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Ver Versão Completa : TRACKER muito fraco



Amisadai
21/10/2009, 19:51
Pessoal,

Gostaria de agradecer pelas referências e opiniões que tive aqui no forum sobre o carro, isso me ajudou a decidir que carro comprar.
Comprei um TRACKER 2008 a uma semana estou gostando muito, o carro é excelente até a delegada que não estava gostando da idéia se rendeu ao carango.

Só tem uma coisa que esta me incomodando, o carro está muito fraco nas saídas e arrancadas, estacionei em uma ladeira e quando eu fui sair deu trabalho, ele só melhora o desempenho depois que alcança uma certa aceleração. Eu uso uma MOTANA 1.8 no trabalho e a diferença no desempenho é muito grande.
Gostaria de saber de vcs que já tem o carro por mais tempo se é assim mesmo ou está com algum problema.

Em breve estarei postando as fotos.

Joao Baeta
21/10/2009, 20:46
Pessoal,

Gostaria de agradecer pelas referências e opiniões que tive aqui no forum sobre o carro, isso me ajudou a decidir que carro comprar.
Comprei um TRACKER 2008 a uma semana estou gostando muito, o carro é excelente até a delegada que não estava gostando da idéia se rendeu ao carango.

Só tem uma coisa que esta me incomodando, o carro está muito fraco nas saídas e arrancadas, estacionei em uma ladeira e quando eu fui sair deu trabalho, ele só melhora o desempenho depois que alcança uma certa aceleração. Eu uso uma MOTANA 1.8 no trabalho e a diferença no desempenho é muito grande.
Gostaria de saber de vcs que já tem o carro por mais tempo se é assim mesmo ou está com algum problema.

Em breve estarei postando as fotos.
:arrow:Amisadai,
O carro é 2.0 16v... Só tem forca acima (torque) de 4500 rpm!
Na saida é pouco lento... Mas logo vai aumentando e qnd chega uns 3500... Aí acelera mesmo!
Montana é 1.8 8v que tem força em baixa!!!

joão k. chikui
21/10/2009, 22:34
Sem contar a relação torque/peso nitidamente favorável à Montana :
15,9 mkgf/Ton na Montana , para 11,8 mkgf/ton na Tracker .
Mas , cada um na sua , são excelentes .
Pegue a Montana e vá para península de Maraú , qdo ela encalhar até o parachoque , entenderá para que é feito um 4x4.

TMorais
21/10/2009, 22:46
Sem contar a relação torque/peso nitidamente favorável à Montana :
15,9 mkgf/Ton na Montana , para 11,8 mkgf/ton na Tracker .
Mas , cada um na sua , são excelentes .
Pegue a Montana e vá para península de Maraú , qdo ela encalhar até o parachoque , entenderá para que é feito um 4x4.



A Tracker nao seria 17,7mkgf/Ton ???

diegoBH
21/10/2009, 23:00
Só tem uma coisa que esta me incomodando, o carro está muito fraco nas saídas e arrancadas, estacionei em uma ladeira e quando eu fui sair deu trabalho, ele só melhora o desempenho depois que alcança uma certa aceleração. Eu uso uma MOTANA 1.8 no trabalho e a diferença no desempenho é muito grande.
Gostaria de saber de vcs que já tem o carro por mais tempo se é assim mesmo ou está com algum problema.

Há algum tempo estou querendo perguntar a mesma coisa e acho que foi bem respondido. Tenho observado que precisa de muita aceleração pra conseguir um bom desempenho do Tracker mesmo. Tenho tb um peugeot 206 1.6 16v e vou dizer que é bem mais ágil, nas arrancadas e retomadas. O comportamento do tracker me incomodava um pouco. Agora que está mais "amaciado" estou com menos dó de acelerar e estou usando mais RPM na estrada. Ficou melhor de dirigir.

Que bom que essa percepção do carro não era só comigo!!!

Abraços,

DiegoBH

Amisadai
21/10/2009, 23:36
Pessoal,

Muito obrigado pelas informações e paciência, isto me deixa mais tranquilo em saber que não é um problema, mas uma questão de saber usar o carro.

rogeriomasih
22/10/2009, 01:06
Mais uma coisa: qual o pneu que vc está utilizando?

Elver
22/10/2009, 09:40
Eu tive exatamente o mesmo sentimento qdo peguei a Tracker, imagina que eu sai de um Stilo Abarth com 170cv e 28Kgf de torque e fui para a Tracker que, além de mais pesado, tem 128cv e 18Kgf de torque ... parecia que eu estava rebocando um caminhão na subida...

Depois de um tempo você se acostuma, porém, ainda acho a primeira marcha MUITO curta e a segunda marcha muito fraca, seja em 4x2 ou 4x4HI ... da terceira pra frente ele fica "bacana".

Mas primeiro estou cuidando da parte estrutural do carro (Proteções, Pneus, Calços, etc) e depois me preocupo com isso... talvez um turbo (alguém já fez?) ou mesmo chip de potência (alguém já fez?). Estou pensando também em, mais pra frente, colocar um conjunto de embreagem mais forte, pois parecia que ia derreter quando tive que subir de ré uma trilha em Gonçalves no 4x4LO ... alguém já passou por essas situações inusitadas também??

Amisadai
22/10/2009, 09:55
Rogerio, o carro est todo original ainda - pneu 235 60 16 Bridgestone - na oportunidade, estou querendo colocar um quebra mato e estribo, não sei aonde comprar.

MaGao
22/10/2009, 14:07
tudo é questão de costume.. kekeke ando de samurai com xcrawler 2.65 com pneus 215/75/15.. é uma delicia de andar.. quando pego um celta, uno.. fico puto.. po to arrastando o que ? aheuheahae mesma coisa o seu caso..

Abraços,

Elver
22/10/2009, 15:35
Rogerio, o carro est todo original ainda - pneu 235 60 16 Bridgestone - na oportunidade, estou querendo colocar um quebra mato e estribo, não sei aonde comprar.

Recomendações que me passaram e que eu repasso para você, execute os trabalhos nessa ordem:

1 - Proteções inferiores: Você vai encontrar algumas no mercado, mas acredito que TODOS que tem GV/Tracker recomendam as feitas na RC4x4, eu instalei e recomendo também. Eles tem os estribos também que salvaram meu carro em "semi-tombamento", se não fossem eles, eu estaria fazendo a funilaria do lado direito inteiro...

2 - Quebra-Mato - 4Weel, você acha para vender na Alternativa4x4 (Ainda não comprei o meu... está na lista)

Marco-Maga
22/10/2009, 18:13
Recomendações que me passaram e que eu repasso para você, execute os trabalhos nessa ordem:

1 - Proteções inferiores: Você vai encontrar algumas no mercado, mas acredito que TODOS que tem GV/Tracker recomendam as feitas na RC4x4, eu instalei e recomendo também. Eles tem os estribos também que salvaram meu carro em "semi-tombamento", se não fossem eles, eu estaria fazendo a funilaria do lado direito inteiro...

2 - Quebra-Mato - 4Weel, você acha para vender na Alternativa4x4 (Ainda não comprei o meu... está na lista)

Elver,

Se não me engano, quebra mato esta proibido por lei..

Tanto é que vc pode perceber que a fiat tirou o quebra mato que vinha nas adventure, e fizerem parachoque de impunsão.

Abs.

Nelmont França
23/10/2009, 10:15
Elver,

Se não me engano, quebra mato esta proibido por lei..

Tanto é que vc pode perceber que a fiat tirou o quebra mato que vinha nas adventure, e fizerem parachoque de impunsão.

Abs.
Essa eu não sabia...
e os para-choques de ferro... Sem problema?

Elver
23/10/2009, 13:57
Não está proibido:

....
SÃO PAULO - Entra em vigor nesta quinta-feira a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a fabricação, instalação e o uso do quebra-mato, equipamento utilizado na parte dianteira de picapes. A resolução diz que só poderão ser utilizados dispositivos produzidos por empresas devidamente registradas no Inmetro. Quem estiver com o quebra-mato irregular estará cometendo infração grave, que prevê multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH. Além disso, o veículo ainda ficará retido.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sp/transito/mat/2007/12/26/327761277.asp (http://oglobo.globo.com/sp/transito/mat/2007/12/26/327761277.asp)
De acordo com o Contran, a má utilização do quebra-mato pode prejudicar, por exemplo, a eficácia do Air Bag, podendo inclusive proporcionar risco adicional em caso de acidentes.

Apenas para complementar, esse é o quebra-mato que eu pretendo comprar:
http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=208&categoria=57&inf=4&a1=Acessorios&a2=GM+%2D+Tracker

O site já informa que o fabricante está de acordo com a nova norma do CONTRAN.

Have fun!

andre veiga
23/10/2009, 14:28
Com relação ao motor do traker/GV...
Tenho um GV Sport manual (3P) e apesar de gostar MUITO do carro, acho a configuração do motor 16v para um jipe um contracenso, uma "pisada na bola".

Em determinadas ladeiras em Ouro Preto, arrancar com ele faz a gente passar vergonha pois se não pisa mesmo ele simplesmente não sai, e se pisa além do que deveria ele sai cantando pneus...

Se ele tem prentenções de uso como jipe deveria ter força - e muita - a baixas rotações, o que para um motor pequeno (2litros) e 16v é praticamente impossivel a não ser, acredito, para os que tem comando variável.

Fiz uma viagem recentemente e, a 120km/h constantes meu GV fez 8.0km/l em média, na volta a 100km/h e subindo ele fez 10.2km/l.
Se pisar ele anda mas gasta muito, se não pisar ele vem "frouxo" mas relativamente economico... Um colega numa Cherokee sport auto, motor 4 litros, fez praticamente as mesmas médias...e com muito mais conforto e sobra (muita) de potencia.

PS. No carro pouquissima bagagem, 2 adultos e 1 criança de 8anos, uso pneus 225/70/16, o que é pouca coisa mais alto que o original.
Como é o consumo dos GVs/Trackers em geral? E Em especial para o pessoal que usa pneus bem maiores?

Elver
23/10/2009, 15:29
Eu tenho medido praticamente o mesmo consumo em qualquer situação (parece viagem minha, mas não é!)

Minha última viagem não foi exatamente longa, mas média (2.250KM) passando pela Canastra (Sacramento-São Roque de Minas), Conceição do Ibitipoca, Aiuruoca, Gonsalves, Monte Vede etc, no mínimo, rodei 1.000KM em 4x4, sendo que uns 10% disso foi em 4x4LO (estrada que ligam algumas cidades debaixo de chuva pesada) e a média foi de 9Km/L.

Em São Paulo, com transito pesado, eu faço... 9Km/l ... na estrada, a 100/110 vai numa média de 10/10.5 por litro ... a variação é muito pequena.

Um dos dias que eu fiquei em São Roque de Minas, eu enchi o tanque e fui fazer os passeios pela Serra da Canastra, devo ter rodado, só nesse dia, uns 200Km só em 4x4 e gastei pouco menos que meio tanque.

Tudo isso com os pneus originais, agora que eu troquei preciso medir denovo para ver se teve mudança, mas basicamente meu consumo na cidade está no mesmo (1 tanque dura duas semanas...), mesmo depois dos novos pneus.

Daniel Castanho
23/10/2009, 18:50
Com relação ao motor do traker/GV...
Tenho um GV Sport manual (3P) e apesar de gostar MUITO do carro, acho a configuração do motor 16v para um jipe um contracenso, uma "pisada na bola".

Em determinadas ladeiras em Ouro Preto, arrancar com ele faz a gente passar vergonha pois se não pisa mesmo ele simplesmente não sai, e se pisa além do que deveria ele sai cantando pneus...

Se ele tem prentenções de uso como jipe deveria ter força - e muita - a baixas rotações, o que para um motor pequeno (2litros) e 16v é praticamente impossivel a não ser, acredito, para os que tem comando variável.

Fiz uma viagem recentemente e, a 120km/h constantes meu GV fez 8.0km/l em média, na volta a 100km/h e subindo ele fez 10.2km/l.
Se pisar ele anda mas gasta muito, se não pisar ele vem "frouxo" mas relativamente economico... Um colega numa Cherokee sport auto, motor 4 litros, fez praticamente as mesmas médias...e com muito mais conforto e sobra (muita) de potencia.

PS. No carro pouquissima bagagem, 2 adultos e 1 criança de 8anos, uso pneus 225/70/16, o que é pouca coisa mais alto que o original.
Como é o consumo dos GVs/Trackers em geral? E Em especial para o pessoal que usa pneus bem maiores?

André,
Voce disse tudo!

O meu tracker é igual!

Inclusive visitei a sua cidade no começo do ano e imagino que voce deve sofrer realmente com aquelas ladeiras. Achei até que o meu carro tivesse algum problema ou eu estava fazendo barbeiragem...

Quanto ao consumo, já fiz 7,8km/l andando a 120/130Km/h e já fiz 10,5 km/l andando a 100km/h. Achei muita diferença no consumo para pouca na velocidade. Só tenho raiva é de beber como carro grande e andar como carro pequeno.
Na cidade faço 8,5Km/l sempre, o que não acho ruim.

De resto é só alegria! Ótimo custo benefício, confortável no asfalto e valente nas trilhas.

Abraço,
Daniel

Amisadai
24/10/2009, 16:16
Pessoal,

Fiz 3 medições do consumo no meu Tracker com uso mixto, estrada/cidade, sendo que moro em uma cidade muito enladeirada, segue os dados:

1° medição, 70% pista velocidade maxima 120km/h: consumo 10,7km/l.
2° medição, 60% pista velocidade maxima 140km/h, consumo 9,3km/l.
3° medição, 50% pista velocidade maxima 130km/h, consumo 9km/l

Joao Baeta
24/10/2009, 17:18
Pessoal,

Fiz 3 medições do consumo no meu Tracker com uso mixto, estrada/cidade, sendo que moro em uma cidade muito enladeirada, segue os dados:

1° medição, 70% pista velocidade maxima 120km/h: consumo 10,7km/l.
2° medição, 60% pista velocidade maxima 140km/h, consumo 9,3km/l.
3° medição, 50% pista velocidade maxima 130km/h, consumo 9km/l
:arrow:Ué.... Tô estranhando uma coisa....
- "2°medição, 60% pista velocidade maxima 140km/h, consumo 9,3km/l."
-"3° medição, 50% pista velocidade maxima 130km/h, consumo 9km/l "

Nao seria ao contrário não? :pensativo:

Daniel Castanho
26/10/2009, 00:46
Ninguém aqui do Forum chipou o Tracker!?!?! ... não é possível!

Já me ofereceram um chip, mas ainda estou pensando.

Perguntei ao mecânico como seria, mas ele nunca chipou um Tracker e disse que o resultado varia de carro para carro, então só comprando para saber...

.... ninguém vai nos contar como é?

A única coisa que sei é que o módulo de injeção original não é reprogramável, sendo assim tem-se que usar um módulo externo, o que segundo o especialista é mais limitado.

Vamos lá ... ninguém vai contar!

Abraços,
Daniel

Elver
26/10/2009, 10:57
Esse lance do "modulo não programável" eu passei com um Escort que eu tive (turbinado+chip) e eu tive que importar um reader/writer específico para a central do Escort ... um inferno.

Eu só queria a segunda marcha mais forte no Tracker ... ela fica muito "boba" até os 3 mil giros ... ou você entuxa o pé na primeira e troca com o giro lá em cima ou o motor fica parecendo aqueles motores de popa pipocando em segunda até encher o motor...

Amisadai
26/10/2009, 11:20
:arrow:Ué.... Tô estranhando uma coisa....
- "2°medição, 60% pista velocidade maxima 140km/h, consumo 9,3km/l."
-"3° medição, 50% pista velocidade maxima 130km/h, consumo 9km/l "

Nao seria ao contrário não? :pensativo:
João,

Houve sim uma confusão no momento de lançar os valores, o consumo da 3° medição est trocaco com o da 2°.

MRaizer
26/10/2009, 11:37
Vocês vão querer me matar... Ma essa é (talvez a única) vantagem do Niva. Dá para engatar a reduzida sem ter de ligar (bloquear) a tração!
Dai ando em Santa Thereza (ou Ouro Preto) parecendo estar num trator, re re re

fhilipe
26/10/2009, 13:18
eu tambem estou pesquisando e unico lugar confiavel foi o licharles da bosh para chipar porem nao obtive informações completas do serviço, só sei que sai na faixa de R$500,00 e melhora 10%.

queria mais informações se seria 10% de torque tambem, se ele vai vim em rotação mais baixa, consumo etc, e to pra achar ALGUEM que ja chipou o carro pra contar o segredo.

a e é normal essa: primeira é muito curta e a segunda muito longa, onde moro logo na saida de casa é uma subida, se eu não estico muito a primeira a segunda demora MUITO pra acordar, parece carro veio engasgando.

MRaizer
26/10/2009, 14:09
Se não deixar esquentar um pouquinho também... aí fica mais difícil né? A rampa da garagem de casa também é um suplício, fico entre defumar os vizinhos e subir com facilidade. Já teve dia de ficar com pena e apelar para a reduzida lá também... rs

VOVÔ DO TROLLER
26/10/2009, 17:40
Daniel, boa tarde. Eu tb queria melhorar o torque e o desempenho do meu Tracker. Estou pesquisando há 3 anos ( desde que comprei o carro), neste forum e no site da Suzukinet e parece-me que o assunto é bem complicado .Eu mandei um e-mail para a empresa Losacco Preparação de motores ( uma das mais conceituadas do Brasil) e a resposta é de que eles não fazem (eu já postei a resposta aqui neste forum, não sei onde) . Eu penso aqui com os meus botões: se a Losacco não faz é porque não dá muito certo. Entre o certo e o duvidoso, prefiro ficar com o certo e agurdar alguma solução. Se alguém tiver a solução, favor informar.

Andre Sousa
26/10/2009, 18:19
...a e é normal essa: primeira é muito curta e a segunda muito longa, onde moro logo na saida de casa é uma subida, se eu não estico muito a primeira a segunda demora MUITO pra acordar, parece carro veio engasgando.

Eu sempre achei a primeira muito curta no motor 2.0 gasolina. No 1.6 não achava isso não.

O que ajudou foram os pneus maiores. eu saí do 235/60/16 pra 265/70/16. O raio foi aumentado em quase 13% (de 34,4 para 38,9) o que fez com que, naturalmente perdesse torque. Como consequência, a 1ª ficou mais longa e facilitou a 2ª e a 3ª. O carro ficou mais amigável no trânsito urbano.

Pra compensar, em alta passei a usar mais a 4ª marcha, especialmente quando preciso aumentar o giro pra gerar potência no motor que é 16v.

André

Edmundo
26/10/2009, 21:56
Pessoal,

Estou com minha Tracker a quase um ano e realmente ela é meio fraca para sair, mas nada que desabone o carro, quando preciso de arancadas mais fortes acelero um pouco mais o motor (+-3000 giros) e ela responde na boa.

Geralmente motores 16V precisam de maiores rotações para mostrar o rendimento e isso nas trilhas nos forçam a acelerar mais ou usar marchas menores com maiores acelerações (ainda nãop tenho muita experiência nisso, mas vou aprender).

Outro dia tive que atravessar uma área que tinha acabado de ser arada por tratores e em segunda marcha, com 4x4 normal e pneus originais passou tranquilamente, a terra estava bem solta.

Mantenham os motores originais e evitem dores de cabeça no futuro, geralmente estas mudanças sobem em nossas cabeças e sempres aceleramos mais do que necessário.

Boas trilhas!!
Edmundo

fhilipe
27/10/2009, 00:05
André, com pneu maior deva melhorar mesmo, pretendo quando os meus originais (estao com 15mil km) acabarem colocar um 235/70 é mais humilde porem com mesmo raio, espero que a primeira e segunda melhorem, como não sou de correr sempre mantenho 100 e no maximo 110 em viagens, subidas em 5 marcha ficam quase impossiveis nas viagens mesmo com pneus originais.

o consumo atual de sua viatura esta em quanto +- ?
o meu em viagens faz de 10 a 11.
agora na cidade tem me assustado com 7,5 a 8,5 raro usar ar condicionado, as vezes é porque faço muito percurso com menos de 2km.

vbeltram (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=16139) esse é meu medo, não conheço ninguem que tenha chipado e ainda tem esse porem, só o licharles faz o serviço, ou ninguem com tracker procura o servço de chipagem pelo Brasil ou é muito foda fazer ...


abraço.

Alexandre X
27/10/2009, 12:26
Se fosse aumentar o torque em LOW eu teria a solucao, mas em High a unica coisa que me vem a cabeca e usar a relacao do Vitara 5.125

ricardolm
27/10/2009, 12:59
Eu sempre achei a primeira muito curta no motor 2.0 gasolina. No 1.6 não achava isso não.

O que ajudou foram os pneus maiores. eu saí do 235/60/16 pra 265/70/16. O raio foi aumentado em quase 13% (de 34,4 para 38,9) o que fez com que, naturalmente perdesse torque. Como consequência, a 1ª ficou mais longa e facilitou a 2ª e a 3ª. O carro ficou mais amigável no trânsito urbano.

Pra compensar, em alta passei a usar mais a 4ª marcha, especialmente quando preciso aumentar o giro pra gerar potência no motor que é 16v.

André

Curiosidade, nao raspa nos paralamas? Eu comprei uma tracker 07, pego provavelmente na quinta feira :):) eu queria colocar uns pneus maiores tb :):)

[]s

abreu
27/10/2009, 13:43
:arrow:Amisadai,
O carro é 2.0 16v... Só tem forca acima (torque) de 4500 rpm!
Na saida é pouco lento... Mas logo vai aumentando e qnd chega uns 3500... Aí acelera mesmo!
Montana é 1.8 8v que tem força em baixa!!!

Joao, isto de carro 16v so ter forca em alta eh lenta antiga...

Motores 16v hoje em dia tem mais forca que motores 8v em qualquer faixa de rotacao.
O Duratec da Ford eh um otimo exemplo disto, com 80% do seu torque disponivel a partir de 1500Rpm.

O motor do Tracker eh um motor de concepcao antiga, com baixo rendimento e pessima distribuicao de torque. Eh um motor aspero e extremamente fraco em baixas rotacoes.
Isto vem assim desde o Vitara 2.0...

Abracos.

Elver
27/10/2009, 13:57
Curiosidade, nao raspa nos paralamas? Eu comprei uma tracker 07, pego provavelmente na quinta feira :):) eu queria colocar uns pneus maiores tb :):)

[]s


235/70/16 raspa, eu coloquei os GrabberAT2 e ao passar mais forte em lombadas ou pegar depressões em uma velocidade média da uma raspada. Final de curso da direção raspa bem pouco. Se você não estiver pensando em fazer o lift de 2" coloca os 225/70 que, segundo quem tem, não raspa em nada.

Eu estou com esses porque no prox. final de semana meu carro já ganha o kit de 2" + amortecedores do Suprema.

Andre Sousa
27/10/2009, 17:55
O motor do Tracker eh um motor de concepcao antiga, com baixo rendimento e pessima distribuicao de torque. Eh um motor aspero e extremamente fraco em baixas rotacoes.
Isto vem assim desde o Vitara 2.0...



Dar um depoimento pejorativo sem um mínimo de fundamentação técnica soa como ofensa. Se seu objetivo é prestar esclarecimentos, então dê embasamento às suas ponderações. Se a idéia é compartilhar uma mera impressão, então justifique isso.

Pra avaliar um motor temos que considerar custo, durabilidade, consumo, torque, potência, peso, etc...

Um motor de alumínio, extremamente leve, com cilindrada 2.0, que faz 10 a 12 por litro e tem 128 cv atingidos a 5.900 rpm e torque 17,7 kg a 4.300 rpm é o que há de melhor no mercado. Basta comparar com outros 2.0 gasolina.

O motor é tão bom que, com poucas modificações, ainda equipa o Grand Vitara III, um carro japonês que tem destaque nos mercados da Europa e EUA.

Abraços

André

Joao Baeta
27/10/2009, 18:28
Joao, isto de carro 16v so ter forca em alta eh lenta antiga...

Motores 16v hoje em dia tem mais forca que motores 8v em qualquer faixa de rotacao.
O Duratec da Ford eh um otimo exemplo disto, com 80% do seu torque disponivel a partir de 1500Rpm.

O motor do Tracker eh um motor de concepcao antiga, com baixo rendimento e pessima distribuicao de torque. Eh um motor aspero e extremamente fraco em baixas rotacoes.
Isto vem assim desde o Vitara 2.0...

Abracos.
:arrow:Ô Abreuuuuuuuuuuuuuuuuu,
Qnd estou com o GVTD... Sinto torque em baixa...2 mil rpm.... Ela é lenta para ganhar a velocidade.... Show de economia!
Qnd estou de 307 2.0 16v... Sinto fraco... Ele engatinha e acima de 2500 rpm vai com força...
Ô Abreu... Lembrando que o motor 2.0 16V do GV está no mercado há 11 anos (Desde 1998!) De lá para cá.. Os outros motores 2.0 16v foi melhorado bastante(Como o do Forcus...C4 Pallas flex...Etc..!!!):concordo:

Alfredo Stavale
27/10/2009, 18:28
falta torque? mexe na gear ratio kct!:odedo:

Alexandre X
27/10/2009, 18:35
To dizendo... Vem ano e passa ano e nego continua confundindo torque com potencia :mrgreen:

abreu
27/10/2009, 20:52
Dar um depoimento pejorativo sem um mínimo de fundamentação técnica soa como ofensa. Se seu objetivo é prestar esclarecimentos, então dê embasamento às suas ponderações. Se a idéia é compartilhar uma mera impressão, então justifique isso.

Pra avaliar um motor temos que considerar custo, durabilidade, consumo, torque, potência, peso, etc...

Um motor de alumínio, extremamente leve, com cilindrada 2.0, que faz 10 a 12 por litro e tem 128 cv atingidos a 5.900 rpm e torque 17,7 kg a 4.300 rpm é o que há de melhor no mercado. Basta comparar com outros 2.0 gasolina.

O motor é tão bom que, com poucas modificações, ainda equipa o Grand Vitara III, um carro japonês que tem destaque nos mercados da Europa e EUA.

Abraços

André

Qual o embasamento técnico que vossa senhoria deseja?

Saiba que seu motor é um J-20, que nada mais é que um Suzuki G18K re-aberto.

É um motor muito antigo.
Sua potencia é baixa, seu torque mal distribuido e sua relação R/L (radius/length) é muito alta, fazendo dele um motor aspero.

Motores 2.0 16v hoje desenvolvem mais de 150cv e 20kgfm de torque, com muito torque a partir de baixissimas rotações.
A Honda tira nada menos que 192cv de um 2.0 16v atendendo a todas as normas de poluição vigentes.

Como o João Baeta´s disse, é um motor de concepção antiga.

Abraços.

fhilipe
27/10/2009, 21:59
antigo pelo menos é bom e confiavel, é o que muitas vezes importa a longo prazo.

abreu
27/10/2009, 22:42
antigo pelo menos é bom e confiavel, é o que muitas vezes importa a longo prazo.

Não estou dizendo que o motor é ruim amigo, não me entenda mal.

É um motor muito durável e confiavel.

Estou apenas explicando o fato de algumas pessoas reclarem que ele não tem muita força em baixa rotação e culparem as 16v por conta disto, o que não é verdade.

A falta de força em baixa rotação deste motor vem da sua concepção e não da quantidade de valvulas que ele tem.

Abraços.

Nelmont França
28/10/2009, 14:04
Esse assunto muito me interessa...

E aí Abreu... Como estão os passeios aí em Natal?
Comprei meu Vitarinha em Natal e nas próximas férias estarei aí pra fazermos umas trilhas!!!
Flow!

fhilipe
29/10/2009, 21:36
Não estou dizendo que o motor é ruim amigo, não me entenda mal.

É um motor muito durável e confiavel.

Estou apenas explicando o fato de algumas pessoas reclarem que ele não tem muita força em baixa rotação e culparem as 16v por conta disto, o que não é verdade.

A falta de força em baixa rotação deste motor vem da sua concepção e não da quantidade de valvulas que ele tem.

Abraços.

não quiz criticar, só expressei mal tambem, no fim das contas quis dizer que preferi esse antigo bom do que um novo que dara pau ... (pelo dinheiro que tinha dava apenas para o tracker afinal n tem outro igual pelo preço dele) TR4 era bem mais caro na epoca, e a vida segue em frente


como um comando de valvula variavel faz falta (é esse o mecanismo ?) que usa 8v em baixa e 16v em altas rotações né ?

abraço.

andre veiga
29/10/2009, 22:25
Não tenho certeza, e pode haver mais de um sistema, mas acredito que basicamente o camando variável altere o tempo e ou o grau de abertura das vávulas de acordo com a necessidade de torque.

Precisou mais ele mantém as vávulas de adm. mais abertas e ou abertas por mais tempo, enquanto retarda a abertura das de escape.
Isso faria com que a queima seja maior e mais rica...

PS. Não sou mecânico e nada parecido, apenas "xutanico"... vai no chute mesmo kkkkkkk!!!

felipepenteado
19/02/2015, 10:37
Galera estou tendo problema com minha tracker ano 2001 diesel motor mazda. o motor foi feito recentemente, trocado tudo novo e com peças originais, bomba injetora, cabeçote,etc. recentemente tive um problema com a turbina, e substitui a turbina dela por uma nova, porem apos montado o carro não tem forças em subidas, a turbina esta funcionando, mais quando pego uma subida o carro cai toda a velocidade e não responde no acelerador, e as vezes aparece aquela luz da vela aquecedora no painel, o que pode ser?

felipepenteado
20/02/2015, 10:34
será que pode ser a TPS?

Fabio29
26/07/2017, 13:43
Galera estou tendo problema com minha tracker ano 2001 diesel motor mazda. o motor foi feito recentemente, trocado tudo novo e com peças originais, bomba injetora, cabeçote,etc. recentemente tive um problema com a turbina, e substitui a turbina dela por uma nova, porem apos montado o carro não tem forças em subidas, a turbina esta funcionando, mais quando pego uma subida o carro cai toda a velocidade e não responde no acelerador, e as vezes aparece aquela luz da vela aquecedora no painel, o que pode ser?

O poster é antigo mas estou com quase o mesmo problema. Fiz o motor... peças novas e tudo mais. Quando bato a chave e o carro liga, fica piscando aquela Luz da vela de aquecimento (Tipo um "resistencia" ou um "molinha na horizontal". O carro na reta responde bem e tal. Mas quando preciso de reduzir no morro pra "sentar o reio" ele da uma soluçada e nao vai... ou melhor, até vai...mas demoraaaaaa... Já fui em alguns mecanicos aqui na minha cidade e só tem curioso. Ninguem sabe nem do que se trata a tal luzinha. Alguem saberia me dizer o que posso fazer para tentar apaga-la e o carro responder em reduzidas para ultrapassagens ou subidas de morro. (Obs: O carro nao perde a força, sobre morro tranquilo de quarta...só nao responde de imediato)

marcelolbaum
11/12/2017, 22:48
Senhores, venho através deste relatar meu problema com o baixo desempenho da minha tracker 2008 original.
A quase um ano ela vem apresentando este sintoma, com o motor quente e alguns kms rodados o veiculo perdia muito seu desempenho, moro no sul e no inverno este problema não era tão acentuado quanto no verão.
Apos muitos testes, troca de posto de combustível, verificação de velas, ponto de ignição, pressão de combustível, pressão dos pneus, geometria, restrição do escape resolvi buscar na internet sobre este sintoma.
Eis que encontro o seguinte vídeo no youtube

https://www.youtube.com/watch?v=tgeqm6smhYI
Baseado nele, encontrei a tal válvula PCV na tracker e a mesma estava obstruída com borra de óleo, não achei nenhum tópico no fórum sobre esta válvula na Tracker.
Após a limpeza da mesma o veiculo se transformou, ficou mais ágil e com o bom desempenho que tinha antes.
Creio que o baixo desempenho vinha da pressão que se formava no cárter e impedia o correto funcionamento do motor.

Henrique Sampaio
12/06/2019, 12:16
O poster é antigo mas estou com quase o mesmo problema. Fiz o motor... peças novas e tudo mais. Quando bato a chave e o carro liga, fica piscando aquela Luz da vela de aquecimento (Tipo um "resistencia" ou um "molinha na horizontal". O carro na reta responde bem e tal. Mas quando preciso de reduzir no morro pra "sentar o reio" ele da uma soluçada e nao vai... ou melhor, até vai...mas demoraaaaaa... Já fui em alguns mecanicos aqui na minha cidade e só tem curioso. Ninguem sabe nem do que se trata a tal luzinha. Alguem saberia me dizer o que posso fazer para tentar apaga-la e o carro responder em reduzidas para ultrapassagens ou subidas de morro. (Obs: O carro nao perde a força, sobre morro tranquilo de quarta...só nao responde de imediato)
a minha apresentou um prtoblema identico ao seu relato. apos varias indas e vinda foi verificado defeito no sensor de detonação