Conectar

Ver Versão Completa : L200 Triton Flex

Páginas : 1 [2]

bittcorp
09/02/2010, 21:45
Se vcs conseguirem descontos na HIlux (descontos plausíveis), vcs serão os primeiros, pois uma tropa aqui já tentou e a Toyota não dá desconto algum, pelo contrário a Hilux fez foi aumentar o preço dela agora em Janeiro para R$ 126.000,00.

Acho que o EEustaquio é que conseguiu por R$ 123.000,00 na semana da virada do preço ... tem que ver com ele.

Sobre consumo da Flex, já imaginava que seria dai para até pior ... e a manutenção básica será a mesma coisa de uma diesel

Os preços que nós conseguimos até agora foram:
SRV AUT: R$ 118.000,00 (Caltabiano-Sampa)
SRV M/T: R$ 113.000,00 (Nippokar-Campinas)
Teve uma que foi SRV M/T que foi vendida em Poços de Caldas por R$ 110.000,00, mas meu sogro chegou tarde.
Todas 09/10. Meu sogro deve optar pela M/T da Nippokar.
Se tirar de 1 ou 2k, dá negócio.

Pequeno jr
09/02/2010, 21:50
Esse é o preço que o Jera conseguiu na dele.

bittcorp
09/02/2010, 21:51
Uma coisa que ninguém se atentou ainda....as versões V6 Flex Pajero Sport/Triton têm manutenção mais cara que as versões Diesel....palavras da própria Mit...A Pajero Flex AT, salvo engano, custa só 5 mil a menos que a AT Diesel...

Os preços das primeiras revisões da Triton Flex ou Diesel são iguais e mais caras que as da Hilux.

Exemplo:
2ª revisão (1ano ou 20mil km):
Triton: R$ 610,00
Hilux: R$ 420,00

bittcorp
09/02/2010, 21:58
E na gasolina, vc sabe?

Pois fazendo 3,7 no alcool, não está de todo ruim. Quanto será que a S10 Flex faz no algo? Pergunto isto pois acho melhor fazer 3,7 por litro de alcool andando em um V6 e com tração 4x4 ao invés de gastar 4 ou 4,5 km/l andando num motor 4cc e sem tração 4x4...

Segundo o amigo do meu sogro, a S-10 dele faz 6 km/l e 8 na estrada com vento a favor..:mrgreen:

Não fizemos testes na Triton gasolina... tem até uma 2009 por 85k

Achei 3,7 beberrão, pois andei quase o tempo todo sem exigir do motor com tração 4x2. Só engatei o 4x4 pra subir uma ladeira...

leobnaval
09/02/2010, 23:05
Pra subir ladeira de barro, lama?

bittcorp
10/02/2010, 11:33
Pra subir ladeira de barro, lama?
Uma ladeirinha de terra (sem chuva)... só pra testar mesmo.
Subiria no 4x2 sem problema.
Ainda parei no meio da ladeira pra testar a "meia-embreagem".

bittcorp
10/02/2010, 15:05
Esse é o preço que o Jera conseguiu na dele.

Negocio fechado: Hilux SRV M/T por R$ 112k na Nippokar-Campinas.
De "brinde": pelicula + tapete. Como se tapete fosse algo pra ser vendido a parte num carro desse valor...
Protetor de Caçamba+Capota Marítima: R$ 1.300,00

Na Tchoy de JDI, a Triton Flex 09/10 está por R$ 98k.

[ ]´s

Bitt

JoaoClaudio
10/02/2010, 15:18
Agora não adianta mais chorar, depois de muita divagação e pechincha, comprei a TRION flex 2010/2010 por R$96.000,00, em uma volta de R$ 55 mil no meu ecosport.

Todas as diesel que eu cotei a volta era no minimo igual a esta e as pickups já estavam com pelo menos 33 mil km e eram 2008 sem garantia.

O motor diesel é muito mais duravel (não melhor) que os ciclo otto, porém as outras partes do carro desgastam igual em ambos, sendo que sempre um carro zero é a melhor compra no quesito garantia.

Quanto aos mais velhos geralmente estarem certos concordo e por isso ao consultar o meu pai ele que deu o aval final na compra da flex que seria melhor para o meu uso tendo em vista a diferença de 15.000 pela versão diesel. (o minimo que consegui foi 111 mil, hilux por 126.000).

O carro é um avião (como meu pai diz) mas ainda não deu pra medir o consumo com alcool, mas acelerar um V6 é show embora o cambio seja menos esperto que o do GV3.

Agora poderemos ver o consumo e as reclamações sobre o carro, que postarei constantemente, sempre esperando que a maioria esteja errada
para o meu proprio bem. Estou esperando um consumo de mais ou menos 4 km/l de alcool na cidade, veremos.

O preço tabela da revisão da triton é de 400 e poucos reais, por enquanto e tem aquela velha revisão especial com 5000 km,m só pra roubar nosso dinheiro.

Ps. Cortesia = capota maritima com chave (protetor de caçamba já vem de fabrica).

AKPG
10/02/2010, 15:31
Parabéns João.
Vai colocando as informações do carro aqui para que todos possam acompanhar.
Abraço e felicidades com a pkp.

bittcorp
10/02/2010, 15:42
Agora não adianta mais chorar, depois de muita divagação e pechincha, comprei a TRION flex 2010/2010 por R$96.000,00, em uma volta de R$ 55 mil no meu ecosport.

Parabéns pela compra João!!!:palmas:
Conseguiu um bom desconto na Triton Flex, já que valor de Tabela é RS 99.990,00 e uma boa avaliação no seu usado. A MIT é melhor de negócio que a Toyota, que perda venda pra não dar desconto.:parede:

Nos atualize com o consumo e desempenho da viatura.

Alagoano
10/02/2010, 16:22

Finalmente a nova chegao ao fim !!! :palmas:

Parabéns João, que vc seja feliz com sua nova viatura e aproveite bem oq ela pode oferecer!! Ah, não esquece de nos passar uma avaliação completa da bichona, inclusive o consumo dela em cidade, estrada e off road!!

Abração e novamente parabéns!!

JoaoClaudio
11/02/2010, 12:17
Obrigado a todos pelas felicitações.

Não lembro quem postou isso aqui mas acredito que se compre o carro já sabendo dos seus defeitos não terá surpresas tão desagradáveis. Espero que seja este meu caso.

Demorei para comprar (a famosa novela) pois depois de alguns vendedores não confirmarem as proprias ofertas deles acabei pesquisando a fundo, inclusive as usadas diesel e consegui um bom negocio na Itamotors alphaville com a vendedora Ivonete que eu recomendo por que cumpriu a palavra e ainda fez coisa melhor.

Ainda não pude sair com o carro mas depois do carnaval posto os comentarios.

abs.

Pequeno jr
11/02/2010, 12:23
JOão, aproveita logo o Carnaval e coloca a viatura na estrada.

Vai logo até Salvador, curte uns dois dias de carnaval lá e volta. Assim você já amacia a bixa e já tera bons relatos !!

Parabéns

Nandico
11/02/2010, 14:11
Parabéns João, bem vindo a família Triton.
Abs.

Alagoano
11/02/2010, 15:44

Não lembro quem postou isso aqui mas acredito que se compre o carro já sabendo dos seus defeitos não terá surpresas tão desagradáveis. Espero que seja este meu caso.

abs.

João, tenta entrar em contato com o amigo LPFM do Forum e vê com ele sobre adaptar um segundo tanque na sua viatura, seu tanque original é de 90 lts né? Cara, com mais um tanque de mesma litragem vc rodará com 180 lts de alcool....

Fazendo as contas, 180 lts e sua picape fazendo 6 km/l na estrada, vc terá uma autonomia de picape Diesel e vai rodar 1000km tranquilo na estrada sem ficar com o c* na mão com esses míseros 90 lts originais...

Bom...a dica foi dada, eu no seu lugar faria isso de imediato!! Vê como fica essa questão da garantia....se vai interferir e caso não tenha problema, manda bala, pq o pessoal que faz esse trabalho (Aritc Trucks) é bem conceituado...

Ah, e se vc seguir a dica do Pequeno de passar o Carnval em Salvador, não esquece de sair no melhor bloco do mundo: C-A-M-A-L-E-Ã-O !!:dance:

Abs!!

AKPG
11/02/2010, 18:38

Demorei para comprar (a famosa novela) pois depois de alguns vendedores não confirmarem as proprias ofertas deles acabei pesquisando a fundo, inclusive as usadas diesel e consegui um bom negocio na Itamotors alphaville com a vendedora Ivonete que eu recomendo por que cumpriu a palavra e ainda fez coisa melhor.

abs.

Fui eu no caso da minha ex-L200. Se eu soubesse antes dos problemas que ela tinha, talvez minha história com ela teria sido diferente.

Parabéns pela PKP e boa sorte.

Viking
12/02/2010, 22:22
Viking...não questiono seus argumentos, eles são válidos e têm fundamento. Mas discordo no caso do clichê, os motores Diesel sempre serão atuais, principalmente pelo fato dos motores de ciclo otto serem bem deficientes no que se diz respeito à faixa de torque e até mesmo o próprio torque em relação aos motores Diesel. Não tem como comparar a eficiência de um e de outro....o Diesel ganha em quase tudo, tanto é que num futuro próximo estará substituindo os atuais motores da aviação.

Acontece que as montadoras lucram mais com as picapes gasolina/flex 4x2 por serem de enganharia menos complexa e sofrerem bem menos tributação do governo, daí empurram goela abaixo essas viaturas para o consumidor...A GM é tão expert nessa questão de Marketing que fez a S10 Diesel praticamente sumir do mapa....hj só se vê S10 Flex na rua...vc acha que se a S10 Diesel fosse mais vantajosa ela teria feito toda essa propaganda da Flex? É lógico que não....

Respeito as opiniões, mas acho a S10 Flex um veículo sem muita utilidade, beberrão, de baixíssima autonomia e de revenda desvalorizada.....resumindo, uma ilusão.

Mercado pra ela existe? Lógico...isso se comprova nas vendas....mas entre uma picape flex 4x2 e um sedan no mesmo valor e mais confortável....fico com o sedan de olhos fechados. A S10 Flex é um sedan menos confortável com caçamba, vc consegue vê-la de outra forma? Eu não...

Abs!

Cara, tbm respeito a tua opinião, até pq existe muita diferença entre os mercados regionais no brasil... quando falo em mercado, apenas quero deixar registrado q tem muita gente fazendo conta e achando q vale a pena comprar uma S10 flex... e não falo isso por ter uma, já q ela não supre a minha necessidade de utilização, mas sim por observar e conhecer muita gente q tem e usa feliz da vida... Quanto aos motores, na minha opinião tanto os diesel quanto os otto têm seus pontos fortes... não acho nenhum dos dois superior ao outro. O diesel tem mais e melhor faixa de utilização de torque, é verdade... mas em compensação oferece pouca potência. Tira o turbo de qualquer picape nova dessas e tenta andar na estrada pra ver. Vai passar medo. Motor a gasolina é muito mal visto no brasil por causa da água suja q vendem aqui como se fosse combustível... compara os motores da RAM nos EUA... O turbo diesel 6.7 tem 350 Hp e uns 90 Kgf de torque.... o Hemi 5.7 tem 383 cv e uns 55 kgf... Tudo bem, o diesel tem bem mais torque. Mas a cilindrada tbm é maior e ainda por cima é turbo. E os 55 kg do hemi são mais q o suficientes pra empurar a RAM e seja la o q for q ela estiver carregando... mais torque q isso só pra puxar aqueles trailers gigantes mesmo. Aí alguem diz: mas o diesel tem mais durabilidade! Depende cara... em uso severo urbano é capaz desse HEMI, q tbm não tem giro muito alto, durar mais... Ah, mas o diesel gasta bem menos! Como o AKPG disse, o consumo urbano da picape dele com o hemi é uns 5/6 Km/l... mais o menos a mesma coisa q as RAM diesel fazem aqui no BR andando vazias na cidade. Sei la cara, pra mim cada caso é um caso.

leobnaval
13/02/2010, 01:31
Tira o turbo de qualquer picape nova dessas e tenta andar na estrada pra ver. Vai passar medo. Motor a gasolina é muito mal visto no brasil por causa da água suja q vendem aqui como se fosse combustível... compara os motores da RAM nos EUA... O turbo diesel 6.7 tem 350 Hp e uns 90 Kgf de torque.... o Hemi 5.7 tem 383 cv e uns 55 kgf... Tudo bem, o diesel tem bem mais torque. Mas a cilindrada tbm é maior e ainda por cima é turbo.
Mas um motor diesel turbinado é mais economico que um aspirado, no ciclo otto isso é completamente diferente.

E os 55 kg do hemi são mais q o suficientes pra empurar a RAM e seja la o q for q ela estiver carregando... mais torque q isso só pra puxar aqueles trailers gigantes mesmo. Aí alguem diz: mas o diesel tem mais durabilidade! Depende cara... em uso severo urbano é capaz desse HEMI, q tbm não tem giro muito alto, durar mais...

Isso é a mesma coisa que andar de carro 1.0 se puder escolher o 1.6 afinal potência e principalmente torque nunca é demais :mrgreen:.

Ah, mas o diesel gasta bem menos! Como o AKPG disse, o consumo urbano da picape dele com o hemi é uns 5/6 Km/l... mais o menos a mesma coisa q as RAM diesel fazem aqui no BR andando vazias na cidade. Sei la cara, pra mim cada caso é um caso.
Um pequeno detalhe a Ram dele usa gasolina americana muito diferente da daqui e outra a Ram a diesel faz com o nosso maravilhoso diesel igual ou melhor este consumo e ainda oferece 83 mkgf de torque a 1600 rpm bem mais que os 55 mkgf do motor a gasolina 5.7, todas andam muito bem.

Abraços, Leo

Viking
13/02/2010, 13:35
Mas um motor diesel turbinado é mais economico que um aspirado, no ciclo otto isso é completamente diferente.

Será Leo? Eu nunca vi um motor receber turbo e ficar mais econômico, quem turbina esses motores, geralmente mwm 229 ou aqueles das toy mais antigas sempre fala q o consumo aumenta um pouco. Mas de qualquer forma, eu estava me referindo ao fato de q caso vc queira um desempenho aceitável em um motor diesel, o turbo é praticamente obrigatório... ou seja, mais uma peça cara pra dar problema.

Isso é a mesma coisa que andar de carro 1.0 se puder escolher o 1.6 afinal potência e principalmente torque nunca é demais :mrgreen:.

Realmente cara, o q abunda não prejudica, hehehe. Mas na prática é ilusão achar q vc vai tirar algum proveito de 90 Kgf de torque em uma camionete com rodado simples... e pode ter certeza q no caso das RAM diesel, esse torque monstruoso não era um objetivo a ser atingido, mas sim uma consequência da busca por maior potência, já q os americanos não têm a mesma paciência q a gente pra ficar tartarugando pelas estradas...

Um pequeno detalhe a Ram dele usa gasolina americana muito diferente da daqui e outra a Ram a diesel faz com o nosso maravilhoso diesel igual ou melhor este consumo e ainda oferece 83 mkgf de torque a 1600 rpm bem mais que os 55 mkgf do motor a gasolina 5.7, todas andam muito bem.

Sim cara, por isso citei q os motores a gasolina são mal vistos aqui no brasil, por causa do combustível de péssima qualidade... não sei quanto uma diesel faz com o combustível americano, mas não acho q passe muito dos 5/6 na cidade, coisa q as ram aqui só fazem na manha... pisando fundo numa ram aqui vc vai fazer por volta de uns 3,5 e olhe lá... acho q ao contrário da gasolina cheia de alcool, o consumo do diesel não deve ser muito diferente aqui ou nos EUA. O nosso diesel é podre por causa do teor de enxofre e de outros particulados... isso é ruim para o motor mas não interfere muito no consumo.

AKPG
13/02/2010, 22:49
Não sei ao certo o consumo da RAM Diesel aqui, mas acho que ela gasta mais do que a gasolina. Por isto é que a maioria que compra diesel é porque precisa realmente de força. Vou pesquisar o assunto.

Daniel.Shimomoto
14/02/2010, 02:30
Cara, tbm respeito a tua opinião, (...) O diesel tem mais e melhor faixa de utilização de torque, é verdade... mas em compensação oferece pouca potência. Tira o turbo de qualquer picape nova dessas e tenta andar na estrada pra ver. Vai passar medo. Motor a gasolina é muito mal visto no brasil por causa da água suja q vendem aqui como se fosse combustível... compara os motores da RAM nos EUA... O turbo diesel 6.7 tem 350 Hp e uns 90 Kgf de torque.... o Hemi 5.7 tem 383 cv e uns 55 kgf... Tudo bem, o diesel tem bem mais torque. Mas a cilindrada tbm é maior e ainda por cima é turbo. E os 55 kg do hemi são mais q o suficientes pra empurar a RAM e seja la o q for q ela estiver carregando... mais torque q isso só pra puxar aqueles trailers gigantes mesmo. Aí alguem diz: mas o diesel tem mais durabilidade! Depende cara... em uso severo urbano é capaz desse HEMI, q tbm não tem giro muito alto, durar mais... Ah, mas o diesel gasta bem menos! Como o AKPG disse, o consumo urbano da picape dele com o hemi é uns 5/6 Km/l... mais o menos a mesma coisa q as RAM diesel fazem aqui no BR andando vazias na cidade. Sei la cara, pra mim cada caso é um caso.

Viking;

Opinião é opinião, mas arguindo tecnicamente as partes em negrito;

Os diesels antigos de fato ofereciam potencia especifica semelhante ao dos primeiros Volkswagen refrigerado a ar, fato este que ao longo dos anos vem sendo compensados ao ponto de os motores diesels chegarem em potencias semelhantes aos de motores a gasolina. Isso devia-se muito ao elevado torque, que em termos praticos, significa potencia disponivel em X rpm's ter que se dar numa faixa de rotação extremamente pequena.

Um MWM 229/6 e seus 5.83L tem entregar seus 125cv em aplicações agricolas em 2400rpms enquanto no outro extremo, o 4 cilindros e 999cm3 de uma moto Suzuki GSX-R1000 rende 185cv a 12 mil rpms, ou seja, numa faixa de rotação muito mais alta que o diesel da MWM, mas numa curva de potencia muito mais acentuada que no diesel.

A turboalimentação é uma realidade que está chegando até em motores de ciclo otto. Ainda é muito cara e dispende de materiais mais robustos para que o motor aguente o tranco. Caso que não ocorre com o diesel, aliás esse é o preço que a maioria dos motores a diesel paga: Peso. Apesar disso, a potencia especifica do diesel vem aumentando dia a dia. Hoje, os mesmos 60cv/L de deslocamento da RAM JK são os mesmos 60cv/L do NGD3.0 da Ranger/Troller configurado em Euro IV e inferior, por exemplo aos 70cv/L da Frontier SEL

O consumo do diesel também é inferior ao dos seus similares a gasolina. A RAM Hemi do Alexandre faz os 6km/L nos Estados Unidos queimando a mais pura gasolina enquanto aqui no Brasil, a RAM diesel consome um arremedo de combustivel repleto de enxofre e baixo numero de Cetano. Aliás, falando em consumo, o maior contrasenso na produção de álcool combustivel é que não houve a substiuição do diesel na sua producão. Na decada de 80 a VW fez caminhoes a álcool com motor V8 do Dodge Dart, a Perkins e a Mercedes "ottolizaram" o 4.253 e o OM352 e a MWM lançou o D229 bi-combustivel que queimava álcool e diesel simultaneamente (com duas bombas injetoras). Fracasso total. Foi um fiasco tao grande que hoje é dificil achar até material para ler ou achar alguem que tenha visto isso de perto funcionando. Parece disco voador.

Com relação a durabilidade, é verdade: Hoje os diesels HSD estão aguentando pouca coisa mais que qualquer motor a gasolina bem cuidado.

Um abraço e desculpem o tamanho do texto. Empolguei.

leobnaval
15/02/2010, 16:34
Será Leo? Eu nunca vi um motor receber turbo e ficar mais econômico, quem turbina esses motores, geralmente mwm 229 ou aqueles das toy mais antigas sempre fala q o consumo aumenta um pouco. Mas de qualquer forma, eu estava me referindo ao fato de q caso vc queira um desempenho aceitável em um motor diesel, o turbo é praticamente obrigatório... ou seja, mais uma peça cara pra dar problema.

Motor ciclo diesel é completamente diferente do cilo otto no ciclo otto o turbo "empurra" mais mistura ar/comb. pra dentro da camara de combustão consumindo mais combustível e no ciclo diesel a turbina empurra apenas mais ar para a câmara de combustão (cilindro), o desempenho de um motor maçarico (motor diesel aspirado) é muito inferior a um modelo turbinado e por conta do turbo você precisa de menos rotação para atingir o mesmo torque que o modelo aspirado por isso é mais econônico na maioria das vezes acontece que ninguém quer andar parando então com o desempenho extra do turbo acaba se pisando mais que o necessário e consumindo um pouquinho a mais (com um desempenho muito melhor), já que o diesel é injetado diretamente na camara de combustão e mais tolerável quanto a relação estequiométrica.

Realmente cara, o q abunda não prejudica, hehehe. Mas na prática é ilusão achar q vc vai tirar algum proveito de 90 Kgf de torque em uma camionete com rodado simples... e pode ter certeza q no caso das RAM diesel, esse torque monstruoso não era um objetivo a ser atingido, mas sim uma consequência da busca por maior potência, já q os americanos não têm a mesma paciência q a gente pra ficar tartarugando pelas estradas...

Você acha que não precisa de 90 kgf.m de torque na realidade 83 Kgfm original da Ram (pode até ser que não precise)...:mrgreen:

Mas Alexandre posta umas fotos do que o pessoal faz com as camionetes em especial com a RAM aí no EUA pra servir de exemplo :dance::dance::dance::dance:

Abraços, Leo

AKPG
15/02/2010, 20:40
Motor ciclo diesel é completamente diferente do cilo otto no ciclo otto o turbo "empurra" mais mistura ar/comb. pra dentro da camara de combustão consumindo mais combustível e no ciclo diesel a turbina empurra apenas mais ar para a câmara de combustão (cilindro), o desempenho de um motor maçarico (motor diesel aspirado) é muito inferior a um modelo turbinado e por conta do turbo você precisa de menos rotação para atingir o mesmo torque que o modelo aspirado por isso é mais econônico na maioria das vezes acontece que ninguém quer andar parando então com o desempenho extra do turbo acaba se pisando mais que o necessário e consumindo um pouquinho a mais (com um desempenho muito melhor), já que o diesel é injetado diretamente na camara de combustão e mais tolerável quanto a relação estequiométrica.

Você acha que não precisa de 90 kgf.m de torque na realidade 83 Kgfm original da Ram (pode até ser que não precise)...:mrgreen:

Mas Alexandre posta umas fotos do que o pessoal faz com as camionetes em especial com a RAM aí no EUA pra servir de exemplo :dance::dance::dance::dance:

Abraços, Leo
Depois tiro algumas fotos e posto aqui.

JoaoClaudio
17/02/2010, 12:09
Prezados:

Não entendo de mecanica, porém na minha humilde opinião acredito que os motores ciclo otto produzem mais potencia e rodam mais (giros mais altos) e os motores diesel possuem mais torque e em baixas rotações.

Porém acredito que em motores de mesma cilindrada e os dois com sobrealimentação (turbo) o ciclo otto seria melhor em todos os aspectos com duvidas quanto ao torque (acho que seria pouco maior no diesel, mas pouco) e o diesel ganharia em durabilidade e em economia de combustível.

JoaoClaudio
17/02/2010, 13:21
Seguindo com a finalidade do topico:

No primeiro tanque de alcool (pus para teste pq a gasolina está mais vantajosa no momento) o consumo foi de ridiculos 4.5 km/l andando com o carro com 4 pessoas, cheio de malas, ar ligado o tempo todo e sempre acima de 140 km/h, além de acelerar muito para ver a qualidade das retomadas.
No segundo tanque (gasolina) nas mesmas condições, mas agora com 5 pessoas o consumo foi de 6 km/l, o terceiro tanque está com alcool está na metade, mas a autonomia parece que melhorou, posto que andei um pouco mais maneiro (mas ainda com carro cheio e ar ligado), mas ainda não calculei corretamente.

O carro anda bem, mas gasta demais (como previsto), atropelei um astra mas tive dificuldade (muita) pra passar um KA 1.6, o que consegui fazer na subida, pois na descida em velocidadades altas andava lado a lado e não passava.

O carro é muito bom, o que me incomodou um pouco no inicio foi a suspensão mole demais para uma pick up, mas depois que me acostumei ficou mto confotável, não lembro quem foi que reclamou da dureza da suspensão mas acredito que ele nunca teve uma ranger ou outras.

Tenho algumas duvidas que posto a seguir.

AKPG
17/02/2010, 13:30
Seguindo com a finalidade do topico:

No primeiro tanque de alcool (pus para teste pq a gasolina está mais vantajosa no momento) o consumo foi de ridiculos 4.5 km/l andando com o carro com 4 pessoas, cheio de malas, ar ligado o tempo todo e sempre acima de 140 km/h, além de acelerar muito para ver a qualidade das retomadas.
No segundo tanque (gasolina) nas mesmas condições, mas agora com 5 pessoas o consumo foi de 6 km/l, o terceiro tanque está com alcool está na metade, mas a autonomia parece que melhorou, posto que andei um pouco mais maneiro (mas ainda com carro cheio e ar ligado), mas ainda não calculei corretamente.

O carro anda bem, mas gasta demais (como previsto), atropelei um astra mas tive dificuldade (muita) pra passar um KA 1.6, o que consegui fazer na subida, pois na descida em velocidadades altas andava lado a lado e não passava.

O carro é muito bom, o que me incomodou um pouco no inicio foi a suspensão mole demais para uma pick up, mas depois que me acostumei ficou mto confotável, não lembro quem foi que reclamou da dureza da suspensão mas acredito que ele nunca teve uma ranger ou outras.

Tenho algumas duvidas que posto a seguir.
Hehehehehe...

Estes KA 1.6 são flórida....

Uma vez nas subidas de serra da Fernão Dias, Hilux carregada e eu sentando o pau. De repente recebo uma luz no retrovisor. Abro e passa um Kazinho destes. PQP!!!! Tomei uma bucha dele e o cara sumiu...

Walter L. L. Casitta
17/02/2010, 13:50
KA 1.6 e Courier 1.6 são um páreo duro na estrada. A Courier pesa só 980Kg e com o motor 1.6 e álcool no tanque vira um foguetinho. Não anda mais que uma Hilux ou Ranger 3.0 na reta, mas se tiver um curvinha as grandonas ficam para trás mesmo...

AKPG
17/02/2010, 15:18
(...)

Tiradas ontem. "Carretinha" puxada por uma RAM 2500. :mrgreen: :twisted:

JoaoClaudio
17/02/2010, 15:22
Algumas duvidas:

O cambio da triton é meio lerdo, mas o motor é mto bom.

Desligando-se o over drive o cambio funciona apenas com 3 marchas, tenho duvidas em quais situações usá-los, para acelerar de 0 a 100 é mais rapido com o over drive desligado (3 marchas apenas) ? e as retomadas?

Percebi que a uns 140/150 se vc apertar o botão do overdrive para desliga-lo o cambio reduz para 3ª, como se fosse o cambio do GV3, quando dá-se um toque para o lado.

Ao ligar a reduzida devo andar apenas em L? ou posso udar o 2 e o D normalmente?

Ao engatar o 4x4H numa poça de lama, depois da luz parar de piscar houve um barulho estridente como se a tração não tivesse engatado andei alguns metros e liguei e desliguei, voltou ao normal, porém no dia seguinte ao ligar o carro a luz do 4x4 piscava direto, fiquei preocupado, sai com o carro liguei o 4x4 testei em 4x2 e 4x4 (pra ver se estava funcionando) e desliguei. Após isso não houve mais o problema da luz piscando será que preciso verificar se houve algum problema com engrenagens ou afins?

AKPG
17/02/2010, 15:31
Algumas duvidas:

Desligando-se o over drive o cambio funciona apenas com 3 marchas, tenho duvidas em quais situações usá-los, para acelerar de 0 a 100 é mais rapido com o over drive desligado (3 marchas apenas) ? e as retomadas?

Percebi que a uns 140/150 se vc apertar o botão do overdrive para desliga-lo o cambio reduz para 3ª, como se fosse o cambio do GV3, quando dá-se um toque para o lado.

Ao ligar a reduzida devo andar apenas em L? ou posso udar o 2 e o D normalmente?

Ao engatar o 4x4H numa poça de lama, depois da luz parar de piscar houve um barulho estridente como se a tração não tivesse engatado andei alguns metros e liguei e desliguei, voltou ao normal, porém no dia seguinte ao ligar o carro a luz do 4x4 piscava direto, fiquei preocupado, sai com o carro liguei o 4x4 testei em 4x2 e 4x4 (pra ver se estava funcionando) e desliguei. Após isso não houve mais o problema da luz piscando será que preciso verificar se houve algum problema com engrenagens ou afins?
João,
Ao apertar o botão OD, vc automaticamente impede que a quarta marcha seja engatada. Vc vai usar isto em situações onde seja necessário força em alta velocidade. Ou seja, vc consegue "esticar" a terceira marcha de forma a continuar a ter força em ultrapassagens. Eu usava muito este recurso na minha ex-L200 AT quando estava rebocando. Ao acionar este botão, é o mesmo que vc "travar" câmbio de uma pkp AT na posição 3, como eu também fazia na Hilux quando rebocava minha carreta.

Estando com o 4x4 low acionado (reduzido), vc pode manter a alavanca em D normalmente, assim todas as marchas ponde ser usadas pelo carro. Caso seja uma situação que você precise de força ao invés de velocidade, ai vc pode colocar a alavanca em L, em 2, em D com o OD acionado ou em D sem o OD acionado. Vai depender da situação que você estiver.

Acredito que este barulho é normal se vc estivesse engatando o 4x4 reduzido. Leia a recomendação do manual sobre como deve proceder para o engate do 4x4. Normalmente a recomendação é que vc engate com o carro em movimento e com as rodas dianteiras alinhadas com as rodas traseiras, ou seja, andando em linha reta e sem nenhuma roda patinando.

Um abraço,

leobnaval
17/02/2010, 19:25
Tiradas ontem. "Carretinha" puxada por uma RAM 2500. :mrgreen: :twisted:

Que beleza de foto, o melhor de tudo é o capozinho que aparece na foto acho que era de um JK originalzinho :twisted: hehehehe

Abraço

leobnaval
17/02/2010, 19:37
João antes de seguir qualquer comentário nosso aqui do forum leia atentamente o que diz o manual.

Exatamente desligando o over-drive seu câmbio AT funciona como se tivese apenas as 3 primeiras marchas, mesmo que você pise fundo ele não passa pra 4ª.

Pelo que você disse então em 3ª no AT (ou seja com o over drive desligado) ela consegue atingir uns 140 Km/h com isso você tem mais torque força, porém perde em economia de combustível e conforto (ruido, vibração) é bom para usar em uma subida de serra ou quando o câmbio ficar alternado entre 3ª e 4ª então você desliga o over-drive.

Que eu asaiba pode usar o câmbio AT em todas posições, mas leia o manual geralmente eles limitam ao usar a reduzida até uma certa velocidade.

Eu recomendo engatar a tração 4x4 somente em solo de baixa aderência (lama, barro, areia, pedregulho, grama, etc.) e sempre que for engatar mantenha o veiculo em linha reta e caso começe a piscar a luz da tração mesmo desengatando a tração de uma ré as vazes ajuda a desengatar.

Abraços, Leo

AKPG
17/02/2010, 19:37
Que beleza de foto, o melhor de tudo é o capozinho que aparece na foto acho que era de um JK originalzinho :twisted: hehehehe

Abraço

Por enquanto... :mrgreen:

leobnaval
17/02/2010, 19:56
Vamos deixar isso pro outro tópico hehehehe

Dfpf
18/02/2010, 11:11
Algumas duvidas:

João

Apenas complementando as informações que o AKPG e o Leobnaval lhe passaram, o barulho que vc escutou ao engatar o 4x4 pode ter sido por não o fazê-lo de forma correta. O 4x4H pode ser engatado com o carro em movimento, se não me engano até 80 ou 100 km/h, mas com o volante em linha reta. Já o 4x4L (reduzida) o seu engate ou desengate tem de ser feito com o veículo parado e o cambio em N (neutro). Em ambos vc pode andar com qualquer marcha.

Quanto ao OD o utilizo também, além das retomadas quando quero esticar a 3 marcha em uma ultrapassagem, nos momentos que necessito reduzir o carro, seja em uma descida ou antes de uma curva, evitando a excessiva e inadequada utilização dos freios nestas situações.

abs

JoaoClaudio
18/02/2010, 11:23
Já havia lido o manuel (rs), mas mesmo assim fiquei com duvidas, com o od desligado a 3º vai até 170 km/h pelo que eu entendi e vi. realmente acho que seria para retomadas.

No caso da do 4x4 tb li e fiz o engate conforme a recomendação com as rodas em linha reta, mas acho que houve algum problema no engate que depois se resolveu sozinho.

Ontem liguei o 4x4 de novo para ver se estava tudo bem e para desengatar dei uma rézinha o que ajudou mto, obrigado pela dica.

Em tempo o consumo com alcool aumentou para 5.29 entre estrada (60%) e cidade (40%)

netão
18/02/2010, 15:00
Em tempo o consumo com alcool aumentou para 5.29 entre estrada (60%) e cidade (40%)
Minha F1000 tá fazendo 6.5 com o litro de diesel...
Vale lembrar que tá com o motor meio preparado!!!
Não acho que sua triton seja gastadora!!!
E é meu sonho ter uma V6!!!

Alagoano
18/02/2010, 18:43
J

Cara, se vc tivesse na minha terra estaria lascado hehehe....o litro do alcool aqui já está batendo na casa dos R$ 2,26, um absurdo para o 2º estado maior produtor de alcool...

Abs.

JoaoClaudio
19/02/2010, 15:32
Aqui o alcool ta R$1,69, nos lugares mais em conta, mas a gasolina a gente encontra em posto shell a R$2,29, muito mais vantagem.

Falei com um produtor de cana e ele me disse que eum estaestragando o alcool é o governo (lula lógico), me informou que o custo de produção do alcool é de R$0,65, eles pretendem vcender ao posto por 0,90, e o posto nos venderia por 1,30 ou 1,40 (ambos com lucros absurdos), mas o governo não dexia e obriga a passar pela petrobrás, que remete para tais e tais distribuidoras e ai o preço vai lá em cima. Para os produtores fica mais vantajoso vender açucar.

Por isso eu falo votem na Dilma que tudo vai melhorar (pra eles é claro)!

Alagoano
19/02/2010, 18:38
Aqui o alcool ta R$1,69, nos lugares mais em conta, mas a gasolina a gente encontra em posto shell a R$2,29, muito mais vantagem.

Vc fala isso baseado naqueles 70% divulgados por nossa imprensa "INESPECIALIZADA"? Se for...esquece..

Calcule o preço do seu km rodado com Alcool e Gasolina, divida o preço do litro pela quantidade de km rodados por litro, por ex: sua triton faz 3km/l de alcool na cidade e o litro custa R$ 1,69, então 1,69 dividido por 3 = 0,56, então seu custo por km rodado na cidade com alcool é de R$ 0,56, sacou?? Faça o mesmo com a gasolina e vc verá qual é mais vantagem....

Isso a nossa imprensa INESPECIALIZADA não informa....prefere passar uma informação sem fundamento nenhum....

Abs.

leobnaval
20/02/2010, 00:16
Eles pensam que brasileiro é burro (até certo ponto é verdade, principalmente preguiçoso, mas não podemos generalizar)

Esse negócio dos 70% ou fazer vezes 0.7, isso é furada o que importa mesmo é saber o desempenho e rendimento DO SEU VEICULO com ambos combustíveis e aí sim optar por um ou pelo outro.

Abraços, Leo

JoaoClaudio
22/02/2010, 11:43
Prezados:

Para conhecimento a minha está com 1500km: consumo na estrada (andando tuchado e com ac ligado) 4.5km/l alcool e com gasolina 6 km/l.
Na cidade no primeiro tanque só de alcool 3.5 km/l (muito gastona, mas dentro do meu esperado).

O carro é um avião como diz meu pai. De problemas tenho um volante um pouco desalinhado, um grilinho no banco do passageiro e um pouco de barulho nos vidros qdo entreabertos (que deve ter sido causado pela instalação do antivandalismo na concessionária).

Além disso, meu computador de bordo tem o item do consumo de combustivel e autonomia, mas não marca.

Liguei na concessionária de Uberaba no carnaval e me foi perguntado se era flex, o consultor me esclareceu que era apenas falta de comunicação da central (?) com o computador ou algo assim, que era só levar lá, mas não pude faze-lo.

Fui aqui na Itamotors e o consultor me disse que a flex não marca o consumo, como sei que esse problema foi sanado alguém sabe em qual concessionaria aqui em São Paulo eles consertam?

Realmente o melhor é fazer a conta do KM rodado, estou verificando qual o consumo real do carro com cada combustível para verificar qual o melhor.

Alagoano
22/02/2010, 15:09
Prezados:

Realmente o melhor é fazer a conta do KM rodado, estou verificando qual o consumo real do carro com cada combustível para verificar qual o melhor.

Blz João...primeiro faça as médias do valor do km rodado na cidade, pois é o mais importante, não misture os combustíveis, encha o tanque de alcool e rode até um pouco além da reserva, pois esses carros novos costumam guardar uns 10lts na reserva...

Depois tope o tanque de gasolina (aditivada de preferência) e faça a mesma coisa...não vai por média de computador de bordo não, faça o consumo na bomba...encha nas duas situações até o gargalo, só assim vc terá uma média real.

Ah, e esquece esse lance de ar condicionado....o ar só faz diferença em motores 1.0 & Cia....motor com muito torque nem sente a presença do ar funcionando, por isso o consumo é praticamente o mesmo, nem vale a pena esquentar com isso!!

Não esquece de nos passar os dados completos....tô curioso...

Abs!!

JoaoClaudio
23/02/2010, 10:34
Farei isso.

Com relação ao computador de bordo, diferente das anfirmações daqui do forum, em 2 concessionarias me foi dito que a flex não marca o consumo e no callcenter da Mit eles não Tém essa informação.

JoaoClaudio
23/02/2010, 10:36
Alguem aqui sabe se realmente é isso?

Pequeno jr
23/02/2010, 10:46
Hoje não tenho como ir, mas amanhã passo na concessionária e vejo isso.

Dfpf
24/02/2010, 10:07
Alguem aqui sabe se realmente é isso?

Se ele não der o consumo, é provavel então que ele não dê também a autonomia, pois como calcular a autonomia sem saber o consumo médio?

Deviam então mudar o nome de computador de bordo para "Relógio Digital" ou "Termômetro de Bordo"...

Gastroman
24/02/2010, 19:01
Caro João,

no site da mitsubishi, observando o comparativo das três Tritons (flex,MT-diesel e AT-diesel),é especificado que a Flex não tem a medição de consumo médio e autonomia de combustível no computador de bordo;acredito que seja proposital em vista do consumo elevado..

Daniel.Shimomoto
24/02/2010, 22:34
Eles pensam que brasileiro é burro (até certo ponto é verdade, principalmente preguiçoso, mas não podemos generalizar)

Esse negócio dos 70% ou fazer vezes 0.7, isso é furada o que importa mesmo é saber o desempenho e rendimento DO SEU VEICULO com ambos combustíveis e aí sim optar por um ou pelo outro.

Abraços, Leo

X2!!!

Depende de veiculo para veiculo.

O unico flex que tive foi uma Saveiro 1.6 da primeira fornada da VW e essa conta do 70% só funcionava na estrada e sem ar condicionado. Na cidade, dependendo do tráfego e uso do AC era em torno de 55% ou trajeto misto era pouco mais de 60%.

Porcentualmente pequeno mas pra quem anda bastante, significativo.

Abs!!!

PS: Agora uma coisa é relevante. Os 70% é significativo do ponto de vista economico, o usineiro sabe disso, a mentalidade está "incutida" e difundida pela midia para a população média em geral e o Alcool não sustenta muito (aqui no estado de São Paulo) preços proximos ou superiores a R$1,70 em contraponto a gasolina a R$2,40. No meu uso e veiculo (Ranger), o diesel ganha em disparada.

PS2: Outra coisa relevante: Faz tempo que um fabricante não lança um caminhão a álcool...Por que será?:twisted::twisted::twisted:

leobnaval
24/02/2010, 23:58
Por que não compensa, caminhão a diesel é o ideal, desde a concepção do motor diesel até o consumo, ou seja tudo favorece os caminhões serem diesel...e por que não nossos light trucks não serem??? hehehehe

Alagoano
25/02/2010, 13:06
Por que não compensa, caminhão a diesel é o ideal, desde a concepção do motor diesel até o consumo, ou seja tudo favorece os caminhões serem diesel...e por que não nossos light trucks não serem??? hehehehe

X2!

Potência, torque, durabilidade, consumo.....sinceramente, não vejo hoje um caminhão/ônibus que não seja Diesel (já existe ônibus GNV, mas não vejo futuro nisso).

Já parou pra pensar no consumo que seria um caminhão carregado no alcool?? Ele teria que dividir a carga com o seu imenso tanque de conbustível....

ftr_santos
25/02/2010, 13:19
E qual é o combustível usado nos caminhões das usinas de álcool para levar a cana para moer? E o dos caminhões que transportam o álcool?

[]s.

Dfpf
25/02/2010, 13:58
Não posso falar de todas, mas a usina de alcool que conheço seus caminhões são todos à diesel

leobnaval
25/02/2010, 15:58
E qual é o combustível usado nos caminhões das usinas de álcool para levar a cana para moer?
Geralmente a diesel, mas tem alguns caminhões mais antigos a alcool.

E o dos caminhões que transportam o álcool?
Os caminhões que fazem a distribuição dos combustíveis nos postos são praticamente todos a diesel, nunca vi nenhum caminhão desses que não fosse a diesel. (alguém já viu?)

Abraços, Leo

Nicodemus
25/02/2010, 20:27
bem, eu vejo caminhões carregando cana (inclusive a minha) praticamente todos os dias de safra das usinas

e posso afirmar, nunca vi um caminhão sem ser diesel. vo dar uma conta basica:

somente o conjunto (caminhão e os 2 vagões do rodo trem, pesam aprox 36 ton) e eles chegam a colocar 70 a 75ton

de cana = total de 105 a 110 ton de peso bruto total, as usinas geralmente usam caminhões de 420 cv, muitas usam

os de 480 cv da scania, média de consumo desses caminhões não deve passar de 1 a 1,5 km/l

imagina o tamanho do motor alcool para ele ter toque suficiente para puxar 110ton ? e pior, imagine um consuno de 300 a 400 m/l de alcool?

acho que vou morrer, e nunca ver um caminhão pesado a alcool, posso ate ver caminhão elétrico, mas a alcool eu não tenho esperanças.

Abraços.

leobnaval
26/02/2010, 00:38
Uma usina aqui de piracicaba tem alguns caminhões a alcool mas coisa leve, caminhão trucado.

Abraços

Daniel.Shimomoto
26/02/2010, 00:52
Mosca branca heim Leo!

Pra falar a verdade o UNICO caminhão a álcool que vi até hoje foi um Chevrolet A60 pertencente a Eletropaulo.

dos caminhões a álcool que eu sei que existiram:

-Dodge A600 (acho que é esse o modelo). Motor V8 do Dart convertido.
-Chevrolet A60 e A70 - motor GM292
-VW 22-160 - Motor do Dart V8, aproveitado quando a VW comprou as operações da Chrysler no Brasil
-Mercedes L-2213 6x4 - OM 352 vertido para ciclo Otto e por fim, o mais interessante...
-Ford F-22000 - MWM PID229 - Era um D229 "hibrido" - duas bombas injetoras. Dava a partida no diesel e ia cortando o diesel devagar e entrando o alcool. Ele usava o diesel para a explosão inicial e depois a mistura queimava o álcool. Mas precisava dos dois para funcionar. Até hoje só li o manual do F-22000, nunca vi um mas sei que era opcional até 1988/89.

Abs!!!

Daniel.Shimomoto
26/02/2010, 00:55
(...)
imagina o tamanho do motor alcool para ele ter toque suficiente para puxar 110ton ? e pior, imagine um consuno de 300 a 400 m/l de alcool?

acho que vou morrer, e nunca ver um caminhão pesado a alcool, posso ate ver caminhão elétrico, mas a alcool eu não tenho esperanças.

Abraços.

Sei que o consumo dos trucados da época era coisa de 800m/L

Alagoano
26/02/2010, 10:21
Sei que o consumo dos trucados da época era coisa de 800m/L

Daniel...com a quantidade de carga que nossos caminhões levam hj, acho muito otimismo esses 800m/l nos dias de hoje....ficaria com a metade disso...

E falando de tempos atuais, acho que 100% da frota de caminhões é diesel, não há viabilidade pra caminhão a alcool. Até pq se houvesse hj caminhão a alcool, a imprensa INESPECIALIZADA já teria divulgado....até o Auto Esporte já teria feito uma matéria sobre isso...

Abs!

Alagoano
26/02/2010, 10:24
E aí João??? Alguma novidade sobre a viatura???

Abs!

JoaoClaudio
01/03/2010, 12:02
Acredito que além do consumo os caminhões (assim como maquinas pesadas - Trator certeza) dependem da durabilidade e força em baixa rotação dos motores diesel.

Sobre a minha viatura - Liguei na Cardinal me foi explicado que embora o carro seja gastão (não é esse o caso de não medir), para que o consumo e a autonomia fossem medidos na triton flex seria necessaria uma nova ecu (faz sentido, pois o consumo varia com cada combustível) e a Mit achou melhor não faze-lo.

Continua fazendo 3,5 no alcool, porém percebi que dependendo do posto que abastece a media aumenta um pouco (ou seja alcool adulterado).

Ainda não medi o cnsumo na cidade com gasolina, fora isso só alegria.

Meu estepe está coum um cadeado (corrente) para dificultar o furto, como relatado por diversos colegas no outro tópico.

JoaoClaudio
12/03/2010, 08:25
Senhores:

Seguem alguns novos dados da triton flex:

Consumo em cidade ainda em pifios 3.5 com alcool.

Na estrada o consumo com alcool ainda esta muito baixo com 4.5, mas ainda sem tentar economizar, ou seja sentando a bota.

Agora com 3/4 de gasolina e 1/4 de alcool o consumo em velocidade média de 130/140 km/h ficou em 7.1 km/l o que eu já considero bom pra este motor.

Com 50% alcool e 50% gasolina fez 6 km/l de média, andando bem, entre 120 e 140 km/h.

A observação vai para o fato de que a triton anda muito bem, até o momento não teve hilux, silverado (6cc turbo diesel que anda muito tb), civic, astra, entre outros. Na retomada beiro o ridiculo, na velocidade final ai compplica pra triton pois é pesasda e alta mas mm assim o velocimetro foi até o fim numa boa (não falei em velocidade hein moderadores).

Alagoano
12/03/2010, 14:53
Senhores:

Seguem alguns novos dados da triton flex:

Consumo em cidade ainda em pifios 3.5 com alcool.

Na estrada o consumo com alcool ainda esta muito baixo com 4.5, mas ainda sem tentar economizar, ou seja sentando a bota.

Agora com 3/4 de gasolina e 1/4 de alcool o consumo em velocidade média de 130/140 km/h ficou em 7.1 km/l o que eu já considero bom pra este motor.

Com 50% alcool e 50% gasolina fez 6 km/l de média, andando bem, entre 120 e 140 km/h.

A observação vai para o fato de que a triton anda muito bem, até o momento não teve hilux, silverado (6cc turbo diesel que anda muito tb), civic, astra, entre outros. Na retomada beiro o ridiculo, na velocidade final ai compplica pra triton pois é pesasda e alta mas mm assim o velocimetro foi até o fim numa boa (não falei em velocidade hein moderadores).

João, cuidado com esse lance de Civic, Astres e afins....esses carros podem fazer curvas que vc JAMAIS fará com sua Triton, nem tendo a melhor suspensão e o melhor peneu do MUNDO....então fique esperto com isso...

Outra coisa...não acho legal misturar combustíveis, acho que o motor queima de forma mais eficiente só gasolina ou só alcool...

Abs!

Alagoano
12/03/2010, 14:56
Onde se lê peneu, leisa-se pneu!!

JoaoClaudio
15/03/2010, 09:57
Fala alagoano:

Te ajudando - Onde le-se "leisa-se" leia-se, leia-se!!!!

Brincadeiras à parte - toda vez que posto alguma coisa a hora que vou ler tem um monte de coisa escrita errada, dá até raiva.

Vc está certo nessa questão das curvas, mas eu estava na Bandeirantes e lá é só reta. Postei só pra falar que para uma camionete a triton anda bem, mas nem é a pretensão do carro ser esportivo, foi só pra constar e acredito que em um descida se o cara do civic fosse até o fim eu não conseguiria passar, agora na subida ...

Quanto à mistura de combustíveis acabou sendo inevitável, mas mesmo assim o comportamento do carro não se alterou e a autonomia com alcool melhorou muito. Quase 90%. O problema é que não da pra fazer um media confiável.

Esqueci de postar anteriormente, mas paguei R$ 1,45 o alcool na estrada e hoje em São Paulo no posto que eu abasteço completei o tanque com alcool já a R$ 1,39. Embora o consumo seja mto alto o preço está melhorando.

Alagoano
15/03/2010, 12:09
Esqueci de postar anteriormente, mas paguei R$ 1,45 o alcool na estrada e hoje em São Paulo no posto que eu abasteço completei o tanque com alcool já a R$ 1,39. Embora o consumo seja mto alto o preço está melhorando.

Então levante as mãos pro céu meu amigo!! Aqui (2º maior produtor, só perdemos de vcs paulistas), o alcool tá na média de R$ 2,25 e já soube de posto cobrando R$ 2,40!!!!

Bom...como eu pego a R$ 1,99, o alcool ainda é vantagem pra mim...

Pq vc não aumenta a autonomia da sua viatura colocando mais um tanque de 90 lts heim?? Eu não pensaria duas vezes....faria isso numa Diesel, imagine numa Flex com esse consumo...

Abs!!

Dfpf
15/03/2010, 15:04
Um carro com média na cidade de 3,5 km/l, o que mais deve encomodar é ter de ir ao posto de 300 em 300 km...

Se vc rodar 1.800km por mês, terá de ir ao posto 6 vezes ao mês. Os frentistas vão te chamar pelo nome em pouco tempo.hehehe

JoaoClaudio
16/03/2010, 09:51
Acredito que este seja o maior inconveniente do alcool.

Com gasolina fazendo 7 km/l a autonomia passa de 600 km o que acho razoável. Com alcool realmente tem que se parar bastante.

leobnaval
16/03/2010, 16:19
Não acho tão incoveniente assim, pois os populares 1.0 estão bebendo que nem gente grande e possuem tanques bem pequenos pouco mais de 40L em alguns modelos, o que da autonomia inferior a esta citada pelo Dalton.

Nicodemus
16/03/2010, 22:53
Um carro com média na cidade de 3,5 km/l, o que mais deve encomodar é ter de ir ao posto de 300 em 300 km...

Se vc rodar 1.800km por mês, terá de ir ao posto 6 vezes ao mês. Os frentistas vão te chamar pelo nome em pouco tempo.hehehe

Eu nunca consegui abastecer mais que 68 litros de diesel na triton, imagina eu que rodo uns 4500 km/mes,
teria que abastecer 20 vezes por mes com alcool, como detesto ir em postos, continuo abastecendo na fazenda
com diesel a 1,74 o litro.
Abracos.

Alagoano
16/03/2010, 23:19
Não acho tão incoveniente assim, pois os populares 1.0 estão bebendo que nem gente grande e possuem tanques bem pequenos pouco mais de 40L em alguns modelos, o que da autonomia inferior a esta citada pelo Dalton.

Minha tia que o diga...o Novo Gol dela (mais problemático impossível) chega pouco depois dos 250km com um tanque que ultrapassa os 50lts...

Eu no lugar dela, jogaria esse corpo estranho sobre rodas num penhasco, pegaria a grana de seguro e compraria um CARRO....

Dfpf
17/03/2010, 10:20

Léo

Não sabia que os 1.0 estavam com uma autonomia tão baixa. Eu particularmente acho um saco ter de abastecer sempre. E acho ainda que tem um efeito psicológico ter de visitar o posto várias vezes. Parece que vc tá gastando mais do que efetivamente gasta. E pior ainda pra quem tá de 1.0 que nem o benefíco do conforto e da cavalaria de um triton a alcool(flex) o cara tem.

No meu caso, quando comprei uma à diesel, esperava uma autonomia maior. Ela tem feito 6 na cidade. Com um tanque de 75l, dá pra rodar 400 km a 450 km. Acho muito pouco. Esperava mais.

Alagoano
17/03/2010, 10:42
Léo

No meu caso, quando comprei uma à diesel, esperava uma autonomia maior. Ela tem feito 6 na cidade. Com um tanque de 75l, dá pra rodar 400 km a 450 km. Acho muito pouco. Esperava mais.

Cara...dá uma verificada na sua viatura, ela ta bebendo mais que uma Ranger 2.3 gasolina...

Na nossa Ranger 2.8 mecânica já rodei algo bem próximo de 800km, isso 100% na cidade e não moro no DF, nem vou citar o ar condicionado pq isso já foi discutido aqui e não faz diferença. Se houvesse versões recentes de picapes diesel mecânicas eu continuaria nelas...essas eletrônicas estão deixando a desejar no custo x benefício... tudo nelas é mais caro e bebem meias...

Abs!

Abs!

Dfpf
17/03/2010, 10:51
Alagoano

Só falta eu bater em alguém da Mit pra resolver este problema. Até no SAC eu já reclamei. Em uma revisão que fiz em João Pessoa eu pedi pra verificar e em outras duas idas a concessionária em BH. Toda vez escuto a mesmo coisa, mas o consumo não altera. E essa bebedeira dela começou depois que trocaram o filtro de combustível para outdoor. Já voltaram pro original e não volta o consumo anterior que era de 7km/l. Esse consumo é da bomba e não do computador de bordo.

JoaoClaudio
17/03/2010, 12:46
Conforme informações que obtive, o consumo da triton diesel não é muito melhor que este na cidade entre 6 e 7 km/l, semprer lembrando que o consumo tem muito a ver com a maneira de dirigir.

Minha ranger 2.5 não fazia 10 na estrada, e as hilux de amigos fazem em média isso na estrada (10 km/l).

Por isso não acho que 7 na estrada com s]gasolina seja ruim pra um V6. e se fizesse 5 com alcool tava bom.

O Celta da minha namorada faz 9 na cidade.

De resto só sei de carro que fazer em media 5 (civic), portanto 3.5 pra triton ta mto bom.

JoaoClaudio
22/03/2010, 09:07
Indo ao litoral norte de SP - consumo de 5.2 km/l de etanol (nome novo do alcool) em uma ida traquila e uma volta mais rapida.

Pagando R$ 1.39 por litro.

NGDaniel
22/03/2010, 09:47
Cara...dá uma verificada na sua viatura, ela ta bebendo mais que uma Ranger 2.3 gasolina...

Na nossa Ranger 2.8 mecânica já rodei algo bem próximo de 800km, isso 100% na cidade e não moro no DF, nem vou citar o ar condicionado pq isso já foi discutido aqui e não faz diferença. Se houvesse versões recentes de picapes diesel mecânicas eu continuaria nelas...essas eletrônicas estão deixando a desejar no custo x benefício... tudo nelas é mais caro e bebem meias...

Abs!

Abs!

Alagoano, desculpe discordar mas, pelo menos na minha o AC faz sim uma diferença gritante.. tanto no consumo quanto na performace... PRINCIPALMENTE dentro da cidade...

Qndo comprei estranhei pacas, pq estava acostumado com 1.0 no ar e achava que um diesel 3.0 não sentiria diferença nenhuma... ledo engano..

Marcelo-HPE
22/03/2010, 10:59
Na minha tb não sinto o ar condicionado afetar o desempenho . tanto no aslfato na cidade ou subindo um morrão eu piso e a picape vai na hora .
na minha tocada que é de 100km/h a 110km/h consigo fazer 10,2 km/l a 120 cai para 8,7 kmm/l com ar ligado .
abaixo de 70 km/h o carro sem ar é mais econômico agora acima , o carro bebe mais por causa do arraste do ar entrando pals janelas.

Marcelo-HPE
22/03/2010, 11:02
Daniel qualquer dia desses vamos marcar um encontro da Naomi Campbell com a Ana Hickman . hehehee.
Abração

leobnaval
22/03/2010, 16:42
abaixo de 70 km/h o carro sem ar é mais econômico agora acima , o carro bebe mais por causa do arraste do ar entrando pals janelas.

X2, que o ar utiliza a potência do motor é indiscutível, mas quanto maior o motor menor é sentida a diferença de desempenho, com ar e sem o ar (mais esta diferença existe sim)

Abraços

NGDaniel
22/03/2010, 17:26
Daniel qualquer dia desses vamos marcar um encontro da Naomi Campbell com a Ana Hickman . hehehee.
Abração

kkkk vamos d+.. :lol:

ahhh essas meninas!!!

abração...

Alagoano
22/03/2010, 22:46
Alagoano, desculpe discordar mas, pelo menos na minha o AC faz sim uma diferença gritante.. tanto no consumo quanto na performace... PRINCIPALMENTE dentro da cidade...

Qndo comprei estranhei pacas, pq estava acostumado com 1.0 no ar e achava que um diesel 3.0 não sentiria diferença nenhuma... ledo engano..

Daniel, nem considero sua colocação uma discordância...pois já ouvi outros comentários (inclusive do Jera) que a Ranger 3.0 sofre com o Ar ligado, tanto no consumo como no desempenho...

Cara, acho isso muito estranho e um ponto muito negativo desse motor 3.0, pois chega a ser inacreditável um motor diesel 3.0 de 163cv e torque de sobra, sofrer com o AC ligado...

Bom, digo com todas as palavras e com toda certeza (pra vc e pro Leo que levantaram o assunto) que a minha 2.8 de 132cv sem TGV, NÃO sofre NADA com o AC ligado....e olhe q tenho um senso de percepção muito apurado e qualquer mudança de comportamento do veículo eu sinto....subo ladeiras íngrimes do mesmo jeito com AC ligado ou desligado, e já medi o consumo que sempre deu igual com AC ligado ou desligado...

Abração!

Jera
22/03/2010, 23:15
pelo menos a ranger q tive sentia mt o ac ligado. principalmente qnd a ventoinha do motor ligava.

tinha vezes q eu até deixava o carro morrer qnd ia manobrar ou arrancar. na cidade eu nao gostava de usar o ac por isso. só na estrada q era bom.

uma vez fui pra minas gerais e andei +- a 150km/h com ac ligado....foi minha pior média! 7,8km/l.........sem o ac, andando nessa vel acredito q faria uns 9-9,5km/l

já a hilux nao sente nada! nao faz diferença nenhuma!! acho q deve ser devido ao cambio at q regula o torque.

Alagoano
22/03/2010, 23:19
Jera...acredito mais que seja um problema específico do 3.0 da Ranger, pq não é normal ouvir falar de alguém q sofre com AC em motor diesel...

Jera
22/03/2010, 23:25
pois é.....estranho mesmo.

temos tb uma ranger 2.5 diesel......ela tb sofre um pouco qnd se liga o ac.....tem q subir o giro um pouco antes de arrancar senão ela apaga!

cara.....meu pai teve uma ranger gasolina v6....acho q ela nao sentia o ac não! era forte pra caramba.
aproveitando o topico de triton v6, essa ranger v6 do meu pai fazia 8km/l em uso misto!

JoaoClaudio
23/03/2010, 12:17
Minha triton em termos de desempenho não sente nada o a/c, no consumo ainda não consegui verificar isso, pois não fico com o ar ligado direto.

A triton fez mais de 7 na estrada com gasolina e mais de 5 com alcool.

Já tive ranger V6 - 162 cv que fazia em media 7, mas era cabine simples e mecanica, mesma configuração da S-10 V6 vortec 180cv que a média era entre 6 e 7. Por isso acho que a triton por ser cabine dupla, flex, e automática (com um cambio burro) não está tão mal.

Detalhe se pisar anda, mas ai gasta um absurdo.

Olhando os dados do Marcelo (8,7 de diesel) a triton com média de 120/130 fez mais de 7 de gasolina não estou achando o consumo alto.

Agora a dúvida cruel (que vou até escrever pras revistas de carros):

O que consome mais e a partir de qual velocidade; o uso do a/c com as janelas fechadas ou o arrasto aerodinamico????

leobnaval
23/03/2010, 18:09
Agora a dúvida cruel (que vou até escrever pras revistas de carros):

O que consome mais e a partir de qual velocidade; o uso do a/c com as janelas fechadas ou o arrasto aerodinamico????

Eu vi um teste no mythbusters, não me lembro bem as velocidades mas era por volta de 60Km/h compensava andar com os vidros abertos (devido a aerodinâmica não influenciar tanto até esta velocidade) e acima disto compensava usar o ar cond., pois o arrastro aerodinâmico das janelas abertas era maior que a potência necessária para tocar o compressor do ar cond.

Abraços, Leo

Alagoano
24/03/2010, 09:53
Eu vi um teste no mythbusters, não me lembro bem as velocidades mas era por volta de 60Km/h compensava andar com os vidros abertos (devido a aerodinâmica não influenciar tanto até esta velocidade) e acima disto compensava usar o ar cond., pois o arrastro aerodinâmico das janelas abertas era maior que a potência necessária para tocar o compressor do ar cond.

Abraços, Leo

Generalizando....

Abaixo de 80 km/h: AC desligado.

Acima de 80 km/h: AC ligado.

Abs!

JoaoClaudio
24/03/2010, 11:18
Que maravilha, vou fazer o teste.

leobnaval
25/03/2010, 00:17
O teste deles foi rodando o veiculo com uma quantidade de combustível pre definida acho que era 1 litro isto numa escala graduada tudo certinho para não ter interferências nos resultados e o resultado foi este que postei.

Abraços

adams
25/03/2010, 00:36
Rapaziada
O negocio e GNV de ultima geração e 9 kms por m3.

JoaoClaudio
25/03/2010, 08:31
Isso até o Indio Morales ter outro chilique pq a Pocahontas chifrou ele e ele resolver que o Gas no Brasil tá barato.

Com a Triton flex ainda tenho esta possibilidade.

Alagoano
25/03/2010, 10:41
Rapaziada
O negocio e GNV de ultima geração e 9 kms por m3.

O GNV é tão bem visto por aqui, que as lojas não aceitam carros com GNV na troca...tem que rodar MUITO pra essa gambiarra valer a pena, e eu mesmo rodando MUITO pensaria duas vezes em instalar isso. Só usaria se fosse de FÁBRICA.

Abs!

Dfpf
26/03/2010, 00:38
Também acho, Alagoano. Tinha de ser uma economia muito grande e rodar muito pra compensar. Fora que com o tamanho da caçamba de uma Triton não ia sobrar muito espaço pra carga após instalado o gnv

Jera
26/03/2010, 02:07
esses dias foi um cara de uma loja lá na fazenda com uma ranger sport equipada com gas.....esse cara deve rodar uns 5-6milkm por mes.
os cilindros ficam onde era pra ter o estepe.....nem sei se o estepe estava lá.

aí perguntei pro cara se era bom.....ele me disse q sim. segundo ele, dá pra rodar 300km com 50 reais. isso pq o gas aqui em bsb é mais caro.....e com tanque de gasolina ele roda mais 580km.
até q dá uma boa autonomia!

Alagoano
26/03/2010, 09:45
Realmente Jera....rodando 6k por mês, o GNV faz uma boa diferença. Lembrando que ele usa pra trabalho...pra uso particular não compensa. O kit dele era o autorizado pela Ford ou era gambiarra? A Ranger dele era preparada pro GNV?

JoaoClaudio
26/03/2010, 10:46
Opa, eu não disse que eu pretendo colocar gas na triton, só disse que tenho essa opção pelo motor ser ciclo otto e não diesel.

Já tive S10 uma a gás e é a maior merda que eu já vi, foi um fortuna pra instalar e não dava pra ir até a praia e voltar por causa da autonomia.

Nem considero isso.

Jera
26/03/2010, 23:43
Realmente Jera....rodando 6k por mês, o GNV faz uma boa diferença. Lembrando que ele usa pra trabalho...pra uso particular não compensa. O kit dele era o autorizado pela Ford ou era gambiarra? A Ranger dele era preparada pro GNV?

nao sei se o kit é da ford ou se ele instalou por fora.....dps pergunto pra ele.
mas os motores da ranger a partir de 2008 vem preparados para o uso de gnv.
ele usa pra trabalho mesmo. ano passado vi a ranger e pensei....pow eles compraram uma ranger sport pra ser carro da loja.....aí ví o carro semana passada e a frente está batida, caçamba amassada, farol quebrado.....

Alagoano
27/03/2010, 00:18
Opa, eu não disse que eu pretendo colocar gas na triton, só disse que tenho essa opção pelo motor ser ciclo otto e não diesel.

Já tive S10 uma a gás e é a maior merda que eu já vi, foi um fortuna pra instalar e não dava pra ir até a praia e voltar por causa da autonomia.

Nem considero isso.

Ainda bem que vc pensa assim João, pq pagar 100k numa picape pra colocar GNV é phoda...

Se vc fizer isso, sua Triton ficará com cara de PAMPA, aquele cilindro amarelo no caçamba é de doer!!! hehehehe..

Abs!!

Alagoano
27/03/2010, 00:19
ele usa pra trabalho mesmo. ano passado vi a ranger e pensei....pow eles compraram uma ranger sport pra ser carro da loja.....aí ví o carro semana passada e a frente está batida, caçamba amassada, farol quebrado.....

Poderia ser uma Ranger pé de boi mesmo né....eles rasgaram dinheiro pegando essa Ranger Sport e detonando a bichinha...

leobnaval
27/03/2010, 17:37

Motor ciclo diesel tambem pode receber o kit gás...

Portanto todos nós temos esta opção hehehe, muitíssimos mais inviável neste caso, mas possível...

Alagoano
28/03/2010, 10:42
Hehehe....eu não faria isso num motor otto, imagine num Diesel...

JoaoClaudio
31/03/2010, 10:22
Alcool R$ 1,29!!!!! Já vi tb por R$ 1,25 mas não pus (posto ipiranga)!

Consumo na cidade entre 3 e 3,5 km/l mto alto, mas ainda espero que melhore.

dennis de oliveira cavalc
31/03/2010, 14:22
Alcool R$ 1,29!!!!! Já vi tb por R$ 1,25 mas não pus (posto ipiranga)!

Consumo na cidade entre 3 e 3,5 km/l mto alto, mas ainda espero que melhore.

Olá joão,
Penso que esse consumo não deve melhorar. É universal essa esperança que as coisas melhorem quando estamos diante de algo desapontador. É a negação inicial por parte do paciente qdo recebe a notícia da doença incurável... (coisas de médico rsrsr)
Veja bem, não estou querendo te desanimar nem sou abutre dos problemas de ninguem, mas essa picape flex não deve passar disso, mesmo.
Se vc não roda muito, tem outro carro para revezar ou não usa o carro para viagens de trabalho, o jeito é gostar da bichinha assim mesmo. Caso faça uso mais intenso do veículo, uma conversão para GNV pode ser uma opção bem racional.
Fiz isso na minha hilux (que faz em média 8,0 KM/L na gasolina) e não me arrependi nem um pouco. Já rodei mais de 70 mil KM e até agora só alegria. Como rodo cerca de 1000 km pos semana, e dou bastante valor ao meu dinheiro, fiz a coisa certa. Ainda mais que tenho a potencia da gasolina ao meu dispor sempre que precisar, basta apertar um botão.
Bem... É só uma tentativa de ajudar o amigo. Cada um vive sua realidade e sabe suas necessidades.
Abraços
Dennis

JoaoClaudio
31/03/2010, 17:29
Olá Dennis: Obrigado pela tentativa de ajuda, mas na verdade não estou lamentando. Comprei a triton flex com consciencia de que era um carro gastão e fui informado que a média na cidade não passaria de 3,5 km/l e como ela esta fazendo isso já estou satisfeito.

Menciono que acho que vai melhorar, pois meus ultimos carros após rodarem entre 5 e 10 mil km melhoraram consideravelmente o consumo o que pode ocorrer na triton, se não ocorrer está dentro do programado ainda mais com o alcool com preço baixo.

Meu eco fazia 5 na cidade 3,5 pra um V6 ta bom.

Quando ao GNV esquece já tive isso numa s-10 e é uma porcaria na minha opinião, não serve para meu uso, mesmo assim obrigado

Não posso reclamar um ai da triton flex nada está saindo diferente do prometido.

Abs.

Lesk
20/04/2010, 10:41
Falae João,
também tenho uma Triton Flex V6.
A minha está com 1000km, até agora fez em média 4,0 km/l na cidade só com Gasolina no tanque.
Esse final de semana fiz 6,5 km/l na estrada indo pra Angra.
Agora, reconheço que estou andando bem "suave" hehehe, sem exigir muito do V6.
Já ouviu falar de alguém que tenha chipado a V6?

Abs,
Daniel.

JoaoClaudio
20/04/2010, 17:40
Fala Daniel:

A minha faz entre 3,5 e 4 com alcool na cidade e 5 na estrada.

Com gasolina fez 4 na cidade e 7 na estrada.

Mas não tenho andado suave não, mas tb não tenho apavorado.

o carro é mto bom. Como postei no outro tópico não sei de ninguém que tenha
chipado uma V6, nem gasolina nem flex, mas o carro já anda bem demais, pena
que o cambio é burro.

abs.

Lesk
22/04/2010, 14:29
A Multiturbo (www.multiturbo.com.br (http://www.multiturbo.com.br)) é representante da Unichip aqui no rio e no site deles tem o gráfico de uma Pajero Sport 3.5 V6 com a reprogramação.

RPM Original (cv) Unichip (cv) Ganho

1500 18,2 19,3 6,0%

2000 60,5 71,4 18,0%

2500 111,4 122,1 9,6%

3000 147,4 159,4 8,1%

3500 165,1 169,2 2,5%

4000 159,8 161,9 1,3%

4500 182,4 193,3 6,0%

5000 194,4 199,2 2,5%

5500 190,3 193,8 1,8%

6000 175,8 177,9 1,2%

6500 97,8 99,2 1,4%

Para um motor aspirado, até que dá um ganho bom em rotações mais baixas... Achei interessante.
Pra quem quiser ver o gráfico:
http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp#

Abs,
Daniel

JoaoClaudio
10/05/2010, 12:14
Alguém sabe se dá pra modificar o cambio da triton? O software ou algo assim? pra ele ficar mais esperto?

AKPG
10/05/2010, 16:40
Alguém sabe se dá pra modificar o cambio da triton? O software ou algo assim? pra ele ficar mais esperto?
Se não me engano, o câmbio não tem gerenciamento eletrônico, portanto, só trocando engrenagens ou coisa do tipo. E se a MIT não fez isto ainda, acho muito difícil (e extremamente caro) para algum usuário tentar encontrar a receita q possa melhorar o desempenho dele.

netão
10/05/2010, 16:46
Um dia me falaram que o cambio da Triton é o mesmo da Pjero Sport 2.8,mas sem o SW dela,somente o Hardware(ou contrario)...
Pode ser que tentando colocar tudo da PJero melhore,mas a mao de obra porvavelmente será extra grande...

Walter L. L. Casitta
10/05/2010, 17:17
O câmbio é eletrônico sim, mas não é adaptativo e muito menos é possível modificar alguma coisa.

O câmbio não é tão ruim assim. Talvez o desconforto do câmbio esteja no fato do torque do motor aparecer só acima de 2000RPM. Se for esse o motivo é só chipar o motor...

AKPG
10/05/2010, 17:26
O câmbio é eletrônico sim, mas não é adaptativo e muito menos é possível modificar alguma coisa.

O câmbio não é tão ruim assim. Talvez o desconforto do câmbio esteja no fato do torque do motor aparecer só acima de 2000RPM. Se for esse o motivo é só chipar o motor...
Walter,

Mas este câmbio não é igual ao da Outdoor?

Então por consequencia vc diria que na Outdoor também é eletrônico? Pensei que não existisse gerenciamento eletrônico para ele e fosse tudo mecânico....

Walter L. L. Casitta
10/05/2010, 19:31
Walter,

Mas este câmbio não é igual ao da Outdoor?

Então por consequencia vc diria que na Outdoor também é eletrônico? Pensei que não existisse gerenciamento eletrônico para ele e fosse tudo mecânico....

Os câmbios sem o gerenciamento eletrônico acabaram no início da década de 90, acompanhando a injeção eletrônica. Aquele botão do OD só é possível se tiver gerenciamento eletrônico, do contrário teria que ser numa das posições da alavanca.

Agora que me dei conta que estou no tópico Triton flex. Aquilo escrevi:
Achei que estava-mos falando da Triton Diesel ...

JoaoClaudio
11/05/2010, 08:50
Li há algum tempo que o software do cambio poderia ser trocado, acredito então que não proceda.

O problema é que as vezes ele teima em não reduzir e outras vezes parece que a marcha demora pra engatar.

Quando engata de uma vez o carro anda muito o motor é mto forte, mas qdo o cambio fica pensando já era.

Walter L. L. Casitta
11/05/2010, 09:51
Muita gente dirige um carro automático tentando prever qual é a próxima marcha que será engatada ou pior, tentado induzir o câmbio a escolher a marcha que pensa que pensa que seria a correta. Quem dirige desse jeito acaba frustrado com o veículo e nunca se adapta ao câmbio AT.

Lesk
11/05/2010, 11:28
li há algum tempo que o software do cambio poderia ser trocado, acredito então que não proceda.

O problema é que as vezes ele teima em não reduzir e outras vezes parece que a marcha demora pra engatar.

Quando engata de uma vez o carro anda muito o motor é mto forte, mas qdo o cambio fica pensando já era.

exatamente!!!

JoaoClaudio
12/05/2010, 10:45
Deveria ter uma triton flex manual, com a antiga ranger V6 de 210cv.

Walter não acho que esse seja o meu caso, embora não goste muito de cambio automatico os de outros carros que tive são bem melhores que o da triton.

Comparando com o do proprio GV3 que possuimos hj o da triton deixa muito a desejar. O do GV3 é agil troca rapido de marcha, se vc está parado no farol e pisa ele já sai de uma vez, pena que falta motor.

O da triton com muito motor, se vc pisa na saida do farol ele demora um pouco para reagir, ai qdo engata o carro sai voando, parace que a marcha fica patinado antes de entrar (não patina é só a sensação), acho que a blazer automatica era assim.

Nas reduções o mesmo tem vezes que vc pisa espera o quickdown e ele não reduz e outras vezes reduz de uma só vez parecendo que vai levantar voo. é estranho.

Alagoano
12/05/2010, 13:46

Ontem dei uma olhada num Ranger 2001 4.0 V6 4x4....fui pensando que era Diesel, mas o vendedor me alertou dizendo que era gasolisa V6.

Imadiatamente pedi a chave pra matar a minha curiosidade de ver de pertinho esse motor....levantei o capô e liguei o bichão...puta, que ronco lindo desse motor, quase igual ao 4.3 V6 da S10/Blazer....coisa linda de se ouvir!!

É uma pena que esses V6 atuais sejam tão silenciosos...perde um pouco da graça...

AKPG
12/05/2010, 14:02
Ontem dei uma olhada num Ranger 2001 4.0 V6 4x4....fui pensando que era Diesel, mas o vendedor me alertou dizendo que era gasolisa V6.

Imadiatamente pedi a chave pra matar a minha curiosidade de ver de pertinho esse motor....levantei o capô e liguei o bichão...puta, que ronco lindo desse motor, quase igual ao 4.3 V6 da S10/Blazer....coisa linda de se ouvir!!

É uma pena que esses V6 atuais sejam tão silenciosos...perde um pouco da graça...
Eu que o diga... O motor V6 do meu Jeep faz barulho de enceradeira... :mrgreen:

Pequeno jr
12/05/2010, 14:09
Se vcs querem barulho é só tirar os silenciadores.

Agora ... Alexandre ... ai nos USA ... se vc andar assim, deve dar uma multinha básica, um dia conhecendo o chilindro americado, uma foto para posteridade e tdo mais que tem direito.

JoaoClaudio
14/05/2010, 14:09
O meu V6 assopra muito, e chacoalha o carro, bem diferente dos V6 do GV3 e do Freelander que eu testei, que são mais potentes mas mais silenciosos e macios.

Pensei até em trocar o escape da triton para ver se fazia um ronco mais bonito, mas desisti.

Pedro_OKTANE
14/05/2010, 14:23
JoaoClaudio ja teve 6cc com cano dimensionado? a 1a semana é só alegria...
na 2a ja quer tirar, tive uma Dakota v6 com 6x2, fiquei 1 mes assim, mandei voltar pro original. Viajando entao entre 2k e 4k rpm a ressonancia e uma coisa linda hahahaha

leo_gontijo
15/05/2010, 04:18

Walter não acho que esse seja o meu caso, embora não goste muito de cambio automatico os de outros carros que tive são bem melhores que o da triton.

Comparando com o do proprio GV3 que possuimos hj o da triton deixa muito a desejar. O do GV3 é agil troca rapido de marcha, se vc está parado no farol e pisa ele já sai de uma vez, pena que falta motor.

O da triton com muito motor, se vc pisa na saida do farol ele demora um pouco para reagir, ai qdo engata o carro sai voando, parace que a marcha fica patinado antes de entrar (não patina é só a sensação), acho que a blazer automatica era assim.

Nas reduções o mesmo tem vezes que vc pisa espera o quickdown e ele não reduz e outras vezes reduz de uma só vez parecendo que vai levantar voo. é estranho.

João Claudio, é exatamente esta a impressão que tenho na minha Triton a Gasolina, tem hora que agente enfia o pé esperando o tranco do quickdown e o carro num tá nem aí e tem vezes que agente pisa mais um pouquinho e vem a redução inexperada, e da aquele coice pra trás.

Acho que o câmbio da Pajero Full na Triton seria o ideal, sem falar na economia de combustível que isto proporcionaria.

Piolho-BA
16/05/2010, 16:24

Prezado amante 4x4, boa tarde!

Vc poderia informar o consumo, urbano e estrada, da triton e do GV3?

Grato,

Lênio.

JoaoClaudio
17/05/2010, 09:51
Pedro; já tive Ranger V6 e S10 V6 - mas nunca mexi, desisti de trocar o escape justamente pq depois de um tempo iria me irritar com o barulho. Valeu pela dica.

Leo; se trocassem o cambio da triton flex ela seria um dos melhores carros pra se comprar de qualquer categoria, qdo vem o coice parece que o motor é bem mais potente, o problema é que ele vem qdo ele quer hahahah. Um cambio de 5 ou 6marchas sequencial seria perfeito, mas é só sonho.

Piolho: o GV3 2.0 - faz mais entre 5 e 6 km por litro na cidade (São Paulo)
e no máximo 8.6 km/l na estrada, tem gente que diz que conseguiu mais.

A triton flex - faz mais ou menos 4 na cidade e entre 5 e 6 na estrada (com etanol) - com gasolina na cidade fez absurdos 4.2 (quase o mesmo que com etanol) e na estrada fez bons 7.11 km/l.

Lesk
19/05/2010, 12:08
Minha triton Flex tá fazendo 3,6 km/l com tanque 30% gasolina e 70% alcool na cidade! Bomba da Esso faz a mistura direto...

JoaoClaudio
20/05/2010, 08:35
Lesk vc mora em são paulo tb?

A minha faz isso só com alcool, quer dizer, se eu andar apavorando faz no maximo 3, mas andando normal sem ecomonizar tb, faz 4 só com alcool que eu to pagando R$1,18.

Pus gasolina na cidade 1 vez só, e fez quase a mesma coisa que com alcool ai desisti, a minha funciona muito melhor com alcool na cidade.
Já na estrada com gasolina o consumo é bem melhor, chegando a fazer 7km/l.

Mistureba pelo que eu vi não adianta nada. É jogar $$ fora.

Lesk
20/05/2010, 10:52
Não João, moro no Rio.

Aqui o alcool tá 1,77 e a gasolina 2,79.

Agora coloquei só alcool no tanque pra ver no que dá!

Mas gostei mais do funcionamento do carro com alcool mesmo, rende melhor, responde mais rápido...

Abs,
Daniel

JoaoClaudio
20/05/2010, 17:18
Cara esse é um grande problema, a diferença de preços dos combustiveis de cada lugar. To pagando etanol aqui a R$1,18. Em qq posto tem a R$1,29 e em alguns (varios já) a R$1,19.

Estive ai na pascoa e além do combustivel ser mais caro ainda colocamos gasolina adulterada no posto graal da dutra (Imperador)
acabou com a space fox de um amigo com quem fui, baita prejuízo.

Eita trapaça. Demais disso o Rio é lindo demais.

Veja se o consumo não vai ser o mesmo com etanol puro no tanque, ai vc para de fazer mistureba. Teste tb um tanque com gasolina pra ver se compensa pelos preços.

JoaoClaudio
31/05/2010, 08:40
Etanol aqui em Sampa R$ 1,09, no posto que eu sempre abasteço. em média tá R$ 1,19.

Em Maresias absurdos R$ 1,78.

Joaomsl
01/06/2010, 14:33
Aki em Alagoas não compensa usar álcool...na capital o preço varia entre R$ 1,80/1,90 e no interior supera os 2 reais...com esse consumo, não tem bolso que aguente...

valeu

gigio 10
27/08/2010, 11:09
esquecí do vídeo de avaliação (muito bom)

http://www.youtube.com/watch?v=Wog4aRE9sOk&feature=fvw
Daniel. Há uma diferença muito importante entre os dois vídeos,no vídeo da frontier note que o terreno é muito bem empedrado,diferente do da triton.Isso faz uma diferença absurda. Abraço

MCeano
31/12/2010, 14:48
Será que alguém poderia explicar como funciona o medidor de consumo do computador de bordo da Triton 2009??
Coloquei pra testar na estrada e achei até média de 26km/L.
Na maioria das medições tá dando 11 a 12km/L na estrada, mantendo o motor entre 2000 e 3000 giros, velocidade entre 100 e 120.
Na cidade é que tá matando. Ainda não consegui média maior que 5km/L.
Como meu uso maior é na estrada, se realmente essa média do computador de bordo estiver próxima do real, a bichona vai atender muito bem meu uso.
Alguém mais para comentar??
Aproveitando, será que alguém sabe se o computador de bordo inclui a reserva do tanque(cerca de 10 litros) no cálculo da autonomia??

leobnaval
31/12/2010, 15:30
MCeano, ele deve estar na medição de consumo instantâneo, por isso tem certos picos tanto altos como baixos, mas tem tambem a opção de consumo médio...
Agora no seu post você disse que acho média de 26Km/L então deve ter algo errado.

[]s

MCeano
01/01/2011, 14:57
Ah, então acho que era isso, ele deve pegar os picos em certas velocidades e depois faz a média. Sem contar que isso aconteceu em trechos de subida e descida onde há muita banguela. Vou tentar fazer essa média em trecho plano pra comparar.
Pelo que pude perceber também, ele tá fazendo o cálculo de autonomia pelo consumo de 8km/L no geral.

MCeano
11/01/2011, 19:47
Aí galera, essa semana tô na fase de medir o consumo da bruta.
Mandei completar o tanque com gasolina BR comum. Coube 68 litros depois de rodar 40 km na reserva. O computador de bordo deu 409km de autonomia. Acredito que a média de consumo pra cálculo da autonomia é fixa em 7km/L pois não vi alteração até agora, apesar do CB já ter registrado diversas médias de consumo acima de 10km/L.
Na cidade não me importa mais pois sei que é matando mesmo. Se fizer 4km/L é sorte. Até desligo o computador de bordo.
Na estrada, fiquei um pouco decepcionado. Na 1ª média, com os pneus no limite do TWI já, mandei abastecer até o talo, rodei 118km(sendo 18 em trecho urbano) e mandei completar novamente. Deu 7km/L.
Na 2ª média, depois de colocar pneus novos, alinhar, balanciar e colocar pastilhas de freio novas, parece que o consumo fez foi aumentar. Ela tá com meio tanque e rodou apenas 200km.
Onde foi que eu errei?? kkk
Tá certo que o percurso que eu tô andando tem um trecho de 4km que tá em obras e não dá pra andar mais de 40km/h, além de ter umas paradas. Mas acredito que isso não influa muito pois ando em torno de 80km por dia para o trabalho(ida e volta) e 4km não influiriam muito no consumo.
Quanto aos pneus, infelizmente tive que colocar os Pirelli STR originais mesmo pois pude aproveitar meu estepe que tava no pêlo ainda. Esses Pirelli não tem nada de uso misto não. São 100% on-road. Mancada da Mitsubishi equipar a picape com eles. Pega pedra pra danar. Imagino se pegar lama com eles. Decididamente não é a melhor opção pra uma picape.
Tô usando a calibragem recomendada pela fábrica, 26 na frente e 28 atrás.
Como a minha é só a gasolina, pensava que ela teria um desempenho melhor que a Flex. Mas acredito que seja a mesma coisa.
Apesar desse "detalhe" tô gostando muito da bruta. Pelo menos o único defeito dela é o consumo que, apesar de estar longe de econômico, dá pra aguentar.
Ah, se o câmbio fosse de 5 marchas dona Mitsubishi...
Enfim, se alguém tiver alguma coisa a comentar agradeço.

JoaoClaudio
12/01/2011, 15:07
MCeano: O consumo da gasolina está mto proximo da flex com alcool, faço entre 3 e 4 na cidade dependendo de como eu ando (a ultima marcação foi 3,63.Km/l). Na estrada a média é entre 5 - 5,5 - 6 tb com alcool, minha namorada faz 6,5 qdo dirige por longos periodos.

Uso calibragem 29 ou 30 na frente e 28 na traseira, pois acho estranho usar menos calibragem no local mais pesado. Ainda mais com a caçamba vazia.

Talvez se vc colocar 30 na frente e 28 atras melhore um pouco o consumo.

Qdo abasteci com gasolina o gasto na cidade foi quase igual ao alcool e na estrada fez mais de 7 km/l.

Tb acho que um bambio de 5 ou 6 marchas melhoraria MUITO o desempenho e o consumo.

Não estou mais postando nesse topico se precisar de alguma informação posto no outro (l200 triton - impressoes...)

abs.

MCeano
12/01/2011, 23:10
Blz João Cláudio.
É que achei que esse tópico fosse exclusivo das gasolina/flex e no outro acreditava que o pessoal falava mais da diesel.

LeoTriton
23/04/2012, 19:29
Marcelo,desnecessario dizer que 'quem compra uma picape dessa' sabe o que está comprando(meu caso) e colocou prós e contras na balança e fez sua escolha,ok?Para mim(para mim),que estou acostumado com motor V6,nada se compara com a zoeira dos 6 canecos funcionando...Minha Triton v6 2012 faz 3.5 km e 5.5 na estrada,com Etanol.A diferença de Gasolina
e Etanol aqui chega à 35 por cento em Posto confiável.Portanto,para mim vale muito à pena,não troco por nada.Ando 2500 km/mês,sendo que 500 km off road.Outra coisa:na areia fofa(pesada mesmo) e lama com rieira,o carro é brincadeira...À propósito:já tive Hylux 08 Diesel,excelente carro,e andei 6 meses com Pajero HPE Diesel 09,muito bom...
Agora estou hà 6 meses com a Flex e não troco por nada.Um abraço,nada pessoal,até porque temos que entender as preferencias de cada um.

diogov8
16/01/2013, 05:42
Agradeço a todos que postaram nesse tópico. Li ele inteiro e me decidi por uma Triton Flex zero km. Moro no interior do MT a tenho a possibilidade de comprar etanol direto da distribuidora por cerca de 1 real o litro. Portanto etanol de qualidade por um bom preço! Em breve posto meu consumo, o valor exato que pagarei pelo combustível, impressões do carro e etc.

Até breve.

PAQarqBR
16/01/2013, 08:24
Agradeço a todos que postaram nesse tópico. Li ele inteiro e me decidi por uma Triton Flex zero km. Moro no interior do MT a tenho a possibilidade de comprar etanol direto da distribuidora por cerca de 1 real o litro. Portanto etanol de qualidade por um bom preço! Em breve posto meu consumo, o valor exato que pagarei pelo combustível, impressões do carro e etc.

Até breve.

Com etanol à R$ 1,00/litro, eu compraria logo 2 Triton Flex, hehehehe!

Excelente o preço do etanol.

Ps: caro, se puder, deixe recado neste tópico mais novo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/93622-consumo-triton-flex.html

dojao campeao
16/01/2013, 13:08

Até breve.

Parabéns pela aquisição! O carro é "bebedor" mas é muito bom!

leoomaior
06/02/2013, 23:48
parabens cara como ta o consumo dela no alcool e na gasolina cidade e estrada? pois meu pai tava querendo comprar um pickup top a diesel, porém pelas nossas contas ta começando a compensar a compra a flex...

diogov8
10/02/2013, 17:55
Desculpe não ter postado antes. No álcool o consumo fica entre 3.5 e 5km/l. Na gasolina entre 7.5 e 5.5, dependendo tudo da forma de andar. Cavalo anda cavalo bebe? Esse cavalo é bom e faz os 2. A picape está com 1500km rodados, e ainda não abastecida com o etanol da usina, mas vai! Achei a suspensão muito dura. A qualidade do material usado no acabamento não me agradou, lembra carro 1.0. Só não é pior que a Amarok que achei ridículo, parecia um Gol ( se não é que é idêntico).

crmendes
14/02/2013, 00:19
Amigo, tive duas TR4 e posso afirmar, com certeza, que economizando muito faz 5.5Km/l na gasolina, na estrada, andando de 110 Km/h.
E é sim um carro maravilhoso, com muito mais aspectos positivos do que negativos. É um verdadeiro 4x4, valente, enfrenta qualquer desafio e não passa vergonha em lugar algum. Resistente, não quebra nunca, nem quando você acha que pegou pesado.

Agora estou com a Triton Flex a quase quatro meses. Realmente são 3.5 Km/l no álcool em pista simples e 5.5 Km/l em pista duplicada. Nem mais nem menos, nem pisando pouco nem pisando muito. É quase sempre assim.
Quanto ao consumo, se você gostar do carro e puder pagar, ótimo. Eu adoro quando acelero forte e ouço o ronco do motor, é empolgante, independente de beber um litro inteiro de álcool. Se eu não pudesse ter esse carro, então eu teria qualquer outro e seria igualmente feliz, mas falar mal do carro é coisa de quem nunca andou nele.
Por fim, a exemplo das TR4, é um carro resistente e robusto. Não quebra nunca. Você pode confiar, dentro dele você sempre vai sempre chegar ao destino.

Do ponto de vista q vc coloca faz sentido. Nao sabia q o GVIII só fazia 5.5km/l na cidade com gasolina ( quase igual a TR4), geralmente os relatos sao de 7-7.5km/l mas se de fato sao puramente verdadeiros é a questao..... E esse é o ponto em relacao a Triton FLEX , se relatam q ela faz 3,5 - 4 km/l talvez ela faca em torno de 2km/l na realidade.........Digo isso pois a já estou na segunda TR4 , a minha 2008 fazia no máximo 3,5km/l com alcool com AC na cidade, agora estou no primeiro tanque com alcool na 2010, e vejo q ela nao vai fazer mais que 5km/l de modo algum talvez ate menos do q isso na cidade com AC , mas os relatos sao de 7-8km/l alcool na cidade.............E a TRITON flex é nacional assim vai seguir os mesma ''tecnologia flex"' nao muito eficiente do Brasil, e inclusive da MIT. Se fosse importada a espectativa de melhora seria maior. Agora vc colocou um ponto importante, talvez andar num carro com muito mais motor seja algo que vc valorize (independente do consumo) se é assim ela vale a pena..........A TR4 nao é nenhum carrao, mas é um carro que eu gosto independente do seu consumo, por isso nao escondo o qnt ela bebe de fato.....

Ale118
18/09/2014, 14:36
Boa tarde, sei que o tópico esta meio parado..rsrs...mas estou dando uma olhada nas triton v6 que estão com um preço muito em conta, minha dúvida é em relação a durabilidade deste motor, pois vi algumas na casa dos 150.000km. Alguém tem alguma noção de quanto aguenta este motor?
Em relação ao consumo, já imagino por cima o quanto irei gastar e posso dizer que aqui no sul, o Diesel não esta compensando mais, a diferença em alguns postos chega a ser menos de 0,20 cents. para a gasolina...:screwy:

joaofelipearaujo
19/09/2014, 07:04
Esta questão da durabilidade do motor é muito relativa. A variável mais importante seria o tipo de manutenção que o dono faz. Não é tão incomum aqui no Brasil, depois que o carro já está com mais de 4 anos de uso, o dono resolve colocar um óleo mais barato, não ser mais tão rigoroso nas trocas de óleo, etc. Além de outros fatores, isso influência muito na vida útil do motor. Mas, se bem tratado, não tenho nenhum dado oficial, mas deve ser motor para mais de 300.000 km.
Sobre a questão do diesel compensar ou não, você precisa ver que uma triton v6 consome entre 30 e 40% de combustível a mais. Ou seja, o diesel está quase no preço da gasolina mas seu consumo de gasolina será bem maior também. A conta que vc tem que fazer para ver se compensa diesel ou gasolina é bem mais complexa que isso. Tem que levar em conta o capital investido, seguro, IPVA, kilometragem rodada por ano e preços de venda do carro após determinado período que vc planeja ficar com o carro.

diogov8
19/09/2014, 11:29
O motor V6 da Triton usa óleo sintético. Fazendo as trocas corretas no momento determinado pelo manual acredito ser um motor de extrema durabilidade, ainda mais com a baixa taxa de compressão do mesmo, de 9,8:1. Mas 150mil km acho muito, encontra-se carros bem menos rodados com preços muito próximos. Boa sorte e faça suas contas como o joao citou acima.