Ver Versão Completa : Como refazer o fundo do Niva
junior7l
27/10/2009, 11:26
Possuo um Niva ano 91, com pneus 100%off road, utilizado fins de semana para trilha e lógico qdo cai um temporal na cidade, na ultíma trilha de nível médio a difícil, após subir um barranco acentuado o suporte da cx de marcha do lado direito se soltou, o parafuso arrancou parte do assoalho, foi necessário uma amarração da caixa de marcha com cabos de aço, será preciso refazer o assoalho, na minha ciadade não temos oficina especializada e será preciso explicar ao lanterneiro como fazer, alguém tem alguma informação de como realizar esse procedimento?
Possuo um Niva ano 91, com pneus 100%off road, utilizado fins de semana para trilha e lógico qdo cai um temporal na cidade, na ultíma trilha de nível médio a difícil, após subir um barranco acentuado o suporte da cx de marcha do lado direito se soltou, o parafuso arrancou parte do assoalho, foi necessário uma amarração da caixa de marcha com cabos de aço, será preciso refazer o assoalho, na minha ciadade não temos oficina especializada e será preciso explicar ao lanterneiro como fazer, alguém tem alguma informação de como realizar esse procedimento?
A maioria faz apenas um trabalho de reforço da lataria, nos pontos onde a caixa é presa, através de chapas de aço, soldadas ou parafusadas. O importante (aliás, importantíssimo!) é que os furos originais de fixação não sejam alterados, sob risco de se desalinhar todo o sistema, o que irá trazer vibrações quando o carro estiver rodando.
Poxa, se fosse do lado esquerdo ainda dava para colocar aquele sistema para se instalar mais um calço... Aí ficaria um à frente e outro à ré do buraco! Isso não o redimiria de um conserto do fundo, mas evitaria que fosse feito algum reforço que pudesse criar um bolsão de acúmulo de umidade e distribuiria melhor o peso.
Falando em lanternagem de fundo, vi uma vez um sistema que suspendia e girava o carro até deixá-lo de lado, permitindo o conserto e pintura do fundo. Já viram alguma oficina no Brasil com algo assim:?:
junior7l
27/10/2009, 16:49
Estava pensando em colocar o niva de lado em cima de pneus para ter acesso ao fundo do mesmo, visto que se colocálo em uma vala para soldar chapa no fundo ficaria inviável, deveria ter como pontos de apoio as colunas e rodas, será que daria certo ou amassaria o pobre coitado, sendo que na minha cidade nunca ouvi falar neste gabarito para se cdollocar o carro de lado...
Edintruder
27/10/2009, 16:56
Já vi muito carro calçado de lado, de forma que fica apoiado nas colunas de um lado e sustentado por cordas pra não tombar e amassar a lateral. Tem um limite pra tudo, mas é possível.
Mas eu acredito que um elevacar seja a melhor opção.
Jr, tira o vidro lateral traseiro, forra com papelão bem grosso e amarra uma corda e a outra ponta numa árvore, com um moitão. Vai aliviando até ficar sustentado pela corda com o moitão. Quando chegar na inclinação apropriada, basta colocar tocos nas colunas mais fortes com pneus, pois caso arrebente a corda o veículo ficará apoiado sem estragar a lataria.
Sera que a foto a seguir pode ajudar de alguma maneira?
Conforme sugestões
Sera que a foto a seguir pode ajudar de alguma maneira?
Conforme sugestões
Pelo estado da "oficina", pode-se imaginar como os "mecânicos" são caprichosos... :putz:
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
Acho que vou construir um par desses cavaletes para colocar o Niva "de patas para o ar". O problema é achar um lanterneiro ou pintor disposto a usar a bagaça depois...:parede::parede::parede:
junior7l
28/10/2009, 11:16
Obrigdo pelas dicas galera, vou procurar uma oficina (que tenha uma árvore hehehe brincadeira) mas a idéia de deixá-lo amarrado é uma boa para se dividir o peso mas aí vem a questão de onde fazer a amarração na lateral que vai ficar para cima?colunas laterais??
Hummm, pensei numa parada estúpida mas que pode dar certo... mas que envolveria uma viga no teto, um guincho e um par de rodas ou triângulos com espaçadores parafuzadas no lugar das rodas trazeiras... Afinal, não precisa ficar retinho nem ser obrigatóriamente virando de lado, né?:mrgreen:
Gustavo Niva
28/10/2009, 15:18
Hummm, pensei numa parada estúpida mas que pode dar certo... mas que envolveria uma viga no teto, um guincho e um par de rodas ou triângulos com espaçadores parafuzadas no lugar das rodas trazeiras... Afinal, não precisa ficar retinho nem ser obrigatóriamente virando de lado, né?:mrgreen:Raizer,
alguns anos atrás um doido na lista camaradas do niva, tava querendo erguer o carro pelo guincho, pendurando no teto da garagem... mas não consigo lembrar quem é... é tu??? ou amigo teu????? :mrgreen:
Não, não... Até porque eu utilizaria uma talha e não o guincho do Niva... :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen:
Edintruder
28/10/2009, 17:11
já vi o pessoal fazer isso com um fusca. Amarraram nos aros e uniram tudo num gancho e talha de corrente. Depois baixaram em cavaletes de madeira. Uma viga de concreto aguenta o fusca, mas o Niva é mais pesado...
junior7l
29/10/2009, 17:26
Por mais absurdas que pareçam as idéias, tem um fundamento, mas ainda prefiro a idéia de tirar o vidro traseiro, proteger com papelão e ir inclinando até a posição desejada e calçar as colunas opostas com pneus.algúm sabe quala medida espessura (mm) da chapa para refazer o fundo
??
Por mais absurdas que pareçam as idéias, tem um fundamento, mas ainda prefiro a idéia de tirar o vidro traseiro, proteger com papelão e ir inclinando até a posição desejada e calçar as colunas opostas com pneus.algúm sabe quala medida espessura (mm) da chapa para refazer o fundo
??
Da uma lida no topico da reforma do Pangaré,que esta sendo executada pelo Bacalhau,acredito que la voce encontrara o que procura.:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35608&highlight=pangare
cara! tbm estou com sérios problemas com a caixa de ar :cry: (lado esquerdo) a marisia simplesmente acabou com élas quando era do antigo dono, agora tem que refazer toda éla o lanterneiro falou que recupera mais vai dar um trabalhão, não sei se ele quis valorizar o serviço!!! mais estou recioso se vai ficar bom mais pior que esta não pode ficar rsrsrsr...
presiço de algumas idéias vou tirar algumas fotos depois e posto. um grande abraço a todos.
Edintruder
30/10/2009, 10:36
O melhor é fazer um gabarito da chapa e mandar dobrar. O maior trabalho será com as pontas nos pára-lamas, mas o serviço do lanterneiro se reduz bastante.
Araguari R Argollo
30/10/2009, 13:55
Caro Junior , o meu Bin Lada está na oficina justamente para fazer este trabalho ( troca dos fundos , caixas de ar interna e externa e travessas). Realmente é muito trabalhoso o serviço. O que o lanterna tá fazendo é desmontado um lado primeiro, moldando as caixas de ar com chapa ( Se não me engano 19) e as travessas e moldando tb o fundo. Ele tá fazendo um lado primeiro pra depois fazer o outro lado que segundo ele não desmonta tudo de uma vez pro carro não tender a entortar. Mas tem que ter o extremo cuidado quanto a fixação da caixa.
Vou postar as fotos depois pq estão no outro computer.
Abraços e boa sorte.
ólha só a situação da caixa de ar! :cry:
Tem uma (ou algumas) empresa que faz a caixa-de-ar. Só que agora não lembro o nome... Ah, mais uma coisa, a caixa de ar deles não inclui a "voltinha" do paralamas, ou seja, o lanterneiro vai ter um trabalho do cão de qualquer jeito!
junior7l
04/11/2009, 18:21
Mandei o Niva TATU para a oficina hj, para refazer o fundo me cobraram 800 latinhas(essa deve ser a moeda do fórum pois todo mundo fala em latinhas aqui rs), foi a única oficina na cidade em que o lanterneiro não falou em retirar a cabine para refazer o fundo, não adianta explicar a diferença entre monobloco e chassi!dúvidas: Será usado chapa 18, essa é padrão ou posso usar chapa mais grossa? Posso e ou devo colocar reforço nos pontos principais onde se fixa a cx de marcha e demais componentes q vão presos ao assoalho?Pensei em alongar as logarinas para se fixar os ganchos para reboque diretamente nelas, seria inviável?Da próxima vez vou deixar o lanterneiro tentar retirar a cabine de cima do chassi e coloco fotos aqui da cara dele ...hehehe
Mandei o Niva TATU para a oficina hj, para refazer o fundo me cobraram 800 latinhas(essa deve ser a moeda do fórum pois todo mundo fala em latinhas aqui rs), foi a única oficina na cidade em que o lanterneiro não falou em retirar a cabine para refazer o fundo, não adianta explicar a diferença entre monobloco e chassi!dúvidas: Será usado chapa 18, essa é padrão ou posso usar chapa mais grossa? Posso e ou devo colocar reforço nos pontos principais onde se fixa a cx de marcha e demais componentes q vão presos ao assoalho?Pensei em alongar as logarinas para se fixar os ganchos para reboque diretamente nelas, seria inviável?Da próxima vez vou deixar o lanterneiro tentar retirar a cabine de cima do chassi e coloco fotos aqui da cara dele ...hehehe
Ao menos um reforço ao redor dos pontos de fixação é recomendável!
Edintruder
04/11/2009, 20:35
Queria vem mesmo a cara desses lanterneiros quando descobrem que o Niva não tem chassis!!! Ahahahha!
Pode fazer com lata mais grossa sim. Fica bom.
junior7l
06/11/2009, 12:05
Niva TATU na oficina completamente pelado refazendo o fundo, chapa mais gossa que a original, colocando reforços onde segundo o experiente funileiro( Paulista e recente morador de MG) é necessário!Aí surgem as idéias, na versão antiga o TATU tinha no fundo um tapete de feltro com forração de borracha por cima, daí a idéia de se aplicar bate pedra no fundo do lado de dentro e pintura em 4 camadas de tinta q segundo ele não descasca e não mais utilizar tapete de feltro etc.., sendo q o jipe é utilizado somente em trilhas, não vejo problemas, ciente q todas as vezes q se atravessa córregos entra água dentro....será que a temperatura dentro da cabine aumentaria pela eliminação do feltro q serve como isolante térmico? Já vi uns comentários de recobrir a descarga com termo tape...Seria viável? antecipadamente agradeço aos experientes q respondem aos tópicos...valew!
junior7l
06/11/2009, 15:21
Devo ser meio louco pois eu pergunto e eu mesmo respondo, mas são sequelas da época em q fazia trilhas de moto, acho q batia muito a cabeça!
Vou eliminar sim o fundo feito de feltro, e para não esquentar o habitáculo, vi q por baixo da minha Blazer 6cc a carroceria fica separada da descarga por uma chapa de alumínio, vou colocar uma no Tatu e retirar aquele maldito tapete de feltro q só serve pra manter a umidade!
Devo ser meio louco pois eu pergunto e eu mesmo respondo, mas são sequelas da época em q fazia trilhas de moto, acho q batia muito a cabeça!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Vou eliminar sim o fundo feito de feltro, e para não esquentar o habitáculo, vi q por baixo da minha Blazer 6cc a carroceria fica separada da descarga por uma chapa de alumínio, vou colocar uma no Tatu e retirar aquele maldito tapete de feltro q só serve pra manter a umidade!
Se você pretende fazer trilhas, portanto passar por água, lavar o carro com freqüência, etc..., esta deve ser a melhor solução! Mas o carro vai ficar um pouco mais (ou ainda mais :mrgreen: ) ruidoso, devido à ausência do feltro isolante. Quanto ao escapamento, a chapa de alumínio realmente deve ajudar a dissipar o calor.
Entre fazer um reforço no fundo e usar uma chapa mais grossa, fico com a segunda opção. Quando se coloca uma chapa sobre a outra cria-se uma "pilha de aeração diferencial" que facilita a corrosão.
Outra coisa, aquela manta de algodão e piche que vem no Niva deve funcionar... algns anos apenas. Arranca TUDO fora. Tem uns loucos que substituem por uma manta aluminizada da Viapol. Eu sou contra, pesa pra caramba. Estou usando uma "espuma" preta usada em refrigeração industrial. Ela é anti-chama e não é hidrófila. Colei ou apoiei sobre o fundo e parede de fogo. Isola ruidos e temperatura. Eficiente e leve, só não sei o nome!
Se o cérebro funcionar, tiro foto. Aliás, preciso comprar mais uns metros disso...
Edintruder
06/11/2009, 18:13
Eu usaria o recurso da fibra junto... Usa uma tinta fosfatizante de fundo e bota a fibra por cima que os teus problemas se acabarão com a entrada de água, pois a chapa estará protegida e inclusive do ruído e do calor do escapamento.
Bota a pintura bate "preda" por cima da fibra como acabamento, porém tem que ser betume, pois a pintura à base de água com o tempo descasca e à solvente dura mais que o carro.
junior7l
08/11/2009, 17:32
A idéia de se agregar a fibra no fundo do Niva TATU, acaba de ser descartada, pois estou eu aqui de plantão no hospital e discutindo com um médico q tem um caiaque e que não entende nada de fibra, chegamos a conclusão q se o carro sofre torção durante a trilha, principalmente qdo faz um X teoricamente a fibra não acompanharia a lata, pois não foi projetada para trabalhar sob torção e com o passar do tempo apresentaria fissuras o q poderia contribuir para o acúmulo de umidade, e se esbarrasse o fondo em uma pedra? a lata amassaria e a fibra do lado de dentro iria rachar e soltar pedaços!Me aconselharam umas placas de um materail q qdo aquecido se funde no fundo do carro e vira uma borracha...não sei o nome (ainda) mas vi no fundo de um opala!
junior7l
16/11/2009, 10:34
O Niva TATU já está com o fundo novo, acho que o lanterneiro arrependeu de atender meu pedido e colocar chapa 16, passei na oficina e eles estavam moldando o fundo na marretada, e onde a marreta não entrava era moldado com alavanca, até conseguir fazer os contornos internos...foi refeito parte das longarinas e os locais onde se prendem as barras da suspensão etc, onde sofrem maior esforços será reforçado o material, achei em uma loja aqui a manta asfáltica, só q como não será colocado a manta de feltro a descarga vai aquecê-la e ela vai ficar mole, mas os niveiros aí q estão refazendo o fundo, aconselho colocá-la se forem usar as mantas, decidi agora em cortar os para lamas e rebatê-los e subir a descarga para cima dos faróis, perto da coluna traseira esquerda, me disseram q o carro fica mais preso etc... daí surgiu a idéia de colocar esse tubo da descarga alguns mm mais largos para compensar essa distância... manter uma distância respeitável da pintura e fazer uma grade de proteção para nenhum mané se queimar...é claro q está nos planos a colocação de um snorkel e blindagem do distribuidor futuramente!
Gustavo Niva
16/11/2009, 12:58
(...)me disseram q o carro fica mais preso etc... daí surgiu a idéia de colocar esse tubo da descarga alguns mm mais largos para compensar essa distância (...)Camarada,
acho que pior do que a distância maior, é a maior quantidade de curvas... um conhecido uns anos atrás tava colocando um "registro" ali, de modo que pudesse escolher entre o cano em baixo e a saida snorkel... não tenho notícias se deu certo ou não (mas como sumiu, imagino que não hehehe)
[]s,
Gustavo.
Afajoses
16/11/2009, 17:32
O Niva TATU já está com o fundo novo, acho que o lanterneiro arrependeu de atender meu pedido e colocar chapa 16, passei na oficina e eles estavam moldando o fundo na marretada, e onde a marreta não entrava era moldado com alavanca, até conseguir fazer os contornos internos...foi refeito parte das longarinas e os locais onde se prendem as barras da suspensão etc, onde sofrem maior esforços será reforçado o material, achei em uma loja aqui a manta asfáltica, só q como não será colocado a manta de feltro a descarga vai aquecê-la e ela vai ficar mole, mas os niveiros aí q estão refazendo o fundo, aconselho colocá-la se forem usar as mantas, decidi agora em cortar os para lamas e rebatê-los e subir a descarga para cima dos faróis, perto da coluna traseira esquerda, me disseram q o carro fica mais preso etc... daí surgiu a idéia de colocar esse tubo da descarga alguns mm mais largos para compensar essa distância... manter uma distância respeitável da pintura e fazer uma grade de proteção para nenhum mané se queimar...é claro q está nos planos a colocação de um snorkel e blindagem do distribuidor futuramente!
Em breve terei que refazer o meu tambem... vc chegou a tirar fotos do processo ? se tirou coloca elas ai :concordo:
junior7l
17/11/2009, 11:40
Não tirei foto!Arrependi de não ter tirado,mas ainda está em andamento, vou ver se consigo fazer umas fotos...Algumas dicas se for realmente refazer o fundo do Niva:
1º escolha um lanterneiro que entenda pelo menos o básico, que saiba diferenciar chassi de monobloco, tenha paciência e seja caprichoso.
2ºPreço, leve em consideração também, eu paguei 800Latinhas, divididas de 3 vezes, porém fiz algumas exigências:Chapa 16, mais grossa que a original quase 2 x, o fundo está sendo refeito desde a parte debaixo dos pedais até o porta malas, as longarinas estão sendo refeitas algumas partes e colocando reforço nos pontos de tração.
3ºTratamento com produtos anti-ferrugem, aplicação de óleo de mamona viscoso dentro das longarinas e caixas de ar
4º Como não haverá mais a manta de feltro o fundo receberá dos dois lados várias camadas de bate pedra e tinta, o túnel por onde passa a descarga será revestido com chapas de alumínio para dissipar o calor.
5º Não apresse o lanterneiro, porém verifique o andamento do serviço todos os dias, não invente muita moda, muitas adaptações bizarras, lembre-se que o carro precisa e foi projetado para sofrer torções na carroceria
6ºEsteja sempre de olho nas dicar do pessoal aqui no fórum, tem muitos Niveiros experientes,
7ºAprenda a "centrar" a cx de marcha e lembre se q ela precisa ser centrada no dois eixos (matemáticos e não eixos do carro) X e Y, porém esteja ciente q um pouquinho de vibração vai ter (Ou existe algum Niva q não vibre nada?)
7º Não faça como o Tapado aqui e lembre-se de tirar fotos do início ao fim do projeto e se não usar o carro para trilhas pesadas coloque as mantas de feltro pois isolam o calor e os ruidos, mas lembre-se q se ela molhar ela fede e o carro vai ter q ficar no sol aberto por uns 2 dias (heheh não adianta passar desinfetante fica pior hehehe) experiência própria
8º Boa sorte na empreitada!
junior7l
26/11/2009, 15:16
algumas fotos do fundo novo....
e aproveitei e mandei cortar e depois vamos refazer as abas dos paralamas e cx de roda
junior7l
26/11/2009, 15:21
Preciso achar os flanges para o pivô da D20, preciso urgentemente levantar o TATU ao máximo, to enfiando o pobre coitado em cada buraco e qdo os pneus pegam na lata(pneus 100% off road, com gomos enormes) e preço alto chega a dar dó!
Preciso saber quais amortecedores colocar para ter um maior curso!
caso alguém tenha o flange ou o projeto, agradeço!
jorgeffn
26/11/2009, 21:02
Junior, ao levantar o Niva é sempre bom tomar bastante cuidado para que o serviço fique bem executado e não venha te trazer problemas futuros, aqui no fórum tem várias opiniões e "receitas" para levantar o Niva, quando comprei o meu (na verdade já vendi também) ele estava muito alto, e parece que foi levantado de "qualquer jeito" apenas com calços e sem nenhum reforço, ou seja, abaixei ele um pouco devido aos vários problemas que ele apresentava por estar muito alto. Então fica a dica.... muito cuidado ao levantar o seu Niva.
junior7l
27/11/2009, 09:41
Pois é valeu pelas dicas, estou tentando realizar o serviço da maneira mais calculada possível, moro em uma cidade do interior só que grandinha, mas não temos aqui oficina especializada em NIVA, qdo preciso mando o carro num reboque pra outra cidade a 90km, na minha cidade temos ótimas oficinas que trabalham em suspensão mas os caras são profissionais em rebaixar...Então de posse de algumas informações aqui do site e na velha teoria de tentativa e erro..estou dando umas cabeçadas aqui e modificando gradativamente....sei q qdo se levanta o carro ele perde em estabilidade e tb em inclinacão lateral..curiosidade já viram o q esse sujeito faz com o NIVA em relação a inclinação lateral
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=62-SdzL0ISU][/URL]
junior7l
30/11/2009, 11:00
olha o q esse sujeito faz com o Niva?
Será que ele levantou a suspensão???hehehe
e dizem q a inclinação lateral máxima do niva é de 35º
Na prática a teoria é completamente diferente!!!
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=62-SdzL0ISU][/URL]
junior7l
30/11/2009, 11:02
entrem no site do youtube e pesquisem Niva JABALI! é o cara em q cito nos tópicos acima, compensa assistir!
Edintruder
30/11/2009, 12:14
youtube.com/watch?v=62-SdzL0ISU
Repara que o cara que tá filmando está com a câmera inclinada, o que aumenta muito a impressão, porém realemente o Niva está bem inclinado sim.
youtube.com/watch?v=62-SdzL0ISU
Repara que o cara que tá filmando está com a câmera inclinada, o que aumenta muito a impressão, porém realemente o Niva está bem inclinado sim.
A filmagem é fajuta, o filmador inclinou tanto a câmera que não dá para se saber o quanto realmente o Niva está inclinado! Além disso, é uma exibição explícita do que NÃO se deve fazer em trilha, o sujeito pendurado no bagageiro para fazer peso está totalmente exposto a um grave acidente, caso o Niva capote ou ele caia para trás e o Niva passe por cima dele. Uma estupidez incrível! E depois reclamam quando os acidentes acontecem! :parede: :parede: :parede:
Edintruder
30/11/2009, 15:54
Eheheh
Pois é Gil, depois dizem que foi fatalidade...
Em casos de morte,, o ministério público abre a ação criminal contra o motorista e o responsável da situação que propiciou o acidente. A alegação sempre é "fatalidade"...
junior7l
30/11/2009, 17:23
hehehe apesar de toda imprudência, imperícia e negligência expostas no vídeo, mais a inclinação do cinegrafista temos que concordar que é um exemplo de superação para o NIVA e acredito que muito jipe caro no mercado aí não passaria por aquele obstáculo...
O piloto pode não ser uma referência, mas ao menos serviu de mau exemplo.
Repito, nunca tentem fazer algo parecido, sem ter pelo menos 2 jipes segurando a lateral com cintas de boa qualidade....e sem ter engaiolado o Niva.
junior7l
16/12/2009, 14:34
fotos dos paralamas cortados por quem entende do assunto!
junior7l
16/12/2009, 14:42
após discutir o caso com o lanterneiro e verificar que os pneus simplesmente "agarravam" na lataria optei por cortar, isso mesmo cortar parte dos paralamas e não rebater como a maioria, e depois foi soldado de forma quase q artesanal um reforço por dentro imitando a dobra original, dando maior resistência e aumentando o vão entre a roda aro16 pneus 100%off road e a caixa de roda, lembrando que após esta reforma o jipe ainda terá sua suspensão retrabalhada e levantada em aprox. 7 cm
junior7l
16/12/2009, 15:10
Foram feitos alguns testes para certificar que os pneus não mais rasparias na lata, coloquei o macaco de um lado e levantei duas rodas do jipe e sobrou uma distância respeitável, mas na prática a teoria é diferente...então preciso levantar ainda mais o Niva, o que vai proporcionar um visual agressivo também...mas quero saber de quem tem o niva com suspensão elevada, perde em muito a estabilidade(se bem que com estes pneus tenho orientação do fabricante a não ultrapassar os 70km/h, pq a estabilidade fica parecendo a mesma de uma galinha bêbada)
Marcio Rossetto
16/12/2009, 19:33
Grande Junior,
Parabens pelo trabalho, fui por muito tempo defensor do NIva, mas acabei desistindo e troquei por um Willis, simplesmente porque é mais facil de preparar para trilhas pesadas, mas tem uma pancada de limitações e atrasamentos :parede:
Bem, meu Niva era ap 2.0, começa arrancando esse motorzinho:o te ajudo a adaptar um apezão , estou em Betim .
Com relação a levantar o niva, manda uma mensagem para o Alexandre Roveri, que le fabrica e vende a Flange , custa uns 60 conto .
A flange por si só não aumenta a altura do Niva, apenas libera mais curso entre a bandeja. Para aumentar , vc coloca arruelas nos parfusos inferiores da bandeja. Só que nos de fora , vc coloca menos , para evitar que não haja inclinação da cambagem. Depois vc regula de novo a cambagem, tirando calços do fixador do braço da bandeja superior( chapinhas entre o agregado e os 2 parfusos de fixação do braço superior)
junior7l
17/12/2009, 00:36
valeu pela força, consta no projeto do Niva o próximo passo agora é a pintura, vai ficar branco com uns adesivos nas laterias da Red Bull, e uns emblemas do Johnnie Walker, vai ficar parecendo que tenho um patrocínio de milhões hehehe, isso essa semana ainda, depois vamos levantar a suspensão (tentei contato com o Alexandre Rovieri mas sem êxito até o momento, cara difícil este), mas alem de levantar quero dar uma preparada para não ter surpresa desagradáveis no meio de uma trilha (ainda vou rebocar a explorer de um amigo meu q vive me rebocando), depois SIM o motor AP 1.8 estava pensando em colocar um flex e injetado mas...se passar na água funda e molhar a central??se bem q deve ser blindada...aí sim dá pra fazer umas trilhas de nível mais elevado, não posso esquecer do snorkel, dos suspiros da transmissão etc... e do guincho...esqueci algo?
Marcio Rossetto
17/12/2009, 10:11
Realmente é por aí Junior, oque eu recomendo é proteger bem o diferencial de aluminio dianteiro . Esse é um ponto fraco do Niva em Minas, onde tem muita pedra. Sem proteção, bateu numa pedra e ele parte no meio.
isso acontece muito em trilhas, a frente escorrega e para no barranco, as vezes a frente fica calçada nesse ponto.
No meu exNiva fiz uma chapa quadrada( chapa grossa de 3 mm) presa nos 2 parafusos do agregado dianteiro , onde é presa as 2 barrinha tensoras .
Vc perde alguns 2 cm de vão livre , mas ganha muito !!!!
A parte traseira da chapa, vc compra 2 buchas de barra estabilizadora do uno( ja vem com suporte de aço) , fixa na barra estabilizadora do Niva e parafusa a chapa nela.
valeu pela força, consta no projeto do Niva o próximo passo agora é a pintura, vai ficar branco com uns adesivos nas laterias da Red Bull, e uns emblemas do Johnnie Walker, vai ficar parecendo que tenho um patrocínio de milhões hehehe, isso essa semana ainda, depois vamos levantar a suspensão (tentei contato com o Alexandre Rovieri mas sem êxito até o momento, cara difícil este), mas alem de levantar quero dar uma preparada para não ter surpresa desagradáveis no meio de uma trilha (ainda vou rebocar a explorer de um amigo meu q vive me rebocando), depois SIM o motor AP 1.8 estava pensando em colocar um flex e injetado mas...se passar na água funda e molhar a central??se bem q deve ser blindada...aí sim dá pra fazer umas trilhas de nível mais elevado, não posso esquecer do snorkel, dos suspiros da transmissão etc... e do guincho...esqueci algo?
junior7l
17/12/2009, 11:02
já vi uns comentários sobre a quebra desse diferencial, vou providenciar essa proteção assim q possível!
Mas acredito q isso seja um erro de projeto do Niva, como vc tinha um Niva e colocava ele na trilha, acha necessário reforçar os pontos de apoio onde é fixado a suspensão, barra panhard e outros, já que refiz parte das longarinas?E as homocinéticas, quebram muito?è possivel a adaptação de alguma paralela de algum carro nacional? Cansei de voltar para casa rebocado!hehehehe
Marcio Rossetto
17/12/2009, 18:16
O ponto mais crítico e que aconteceu comigo, foi a quebra da ponta da homocinética lado Roda. O eixo da ponta partiu no meio e automaticamente a roda quase caiu no chão, na verdade , estava ja no asfalto voltando da Trilha. A pinça do freio segura a roda, mas faz um grande estrago no disco, etc . Portanto se vc puder trocar as homocinéticas da roda, põe novas , jamais recondicionadas . Agora quebrou porque eram bem surradas ...
Agora, ja vi uma infinidade de Jipes quebrarem os semi eixos , isso é comum. Quebra por fadiga, pois uma peça nova , leva mais 10 anos para quebrar .
Trilha é trilha, exige e torce, oque for ruim quebra e quebra mesmo.
Vc tem que ir matando os problemas , reforçando, que nem vc esta fazendo, não pode ter medo de ser feliz. Eu acabei de gastar R$ 3000,00 na retifica do motor domeu Willis, pois sabemos que se estiver meia boca, quebra biela, vira, fundi no meio do mato, todo jipe gasta, mas uma hora fica bom. Ja que vc esta com a mão na massa , reforça as barras tensoras laterais de traz .
O pessoal fala muito, o Niva é Monobloco, bla bla bla, mas no fundo não há historico de chassis de niva dobrado na Trilha . Oque quebra é justamente as barras Panhard prisioneiro da redução , etc .
Como lhe disse, só troquei pelo Willis, devido a facilidade de preparar .
Outra coisa, jipe de trilha é jipe de trilha, jipe de passeio é de passeio,não adianta querer fazer as 2 coisas ao mesmo tempo. Agora se vc partir para o que eu quero fazer, percebi que tombar aqui em minas, ja vi que não é tão incomum, aí esquece o Niva e faz que nem eu . :concordo:
já vi uns comentários sobre a quebra desse diferencial, vou providenciar essa proteção assim q possível!
Mas acredito q isso seja um erro de projeto do Niva, como vc tinha um Niva e colocava ele na trilha, acha necessário reforçar os pontos de apoio onde é fixado a suspensão, barra panhard e outros, já que refiz parte das longarinas?E as homocinéticas, quebram muito?è possivel a adaptação de alguma paralela de algum carro nacional? Cansei de voltar para casa rebocado!hehehehe
junior7l
18/12/2009, 09:51
Realmente aqui em Minas, por se tratar de região montanhosa, os amantes do off road são privilegiados, com todos os tipos de terreno, de areia fofa até argila vc consegue encontrar, várias travessias de riachos etc...E por se tratar de região montanhosa ocorre várias valas, erosões que dão uma certa emoção a mais, onde se vê alguns jipes tombando, ou arrastando a lateral no chão com as rodas no alto do barranco, mas se ler um outro tópico da minha autoria tenho planos de engaiolar o Niva por fora, visando a proteção, seria feito com tubos resistentes, dobrados de forma a acompanhar os contornos do Niva, sei que esteticamente não ficaria bonito, os amantes do Niva clássico vão odiar mas é um jipe utilizado para o off road, não é passeio, nem exibir em encontro, vamos ver se o Niva aguenta se começar a quebrar demais troco futuramente!Já reparei q as homocinéticas são finas, quase desproporcionais, vamos ver qto tempo duram!
Realmente aqui em Minas, por se tratar de região montanhosa, os amantes do off road são privilegiados, com todos os tipos de terreno, de areia fofa até argila vc consegue encontrar, várias travessias de riachos etc...E por se tratar de região montanhosa ocorre várias valas, erosões que dão uma certa emoção a mais, onde se vê alguns jipes tombando, ou arrastando a lateral no chão com as rodas no alto do barranco, mas se ler um outro tópico da minha autoria tenho planos de engaiolar o Niva por fora, visando a proteção, seria feito com tubos resistentes, dobrados de forma a acompanhar os contornos do Niva, sei que esteticamente não ficaria bonito, os amantes do Niva clássico vão odiar mas é um jipe utilizado para o off road, não é passeio, nem exibir em encontro, vamos ver se o Niva aguenta se começar a quebrar demais troco futuramente!Já reparei q as homocinéticas são finas, quase desproporcionais, vamos ver qto tempo duram!
Junior, se eu frosse você, economizava o $$$ da gaiola e vendia o Niva, trocando-o por um CJ ou, eventualmente, um Samurai, carros muito mais adequados para a trilha pura e dura. O Niva vai quebrar, e vai quebrar bastante, se você quiser usá-lo para trilhas pesadas!
junior7l
22/12/2009, 11:50
Preciso Urgentemente levantar o meu Niva, estava estudando algumas formas e andei pesquisando em sites internacionais, encontrei alguns projetos, kits muito bem elaborados,explicações detalhadas com medidas e desenhos técnicos fáceis de serem interpretados, inclusive o Famoso HOODOO lift kit, famoso fora do brasil, porém em várias versões e várias aplicações, acredito que se este kit com o flange de adaptação do pivô da D20, ficará interessante, aguardo comentários e caso alguém aí tenha o desenho da flange para o Pivô da D20, por favor me envie!
olhem este site, tem alguns kits mui bem elaborados
http://ladaniva.co.uk/baxter/resources/BaxterLift.htm (http://ladaniva.co.uk/baxter/resources/BaxterLift.htm)
junior7l
03/01/2010, 09:39
O Niva está em fase final de acabamento, acho q é a pior parte, nunca termina, apelei e mandei pintar, pra ficar um serviço bem feito, vi um Niva no fórum chamado cacique, achei a pintura interessante e mandei fazer parecido( juro q pedi autorizaçã a dono do cacique via MP, ele não respondeu, acredito q não se importaria hehehe) só q no lugar do vermelho vai entrar a cr laranjada de um caminhão da volvo, algum entendido de pintura sabe se o tempo ruim, de huva impede o serviço de pintura? PQP passei o natal e o reveilon sem jipe, e tá caindo umas chuvas q as trilhas devem estar perfeitas e escorregadias, ah foi necessária a troca da fechadura do porta malas q foi arrombada com o antigo dono, foi colocado a fechadura do vw fusca (L$18,00) nova com chave reserva hehehe, e ficou legal q ficou rente (paralelo) a tampa do porta malas sem miolo saindo pra fora.... outra coisa me preocupa, o alinhamento da cx de marcha vai ser feito na segunda feira...e o cara falou q é fácil... q não tem erro, q já mandou fazer os calços etc...putz o q já li sobre isso, previsão de entrega para terça feira, se me enrolarem mais um dia não pago os outros 50% do serviço....