PDA

Ver Versão Completa : Motor central ou motor transversal?



Paulo Sebastião Ferreira
11/01/2005, 22:40
:?: Qual a melhor solução para a posição do motor? Central ou transversal? Vamos ao debate? Qual o fator mais importante em ambos os casos? :roll: Estaríamos procurando um Maior equiliíbrio dinâmico do conjunto ou maiores possibilidades mecânicas com melhor desempenho? Já podemos utilizar as mecânicas da Fiat, da GM ou mesmo do Franceses com segurança? :shock: A suspensão com molas helicoidais na traseira são melhores? Por que? Podemos fazer combinações de motores, caixas e suspensão com muito mais possibilidades? :idea: Será que tem um jeito de "blocar" as juntas homocinéticas para mante-las fixas nas pontas e desta forma poder levar todo o trem dianteiro para a traseira? :? Fariamos a suspensão dianteira também com helicoidais e com os semi-eixos e mais a caixa e aí já é a Gaiola 4x4? :lol: :lol: :lol:

:) Abraços!

Flávio Cadore
12/01/2005, 01:08
E aí Paulo? Blz?

MInha opinião:
1- Motor central porque o peso fica melhor distribuido.
2- Molas helicidais porque dão maior curso e suavidade de movimentos.
3- Semi-eixos porque eixo rígido é coisa do passado.

Vou postar uma foto que copiei aqui do 4x4 Brasil.
O bixo ficou show de bola mas a traseira não deve ter ficado muito boa para trilha.
O cara usou um feixe de molas longitudinal com o eixo rígido fixo numa extremidade, é uma boa idéia mas o desempenho acho que....
Flávio...

du
12/01/2005, 09:12
Paulo,

Antes de decidir estas coisas, acho que teríamos que saber qual o uso que terá, por exemplo : Alta ou baixa velocidade ?, Trilha ou rally ? Dunas ou lama ?.

Fico imaginando que cada aplicação terá uma configuração diferente.

Abraços Du.

Wallace
12/01/2005, 11:11
:?: Qual a melhor solução para a posição do motor? Central ou transversal?Pode ser central e transversal ao mesmo tempo.

:idea: Será que tem um jeito de "blocar" as juntas homocinéticas para mante-las fixas nas pontas e desta forma poder levar todo o trem dianteiro para a traseira? :? Sim claro, o Carajas da Gurgel é assim.

Wallace
12/01/2005, 11:16
3- Semi-eixos porque eixo rígido é coisa do passado.Se precisar de grande curso vai cair nos eixos rígidos.
Mesmo por questões de resistencia pode ser melhor os eixos rígidos.

O bixo ficou show de bola mas a traseira não deve ter ficado muito boa para trilha.
O cara usou um feixe de molas longitudinal com o eixo rígido fixo numa extremidade, é uma boa idéia mas o desempenho acho que....
Flávio...É uma solução mais barata que funciona, mas as helicoidais dão um resultado melhor.

Flávio Cadore
12/01/2005, 12:20
Du

Vc que é moderador 4x4 brasil, que fim levou o tópico Gabarito gaiola?
Flávio...

Paulo Sebastião Ferreira
13/01/2005, 12:29
:arrow: Antes de decidir estas coisas, acho que teríamos que saber qual o uso que terá, por exemplo : Alta ou baixa velocidade ?, Trilha ou rally ? Dunas ou lama ?.

:arrow: Fico imaginando que cada aplicação terá uma configuração diferente.

:? Du, nosso objetivo, com o título motor central ou transversal, é somente o de procurar identificar quais os arranjos mecâncios que mais deram certo, mas, também, aqueles que não funcionaram bem... Para quem vai construir uma gaiola, é bom que possa vivenciar a experiência de outros, e desta forma, poder tomar decisões com mais segurança.

:idea: Sugiro que voce crie um novo título para a relação de uso e então estabelecer a velocidade e a suspensão apropriadas para cada caso...

:) Abração grandão!

Paulo_Marcelo
14/01/2005, 13:08
Longitudinal: Melhor distribuoção de peso, mais fino.
Transversal: Menos peso, mais curto.

Rodrigo Cesarini
19/01/2005, 20:07
Essa configuração é interessante, usa eixo rígido com suspenções independentes e molas helicoidais:
http://www.teamallproracing.com/news02tt.jpg

Paulo Sebastião Ferreira
20/01/2005, 10:31
:) Rodrigo, tudo bem?

:arrow: É muito bom quando alguém daqui nos presenteia com alguma informação real! Essa Gaiola 4x4 que você nos apresentou, na foto acima, é mesmo muito interessante. Possui eixo rígido na frente e suspensão independente na frente e na traseira, porém, o motor é atrás...

:?: O eixo traseiro também é rígido?
:?: Será que o motor é central, longitudinal ou traseiro?
:?: Como terá sido feita a transferência, se é que teve, do motor frontal, para a trás?
:?: Quais são aquelas molas e aqueles amortecedores?
:?: Seria possível que você nos desse mais informações sobre este
veículo?
:?: Qual os tubos utizados na confecção dessa Gaiola? SCH ou Aço-cromo-molibidênio?
:?: Somente possui a foto?

Abração grandão!

Rodrigo Cesarini
20/01/2005, 19:23
:?: O eixo traseiro também é rígido?
:?: Será que o motor é central, longitudinal ou traseiro?
:?: Como terá sido feita a transferência, se é que teve, do motor frontal, para a trás?
:?: Quais são aquelas molas e aqueles amortecedores?
:?: Seria possível que você nos desse mais informações sobre este
veículo?
:?: Qual os tubos utizados na confecção dessa Gaiola? SCH ou Aço-cromo-molibidênio?
:?: Somente possui a foto?


Respondi ao Paulo em uma MP e vou compartilhar com o pessoal do forum.
Encontrei essa foto no site http://www.teamallproracing.com, estava pesquisando por rock crawling (http://images.google.com.br/images?q=rock%20crawling&hl=pt-BR&lr=&sa=N&tab=wi) no google quando ví essa gaiola.
Segue as especificações colhidas no site:

# Type 4 VW Fat Performance 3.0 liter motor
# 100 inch Wheel Base
# Sway-A-Way 14” Coil Over Front Shocks
# 3-Link Front/Rear with Pan hard Bars
# Complete Tube Frame Chassis
# Chevrolet Power glide Transmission
# Atlas Transfer Case
# BFGoodrich Krawler Tires
# Mickey Thompson Wheels with OMF Beadlocks
# Ford 9” Differential with Detroit Lockers
# CTM Axles 300mm
# Warn Winch
# MasterCraft Racing Seats

Espero ter ajudado.
Abraços

Paulo Sebastião Ferreira
20/01/2005, 20:14
8) Rodrigo, valeu, pela informação do site da Gaiola Escaladora de Pedras!

:roll: Rodrigo, aqui, como na Diplomacia Brasileira, muitos de nós não conhece os termos aí acima em inglês... Dá para traduzir, quer dizer, verter para o português?

:) Muito obrigado!

Abração grandão!

Flávio Cadore
20/01/2005, 22:18
Paulo

Eu estou sempre na área...posso não aparecer mas estou por aí...
Eu postei aquela foto do kalango e disse que o bixo não era bom de trilha...me enganei...é só dar uma olhada no site do cara www.kalango4x4.com.br e ver o porque...
Flávio...

Rodrigo Cesarini
21/01/2005, 00:56
:roll: Rodrigo, aqui, como na Diplomacia Brasileira, muitos de nós não conhece os termos aí acima em inglês... Dá para traduzir, quer dizer, verter para o português?

Acho que eu sei menos ainda que a maioria, quem tiver maior conhecimento ou aos falantes nativos da lingua, ajudem aí. Alguma coisa posso explicar:

Type 4 VW Fat Performance 3.0 liter motor => Motor VW(fusca) equipado com KIT Fat Performance de 3(!!!) litros

Complete Tube Frame Chassis => Chassi tubular

Chevrolet Power glide Transmission => Tipo de transmissão automática antiga

Atlas Transfer Case => Caixa de transferência da marca Atlas

BFGoodrich Krawler Tires => Pneu de Rock

Ford 9” Differential with Detroit Lockers => Diferencial de 9 polegadas usado em vários modelos, como os Mustangs até 73, usados também nos Ford Bronco dos anos 60/70

Warn Winch => Guincho usado no modelo

MasterCraft Racing Seats => Banco usado no modelo

Uma dica para quem não sabe do que se trata um determinado termo, pesquise a palavra no Google e depois clique na opção Imagens, tenho certeza que "ilustrado" fica mais fácil de entender. :D

Wallace
21/01/2005, 16:59
Essa configuração é interessante, usa eixo rígido com suspenções independentes e molas helicoidais:Sé é eixo rigido não é suspensão independente!
Independente é porque uma não tem nada a ver com a outra.
Se tem um eixo rigido ali ligando uma na outra deixou de ser independente.

Paulo Sebastião Ferreira
22/01/2005, 10:16
:?: Ignorância nossa?

Wallace e billj, descobrir este Fórum e querer está aqui para trocar idéiais e aprender é muito agradável para a maioria de nós.

Querer se impor, aqui, com afirmações e opiniões sobre mecanismos, componentes e elementos orgânicos utilizados em alguns veículos automotivos não é de interesse da maioria. Muitas dessas afirmações, impulsivas e antipáticas, podem muito bem ser contestadas. Chamar-nos de ignorantes, é, antes de mais nada, uma grosseria.

Vocês dois podem estar enganados sobre suas afirmações acerca da classificação das suspensões, em relação a independência ou dependência das mesmas.

:arrow: Vamos analisar a situação?

:idea: A relação para a classificação das suspensões pode não está nos eixos e sim no conjunto de peças que as compõem. Os elementos principais como as molas, os jumelos, os pivôs, as balanças, os braços, os estabilizadores é que podem nos orientar para classificar uma suspensão, se é ou não independente.

Vocês se lembram dos antigos carros que se utilizavam de um único feixe de molas? Aqueles muito apreciados para se transformar em Hot Rod? Principalmente o Ford antigo? Pois então, nesse caso é que a suspensão poderia não ser independente.

Estamos aqui para bater papo, aprender, fazer amizade e trocar informações técnicas responsáveis e seguras. Tenho a certeza que muitos de nós aqui não possui a "cultura" ou mesmo a "erudição", "mecânica" exigidas pelos Senhores.

:arrow: Dispensamos qualquer tipo de agressividade!

Paulo Sebastião Ferreira

Wallace
22/01/2005, 13:08
Caro Paulo,

Eu não fui ignorante, ou fiz qualquer coisa similar que você afirma.
Se alguém o fez foi você agora comigo.
Eu só estou aqui colaborando e corrigindo as eventuais informações erradas.
Conheço alguma coisa do assunto pela minha formação acadêmica e profissional.

Já coloquei a definição lá em cima.
Se alguém quer se impor aqui não aceitando a opinião de um profissional gabaritado e conhecido da área é você.
Logo no começo informei que um motor pode ser transversal e central ao mesmo tempo e você teima em achar que são coisas excludentes.
Motor normalmente pode ser transversal ou longitudinal e isso não tem nada a ver com ser dianteiro, traseiro ou central. Todas as combinações são possíveis.
Que tal você ser educado e respeitar a informação (não é opinião não) de quem conhece mais que você.
Pode até perguntar o que define uma coisa ou a outra, pedir uma informação etc e tal; mas discordar por discordar sem razão, motivo ou informação é coisa de criança.

ojaneri
22/01/2005, 16:29
Paulo,

Eu adoraria discordar do Wallace, mas ele esta certo. (pelo menos desta vez) :-P

E além disso, o Wallace e o Bill são colegas de anos, e com certeza quando ele falou em ignorância não se referia ao Wallace, que por muitas vezes ajudou o Bill a deixar o Spider rodando.

E na verdade, o que ele falou sobre suspensão independente e posição do motor também esta certo. Suspensão independente não existe com eixo rígido, pois como já foi dito, o eixo é rígido, entao qualquer pancada de um lado vai se refletir no outro, não importando a suspensão, por isso que não é independente. Você deve rever seus conceitos :-) Talvez voce se exprima de uma forma erronea, e por isso que acaba errando.

Flávio Cadore
22/01/2005, 20:00
Galera!!!!!

Eu não vou me meter nessa briga mas que foi uma grosseria isso foi..
Flávio...

Henrique Josino
23/01/2005, 00:58
É bem complicado construir do zero uma gaiola, não é simplesmente solda um monte de cano, uma dica seria ultiliza um chassi pronto, depois constroi a "armação" em cima.......

Ah, concordo com o Bill, o cara escreve bonito...


Falaciosa

do Lat. fallaciosu

adj.,
que tem falácia;
palrador;
arteiro, fraudulento;

adj. e s. m.,
enganador;
aldrabão.

essa eu tive q procurar....... :lol: :lol: :lol:


[]'s

ojaneri
23/01/2005, 10:37
Agora vou meter e não vou ser tão polido quanto o Paulo: Billi, dá para ele....Suponho que vc saiba ler e escrever, falo isto porque achei estranho o número de mensagens suas, 1200 devem ter sido em branco só para constar o número, 600 devem ter sido chingamentos equivocados e mal educados e sobram algumas coisas que copiou de alguém. Espero que estes 40 anos que te restam sirvam para aprender alguma coisa, mas isso não é fato, podem ser ser 30,20,10,0 ...tente fazer do próssimo, um dia melhor...se for pedir demais então desista e seja o que vc é hoje.
Flávio...

Chutou o balde! :-P

Sugiro que os moderados falem com o amigo Flávio para ele dar um relaxada... :-)

Flávio Cadore
23/01/2005, 10:39
Subiu a pressão...e é sério....

Henrique Josino
23/01/2005, 11:31
Grande Flavio!! Não estressa!! é do RG da onde???se for de POA posso apresentar meu Médico pra esse seu problema de pressão alta, meu pai tem :lol: .....ou marcamos uma trilha, acho q é o melhor remedio pra isso.... :lol: :lol: :lol:


[]'s

Gilbertojipeiro38
23/01/2005, 12:33
Alguem poderia responder esta questao educadamente:

Estou construido uma gaiola 4x4 com eixos da f-75 e motor GM4.1, jah esta pronta a estrutura e estou decidindo qual suspensao usar.
Na dianteira molas helicoidais, mas na trazeira tenho duvidas entre um sistema como o do Kalango e do Melecao (1/4 elipse) ou feixe tranversal como da dianteira dos Hots americanos que eh mais simples de fazer e alinhar, quem tiver uma luz para me dar por favor responda

Wallace
23/01/2005, 12:47
Wallace, sua atitude é muito infantil, nada acadêmcia e muito menos profissional.

Você está sendo omisso por duas vezes consecutivas...

Quando o Bill nos chama, a todos, de ingnorantes e cita o seu nome, você se cala! A isto se dá o nome de omissão. Ou você também se acha ingnorante juntamente com todos daqui, conforme quer o Bill?
Paulo,
Não sou infantil a ponto de alguém falar alguma coisa para ajudar e sair falando besteiras.
E muito menos não sou infantil, pois sei reconhecer quando erro e peço desculpas.
Não sou pago aqui para responder, mas faço de boa vontade sempre que posso, mesmo para alguns sem muita educação.

Primeiro Ignorante não é chingamento nunca.
Se alguém ignora ou não tem conhecimento sobre algum assunto é ignorante neste assunto.
Eu, por exemplo, sou ignorante em bordado e em muitas outras coisas.
Se você é ignorante a ponto de não saber isso é ignorante de toda forma então é ignorante.

Você certamente tem que aprimorar seu entendimento na leitura.
Como já foi falado, o Bill falou do tópico e estava concordando com as minhas afirmações e correções e não o contrario.

Wallace, você está sendo novamente omisso pois leu aqui as nossas considerações sobre a classificação das suspensões e nada falou.Falei sim, só que não fico na frente do computador de plantão para atender os senhores.
Pelo visto tem que aprender como funciona um fórum.
Se alguém falar algo que concordo não vou ficar repetindo.

Você lembrou-se de colacar aqui que eu não sei a diferença entre motor transversal e central! Onde foi que você leu esta afirmação, minha, aqui? Algumas vezes neste tópico, releia o Tópico com CALMA que vai perceber.

Wallace, muitos aqui também têm formação acadêmica e ainda assim querem aprender. A sua formação acadêmica e a de qualquer outro não coloca ninguém em vantagem com nenhum de nós aqui.Acho que tenho alguma vantagem sim. Já que foi isso que estudei e é minha atividade de trabalho. Já que sou Engenheiro Mecânico Automobilístico.

Porém, o seu juizo moral sobre a realidade é que vai fazer a diferença!
Saiba que é muito mais difícil o juizo moral sobre qualquer situação social do que a descrição falaciosa sobre uma banalidade mecância.Só que aqui estamos discutindo a tal da banalidade mecânica.

Pense bem! Reflita sobre as circunstâncias aqui consideradas e se abstenha de retrucar. Simplesmente responda ao que foi educadamente colocado aqui por nós.
Pense que aqui temos muitos adolescentes que querem aprender
e dar a sua opinião. Seja, no mínimo, pedagógico!Eu penso, reflito, e etc e tal. Mas foi você que não fez isso, ou fez?

Wallace
23/01/2005, 12:50
E além disso, o Wallace e o Bill são colegas de anos, e com certeza quando ele falou em ignorância não se referia ao Wallace, que por muitas vezes ajudou o Bill a deixar o Spider rodando.
Em tempo.
Acho que não existem dois que brigam entre si tanto quanto eu e o Bill.
Mas sabemos diferenciar o que é diferença de opinião e conhecimento da parte pessoal.
Posso dar um mil exemplos disso... :D

Wallace
23/01/2005, 12:57
Abração geral, e principalmente, no Wallace e no Billi.Obrigado Paulo.
Mas reflita quem desandou o tópico.
Estava aqui só para ajudar como sempre procuro fazer.

Wallace
23/01/2005, 13:02
Estou construido uma gaiola 4x4 com eixos da f-75 e motor GM4.1, jah esta pronta a estrutura e estou decidindo qual suspensao usar.
Na dianteira molas helicoidais, mas na trazeira tenho duvidas entre um sistema como o do Kalango e do Melecao (1/4 elipse) ou feixe tranversal como da dianteira dos Hots americanos que eh mais simples de fazer e alinhar, quem tiver uma luz para me dar por favor respondaDepende o que quer.
A primeira opção deveria lhe dar mais curso, mas tem que travar bem o eixo lateralmente pois este tipo de mola não costuma travar o eixo lateralmente.

Flávio Cadore
23/01/2005, 13:24
Billi

Eu quero te pedir desculpas se eu fui meio áspero, não foi a minha intenção...tá, foi...mas convenhamos, eu li umas trocentas vezes a palavra ignorante, mas ninguém disse, ninguém chamou ninguém ....Billi, te convido a permanecer conosco, mas abaixado...hehehhe...

Wallece

Vc fala e travar o eixo laterelmente, como vc faria isso?
Flávio de Faxinal do Soturno, 50 km de Santa Maria, 10.000 habitantes.

billj
23/01/2005, 15:59
Belê.

Pode crer que continuarei sendo o que sou hoje. Se não gostar, PPS..........

No mais, faça uma pesquisa rápida por minhas mensagens anteriores. Acredito que vai achar um pouco mais que apenas mensagens em branco e xingamentos..........

billj
23/01/2005, 16:13
Alguem poderia responder esta questao educadamente:

Estou construido uma gaiola 4x4 com eixos da f-75 e motor GM4.1, jah esta pronta a estrutura e estou decidindo qual suspensao usar.
Na dianteira molas helicoidais, mas na trazeira tenho duvidas entre um sistema como o do Kalango e do Melecao (1/4 elipse) ou feixe tranversal como da dianteira dos Hots americanos que eh mais simples de fazer e alinhar, quem tiver uma luz para me dar por favor responda


Alguém quer definir "educadamente"?!? Pelo consigo entender por aqui, educado é a pessoa que fala bonitinho na cara do outro mas chama ele de tudo que é coisa pelas costas?!?........... :roll: Se é isso, continuarei sendo "mal-educado" quando for necessário........... :wink:

Agora quanto a suspensão, muito depende do uso pretendido para a gaiola. De toda forma, feixe tranversal é uma roubada, pois não controla em nada o movimento do eixo.

Da 1/4 elípitica, o Marcel teme em não botar tirangulação ou uma panhard na dele para segurar o eixo lateralmente. Ele vai pagar por isso, mais cedo ou mais tarde, IMNSHO.

Independente da mola utilizada, 1/4 elip ou helicoidal, é imprescendível que o eixo seja controlado não pelas molas e amortecedores, mas pelas barras "link". Daí, existem muitas configurações, todas com suas prós e contras. 2-link com panhard, 3-link, 3-link com panhard, 4-link, 4-link com panhard são apenas algumas delas...... Eu optei por uma "triangulated 4-link" para o meu jipe, pois esta configuração propociona boas características para o meu uso, que é trilha pesada e pedras....

Abraços,

Gilbertojipeiro38
23/01/2005, 16:49
quanto aos links e travamentos laterais acho mais faceis e mais baratos de fazer, ja que minhas possilibilidades de utilizacao de solucoes importadas sao pequenas. O uso que eu quero para essa gaiola e ir nas trilhas um pouco alem dos outros jipes sem me preocupar com riscos e danos em lataria.
As molas transversais com links funcionam?

Flávio Cadore
23/01/2005, 16:55
É isso aí Billi...
Vamos ver se eu adivinho essa triangulated 4link, a grosso modo seria uma balança triangular colcada longitudinalmente para conter deslocamento do eixo?
Vou dar a minha contribuição, existe um sistema chamdo Paralelogramo de Watt para conter o deslocamento, este proporciona ao eixo um movimento vertical ao contrário da barra Panhard que descreve um arco.
O esquema nada mais é do que um Z. Imaginem os pontos de apoio nas pontas horizontais direita e esquerda das pernas no Z. No centro da barra inclinada do Z se apoia o eixo.
Façam esse Z com papel que vcs vão ver a trajetória retilínea e vertical.
Flávio...

Wallace
23/01/2005, 18:15
Porque não pesquisa e estuda um pouco, pode começar em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2069

Paulo Sebastião Ferreira
23/01/2005, 20:15
:) Em matéria de suspensão, como quer o Wallace e o Billi, eu não sou desinformado, mas, ignorante.

:idea: Então pensei nas melhores suspensões que conheço e fiz uma eleição:

:arrow: Suspensão ruim: Albatroz, sempre capota na aterrissagem.

:arrow: Suspensão boa: Urubu, pousa com tranquilidade.

:arrow: Suspensão ótima: Sapo, Perereca e Rã, nunca quebram a perna.

:!: Suspensão expert, a melhor: Pulga! Ela pula cento e cinquenta vezes a sua altura e cai sem danos. É de longo curso, independente e não usa molas helicoidais e muito menos arqueadas. Tem garantia total de uma vida de pulga.

:lol: Deverei usar na minha Gaiola, sem nenhuma dúvida, a SEP (Suspensão Expert de Pulga).

:oops: Sinto muito por não citar aqui as referências bibliográficas de que me vali para esta abordagem, mas, esse conhecimento faz parte de minha cultura televisiva inútil. Sei que é muito importante fornecer as referências bibliográficas daquilo que citamos e não somos os autores.
Assim, muitos de nós poderá ler também aquilo que pertence a todos que é o conhecimento dado como publicado e divulgado.

:lol: :lol: :lol:

Abração grandão!

Flávio Cadore
23/01/2005, 23:04
Não podemos nos esquecer da suspensão da formiga, resistente é ela, vai de São Paulo a Buenos Aires carregando 8 vezes o seu peso em um dia e na pernada, tração 4x4 ou 6x6? pensaram que eu não saberia, né...mas é 6x6 full...
E o besouro que pela técnica não deveria voar mas voa, sempre tem aquela gaiola que parece o diabo mas anda, nem por isso a desmerecemos....
Cultura inútil que se adquire e não se compra....
Me lembrei agora, a formiga tem duas antenas, será que ela vai ouvindo duas estações de rádio? AM ou FM?

andretomasi
23/01/2005, 23:59
a formiga tem duas antenas, será que ela vai ouvindo duas estações de rádio? AM ou FM?


FM e PX? :twisted:

Paulo Sebastião Ferreira
24/01/2005, 08:56
:D Pessoal, espero que a minha escolha sobre as suspensões animais não sejam inúteis e muito menos injustas.

Gostaria de lembrar outros animais, nem todos, que são muitos.

Vejamos por exemplo o gato! Boa suspensão e noção de horizonte, quer dizer, o cara tem navegador planar. É demais!

O gafanhoto, o grilo e outros bichos saltitadores têm a suspensão muito semelhante a da pulga. Mas a suspensão da pulga é mesmo muito avançada. Nenhuma outra suspensão aguenta mais que as pernas da pulga no mundo animal.

:!: Já pensaram em um elefante pulando a uma altura de cento e cinquenta vezes a sua e em seguida retornando ao chão? Uma lambança! Vai se espatifar todinho...

:idea: Vamos tirar proveito e quem sabe usar a perna da pulga para projetar uma suspensão... O triângulo, que dizer, a balança ou o braço, tem o joelho pra para trás. A tração é seletiva e também pode ser usada como 6x6 total, para caminhar ou 2x2 total para se mudar de um canídeo para um felino ou mesmo para um humano.

:?: Espero não ter sido injusto com o guepardo. O cara tem arrancada, velocidade, aceleração, molejo, freios ABS e muita estabilidade. Cavalo-de-pau para ele é a maior moleza! Mas tenho minhas dúvidas quanto a escolha... Ele sempre persegue a lépida gazela Thompson e nem sempre leva a melhor e os dois descrevem sempre a mesma trajetória! Fico na dúvida...

:lol: :lol: :lol:

Abração grandão,

Paulo Sebastião

billj
24/01/2005, 10:51
É isso aí Billi...
Vamos ver se eu adivinho essa triangulated 4link, a grosso modo seria uma balança triangular colcada longitudinalmente para conter deslocamento do eixo?
Vou dar a minha contribuição, existe um sistema chamdo Paralelogramo de Watt para conter o deslocamento, este proporciona ao eixo um movimento vertical ao contrário da barra Panhard que descreve um arco.
O esquema nada mais é do que um Z. Imaginem os pontos de apoio nas pontas horizontais direita e esquerda das pernas no Z. No centro da barra inclinada do Z se apoia o eixo.
Façam esse Z com papel que vcs vão ver a trajetória retilínea e vertical.
Flávio...


O problema principal com o "Watts linkage" em usso 4x4 é que as barras são curtas demais, assim limitem o curso da suspensão. Um outro problema é a complexidade do dispositivo, muitas peças para instalar e manter..........

A minha "triangulated 4-link" não é exatamente uma balança triangular, são 04 barras individuais, 02 em V, 02 em paralelo............

Abraços,

Paulo Sebastião Ferreira
24/01/2005, 20:18
:) Flávio, tudo hexabeleza? Trilegal mesmo?

Profe, eu estive pensando também sobre algumas trações...

:?: Será que a bicicleta pode ter tração nas duas rodas? Seria uma tração 2x2 em linha, né? Pois 2x2 paralela é a da galinha e todos os seus primos, né mesmo?

:?: Será que a bicleta com tração em uma única roda pode ser classificada como 1x1?

:?: O canguru também é tração 2x2 paralela, porém, o diferencial é blocado já que anda com as patas sempre alinhadas! Concorda?

Abração grandão,

Paulo Sebastião

Paulo Sebastião Ferreira
24/01/2005, 21:21
:) Wallace, tudo bem?

Quando aqui utilizamos os termos Motor Central ou Motor Transversal estamos dando continuidade à linguagem coloquial apresentada no Fórum.

Penso ser permitido utilizar a linguagem coloquial daqui.
Será que pode mesmo ou nos obrigamos, aqui, ao uso da linguagem técnica da engenharia de veículos?

Então, dizemos que um motor é central quando ele está mais próximo do centro da gaiolas. O motor é transversal quando já vem originalmente montado nessa posição, em relação com os outros elementos orgânicos do conjunto da tração. O outro, e último caso, é quando o motor, em relação a gaiola fica na traseira (bunda de abelha como quer, e muito bem lembarado, o Profe Flávio).

Penso que não cometemos nenhuma gafe ao utilizarmos uma linguagem coloquial, permitida em muitas situações... Estas descrições estão por aqui em outros tópicos. Acho que ninguém até agora entendeu erradamente o que foi escrito pelo uso da linguagem coloquial.

Wallace muitas vezes somos vítimas de certas obsessões e o preciosismo da linguagem técnica pode ser uma delas.
Você já deve ter notado como é muito chato ouvir um médico falando em mediquês ou um economista em economês.

Espero que eu tenha me explicado e fico lhe devendo uma resposta para a sua análise acerca da posição dos motores nas gaiolas: O motor transversal de que falamos aqui fica mais ou menos no centro do conjunto da tração mas ficará sempre mais distante do centro da gaiola.
Entendeu?

Acho que a maioria daqui já havia entendido que a posição do motor em relação a gaiola pode estar em três posições: central, em cima do eixo (motor transversal) e bunda de abelha (traseira).

:?: Indique-nos aqui qual é a referência correta para a classificação da posição do motor numa gailola com motor traseiro. Por favor, não se esqueça de nos fornecer as referências bibliográficas.

Falaremos em outra ocasião sobre a suas considerações sobre como "blocar" juntas homocinéticas que você confundiu com "blocar" diferencial? Lembra-se?

:) Abração grandão!

Paulo Sebastião

Flávio Cadore
24/01/2005, 22:37
E aí galera? blz, eu suponho...

Voltando um pouco, eu não dormi direito pensando em como superar as várias suspensões animais, literalmente, e cheguei a fantástica conclusão que não é possivel superar bilhões de anos de evolução....mas podemos tentar e não vamos desistir, podemos tentar construindo um veículo capaz de superar algumas irregularidades do terreno....é só dar tempo e um pouco de $$$$ para um louco que ele tenta, tá bom, tá bom, bastante $$$$...é o maluco da foto.
Bill, essa foto não te dá nenhuma idéia, vc que gosta de investir uns trocados, um pistãozinho puxando o eixo traseiro a qualquer altura, não sei se é permitido...
Flávio...

billj
25/01/2005, 08:14
Não é permitido suspensões ativas. Mesmo se fosse, este tambolho aí seria um pesadelo numa competição........

Abraços,

billj
25/01/2005, 08:22
Não sei por onde viu essa "linguagem coloquial" neste fórum............ :?

Entendo o seu ponto de mediquês e economês, mas se não usarmos pelo menos um pouco de critério em como chamar as coisas, ficaremos perdidos por aqui, tentando entender o que quer dizer....... :roll:


O posicionamento do motor dentro do chassis é uma coisa. A orientação do motor dentro do chassis é OUTRO!!

- dianteiro, central e traseiro se referem ao posicionamento do motor
- transversal e longitudinal se referem à orientação do motor

E como o Wallace falou, todas as combinações são possíveis..........


Simples, né?!?........... :wink:

Abraços,

Wallace
25/01/2005, 12:34
Quando aqui utilizamos os termos Motor Central ou Motor Transversal estamos dando continuidade à linguagem coloquial apresentada no Fórum.Não tem nada de tecnico na posição e orientação do motor e sua nomenclatura.
Você é que esta errado e não consegue ver isso!
Aparentemente tem uma visão muito limitada das possibilidades.

Então, dizemos que um motor é central quando ele está mais próximo do centro da gaiolas.Motor central para qualquer veiculo é quando ele fica em qualquer posição entre os eixo. Repare que existe motor central dianteiro como o Hummer, por exemplo e motor central traseiro como em quase todas as Ferraris.

O motor é transversal quando já vem originalmente montado nessa posição, em relação com os outros elementos orgânicos do conjunto da tração.Não nada a ver, um motor é transversal pois a linha dos cilindros esta nesta nesta posição em relação ao veiculo. Não significa que o cambio e demais elementos de tração estão na mesma linha ou transversamente entre eles.
Lembro das ultima Lamborguinis Miuras que tinham um V12 transversal e em entre eixos já que a transmissão ficava ao lado do motor e sobe o eixo traseiro.

O outro, e último caso, é quando o motor, em relação a gaiola fica na traseira (bunda de abelha como quer, e muito bem lembarado, o Profe Flávio).O nome correto é traseiro em balanço.
Então existe quanto a posição do motor:
Dianteiro
Traseiro
Central que pode ser: Central Dianteiro e Central Traseiro
Dianterio em Balanço
Traseiro em Balanço
E isso não tem nada a ver se o motor esta longitudinal, transversal, deitado, flat ou em Pé. Ou achou que só tinha duas opções?

Penso que não cometemos nenhuma gafe ao utilizarmos uma linguagem coloquial, permitida em muitas situações... Estas descrições estão por aqui em outros tópicos. Acho que ninguém até agora entendeu erradamente o que foi escrito pelo uso da linguagem coloquial.Você é que não entendeu o que foi escrito.
Se eu começar usar a linguagem tecnica (que não usei ainda) não vai saber nem do que se trata!

Acho que a maioria daqui já havia entendido que a posição do motor em relação a gaiola pode estar em três posições: central, em cima do eixo (motor transversal) e bunda de abelha (traseira).E se colocar o conjunto do Gol a agua ou mesmo de um Corcel como voce clasifica?
Fica sobre o eixo, mas não é transversal.
Para mim é logitudinal dianteiro ou traseiro dependendo sobre qual eixo esta!

Indique-nos aqui qual é a referência correta para a classificação da posição do motor numa gailola com motor traseiro. Por favor, não se esqueça de nos fornecer as referências bibliográficas.O que estou falando aqui vale para qualquer veiculo. A referencia é o meu conhecimento. Mas é algo tão simples que basta você abrir os olhos para entender.

Falaremos em outra ocasião sobre a suas considerações sobre como "blocar" juntas homocinéticas que você confundiu com "blocar" diferencial? Lembra-se?
Não falei nem um nem outro.
Voce para variar não é claro e não consegue se expresar. Eu tinha entendido que você queria manter o motor na dianteira (por exemplo) e transferir a caixa de cambio e demais componentes da tração para o eixo traseiro. Falei que o carajas era exatamente assim.

Gilbertojipeiro38
26/01/2005, 08:49
Sera que esta suspensao funciona????

Quem pode detalhar???? :D :D :D

billj
26/01/2005, 08:54
Não dá para ver detalhe suficiente para opinar.........

Paulo Sebastião Ferreira
26/01/2005, 10:28
:D Wallace, tudo bem? Tá nervoso?

Wallace, a forma como você respodeu-me recebe o nome de "reação circular", que dizer, um looping... Vocé está estressado?

A linguagem coloquial aqui usada serve muito bem aos nossos propósitos. Não era necessário tentar demonstrar todas as possibilidade das posições dos motores de que tenha conhecimento já que estamos falando de gaiolas com motor traseiro.

Quanta baboseira, Wallace...

Acho que você se esqueceu de colocar o motor em baixo... Será que pode? Já pensou num motor radial deitado em baixo da gaiola? Fica o bicho!!!!! :lol: :lol: :lol:

:arrow: Rapaz, calma! O pior ainda estar por vir.

:?: Wallace será que você aceita o desafio de blocar uma junta homocinética, eliminando o jôgo de direção? Peça ajuda ao Papagaio Billi.
Tenho certeza que você nunca havia pensado nessa idéia. É só um pequeno estímo para você se exercitar, depois vem muito mais. Aguarde!

:!: Wallace, eu não quero comprar peças para Jeep. Por favor pare de oferecer-me suas mercadorias.

Abração grandão,

Paulo Sebastião

billj
26/01/2005, 12:54
:?: Wallace será que você aceita o desafio de blocar uma junta homocinética, eliminando o jôgo de direção? Peça ajuda ao Papagaio Billi.




Ainda não entendi essa de blocar a homocinética........

O cara nem sabe explicar o que quer dizer numa linguagem "entendível" e depois fica escrevendo poesia.......... :roll:

Abraços do papagaio :roll: ,

Marcio
26/01/2005, 14:17
Sera que esta suspensao funciona????

Quem pode detalhar????


O eixo traseiro parece do Unimog... sempre vejo gaiolas (e jipes em geral) montados com esses eixos em sites americanos... o Unimog foi bem comercializado por lá? ou tem alguma empresa que produz estes eixos especificamente para a adaptação em jipes de rock crawling?

Outra coisa estranha... não entendi aquele "aerofólio" em cima da gaiola!!! :shock:

Abraços,
Márcio

Wallace
26/01/2005, 16:57
Tem eixos similares ao Unimog a venda lá sim.
É que tem que ter uma proteção metalica no teto lá.
Deve ter aproveitado de outro brinquedo.

Gilbertojipeiro38
26/01/2005, 19:02
as fotos que eu tenho nao sao boas pois o site tem baixa reolucao mas faz coisa incriveis e tem uma feixe de CJ transveral na trazeira

gvogetta
26/01/2005, 21:39
Prezados Senhores,


Vamos manter as discussões dentro do assunto sugerido no título do post e com educação e respeito entre nós...

Saudações,

Paulo Sebastião Ferreira
26/01/2005, 21:56
:lol: :lol: :lol:
Wallace, motor radial são aqueles do T6, por exemplo. Um T6 ou NA, é um avião! Foram usados da segunda guerra mundial e aqui serviram à FAB.
Wallace você é o próprio besteirol.
Motor radial é quando os cilindros estão dispostos radialmente, são motores curtos e mais leves que ocupam pouco espaço na fuselagem. Por esta razão foram largamente utilizados em aviação, esses motores, na sua época, permitiram alcançar grandes velocidades aéreas. Eram utilizados em aviões militares prioritariamente nos Caças.

Wallace quer dizer que o motor do fusca é radial? Horizontal eu sabia mas radial? Tá vendo como você solta besteira de montão?

Se você continuar estressado vai se prejudicar ainda mais!
Acalme-se e cuide-se.

Eu preciso ir a São Paulo? Faça você aí as suas experiências e veja se consegue resolver o enigma. Não se garante não? Você já sabe blocar uma homocinética? Gostou desta, não é mesmo? Confesse! Nunca lhe havia ocorrido tal idéia...

Estou percebendo que você está começando a relaxar... Não sou seu terapeuta mas vou ajudar no que for preciso e estiver ao meu alcance.

:?: Cadê o Papagaio-de-Wallace? Estou parodiando com Papagaio-de-Pirata, percebeu?

:arrow: Continuo não querendo comprar peças para Jeep. Não possuo este tipo de veículo e não estou pretendento adquirir nenhum.

Abração grandão,

Paulo Sebastião Ferreira
27/01/2005, 08:50
:) Getúlio, tudo bem?

:arrow: Aqui as coisas pareciam ir para o brejo! Mas não era bem assim...
Provocações e conflitos de idéias sempre existirão nas relações humanas.

:arrow: Você já pode notar que a temperatura emocional já está mais agradável, já se leva a rusga na brincadeira.

:arrow: Getúlio, aqui, nos momentos mais tensos não deixamos de tratar do assunto que tanto nos aproxima, a mecânica de veículos automotivos, com responsabilidade mesmo que equivocados.

:!: Penso que somos uma grande equipe e vamos nos acertar para uma grande jogada, ou seja: Divulgar aqui nesse Fórum o maior número possível de informações objetivas para a construção segura de Gaiolas.

:arrow: É preciso um pouco de paciência para o ajuste emocional entre partes em conflito de idéias. Em muitos casos estas idéias podem estar erradas ou certas, as duas!


:idea: Vamos às Gaiolas!

Abração grandão,

Paulo Sebastião

Paulo Sebastião Ferreira
27/01/2005, 09:12
:) Flávio, tudo bem? Tribeleza aí no Rio Grande aquele, Che?

:!: Em Desenho Industrial é comum a análise de algum aspecto da natureza como o objetivo de transformar o resultado obtido em algum projeto proveitoso para os humanos.

:arrow: O caso mais comum e mais citado é do "Velcron" que foi uma análise a partir do Carrapicho.

:arrow: A esta maneira de projetar dá-se o nome de "Análise Biônica". Desta forma,. quando falamos das "suspensões" e das "trações" animais estamos analisando um fato natural para criar um experimento qualquer.

:!: Continue encanado com as "suspensões" e "trações" naturais, animais e vegetais, que você certamente vai se deparar com muita informação.

:arrow: Já pensou na estruturação dos "chassis" dos artrópodes? Podem muito servir de referência para as Gaiolas...

:idea: "O logos do homem é o logos da natureza" - Heráclito ( A citação estará correta ? Pergunto ao Wallace e ao Billi?)

Abração grandão,

Paulo Sebastião

Wallace
27/01/2005, 11:27
Prezados Senhores,


Vamos manter as discussões dentro do assunto sugerido no título do post e com educação e respeito entre nós...

Saudações,Esse Paulo não deixa...
É muito mal educado.
Conheçe pouco do assunto e não adimite.
Fica falando besteira e não admite, mas pior, fala besteira para que entende.

Wallace
27/01/2005, 12:14
:lol: :lol: :lol:
Wallace, motor radial são aqueles do T6, por exemplo. Um T6 ou NA, é um avião! Foram usados da segunda guerra mundial e aqui serviram à FAB.
Wallace você é o próprio besteirol.Paulo besteira, sem bem o que é motor radial, que também é clasificado como motor Flat.
Eu conheço um pouco de aviação...
Trabalhei em manutenção em companhia aerea, manutenção de motores e acessorios correlatos.
Também trabalhei em fabricante de motores aeronauticos.
Etc.. etc...
Exitem basicamente 4 tipos de definição de motores.
Os em linha, em V, multi V algumas vezes chamados de W e os Flats.
Nos Flats temos algunas configurações como o Boxer (ou opostos) do fusca, porsche, e outros como os radias.
O flats são todos que os cilindros estão num mesmo plano sem ser em linha.

Motor radial é quando os cilindros estão dispostos radialmente, são motores curtos e mais leves que ocupam pouco espaço na fuselagem. Por esta razão foram largamente utilizados em aviação, esses motores, na sua época, permitiram alcançar grandes velocidades aéreas. Eram utilizados em aviões militares prioritariamente nos Caças.
Ao contrario do que você fala a grande vantagem dos motores radiais é a facilidade de refrigeração. Normamente estes motores são refrigerados a ar e o fato de todos os cilindros receberem facilmente o fluxo de ar benificiava tal configuração.
Pelo visto voce não sabe que este motores também foram usados em veiculos também. Tenho um amigo que tem um veiculo com um motor destes.
Ao contrario do que voce fala, novamente, os melhores caças usavam motores em linha ou em V, com a questão da refrigeração melhorada e resolvida estes motores levam muita vantagem pois tem um rendimento maior e fazem o avião tem uma menor area frontal o que facilita o desempenho e maiores velocidades.

Wallace quer dizer que o motor do fusca é radial? Horizontal eu sabia mas radial? Tá vendo como você solta besteira de montão?
Se você continuar estressado vai se prejudicar ainda mais!
Acalme-se e cuide-se. Já expliquei, novamente você sem conhecimento fica achando que uma coisa é outra. As besteiras são suas.
Prejudicar em que?
Eu não preciso nem quero demonstrar nada a ninguem.
Sou conhecido e reconhecido na minha área. O que mais faço é recusar serviço e não tenho problemas financeiros. Faço o que gosto e quando quero.

Eu preciso ir a São Paulo? Faça você aí as suas experiências e veja se consegue resolver o enigma. Não se garante não? Você já sabe blocar uma homocinética? Gostou desta, não é mesmo? Confesse! Nunca lhe havia ocorrido tal idéia...Paulo besteira, eu tenho isso aqui sim, alias posso montar 3 "eixos" da forma que você quer. Na realidade não fiz nem inventei nada. Nem a ideia foi minha.
Tenho isso a bastat tempo quando eu corria de carro a bastante tempo atrás.
Não é experiencia nenhuma, não tem enigma nenhum.
Voce que na sua ignorancia não sabe de nada e continua falando besteira atrás de besteira e

Estou percebendo que você está começando a relaxar... Não sou seu terapeuta mas vou ajudar no que for preciso e estiver ao meu alcance.Pode ter certeza que eu e outros estamos aqui só dando rizadas das suas besteira. Quem esta pasando vergonha atrás de vergonha aqui é você.[/quote]

:?: Cadê o Papagaio-de-Wallace? Estou parodiando com Papagaio-de-Pirata, percebeu?Se esta falando do Bill talvez ele esteja ocupado com coisas mais importantes como projetar maquinas para a gigantesca multinacional que ele trabalha
como gerente. Ou modiifca o Spider que é um exemplo de competência real do conhecimento aplicado do que estamos falando aqui.
Certamente um dos melhores veiculos do genero do Brasil.

Paulo Sebastião Ferreira
29/01/2005, 21:30
:) Dizemos que um objeto é "flat" quando ele é achatado, espremido, espalhado ou muitas outras designações. Vejam em "Pesquisa"aqui do Fórum como existem vários componentes ou motores flat em mecânica automotiva.

:arrow: Quando falamos que um motor, de combustão interna, é "flat" estamos dizendo que ele é achatado ou espalhado. Porém esta designação serve somente para nos dar a idéia de como é a forma externa do motor. Ao falarmos que um motor é radial, por exemplo, estamos falando de sua estruturação interna, ou seja, a distribuição espacial de seus cilindros mas não de sua aparência que será, de fato, achatada (flat).

:?: O motor Wankel, possui um cilindro rotativo, é achatado(flat) mas não é radial. Então concluimos que a forma externa do motor, a sua aparência, nem sempre nos permitirá classificá-lo quanto a sua estrutura interna de concepção mecânica.

:arrow: Agora vejamos um caso muito interessante: Suponhamos que existisse um motor radial, porém, com uma distribuição espacial dos cilindros em espiral. Como classificaríamos esse motor quanto a sua aparência? Seria cilíndrico! Mas quanto a distribuição dos cilindros continuaria sendo radial, pois é radiamente que estão dispostos os referidos cilindros.

:!: Podemos concluir que a classificação, quanto ao modelo mecânico, de um motor sempre se deve a sua estruração interna, aquela relativa a distribuição de seus cilindros. Podem ser em linha (alinhados), em V (alinhados porém em duas bandas), horizontais(cilindros diametralmente opostos), duplo V ou W (alinhados em 4 bandas) e outras menos usuais. Trataremos dos motores monocilíndricos em outra oportunidade.

:) Esperamos ter contribuido para uma explicação sobre a classificação mais adequada acerca dos modelos mecânicos dos motores a combustão interna, mas, longe de querermos competir com especialistas. Estes últimos poderiam contribuir com mais explicações para melhorar as informações sobre motores de cilindros, a combustão interna.

Abração grandão,

Paulo Sebastião Ferreira

Wallace
30/01/2005, 18:21
O que o Robin falou para o Batman?
Santa Besteira!
Deconheço que exista um duplo V (seu W).
Foi chamado de W um motor em V com mais uma linha de cilindros.
Na falta de uma letra que descreve-se perfeitamente chamaram de W, mas não é um duplo V como algum desavisado pode achar.

Assim como alguns não entendem como pode existir em motor em V com 3 cilindros.

Bomba
30/01/2005, 20:19
Nossa, só tem pinel nesse tópico... :shock:
Eu, hein! :D
Paulo, acho que está na hora de você parar de ficar teorizando, dar o braço a torcer e ir efetivamente mexer num motor, sentir o cheiro de graxa... nem só de teoria viverá o homem!
Você é bom de papo, mas não consegue enrolar quem entende do assunto. :roll:
Vocês não estavam falando em gaiola no começo? Voltem ao assunto, pô! "Motor radial com pistões em espiral"?!? Fala sério!! :roll: :lol:
EDIT: Ah, sim... PRA QUÊ eu quereria blocar uma homocinética, mesmo?!? :lol: Qual a função disso?!? Se fosse diferencial, eu até entenderia...
[]s,

oliveiraideal
29/10/2008, 03:14
Ainda tá abraçando o grandão:?:
e sim.. pra q eu ia blocar? ;/
qual a finalidade disto? >)

Cezar candelaria
29/10/2008, 13:45
Galera, falam serio, nunca tinha lido este topico, mas resolvi ler desde o inicio e fiquei com dor de cabeça de ler tanta besteira e loucuragem deste tal de Abração. É melhor nos encerrar este tópico antes que nossos PCs começem a sair fumaça. Sinceramente, cada um que aparece por aqui, meu deus....:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: