PDA

Ver Versão Completa : Quem tem niva com kit ap...



GENIVA
25/10/2009, 10:41
SALVE CAMARADAS,

O BUMERANG TEM MOTOR AP 1.6 DIESEL COM CARTER DE ALUMINIO (ACHO QUE É O KIT DO MESTRE BARCELAR:pensativo:),E SEMPRE NA HORA DA TROCA DE ÓLEO,POR FALTA DE INFORMAÇÃO,FICO NA DÚVIDA SE A QUANTIDADE DE ÓLEO QUE O ANTIGO PROPRIETÁRIO FALOU-ME PARA COLOCAR(5 LITROS C/ TROCA DE FILTRO)ESTA CORRETO!:pensativo:
JA TENHO ESSA CURIOSIDADE DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE O BUMERANG FOI MEU,E ESPERO QUE AGORA NO FÓRUM:palmas::palmas::palmas: ALGUM CAMARADA POSSA ME DIZER SE É ISSO MESMO!


SAUDAÇÕES À TODOS!

MRaizer
26/10/2009, 09:26
Acho que o correto seria 4,5l só que teu motor pode ter radiador de óleo, dai pode chegar a 5,5l... vai saber. O melhor seria verificar a vareta de óleo.
Em tempo, o meu Niva (com motor 1.9 diesel) está com mais óleo que deveria. De manhã, quando dou a partida, é aquela fumaça...:parede:

GENIVA
26/10/2009, 16:07
valeu MRaizer,
não tem radiador de óleo,nem turbo.
vou continuar usando 5lts,o importante ´e não faltar :mrgreen:.

Peter
26/10/2009, 17:18
valeu MRaizer,
não tem radiador de óleo,nem turbo.
vou continuar usando 5lts,o importante ´e não faltar :mrgreen:.

Geniva

Eu sugiro que na proxima troca que voce fizer ,verificar o nivel na vareta de oleo conforme voce for colocando o oleo.:concordo:
Coloca os 4,5l e vai medindo pois o excesso de oleo tambem é prejudicial ao motor segundo os entendidos.Aumenta pressão interna danificando vedações,e outros.
Não esqueça que trocando filtro de oleo ou não, a quantidade tambem muda.:concordo:

GENIVA
26/10/2009, 19:20
obrigado peter,
Agora vc chegou no "x" da questão :putz:
justamente pelo fato da tampa do cárter não ser original da kombi diesel ,(ela é de aluminio e possui um rebaixo para encaixe do diferencial dianteiro)acredito que esse rebaixo altere a altura do nivel de óleo em relação à vareta, por isso o primeiro passo seria descobrir qtos litros vai no motor do niva ap com esse cárter,para assim verificar se a marca da vareta confere ou precisa ser alterada!:pensativo:

MRaizer
26/10/2009, 20:51
Hummm na verdade não deveria alterar não. Em tese a vareta "deveria" marcar no nível mínimo o suficiente de óleo para refrigerar (sim, o óleo também precisa perder temperatura e isso geralmente ocorre pela parede do cárter) e o nível máximo a altura suficiente para que o óleo não tocasse o virabrequim, pois isso causaria aeração do mesmo e falhas da bomba ao comprimir essas bolhas.
Ou seja, embora o volume do carter diminua um pouco, (não se esqueça que na parte frontal ele fica mais profundo, o que "compensaria" a redução na parte sobre o diferencial) essa redução só deveria ser perceptível na marcação de mínimo (lembre-se que a vareta não "sobe", sua sede continua a mesma).
Pena que "na prática, a teoria é outra" e o certo seria medirmos os volumes tanto do cárter original quanto do de alumínio para tirármos a dúvida.
Ouuuu
Alguma alma caridosa lembrar quanto de óleo se coloca num motor AP com o cárter original e conferirmos a medida na nossa próxima troca de óleo. O nível deve ser máximo com o filtro de óleo já cheio e o motor frio e entre as marcações com o motor aquecido (ou seja, com óleo no cabeçote e outras peças)