PDA

Ver Versão Completa : MINI BAJA, SERÁ QUE É BOM ?



ANDERSON DE BRITO
12/01/2005, 15:01
Fala pessoal tudo bem ?

Estou montando um mini baja, tem alguém que já montou algum?

Se tiver fotos ajuda bastante principalmente nos detalhes, estou querendo colocar um motor de moto, já pensei em rd135 será que virá :evil: :evil: , o problema é a partida manual :( , já pensei em um motor de 125 4 tempos porém tenho medo de ficar fraco :?: sabe como é :!: :!:
Como posto as fotos logo que eu aprender eu mando as fotos da minha estrutura.

Paulo_Marcelo
14/01/2005, 12:59
Tou montando um... na verdade ta só no projeto ainda. Tou pesquisando preços para saber se vai ser viavel.

Cara... motor no minimo um 250cc.

ANDERSON DE BRITO
14/01/2005, 13:52
Tenho um primo que colocou um motor de DT 180 ele falou que ficou super forte, acho que depende muito do peso da gaiola.

Paulo_Marcelo
14/01/2005, 19:24
e das pretenções de vel maxima...

Beto Lacerda
15/01/2005, 17:08
vai de XT 600 (ou Ténéré), monoclindrico ,4valvulas partida eletrica , 4t , tem torque em baixa , é bem duravel , e facilmente encontrado na Gal. Osório
[]'s

Paulo_Marcelo
15/01/2005, 18:22
vai de XT 600 (ou Ténéré), monoclindrico ,4valvulas partida eletrica , 4t , tem torque em baixa , é bem duravel , e facilmente encontrado na Gal. Osório
[]'s

Vc tem algum telefone dessa Gal Osório? Isso muuuito me interessa!!!

Luiz Claudio
15/01/2005, 19:32
Paulo,

General Osório é uma rua em São Paulo cheia de lojas que vendem peças e acessórios para motos.

Acho que o mais fácil é você fazer uma busca na net através do nome da rua e ver o que encontra...

[]'s...

Paulo_Marcelo
16/01/2005, 01:57
Paulo,

General Osório é uma rua em São Paulo cheia de lojas que vendem peças e acessórios para motos.

Acho que o mais fácil é você fazer uma busca na net através do nome da rua e ver o que encontra...

[]'s...


Ficar ligando de loja em loja, telefone de outro estado... coitado do meu telefone. :(

Mas é o jeito fazer esse sacrificio.

ANDERSON DE BRITO
19/01/2005, 13:51
Águem sabe se lá na General Osório eu encontro um tanque de combústível, +- 10 litros :?:

Beto Lacerda
19/01/2005, 17:12
vc encontra qqer tanque de moto , é a ricardo jafet das motos

ojaneri
19/01/2005, 19:41
Paulo,

General Osório é uma rua em São Paulo cheia de lojas que vendem peças e acessórios para motos.

Acho que o mais fácil é você fazer uma busca na net através do nome da rua e ver o que encontra...

[]'s...


Ficar ligando de loja em loja, telefone de outro estado... coitado do meu telefone. :(

Mas é o jeito fazer esse sacrificio.

Paulo,

Aqui em Fortaleza tem aquela rua de conserto de motos e mobiletes la no centro, se não tiverem esses motores pra venda, eles vao saber lhe indicar onde comprar.

[]s
Osvaldo

Paulo_Marcelo
26/01/2005, 02:24
Paulo,

General Osório é uma rua em São Paulo cheia de lojas que vendem peças e acessórios para motos.

Acho que o mais fácil é você fazer uma busca na net através do nome da rua e ver o que encontra...

[]'s...


Ficar ligando de loja em loja, telefone de outro estado... coitado do meu telefone. :(

Mas é o jeito fazer esse sacrificio.

Paulo,

Aqui em Fortaleza tem aquela rua de conserto de motos e mobiletes la no centro, se não tiverem esses motores pra venda, eles vao saber lhe indicar onde comprar.

[]s
Osvaldo

Ja revirei a princesa isabel todinha quase toda... alguns até arrumaram uns motores... mas de motos antigas e bem depenados. Peguei um telefone de sampa q era certeza ter, mas o tel tava errado. :evil:

jovicassia
02/03/2005, 22:22
Olá povo....

O mais dificil é achar um projeto COMPLETO de gaiola, de qualquer tipo que seja.

Tem um modelo muito legal chamado PIRANHA, que tem um sistema de suspenssáo muito legal, independente nas 4 rodas.




A mini-gaiolas os gringos chamam de SIDEWINDER.

Achei algumas fotos muito boas neste site

http://groups.msn.com/PrimaryReactionSidewinder/pictures

Tem uns malucos lá com motor de suzuki / honda 1100CC :shock: , acho que eles querem voar :D

Tem tb um site de um cara lá no sul http://www.baja_autocross.ubbi.com.br/pagina2.html que fez uma bem legal com motor de Agrale, esse motorzinho é fera, tem 30Hp., tem radiador, etc. mas o cara não foi simpático e não quis dar nenhuma dica, tipo assim "EU ME FERREI, VC QUE SE VIRE", :? pura falta de camaradagem.

Tem tb. um cara que vende o projeto no Mercado Livre, mas não sei o grau de detalhamento.

[]

Jorge

http://groups.msn.com/_Secure/0VgAAALgbleNHHq4caxdGkLrec*DMuueAvrKeuN3D2e4eWDcJY m9AcLQ2YzU6cj1bdkaKDz44KiAsrXfRbz1Wak**MiOD*LSes90 ZThgSQSJGYwv*nG8tJWvbbO!m0lrG/piranha6.jpg?dc=4675508855844545009

Flávio Cadore
03/03/2005, 23:14
Pô jovicassia, que nome hein!!!!

Eu sou o cara do site http://www.baja_autocross.ubbi.com.br, agradeço pelo muito boa...mas falta de camaradagem, nem tanto....eu leveu 3 ou 4 anos detalhando o projeto porque eu não tinha dinheiro para faze-lo, nisso soma-se 11.600 linhas de projeto em autocad, aí hà um tempo atrás uns caras querim comprar, fiz um precinho...os caras não quizeram....aí um dia eu pedi 50 pilas.....e o cara não quiz.... como se diz aqui no sul "me tapei de quero-quero"...resultado não vendo mais.....50 pila não paga nem o trabalho de mandar as partes do desenho....
Eu fiz aquele site no intuito de vender algumas gaiolas, mas não deu, sai meio caro para faze-la, mas.....coloquei todas aquelas fotos para quem não quizesse comprar pelo menos tivesse uma idéia para fazer ele mesmo, tem que suar meu.....
A gaiola tem 1700 mm entre eixos, 1450 mm de largura.
Aquela gaiola Piranha é bonita mas deve ser uma m... aquela suspensão...o é que não usa pivô!!!!! é a mesma que é vendida em cd no Mercado Livre....
A minha tem 12 pivôs na traseira, suspensão com 20 regulagem de dureza, rolamento nos amortecedores ( já viram isso em alguma outra?) , e agora "fiz" dois amortecedores traseiros com regulagem de dureza a ar, para ela...
Quase trabalhei na GM por causa daquela gaiola, os boca-bertas perderam a chance....rsssss
Eu vivo ajudando pessoas, na medida do possível, só não me pessam desenhos...
Já ajudei 3 equepes de mini bajas das universidades....
Ficou longo o troço....rssss
Sexta feira vou para Caxias do Sul para ver mais uma proposta de emprego, segundo maior polo industrial do país, só perde para São Paulo...vou ter que abandonar as gaiolas, meu sonho era viver disso mas.....
Ficou mais longo ainda....
Agora vai...
Flávio...

jovicassia
04/03/2005, 12:43
Flávio, ocê não gostou do nic !!! Não faz mau, eu não ligo..... :D :D

Quanto ao projeto do gaiola:
Acho que vc. tem todo o direito de divulgar ou não o seu projeto, afinal foi vc. que gastou um monte de tempo/grana e fritou alguns neuronios pra fazer uma gaiola bem legal, muito superior à tão badada "piranha".

O que acontece em relação a esse tipo de projeto é que como foi criado por um "desconhecido" o pessoal não dá o devido valor, se vc. fosse gringo tava faturando uma nota.....

Meu trabalho é informática e estou careca (liiteralmente :D ) de resolver problemas para os outros sem cobrar nada, dai vc. pergunta, o que eu ganho com isso ?
1 - experiencia
2 - divulgação
3 - realização pessoal do meu GRANDE ego, ou seja, eu sou melhor que um bando de caras que fizeram "n" faculdades, pós graduação, doutorado, curso de culinária e sei lá mais o que, mas nunca "ralaram a bunda" pra fazer as coisas funcionarem.

Se quiser divulgar o seu conhecimento estou a disposição, tenho um provedor de hospedagem de páginas WEB e se quiser colocar um site para promover seu projetos podemos conversar.

Vc. sabia que pode criar um dominio/site flavio.cardore.nom.br ? de uma olhada no site registro.br , custa uma merreca por ano e é muito legal para colocar no curriculo.

Boa sorte

Jorge Vila
Ps. a procura de um projeto para gaiola......

Flávio Cadore
06/03/2005, 03:24
Voltei...e já estou indo de novo....fechei com os caras de Caxias, quarta feira volto para lá...vou ganhar uma merrequinha...rssss
Se alguém precisar de dobradeira de tubos, de 25 a 115 mm, para construir gaiolas ou outras coisas é só falar comigo....CNC de 5 eixos....é claro que tem que desembolsar uma quantia de 450.000,00 a 650.000,00 dependendo do modelo, é só dizer que me conhece que tem desconto..vai nessa !!!!!
E Paulo Marcelo, eu fiz aquele amortecedor de Gol presurizado que te falei outro dia, resolvi o problema de vazamento...quanto mais pressão mais macio....
Flávio...

Paulo_Marcelo
06/03/2005, 13:17
Flávio, não lembro mais o que vc falou. Como vc fez essa pressurização?

Flávio Cadore
06/03/2005, 19:52
Como vc deve saber, o amortecedor de Gol só funciona com a haste para cima.
Dá para fazer isso no original mas eu precisei diminuir o curso dele, cortei, fiz uma nova tampa e soldei. Nessa tampa eu fiz um furo que vai roscado um parafuso que prende a mangueira, mangueira que vai até um reservatório de pressão. Depois disso vc enche o amortecedor de óleo até que sobre um pouco no reservatório, daí vc lasca a pressão, eu botei 70 libras....vc controla a dureza do amortecedor aumentando ou diminuindo a pressão... pelo fato do amortecedor ter a haste de 20 mm ele quase vira uma mola pneumática, se a haste fosse mais grossa não precisaria da mola.
Um detalhe, o amortecedor do Gol ( Volkswagem) trabalha demtro de um cartucho, se vc não colocar o cartucho o amortecedor estoura no retentor....eu coloquei, ficou meio feio, feio, mas funciona bem....uma solução seria usar um de Corsa ou outros que não usam cartucho....eu usei o do Gol porque é mais fácil de achar e eu tinha dois sobrando....eu coloquei a pressão no reservatório por meio de um ventil que é usado nas suspensões dianteiras de motos...tirei da minha....
Flávio...

Paulo_Marcelo
06/03/2005, 22:39
Intendi.... e lembrei. :)

Muito bom!

jovicassia
06/03/2005, 23:04
Ola pessoal. tou aqui de novo.

Bom, para tentar ajudar andei fazendo umas "catanças" na web alguma coisa (logico que não achei nenhum projeto :shock: )

O endereço é www.webtronic.com.br/gaiolas/

Algumas considerações:

Tem aguns modelos com o motor traseiro e outros com o motor na lateral, acho que o motor na traseira deve ficar melhor, com o motor do lado deve ficar meio desequilibrado, alem disso tem o barulho na sua orelha, calor, etc.

Outra coisa é o tipo de suspensão traseira, independente ou com eixo rigido. Tem tambem umas que usam buchas ou terminais (tipo os usados na suspensão dos carros normais.)

Outros detalhes como perfil dos tubos (redondo quadrado), embreagem no pé ou na alavanca de cambio,

Minha opção pessoal seria:

- motor traseiro
- suspesão traseira independente
- terminais ao invés de buchas
- perfis quadrados
- embreagem no pé

Gostei muito deste arrano:
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image45.htm
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image88.html
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image125.html

Este é coisa linda....
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image117.html
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image163.html
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image164.html

Esta traseira com eixo rigido tem uma montagem interessante, tipo suspensão de fusca... só achei os amortecedore meio deitados demais...
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image129.html
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image128.html

Bom, deem uma olhada e façam seus comentários

[]
Jorge

PS O ANDERSON DE BRITO vai se deliciar.... :D

jovicassia
06/03/2005, 23:12
VICHE !!! :shock:

Mandei os link's errados....

não é esta...

http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image117.html

é esta.
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image162.html

Esta é coisa de "profissional"
http://www.webtronic.com.br/gaiolas/imagepages/image116.html

Flávio Cadore
07/03/2005, 01:39
Parabéns pela pesquisa Jovi

Só não façam esse tipo de chassis que é quebrador, solda quebra de novo.
Um conhecido meu teve que abandonar um chassis desse tipo.

Eixo rígido tem que ser de um material muito bom se não entorta...mas o funcionamento vai continuar uma M....

Os caras esquecem de colocar buchas nas balanças....por que será?????????
Na minha eu usei a da Titan, a mesma da balança traseira da moto....

A suspensão da última foto, pelo amor de Deus......

Flávio...

Paulo_Marcelo
07/03/2005, 18:37
Tem gente q num gosta de usar buchas nas balanças... nos carros de pista eu sei q nem precisa tanto. Em carros off-road, prefiro com as buchas.


Novidades... tou quase fechando negocio num motor de sahara 350. Deve ficar bonzim né? 1200 nele completo, tá caro? ainda vou tentar abaixar alguma coisa... :oops:

Flávio Cadore
07/03/2005, 22:35
Eu esqueci de dizer que o chassis que quebra é aquele quadrado, acho que é o da foto 9.

Paulo, vc tá maluco??? bebeu??? O motor da Sahara é um trator mas se der problema vc vai gastar 1200,00 da tampa de cilindro para cima.... as válvulas são caríssimas e são quatro, as válvulas estão dispostas radialmente por isso tem 8 balanceros e quatro deles podem gastar, o comando sai uma pequena fortuna, "puta que pariu" tem corrente de comando cara.... se for colocar um quatro tempos, pega um de XT 600 porque ouvi dizer que não dão problemas, se informe melhor, mas se der tbm tem que jogar no lixo...
Te ajudei né !!!!!
Amanha termino com o UOL e não sei quando retorno....
Eu sei duma RD 350 que agora vou atrás, se der problema, troco biela, pistão e anéis e o motor fica zero bala....e tem 57 cv....
Flávio...

Flávio Cadore
07/03/2005, 22:44
Eu falei aquilo das buchas porque acho que está ferro com ferro naquelas balanças....
Eu já vi gaiolas em que as buchas de Nylon deslisavam em cima do próprio parafuso.....
A bucha da Titam tem um tubo de ferro que quando o parafuso é apertado aperta o tubo no chassis, a bucha de fibra fica presa na balança e deslisa nesse tubo de ferro... eu ainda coloquei um retentor de cada lado para não entrar terra...capricho....
Flávio...

Paulo_Marcelo
07/03/2005, 22:52
Então Flávio, vc prefere os motores 2 tempos.... mas dizem q esses é q quebram mesmo...

ANDERSON DE BRITO
08/03/2005, 08:20
Jovi, é mais fácil te chamar assim rsrs...

Material muito bom esse que vc mandou :lol:
Atualmente meu projeto esta meio parado por falta de tempo :x , sabe como é :!: quem faz faculdade e trabalha não tem tempo pra nada :shock: :shock: , o importante é que já tenho boa parte das peças que vou utilizar em minha gaiola.
As vezes é bom dar uma parada e ver oque se esta fazendo, o trabalho sái bem melhor e você tem algumas idéias boas.
Pessoal, encontrei um carra que fábrica rodas aro 8, ele tem uma oficina na Av: Salim Farah Maluf, Tatuapé SP, não me pergunte o número por que não anotei, porém o carra é muito bom :idea: ele cobra R$35,00 cada roda de ferro :lol: pelo que tenho visto é um valor muito bom :!:

Valeu :!:

Paulo_Marcelo
08/03/2005, 19:44
Atualmente meu projeto esta meio parado por falta de tempo :x , sabe como é :!: quem faz faculdade e trabalha não tem tempo pra nada :shock: :shock: , o importante é que já tenho boa parte das peças que vou utilizar em minha gaiola.
Valeu :!:

E quem faz só facudade não tem dinheiro pra montar, hehehe.

Fala ai mais do seu projeto, do q ja foi feito e do q pretende fazer.

Flávio Cadore
08/03/2005, 20:49
O motor 2T dura um pouco menos que o 4T, isto é fato, mas te dá muito mais potência...vc vai aprender na Facu sobre os dois e vai saber escolher um....
Já num motor preparado pra correr a conversa muda...um 4T preparado gira a no máximo 10.000 rpm, mais estora...um 2T gira a 14, 15.000 rpm fácil e se não tiver peças de qualidade já viu né....o meu original gira a 8.000 rpm a 90 km/h e já tem 5 anos de uso com anéis de 11 pilas....
Eu optei por 2T e não me arrependo e vou comprar outro 2T, 2 cilindros, 57 cv..."tu tá loco"...700 pilas por uma RD 350 detonada..."tu táaaa looooco"....
Está é a minha última mensagem e ela se auto destruirá em 5 segundos,4,3,2....

Paulo_Marcelo
08/03/2005, 23:36
Flávio, o 2t quebra mais, mas as quebras são mais baratas... é isso?

ANDERSON DE BRITO
11/03/2005, 12:30
Falando um pouco de meu projeto :lol: foi o seguinte depois de descobrir a modalidade de gaiolas já fiquei louco :shock: :shock: para construir a minha ! então pensei e agora :? o projeto vou partir de onde :?:
Foi então que comecei a pesquisar na net :idea: e descobrir várias informações, dái eu escolhi um desenho de uma gaiola que gostei e mandei para um amigo meu que é engenheiro fazer o projeto.
Eu particularmente não entendo nada de At. Cad. então eu dou as idéis e ele desenha para mim.
É claro que em algum momento do projeto vái sair alguma Mer..., mais fais parte da brincadeira, é apanhando que se aprende :oops:

Paulo_Marcelo
12/03/2005, 13:25
Mas e quanto à suspensao, motor...?

ANDERSON DE BRITO
14/03/2005, 07:54
Paulo, a suspensão dianteira será feita com duas bandejas de gol de cada lado e pivó nas pontas, tanto o pivó da bandeja de cima como o pivo da bandeja de baixo serão acoplados em uma espécie de "caixa" de ferro onde é preso o cubo da roda. :P
O motor eu ainda não defini qual será a potência, porém ele ficará bem no meio dos eixos, e não deslocado para direita como é de costume se ver, vái dar um pouco mais de trabalho para transmitir as marchas com o varão mais tudo bem :roll: um hora vái :lol: :lol:

MARCELO VIEIRA RIBEIRO
27/08/2009, 00:35
Pô jovicassia, que nome hein!!!!

Eu sou o cara do site http://www.baja_autocross.ubbi.com.br (http://www.baja_autocross.ubbi.com.br), agradeço pelo muito boa...mas falta de camaradagem, nem tanto....eu leveu 3 ou 4 anos detalhando o projeto porque eu não tinha dinheiro para faze-lo, nisso soma-se 11.600 linhas de projeto em autocad, aí hà um tempo atrás uns caras querim comprar, fiz um precinho...os caras não quizeram....aí um dia eu pedi 50 pilas.....e o cara não quiz.... como se diz aqui no sul "me tapei de quero-quero"...resultado não vendo mais.....50 pila não paga nem o trabalho de mandar as partes do desenho....
Eu fiz aquele site no intuito de vender algumas gaiolas, mas não deu, sai meio caro para faze-la, mas.....coloquei todas aquelas fotos para quem não quizesse comprar pelo menos tivesse uma idéia para fazer ele mesmo, tem que suar meu.....
A gaiola tem 1700 mm entre eixos, 1450 mm de largura.
Aquela gaiola Piranha é bonita mas deve ser uma m... aquela suspensão...o é que não usa pivô!!!!! é a mesma que é vendida em cd no Mercado Livre....
A minha tem 12 pivôs na traseira, suspensão com 20 regulagem de dureza, rolamento nos amortecedores ( já viram isso em alguma outra?) , e agora "fiz" dois amortecedores traseiros com regulagem de dureza a ar, para ela...
Quase trabalhei na GM por causa daquela gaiola, os boca-bertas perderam a chance....rsssss
Eu vivo ajudando pessoas, na medida do possível, só não me pessam desenhos...
Já ajudei 3 equepes de mini bajas das universidades....
Ficou longo o troço....rssss
Sexta feira vou para Caxias do Sul para ver mais uma proposta de emprego, segundo maior polo industrial do país, só perde para São Paulo...vou ter que abandonar as gaiolas, meu sonho era viver disso mas.....
Ficou mais longo ainda....
Agora vai...
Flávio...













MEU NOME É MARCELO E ESTOU MONTANDO MINI BAJA MAS ESTOU MEIO PERDIDO GOSTARIA DE SABER SE VC ´N VENDERIA SEU PROJETO DO MINI BAJA MEU EMAIL É marcelo.ribei@hotmail.com obrigado!

cRiPpLe_rOoStEr
27/08/2009, 02:37
Flávio, o 2t quebra mais, mas as quebras são mais baratas... é isso?

http://twostrokemotocross.com/2009/06/two-strokes-strike-back/ olha isso...

ANDERSON DE BRITO
10/09/2009, 00:35
Pessoal, vejam as fotos da máquina pronta !