros, oito válvulas, 2.405cm³,
potência de 141cv (G) e 147cv (A) (a 5.200rpm) e torque de 21,9kgfm (a
2.800rpm)
TRANSMISSÃO: Tração traseira, câmbio manual de cinco marchas
PNEUS: 225/75 R15 (235/70 R16 opcional)
DIMENSÕES: Comprimento: 5,25m; altura: 1,73m; peso: 1.035kg
CAPACIDADE DE CARGA: 720 quilos
DESEMPENHO: de 0 a 100km/h em 12,8s (G) e 11,5s (A); máxima limitada a
150km/h
CONSUMO: 6,2km/l (A) e 7,7km/l (G)
Esse papo de investir em fundo de investimento pode te afundar, não é justificativa para comparar uma ranger diesel com uma s10 flex, ainda se fosse com um uno mille fireflex até que dava.
Quero ver quanto vai pegar por uma s10 flex daqui 3 anos com 100 mil k rodados
Edintruder
27/10/2009, 16:47
Mas é justamente esse ponto que ninguém põe no papel e eu acho que bota qualquer comparação por água abaixo, pois na hora da venda também existe essa diferença entre diesel e flex, dessa maneira o valor do modelo diesel nunca será perdido em 40.000km!
Dessa forma, se tiver dineiro pra pegar diesel, sempre terá vantagens pois na hora da venda o valor é recuperado. O único ponto a ser comparado pois é um valor perdido, é o seguro.
Daniel.Shimomoto
27/10/2009, 20:10
Quero ver agora com o álcool subindo.....
Paguei hj R$1.67/L....
PS: Esqueceram de contar que o motor diesel com 100 mil km ainda está com 25% da sua vida util e esses flex podem até chegar nos 400 mil km, mas não sem antes estourar alguma coisa.
carioca10
27/10/2009, 22:04
As montadoras querem que o público de O GLOBO leia que veículos flex compensam, e, O GLOBO atende a elas.
Fernando Assis
27/10/2009, 23:54
com a diferença no valor do ipva e do seguro, dá pra rodar bastante também. Não é a toa que a s10 flex vende tanto. Embora pra mim, picape tem que ser diesel, ainda mais 4x4. Mas para quem quer uma picape como carro de passeio (não entendo isso, mas, é o uso principal), uma s10 flex sai mais em conta que uma diesel no final das contas.
no inicio da reportagem foi mencionado que o comparativo tinha sido feito por causa da discursao dos veiculos a diesel, pra quem conhece por exemplo um golf movido a oleo diesel sabe que este faz uns 20 km/l tranquilo e que um corola europeu movido a gasolina "pura" faz uns 18 km/l (experiencia propria) entao a discusao deveria ser focada na obrigatooriedade da mistura gasolina / alcool pq tenho certeza que qualquer veiculo nacional 1.0 nao sendo flex (gambiarra pura) e rodando com gasolina de qualidade tenho certeza que facilmente faria 20 km/l ...
esse brazil zil zil....
(imagina o imposto de um automovel movido a diesel????)
Motor diesel pode mergulhar no rio ou numa enxurrada das ruas de São Paulo. Basta o respiro do motor ficar de fora.:pipoca:
Veículos à álcool ou gasolina precisam cuidar até das poças d'água.
Impossível analisar só o custo do combustível num comparativo desses.
Motor diesel pode mergulhar no rio ou numa enxurrada das ruas de São Paulo. Basta o respiro do motor ficar de fora.:pipoca:
Veículos à álcool ou gasolina precisam cuidar até das poças d'água.
Impossível analisar só o custo do combustível num comparativo desses.
Principalmente pra quem gosta ou precisa de 4x4...hj em dia somente a triton a gasolina e futuramente flex possui essa opção...aí se inverteriam os preços... a ranger diesel por setenta e poucos mil e a triton por cem\cento e poucos mil...
valeu
Alagoano
28/10/2009, 11:33
Acho esse tipo de comparativo uma ilusão, se for colocar na ponta da caneta os custos INCLUINDO A REVENDA a diferença será equiparada...lógio que o modelo gasolina/flex ficará um pouco na frente, mas nada que justifique tanta "conversa mole". Essas matérias são tendenciosas e parciais, só um leigo mesmo pra cair nisso...
Seguro é uma coisa individual...há muitas variáveis, acho injusto citar o seguro na matéria, principalmente pela diferença (mais q o dobro)...isso mostra o quão tendenciosa é...
A Pajero Sport é uma exemplo, a Mit já deixou claro que a manutenção da versão V6 Flex será mais salgada que a Diesel....
leobnaval
28/10/2009, 11:49
Gostei da reportagem.
Mas isso não muda minha opinião camionete é diesel...
Motor diesel pode mergulhar no rio ou numa enxurrada das ruas de São Paulo. Basta o respiro do motor ficar de fora.:pipoca:
Veículos à álcool ou gasolina precisam cuidar até das poças d'água.
Impossível analisar só o custo do combustível num comparativo desses.
Isso ja foi muito pior ou melhor hehehe
Porque hoje os motores a gasolina estão bem mais tolerantes a água e os motores a diesel common rail menos tolerantes.
cRiPpLe_rOoStEr
01/11/2009, 00:42
continuo favorável aos motores a diesel mas o preço do seguro assusta... para o meu perfil fica até inviável fazer seguro de caminhonete a diesel, mesmo morando num bairro bom...
carioca10
01/11/2009, 18:46
O Spacefox da minha esposa só abastece com gasolina.
Carro gosta de gasolina
[/URL][url]http://gaspoint.blogspot.com/2009/10/carro-gosta-de-gasolina.html (http://gaspoint.blogspot.com/2009/10/carro-gosta-de-gasolina.html)
Comercial Petrobras - Sonhos de consumo
YouTube - Comercial Petrobras - Sonhos de consumo
Essa é a nova propaganda da Petrobrás, uma sacada espetacular.
Gosto de explicar para os clientes na oficina que carro gosta mesmo é de gasolina. As vezes isso soa estranho, afinal aqui faz-se conversão para gás natural e álcool, e o normal seria que eu puxasse a sardinha para os combustíveis alternativos acima de qualquer coisa. Mas eu sei e você sabe que não é bem assim. Conversão significa adaptação, significa alterar as características originais do carro, significa modificar aquilo que foi desenhado para funcionar de um jeito, para funcionar de outro. Seria no mínimo mentiroso dizer que o carro fica "ótimo". A gasolina é um combustível nobre, com características exclusivas que tornam o funcionamento de qualquer motor muito melhor. Com gasolina você pode ter cabos velhos, velas estragadas, vazamentos, distribuidor rachado e mais um monte de problemas que é só dar partida que o carro funciona.
Nem os carros flex funcionam tão bem. Tenho um Ford Ka zero km, ele nunca ficou 100% rodando no álcool, experimenta colocar gasolina e todos os problemas terminam.
Se você tem planos de converter seu carro para rodar com GNV ou com álcool, muito bem, vá em frente, mas fique atento; álcool é mais econômico, GNV é muito mais econômico, mas converter é adaptar e se não for muito bem feito você pode não gostar do resultado, apesar da redução do peso no bolso.
Alagoano
01/11/2009, 19:07
O Spacefox da minha esposa só abastece com gasolina.
Carro gosta de gasolina
http://gaspoint.blogspot.com/2009/10/carro-gosta-de-gasolina.html (http://gaspoint.blogspot.com/2009/10/carro-gosta-de-gasolina.html)
Gosto de explicar para os clientes na oficina que carro gosta mesmo é de gasolina. As vezes isso soa estranho, afinal aqui faz-se conversão para gás natural e álcool, e o normal seria que eu puxasse a sardinha para os combustíveis alternativos acima de qualquer coisa. Mas eu sei e você sabe que não é bem assim. Conversão significa adaptação, significa alterar as características originais do carro, significa modificar aquilo que foi desenhado para funcionar de um jeito, para funcionar de outro. Seria no mínimo mentiroso dizer que o carro fica "ótimo". A gasolina é um combustível nobre, com características exclusivas que tornam o funcionamento de qualquer motor muito melhor. Com gasolina você pode ter cabos velhos, velas estragadas, vazamentos, distribuidor rachado e mais um monte de problemas que é só dar partida que o carro funciona.
Nem os carros flex funcionam tão bem. Tenho um Ford Ka zero km, ele nunca ficou 100% rodando no álcool, experimenta colocar gasolina e todos os problemas terminam.
Se você tem planos de converter seu carro para rodar com GNV ou com álcool, muito bem, vá em frente, mas fique atento; álcool é mais econômico, GNV é muito mais econômico, mas converter é adaptar e se não for muito bem feito você pode não gostar do resultado, apesar da redução do peso no bolso.
Ele foi muito honesto, o que é bom é de fábrica....é necessário pensar 10 vezes antes de converter pra GNV e principalmente pra Alcool....não é uma simples mudança de chip q vai fazer um motor aceitar alcool, todos os lugares por onde o alcool passa é preparado no projeto do motor, pois é um combustível corrosivo e que agride as peças, isso só se faz na fábrica!
Gasolina e Diesel são lubrificantes....principalmente o Diesel....
Abs!
Gasolina e Diesel são lubrificantes....principalmente o Diesel....
Abs!
o problema é que grande parte da gasolina e diesel vendidos são adulterados, batizados e etc...aqui em alagoas então, nem se fala...um absurdo pelo preço que pagamos...
pelo menos até hj eu nunca soube de gnv "batizado"...se é que é possível...
valeu
Alagoano
01/11/2009, 23:08
o problema é que grande parte da gasolina e diesel vendidos são adulterados, batizados e etc...aqui em alagoas então, nem se fala...um absurdo pelo preço que pagamos...
pelo menos até hj eu nunca soube de gnv "batizado"...se é que é possível...
valeu
É verdade João... pelo menos acho que a chance de encontrar Diesel batizado é bem menor que no caso da gasolina.....e pode ter certeza que o GNV agride mais que o Alcool por ser um combustível "seco"...
Abs!
leobnaval
02/11/2009, 00:05
É verdade João... pelo menos acho que a chance de encontrar Diesel batizado é bem menor que no caso da gasolina.....e pode ter certeza que o GNV agride mais que o Alcool por ser um combustível "seco"...
Abs!
Agride mais ainda o motor e suas peças que funcionam sem a lubrificação do combustível líquido.
Alagoano
02/11/2009, 10:46
Agride mais ainda o motor e suas peças que funcionam sem a lubrificação do combustível líquido.
X2!!!!!! Quando vejo uma Blazer V6 com aquele cilindro amarelo na mala....da até desgosto, é um crime fazer isso com aquela máquina hehehe....
Abs!
carioca10
02/11/2009, 11:44
Vc está certo quando os motores não vêm modificados de fábrica, mas o motor à gasolina da Ford Ranger fabricados desde 2007 vem modificado de fábrica para receber GNV.
http://www.gnceros.com.ar/phpBB/viewtopic.php?f=3&t=8479&st=0&sk=t&sd=a&hilit=ranger#p174901
"...
Te cuento que yo trabaje en FORD y una partida de 2500 motores en Mayo del 2007 salieron preparado para GNC, ahora no se si para este pais o algun otro http://www.gnceros.com.ar/phpBB/images/smilies/icon_mrgreen.gif Les haciamos una modificasion al mazo motor original, colocabamos un tipo de filtro a un empalme. Porque no lo se pero tengo entendido que andaban bien.
El motor era de procedencia EEUU y el mazo motor se fabricaba en Portugal.
..."
No manual da Ford entregue ao proprietário do veículo "Sistema de Gás Natural Veicular - GNV", escrevem o seguinte:
"... A garantia de durabilidade para a utilização do Sistema de Gás Natural veicular só é válida para os veículos com motorização de 150 cv de potência, ou seja, as versões anteriores não estão incluídas ..."
"... Além do novo desempenho, o motor possui inovações que o permitem utilizar o gás natural veicular (GNV), sem comprometer a garantia original do veículo ... uma vez que este motor foi especialmente construído, utilizando materiais que suportam as condições mais severas geradas pela utilização do combustível gás. Dessa forma é possível atingir a mesma longevidade de quando se opera com o combustível gasolina ..."
Até hoje não li nada que contradiga a respeito do motor à gasolina da Ford Ranger vendida aqui preparado para o GNV.
No meu caso, o problema com o GNV são as convertedoras. Aqui em BH, não existe nenhuma autorizada pela Ford.
Pelo contrato com a White Martins (Praxair) o kit a ser instalado era o BRC Sequent & Drive. A Ford estaria testando o kit mais moderno BRC Plug & Drive, mas pela sistemática como tais mudanças são introduzidas pela Ford só deve vir em 2010.
Os motores atuais à gasolina da Nova Ford Ranger já vêm também com velas NGK Iridium de maior durabilidade.
A dúvida que eu tenho é se nestes testes com o novo kit da White Martins já estão testando o motor Flex.
Agride mais ainda o motor e suas peças que funcionam sem a lubrificação do combustível líquido.
Alagoano
02/11/2009, 12:28
Vc está certo quando os motores não vêm modificados de fábrica, mas o motor à gasolina da Ford Ranger fabricados desde 2007 vem modificado de fábrica para receber GNV.
No manual da Ford entregue ao proprietário do veículo "Sistema de Gás Natural Veicular - GNV", escrevem o seguinte:
"... A garantia de durabilidade para a utilização do Sistema de Gás Natural veicular só é válida para os veículos com motorização de 150 cv de potência, ou seja, as versões anteriores não estão incluídas ..."
"... Além do novo desempenho, o motor possui inovações que o permitem utilizar o gás natural veicular (GNV), sem comprometer a garantia original do veículo ... uma vez que este motor foi especialmente construído, utilizando materiais que suportam as condições mais severas geradas pela utilização do combustível gás. Dessa forma é possível atingir a mesma longevidade de quando se opera com o combustível gasolina ..."
No meu caso, o problema com o GNV são as convertedoras. Aqui em BH, não existe nenhuma autorizada pela Ford.
Pelo contrato com a White Martins (Praxair) o kit a ser instalado era o BRC Sequent & Drive. A Ford estaria testando o kit mais moderno BRC Plug & Drive, mas pela sistemática como tais mudanças são introduzidas pela Ford só deve vir em 2010.
Os motores atuais à gasolina da Nova Ford Ranger já vêm também com velas NGK Iridium de maior durabilidade.
A dúvida que eu tenho é se nestes testes com o novo kit da White Martins já estão testando o motor Flex.
Correto Carioca, salvo engano os únicos modelos preparados pela fábrica pra queimar GNV são o Siena Tetra Fuel, a Ranger 2.3 e o Astra MultiPower (esse nem sei se ainda é fabricado)...esses sim são preparados. Mesmo com a preparação, sei q o Siena perde um bom rendimento quando utilizado o GNV, o que ainda, mesmo de fábrica, gera um desgaste precoce do equipamento...mas tem a garantia da fábrica né? Então tá valendo...
A diferença entre o Siena, Astra e a Ranger é que os dois primeiros já vêm "plug and play" de fábrica hehehe...já montado e pronto pra usar, fácil prático e menos custoso. Já a Ranger só vem com o motor preparado, para a instalação do GNV é necessária a participação de um terceiro, no caso a White Martins...tudo bem que autorizado e garantido pela Ford, mas com um custo absurdamente caro, chagando a ser mais que o dobro de uma outra empresa não autorizada pela Ford.
Sem futuro....
Abs!!
carioca10
02/11/2009, 13:24
... A diferença entre o Siena, Astra e a Ranger é que os dois primeiros já vêm "plug and play" de fábrica hehehe ... Já a Ranger só vem com o motor preparado, para a instalação do GNV é necessária a participação de um terceiro, no caso a White Martins...tudo bem que autorizado e garantido pela Ford, mas com um custo absurdamente caro, chagando a ser mais que o dobro de uma outra empresa não autorizada pela Ford.
Sem futuro....
Abs!!
Na minha opinião, e, respeito a sua, o custo do kit se dilui na economia de combustível rapidamente. O kit Plug & Drive é mais fácil de configurar que o anterior.
Para mim, o pior da Ranger GNV é a perda de volume do bagageiro e a escassa rede de oficinas convertedoras autorizadas (em MG não existe nenhuma convertedora autorizada).
Para mim, a maior satisfação que me proporciona uma picape é o seu bagageiro: "quem tem bagageiro, tem poder".
Alagoano
02/11/2009, 14:04
Na minha opinião, e, respeito a sua, o custo do kit se dilui na economia de combustível rapidamente. O kit Plug & Drive é mais fácil de configurar que o anterior.
Para mim, o pior da Ranger GNV é a perda de volume do bagageiro e a escassa rede de oficinas convertedoras autorizadas (em MG não existe nenhuma convertedora autorizada).
Para mim, a maior satisfação que me proporciona uma picape é o seu bagageiro: "quem tem bagageiro, tem poder".
Cara...o custo do kit se dilui rapidamente se o cara andar MUITO.....MUUUUITO mesmo....pq o kit da Whit Martins é MUUUITO caro, mais q o dobro das demais convertedoras.
Sobre a caçamba concordo, a perda de espaço é inevitável e isso é uma mer**. Pelo menos aqui em Maceió, as convertedoras (que depois da alta do preço do GNV tiveram que fazer mágica para não falirem) começaram a instalar o cilindro embaixo do veículo. Já vi Dakota, Uno, Doblo, EcoSport, Saveiro....vários modelos com o cilindro embaixo, isso deve resolver alguns problemas (como o do espaço), mas deve gerar outros problemas (como o da estrutura)...
Enfim....sendo em cima ou embaixo o GNV continua sendo uma gambiarra, e desse tipo de serviço eu quero distância. Gambiarra eu só aceito se for na parte elétrica (iluminação, som, etc), na parte mecânica jamais....
Lembro bem de uma amiga que tinha um Fiesta Sedan Flex 1.6, instalou um kit GNV pouco tempo depois de tira-lo da loja 0km. Depois da experiência de perder mais da metade da mala, do barulho que o cilindro fazia na mala, os problemas mecânicos que o carro teve pelo uso do GNV e o custo maior de mantenção....ela concluiu que a economia na hora de abastecer não compensa todos os contras citados...
Pra vc ter uma idéia, o GNV perdeu tanta "moral" por aqui, que as lojas (seja de carros 0km ou Semi-Novos) não aceitam carros com GNV na troca...a pessoa que se vire pra vender o carro de forma particular...
carioca10
02/11/2009, 14:32
O preço de uma boa instalação e equipamento de qualidade se recupera, nisto permita-me discordar.
Para mim, em primeiro lugar GNV tem que obedecer e ser regulamentado pela montadora.
Além da economia de combustível, vantagem do GNV em certos Estados pela redução do IPVA para 1%. Aqui em MG o IPVA de picape é 3%: só 2% de "vantagem" se emplacasse no RJ.
Para mim, não faz sentido esta discussão, porque não existe convertedora que instale kit de 5a. geração existe em MG e também por perder espaço no bagageiro.
Discussões quando envolvem gostos pessoais são sempre longas. Eu evito certos falsos "paradigmas", tipo "contra fatos, não há argumentos", com "contra os argumentos, inúmeros são os fatos".
E nós vamos ficar empilhando fatos para sustentar os nossos argumentos.
E hoje é feriado, :dance:!
Dê uma gogglada e veja quantas besteiras se "sustentam" com "contra fatos, não há argumentos".
Cara...o custo do kit se dilui rapidamente se o cara andar MUITO.....MUUUUITO mesmo....pq o kit da Whit Martins é MUUUITO caro, mais q o dobro das demais convertedoras.
...
Enfim....sendo em cima ou embaixo o GNV continua sendo uma gambiarra, e desse tipo de serviço eu quero distância. Gambiarra eu só aceito se for na parte elétrica (iluminação, som, etc), na parte mecânica jamais....
Lembro bem de uma amiga que tinha um Fiesta Sedan Flex 1.6, instalou um kit GNV pouco tempo depois de tira-lo da loja 0km. Depois da experiência de perder mais da metade da mala, do barulho que o cilindro fazia na mala, os problemas mecânicos que o carro teve pelo uso do GNV e o custo maior de mantenção....ela concluiu que a economia na hora de abastecer não compensa todos os contras citados...
Pra vc ter uma idéia, o GNV perdeu tanta "moral" por aqui, que as lojas (seja de carros 0km ou Semi-Novos) não aceitam carros com GNV na troca...a pessoa que se vire pra vender o carro de forma particular...
Alagoano
02/11/2009, 18:04
heheheheh.....Blz Carioca!! E vamos aproveitar o feriado....
Abs!!
carioca10
02/11/2009, 18:09
Alagoano,
:concordo:!
Abraços,
Felipe
NilsinhoRox
02/11/2009, 20:03
Voltando ao topico!!! Fico eternamente no Diesel!!!
E quem quer pick-up 4x4, só tem Diesel como opção!!! Tirando a Triton A/T Gasolina... Que gasta mtooooo!!!
Falando em GNV!!! Tem um amigo aqui do forum que tem uma frota de Kombi que ja vieram com o kit WM de fábrica, mas ele roda só na gasolina!!! Justificativa: Cabeçote não dura 6 meses rodando no GNV... Palavras dele!!!
Logo...
[]'sss
Alagoano
02/11/2009, 21:00
Falando em GNV!!! Tem um amigo aqui do forum que tem uma frota de Kombi que ja vieram com o kit WM de fábrica, mas ele roda só na gasolina!!! Justificativa: Cabeçote não dura 6 meses rodando no GNV... Palavras dele!!!
Logo...
[]'sss
Esse é um dos motivos que faz as lojas de carros aqui não aceitarem corros com GNV na troca...
Aqui em casa minha mãe teve 2 carros com GNV um fiesta 1.0 e um celta 1.4...rodou 3 anos com o primeiro e 4 anos com o segundo...nunca deu problema...ela iniciava e terminava o dia na gasosa...manutenção preventiva em dia e sempre deu tudo certo...os dois carros foram vendidos com uma semana de anúncio...inclusive o segundo o próprio vendedor da concessionária ficou com ele...
acho que não tem esse bicho papão não...eu também prefiro o diesel, mas essas estórias com o GNV são mais para motoristas descuidados que não fazem manutenção no carro...qualquer que seja o combustível se vc comprar o carro desse tipo de motorista vc vai entrar numa roubada...
o grande problema do GNV aqui em alagoas é o preço...tá no mesmo patamar do alcool...aí realmente fica difícil tirar o investimento...
valeu
duardobruno
04/11/2009, 11:16
:pipoca: Galera, to adorando a discurssão! Mas é o seguinte: eu tb adoro diesel, acho o barulho legal, o torque é show de bola. Mas no custo x benefício.... Cara já falei isso aqui outras vezes. No meu caso, trabalho a 8 km da minha casa, tenho uma propriedade rural a 16 km. Não rodo tanto assim. Quando vou ao sítio, pego 1,8 km de estrada de chão, bem manutenida. 4x4 é tudo de bom. Realmente eu usei o 4x4, por necessidade, umas 2 ou 3 vezes. Geralmente uso pq quero. E sei q no dia q eu ficar na lama ou no buraco por falta de um 4x4, eu vou ficar $!@#$@!$!@#$ de raiva, lembrando de um 4x4. Mas sinceramente, tenho pensando muito em trocar a velha Jubiraca por uma pickup bem mais nova, zero ou semi-nova, A GASOLINA. Já contei isso aqui tb. Tive uma S10 a gasolina, pickupinha guerreira!!! Não me dava dor de cabeça e cumpria a missão. Então to bem inclinado a escolher uma Ranger (mais provável) ou uma S10 a gasolina. Eu paguei 3.300 reais de seguro da Ranger 2001. Numa pickup a gasolina 2007, não pagaria mais que uns 1600 reais. Fora que carro mais novo tende a não estragar com tanta frequencia.
Bemmm... eu penso assim.
DI HERVAL
09/11/2009, 22:08
Já tive a experiência de ficar trancado por falta de uma 4x4.... inverno, chuvendo, estrada de areia e a 4km de casa.... to fora!!!!....não passo mais por isso....
Pelo menos uma vez na vida alguem vai passar por isso... kkkkk
Abraço...
DI HERVAL
09/11/2009, 22:12
p.s.
Isso é que nem carteira de motorista..... nunca te pedem... mas...... basta esquecer a carteira em casa que, com certeza, haverá uma abordagem "de rotina" na sua esquina.......kkkkk
Até.....
leobnaval
09/11/2009, 23:20
lei de murphy...
Pergunta:
Será que com a enxurrada louca de ontem em São Paulo, alguém saiu de picape flex para fazer trilha urbana?:pipoca:
Só acreditarei se tiver foto!:mrgreen:
juliodabr
04/12/2009, 11:09
Principalmente pra quem gosta ou precisa de 4x4...hj em dia somente a triton a gasolina e futuramente flex possui essa opção...aí se inverteriam os preços... a ranger diesel por setenta e poucos mil e a triton por cem\cento e poucos mil...
valeu
Caramba.Estou começando no fórum hoje e pelo que vi vou ter muito a aprender e posso contribuir muito na questão combustível porque sou engenheiro químico e fui gerente de grandes consumidores da Br por mais de 10 anos. Hoje aposentado, 4X4 é o meu hobbie.
O texto acima é muito bom para advogados que perguntam que lado da questão devemos responder.
Como técnico, eu posso afiançar que os motores a diesel são bem mais eficientes do que os de ciclo otto e ainda bem mais do que os ciclo otto(flex).
Não tenho dúvida que o gasto com diesel é super favorável.Aquela conta é super tendenciosa porque considera o "ganho" nominal de uma aplicação no Brasil, quando só deveria considerar o ganho real. Fui claro?
O torque de um motor a diesel comparável a equivalente ciclo otto é brincadeira. O dobro! Tem incovenientes pra quem não gosta do barulho do motor diesel, mas eu adoro.
sds
FernandoCBS
04/12/2009, 20:18
Tem incovenientes pra quem não gosta do barulho do motor diesel, mas eu adoro.
sds
Gosto de mis do som dos V8, acho bacana ele em marcha lenta...
Mas sempre falo que o "TOC TOC" do motor diesel é mais "bonito" de se ouvir...
Bem vindo ao forum...
Abraços...
Fernando...
E a mit TR4 flex? Tem um ótimo trem 4x4 e o motor flex...acho que dos flex 4x4 zero km, ainda é o melhor custo beneficio.
Mas tá longe de ser pickup, claro.
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