PDA

Ver Versão Completa : Motor mwm 2.8 na tracker a gasolina



ALMADANH
23/10/2009, 16:11
:concordo: Olá pessoal! Sou novato nos 4x4, tenho um tracker 2008 para uso urbano, sou de Novo Hamburgo/RS e tenho 48 anos. Ocorre o seguinte, tenho este veículo com a finalidade de passeio, mas não estou muito satisfeito com a autonomia do veículo e gostaria de saber a opinião dos mais experientes sobre adaptar um motor 2.8 diesel mwm na dita cuja. Vale a pena ? Saí muito caro ? Pode afetar o veículo de alguma forma ? Gostaria de salientar que tirando o consumo, o veículo tem me deixado muito satisfeito.

Um grande abraço a todos!

Elver
23/10/2009, 16:30
Qual o consumo médio do seu Tracker atualmente? Cidade/Estrada?

Alfredo Stavale
23/10/2009, 17:51
colocar um motor diesel mwm 2.8 tu deve gastar uns 15 mil reais no minimo.
pra ter um carro que provavelmente vai fazer 10/12km/L de diesel que custa R$ 1,95.

pra colocar um kit de GNV top de linha( chutando de olhos fechados do meio de campo) deve gastar 5mil reais pra ter um carro que irá fazer em torno de 9km/M³ que custa R$1,40.

:concordo:

rogeriomasih
24/10/2009, 00:07
se for pensando somente em economizar, a troca não compensa.

ALMADANH
25/10/2009, 00:36
É, estou pensando em melhorar a autonomia. Achei que como diesel eu faria em torno de 15km/l, já com gnv me disseram que não valeria a pena pois diminui a vida útil do motor. É correto, as informações procedem :shock: ?

afs
25/10/2009, 03:38
É, estou pensando em melhorar a autonomia. Achei que como diesel eu faria em torno de 15km/l, já com gnv me disseram que não valeria a pena pois diminui a vida útil do motor. É correto, as informações procedem :shock: ?


GNV não diminui a vida útil. Eu tive um Nissan Pahfinder 94, rodei 330.000 km com ele, sendo uns 80.000 com GNV. Vendi para um amigo de MG, em perfeitíssimo estado.

Os macetes são: manter o filtro de ar limpo, usar velas de boa qualidade e rodar um pouco na gasolina para os bicos não entupirem. Tem que instalar o kid de maneira a cortar a bomba de combustível quando entrar no gás, senão dá besteira. O meu Path fazia na estrada Rio-Juiz de fora, 13,5 km/m3 e o tanque era de 22m3. Ah, tem que trocar as molas trazeiras por causa do peso do cilindro.

Um amigo meu que é taxista aqui no Rio tem um Santana que já rodou 400 mil km. Fez o motor 1 vez aos 180 mil, rodando quase que exclusivamente no gás.

Se optar pelo gás, escolha um kit que tenha o gerenciador de fluxo.


Somando o GNV com a gasolina do seu tanque você vai longe. O meu Path rodava quase 1000 km. Fui do Rio a Curitiba (900 km)

RABUGENTO
25/10/2009, 08:54
Verifique também a legislação que está sempre mudando.

Há limites de potência nessas alterações.

Verifique também a diferença de peso entre o motor MWM 2.8 e o de alumínio do Tracker. Além das dimensões todas pode ser que tenha que mexer também na suspensão. Parece-me que o motor 3.0 da MWM pesa uns 200kg. Não sei o 2.8.

Será que esse custo compensará na utilização?

http://www.mwm.com.br/pages/produtos/popFicha.asp?idSerie=5

Joao Baeta
25/10/2009, 11:38
:arrow:Almadanh....
Se melhorar a autonomia....... Parte para pkp a diesel....!
Nao vale trocar o motor do Tk.... Se mudar.. tem que alterar a documentaçao...Etc...
Tem um tópico falando sobre isso...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36856&highlight=afonso+carlos&page=134 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36856&highlight=afonso+carlos&page=134)

Post-1338
:concordo:

ALMADANH
25/10/2009, 12:19
Bem, comprei o veículo para ficar no mínimo uns 6 anos. E hoje faço em média 10 km/l. Obrigado pelas dicas, já estou quase optando pelo GNV, mas vou me informar mais.

Bom domingo a todos!

Joao Baeta
25/10/2009, 14:55
Bem, comprei o veículo para ficar no mínimo uns 6 anos. E hoje faço em média 10 km/l. Obrigado pelas dicas, já estou quase optando pelo GNV, mas vou me informar mais.

Bom domingo a todos!
:arrow:Almadanh.....
O carro nao se adapta bem ao GNV.... Pois queima o Fluxo de ar (Que é MAF) em curto tempo.....
A marca Suzuki já alerta para nao colocar.... Minoriam colocam o GNV e sofrem com isso!
:concordo:

RABUGENTO
25/10/2009, 15:28
Bem, comprei o veículo para ficar no mínimo uns 6 anos. E hoje faço em média 10 km/l. Obrigado pelas dicas, já estou quase optando pelo GNV, mas vou me informar mais.

Bom domingo a todos!


Média de 10km/l está excelente para o veículo.
Dificilmente melhorará.

ALMADANH
25/10/2009, 22:40
Báh! Se não dá para colocar gnv, só me resta o diesel ou amargar a pouca autonomia.

ALMADANH
25/10/2009, 22:44
Bem galera, se o gas gnv dá problema no tracker, só me resta amargar a pouca autonomia na gasolina ou colocar o motor a diesel buscando melhora-la.

afs
25/10/2009, 22:57
:arrow:Almadanh.....
O carro nao se adapta bem ao GNV.... Pois queima o Fluxo de ar (Que é MAF) em curto tempo.....
A marca Suzuki já alerta para nao colocar.... Minoriam colocam o GNV e sofrem com isso!
:concordo:


Acho meio bizarro dizer que o uso de GNV queima o MAF. O carro pode até não rodar bem, mas queimar o MAF ?!? Não faz o menor sentido tecnicamente. O MAF é um sensor colocado ANTES do venturi que injeta o gás na admissão de ar. Se alguem colocou depois, micou brabo !

Pessoalmente eu não colocaria o GNV em um Vitara por diversos motivos, sendo o principal a perda do porta-malas. Colocar cilindro sob o veículo nem pensar ! Mas falar que danifica, isso é coisa de quem ouviu alguem dizer que ouviu que deu problema.

afs
25/10/2009, 22:59
Bem galera, se o gas gnv dá problema no tracker, só me resta amargar a pouca autonomia na gasolina ou colocar o motor a diesel buscando melhora-la.

Mudar pra diesel vai te dar dor de cabeça. Não é tão simples assim e não sai barato. Vende o bicho e compra um a Diesel ué !

wagner4wd
26/10/2009, 00:02
:concordo: Olá pessoal! Sou novato nos 4x4, tenho um tracker 2008 para uso urbano, sou de Novo Hamburgo/RS e tenho 48 anos. Ocorre o seguinte, tenho este veículo com a finalidade de passeio, mas não estou muito satisfeito com a autonomia do veículo e gostaria de saber a opinião dos mais experientes sobre adaptar um motor 2.8 diesel mwm na dita cuja. Vale a pena ? Saí muito caro ? Pode afetar o veículo de alguma forma ? Gostaria de salientar que tirando o consumo, o veículo tem me deixado muito satisfeito.

Um grande abraço a todos!

Na minha humilde opinião, só compensaria colocar MWM no Tracker se fosse aqueles modelos mais antigos a diesel original, onde o motor o pessoal não tem aprovado, ou então se perdeu o motor, fundiu etc...

Alem do mais, como fica a documentação do veículo? Vc tem um gasolina e depois coloca um motor diesel, como fica? Dá pra regularizar?

Se eu tivesse grana, procurava um Tracker a diesel sem motor e colocaria esse motor....

Olha como fica:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57151

Alfredo Stavale
26/10/2009, 14:23
você pode colocar um tanque extra também ou trocar por um maior.

MRaizer
26/10/2009, 14:56
Alfredo, vc por acaso é parente de um Stavale do Cachorro-Louco?

Alfredo Stavale
26/10/2009, 16:13
Alfredo, vc por acaso é parente de um Stavale do Cachorro-Louco?

Fernando Stavale? é meu papai...:concordo:

Joao Baeta
26/10/2009, 17:37
Fernando Stavale? é meu papai...:concordo:
:arrow:Que nênê falando......
:mrgreen:

MRaizer
26/10/2009, 20:30
Fernando Stavale? é meu papai...:concordo:

E tu já tem idade para dirigir?! Meudeus, como o tempo vôa! (E como o Niva já tem tempo comigo, cáspide!)
Eu sei que teu pai já se desfêz daquele Troller, mas... ele continua tentando arrancar pedra "pela raiz" com o jipe atual? Aliás, a Defender sobreviveu à ele???

fhilipe
27/10/2009, 00:20
Acho meio bizarro dizer que o uso de GNV queima o MAF. O carro pode até não rodar bem, mas queimar o MAF ?!? Não faz o menor sentido tecnicamente. O MAF é um sensor colocado ANTES do venturi que injeta o gás na admissão de ar. Se alguem colocou depois, micou brabo !

Pessoalmente eu não colocaria o GNV em um Vitara por diversos motivos, sendo o principal a perda do porta-malas. Colocar cilindro sob o veículo nem pensar ! Mas falar que danifica, isso é coisa de quem ouviu alguem dizer que ouviu que deu problema.

faltou pesquisa, pois o MAF na tracker/GV com GNV queima FACIL sim, não sei termos tecnicos porem tem gente que anda com GNV e diz que a tampa do filtro de ar chega a pipocar e se soltar fortemente, imagino que isso queima sim.
tanto é que um bom instalador ira colocar um simulador de MAF e desligara o MAF... aqui mesmo no forum tem info desse simulador.

afs
27/10/2009, 01:59
Instalação mal feita

ALMADANH
27/10/2009, 20:32
Caro colega, fui a um mecânico aquí de Novo Hamburgo, um cara fera, que me disse que não vale a pena a troca para gnv, pois danifica os cabeçotes por falta de lubrificação. Relatou, inclusive que tinha feito um motor de uma ranger a gas/gnv com tudo esmirrilhado.

afs
27/10/2009, 21:36
Novamente, instalação ou adaptacao mal feita.

Aqui no RJ, 90% da frota de taxis roda com GNV. Eu rodei muito com GNV. Conheço pelo menos 40 pessoas que rodam com GNV. Tem taxistas aqui, inclusive com 400 mil quilometros rodados, sem maiores problemas. Nao danifica cabeçote. Isso é lenda.

Não estou defendendo o GNV. Eu não gosto, o carro perde potência. Mas tem muita desinformação e lenda urbana.

Minha formação é em química e em engenharia. GNV não "resseca" motor.

Quando o combustivel é injetado ou aspirado ou seja lá o método usado, a temperatura de queima vai FACIL a 1500 graus. A gasolina é INSTANTANEAMENTE queimada, não lubrifica coisa alguma. Não dá tempo e mesmo que desse, as propriedades lubrificantes da gasolina são ínfimas. Idem com o GNV. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos de baixo peso molecular (C7 a C8). O GNV aqui no brasil é basicamente C1 e C2. Poder de lubrificação próximo de zero. Na prática o que entra na câmara de combustão é VAPOR de gasolina, um gás da mesma forma que o GNV. As válvulas já estão pra lá de quentes... A coisa não funciona desse jeito que falam não.

A ocorrência de resíduos é de facil explicação. Caso 1: queima incompleta do combustível , Caso 2: contaminantes de difícil queima. GNV gera muito menos resíduo se bem regulado. Metano queima MUITO mais fácil que gasolina.

Desde quando o combustivel tem contato com o lubrificante ? Só se estiver com anél com folga ou quebrado. É muito mais fácil migrar óleo para a câmara de combustão do que combustível para o cárter. Óleo na câmara causa a famosa fumaça azul... Combustível no óleo, no máximo baixa a viscosidade, mas como a quantidade geralmente é mínima, a viscosidade não muda nem 2%.

A causa do cabeçote danificado não foi pelo GNV. Foi alguma outra coisa. Óleo fora das especificações, temperatura muito alta, bomba ruim... Mas não o GNV

Aliás, isso me lembrou que um amigo meu teve justamente uma Ranger, e ele rodou muuuito com ela com o GNV, tinha 2 cilindros grandes na caçamba. Fazia o percurso Rio-Barbacena com frequencia, acho que rodou uns 3 anos no GNV fazendo isso uma vez por semana.

Faltou pesquisa? Não acho. Eu vivi a situação e convivi com muita gente na mesma situação.

Similar ao GNV é a mania de quererem desligar a EGR. Quem quiser fazer que faça... Depos não reclame que o catalizador foi pra cucuia e o turbo pirou... hehehe...

Sem querer desmerecer seu mecânico de Novo Hamburgo, mas o RJ é o estado com a maior frota GVN do Brasil. Aqui essas coisas , se acontece, são raríssimas. Por que será ?

Novamente, eu não colocaria o GNV por outras razões. Mas GNV bem instalado funciona perfeitamente e não ferra motor. Bem , pra isso não virar discussão religiosa, eu fico por aqui. =)

Boa sorte !

fhilipe
27/10/2009, 22:01
sim, instalação mal feita, mais você disse que não existe queima de MAF porem ocorre muito no GV, o problema é achar um bom lugar pra fazer o serviço, muitos nem sabem o que é simulador de MAF, (onde eu só ouvir falar aqui no forum) dai tem tão poucas GV com GNV que bate o medo de colocar esse trem no carro, faço muita viagem longa em menos de 1 mes fiz 7mil km assim que comprei o carro e GNV talvez fosse bom pela economia mais ainda me sinto inseguro.

afs
27/10/2009, 22:26
sim, instalação mal feita, mais você disse que não existe queima de MAF porem ocorre muito no GV, o problema é achar um bom lugar pra fazer o serviço, muitos nem sabem o que é simulador de MAF, (onde eu só ouvir falar aqui no forum) dai tem tão poucas GV com GNV que bate o medo de colocar esse trem no carro, faço muita viagem longa em menos de 1 mes fiz 7mil km assim que comprei o carro e GNV talvez fosse bom pela economia mais ainda me sinto inseguro.


Felipe, o que eu disse foi:
"Acho meio bizarro dizer que o uso de GNV queima o MAF. O carro pode até não rodar bem, mas queimar o MAF ?!? Não faz o menor sentido tecnicamente. O MAF é um sensor colocado ANTES do venturi que injeta o gás na admissão de ar. Se alguem colocou depois, micou brabo !"


Onde eu disse que não queima ? Eu disse que não faz sentido queimar !

wagner4wd
28/10/2009, 00:07
Felipe, o que eu disse foi:
"Acho meio bizarro dizer que o uso de GNV queima o MAF. O carro pode até não rodar bem, mas queimar o MAF ?!? Não faz o menor sentido tecnicamente. O MAF é um sensor colocado ANTES do venturi que injeta o gás na admissão de ar. Se alguem colocou depois, micou brabo !"


Onde eu disse que não queima ? Eu disse que não faz sentido queimar !

Concluindo a grosso modo:

Todo mundo foge de carro usado a gás porque ninguém tem como saber se a instalação foi bem ou mal feita?
Outra coisa, ouvi muito sobre a tal " borra " que se forma na cabeça do pistão, isso procede? Dizem, no modo popular, que se forma uma borra parecida com aquelas que se formam nas panelas dos fogões (glp )domésticos....:shock:

afs
28/10/2009, 01:12
Concluindo a grosso modo:

Todo mundo foge de carro usado a gás porque ninguém tem como saber se a instalação foi bem ou mal feita?
Outra coisa, ouvi muito sobre a tal " borra " que se forma na cabeça do pistão, isso procede? Dizem, no modo popular, que se forma uma borra parecida com aquelas que se formam nas panelas dos fogões (glp )domésticos....:shock:


Só se você usar óleo de cozinha. :mrgreen:

Resíduo de qualquer espécie é causado por combustão incompleta, ou seja, falta de oxigênio no balanço da reação

Composicao aproximada:

Metano = CH4 = 87% a 88%
Etano = C2H6 = 9%
Propano = C3H8 = 0,4%
Nitrogênio = N = 1,2%
Gás Carbônico = CO2 = 1 a 2 %

Queima de alcanos (metano, etano, propano) gera somente CO2 e H2O.
Se faltar oxigênio, sobra carbono

Nitrogênio não queima, mas reage a alta temperatura e pressão para gerar os oxidos nitrosos na presença de oxigênio em excesso (NOx). Por isso que se usa a EGR para reinjetar os gases de escape na câmara de combustão (motores Diesel, principalmente). Isso reduz a temperatura, empobrece a mistura e diminui a geração de NOx. Dê um bypass na EGR e a temperatura na câmara aumenta uma barbaridade por causa da maior quantidade de oxigenio e reduz a formação de resíduos. Só que aí vai produzir NOx que vai esculhambar o catalizador.

O CO2 não queima.

Até pode haver a formação de resíduos, mas MENOS que na gasolina e diesel, se estiver com a mistura ar-GNV correta. Isto é FATO.

A gasolina também deixa resíduos, principalmente por causa dos aditivos. Bem, não vou entrar em detalhes químicos.

Tem coisa muito pior que pode acontecer com o seu pistão. Já que citei a EGR. O aumento de 500-1500 graus na câmara pode até componentes mecânicos, criando aquele azulado lindo que em resumo significa que a liga foi pro espaço.

Combustão incompleta também gera MONOXIDO de carbono (C-O) que sob alta pressão *pode* gerar as chamadas "carbonilas metálicas" que são geralmente líquidas, densas, viscosas e extremamente corrosivas, principalmente para ferro e níquel e por ai vai.

Em suma:

Vai dar resíduo se estiver mal regulado. Regular GNV de ouvido sempre vai dar nisso.


Abraço!

wagner4wd
28/10/2009, 07:19
Só se você usar óleo de cozinha. :mrgreen:

Resíduo de qualquer espécie é causado por combustão incompleta, ou seja, falta de oxigênio no balanço da reação

Composicao aproximada:

Metano = CH4 = 87% a 88%
Etano = C2H6 = 9%
Propano = C3H8 = 0,4%
Nitrogênio = N = 1,2%
Gás Carbônico = CO2 = 1 a 2 %

Queima de alcanos (metano, etano, propano) gera somente CO2 e H2O.
Se faltar oxigênio, sobra carbono

Nitrogênio não queima, mas reage a alta temperatura e pressão para gerar os oxidos nitrosos na presença de oxigênio em excesso (NOx). Por isso que se usa a EGR para reinjetar os gases de escape na câmara de combustão (motores Diesel, principalmente). Isso reduz a temperatura, empobrece a mistura e diminui a geração de NOx. Dê um bypass na EGR e a temperatura na câmara aumenta uma barbaridade por causa da maior quantidade de oxigenio e reduz a formação de resíduos. Só que aí vai produzir NOx que vai esculhambar o catalizador.

O CO2 não queima.

Até pode haver a formação de resíduos, mas MENOS que na gasolina e diesel, se estiver com a mistura ar-GNV correta. Isto é FATO.

A gasolina também deixa resíduos, principalmente por causa dos aditivos. Bem, não vou entrar em detalhes químicos.

Tem coisa muito pior que pode acontecer com o seu pistão. Já que citei a EGR. O aumento de 500-1500 graus na câmara pode até componentes mecânicos, criando aquele azulado lindo que em resumo significa que a liga foi pro espaço.

Combustão incompleta também gera MONOXIDO de carbono (C-O) que sob alta pressão *pode* gerar as chamadas "carbonilas metálicas" que são geralmente líquidas, densas, viscosas e extremamente corrosivas, principalmente para ferro e níquel e por ai vai.

Em suma:

Vai dar resíduo se estiver mal regulado. Regular GNV de ouvido sempre vai dar nisso.


Abraço!

Isso que é explicação!!:concordo:

Tenho uma grana pra investir, vamos entrar de sociedade numa convertedora aí no Rio?? :mrgreen::mrgreen: Brincadeirinha:-D

Mas ainda resta uma dúvida...

Por que a indústria automobilística, não investiu na produção de carros a GNV ???

Custos que encareceriam o valor final do carro ??? :pipoca:

MRaizer
28/10/2009, 10:18
Isso que é explicação!!:concordo:

Tenho uma grana pra investir, vamos entrar de sociedade numa convertedora aí no Rio?? :mrgreen::mrgreen: Brincadeirinha:-D

Mas ainda resta uma dúvida...

Por que a indústria automobilística, não investiu na produção de carros a GNV ???

Custos que encareceriam o valor final do carro ??? :pipoca:
Boa pergunta... Aquí no Brasil temos apenas o Fiat e a Ranger com injeção de gás. Mas na Europa há kits vendidos como opcionais diretamente na consecionária...

afs
28/10/2009, 11:09
Boa pergunta... Aquí no Brasil temos apenas o Fiat e a Ranger com injeção de gás. Mas na Europa há kits vendidos como opcionais diretamente na consecionária...

Varias razões:

1) Custo de manter uma linha para isso.

2) Não dá muito para se confiar no governo a ponto de arriscar

3) Carro a gás para o consumidor comum ainda não é comum

4) Fora o RJ e SP, a rede de distribuicão de GNV é péssima


Moral da estória, quem quiser que ponha

RABUGENTO
28/10/2009, 12:42
Boa pergunta... Aquí no Brasil temos apenas o Fiat e a Ranger com injeção de gás. Mas na Europa há kits vendidos como opcionais diretamente na consecionária...


Os veículos a gás na Europa, são movidos a GLP, não GNV...

Empilhadeiras usadas nos portos aqui do Brasil são movidas a GLP. Muitas delas com o velho motor do Opala de 6 cilindros...

MRaizer
28/10/2009, 14:57
Os veículos a gás na Europa, são movidos a GLP, não GNV...

Empilhadeiras usadas nos portos aqui do Brasil são movidas a GLP. Muitas delas com o velho motor do Opala de 6 cilindros...

Mais ou menos, na Italia tem GNV, no Japão (que não é na Europa, rs) tem GLP. No resto, não sei, mas parece que varia de país a país havendo inclusive aqueles nos quais se permite ambos.

Motor de Opala é aquilo... eterno! :shock: kkkkkkk

RABUGENTO
28/10/2009, 15:20
Mais ou menos, na Italia tem GNV, no Japão (que não é na Europa, rs) tem GLP. No resto, não sei, mas parece que varia de país a país havendo inclusive aqueles nos quais se permite ambos.

Motor de Opala é aquilo... eterno! :shock: kkkkkkk


Alguns europeus dizem que não são malucos de andar no carro com a bomba relógio que é o tanque de GNV.:)
Não vi nenhum veículo com GNV só vi os GLP.

afs
28/10/2009, 15:29
Quantos tanques de GNV vocês viram explodir ?
Quantos botijões de GLP ?

Pensem nisso!

Fernando Assis
28/10/2009, 18:12
Alguns europeus dizem que não são malucos de andar no carro com a bomba relógio que é o tanque de GNV.:)
Não vi nenhum veículo com GNV só vi os GLP.


Uai, então o interiorzão do Brasil tá em sintonia com a Europa, pq a negada tasca GLP sem dó nas C-10 (aqui, vulga "gaiseira", G-10, etc), pampa, etc. De vez em quando vi algumas com cheirão de gás e uma bola de gelo denunciando o local do vazamento. Isso quando não é a versão "FIRE" da G-10.

afs
29/10/2009, 01:57
Aqui não se usa GLP simplesmente porque é proibido por lei. O motivo é muito simples: O GLP é subsidiado. Será que ninguém aqui sabia disso ?

Fora isso, o CUSTO BR do GNV é inferior ao do GLP.

RABUGENTO
29/10/2009, 18:19
Quantos tanques de GNV vocês viram explodir ?
Quantos botijões de GLP ?

Pensem nisso!


Pois é afs,

A segurança de um tambor de GLP é bem maior do que a de GNV.

Já contei dezenas de veículos queimados por causa de GNV principalmente no Estado do Rio de Janeiro.
Parece-me que os instaladores no Rio não são tão cuidadosos. Amigos que tenho morando no ERJ vieram para SP fazer tais instalações.

O GLP subsidiado é justamente o doméstico de 13 kg que muitos utilizam escondido em seus veículos.

MRaizer
31/10/2009, 00:08
Há também um motivo técnico, o GLP é um gás pesado, se acumularia no fundo de garagens em caso de vazamento. Irônicamente, é por este motivo que os japoneses o consideram mais seguro. Alegam que o GN, ao subir, pode intoxicar mais gente...
Isso sem nem entrar em méritos fiscais

afs
31/10/2009, 21:59
Não é só isso. Tem outros fatores técnicos que podem fazer toda a diferença entre o GNV e o GLP

1) GNV é composto basicamente de metano + etano, GLP é butano + propano, que é mais energético. Por isso, por mol, (to preguiçoso pra explicar o que é um mol) o rendimento energético do GLP é maior, e por isso a perda de potência com o GLP é de 8% contra mais de 20% com o GNV

2) O GLP é armazenado a baixa pressão, o que EM TEORIA o tornaria mais seguro, mas não é bem assim. Em caso de colisão, é muito mais fácil perfurar um recipiente para GLP do que um para GNV, que por ter que suportar pressões muito maiores, é feito em liga de aço molibdênio. Pode tacar um tiro de 45 num cilindro de GNV que não fura. Eu já vi o teste.

3) Por ser facilmente liquefeito à pressões relativamente baixas, o volume do tanque para GLP é menor e mais leve do que um de GNV para a mesma autonomia.

4) como foi dito, o GNV é mais leve do que o ar e não acumula no ambiente. O GLP acumula e isto pode ser perigosíssimo.

5) Em certos países, a disponibilidade de GNV é maior do que GLP e vice-versa.


Resumindo, não é questão de um ser melhor ou pior do que o outro. É questão de disponibilidade, custo local, etc. A segurança dos dois tipos é alta. Se por um lado o GLP pode ser armazenado em recipentes sob pressão mais baixa, ele é mais pesado que o ar, e geralmente os tanques são menos resistente.

wagner4wd
01/11/2009, 00:28
Não é só isso. Tem outros fatores técnicos que podem fazer toda a diferença entre o GNV e o GLP

1) GNV é composto basicamente de metano + etano, GLP é butano + propano, que é mais energético. Por isso, por mol, (to preguiçoso pra explicar o que é um mol) o rendimento energético do GLP é maior, e por isso a perda de potência com o GLP é de 8% contra mais de 20% com o GNV

2) O GLP é armazenado a baixa pressão, o que EM TEORIA o tornaria mais seguro, mas não é bem assim. Em caso de colisão, é muito mais fácil perfurar um recipiente para GLP do que um para GNV, que por ter que suportar pressões muito maiores, é feito em liga de aço molibdênio. Pode tacar um tiro de 45 num cilindro de GNV que não fura. Eu já vi o teste.

3) Por ser facilmente liquefeito à pressões relativamente baixas, o volume do tanque para GLP é menor e mais leve do que um de GNV para a mesma autonomia.

4) como foi dito, o GNV é mais leve do que o ar e não acumula no ambiente. O GLP acumula e isto pode ser perigosíssimo.

5) Em certos países, a disponibilidade de GNV é maior do que GLP e vice-versa.


Resumindo, não é questão de um ser melhor ou pior do que o outro. É questão de disponibilidade, custo local, etc. A segurança dos dois tipos é alta. Se por um lado o GLP pode ser armazenado em recipentes sob pressão mais baixa, ele é mais pesado que o ar, e geralmente os tanques são menos resistente.

Vc conhece o Sukys ??:mrgreen:
Sei não...acho que vc é o Sukys disfarçado com outro id....:pensativo::pensativo:

Sukys X Afs...briga boa:pipoca::pipoca:

afs
01/11/2009, 01:10
Vc conhece o Sukys ??:mrgreen:
Sei não...acho que vc é o Sukys disfarçado com outro id....:pensativo::pensativo:

Sukys X Afs...briga boa:pipoca::pipoca:


Garanto que não ! hahaha.

E eu não brigo... Só procuro ser imparcial. Eu disse isso tudo não porque defendo GNV, é porque eu tive que estudar este tipo de coisa e as vezes as pessoas falam coisas sem terem toda a informação, isto é, sabem parcialmente a estória. Longe de ser dono da verdade, mas tudo que eu disse é fato. Ser advogado do diabo é bom as vezes.

Bem, eu não sei se retorno ao fórum. Vou dar um tempo.

Felicidades a todos.

wagner4wd
01/11/2009, 01:16
Garanto que não ! hahaha.

E eu não brigo... Só procuro ser imparcial. Eu disse isso tudo não porque defendo GNV, é porque eu tive que estudar este tipo de coisa e as vezes as pessoas falam coisas sem terem toda a informação, isto é, sabem parcialmente a estória. Longe de ser dono da verdade, mas tudo que eu disse é fato. Ser advogado do diabo é bom as vezes.

Bem, eu não sei se retorno ao fórum. Vou dar um tempo.

Felicidades a todos.

Pô meu..não vai não....:(:(
Eu tava brincando...:mrgreen::mrgreen:
O sukys ( pode até pesquisar ) ele é mestre em explicações técnicas sempre ajudou muita gente não só aqui como na jipenet tb, pessoa assim como ele e VC são muito importantes aqui !!
Agora fiquei com remorso:putz::putz:

MRaizer
03/11/2009, 09:39
Sem brigas, mas que eu adoraria ver um papo de vcs... E filmar, gravar, tudo o que tem direito, claro! kkkkk

LENILTON
19/08/2013, 21:48
custo benefícios e legalização


caros amigos veja bem não tenho um tracker e nem um suzuky vitara mas estou comprando um e só quero ano 2001 que é motor mazda de 87 cavalos, pois os 2002 até 2004 são motores pegeout de 120 cavalos e que por sinal está dando dor de cabeça a vários proprietários desse carro ele dá um problema no modulo e outra peças pois o problema é crônico e só tem um cara que concerta é um tal de ( lecharlison) que parece nome de jogador de futebol que na realidade segundo o pessoal deste blog é o cara mas ele concerta tirando isso o carro é 10 outra coisa segundo pesquisas que fiz anteriormente o tracker ou grande vitara que são os mesmos a gasolina o consumo médio é 6km na cidade e 10km na estrada isso pisando leve já a diesel é 12km na cidade e 17km na estrada pisando leve, pois bem falando do motor mwm eu tenho um amigo que por sinal foi ele que me incentivou a comprar um o dele é um vitara 2001 com motor mwm, o serviço ficou 100% bom ele usa já faz uns 2 anos e o carro roda uma maravilha não afeta a estrutura pois o carro não é monobloco e sim longarina ou chassis como falam, outra coisa não adianta colocar um motor a diesel num carro que é gasolina não vai passar na inspeção do detran pois o órgão não permite transferir um motor de gasolina para diesel na realidade não é o órgão e sim o governo veja bem imagina se os carros desse porte saísse todos a diesel imagina o prejuízo que os revendedores de combustíveis iriam ter e as refinarias e o próprio governo os tracker a diesel só foi vendido 1680 unidades no brasil, mas o carro é o carro

Rubens Linhalis
19/08/2013, 23:11
bom..

Da p pegar uma tracker a deisel e colocar o mwm entao ! (caso o motor a diesel de um problema cronico)


abraços..

glsoledade
20/08/2013, 11:40
custo benefícios e legalização

z anteriormente o tracker ou grande vitara que são os mesmos a gasolina o consumo médio é 6km na cidade e 10km na estrada isso pisando leve já a diesel é 12km na cidade e 17km na estrada pisando leve, pois bem falando do motor mwm eu tenho um amigo que por sinal foi ele que me incentivou a comprar um o dele é um vitara 2001 com motor mwm, o serviço ficou 100% bom ele usa já faz uns 2 anos e o carro roda uma maravilha não afeta a estrutura pois o carro não é monobloco e sim longarina ou chassis como falam, outra coisa não adianta colocar um motor a diesel num carro que é gasolina não vai passar na inspeção do detran pois o órgão não permite transferir um motor de gasolina para diesel na realidade não é o órgão e sim o governo veja bem imagina se os carros desse porte saísse todos a diesel imagina o prejuízo que os revendedores de combustíveis iriam ter e as refinarias e o próprio governo os tracker a diesel só foi vendido 1680 unidades no brasil, mas o carro é o carro

Cara, discordo de algumas coisas que você escreveu.

O consumo do GV/TK a gasolina na cidade é bem acima de 6 km/l (faço 8 km/l e isso que o carro está mais alto e com pneu 235/70).

E é possível sim converter um TK a gasolina em diesel, visto que o TK é veículo 4x4 com reduzida.

Outra coisa: quem disse que o diesel é menos lucrativo que a gasolina para as refinarias e distribuidoras? É tão mito quanto falar que a gasolina no Brasil é cara.

Zepi
19/09/2013, 16:49
Olá, Amigos!!Tenho um tracker diesel motor mazda!!!Coloquei a venda, pois quero comprar um cherokee sport tbm a diesel para instalar o mwm sprint que tenho em casa! Aqui no fórum tinha um tópico do Afonso no qual ele instalou um mwm numa tracker e diz que ficou muito bom!!Disse que fazia 14 km/l na cidade e 17 km/l na estrada! Se não conseguir vendê-la farei isso tbm, pois o carro é bem confortável e gostoso de viajar!!!!

Rubens Linhalis
19/09/2013, 17:07
Olá, Amigos!!Tenho um tracker diesel motor mazda!!!Coloquei a venda, pois quero comprar um cherokee sport tbm a diesel para instalar o mwm sprint que tenho em casa! Aqui no fórum tinha um tópico do Afonso no qual ele instalou um mwm numa tracker e diz que ficou muito bom!!Disse que fazia 14 km/l na cidade e 17 km/l na estrada! Se não conseguir vendê-la farei isso tbm, pois o carro é bem confortável e gostoso de viajar!!!!

Vou torcer p ficar com a rtracker e colocar o mwm... o motor mazda deu algum problema?

Zepi
19/09/2013, 23:55
Vou torcer p ficar com a rtracker e colocar o mwm... o motor mazda deu algum problema?

Até hj nenhum...quando achei que tinha algo era por falta de diesel..kkkkk! è tão econômico que esqueço de abastecer... Venderia o mazda funcionando bonitinho...Só quero mais potência e torque!!!
Abraços

Rubens Linhalis
20/09/2013, 09:28
Até hj nenhum...quando achei que tinha algo era por falta de diesel..kkkkk! è tão econômico que esqueço de abastecer... Venderia o mazda funcionando bonitinho...Só quero mais potência e torque!!!
Abraços

hum... sei nao heim.. p motor que esta redondinho..sera que compensa mesmo?

As vezes é melhor ter mais calma ao inves de um motor mais potente..kkkk

Se o carro ta tao bom assim.. vende a Tracker e o motor MWM que tem guardado e compra uma X-terra. :)

Zepi
20/09/2013, 09:56
hum... sei nao heim.. p motor que esta redondinho..sera que compensa mesmo?

As vezes é melhor ter mais calma ao inves de um motor mais potente..kkkk

Se o carro ta tao bom assim.. vende a Tracker e o motor MWM que tem guardado e compra uma X-terra. :)

Olha...Xterra é outro 4x4 que gosto pelo conjunto dela!!E tbm sou fã do mwm!! Gosto do estilo da tracker, o teto solar...visual...é show! Penso em ter um carro para expedições, e fosse fazer com a trakcer teria que colocar eixo rígido na dianteira, assim perderia o abs que tbm é muito bom!!!
Quem sabe não transformo a tracker numa expedicionária!
Abraço

Rubens Linhalis
20/09/2013, 15:49
..Penso em ter um carro para expedições, e fosse fazer com a trakcer teria que colocar eixo rígido na dianteira, assim perderia o abs que tbm é muito bom!!!
Quem sabe não transformo a tracker numa expedicionária!
Abraço

Nao entendi pq do eixo rigido na dianteira p ser expedicionaria..

Zepi
21/09/2013, 09:49
Nao entendi pq do eixo rigido na dianteira p ser expedicionaria..
Há relatos de colegas q trocam as homocinéticas a cada trilha...imagino que seria melhor um rígido

Zepi
22/06/2015, 18:48
Olá, pessoas!!!
TEnho uma tracker e tenho pensado nessa adaptação!
já tenho há anos um mwm em casa zerado e o mazda é muito fraquinho e por outro lado tenho medo dos semi eixos!
existem relatos de quebras frequentes neles e C&P.
uma outra ideia seria a troca por uma bomba mecanica da besta, sportage ou l200 e assim talvez melhorar um pouco o desempenho.
não sei se vale a pena investir no mazda original
o que me dizem amigos??
vale a pena mecanizar a bomba ou teria alguma alternativa para evitar quebras com o mwm??

abraços

Zepi
11/08/2015, 17:51
Amigos, agora que acabei de fazer o cabeçote do mazda,estourou uma mangueira e o ponteiro foi no vermelho... O carro anda normal, mas acho que queimou junta...a vai diminuindo bem devagar...
Nenhuma notícia sobre a tracker com mwm???
To me coçando pra arrancar o mazda!!!!
Me preocupam o os semi eixos traseiros e C&P...


Abs

rfdex
11/08/2015, 22:06
Poe um VW 1.9 Turbo. Abraco

Zepi
13/08/2015, 00:33
Raphael, acho uma otima ideia...mas no caso eu já tenho um mwm sprint zerado em casa...
e tbm não está muito facil arrumar um 1.9...ou é facil??

abracos!!

rfdex
13/08/2015, 16:59
Facil é, basta ter o "faz-me rir" ($$$). Tenta vender o MWM ou usar noutra aplicação.

Zepi
14/08/2015, 18:10
Estou pensando seriamente em outra aplicação.... Não quero vender o mwm...

Zepi
16/08/2015, 18:16
Amigos, estou pensando em colocar a BI da sportage e conjunto rotativo do audi/golf seguindo receita do Daniel.


Abracos

Grand Vinicius
30/12/2015, 14:57
Zepi. Acabei de comprar um MWM Sprint 2.8 de S10 2005 pra colocar no GV 2001. Nem tinha visto que você tinha um "pra vender". Queria relatos de quem já fez. Vou fazer um tópico pro meu carrinho, que já merecia um mesmo antes do transplante.

kuricuthy
16/01/2016, 10:38
Vinício, montou o motor? Relata impressões, dificuldades....