PDA

Ver Versão Completa : Aprovam ou não o GNV no CJ-5???



Américo
06/08/2003, 09:01
Pessoal diante mão aceito todas as opniões!!!

É o seguinte: Andei verificando todas as possibilidades de uma troca de motor visando melhoria no consumo, então cheguei a uma conclusão que não gastarei menos de R$ 4.000,00. Detalhe o dinheiro tem que estar na mão, então estou quase decidido a colocar um kit gás, que por informaçao de um cara que usa em seu CJ-5 ele roda em torno de 170 KM com um cilindro de 22m e gasta em torno de R$ 19,00 para enchê-lo, isso me chamou atenção pois meu Jeep como todos não faz mais do que 3,5 KM/L na cidade e esse número pra min é muitíssimo puxado, e pra ser síncero estou descobrindo que "é duro ser jipeiro por que sou duro" mas não quero desistir, assim abro um novo tópico para discurssões, podem-me: xingar, apoiar, criticar, informar, sugerir etc, etc.....
Obs: Tenho até Dezembro/03 pra decidir o que faço pois utilizarei o 13º e as férias pra executar esse trabalho.

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Fábio
06/08/2003, 11:25
Américo,

Se o consumo de seu Jeep está em 3,5Km/l, alguma coisa deve estar errada... O consumo médio do BF-161 é de 5Km/l (o meu faz isso usando pneus de 35", o que aumenta e muito o consumo) chegando a alguns casos 7Km/l. Meu conselho seria uma verificação geral no seu motor antes de qualquer investimento maior.

Em relação ao kit gás, a pergunta que vc fez (se vale ou não a pena) depende de um fator muito importante e que você não mencionou: Quantos km vc vai rodar com seu Jeep por mês?

[]´s

Pavani
06/08/2003, 11:59
Em relação ao motor, com certeza está acontecendo algo de errado.....
Mas eu poria tranquilamente um GNV no meu Jeep.....
Só não sei se compensa colocar ele num motor antigo como esse.... Mas aí é com vc, eu acho que compensa.... Nem que seja só pra dar umas voltinhas de final, um dia vc terá de usa-lo, aí terá a certeza de ter economia.... Dentre as coisas que pretendo fazer no meu jeep, colocar gnv é uma delas com certeza....
O único incoveniente é o espaço......
Pavani

Américo
06/08/2003, 12:04
Olá companheiro, quero rodar em torno dos 800Km/mês, e quanto ao consumo do seu Jeep, sempre ouvi dizer e li no manual do proprietário que esse consumo de 5 a 6,5 Km/l é na estrada e na cidade é o que falei anteriormente 3,5 a 4 Km/l.

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Pavani
06/08/2003, 12:05
Eu colocaria........

dptucunduva
06/08/2003, 12:27
Grande Américo,


Olá companheiro, quero rodar em torno dos 800Km/mês

Bem, tem louco pra tudo, mas rodar 800 km/mês num CJ além de louco tem que ser macho pra kct... :lol: :lol:


e quanto ao consumo do seu Jeep, sempre ouvi dizer e li no manual do proprietário que esse consumo de 5 a 6,5 Km/l é na estrada e na cidade é o que falei anteriormente 3,5 a 4 Km/l.

Aí dependenda cidade. Eu faço 5 km/l com meu CJ (opala 4 cil e 3 marchas). Mas só uso em Sampa na hora do hush (9:00 am e 19:00 pm). Ou seja, anda pára anda pára............................. Na estrada, já fiz mais de 9, andando a 2000 rpm (60 e poucos km/h), mas normalmente faço uns 8 a 8,5 km/l (3000rpm = 85-90 km/h).

Se vc usa em uma cidade "normal", o consumo deve ser em torno de 5 a 6 km/l na cidade mesmo, e uns 6 até 7 km/l na estrada.

Meu cunhado tem um CJ5 c/ BF161 e carburador DFV simples, faz 6,5 na estrada e uns 5 na cidade.

Fábio
06/08/2003, 13:37
Pedrão,

Fazendo um calculo simples eu diria que vc iria demorar 12 meses para recuperar o investimento se continuar com esse motor desregulado!

Se fizer o calculo em cima de um motor que está reguladinho, ou seja, fazendo 6-7Km/l demoraria 24-25 meses...

Ai a decisão é contigo: Vc realmente vai precisar rodar tudo isso por mês a bordo do jeep?!? Se for por estilo ou prazer, o jipeiro duro na história aqui sou eu!!!!

[]´s

Américo
06/08/2003, 13:37
É Horácio, deve ter algum problema mais sério com o meu guerreiro-01 pois no máximo só consigo 4km/l isso fazendo todos aqueles cuidados com aceleraçao, frenagem, arrancadas etc...

Aí Pavani, quanto o espaço p/ o cilindro minha intençao é colocá-lo no comprimento do assoalho traseiro e a válvula quase entre os bancos do motorista/carona assim ela ficaria mais protegida e ainda daria pra montar um banco traseiro por cima do cilindro. Bom como disse aceito todas sugestões/críticas.

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted: Beberrão :x

EduardoLang
06/08/2003, 13:40
Prezado Américo,

Boa Tarde!!!


Será que o banco traseiro não vai ficar muito alto ? ? ? ?


eduardo

walter.andreis
06/08/2003, 14:40
Ai, ai, que inveja....
Se por onde eu moro tivesse GNV, eu até poderia discutir aqui com vocês...
E como brevemente passarei a usar meu CJ no DIA-A-DIA, o GNV seria uma séria possibilidade para mim também...
Estou fazendo um negócio com a minha mãe, e acho que ela vai ficar com a minha Pajerinho... tomei no **, to vendo que só de combustível vou pagar o valor do CJ em 1 ano...

Ahh, e 800Km/Mes não é muita coisa não gente...
Seriam 27Km/dia... eu gastava isso só para ir e voltar do trabalho quando eu morava em Guaíra...

ALOOW, ALGUM JIPEIRO DONO DE POSTO NÃO QUER MUDAR PRA UMUARAMA E TRAZER O GNV NAUM? :P :P :roll: :wink:

[]´s gasolinados e alcoolizados...

Américo
06/08/2003, 14:59
É mais ou menos isso Walter, o que quero do meu guerreiro é uma ou duas vezes na semana ir pro trabalho que são 40 km ida e volta e dá uns rolés pela redondezas que ninguém é de ferro, também acho 800KM/MÊS, café pequeno pra que aprecia o Jeep e escolheu como seu veículo de curtição com a família, uma pescaria com os amigos e uma trilha no interior depois daquela chuva de sexta.

Mas vamos lá, a opnião de todos é bem vinda.

Com relação ao banco fiz um ensaio, e acho que não fica tão alto pois tenho 1,78m e não Chego a encostar a cabeça na capota.

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted: Desrregulado pra K7!!! :cry: :cry:

Carlos A.Zanelatto
06/08/2003, 19:07
Um dedinho na conversa. :lol:

O pessoal da Jipenet já discute este assunto faz muito tempo, tive a oportunidade de acompanhar boa parte desta discussão.
Existem sempre os prós e contras,(espaço, tecnologia do motor, consumo, distância percorrida, etc, etc.) mas o que deu para perceber é que todos acabam tendo razão, depende da realidade que vive e suas ambições e necessidades.
Eu mesmo pretendo colocar GNV, possivelmente até o final do ano, tenho um amigo em Natal que trabalhou com isso durante um bom tempo, hoje fabrica emuladores para conversão de veículos e é um grande defensor desta minha idéia, inclusive fez adaptão em Jeeps por lá.

CJ 60
06/08/2003, 20:46
Fala galera do gás...

Agora quem vai levantar uma questão sou eu;.... como fica a perca dos 20% do gás? aplicálo ao velho bf161 será q naum aumentaria essa perca? (essa perca é calculada pra um carro popular no novos moldes de motor), e numa trilha será q se sairia bem o gás num caso de falta de gasolina no tanque? e para os que já tem GNV no jeep ou em carro um conselho: muitos acostumam a andar somente no gás devido a preço bla bla bla e se esquecem da gasolina, e ocorre o seguinte: o motor tem um desgaste maior so no gás, por ele ser "seco", intaum lembrem-se de vez em qdo gasolina no motor...

[]´s 20% descontentes....

Américo
07/08/2003, 08:00
Grande Wilson, você tem razão, eu pelo pelo menos defendo a razão 2/1 ou seja a cada dois cilindros de gas gastos gastarei em seguida um tanque de gasolina, salvo em casos específicos como deslocamentos em trilhas etc...

Pedro Américo CJ-1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Pavani
07/08/2003, 11:22
Quando vc usa o gás.... Vc é obrigado a liga-lo com a gasolina.... Minha opinião seria a seguinte.... Quando ligar o carro de manhã, deixar o motor aquecer com a gasolina..... Toda vez que for ligar, fazer isso.... E quando for desligar o mesmo.... Deixaria um pouco na gasolina também.... Nas trilhas, eu não usaria o gás por que o motor perde um pouco seu rendimento... ELe fica um pouco mais fraco, quando colocar o kit não se esqueça de pegar um kit novo, tipo lançamento.... Deve ser um pouco mais caro, mas os mais recentes fazem o motor perder menos força.... Agora, sinceramente.... Não sei como ficaria esse kit no motor original.....
Abraço.....
Pavani

Santoro
19/02/2004, 13:32
tenho a msm duvida .. estou de olho num jipe com motor 6cc original e pretendo por gnv , pois será meu unico meio de transporta , pra trabalhar , faculdade , sair etc , e é claro m trilhas :D

se alguem tiver alguma noticia de como ficou num motor original 6cc wills agradeço ...

du
19/02/2004, 17:14
Pessoal,

Acho que não é uma boa colcar GNV em motores com baixa taxa de compressão, o GNV gosta de altas taxas de compressão, ou seja, aqueles 5 ou 10% que eles falam que vai perder de potência, com motor original vai ser maior.

Uma boa seria colocar um motor moderno à álcool, com bastante taxa de compressão e aí sim usar combinado com GNV.

Minha opinião.

Abraços Du.

Raphael Stocker
20/02/2004, 12:21
Amigos...


Eu possuo GNV no meu Jeep... e com motor OHC, na minha opniao.. o gnv no OHC nao é tao indicado qto no BF -tanto o 161 qto o 184- pois esses tem problema nos 2 ultimos pistoes.. problemas de temperatura.. e pelo gnv ser um combustivel frio... isso da uma ajuna no velho BF.. ainda digo mais.. meu carro qdo comprei veio com um motor Huricane.. ORIGINAL STD... sim .. 1958 STD... e eu usei ele no gas.. sem muitos problemas... para terem uma ideia eu botava gasolina de aviacao nele... 130 octanas... bom.. ele resistiu bem,..

agora tho com um 4c OHC.. e para quem é do rio.. paa ter uma ideia eu subo o alto da boa vista de 3a e 4a marcha.. tha bom né...

[]´s gastando 16mts para rodar quase 115km :wink:

Raphael Stocker - ja com roda manual

Raphael Stocker
20/02/2004, 12:26
PS:

eu quero botar no meu OHC os pistoes que eram desse motor a alcool.. vamos ver..

Campa
20/02/2004, 22:08
Olá Pessoal!

Minha contribuição:

Eu estudei muito colocar gás no meu carro. Rodo 50 km / dia e meu carro faz 8,5km/h. Nas minhas contas, ele se pagaria em 10 meses.

Em um jeep, ele se pagaria muito mais rápido. Meu motor é um bf a alcool. Deve estar fazendo algo perto dos 2km/l.

DEsde que se faça a instalação do kit completo, o carro apresenta um comportamento satisfatório. (Não caia na conversa de instalar só a parte de injeção, tem a parte de controle para diminuir perdas)

Como meu jeep não é de uso diário, eu não penso em uma adaptação, mas acredito que não seja uma má idéia.

Enfim, eu recomendo a alteração. 8)

[s] de alto consumo!

Campa.

PS: Em motores com bomba de gasolina elétrica, não tem problemas, mas com motoras com bomba de gasolina mecânica, a mesma tem de funcionar um pouco, sempre que ligar o motor, para evitar o ressecamento. (Essa dica é útil naquelas, por ex: no meu caso meu jeep fica parado a semana toda, logo a minha bomba vai ter uma vida mais curta. Mas num jeep de uso diário, se ela for ativada sempre, não haverá maiores problemas. :wink: )

Rene G. Mattos
21/02/2004, 02:13
Ola, todos

Como sempre por não possuir grandes conhecimenstos em mecânica, tento por o Maximo possível em uma linguagem básica colocar as adaptações e soluções discutidas aqui no fórum pelos compaheiros expert, para meu maior entendimento, e dos outros companheiros que como eu que não dominam a "arte da mecânica". :oops: :wink:

Gostaria de usar como exemplo aqui no fórum a mecânica do meu carro.... :wink:

Pois bem vamos lá, possuo um jeep com mecânica do Opala 4cc gasolina,
caso o GNV estivesse equipado na minha viatura como meu motor se comportaria ?

-E nescessario grandes mudancas no motor ?

-Existe uma marca de cilindro em especial com maior qualidade e custo beneficio e etc ?

-Qual o tamanho ideal do cilindro para ser equipado no jeep ?

-Qual o custo em media do equipamento de GNV ideal para o jeep e o custo em media da mao de obra de sua instalação ?

-Não e aconselhado usar o GNV em motores com baixa taxa de compressão, o GNV gosta de altas taxas de compressão ? (Meu motor se classifica em baixa ou alta taxa de compressão ?)

-GNV Em motores com bomba de gasolina elétrica, não tem problemas, mas com motoras com bomba de gasolina mecânica, a mesma tem de funcionar um pouco, sempre que ligar o motor, para evitar o ressecamento ?

-E possível rodar 170 KM com um cilindro de 22m e gastar em torno de R$ 19,00 para enchê-lo ?

-Como funciona o fato da perda dos 20% do gás ? isto e verdade ?

-Como funciona esta tal de razão 2/1 ou seja a cada dois cilindros de gás gastos gastarei em seguida um tanque de gasolina

Desde já peço desculpas por pedir tantos esclarecimentos, se possível gostaria do maior numero de opiniões possíveis, pois acredito que este e um assunto bastante polemico e ajudaria muitos membros aqui do fórum o esclarecimento destas duvidas. :)

Grandes abraços, René G. Mattos

Raphael Stocker
23/02/2004, 08:17
Olá..

Olha.. vou responder de acordo com o que eu fiz no MEU carro...
MOTOR OHC GASOLINA

-E nescessario grandes mudancas no motor ?

nao... eu so instalei o kit..

-Existe uma marca de cilindro em especial com maior qualidade e custo beneficio e etc ?

o de 16 cabe como uma luva na tras do CJ

-Qual o tamanho ideal do cilindro para ser equipado no jeep ?

o ideal seria o maior possivel... mas lembre-se é sempre mais peso.. o de 16 tha muito bom

-Qual o custo em media do equipamento de GNV ideal para o jeep e o custo em media da mao de obra de sua instalação ?

eu paguei em setembro passado R$1700 e a instalacao vem incluida nisso

-Não e aconselhado usar o GNV em motores com baixa taxa de compressão, o GNV gosta de altas taxas de compressão ? (Meu motor se classifica em baixa ou alta taxa de compressão ?)

bom, seu motor se nao estiver reb. ele esta com a comp. normal dele.. baixa para o gnv... mas funciona bem assim mesmo.. eu no meu caso vou botar pistoes do OHC a alcool.. isso deve ajudar bem e nao tenho que reb. !!

-GNV Em motores com bomba de gasolina elétrica, não tem problemas, mas com motoras com bomba de gasolina mecânica, a mesma tem de funcionar um pouco, sempre que ligar o motor, para evitar o ressecamento ?

Bom, é só vc usar com parcimonia... se vc so usar no gas... ai nao tem motor que dure para sempre... eu ligo o carro na gas e rodo uns 5 min com ele na gas.. ai passo para gnv e quando vou desligar eu desligo em gasolina - e a minha bomba de gasolina tem retorno... e acho que um desborbulhador ajuda -acho-

-E possível rodar 170 KM com um cilindro de 22m e gastar em torno de R$ 19,00 para enchê-lo ?

sim... é a media

-Como funciona o fato da perda dos 20% do gás ? isto e verdade ?

é verdade.. pos nosso carro nao pode ter variador de avanço.. pois é carburado e nao injetado.. o variador ajuda a nao perder potencia

-Como funciona esta tal de razão 2/1 ou seja a cada dois cilindros de gás gastos gastarei em seguida um tanque de gasolina

nao tenho a minima ideia.. nunca vi isso



bom.. essas sao as minhas opnioes.. :wink:

[]´s Raphael

Rene G. Mattos
23/02/2004, 22:07
Ola, Raphael Stocker

Muito obrigado pelas dicas, estava um pouco assustado com o fato de por GNV no meu Cj5, porem agora acredito que após, ler seu depoimento estou mais tranqüilo. 8)

O fantasma do alto consumo do Cj5, na minha opinião e um dos problemas mais comuns dos nossos companheiros jipeiros que possuem o cj5. :shock:

E extremamente necessário discutirmos este problema aqui no fórum pois, no meu caso uso o cj5 diariamente, situação ao qual acredito que muitos estejam também, não gosto nem de parar para pensar quanto já gastei no meu Cj5, desde que ele chegou em minhas mãos ate hoje, porem tenho certeza que não me arrependo e que meu jeep sempre me deu alegria e continuará assim pois não trocaria o mesmo por outro.

Tenho investido uma certa quantia em melhorias e conforto, capota de fibra, melhorias mecânicas em geral para trazer também segurança no uso diário, e perfumarias como bancos melhores e etc.

Para finalizar acredito que a instalação do GNV seria também uma boa mudança que traria grandes benefícios para completar o conjunto.

Grandes abraços, René G. Mattos

Dmark
11/06/2005, 03:45
Alguém instalou GNV no jeep em Porto Alegre e arredores?

tavio_g
11/06/2005, 15:08
aqui em campinas tenho um amigo q colocou GNV no BF, ele tem uma f75.
O motor tá novo, ele fez inteiro antes do gas. mas já fomos para a praia e eu com o OHC em 3 pessoas grandes no jeep, mais bagagem e ele só em 2(td bem q o carro é mais pesado q o meu) nao andou junto na serra não. parece q ele não tem força mesmo. a perda nesse caso eu achei grande.
Mas pelo que sei ele nunca teve problema com isso, com o resto, td q vcs possam imaginar, mas no gnv ele nunca reclamou. acho que foi a única coisa q funciona no carro dele.

Abraços

extraterreno
30/06/2005, 14:03
Eu tenho um CJ-3A 1951 com motor de opala 4cc gasolina, após vários estudos e pesquisas eu decidi instalar o kit. Vou colocar 2 cilindros de 7,5 na semana que vem, 05/07/05, meu ET (Extraterreno) está fazendo 6km/l com gasolina na cidade a previsão é de que passe a fazer 7,8km/cm GNV.
Acredito nessa previsão pois foi a mesma dada para o meu celta, que instalei o kit faz um mês, fazia 12km/l na cidade com gasolina e agora faz 16km/cm GNV.
Uso o ET para ir ao trabalho e faculdade, o celta fica com a Dna Encrenca, rodo 320km/semana o que dá em torno de 1300km/mês. O investimento tem um custo de 2300 laskas. Falar em retorno é muito cedo, só depois de instalado e rodando é que poderei postar aqui o verdadeiro resultado.
Quanto a espaço, os dois cilindros ficam no lugar do banco traseiro, dando para colocar o banco em cima dos cilindros.
Na terceira semana de Julho volto de viajem e combino com vc´s um encontro no IBIRA para quem quizer ver, assim tb aproveito para conhecer o pessoal.
Por enquanto é isso.

[]´s

Daniel Santos
04/07/2005, 23:47
Olá galera, acabei de comprar um Jeep e espero poder contribuir. Tenho uma S-10 a gás e é meu terceiro carro a gás. Os outros foram um Astra 1.8 e um Vectra.

1- Perda de potência- deve ser utilizado um variador de avanço. Normalmente acompanha o KIt, quase todo mundo coloca para evitar a perda de portência, mas mesmo assim acho que resulta em uma perda de 10%.

2- Não é necessário, como foi dito, ligar o carro na gasolina. O carro liga no gás mesmo. Mas é aconselhável alimentar o motor com gasolina umas duas vezes por semana, evitando o resecamento de componentes.

3- Há de se considerar se o motor BF, original, casa bem com o gás. Já li que deve ser providenciado um adiantamento do ponto do motor. Também deve ser considerado a destinação do carro.

Já considerei também colocar gás, mas ainda estou em dúvida. Talvez mais para frente, até lá vou vendo... Outra saída é tranformar o carro a álcool, a relação de preço consumo compensaria???

Abraços fraternais.... Daniel.

Maciel
05/07/2005, 00:11
Senhores;

Para quem está pensando colocar GNV no Jeep, digo - COLOQUEM!!!

Tenho um 4 cilindros OHC com kit gás italiano e dois cilindros de 8 metros embaixo do banco trazeiro.

Faço até trilha com o GNV! Aliás, prefiro o GNV na trilha.

Maciel

extraterreno
05/07/2005, 09:29
Grande MACIEL deu mais corajem ainda... rs

Santoro
05/07/2005, 12:06
e msm , ja estou estudando essa opção a um bom tempo .... e quando a instalação dos cilindros embaixo do carro ? por exemplo , levantar um pouco mais a carroceria , e colcoar ali embaixo da caçamba , retirando akela ultima travesa em v q tem ali embaixo ? alguem ja viu ??? acho q 2 cilindros de 8 cabem ali perfeitamente .

extraterreno
05/07/2005, 12:25
Eu já pensei nisso também, só não sei se assim o jeep passa na vistoria do inmetro.

Santoro
05/07/2005, 12:36
me falaram q o imetro esta começando a homologar este tipo de instalação ... um dos motivos q n instalei ainda foi esse ...

guimsn
05/07/2005, 12:48
(Não caia na conversa de instalar só a parte de injeção, tem a parte de controle para diminuir perdas)

BF injetado????

kit para motor carburado é um só... Motor injetado que tem um kit simples e um completo, que tem variador de avanço, emulador de bicos e tal...

Ronaldo Petri
06/07/2005, 01:22
Cilindros embaixo do carro:

Acabei de instalar um kit no meu BF-161, o mecânico responsável me deu a apção de instalar embaixo do carro, nas 2 laterais ou até mesmo atrás, sobre o INMETRO acho que não tem problema, senão o mecânico não me daria essa opção, colocando em risco a integridade de sua oficina. Mas acabei não colocando embaixo com medo de pegar em pedras nas trilhas.

Caio Castro Silva
06/07/2005, 08:47
Estou acompanhando o tópico e gostaria de saber, de quem instalou o GNV na viatura, como é o teste do INMETRO para aprovação da viatura....o que é exigido para que a viatura passe sem problemas no teste? :roll:

[]´s economicos

Maciel
06/07/2005, 10:02
Estou acompanhando o tópico e gostaria de saber, de quem instalou o GNV na viatura, como é o teste do INMETRO para aprovação da viatura....o que é exigido para que a viatura passe sem problemas no teste? :roll:

[]´s economicos

Caio;

Faça a instalação em empresas homologadas pelo INMETRO. Eles farão tudo de acordo com as normas e te orientarão para a inspeção. Aqui no Rio, estas empresas inclusive dão um vale que cobre o custo da inspeção, (R$ 80,00), você não paga nada.

Abraços.