PDA

Ver Versão Completa : Consumo TR4 2010

Eriquinha
26/10/2009, 22:32
Olá!

Alguém já calculou o consumo da TR?

Obrigada!

Sportager
27/10/2009, 01:35
Oi Eriquinha, eu usei por enquanto 1 tanque de gasolina fiz mais ou menos 9 km por litro com um mix de estrada e cidade (aprox. 60% a 70% estrada)... hoje completei o tanque com alcool e estou marcando os km... vamos ver! Lembra que a minha é MT!

Estou gostando bastante do carro, o que vc tá achando?

Eriquinha
27/10/2009, 17:38
Oi!

Ufa! Ainda bem que vc falou que abasteceu com gasolina! Eu já ía começar a pensar q não sei dirigir! Rs...
Viu, fui orientada a usar álcool até 1000km, além disso, a manter baixa rotação (até 3000 giros) e baixa velocidade na estrada (até 100km/h).
Meu consumo foi de 7,5km/l com álcool. A gasosa vai esperar.

Estou adorando o carro! Só preciso trocar os tapetes. Carpete?? Pra lama?? Haha...
Depois, vc pode me passar os dados do seu seguro? Fiquei besta de ver o valor da franquia!

Abc.

Cleberht
27/10/2009, 18:46
Olá Eurequinha,
Quem lhe aconselhou a colocar álcool pelos primeiros 1000Km? O consume de 7,5Km/l foi na estrada ou na cidade?
Vlw

Eriquinha
27/10/2009, 19:35
Olá Eurequinha,
Quem lhe aconselhou a colocar álcool pelos primeiros 1000Km? O consume de 7,5Km/l foi na estrada ou na cidade?
Vlw
Olá, Cleberht,

Na página 5-2 do manual do proprietário diz que pode ser utilizada qualquer proporção de álcool e gasolina.
Eu trabalho no local, porém não no mesmo setor, que desenvolveu o motor flex e que está desenvolvendo o bicombustível para aeronaves. Recebi a orientação de usar álcool qdo estava visitando o departamento de combustíveis. De qualquer forma, não consta no manual. Fica como sugestão então.

O consumo de 7,5km/L foi 60% na estrada e 40% na cidade. Com a TR4 AT, a 100 km/h na estrada, a menos de 3000 rpm, em 4x2 e uma piloto que está se acostumando com o câmbio AT.

Qdo chega a sua?

Cleberht
27/10/2009, 23:25
Eriquinha,
Estou no namoro quase pedindo a mão em casamento, pularei o noivado. rsrsrsrsrs
Creio que até o final de novembro pego a TR4 MT.
Vou deixar este espaço para falar do consumo da nova TR4 e outros assuntos referente a ela no espaço que eu abri lá no inicio do ano, e que agora vai ter muito assunto!
Vlw e mantemos contato.

paulo_romero
28/10/2009, 14:09
Gente, pretendo comprar a minha TR4 até o início de 2010. Será minha primeira e estou numa dúvida danada se pego uma AT ou MT?! A AT seria apenas pelo conforto, pois é uma pena ter apenas 4 velocidades. Se tivesse 5 ou 6 não teria dúvidas quanto à AT!

A MT é mesmo mais econômica?! Ouvi falar que que nos modelos anteriores o cambio automático era mal escalonado o que às vezes aumentava muito o torque sem necessidade ou não aumentava quando precisava! Isso realmente acontecia?! Será que corrigiram isso no modelo AT 2010?!

Por favor, me ajudem!!! rsrsrs.. Abração a todos!

neilsonhenriques
28/10/2009, 16:09
Gente, pretendo comprar a minha TR4 até o início de 2010. Será minha primeira e estou numa dúvida danada se pego uma AT ou MT?! A AT seria apenas pelo conforto, pois é uma pena ter apenas 4 velocidades. Se tivesse 5 ou 6 não teria dúvidas quanto à AT!

A MT é mesmo mais econômica?! Ouvi falar que que nos modelos anteriores o cambio automático era mal escalonado o que às vezes aumentava muito o torque sem necessidade ou não aumentava quando precisava! Isso realmente acontecia?! Será que corrigiram isso no modelo AT 2010?!

Por favor, me ajudem!!! rsrsrs.. Abração a todos!

Já tive uma TR4 automática. Na melhor das minhas hipóteses, 5,5 km/l com gasolina na cidade (pé leve, trânsito moderado e fluido) e 8,5 km/l na estrada a 90 km/h.

Câmbio terrivelmente mal escalonado e indeciso.
Só ficava melhor no overdrive, mas, nem tive coragem de fazer média de consumo com ele ligado. :shock:

Já dirigi uma manual é um carro com comportamento totalmente diferente do que eu tinha, inclusive desempenho do motor.

Como dizem que esse é um novo motor, é provável que também tenham feito alterações no câmbio.

:concordo:
Neilson

Jb3dim
28/10/2009, 16:43
Boa tarde a todos!
Tenho um TR4 04/05 e tenho feito muitas viagens, o consumo do meu carro é bem satisfatório. Na estrada com gasolina podium, rodando até 90 km/h ñ passando de 3.000 RPM e sem muito trânsito, consigo 11,5 km/l e na cidade tenho conseguido 9 km/l.

paulo_romero
28/10/2009, 19:41
Já tive uma TR4 automática. Na melhor das minhas hipóteses, 5,5 km/l com gasolina na cidade (pé leve, trânsito moderado e fluido) e 8,5 km/l na estrada a 90 km/h.

Câmbio terrivelmente mal escalonado e indeciso.
Só ficava melhor no overdrive, mas, nem tive coragem de fazer média de consumo com ele ligado. :shock:

Já dirigi uma manual é um carro com comportamento totalmente diferente do que eu tinha, inclusive desempenho do motor.

Como dizem que esse é um novo motor, é provável que também tenham feito alterações no câmbio.

Neilson

Valeu Neilson!! É, acho que não irei arriscar. Talvez eu deixe o cambio automático quando ele sair com 5 ou 6 marchas!

Abraço!

neilsonhenriques
29/10/2009, 09:48
Paulo,

Foi mal, eu não quis te desanimar.

Ademais, acho que fui "premiado" porque meu carro deu tanto problema que não duvido que o câmbio dele também tivesse vindo com defeito e eu não notei já que nunca dirigi outro TR4 automático. :pensativo:

Meu atual Discovery 3 V8 (com motor ainda "preso") faz 7,2 km/l no mesmo trajeto diário que o TR4 fazia 5,5 km/l (aproximadamente 70% mais econômico). O meu antigo Freelander V6 bebia a mesma coisa que o TR4 senão um pouco menos. A gasolina é Pódium do mesmo posto que abasteço há 5 anos.

Mas, o TR4 2010, é um novo carro. Diferente do que eu tinha 2005/2006.
É claro que a Mit tem conhecimento dos problemas (câmbio e consumo) da versão antiga e deve ter trabalhado pra resolvê-los nesse modelo novo.

Vá até a concessionária e proponha um test drive com você abastecendo o carro e fazendo uma média de consumo. Embora minha experiência com Mitsubishi me proiba de recomendar o TR4, minha mulher quer comprar um e está com a mesma dúvida que a sua. Se fizer a experiência, posta pra gente o resultado ? :concordo:

Um abraço,
Neilson

Cleberht
14/11/2009, 21:30
Peguei minha TR semana passada e neste final de semana resolvi dar uma testada nela. :dance:
Rodei 170 km sendo que metade foi em média 60 Km/h e a outra metade a 100 Km/h. Percurso feito descendo a estrada da graciosa até morretes/PR e depois retornando pela faixa de volta para Curitiba. Na maior parte do tempo não utilizei o ar condicionado. A média com álcool ficou em 7,9 Km/litro.
Por estar com recém 300 Km rodados, creio que melhore após os 5000 Km.
Completei o tanque para ver a média na cidade e quando a tiver posto para vcs.
Vlw :concordo:

tiago off road
14/11/2009, 21:50
Cleberht, sua Tr é at ou mt? não ta ruim o consumo não... a minha faz 5,5 na gasolina( só cidade sem ar).......

Cacok
15/11/2009, 17:11
Cleberht, sua Tr é at ou mt? não ta ruim o consumo não... a minha faz 5,5 na gasolina( só cidade sem ar).......

Tô impressionado com o consumo da minha TR4 2010....com A/C na cidade fez uns 4km/l no alcool (primeiro tanque do carro)....
Esse final de semana, fui até Atibaia, rodei uns 200km ida e volta no alcool com A/C tempo todo ligado e 4 pessoas no carro, fez 5,5km/l......
Carrinho beberão.....

JEFFCATUNDA
15/11/2009, 17:19
Mas nao é isso mesmo nao?
Os colegas que andam em dunas com as TR4 fazem em média 3,5 km/L...

Na cidade faz de 5 a 7...

Cleberht
15/11/2009, 18:27

A minha TR é mecânica e eu ando bem na boa, sem pisar fundo e trocando as marchas no tempo certo. Vou ver na cidade o consumo qual vai ser.
Vlw :-D

Cacok
15/11/2009, 20:28
A minha TR é mecânica e eu ando bem na boa, sem pisar fundo e trocando as marchas no tempo certo. Vou ver na cidade o consumo qual vai ser.
Vlw :-D

A minha é AT e tenho andado com pé embaixo.....então tô uns 5km/l na estrada no alcool tô até achando ok.....se bem que meu Jetta faz isso tb, mas anda muito, muito mais....:lol:

Latcardoso
16/11/2009, 10:28
Tenho uma TR4 AT 2004, fiz a média dela na cidade misto com ar e sem o ar fez 6,33km . Depois fiz sem ar foi bem melhor 8,6km . E na estrada com velocidade média de 120km, subindo a serra de Itatiaia e 4x4 ligado com ar fez 6,55km

ccanhete
18/11/2009, 14:42
Oi!

Carpete?? Pra lama?? Haha...

Disse tudo! Aliás, analise a hipótese de areia, o que enfrento frequentemente... :parede:
Tá aí algo que não entendo nas 4x4: vem com carpete sem outra opção...
Isso certamente deveria ser repensado.:!:

Cleberht
21/11/2009, 17:31
Tô impressionado com o consumo da minha TR4 2010....com A/C na cidade fez uns 4km/l no alcool (primeiro tanque do carro)....
Esse final de semana, fui até Atibaia, rodei uns 200km ida e volta no alcool com A/C tempo todo ligado e 4 pessoas no carro, fez 5,5km/l......
Carrinho beberão.....

Carrinho beberão mesmo!! :cry:
Fiz 5,4Km/l com alcool na cidade sem pisar fundo e usando o a/c bem moderado.
Já que eu não bebo acabei arranjando que beba!! :lol:
Vamos ver depois dos 5000Km para ver se melhora, ou colocando gasolina, já que aqui em Curitiba ta R$1,69 o litro do alcool, bem diferente do inicio do ano.

Cacok
22/11/2009, 13:01
Carrinho beberão mesmo!! :cry:
Fiz 5,4Km/l com alcool na cidade sem pisar fundo e usando o a/c bem moderado.
Já que eu não bebo acabei arranjando que beba!! :lol:
Vamos ver depois dos 5000Km para ver se melhora, ou colocando gasolina, já que aqui em Curitiba ta R$1,69 o litro do alcool, bem diferente do inicio do ano.

Depois de testar o carro nas trilhas (no MMS esse final de semana), já desencanei do consumo.....o carro é bem valente na terra.....

Cleberht
22/11/2009, 13:36
Depois de testar o carro nas trilhas (no MMS esse final de semana), já desencanei do consumo.....o carro é bem valente na terra.....

Hoje dei uma testadinha nela em um terreno com umas subidas e senti que ela deve ir bem mesmo na trilha. :mrgreen:
Antes de comprar fiquei acompamhando o que os proprietarios falavam da TR4 desde o inicio do ano e uma da coisa negativa é o consumo e de resto é tudo show. :dance:

Viegas Filho
23/11/2009, 22:06
Minha TR4 faz 6km/l, estou querendo mudar o tanque de combustível para um de 72l para aumentar a autonomia.

Eriquinha
26/11/2009, 19:44
Olá!
Estou fazendo uma média de 5,4 km/l com álcool na cidade, com ar e em 4x2.
Vou abastecer com gasolina o próximo tanque p/ poder comparar e venho postar o consumo aqui.
Abc,
Érica.

paulo_romero
26/11/2009, 20:14
Olá!
Estou fazendo uma média de 5,4 km/l com álcool na cidade, com ar e em 4x2.
Vou abastecer com gasolina o próximo tanque p/ poder comparar e venho postar o consumo aqui.
Abc,
Érica.

Oi, Eriquinha!

Vc tb calculou o consumo com álcool na estrada?! Quando tiver o consumo com gasolina, manda pra nós!!!

Valeu! :concordo:

Eriquinha
26/11/2009, 23:02
Oi paulo_romero!
Na estrada, fiz 7,5 por litro com álcool, em 4x2. Peguei poucos quilômetros com chuva, rodando com 4x4, então nem calculei.
O próximo passo é calcular com gasolina!
Semana que vem, venho postar!

Abc,
Érica.

Oi, Eriquinha!

Vc tb calculou o consumo com álcool na estrada?! Quando tiver o consumo com gasolina, manda pra nós!!!

Valeu! :concordo:

Laerte Oréfice de Camargo
27/11/2009, 00:27
Controlo o consumo de combustivel de minha TR4 2008/2008 desde os primeiros quilometros rodados.Basicamente só rodei com alcool.Na cidade nao fazmas que 5,5Km/l.Na estrada na velocidade maxima permitida(normalmente 120km/h) e ar ligado
faz no máximo 6,5 km/l alcool.Tenho todos os abastecimentos/kilometagem/consumo planilhados desde o inicio até hoje.Uma viagem so fiz com gasolina, o consumo foi de 8,7km/l.A média geral de consumo dos 52 mil kilometros rodados com minha TR4 é de 6,4kml

victor_ap4x4
27/11/2009, 15:36
Boa tarde a todos!
Tenho um TR4 04/05 e tenho feito muitas viagens, o consumo do meu carro é bem satisfatório. Na estrada com gasolina podium, rodando até 90 km/h ñ passando de 3.000 RPM e sem muito trânsito, consigo 11,5 km/l e na cidade tenho conseguido 9 km/l.
PARABENS vc é um dos sorteados com carro rrsrsr....brincadeira é que nessa media de velocidade e rotação até um v8 fica economico.....tanto é verdade que meu pai teve uma cherooke v8 limited ficava na estrada na media de 10km/l ( mais na mesma velocidad e cruzeiro que vc 90km 3000 rpm) ou sej atudoi é um aquestã de motorista na minha mão a cherroke do meu pai fazia 1/2 metro por litro kkkkkkk

Nei Furlan
27/11/2009, 16:07
Tenho uma 2009, e consome 6,5 km/lt na média Alcool

AACL
30/11/2009, 12:47
Controlo o consumo de combustivel de minha TR4 2008/2008 desde os primeiros quilometros rodados.Basicamente só rodei com alcool.Na cidade nao fazmas que 5,5Km/l.Na estrada na velocidade maxima permitida(normalmente 120km/h) e ar ligado
faz no máximo 6,5 km/l alcool.Tenho todos os abastecimentos/kilometagem/consumo planilhados desde o inicio até hoje.Uma viagem so fiz com gasolina, o consumo foi de 8,7km/l.A média geral de consumo dos 52 mil kilometros rodados com minha TR4 é de 6,4kml

Laerte,

A minha é 08/09 e faz a mesma média.

Porém, se andar a 4.000/5.000, com ar ligado e no 4x2 ela faz 7,3 na gasolina.

Abs

Lindóia

AACL
30/11/2009, 12:58
Laerte,

A minha é 08/09 e faz a mesma média.

Porém, se andar a 4.000/5.000, com ar ligado e no 4x2 ela faz 7,3 na gasolina.

Abs

Lindóia

4.000/5000 giros.

drbart
05/12/2009, 11:02
Havia conseguido com gasolina 9,3km/l só estrada 100km/h AC ligado o tempo todo. Agora em uso misto estrada/cidade consegui 7,5km/l gasolina com velocidade 120km/h e AC ligado . O que achei estranho foi que qnd a luz indicadora da reverva acendeu, ainda percorri 80 km de estrada e mais um 15km na cidade, qnd entao abasteci e ainda haviam 7l de gasolina no tanque. O manual diz q a luz aparece qnd tem cerca de 9l de combustivel no tanque, mas nesse caso aprareceu mais precocemente. Com vcs tambem acontece isso?

Cacok
05/12/2009, 13:29
Havia conseguido com gasolina 9,3km/l só estrada 100km/h AC ligado o tempo todo. Agora em uso misto estrada/cidade consegui 7,5km/l gasolina com velocidade 120km/h e AC ligado . O que achei estranho foi que qnd a luz indicadora da reverva acendeu, ainda percorri 80 km de estrada e mais um 15km na cidade, qnd entao abasteci e ainda haviam 7l de gasolina no tanque. O manual diz q a luz aparece qnd tem cerca de 9l de combustivel no tanque, mas nesse caso aprareceu mais precocemente. Com vcs tambem acontece isso?

Não andei a ponto de acender a luz da reserva, mas a minha Tr4 andando no alcool na cidade com o AC ligado o tempo todo, fez uns 5km/L.....

Cleberht
07/12/2009, 12:46
Fiz uma viagem para ilha do mel no final de semana e a TR fez 9,3 Km/l com gasolina aditivada sendo na média de 110 Km/h e sem ar condicionado. Acho que ta na boa considerando que tá com 1300 Km. Creio que deva melhorar com o tempo.

Bargiela
09/12/2009, 18:13
No aspecto do consumo, a IO da um banho mesmo minha média na cidade com ar ligado é de 11km/l ( isso pq moro na ilha é morro, subida e descida direto ) e na ultima viagem RJ -SC - RJ - BA, fiz média de 14km/l , e por varios trechos fui com a 4x4 hi ligada, uma chuvadara do kct.

Proprietario feliz, alem da manutenção em dia, velas NGK platina e cabos de vela 8mm.:mrgreen:

Marcelo-HPE
10/12/2009, 00:15
Acho que a TR4 tá até com o consumo razoável , Meu irmão mais velho acabou de comprar um Palio Locker 1.8 2010 . e com àlcool o bicho faz 5,2 na cidade com ar ligado.
O Cacar-eco 1.6 da Patroa .faz 6,0 e no máximo 6,5 na mesma situação mas ainda está 2.870km rodados .

BrunoBB
10/12/2009, 16:36
Eu comprei a última TR4 2009 AT da concessionária de Uberaba, gosto deste modelo e o preço estava fantástico (68 mil, só não veio com couro).

Na cidade, 4x2, overdrive desligado, ar condicionado ligado e alcoolizada, 4,3km/l.

Na estrada, com overdrive ligado, média de 100km/h, 1/2 a 1/2 ar condicionado ligado / janelas abertas, 4x2 no seco e trechos 4x4 sob chuva pesada, sempre no caldo de cana, 8km/l.

Em tempo, em algumas subidas eu desligo o overdrive porque senão o caro fica bobo demais. O escalonamento é um ponto fraco deste câmbio (não há como mudar as relações?).

drbart
12/12/2009, 15:16
Bom, primeiro tanque com álcool na minha TR4 2010 fez 3,0 km/l na cidade . As condições foram:
1- 95% só em 1 e 2 marcha, só rodei mesmo nos horários de pico , para para mesmo, o máximo que conseguia rodar livre sem parar foi talvez 500m.Poucos momentos consegui passar de 30km/h , chegando a 40km/h assim ficava difícil ela passar a 3 marcha, para uma condução mais econômica
2- AC ligado o tempo todo

Como disse não esperava médias mágicas como 7km/l , como vi em alguns relatos aqui no forum até porque na minha ex TR4 2008, o primeiro tanque a álcool na cidade só fez 2,2 km/l com AC, e as condições haviam sido até melhores do que desta vez (transito mais livre, só em fim de semana). E mesmo um Honda civic 1.8 AT e uma zafira 2.0 AT fazem cerca de 4,0 km/l com álcool , assim é por aí mesmo......
E considerando q na 2008 o primeiro tanque fez 2.2km/l e após o amaciamento do motor pulou para 3.5km/l , acredito que na 2010 vai fazer perto de 5,0km/l , não acredito q passe disso......E claro que as condições de transito também influenciam muito, pois qualquer carro em 1 e 2 marcha vai beber mais..... Agora pelo menos eu posso afirmar q na pior da hipóteses ela faz 3,0 km/l , e eu tava imaginado se nessas mesmas condições no meu pé estivesse uma Triton V6 flex AT, nesse primeiro tanque acho que ia fazer uns 1,5km/l no máximo 2km/l .................

drbart
12/12/2009, 15:19
Pessoal mais uma vez a luz indicadora da reserva apareceu muito precocemente, quando a luz começou a piscar (indicando necessidade de abastecimento imediato) ainda haviam 13l no tanque ! Mas alguém aqui teve experiência semelhante?

drbart
13/12/2009, 23:00
Fiz minha primeira viagem com alcool. O consumo foi 6,3 km/l , média de 100km/h, AC ligado. O carro estava bem pesado, com porta malas completamente cheio, e com muita bagagem nos bancos traseiros. Até meu cachorro eu levei! Acretito que quando o motor amaciar deve chegar no máximo a uns 8km/l,lá pelos 5.000km rodados, se tiver evolucao semelhante a versao anterior.....agora os 11km/l da Mit só em sonho mesmo........

drbart
20/12/2009, 07:56
Consegui uma média de 8km/l com gasolina e AC ligado o tempo todo, com 5 pessoas no carro , em uso misto cidade , estrada (110km/h), e uso na areia 4x4 lock em uma viagem que fiz com a família. Pelo que estou vendo a mudanca que ocorreu no consumo parece ser muito mais notória com gasolina (na antiga nao teria feito mais que 6,5km/l nessas condicoes), acho que só vou abastecer com alcool depois dos 5.000km com motor mais amaciado, pois nao está compensando alcool até porque aqui ele custa perto de 1.90.....

Cleberht
21/12/2009, 23:11
Hoje fiz a média andando com o carro na cidade de Curitiba sem muito transito. Tinha abastecido com gasolina aditivada e o consumo foi de 7,5 Km/l com uso de a/c parcial. O carro hoje tá com 1700 Km!
Só para lembrar, a média que eu tinha feito na estrada com gasolina aditivada e andando a 110 Km/h foi de 9,3 Km/l. Achei que o carro se comporta melhor com gasolina, tenho trocado as marchas em 2500 rmp no plano e em subidas em 3000 rpm.
Nesta semana vou dar um tirão para Porto Alegre e quando voltar de lá posto novamente o consumo na estrada.
Vlw galera,:concordo:
Bom Natal e um Ano Novo de Muita Saúde, Amor, Dindin e lama!!:palmas:

Leonir
22/12/2009, 02:29
Comprei a minha hoje e estou muito satisfeito! Apesar de achar o porta-luvas bem pequeno e o ângulo de abertura das portas traseiras bem reduzido. O vendedor me aconselhou nos dois primeiros abastecimentos encher com gasosa. Assim que fazer o consumo médio, posto aqui.
Ps: a minha é MT.

Abraço!

Eriquinha
26/12/2009, 20:41
Parabéns pela aquisição, Leonir! :palmas:

Comprei a minha hoje e estou muito satisfeito! Apesar de achar o porta-luvas bem pequeno e o ângulo de abertura das portas traseiras bem reduzido. O vendedor me aconselhou nos dois primeiros abastecimentos encher com gasosa. Assim que fazer o consumo médio, posto aqui.
Ps: a minha é MT.

Abraço!

Eriquinha
26/12/2009, 20:44
Olá!
Calculei o consumo com gasolina: 7,5 km/L na cidade.
O consumo com álcool, na estrada, melhorou de 7,5 km/L para 8,5 km/L em 3 meses de uso da Tr4.
Espero que ainda melhore mais um pouquinho!

Feliz 2010 a todos!
Eriquinha.

Leonir
27/12/2009, 16:15
Parabéns pela aquisição, Leonir! :palmas:
.
.
Obrigado! :mrgreen:

Bem, em relação ao consumo, lembrando que a minha TR4 está com exatos 670km rodados, deu uma média de 5,5 km/l no álcool alternando em 2h/4h e com uso de ar misto. Terça-feira irei à concessionária colocar sensor de estacionamento, banco de couro, película, estribo..enfim, todos opcionais disponíveis. Para aqueles que estão em dúvida na compra de um utilitário esportivo, indico a TR4 sem titubear.

Saudações a todos!

drbart
04/01/2010, 23:09
O consumo do primeiro tanque de gasolina na cidade foi 5km/l sempre com ar condicionado ligado. Rodei cerca de 330km em percurso urbano, e vi que em situacoes de engarrafamento o ponteiro despencava bruscamente.......... Ao contrario do consumo anterior com alcool que foi de 3km/l só em transito pesado engarrafado, nesse tanque com gasolina foi cerca 40% de engarrafamento, e rodei tambem em transito livre e ate em vias expressas (transito rapido), ou seja uma situacao mais real. O que me chamou a atencao novamente foi o a luz de reserva de combustivel acendeu muito precocemente, quando ainda haviam uns 14l de gasolina no tanque e o ponteiro tava o mais baixo possivel.............

drbart
04/01/2010, 23:15
Obtive uma média de 9,5 km/l com gasolina e AC ligado, 100km/h em estrada ......houve uso nessa viagem do 4x4 lock em um trecho de picarra com lama e alguns alagados........ Na mesma viagem que fiz anteriormente com alcool obtive 6,3 km/l com AC sem uso de tracao, ou seja nao esta compensando muito alcool aqui pois custa perto de 1.90......

alan.ferro
21/01/2010, 15:15
Como acabei de comprar estou empolgado e construindo uma planilha em excell... Aqui em BSB as estradas são tranquilas e terra só no fds, pois minha sogra mora em chácara. Resumindo: rodo bastante, mas em boas condições, rsss... Aí vão meus resultados iniciais:

ÁLCOOL (4 medições, até agora):
AC:no 1 ou desligado;
Tração: 4x2, exceto pequeno trecho (2,0 Km) no caminho pra roça...
Velocidade preferida: 60-80 km/h, minha filha de 2 anos tá sempre comigo, ehhee
Média de Km rodados após tanque cheio: 340km
Média de volume gasto para recompletar o tanque: 45L
Resultado: 7,6 km/L

Gasolina (2 medições, até agora):
AC:no 1 ou desligado;
Tração: 4x2, exceto pequeno trecho (2,0 Km) no caminho pra roça...
Velocidade preferida: 60-80 km/h, minha filha de 2 anos tá sempre comigo, ehhee
Média de Km rodados após tanque cheio: 360km
Média de volume gasto para recompletar o tanque: 39L
Resultado: 9,2 km/L

Assim que saí da concessionária enchi o tamque com álcool e fui anotando os dados. Após a quarta medida mudei para gasolina, pois aqui em bsb o álcool tá batendo os R$ 2,20, o que me obrigou a interromper as medições com álcool. Em pouco tempo rodei mais de 2000 km, mas são poucas medidas ainda, quando tiver pelo menos dez informações de cada combustível, a planilha completa... Tinha um Xsara Picasso 2.0 16v, então não reclamo do consumo da TR-4, pois a diferença foi mínima até agora...

:-D:-D:-D
Att,

EEKTEIMOSO
27/02/2010, 14:55
Alan,

Fiquei em dúvida se a sua Tr4 é automática e se já é a 2010?

Grato.

Annibal
09/07/2010, 18:51
Olha aí, pessoal que assinou este tópico. Passados alguns meses e muitos quilômetros rodados, como anda o consumo das TR4, modelo 2010, agora já mais amaciadas? Será que o “novo” motor está, realmente, mais econômico que os motores "antigos" (até 2009)? A Mit alterou a taxa de compressão buscando uma economia de combustível não inferior a 5% em relação a o modelo anterior. Será que conseguiu isto, ou, até mesmo, mais que os 5%?

Alessandro.Ibama
12/07/2010, 13:46
Minha Pajero TR4 2010/2010 saiu de Belém do Pará (Rod. Belém-Brasilia) com destino a Uberlândia (MG). Estava tão somente com 350km rodados. Seguindo as recomendações do manual do usuário, não ultrapassando os 100km/h antes de completar os 1000km, mantendo o pé bem alto (por medo do consumo exagerado e perigo da estrada...rsrss) consegui fazer os 2.400km aproximados entre as duas cidades utilizando somente gasolina aditivada 9.6km/litro.
Rotação sempre abaixo dos 3.000rpm e ar condicionado ligado full time. Detalhe: a vtr estava lotada...(literalmente tinha coisa saindo pelo ladrão...rsrssrs) mais minha esposa...
Acho que em comparação com minha outra vtr (Pajero TR4 2007/2008 foi considerável sim a melhoria no consumo entre ambas as vtr's. (tirei as duas zero km), notando-se claramente que a TR4 2010 possui motorização diferente (para melhor). Espero que o consumo melhore um pouco mais sobretudo em perímetro urbano, pois pelas poucas medições que fiz, ressaltando que sempre usei só gasolina aditivada, consegui no máximo 5,5km/litro.
Abs

atorso
12/07/2010, 14:07
Minha Pajero TR4 2010/2010 saiu de Belém do Pará (Rod. Belém-Brasilia) com destino a Uberlândia (MG). Estava tão somente com 350km rodados. Seguindo as recomendações do manual do usuário, não ultrapassando os 100km/h antes de completar os 1000km, mantendo o pé bem alto (por medo do consumo exagerado e perigo da estrada...rsrss) consegui fazer os 2.400km aproximados entre as duas cidades utilizando somente gasolina aditivada 9.6km/litro.
Rotação sempre abaixo dos 3.000rpm e ar condicionado ligado full time. Detalhe: a vtr estava lotada...(literalmente tinha coisa saindo pelo ladrão...rsrssrs) mais minha esposa...
Acho que em comparação com minha outra vtr (Pajero TR4 2007/2008 foi considerável sim a melhoria no consumo entre ambas as vtr's. (tirei as duas zero km), notando-se claramente que a TR4 2010 possui motorização diferente (para melhor). Espero que o consumo melhore um pouco mais sobretudo em perímetro urbano, pois pelas poucas medições que fiz, ressaltando que sempre usei só gasolina aditivada, consegui no máximo 5,5km/litro.
Abs
Boa tarde!!!!
Esse fim de semana fui até Guaratingueta e voltei, total de 360KM estrada livre, andando a 120KM, giro a 4000.... fez 8KM/l com tanque 4/5 gasolina e 1/5 alcool. Se andar a 3000 giros e no máximo a 100KM acho que a média vai para 10KM/l.
Na Brabus me recomendaram não colocar gasolina aditivada, só comum ou podium!!!!

Na cidade está fazendo 4,5 a 5 Km/l no alcool, e 7,0 na gasolina. Peço preço do alcool vale a pena. O Peugeot 307 da minha esposa tem a mesma performance na cidade.
Abs

Alessandro.Ibama
12/07/2010, 14:26
Quanto às recomendações de concessionária..sinceramente não ouço nenhuma...se nem a fabrica consegue sanar alguma duvida pífia como: a tampa do motor da vtr 2010 possui ou não acabamento térmico???? imagina concessionária? gasolina aditivada pelo beneficios que estao à disposição de qqer interessado na net..obviamente em sites recomendados!!! gasolina comum? a maior parte aditivada com água e outras porcarias...gasolina de alta octanagem como a podium não foi feita para as condições de compressão de qqer carro..enfim...quem souber algo a este respeito, com propriedade ..please...ajude nos!

carlos abatepaulo
12/07/2010, 17:32
Alessandro, também estranhei a recomendação da concessionária, sempre soube que em motores com 16 válvulas e que utilizam óleo sintético ou
semi-sintético é aconselhavel e saudavel utilizar continuamente gasolina aditivada. Até porque a diferença de custo é desprezível, gira em torno de R$ 0,05 por litro, ou seja com mil litros gasta-se R$ 50,00 a mais.
Quanto à gasolina Podium, tambem gostaria que se alguem que tiver alguma informação a respeito, ou que já tenha feito avaliações da sua relação custo X benefício no TR4 nos ajude.

Quanto às recomendações de concessionária..sinceramente não ouço nenhuma...se nem a fabrica consegue sanar alguma duvida pífia como: a tampa do motor da vtr 2010 possui ou não acabamento térmico???? imagina concessionária? gasolina aditivada pelo beneficios que estao à disposição de qqer interessado na net..obviamente em sites recomendados!!! gasolina comum? a maior parte aditivada com água e outras porcarias...gasolina de alta octanagem como a podium não foi feita para as condições de compressão de qqer carro..enfim...quem souber algo a este respeito, com propriedade ..please...ajude nos!

Annibal
12/07/2010, 18:36
Gasolina de alta octanagem é indicada para motores com alta taxa de compressão. Certamente a Podium funcionará melhor na TR4 2010 do que nas anteriores em razão da alteração da taxa de compressão que pulou de 09:1 para 11:1, mas, ainda acho esta taxa de 11:1 baixa para o uso da Podium. Acredito que ela (Podium) passe a funcionar bem em motores com mais de 12:1.

Porém, não vamos desviar, em muito, o assunto. Creio que todos os proprietários de TR4 gostariam de saber das experiências relativas ao consumo depois de mais alguns milhares de quilômetros rodados.

drbart
13/07/2010, 15:16
Em relacao ao consumo da TR4 2010 houve melhora sim em relacao a 2008, conforme a Mitsubishi anunciou o propulsor é de fato 5% mais economico ( eu diria 5% menos beberrao). Ambas minhas TR4 comprei 0km e vejo que nao há grandes envolucoes no consumo a medida que o motor amacia. A minha TR4 2010 está agora com 18000km e o consumo a gasolina em estrada (100km/h) com ar condicionado ligado o tempo todo , permanece em 9,5 km/l, sempre uso a gasolina aditivada. Com etanol nas mesmas condicoes fica em 6,3 km/l. Na TR4 2008, o consumo ficava entre 7,5-8,5 km/l com gasolina nas mesmas condicoes, mesma viagem e inclusive mesmo pé seja o meu ou do "piloto automático" presente nas minhas 2 TR4. Com etanol na versao anterior fazia entre 5,5-5,8 km/l, assim vejo que a melhora no consumo foi mais notória com gasolina, e nao com etanol como se esperava com essa nova taxa de compressao (11:1) mais adequada ao etanol. O que eu suponho que tenha acontecido foi q apesar de uma melhor taxa de compressao para etanol houve incremento maior de cavalos com etanol (7cv) e mais torque ( pulou de 19 para 22kgf.m), é o que penso mas nao sou engenheiro para saber se o que justifica essa pouca melhora com etanol comparado a gasolina é por isso mesmo....
Outra coisa que notei é uma maior contancia nas médias com gasolina nessa nova TR4 sempre fica em 9,5 km/l, na outra varia muito as vezes 7,5, 8,0 , 8,5 etc.... E como disse essas médias sao no mesmo percurso, abastecendo no mesmo posto, no mesmo pé do piloto automático etc....

drbart
13/07/2010, 15:29
Nunca vi recomendacao que nao se pode abastecer TR4 com gasolina aditivada, isso nao faria muito sentido. Em relacao a Podium já abastecei a nova TR4 com ela e nao houve melhora nenhuma no consumo, permaneceu em 9,5km/l em estrada. O que notei foi que em estrada o piloto automático parecia buscar potencia maxima do motor, por exemplo ao passar de um terreno plano para uma subida ele bruscamente jogou o giro para 5.500 rpm para acelar e retomar a velocidade programada, coisa que ele nao faz com gasolina de octagem padrao (com ela ele joga o giro para uns 4000rpm nessa situacao). Em uso urbano no meu pé nao notei muita diferenca. A recomendacao para uso de gasolina podium é em veiculos com taxa de compressao a partir de 10:1, o que torna adequada para essa nova TR4 11:1.

Troller-a-vista
13/07/2010, 16:07
se a tr4 fosse pelo menos condizente na questao de consumo, seria um dos melhores 4x4 disponiveis por aqui.

mas essas medias, a deixam completamente fora de cogitacao :(

nao ha o que justifique isso, um wrangler v8 bebe a mesma coisa! é mais macio, mais confortavel e mais jeep.

a mit fez algo de muito errado nesse motor, nao eh possivel! pior q ele nao eh tao ruim assim! mas bebe mais que o adriano!

AACL
13/07/2010, 17:30
Já falei isso aqui e vou repetir: não acho que um motor que trabalhe nas rotações que o motor da TR4 trabalha seja beberrão fazendo de 7,5 a 9,0km/l na gasolina dependendo da condução.

Já relatei aqui uma média de 7,3km/l com gasolina (mod. 2009) em uma viagem de 7mil km incluíndo trechos off road, cidade e rodovia, com o carga plena e rodando sempre acima dos 4.500 giros.

Sobre a recomendação de usar gasolina comum e não aditivada está escrita no manual.

Abs

Lindóia

drbart
14/07/2010, 19:23
No manual da minha TR4 (já estou na segunda) NAO FALA EM NENHUMA LINHA que nao se pode usar gasolina aditivada ou sequer recomenda somente o uso de gasolina comum.

neilsonhenriques
14/07/2010, 20:19
nao ha o que justifique isso, um wrangler v8 bebe a mesma coisa! é mais macio, mais confortavel e mais jeep.

a mit fez algo de muito errado nesse motor, nao eh possivel! pior q ele nao eh tao ruim assim! mas bebe mais que o adriano!

Isso sempre é motivo de discussão aqui no fórum. :parede:
Achei de verdade que a Mitsubishi ia corrigir esse motor da 2010.

É um carro extremamente beberrão pelo motorzinho fraco que tem. Minha Discovery 3 V8 bebe a mesma coisa de gasolina.

Eu não entendo muito de mecânica, mas quando você olha o motor do TR4 não parece que ele tem muita tecnologia. Bom porque que é simples e ruim porque poderia render mais e beber menos. Enfim ... é o preço que ele cobra ...

De qualquer forma, quem compra um TR4 não está preocupado com consumo e nem com a conta no posto. Quem pensa em econômia compra um Wranger ou um Discovery V8. :odedo:

Abraço,
Neilson

Annibal
15/07/2010, 19:48
Em relacao ao consumo da TR4 2010 houve melhora sim em relacao a 2008, conforme a Mitsubishi anunciou o propulsor é de fato 5% mais economico ( eu diria 5% menos beberrao). Ambas minhas TR4 comprei 0km e vejo que nao há grandes envolucoes no consumo a medida que o motor amacia. A minha TR4 2010 está agora com 18000km e o consumo a gasolina em estrada (100km/h) com ar condicionado ligado o tempo todo , permanece em 9,5 km/l, sempre uso a gasolina aditivada. Com etanol nas mesmas condicoes fica em 6,3 km/l. Na TR4 2008, o consumo ficava entre 7,5-8,5 km/l com gasolina nas mesmas condicoes, mesma viagem e inclusive mesmo pé seja o meu ou do "piloto automático" presente nas minhas 2 TR4. Com etanol na versao anterior fazia entre 5,5-5,8 km/l, assim vejo que a melhora no consumo foi mais notória com gasolina, e nao com etanol como se esperava com essa nova taxa de compressao (11:1) mais adequada ao etanol. O que eu suponho que tenha acontecido foi q apesar de uma melhor taxa de compressao para etanol houve incremento maior de cavalos com etanol (7cv) e mais torque ( pulou de 19 para 22kgf.m), é o que penso mas nao sou engenheiro para saber se o que justifica essa pouca melhora com etanol comparado a gasolina é por isso mesmo....
Outra coisa que notei é uma maior contancia nas médias com gasolina nessa nova TR4 sempre fica em 9,5 km/l, na outra varia muito as vezes 7,5, 8,0 , 8,5 etc.... E como disse essas médias sao no mesmo percurso, abastecendo no mesmo posto, no mesmo pé do piloto automático etc....

drbart, pergunto a você (e outros na mesma situação) que tem a experiência com os dois modelos: o desempenho, realmente, melhorou? Se positivo, esta melhora é substâncial ou, apenas, perceptível?

drbart
16/07/2010, 00:00
Annibal, honestamente só noto melhora no desempenho dessa nova TR4 em situacoes off-road (talvez pelo maior torque de 22kgfm desse novo modelo), mas em uso urbano ou em estrada nao vejo muita diferenca no desempenho, só no consumo (dimuniu um pouco como relatei acima) , na suspensao ( mais macia...).....

drbart
16/07/2010, 00:27
Um ponto que tem que ser considerado aqui é que esse motor da TR4 é FLEX, nao é só gasolina. Nesse estágio que estamos dessa ''tecnologia?'' flex brasileira esses motores flex só aumentam o consumo a gasolina em troca de uma falsa economia com uso de etanol, que só vale a pena mesmo em regioes em que ele é vendido barato. E nao é só com a TR4, até no classico popular novo Gol 1.0 o motorzinho tem recebido muitas reclamacoes dos proprietários de um consumo elevado assim como New Civic dentre outros. Mas voltando ao Wrangler pelo menos estes ultimos modelos sao V6 a gasolina ( e nao V8) , que seria uma carro no patamar do Troller um jipe em essencia, e nao um carro para uso misto como a TR4. Em uma avaliacao dele aponta para um consumo nada modesto com performance em uso urbano e estrada nada agradavel. Enfim , seria um carro muito superior a TR4 para quem busca o uso só em trilhas o que nao é o perfil do proprietário de TR4. Vejam a reportagem:
http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/07/17/ult634u3088.jhtm

se a tr4 fosse pelo menos condizente na questao de consumo, seria um dos melhores 4x4 disponiveis por aqui.

mas essas medias, a deixam completamente fora de cogitacao :(

drbart
16/07/2010, 00:55
Acho que o motor nao é fraco para a proposta do carro, mas nao há como negar que falta tecnologia, como um comando de valvulas vaiavel que contribuirria com melhor economia de combustivel ,um cambio AT de pelo menos 5 marchas etc etc. Seu Discovery V8 tem tudo isso e muito mais , mas é um carro de alto luxo (>200 mil) , que nem se compara a uma TR4 (80 mil), e como vc falou nao é uma preocupacao dos proprietarios de TR4 o consumo de combustivel , pois quem compra já sabe dessa fama dela e compra porque gosta da proposta do carro (aqui na minha cidade tá cheia dela) , assim como quem compra Honda Civic que é outro beberrao, podendo optar por um corolla, mais economico, e a TR4 nem tem concorrente direto com as mesmas caracteristicas dela , por isso a Mit nao parece estar nem aí para essa questao do consumo......

Isso sempre é motivo de discussão aqui no fórum. :parede:
Achei de verdade que a Mitsubishi ia corrigir esse motor da 2010.

É um carro extremamente beberrão pelo motorzinho fraco que tem. Minha Discovery 3 V8 bebe a mesma coisa de gasolina.

Eu não entendo muito de mecânica, mas quando você olha o motor do TR4 não parece que ele tem muita tecnologia. Bom porque que é simples e ruim porque poderia render mais e beber menos. Enfim ... é o preço que ele cobra ...

De qualquer forma, quem compra um TR4 não está preocupado com consumo e nem com a conta no posto. Quem pensa em econômia compra um Wranger ou um Discovery V8. :odedo:

Abraço,
Neilson

Annibal
16/07/2010, 11:09
Também não acho fraco este motor. É adequado à proposta do carro e, principalmente, ao preço. Um outro motor, com maior tecnologia (comando variável, duto de admissão variável, etc) ou uma transmissão automática mais moderna, elevaria substancialmente o preço da viatura colocando-a para disputar mercado com carros de segmento superior. Isto aconteceria até mesmo dentro da própria marca (Mit.) com a Pajero Sport. Sobre esta peculiaridade do, ou da, TR4, inclusive criei o tópico abaixo linkado. Quanto ao preço do etanol, aqui em Curitiba compensa; chega-se a pagar R$ 1,13 o litro.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71648

neilsonhenriques
16/07/2010, 11:52
Acho que o motor nao é fraco para a proposta do carro, mas nao há como negar que falta tecnologia, como um comando de valvulas vaiavel que contribuirria com melhor economia de combustivel ,um cambio AT de pelo menos 5 marchas etc etc. Seu Discovery V8 tem tudo isso e muito mais , mas é um carro de alto luxo (>200 mil) , que nem se compara a uma TR4 (80 mil), e como vc falou nao é uma preocupacao dos proprietarios de TR4 o consumo de combustivel , pois quem compra já sabe dessa fama dela e compra porque gosta da proposta do carro (aqui na minha cidade tá cheia dela) , assim como quem compra Honda Civic que é outro beberrao, podendo optar por um corolla, mais economico, e a TR4 nem tem concorrente direto com as mesmas caracteristicas dela , por isso a Mit nao parece estar nem aí para essa questao do consumo......

drbart,

Eu acho o desempenho do motor ruim em relação ao consumo e parte disso é culpa do câmbio que é uma tristeza de mal escalonado e indeciso. Para o carro que é (tamanho, peso, aerodinâmica) e pro que ele vai fazer (off-road) a potência é mais que suficiente.

Vale dizer que minha experiência é com TR4 automática (estou na segunda). E também concordo que uma 5a. marcha nele faria muita diferença no bolso e no conforto (o bichinho berra a 100 km/h).

A parte de quem compra um TR4 não está preocupado com o consumo foi uma brincadeira, claro. Acho que se o preço subisse R$ 2k por conta da tecnologia extra seria vantajoso, pois concordo que o TR4 não tem nenhum concorrente.
Mas será que um motor mais complexo não seria pior pra off-road ? :pensativo:

Ainda assim consumo x utilidade do TR4 é excelente. A única coisa que espanta é a Souza Ramos. :evil:
Ele é divertido e muito valente. Além disso, bebe menos que um Honda Civic Flex (4 km/l de álcool na cidade), aproveitando o seu exemplo. :mrgreen:

Abraço, :concordo:
Neilson

heliosilva77
23/07/2010, 11:31
Galera, me desculpe a ignorância, mas a TR4 2010 tem piloto automático??

Também tive a impressão de não vale a penas abastecer com álcool, moro no Rio, aquele cálculo do 0,7 em relação à gasolina não tá valendo a pena, pelo percebi, qdo rodei com gasolina, a maior parte asfalto, conseguie fazer 9 km com um litro, a minha tá com 7000. Com álcool, pelo que eu tenho, se conseguir fazer 0,6 disso vai ser muito.

Abraço,
Hélio.

PS. Já participei de um fórum onde qdo tua msg era respondida vc recebia um email, existe esta função aqui?

drbart
26/07/2010, 20:03
Hélio,
O piloto automático é um item opcional da TR4 , assim com banco de couro etc etc..Ele é instalado nas concessiónárias da MIT e tem garantia de 03 anos e é importado dos USA, custa cerca de R$ 2.700,00.

Galera, me desculpe a ignorância, mas a TR4 2010 tem piloto automático??

Também tive a impressão de não vale a penas abastecer com álcool, moro no Rio, aquele cálculo do 0,7 em relação à gasolina não tá valendo a pena, pelo percebi, qdo rodei com gasolina, a maior parte asfalto, conseguie fazer 9 km com um litro, a minha tá com 7000. Com álcool, pelo que eu tenho, se conseguir fazer 0,6 disso vai ser muito.

Abraço,
Hélio.

PS. Já participei de um fórum onde qdo tua msg era respondida vc recebia um email, existe esta função aqui?

drbart
26/07/2010, 20:17
Quanto a relacao etanol x gasolina em estrada ( meu uso do carro é 70 % estrada) já tenho isso bem estabelecido para a TR4 2010 ( a minha já está com 19.000km). De fato como nosso amigo falou acima essa regra geral de 0,7 nao compensa na TR4 . O que observei foi:
Etanol custando 0,66 do preco da gasolina = gasto é o mesmo, acima dessa relacao vc gasta MAIS com etanol
Etanol custando 0,63 do preco da gasolina = gasta 5% MENOS rodando com etanol
Etanol custando 0,60 do preco da gasolina= gasta 10% MENOS rodando com etanol

Esses valores sao somente considerendo o consumo em ESTRADA, em uso urbano ( transito pesado) vejo que a situacao é bem diferente pois o consumo é bem mais proximo ( etanol cerca de 4km/l x gasolina 5km/l) , quando tiver valores mais precisos sobre essa relacao em uso urbano posto aqui...

Marcio Medina
27/07/2010, 23:22
drbart,

Eu acho o desempenho do motor ruim em relação ao consumo e parte disso é culpa do câmbio que é uma tristeza de mal escalonado e indeciso. Para o carro que é (tamanho, peso, aerodinâmica) e pro que ele vai fazer (off-road) a potência é mais que suficiente.

Olá, Neilson e galera do tópico!

A minha é uma AT 05. Fiz a reprogramação e gostei muito do resultado. A curva de torque ficou mais uniforme (tirou aquele "buraco" que diminuia mto o rendimento) e achei, inclusive, mais econômica. Fora o fato de ter ganho mais alguns cavalinhos...

É claro que se socar o pé o carro bebe, pois terá giro. Mas, pelo fato do torque chegar em menor rotação, o carro ficou menos beberrão e bem mais esperto, principalmente em subidas.

Na TR4 Flex o ganho é de 20cv e uns 2,5kgf de torque.

Grande abraço,

patto
28/07/2010, 01:13
ae povo
td bem? antes de comprar minha TR4, acompanhei diversas discussões sobre o consumo e o motor ser fraco...embora meio desanimado com tudo que li, resolvi comprar...
minha TR$ está com +-190km e o ponteiro marca pouco mais de meio tanque, abastecido com alcool, sendo 150km de estrada, andando com ar ligado e 120, 140km/h...o carro ainda está sem placas...hehehehe
só achei ruim a retomada...lenta de mais...
onde quero chegar?? não acho tão ruim assim, ao contrário, tinha um vectra elite 2007 - fazia média de 4,5 km/l no alcool aqui em sampa...meu airtrek 2008, média de 6,5km/l na gasosa...este é dureza...
sei que o stilo fraco 1.8 faz média 5,5km/l, zafira 3,5; 4km/l
então, considerando a proposta do carro, o consumo é razoável e até que não é tão lento assim...
mas, não vejo a hora de chipar...hehehehe...Medina, te ligo amanhã...;)
abs

fdourado
28/07/2010, 09:50
Caros,
Comprei minha TR4 05 faz 1 mês. Comprei com a certeza da dor no bolso pois esperava, em função dos relatos que li aqui no FORUM, um consumo de no máximo 7km/l.
Para surpresa minha a média tem sido 10.alguma coisa/l. Usando Gasolina Aditivada.
Boa sorte pro pessoal da FLEX!
Abs,
Xico

neilsonhenriques
28/07/2010, 17:46
Olá, Neilson e galera do tópico!
A minha é uma AT 05. Fiz a reprogramação e gostei muito do resultado. A curva de torque ficou mais uniforme (tirou aquele "buraco" que diminuia mto o rendimento) e achei, inclusive, mais econômica. Fora o fato de ter ganho mais alguns cavalinhos...

Márcio,

Opa ! Beleza de informação ! :twisted:

Como é que é isso ? Você tem que levar o carro lá ? Custa quanto e qual o contato da empresa ?

Desculpa tanta pergunta de uma vez só, mas fiquei bastante interessado. :mrgreen:

Obrigado e um abraço ! :concordo:
Neilson

Marcio Medina
28/07/2010, 18:14
Márcio,

Opa ! Beleza de informação ! :twisted:

Como é que é isso ? Você tem que levar o carro lá ? Custa quanto e qual o contato da empresa ?

Desculpa tanta pergunta de uma vez só, mas fiquei bastante interessado. :mrgreen:

Obrigado e um abraço ! :concordo:
Neilson

Falae, Neilson!

Dá um look nesse link aqui: http://mitsubishibrasil.com.br/portal/promocao-amortecedores-bilstein-offshox-offlimits-chip-reiko.html

Tá td respondido lá! Te passo uma MP com mais detalhes...

Grande abraço,

heliosilva77
30/07/2010, 15:02
È galera, valeu pela dica do piloto automático, mas acho que não vale a pena, quem gosta de dirigir, quer de fato fazer isso mesmo sem nenhum apetrexo que atrapalhe isso.
Quanto ao álcool/gasolina tirei minha dúvida, acho pouco provável valer a pena abastacer com álcool, a não ser que este esteja realmente muito barato. Quando enchi com gasolina, andei mais estrada consegui fazer 550 km. Com álcool, por mais que tenha andado bem mais na cidade, mesmo assim, fiz apenas 300 km. Ou seja, é bem melhor rodar com gasolina.

Valeu,

Kappa GB
30/07/2010, 15:35
È galera, valeu pela dica do piloto automático, mas acho que não vale a pena, quem gosta de dirigir, quer de fato fazer isso mesmo sem nenhum apetrexo que atrapalhe isso.
Quanto ao álcool/gasolina tirei minha dúvida, acho pouco provável valer a pena abastacer com álcool, a não ser que este esteja realmente muito barato. Quando enchi com gasolina, andei mais estrada consegui fazer 550 km. Com álcool, por mais que tenha andado bem mais na cidade, mesmo assim, fiz apenas 300 km. Ou seja, é bem melhor rodar com gasolina.

Valeu,

Piloto automatico seria muito bom se aqui no br os motoristas tivessem um minimo de educação e fizessem o favor de andar na faixa da direita e usar a esquerda apenas para ultrapassagens....

Todos os meus carros tem piloto automatico, com excessão da TR4 que eu nem quiz, justamente pq nos meus outros carros eu acabava nem usando ele pq toda a hora tinha que meter o pé no freio pq tinha alguem atrapalhando na frente ae o piloto acabava mais enchendo o saco do que ajudando.

E carros com piloto "inteligente" são raros e inviáveis de se usar no br, alias nem sei se alguma montadora chegou a trazer algum modelo com isso para o br.

[]´s
Paulo

drbart
31/07/2010, 07:56
Eu acredito que piloto automatico so vale a pena mesmo se vc usa de modo frequente o carro em estrada,que e meu caso pois ele te oferece muito conforto, mas em uso urbano ele e praticamente inutil.....

Kappa GB
31/07/2010, 17:16
Eu acredito que piloto automatico so vale a pena mesmo se vc usa de modo frequente o carro em estrada,que e meu caso pois ele te oferece muito conforto, mas em uso urbano ele e praticamente inutil.....

No meu comentario eu me referia ao uso em rodovias mesmo, não sei como é por ai, mas aqui na minha região, as rodovias que costumo pegar, dutra, carvalho, d. pedro, tamoios, etc e tal, acontece aquilo que falei. Só vai conseguir usar mesmo é de madrugada sem ninguem na estrada...

GPA-Airborne
31/07/2010, 22:18
Estou amaciando a TR4, naquela rotina:

Liga a viatura, anda de boa, sem forçar nem dar muito giro até o motor esquentar e depois....Acelera tudo! (incluindo segurar o câmbio AT no L até o limite, depois no "2" e assim vai)

Enfim, motor novo,carro automático e andando forte na cidade, forte na estrada, e hoje fiz meu primeiro off road subindo a Pedra Grande em Atibaia com AC ligado o tempo todo, e estou fazendo 6,5 km/l com gasolina aditivada.

patto
02/08/2010, 20:33
Estou amaciando a TR4, naquela rotina:

Liga a viatura, anda de boa, sem forçar nem dar muito giro até o motor esquentar e depois....Acelera tudo! (incluindo segurar o câmbio AT no L até o limite, depois no "2" e assim vai)

Enfim, motor novo,carro automático e andando forte na cidade, forte na estrada, e hoje fiz meu primeiro off road subindo a Pedra Grande em Atibaia com AC ligado o tempo todo, e estou fazendo 6,5 km/l com gasolina aditivada.

Airbone,

tb acabei de comprar a minha, igual a sua, mas preta...já chipei e fiz lift de 2"...o giro sobe rápido, mas a velocidade não...hehehe

na verdade, queria perguntar se forçando o motor desta forma, vc não vai estragar alguma coisa, sei lá...sempre escutei que carro zero tem que amassiar de leve, variar giro, não forçar muito...

depois que chipei, dei umas pisadas, segurando o giro lá em cima...mas, fiquei com dó e tirei o pé...sai da concessionaria e vim pra SP andando a 120/140 km/h, giro em torno de 3, 4 mil rpm...aqui em SP, ando sempre entre 2 e 3 mil, poucas vezes subindo pra 4, 4 mil e pouco...

o primeiro tanque fez média de 5,5 km/h bebendo álcool
valeu
abs

GPA-Airborne
02/08/2010, 22:05
IMHO...

Depois de muito pesquisar (no fórum e fora) e tbm depois de muito conversar com especialistas em motor, o roteiro para amaciar o carro é esse mesmo.

O meu toque pessoal no roteiro, é que vou trocar o óleo e o filtro com 1.000 km, para garantir que qualquer sujidade remanescente da usinagem ou de alguma contaminação na montagem, vá logo embora!

Para quem segue os roteiros de qualquer montadora, ou as instruções do manual à risca, deve lembrar o seguinte... TODO manual é escrito pela montadora, com a intenção de salvaguardar a vida dos ocupantes, e a integridade do veículo. Então, muitas das recomendações são feitas de forma a evitar a quebra do carro no período de garantia! Amaciar o carro na boa, sem acelerar, é ótimo... para o fabricante! Pq se alguma coisa tiver que quebrar por problemas de fabricação, eu quero mais é que quebre logo!

E falando em consumo... sabe que eu ainda não abasteci ela com álcool... vou testar no próximo tanque!

Kappa GB
02/08/2010, 22:08
Patto,

Vc passou a viatura no dinamometro antes e depois de chipar?

[]´s
Paulo

patto
02/08/2010, 22:43
Patto,

Vc passou a viatura no dinamometro antes e depois de chipar?

[]´s
Paulo
Kappa,

nem antes e nem depois...hehehehe

mas, teria sido uma boa ideia, antes de mexer...

hoje, dei uma pisada mais forte, retomada, pena que a faria lima estava meio cheia mais de nove da noite, mas, deu pra ver que o carro melhorou um pouco...

vou passar a usar a técnica do Airbone...vou passar a forçar mais o motor...mas o consumo vai ser pesado tb...

abs

Kappa GB
03/08/2010, 00:57
Eu quero ver se arrumo um tempo pra passar a minha no dina, é original e tem menos de 2k km mas eu acho manca demais, não parece ter os 140cv anunciados, o carro é muito amarrado, é estranho!

[]'s
Paulo

Marcio Medina
03/08/2010, 09:15
Eu quero ver se arrumo um tempo pra passar a minha no dina, é original e tem menos de 2k km mas eu acho manca demais, não parece ter os 140cv anunciados, o carro é muito amarrado, é estranho!

[]'s
Paulo

Olá, Paulo e galera do tópico!

O fato dela estar "amarrada" é pq ainda não foi "amaciada". Rolamentos e outros componentes ainda estão bem duros. O catalizador e abafadores também não queimaram quase nada, segurando bastante a vazão de gases (resultando em perda de performance).

O certo seria pegar uma boa estrada e dar umas boas pisadas lá. A do amigo Deotti tem 3 meses e está com quase 10.000km (ele mora em MG e trabalha em SP). Está bem solta e com um desempenho mto bom.

Quando o conjunto mecânico se "ajustar" ou, se preferirem, "amaciar", o carro melhora bem.

Patto: eu e o Deotti estamos querendo amaciar a sua no Paca quinta-feira...hahahahahaha

Grande abraço,

Kappa GB
03/08/2010, 18:07
Eu acho muito dificil o carro ter uma melhora assim tão grande só fazendo o tal amaciamento, que na verdade isso hj em dia é coisa que não existe.
Hj a precisão na usinagem das peças é tamanha que tudo fica devidamente acomodado desde 0km, não é como 20 anos atraz...
Todos os meus outros carros andavam igualzinho desde 0km até quando vendi, com excessão dos que eu preparei...

[]'s
Paulo

AACL
03/08/2010, 18:22
o motor só entrega os 131 cv depois dos 3.500 giros (na minha que é 2009).

É como dirigir um carro mil que, no entanto, não faz só barulho quando se acelera.

Mas não espere um desempenho esportivo pq vc vai ficar frustrado.

Abs

Lindóia

patto
03/08/2010, 23:31
Patto: eu e o Deotti estamos querendo amaciar a sua no Paca quinta-feira...hahahahahaha

Grande abraço,

hahahahaha
de boa, pó testa a vontade...agora tá regularzinha...emplacada e td mais... :)

entao, que horas vcs aparecerão lá no paca?? por enquanto, ta de pé...apareço lá certamente e te ligo, Medina, qdo tiver chegando...

abs

ftbelloni
12/09/2010, 17:19
Acabei de comprar, ainda não gastei um tanque, mas pela projeção, deve ficar em torno de 7 Km/l no álcool/cidade/ar ligado - tr4 mec.
Acho que deve melhorar um pouco após 10.000KM

rbata
13/09/2010, 11:22
Já medi 3 tanques com álcool... TR4 2010 A/T com aprox. 2.500km agora, comprei usada.

O primeiro tanque, pisando bem leve ficou em 6,5, já o segundo 5,0 e o terceiro 4,5... sendo que nos últimos foi só cidade (pouco trânsito mas a cidade é montanhosa) e um pouco de terra (estradão com bastante subida/descida). E também pisei um pouco mais nos últimos.

Estou fazendo agora um teste com gasolina, cidade e pouca estrada pisando bem, pelo visual (ponteiro) acho que vai ficar em 6,5 ou 7,0 mas eu coloco o número mais preciso depois.

Na cidade ando praticamente 90% do tempo com overdrive desligado pois nunca entra quarta marcha... quase não tem avenida rápida aqui... apenas na descida entra a quarta marcha... mas daí eu costumo jogar em segunda pra não exigir muito do freio.

E na estrada ando em torno de 110km/h... muito raramente a 120km/h.

E o ar condicionado fica ligado 95% do tempo.

Letto
13/09/2010, 16:13
Alguém já fez a pesquisa de qual a melhor proporção de mistura álcool e gasolina para deixar o carro mais econômico em reais por quilômetro?

patto
13/09/2010, 16:49
eu tenho usado, na minha TR4 AT/2010, álcool v-power, aquele da shell, que dizem ter menos água em sua composição - tem sido o melhor combustível e olha que só ando no álcool, trânsito pesado de SP, não dirijo economizando e quando pego estrada, é sempre 140km/h e às vezes 160km/h...mesmo assim, a média deste último tanque foi de 5,8km/l.

misturar gas com cana, não sei se ajuda mto no consumo, sei que não ajuda no bolso...hehehehehe

abs

neilsonhenriques
13/09/2010, 17:35
e quando pego estrada, é sempre 140km/h e às vezes 160km/h...

Num TR4 ????????????????????? :shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:

Rapaz, você tem MUITA coragem !

Não sei sua profissão, mas já tem o principal pra ser piloto de Fórmula 1 que é a falta de medo de morrer. :mrgreen:

Legal essa dica do álcool vpower ... vou experimentar !

Neilson

patto
13/09/2010, 23:20
Num TR4 ????????????????????? :shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:

Rapaz, você tem MUITA coragem !

Não sei sua profissão, mas já tem o principal pra ser piloto de Fórmula 1 que é a falta de medo de morrer. :mrgreen:

Legal essa dica do álcool vpower ... vou experimentar !

Neilson

hahaha
de boa Neilson, ela demora um cadin, mas vai, já cheguei a rodar a 175km/h auferida no GPS a velocidade, só demora pra recuperar a velocidade mesmo
agora, com amortecedores OFFLIMITS, a TR está mais firme, está mais tranquilo andar forte...
testa aí com álcool v-power e poste seus comentários depois
abs

ftbelloni
20/09/2010, 22:27
Acabei de comprar, ainda não gastei um tanque, mas pela projeção, deve ficar em torno de 7 Km/l no álcool/cidade/ar ligado - tr4 mec.
Acho que deve melhorar um pouco após 10.000KM

É pessoal, minhas projeções estavam erradas, seguem os números reais!
- TR4 MT -
Média de 3 tanques: 5,1 Km/l ( álcool/cidade/ar ligado )
Estrada: 7,2 Km/L ( álcool/estrada/ar desligado/ 110-120Km/h )
Minha tr4 está com 1080 Km.

Outras impressões: Quando peguei o carro ( 32 km ) notei que estava muito amarrado e nestes 900 e poucos km que andei ( dandos umas esticadas nas marchas ) é visível a evolução, o motor está ficando mais solto; nada mais normal, acho que é lenda que os motores vem amaciado de fábrica.

Alguns problemas, também relatados por outros no fórum, estão aparecendo, entre eles, barulho na porta do porta malas, o carro veio desalinhado e desbalanceado e com a lâmpada interna queimada. No mais to gostando do carro!

Quando tiver outras parciais de consumo coloco aqui.

rbata
21/09/2010, 08:25
Minhas médias estão baixas tb mas dentro do esperado.

Fiz um tanque com gasolina comum e a média ficou em 6,5km/l andando bastante na cidade, sempre com ar ligado e bem pouco na estrada. Acho que em percurso mais travado, não se ganha muito com gasolina, ou eu que estou pisando mais fundo mesmo. Talvez seja mais compensador na estrada.

Agora estou fazendo um tanque com álcool aditivado. (alguém sabe a diferença desse álcool???)

Assim como o colega ftbelloni, também senti uma melhora no desempenho nesse período inicial (peguei o carro com 600km e hj está com 2.500km). Mas acredito que uma grande parte da evolução seja na minha própria adaptação com o câmbio/motor. Aqui na minha cidade por exemplo, tem muito morro, então vc tem que entrar com um pouco mais de velocidade em segunda marcha, senão ele começa a perder rotação e reduz pra primeira no meio do caminho. Existem alguma manhas que agente acaba criando para compensar as falhas dos câmbios automáticos.

Carlos ZN
21/06/2011, 08:45
Olá Amigos,

A dona da pensão comprou uma TR 4 2009 mt com 36.000 km e no etanol com transito pesado está fazendo 4.2 ela não sai do corredor norte sul de São Paulo que vive congestionado, o carro está com a revisão está em ordem com tudo novo vela filtros etc. duvidas:

Este consumo é normal para uma TR manual??

Tem como melhorar???

Porque ela faz 4.2 e vejo relatos de até 6.5 no etanol???

José Bonifácio Reutemann
21/06/2011, 10:06
É, pra manual ta muito alto. Mesmo com câmbio automático nunca baixou de 5,7 (álcool) para mim, em tanques onde andei muito na cidade (sempre acabo pegando uma estradinha).

Meu "histórico" é o seguinte: (TR4 2010 automática):

consumo com álcool: 5,5 a 7,0 km/l (andando 100% na cidade / andando 100% na estrada)

consumo com gasolina: 7,5 a 9,1 km/l (100% cidade / 100% estrada)

Andar com álcool tem o prazer adicional do carro andar BEM mais. Não estivesse tão caro...

dojao campeao
21/06/2011, 11:22
Pessoal, estamos na segunda TR MT, 2007 gasolina com 41.000 km e manutenção em dia, só faz 6 km/litro na cidade com ar ligado dirigindo com pé de isopor! dojao campeao

luis figueira
21/06/2011, 13:11
Meu histórico com TR4 2008 automatica - 112000 km (conhecida como Zeca Pagodinho - bebe bastante)
Faz, no maximo 6km/l com gasolina em estrada (com 40 km de serra). O cambio é pessimo e a passagem para marcha mais longa so acima de 90 km/h ou seja, anda em marcha reduzida a maior parte do tempo. Ja troquei o fluido da caixa de transmissao e nao resolve o problema.

patto
21/06/2011, 15:00
Olá Amigos,

A dona da pensão comprou uma TR 4 2009 mt com 36.000 km e no etanol com transito pesado está fazendo 4.2 ela não sai do corredor norte sul de São Paulo que vive congestionado, o carro está com a revisão está em ordem com tudo novo vela filtros etc. duvidas:

Tem como melhorar???

cara, fora o trânsito, que ajuda bastante no consumo, o pé é o principal fator...no meu caso, ando no trânsito de SP e ando muito e bem em estradas...ando sempre 120/140km/h, meu consumo médio no alcool é em torno de 5,5km/l

então, no seu caso, o pé - esticar marchas, forçar um pouco, ar sempre ligado, e mto trânsito, faz o consumo despencar...

se andar de boa aqui em SP, ainda mais no inferno de trânsito que vc pega, acho que dá pra fazer uns 5; 5 e pouco no álcool...

eu acho bem razoável o consumo da minha, fazendo tudo o que faço com ela e como dirijo...

abs

luis figueira
22/06/2011, 12:37
Patto,
Qual é o HT que vc quer vender e quanto vale?

patto
22/06/2011, 12:59
Patto,
Qual é o HT que vc quer vender e quanto vale?

Luis

segundo pesquisas, o Midland Nautico 1 custa aqui no BR em torno de R$ 350,00...estou vendendo o meu por R$ 200,00. é zero bala, nunca foi utilizado, vem o radio com base, carregador de parede e de isqueiro e fone de ouvido com mic.

se interessar, me manda email ou MP para não mudarmos o assunto aqui do tópico...

valeu

abs

zé dedão
23/06/2011, 13:19
Li todo o topico e tenho uma duvida:
No modelo atual de tr4 (> que 2010) qual é mais economico? A AT ou a MT?
Li em outro topico que a AT era mais economico, e achei muito estranha esta informação.
Isto realmente acontece?

travelling.light
23/06/2011, 20:18
Eu fiz um teste esses dias com a gasolina podium (pelo menos na propaganda, ela é considerada melhor para carros com tx de compressão maior que 10:1, caso da tr4). O minha (2010/11, com 10000km agora) fez 10km/l na estrada, sem economizar - cheguei a andar a 140km/h, mas ficando normalmente entre 110-120. E na cidade fez 7,5km.

patto
23/06/2011, 20:51
Li todo o topico e tenho uma duvida:
No modelo atual de tr4 (> que 2010) qual é mais economico? A AT ou a MT?
Li em outro topico que a AT era mais economico, e achei muito estranha esta informação.
Isto realmente acontece?

sim, a informação é verdadeira, na estrada, a 120 km/h por xemplo, a MT está a 3.500rpm, já a AT está a 3.200rpm

por isso é dito que a AT é mais econômica q a MT

abs

luis figueira
24/06/2011, 14:25
Caro,
Vi as specs do radio e nao eh o que estou interessado. Grato

Luis

segundo pesquisas, o Midland Nautico 1 custa aqui no BR em torno de R$ 350,00...estou vendendo o meu por R$ 200,00. é zero bala, nunca foi utilizado, vem o radio com base, carregador de parede e de isqueiro e fone de ouvido com mic.

se interessar, me manda email ou MP para não mudarmos o assunto aqui do tópico...

valeu

abs

zé dedão
26/06/2011, 19:44
sim, a informação é verdadeira, na estrada, a 120 km/h por xemplo, a MT está a 3.500rpm, já a AT está a 3.200rpm

por isso é dito que a AT é mais econômica q a MT

abs

Valeu pela informação Patto.
Vc sabe dizer quanto em autonomia aproximadamente esta diderença correspondo?

patto
26/06/2011, 23:27
Valeu pela informação Patto.
Vc sabe dizer quanto em autonomia aproximadamente esta diderença correspondo?

putz, num faço ideia..rsrsrs...sou advogado...sou péssimo em contas...hahahaha
mas, olha só, rodando como rodo, ou seja, sem economizar, faço uma média de 320km com um tanque (cidade + estrada)...só estrada, não me lembro, mas acho que passa de 400km...vou testar daqui 2 semana, vou viajar um monte rsrsrsrsrs
merecidas férias
abs

zé dedão
28/06/2011, 11:00
Valeu Patto.
Obrigado pela atenção e boa viagem.

AACL
28/07/2011, 10:21
Se é transito pesado urbano, com ar condicionado ligado e com arrancadas e freadas bruscas pode chegar a essa média sim. O normal seria em torno de 5,5 com ar ligado.

A minha (MT/09) faz na estrada de 7,3 a 9 na gasolina, dependendo da tocada. Na minha tocada a minha média normal na gasolina é em torno de 7,8 e no álcool 6 km/l.

Detalhe: já notei que a TR4 é mais econômica no off road, já que se roda em rotações mais baixas apesar de usar a tração integral.

Abs

Lindóia

Olá Amigos,

Tem como melhorar???

Birigui
30/07/2011, 20:41
Minha planilha de julho:
Litros rodagem consumo preço/litro
05/07/11 35,2* 305,2 8,67 2.629
12/07/11 33,2* 293,9 8,85 2.629
18/07/11 30,2* 283,6 9,39 2.629
24/07/11 33,2* 306,9 9,24 2.579

Sempre V Power, transito de SP/SP (Limão - Moema - Moema - Limão) sem ar.

Luís Cavalcanti
01/08/2011, 20:13
Atualizando o consumo da TR4 2011
Total rodado 4.000 km em dois meses.
Percuso 90% estrada ( BR 101 em estado precário de manutenção)
Combustível Gasolina VPOWER
Pior consumo 6,8 km/l ( peguei uma trilha leve de 60 km)
Melhor consumo 9,05 km/l ( nesse tanque andei procurando economizar, isto é, pouco acelador.)
Média de consumo 8,15 km/l ( valor médio nesses 4.000 km)

No último tanque, coloquei Podium, mas como peguei 20 km estrada de terra e com muito trecho em 1 marcha o consumo não melhorou.

Após revisão do 5.000, vou começar rodar com ETANOL, vamos ver se eu encontro os 140 cv.

Um abraço,

rbata
02/08/2011, 08:41
Atualizando o consumo da TR4 2011

Após revisão do 5.000, vou começar rodar com ETANOL, vamos ver se eu encontro os 140 cv.

Um abraço,

Na estrada eu sentia que a gasolina era melhor que o etanol.... isso rodando a 100~110 em estradas de relevo ruim...

Com etanol eu sentia que o carro reduzia mais frequentemente para terceira marcha em subidas do que com gasolina.

A minha era 2010 AT.

AntonioCMN
06/09/2011, 15:19
Oi Márcio, meu nome é Antonio e tenho uma TR4 AT Gasolina 2007, ou seja, bem parecida com a sua! Então, sobre o remapeamento da ECU, apesar do link que vc postou, gostaria de saber mais detalhes, como preço, mudança de desempenho e consumo. Seria muito bom melhorar um pouco o desempenho e o consumo... né?! Pode me mandar por MP se quiser. Valeu, abraço, Antonio

AntonioCMN
06/09/2011, 15:21
Texto referente a minha postagem anterior.

olá, neilson e galera do tópico!

a minha é uma at 05. Fiz a reprogramação e gostei muito do resultado. A curva de torque ficou mais uniforme (tirou aquele "buraco" que diminuia mto o rendimento) e achei, inclusive, mais econômica. Fora o fato de ter ganho mais alguns cavalinhos...

é claro que se socar o pé o carro bebe, pois terá giro. Mas, pelo fato do torque chegar em menor rotação, o carro ficou menos beberrão e bem mais esperto, principalmente em subidas.

Na tr4 flex o ganho é de 20cv e uns 2,5kgf de torque.

Grande abraço,

Edenilson
04/11/2011, 15:07
A minha 2011/12 AT, primeira média 6,02 gasolina misto de cidade e rodovia.
Segunda média depois de trocar as velas e os cabos que fez o motor falhar 4,39 cidade.
Ta na concessionária com 976KM para verificar a regulagem o catalizador está com odor forte, acho que está queimando combustível dentro dele.
Abraço Pessoal!

heliosilva77
04/11/2011, 15:11
A minha 2011/12 AT, primeira média 6,02 gasolina misto de cidade e rodovia.
Segunda média depois de trocar as velas e os cabos que fez o motor falhar 4,39 cidade.
Ta na concessionária com 976KM para verificar a regulagem o catalizador está com odor forte, acho que está queimando combustível dentro dele.
Abraço Pessoal!

A minha é 2010 e tá com 30 mil km rodado, tô conseguindo fazer 500 km com 60 litros na cidade, pego pouco congestionamento, tô achando muito bom.

Na estrada consigo melhorar ainda mais.

Saudações,

Hélio.

Edenilson
07/11/2011, 15:32
Heliosilva77, quando nova a tua consumia mais?
É Automátiva?

Edenilson
26/03/2012, 16:10
Hélio.[/QUOTE]Muito boa tua média... A minha continua 4,7 com gasolina na cidade 7,8 na estrada. Quando nova a sua consumia mais? É automática?

eder simoes
14/10/2012, 19:46
minha tr4 2010 manual , deu no asfalto 8.9 no alcool, mas nao passei de 100 km por hora....

eder simoes
14/10/2012, 19:48
na cidade no alcool 7 km l andando na manha...

BrunoBB
15/10/2012, 09:12
Fiz uma viagem recente com média de 10km/l, não passei de 100km/h, TR4 AT, só gasolina.

cézão_MTB
14/11/2012, 19:39
Pajero TR4 Automática ano 2009:362,5 KMs
dividido por
42,36 litros
igual
8,557 KM/litro 100% gasolina comum!:cool:
Hoje 14/11/2012.
Só cidade (mas sem pegar engarrafamento), percursos curtos geralmente, ar-condicionado uma vez.
380801

Edenilson
15/01/2013, 16:56
Retorno de Punta Del Este - Uruguai até Ponta Grossa/PR:
1.634 km rodados = 181,15 LTS de gasolina = 9,02km/l = R$ 525,33 = R$ 0,32 p/km/rd.
Sem aliviar o pé, com chuva, com tração 4x4 ligada e ar.
Para viagem longa estou satisfeito com o consumo.

Rafeira
29/01/2013, 17:52
Boa tarde.

Bom, consumos discrepantes a parte. Já que tudo influi no consumo. Bem como motorista, quantidade de lombadas, valetas, transito, uso de ar condicionado, qualidade do combustível, qualidade do ar (nível de oxigênio e etc) eu vou relatar meu consumo e como aferi.

Utilizei um programa "free" para celulares Android que marca sua KM, valor abastecido, valor do litro, quantidade de litros e qual combustível E a partir desses dados ele tem uma média por abastecimento e uma média geral.

Para minha média eu rodei algum tempo (mais de meses rodando mais de 2 mil KM por mês, ao todo creio que algo em torno de 10 a 15 mil) com cada tipo de combustível em toda GrandeSP (Grande SP inclui capital, ok?) e raramente sai da GrandeSP, mas houve poucas viagens longas (nem 5). Em todo tipo de horário, condição de pavimento urbano, acionando o 4x4 quando quis, ligando ar condicionado quando quis, pisando bastante quanto não pisando muito. Ou seja, um misto de todas situações. E depois de alguns meses o resultado que obtive de média geral de consumo da minha viatura foi:

Gasolina: 8 km/L
Alcool: 5,5 km/L

Acho razoável esse consumo para um carro Flex automático de 4 marchas. Não sou nenhum economizador de combustível e nenhum pé de chumbo. Tanto ando forte com saída forte e rápido em autoestradas quanto também ando com saídas tranquila e devagar em autoestradas. Entre outras variáveis que não tive preocupação, nem para mais, nem para menos. Apenas um uso que eu considero normal, entre os extremos.

Abraço a todos.
(Obs: não reli o texto. Portanto erro de concordância ou grafia pode acontecer e não me preocupa)
(Obs2: Alguém da grande SP de tr4 vai fazer algum PASSEIO offroad no carnavel?)
(Obs3: Feliz com o carro. E quem está em dúvidas, compre. Seguro não é o mais barato, consumo não é o menor. Mas é algo coerente com o veículo.)

Edenilson
24/06/2013, 12:35
Favor identificar:
Tr4-at-4x4-flex; tr4-at-4x2-flex; tr4-mt-4x4-flex; tr4-mt-4x2-flex.
Muito importante para definir o consumo

gigio70
21/07/2017, 17:44
Olá pessoal estu pegando uma tr4 2010 câmbio manual. Qual o consumo de vocês atualizado? Abraços

heliosilva77
24/07/2017, 13:38
Olá pessoal estu pegando uma tr4 2010 câmbio manual. Qual o consumo de vocês atualizado? Abraços

Já tive uma dessa, 7 km ou 8 no máximo por litro. Pense num carro que bebe e muito!!

semperfievp@yahoo.com.br
26/07/2017, 04:42
Amigo tenho uma AT 2011 4x4, faz em media 7.5 com gasolina na cidade com o pé leve, e 9 na estrada a 90/100 km/h não acho o carro beberrão pelo o porte e pelas possibilidades q t oferece fora d estrada etc, é agradável d dirigir e bem robusto, lembro bem de alguns carros que ganharam fama sem merecer, pois já tive um marea 2.4 02 por 3 anos e nunca apresentou problema algum excelente veículo com direito a posição da casa dos 200 km/h para quem gosta. Dentre outros q tive, fusion 2.3, jetta 2.5, tirando a diferença de categorias e motor, o consumo em cidade era igual ou menor, até mesmo um vectra 2.0 flex apresenta esse mesmo consumo. Desculpe pelo texto longo, mas essa fama de carro beberrão para o tr4 realmente eu não concordo. Pegue o carro, se adapte ao modo de dirigir e será feliz!!! Abraços

gigio70
26/07/2017, 10:44
valeu pessoal pelas respostas, abraço.