PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2.5 TGV by Rasch Motoren



Luizinho
25/10/2009, 01:57
Depois de algum tempo conseguimos proporcionar um desempenho compatível com o visual da Ranger. Agora o motor Maxxion 2.5 HSD Euro II ganhou a turbina TGV da 2.8 e todo o acerto de bomba e bicos feito pela Rasch Motoren (Maurício e Fábio).

A Pick-up ficou muita boa de dirigir tendo ótimas retomadas e aceleração, podendo-se andar devagar com marchas mais longas tendo uma resposta bem linear.

Foi colocado todas as peças externas da 2.8 (coletores, escape, mangueiras, intercooler, etc), a bomba injetora da 2.8 (corpo de 12mm) com came plate e LDA modificados para uma resposta mais agressiva em baixa e um pouco de excesso na máxima, bicos sob medida para esta configuração e um kit de radiador de óleo.

Aproveitando que estávamos com 156.000km, foi feita a revisão completa com troca de correias, esticadores, retentores, mangueiras, etc. Também colocamos a ventoinha elétrica original da Ranger 1998 para auxiliar na refrigeração.

A pick-up foi afinada em dinamômetro, com valores de ponto e débito que eu não sei mas o resultado obtido (comprovado no gráfico abaixo) foi de 180cv com a LDA acionada e 144cv sem a LDA. Vale ressaltar que se trata de um motor totalmente original por dentro, todo serviço foi externo e não temos nenhum receio de quebra uma vez que a temperatura não suba. O maior problema é que a embreagem (tem 15.000km) está no limite, mas como não é para fazer palhaçada por aí deve durar bastante. Provavelmente um intercooler maior seria muito bem vindo, mas vai ficar para próxima. Também era possível a injeção de metanol (talvez mais 20cv), mas o tempo e o meu caixa$$ não permitiram.

Na minha concepção o pessoal da Rasch está de PARABÉNS pelo excelente serviço concluído, atingindo resultado superior ao da expectativa inicial, mostrando grande profissionalismo e conhecimento do que faz.

Luizinho
25/10/2009, 02:00
O desempenho obtido não transforma a Ranger em um bólido, mas é mais do que o suficiente para não fazer feio no trânsito e acompanhar as Pick-ups mais novas. Ela está equipada com a relação original 4,56, porém com os pneus 265/75 R 16 que usa, o relação final fica muito próxima das 2.8 2002 que usam 4,10 com pneu 235/75 R 15, portanto tenho um alongamento total (e conseqüente erro no velocímetro de 10%).
Antes da mexida no motor estava sofrível levar este conjunto, agora a velocidade não para de crescer mesmo subindo e a velocidade máxima fica em 170 KM/h no painel sem correção. Está fácil manter velocidades acima de 120 Km/h com muita reserva de potência e ela agora arranco como se fosse equipada com os pneus originais.

O consumo nos primeiros testes foi de 9,5 km/l (eu esperava 10), mas dá para considerar normal tendo em vista a quantidade de quebra-molas do percurso. A tirada da inércia e o que gasta mais combustível na configuração feita, pois está assim para a turbina reagir rápido e não ter LAG. Em condição de uso severo com muitas subidas, 4x4, velocidade final e ultrapassagens rápidas o consumo foi de 7,7 km/l (eu esperava 8).

Com esta configuração não se passa no teste de emissões mesmo desligando o LDA (também foi instalado um botão de corte), pois antes da turbina entrar é rico em diesel para acordá-la mais cedo. Dá para andar sem fazer fumaça, esta só aparecendo se forçar uma marcha longa em baixa, arrancar forte e com o acelerador no fim de curso (necessário somente para velocidade máxima e ultrapassagens bem rápidas).

A turbina TGV tem um assobio bastante característico, sobe a pressão muito rápido especialmente entre 0,5 e 1,0 kg. A máxima obtida é de 1,3 kg com pé no fundo se mantendo normalmente em 1,1 kg. O legal é que quando se acelera ela vai um pouco mais e volta. Em freio motor facilmente atinge 0,2 kg mostrando-se bem sensível.

Estou extremamente satisfeito com o resultado, faria tudo de novo apesar de que se pensar economicamente não vale a pena. Mais vale o gosto de dirigir um veículo agradável. O maior problema é que potência vicia e então eu já fico sonhando com uma 2.8 ou 3.0 com bi-turbo.

Luizinho
25/10/2009, 02:50
Da revisão que fizemos na Ranger observamos alguns detalhes que devem servir de orientação aos colegas em vias de fazer manutenção em suas viaturas:

- várias mangueiras que tem contato com óleo já deixavam passar umidade de óleo para a parte externa, logo foi necessário substituir as mangueiras do respiro do cárter junto com a válvula PCV (anti-chama), dreno da bomba de vácuo e a de pressão da bomba da DH para a caixa de direção (a de retorno do fluído já havia sido trocada),

- as mangueiras que ligam o bloco do motor ao filtro de óleo (presentes só nas 2.5) estavam em bom estado, mas mesmo assim foram trocadas,

- as mangueiras de água que vão ao trocador de calor (base do filtro de óleo) estavam duras e ressecadas, logo foram trocadas,

- as mangueiras de alimentação da turbina e bomba de vácuo estavam perfeitas, só foram trocadas por conta da troca da turbina,

- a correia dentada já tinha sido trocada aos 80.000km por uma não original Maxxion, no entanto aos 155.000km (kilometragem da revisão) já estava se desviando e os esticadores estavam todos com ruído. Aprendizado: usar a correia original mais um pouco até 100.000 ou 120.000 km, SÓ TROCAR PELA ORIGINAL (existem dois modelos na revenda Maxxion, tem de ser a mais cara) JUNTAMENTE COM O KIT DE ESTICADORES,

- aos 150.000km trocamos a hélice e o acoplamento viscoso, é notório o melhor funcionamento, inclusive ouvindo-se com clareza a maior puxada de ar,

- é problema comum neste motor os parafusos do coletor de escape se soltarem, queimando a junta fazendo então um barulho horroroso,

- aos 140.000km o arranque e o alternador foram abertos. Estavam perfeitos, mas extremamente secos, portanto os rolamentos e buchas não iriam muito longe,

- de tanto trocar óleo, o bujão do cárter já estava meio deformado, portanto vale a pena trocá-lo junto com a arruela, pois é barato,

- o retentor dianteiro do virabrequim já dava sinais de vazamento (tem um O-ring para trocar junto),

- já que uso os batentes de suspensão dianteira das 2005 (recomendo a todos usarem), depois de 50.000km resolvi trocá-los, pois já estavam bem deformados,

- cuidado quando for colocar este motor no ponto, pois a coisa é bem sutil.



Depois de colocar os pneus BF AT aos 150.000km e já ter rodado 6.000km, esta foi a primeira oportunidade que tive de acelerar a Pick-up como gosto. Eu já sabia que haveria uma perda de rendimento em relação aos Michelin LTX AT, mas resolvi abrir não em prol do fantástico visual dos BF. Não poderia ter feito escolha pior. Os pneus são simplesmente PÉSSIMOS. Na comparação com os Michelin, os BF são muito duros, escorregam demais e não freiam nada. A Pick-up nunca saiu de frente e agora sai, tentei compensar o conforto na calibragem e na regulagem dos amortecedores (Rancho 9000 XL) e nada. Nem na terra ou lama eles têm mais tração. Perdi todo o ganho dinâmico que sempre prezei. Assim que tiver oportunidade$$ voltarei para os Michelin.
Só considero essas duas marcas, pois tem preço compatível com a durabilidade.

Fora esta característica péssima do pneu, não tive que fazer nenhuma correção após instalar o BL (para encorajar os colegas que querem colocar e ficam com medo das conseqüências).

Depois de alterar o motor da Ranger, vejo que a melhor relação custo benefício para quem quer melhorar a 2.5 , é a instalação dos bicos gordos da Rasch em conjunto com o intercooler da 2.8, claro que considerando a BI em perfeito estado e as válvulas reguladas.

Pequeno jr
25/10/2009, 11:55
Tenho até medo de perguntar qto vc gastou nisso.

Parabéns Luizinho.

Marcelo R. A. da Cunha
25/10/2009, 12:21
sua ranger é uma prata cabine dupla?
subiu a estrada de itaipú ontem na parte da manhã?

LoucoPoeta
25/10/2009, 16:32
Quanto ficou a "brincadeira"? Pois gostaria de comprar um F-1000, com 2,5, e modificar o motor, para ter um carro mais potente.

Obrigado, desculpe a pergunta.

laserman
25/10/2009, 17:34
Meu Caro,
Já que quer pôr um 3.0.
Quanto vc quer neste motor completo ?

Grato,


Da revisão que fizemos na Ranger observamos alguns detalhes que devem servir de orientação aos colegas em vias de fazer manutenção em suas viaturas:

- várias mangueiras que tem contato com óleo já deixavam passar umidade de óleo para a parte externa, logo foi necessário substituir as mangueiras do respiro do cárter junto com a válvula PCV (anti-chama), dreno da bomba de vácuo e a de pressão da bomba da DH para a caixa de direção (a de retorno do fluído já havia sido trocada),

- as mangueiras que ligam o bloco do motor ao filtro de óleo (presentes só nas 2.5) estavam em bom estado, mas mesmo assim foram trocadas,

- as mangueiras de água que vão ao trocador de calor (base do filtro de óleo) estavam duras e ressecadas, logo foram trocadas,

- as mangueiras de alimentação da turbina e bomba de vácuo estavam perfeitas, só foram trocadas por conta da troca da turbina,

- a correia dentada já tinha sido trocada aos 80.000km por uma não original Maxxion, no entanto aos 155.000km (kilometragem da revisão) já estava se desviando e os esticadores estavam todos com ruído. Aprendizado: usar a correia original mais um pouco até 100.000 ou 120.000 km, SÓ TROCAR PELA ORIGINAL (existem dois modelos na revenda Maxxion, tem de ser a mais cara) JUNTAMENTE COM O KIT DE ESTICADORES,

- aos 150.000km trocamos a hélice e o acoplamento viscoso, é notório o melhor funcionamento, inclusive ouvindo-se com clareza a maior puxada de ar,

- é problema comum neste motor os parafusos do coletor de escape se soltarem, queimando a junta fazendo então um barulho horroroso,

- aos 140.000km o arranque e o alternador foram abertos. Estavam perfeitos, mas extremamente secos, portanto os rolamentos e buchas não iriam muito longe,

- de tanto trocar óleo, o bujão do cárter já estava meio deformado, portanto vale a pena trocá-lo junto com a arruela, pois é barato,

- o retentor dianteiro do virabrequim já dava sinais de vazamento (tem um O-ring para trocar junto),

- já que uso os batentes de suspensão dianteira das 2005 (recomendo a todos usarem), depois de 50.000km resolvi trocá-los, pois já estavam bem deformados,

- cuidado quando for colocar este motor no ponto, pois a coisa é bem sutil.



Depois de colocar os pneus BF AT aos 150.000km e já ter rodado 6.000km, esta foi a primeira oportunidade que tive de acelerar a Pick-up como gosto. Eu já sabia que haveria uma perda de rendimento em relação aos Michelin LTX AT, mas resolvi abrir não em prol do fantástico visual dos BF. Não poderia ter feito escolha pior. Os pneus são simplesmente PÉSSIMOS. Na comparação com os Michelin, os BF são muito duros, escorregam demais e não freiam nada. A Pick-up nunca saiu de frente e agora sai, tentei compensar o conforto na calibragem e na regulagem dos amortecedores (Rancho 9000 XL) e nada. Nem na terra ou lama eles têm mais tração. Perdi todo o ganho dinâmico que sempre prezei. Assim que tiver oportunidade$$ voltarei para os Michelin.
Só considero essas duas marcas, pois tem preço compatível com a durabilidade.

Fora esta característica péssima do pneu, não tive que fazer nenhuma correção após instalar o BL (para encorajar os colegas que querem colocar e ficam com medo das conseqüências).

Depois de alterar o motor da Ranger, vejo que a melhor relação custo benefício para quem quer melhorar a 2.5 , é a instalação dos bicos gordos da Rasch em conjunto com o intercooler da 2.8, claro que considerando a BI em perfeito estado e as válvulas reguladas.

Luizinho
25/10/2009, 18:32
Pequeno jr,

Nem eu quero saber exatamente quanto gastei, só foi possível pois vinha comprando as peças aos poucos. A turbina custou R$ 2.500,00 (comprada do v8 básico, Victor, que anuncia no Forum, e tudo correu exatamente como combinado). Qualquer prazer custa muito caro.

Marcelo,

A Ranger mora em Mendes e raramente está em Niterói, até porque não uso carro na dia-a-dia e quando preciso uso a Fit da patroa. Apesar de ser uma cabine dupla prata não foi minha Pick-up que você foi em Itaipú.

Laserman,

Eu até tentei comprar um motor assim como o Walter fez, mas não obtive sucesso. De qualquer jeito teria função para este e agora esta Ranger para mim chegou no ápice.

Marcelo R. A. da Cunha
25/10/2009, 18:40
Pequeno jr,


Marcelo,

A Ranger mora em Mendes e raramente está em Niterói, até porque não uso carro na dia-a-dia e quando preciso uso a Fit da patroa. Apesar de ser uma cabine dupla prata não foi minha Pick-up que você foi em Itaipú.



Ok, vi uma ontem subindo a estrada de itaipú a 200 por hora :mrgreen:, fiquei surpreso, certamente a que eu vi tinha alguma coisa "diferente" no motor.

Um abraço

Marcelo

Anthoniusnikos
25/10/2009, 19:04
Valeu Luizinho...!!! :palmas:
Ficou massa esse TGV da 2.8 na 2.5. Já arquivei, e quando puder vou usar a fórmula do implante.
Mas para onde mandou a mangueira da válvula PCV(anti-chama ou respiro) ?
Também, colocar uma foto do filtro de óleo instalado. Poderia dizer que é um resfriador adicional ao original. As mangueiras partem do resfriador original de óleo (na base do filtro) ?
Abs
Anthon

adams
25/10/2009, 20:54
Prezado Luizinho

Estas doses anuais de endorfina, serotonia mais (é claro) a adrenalina.
Tem feio bem a esta ranger. Gosto de pensar na cara do comprador deste bolido, tão bem cuidado, se um dia voce for vender.
No ano passado forma os Bfs, as rodas e o BL.
Este ano uma TGV completa com direito ate a bomba injetora...
È aquele lance muda a nossa idade, mas continuamos comprando e melhorando os brinquedos.
Grande abraço

Joaomsl
26/10/2009, 00:05
Luizinho,

eu coloquei os mesmos pneus que vc...mas diferente de vc gostei muito do resultado...viajo numa estrada cheia de curvas e faço bem a 140 km...realmente ele limita muito o desempenho, mas fora isso o pneu é muito bom...se bem q nunca usei outro...kkk...pode ser que eu esteja errado..

com 180 cvs realmente deve tá gostosa de dirigir...parabéns

valeu

Luizinho
26/10/2009, 09:14
Muito obrigado a Todos.

Anthoniusnikos,

A válvula PCV e suas mangueiras ficam em posição original. Só comentei sobre ela,pois juntamente com a junta da tampa de tuchos são os maiores responsáveis pela babação de óleo no motor.

O filtro de óleo continua original, o que foi instalado foi o radiador de óleo (conforme foto), pegando a tomada da mangueira que sai do bloco, passa pelo radiador e volta para o filtro.


Sandro,

Essa Ranger está ganhando presentes demais. Acho que esse foi o último. Agora o gosto por esses brinquedos não acaba.


Joaomsl,

Com 180 cv ficou bem interessante de tocar. Sendo sua Pick-up 2.8, só os bicos da Rasch já vão transformá-la.
Você está falando isso dos pneus porque não usou outros. A preda dinâmica no meu caso foi muito grande.

netão
26/10/2009, 10:23
Teria algum turbo TGV para eu instalar na Savana sem diminuir muito a vida do motor???

leobnaval
26/10/2009, 11:48
netão a própria L200 sport HPE tem o TGV agora se da certo eu não sei, mas parece que serve sim.
Poderia tambem melhorar o desempemho com redimensionamento de intercooler, regulagem de pressão da turbina, bicos e BI redimensionadas e pelo jeito que é esse motor um grande acerto na parte de arrefecimento dele será necessário.

Abraços, Leo

Pequeno jr
26/10/2009, 18:40
Depois de alterar o motor da Ranger, vejo que a melhor relação custo benefício para quem quer melhorar a 2.5 , é a instalação dos bicos gordos da Rasch em conjunto com o intercooler da 2.8, claro que considerando a BI em perfeito estado e as válvulas reguladas.

Estou aqui pensando em fazer isso, mas primeiro irei dar um banho de tinta na Ranger. A bixinha está muito judiada neste quesito.

Motor = 100%

Suspensão = 100%

Falta pintura e um trato no interior. Coisa de 1 mês resolvo este lado.

Dai ... dependendo qto $$$$ tiver ... vou seguindo as dicas

Luizinho
27/10/2009, 10:43
Quanto a L-200 não sei qual o melhor up-grade, acredito que seja o uso de um conjunto semelhante ao da HPE tomando as devidas precauções contra o superaquecimento.
Conversando com o Maurício, ele comentou comigo que já instalou em algumas L-200 a BI do MWM 2.8 com excelentes resultados de desempenho e consumo, dispensando inclusive as velas de aquecimento para pegar.

A evolução da Ranger foi:

1- instalação do manômetro da turbina para monitorar o funcionamento,

2- encurtar a haste da WG em 9 voltas (cada 3 voltas sobe mais ou menos 0,1 kg) atingindo 1,5kg. Isso amarrava em alta, portanto deixamos só com 3 voltas para a turbina reagir mais rápido e não atrapalhar em alta,

3- foram colocados os bicos “gordos” da Rasch. Só precisou regular a marcha-lenta. A Pick-up ficou excelente, mas como a BI estava um pouco gasta, as vezes não pegava de primeira,

4- a BI foi trocada por uma da 2.8 (corpo de 12mm, a original do Euro II é de 11mm) com a haste da LDA maior e instalada com 1,50 de ponto. O desempenho na faixa de atuação da turbina aumentou, mas perdeu força em baixa dificultando arrancadas em subidas. A dirigibilidade ficou bem pior, o consumo e a fumaça aumentaram,

5- instalamos o intercooler da 2.8. A resposta em baixa melhorou bem, a confiabilidade aumentou e de bônus o consumo melhorou,

6- atrasamos o ponto para 1,35. A idéia era melhorar em baixa as arrancadas e andar em velocidades baixas com marchas altas com resposta imediata. Não ganhamos o que queria,os e o consumo e a fumaça aumentaram consideravelmente,

7- até aqui estávamos usando pneus 31’, então colocamos o BL de 1’ e os pneus 265/75 R 16 (32’). O resultado foi desastroso. A Pick-up mal arrancava, não mantinha as velocidades cruzeiro (só com muita aceleração), não subia e as retomadas estavam tétricas. Talvez esses sintomas tenham sido amplificados pelo fato do coletor de escape estar afrouxando não permitindo o perfeito funcionamento (não tenho certeza),

8- estágio atual. TGV, BI, Bicos, Intercooler, Rad. Óleo, Acerto. Ficou muito bacana conforme descrito no início do tópico.

Dessas experiências é que concluo que a melhor relação custo-benefício são os bicos Rasch em conjunto com o intercooler da 2.8 (tem de trocar a coifa do radiador pela da 2.8 também) graças a facilidade de instalação e a certeza e significância do resultado obtido.

Algumas coisas que aprendi:

Não basta ter mais pressão da turbina para ter mais desempenho. A turbina tem que empurrar um volume de ar maior, para tal é necessário o uso de uma maior, como no meu caso subiu de uma GT-20 para uma GT-22, só que variável, para encher mais rápido, mas mesmo assim a BI foi preparada para que antes da turbina entrar tenha um certo excesso de diesel para acordá-la mais rápido.

Essas Pick-ups são bem pobres na mistura, portanto pode-se abrir um pouco a BI e ter grande aumento de desempenho.

O aumento de desempenho não está diretamente ligado ao aumento do consumo. Pelo menos em condições normais de uso.

Não adianta querer fazer esses motores (HS) render fora da faixa de atuação da turbina.
Em baixa representa muita fumaça e em alta não dá desempenho (é possível observar isto no gráfico de minha Pick-up).

É importante manter a temperatura de operação sob controle. Também esses motores são mais fortes e agüentam mais abusos do que a maioria de nós imagina, desde que, obviamente com a manutenção em dia (vide o Exemplo do Pequeno jr).

Existem várias receitas de aumento de desempenho, o que fiz foi sempre bem simples e na parte externa do motor. O pessoal da Rasch tem condições de preparar motores com diversas características e resultados de desempenho. O bolso é o limite, mas já dá para ter uma idéia de que acontece com algumas modificações.

leobnaval
27/10/2009, 11:57
Conversando com o Maurício, ele comentou comigo que já instalou em algumas L-200 a BI do MWM 2.8 com excelentes resultados de desempenho e consumo, dispensando inclusive as velas de aquecimento para pegar.



Isso me interessa muito....

IGORFROTA
27/10/2009, 15:41
Só desviando um pouquinho o assunto.
Alguém já viu TGV em MWM Sprint 2.8 ?
Nem pegeui o Troller ainda mas já estou estudando as possíveis mudanças....

Marcio Medina
24/12/2010, 14:26
Falando em BITURBO, potência e torque:

Brinquedinho de GENTE GRANDE...

http://www.youtube.com/watch?v=HGz3Ltn8LAE

Abs,

Nava
25/12/2010, 22:09
Esse dae é de enrolar cardã mesmo!

FernandoCBS
26/12/2010, 03:27
Conversei a uns ias atras com o Mauricio e ele tinha me falado que essa CRIANÇA ai era o ultimo trabalho desse ano, se não me engano falou que esse era encomenda do Uruguai, pra colocar em um trator de arrancada...

Abraços...

frio
09/02/2011, 18:18
suspendendo...

a rasch podia fazer uma tabelinha... :pensativo:


penso em fazer uma revisao da BI e depois conversar com eles... preciso de bicos e um pouco mais de fumaça na minha vida... :twisted:

Deivid/silveira
10/02/2011, 13:59
Não vou abrir outro tópico, mas aonde que consegue esse cooler ou radiador para oleo?

Deve ser uma maravilha, é parecido com o cooler do fluido da DH?


abs

frio
11/02/2011, 20:39
Não vou abrir outro tópico, mas aonde que consegue esse cooler ou radiador para oleo?

Deve ser uma maravilha, é parecido com o cooler do fluido da DH?


abs

acho que é maior e as aletas + proximas...

poderia usar radiador de oleo de alguma moto...

Edintruder
11/02/2011, 23:37
... ou do fusca. De qualquer maneira, o radiador do óleo da L200 tem um excelente tamanho, e é próprio para picapes diesel.
Encontra fácil.

Walter L. L. Casitta
11/02/2011, 23:40
A Ranger já tem radiador de óleo. Acho que não precisa de outro. De qualquer forma eu compre uma vez na Crestana.

http://www.crestana.com.br/

Deivid/silveira
12/02/2011, 14:29
Boa Walter! valeu!

Daniel lopes
11/08/2013, 18:29
Boa noite ficou 10 seu video quanto ficou o preço total da sua adptação