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Ver Versão Completa : Sptg Vibrando muito acima de 90km/h



Claudiolcfj
20/10/2009, 22:51
Olá Pessoal!

Não encontrei nenhum tópico falando sobre este problema, logo julgo que não seja algo tão comum, assim mesmo venho pedir ajuda aos mais experientes.
A viatura anda bem, sem vibrar e com boa dirigibilidade até +-80km/h, a partir daí começa a vibrar muito, ficando quase impossível de segurar na estrada, tive que desistir de uma viagem recentemente, pois não senti segurança para pegar a estrada. Na cidade, no dia a dia, andando a velocidades menores parece outro carro, estável e sem barulho.
Alguém pode dar uma opinião a respeito?

PS: já levei em uma mecânica, troquei um monte de peças, mas continua.

Júlio C. A. Santos
20/10/2009, 23:30
Olá Claudio,

Tu trocaste várias peças? Quais? Experimente fazer o teste dos amortecedores em uma oficina, eles podem estar detonados, (os meus estão, por isso o carro trepida). E o balanceamento das rodas como está? Verifique também o cardan traseiro se nada disso adiantar.

Abraço :concordo:

Glaicon
21/10/2009, 06:32
Olá Pessoal!

Não encontrei nenhum tópico falando sobre este problema, logo julgo que não seja algo tão comum, assim mesmo venho pedir ajuda aos mais experientes.
A viatura anda bem, sem vibrar e com boa dirigibilidade até +-80km/h, a partir daí começa a vibrar muito, ficando quase impossível de segurar na estrada, tive que desistir de uma viagem recentemente, pois não senti segurança para pegar a estrada. Na cidade, no dia a dia, andando a velocidades menores parece outro carro, estável e sem barulho.
Alguém pode dar uma opinião a respeito?

PS: já levei em uma mecânica, troquei um monte de peças, mas continua.

Você usa pneu barrento ou on road?
Faça o balanceamento das rodas; se ainda persistir o problema, inverta os pneus traseiros e dianteiros.
No meu caso, o balanceamento teve que ser feito com a roda no local.
Aquele que tiram a roda não funcionou.

Robinho da Jaguatirica
21/10/2009, 08:17
Olá Pessoal!

Não encontrei nenhum tópico falando sobre este problema, logo julgo que não seja algo tão comum, assim mesmo venho pedir ajuda aos mais experientes.
A viatura anda bem, sem vibrar e com boa dirigibilidade até +-80km/h, a partir daí começa a vibrar muito, ficando quase impossível de segurar na estrada, tive que desistir de uma viagem recentemente, pois não senti segurança para pegar a estrada. Na cidade, no dia a dia, andando a velocidades menores parece outro carro, estável e sem barulho.
Alguém pode dar uma opinião a respeito?

PS: já levei em uma mecânica, troquei um monte de peças, mas continua.


Oi Cláudio,

Sua pergunta pode ser melhor respondida no tópico Pneus, rodas e suspenção http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384) :pipoca:poste lá a pergunta e diga também o que já fez e trocou para que a galera possa te dar a melhor solução, que ao meu ver poderá ser coisa bem boba:pensativo:, mas difícil de detectar sem maiores detalhes.:cry:
Aproveita e solicite ao administrador que feche este tópico, vamos prestigiar os tópicos antigos já abertos que tanto nos ajudam, assim melhora na hora de pesquisar.:concordo:

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Glaicon
21/10/2009, 23:21
Oi Cláudio,

Sua pergunta pode ser melhor respondida no tópico Pneus, rodas e suspenção http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384) :pipoca:poste lá a pergunta e diga também o que já fez e trocou para que a galera possa te dar a melhor solução, que ao meu ver poderá ser coisa bem boba:pensativo:, mas difícil de detectar sem maiores detalhes.:cry:
Aproveita e solicite ao administrador que feche este tópico, vamos prestigiar os tópicos antigos já abertos que tanto nos ajudam, assim melhora na hora de pesquisar.:concordo:

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Robinho, a culpa foi do Júlio.
Ele que respondeu primeiro. Eu só fui de zequinha.:mrgreen:
Um abraço.

Robinho da Jaguatirica
22/10/2009, 08:53
Robinho, a culpa foi do Júlio.
Ele que respondeu primeiro. Eu só fui de zequinha.:mrgreen:
Um abraço.

Glaicon,

Não podemos imputar culpa ao Júlio, lembre-se que ele está fazendo o tratamento contra o vício de tomar aditivos de radiador, já está quase curado, nem está verde mais igual ao "ET de Varginha".:mrgreen:
Força Júlio, vc consegue, mas tira o STP da cabeça, pode dar recaída.:mrgreen:


KD o Claudio, não falou mais nada, posta lá amigo, queremos te dar aquela moral...:concordo:


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Wolleo
24/10/2009, 20:52
Olá Pessoal!

Não encontrei nenhum tópico falando sobre este problema, logo julgo que não seja algo tão comum, assim mesmo venho pedir ajuda aos mais experientes.
A viatura anda bem, sem vibrar e com boa dirigibilidade até +-80km/h, a partir daí começa a vibrar muito, ficando quase impossível de segurar na estrada, tive que desistir de uma viagem recentemente, pois não senti segurança para pegar a estrada. Na cidade, no dia a dia, andando a velocidades menores parece outro carro, estável e sem barulho.
Alguém pode dar uma opinião a respeito?

PS: já levei em uma mecânica, troquei um monte de peças, mas continua.

Claudio, não sei se já resolveu seu problema, mas pelo que conheço esse problema são duas opções. Descartando balanceamento ou qualquer irregularidade na suspensão poderá ser a cruzeta gasta ou o disco de embreagem chegando ao final.

Espero te ajudar com essas hipóteses,
abração
e espero sua resposta após ter resolvido o problema ....

Glaicon
25/10/2009, 07:42
Claudio, não sei se já resolveu seu problema, mas pelo que conheço esse problema são duas opções. Descartando balanceamento ou qualquer irregularidade na suspensão poderá ser a cruzeta gasta ou o disco de embreagem chegando ao final.

Espero te ajudar com essas hipóteses,
abração
e espero sua resposta após ter resolvido o problema ....

Mirim arretado, sô!
Primeira mensagem e já chega dando bronca, cobrando a resposta pós solução.:palmas:
Imagina quando for expert!:lol:
Bem vindo Wolleo.
É isso mesmo, colocar a dúvida e depois postar o resultado para enriquecer o fórum. :concordo:
Um abraço.

Robinho da Jaguatirica
25/10/2009, 10:42
Mirim arretado, sô!
Primeira mensagem e já chega dando bronca, cobrando a resposta pós solução.:palmas:
Imagina quando for expert!:lol:
Bem vindo Wolleo.
É isso mesmo, colocar a dúvida e depois postar o resultado para enriquecer o fórum. :concordo:
Um abraço.

Pois é... esta é uma grande reclamação da galera, principalmente os mais antiga do forum, a gente pega a pergunta, perde tempo na pesquisa (perda de tempo nada, a gente aprende pesquisando), às vezes dá a solução, às vezes um bom pitaco, e quase sempre não recebe resposta alguma....:pensativo:
Nem muito obrigado queremos, o que queremos mesmo é saber se a coiseira ficou boa.


Boa lama aos jipeiros de sangue.:palmas:


Robinho da Jaguatirica.

Claudiolcfj
25/10/2009, 10:43
Pessoal , me desculpem a ausência.
Estive viajando a trabalho e não consegui acompanhar o forum nos últimos dias.

Gostaria de agradecer as opiniões e sugestões e para dar mais informações, vou listar o que foi feito na revisão a uns dois meses.

troca de :
- rolamentos dianteiros
- braço auxiliar direito
- pivô inferior dianteiro - 2
- bucha estabilizadora - 2
- bico 414 - 4
- 4 pneus novos 235X75X15 (on road)

serviços:
- caster
- cambagem
- recondicionamento da caixa de direção

Claudiolcfj
25/10/2009, 10:50
Volto a me desculpar com o pessoal que respondeu, realmente estava impossibilitado de acessar o forum.
Faz pouco tempo que comprei a sptg (+-6 meses) e de lá para cá já peguei muitas dicas úteis aqui no forum.
Gostaria de voltar a agradecer e dizer que não fiz pouco caso não, tenho pouca experiência com carros desse tipo, pois só tive anteriormente carros de passeio, mas a intenção é participar pegando dicas e quem sabe até colaborando.

Obrigado e desculpem pelo atraso.

Claudiolcfj
25/10/2009, 10:58
Olá Claudio,

Tu trocaste várias peças? Quais? Experimente fazer o teste dos amortecedores em uma oficina, eles podem estar detonados, (os meus estão, por isso o carro trepida). E o balanceamento das rodas como está? Verifique também o cardan traseiro se nada disso adiantar.

Abraço :concordo:

Olá Julio!

Seguindo a sugestão, levei o carro para revisar os amortecedores. A informação é de que estão bons, segundo o pessoal da oficina, mas também disseram que são os originais. Vc sabe, como o carro é 97, estou pensando em trocá-los, o medo é que seja outra coisa e aí, é mais grana gasta à toa.
Quanto ao balanceamento, havia feito quando troquei os pneus.

Claudiolcfj
25/10/2009, 11:12
Oi Cláudio,

Sua pergunta pode ser melhor respondida no tópico Pneus, rodas e suspenção http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384) :pipoca:poste lá a pergunta e diga também o que já fez e trocou para que a galera possa te dar a melhor solução, que ao meu ver poderá ser coisa bem boba:pensativo:, mas difícil de detectar sem maiores detalhes.:cry:
Aproveita e solicite ao administrador que feche este tópico, vamos prestigiar os tópicos antigos já abertos que tanto nos ajudam, assim melhora na hora de pesquisar.:concordo:

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Olá Robinho!

Só abri este tópico porque realmente não sabia onde enquadrar o problema em outros tópicos mais antigos. Andei fuçando os outros tópicos por um bom tempo e não encontrei algo parecido. O grande problema é que já levei em várias mecânicas e os caras parecem que querem resolver por tentativa, troca isso.. troca aquilo.. aí a grana acaba e o problema persiste.

Logo pedirei para encerrar o tópico...

Um abraço!

edu.sport
10/11/2009, 13:20
Estou com o mesmo problema em minha sportage 01 diesel curta, qnd tiro a transmissão que vai para as rodas dianteiras o barulho e a vibração vai embora.
O mecanico sugeriu trocar a luva e o fresado da transmissão, mas levei à um torneiro mecanico e ele disse que a peça não tem defeito.
Qnd vi seu post, fiquei ansioso em ver a resolução do problema!!!
e ai? resolveu?

EDuarte
10/11/2009, 14:22
Fala Edu
No seu caso como acontece apenas com a tração dianteira engatada, é certeza que é o cardã dianteiro desbalanceado.
[]s
(DU)

Nava
10/11/2009, 16:49
Olhe, uma vez eu quebrei um estriado interno de meu niva, roda da frente e veja, ele é integral. Rodava direto bloqueado (4x4) até arrumar. Acontece que o eixo ficou preso só na coifa e girava normal. Mas qdo atingia certa velocidade, o eixo solto gerava um P desbalanceamento...
Ja checou os semi-eixos?
TEm uns rolamentos agulhas nos cubos que quebram com facilidade, geram barulho chato e podem dar isso tb.

edu.sport
14/11/2009, 16:03
Fala Edu
No seu caso como acontece apenas com a tração dianteira engatada, é certeza que é o cardã dianteiro desbalanceado.
[]s
(DU)

Caro amigo, o problema acontece sem engatar a tração nas qutro rodas, é em 4x2 que o defeito aparece. O mecanico retirou a transmissão menor que traciona as rodas da frente, para descobrir qual das duas transmissões fazia a vibração.

Modesto
15/11/2009, 17:32
Colega,
tive esse mesmo problema há um mês - procure alguém que balanceie cardãs - é só desmontar e mandar lá. Gastei 100 paus com m.o. é só!

Modesto
15/11/2009, 17:40
tive o mesmo problema há 1 mês - retire o cardã e mande para um especialista que balanceie - é só ( vão umas 100 pratas)

Modesto
15/11/2009, 17:45
basta retirar o cardã e mandar balancear num especialista - tive o mesmo problema há 1 mês e gastei uns 100 paus...

Claudiolcfj
16/11/2009, 14:46
Valeu pelas dicas!!

Levei em duas oficinas e citei os comentários do pessoal do site, os mecânicos estão cismados com os amortecedores, são originais (12 anos), mas ainda estou achando que os caras estão indo por tentativas. O problema é que são caros os amortecedores originais, estou fuçando os outros tópicos para encontrar algum mais barato que sirva na Sptg.
Logo, que fizer o trabalho respondo para dizer como ficou.

EDuarte
16/11/2009, 16:57
Se fossem amortecedores o problema apareceria tanto com a tração ligada quanto desligada.
Mas com 12 anos, ja passou da hora de trocar esses amortecedores.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
16/11/2009, 17:47
Se fossem amortecedores o problema apareceria tanto com a tração ligada quanto desligada.
Mas com 12 anos, ja passou da hora de trocar esses amortecedores.
[]s
(DU)


Se os amortecedores tiverem uma inscrição KYB eles ainda são os originais.

Claudiolcfj
19/11/2009, 12:26
PROBLEMA RESOLVIDO!!!! :concordo::concordo::concordo:

SOLUÇÃO: BALANCEAMENTO DO CARDÃ/TROCA DA CRUZETA

AS DICAS DO PESSOAL AQUI DO SITE FORAM DETERMINANTES PARA RESOLVER O PROBLEMA. CHEGUEI A LEVAR O CARRO EM 6 OFICINAS DIFERENTES E OS MECÂNICOS SÓ FALAVAM EM TROCAR MOLAS E AMORTECEDORES COM ORÇAMENTOS QUE VARIAVAM DE 3500,00 ATÉ 4700,00 :pensativo::pensativo:. NINGUÉM SEQUER LEVANTOU A HIPÓTESE DE PROBLEMA NO CARDÃ.:shock:
DEPOIS DE PEGAR AS DICAS AQUI NO SITE RESOLVI PROCURAR UMA OFICINA ESPECIALIZADA EM CARDÃ, E NÃO DEU OUTRA,O PROBLEMA DA VIBRAÇÃO ERA CAUSADO POR DESGASTE NA CRUZETA. TROCOU A CRUZETA, BALANCEOU O CARDÃ E SANOU A PANE.:!:
A VIATURA AGORA ESTÁ VOANDO, TRANQUILA, PARECE CARRO DE PASSEIO.

TOTAL GASTO: R$188,00

ESPERO QUE ESTE CASO TAMBÉM POSSA AJUDAR A OUTROS QUE TENHAM O MESMO PROBLEMA.

VALEU PESSOAL!

EDuarte
19/11/2009, 13:43
Só uma duvida Claudio, vc anda com o 4x4 integral?
[]s
(DU)

Claudiolcfj
21/11/2009, 22:29
Só uma duvida Claudio, vc anda com o 4x4 integral?
[]s
(DU)

Olha Eduardo, este é o meu primeiro carro 4x4, e só o comprei a 7 meses. Até agora, na maior parte do tempo, ando com ela na 2H e poucas vezes usei a 4H. 4L ainda nem engatei.

EDuarte
22/11/2009, 01:09
Olha Eduardo, este é o meu primeiro carro 4x4, e só o comprei a 7 meses. Até agora, na maior parte do tempo, ando com ela na 2H e poucas vezes usei a 4H. 4L ainda nem engatei.
Entendi, só perguntei pq a sportage não foi projetada pra andar em 4x4 no asfalto, pois isso causará inevitavelmente o desgaste prematuro dos componentes da tração dianteira, aumento no consumo e como no seu caso desbalanceamento precoce do cardã.
[]s
(DU)

Claudiolcfj
22/11/2009, 11:16
Entendi, só perguntei pq a sportage não foi projetada pra andar em 4x4 no asfalto, pois isso causará inevitavelmente o desgaste prematuro dos componentes da tração dianteira, aumento no consumo e como no seu caso desbalanceamento precoce do cardã.
[]s
(DU)

Opa!!

Valeu pela dica!! :concordo:
Só engatei a 4H para testar em uma trilha bem leve com pouca lama. Agora sim vou fazer uma revisão no sistema de tração com um mecânico especializado antes de começar a pegar mais pesado com ela.

Júlio C. A. Santos
28/04/2010, 18:08
Pessoal,

Ha alguns meses fiz o lift na minha Sportage, blz. Só que depois, quando peguei a BR percebi que o carro trepidava muito apartir de 80km/h. Antes do lift não fazia isso. Aí descobri que a cruzeta do cardan traseiro estava meio solta. É porque na oficina, na hora do lift deixei a Sportage no Elevacar sem os amortecedores e o eixo traseiro ficou suspenso pelo cardan que ficou em cima da longarina do chassis. A cruzeta em si não tem folga, a folga é entre o encaixe da cruzeta com o cardan. Aí reparei nas cruzetas das Chevrolet D-20, elas são parafusadas no cardan e as cruzetas da Sportage são só encaixadas??? Como??? Então se tiver alguns parafusos segurando a cruzeta no cardan da Sportage posso até resolver o problema em casa??? Alguém ja fez isso???

Eu to quase comprando uma cruzeta nova, mas a cruzeta que vou trocar não tem folga... Putz! Vou Fazer o que??

Abraço :concordo:

EDuarte
28/04/2010, 18:29
Julio
Se o cardã ficou apoiado na travessa, pelo peso do diferencial existe uma grande chance de ter entortado o cardã, 1 milesimo empenado é o suficiente pra gerar trepidações.
[]s
(DU)

claudinho10001
21/06/2011, 10:56
Só complementando e ressussitando o post: Um belo dia resolvi pegar a estrada e ao passar dos 60 km/h o bólido parecia um vibrador gigante (e o pior: eu estava sentando nele!)! Como não estava achando graça nenhuma naquilo (tem gente que gosta), parei numa rampa e fui verificar. O cardã principal tava "desbelengando", sinal de avaria na cruzeta. Bom, resolvi prosseguir os 120 km que faltavam até Teófilo Otoni/MG e lá o mecânico foi taxativo: "Tem que trocar o cardã inteiro, pois não existiam as travas para retirada da cruzeta".

Agradeci, fui embora e parei na oficina de um amigo torneiro. Ele retirou o cardã, retirou a cruzeta (não sei como), fomos a várias lojas de autopeças até acharmos um vendedor entendido e que nos mostrou um modelo que nos atenderia.

O toneiro montou o cardã, (teve que embuchar milimetricamente os copinhos da cruzeta, haja vista ter ficado uma diferençazinha), levamos novamente o carro á rampa e lubrificamos todas as gaxetas debaixo do carro. A viatura virou uma moça. Total: R$ 80,00 da cruzeta, 8 cervejas de Mão de obra (bebi junto, é claro!) e alguns pedaços de frango caipira no boteco da Wanda às margens da BR 116.

Agora tá com um barulhinho parecido no cardã do eixo dianteiro, mesmo sem usá-lo. Diagnóstico: Cruzeta. E lá vamos nós de novo pro boteco!

EDuarte
21/06/2011, 11:09
Trocar as cruzetas é relativamente facil, ja troqueis varias de sportage.

[]s
(DU)

CarlAlberto
25/11/2013, 11:30
Só complementando e ressussitando o post: Um belo dia resolvi pegar a estrada e ao passar dos 60 km/h o bólido parecia um vibrador gigante (e o pior: eu estava sentando nele!)! Como não estava achando graça nenhuma naquilo (tem gente que gosta), parei numa rampa e fui verificar. O cardã principal tava "desbelengando", sinal de avaria na cruzeta. Bom, resolvi prosseguir os 120 km que faltavam até Teófilo Otoni/MG e lá o mecânico foi taxativo: "Tem que trocar o cardã inteiro, pois não existiam as travas para retirada da cruzeta".

Agradeci, fui embora e parei na oficina de um amigo torneiro. Ele retirou o cardã, retirou a cruzeta (não sei como), fomos a várias lojas de autopeças até acharmos um vendedor entendido e que nos mostrou um modelo que nos atenderia.

O toneiro montou o cardã, (teve que embuchar milimetricamente os copinhos da cruzeta, haja vista ter ficado uma diferençazinha), levamos novamente o carro á rampa e lubrificamos todas as gaxetas debaixo do carro. A viatura virou uma moça. Total: R$ 80,00 da cruzeta, 8 cervejas de Mão de obra (bebi junto, é claro!) e alguns pedaços de frango caipira no boteco da Wanda às margens da BR 116.

Agora tá com um barulhinho parecido no cardã do eixo dianteiro, mesmo sem usá-lo. Diagnóstico: Cruzeta. E lá vamos nós de novo pro boteco!

O meu carro apresentou o mesmo problema de vibração, inclusive também no pedal da embreagem. Troquei a cruzeta do cardan, não foi necessário balancear e acabou toda a vibração, inclusive no pedal da embreagem também.

Abraço a todos.