PDA

Ver Versão Completa : diesel aditivado x comum



Páginas : [1] 2

rmfsouza
18/03/2003, 15:57
Na jipenet tá rolando um papo de gasolina aditivada versus gasolina comum. E quanto ao diesel, tem alguma vantagem em utilizar o aditivado? O conceito é o mesmo?

Beto

Adriano Braga
18/03/2003, 17:04
A informação que obtive de meu mecânico é a seguinte. O diesel aditivado evita problemas de carbonização nos bicos entre outros benefício. Já para motores diesel reformados, ouvi dizer, de outro mecânico, que não era bom usar os aditivados. Sei lá!! O que pode ocorrer com os reformados é que os aditivos podem eliminar algumas sustâncias indesejadas grudadas as peças do motor...gerando forgas...não sei...não sou mecânico!!! Até tem lógica!!! :!:

gvogetta
18/03/2003, 21:23
Caros Companheiros,


Sou usuário de veículos à diesel há anos. Tem muita gente desqualificada que falando "abobrinha" por aí. :wink: por isso tomem cuidado.

O Diesel comum, pelo menos no Brasil é uma verdadeira m#%!@. Cheio de impurezas, água e outros "componentes" maléficos para qualquer motor diesel, principalmente aqueles fabricados de 15 anos para cá. Na Europa, o diesel é um combustível mais limpo até do que a gasolina! Tudo vai da composição e proporção dos componentes.

O diesel aditivado que temos no Brasil ainda está longe de ser comparável ao europeu, mas os componentes (aditivos) agregados ao combustível, diminuem a formação de borras (coisa que o diesel comum adora fazer...) além de manter limpo o sistema de injeção de combustível. Isso significa maior rendimento do combustível, menor custo posterior com manutenções de bomba injetora e com o próprio motor, um melhor desempenho e uma menor emissão de poluentes. :o

Os motores a diesel desmontados que já vi, cujos donos normalmente utilizavam diesel comum estavem completamente grudentos por dentro devido às borras acumuladas pelo diesel. Outro dia, numa oficina especializada, vi um motor diesel limpinho, limpinho. Perguntei pro mexânico se ele havia lavado o motor e ele falou: "não foi limpo não! Este motor é da pick-up do patrão (uma F-1000 daquelas mais antigas). Ele só usa diesel aditivado..." Tirem suas próprias conclusões :wink:

Outra coisa: normalmente, ao contrário da gasolina, a diferença de preço entre o diesel aditivado e o comun é muito pequena. Aqui em Curitiba, a diferença dira em torno de R$ 0,03 a 0,05 por litro, o que acho irrisório pelos benefícios que o diesel aditivado proporciona.

Saudações aditivadas,

Adriano Braga
19/03/2003, 09:49
Eu particularmente só uso aditivado e de postos de procedencia. Meu colega tem um engesa f1 com a mesma motorização que o meu. Ele me disse que perdeu a bomba de combustivel por colocar diesel comum...com grande quantidade de água. A bomba é lubrificada com o próprio combustivel e com a água ela não se auto lubrificou...isso lhe custou mais de 2000 reais

Fernando Lopes
25/10/2006, 12:34
Gostaria de saber se eu utilizar aditivos (Bardal, STP etc...), com o óleo diesel, eu terei a vida util do meu motor aumentada, sem problemas com bomba injetora, bicos , etc ???

Edintruder
25/10/2006, 13:15
Eu usei algumas vezes até me indicarem óleo de motor no diesel. É bem melhor. Esses aditivos são muito similares à querosene, portanto, se usar querosene dá o mesmo resultado. Eu coloco 1/2 litro de óleo de motor (mais vagabundo e barato) no tanque sempre que abasteço.

Dieselboy
25/10/2006, 13:36
Fernando

Na teoria é o que se espera, mas para comprovar de fato a eficiência destes produtos só mesmo adicionando-os a cada abastecimento, verificando os resultados ao longo de um determinado período. Aliás ´recomendação esta feita pelos próprios fabricantes dos produtos.

Já utilizei o Bardahl (frasco verde) e também o STP (frasco azul celeste), à primeira vista não senti diferença alguma, pois utilizei consecutivamente apenas em 3 abastecimentos, isto no caso do bardahl. O fator determinante para minha desistência foi o preço, lembro que no Bardahl comecei pagando R$ 8,00 e na última vez que perguntei estava R$ 15,00 :shock: :shock: essa diferença toda em apenas 1 ano :shock:

O STP utizei somente uma única vez, na primeiravez paguei R$12,00 e quando fui todo entusiasmado comprar a segunda "dose" já estava custando R$ 18,00 :shock: :shock:

Hoje estou utilizando querosene, compro no mercado e pago em torno de R$ 4,50/L :dance: :dance:

Este assunto já foi bem discutido em outro tópico, aliás de onde veio minha inspiração em substituir os aditivos pelo querosene.

DanOnTuba
25/10/2006, 17:19
Eu usei algumas vezes até me indicarem óleo de motor no diesel. É bem melhor. Eu coloco 1/2 litro de óleo de motor (mais vagabundo e barato) no tanque sempre que abasteço.

putz, incrível...já faz isso há muito tempo sem conseqüências negativas? quais são os objetivos desejados? Lubrificar a bomba? funciona mesmo?

Edintruder
25/10/2006, 18:07
putz, incrível...já faz isso há muito tempo sem conseqüências negativas? quais são os objetivos desejados? Lubrificar a bomba? funciona mesmo?


Xi! Faz mais de 20.000 km que tenho feito isso. O óleo servi para melhorar a viscosidade do diesel, que por sua vez lubrifica a bomba injetora e bicos. Com certeza colocando óleo eu nunca terei bicos trancados e o desgaste da bomba se reduz bastante.
Comentaindo isso com motoristas de caminhões, descubri que tem muita gente que faz isso também por aí. só não aprovou o óleo 2tempos pois aumenta muito a fumaça.

DanOnTuba
25/10/2006, 19:02
Super interessante. Obrigado pela dica. Eu uso o MWM 4.07TCA 2.8L. Quando troquei o filtro de combustível uma vez, notei que a bomba ficou, desde então, um pouco mais barulhenta devido (talvez) à falta de lubrificação momentânea. Deve ser um mecanismo relativamente delicado. Vou experimentar com o 0.5% de óleo motor no diesel .... você não tem preocupação com acumulação de óleo queimado ou algo que possa acumular internamente no motor?

Edintruder
25/10/2006, 20:42
Na verdade não acumula pois dilui bem no tanque. Porém mesmo com menos de 1% dá para sentir a diferença do consumo, que chega a reduzir meio km/l. A bomba é um sistema muito confiável, porém não tem como não apresentar desgaste com o uso, as peças que mais desgastam é a base roletada do came e a bomba de palhetas, com o tempo reduz bastante a pressão de injeção. Usando um óleo diesel de boa qualidade garante a correta lubrificação dessas peças, aumentando sua vida útil. Não custa melhorar um pouco mais essa capacidade de lubrificação do diesel. Fora isso, motores diesel tem capacidade de queimar óleos até mais viscosos que o diesel.

edubelem
25/10/2006, 22:37
Na verdade não acumula pois dilui bem no tanque. Porém mesmo com menos de 1% dá para sentir a diferença do consumo, que chega a reduzir meio km/l. A bomba é um sistema muito confiável, porém não tem como não apresentar desgaste com o uso, as peças que mais desgastam é a base roletada do came e a bomba de palhetas, com o tempo reduz bastante a pressão de injeção. Usando um óleo diesel de boa qualidade garante a correta lubrificação dessas peças, aumentando sua vida útil. Não custa melhorar um pouco mais essa capacidade de lubrificação do diesel. Fora isso, motores diesel tem capacidade de queimar óleos até mais viscosos que o diesel.

Edin, será que dá p/ fezer isto c/ motor eletrônico???

1/2 lt não é muito? Não fuma azul na descarga??

Dieselboy
25/10/2006, 23:06
" ... será que dá p/ fezer isto c/ motor eletrônico???..."
Essa é a grande vantagem do modelo mecânico, pois permite uma certa "liberdade" para realizar esses "experimentos" sem muito medo, na pior das hipóteses o conserto não será um absurdo de caro se comparado ao modelo eletrônico é claro.

A respeito disto lembro que algumas semanas atrás fui para uma cidade vizinha com o tanque na reserva :putz: :putz: geralmente não faço isso, pois evito ao máximo abastecer em locais que não conheço, mas desta vez o descuido cobrou-me seu preço :putz: fui obrigado a escolher um posto e para meu azar fiz uma péssima escolha.

Resultado? A F-1000 começou a "engasgar" há uns 30 km do posto, começou perdendo "pique" e de repente parou de vez :shock: :shock: tive que voltar rebocado para a oficina. No outro dia deram-me o diagnóstico entupimento de uma das mangueiras conectada à bomba injetora, havia se formado uma espécie de borracha impedindo a passagem do combustível, segundo o mecânico era devido ao combustível de péssima qualidade. :evil: :evil:

Dos males o menor, pois por tratar-se de um motor antigo (LSD) bastou uma simples limpeza das mangueiras e do tanque para que tudo voltasse ao normal, e para minha sorte nem afetou a bomba injetora :dance: o preço do "descuido" ficou em R$ 60,00.

Agora fico aqui "especulando com meus botões" imagina se estivesse com uma caminhonete equipada com motor eletrônico??? Daí só mesmo numa autorizada, e o preço??? :shock: :shock:

Walter L. L. Casitta
26/10/2006, 08:41
Ontem, vindo de Brasília pra BH, no meio da viagem notei pelo retrovisor uma fumaça azul atrás da minha Ranger. Tava a uns 130Km/h, tirei o pé e a fumaça continuava, acelerei e a ranger respondia normalmente. No painel tava tudo normal então fui para acostamento e assim que parei o motor morreu.
Desci e quando cheguei do outro lado, a lateral da Ranger tava cheia de diesel, da porta dianteira até o final da caçamba.
Abri o capô e acreditem. O filtro do diesel estava solto. Caiu e ficou preso no emaranhado de cabos e mangueiras do motor e ainda cheio de diesel. Montei o filtro no lugar, dei umas bombeadas e motor pegou na segunda tentativa sem precisar sangria.

Que susto, com aquela fumaça toda, Cheguei a pensar que o meu motor tinha ido pro saco. Alias nessa viagem o gás do AC da Ranger se foi e eu ainda não sei pra onde saíu...

edubelem
26/10/2006, 08:48
Essa é a grande vantagem do modelo mecânico, pois permite uma certa "liberdade" para realizar esses "experimentos" sem muito medo, na pior das hipóteses o conserto não será um absurdo de caro se comparado ao modelo eletrônico é claro.

A respeito disto lembro que algumas semanas atrás fui para uma cidade vizinha com o tanque na reserva :putz: :putz: geralmente não faço isso, pois evito ao máximo abastecer em locais que não conheço, mas desta vez o descuido cobrou-me seu preço :putz: fui obrigado a escolher um posto e para meu azar fiz uma péssima escolha.

Resultado? A F-1000 começou a "engasgar" há uns 30 km do posto, começou perdendo "pique" e de repente parou de vez :shock: :shock: tive que voltar rebocado para a oficina. No outro dia deram-me o diagnóstico entupimento de uma das mangueiras conectada à bomba injetora, havia se formado uma espécie de borracha impedindo a passagem do combustível, segundo o mecânico era devido ao combustível de péssima qualidade. :evil: :evil:

Dos males o menor, pois por tratar-se de um motor antigo (LSD) bastou uma simples limpeza das mangueiras e do tanque para que tudo voltasse ao normal, e para minha sorte nem afetou a bomba injetora :dance: o preço do "descuido" ficou em R$ 60,00.

Agora fico aqui "especulando com meus botões" imagina se estivesse com uma caminhonete equipada com motor eletrônico??? Daí só mesmo numa autorizada, e o preço??? :shock: :shock:

Diesel, a diferença do motor eletrônico p/ o mec. não é assim tam grande não.:discordo:

A bomba injetora do eletrônico é bem similar ao mec. c/ a diferença de ter apenas uma saída, os bicos injetores são os mesmos, porem alimentados por válvulas, no futuro é capas de ficar mais barato o concerto de um eletrônico pois, no caso de falha de 1 cil, basta concertar aquele cil., sem precisar abrir a bomba.

Por enquanto eu tenho que tomar bastante cuidado c/ experiências, pois são poucas pessoas que mexem c/ este sistema. Só na Ford ou International, ai a facada é certa, mesmo p/a um sistema mec.

edubelem
26/10/2006, 09:00
Ontem, vindo de Brasília pra BH, no meio da viagem notei pelo retrovisor uma fumaça azul atrás da minha Ranger. Tava a uns 130Km/h, tirei o pé e a fumaça continuava, acelerei e a ranger respondia normalmente. No painel tava tudo normal então fui para acostamento e assim que parei o motor morreu.
Desci e quando cheguei do outro lado, a lateral da Ranger tava cheia de diesel, da porta dianteira até o final da caçamba.
Abri o capô e acreditem. O filtro do diesel estava solto. Caiu e ficou preso no emaranhado de cabos e mangueiras do motor e ainda cheio de diesel. Montei o filtro no lugar, dei umas bombeadas e motor pegou na segunda tentativa sem precisar sangria.

Que susto, com aquela fumaça toda, Cheguei a pensar que o meu motor tinha ido pro saco. Alias nessa viagem o gás do AC da Ranger se foi e eu ainda não sei pra onde saíu...


Já aconteceu isto comigo na minha 2.5, deve ter cido pressa do mecânico:parede: , porem não chegou a cair.

Provavelmente é o núcleo, do AC, dizem que é comun deles furarem , por ficar no cofre do motor e pegar grandes diferenças de temp. e trinca. Daí p/ ser verdade, não sei.

Fernando César Ximenes
26/10/2006, 09:57
Edintruder,

Esse 1/2 litro de óleo de motor q vc coloca no tanque de sua viatura, sempre q abastece, é óleo para motor à gasolina ou à diesel? Qdo. vc. abastece, vc sempre completa o tanque? []'s Fernando.

Fernando Lopes
02/11/2006, 11:13
Algumas pessoas dizem que adicionam 1/2 litro de querozene juntamente com o óleo diesel quando abastecem, e dizem ter quase o mesmo resultado do aditivo (STP ou Bardaal), em termos de limpeza das partes internas da bomba injetora, bicos injetores etc ...

Gostaria de saber se isto é verdade.

Dieselboy
02/11/2006, 11:43
Fernando

Venho adicionando querosene ao diesel há cerca de 2 meses, porém o faço esporadicamente, ou seja quando passo pela gôndola do mercado e lembro que preciso adquirí-lo.

Adotei esta prática porque já havia visto o pessoal debater em outro tópico a respeito disto, dentre as vantagens argumentadas pelos que defendiam sua utilização justamente a limpeza da bomba e dos bicos foram as que mais chamaram minha atenção.

O único porém desta história é que para aferir com exatidão a eficácia deste procedimento só mesmo realizando um check-up na bomba e nos bicos após um período de utilização do querosene. Contudo aparentemente não senti alterações significativas em consumo, ruído ou emissão de fumaça, ou seja na prática está tudo como era antes.

Somente fiz isto porque no manual da F-1000 consta que este procedimento pode ser utilizado em situações ou regiões de inverno intenso sem que acarrete riscos ou danos ao sistema da bomba e ao motor, segundo o manual a adição de querosene diminuiria a cristalização do óleo diesel.

Edintruder
02/11/2006, 11:43
Edintruder,

Esse 1/2 litro de óleo de motor q vc coloca no tanque de sua viatura, sempre q abastece, é óleo para motor à gasolina ou à diesel? Qdo. vc. abastece, vc sempre completa o tanque? []'s Fernando.

Pode ser qualquer óleo para motores 4 tempos. Normalmente eu uso óleo de motor a gasolina pois eu sempre tenho em casa para a moto e para pulverizar por baixo quando dou uma geral.

Edintruder
02/11/2006, 11:52
Ontem no serviço tivemos a visita de um fornecedor da Wurth que nos apresentou um aparelho que serve para fazer limpeza no sistema de injeção do motores a diesel. Serve tanto para injeção mecânica como a eletrônica. O kit é composto de um aparelho que é conectado à linha de alimentação juntamente com o diesel que vem do tanque, é vai adicionando um produto que vai sendo queimado pelo motor. Indaguei sobre o uso e o cara ficou sem resposta. Ele contou que tem até concessionárias ganhando dinheiro com esse aparelho. Na verdade não passa de um aditivo que é diluido em alguma proporção e queimado junto com o diesel. Eu e mais dois mecânicos enchemos o cara de perguntas e até o vendedor se convenceu que é mais fácil misturar a proporção no tanque, porém qual é o produto e se ele pode atacar os reparos da bomba injetora o vededor alegou que é seguro, mas eu não confio não. Esses produtos milagrosos é sempre bom desconfiar...
Nada melhor que o bom e velho querosene...

João Pedro
02/11/2006, 17:21
Ontem no serviço tivemos a visita de um fornecedor da Wurth que nos apresentou um aparelho que serve para fazer limpeza no sistema de injeção do motores a diesel. Serve tanto para injeção mecânica como a eletrônica. O kit é composto de um aparelho que é conectado à linha de alimentação juntamente com o diesel que vem do tanque, é vai adicionando um produto que vai sendo queimado pelo motor. Indaguei sobre o uso e o cara ficou sem resposta. Ele contou que tem até concessionárias ganhando dinheiro com esse aparelho. Na verdade não passa de um aditivo que é diluido em alguma proporção e queimado junto com o diesel. Eu e mais dois mecânicos enchemos o cara de perguntas e até o vendedor se convenceu que é mais fácil misturar a proporção no tanque, porém qual é o produto e se ele pode atacar os reparos da bomba injetora o vededor alegou que é seguro, mas eu não confio não. Esses produtos milagrosos é sempre bom desconfiar...
Nada melhor que o bom e velho querosene...


O diesel já contém em sua composição um certo percentual de querosene, percentual exato que não me lembro agora. O que detona bomba, bicos, mangueiras etc são outros componentes do nosso diesel, de "alta qualidade", além da própria ação natural do diesel e do querosene. Isto começa pelo alto teor de enxofre contido nos dois. Além disto, torna-se imprescindível a drenagem da água no diesel, feita através do sensor do filtro de diesel.

No caso dos aditivos, certo é que não há só querosene em suas fórmulas. Eles contem adstrigentes leves, seqüestrantes e detergentes específicos.
Adicionar óleo lubrificante e/ou querosene deixa uma dúvida quanto ao nível de viscosidade/ponto de inflamação/homogeinização dos óleos etc. Será que podem afetar o conjunto bmba/bicos/mangueiras?

Juntamente com meu filho, estávamos prestes a fazer uma verificação mais criteriosa sobre o uso de aditivos. Fiquei de elaborar gráficos comparativos de uso contínuo por 30 dias sem e com aditivos. Tudo nas mesmas condições de uso. Mas, infelizmente, um incidente comigo à época desviou fez tudo sair de pauta, devido minha necessária recuperaração do incidente. Daí, não o colocamos adiante.
Todavia, nos últimos três meses estava notando um consumo exagerado e, sem estar fazendo mais uso de aditivos neste período, retomei o uso deles. O consumo voltou à normalidade. Porém, não uso continuadamente porque, principalmente, o preço sobr absurdamente. Faço-o,mais oumenos conforme a indicação do fabricante (01 frasco para taé 200l de combustível), tabém fazendo a drenagem a cada 5 ou 6 abstecimentos.

O pulo do gato é descobrir a exata composição ativa (a que interessa, pois o resto é "perfumaria") dos aditivos, com isto poderíaos obte-los muito mais baratos.
Tenho fuçado, uma dia descubro... rsss

edubelem
05/11/2006, 22:33
Edin, coloquei o 1/2 Lt de óleo quando abasteci, e to gostando do resultado, o motor ta bem redondo, principalmente em baicha rotação, porem será que a longo praso não haverá problemas???

Bianor
08/11/2006, 20:03
Eu pessoalmente não acho bom adicionar óleo lubrificante ao diesel, acredito que aumentaria a tendencia de acumular resíduos na camara.
Quanto ao querozene parece senso comum ser recomendado em clima frio o que não é o nosso caso.
Usar o diesel aditivado (Petrobras, Shell e Esso) em vez do comum e de preferencia em postos de bom movimento que tenham centrifuga e filtros parece ser a melhor opção até é a mais economica.
Existem processos de limpeza quimica que realmente fazem a diferença.
Usei na S10 duas vezes e vou usar na Blazer no fim do mes.
O Power-clean da Alphaparts Automotive Systems e o Clean-Max da Altanova
são os dois produtos mais encontrados por ai. Ambos são similares no modo de aplicação. A diferença é que o power-clean é vendido como AC-Delco nas consecionárias GM, onde voçe pode fazer a aplicação, dura 45 minutos funcionando em marcha lenta. Depois é só conferir o consumo, rendimento, fumaça principalmente na hora de ligar o motor de manha.
Quanto ao consumo já foi abordado em outro tópico é mais importante o filtro de ar. O ultimo troquei com 5777km fiz umas contas por alto e já tinham passado por ali 23000 m3 de ar, até o peso estava diferente.
Sds

Edintruder
08/11/2006, 20:30
Com certeza não terás nunca problemas com bicos trancados, mesmo sendo elétricos! O óleo é bem diluído, porém melhora as propriedades lubrificantes do diesel, que atualmente é péssimo.
Bianor, não deve acumular desde que a bomba esteja regulada, pois em qualquer motor desregulado pode ocorrer carbonização ou acúmulos de resíduos, como preferir. Só no abrir a bomba corre-se o risco de criar crostas de resíduos, porém nada que prejudique o funcionamento ou a vida útil de motores diesel.

Marcelo R. A. da Cunha
09/11/2006, 10:47
Existem processos de limpeza quimica que realmente fazem a diferença.
Usei na S10 duas vezes e vou usar na Blazer no fim do mes.
O Power-clean da Alphaparts Automotive Systems e o Clean-Max da Altanova
são os dois produtos mais encontrados por ai. Ambos são similares no modo de aplicação. A diferença é que o power-clean é vendido como AC-Delco nas consecionárias GM, onde voçe pode fazer a aplicação, dura 45 minutos funcionando em marcha lenta. Depois é só conferir o consumo, rendimento, fumaça principalmente na hora de ligar o motor de manha.
Sds

Bianor

Onde vc está comprando esse produto aqui em Macaé?? Sabe o valor?

Desde já muito grato

Marcelo

Bianor
09/11/2006, 21:15
O Power-Clean é encontrado junto com a sua máquina de aplicação em revendedores GM, como no caso da Rio Campos em Campos RJ. Aqui em Macaé a revenda é do mesmo grupo e ainda esta se estruturando, deve ter esta máquina em breve. Mas eu já fiz esta limpeza na Rio Campos, fale com o Munir 22-21013666 custa R$ 150 mas tem choro.
Quanto ao Clean-Max da Altanova voce encontra no Rio em Olaria na Mecanica SG, fale com o Ailton 21-2560-8150 custa R$90 e eles ainda centrifugam o diesel do tanque.
Em ambos os processos é recomendavel substituir oleo e filtro de óleo lubrificante apos a limpeza.
Sds

RABUGENTO
10/11/2006, 08:01
O Power-Clean é encontrado junto com a sua máquina de aplicação em revendedores GM, como no caso da Rio Campos em Campos RJ. Aqui em Macaé a revenda é do mesmo grupo e ainda esta se estruturando, deve ter esta máquina em breve. Mas eu já fiz esta limpeza na Rio Campos, fale com o Munir 22-21013666 custa R$ 150 mas tem choro.
Quanto ao Clean-Max da Altanova voce encontra no Rio em Olaria na Mecanica SG, fale com o Ailton 21-2560-8150 custa R$90 e eles ainda centrifugam o diesel do tanque.
Em ambos os processos é recomendavel substituir oleo e filtro de óleo lubrificante apos a limpeza.
Sds

Bianor!

Em que quilometragem voce acha necessário que se faça essa limpeza periódica? Nas revisões? A minha está com 18mil km em 4 meses de uso leve, só estrada.

Outra coisa: Terça feira próxima estarei aí por Macaé, mas irei de ônibus e voltarei na quarta para Campinas-SP. Pretendo ficar aí por alguns dias pelo final do mes, aí sim, com a picape :) Quem sabe consigamos nos encontrar.

Marcelo R. A. da Cunha
10/11/2006, 12:28
O Power-Clean é encontrado junto com a sua máquina de aplicação em revendedores GM, como no caso da Rio Campos em Campos RJ. Aqui em Macaé a revenda é do mesmo grupo e ainda esta se estruturando, deve ter esta máquina em breve. Mas eu já fiz esta limpeza na Rio Campos, fale com o Munir 22-21013666 custa R$ 150 mas tem choro.
Quanto ao Clean-Max da Altanova voce encontra no Rio em Olaria na Mecanica SG, fale com o Ailton 21-2560-8150 custa R$90 e eles ainda centrifugam o diesel do tanque.
Em ambos os processos é recomendavel substituir oleo e filtro de óleo lubrificante apos a limpeza.
Sds

Bianor

Valeu pelas dicas!!!!!!!!!:concordo:

Um abraço

Marcelo

Bianor
10/11/2006, 18:29
Olha em conversa com o pessoal da Altanova eles recomendam um intervalo de 30.000km. Se voce conversar com o pessoal das concesionárias GM eles vão dizer que 15.000km. Pessoalmente acho 30.000 km uma boa marca.
Outra coisa importante que vou fazer é utilizar nahora que trocar o óleo lubrificante e colocar um aditivo flush (STP foi o que comprei) para fazer a limpeza geral do sistema de lubrificação e colocar o oleo novo.
Sds.

edubelem
11/11/2006, 13:47
Outra coisa importante que vou fazer é utilizar nahora que trocar o óleo lubrificante e colocar um aditivo flush (STP foi o que comprei) para fazer a limpeza geral do sistema de lubrificação e colocar o oleo novo.
Sds.

Eu acho que só é necessário o uso desdes produdos, quando o sistema já esta sujo, ou em carro que rodão muito pouco, exemplo o carro da patroa 400Km mês a troca é feita a cada 6 meses, mesmo sendo óleo simi-sintético, o óleo tá negro e o motor tambem, o que dá p/ ver pela tampa de óleo, e ai eu coloco 3l de 10W funciono por 10 a 15 seg e dreno, aí fica limpinho.

Já o meu que troco a cada 40 a 50 dias, não da tempo de sujar faso a limpeza apena a cada 50.000.

Luciano Almeida Silva
12/11/2006, 11:45
Uma boa opçao é adicionar oleo de mamona ou abastecer com biodiesel que tem 2% de oleo vegetal.

Dieselboy
12/11/2006, 12:25
"... Outra coisa importante que vou fazer é utilizar na hora que trocar o óleo lubrificante e colocar um aditivo flush (STP foi o que comprei) para fazer a limpeza geral do sistema de lubrificação e colocar o oleo novo..."
O Flushing é um produto que "devolve" a fluidez ao óleo, no entanto, como nem tudo nesta vida são flores ... o maior inconveniente deste processo é que alguns elementos de borracha como retentore e juntas podem ser afetados pela utilização deste produto.

Para limpeza da "borracha" mais pesada é necessário abrir a tampa de válvulas e coletor de admissão além de retirar o cárter.

Eduardo Aguiar
08/10/2007, 12:45
Olá pessoal!

O que vocês acham sobre o uso de aditivos no diesel? Tenho uma sw4 3.0 1998 e abasteço sempre com diesel comum e acrescento aditivo maxdiesel da bardal. Será que isso é realmente bom para o motor ou é melhor alternar (usar uma vez sim e outra não?). Qual a experiência de vocês?

talha-mar
08/10/2007, 14:57
Oi Eduardo, tenho Band desde 1987 e ha 2 anos uma Hilux CD com quase 200.000 km e nunca usei aditivo nem diesel aditivado. Nunca tive nenhum problema de bomba ou bicos mas tambem gostaria de saber a opinião de outros colegas do 4x4 brasil.
Abraços
Henri

Luciano Almeida Silva
08/10/2007, 21:31
O Aditivo no diesel é para lubrificar a bomba e bico. O baldhal é muito bom.
Porem se usarmos Biodiesel, o oleo que é incorporado no diesel funciona como aditivo

igneis alves demelo
10/11/2007, 23:14
Ola amigos, olha tenho uma hilux 2.8 D e nunca coloquei aditivo nela, apenas um conselho pra turma acho que não faz mal mais tambem acho que não vale apena, se voce abastecer em um posto bom e fazer as revições em dia como trocar filtro do diesel ja é muido bom. e quando vor trocar o oléo do motor manda colocar o1 litro de oleo bardahl B12 para motores a diesel, eu participei de uma demonstração em uma loja que vende produtos da bardahl e olha foi simplesmente d+ muita informação. ok abraço.

Marvila
11/11/2007, 16:16
Por experiência própria, gostaria de recomendar o aditivo Tunap 332 para o diesel. Sempre possui veículos a diesel e NUNCA tive o desprazer de ir numa oficina para fazer limpesa do sistema de injeção.
Quem gosta de pesquisar, entre no site da www.lumobras.com.br e veja as especificações do produto. Uso e recomendo mesmo. É um pouco "$algado" mas vale a pena.
Era isto!
Marvila/Salvador-BA

Horacio Balero
12/11/2007, 09:25
Estimados amigos, les cuento que por aca en Uruguay debido a los acuerdos con Venezuela, estamos disfrutando del peor petroleo del mundo con una carga de azufre exesiva que dania los motores diesel, es por eso que comence a averiguar que tipo de aditivo podia usar en mi Bandei, luego de leer bastante y consultar muchas opiniones de quienes usan aditivos, opte por usar Acetona en proporciones de 50 cc cada 35 litros de Gas Oil, la mayoria de los aditivos que se venden si tenemos la voluntad de leer sus especificaciones no son ni mas ni menos que Nafta y Aceite, por lo tanto me parcen que tienen un costo exesivo para los componentes que usan, por lo demas aca en Uruguay hay algunas experiencias con aditivos caseros algunos recomiendan el uso de aceite monogrado tipo Luban 20 en proporciones de 1 litro cada 40 litros de Gas Oil y otros como los taxistas con muchisimas horas de uso emplean 200 cc de nafta cada 40 litros de Gas Oil, en ambos casos la mejora es sencible, por lo demas ahora hay gente que como yo estamos empleando la Acetona (pura) que tiene varias ventajas, limpia el sistema de inyeccion , elimina la formacion de carbones y ademas evita la formacion de sulforos que producen los combustibles ricos en azufre, les cuento que ya comence a notar diferencias en cuanto al consumo promedio, me paso de dar 9.5 Km / l a dar 10.5 Km/l , segun paginas Mexicanas que son de los que mas usan este aditivo el consumo sigue mejorando en cuanto pasa el tiempo ya que se sigue mejorando la limpieza y se logra un rendimiento optimo al llegar al 8 o 9 tanque llenado con este sistema.
Espero que mi comentario sirva de alluda para ustedes.
Un abrazo desde Uruguay y fuerza Toyoteiros

Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)

Eduardo Aguiar
12/11/2007, 12:31
Mesmo as estacões de serviço da ancap também estão trabalhando com petróleo da venezuela? E você já experimentou usar aditivo bardall (max diesel)?

Allan Nielsen
12/11/2007, 13:19
hay gente que como yo estamos empleando la Acetona (pura) que tiene varias ventajas, limpia el sistema de inyeccion , elimina la formacion de carbones y ademas evita la formacion de sulforos que producen los combustibles ricos en azufre, les cuento que ya comence a notar diferencias en cuanto al consumo promedio, me paso de dar 9.5 Km / l a dar 10.5 Km/l

Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)

Horacio,

- a quanto tempo usas acetona?
- quantos litros de diesel voce consome por mes?
- qual o motor de sua Toy Band e tempo de uso?

Abraços

Horacio Balero
12/11/2007, 17:00
Estimado Allan, yo hace relativamente poco que la uso un par de meses, y ando mas o menos en unos 1000 Km al mes, eso si soy bastante cuidadoso con los controles y llevo un buen registro de los consumos promedios de mi Bandei, asi que el dato de la mejora en el consumo es confiable, el motor del mio es un MB OM 314 el modelo de mi Bandei es 79 y supongo que puede estar un poco bajo de compresion, por eso me anime a probar para ver que resultado me daba.
Un abrazo y espero los comentarios sean de utilidad.

Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)

Allan Nielsen
14/11/2007, 16:25
Prezado Horacio,

Este assunto de aditivo é muito polemico, e não há consenso nem entre os fabricantes de motores. Aqui tambem nosso diesel é problematico. Eu sempre uso diesel urbano aditivado (menos enxofre) em uma Ranger, mas na Band que roda na fazenda é usado o que tiver.

Um dos segredos da durabilidade do motor e principalmente da bomba injetora é a qualidade do diesel. O que faço é trocar sempre o filtro de diesel e no inverno manter o tanque sempre cheio para evitar condensação de agua.

Continue usando a acetona e nos informe o resultado daqui a algum tempo; continue pegando informação dos taxistas que usam diesel.

Abs

jta3004
21/11/2007, 21:30
La fora o pessoal tem colocado acetona misturado com gasolina ou diesel,
da so uma olhada nesses links: (Em ingles)

http://peswiki.com/index.php/Directory:Acetone_as_a_Fuel_Additive

http://www.metacafe.com/watch/524517/double_your_gas_mileage_2x/

Abçs

gbalero_URU
22/11/2007, 08:17
hola, soy Gerardo hermano de Horacio, y estamos desde el mismo tiempo usando acetona en el gasoil, antes de comenzara a usar en mi band recopile bastante informacion en unos cuantos sitios de internet y recuerdo que en sitios mejicanos era un tema con unos cuantos años y se presentaban resultados bien interesantes, ademas trabajo con unos cuantos ingenieros quimicos y me decian que desde su punto de vista es bien coerente este planteo, ademas debemos recordar que estamos hablando de menos de 2 cm3 por litro, si lo comparamos con toda la basura que tiene nuestro gasoil, no es nada, y ademas estamos hablando que nuestros motores son muy muy rusticos.
En cuanto a los resultados, no hemos relevado mucha informacion aún pero les cuento que hice 300 km a 105/110 km/h por GPS (2500 rpm)y me dio un consumo de 9.5 km/l, a 90 km supera los 10 km/l, por lo que vi en toda la informacion los resultados se ven luego de unos cuantos tanques.
en cuanto al desempeño no note modificaciones significativas pero coincide que empeze ausar acetona y al mismo tiempo cambie los neumaticos por unos mas altos lo cual no me permitio ver cambios en el comportamiento.
Un saludo cordial a todos y cuando tenga mas informacion les cuento
Gerardo Band longa papa-leguas

jta3004
22/11/2007, 13:38
O seguinte grafico teórico mostra os ganhos no consumo km/l
Segundo o gráfico as CURVAS A B e C são para diferentes motores à gasolina
e a curva D é para Diesel
10 galoes = 37,85 litros
1 oz = 30 ml

Se adicionar muito acaba prejudicando em vez de melhorar os ganhos

abç

fefemendonca@uol.com.br
26/11/2007, 19:18
Amigos,


Qto ao biodiesel, o que dizer?


Flávio
Recife

Raposo
22/04/2008, 14:29
Eu só uso diesel aditivado. Estou seguindo a recomendação de colegas que têm veículos a diesel. Já o bio diesel escutei que consome mais que o diesel aditivado; se é assim , deveria custar mais barato :pensativo: que o diesel convencional até mesmo como forma de incentivar sua utilização.

Joao Baeta
22/04/2008, 14:35
:arrow:Já testei vários:
Comum...Aditivado...Bio...Podium...!
Podium é mt bom... O carro fica pouco mais "esperto".... Por 1.99 reais no posto na serra... (Agora foi a 2.09!) E acabei colocando o aditivado!
Geralmente uso o aditivado! :concordo:

Raposo
22/04/2008, 15:26
Aqui no Rio o podium está a R$ 2,20, em média, o aditivado eu tenho colocado da Shell, em Jacacity a R$ 1,86. O bio diesel está em R$ 1,80.

Eduardo Velo
22/04/2008, 16:30
Aqui no Rio o podium está a R$ 2,20, em média, o aditivado eu tenho colocado da Shell, em Jacacity a R$ 1,86. O bio diesel está em R$ 1,80.

O Diesel nos postos de estrada , Fernão Dias ... Regis ... estão na faixa de 1,78 , são mais poluentes pq é o S2000 , mas sinto melhor rendimento e melhor consumo ( dif. de quase 2 km/l ) com esse diesel , só sai mais fumaça de diferente de qdo abasteço com diesel da cidade , por volta de 1,85 a 1,90 , se for por esse conceito o diesel de cidade devia ser bem mais barato , pq a única coisa boa que ele tras é menos fumaça ...

abs ...

fpandur
22/04/2008, 17:08
Eu também tenho essa dúvida, mas sempre tenho um certo receio de colocar diesel aditivado pois julgo que a rotatividade desse diesel é bem menor. O posto que abasteço por exemplo: é dentro da cidade, mas sempre tem caminhões, ônibus e camionetes de entrega na bomba diesel comum. NUNCA vi ninguém abastecendo na de diesel aditivado. Será que a vantagem dos aditivos não se perde ou minimiza pelo diesel ficar mais tempo parado no tanque do posto e demorar para haver a rotatividade do mesmo ? :pensativo: A diferença é pequena, apenas 2 centavos por litro (Diesel Petrobrás).

Quanto à diferença de diesel de estrada e cidade, que foi citada anteriormente, eu nunca percebi diferença em fumaça. Esses dias li em alguns tópicos aqui no Forum mesmo que essa diferença de diesel cidade/estrada hoje em dia não existe mais, não sei se é verdade ... :roll: A mensagem que cita essa diferença é de 2003, mas parece-me que de lá para cá isso já foi modificado.

Anthoniusnikos
22/04/2008, 17:25
Tenho abastecido com Diesel comum e para cada 60 litros coloco um tubo de 350 ml de aditivo Bardall para motores à Diesel, que tem como proposta a limpeza dos bicos e BI. O que voces acham?

Gugu7
22/04/2008, 17:40
Eu particularmente só uso aditivado e de postos de procedencia. Meu colega tem um engesa f1 com a mesma motorização que o meu. Ele me disse que perdeu a bomba de combustivel por colocar diesel comum...com grande quantidade de água. A bomba é lubrificada com o próprio combustivel e com a água ela não se auto lubrificou...isso lhe custou mais de 2000 reais

:stop: ... mas a questão de água no combustível tem a ver com aditivado ou comum?
Acho que agua no combustível tem a ver com o posto que vc abastece.

Alcantara
22/04/2008, 23:20
:stop: ... mas a questão de água no combustível tem a ver com aditivado ou comum?
Acho que agua no combustível tem a ver com o posto que vc abastece.

Ia justamente levantar esse questionamento!!!!
O diesel aditivado pode também ser aduterado...Porque só está se falando em aduteração em diesel comum?
Abasteci em um posto Texaco, diesel aditivado, e meu carro ficou consumindo cerca de2,5 km/l a mesnos do que todas as médias feitas anteriormente!!!
Então, tem que realmente se ver é o local onde estamos abastecendo nosos carros!!
Não sei bem ao certo as vantagens do diesel aditivado, mas certa vez, um caminhoneiro me falou que o diesel comum lubrifica melhor o sistema de bomba injetora dos carros a diesel, e que o diesel aditivado é muito fino...
Sei não..
Abraço a todos!!

locomeubr
23/04/2008, 09:44
eu ja concordo com nosso amigo gvogetta, diesel no brasil é uma bos$#%...

o normal pode render mais sim...pelos meus calculos com o jpx aki....mas...é muito mais "sujo" ja da refinaria...nao seria de posto a posto a adulteração...nosso diesel é sujo mesmo.......

o bio diesel...é enganação ainda...2% de biodiesel pra 98% do normal...segundo o barbudo de brasilia podendo chegar a 5% em 2010...
se quer bio diesel..melhor fazer em casa e misturar pelomenos 30% pra valer a pena.......

eu só to usando o aditivado...nao sei se é coisa da minha cabeça...mais com o tempo sinto o motor mais "aliviado"..no comum sai muita fumaça q o aditivado nao faz...

antes só rodava com normal....fui fazer uma limpeza do motor.....q horro...parecia uma maquina de fazer melado....rs depois de um tempo rodando no aditivado...fui la fazer a mesma coisa só pra conferir.....fica sujo ainda sim...mas..muitoooooo menos q com o normal...

eu só rodo no aditivado hoje em dia......e esperando q o brasil tenha um verdadeiro biodiesel em brave...e nao essa mistura enganosa.....


vi um teste europeu com duas hillux...uma rodando no diesel normal e outra no bio 100%....aos 300 mil km a hilux com diesel normal parou...abriram o motor....tudo "travado" por borras.....a com 100% bio, fez 1 milhao km!:shock: e rodando...pararam ela..abriram o motor....limpinho como no dia q saiu da fabrica.....


vlwwww

Anthoniusnikos
24/04/2008, 07:19
E os aditivos da Bardall, Step, etc. Alguém tem informações na limpeza do motor à Diesel e conservação?
Abs.

Zepi
24/04/2008, 08:08
Pessoal,
Um amigo meu trabalhava em um posto dentre os mais renomados(vou me abster do nome),
e um dia perguntei a ele sobre a aditivada...ele me disse que realmente chega gasolina com aditivo,mas quando chega perto do fim, eles misturam...

Isso era o que acontecia naquele posto,todavia não sei se acontesse em todos os postos.
Como algum colega falou pode ocorrer em qualquer tempo a mistura ou contaminação.
Por enquando ainda não estão adulterando Gnv...hehehe!!!


ABs

MOROZINI
19/05/2008, 16:03
Qual é o melhor diesel, se existe melhor, falando é claro dos combustíveis de boa procedência. A minha S10 é Maxion 2.5, faz alguma diferança, por exemplo na emissão de poluentes, economia, ... ?

JORIS
19/05/2008, 17:10
Eu só uso aditivado, já ouvi falar que no caso da gasolina a aditivada tem um consumo maior, no diesel não sei? porém mesmo que a maioria dos mecânicos digam o contrário, acho que o aditivo que na verdade é um detergente, ajuda a manter os componentes mais limpos e consequentemente demandando menos manutenção, e mesmo que consuma mais, deve ser algo desprezível, pois, quando abasteço com diesel normal (por falta de opção) não noto melhoria no consumo! em termos de poluição, acho que ao manter o sistema mais limpo, diminui a queima mal feita, consequentemente diminuindo a poluição, o mesmo penso que ocorre com o desempenho, não que ele melhore pelo aditivo contido no diesel, más tambem por manter os componentes em dia!

[]´s.

MarBO
19/05/2008, 18:05
Qual é o melhor diesel, se existe melhor, falando é claro dos combustíveis de boa procedência. A minha S10 é Maxion 2.5, faz alguma diferança, por exemplo na emissão de poluentes, economia, ... ?


O melhor diesel é podium Petrobrás que ja tem 50 ppm a nova norma que entra em vigor no final do ano mas que deve atrasar pois a Petrobrás não vai conseguir cumprir a logística bem como os postos de diesel .
Ele é mais limpo sem enxofre menos poluente e queima melhor limpando o motor. Ja esta a venda mas o preço é quase o da gasolina pelo menos aqui em Sampa.
So a termos de comparação hoje temos o diesel metropolitano que tem 500 ppm antes era 2000, devemos passar para 50 e la fora ja esta em 2 ou 10 ppm não tenho certeza que seria a euroIV.

aoliveira
19/05/2008, 22:46
Eu tenho essa mesma dúvida. Mas vou postar minhas impressões: ao abastecer com comum noto claramente que a fumaça aumenta e fica mais preta. Abastecendo 2 tanques seguidos com aditivado, no segundo tanque acho que o desempenho melhora sensivelmente. Para comparação abasteço sempre no mesmo posto no qual confio no diesel, tanto o aditivado quanto o comum, em estrada já abasteci em uns postos que o desempenho ficou horrível.
Em termos de consumo não teve diferenças significativas, talvez com o aditivado fique até um pouquinho melhor (por passar menos raiva ao pisar no acelerador...heheh).

ramalho-vitoria
19/05/2008, 23:09
Por amor ao debate vamos colocar nossa opinião.

Resido em Vitória e tive oportunidade de colocar o diesel podium em uma viagem a Macaé.

O preço era igual ao diesel s dos outros postos. Parece que no Rio de Janeiro o valor é mais elevado ou seja, sacanagem pois não existe preço de combustível mais caro que na cidade de Macaé e o preço era o mesmo.

Com relação ao desempenho, o carro melhorou muito e com relação ao consumo talvez tenha sido uns 5% mais econômico.

Em Vitória só uso o aditivado da Texaco e o especial da Shell. O desempenho com o da Shell é superior pois o nível de cetano é mais alto. Com relação a consumo são mais ou menos a mesma coisa.

Procuro em minhas pequenas viagens por aqui levar um galão de 20 litros mas acho que usar o diesel normal algumas vezes também não prejudica muito pois em seguida irei colocar o aditivado que me limpara os sistema.

Finalizando: Escrevi muito e acabei não fazendo nenhuma consideração técnica, entretanto recomendo o aditivado e só usar o outro se o posto tiver filtro de diesel e você perceber movimento.

amithai
20/05/2008, 07:35
diesel podium, com certeza......2,36 aqui..o normal, 2,11....ou seja, pouca diferença...ontem botei 100 reais ...se tivesse botado o comum , seria 4 litros, quase 5 a mais.....dane-se......nao coloco mais o comum...outra....os postos sao de mais nivel, ganhei ducha , agua, etc.....e fora o tratamento....requinte
Viram o diesel, cor de mel, balança, balança não faz uma espuminha só...alto nivel.

docerrado
20/05/2008, 11:00
Pessoalmente acho o aditivado da Shell o melhor, sinto uma economia melhor e o fumacê é menor. O Biodiesel o qual chamo de Biolixo e também conversando com caminhoneiros ambos acham que ele consome mais. Acredito que isso seja de cada um.
Mas quando tem o da Shell e o Biolixo, sem dúvidas vou na Shell.

amithai
20/05/2008, 19:01
Não sei...vou dar uma atenção maior esse da shell....mas vc já viu de perto o podium?

A.Tavora
20/05/2008, 19:35
Eu sempre usei o diesel aditivado, antes de eu vender minha frontier usei o BIODIESEL, o consumo aumentou em torno de 10% e foram 5 tanques para chegar a esta conclusão. Hoje uso o aditivado da TEXACO. EXCELENTE!

Abçs

amithai
20/05/2008, 20:16
É assim, entao estou usando o pior?

Eduardo Eustaquio
20/05/2008, 21:11
Se eu pudesse, so usaria Diesel Aditivado. O problema é que como viajo muito, nas estradas a maioria dos postos usam biodiesel. Nas concessionárias Mitsubishi e Ford os consultores são unánimes em afirmar que diesel tem que ser aditivado.

amithai
20/05/2008, 21:17
biodiesel é o podium?

Anthoniusnikos
20/05/2008, 21:56
Procuro sempre abastecer em postos novos e bem freqüentados. Prefiro o aditivado, TEXACO, SHELL ou BR. Mas se coloco o comum adiciono também um 1 litro ou 1/2 de aditivo BARDALL ou STP. O castanholar do motor fica mais musical e a economia é maior. Há um ganho de uns 5% em economia.
Abs
Anthoniusnikos

folgado
20/05/2008, 22:05
biodiesel é o podium?

Não.
O pódium é muito superior, bom baixa taxa de enxofre (50 ppm).
Mas só é vendido em meia dúzia de postos.

Anthoniusnikos
20/05/2008, 22:11
O Folgado, o perigo do enxofre é por formar ácido sulfúrico depois da queima ou é só por causa da poluição?
Sds

folgado
20/05/2008, 22:28
O Folgado, o perigo do enxofre é por formar ácido sulfúrico depois da queima ou é só por causa da poluição?
Sds

As duas coisas andam juntas.
A queima do diesel que contenha grande quantidade de enxofre produz o dióxido de enxofre (SO2) que por si só pode provocar desde irritação das vias respiratórias até cancer. Em contato com a água, o dióxido de enxofre forma o ácido sulfúrico (H2SO4), que origina a famosa "chuva ácida".

Anthoniusnikos
20/05/2008, 22:46
E a corrosão do cabeçote e escapamento também é muito acelerada pela presença do ácido sulfúrico que é o produto do dióxido de enxofre + água.
Sds.

folgado
20/05/2008, 22:49
alguém sabe a relação dos postos que vendem diesel podium?
Gostaria de experimentar para sentir a diferença.

cbridi
20/05/2008, 23:25
No site tem a relação dos postos, canto inferior esquerdo: http://www2.petrobras.com.br/index.htm

Pequeno jr
20/05/2008, 23:26
Galera,

Fiz a pouco um serviço completo na BI e lá tdos falaram o mesmo ... seja BI manual ou Sistema Eletronico (Common Rail) diesel TEM que ser aditivado. Aq no DF tdos aguardam a chgada do Diesel Podium q até hj nada.

Biodisel e Diesel comum é so consumo alto e fumacê do kct!!

Para quem tem motor diesel eletronico ... não é bom nem passar perto de diesel comum ou biodisel.

amithai
20/05/2008, 23:55
Pelo que sei o Anthonius se amarra num dendê(não se irrite!) . Eu botei o podium, acho que fumaça menos....mas o motor ta forte do mesmo jeito.....

Ponho o da Texaco?
Ponho o da Shell?
Ou ponho o Podium?

proelton
21/05/2008, 00:19
Pessoal,
Sobre as marcas de postos, shell, petrobras ou outros, não sei se há diferença na qualidade, ou seja, se uma distribuidora adultera mais seu combustível que outras.
Sei que todos os combustíveis do Brasil são monopólio da petrobras, e esta distribui para shell, texaco, dibrape, e todas as outras.

Portanto a minha opinião é a seguinte. Diesel aditivado acho que pode-se abastecer em qualquer posto de grande movimento e bandeira conhecida.

Acho que o beneficiamento dos combustíveis linha pódium é uma exclusividade da mãe petrobrás. Provavelmente esses combustíveis demandam processos que as outras marcas não podem (por algum tipo de lei ou barreira) ou não conseguem (por tecnologia) acompanhar a petrobrás.

Pequeno jr
21/05/2008, 00:19
Poem no mínimo aditivado seja Shell ou Texaco ou Ipiranga.

Se tiver podendo por sempre podim melhor ainda.

Anthoniusnikos
21/05/2008, 00:50
Me amarrava Amithai, depois do susto já chegando em SP... Pode não ter sido o Dendê (OV), mas cheguei a conclusão que é preciso fazer algumas modificações no motor e todo o sistema de bombeamento e injeção, assim como foi feito para os veículos na conversão para o álcool.
Não experimentei o Podium ainda, e a minha Velha Senhora ainda não está soltando fumaça apesar de ser 99. Sai um pouco de fumaça só em uma condição: Na primeira acelerada, após ter parado por alguns minutos com o motor quente.
NINGUÉM USA ADITIVOS POR AQUÍ !!! Nem você Ó Pequeno Jr. ??? E o Proelton não abastece no Santa Rosa. Lá o biodiesel é de primeira.
Abração

amithai
21/05/2008, 18:56
anth, faz o kit pro ov ai pra gente por, pq o podium tao metendo a faca.

fuoristrada
21/05/2008, 20:11
A minha ta com Podium, mas parece que gasta mais, tambem temos o diesel premium da texaco.Podium aqui no RJ ta R$ 2,24 um roubo.

aloisio
21/05/2008, 21:45
Sempre abasteci em um posto BR próximo da minha casa, até que após os últimos 2 tanques percebi uma queda enorme no rendimento, muita fumaça e maior consumo, pensei até posto BR tá batizando o diesel. Então experimentei abastecer em um posto Texaco com diesel aditivado, diferença de R$ 0,05. Resultado: Melhora considerável no rendimento, menor consumo e a fumaceira desapareceu. Cunclusão: diesel só se for aditivado.

amithai
22/05/2008, 05:48
A minha ta com Podium, mas parece que gasta mais, tambem temos o diesel premium da texaco.Podium aqui no RJ ta R$ 2,24 um roubo.

Roubo? 2,36 aqui em sjc . Ta bom pra vc?

amithai
22/05/2008, 15:32
abasteci no Rio, 2,29999...lagoa...rende mais sim....com meio tanque fiz 360km.....bom...com meu diesel antigo não dava...

Walter L. L. Casitta
22/05/2008, 16:29
Sempre abasteci em um posto BR próximo da minha casa, até que após os últimos 2 tanques percebi uma queda enorme no rendimento, muita fumaça e maior consumo, pensei até posto BR tá batizando o diesel. Então experimentei abastecer em um posto Texaco com diesel aditivado, diferença de R$ 0,05. Resultado: Melhora considerável no rendimento, menor consumo e a fumaceira desapareceu. Cunclusão: diesel só se for aditivado.

Esse mês fui a Brasília 3 vezes sendo as últimas duas de Ranger. Aqui em BH abasteço até na boca com o diesel comum no mesmo posto BR perto de casa e um tanque é a conta pra chegar em Brasília. Numa das vezes a luz acendeu chegando lá. O curioso é que na volta um tanque não dá. Tenho que abastecer a 100 Km antes de chegar a Belo Horizonte.
Também como uso o controlador de velocidade em 110Km/h percebo que na volta a Ranger tem mais de dificuldade de manter os 110Km nas subidas. Será que o diesel de Brasília é tão ruim assim?:rolleyes: Mesmo lá também só abasteci nos postos BR.

Anthoniusnikos
22/05/2008, 20:36
Nesta altura do campeonato, quem sabe se não estão batizando o diesel com óleo usado de fritura ( O COMÉRCIO E DOAÇÕES ESTÁ INTENSO!), óleo vegetais diversos ou solventes diversos, para os quais os motores não estão adaptados ??? Todos são bastante solúveis no diesel. Daí explicaria a queda do rendimento.
Sds
Anthoniusnikos

amithai
22/05/2008, 20:45
to so com o podium....uma grana..

FlavioLouveira
23/05/2008, 11:59
Pessoal,
Sobre as marcas de postos, shell, petrobras ou outros, não sei se há diferença na qualidade, ou seja, se uma distribuidora adultera mais seu combustível que outras.
Sei que todos os combustíveis do Brasil são monopólio da petrobras, e esta distribui para shell, texaco, dibrape, e todas as outras.

Portanto a minha opinião é a seguinte. Diesel aditivado acho que pode-se abastecer em qualquer posto de grande movimento e bandeira conhecida.




Bom, tbem concordo com isso... e incluo o seguinte, quem batiza o combustivel é o dono do posto, nao a bandeira... Um Br/texaco/shell pode ser bom em um lugar e pessimo em outro...

O que mata é que viajo muito , e tem estrada por ai que ainda tem aqueles Diesel 2000ppm (acho que é isso) comum e da-lhe fumaça de qualquer cor que vc imaginar... Preta de sujeira e Branca de agua, vc escolhe...hahaha

Se eu tivesse escolha, era só Aditivado tbem.

NA duvida, na duvida, eu paro em posto cheio, pq entre os comuns, o pior deles é o comum parado..hehehe

quando volto para minha cidade, faço uns dois tanque com aditivado e aditivo texaxo ou shell, que é o que tem disponivel por aqui... e melhora a fumaça...

amithai
25/05/2008, 21:38
Acabei de ter uma ideia , com o podium...com menos de um tanque(digo isso porque encheu até desligar o bico da bomba) da pra ir no Rio de Janeiro e voltar(de Sao Jose dos Campos, 360 porta a porta)...não conseguia isso de jeito nenhum com o comum.

MarBO
26/05/2008, 17:34
Pessoal

Este feriado fiz SP Florianópolis na ida botei o Shell aditivado (preço antigo 1,89) com 0,5L de óleo igual Edintruder recomenda fiz uma media de 7 horas e meia media do computador de bordo 105 km com picos de velocidade de 150 km fazendo 11km/l. A volta coloquei Texaco comum (2,04) e as mesmas condições da vinda fazendo a mesma media de 11 km/l . A diferença que notei desta vez foi a autonomia de 800 km tive a impressão de estar mais econômica que as outras vezes e a diferença foi o 0,5l de óleo .

ramalho-vitoria
26/05/2008, 17:54
Desculpe-me, mas não ficou claro para mim se a maior autonomia foi na ida ou na volta.

Um abraço.

Anthoniusnikos
26/05/2008, 23:34
Ramalho. Entendi que foi o 0,5 litro de óleo de motor a mais, desta vez, com relação às outras vezes.
Abs

Bianor
27/05/2008, 08:16
Só uso o podium aqui em Macaé que com desconto fica por R$2,06.
Como o indice de cetano dele é 51 comparado ao comum que tem 42, se tiver ! Ou anda mais ou fica mais economico depende do pé.
Quanto a poluição tambem fica com menos fumaça e o mais importante é que o óleo lubrificante agradeçe pois só tem 200ppm de enxofre.
Sds

RABUGENTO
28/05/2008, 07:08
Em breve o novo Diesel 50 :)
A Petrobras começou a disponibilizar para os fabricantes de veículos diesel o diesel com 50 ppm de enxofre para testes. Esse combustível atende à portaria ANP 32/2007 que estabeleceu as especificações do diesel 50 ppm para os testes de desenvolvimento de motores. Em junho a Petrobras fornecerá o diesel de referência para os testes de consumo e emissões segundo a portaria ANP 35/2007. Esses produtos serão utilizados pelas montadoras no desenvolvimento de motores para atendimento da fase P-6 do Proconve-Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=4957

RABUGENTO
28/05/2008, 07:18
Eu quero testar!!!!!

A Petrobras começou a disponibilizar para os fabricantes de veículos diesel o diesel com 50 ppm de enxofre para testes. Esse combustível atende à portaria ANP 32/2007 que estabeleceu as especificações do diesel 50 ppm para os testes de desenvolvimento de motores. Em junho a Petrobras fornecerá o diesel de referência para os testes de consumo e emissões segundo a portaria ANP 35/2007. Esses produtos serão utilizados pelas montadoras no desenvolvimento de motores para atendimento da fase P-6 do Proconve-Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=4957

leogc
28/05/2008, 08:45
Salve galera,

esse diesel de 50 ppm não é para qq motor não...apenas para aqueles recomendados pelos fabricantes (na maioria os eletrônicos). Justamente pela questão da lubricidade.

Eu só uso diesel podium, o fio entupido rende bem melhor.

Esse negócio do diesel brasileiro ser uma porcaria, eu acho que não é bem assim...a maior diferença entre o nosso diesel e os outros é que o nosso tem um pouco de querosene (por isso ele pega fogo)....fora isso, o nosso sul-sudeste é bem mais úmido e a maioria dos postos são uma porcaria.

abs

leogc
28/05/2008, 08:57
só para ilustrar....segue anexa especificação do diesel no brasil e nos EUA. a maior diferença é no teor de leves e no teor de enxofre (que não afeta nossos motores, só o meio ambiente).

RABUGENTO
28/05/2008, 09:05
Salve galera,

esse diesel de 50 ppm não é para qq motor não...apenas para aqueles recomendados pelos fabricantes (na maioria os eletrônicos). Justamente pela questão da lubricidade.

Eu só uso diesel podium, o fio entupido rende bem melhor.

Esse negócio do diesel brasileiro ser uma porcaria, eu acho que não é bem assim...a maior diferença entre o nosso diesel e os outros é que o nosso tem um pouco de querosene (por isso ele pega fogo)....fora isso, o nosso sul-sudeste é bem mais úmido e a maioria dos postos são uma porcaria.

abs

Porisso quero testar :) (coloco-me à disposição da Petrobrás haha)

Só uso o Podium quando estou em Macaé-RJ. Aqui em Campinas-SP, ainda não tem :(
Pelo que sei o Podium é produzido na REDUC, em Duque de Caxias-RJ.
Pelas informações da Petrobrás, todas as refinarias estão se adaptando para refinar o DIESEL 50. :)

Acredito que para o motor 3.0 PSE da Ranger, será uma boa.
Deus nos ouça.

leogc
28/05/2008, 10:26
é bom dar uma consultada antes no manual para ver se ele aceita (é provável que sim)....

pena que não tem em todos os lugares ainda.

abs

RABUGENTO
28/05/2008, 10:49
O Diesel 50 está prometido para o primeiro semestre de 2009.
Servirá para todos os veículos movidos a diesel.
O preço é que ....
Mesmo assim pretendo continuar no diesel pelo resto da vida, se deixarem. :)

folgado
28/05/2008, 10:59
Me desculpem a ignorância no assunto...
mas se o diesel tem menor teor de enxofre, por que poderia ser prejudicial para o motor?
Lubrificação? Isso não dá para resolver com um aditivo?
O fato do motor ser eletrônico não dá na mesma no que diz respeito à lubrificação do motor?


É pena que os postos que vendam o diesel pódium não fiquem perto de casa. Mas vou ver se vou no sábado até um deles encher o tanque pra testar...
Abraços.

RABUGENTO
28/05/2008, 14:17
folgado,

No município de SP há alguns:

Acredito que se você desviar um pouquinho seu caminho, consiga encontrar algum.

Carmel Auto Service Ltda.
Av. Ver. José Diniz, 1122

Maraney Auto Posto ltda.
Av. Giovanni Gronchi, 5115

Auto Posto Satomi Ltda.
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2200

Auto Posto Baronesa Ltda.
Av. Angélica, 806

Posto de Gasolina Piraquara Ltda.
Rua Vieira de Morais, 683

Auto Posto Vila Monte Verde Ltda.]
Rua Professor Alexandre Correia, 7

Infelizmente devem estar cobrando no diesel Podium o mesmo preço da gasolina.

No site abaixo há mais endereços no Estado de SP, RJ e PR.
http://www2.petrobras.com.br/portugues/ads/ads_Produtos.html

Não acredito que haja necessidade de adicionar aditivo algum.

Estou torcendo para chegar logo o Diesel 50 :)

RABUGENTO
31/10/2008, 06:49
Mais notícias sobre o Diesel S-50:

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5782

RABUGENTO
31/10/2008, 06:53
Mais notícias sobre o Diesel S-50

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5782

Allan Nielsen
31/10/2008, 07:38
Mais notícias sobre o Diesel S-50:

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5782

Vejam o "acordo" http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081031/not_imp269955,0.php

Allan Nielsen
31/10/2008, 07:41
Mais notícias sobre o Diesel S-50

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5782

Complementando http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081031/not_imp269955,0.php

FlavioLouveira
31/10/2008, 09:07
puts, vai ter fiscal para abastecer onibus agora heheheh

resumo, empurraram com a barriga...
ao inves de 2000 vai ser 1800..

PAULO CARECA
01/11/2008, 19:54
Porisso quero testar :) (coloco-me à disposição da Petrobrás haha)

Só uso o Podium quando estou em Macaé-RJ. Aqui em Campinas-SP, ainda não tem :(
Pelo que sei o Podium é produzido na REDUC, em Duque de Caxias-RJ.
Pelas informações da Petrobrás, todas as refinarias estão se adaptando para refinar o DIESEL 50. :)

Acredito que para o motor 3.0 PSE da Ranger, será uma boa.
Deus nos ouça.


T4 com 40.000 km rodados só com podium do posto escola BR em Macaé RJ, sem agua no filtro e sem enfumaçar funcionando redondinho. Excelente custo/beneficio.
Sds

Allan Nielsen
02/11/2008, 13:09
T4 com 40.000 km rodados só com podium do posto escola BR em Macaé RJ, sem agua no filtro e sem enfumaçar funcionando redondinho. Excelente custo/beneficio.
Sds

Ausencia de agua, sujeira e outras porcarias que causam dano de imediato nos veiculos, até o nosso coquetel (S2000) que a Petrobras chama de diesel, e o unico disponivel na maior parte do pais atende. Estes problemas nada tem a ver com o tipo de diesel e sim com seu manuseio, transporte e armazenagem.

O diesel podium da Petrobras se comparado aos produtos disponiveis nos mercados evoluidos perde feio em qualidade até para o mais chinfrim dos diversos tipos de dielsel comercializados. Portanto é preciso parar de "envernizar cocô" e exigirmos produtos decentes, que neste caso o monopolio impede que a economia de mercado o faça.

Existem teses que apontam que uma melhoria na qualidade do diesel no Brasil para algo proximo ao que existe no resto do mundo traria uma queda de 30% na venda de autopeças relacionadas ao diesel, criando problemas para esta industria.

sds

RABUGENTO
02/11/2008, 13:36
Allan,

Tenho percebido que você deve ter acesso a algum Diesel melhor que o nosso.

Não sei se seu veículo usa motor Euro V.

Já pensou em importar e vender esse Diesel melhor para os amigos?

Lembre-se de mim!

netão
02/11/2008, 17:53
Sempre que dar eu to usando o diesel aditivado...
Por causa de diesel que parece oleo do cozinha,e se oleo de cozinha não for mais limpor que o comum,eu tenho que torcar os bicos da Savana,ou então fazer uma revisão,pois ele ta soltando muita fumaça...
No trator ford do meu pai,ja estamos na segunda bomba nesse ano por causa de diesel...

Allan Nielsen
02/11/2008, 19:23
Allan,

Tenho percebido que você deve ter acesso a algum Diesel melhor que o nosso.

Não sei se seu veículo usa motor Euro V.

Já pensou em importar e vender esse Diesel melhor para os amigos?

Lembre-se de mim!

Grande Rabuja....

Tanto eu como vc :-D e todo mundo aqui no Brasil não temos alternativa a esta bomba produzida pela Petrobras. Mesmo se conseguíssemos importar, não teria como quebrar o monopólio de portos e dutos para este tipo de produto.:discordo:

Como já comentei aqui, mesmo que a Petrobras tivesse cumprido a legislação, o S-50 já nasceria morto, pois o mundo todo já esta indo para S tendendo a zero. O poder calorífico do diesel vai de 42 a 54 Cetano, nosso diesel S-500 tem 45 Cetano, e qualquer diesel mediano tem mais de 50 Cetano, isto sem falar em parafina e nafta; o que significa que é péssimo para motores.:evil:

Vamos torcer agora para que haja maior responsabilidade dos atores envolvidos, principalmente dos Órgãos Fiscalizadores e da Petrobras de forma que tenhamos o S10 em 2012, isto deverá começar pela refinaria de Natal-RN :palmas:. Até que isto aconteça vamos continuar gritando por um produto decente, consertando motores, medicando os que ficam doentes e enterrando os que morrem.:stop:

Devemos manter o humor, a sátira, os comentários ácidos, as controvérsias etc, senão a vida vira uma chatice, mas com tudo isso não podemos perder o rumo da responsabilidade. Acho que a melhor forma de evoluirmos é termos boas informações, e tem havido muita propaganda mentirosa e informação dúbia, coisas do tipo “brazilian diesel tree”:parede:, ou que o biodiesel foi criado aqui:parede:, quando Rudolf Diesel já queimava óleo de amendoin em 1896.:concordo:

Para aqueles que defendem a Petrobras de forma ideológica, e não apenas como uma empresa comercial, vale lembrar que hoje 40% do capital da empresa esta na mão de investidores estrangeiros. Eles ficam com 40% do lucro e nos com 100% da poluição e degradação :mrgreen:. Não precisamos nem perguntar se eles topam queimar este diesel brasileiro em seus ares :oops:.


Se eu conseguir um diesel melhor pode ficar tranquilo que divido contigo :-D.


Abs

folgado
04/11/2008, 20:40
Diesel ficará menos poluente e mais caro, admite Petrobras
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u464049.shtml

A utilização de diesel menos poluente na frota brasileira deverá impactar diretamente no bolso do brasileiro. O diesel S-50, que terá 50 ppm (partes por milhão) de enxofre, custará em média 10% a mais nas refinarias da Petrobras, estimou nesta terça-feira (4) o diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa. O S-50 será utilizado a partir de janeiro pelas frotas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
"O diesel S-50 tem um valor comercial maior que o diesel S-500, vai ter um preço diferenciado. A Petrobras está investindo algo em torno de US$ 4 bilhões para termos esse diesel, e isso terá que ser repassado para o preço", afirmou o diretor, em coletiva na sede da Petrobras, no Rio.
O executivo acrescentou que não foi definido qualquer tipo de incentivo à estatal para compensar o preço mais caro do diesel. Segundo ele, a empresa vai debater internamente a política comercial de precificação do produto.
Um acordo firmado entre o Ministério Público Federal, Petrobras, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), ANP (Agência Nacional do Petróleo), fabricantes de veículos e a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo) definiu que o diesel S-50 vai substituir o diesel S-500 (com 500 ppm de enxofre) nas frotas de ônibus de Rio e São Paulo no início do ano que vem.
O trato é resultado das discussões em torno da resolução 315/2002 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que previa que fosse vendido diesel S-50 nas regiões metropolitanas do país a partir de janeiro de 2009. A medida não será cumprida integralmente, já que a ANP só definiu as especificações do diesel em outubro de 2007, e as montadoras não poderiam ter os motores imediatamente.
Os motores desses veículos, no entanto, não serão trocados ainda, o que reduzirá a eficácia do diesel S-50. De acordo com Costa, a emissão de poluentes cairá entre 5% e 10% sem os motores do tipo P-6. Quando o diesel for aplicado nesses motores, o que só acontecerá a partir de 2012, a emissão de poluentes cairá 70%.
O acordo prevê um cronograma de implementação do diesel menos poluente nas regiões metropolitanas do país que se estenderá até 2012, quando os novos motores estarão disponíveis. Para o chamado diesel interior, distribuído fora das regiões metropolitanas, haverá redução, em janeiro de 2009, dos atuais 2.000 ppm para 1.800 ppm.
Costa frisou que a Petrobras se comprometeu a distribuir o S-50 mesmo sem que haja os motores necessários. A estatal investe na construção de 12 unidades de tratamento de diesel nas refinarias, que estarão prontas entre 2010 e 2011. Até lá, o diesel S-50 será importado, o que impactará na balança comercial da companhia, já que o combustível é mais caro.
"Os benefícios com a utilização do diesel sem os motores adequados são muito pequenos, não chegam nem no calcanhar do que previa a resolução", lamentou.
O novo acordo prevê ainda que a partir de 2013, a Petrobras comece a introduzir no mercado o diesel S-10 (10 ppm de enxofre). Anteriormente, a previsão era que esse combustível começasse a ser comercializado apenas em 2016. Costa afirmou que será necessário investir mais US$ 2 bilhões para a fabricação do diesel ainda menos poluente.

RABUGENTO
05/11/2008, 06:50
Eu bem que queria esse Diesel para já mas ainda teremos que esperar :(

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5808


Na Europa já aumentaram em 30% os impostos dos carros a Diesel porque a aprodução do combustível melhor ainda é muito baixa.

Allan Nielsen
05/11/2008, 09:38
Mesmo que a passos de cágado a coisa começa a andar.

A grande maioria dos que aqui participam são pessoas esclarecidas e com grande acesso a informação, portanto é nossa responsabilidade divulga-la de forma que nossa sociedade possa evoluir. Acho normal este tipo de noticia onde cada uma das partes “culpa” a outra pelo não cumprimento do que estava previsto. O ponto perigoso que tem acontecido, é que a maioria dos atores envolvidos esta sob o mesmo comando, quebrando o equilíbrio natural da disputa, e neste caso a sociedade tem que ficar muito atenta; no popular é a raposa tomando conta do galinheiro.

Acho inclusive que este assunto so começou a andar por pressão dos paulistanos. O estopim foi o excesso de propaganda da Petrobras na tv falando de responsabilidade ambiental, daí a turma caiu de pau resultando inclusive em proibição deste tipo de propaganda.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, contou uma história de quando fazia mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro nos anos setenta:

"Tive um professor norte-americano, de Harvard. Ele disse: 'Vou dar notas de 1 a 5. A nota 3 é regular, apenas suficiente para passar. A 4 significa bom e 5 representa ótimo. Vocês são 30 alunos. O número total de pontos, se todos tirassem 5, seria 150. Mas, normalmente, uma boa sala de aula consegue 90 pontos, que é até suficiente para todos passarem. Então, eu vou dar 90 pontos para a turma toda, só que vocês é que vão alocar os pontos entre vocês.'

"Resultado: todos tiveram 3, o suficiente para passar. Todo mundo considerou que, por uma questão de solidariedade, de amizade, de ética, de lealdade, todos deveriam ter a mesma nota e que seria antiético alguém querer ter uma nota maior do que o outro apenas porque estudou mais ou teve melhor desempenho na prova."

E Meirelles continua: "O professor entrou em estado de choque. Para ele, falta de ética é absurdo, era alguém que não tinha estudado nada ficar com a mesma nota de um que estudou. E o que estudou aceitar repassar seus pontos àquele que não fez nada, que nem fez a prova, como houve casos.

Quer dizer, não temos uma cultura da meritocracia." Meritocracia significa nivelar por cima. Premiar quem se esforça. Mas no Brasil do pobrismo, do coitadismo, o normal é nivelar por baixo, né? Tratar de forma igual os desiguais e premiar quem não merece em nome da "igualdade" social. Assim perdemos competividade e mediocrizamos a sociedade. E nos transformamos na sociedade dos conformados.

Abs

RABUGENTO
05/11/2008, 14:11
Em 1986 começamos a ser nivelados por baixo.
Alguns anos se passaram e o achatamento foi maior ainda.
Ainda há tempo para que tudo melhore.

Pequeno jr
13/11/2008, 15:52
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/1,6993,EEC1691906-1641,00.html

Avião a biodiesel

Texto: Carlos Gutierrez




Líder na área de biodiesel nos EUA, a Lake Erie Biocombustíveis fez história com o patrocínio ao primeiro vôo transcontinental em um jato movido 100% a biodiesel. O avião, chamado BioJet I, cruzou os Estados Unidos de costa a costa.

A iniciativa foi organizada pela Green Flight International, fundada em 2006, para promover e incentivar o uso combustíveis que não agridam o meio ambiente na aviação. A avaliação da organização é que esse vôo representa um momento histórico na indústria do transporte de massas e mostra que o biocombustível é uma opção confiável para o futuro.

RABUGENTO
03/12/2008, 10:16
Mais notícias:

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5932 (http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5932)

RABUGENTO
03/12/2008, 10:21
http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5932 (http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5932)

Allan Nielsen
03/12/2008, 13:14
Complementando o topico acima


Enviado por Míriam Leitão e Leonardo Zanelli - 2.12.2008

| 19h30m


Questão do diesel

Petrobras perde mais que o Instituto Ethos (http://oglobo.globo.com/economia/miriam/post.asp?t=petrobras_perde_mais_que_instituto_etho s&cod_Post=144360&a=73)

A Petrobras enviou hoje um comunicado, pela sua assessoria de imprensa, informado que pediu o seu desligamento do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O motivo alegado pela empresa é a questão sobre o teor de enxofre no óleo diesel brasileiro. Mas aí, vale a pergunta: quem perde mais, a Petrobras ou a entidade?
Para o Instituto Ethos, é uma perda relevante, já que deixa de ter, entre as companhias que o compõem, a principal empresa do país, que é a Petrobras.
Só que quem perde mais é exatamente a Petrobras, que se isola nesta questão do óleo diesel. A estatal está excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa por causa do diesel e está impossibilitada, pelo Conar, de fazer propaganda se dizendo ambientalmente responsável. E, agora, se desliga do instituto criado para que empresas éticas, e comprometidas socialmente, se organizassem num único local.
Seria melhor que a Petrobras tivesse feito o esforço de produzir o óleo diesel com menos enxofre, zelando pela qualidade do ar e pela saúde dos brasileiros. A ação, socialmente responsável, só iria trazer benefícios para a própria empresa e para a população.

RONIE_VALIM
03/12/2008, 16:40
Será que é recomendado usar aditivo BARDAHL ou é melhor usar sempre diesel aditivado e acabou ???

Não visando preço, mas sim o que é melhor para o carro.

O diesel podium na minha região fica em um posto de difícil acesso, por isso conseguirei abastecer poucas vezes lá...

A Leoni
03/12/2008, 18:53
Todos nós que usamos essa "coisa" na qual se tornou o Diesel brasileiro queremos sem dúvida um produto de melhor qualidade. Mas.....(porque sempre tem um mas????) de que adianta a Petrobras produzir um combustível de excelente qualidade para os padrões internacionais se a nossa estrutura de distribuição é péssima.... O Diesel que sai da Petrobrás, apesar do índice elevado de enxofre, não sai com água, areia, solvente, óleo queimado, etc..... A ANP tem que fazer a parte dela também, controlando o Diesel que é vendido nos postos e punindo quem o adultere. Será que estou sonhando????
Outra questão importante é qual vai ser o comportamento dos motores antigos, principalmente com sistemas de injeção mecânico com bombas rotativas, uma vez que o enxofre tem características lubrificantes e as bombas injetoras são lubrificadas pelo combustível?? Será que a vida útil dessas bombas e dos bicos injetores será a mesma?? Quais são as modificações necessárias e que estariam sendo feitas pelos fabricantes de motores para adequação a esse novo combustível? Porque os resultados desse Diesel nos motores antigos será "praticamente o mesmo"??
Queremos ver nossas viaturas poluindo menos, gastando menos e quebrando menos... Isso só será possível com um combustível de boa qualidade, só que isso não é tão simples assim nesse nosso Brasilzão.

[]'s

RABUGENTO
04/12/2008, 07:52
Só uso o aditivado "de fábrica". Não tenho costume de adicionar mais nenhuma porcaria no combustível, mesmo nos a gasolina.

O Podium, infelizmente, demorará para chegar a todas as bombas.

Chalbuque
12/12/2008, 11:12
http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5932 (http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5932)

Uma pergunta amigos!!
Poderemos usar o Diesel 50ppm nos motores com bomba inj. mecânica, como o da L200 de 87 cv e as hilux antigas?

Walter L. L. Casitta
12/12/2008, 11:47
Uma pergunta amigos!!
Poderemos usar o Diesel 50ppm nos motores com bomba inj. mecânica, como o da L200 de 87 cv e as hilux antigas?


Pode sim. O que não pode são os motores euro IV com o diesel atual...

marciolg
12/12/2008, 17:44
Esse mês fui a Brasília 3 vezes sendo as últimas duas de Ranger. Aqui em BH abasteço até na boca com o diesel comum no mesmo posto BR perto de casa e um tanque é a conta pra chegar em Brasília. Numa das vezes a luz acendeu chegando lá. O curioso é que na volta um tanque não dá. Tenho que abastecer a 100 Km antes de chegar a Belo Horizonte.
Também como uso o controlador de velocidade em 110Km/h percebo que na volta a Ranger tem mais de dificuldade de manter os 110Km nas subidas. Será que o diesel de Brasília é tão ruim assim?:rolleyes: Mesmo lá também só abasteci nos postos BR.

O Diesel de Brasilia é PIOR SIM,

é o "INTERIOR-corante vermelho com até 2000ppm de teor de enxofre" e o de BH é o "METROPOLITANO-sem corante com 500ppm".

As localidades que tem o Metropolitano são: localidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos, Belo Horizonte, Vale do Aço, Belém, Fortaleza, Recife, Aracaju, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Vitória;

Parece que estas localidades são definidas por Resolução do Conama ou Lei ou equivalente.

O Diesel PODIUM tem até 200ppm de teor de enxofre e é o melhor, tem mais cetano 51 x 42, desempenho até 5% maior, menos poluente, não forma espuma, é aditivado, passa por mais uma filtragem, é recomendado para os motores modernos "commom-rail" (motores de 2005 em diante, eu acho) e só está disponível em meia centena de postos BR de SP, RJ e PR por enquanto.

Quanto ao biodiesel, desde 1º julho de 2008, todo o óleo diesel comercializado no país recebe a adição de Biodiesel, na proporção de 3% (B3) - também deve ser Resolução/Lei.

fonte:br.com.br

OBS.: não sou Engenheiro Mecânico nem funcionário da BR!

RABUGENTO
12/12/2008, 17:56
marciolg,

Voce está certíssimo. É isso mesmo! :)


Mas podem ficar tranquilos que esse Diesel não prejudicará os motores mais modernos. Vai acontecer de não ter o desempenho esperado, só isso.

Eduardo Eustaquio
12/12/2008, 21:11
O Diesel de Brasilia é PIOR SIM,

é o "INTERIOR-corante vermelho com até 2000ppm de teor de enxofre" e o de BH é o "METROPOLITANO-sem corante com 500ppm".

As localidades que tem o Metropolitano são: localidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos, Belo Horizonte, Vale do Aço, Belém, Fortaleza, Recife, Aracaju, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Vitória;

Parece que estas localidades são definidas por Resolução do Conama ou Lei ou equivalente.

O Diesel PODIUM tem até 200ppm de teor de enxofre e é o melhor, tem mais cetano 51 x 42, desempenho até 5% maior, menos poluente, não forma espuma, é aditivado, passa por mais uma filtragem, é recomendado para os motores modernos "commom-rail" (motores de 2005 em diante, eu acho) e só está disponível em meia centena de postos BR de SP, RJ e PR por enquanto.

Quanto ao biodiesel, desde 1º julho de 2008, todo o óleo diesel comercializado no país recebe a adição de Biodiesel, na proporção de 3% (B3) - também deve ser Resolução/Lei.

fonte:br.com.br

OBS.: não sou Engenheiro Mecânico nem funcionário da BR!

Engraçado vocês comentarem isso, pois na semana passada meu irmão teve problema com a Triton e ela foi abastecida em Brasília num posto próximo ao ceasa.

Será que isso é fato?

Walter L. L. Casitta
12/12/2008, 21:40
Engraçado vocês comentarem isso, pois na semana passada meu irmão teve problema com a Triton e ela foi abastecida em Brasília num posto próximo ao ceasa.

Será que isso é fato?

Eduardo,

Se o problema causado foi por acumulo de impurezas a culpa não deve ser de um posto só.

Eduardo Eustaquio
12/12/2008, 21:48
Eduardo,

Se o problema causado foi por acumulo de impurezas a culpa não deve ser de um posto só.

Walter, mas com apenas 2.300 quilômetros rodados será que já foi possível acumular tanta impureza assim? Além disso, meu irmão não parou devido a chuva que estava caindo no dia e veio até Goiânia. Como o consumo foi altíssimo, no outro dia ele abasteceu no posto que temos parceria aqui na T-2 do setor bueno. Ao final do dia, ela já havia dado sinais de melhora.

Pode ser algo de nossa cabeça e todo o fato ocorrido em nada tenha a ver com o Diesel, mas foi apenas reabastecer que o problema parou.

Loyer
14/12/2008, 10:37
Engraçado vocês comentarem isso, pois na semana passada meu irmão teve problema com a Triton e ela foi abastecida em Brasília num posto próximo ao ceasa.

Será que isso é fato?

Amigo EE, andou sumido hein? Acredito que a correria esteja grande.

Vou lhe sugerir 3 postos para vocês abastecerem aqui em bsb:

Posto TEXACO Candangolândia, aquele que tem um mc donalds, fica um pouco antes das concessionárias MIT e TOY.

Posto TEXACO Flamingo (subida p/ Sobradinho, Planaltina e Formosa)

Posto Shell em frente ao Bandeirante, próximo aos motéis na subida p/ o Park Way, Riacho fundo e goiânia...

Pode abastecer tranquilo nesses 3 postos que lhe garanto que não vai ter dor de cabeça. Eu só abasteço nesses 3, há mais de 2 anos sem nenhum inconveniente.

Abraço.

RABUGENTO
13/01/2009, 16:56
Eu quero este Diesel nos postos!

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=6046 (http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=6046)

edwint
17/02/2009, 11:07
ultimamente ando colocando aquele aditivo p/ diesel da bardall, aquele com frasco verde, na intençào de dar uma limpada nos bicos e na bomba injetora,

fica uma dúvida, sera que estou jogando dinheiro fora:putz:?

estou usando numa s10 com motor mais cansado e numa xterra com 40.000km.

Dieselboy
17/02/2009, 11:25
Já utilizei esse da Bardhall e m outro, da STP (Diesel Treatment) da garrafa azul.

Sinceramente, não notei diferença alguma, claro que ambos alegm que, paa que o produto possa srtir algum efeito, faz-se necessária uma utilização contínua, não lembro se mencionaram 4 ou 5 tanques seguidos :pensativo: só que, nunca cheguei utilizar mais do que 1 garrafa, por causa do $$$$$, fica inviável.

Eu particularmente, prefiro adicionar querosene direto no tanque, pelo menos 1 vez ao mês, li que, melhora a lubricidade da bomba e bicos.

O Edintruder até citou qe ee utiliza óleo de motor, ainda não fiz isso, mas faz sentido, porque em tese tbém aumentaria a lubricidade da bomba.

edwint
17/02/2009, 11:43
vou esperimentar, uns 2 a 3 litros num tamque cheio da s10 seria suficiente? estou com viagem marcada p/ o carnaval seria interessante fazer uma viagem mais longa usando a mistura? o bardall ta mesmo os olhos da cara.. 14,00 lata:xs....

valeu:concordo:

Raposo
17/02/2009, 14:53
vou esperimentar, uns 2 a 3 litros num tamque cheio da s10 seria suficiente? estou com viagem marcada p/ o carnaval seria interessante fazer uma viagem mais longa usando a mistura? o bardall ta mesmo os olhos da cara.. 14,00 lata:xs....

valeu:concordo:
O próprio diesel, quando de boa qualidade, tem efeito lubrificante. Acho que não há necessidade de aditivos. Óleo lubrificante no tanque aumenta consideravelmente a emissão de gases poluentes. Queremos um mundo mais limpo para nossos sucessores, certo? :concordo:

edwint
17/02/2009, 15:21
O próprio diesel, quando de boa qualidade, tem efeito lubrificante. Acho que não há necessidade de aditivos. Óleo lubrificante no tanque aumenta consideravelmente a emissão de gases poluentes. Queremos um mundo mais limpo para nossos sucessores, certo? :concordo:

nao :discordo: :discordo: é adicionar oleo lubrificante, e sim adicionar querozene, que é mais limpo que o diesel, portanto neste caso havera pouca coisa a menos:putz: (por causa da diluição que neste caso chega a 30/1), poluição:concordo::concordo:.


E VIVA O VERDE!!! :mrgreen::mrgreen:QUE NOSSOS SUCESSORES RESPIREM UM AR MAIS LIMPO!!!:concordo::concordo::concordo:

Raposo
17/02/2009, 15:24
nao :concordo:é adicionar oleo lubrificante, e sim adicionar querozene, que é mais limpo que o diesel, portanto neste caso havera pouca coisa a menos (por causa da diluição que neste caso chega a 30/1), poluição:concordo::concordo:.


E VIVA O VERDE!!! :mrgreen::mrgreen:QUE NOSSOS SUCESSORES RESPIREM UM AR MAIS LIMPO!!!:concordo::concordo::concordo:
Correto! Desculpa a falha. Pensei que você iria colocar óleo lubrificante. Mas, agora, fiquei intrigado: será que o querozene tem esse poder lubrificante? :pensativo:
Abraços.

edwint
17/02/2009, 15:32
Correto! Desculpa a falha. Pensei que você iria colocar óleo lubrificante. Mas, agora, fiquei intrigado: será que o querozene tem esse poder lubrificante? :pensativo:
Abraços.

Pelo que pude etender, lendo um pouco mais sobre isso, nao seria lubrificação e sim uma limpesa melhor nos bicos e bomba.

remauto
17/02/2009, 15:36
ola tenho uma ranger 2005 3.0 ,e tenho colocado 2 frascos verdes por vez que abasteçoe sinto que o motor trabalha mais maçio na marcha lenta,sera que posso colocar um pouco de querosene n diesel paramelhorar a lubrificaçao,a minha ja é das eletronicas,se puder colocar ,alguemme avisa se tem algo contra?

Raposo
17/02/2009, 16:11
Eu particularmente, prefiro adicionar querosene direto no tanque, pelo menos 1 vez ao mês, li que, melhora a lubricidade da bomba e bicos.

O Edintruder até citou qe ee utiliza óleo de motor, ainda não fiz isso, mas faz sentido, porque em tese tbém aumentaria a lubricidade da bomba.
Eu estava me guiando por esse relato.
Abraços

Troller-a-vista
17/02/2009, 18:40
querosene no diesel??

isso eh da epoca dos mercedao 1113 ....

Nosso diesel é ruim em termos de sujeira, mas tem termos caracteristicas QUIMICAS ele é padrao internacional. OU seja, a ANP exige que o diesel vendido esteja dentro de caracteristicas como lubrificacao, pureza e viscosidade condizentes com o resto do mundo .

Querosene NAO lubrifica, exatamente o contrario. Ela LIMPA, seu poder de adstringencia é absurdo. Era muito usado nos caminhoes de antigamente pq esses viviam andando em estradas de terra, muita sujeira e os postos nao tinham diesel controlado (ahahah) nem filtrado.

Tanto é que o querosene hj é dificil de achar. Sem contar que alguns carros a gasolina precisavam da querosene pra limpar (tipo os avi-gás que embora fosse muito melhor o motor de ciclo otto convencional nao queimava tao bem).

Adcionar querosone no diesel ainda é utilizado, eu soh usaria se o carro tivesse uns 50 mil km no maximo e pouquissima coisa, tipo 1/4 do tanque + alguns litros, de preferencia rodaria ate quase parar e depois enchia ate o talo de diesel pra voltar a ter o maximo de diesel possivel.

Bombas sao lubrificadas pelos proprios combustiveis, assim como suas temperaturas sao diminuídas por eles. BAsicamente falamos de produtos de plastico com poucas peças em metal e mesmo assim com grandes tolerancias de espacos, justamente para que o atrito seja minusculo e nao cause problemas (obvios). dessa forma lubrificar a bomba é quase uma incoerencia, afinal de que adianta vc lubrificar algo que se auto-lubrifica , auto-resfria, e nao produz atritos significantes?

Deve-se sim, realizar a limpeza da bomba qdo houve necessidade, pois a sujeira acumulada nos POSTOS (e nao destilarias, portanto, o diesel é bom qdo sai delas e uma droga qdo sai do posto) certamente faz que a bomba trabalhar sobrecarregada. Lubrificar nesse caso nao adianta e sim desobstruir. E sendo bem realista, as maiores sujeiras do diesel atualmente sao lodo (uh?! na realidade qq coisa parecida com lodo), fiapos textis usados nos filtros (e esses eram pra limpar hein heheh) e contaminacoes diversas (areia, agua, terra, pedra, pó, etc).

Portanto, querosene é desaconselhável. Limpar sim.

Lubrificar é mito.

Questao ecologica: querosene fará o motor queimar desregulado, pois seus pontos de vapor e queima sao diferentes do diesel, o motor irá queimar muito mais diesel, aumentar o consumo, diminuir a lubrificacao natural dele, ficar exposto e ainda poluir muito mais por km rodado e litros queimados. Devo ter um comparativo aqui do diesel + querosene em algum lugar, se achar eu posto, mas no Google tb deve-se achar facil...

abs

Daniel.Shimomoto
17/02/2009, 18:46
Já experimentei de tudo na Ranger. Querosene, aditivos (STP, Bardhal) e até 0,5L de óleo ATF no tanque e sou honesto: Apenas o querosene apresentou resultados perceptiveis.

Em viagens, o querosene melhorou um pouco o consumo de combustível e o motor castanha menos no frio, com querosene.

A International recomenda em seus motores (inclusive os eletronicos) que se adicione querosene no diesel quando a temperatura ambiente é proxima ou inferior a 0C. Quero ver se eu arrumo uns 10L de Jet-A1:twisted::twisted::twisted:

Os demais...achei mais lenda.

Abs!!!

wdoc
17/02/2009, 21:05
Uso o Bardhal Booster que aditiva o diesel e sinto diferenca na acelaracao da L200, quando estou sem o Booster o carro fica mais amarrado. Nunca coloquei querosene e acho que nao arriscaria, no mais os limpadores de bicos nao surtem efeito nenhum é dinheiro jogado pelo cano abaixo (literalmente)

Anthoniusnikos
17/02/2009, 23:14
Não sou especialista em petroquímica, mas conheço um pouco dessa química e vou dar minha opinião... A destilação fracionada do petróleo separa os produtos (hidrocarbonetos) de acordo com os seus pontos de ebulição e vaporização... Primeiro evaporam (ordem crescente de peso molecular) os gases METANO, ETANO (GNV) depois PROPANO E BUTANO (GLP) depois ... os líquidos, GASOLINA, QUEROSENE, DIESEL, ÓLEOS LUBRIFICANTES ...
Pelo fato dos gases serem mais leves (menor peso molecular) eles são mais secos, portanto lubrificam menos... Então o poder lubrificante é melhor para os hidrocarbonetos de maior peso molecular.
Bom, quero diser com isso que para melhor lubrificar a BI, as câmaras de explosão, as tubulações, o motor, etc., melhor seria queimar o óleo mineral puro que o diesel, mas o que fazer com o diesel :idea:??? Rudolf encontrou a solução... (litro diesel = R$ 2,00 e litro do óleo mineral = R$ 7,00 ; R$ 11,00...) porém os motores estão regulados para queimar diesel, assim como os que queimam gasolina estão regulados para queimar gasolina. Porém, todos eles aceitam uma porcentagem do outro até que não comprometa essa regulagem, que é diretamente associada ao ponto de ignição (explosão) da fração de hidrocarboneto considerada.
Então, nos motores diesel, para uma queima mais violenta, porém mais seca, e mais agressivo como solvente (limpeza) pode-se usar uma mistura de diesel+gasolina(+23% álcool anidro) ou diesel+querosene ou diesel+gasolina+querosene (até álcool anidro). Para lubrificar melhor o sistema: diesel+óleo mineral ou diesel+óleo vegetal degomado.
Até o GNV ou o GLP poderam ser usados, desde que se faça a regulagem adequada. Também, podem ser usados: hidrogênio, pólvora, etc.
Para aumento de potência, o uso de uns 10% de nitro-metano é uma beleza :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Obs.: O Edin disse tudo isso com 1/2 litro de óleo de motor no tanque cheio :lol:.
Abração
Anthon

Rogério Tortato
18/02/2009, 00:36
um mecânico me disse para colocar meio litro de óleo 2tempos toda vez que encher o tanque.

se é lubrificação que se quer...

eu coloquei e não consegui sentir muita coisa.

abraços.

Dieselboy
18/02/2009, 11:17
Nosso diesel é ruim em termos de sujeira, mas tem termos caracteristicas QUIMICAS ele é padrao internacional. OU seja, a ANP exige que o diesel vendido esteja dentro de caracteristicas como lubrificacao, pureza e viscosidade condizentes com o resto do mundo .



Nossa, isso "soa" quase como ufanismo ingênuo :rolleyes: ou na melhor das hipóteses é nivelar por baixo a qualidade do diesel do 1º mundo :putz:

Só para constar, a gloriosa Sra. D. Petrobrás perdeu há questão de semanas o título do qual tanto se vangloriava, de ser uma empresa autosustentável :rolleyes: ahh, e quem "encabeçou" a cassação não foi nenhuma concorrente, como muitos devem pensar :discordo: foi um conselho da FGV que, chegou a conclusão que, a empresa utilizava/manipulava da forma enganosa o título cassado.

Enquanto se auto-proclamava defensora do meio-ambiente em seus comerciais, continuava produzindo/entregando um diesel de péssima qualidade :rolleyes: chegando a 3000 ppm de chumbo, ao passo que lá fora o diesel há muito não passa dos 50 ppm.

A empresa tbém está enfrentando um sério entrave judicial, pois está sendo cobrada por inúmeras organizaçãos ambientais, pelo cumprimento de um contrato no qual a Petrobrás já deveria ter disponibilizado a partir de janeiro deste ano o diesel com as prometidas 50 ppm, mas não o fez :rolleyes: e não tem a menor idéia de como o irá fazer :putz:

Outro problema diz respeito ao baixo índice de cetano que, seria algo equivalente à octanagem na gasolina.

Bem, o que ainda não consigo entender é como vc chegou à conclusão que nosso diesel é de padrão internacional :pensativo:

netão
18/02/2009, 11:27
Já experimentei de tudo na Ranger. Querosene, aditivos (STP, Bardhal) e até 0,5L de óleo ATF no tanque e sou honesto: Apenas o querosene apresentou resultados perceptiveis.

Em viagens, o querosene melhorou um pouco o consumo de combustível e o motor castanha menos no frio, com querosene.

A International recomenda em seus motores (inclusive os eletronicos) que se adicione querosene no diesel quando a temperatura ambiente é proxima ou inferior a 0C. Quero ver se eu arrumo uns 10L de Jet-A1:twisted::twisted::twisted:

Os demais...achei mais lenda.

Abs!!!
Fiz o mesmo na F250,só não coloquei querosene.Mas quando eu coloqui oleo de motor 15w40 a F250 ficou uma ''maria fumaça'' e o desempenho em nada mudou.

Troller-a-vista
18/02/2009, 13:14
Nossa, isso "soa" quase como ufanismo ingênuo :rolleyes: ou na melhor das hipóteses é nivelar por baixo a qualidade do diesel do 1º mundo :putz:

Só para constar, a gloriosa Sra. D. Petrobrás perdeu há questão de semanas o título do qual tanto se vangloriava, de ser uma empresa autosustentável :rolleyes: ahh, e quem "encabeçou" a cassação não foi nenhuma concorrente, como muitos devem pensar :discordo: foi um conselho da FGV que, chegou a conclusão que, a empresa utilizava/manipulava da forma enganosa o título cassado.

Enquanto se auto-proclamava defensora do meio-ambiente em seus comerciais, continuava produzindo/entregando um diesel de péssima qualidade :rolleyes: chegando a 3000 ppm de chumbo, ao passo que lá fora o diesel há muito não passa dos 50 ppm.

A empresa tbém está enfrentando um sério entrave judicial, pois está sendo cobrada por inúmeras organizaçãos ambientais, pelo cumprimento de um contrato no qual a Petrobrás já deveria ter disponibilizado a partir de janeiro deste ano o diesel com as prometidas 50 ppm, mas não o fez :rolleyes: e não tem a menor idéia de como o irá fazer :putz:

Outro problema diz respeito ao baixo índice de cetano que, seria algo equivalente à octanagem na gasolina.

Bem, o que ainda não consigo entender é como vc chegou à conclusão que nosso diesel é de padrão internacional :pensativo:

Hey DieselBoy, vamos lá ...

Nosso Diesel tem padroes internacionais SIM de CARACTERÍSTICAS, isso é devido aqueles tratados de nomes sempre esquecidos, mas ele existe.

Vou tentar explicar isso de uma forma tipo Lula:

Um ser humano para ser considerado normal, precisa ter 2 bracos, 2 pernas, uma cabeca (ta certo, o sexo masculino precisa ter 2 mas nem todos sabem usar a mais importate - a de baixo - como deveria), um tronco e alguns orgaos internos certo?

Se voce retirar uma perna desse caboclo, ele ainda é um ser humano, mas portador de deficiencia. Assim como se crescer um braco a mais, ele será considerado mutante.

Porém se ele tem 1,50 de altura ou 2,00 metros de altura, se ele tem 90 kilos ou 150 kilos, ainda é considerado um ser humano perfeito, o que nao se pode dizer é que ele terá os mesmos padroes de desempenho por exemplo numa corrida.

No caso do Diesel vendido em terras tupiniquins, suas características básicas: viscosidade, densidade, pontos de congelamento e explosao, níveis de periculosidade, entre outros ítens que eu nao sou especialista pra afirmar são sim de padrão internacional.

Isso nao quer dizer que ele nao seja perfeito, bom, excelente, ruim ou péssimo. Apenas quer dizer que voce pode colocar o mesmo motor pra rodar na China, no Brasil, na Inglaterra ou nos USA sem problemas por exemplo de que após a terceira acelerada nao irá voar pelos ares nenhum pistao.

É um pouco sutil a diferença, digamos que em todos esses lugares o mesmo motor necessite de regulagens finas (aumentar ou diminuir o ponto, vazao de diesel ou de oxigenio etc) se caso o BRasil nao seguisse essas normas mundiais, provavelmente ao ligar um motor diesel iríamos ver peças voando pelos ares.

Isso fica mais dificil de entender qdo estamos falando de carros, onde as peças sao peqnas e a potencia muito baixa, pense em um navio cargueiro, onde por exemplo, um unico pistao chega a movimentar alguns mil cavalos (repito, um unico pistao de um cargueiro ou transatlantico de grande porte pode gerar mais de 4 mil cavalos), esses motores consomem absurdo de combustivel e praticamente todas as suas paradas precisam de abastecer, imagina um petroleiro que veio da Inglaterra e atraca no Brasil, se ao abastecer nosso diesel fosse fora de especificacoes, certamente esse petroleiro nao iria andar muito mar a dentro ate que seu motor fosse reduzido a escombros.

Isso nao quer dizer que o nosso Diesel seja LIMPO, de ótima qualidade etc. Ao contrario, é sujo, tem chumbo, tem contaminantes, tem um monte de porcaria, mas ele está dentro dos padroes internacionais. Isso não é mentira é obrigação mundial.

Explicando a la Lula de novo, podemos ter um cara de 2 metros com 130 kilos andando feliz da vida, como tb podemos ter um o irmao dele com 1,50 metro e pesando 50 kilos e tb andando feliz, isso nao quer dizer que o ambos irao ser iguais, porem para efeito de comparacao técnica, sao semelhantes, possuem 2 pernas , 2 bracos etc...

Nao confundir qualidade com conformidade. Nosso diesel possui todas as características exigidas em tratados internacionais SIM.

Sendo MUITO MUITO MUITOOOOOO hipotético, tirando como uma idéia bastante rudimentar, pra exemplificar eu quero dizer: nosso diesel tem as mesmas características de lubrificacao, detonacao, viscosidade e outras coisas que os demais.

O que talvez seja importante frisar é que essas características mundiais nao sao intolerantes, ao contrario, elas sao tratadas dentro de uma margem e mesmo dentro dessa margem ainda há tolerancias , mas que ao final das contas, nao iria sair matando ng ao ligar um carro ou um navio.

Vamos dizer assim: o diesel teria que ser de 2 a 3x mais denso ou grosso que a agua, com margem de tolerancia de 0,5x , isso quer dizer que ele pode por exemplo chegar a ser 1,5x mais denso ou 3,5x mais denso, mas nao poderia ser 6x pois aí estaria fora dos padroes.. Esses valores sao mensuráveis, sao numericos, nao tem como contestar isso. (exemplo hipotético nao faco a menor idéia de quais sao esses valores só estou dando um exemplo)

Se ele tem chumbo, se ele é azul, amarelo, preto, cor de rosa, tanto faz, ele precisa sim estar com X, Y e Z características básicas. O que ele nao pode conter ou deixar de ter sao características que alterem isso.

Eu nao sou técnico da área, alias nao entendo muito de quimica mas tenho isso anotado em algum lugar, só nao estou achando.

Nosso Diesel está sim dentro dos padroes internacionais, portanto, nao ha essa necessidade de invencoes malucas.

Agora qto ao nosso diesel ter areia, terra, pedaco de gente, fiapo de filtro, etc, etc, etc ... Aí já é outra história, sao elementos que se encontram JUNTO ao diesel mas nao fazem parte dele, ou seja, de um modo ou outro vc retira isso (por exemplo com uma peneira ou filtracao) mas nao da pra vc tirar por exemplo o chumbo do diesel (ou dá??sei la...).

Se o nosso diesel contem 3000ppm de chumbo ou sei la o q, parabens pra nós brasileiros que aceitamos um diesel que poderia ser melhor, mas daí falar que é um diesel ruim ou criar mitos dizendo que precisa disso ou daquilo e culpar o diesel em tudo, é no minimo, incoerencia.

É o mesmo caso da gasolina, na europa tem o a gas 100% , tem o E15 e aqui nós temos o alcoolina ehhehe, em qualquer um desses vc pode por no carro, o maximo que irá precisar é de ajustes finos (conhecido na industria automobilistica como TROPICALIZACAO) para poder rodar. é diferente por exemplo de vc resolver colocar avigás no teu carro flex, irá rapidamente deteriorar as peças internas, corroer as mangueiras, irá consumir muito , pode tanto melhorar qto piorar o desempenho, irá poluir muito e dependendo do carro, pode estragar em pouquissimos km. Lembro de um corcel de um conhecido que resolveu colocar avigás pra ver q q virava (antigamente o avigás era vendido em postos ou em aeroportos, era uma gasolina mais pura, de melhor qualidade porem de caracteristicas diferentes), carro virou um foguetinho mas em coisa de 1 meses precisou refazer o motor inteiro, tirando o saudoso fusca que aguenta até xixi de sogra, os carros com avigás tinham uma manutencao complicada, e a necessidade de se trocar muitas peças (pistao, carburador, glicle etc) do contrario nao duravam ou estouravam dependendo de como o motor estava.

Com o diesel é a mesma coisa. Tem um post que nao me lembro de quem, que resolveu abastecer a pick up do pai lá nas Guianas, pois la tem o diesel europeu, se nao me engano ele disse que o diesel era branco e nao azul como o nosso, nao notou diferenca de consumo ou performance mas notou melhora na fumaca e o motor mais liso. Isso se deve pq nosso diesel é padrao internacional, se fosse ao contrario com certeza essa pick up rodaria bem melhor (e qdo eu digo melhor é melhro MESMO, tipo ganhar varios pocotós).

Se mesmo assim nao acreditar, paciencia meu caro, acho que expliquei de diversas formas possiveis e com exemplos a la Lula, nao sei explicar de outra forma. Google pode ajudar.

Abraco

Dieselboy
18/02/2009, 14:28
Cara, vc deve ser dono de refinaria ou sócio majoritário da Petroshit, só pode! :putz:

Até parece um advogado arquitetando a defesa de um criminoso :rolleyes: tentando justificar o injustificável :rolleyes:

Alegar que, essa "josta" é padrão internacional apenas porque atende ALGUMAS características pontuais/isoladas, isso sim é no mínimo incoerente.

Aliás incoerente não! :discordo: é astuto, esperto e oportuno, pois dessa maneira evitam-se gastos "desnecessários" para implementar novas tecnologias de refino, limita-se a renovação tecnológica das montadoras, pois as mesmas não podem disponibilizar por aqui os modernos motores que estão lá fora, por causa do que? deste nosso diesel "padrão internacional" :rolleyes:

Legal né? não para nós consumidores :discordo: e sim para os "Jérsons" da área petroquímica, pois sobra mais $$$ para repartir entre eles :rolleyes:

É um negócio da China, melhor, do Brasil! :rolleyes: uma vez que, por aqui ninguém gerencia, "cobra", fiscaliza DE FATO! não é mesmo? :rolleyes:

O consumidor, ahhh o consumidor que se exploda! :odedo: continuaremos empurrando goela abaixo, combustíveis "podres", de qualidade duvidosa mas que se enquadram nos "padrões internacionais" :rolleyes:

Nada pessoal, é apenas meu ponto de vista.

Helvio Silva de Melo
18/02/2009, 15:09
Moçada, cuidado com querosene misturado ao diesel, pois o mesmo é um solvente poderoso. O que o diesel tem é enxofre, muito poluente por sinal, e não CHUMBO tetraetila como foi mencionado. Este era adicionado à gasolina como antidetonante antes do advento do alcool anidro. Faço abastecimento de frotas e noto diferença no funcionamento dos motores ( para melhor ) quando se adiciona FUEL TREATMENT da STP, pois os motores se mostraram menos ásperos e mais econômicos. Como lubrificante da bomba injetora o diesel já é suficiente. Abraço a todos.

Allan Nielsen
18/02/2009, 16:35
Prezado Troller-a-vista,

Vc precisa rever seus conceitos sobre combustiveis; acho que vc esta misturando quimica e engenharia com ideologia.

Nosso diesel apenas é chamado de diesel por uma tradição, da mesma forma pra nossa gasolina.

Nossa gasolina é uma mistura de uma coisa que a Petrobras chama de gasolina e metanol na proporção de 3 pra 1. Esta coisa que a Petrobras chama de gasolina não conseguiria funcionar nem em motor de fusca com uma taxa de compressão de 8:1, ela explodiria antes; isto pelo baixissimo indice de octano. Este coquetel que é vendido ao consumidor como gasolina funciona pela adição do metanol que eleva o poder antidetonante, caso contrario teria que ser super aditivado com chumbo tetraetila, que já foi banido no mundo.

No caso do nosso diesel a situação é pior ainda. O poder calorífico do diesel vai de 42 a 54 Cetano, nosso diesel S-500 tem 45 Cetano, e qualquer diesel mediano tem mais de 50 Cetano, isto sem falar em parafina e principalmente a nafta; o que significa que é péssimo para motores e pior ainda para os seres vivos. Ou seja esta é a caracteristica simplificada do nosso diesel "bonitão" entregue pela Petrobras (supondo que ela não esteja mentindo mais uma vez). O nosso diesel S-2000 que é queimado na maioria do pais (fora dos centros urbanos), bem este não merece nem ser descrito. Veja o caso da cidade de São Paulo, todo o trafego de caminhões que vem do sul para o norte do pais, leste - oeste e vice versa estão queimando diesel S-2000 (a menos que tenham abastecido em São Paulo) e despejando 2.000 ppm de enxofre pros paulistanos respirarem. E a Petrobras é responsavel por isso.

Acho que a melhor forma de evoluirmos é termos boas informações, e tem havido muita propaganda mentirosa e informação dúbia, coisas do tipo “brazilian diesel tree”, ou que o biodiesel foi criado aqui, quando Rudolf Diesel já queimava óleo de amendoin em 1896.

Para aqueles que defendem a Petrobras de forma ideológica, e não apenas como uma empresa comercial, vale lembrar que hoje 40% do capital da empresa esta na mão de investidores estrangeiros. Eles ficam com 40% do lucro e nos com 100% da poluição e degradação. Não precisamos nem perguntar se eles topam queimar este diesel brasileiro em seus ares.

Abs


Hey DieselBoy, vamos lá ...

Nosso Diesel tem padroes internacionais SIM de CARACTERÍSTICAS, isso é devido aqueles tratados de nomes sempre esquecidos, mas ele existe.

Vou tentar explicar isso de uma forma tipo Lula:

Um ser humano para ser considerado normal, precisa ter 2 bracos, 2 pernas, uma cabeca (ta certo, o sexo masculino precisa ter 2 mas nem todos sabem usar a mais importate - a de baixo - como deveria), um tronco e alguns orgaos internos certo?

Se voce retirar uma perna desse caboclo, ele ainda é um ser humano, mas portador de deficiencia. Assim como se crescer um braco a mais, ele será considerado mutante.

Porém se ele tem 1,50 de altura ou 2,00 metros de altura, se ele tem 90 kilos ou 150 kilos, ainda é considerado um ser humano perfeito, o que nao se pode dizer é que ele terá os mesmos padroes de desempenho por exemplo numa corrida.

No caso do Diesel vendido em terras tupiniquins, suas características básicas: viscosidade, densidade, pontos de congelamento e explosao, níveis de periculosidade, entre outros ítens que eu nao sou especialista pra afirmar são sim de padrão internacional.

Isso nao quer dizer que ele nao seja perfeito, bom, excelente, ruim ou péssimo. Apenas quer dizer que voce pode colocar o mesmo motor pra rodar na China, no Brasil, na Inglaterra ou nos USA sem problemas por exemplo de que após a terceira acelerada nao irá voar pelos ares nenhum pistao.

É um pouco sutil a diferença, digamos que em todos esses lugares o mesmo motor necessite de regulagens finas (aumentar ou diminuir o ponto, vazao de diesel ou de oxigenio etc) se caso o BRasil nao seguisse essas normas mundiais, provavelmente ao ligar um motor diesel iríamos ver peças voando pelos ares.

Isso fica mais dificil de entender qdo estamos falando de carros, onde as peças sao peqnas e a potencia muito baixa, pense em um navio cargueiro, onde por exemplo, um unico pistao chega a movimentar alguns mil cavalos (repito, um unico pistao de um cargueiro ou transatlantico de grande porte pode gerar mais de 4 mil cavalos), esses motores consomem absurdo de combustivel e praticamente todas as suas paradas precisam de abastecer, imagina um petroleiro que veio da Inglaterra e atraca no Brasil, se ao abastecer nosso diesel fosse fora de especificacoes, certamente esse petroleiro nao iria andar muito mar a dentro ate que seu motor fosse reduzido a escombros.

Isso nao quer dizer que o nosso Diesel seja LIMPO, de ótima qualidade etc. Ao contrario, é sujo, tem chumbo, tem contaminantes, tem um monte de porcaria, mas ele está dentro dos padroes internacionais. Isso não é mentira é obrigação mundial.

Explicando a la Lula de novo, podemos ter um cara de 2 metros com 130 kilos andando feliz da vida, como tb podemos ter um o irmao dele com 1,50 metro e pesando 50 kilos e tb andando feliz, isso nao quer dizer que o ambos irao ser iguais, porem para efeito de comparacao técnica, sao semelhantes, possuem 2 pernas , 2 bracos etc...

Nao confundir qualidade com conformidade. Nosso diesel possui todas as características exigidas em tratados internacionais SIM.

Sendo MUITO MUITO MUITOOOOOO hipotético, tirando como uma idéia bastante rudimentar, pra exemplificar eu quero dizer: nosso diesel tem as mesmas características de lubrificacao, detonacao, viscosidade e outras coisas que os demais.

O que talvez seja importante frisar é que essas características mundiais nao sao intolerantes, ao contrario, elas sao tratadas dentro de uma margem e mesmo dentro dessa margem ainda há tolerancias , mas que ao final das contas, nao iria sair matando ng ao ligar um carro ou um navio.

Vamos dizer assim: o diesel teria que ser de 2 a 3x mais denso ou grosso que a agua, com margem de tolerancia de 0,5x , isso quer dizer que ele pode por exemplo chegar a ser 1,5x mais denso ou 3,5x mais denso, mas nao poderia ser 6x pois aí estaria fora dos padroes.. Esses valores sao mensuráveis, sao numericos, nao tem como contestar isso. (exemplo hipotético nao faco a menor idéia de quais sao esses valores só estou dando um exemplo)

Se ele tem chumbo, se ele é azul, amarelo, preto, cor de rosa, tanto faz, ele precisa sim estar com X, Y e Z características básicas. O que ele nao pode conter ou deixar de ter sao características que alterem isso.

Eu nao sou técnico da área, alias nao entendo muito de quimica mas tenho isso anotado em algum lugar, só nao estou achando.

Nosso Diesel está sim dentro dos padroes internacionais, portanto, nao ha essa necessidade de invencoes malucas.

Agora qto ao nosso diesel ter areia, terra, pedaco de gente, fiapo de filtro, etc, etc, etc ... Aí já é outra história, sao elementos que se encontram JUNTO ao diesel mas nao fazem parte dele, ou seja, de um modo ou outro vc retira isso (por exemplo com uma peneira ou filtracao) mas nao da pra vc tirar por exemplo o chumbo do diesel (ou dá??sei la...).

Se o nosso diesel contem 3000ppm de chumbo ou sei la o q, parabens pra nós brasileiros que aceitamos um diesel que poderia ser melhor, mas daí falar que é um diesel ruim ou criar mitos dizendo que precisa disso ou daquilo e culpar o diesel em tudo, é no minimo, incoerencia.

É o mesmo caso da gasolina, na europa tem o a gas 100% , tem o E15 e aqui nós temos o alcoolina ehhehe, em qualquer um desses vc pode por no carro, o maximo que irá precisar é de ajustes finos (conhecido na industria automobilistica como TROPICALIZACAO) para poder rodar. é diferente por exemplo de vc resolver colocar avigás no teu carro flex, irá rapidamente deteriorar as peças internas, corroer as mangueiras, irá consumir muito , pode tanto melhorar qto piorar o desempenho, irá poluir muito e dependendo do carro, pode estragar em pouquissimos km. Lembro de um corcel de um conhecido que resolveu colocar avigás pra ver q q virava (antigamente o avigás era vendido em postos ou em aeroportos, era uma gasolina mais pura, de melhor qualidade porem de caracteristicas diferentes), carro virou um foguetinho mas em coisa de 1 meses precisou refazer o motor inteiro, tirando o saudoso fusca que aguenta até xixi de sogra, os carros com avigás tinham uma manutencao complicada, e a necessidade de se trocar muitas peças (pistao, carburador, glicle etc) do contrario nao duravam ou estouravam dependendo de como o motor estava.

Com o diesel é a mesma coisa. Tem um post que nao me lembro de quem, que resolveu abastecer a pick up do pai lá nas Guianas, pois la tem o diesel europeu, se nao me engano ele disse que o diesel era branco e nao azul como o nosso, nao notou diferenca de consumo ou performance mas notou melhora na fumaca e o motor mais liso. Isso se deve pq nosso diesel é padrao internacional, se fosse ao contrario com certeza essa pick up rodaria bem melhor (e qdo eu digo melhor é melhro MESMO, tipo ganhar varios pocotós).

Se mesmo assim nao acreditar, paciencia meu caro, acho que expliquei de diversas formas possiveis e com exemplos a la Lula, nao sei explicar de outra forma. Google pode ajudar.

Abraco

Troller-a-vista
18/02/2009, 16:40
Diesel Boy ...

Vc anda vendo muito filme de hollywood.

Mas como nao adianta explicar o obvio para quem nao enxerga os fatos, vou deixar vc aí conspirando contra o mundo.

Procure se informar.

E nao sou advogado nem sócio de petroquimica. Tao pouco defendo que eles nao devam melhorar os produtos vendidos.

Eu expliquei de modo bem simples o que é o nosso diesel.

Quem quiser, procura se informar, www.google.com.br (http://www.google.com.br) quem quiser tire suas próprias conclusoes.

Nao sou quimico, entao nao vou ficar tentando provar nada pra vc.

Nosso diesel esta sim dentro das características quimicas e físicas padroes mundiais, do contrario NAO SERIA CHAMADO DE DIESEL.

Nao atende ALGUMAS características, ele atende TODAS elas, outros agregados de pureza, limpeza, aditividade, etc podem ser manipulados conforme o padrao local.

E antes de voce colocar um FUCK num forum, lembre-se, nem todos gostam de ver esses sinais, mantenha a elegancia, principalmente, qdo estamos discutindo e tentando mostrar com clareza uma face que poucos conhecem. Antes de vc colocar esse FUCK aí , faça sua parte e procure melhoria, vá atras dos teus direitos.

Depois neguinho reclama qdo o mentecapito do presidente diz para levantar a bunda do sofá e procurar um banco que se encaixe no que pode pagar... É facil mandar FUCK sentado na cadeira achando que o mundo é lixo , revoltado com tudo mas nao levanta a bunda do sofá pra entender ou melhorar algo.

Se quer um diesel igual o europeu, com as caracteristicas que vossa senhoria contempla como perfeitas, faça seu próprio diesel artesanalmente. A ANP nao proíbe, nenhuma lei do país proíbe. Compre 5 barris de petroleo, faça a destilaçao ou craqueamento e retire diesel, gasolina, metanol, nafta, entre outros agregados, te garanto que com os 40 dolares investidos por barril irá ganhar no mínimo uns 300 reais no fim das contas.

Fala serio...


Helvio: como eu disse, nao sou químico, nem físico, alias nao entendo muito de elementos químicos, se eu escrevi chumbo erroneamente, me perdoe. Deve estar correto sobre o enxofre. Como eu nao vou fabricar nada, tnato faz se é chumbo ou enxofre ou caca de nariz ehehhe O que importa sao os resultados e conceitos. Sob essa ótica, estou certo de que nao errei nos comentarios (e nao na nomenclatura), mas se estiver errado, corrigo e aprendo. Valeu pelo toque!

Troller-a-vista
18/02/2009, 16:51
Allan , eu nao defendo a petrobras, alias nem to aí pra ela, se deus quiser ela explode e leva o maldito arrogante do presidente junto...

Veja, novamente acho que esta havendo uma incoerencia.

Uma coisa é considerarmos PADROES , outra coisa é considerar qualidade do produto.

Vc mesmo disse sobre o cetano, diesel pode ter de 42 a 54, e o nosso tem 45, portanto, esta dentro dos PADROES, se o melhor é 54 ou 50 ou 42 eu nao sei, mas é obvio entender que esta dentro dos PADROES .

Se o que consumimos é inferior ao resto do mundo, seja gasoalcool ou diesel ou aguacool, é uma questao política e de demanda. O poder quer lucro com baixa qualidade, o povo quer qualidade alta sem exigir.

Qto ao resto concordo contigo, nossa PBR é uma piada, nosso combustivel poderia ser muito melhor e qm sofre somos nós, e sobre o biocombustivel, tb concordo, nao eh invencao nossa, alias o Diesel ao qual conhecemos nao é Diesel de verdade , pois o originario era feito apenas de origem vegetal.

Entendam, nao defendo a PBR ou a ANP, mas no mundo da administracao uma coisa é voce produzir dentro dos padroes, outra é produzir de boa qualidade.

Ora nao sejamos tolos, é só pegar um exemplo qualquer , roupas por exemplo: o governo quer padronizar as medidas, se sua calca estiver dentro da medida, nao pode ser caracterizada como irregular, agora se ela tem as costuras bem feitas ou nao aí já são outros 500 ... Isso é fato.

O problema é que pagamos por combustivel qualidade ARMANI e recebemos qualidade C&A... Cabe a quem consome ser contra e reinvidicar qualidade.

Continuo dizendo, os padroes de producao sao sim internacionais, se o que vc recebe é ou nao satisfatório aí já é diferente.

Isso nao eh ideologia ou defesa da petrobras é fato poxa... Nao ve qm nao qr.

Allan Nielsen
18/02/2009, 17:20
Troller-a-vista,

Vou tentar esclarecer de outra forma: o fato do nosso diesel ter um comportamento "semelhante" aos produzidos em outros paises não quer dizer que ele tenha como vc chama "um padrão internacional"; pois ele não tem.

Citei como exemplo a nossa gasolina, pelo fato de ser mais facil de "enxergar". Nossa gasolina tem um "comportamento" semelhante as gasolinas produzidas em outros paises, MAS NÃO tem o mesmo padrão. Este nosso coquetel chamado gasolina tem um comportamento de uma gasolina em torno de 85 octanas, mas NÃO tem o mesmo padrão de uma gasolina de 85 octanas, isto é conseguido pela adição de metanol.

O mesmo vale para o diesel, ele tem um "comportamento" de um diesel internacional, MAS NÃO tem o mesmo padrão. Ele atinge um comportamento de 45 cetanos, pelo coquetel que o forma.

Estas acoxambrações quimicas, tem conseguencias drasticas na mecanica, como baixo rendimento termico, alta contaminação na maquina termica, alta corrosão e baixa durabilidade; isto sem falar nas conseguencias externas a maquina.

Resumindo: nossos combustiveis NÃO TEM padrão internacional, eles apenas se comportam em pricipio de forma semelhante, mas com consequencias pessimas para todos nós.

Abs

Daniel.Shimomoto
18/02/2009, 23:32
querosene no diesel??

isso eh da epoca dos mercedao 1113 ....

(...)

Querosene NAO lubrifica, exatamente o contrario. Ela LIMPA, seu poder de adstringencia é absurdo. Era muito usado nos caminhoes de antigamente pq esses viviam andando em estradas de terra, muita sujeira e os postos nao tinham diesel controlado (ahahah) nem filtrado.

Tanto é que o querosene hj é dificil de achar. Sem contar que alguns carros a gasolina precisavam da querosene pra limpar (tipo os avi-gás que embora fosse muito melhor o motor de ciclo otto convencional nao queimava tao bem).

(...)



Prezado Troller a Vista;

Concordo no que voce disse sobre as bombas injetoras modernas serem projetadas para serem lubrificadas pelo próprio combustível. Acredito que esse mito tenha surgido no tempo das bombas injetoras Bosch, em linha, que inclusive saiu com um pequeno reservatório onde se punha óleo do motor para lubrificar o sistema. Depois vieram as bombas rotativas com menos peças móveis e acabou a brincadeira.

Com relação ao querosene, não é coisa de MBB 1113 ou daqueles motores Perkins de injeção indireta (conhecido na minha região como Morcego - Passa a noite dependurado para pegar no tranco no dia seguinte).

A função PRINCIPAL dele no diesel nem é tanto a limpeza e sim a diminuição da viscosidade do diesel, especialmente em regiões de clima frio, onde a baixa temperatura provoca o aparecimento das frações parafina nas linhas de combustivel. Inclusive a MWM recomenda o uso de querosene em seus motores, inclusive nos de injeção common-rail (Sprint e X.12).

Do ponto de vista puramente pratico, notei que o motor da minha Ranger trabalha melhor no frio, com um pouco de querosene (coloquei no maximo 2,5%). Castanha menos na fase fria e rende mais na estrada.

Quanto ao diesel nacional ser equivalente ao estrangeiro....Tá longe, heim! As regras básicas o diesel nacional atinge (numero de cetanos, flash point, viscosidade, etc.). Mas não podemos nos esquecer que lá fora o diesel é mais puro, o refino é melhor e acima de tudo: menos de 50ppm de enxofre!

Abs!!!

Dieselboy
19/02/2009, 09:21
O que o diesel tem é enxofre, muito poluente por sinal, e não CHUMBO tetraetila como foi mencionado

Correto Hélvio :concordo: desculpe pela falta de atenção :parede: na pressa por escrever o texto, acabei trocando enxofre (S) por chumbo (Pb) :parede:


Diesel Boy ...

Vc anda vendo muito filme de hollywood.

Mas como nao adianta explicar o obvio para quem nao enxerga os fatos, vou deixar vc aí conspirando contra o mundo.

Procure se informar.

Troller, o que vc alega a respeito do atendimento às normas internacionais é correto! Porém, o que me deixa inconformado, é o fato de vc aceitar isso cegamente, quase como um aval para a desonestidade da BR! Vc se apega a detalhismos e não analisa o contexto como um TODO!

Disse que vc parece um advogado porque vc age como um! :mad: parece obcecado pela legalidade da situação, mas não reflete (ou não quer) sobre as consequências que podem advir de tal situação :parede:

Alegar que, nosso diesel é de padrão internacional (embora correto), é justamente o que a Petrobrás quer ouvir, pois avaliza a ingerência, desonestidade e a incompetência dos altos escalões.

Infelizmente, atitudes como a sua é que amparam/estimulam a ganância e o desrespeito ao consumidor, não só por parte da Petrobrás, como de inúmeras outras empresas em solo brasileiro :mad: que atuam enganando descaradamente milhões de consumidores, porém TUDO DENTRO da LEI! :mad:

Se vc quer continuar vivendo em seu mundinho de faz de conta, onde o diesel é P.I. e a gasolina que vai no tanque do seu carro é a mesma que vai para a Williams :rolleyes: por mim tudo bem! pois, como dizia Mário Quintana, "cada um pensa como pode", não é mesmo? :mrgreen: eu prefiro viver a realidade COMO ELA É! :concordo:

edwint
19/02/2009, 09:32
pelo que fiquei sabendo, aqui no brasil, temos dois tipos de diesel alem dos aditivados, se nao me engano, sao chamados rudemente falando de diesel branco e vermelho, o branco destinado ao uso nas cidades grandes, com menos indice de enxofre e o vermelho vendidos nos postos de estrada.

eu coloquei 1 litro de querozene no tanque da minha s10, que esta com 180.000km, afim de dar uma limpesa e uma revigorada / limpesa na bomba e bicos, fiquei meio receoso de colocar mais, sera que devo?

Dieselboy
19/02/2009, 09:39
Eu nunca passei de 1L e, como já disse faço esporadicamente, 1 vez ao mês. Acho que não hverá vantagem alguma adicionar mais do que isso :pensativo:

Dieselboy
19/02/2009, 09:43
Vale salientar que o motor da F-1000 é pré-histórico :mrgreen: não me surpreenderia se funcionasse com banha de porco no tanque :mrgreen:

Anthoniusnikos
19/02/2009, 22:03
É só pré-aquecer a banha, para ela ficar líquida, que funciona.
E o nosso álcool anidro misturado na gasolina ??? Será que é anidro mesmo ??? Ou será que consideram 99 % como anidro ???
Nos motores de dois tempos de embarcações, os manuais da Jonhson, Mercury, Yamarra, recomendam gasolina com no máximo 10% de álcool anidro.
Tenho conseguido um pouco de gasolina azul (de aviação) somente nos pequenos aeroportos, e com muita dificuldade. Antigamente vendia-se em quase qualquer posto. Hoje, quando perguntados, os frentistas te olham como se você fosse um alienígena.
Quem tem motor de popa, sabe que essa nossa gasolina com 23% de álcool, se ficar no carburador vai dar problema de entupimento por corrosão rapidamente. Então, quando se vai guardar o motor por mais de um mês, a gente queima um pouco de gasolina azul (pura) e deixa ela no sistema.
Abraços
Anthon

rafaelfernandez
19/02/2009, 23:36
Vale salientar que o motor da F-1000 é pré-histórico :mrgreen: não me surpreenderia se funcionasse com banha de porco no tanque :mrgreen:

O motor da f1000 nao é o Maxion International 2.5? O mesmo das S10 e Ranger mais antigas e das Defender?


[]´s
Rafael

PauloLimited
19/02/2009, 23:45
Não, além desse ainda tem 2 modelos de motores MWM o 229 e o X-10.

PauloLimited
20/02/2009, 00:15
Ontem quando terminei de colocar querosene no tanque da nossa Ranger, na hr q eu fui ligar ela pra ir embora do posto a embreagem foi pro espaço.
Fiquei muito culpado, já q foi a primeira vez q eu fiz isso, msm num tendo nada haver uma coisa com a outra.

Fiz o trem com medo e a Ranger quebro, hehe

Sobre colocar oleo de motor no tanque de combustivel, pode ser qualquer um ow tem q ser oq usa no própiro motor da pick-up ? Pergunto isso pq vi um oleo q era só pra motores diesel aspirados e esse sai bem enconta, 10 reais o litro.

Anthoniusnikos
20/02/2009, 22:02
Paulo, pode ser qquer um para motor, inclusive 2T.
Quanto ao ocorrido, nos velhos tempos se dizia: "O tem haver o C***ú com as calças". :oops::oops::oops:
A propósito Paulo, quanto está o litro de querosene aí em Uberaba ?
Abs
Anthon

PauloLimited
20/02/2009, 22:13
Paulo, pode ser qquer um para motor, inclusive 2T.
Abs
Anthon

Hum, então é traquilo.

Daniel.Shimomoto
21/02/2009, 00:05
Paulo, pode ser qquer um para motor, inclusive 2T.
Quanto ao ocorrido, nos velhos tempos se dizia: "O tem haver o C***ú com as calças". :oops::oops::oops:
A propósito Paulo, quanto está o litro de querosene aí em Uberaba ?
Abs
Anthon

Anthon;

Não é Uberaba...é Garça: +/-10 Reais. Jacaré custa 12 Reais, outras marcas custam 9 Reais

Abs!!!

Dieselboy
21/02/2009, 00:43
Não é Uberaba...é Garça: +/-10 Reais. Jacaré custa 12 Reais, outras marcas custam 9 Reais


Eita!!! 10 a 12 o litro?!?! :shock: :shock:

E eu achando exploração me cobrarem R$ 5,70/L (querosene "da Ilha") :mrgreen:

PS - Onde vcs adquirem o querosene? fiquei curioso, pois a diferença é gritante! :pensativo: por aqui, eu compro num mercado atacadista, desses que abastecem mercadinhos comuns. Tem praticamente de tudo, desde sardinha em lata e pneus até querosene! :mrgreen:

Daniel.Shimomoto
21/02/2009, 02:31
Eita!!! 10 a 12 o litro?!?! :shock: :shock:

E eu achando exploração me cobrarem R$ 5,70/L (querosene "da Ilha") :mrgreen:

PS - Onde vcs adquirem o querosene? fiquei curioso, pois a diferença é gritante! :pensativo: por aqui, eu compro num mercado atacadista, desses que abastecem mercadinhos comuns. Tem praticamente de tudo, desde sardinha em lata e pneus até querosene! :mrgreen:

Pois é Diesel, é no posto de gasolina:evil::evil::evil:

Agora quero ver se arranjo com uns conhecidos ums 10 litros de Jet-A, que por sinal é o recomendado pela MWM para seus motores.

(Só queria saber em que posto tem bomba de Jet-A para a MWM recomendar....:pensativo::pensativo::pensativo:)

Abs!!!!

Walter L. L. Casitta
21/02/2009, 09:40
Aditivo vendido em posto da gasolina só traz benefício pro bolso dono do posto.

Na prática Aditivo é que nem remédio placebo. Faz de conta que cura uma doença que nunca existiu. Só Efeito psicológico!:mrgreen:

EDEM2008
21/02/2009, 09:40
Bom dia pessoal,
Sabemos que os combustíveis, produzido pela petrobrás são de exelente qualidade e atestado pelas melhores empresas certificadoras do mundo. O problema acontece na fase final, no comércio varejista (postos). Vamos lá, após a produção, o combustível é vendido às distribuidoras ex: Br, Shell, Ypiranga, Texaco etc... em seu estado normal para consumo. Cada distribuidora, mantém seu laboratório de pesquisas visando adicionar aditivos e corantes afim de melhorar a performance dos motores, eis ai os combustíveis aditivados. Na minha opinião, esses produtos de marca tipo bardhal, stp, etc..., são elaborados dentro de um padrão de aditivos, iguais aos usados nas distribuidoras para suprir as necessidades do consumidor final, porque essas empresas sabem que esses combustíveis são passivos de aduteração desde o caminhão que o transporta até a bomba no posto. Portanto, digo na minha opinião, respeitando a quantidade a ser misturada ao combustível, esses aditivos melhoram a performance geral do motor mesmo que não seja perceptível.
Um exelente carnaval a todos!

Anthoniusnikos
21/02/2009, 22:02
Outro dia, comprei um para limpeza de bicos da Bardall, e ganhei de brinde um copinho de chopp com emblema e duto.
Não sei se o motor gosta, mas costumo colocar o aditivo STP no óleo do motor. Acredito que ajude a lubrificar melhor que o óleo do motor puro.
Abraços
Anthon

RABUGENTO
15/04/2009, 12:33
Boa notícia:

http://www.cosmo.com.br/noticia/26146/2009-04-15/governo-decide-baixar-o-brpreco-do-oleo-diesel.html (http://www.cosmo.com.br/noticia/26146/2009-04-15/governo-decide-baixar-o-brpreco-do-oleo-diesel.html)

T.T. Rex - Tio Balú
15/04/2009, 12:47
Rabugento. Se a redução de 2.000 ppm para os 50 ppm de enxofre fosse de R$ 2.000,00 para R$ 50,00 ? Seria muito melhor ?
Em relação a Europa, ainda, estamos na época do chumbotetraetila.
Att
Tio Balú

RABUGENTO
16/04/2009, 16:47
Pediram 30% de redução no preço do Diesel, se derem uns 15, ficarei satisfeitíssimo.

ramalho-vitoria
05/06/2009, 11:00
Pediram 30% de redução no preço do Diesel, se derem uns 15, ficarei satisfeitíssimo.

Enquanto aguardamos esta redução nos preços do diesel vamos analisar os seguintes fatos:

Em sua recente visita a China nosso Presidente firmou um brilhante acordo comercial com aquele pais prometendo entregar 200.000 barris de petróleo por dia por um prazo de 10 anos tendo como troca um empréstimo de 10 bilhões de dólares.

Vamos fazer as contas:



200.000 barris por dia X 365 dias X 10 anos = 730.000.000 de barris de petróleo.
Dividindo 10 bilhões de dólares por 730.000.000 temos o valor de $ 13,69 dólares por barril.
O Brasil acaba de vender 10 anos da produção de dois dos seus maiores campos petrolíferos por $ 13.69 / barril.
Não sei quanto é o custo de produção ...
Mas, o preço do barril hoje, na pior cotação dos últimos 10 anos, está em torno de $ 65-70 dólares
Ano passado (atípico) chegou a 140 dólares.
Nós somos mesmos uns idiotas financiando o desenvolvimento da China, sem falar nos preços praticados aqui ao lado mesmo na Argentina.



Eu só queria entender como isso é possível e ninguém levanta uma bandeira contra os preços praticados por aqui.

TarsoDL
05/06/2009, 11:11
será que a argentina é autosuficiente em petróleo??? eu só abasteço com o diesel na argentina a R$ 1,77. Há VARIOS postos da PETROBRAS vendendo gasolina a R$ 1,86 e diesel a R$1,77.

Qual o problema??além de impostos e roubalheira??

RABUGENTO
05/06/2009, 11:57
será que a argentina é autosuficiente em petróleo??? eu só abasteço com o diesel na argentina a R$ 1,77. Há VARIOS postos da PETROBRAS vendendo gasolina a R$ 1,86 e diesel a R$1,77.

Qual o problema??além de impostos e roubalheira??


A Argentina é autosuficiente em petróleo há algum tempo.
Não sabemos até quando.

Aqui há algumas transportadoras que vendem o Diesel a R$ 1,85 a seus agregados.

Existem os carteis do combustível também. :(

Allan Nielsen
05/06/2009, 13:45
Qual o problema??além de impostos e roubalheira??

Nenhum!!!!!

O problema é um só, imposto do Governo e roubalheira da Petrobras; ou seria imposto da Petrobras e roubalheira do Governo??. Como Governo e Petrobras é a mesma coisa, o problema é um só.

RABUGENTO
05/06/2009, 14:32
Nenhum!!!!!

O problema é um só, imposto do Governo e roubalheira da Petrobras; ou seria imposto da Petrobras e roubalheira do Governo??. Como Governo e Petrobras é a mesma coisa, o problema é um só.


Allan!!!!

Não esqueça dos donos dos postos.
Existe cartel dos postos de distribuição de combustível.

Aqui em Barão Geraldo moram alguns deles.

Allan Nielsen
05/06/2009, 15:41
Allan!!!!

Não esqueça dos donos dos postos.
Existe cartel dos postos de distribuição de combustível.

Aqui em Barão Geraldo moram alguns deles.

Rabuja!!!

Cartel é fichinha comparado a monopolio.

Se este cartel tivesse importancia no preço, os combustiveis custariam baratinho nos postos da propria BR, ou será que ela tambem participa??

RABUGENTO
05/06/2009, 16:17
A alegação desses donos de postos é que para eles manterem os postos funcionando, a Petrobrás NÃO pode vender mais barato que eles e com isso forçam a elevação dos preços.

É uma roubalheira mesmo.

A maioria dos donos de postos, rádios e tvs, é político.

Ai de quem falar mal deles.

Allan Nielsen
05/06/2009, 16:35
A alegação desses donos de postos é que para eles manterem os postos funcionando, a Petrobrás NÃO pode vender mais barato que eles e com isso forçam a elevação dos preços.

É uma roubalheira mesmo.

A maioria dos donos de postos, rádios e tvs, é político.

Ai de quem falar mal deles.

Poxa, estes caras mandam muito mesmo; mandam até na Petrobras. Que Empresa furreca. Seria melhor fecha-la e comprar combustivel do Chaves, agradaria a turma atual e teriamos um combustivel melhor e baratinho.

Fala serio.

RABUGENTO
18/06/2009, 11:09
Enfim baixaram!

Deisel Aditivado Shell no Carrefour D.Pedro da Rodovia D.Pedro I em Campinas-SP > R$ 1,859 o litro.

Gustavoatf
13/07/2009, 10:23
bom dia, pessoal!
já usei o aditivo da petrobras na strada flex e acho que dá resultado, após o uso o consumo de conbustível melhorou cerca de 7% (nao foi apenas uma medição).
Isso me animou testar no diesel tb, mas nao fiz ainda. Depois eu posto aqui. Mas é igual o pessoal já disse, financeiramente nao compensa (R$14 o aditivo) se for olhar só o consumo.

PAULO FREISLEBEN
31/08/2009, 14:05
Fazer biodiesel de óleos vegetais, é o mesmo que fazer biogasolina de álcool... UM ABSURDO.
Assim como foram desenvolvidos os fantásticos motores a álcool, foram também desenvolvidos os motores a óleo vegetal (motor ELKO) na década de 80.
Meu amigo Hernani fez mais de 90.000 km com uma Parati a óleo de dendê, naquela época.
Eu estou fazendo mais de 52.000 km com óleo de soja com um Toyota Caldina, emplacado no Paraguai, porque não consigo homologar meus veículos nacionais.
A turma dos mensalões e do porcotróleo esconde esta tecnologia.
Só na Alemanha, tem mais de 100.000 veículos movidos a óleo de canola virgem.
O bobo, desnecessário e oligopolizado biodiesel é mais caro, é mais fraco e é menos biodegradável do que os fantásticos óleos vegetais virgens.
A escolha é tua...
Bioabraços
Fendel
www.fendel.com.br

QUEM QUISER RECEBER POR EMAIL UMA REPORTAGEM EM PDF DA 4 RODAS DE 1987 SOBRE O REVOLUCIONARIO MOTOR ELKO MANDE UM EMAIL PARA MIM QUE EU ENVIO:
Paulo
uttamadesign@gmail.com

ou
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40186&page=9

Kit OV made in germany para motores diesel
Meu nome é Hans Nicolai, e não sou engenheiro. acho que o Carlão me confundiu com outra pessoa. Sou filho de alemães nascido no Brasil, mas morei 15 anos na Alemanha, onde acumulei bastante conhecimento e contatos no assunto ov em motores diesel.
Voltando ao Brasil, comprei uma Landi 110 para usarmos no meu projeto de apicultura já programado pra converter ela pra usar ov. No começo, não usei kit e rodei com 100% ovf (óleo vegetal de fritura). Agora, rodo com o nosso kit que importamos da Alemanha. Trata-se de um produto 100% Made in Germany, testado e aprovado pelos mais entendidos no assunto e com 2 anos de garantia.
Tenho um PowerPoint onde mostra o kit instalado na minha Defender 110 com maiores detalhes e esplanações.
Quem quiser maiores detalhes, entre em contato direto pelo endereço abaixo:

Hans
APICOM Ltda.
Rua João Ziebarth 47
Blumenau SC
89035-250 BRASIL
Tel. +55 (0) 47 3035 2282

email: nicolai@nicolai.com.br

PauloLimited
14/10/2009, 14:54
Bom, nos ultimos 10 mil km rodados com a L200 eu to colocando 1 litro de querosene por més no tanque e nos ultimos 5 mil km, além do querosene to colocando tb 0,5 litro de oléo para motor.
Com isso ela fico menos gastona, mas o desempenho ta o msm, pórem gasto mais de um tanque por més e nesses eu não coloco a mistura e o consumo ta o msm de quando eu coloco.
Vo continuar, pois quando eu não colocava o querosene e depois o oléo, eu rodava 450km com um tanque na cidade e agora to rodando de 500 a 550km com um tanque.

O litro de querosene ta 5,50 e o de oléo 8 reais, pórem um litro de oléo dura 2 méses.

PauloLimited
14/10/2009, 15:02
Esqueci de mencinar em relação a fumaça que em nada aumentou, olha q a l200 tem escapamento direto.

Anthoniusnikos
14/10/2009, 15:08
Ao usar 1 litro de 15W40 em 65 litros de diesel, tenho percebido(não quantifiquei) que o desempenho do motor melhora e me parece mais econônico também.
Com a finalidade de limpeza dos bicos, venho usando 5 a 10 litros de querosene em 65 litros de diesel, a cada 10.000 Km rodados, porém tenho percebido que com essa mistura o consumo aumenta bastante.
Nota: Para limpeza dos bicos também me aconselharam usar 0,5 ou 1,0 litros de óleo ATF. Alguém já usou ?
Abs
Anthon

Edintruder
14/10/2009, 15:30
Só ATF usado.
Quando tirei da DH me deu uma pena de pôr fora no posto. Tasquei no tanque!!! ahahahha!
Já perdi as contas de quanta porcaria além do diesel porcaria a minha Ranger já queimou!!!

MRaizer
26/10/2009, 09:54
Estou usando um aditivo que promete evitar tanto a formação de borra no fundo do tanque quanto o acúmulo de água. Para bombas mecânicas isso não quer dizer muita coisa (basta um bom racoh para a água). Mas para motores common rail, faz diferença. Principalmente no caso dos menores.
O ramiro, lá na Ilha do Governador, vende. Depois passo o nome que não tenho de cabeça.

MRaizer
26/10/2009, 09:58
É um tal de Teccon10 Road

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28482&page=242 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28482&page=242)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=195430&d=1255458607 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=195430&d=1255458607)

leobnaval
26/10/2009, 12:04
A única coisa que já usei fora o diesel é uma mistura de querosene e óleo de ricino, mas não lembro dos resultados e faz muito tempo que só ponha diesel no tanque, isso teóricamente né porque a gente não sabe o que vem nesse diesel!!!!

carioca10
08/12/2009, 22:15
Obs: Não trabalho com, nem sou empregado da Shell.

Shell Fórmula Diesel é o Diesel Aditivado da Shell?

Novo Shell Formula Diesel
[/URL]http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/fuels/shell_formula_diesel/ (http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/fuels/shell_formula_diesel/)

Rede Shell
http://www.shell.com.br/transportes/redeshell.asp (http://www.shell.com.br/transportes/redeshell.asp)

Em BH, Contagem e Nova Lima, pelo link acima postos com Shell Fórmula Diesel:

POSTO CARIJO LTDA
BR 262, KM 04, ANEL RODOVIARIO
BELO HORIZONTE - MG
[url]http://www.postocarijo.com.br/localizacao.asp (http://www.postocarijo.com.br/localizacao.asp)

CASA ARTHUR HAAS COM IND LTDA
BRUA 381 KM 2
CONTAGEM - MG

POSTO B F M LTDA
BR 040 KM 547
NOVA LIMA - MG
Posto Chefão?

TarsoDL
08/12/2009, 22:21
Obs: Não trabalho com, nem sou empregado da Shell.

Shell Fórmula Diesel é o Diesel Aditivado da Shell?

Novo Shell Formula Diesel
http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/fuels/shell_formula_diesel/ (http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/fuels/shell_formula_diesel/)

Rede Shell
http://www.shell.com.br/transportes/redeshell.asp (http://www.shell.com.br/transportes/redeshell.asp)

Em BH, Contagem e Nova Lima, pelo link acima postos com Shell Fórmula Diesel:

POSTO CARIJO LTDA
BR 262, KM 04, ANEL RODOVIARIO
BELO HORIZONTE - MG
http://www.postocarijo.com.br/localizacao.asp (http://www.postocarijo.com.br/localizacao.asp)

CASA ARTHUR HAAS COM IND LTDA
BRUA 381 KM 2
CONTAGEM - MG

POSTO B F M LTDA
BR 040 KM 547
NOVA LIMA - MG
Posto Chefão?

Carioca;

creio que seja sim, tem tbm o Diesel Power que é o que tem a menor quantia de enxofre com, se nao me engano, 50ppm..

abraços

Anthoniusnikos
08/12/2009, 22:29
Obs: Não trabalho com, nem sou empregado da Shell.

Shell Fórmula Diesel é o Diesel Aditivado da Shell?

Novo Shell Formula Diesel
http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/fuels/shell_formula_diesel/

Rede Shell
http://www.shell.com.br/transportes/redeshell.asp

Em BH, Contagem e Nova Lima, pelo link acima postos com Shell Fórmula Diesel:

POSTO CARIJO LTDA
BR 262, KM 04, ANEL RODOVIARIO
BELO HORIZONTE - MG
http://www.postocarijo.com.br/localizacao.asp

CASA ARTHUR HAAS COM IND LTDA
BRUA 381 KM 2
CONTAGEM - MG

POSTO B F M LTDA
BR 040 KM 547
NOVA LIMA - MG
Posto Chefão?

X2 ! Carioca.

Também não sou empregado da Dalçoquio, mas aquí na BR 101, entrada para Blumenau ou Itajaí, eles são proprietários também do Posto Santa Rosa-BR, que tem o melhor diesel da região.

Só fica difícil entender como tem brazinhoca que não defende a nacionalização das nossas riquesas minerais, que por sinal sempre estiveram nas mãos peludas das Cias e Co. internacionais.
Vamos dar um VIVA, nacionalista, à PETROSAL ! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Vamos queimando diesel, e esfumaçando o mundo, enquanto os híbridos hidrogênio/eletricidade não chegam. :twisted::twisted::twisted:

Abs etoxicológicos.
Anthon

carioca10
08/12/2009, 22:42
Tarso, Anthonikus,

Acho que vou abastecer a minha nova Ranger primeiro com este Diesel Aditivado ou Shell Fórmula Diesel.

Na BR 040 BH-Rio, só 2 em MG:

POSTO B F M LTDA
BR 040 KM 547
NOVA LIMA - MG

POSTO RAFAELLA LTDA
BR 040 KM 797
MATIAS BARBOSA - MG

Onde existe disponível Diesel Power da Shell?

Abraços,

Felipe

PS: Tarso, Itaqui-RS é a cidade natal do meu avô materno. Anthoniusnikus, a filha deste meu avô, minha mãe, nasceu em Joinville-SC: mundo pequeno!

carioca10
08/12/2009, 23:02
No RJ, vai ser Diesel Podium: [/URL][URL]http://www.hotsitespetrobras.com.br/servicos/web/localizador/localizador.asp (http://www.hotsitespetrobras.com.br/servicos/web/localizador/localizador.asp).

Que coquetel, será que vai aguentar, :putz:!

Ainda vou checar se estas informações estão mesmo corretas.

Anthoniusnikos
08/12/2009, 23:17
Carioca. O mundo é grande, mas algumas vias levam a muitos cruzamentos. :pensativo::pensativo::pensativo:
Também procuro sempre abastecer com o melhor diesel. A melhor qualidade é mais econômica.
Acostumei a usar a tal fórmula do Edin: 65 l diesel + 1 litro de 15w40. O rendimento do motor é muito melhor, e me parece(nunca medi) que faço mais de 12 Km/l.
Abs
Anthon

carioca10
08/12/2009, 23:28
Anthoniusnikos,

Meu avô materno como oficial do Exército foi destacado para servir em Joinville-SC nos idos da 2. guerra, e, por isto minha mãe nasceu lá. Depois foi para base aérea de Natal-RN, onde alguns de seus camaradas de farda perderam a família inteira nos torpedeamentos. Por sorte, e, os meus antepassados tiveram muitas sortes em suas vidas. Para ir a Natal-RN eles fizeram a viagem por Terra: sabe-se lá como? Eu mesmo passei por umas "encruzilhadas" que só Papai do Céu para me ajudar.

A fórmula do Edin serve para o 3.0? 1 litro de 15W40 antes ou depois de abastecer os 65 l?

Eu com o Scangauge II vou medir o consumo no início. Depois não vou mais acompanhar.

Só espero que o "coquetel" não me dê dor de cabeça!

Abraços,

Felipe

Anthoniusnikos
08/12/2009, 23:38
Pode usar a fórmula do Edin no 3.0E que vai bem. Acompanhe o consumo no scangaugeII e depois poste. Também, tente perceber o desempenho do motor.
Dica: Antes do frentista começar a abastecer, coloque o óleo, assim vai misturar melhor.
Quando quiser limpar os bicos, coloque 1 litro de óleo ATF para cada 65 l de diesel.
Estou usando o ATF a cada 5 usos da 15W40.
Abs
Anthon

carioca10
08/12/2009, 23:42
Anthoniusnikos,

Muito obrigado pela atenção e paciência.

No SG II vou usar os parâmetros que uso na minha Ranger à gasolina: TPS e LOD. Depois vou tentar descobrir se são os melhores para buscar o menor consumo na direção. Quando tiver a Ranger a diesel, vou listar quais parâmetros o SG II consegue indicar.

Valeu pela dica.

Abraços,

Felipe

Anthoniusnikos
08/12/2009, 23:49
Anthoniusnikos,

Muito obrigado pela atenção e paciência.

No SG II vou usar os parâmetros que uso na minha Ranger à gasolina: TPS e LOD. Depois vou tentar descobrir se são os melhores para buscar o menor consumo na direção. Quando tiver a Ranger a diesel, vou listar quais parâmetros o SG II consegue indicar.

Valeu pela dica.

Abraços,

Felipe

Qual a previsão para a CD diesel 2010 ir para a garagem ?

carioca10
09/12/2009, 00:15
Antes do Natal.

Anthoniusnikos
09/12/2009, 00:18
Êta presentão. Qual vai ser a cor ? Vai comprar com descontos ?

carioca10
09/12/2009, 00:25
Prata XLT CD. R$ 80.860,00, preço Parceria Ford.

É, vai ser meu presente de 50 anos, :lol:!

Pequeno jr
09/12/2009, 09:52
Prata XLT CD. R$ 80.860,00, preço Parceria Ford.

É, vai ser meu presente de 50 anos, :lol:!

Show de bola esse preço

Passei para um amigo tentar o mesmo por aqui. Ele esta trocando uma Ranger V6 cabine simples e estava indo para uma usada. Qdo comentei deste preço ... ele disse que começa hj correr atrás para conseguir tbm

carioca10
09/12/2009, 10:36
Pequeno,

Se o seu amigo possui a Ranger no nome dele, tem mais 75% de desconto no seguro até 31/12/2009, o que deve dar uns R$ 3.000,00 a menos.

Abraços,

Felipe


Show de bola esse preço

Passei para um amigo tentar o mesmo por aqui. Ele esta trocando uma Ranger V6 cabine simples e estava indo para uma usada. Qdo comentei deste preço ... ele disse que começa hj correr atrás para conseguir tbm

TarsoDL
09/12/2009, 11:05
Tarso, Anthonikus,

Acho que vou abastecer a minha nova Ranger primeiro com este Diesel Aditivado ou Shell Fórmula Diesel.

Na BR 040 BH-Rio, só 2 em MG:

POSTO B F M LTDA
BR 040 KM 547
NOVA LIMA - MG

POSTO RAFAELLA LTDA
BR 040 KM 797
MATIAS BARBOSA - MG

Onde existe disponível Diesel Power da Shell?

Abraços,

Felipe

PS: Tarso, Itaqui-RS é a cidade natal do meu avô materno. Anthoniusnikus, a filha deste meu avô, minha mãe, nasceu em Joinville-SC: mundo pequeno!

Carioca, o se o mundo é pequeno Itaqui é menor ainda....hahaha Pra qualquer lugar que fores vai achar um Itaquiense...

Na minha região, é muito difícil achar um posto Shell, ja comentei nesse mesmo tópico que abasteço com o diesel power na Argentina, que ta muuuuito mais barato e é de ótima qualidade..

Anthon

A respeito dessa mistura do óleo 15w40 com o diesel, qual seria o embasamento pra gerar uma maior economia de combustível??

abraços

TADEUBRANCO
09/12/2009, 11:13
Acostumei a usar a tal fórmula do Edin: 65 l diesel + 1 litro de 15w40. O rendimento do motor é muito melhor, e me parece(nunca medi) que faço mais de 12 Km/l.
Abs
Anthon

que fórmula é esta que desconheço, é boa essa mistura em todos os abastecimentos??

que fundamento técnico tem ?
não fumaça ??

Raposo
09/12/2009, 14:43
que fórmula é esta que desconheço, é boa essa mistura em todos os abastecimentos??

que fundamento técnico tem ?
não fumaça ??
É uma fórmula que não pode, de jeito nenhum, passar por Copenhage esta semana. :evil:
Abraços.

Marcelo-HPE
09/12/2009, 15:06
Fala Carioca 1000 !!!
Esse desconto pareceria ford consiste numa tabela com vários descontos para toda linha
comprei um ecosport 2009/2010 XLT por 48. 300. latinhas .
vou ver se acho uma tabela e postar no forum
abs

carioca10
10/12/2009, 10:05
Oliveira,

Por favor, qual posto Vc abastece?

Abraços,

Felipe


... Para comparação abasteço sempre no mesmo posto no qual confio no diesel, tanto o aditivado quanto o comum, em estrada já abasteci em uns postos que o desempenho ficou horrível. ...

Anthoniusnikos
10/12/2009, 10:30
Carioca, o se o mundo é pequeno Itaqui é menor ainda....hahaha Pra qualquer lugar que fores vai achar um Itaquiense...

Na minha região, é muito difícil achar um posto Shell, ja comentei nesse mesmo tópico que abasteço com o diesel power na Argentina, que ta muuuuito mais barato e é de ótima qualidade..

Anthon

A respeito dessa mistura do óleo 15w40 com o diesel, qual seria o embasamento pra gerar uma maior economia de combustível??

abraços

Tarso, nunca fiz a medição, por isso sugeri ao Carioca fazê-la qdo. instalar o SG-II na nova Ranger; os meus dados de economia e desempenho são instintivos, só preciso fazer a comparação com equipamentos mais confiáveis. :mrgreen:

Tadeu, o motor da minha Ranger está com 120.000 Km, e na proporção de 1 X 65 não fumaça nada, mesmo na partida com o motor frio a fumaça é mínima, e igual se só tivesse diesel.

Raposo, Copenhage deve, ou deveria, estar mais preocupada com os NOx e SO2 que com os CO2. Os CO2 a gente resolve com o replantio das florestas devastadas no planeta.


Abs
Anthon

TarsoDL
10/12/2009, 17:42
Tarso, nunca fiz a medição, por isso sugeri ao Carioca fazê-la qdo. instalar o SG-II na nova Ranger; os meus dados de economia e desempenho são instintivos, só preciso fazer a comparação com equipamentos mais confiáveis. :mrgreen:

Tadeu, o motor da minha Ranger está com 120.000 Km, e na proporção de 1 X 65 não fumaça nada, mesmo na partida com o motor frio a fumaça é mínima, e igual se só tivesse diesel.

Raposo, Copenhage deve, ou deveria, estar mais preocupada com os NOx e SO2 que com os CO2. Os CO2 a gente resolve com o replantio das florestas devastadas no planeta.


Abs
Anthon

Anthon, sabes me dizer se essa mistura ajuda a limpar os bicos injetores? qdo ligo a S10 de manha ela ta dando uma falhada, como estivesse com 3 bicos em funcionamento, mas é coisinha uns 5segundos..

abraços

Walter L. L. Casitta
10/12/2009, 18:30
Anthon, sabes me dizer se essa mistura ajuda a limpar os bicos injetores? qdo ligo a S10 de manha ela ta dando uma falhada, como estivesse com 3 bicos em funcionamento, mas é coisinha uns 5segundos..

abraços

Bicos injetores diesel não precisam de limpeza. Se estiver apresentando algum problema ou com o que descreveu, tem que mandar revisar a bomba e os bicos.

Anthoniusnikos
10/12/2009, 18:45
Bicos injetores diesel não precisam de limpeza. Se estiver apresentando algum problema ou com o que descreveu, tem que mandar revisar a bomba e os bicos.

Cassita, porque então a Bardhal, Step, BR, Texaco, outras, fabricam e colocam no mercado os seus produtos para limpeza de bicos ? Será que os bicos não vão acumulando carbono até entupirem ?
Será que os caminhoneiros só acreditam em mitos. Foi com eles que aprendi que o óleo ATF no diesel ajuda a limpar os bicos.

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
10/12/2009, 19:24
Cassita, porque então a Bardhal, Step, BR, Texaco, outras, fabricam e colocam no mercado os seus produtos para limpeza de bicos ? Será que os bicos não vão acumulando carbono até entupirem ?
Será que os caminhoneiros só acreditam em mitos. Foi com eles que aprendi que o óleo ATF no diesel ajuda a limpar os bicos.

Abs
Anthon

Sinceramente eu acredito que eles fabricam os seu produtos pra faturar em cima do motorista que tem preguiça de ler manual ou teimam em não acreditar no que esta escrito.

Os manuais do propriotario são bem claros em afirmar que é desnecessário o uso de aditivos principalmente no combustível.

Melhor relaxar. Guardar o dinheiro que se gastaria com aditivos pra manutenção no futuro. Ainda mais para quem compra um 0km, essa manutenção seria um problema pro futuro proprietário.

Pra quem compra usado sorte. Aditivo não vai fazer mais diferença nenhuma. só no bolso.

O melhor aditivo é o cuidado com a manutenção periódica. Troca de óleo e filtros no prazo correto.

Mesmo assim se você acha que deveria usar aditivos, muito melhor que isso seria gastar esse dinheirinho abastecendo com um diesel de melhor procedência e trocar os óleos e filtros num tempo menor do tempo recomendado.

DI HERVAL
10/12/2009, 22:00
Concordo com Walter,

Diesel de boa procedência, troca regular de filtro e óleo e respeitar os limítes do motor são a base para uma vída útil prolongada do motor diesel..

Abs..

carioca10
10/12/2009, 22:12
http://www.ford.com.ar/ford2007/popup/ford_manual/manuales/manual_ranger.pdf

pág. 175

"... CALIDAD DEL COMBUSTIBLE – GASOIL

Nota: Le recomendamos que utilice solamente combustible de alta calidad sin aditivos u otras sustancias para el motor.

No mezcle gasoil con aceite, gasolina u otros líquidos. Podría producirse una reacción química.

No añada querosene, parafina o nafta al gasoil. Esto podría causar danos en el sistema de combustible.

Nota:

No se recomienda el uso prolongado de aditivos para evitar que se solidifique el combustible.

Utilice gasoil que cumpla la especificación EN 590, o equivalente.

Puede utilizar gasoil que contenga hasta 5% biodiesel.

..."

Pág. 204

"...
Información para la estación de servicio
Combustible a utilizar
Motor Nafta 2.3L ===> 95 octanos (RON)
Motor Diesel 3.0L ===> Gasoil 55 cetano
..."

Di Herval,

No seu manual do proprietário qual é a recomendação que veio para o óleo diesel?

Abraços,

Felipe

DI HERVAL
10/12/2009, 22:34
Felipe,


A recomendação segue é o que postaste acima, mas não tão especificado, no manual cita que "não é necessário o uso de aditivos..."

Para dar garantia de 3 anos, se fosse necessário o uso de algum aditivo, com certeza estaria no manual, talvéz não taxativamente mas como uma "sugestão".... e no caso é o contrário ......

Quanto mais "novidades" se inventa, pior fica.....

Não sou adepto a experiências nem invenções, como dito, " troca de óleo e filtro regular (5.000 Km) e diesel de procedência conhecida...

Respeitar o limite do motor e de resto.... uso normal..... se tiver que andar a 100km/h anda, se tiver atrasado e ter que andar a 140 Km/h tudo bem..... acho que tudo é normalidade evitar invenções.....

Mas esta é a minha opinião e respeito a dos demais companheiros .....

Abraço....

carioca10
10/12/2009, 22:53
Di Herval,

No manual do proprietário está claro que não recomendam o uso de aditivos.

Eu queria saber é com relação ao óleo diesel. No manual do proprietário para o Brasil sugerem diesel metropolitano, p. ex.?

Repetem a mesma indicação no manual da Ranger modelo até 2009, eles só sugeriam "diesel de alta qualidade" (do modelo 2010 "diesel 55 cetano"):

http://www.fordandina.com.ar/Manuales/manual_ranger.pdf

pág. 204
"...
Combustible a utilizar
Motor Nafta 2.3L 95 octanos (RON)
Motor Diesel 3.0L Gasoil 55 cetano
..."

Abraços,

Felipe

DI HERVAL
10/12/2009, 23:38
Felipe,

Desculpa por não ter entendido tua pergunta..

Amanha dou uma olhada no manual e posto com certeza o que está escrito, pois agora não me lembro com exatidão..

Um abraço..

carioca10
11/12/2009, 00:07
Di Herval,

Sem pressa.

Abraços,

Felipe

TarsoDL
11/12/2009, 09:15
Bicos injetores diesel não precisam de limpeza. Se estiver apresentando algum problema ou com o que descreveu, tem que mandar revisar a bomba e os bicos.

Putz, isso me lembrou o que aconteceu com a f250 do meu vô, ela tava com 17000km e deu problema na bomba injetora, soltava uma limalha e entupia 2 bicos ficava falhando e fumaceava que nem uma maria fumaça.
na minha s10 não esta nem perto disso, quando sobrar tempo$$ levarei para um mecanico averiguar isto.

abraços...

Renatopami
11/12/2009, 22:38
Já tive três caminhonetes a diesel e nunca mexi em Bomba nem bicos.....As tampas de abastecimento e bocal do tanque das três estavam sempre totalmente enferrujados.....e nunca deu problema....Trocando os filtros periodicamente e colocando diesel de qualidade acredito que nem seja necessário manutenção.....Aditivo,tenho que admitir......uso bardhal B-12 no óleo do fusca.....por recomendação do mecânico:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
ABRAÇOS!!!!

brunodhfr
12/12/2009, 02:44
Falae pessoal! só uso Diesel aditivado da shell! e to satisfeito pq meu carro fumaça pouco pra toyota e ate agora nunca tive problemas com entupimento sujeira nada... só abasteço no mesmo posto sem erro!

DI HERVAL
12/12/2009, 19:57
http://www.ford.com.ar/ford2007/popup/ford_manual/manuales/manual_ranger.pdf

pág. 175

"... CALIDAD DEL COMBUSTIBLE – GASOIL

Nota: Le recomendamos que utilice solamente combustible de alta calidad sin aditivos u otras sustancias para el motor.

No mezcle gasoil con aceite, gasolina u otros líquidos. Podría producirse una reacción química.

No añada querosene, parafina o nafta al gasoil. Esto podría causar danos en el sistema de combustible.

Nota:

No se recomienda el uso prolongado de aditivos para evitar que se solidifique el combustible.

Utilice gasoil que cumpla la especificación EN 590, o equivalente.

Puede utilizar gasoil que contenga hasta 5% biodiesel.

..."

Pág. 204

"...
Información para la estación de servicio
Combustible a utilizar
Motor Nafta 2.3L ===> 95 octanos (RON)
Motor Diesel 3.0L ===> Gasoil 55 cetano
..."

Di Herval,

No seu manual do proprietário qual é a recomendação que veio para o óleo diesel?

Abraços,

Felipe


Felipe,

No manual na parte de "Combustíveis e Lubrificantes" fala em "DIESEL COMUM, COM TEOR DE BIODIESEL CONFORME LEGISLAÇÃO VIGENTE"

Também cita:

"USO PROLONGADO DE ADITIVOS NÃO É RECOMENDADO. NÃO ADICIONE QUEROZENE, PARAFINA OU GAZOLINA AO DIESEL....

" OS VEÍCULOS FORD DISPÕEM DE BICOS INJETORES DE COMBUSTÍVEL AUTO-LIMPANTES, PORTANTO A LIMPEZA PERIÓDICA DOS BICOS NÃO É NECESSÁRIA"

Estas são as recomendações, não falou sobre a especificação do diesel a ser usada, apenas o acima exposto.

Já nos motores a gasolina (2.3 litros), recomenda o uso continuado de gasolina aditivada ou o uso de um tanque a cada 5.000 km ou 6 meses....

Abs.

carioca10
12/12/2009, 20:13
Di Herval,

Muito obrigado pela atenção e paciência.

Eu li que o diesel da Argentina é de pior qualidade que o nosso, por isto lá vem especificado.

Ou vou abastecer num posto "novo" da Petrobrás, ou diesel aditivado da Shell, que tem em muitos postos além dos que listei, principalmente no centro e zonas residenciais: basta procurar.

Na minha Ranger à gasolina 2006/2007, quase 60 mil km, 3 anos, só abasteci uma vez com gasolina aditivada, e, só tive problema com gasolina ruim uma vez.

Valeu!

Abraços,

Felipe

DI HERVAL
12/12/2009, 23:36
Felipe,

Tenho usado diesel comum desde que peguei na revenda.

Também tenho drenado a água do filtro de diesel regularmente, eis que, estes filtros possuem separador de água. Muito embora não tenha ainda identificado água no sistema.. acho que é pelo motivo de abastecer apenas em dois postos de combustíveis que conheço a procedência do diesel...

Abraço...

Jera
13/12/2009, 00:25
Felipe,

Tenho usado diesel comum desde que peguei na revenda.

Também tenho drenado a água do filtro de diesel regularmente, eis que, estes filtros possuem separador de água. Muito embora não tenha ainda identificado água no sistema.. acho que é pelo motivo de abastecer apenas em dois postos de combustíveis que conheço a procedência do diesel...

Abraço...

eu nuca drenei o filtro de combustivel em mais de 160milkm....tentei apenas 1x mas só saiu diesel e dps deixei de lado.
no inicio trocava o filtro a cada 20milkm....dps comecei a trocar de 30 em 30.....e no final troquei com 40milkm sem problemas e sem agua!! fiz isso pq o filtro estava mt caro....mais de 150 reais eu acho....e confio nos postos em q abasteço.

DI HERVAL
13/12/2009, 10:38
Jera,

Ainda não troquei o filtro de diesel mas vou me informar o preço aqui.

Dependendo do valor, pretendo trocar com 5.000/6.000 Km junto com a troca do óleo e do filtro de óleo.... mas, como dito, dependendo do preço posso dar uma esticada.

Não gostaria de economizar no filtro e depois ter que gastar muito mais com com problemas advindos do nosso diesel "puro e limpo"......

As vezes, em viagens mais longas, abasteço em postos de estrada que não conheço a procedência do diesel, muito embora, escolha lugares que "aparentemente" demostrem confiança..... mas este é o achômetro......

Abs

Jera
13/12/2009, 11:33
Jera,

Ainda não troquei o filtro de diesel mas vou me informar o preço aqui.

Dependendo do valor, pretendo trocar com 5.000/6.000 Km junto com a troca do óleo e do filtro de óleo.... mas, como dito, dependendo do preço posso dar uma esticada.

Não gostaria de economizar no filtro e depois ter que gastar muito mais com com problemas advindos do nosso diesel "puro e limpo"......

As vezes, em viagens mais longas, abasteço em postos de estrada que não conheço a procedência do diesel, muito embora, escolha lugares que "aparentemente" demostrem confiança..... mas este é o achômetro......

Abs

diherval,

no manual fala pra trocar o filtro de comb. a cada 20milkm só......trocar com 5mil é mt cedo.
vc ja viu o preço do "kit filtros" na ford?!?! parece q está trezentos e poucos reais. filtro de ar, óleo e combustivel. antes era duzentos e alguma coisa.....subiu mt nesse ano!!

mas se bem q a ford deu uma mexida nos preços de revisão né.....aí o preço deve compensar.

só sei q fazer a revisão "em casa" da ranger saia cara por causa dos filtros de ar e combustivel e os 9L de óleo.....
o filtro de ar tem uma marca paralela, nao me lembro agora o nome, mas acho q a filtragem do filtro original é diferente.
no filtro original a sujeira fica concentrada no meio do filtro e se vc passar o dedo na sujeira, vai ver q ela parece estar com óleo. custa +- 60reais
no filtro paralelo a sujeira fica em todo o filtro e fica uma sujeira seca, diferente de como fica no original. a ultima vez q eu vi custava 130 reais.....filtro original só achei na ford mesmo. as autorizadas mwm não tinham.

o filtro de óleo q é apenas um refil, custa na ford 105 reais parece.....vc acha filtro original por 55,00 nas autorizadas mwm.

o filtro de combustivel vc acha nas autorizadas tb....mas acho q paguei 140 reais ou 90 reais....na ford era uns 190,00....

Walter L. L. Casitta
13/12/2009, 11:41
Poderia também acrescentar um filtro Racor que é muito mais barato para ser trocado a cada 5.000Km e deixando o original para os 20.000Km...

DI HERVAL
13/12/2009, 13:20
Valeu Jera e Walter..

Na segunda vou dar uma olhada nos preços aqui na volta e postar para uma comparação.

Fica complicado fazer as trocas nestes preços...

Talvez a idéia do Walter (filtro Racor) seja bem interessante.

Apenas não gostaria de ter problemas como os tantos relatados aqui no forum por causa de impurezas no diesel..

Vou ver os preços e relatar aqui na semana que vem..

Valeu

Abs.

Walter L. L. Casitta
13/12/2009, 13:34
Valeu Jera e Walter..

Na segunda vou dar uma olhada nos preços aqui na volta e postar para uma comparação.

Fica complicado fazer as trocas nestes preços...

Talvez a idéia do Walter (filtro Racor) seja bem interessante.

Apenas não gostaria de ter problemas como os tantos relatados aqui no forum por causa de impurezas no diesel..

Vou ver os preços e relatar aqui na semana que vem..

Valeu

Abs.

Esse será o primeiro acessório que vou colocar quando compra um picape com motor CR...

aoliveira
13/12/2009, 14:14
Como é este filtro Racor? onde compra e onde fica instalado?

Walter L. L. Casitta
13/12/2009, 17:17
Como é este filtro Racor? onde compra e onde fica instalado?

Qualquer loja de peças e acessórios para caminhões. A marca Racor é só um exemplo. Existem outras...

http://www.parker.com/portal/site/PARKER/menuitem.7100150cebe5bbc2d6806710237ad1ca/?vgnextoid=f5c9b5bbec622110VgnVCM10000032a71dacRCR D&vgnextfmt=PT&vgnextdiv=687630&vgnextcatid=2622335&vgnextcat=MOBILE+FUEL+FILTRATION&Wtky= (http://www.parker.com/portal/site/PARKER/menuitem.7100150cebe5bbc2d6806710237ad1ca/?vgnextoid=f5c9b5bbec622110VgnVCM10000032a71dacRCR D&vgnextfmt=PT&vgnextdiv=687630&vgnextcatid=2622335&vgnextcat=MOBILE+FUEL+FILTRATION&Wtky=)

TarsoDL
14/12/2009, 09:34
Será que este problema que tenho pode ser diesel sujo??

trocarei de posto e verei se vai continuar o problema.

abraços

carioca10
03/01/2010, 21:53
Di Herval,

Minha Ranger deve ter chegado hoje na concessionária em BH.

Estou em Cabo Frio-RJ (fui de Spacefox). Aqui pelo que pude apurar o melhor posto diesel seria o posto Ipiranga em frente às Sendas, onde vendem diesel comum ou aditivado, referência para as Vans Renault Master, Fiat Ducato, etc. e caminhonetes mais novas com motor diesel eletrônico. O dono me disse que a partir desta semana começaria a trazer o diesel metropolitano. Logo depois sentido São Pedro da Aldeia-RJ, mas ainda em Cabo Frio-RJ, tem um posto BR com muitos caminhões (trucks) parados, mas lá só vende diesel comum.

Na entrada de São Pedro da Aldeia-RJ, vindo de Cabo Frio-RJ, tem um outro posto BR com combustível diesel metropolitano da ALE, mas não senti segurança.

Um proprietário de Renaul Master me falou que para o seu veículo uso prolongado de diesel aditivado danificaria a bomba de alimentação: "no máximo um abastecimento com diesel aditivado por semana". O dono do posto Ipiranga disse que os proprietários de camionetes diesel abasteceriam com diesel aditivado por ter melhor rendimento.

Aqui em Cabo Frio-RJ, Vc abasteceria com diesel comum, como diz o manual da Ranger, ou com diesel aditivado?

Abraços,

Felipe


Felipe,

No manual na parte de "Combustíveis e Lubrificantes" fala em "DIESEL COMUM, COM TEOR DE BIODIESEL CONFORME LEGISLAÇÃO VIGENTE"

Também cita:

"USO PROLONGADO DE ADITIVOS NÃO É RECOMENDADO. NÃO ADICIONE QUEROZENE, PARAFINA OU GAZOLINA AO DIESEL....

" OS VEÍCULOS FORD DISPÕEM DE BICOS INJETORES DE COMBUSTÍVEL AUTO-LIMPANTES, PORTANTO A LIMPEZA PERIÓDICA DOS BICOS NÃO É NECESSÁRIA"

Estas são as recomendações, não falou sobre a especificação do diesel a ser usada, apenas o acima exposto.

Já nos motores a gasolina (2.3 litros), recomenda o uso continuado de gasolina aditivada ou o uso de um tanque a cada 5.000 km ou 6 meses....

Abs.

DI HERVAL
04/01/2010, 12:10
Di Herval,

Minha Ranger deve ter chegado hoje na concessionária em BH.

Estou em Cabo Frio-RJ (fui de Spacefox). Aqui pelo que pude apurar o melhor posto diesel seria o posto Ipiranga em frente às Sendas, onde vendem diesel comum ou aditivado, referência para as Vans Renault Master, Fiat Ducato, etc. e caminhonetes mais novas com motor diesel eletrônico. O dono me disse que a partir desta semana começaria a trazer o diesel metropolitano. Logo depois sentido São Pedro da Aldeia-RJ, mas ainda em Cabo Frio-RJ, tem um posto BR com muitos caminhões (trucks) parados, mas lá só vende diesel comum.

Na entrada de São Pedro da Aldeia-RJ, vindo de Cabo Frio-RJ, tem um outro posto BR com combustível diesel metropolitano da ALE, mas não senti segurança.

Um proprietário de Renaul Master me falou que para o seu veículo uso prolongado de diesel aditivado danificaria a bomba de alimentação: "no máximo um abastecimento com diesel aditivado por semana". O dono do posto Ipiranga disse que os proprietários de camionetes diesel abasteceriam com diesel aditivado por ter melhor rendimento.

Aqui em Cabo Frio-RJ, Vc abasteceria com diesel comum, como diz o manual da Ranger, ou com diesel aditivado?

Abraços,

Felipe


E ai Felipe..

Havia falado que sempre usei diesel comum, inclusive agora com a ranger nova e desde zero km.

Estes dias, resolvi experimentar pela primeira vez o diesel aditivado neste motor 3.0 e gostei.

Senti que ficou mais silencioso, parece fazer menos barulho e mais macio...

O consumo parece, pois ainda não fiz média, melhorar..

Ou seja... não sei de mais nada......:parede:

Na revenda sei que tem dois mecânicos que são os únicos encarregados de mexer nos motores 3.0 das rangers. Vou falar com eles sobre este assunto e ver o que tem para dizerem.... se é que dirão algo... pois aqui no forum também não há um consenso sobre este assunto.....

Vi que postaram relatos de mecânicos que abriram motores que só usavam diesel aditivado e que a diferença é para melhor em relação aos que usavam diesel comum.......

Em fim..... não sei se uso apenas aditivado ou comum ou uso comum e de vez em quando coloco um tanque de aditivado....

Apenas sei que aditivos ou qualquer outro produto que não seja diesel eu prefiro não usar.....

Se alguem tiver um relato mais detalhado ou minucioso postem aqui para debate....

Abraço a todos..

carioca10
04/01/2010, 20:33
Di Herval,

A minha Ranger também não chegou e ainda tive que pagar (a 1a. parcela de R$ 773,87, as outras 3 a Ford vai pagar) a promoção do seguro antecipada para não perder o desconto de 75%.

Difícil achar algum técnico experiente em concessionária, a maioria deve estar de férias, porque ninguém é de ferro!

Eu devo colocar diesel metropolitano ou comum, ou os demais diesels aditivados (Diesel Podium da Petrobrás entre eles), nesta ordem de preferência.

O que será que diz a respeito a MWM International?

Estou no Rio-RJ e amanhã cedo retorno à BH.

Abraços,

Felipe

PS: Sempre usei gasolina comum na minha antiga Ranger à gasolina, mas com 60 mil kms começou a dar código de erro de sujeira nos bicos. Talvez um combustível aditivado de vez em quando seja necessário mesmo.

Com o Spacefox no mesmo trajeto de viagem, pude apurar o quanto a Ranger consumia. O tanque esvaziou na mesma proporção de ambos os veículos (mesma autonomia), mas o tanque do Spacefox é de 50 litros x 75 litros da Ranger à gasolina!

DI HERVAL
04/01/2010, 21:16
Felipe,

Boa pergunta.... O que a MWM Internacional tem a dizer ???

Embora acho que o problema seja a adulteração e a sujeira por falta de competência dos postos....

Estou andando ainda com diesel aditivado...

Na Megane apenas uso a gasolina comum, está com 30.000 km e até agora sem problema algum .. troca de óleo e filtros a cada 10.000km.. Quando retirei na revenda mandaram usar apenas gasolina comum....

Voltando ao assunto do diesel, vou "tentar" coletar alguma informação por aqui amanha, pois hoje não tive tempo...

Talvéz.... na dúvida, siga o manual....

Abs.

DI HERVAL
04/01/2010, 21:18
Ps: Mas que o motor com diesel aditivado esta mais silencioso, macio e econômico é fato..

Até..

Marcelo-HPE
04/01/2010, 23:20
Sempre usei diesel BR comum , nunca ascendeu luz de injeção , nem fumaceou demais e nem perdeu potência.
Mas qualquer hora vou pegar um filtro de diesel e vou abri-lo pra ver se encontro sujeira no mesmo .

DI HERVAL
05/01/2010, 18:40
Resolvi entrar em contato com a MWM Internacional para ouvir deles sobre a questão do uso do diesel aditivado ou comum nos motores NGD 3.0....

A resposta foi que nos testes, bem como, para serem aprovados e liberados os motores, foi apenas usado o diesel comum....

Foi dito que recomendam o uso do diesel comum, eis que, foi o utilizado para os exaustivos testes deste motor..

Disse que não possui qualquer relato sobre o uso do diesel aditivado .....

Também perguntei se tendo uma procedência boa tanto do diersel aditivado como o do comum, novamente qual era a recomendação e a resposta foi a mesma ... diesel comum...

Provoquei novamente sobre os "benefícios" dos aditivos do diesel aditivado e a resposta foi a mesma... diesel comum.....

Me foi exclarecido que muuito importante é ter um diesel de boa qualidade.

Falei que efetuava a troca do óleo, do filtro de diesel e demais a cada 5.000/6.000 km e foi informado que se houver condições, com certeza é melhor pois o grande problema enfrentado é a adulteração e sujeira do nosso diesel.

Em fim, tapei o consultor técnico na pergunta , sempre buscando uma entrada para o uso do diesel aditivado , mas sempre foi claro no uso do diesel comum e quando falei no uso do diesel aditivado de vez em quando foi respondido que não é necessário e voltou a mencionar o uso de combustível de boa procedência..

Nem me arrisquei a perguntar sobre o uso de demais misturas no tanque....

Isso reafirma o que no manual esta escrito, ou seja:

"DIESEL COMUM, COM TEOR DE BIODIESEL CONFORME LEGISLAÇÃO VIGENTE"

Neste sentido, fica aqui o relato e o parecer da MWM Internacional sobre o tema diesel comum ou aditivado....

Abraço...

Walter L. L. Casitta
05/01/2010, 19:43
Resolvi entrar em contato com a MWM Internacional para ouvir deles sobre a questão do uso do diesel aditivado ou comum nos motores NGD 3.0....

A resposta foi que nos testes, bem como, para serem aprovados e liberados os motores, foi apenas usado o diesel comum....

Foi dito que recomendam o uso do diesel comum, eis que, foi o utilizado para os exaustivos testes deste motor..

Disse que não possui qualquer relato sobre o uso do diesel aditivado .....

Também perguntei se tendo uma procedência boa tanto do diersel aditivado como o do comum, novamente qual era a recomendação e a resposta foi a mesma ... diesel comum...

Provoquei novamente sobre os "benefícios" dos aditivos do diesel aditivado e a resposta foi a mesma... diesel comum.....

Me foi exclarecido que muuito importante é ter um diesel de boa qualidade.

Falei que efetuava a troca do óleo, do filtro de diesel e demais a cada 5.000/6.000 km e foi informado que se houver condições, com certeza é melhor pois o grande problema enfrentado é a adulteração e sujeira do nosso diesel.

Em fim, tapei o consultor técnico na pergunta , sempre buscando uma entrada para o uso do diesel aditivado , mas sempre foi claro no uso do diesel comum e quando falei no uso do diesel aditivado de vez em quando foi respondido que não é necessário e voltou a mencionar o uso de combustível de boa procedência..

Nem me arrisquei a perguntar sobre o uso de demais misturas no tanque....

Isso reafirma o que no manual esta escrito, ou seja:

"DIESEL COMUM, COM TEOR DE BIODIESEL CONFORME LEGISLAÇÃO VIGENTE"

Neste sentido, fica aqui o relato e o parecer da MWM Internacional sobre o tema diesel comum ou aditivado....

Abraço...

Isso tá escrito no manual, não entendo porque ainda sem tem tantas dúvidas...