PDA

Ver Versão Completa : Luz interna da Ranger 98 não desliga!!!



MarcoWind
12/01/2005, 16:12
Pessoal,

Estou com mais um problema: a luz interna da minha ranger não desliga nem quando fecho a porta e nem quando ligo o motor. A luz não tem interruptor, então tenho que esperar os 45 minutos do sistema automático de desligamento geral para ela apagar.

Tenho pilotado minha picape com a luz interna ligada...

Obrigado,

Walter L. L. Casitta
12/01/2005, 16:40
O interruptor da lâmpada é integrado ao dimer da iluminação do quadro de instrumentod do painel... :roll:

Pequeno jr
12/01/2005, 17:35
Pessoal,

Estou com mais um problema: a luz interna da minha ranger não desliga nem quando fecho a porta e nem quando ligo o motor. A luz não tem interruptor, então tenho que esperar os 45 minutos do sistema automático de desligamento geral para ela apagar.

Tenho pilotado minha picape com a luz interna ligada...

Obrigado,

passei pelo mesmo e resolvi com um produto da whurt (escrevi certo?). O produto q usei era um limpa contato. Eu apliquei em tdos triincos das 4 portas da ranger pois é la que ficam os sensores.

Se vc não achar este produto, utilize qualquer um destes que é vendido na praça entre R$ 5,00 a R$ 12,00(preço deste da whurt).

Olha q levei em um ELETRICISTA DE FERRORAMA e o mesmo queria desmontar tdas as portas e painel para descobrir o problema. Acessei o clube do picapeiro ford e falei com o atendimento on-line e me pediram para fazer isso.

Espero q tenha ajudado.

[]'s

Vinicius Hauagge
13/01/2005, 13:38
O problema fica no sensor que fica dentro da fechadura... ja tive esse problema com minha ranger....
Basta voce fazer o que já foi indicado, passar um limpa contato na fechadura, que o problema é resolvido!
Abraço,
Vinicius!

ojaneri
13/01/2005, 14:44
Tente abaixar o interruptor de iluminação do painel, do lado esquerdo.

MarcoWind
14/01/2005, 12:48
Pessoal,

Obrigado pela ajuda!!
Agora descobri que há um interruptor da luz interna... :oops:
Realmente, foi só o interruptor que estava ligado e eu não sabia onde desligar... Muito obrigado por todas as respostas!!

Abraços,

felippetti
22/10/2006, 21:52
Bueno...
A minha tá apresentando este problema (e não esqueci o interruptor ligado, hehehehe).
Qdo chego no carro, desativo os alarmes (e daí acende a luz interna). Normalmente ela apaga qdo viro a chave, mas as vezes nao...
Qdo paro o carro e abro a porta, a luz acende. Normalmente deveria apagar qdo ativo os alarmes, mas as vezes nao acontece.
Toda vez que nao apaga, lá vou eu tirar o fusível da luz interna (é o mesmo dos vidros eletricos e do velocimetro)... Um saco!!

Já limpei todos os conectores das portas e o problema continua...
Alguma dica?

Abraço a todos!!

Edintruder
22/10/2006, 22:52
Mesmo com a porta fechada o sinal sonoro fica disparando quando a luz está acesa ou pára de apitar quando fecha a porta? Acredito que o acendimento da luz é feito por um relé, experimenta dar um tapa no canto esquerdo do painel para ver se apaga quando ela fizer isso de novo. Se apagar tem alguma peça pedindo aposentadoria...

Walter L. L. Casitta
23/10/2006, 08:01
Eu também estou com problema na luz interna. Semana passada a luz passou a não apagar quando fechava a porta. Tirei a tranca da porta, mas não consegui ter acesso direto ao interruptor que fica embutido na tranca. Simplesmente lavei a tranca com micro óleo spray e o interruptor voltou a funciona.
Agora de manhã, ta lá a luz acesa de novo. Vou ter que desmontar a tranca de novo, só que agora vou deixar num banho de querosene...

felippetti
23/10/2006, 21:59
Mesmo com a porta fechada o sinal sonoro fica disparando quando a luz está acesa ou pára de apitar quando fecha a porta? Acredito que o acendimento da luz é feito por um relé, experimenta dar um tapa no canto esquerdo do painel para ver se apaga quando ela fizer isso de novo. Se apagar tem alguma peça pedindo aposentadoria...

Opa!
Cara, a cigarra pára de apitar qdo fecha a porta... é só a luz que nao apaga mesmo...
Mas vou experimentar tua recomendação, afinal tenho treinado muito dar tapão na 'orelha' da TV véia aqui de casa, hehehehe...
Eu tb desconfio que seja algum relé. Será que o pessoal de uma revenda Ford saberia resolver o problema? (particularmente não gosto nem de passar na frente da porta deles)
Obrigado!

felippetti
23/10/2006, 22:02
Eu também estou com problema na luz interna. Semana passada a luz passou a não apagar quando fechava a porta. Tirei a tranca da porta, mas não consegui ter acesso direto ao interruptor que fica embutido na tranca. Simplesmente lavei a tranca com micro óleo spray e o interruptor voltou a funciona.
Agora de manhã, ta lá a luz acesa de novo. Vou ter que desmontar a tranca de novo, só que agora vou deixar num banho de querosene...

Mas Walter, tu tens certeza que o problema é o interruptor? Ou é uma hipótese?
Não quero nem pensar em ter que desmanchar as portas da minha Ranger, principalmente as traseiras... =/
Valeu!!

LLeeoo
24/10/2006, 16:46
Mas Walter, tu tens certeza que o problema é o interruptor? Ou é uma hipótese?
Não quero nem pensar em ter que desmanchar as portas da minha Ranger, principalmente as traseiras... =/
Valeu!!

Felipetti, o problema tem grande chance de ser a regulagem da porta. Acontece muito com as estendidas, eu costumo ter de regular a cada 6 meses - 1 ano. Depois de muito apanhar com a regulagem, eu deixo a porta traseira um tanto quanto apertada, e a dianteira fecha suavemente. Se deixar a porta dianteira um pouco folgada, a luz interna já não apaga.

O batente da porta traseira pode gastar e não regular mais direito, eu já tive de trocar os batentes (uns R$250 - peça original made in canada) e voltou a ficar zero. O fato dele ter gasto tem a ver com ficar com a porta traseira "frouxa".

felippetti
25/10/2006, 00:04
Felipetti, o problema tem grande chance de ser a regulagem da porta. Acontece muito com as estendidas, eu costumo ter de regular a cada 6 meses - 1 ano. Depois de muito apanhar com a regulagem, eu deixo a porta traseira um tanto quanto apertada, e a dianteira fecha suavemente. Se deixar a porta dianteira um pouco folgada, a luz interna já não apaga.

O batente da porta traseira pode gastar e não regular mais direito, eu já tive de trocar os batentes (uns R$250 - peça original made in canada) e voltou a ficar zero. O fato dele ter gasto tem a ver com ficar com a porta traseira "frouxa".

Blz!! Vou experimentar regular os batentes, entaõ... Depois publico aqui o resultado... Valeu!!

Walter L. L. Casitta
25/10/2006, 15:30
Mas Walter, tu tens certeza que o problema é o interruptor? Ou é uma hipótese?
Não quero nem pensar em ter que desmanchar as portas da minha Ranger, principalmente as traseiras... =/
Valeu!!

No meu caso, com certeza é o interruptor da tranca...

LLeeoo
25/10/2006, 18:47
No meu caso, com certeza é o interruptor da tranca...

As duas coisas dão problema... mas vale a pena regular primeiro...

felippetti
30/08/2007, 23:10
Pois então...
Depois de muito mexer daqui e dali, não consegui resolver o problema...
Minha luz interna está desligada (tirei um dos parafusos que fazem o contato)
Meu mecânico já deu a letra: trocar as fechaduras... =(
Por enquanto vou sem luz de cortesia mesmo...
Abraço a todos!

Walter L. L. Casitta
30/08/2007, 23:22
Pois então...
Depois de muito mexer daqui e dali, não consegui resolver o problema...
Minha luz interna está desligada (tirei um dos parafusos que fazem o contato)
Meu mecânico já deu a letra: trocar as fechaduras... =(
Por enquanto vou sem luz de cortesia mesmo...
Abraço a todos!

Já marcou a data pra comemorar o aniversário? :lol:

depois que lavei um dia depois o problema voltou, mas da mesmo jeito no outro dia seguinte voltou a funcionar e tá funcionando até hoje.

felippetti
30/08/2007, 23:23
Já marcou a data pra comemorar o aniversário? :lol:

depois que lavei um dia depois o problema voltou, mas da mesmo jeito no outro dia seguinte voltou a funcionar e tá funcionando até hoje.

Então vou lavar a minha mais seguido pra ver se resolve, heheheheh... =)

Valeu!

Márcio T
31/08/2007, 13:29
Olá, felippetti.

O acendimento automático da luz de cortesia é controlado pelo GEM. Se o problema estiver no "mensageiro" (o switch das portas), todas as ações que o módulo executa quando a porta está aberta deveriam ocorrer: Acender todas as luzes de cortesia, indicar DOOR AJAR no painel, etc. Se isto não está acontecendo, o problema é do módulo "p'rá frente": Relé, fiação, conector. O relé fica, normalmente, logo abaixo do porta-luvas. Pelo diagrama elétrico, o fio de alimentação da lâmpada a aprtir do relé é preto com listra azul claro.

Observe também que as lâmpadas de cortesia podem ser acendidas manualmente pelo dimmer do painel. As "map lamps", que ficam na mesma luminária, somente são acendidas pelos interruptores que ficam na própria luminária. Estes interruptores acendem as "map lamps" pelo lado da massa do circuito - o positivo fica ligado o tempo todo. Então, não pde ocorrer inversão dos fios.

Se precisar dos diagramas, avise.

Boa sorte.

Márcio

ReConcentra
09/06/2008, 18:14
Olá, felippetti.

O acendimento automático da luz de cortesia é controlado pelo GEM. Se o problema estiver no "mensageiro" (o switch das portas), todas as ações que o módulo executa quando a porta está aberta deveriam ocorrer: Acender todas as luzes de cortesia, indicar DOOR AJAR no painel, etc. Se isto não está acontecendo, o problema é do módulo "p'rá frente": Relé, fiação, conector. O relé fica, normalmente, logo abaixo do porta-luvas. Pelo diagrama elétrico, o fio de alimentação da lâmpada a aprtir do relé é preto com listra azul claro.

Observe também que as lâmpadas de cortesia podem ser acendidas manualmente pelo dimmer do painel. As "map lamps", que ficam na mesma luminária, somente são acendidas pelos interruptores que ficam na própria luminária. Estes interruptores acendem as "map lamps" pelo lado da massa do circuito - o positivo fica ligado o tempo todo. Então, não pde ocorrer inversão dos fios.

Se precisar dos diagramas, avise.

Boa sorte.

Márcio


:confused: Já faz algum tempo que minha ranger começou a apresentar esse problema. Desligava o motor, a luz de dentro continuava acesa, começava apitar. Mesmo depois de acionar o alarme a luz continuava acesa e o apito idem...C/ o motor ligado só parava de apitar, mas a luz continuava acesa...Ahhhh...sem esquecer que indica DOOR AJAR no painel. :putz:
Arranquei a luz de dentro, mas o barulho e o Door Ajar continuam...
HJ deixei o carro no mecanico para ver se ele conseguia arrumar, ele disse que ia abrir a fechadura e limpar...mas qdo liguei para saber se havia dado certo, ele me informou que não, e que só seria resolvido com a troca da fechadura...e que esta custa R$ 450,00 :shock::shock::shock: .
Isso é real??? Tenho mesmo que trocar a fechadura ou dá para resolver esse problema (switch das portas) de outra forma???

Abçs
Renata.

proelton
10/06/2008, 00:32
tem como APAGAR a luz de cortesia quando a porta está aberta?

Às vezes eu tiro a lampada da luminaria interna, pois não tem como desliga-la com a porta aberta!

proelton
11/06/2008, 18:35
alguem sabe se tem essa possibilidade?

cbridi
11/06/2008, 19:29
Até onde eu sei, não tem como. Mas depois de alguns minutos (acho que uns 20 min) ela desliga sozinha.

[]'s

TylerNTL
15/05/2010, 20:13
tem como APAGAR a luz de cortesia quando a porta está aberta?

Às vezes eu tiro a lampada da luminaria interna, pois não tem como desliga-la com a porta aberta!

Abaixo algumas informações, que eu escrevi neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40100&highlight=teto&page=16) que podem servir de resposta para sua pergunta:


=========================
"Eu era/sou puto com a luz de cortesia que sempre acendia quando a porta era aberta ou quando eu destravava a viatura através do controle. Preferia 1000 vezes eu mesmo acender a porcaria da luz quando achasse necessário.


Futucando no termômetro hoje pela manhã consegui modificar isso:
A luminária é presa por 03 parafusos que além de fazerem a fixação fecham os contatos elétricos, são dois na parte da frente e um terceiro um pouco mais atrás.
Se retiramos o parafuso da parte de trás a luminária só funciona através do botão localizado nela mesmo.

"Vualá!" nada mais de luz acendendo à revelia!"
==========================


Complementando as informações:
A luminária tem três lâmpadas, duas "normais" nas laterais e uma no meio parecida com um fusível de vidro. Se vc executar essa operação comentada acima vc perde essa luz do meio, que é a mais forte (para mim não fez falta nenhuma).


Participando "DESTE" tópico:
Ter uma viatura com alguma idade tem uns poucos bônus (a minha pagou o último ano de IPVA) e diversos ônus.

Hoje pela manhã estive com um ônus na mão.

Ao acionar o alarme após a primeira saída ela buzinou duas vezes, indicando alguma porta mal fechada. Conferi de longe, não percebi nenhuma porta mal fechada e deixei para lá.

Na segunda saída a luz DOOR AJAR ficou acesa direto mesmo depois de umas 03 batidas em cada porta. Dessa vez procurei sem sucesso os "botõezinhos" que indicariam porta aberta. Quando cheguei em casa abri o catálogo de peças atrás de alguma informação e apelei para o 4x4brasil.

Resultado: Spray limpa contatos nas fechaduras e sistema DOOR AJAR devolvido para a operação.

fabaumm
08/06/2010, 00:39
Pessoal percebi que na minha ranger ao inves de ter escrito o door ajar , no lugar tem um desenho como se fosse um carro com as portas abertas.

Minha ranger é uma xlt 99

a de vocês é como, todos door ajar? Alguem ja viu essa luz com o formato do carro com as portas abertas?

Abraço

Walter L. L. Casitta
08/06/2010, 06:34
PESSOAL PERCEBI QUE NA MINHA RANGER AO INVES DE TER ESCRITO O DOOR AJAR , no lugar TEM UM DESENHO COMO SE FOSSE UM CARRO COM AS PORTAS ABERTAS.

MINHA RANGER É UMA XLT 99

A DE VOCÊS É COMO, todos door ajar? ALGUEM JA viu ESSA LUZ COM O FORMATO DO CARRO COM AS PORTAS ABERTAS?

ABRAÇO

É a mesma coisa....

Gustavo Moraes
23/04/2014, 21:25
Olá galera!
Estou com um problema semelhante na luz de cortesia. A diferença é que ela só ascende quando abro a porta traseira do lado direito. Quando abro qualquer uma das outras portas a luz não ascende nem nem toca o sinal de aviso de porta aberta.
Será que usando o limpa contato também pode resolver isso ou o meu problema deve ser outro bem diferente??

RANGER CAB. DUPLA 4X4 04/05

_O8oO_
24/12/2019, 18:18
Felipetti, o problema tem grande chance de ser a regulagem da porta. Acontece muito com as estendidas, eu costumo ter de regular a cada 6 meses - 1 ano. Depois de muito apanhar com a regulagem, eu deixo a porta traseira um tanto quanto apertada, e a dianteira fecha suavemente. Se deixar a porta dianteira um pouco folgada, a luz interna já não apaga.

O batente da porta traseira pode gastar e não regular mais direito, eu já tive de trocar os batentes (uns R$250 - peça original made in canada) e voltou a ficar zero. O fato dele ter gasto tem a ver com ficar com a porta traseira "frouxa".

Olá a todos novamente

Tenho uma ranger 01/02 cab ext com esse problema de "DOOR AJAR" aceso a algum tempo que impossibilita de
usar a luz interna devidamente, então removi a lâmpada. Com ela no local, abro a porta do motorista com a chave no miolo, apita , acende a luz e fecho ela apaga, perfeito. Porém quando tiro a chave e abro a porta pra sair ela liga de novo e não apaga mais, até descarregar a bateria.
Então já sei que é na porta(s) direitas, mas ainda que a porta direita estendida embaixo ela não agarra corretamente e mesmo empurrando até o nível certo ela agarra e nada muda. Tentei fazer um jumper no sensor da porta frontal e nada mudou, então...

Existe algum outro sensor lá na porta estendida?
Como tirar aquele forro se não tem nenhum parafuso, empurrando para cima?
Se tem algum sensor, teria como fazer um jumper ou desligar de vez de outra forma?

Desculpe desenterrar outro tópico e desde já agradeço e desejo boas festas a todos

Leonmt21
30/01/2021, 13:15
A luz interna da minha ranger fica ligada direto mesmo com o interruptor desligado oq posso fazer ?