PDA

Ver Versão Completa : Barulho na suspensão / rolamento da Ranger 98



MarcoWind
12/01/2005, 16:09
Galera,

Acabei de comprar uma Ranger 98 2.5. Ela está com 84000km (se não mudaram) e estou com uns barulhos meio estranhos nela.

Quando eu rodo por lugares esburacados ou com muita ondulação ela faz uns barulhos de metal batendo em metal, tipo tim-tim-tim... Não sei se é a suspensão ou os rolamentos...

Alguem pode me ajudar???

Obrigado,

Walter L. L. Casitta
12/01/2005, 17:27
Agora que você falou, a minha tinha esse sininho batendo, nunca consegui descobrir o que era. Tem tempo que não ouço. ele sumiu sozinho. :?

Nando
15/01/2005, 11:05
Rolamento não pode ser, se fosse faria barulho em qq piso. Da uma olhada no estado das borrachas da fixação superior dos amortecedores dianteiros. Elas tendem a ressecar e eventualmente ficarem destruidas pelo uso constante em pisos acidentados, ai o amortecedor fica com o suporte superior solto e faz barulho. Se for esse o caso va logo comprar outras dessas benditas pois a haste do amortecedor pode quebrar, custam uns 3 reaus e da pra vc trocar em casa mesmo. Tb verifique folgas nos terminais de direção, braço auxiliar e pitman. Se o dono anterior fez um uso frequente de 4x4 na viatura, esses itens ja devem estar bem passados e na hora de trocar. Vai gastar ai uns 700-1000 reais pra deixar tudo novo.

Edintruder
15/01/2005, 22:06
Marco, a minha tinha dois probleminhas, fazia barulho no pivô de baixo que é fixado apenas por um anel de pressão, se retirares a roda com um alavanca poderás constatar se existe folga entre o pivô e a bandeja, na minha, eu tirei o pivô e com um punção e um martelo eu deixei levemente oval a borda do encaixe do pivô na bandeja, que passou a pressionar o pivô mantendo sempre numa mesma posição.
O outro era o amortecedor que tinha se desmontado o êmbolo estava solto dentro da carcaça e atia direto. Troquei o amortecedor e mandei o velho para recondicionar para ter um de quebra-galho em casa.

Falou!

Walter L. L. Casitta
15/01/2005, 23:10
Edin,
To aqui impressionado com essa folga que você encontrou no pivô. Tive um trabalhão pra sacar o meu da bandeja de tão apertado. Tive que retirar a bandeja inteira pra poder levar até a prensa hidráulica, pra sacar o velho e instalar o novo.
Os dois lados estavam desse jeito?

NGDaniel
11/03/2010, 09:51
Eu sei que o topico é beeemmm velho mas, a minha Ranger de vez em quando faz esse brulho de metal com metal, na parte trazeira, principalmente em terra..


alguem descobriu o problema ???

Outra coisa se puderem me ajudar, fui ao litoral e depois que voltei ela está fazendo rangidos, principalmente atraz... acho que preciso botar um oleo desimgripante ou graxa em algum lugar, alguem sabe onde ???


abraços,

Edintruder
11/03/2010, 12:39
Realmente, o tópico fênix sempre é útil. Bem, essa batida de metal na minha, era o cabo do freio de estacionamento que batia no amortecedor. Olha as buchas dos amortecedores também.

Respondendo ao Walter depois de 5 anos, rsrsrs, os pivôs inferiores estavam com folga nos dois lados, tirei eles com uma marretinha. Saíram fácil. Depois que troquei, um deles apresentou folga novamente, fiz um enxerto de mais uma trava de pressão entre a bandeija e a trava de pressão do pivô. O outro lado ficou firme.

É um saco isso na Ranger, sempre tem algo batendo na suspensão... Mas o bom é saber que por mais que tenha alguma folga ou esteja batendo, pode até dar saltos que a suspensão aguenta muito bem.

Deivid/silveira
11/03/2010, 22:40
Pois é !!

Eu quase eleminei os barulhos, o ultima coisa que fiz foi trocar o pivo da balança inferior e dei uma ajustada na coluna da direção que estava com uma leve folga.

Agora começou um merd@, quando eu passo por ondulações ou guando parada e jacualho ela, por exemplo: piso no estribo e fico fazendo que ela vá para cima e para baixo... ela tá fazendo uns rec... rec... rec... rec...rac... re... etc

Faz um barulhão, eu levantei no macaco as duas rodas dianteiras, tirei as rodas e gastei um tubo de wd40 em tudo que era borracha pela frente, coloquei as rodas, baixei, andei por meio dia e começou tudo de novo, o barulho é só na roda esquerda.

Realmente como o cassita falou em outro tópico não é normal rigir a suspenção.

Se alguem tiver uma receita de -preferencia caseira, prende o grito? valeu

eduardo1968
11/03/2010, 23:13
Eu sei que o topico é beeemmm velho mas, a minha Ranger de vez em quando faz esse brulho de metal com metal, na parte trazeira, principalmente em terra..


alguem descobriu o problema ???

Outra coisa se puderem me ajudar, fui ao litoral e depois que voltei ela está fazendo rangidos, principalmente atraz... acho que preciso botar um oleo desimgripante ou graxa em algum lugar, alguem sabe onde ???


abraços,

Daniel
Nesse fim de semana fui tentar identificar um barulho na trazeira da minha ranger. Fui molhando peça por peça, borracha por borracha e descobri que é a bucha da bieleta do estabilizador trazeiro que está ressecada. Vou trocar na semana que vem, pois coloquei óleo e parou de grilar por tres dias, agora voltou.

Eduardo

NGDaniel
12/03/2010, 09:57
É, vou fazer o mesmo procedimento....


Sabado subo ela numa rampa e vou trabalhar de meca:mrgreen:

abs,

Renato Romano
12/03/2010, 11:12
Daniel
Nesse fim de semana fui tentar identificar um barulho na trazeira da minha ranger. Fui molhando peça por peça, borracha por borracha e descobri que é a bucha da bieleta do estabilizador trazeiro que está ressecada. Vou trocar na semana que vem, pois coloquei óleo e parou de grilar por tres dias, agora voltou.

Eduardo

Eduardo, onde fica isso? bucha da BIELETA do estabilizador traseiro...rs...tem como vc colocar uma foto ai pra galera?
minha Ranger sempre fez esse barulho de ferro com ferro, e de uns tempos pra cá, simplesmente "desencanei" de ficar tirando barulhos dela...eles nunca acabam...rs...isso parece ser "de fabrica"...rs.
Abç´s.

NGDaniel
12/03/2010, 15:56
Eduardo, onde fica isso? bucha da BIELETA do estabilizador traseiro...rs...tem como vc colocar uma foto ai pra galera?
minha Ranger sempre fez esse barulho de ferro com ferro, e de uns tempos pra cá, simplesmente "desencanei" de ficar tirando barulhos dela...eles nunca acabam...rs...isso parece ser "de fabrica"...rs.
Abç´s.


X2, em tudo... inclusive nas fotos, se possível...

Na minha faz dois barulhos, um quando tenho pancadas, tipo buraco, ou lombadas que parece de ferro com ferro, tipo um martelo numa barra de ferro, um"timmm".. e outra leve, bem sutil, quando esta andando que parece que tem dois garfos de cozinha de esfregando o tempo todo, esse barulho é contíuo.. acho que esse é o que o edintruder falou, do cabo do freio na supsensão...

Agora apareceu tambem uns rangidos, conforme narrado....não devem serr coisa séria, mas as vezes enchem o saco:evil:


Todos na trazeira!

Vou comprar um pote de graxa e amanhã vou dar uma buzuntada nessa trazeira.. hehehe

abs,

eduardo1968
02/07/2010, 16:44
Eduardo, onde fica isso? bucha da BIELETA do estabilizador traseiro...rs...tem como vc colocar uma foto ai pra galera?
minha Ranger sempre fez esse barulho de ferro com ferro, e de uns tempos pra cá, simplesmente "desencanei" de ficar tirando barulhos dela...eles nunca acabam...rs...isso parece ser "de fabrica"...rs.
Abç´s.

Esse tópico é eterno ...

O estabilizador trazeiro está sem ruído, pois foi trocada a bucha. Pra saber onde fica, não precisa nem foto, ele fica no eixo trazeiro ao lado da parte de baixo do amortecedor.

Porém faz uns dias que surgiu um grilo (cric cric), que se manifestava quando eu passava em qualquer desnível e vinha parece que dentro porta-luvas. Então resolvi procurar o defeito e achei uma rachadura no paralamas direito bem embaixo do reservatório da água de arrefecimento. Foi só tirar a proteção do paralamas e soldar a trinca que a ranger voltou a andar silenciosa.

eduardo1968
02/07/2010, 16:55
olha aí como estava a trinca, parecia um "v" e fazia um ruído irritante.

Beinotti
11/02/2011, 12:08
Acabei de voltar com o orçamento da minha. A origem dos barulhos era na bandeja superior esquerda. Além da folga na roda esquerda e uma leve na direita. O mecânico falou pra trocar as duas (já que a da direita tb está começando a fica ruim) + cambagem. Total (por eqto) R$ 650,00.

Depois conto se barulho sumiu.

Abr.

vfserra
17/03/2011, 20:16
esse barulhinho de ferro com ferro "tim tim" na minha era o amortecedor, a bucha de borracha laciou e ficou com um poquinho de folga, bem poquinho olhando vc nem percebe mas se der uns soquinhos na capa do amortecedor ele aparece, esse eu resolvi. POREM apareceu outro, agora faz um "vuc vuc" parece ser rolamento mas já examinei e estão todos bons estou desconfiado de que seja as mocinéticas secas, sem graxa, alguem já teve esse problema?

RGamaJr_4x4
17/03/2011, 22:05
esse barulhinho de ferro com ferro "tim tim" na minha era o amortecedor, a bucha de borracha laciou e ficou com um poquinho de folga, bem poquinho olhando vc nem percebe mas se der uns soquinhos na capa do amortecedor ele aparece, esse eu resolvi. POREM apareceu outro, agora faz um "vuc vuc" parece ser rolamento mas já examinei e estão todos bons estou desconfiado de que seja as mocinéticas secas, sem graxa, alguem já teve esse problema?


Às vezes é difícil mesmo identificar de onde vem os barulhos. Mas se já checou outros componentes e agora desconfias da homocinética, injete fluido ATF através da coifa com ajuda de uma seringa pra ver se o barulho pára.

kildary
06/05/2013, 07:45
pessoal sei que o ultimo comentario foi a mais de 2 anos, mas minha ranger apareceu um rangido na trazeiro quando saio no carro, um nhec,nhec,nhec quando aumento a velocidade ou se pisar na ambreagem ele para, sabado agora mandei lavar e pulverizar toda por baixo o barulho sumiu mas ja esta voltando novamente, o que podera ser ? ja me disseram que pode ser as buchas dos feixes de molas, sera que procede ? a mais ou menos 1 mes troquei as duas bieletas da barra estabilizadora mas ainda na tinha esse rangido.





RANGER 2002 4X4