Ver Versão Completa : Pivo suspensão
nearzero
23/10/2009, 12:41
Ae pessoal, ajudem por favor um tapado em mecânica mais uma vez kk
Bom aluns dias atrás estava eu viajando a uns 110 de cruzeiro reduzindo para entrar no pedágio, quando de repente a folga de dois dedos no volante virou meio volante... e logo depois o volante "bestô" kkk Quando desci do carro para ver o q era a barra pitman tinha se rompido ao meio... Quando consegui retirar percebi q ela ja estava rompida a algum tempo funcionando somente "pela beirada" (percebi o "ha algum tempo" porque parte da peca rompida ja estava oxidada...). Agora algumas perguntas para quem tiver a bondade e a paciência de responder:
1- Algo pode forçar a barra pitman no conjunto de direção??? O que poderia provocar uma quebra dessas???
2- depois de trocado a barra pitman, sinto na roda direita quando esterço o volante um barulho de "coisa mal engraxada", manjam aquele barulho que parece a professora da primeira série de tanquinha passando a unha na lousa??? (kkk). Meu pai me disse que pode ser o pivo da suspensão. oq ue vcs acham? Detalhe quando rodo com o carro ouço um barulho parecido a cada volta da roda...
3- caso seja o pivo mesmo, qual sua função? Pergunto porque em vista do barulho e do recente acontecimento com a barra pitman, deixei o carro no interior com meu pai para não pegar estrada de Cajuru a SP com receio. É possivel eu vir a SP a uns 70, por exemplo com segurança pra trocar aqui? Porque como o carro está parado lá, não sei se o pivo que está njele é o original ou o da d20, pela suspensão estar levantada...
valeu pessoal!!
abraços!
Ae pessoal, ajudem por favor um tapado em mecânica mais uma vez kk
Bom aluns dias atrás estava eu viajando a uns 110 de cruzeiro reduzindo para entrar no pedágio, quando de repente a folga de dois dedos no volante virou meio volante... e logo depois o volante "bestô" kkk Quando desci do carro para ver o q era a barra pitman tinha se rompido ao meio... Quando consegui retirar percebi q ela ja estava rompida a algum tempo funcionando somente "pela beirada" (percebi o "ha algum tempo" porque parte da peca rompida ja estava oxidada...). Agora algumas perguntas para quem tiver a bondade e a paciência de responder:
1- Algo pode forçar a barra pitman no conjunto de direção??? O que poderia provocar uma quebra dessas???
2- depois de trocado a barra pitman, sinto na roda direita quando esterço o volante um barulho de "coisa mal engraxada", manjam aquele barulho que parece a professora da primeira série de tanquinha passando a unha na lousa??? (kkk). Meu pai me disse que pode ser o pivo da suspensão. oq ue vcs acham? Detalhe quando rodo com o carro ouço um barulho parecido a cada volta da roda...
3- caso seja o pivo mesmo, qual sua função? Pergunto porque em vista do barulho e do recente acontecimento com a barra pitman, deixei o carro no interior com meu pai para não pegar estrada de Cajuru a SP com receio. É possivel eu vir a SP a uns 70, por exemplo com segurança pra trocar aqui? Porque como o carro está parado lá, não sei se o pivo que está njele é o original ou o da d20, pela suspensão estar levantada...
valeu pessoal!!
abraços!
Olá!
Há duas informações que podem significar dois problemas distintos:
sinto na roda direita quando esterço o volante um barulho de "coisa mal engraxada"
Este ruído PODE ser devido a algum pivô mal lubrificado, mas normalmente o pivô "avisa" através de um ruído de folga.
Detalhe quando rodo com o carro ouço um barulho parecido a cada volta da roda...
Este ruído não deve ter nada a ver com pivô, pode ser rolamento de roda, freio, homocinética, enfim, qualquer peça relacionada ao giro da roda, o que elimina os pivôs da lista de "suspeitos", pois eles não estão conectados às rodas.
Não recomendo viajar sem saber do que se trata. O melhor é passar por algum mecânico local de confiança, ao menos para examinar o carro e tentar descobrir do que se trata.
nearzero
23/10/2009, 14:49
poxa obrigado gil... o grande problema é que não tenho nenhum mecânico de confiança na cidade. Ouvi falar uma vez que em ribeirão preto há uma oficina que cuida dos nivas da cidade, mas pesquisei, pesquisei e nada...
alguém conhece tal oficina??? Pq o carro está muito perto, compensa eu viajar uns 50 km pra levar o carro pra alguém da ruma olhada com mais certeza que eu... rs
abs!
Edintruder
23/10/2009, 16:13
Levanta no macaco e olha!
Vai girando a roda e escuta de onde vem o ruido e avalia a folga no pivô.
Simples.
Olha pelo lado bom, se não morresses pela quebra do pitman, as chances de morreres agora são ínfimas! ahahahaha!
Barulhos são indícios que tem algo errado, porém só conferir e ver o que está ocorrendo pra ter certeza que não tem nada de grave.
poxa obrigado gil... o grande problema é que não tenho nenhum mecânico de confiança na cidade. Ouvi falar uma vez que em ribeirão preto há uma oficina que cuida dos nivas da cidade, mas pesquisei, pesquisei e nada...
alguém conhece tal oficina??? Pq o carro está muito perto, compensa eu viajar uns 50 km pra levar o carro pra alguém da ruma olhada com mais certeza que eu... rs
abs!
A Donatti 4x4 fica em Ribeirão Preto. Pelo que sei, são de confiança, poderão indicar um mecânico, eventualmente um especializado em Lada Niva. Entre em contato com eles: donatti4x4@donatti4x4.com.br ou (0XX16) 2111.8282
Olha amigo!
Se for aquela oficina Donatti, fuja, são picaretas.
Eles, vendeu um jogo de pivo vagabundo, para um camarada...
GARCIA/SP
23/10/2009, 19:58
abs!
Nearzero,
Pegando carona no que disse o Gil, em Ribeirão Preto tem a Apoio 4x4 http://www.apoio4x4.com/
Fale com o Albino (Donatti e Apoio 4x4, empresas da mesma família, se não me engano...).
Ligue lá: (16) 3969-3130
[]s:concordo:
Renato
Flugêncio
23/10/2009, 19:58
Em Ribeirão Preto tem essa tb, www.apoio4x4.com (http://www.apoio4x4.com)
Nearzero,
Pegando carona no que disse o Gil, em Ribeirão Preto tem a Apoio 4x4 http://www.apoio4x4.com/
Fale com o Albino (Donatti e Apoio 4x4, empresas da mesma família, se não me engano...).
Ligue lá: (16) 3969-3130
[]s:concordo:
Renato
Pegando carona no que escreveu o Renato :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen::
Eu não me lembrava do nome da Apoio, razão pela qual escrevi apenas sobre a Donatti. De fato, a Apoio 4x4 e a Donatti 4x4 têm ligações. O Albino é gente boa, e conhece bem os Nivas, é uma ótima opção na região.
Valeu, Renato, refrescou minha memória :concordo: !
nearzero
28/10/2009, 15:35
valeu pessoal!!! Vou verificar
nearzero
28/10/2009, 15:38
Levanta no macaco e olha!
Vai girando a roda e escuta de onde vem o ruido e avalia a folga no pivô.
Simples.
Olha pelo lado bom, se não morresses pela quebra do pitman, as chances de morreres agora são ínfimas! ahahahaha!
Barulhos são indícios que tem algo errado, porém só conferir e ver o que está ocorrendo pra ter certeza que não tem nada de grave.
huahuahau tu fala porque não conhece a história do carro, Pra tu ter uma idéia o apelido dele era christine kkk Não por causa da segurança do carro, (mesmo porque ja me tirou de várias encrencas), mas pelos fatos estranhos que ocorreram com quem ja fuçou nele kkkkk
Edintruder
30/10/2009, 10:59
Então o segredo vai ser alisar muito bem a Christine até ela se apaixonar por ti!
ahahahah!