PDA

Ver Versão Completa : Proposta... PROJETO JIPEIRO AMIGO...

Murillus
20/10/2009, 19:38
Pessoal,

PROJETO JIPEIRO AMIGO

Varias histórias são contadas por companheiros jipeiros conhecidos ou anônimos que, geralmente, durante um passeio em uma região mais afastada, sem recursos ou técnicas adequadas, graças ao preparo proporcionado pelo esporte e equipamentos na viatura, salvaram vidas ou mesmo os bens de outros.

Casos como estes são narrados freqüentemente, mas nem sempre tem um final feliz.

O PROJETO JIPEIRO AMIGO nasce da necessidade de se aumentar o nível de proteção tanto aos banhistas freqüentadores das praias e açudes bem como assegurar tranqüilidade aos outros donos de 4x4 menos experientes e a comunidade de forma geral.

A idéia básica do projeto é difundir técnicas de Resgate e Salvamento bem como de Primeiros Socorros entre os jipeiros, com o objetivo do engajamento ao socorro e transporte adequados de vítimas bem como auxilio a comunidade, através do resgate de bens em perigo pelas forças da natureza.

Resumidamente, o PROJETO JIPEIRO AMIGO é uma campanha educativa de caráter direcionado, porém com benefícios gerais para a população, para os banhistas, para os jipeiros e CBMCE. Em outras palavras, seria uma grande parceria dos jipes clubes com o Corpo de Bombeiros do Estado.

Esperamos, assim, que, em um curto espaço de tempo, possamos ter em todo o nosso estado e, quiça, nosso país, jipeiros capacitados e preparados para exercer o papel de voluntários, pois o local de prática de desporto, lazer ou profissão é onde ocorrem os maiores números de incidentes.

Seguindo as diretrizes do projeto pioneiro implantado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceara, Projeto Surf Salva, que busca reduzir a zero o número de mortes por afogamento nas praias de Fortaleza, esperamos também ter êxito nesta empreitada.

[]s

JEFFCATUNDA
20/10/2009, 20:00
Então Murilo... Como vem a ser isso??

Murillus
21/10/2009, 09:13
Uma parceria

No primeiro momento, ficariamos de apoio ao CBMCE... ou seja , atravez dos radios poderiamos ser acionados a ajuda-los a algum resgate onde nossos 4x4 fossem fundamentais...

No segundo momento, seriamos treinados a ajuda efetiva como voluntarios...

Duda Lopes
21/10/2009, 10:08
Me parece ser um projeto bem bacana, pena eu estar tão distante do Ceará.

[].

reslima
21/10/2009, 10:20
Boa iniciativa!!! não sei aí no CEará, mas aqui no Paraná, existe a possibilidade de se cadastrar como voluntário no site da defesa civil... ainda, no site da da Secretaria Nacional de Defesa Civil (www.defesacivil.gov.br (http://www.defesacivil.gov.br)), há orientações de como proceder para se cadastrar junto a "Rede Nacional de Emergência de Radioamadores"... sei disso pois faço parte da defesa civil aqui do meu Município, recentemente desenvolvi um projeto de brigada aérea de combate a incêndios para o Estado do Paraná e participei de alguns cursos no Corpo de Bombeiros... se puder ajudar em alguma coisa, estou por aí... abs...

Corrigindo, no site da defesa civil do Paraná, há como se cadastrar como voluntário e esse cadastro serve para todo o Brasil... www.defesacivil.pr.gov.br

Abs...

leo cabral
21/10/2009, 13:15
Grande Murillus !

Parabéns por essa iniciativa ímpar no estado de Ceará .:palmas::palmas::palmas::palmas:

pode contar comigo no que for necessário :concordo::concordo::concordo:

Murillus
23/10/2009, 13:12
primeiro passo:

tirar o indicativo de radioamador... pois so assim seremos contactados de forma correta...

segundo passo:

aderir a RENER... como forma de voluntariado...

terceiro passo:

ai vai depender da CBMCE... criar um curso pra nos jipeiros...

quarto passo:

por em pratica...

Murillus
25/10/2011, 10:05
Companheiros,

Quando entrei (ou melhor, fui contaminado) no mundo todo terreno, descobri que o "SER JIPEIRO" vai bem alem de ter um 4x4, e, por isso, engajei-me em todas as campanhas que tornam este povo esquisito (nós) em pessoas mais humanas...

Este povo esquisito, adora conhecer lugares novos, por caminhos alternativos (mesmo se perdendo), procurando o acesso mais difícil (ou impossível) para os veículos, e etc e tal, mas também é solidário e companheiro, buscando preservar a natureza, respeitando e ajudando (todas) as pessoas que cruzam por nossos caminhos...

Por tudo isso o "SER JIPEIRO" é uma (bela) lição para toda a vida... o "SER JIPEIRO" é um estilo de vida...

Quando fundei o rapaziada 4x4 off road, juntamente com alguns (grandes) amigos, lá pelos idos de 2007, acreditava (e ainda acredito) que poderia mudar o mundo pra melhor, pois ter amigo é tudo na vida (mesmo sendo virtuais) e, amigos jipeiros (ou jipeiros amigos) é fato inegualável...

Pois bem, ai chegamos a um ponto na vida que precisamos escolher o caminho a seguir, buscar melhorias, conquistar as pessoas, empatizar a todos pela melhoria do que é nosso (este mundão de meu DEUS), e, assim, ter mais e mais amigos...

O projeto criado pelo rapaziada 4x4 off road, acho que em 2009, denominado OFF ROAD CONSCIENTE, EU PRATICO, foi uma resposta a necessidade disto (empatia)...

Mais cedo ou mais tarde, por inveja, infelizmente, estava fadado a acontecer querelas improdutivas encabeçadas por noticiários sensacionalistas. Por vezes saem reportagem tendenciosa com o intuito de macular (denegrir, mesmo) a imagem desta grande familia que é o 4x4/Off Road...

Ao meu ver, estas aberrações (pregações infelizes) não estão relacionadas diretamente a nós JIPEIROS, pois o "SER JIPEIRO" vai bem alem de ter um 4x4...

Nos JIPEIROS estamos ligados a grupos (clubes) sérios como tantos que existem por este Brasil, e buscamos a condução responsável e o fora de estrada conciente...

PORTANTO, "Amigo é aquele que estende as mãos, sem que você precise"... e isso, ao meu ver, é o SER JIPEIRO...

Obrigado a todos e Forte abraço,

Murillus, Rapaziada 4x4 Off Road,
.: OFF-ROAD CONSCIENTE, EU PRATICO :.

V|isitem:
Bem-vindo ao Facebook - acesse, cadastre-se ou saiba mais. (http://www.facebook.com/pages/Off-Road-Consciente-Eu-pratico/267263066646347)