Ver Versão Completa : Alavanca travou no 4x4
Oi pessoal, sou novato por aqui, mas acompanho o forum a um bom tempo e já me ajudou muito em varias dúvidas.
Bom, vamos lá, tenho uma Pajerotr4 02/03.
Hoje tive um problema com a alavanca do 4x4, em uma subida de terra mudei de 4x2 para 4x4, ate aqui ia tudo bem. Chegando no final da subida tentei voltar a alavanca para 4x2 e nada. A dita cuja não volta para 4x2 e também não muda para 4hlc. O que Eu faço! Será que é muito grave? Agradeço a ajuda e abraços a todos.
De Ranieri
27/10/2009, 02:15
Tive yma Hilux 98 que fazia isto direto, a solução era dar ré bem devagar e puxar a alavanca que soltava.
Erick Leal
04/11/2009, 21:44
Cara, não sei se resolveu o problema mas pode ajudar outra pessoa. Aconteceu a mesma coisa com a minha TR4 e foi simples de resolver, foi apenas uma malha que desgastou. Fica tranquilo que não é tão sério assim... ao menos comigo foi essa a situação!
Oi pessoal, sou novato por aqui, mas acompanho o forum a um bom tempo e já me ajudou muito em varias dúvidas.
Hoje tive um problema com a alavanca do 4x4, em uma subida de terra mudei de 4x2 para 4x4, ate aqui ia tudo bem. Chegando no final da subida tentei voltar a alavanca para 4x2 e nada. A dita cuja não volta para 4x2 e também não muda para 4hlc. O que Eu faço! Será que é muito grave? Agradeço a ajuda e abraços a todos.
tenho uma IO que esse semana aconteeu a mesma coisa. travaou a alavanca do 4x4.. vc resolveu o seu . o que era. to preocupado
abracao
Claudio Veras
10/12/2009, 11:28
Fique tranquilo pois isso não é nada demais, retire a alavanca, para tanto retire primeiro o console e depois quatro parafusos que prendem a base da alavanca a caixa de redução, na base da alavanca há uma bucha cuja parte superior é arredondada, retire-a e mande fazer uma igual numa tronearia, depois alinhe os garfos que se encontram dentro da caixa, é só montar com a bucha nova e ela não engrena mais.
Obs. a nova bucha deve ficar bem travada para não descer para a ponta da alavanca de mudança.
Claudio Veras
10/12/2009, 11:46
Fique tranquilo pois isso não é nada demais, retire a alavanca, para tanto retire primeiro o console e depois quatro parafusos que prendem a base da alavanca a caixa de redução, na base da alavanca há uma bucha cuja parte superior é arredondada, retire-a e mande fazer uma igual numa tronearia, depois alinhe os garfos que se encontram dentro da caixa, é só montar com a bucha nova e ela não engrena mais.
Obs. a nova bucha deve ficar bem travada para não descer para a ponta da alavanca de mudança.
Acredito que já tenha resolvido mas vou deixar aqui minha dica:
esterce a direção e acelere de leve com a alavanca em 4x2, ou faça o que o manual recomenda, em linha reta e certificando que não tem ninguém por perto acelere um pouco mais forte e depois alivie o pé, ou engate a ré e ande um pouco para trás e depois volte a andar para frente. A minha é automática e sempre faz isso... jogo do drive para a ré e depois volto para o drive e a tração volta para 4x2.
Leo cascao
15/12/2015, 12:15
Deve ser somente a bucha que quebrou.
https://youtu.be/6C5cvcOK79k