Conectar

Ver Versão Completa : Sacador para eixo chavetado!

Christian L A Marchi
26/10/2009, 16:49
Pessoal
Alguém teria um esquema (desenho e/ou medidas) para fazer um sacador para panela do freio (eixo chavetado traseiro)?

Agradeço

Christian

edgar
26/10/2009, 17:41
Simples,

Olha as fotos:

flange: 200mm por fora e furo de 88mm, espessura de 1/2 polegada, o meu esta usinado para 10mm, mas não precisa.

tubo 210mm de comprimento e diametro externo de 89mm, diametro interno de 88mm

em cima vai um disco de 1/2 de espessura e 88 de diametro externo.

Mais em cima, eu tinha mandado soldar uma porca de 1 polegada, mas o torneiro achou mais bonito fazer um tubinho com rosca interna, comprimento de 25m e diam externo de 39mm.

Por fim, uma porca de 1" e um pedaço de barra roscada de 1 polegada de uns 220mm

Numa ponta voce solda a porca, na outra pedpara ele facear e fazer um pequeno chanfro.

Logico que capricha na solda e nos chanfros onde vai solda para ter penetração senão vai tudo pro buraco.

a furação da flange é a mesma do jeep, um pentagono de lado X que não lembro a medida, algo em torno de 81mm

Veja quanto querem por ai, qualquer coisa te vendo o meu pois agora estou usando eixo flutuante

Lucas Nassif
26/10/2009, 18:13
Eu já saquei um cubo com um saca comum de 3 garras, desses que acha pra vender por aí. O que usei eu peguei aqui na empresa, e deu certinho.

leopoldo
26/10/2009, 18:34
Sacador de 2 ou 3 garras é relativamente perigoso, pois tem alguns cubos que podem estar engripados demais.

Eu já ví garras romperem e o sacador estilingar na cara de uma pessoa, ou as hgarras empenarem a lateral do cubo (flange)

Para esses cubos, recomendo sacadores especias, como esse aí da foto, mesmo sendo HOME MADE.

Dic3
27/10/2009, 10:57
O sacador do Edgar foi testado, aprovado e com carimbo do INMETRO!!!

Christian L A Marchi
27/10/2009, 17:02
Muito Obrigado Amigos!

Vou ver quanto vão me cobrar pra fazer a ferramenta, ainda não dá pra comprar um eixo flutuante.

Att

Christian

Garra4x4
29/10/2009, 16:42
Fiz um com macaquinho garrafinha , mas ficou perigoso , já teve casos em que na hora que soltou ( desencaixou ) ele voou uns 2 metros , levando em consideração que pesa uns 10 kilos ( o conjunto todo : suporte + macaco + cubo ) é um perigo !!!!

Este que o Edgar fez ficou bacana ! Deve funcionar muito bem.

Abs

valdir rainer
29/10/2009, 20:49
O meu eu fiz com um cubo traseiro do jeep mesmo.
Se vc quiser posso colocar umas fotos.

junior braga
29/10/2009, 21:08
O meu eu fiz com um cubo traseiro do jeep mesmo.
Se vc quiser posso colocar umas fotos.

valdir fiquei curioso, por favor fotos serão bem vindas...

:concordo::concordo:

Garra4x4
30/10/2009, 11:35
Valdir,

Estou imaginando que deva ser algo do tipo : vc fixa o cubo nos prisioneiros e tem um porca no miolo para girar um parafuso ( bem grande ) e arranca o cubo fora....

Se for facil colocar umas fotos vai ajudar.

Abraços

Rodrigo Baratti
30/10/2009, 12:24
já teve casos em que na hora que soltou ( desencaixou ) ele voou uns 2 metros , levando em consideração que pesa uns 10 kilos ( o conjunto todo : suporte + macaco + cubo ) é um perigo !!!!

Já aconteceu comigo, qdo o cubo soltou pegou na minha mão, não machucou feio, mas poderia ter quebrado um dedo facilmente.:oops:
Qdo soltei o outro lado calçei com uma uma prancha de madeira e me posicionei ao lado, o tranco novamente foi forte mas a madeira segurou.:concordo:

Usei um sacador de cubos universal que é parafusado nos prisioneiros.

[]

valdir rainer
31/10/2009, 14:59
valdir fiquei curioso, por favor fotos serão bem vindas...

:concordo::concordo:

É isso ai Rodrigo ,vc acertou,ai vão as fotos,é só fazer um pequeno serviço na tornearia ,fica muito bom,fis essa ferramenta já faz anos e nunca quebrou.

abs...

Garra4x4
03/11/2009, 09:24
Valdir ,
Excelente !!!! Mais economico , viável e pratico eu nunca vi !
Parabéns pela excelente peça !

Abraços

valdir rainer
03/11/2009, 19:47
Valdir ,
Excelente !!!! Mais economico , viável e pratico eu nunca vi !
Parabéns pela excelente peça !

Abraços

Valeu Rodrigão,muito obrigado pelo elogio.

um abraço.

antonio umino
25/06/2014, 13:31
Mais uma sobre o cubo trazeiro.
de como sacar..
Muito bom o tópico.. 03/11/09.

quase 5 anos...

abraços.

matrakaum
25/06/2014, 16:56
o problema é achar o cubo da roda traseira para fazer isto

Oswaldo Fonseca
25/04/2024, 12:13
Amigos! Por favor, tenho um cj5 1963 e preciso tirar a chaveta que prende o cubo no semi eixo.
Como o fazer? Qual a posição correta dela ser colocada?

Oswaldo Fonseca
26/04/2024, 08:28
O problema não é retirar o cubo e sim a chaveta ou ela vem junto quando se aplica o sacador de cubo?
Como também, qual a posição correta dela?