Ver Versão Completa : diesel aditivado x comum
carioca10
05/01/2010, 20:18
Di Herval,
Muito obrigado pela atenção e paciência.
Irei no diesel metropolitano, comum ou aditivado nesta seqüência.
Um "consultor técnico" de uma concessionária Ford de BH me disse que nunca teriam recebido relatos de 3.0 com problemas de diesel, mas no 2.8 teriam ocorrido problemas na bomba de alimentação com o diesel aditivado, o que teria gerado uma recomendação da MWM International pelo não uso do diesel aditivado no 2.8.
Abraços,
Felipe
DI HERVAL
05/01/2010, 20:31
Walter,
Concordo como o que disseste pois nenhuma montadora recomendaria algo que não fosse bom para prolongar a vida útil de seus motores ainda mais no caso da nova ranger com 3 anos de garantia...
Mas, por outro lado, acho interessante este forum pois é nele que debatemos conceitos, revemos regras antigas e ultrapassadas, bem como, buscamos o "porque" de certas indicações...
Embora tenha usado o último tanque com aditivada, vou voltar aos velhos tempos de quanto tinha minha 2.5 que sempre rodou com o diesel comum e nunca deu problema sério...
Pretendo seguir a recomendação da Internacional e do manual... com troca regular de óleo e filtros.....
Abraço .....
Walter L. L. Casitta
05/01/2010, 20:48
DI HERVAL,
As Ranger 2.5 e 2.8 que têm motor mecânico são imunes aos atuais problemas causados pelo diesel Brasileiro.
Deixa eu contar um caso:
O meu concunhado cuida da frota da locadora da tia. Tá trabalhando numa barragem que esta sendo construída na cidade de Cristalina, divisa MG/GO. A Frota deles tem na maioria Ranger 3.0 e Frontier 2.8 eletrônicas. As duas param com entupimento pelo diesel. No canteiro da obra tem um posto que esqueci de qual é a bandeira. Diesel Comum e todos os veículos são abastecidos nele.
Segundo ele nas Frontier o problema é de fácil resolução, pois a bomba de combustível fica no chassi e que acaba obstruída de tanta meleca, mas a maioria ele recupera simplesmente ligando com a polaridade invertida, a bomba gira invertida e expulsa a sujeira. Agora ele passou a usar um filtro de trator antes da bomba e estamos aguardando os resultados.
No caso da Ranger é muito mais complicado. A bomba fica dentro do tanque.
Então, Não tem jeito, muitos dos proprietários de picapes com motor eletrônico vão mesmo passar por algum problema relacionado ao diesel até que as montadores levem esse problema a sério. O negocio é relaxar, torcer pra não ficar a pé, e o principal: Não se deixar ser escravizado pela viatura. Afinal a gente tem pra ser servido não pra servir a ela...
Então
DI HERVAL
05/01/2010, 21:06
DI HERVAL,
As Ranger 2.5 e 2.8 que têm motor mecânico são imunes aos atuais problemas causados pelo diesel Brasileiro.
Deixa eu contar um caso:
O meu concunhado cuida da frota da locadora da tia. Tá trabalhando numa barragem que esta sendo construída na cidade de Cristalina, divisa MG/GO. A Frota deles tem na maioria Ranger 3.0 e Frontier 2.8 eletrônicas. As duas param com entupimento pelo diesel. No canteiro da obra tem um posto que esqueci de qual é a bandeira. Diesel Comum e todos os veículos são abastecidos nele.
Segundo ele nas Frontier o problema é de fácil resolução, pois a bomba de combustível fica no chassi e que acaba obstruída de tanta meleca, mas a maioria ele recupera simplesmente ligando com a polaridade invertida, a bomba gira invertida e expulsa a sujeira. Agora ele passou a usar um filtro de trator antes da bomba e estamos aguardando os resultados.
No caso da Ranger é muito mais complicado. A bomba fica dentro do tanque.
Então, Não tem jeito, muitos dos proprietários de picapes com motor eletrônico vão mesmo passar por algum problema relacionado ao diesel até que as montadores levem esse problema a sério. O negocio é relaxar, torcer pra não ficar a pé, e o principal: Não se deixar ser escravizado pela viatura. Afinal a gente tem pra ser servido não pra servir a ela...
Então
É isso ai Walter..
Com relação ao diesel, no que se refere a sujeira, to estudando uma forma/local de colocar um pré filtro (como mencionaste antes ) para ver se tento retardar certos problemas....
E no fim é como disseste, não dá pra ficar escravo da viatura.....
Abraço
Flávio Henrique
05/01/2010, 23:16
onde compra diesel aditivado em salvador/BA??
carioca10
06/01/2010, 00:26
Flávio Henrique,
Por favor, me corrijam se estiver errado.
Pergunte por aí a quem é dono de vans Renault Master, Fiat Ducato, Mercedes Sprinter para transporte de pessoas.
Salvador está na lista de cidades que "podem" vender o óleo diesel rodoviario metropolitano, assim Vc pode encontrar por aí o diesel aditivado (http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/Produtos/Oleo_Diesel/Oleo_Diesel_Rod_Metropolitano.asp):
"...
Visando o rápido e fácil reconhecimento pelos consumidores, o óleo diesel metropolitano não é corado como acontece com o óleo diesel interior. Ele pode ser comercializado aditivado ou não. Ao ser aditivado ele passa a ter uma denominação específica, como o Extra Diesel, da Petrobras Distribuidora.
..."
Não creio que esta lista esteja atualizada (é de 2006):
http://www.cinform.com.br/noticias/21070
"...
Regiões nas quais poderá ser comercializado apenas óleo diesel metropolitano:
Rio de Janeiro: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.
São Paulo: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embuguaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporá, Muaá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santa de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.
Campinas: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D´Oeste, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
São José dos Campos: Caçapava, Igaratá, Jacareí, Pindamonhangaba, Santa Branca, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.
Belo Horizonte: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Jaboticabais, Juatuba, Lagoa Santa, Mario Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
Vale do Aço ? Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.
Belém: Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará.
Fortaleza: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itatinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Pacatuba.
Recife: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata.
Aracaju: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão.
Salvador: Camaçari, Candeias, Dias D´Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vera Cruz.
Curitiba: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Madirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Porto Alegre: Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Porto Alegre, santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Triunfo e Viamão.
Vitória: Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
..."
Felipe
carioca10
06/01/2010, 02:31
http://www.automoveldicas.com.br/combustivel.asp
"...
Diesel Master (diesel aditivado Ipiranga)
Combustível aditivado, de cor verde e de melhor qualidade que o diesel comum. Contém aditivos que conferem propriedades de proteção e limpeza ao sistema de alimentação de combustível.
O Diesel Master é o óleo diesel aditivado da Ipiranga, que é composto por: óleo diesel comum (independente do teor de enxofre) acrescido de aditivos e corante.
A função do corante verde é apenas diferenciar o Diesel Master do diesel comum, ao passo que a função dos aditivos é conferir, ao diesel, propriedades de proteção e limpeza ao sistema de alimentação de combustível, desde o tanque até os bicos injetores, tais como:
1. Limpeza do Sistema de Alimentação de Combustível - o uso contínuo do diesel comum acaba por gerar depósitos (sujeira) em todo o sistema de alimentação de combustível. Esses depósitos, nos furos dos bicos injetores, alteram seu diâmetro, bem como o ângulo de abertura do jato de combustível pulverizado, o que provoca a deterioração da pulverização do diesel, gerando: mistura ar/combustível deficiente, queima incompleta do combustível, aumento do consumo, perda de potência, contaminação do lubrificante e maior emissão de poluentes pela descarga. O aditivo detergente/dispersante presente no Diesel Master irá remover esses depósitos, eliminando os efeitos indesejáveis causados pelo uso do diesel comum.
2. Proteção Anticorrosiva - o aditivo anticorrosivo presente no Dieselhttp://www.automoveldicas.com.br/images/clip_image001.gif Mas
ter confere maior proteção às partes metálicas do sistema de alimentação de combustível, reduzindo o desgaste causado pela corrosão, bem como por erosão, provocado pelas partículas geradas pela corrosão, aumentando a vida útil do tanque, da bomba e dos bicos injetores de combustível.
3. Menos Trocas de Filtros - a maior estabilidade do Diesel Master reduz a tendência à formação de depósitos e a degradação da cor, minimizando o entupimento dos filtros e, dessa forma, possibilitando o aumento no intervalo entre trocas de filtros.
4. Redução na Tendência à Formação de Emulsão Diesel/Água - o aditivo demulsificante presente no Diesel Master irá reduzir a tendência à formação de emulsão diesel e água (proveniente da condensação da umidade do ar), protegendo, assim, a bomba e os bicos injetores quanto a desgastes prematuros, além de minimizar o crescimento de microorganismos (proliferam-se na emulsão), reduzindo a corrosão nos tanques e o entupimento dos filtros.
5. Abastecimento mais Rápido - a presença do aditivo antiespumante no Diesel Master reduzirá a formação de espuma no tanque de combustível, propiciando um abastecimento mais rápido, bem como um maior volume de diesel no tanque do veículo. O conjunto de benefícios apresentados pelo Diesel Master será refletido por um melhor desempenho do motor, por uma redução nas horas e nos custos de manutenção, além da redução na emissão dos poluentes pelo escapamento do veículo, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.
6. Recomendações para a Utilização do Diesel Aditivado - face à ação de limpeza dos elementos que compõem o pacote de aditivos do Diesel Master, desde o tanque de recebimento de combustível até o motor do veículo, são necessárias algumas recomendações, durante o início da utilização do produto:
• Devido à ação de limpeza do Diesel Master (aditivo detergente/dispersante) e à sujeira contida no tanque de combustível do veículo, no início poderá ocorrer uma diminuição no período de troca dos filtros é combustível. Caso isso ocorra, recomendamos que, além da troca dos filtros, também se efetue uma limpeza no tanque de combustível, verificando se o mesmo ainda está em condições de uso.
• Recomendamos que, para os veículos que possuem porta filtros, ao se efetuar a troca dos elementos, seja feita a limpeza dos mesmos, pois devido a seu sistema de funcionamento poderá ocorrer acúmulo de água em seu interior.
• Proceda, com maior freqüência, a drenagem do tanque de combustível e dos separadores de linha (decantadores).
• Mantenha os tanques dos veículos cheios à noite, evitando, assim, a condensação da umidade do ar.
..."
RABUGENTO
06/01/2010, 14:43
Minha Ranger 3.0 está com 85mil km.
Só uso Aditivado ou Podium(quando encontro).
Troco o filtro de combustível a cada 20 mil km como diz o manual e o filtro de ar e óleo a cada 10 mil km.
Uma vez engasgou e era o sensor MAP. Fácil de limpar com um pincel.
Pequeno jr
06/01/2010, 19:16
Agora quem está com problemas sou eu. Abasteci no sábado em um posto aqui no DF e neste dia rodei pouco e parei a viatura.
Domingo, rodei pouco novamente.
Segunda, vir para o trabalho normal. Na volta, começa a luz de água do diesel acender e pela primeira vez sentir o motor ratiar como se estivesse funcionando 3 cilindro em carro a gasolina.
So para essa ratiação quando afundo o pé, mas é claro que não posso fazer isso na tora senão posso mandar ou o bico ou um cilindro para o espaço. O pior, to sem tempo de tirar o tanque e muito menos ir no mecãnico nos proximos dias. Trocando em miudos FuD#u!!! .... tenho que zerar mais esse tanque e abastecer de novo no posto que normalmente abasteço.
Fora ficar vez ou outra parando para decantar o filtro e ai sim a viatura melhora, mas não por muito tempo.
carioca10
06/01/2010, 22:20
http://www.masseyferguson.com.ar/consejos_mejor_motor.htm
DI HERVAL
08/01/2010, 21:54
Obrigado por escrever para a MWM INTERNATIONAL Motores!
Os motores NGD 3.0E como todos os motores MWM INTERNATIONAL são produzidos, testados e homologados com combustível comum.
Sendo assim, recomendamos que se faça uso de diesel comum.
Atenciosamente,
__________________________________________________ __
Assistência ao Cliente
MWM INTERNATIONAL Motores
Fone: 0800-110229
E-mail: assistencia@navistar.com.br
"This message is intended exclusively for its address and may contain confidential information that belongs to MWM International Motores, protected by a professional privilege or whose disclosure is prohibited by law. Unauthorized use of such information is prohibited and subject to applicable penalties."
"Essa mensagem é destinada exclusivamente ao seu destinatário e pode conter informações confidenciais pertencentes à MWM International Motores, protegidas por sigilo profissional ou cuja divulgação seja proibida por lei. O uso não autorizado de tais informações é proibido e está sujeito às penalidades cabíveis."
Este foi o e-mail que recebi da MWM.
Depois deste e-mail e de vários comentários postados sobre os benefícios do diesel aditivado, seguem as dúvidas....
Sendo assim.... e como dizem os antigos...... "Tudo combinado mas nada resolvido"
Um braço a todos
carioca10
08/01/2010, 22:03
Meu primeiro abastecimento: diesel aditivado Shell Formula Diesel.
cRiPpLe_rOoStEr
08/01/2010, 23:17
Os motores NGD 3.0E como todos os motores MWM INTERNATIONAL são produzidos, testados e homologados com combustível comum.
Depois deste e-mail e de vários comentários postados sobre os benefícios do diesel aditivado, seguem as dúvidas....
o diesel usado para homologação costuma ter uma qualidade bastante superior ao encontrado regularmente nos postos...:parede:
eduardo1968
08/01/2010, 23:20
Eu vou seguir os conselhos da MWM.
Mas antes disso já sabia q o diesel comum é o melhor.
Pois fiz 440.000 Km numa D20 em 3 anos, q depois me foi furtada e sempre abasteci com diesel comum. Em todo tempo q tive com a picape nunca foi mexido na BI nem no motor. Portanto o diesel comum é o q tem o melhor custo-benefício, ou alguém me prove ao contrário.
Abs
Eduardo
carioca10
09/01/2010, 00:19
Eduardo,
O motor da sua picape não é common rail, o melhor é que use diesel comum.
Felipe
Eu vou seguir os conselhos da MWM.
Mas antes disso já sabia q o diesel comum é o melhor.
Pois fiz 440.000 Km numa D20 em 3 anos, q depois me foi furtada e sempre abasteci com diesel comum. Em todo tempo q tive com a picape nunca foi mexido na BI nem no motor. Portanto o diesel comum é o q tem o melhor custo-benefício, ou alguém me prove ao contrário.
Abs
Eduardo
DI HERVAL
09/01/2010, 10:17
E ai Felipe... viatura nova.......
O problema aqui na minha região é que este diesel aditivado metropolitano, podium, etc. (de qualquer distribuidora) não existe e quando tem algum aditivado é em algum posto desconhecido.
Aqui a demanda é pouca nos postos exceto no que abasteço que vende para a prefeitura e demais empresas onde o consumo diário do diesel comum é 6.000 litros e do aditivado é apenas 1.500 litros. Ainda acho que estes números são pequenos em relação ao consumo da tua região.
Estou usando agora o comum, pelos motivos acima, mas se tivesse oportunidade de usar um metropolitano ou algo melhor eu usaria....
Agora é esperar para ver no que dá....
Um abraço..
carioca10
09/01/2010, 11:30
Di Herval,
É realmente problemático. Aqui em BH fica no meio termo.
ABraços,
Felipe
carioca10
10/01/2010, 23:55
http://www.transpol.com.br/oleo_diesel.htm
"...
· De referência (também chamado diesel padrão)
O chamado óleo diesel de referência é produzido especialmente para as companhias montadoras de veículos a diesel, que o utilizam para a homologação de motores nos ensaios de consumo, desempenho e de emissões.
..."
Não sei se é a legislação atualizada que rege o "óleo diesel de referência":
http://nxt.anp.gov.br/NXT/gateway.dll/leg/resolucoes_anp/2008/dezembro/ranp%2040%20-%202008.xml?f=templates$fn=document-frame.htm$3.0$q=$x=
Por favor, me corrijam se estiver errado, mas "Enxofre total, máx." em "mg/kg" sendo 10, não seria 10 ppm de enxofre?
o diesel usado para homologação costuma ter uma qualidade bastante superior ao encontrado regularmente nos postos...:parede:
Nicodemus
26/01/2010, 23:11
Bem, vamos voltar ao assunto, eu tinha uma s10 2.8 rodei 160.000km
so abastecendo na fazenda, (diesel de TRR, vermelho), depois passei para
uma l200 sport, rodei 170.00km, e agora estou com a triton 3.2, será que vou
ter problemas com o diesel? nos 2 casos anteriores nao tive nenhum problema
mas sempre trocava o filtro de diesel com 10.000km.
o diesel da fazenda custa 1,74, nos postos custa 1,95. por enquanto vou
arriscar, afinal confio mais nesse diesel rural que nesses postos da minha
cidade, mas já ando com 1 filtro reserva da triton no porta luvas(espero
não ter que usar).
Abraços.
Walter L. L. Casitta
27/01/2010, 05:02
Bem, vamos voltar ao assunto, eu tinha uma s10 2.8 rodei 160.000km
so abastecendo na fazenda, (diesel de TRR, vermelho), depois passei para
uma l200 sport, rodei 170.00km, e agora estou com a triton 3.2, será que vou
ter problemas com o diesel? nos 2 casos anteriores nao tive nenhum problema
mas sempre trocava o filtro de diesel com 10.000km.
o diesel da fazenda custa 1,74, nos postos custa 1,95. por enquanto vou
arriscar, afinal confio mais nesse diesel rural que nesses postos da minha
cidade, mas já ando com 1 filtro reserva da triton no porta luvas(espero
não ter que usar).
Abraços.
Independeste do diesel que vai usar, na Tritom tem que trocar o filtro antes dos 5000Km.
Está no site da PETROBRÁS:
"Você encontra o Diesel Podium em postos Petrobras selecionados nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e nas cidades de Curitiba, Paranaguá, Florianópolis e Itajaí. Uma garantia de qualidade ainda maior.
Se você está em uma dessas regiões, localize o posto Petrobras mais próximo de você! (http://www.hotsitespetrobras.com.br/servicos/web/localizador/localizador.asp)
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sac@petrobras.com.br (sac@petrobras.com.br) ou pelo telefone 0800 78 9001"
Usei o link para localizar o posto em Florianópolis e não encontrei.
Me dei o trabalho de ligar no 0800 acima e também não acharam.
Será que nem eles sabem exatamente aonde se vende o dito cujo?:pipoca:
cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 10:44
Está no site da PETROBRÁS:
"Você encontra o Diesel Podium em postos Petrobras selecionados nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e nas cidades de Curitiba, Paranaguá, Florianópolis e Itajaí. Uma garantia de qualidade ainda maior.
Se você está em uma dessas regiões, localize o posto Petrobras mais próximo de você! (http://www.hotsitespetrobras.com.br/servicos/web/localizador/localizador.asp)
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sac@petrobras.com.br (sac@petrobras.com.br) ou pelo telefone 0800 78 9001"
Usei o link para localizar o posto em Florianópolis e não encontrei.
Me dei o trabalho de ligar no 0800 acima e também não acharam.
Será que nem eles sabem exatamente aonde se vende o dito cujo?:pipoca:
será que estão repassando só para alguma(s) empresa(s) de ônibus? acho pouco provável mas vai saber... eu me lembro que quando eu morava em floripa às vezes via uns ônibus de santo amaro da imperatriz com propagandas do diesel metropolitano, que até onde eu me lembre ainda não é oferecido regularmente na grande florianópolis...
será que estão repassando só para alguma(s) empresa(s) de ônibus? acho pouco provável mas vai saber... eu me lembro que quando eu morava em floripa às vezes via uns ônibus de santo amaro da imperatriz com propagandas do diesel metropolitano, que até onde eu me lembre ainda não é oferecido regularmente na grande florianópolis...
Ontem fui no maior posto PETROBRÁS de Florianópolis para ver se tinha ou não.
Foi vendido há uma semana para o supermercado Angeloni, que tem rede de postos SHELL.
Ou seja, a esperança de ver esse diesel Pódium ficou para mais longe...:pipoca:
cRiPpLe_rOoStEr
30/01/2010, 09:22
Foi vendido há uma semana para o supermercado Angeloni, que tem rede de postos SHELL.
sabe-se lá... dentro de algumas redes tem postos que operam com bandeiras diferentes... a propósito: que posto é esse?
RABUGENTO
30/01/2010, 09:44
O Diesel Podium ainda é encontrado em poucas cidades:
http://www.hotsitespetrobras.com.br/servicos/web/localizador/localizador.asp
Infelizmente só em 55 postos por enquanto.
galera, eu estava lendo no site da petrobras sobre o diesel s50 e s10........e pelo oq eu entendi é o seguinte.......nos anos de 2009-2010-2011-2012 apenas as frotas de onibus de algumas capitais brasileiras receberão o disel s-50. e em 2013 o diesel s-10 será distribuido em todo o país para todos os veiculos.....sendo assim nao teremos diesel s-50 para os consumidores comuns.
é isso mesmo ou entendi errado!??!?
cRiPpLe_rOoStEr
31/01/2010, 03:02
a petrossauro não conseguiria atender a um aumento súbito pela demanda do s50, então foi feito um acordo com o ministério do meio ambiente para antecipar o programa do diesel s10, que estava previsto inicialmente só para 2014 ou 2016...
RABUGENTO
31/01/2010, 07:12
O que sei é que todas as refinarias estão em grandes reformas para aumentar a produção de Diesel com menos enxofre.
Aqui usamos o metropolitano S-500. Espero que em breve liberem o S-200 e S-50 para todas as praças.
carioca10
31/01/2010, 09:32
Aqui em MG, a REGAP está construindo uma unidade só para isto. Não sei o prazo para o término.
Em termos de aditivo para o common rail, os argentinos recomendam Liqui Molly (http://www.liquimolyargentina.com/home.html) ou Wurth (http://www.elrincondelautomovil.com/b2c/index.php?page=pp_producto.php&md=0&ref=WURADICR). Nenhum deles parece estar disponível no Brasil, são específicos para motores common rail.
Por que as montadoras testam por força de normas os motores common rail com óleo diesel de referência e indicam no manual do proprietário diesel comum?
O que sei é que todas as refinarias estão em grandes reformas para aumentar a produção de Diesel com menos enxofre.
Aqui usamos o metropolitano S-500. Espero que em breve liberem o S-200 e S-50 para todas as praças.
sabe-se lá... dentro de algumas redes tem postos que operam com bandeiras diferentes... a propósito: que posto é esse?
Era o Nienkotter. Na Avenida Ivo Silveira, quase na divisa entre Florianópolis e São José.
cRiPpLe_rOoStEr
01/02/2010, 04:32
Por que as montadoras testam por força de normas os motores common rail com óleo diesel de referência e indicam no manual do proprietário diesel comum?
coisas do brasil... a propósito só falta o pessoal que faz inspeção veicular querer exigir o uso desse diesel de referência durante as vistorias :parede::parede::parede:
cRiPpLe_rOoStEr
01/02/2010, 04:35
Era o Nienkotter. Na Avenida Ivo Silveira, quase na divisa entre Florianópolis e São José.
eu lembro que a algum tempo atrás estavam planejando construir um mini-shopping do lado desse posto... mas o nienkötter faliu ou ainda tem outros postos da mesma rede? eu lembro que a gasolina podium era vendida só no nienkötter...
NGDaniel
02/02/2010, 14:54
Obrigado por escrever para a MWM INTERNATIONAL Motores!
Sendo assim, recomendamos que se faça uso de diesel comum.
Atenciosamente,
Assistência ao Cliente
MWM INTERNATIONAL Motores
Fone: 0800-110229
E-mail: assistencia@navistar.com.br
"This message is intended exclusively for its address and may contain confidential information that belongs to MWM International Motores, protected by a professional privilege or whose disclosure is prohibited by law. Unauthorized use of such information is prohibited and subject to applicable penalties."
"Essa mensagem é destinada exclusivamente ao seu destinatário e pode conter informações confidenciais pertencentes à MWM International Motores, protegidas por sigilo profissional ou cuja divulgação seja proibida por lei. O uso não autorizado de tais informações é proibido e está sujeito às penalidades cabíveis."
Sendo assim.... e como dizem os antigos...... "Tudo combinado mas nada resolvido"
Um braço a todos
Andei consultando um mecanico de uma concessionaria ford daqui e ele disse também para fugir de diesel aditivado...
Trocando ideia com um cara que trabalha so com bi e common rail, o cara tambem defendeu o comum, disse que o ideal é procurar postos onde há grande venda de diesel, em que o diesel não fica parado no tanque do posto "vencendo", como nos postos que vendem mais gasolina, geralmente em centro de cidade...
Disse para procurar postos de estrada, onde tem muito caminhão abastecendo etc e tal...
acho faz sentido...
Andei consultando um mecanico de uma concessionaria ford daqui e ele disse também para fugir de diesel aditivado...
Trocando ideia com um cara que trabalha so com bi e common rail, o cara tambem defendeu o comum, disse que o ideal é procurar postos onde há grande venda de diesel, em que o diesel não fica parado no tanque do posto "vencendo", como nos postos que vendem mais gasolina, geralmente em centro de cidade...
Disse para procurar postos de estrada, onde tem muito caminhão abastecendo etc e tal...
acho faz sentido...
Faz sentido, sim, Daniel.
Inclusive, o diesel da estrada é até mais barato: no Rio está em média R$ 2,00 e na BR-101, que fica próxima está na faixa de R$ 1,85.
Abraços.
exiliado
04/04/2010, 00:01
Gente não existe melhor , o diesel brasileiro e uma merda, não importa a bandeira, não á diferença ja que tudo e da Petrobrás .
Tambem não é melhor o aditivado ja que é a mesma merda com um aditivo , que da mesma maneira que o alcool na gasolina so está ali para diluir o produto , so que no caso do diesel eles aproveitam para vende-lo mais caro.
Acabo de gastar 850 reais em limpeça do sistema , tanque e troca de filtro devido a má qualidade do diesel. E tal vez não acabe por ahí e tenha que trocar injetoras a 1000 reais cada.
A maioría dos carros na oficina MWM de Porto Alegre que alí se encontravan , estavan por problemas relacionados a combustivel.
RABUGENTO
04/04/2010, 07:39
Pelos relatos percebe-se que em POA o Diesel tem dado mais problemas que em outras cidades.
Há Diesel importado também. Nem todo sai das nossas refinarias. Não sei onde são distribuidos.
Devemos torcer para que as reformas que estão acontecendo em todas as refinarias Petrobras fiquem prontas o mais rápido possível.
Aqui eu só abasteço num posto bandeira texaco no centro da cidade. Só tem uma bomba de diesel e é aditivado.
Prefiro abastecer lá pois a qualidade do combustivel é conhecida por todos na cidade. Acho que mais importante se aditivado ou não é a procedência. Além disso como só tem uma bomba, a rotatividade do combustivel é alta já que aqui há muita caminhonete rodando.
Mas quando estou na estrada só abasteço com diesel comum. Nunca vi caminhoneiro enchendo o tanque com diesel aditivado o que deve fazer o combustivel "mofar" no reservatório do posto.
Abs!
Joao Baeta
30/05/2010, 15:48
Carioca. O mundo é grande, mas algumas vias levam a muitos cruzamentos. :pensativo::pensativo::pensativo:
Também procuro sempre abastecer com o melhor diesel. A melhor qualidade é mais econômica.
Acostumei a usar a tal fórmula do Edin: 65 l diesel + 1 litro de 15w40. O rendimento do motor é muito melhor, e me parece(nunca medi) que faço mais de 12 Km/l.
Abs
Anthon
:arrow:Anthon,
Vc coloca o 15w-40 diretamente no tanque????:shock:
Mas é valido a todos motores??:pensativo:
GRACIELA SOUSA FERNANDES
30/05/2010, 17:51
:arrow:Anthon,
Vc coloca o 15w-40 diretamente no tanque????:shock:
Mas é valido a todos motores??:pensativo:
João,
Há alguns anos viajando pelo norte da Argentina, em visita a parentes, deixei minha camionete parada uns 10 dias. Na época tinha uma Frontier.
Quando fui dar partida, nada...:parede:
Levei a picape rebocada ao mecânico do meu tio e o diagnóstico: bicos travados.
Após o serviço que me custou na época $400,00, o meca me aconselhou adicionar a cada tanque cheio 01 litro de óleo 15W40, principalmente em locais em que desconfiamos da procedencia do combustivel, que é o caso da região que eu estava na Argentina.
Desde então tenho feito isto em algumas ocasiões em que duvido da qualidade do diesel, principalmente em regiões que não conheço os Postos.
Outra prática é a de abastecer em estrada e em aqueles postos que há carretas e caminhões enchendo o tanque...
abraços,
graciela
Tchê 4x4
30/05/2010, 18:05
Hummm... Essa da mistura aí é nova pra mim...
Assim como a maioria, particularmente só uso diesel aditivado (Resultado de vários testes no Nissan) e a diferença é notavel, tanto no consumo, na potência como na diminuição da fumaça. E quando vou ao Uruguay nunca perco a chance de encher o tanque, pois o diesel deles é beeem melhor...
GRACIELA SOUSA FERNANDES
30/05/2010, 18:10
Hummm... Essa da mistura aí é nova pra mim...
Assim como a maioria, particularmente só uso diesel aditivado (Resultado de vários testes no Nissan) e a diferença é notavel, tanto no consumo, na potência como na diminuição da fumaça. E quando vou ao Uruguay nunca perco a chance de encher o tanque, pois o diesel deles é beeem melhor...
Tchê,
mas na Argentina, por exemplo, não pode confiar...
Aliás o velho problema da falta de combustivel por lá continua.
Em algumas cidades para abastecer tem que fazer fila, principalmente no interior.
Daí dá para imaginar os "batizados" que devem fazer por lá...
Graciela
Tchê 4x4
30/05/2010, 18:20
Pois é Graciela, na argentina parece que a coisa é bem diferente...
Joao Baeta
30/05/2010, 20:15
:arrow:Graciela,
Uma coisa que nao entendi: Qual é o motivo de deixar a Frontier parado nesses 10 dias e nao ligou?
Pois é diesel "podre"? :pensativo:
Após de colocar 15W-40.... O carro trabalhou melhor? Ou mesma coisa? :pensativo:
GRACIELA SOUSA FERNANDES
31/05/2010, 13:45
:arrow:Graciela,
Uma coisa que nao entendi: Qual é o motivo de deixar a Frontier parado nesses 10 dias e nao ligou?
Pois é diesel "podre"? :pensativo:
Após de colocar 15W-40.... O carro trabalhou melhor? Ou mesma coisa? :pensativo:
A Frontier ficou parada os dez dias devido a que lá eu andei o tempo todo no carro da minha tia.
Dois dias antes de eu retornar, fui dar partida na Frontier e nada. Achamos de cara que poderia ser a bateria, mas não, achei melhor levar no mecanico.:pensativo:
Lá foi constatado que os bicos estavam travados, segundo eles, devido ao diesel de má qualidade. Como o tanque estava cheio, para não jogar fora me aconselhou a colocar 01 litro de óleo e foi o que eu fiz na hora.:pensativo:
Após este episódio, sempre coloco 01 litro de óleo por tanque quando não sei a procedencia do combustivel.
Me perguntaram onde abasteci e quando falei o local, eles já conheciam este posto e era suspeito de fazer "batizados". :mrgreen: Não é que o diesel seja podre senão que colocam algum produto que diminui a "oleosidade" do diesel. Fica totalmente fora do padrão.
Após esta revisão, não tive mais problemas.
Marcelo Pantaneiro
31/05/2010, 14:14
Um mecânico q eu conheço, já me falou em colocar um frasco de meio litro de óleo dois tempos no tanque e completar com diesel. Segundo ele tem o mesmo objetivo dos aditivos, melhora o rendimento e lubrifica. Mas eu não quis experimentar.
Abs.
Marcelo Pantaneiro
31/05/2010, 14:16
Sempre abasteço com o diesel Podium da Petrobras ou Diesel aditivado e coloco aditivos STP e Bardahl. Mas o diesel Podium dispensa a necessidade do uso de aditivos.
Com certeza o diesel de qualidade melhora muito o rendimento do carro, aumenta a vida útil do motor e diminui a manutenção.
Abs.
Bom dia a todos.
A adição de aditivo em óleo lubrificante não é aconselhada por nenhum fabricante de motores ou montadoras.
O óleo já vem com aditivos, uma espécie de detergente, que serve justamente para limpar e, consequentemente, lubrificar as partes móveis do motor, bicos, etc.
A classificação SL, por exemplo, se refere ao tipo de aditivo no óleo; e o termo 15/40 à temperatura suportada pelo óleo, mínimo e máxama.
Para comentários.
Abcs.
Caros jipeiros,
Possuo um Jeep Grand Cherokee CRD ano 2009. O motor diesel é de última geração - common rail - produzido pela mercedes-benz. É o mesmo motor da ML 350. Depois que fiz a troca de óleo e filtro com 6.000km, aos 9.000km, quando precisei fazer uma ultrapassagem na estrada, de 80 km/h a 120km/h, acendeu a luz de injeção do motor e foi acionado um dispositivo eletrônico limitador de giro (máx 3.000 rpm). Precisei parar o carro e desligá-lo para voltar a acelerar. Depois disso, a luz de injeção acendeu mais umas 8 oito vezes. Desde que comprei o carro (0km) até a hora da revisão (12mil km) sempre utilizei diesel comum e em postos diferentes, pois rodo muito em estrada. Quando fui fazer a revisão, fiquei impressionado a sujeira acumulada nos filtros de óleo e combustível. Troquei estes filtros mais o de ar e a partir daí somente abasteci com diesel aditivado. Já rodei mais de 2000 km desde então, sem que a luz de injeção acendesse novamente. O gerente da oficina da MinasMáquinas (BH) me afirmou que o diesel comercializado é de péssima qualidade e que eu buscasse sempre abastecer em um único posto. Depois disso, concluí que o diesel aditivado é de sobremaneira superior. O carro ficou outro depois de utilizar este diesel em rotina.
Espero ter contribuído para o debate. Torço, muito, para que a Petrobrás, que tanto afirma a qualidade de seu combustível, crie vergonha e disponibilize o diesel podium para todo o país. É como penso.
Grande abraço.
PAULO CARECA
19/03/2011, 14:34
Troquei estes filtros mais o de ar e a partir daí somente abasteci com diesel aditivado. Já rodei mais de 2000 km desde então, sem que a luz de injeção acendesse novamente. O gerente da oficina da MinasMáquinas (BH) me afirmou que o diesel comercializado é de péssima qualidade e que eu buscasse sempre abastecer em um único posto. Depois disso, concluí que o diesel aditivado é de sobremaneira superior. O carro ficou outro depois de utilizar este diesel em rotina.
Espero ter contribuído para o debate. Torço, muito, para que a Petrobrás, que tanto afirma a qualidade de seu combustível, crie vergonha e disponibilize o diesel podium para todo o país. É como penso.
Grande abraço.
Falou tudo, vou citar minha experiencia com este diesel (acredite quem quiser) Tenho um troller 2006, com 25000 rodados troquei o filtro de comb., desmontei por curiosidade e ele estava limpissimo, coloquei um da mesma marca original com 25000km e está até hoje com 93000km, de vez em quando dou uma esgotada para ver se tem água e não sai nem uma gota, estou a anos andando com um novo dentro do carro, para sobressalente e até agora não precisei. "diesel podium" ainda está dando certo. Abasteço sempre em um posto BR/escola em minha cidade, quando estou longe e não dá para abastecer neste procuro posto BR de boa indicação.:concordo:
Guilherme A. Araújo
26/05/2011, 16:20
Galera, ressuscitando o Tópico.
o único que realmente funciona é o Diesel Fuel da STP.
Além de ser de base 100% sintética, derivado do próprio petroleo, é o unico que possui realmente dispersor, detergente, demulsificador de água e faz reduzir, significativamente o enxofre e a fumaça preta.
Essa fantasias que se ve por aí hoje, com fogo no algodao para nao dar fumaça, simplesmente é um dos maiores venenos que existem atualmente, pesquisem sobre benzeno!
A fantasia do algodaozinho simplesmente é uma concetraçao de bezeno, o que causa sérios danos à saude, podendo levar até amorte se inalado em quantidade significativa.
O que faz reduzir a fumaça, sao os componentes queimados dentro do motor, em contato com a explosao e as peças na camara de combustao~!!
é altamente e rapidamente perceptivel, as mudaças ao se começar a usar STP, tem amigo por aqui que tem fazendas e dá até 23% de economia nas máquinas!!!
Nao hesite, STP Diesel Fuel.
Além do mais, é a única que tem homologado os seus produtos na Nissan, Toyota, Subaru, Mitsubishi, VW e na BMW e MINI, se abrirem o porta malas de um carro novo, irao encotrar 1 ou 2 frascos de GAS TREATMENT para gasolina, que já sai de fábrica com o Produto STP no porta malas!!!
Pra que ter duvidas se este produto é recomendado e vem nos carros da BMW, eu uso sem dó nem medo!
BRAVOECONOVEMBER
26/05/2011, 19:58
Outro dia, comprei um para limpeza de bicos da Bardall, e ganhei de brinde um copinho de chopp com emblema e duto.
Não sei se o motor gosta, mas costumo colocar o aditivo STP no óleo do motor. Acredito que ajude a lubrificar melhor que o óleo do motor puro.
Abraços
Anthon
Ôpa colega.
Seguinte, aditivo de combustível nunca vi diferença. Então, se não tem diferença, não precisa.
Agora, aditivo para óleo lubrificante, não use não. Esses aditivos funcionavam na época de óleo monoviscoso. Os óleos multiviscosos vêm com aditivação equilibrada.
Adicionar aditivo a óleo desequilibra a química, e causa acidificação do óleo com o uso. Palavras de um engenheiro da Exxon Mobil.
vieira912
26/05/2011, 20:26
Galera, ressuscitando o Tópico.
o único que realmente funciona é o Diesel Fuel da STP.
Além de ser de base 100% sintética, derivado do próprio petroleo, é o unico que possui realmente dispersor, detergente, demulsificador de água e faz reduzir, significativamente o enxofre e a fumaça preta.
Essa fantasias que se ve por aí hoje, com fogo no algodao para nao dar fumaça, simplesmente é um dos maiores venenos que existem atualmente, pesquisem sobre benzeno!
A fantasia do algodaozinho simplesmente é uma concetraçao de bezeno, o que causa sérios danos à saude, podendo levar até amorte se inalado em quantidade significativa.
O que faz reduzir a fumaça, sao os componentes queimados dentro do motor, em contato com a explosao e as peças na camara de combustao~!!
é altamente e rapidamente perceptivel, as mudaças ao se começar a usar STP, tem amigo por aqui que tem fazendas e dá até 23% de economia nas máquinas!!!
Nao hesite, STP Diesel Fuel.
Além do mais, é a única que tem homologado os seus produtos na Nissan, Toyota, Subaru, Mitsubishi, VW e na BMW e MINI, se abrirem o porta malas de um carro novo, irao encotrar 1 ou 2 frascos de GAS TREATMENT para gasolina, que já sai de fábrica com o Produto STP no porta malas!!!
Pra que ter duvidas se este produto é recomendado e vem nos carros da BMW, eu uso sem dó nem medo!
Olá Guilherme tudo bem você esta aonde agora não te vejo mais no Tairone precisamos marcar algumas trilhas na verdade estou querendo aprender com você algumas trilhas até mais.
Imperador!
26/05/2011, 21:13
Aditivo é placebo.
Se fosse preciso, vinha recomendado no manual do veículo. Sem falar que os achismos dos usuários não tem qualquer base empírica.
Carlos A. C. Azevedo
26/05/2011, 21:29
Aditivo é como se fosse ganhar na mega sena, só que com talvez mais chances de dar certo... ou seja pra alguns da certo, e pra outros é só jogar dinheiro fora...
Aditivo bom, é óleo diesel SUPERFILTRADO, o resto se foquesse AHHUSAUHSAUHASUHUHASHUAS
VOVÔ DO TROLLER
26/05/2011, 21:59
Boa noite pessoal. Acho que a adição de querosene no diesel, tem fundamento. O aditivo para diesel PYROIL DIESEL FUEL TREATMENT da VALVOLINE, leva na sua fórmula o KEROSENE, querosene em inglês, aditivo este à venda nas casas do ramo, aqui no Brasil, importado dos USA. Será que nos Estados Unidos, onde as normas de qualidade e controle são muito exigentes, a Valvoline poderia colocar o querosene como um dos componentes do seu aditivo, de maneira leviana? Abs. Válter.
vieira912
26/05/2011, 22:39
Boa noite pessoal. Acho que a adição de querosene no diesel, tem fundamento. O aditivo para diesel PYROIL DIESEL FUEL TREATMENT da VALVOLINE, leva na sua fórmula o KEROSENE, querosene em inglês, aditivo este à venda nas casas do ramo, aqui no Brasil, importado dos USA. Será que nos Estados Unidos, onde as normas de qualidade e controle são muito exigentes, a Valvoline poderia colocar o querosene como um dos componentes do seu aditivo, de maneira leviana? Abs. Válter.
Vbeltram, para os gringos lá de fora de paises frios funcionam sim pois lá fora em paises Frios principalmente nas épocas de inverno como EUA e UK o Querosene ajuda e muito na queima e Explosão do combustivel dando ao mesmo mais Octanagem, mais para um pais abençoado por Deus com clima tropical que nem o Brasil não á necessidade de uso dos mesmos, é "JOGAR DINHEIRO FORA", e dizer que vai limpar a linha de combustivel e descarbonizar o motor, polir os pistões e ainda bater um papo com as bielas e beber uma pinga com o virabrequim é besteira, se fosse assim iria entupir os elementos dos bicos injetores que são furos MICROSCÓPICOS e o motor iria parar de funcionar.
e refletindo mais a fundo, já pagamos muito caro por um combustivel que aqui do lado na bolivia enchemos o tanque com $9,00$ dolares.
Até mais.
VOVÔ DO TROLLER
26/05/2011, 23:11
Vbeltram, para os gringos lá de fora de paises frios funcionam sim pois lá fora em paises Frios principalmente nas épocas de inverno como EUA e UK o Querosene ajuda e muito na queima e Explosão do combustivel dando ao mesmo mais Octanagem, mais para um pais abençoado por Deus com clima tropical que nem o Brasil não á necessidade de uso dos mesmos, é "JOGAR DINHEIRO FORA", e dizer que vai limpar a linha de combustivel e descarbonizar o motor, polir os pistões e ainda bater um papo com as bielas e beber uma pinga com o virabrequim é besteira, se fosse assim iria entupir os elementos dos bicos injetores que são furos MICROSCÓPICOS e o motor iria parar de funcionar.
e refletindo mais a fundo, já pagamos muito caro por um combustivel que aqui do lado na bolivia enchemos o tanque com $9,00$ dolares.
Até mais.
Valeu Vieira. Acredito que você tenha razão. Eles trazem qualquer porcaria lá de fora para o Brasil e vendem como "milagrosos". Nesta situação do aditivo não vale aquela velha frase: "O QUE É BOM PARA OS ESTADOS UNIDOS É BOM PARA O BRASIL",kkkkkkkkk. E viva o Evo Morales da Bolívia. E viva o Brasil, o país dos otários (estamos trabalhando desde o começo do ano, até o final deste mês, só para pagar os impostos). Abs. Válter
FARAUJO70
28/05/2011, 22:19
Beleza aditivo? Vamos falor do Bio-diesel como funcional na Viatura?
leobnaval
28/05/2011, 22:42
Aditivo é placebo.
Se fosse preciso, vinha recomendado no manual do veículo. Sem falar que os achismos dos usuários não tem qualquer base empírica.
X2.....
Quer gastar dinheiro com aditivo, invés de fazer isso, troca o filtro mais cedo, pronto!
[]s
Walter L. L. Casitta
28/05/2011, 23:04
Pô pessoal, você nunca ouvira falar de homeopatia veicular? :screwy:
Imperador!
29/05/2011, 08:46
Pô pessoal, você nunca ouvira falar de homeopatia veicular? :screwy:
Só se funcionar pra encher o tanque :D
Amigos, tenho colocado óelo 2t no meu mwm sprint...
Como estou roadando muito pouco com ele tenho colocado huma proporçaõ maior.
VEjo alguns falando em usar óleo de motor, mas deve se ter cuidado, pois se bem me lembro o óleo para motor diesel não explode....(posso estar enganado)
Já o 2t é produzido pra expldir e ser misturado ao combustível!!!!
Abraços
leobnaval
29/05/2011, 16:50
VEjo alguns falando em usar óleo de motor, mas deve se ter cuidado, pois se bem me lembro o óleo para motor diesel não explode....(posso estar enganado)
Abraços
Deve estar poluindo legal...
Porque usar óleo 2T num motor a diesel, que já teve toda sua produção prevendo sua lubrificação original. É cada uma....
[]s
Walter L. L. Casitta
29/05/2011, 18:23
Abraços
Não precisa de nada disso. Tá jogando dinheiro fora e poluindo...
Alouuuu!!!!Se vcs olharem minha assinatura e lerem com atenção, eu disse que estou roadando MUITO POUCO!!!
Leia-se: a viatura tá parada!!!Só ligo por alguns minutos uma ou duas vez por mês....por isso estou fazendo esse procedimento!!!!
Adorei a frase do Einsten, Leo.
Devia penasr mais nela!
Abraços
Walter L. L. Casitta
30/05/2011, 14:34
Alouuuu!!!!Se vcs olharem minha assinatura e lerem com atenção, eu disse que estou roadando MUITO POUCO!!!
Leia-se: a viatura tá parada!!!Só ligo por alguns minutos uma ou duas vez por mês....por isso estou fazendo esse procedimento!!!!
Devia penasr mais nela!
Abraços
Não precisa de nada disso. Tá jogando dinheiro fora e poluindo...
Melhor nunca ligar do que ligar só por alguns minutos. Deixa desligado até quando por usar realmente. Se ficar mais de seis meses parado troque os óleos quando for colocar para funcionar novamente.
leobnaval
30/05/2011, 17:26
Devia penasr mais nela!
Abraços
Como disse o Walter não importa se roda a cada 1 ano ou se apenas liga para não deixar parada por muito tempo, não é pra usar óleo 2T na alimentação do motor.
Como o motor é seu, você faz o que quiser...
Agora sobre a pensar mais na frase eu não endenti o que você quis dizer.
[]s
Bem ...até faz um bom tempo que não coloco o 2t no motor...mas cheguei a colocar sim.Mas não vem mais ao caso...
Vou seguir o conselho de vcs e deixar somente com diesel, esse combustível que tem qualidade altíssima aqui no nosso país...
imagino que deve ser ótimo essa maravilha na bomba com água e sei lá eu que mais tem de porcaria...
ou vão dizer também que o nosso combustível está perfeito??
Minha atitude também se baseou em pesquisas feitas no próprio fórum, acho que o pessoal da Rasch andou fazendo testes com vários produtos e dispôs os resultados!
Também nem vou comentar que o manual da mwm recomenda esse procedimento(não com 2t, mas óleo 20w20 na proporção 9/1) quando houver longa inatividade.
Não está mais aqui quem falou!
Abraços
leobnaval
31/05/2011, 00:14
O óleo diesel por si só já é um lubrificante (como o próprio nome diz: óleo) se estiver com o filtro em ordem não terá problemas...
Agora o manual do mwm recomendar isso deve ser para aqueles motores de uns 20 anos atrás...pra mais.
[]s
vieira912
31/05/2011, 09:30
Pessoal Aproveitando o topico.
Pessoal aproveitando o Topico alguem aqui já instalou um segundo filtro de Oleo na Maquina estou pensando em fazer isto na minha frontier 2005 ou é besteira?? até mais.
Olá, Leo!
Duas coisas: Até onde eu sei, óleo diesel é só uma nomenclatura devido a sua viscosidade ser um pouco maior que outros combustíveis, mas não sei o índice de viscosidade para um líquido ser considerado óleo...
E o manual em Questão é dos modernos motores sprint 4 e 6 cilindros... posso estar errado sim no meu procedimento, mas não faço só pq acho que é bom...no início só falei pois vi que os colegas colocam de tudo no motor e me achei "normal" no meio de tantos testes...
E realmente fumaceia um pouco mais com óleo 2t e concordo em gênero e número quanto a poluição! Entretanto, não acho mensuravel
(no meu caso).
Penso que se o "nosso" diesel vem carregado de enxofre, então passa(ou fica parada durante meses, não é?) no motor uma substância bastante corrosiva, estou certo?
Bem, na mistura com água(o que no brasil nunca acontece...) então teria uma mistura com ácido sulfurico, estou certo?
Inclusive é esse enxofre que produz os gases mais poluentes como dióxido ou trióxido de enxofre(não lembro das aulas de química).
Acho que existe muito a ser discutido sobre isso....qual o procedimento correto??Não sei...por isso faço parte desse fórum maravilhoso!
[]'s Esperando um combustível melhor ou então usat gás natural veicular!
Carlos A. C. Azevedo
31/05/2011, 11:34
Olá, Leo!
Duas coisas: Até onde eu sei, óleo diesel é só uma nomenclatura devido a sua viscosidade ser um pouco maior que outros combustíveis, mas não sei o índice de viscosidade para um líquido ser considerado óleo...
E o manual em Questão é dos modernos motores sprint 4 e 6 cilindros... posso estar errado sim no meu procedimento, mas não faço só pq acho que é bom...no início só falei pois vi que os colegas colocam de tudo no motor e me achei "normal" no meio de tantos testes...
E realmente fumaceia um pouco mais com óleo 2t e concordo em gênero e número quanto a poluição! Entretanto, não acho mensuravel
(no meu caso).
Penso que se o "nosso" diesel vem carregado de enxofre, então passa(ou fica parada durante meses, não é?) no motor uma substância bastante corrosiva, estou certo?
Bem, na mistura com água(o que no brasil nunca acontece...) então teria uma mistura com ácido sulfurico, estou certo?
Inclusive é esse enxofre que produz os gases mais poluentes como dióxido ou trióxido de enxofre(não lembro das aulas de química).
Acho que existe muito a ser discutido sobre isso....qual o procedimento correto??Não sei...por isso faço parte desse fórum maravilhoso!
[]'s Esperando um combustível melhor ou então usat gás natural veicular!
Eu tive uma experiencia de usar agua com diesel, e o pior não foi planejada e muito menos eu estava preparado pra o que ia acontecer.. isso no sistema semi eletronico da L200, ou seja cagada em dobro...
Agora NO DIESEL PURO COM ENXOFRE, é ele que lubrifica as partes internas dos componentes, bomba, bicos... mas eu não tinha pensado por essa parte da formação do acido sulfurico do enxofre mais agua, sendo que se a quantidade de agua for pouca, ou melhor muito pouca, faz uma diferença minima, mas em quantidade consideravel, que TALVEZ seja essa coisa que nós colocamos nos nossos carros e vendem como diesel, essa quantidade de ácido pode aumentar e fazer um efeito maior sim, mas ai eu to pensando, se a água é o solvente, no separador do filtro fica só a agua com a quantidade de enxofre que ela consiguiu dissolver, e a outra parte fica no diesel, não sei se é muita viagem mas acho que é por ai...
Hum...algo a se pensar Carlos....
Como a frase do Leo:
"A mente que se abre a uma idéia, jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein
vieira912
31/05/2011, 11:55
bom pelo menos 98% dos caminhoneiros Misturam Oleo de motor 4T no Combustivel da maquina se isto funciona não sei mais aqui na empresa o motorista da F-4000 que já está com 340.000Km Rodados nunca mexeu no motor está seladinho e ele sempre mistura 1 litro de oleo motor para 150 litros de diesel até mais.:concordo:
O contra, aumento da poluição, já temos...
Mas será é realmente inútil essa prática???
Uma passagem do manual da mwm:
LONGA INATIVIDADE
Um motor inativo por longos períodos é
passível de ataque por agentes
corrosivos. Os motores saem da fábrica
protegidos para no máximo 6 meses de
inatividade sob abrigo fechado.
Quando o motor tiver que permanecer
inativo por um longo período, são
necessárias as seguintes providências:
2. Funcionar o motor até atingir a
tempe-ratura normal de
funcionamento;
6. Drenar o sistema de combustível
(reservatório, bomba injetora e filtro);
7. Operar o motor por 15 minutos a 2/3
da rotação nominal, sem carga,
utilizando uma mistura de 9 partes
de óleo Diesel com 1 parte do óleo
anticorrosivo SAE 20W20;
11. Remover os bicos injetores e
pulverizar óleo anticorrosivo em
cada cilindro com o respectivo
êmbolo na posição de PMI. Girar a
árvore de manivelas uma volta
completa e remontar os bicos
injetores;
RENOVAR A CONSERVAÇÃO DO
MOTOR A CADA 3 MESES DE
INATIVIDADE.
A cada conservação, deve-se mudar a
posição dos pistões, para evitar a
formação de sedimentos na superfície
interna das camisas.
Me pareceu haver uma certa preocupação em deixar o diesel puro no motor...pq??? :semideia
Importante salientar que no retorno ao serviço, deve ser tirada essa mistura e colocado óleo diesel novo!!!
Deixando tácito que é desnecessário usar outro produto no funcionamento normal, e até mesmo o querosene, indicado para locais muito frios, deve ser retirado logo após voltar a situação normal. :discordo:
Ou seja, como disseram os nobres colegas, é desnecessário outro produto no uso rotineiro dos motores diesel(pelo menos os sprints).
Abraços
MAS X10 98
31/05/2011, 17:40
LONGA INATIVIDADE
tempe-ratura normal de
funcionamento;
anticorrosivo SAE 20W20;
injetores;
RENOVAR A CONSERVAÇÃO DO
MOTOR A CADA 3 MESES DE
INATIVIDADE.
interna das camisas.
Me pareceu haver uma certa preocupação em deixar o diesel puro no motor...pq??? :semideia
Importante salientar que no retorno ao serviço, deve ser tirada essa mistura e colocado óleo diesel novo!!!
Deixando tácito que é desnecessário usar outro produto no funcionamento normal, e até mesmo o querosene, indicado para locais muito frios, deve ser retirado logo após voltar a situação normal. :discordo:
Ou seja, como disseram os nobres colegas, é desnecessário outro produto no uso rotineiro dos motores diesel(pelo menos os sprints).
Abraços
Bem que se faz em retirar este "óleo diesel" do motor, o pessoal de uma distribuidora de diesel da região recomendou não estocar óleo por mais de 3 meses. A razão é a seguinte por causa da adição do biodiesel após isto as bactérias se proliferam e criam uma borra, a recomendação com máquinas que ficam paradas por tempo maior é de esgotar os tanques. Antigamente quando era diesel "puro" era deixar os tanques cheios. Por causa do biodiesel os filtros não estão aguentando quase nada isto filtrando o óleo.:freaking:
Walter L. L. Casitta
31/05/2011, 19:39
Retirar o diesel do motor implica em fazer a BI girar sem lubrificação. O manual recomenda nunca deixar entrar ar na BI pelo mesmo motivo.
dalmolin
31/05/2011, 20:12
LONGA INATIVIDADE
tempe-ratura normal de
funcionamento;
anticorrosivo SAE 20W20;
injetores;
RENOVAR A CONSERVAÇÃO DO
MOTOR A CADA 3 MESES DE
INATIVIDADE.
interna das camisas.
Abraçoshaha duvido que alguem na historia da humanidade fez isso !
Também acho que ninguém faz tudo isso, mas só coloquei isso pois disse que colocava um pouco de 2t no combustivel quando o motor fica muito tempo parado, e recebi um monte de pedras!!!
Abraços
Retirar o diesel do motor implica em fazer a BI girar sem lubrificação. O manual recomenda nunca deixar entrar ar na BI pelo mesmo motivo.
HUm...bem observado, mas fala em retirar os bicos...será que não seria escoar sem fazer funcionar o motor???
Carlos A. C. Azevedo
31/05/2011, 21:47
Primeiro pro cara para esse mwm tem que ter é muita força de vontade pra fazer tudo isso, chega ser melhor ligar ele uma vez por dia ou até na semana, pra não ter que fazer isso, mesmo que 100% NUNCA chegaram nem perto de completar essa listinha simples ai...
ainda continuo mesmo é com o 4d56 que num precisa disso ahuahuahuahuahu, mais 1 iludido ahuhuahuahua
Tudo bem Zepi?
Imagina se eu falasse que coloco sempre um pouco de gasolina aditivada para "limpar a bomba injetora", será que o pessoal ia pirar???:euforico:
E seu eu falasse que faço isto a anos e nunca, nunquinha mesmo deu problema??
E tem mais, eu tinha um motor diesel com injeção indireta (Volks 1.6) que colocava 80-90% óleo de motor velho (ou óleo vegetal usado) + 10-20% GASOLINA. No começo ele reclamou, empacou, esfumaçou, mas foi só ajustar o ponto (adiantar) q ele destravou! No dia-a-dia o bichim ficava meio "thongo" mas andava.
T+
Daniel
obs: para cada tanque cheio de diesel, coloco + 1,5l de gasolina aditivada.
Também acho que ninguém faz tudo isso, mas só coloquei isso pois disse que colocava um pouco de 2t no combustivel quando o motor fica muito tempo parado, e recebi um monte de pedras!!!
Abraços
Tudo bem Zepi?
Imagina se eu falasse que coloco sempre um pouco de gasolina aditivada para "limpar a bomba injetora", será que o pessoal ia pirar???:euforico:
E tem mais, eu tinha um motor diesel com injeção indireta (Volks 1.6) que colocava 80-90% óleo de motor velho (ou óleo vegetal usado) + 10-20% GASOLINA. No começo ele reclamou, empacou, esfumaçou, mas foi só ajustar o ponto (adiantar) q ele destravou! No dia-a-dia o bichim ficava meio "thongo" mas andava.
T+
Daniel
kkkkkkkkkk!!!Pois é...
vou analizar e pesquisar sobre isso...
Abraços
leobnaval
31/05/2011, 23:38
Daqui a pouco parece neguinho mijando no tanque porque tem uréia e segundo eles leram nos motores mais novos vai ter que abastecer com uréia para poluir menos kkkkkkkkkkkkkkkk (é brincadeira heim, não façam isso e nem adicionem no tanque nada que constar neste tópico hehehehe, apenas o recomendado pelo fabricante que em grande parte é apenas diesel).
Esse negócio da uréia realmente existe, mas é um tanque separado que injeta isso no escapamento liberando amoníaco que em contato com o catalisador diminue grande parte do poluente NOx.
[]s
Walter L. L. Casitta
01/06/2011, 08:23
Tudo bem Zepi?
T+
Daniel
Sorte sua que 1,5L num tanque cheio não vai detonar nada, mas também não vai limpar nada.
É aquela estória: Homeopatia não funciona em motores diesel...
Guilherme A. Araújo
01/06/2011, 22:22
Galera,
resumindo esta ópera toda:
O porque do aditivo? porque a mer$# hoje é o biodiesel, façam o segunte teste, é bem simples, para verem o que fica no tanque, coloque diesel em um vidro e um pouco de agua para ele separar, e verao que vai ficar uma camada de gordura entre a agua e diesel, é isso que fica no sistema inteiro do carro.
é como aquela gordura da feijoada qdo fica parada em cima do fogao... pode acreditar.
e pq o aditivo que é americano funciona no brasil?
Simplesmente pq é uma coisa mundial, pra exportaçao, lá existe para reduçao da fumaça, do consumo, para uma "manutençao preventiva", pois mantem o sistema limpo e lubrificado, e aí vem as questoes externas, mais componentes para antender tambem aos outros paises...
O enxofre com a agua que transforma em acido sulfurico é a mais pura realidade, entao, e os carros que nao tem o separador de ;agua???
é mta coisa gente...
E vamos lá, a unica empresa no mundo que tem Homologaçao dos aditivos é a STP, pois simplesmente a Mitsubishi, toyota, nissan, hyunday, usam estes produtos, a BMW e MINI, se forem em uma consessionaria, e abrirem o porta malas dos carros, verao um vidro do aditivo para gasolina, que sai de fabrica com o produto na mala dos carros, na VW, dentro da oficina verao o AG2000, que é da STP com a marca da VW, assim como a Toyota e a Mitsubishi, é tudo questao de Royaltie....
Eu nao hesito, STP com força, olha o respaldo que os caras tem!!!
Como disse um amigo por aki, se fosse bom as montadoras recomendavam, mas pode ter certeza que qdo seus bicos estiverem ruins, eles vao te cobrar varias horas de serviçi para retirar os bicos, mas vao apenas colocar o COMPLETE SUPER CONCENTRADO na sua Hilux ou L200 ou etc, e funcionar ela por algumas horas para que o produta faça efeito! e pronto, voce pagou 700rais e eles gastaram 60!!!
é assim que funciona, tem duvidas, vai nas concessionarias que citei e entre na oficina e pergunte aos mecanicos, principalmente na BMW/MINI e na VW e Mitsubishi...
Walter L. L. Casitta
01/06/2011, 22:50
Galera,
O porque do aditivo? porque a mer$# hoje é o biodiesel, façam o segunte teste, é bem simples, para verem o que fica no tanque, coloque diesel em um vidro e um pouco de agua para ele separar, e verao que vai ficar uma camada de gordura entre a agua e diesel, é isso que fica no sistema inteiro do carro.
é como aquela gordura da feijoada qdo fica parada em cima do fogao... pode acreditar.
Simplesmente pq é uma coisa mundial, pra exportaçao, lá existe para reduçao da fumaça, do consumo, para uma "manutençao preventiva", pois mantem o sistema limpo e lubrificado, e aí vem as questoes externas, mais componentes para antender tambem aos outros paises...
O enxofre com a agua que transforma em acido sulfurico é a mais pura realidade, entao, e os carros que nao tem o separador de ;agua???
é mta coisa gente...
E vamos lá, a unica empresa no mundo que tem Homologaçao dos aditivos é a STP, pois simplesmente a Mitsubishi, toyota, nissan, hyunday, usam estes produtos, a BMW e MINI, se forem em uma consessionaria, e abrirem o porta malas dos carros, verao um vidro do aditivo para gasolina, que sai de fabrica com o produto na mala dos carros, na VW, dentro da oficina verao o AG2000, que é da STP com a marca da VW, assim como a Toyota e a Mitsubishi, é tudo questao de Royaltie....
Como disse um amigo por aki, se fosse bom as montadoras recomendavam, mas pode ter certeza que qdo seus bicos estiverem ruins, eles vao te cobrar varias horas de serviçi para retirar os bicos, mas vao apenas colocar o COMPLETE SUPER CONCENTRADO na sua Hilux ou L200 ou etc, e funcionar ela por algumas horas para que o produta faça efeito! e pronto, voce pagou 700rais e eles gastaram 60!!!
é assim que funciona, tem duvidas, vai nas concessionarias que citei e entre na oficina e pergunte aos mecanicos, principalmente na BMW/MINI e na VW e Mitsubishi...
A questão é a seguinte. Quanto se deve gastar com aditivos ao longo de 100.000Km? E quanto se economiza em manutenção usando o aditivo ao longo desses 100.000Km. É nisso que eu questiono em relação aos aditivos.
Imagino que se um aditivos desses custar R$10,00, tendo que usar um a cada tanque cheio, (a final se for para neutralizar eventual umidade contida no diesel tem que ser usado em todos os abastecimento) são R$2000,00 reais gastos num período de 100.000Km. R$2000,00 dá pra reformar um BI e 4 bicos novos.
No caso dos veículos novos com motor eletrônico CR com 3 anos de garantia é natural esperar a recomendação dos fabricantes, isso substitui um eventual gasto coberto pela garantia pro dono do veículo. O "propriotário" pagaria para evitar que o fabricante tenha algum custo com garantia.
Legal mesmo é a Mit que não dá chance pro cliente escolher. Ela coloca um preço fixo de revisão programada e coloca (quando coloca) em letras pequenas lá em baixo dizendo que "eventualmente" poderão existir um gasto adicional com flushs e aditivos para limpeza do sistema de injeção. Esse aditivo custa só R$80,00 e o "eventualmente acontece em todos as revisões".
Olá Guilherme,
do jeito como escreveste dá a entender que o biodiesel é algo ruim, e mais, que tem relação com eventuais ¨gorduras" que ficam nos sistemas de combustível.
Adianto para você que caso tenha sido esta a intenção, você está equivocado;
1. o biodiesel é algo maravilhoso, em termos sociais, ambientais e mecânicos, tendo poder calorífico maior que o diesel (mais energia por litro); é algo interessante para o país, pois permite "plantar" a energia, tendo uma fonte teoricamente infinita de óleo; o programa brasileiro foi uma das poucas coisas q o "barbudo" do PT fez nesta me*da de país.
2. sobre o seu teste e o sobre a alegação da existência de uma camada que não seja óleo ou água, também equivoca-se caso você alegue que seja bio-diesel ou resíduos de bio-diesel. Primeiro, seu teste foge completamente de qualquer método científico, não merece nem apontamentos; mas vamos ver:
2.1. misturar água nunca separaria diesel do bio-diesel; separar os dois é praticamente impossível por métodos simples.
2.2 caso você conseguisse separar, a quantidade de bio-diesel ainda é muito pouca, tornando impossível a visualização in-vitro, sem métodos de amplificação (aumento)
2.3 a quantidade de testes e de amostras está inadequada para se chegar a algum resultado. Deve-se ter no mínimo umas 10 amostras de diesel diferente e uns 5 testes com cada amostra.
2.4 esta camada estranha pode ser muitas coisas: ESPUMA, cinzas, ESPUMA, sujeiras do seu tanque, ESPUMA, aditivos da distribuidora, ESPUMA, aditivos do posto (diesel batizado), ESPUMA, espuma, espuma, ...
O atual gorverno deveria incentivar a aumentar o bio-diesel sobre o diesel até chegarmos em pelo o menos 25%, como no sistema gasolina-álcool.
T+
Daniel
Galera,
é mta coisa gente...
leobnaval
02/06/2011, 18:11
Aí sim...concordo com você.
Sem embasamento técnico é tudo picuinha....
[]s
Carlos A. C. Azevedo
02/06/2011, 21:12
Rapaiz biodiesel é bom o que não presta é o preço e a forma que guardam ele, é isso que estraga, ninguem lembra desssa parte???
leobnaval
02/06/2011, 22:27
Acontece que essa parte é igual para todos os combustíveis, transporte, armazenamento, isso quando não são batizados esses são os grandes problemas dos nossos combustiveis, independente se é bio-diesel ou diesel, gasolina, etc.
[]s
moysesnunes
04/06/2011, 23:57
Nossa, isso "soa" quase como ufanismo ingênuo :rolleyes: ou na melhor das hipóteses é nivelar por baixo a qualidade do diesel do 1º mundo :putz:
Só para constar, a gloriosa Sra. D. Petrobrás perdeu há questão de semanas o título do qual tanto se vangloriava, de ser uma empresa autosustentável :rolleyes: ahh, e quem "encabeçou" a cassação não foi nenhuma concorrente, como muitos devem pensar :discordo: foi um conselho da FGV que, chegou a conclusão que, a empresa utilizava/manipulava da forma enganosa o título cassado.
Enquanto se auto-proclamava defensora do meio-ambiente em seus comerciais, continuava produzindo/entregando um diesel de péssima qualidade :rolleyes: chegando a 3000 ppm de chumbo, ao passo que lá fora o diesel há muito não passa dos 50 ppm.
A empresa tbém está enfrentando um sério entrave judicial, pois está sendo cobrada por inúmeras organizaçãos ambientais, pelo cumprimento de um contrato no qual a Petrobrás já deveria ter disponibilizado a partir de janeiro deste ano o diesel com as prometidas 50 ppm, mas não o fez :rolleyes: e não tem a menor idéia de como o irá fazer :putz:
Outro problema diz respeito ao baixo índice de cetano que, seria algo equivalente à octanagem na gasolina.
Bem, o que ainda não consigo entender é como vc chegou à conclusão que nosso diesel é de padrão internacional :pensativo:
Meu caro, em 2009 a Petrobrás atendia determinação para entrega de diesel com teor de ENXOFRE de acordo com a legislação vigente. O CONAMA por uma ação política obrigou a empresa a rever seus procedimentos e estabeleceu um calendário para isto. Hoje o acordo determina que a empresa deverá, á partir de jan/12 em algumas regiões do País a distribuir o diesel com 10 ppm de enxofre e até 2014 em todo o território nacional. O diesel fornecido para as áreas metropolitanas possui 500 ppm.
Chumbotetraetila era usado, a muito tempo atrás, na gasolina!! Hoje é o alcool como agente de estabilização.
Octanagem é o índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto e o número de cetano mede a qualidade de ignição de um combustível.
Valeu!!!
moysesnunes
05/06/2011, 00:15
O querosene pode ser usado, mas não vale o custo. Não tem mágica. Por exemplo: aditivo para gasolina ou gasolina aditivada, "é detergente", ODD, LIMPOL... a função é essa, lavar.
Água no diesel aparece por conta do motorista que entregou a carga ou do dono do posto. Não acreditem que a Petrobrás entrega o diesel fora das especificações exigidas, sou funcionário, trabalhei 20 anos em uma refinaria e posso garantir o que digo.
O único combustível que é muito diferente é a gasolina podium, essa é o bicho, pode ser cara mas não deixa uma molécula de sugeira no motor, mas infelizmente não é o nosso caso...
BRAVOECONOVEMBER
05/06/2011, 10:21
Ok, então, para complicar um pouco mais, pelo que foi lido, significa que é bom e realmente funciona usar, +- de 6 em 6 meses, um aditivo para limpeza dos bicos da STP? Isso, é claro, desconsiderando que contaminação do sistema pode se soltar e ir entupir os bicos...
Guilherme A. Araújo
05/06/2011, 10:41
Nao disse que o biodiesel é ruim. Concordo com vc, o que o corre é que apenas no Brasil, ao contrario da Europa e USA, o biodiesel tem muito de residuo animal, e nao vegetal como é nos outros paises, que permitem no maximo 5% de residuo animal.
O que significa que nao estamos "plantando"o biodiesel...
Qto ao teste da agua, a intençao nao é separar o diesel do biodiesel, isso é impossivel sem ser em laboratorio.
A intençao de colocar uma quantidade de agua em um vidro, é para ver o que ocorre no tanque, pois é só uma forma de simular o que está ali dentro.
E a questao da água meuio turva, é so vc fazer o teste que vai entender. Eu fiz isso de curioso, ninguyem pediu pra fazer ou é pra mostrar pra alguem, fiz por fazer, e saber o que ocorre....
BEC, se vc colocar qqr produto para fazer a limpeza ele nao vai entupir os bicos, porque o carro tem o filtro de combustivel, e mesmo que voce pense que apos o filtro, ou seja, no corpo dos bico haja sujeira, com a pressao que tem o sistema é praticamente impossivel de entupir os bicos.
Se isso ocorresse, as montadoras que usam este tipo de produto para fazer a limpeza, nao os usaria, nao é?
Gente, eu só falo isso, pq sou meio como Sao tomé, acredito vendo, entao, antes de usar estas coisas pesquisei muito, fui atras e tal.
Dentre meus amigos, um é dono da Mitsubishi Tauro Motors, o outro é gerente da Hyundai CAOA daqui, e um é gerente de peças da NISSAN, e digo pra voces com muita firmeza, eles nao desmontam mais bicos para fazer liompeza, apenas colocam o produto, com a marca deles, mas é produzido pela STP, por isso, e por nao ver mais nenhuma outra marca de produtos, com homologaçao em 1 montadora sequer, eu acho que o aditivo da STP é o melhor.
Se a BMW manda no porta malas dos carros 0km produto STP, pq seria ruim....
BRAVOECONOVEMBER
05/06/2011, 10:51
Ok. Perguntei de entupimento pra ver a experiência do pessoal mesmo. Em carros novos é mais tranquilo, me preocupa um pouco o nível de contaminação de uma camionete com 12 anos de idade, sabe como é. Se ninguém mais me desaconselhar, vou experimentar uma hora dessas. Tipo, justo antes da próxima troca de filtro.
leobnaval
05/06/2011, 17:18
BEC, se vc colocar qqr produto para fazer a limpeza ele nao vai entupir os bicos, porque o carro tem o filtro de combustivel, e mesmo que voce pense que apos o filtro, ou seja, no corpo dos bico haja sujeira, com a pressao que tem o sistema é praticamente impossivel de entupir os bicos.
Justamente pelos motivos ditos acima, não é necessário limpeza dos injetores ou uso de aditivos para este fim, pois os sistemas são auto-limpantes, ainda mais no diesel em que a pressão do sistema é extremamente alta, o importante é efetuar a troca do filtro nos períodos coretos só isso.
Se isso ocorresse, as montadoras que usam este tipo de produto para fazer a limpeza, nao os usaria, nao é?
Gente, eu só falo isso, pq sou meio como Sao tomé, acredito vendo, entao, antes de usar estas coisas pesquisei muito, fui atras e tal.
Dentre meus amigos, um é dono da Mitsubishi Tauro Motors, o outro é gerente da Hyundai CAOA daqui, e um é gerente de peças da NISSAN, e digo pra voces com muita firmeza, eles nao desmontam mais bicos para fazer liompeza, apenas colocam o produto, com a marca deles, mas é produzido pela STP, por isso, e por nao ver mais nenhuma outra marca de produtos, com homologaçao em 1 montadora sequer, eu acho que o aditivo da STP é o melhor.
Se a BMW manda no porta malas dos carros 0km produto STP, pq seria ruim....
É lógico que eles não desmontam mais, porque afinal a limpeza é desnecessária e constar que você fez um serviço e cobrar por ele adicionando alguns mls de produto no tanque é muito mais lucrativo.
Guilherme modesto e a parte eu não engulo essa coisa de que se BMW usa por que eu não usaria, se fosse assim você deveria usar os fluidos que a BMW usa no seu veiculo tambem. Como os óleos: de motor, câmbio, diferenciais, fluido de freio e embreagem, etc.
Porém como sabemos cada fabricante define um produto que foi validado e testado para o uso em seus componentes, se você usar algo diferente nem sempre a garantia de ter uma melhoria é asegurada, afinal ele definiu as necessidades deacordo com os componentes em contato, a viscosidade, faixa de trabalho, entre outros....
Portanto nem tudo que é bom para um BMW é bom para as outras marcas.
Além do que as concessionárias usam e vão usar até que os clientes fiquem espertos e se informem desta necessidade, é a famosa empurroterapia, como quase que todos os proprietários desconhecem as reais necessidades de manutenção as concessionárias dizem que precisar ser feito e faturam um belo dinheiro com isso, agora se eles estão lucrando você acha que eles vão dizer que isso é desnecessário?
A limpeza dos bicos é desaconselhada pela maioria dos fabricantes, só deve ser feita se constatar algum defeito no funcionamento do motor, então deve se analisar os componentes que possivelmente possam estar ligados a esta falha e fazer a análise deles, no caso do injetor se apresentar alguma anomalia no funcionamento (vazões) então deve ser feito a limpeza e em um equipamento correto ou a substituição do mesmo, em caso de limpeza o mais recomendado é por ultra-som e não os liquidos milagreiros que se vê por aí.
Bico injetor – Fim da picaretagem?
Boris Feldman – Estado de Minas
Montadora afirma ser desnecessária a limpeza de bicos, desmascarando concessionárias que a incluem nas revisões periódicas. Está mais complicado as oficinas das concessionárias enganarem seus clientes ao incluir a “limpeza de bicos injetores” na relação de serviços das revisões periódicas, pois já há pelo menos uma montadora afirmando objetivamente, no manual do proprietário, que a operação é desnecessária.
A receita para o faturamento desonesto é simples: como o automóvel deve ser levado à oficina autorizada para uma revisão “gratuita” sob pena de perder a garantia do fabricante, os recepcionistas (consultores técnicos) são instruídos a incluir – entre os itens previstos no manual – outros serviços rigorosamente desnecessários, como a tal limpeza de bicos. Outros preferidos das concessionárias são a descarbonização (que algumas chamam de descontaminação) do motor, higienização do ar-condicionado, limpeza do sistema de refrigeração, troca do fluido de freio, reaperto geral, lubrificação de portas e maçanetas, etc.
Alguns devem ser realizados de fato, mas jamais na revisão de 10 ou 15 mil quilômetros. A limpeza de bicos e a descarbonização, por exemplo, raramente são necessárias.
A conseqüência desta enrolação é que uma revisão obrigatória, que deveria custar cerca de R$ 200 a R$ 300, acaba beirando ou ultrapassando os R$ 1 mil.
Reprodução/Manual da Ford Conforme manual do Ford Focus Flex, limpeza de bicos é dispensável.
No manual
As oficinas das concessionárias, para convencer os motoristas a aprovar o serviço, costumam alegar que a recomendação parte da própria montadora. Como ninguém confere no manual se o item está relacionado ou não, o serviço acaba sendo autorizado. Mas agora, pelo menos uma montadora, a Ford, preocupou-se com o bolso do consumidor e resolveu ser objetiva em seu manual, afirmando expressamente não ser necessária a limpeza de bicos injetores nas revisões periódicas, pois eles são autolimpantes. A explicação dos engenheiros das montadoras é que os bicos (o nome técnico é válvula injetora) são submetidos a pressões elevadíssimas na passagem do combustível e, por isso, é difícil ou quase impossível a formação de resíduos em seu interior. Afirmam também que existe de fato a possibilidade de problemas nos bicos, mas que, neste caso, a solução é quase sempre sua substituição. Além disso, a eventual limpeza de bicos só é necessária caso o motor apresente um problema de desempenho: difícil de pegar, marcha lenta irregular ou
com variação de rotações. E nunca “preventivamente”, como insinuam os consultores.
E as outras?
Se vale para a Ford, vale para as outras montadoras, por um simples raciocínio: existem duas grandes fabricantes de sistemas de injeção (que incluem os bicos) no Brasil, a Bosch e a Magneti Marelli. Que fornecem para a Ford e também para outras marcas. Portanto, a observação da Ford em seu manual vale para praticamente todos os demais modelos.
Quando um automóvel é levado para a revisão periódica e a concessionária inclui no orçamento algumas operações não previstas pela montadora, o dono deve negar e não
autorizar sua execução, para evitar pagar por um serviço totalmente desnecessário. Se a oficina insistir, basta pedir que seja verificada a relação oficial de itens prescritos para a
revisão.
Empurroterapia
Muitas concessionárias aplicam uma fórmula simples de estimular os recepcionistas da oficina a empurrar serviços desnecessários no momento em que o carro é levado para a
revisão: eles são comissionados pelo faturamento conseguido à custa do desconhecimento do cliente. A limpeza de bicos é justificada pela gasolina adulterada e a descarbonização (ou “descontaminação”) fica por conta do excesso de enxofre ou do óleo lubrificante. Até na hora de receber o carro zero quilômetro o cliente é vítima de golpe baixo: é quando se tenta enganá-lo com o “espelhamento” da pintura, totalmente inútil e que prejudica a camada protetora aplicada pela montadora quando o carro deixa a linha de montagem.
Abraços, Leo
NGDaniel
05/06/2011, 19:57
vou fazer dois comentários:
1o. Bicos ciclo otto são muito diferentes de bicos ciclo Diesel.. eu nao boto nenhum aditivo na minha viatura, nem a pau, e nem tem o porque e como fazer limpeza, nem mecanica ou ultrassonica... esses bicos pizoeletricos são muito sensíveis, além do que, como dito, a pressão é muito alta e etc..
2o. Já no carro da patroa (flex), já mandei fazer o teste e limpeza (ultrassonica) nos bicos.. o carro estava bebendo um pouco mais.. os caras poe os bicos na máquina e fazem o teste na sua frente, da pra ver se algum deles está com vazão diferente (o que no caso ocorreu).. no meu caso, foi necessario, fiz a limpeza e o carro voltou ao normal..
agora limpeza de bicos via aditivos, sei la viu..
leobnaval
05/06/2011, 20:15
Exatamente Daniel, os bicos são diferentes porém o conceito é o mesmo, embora mude bastante os componentes internos e a pressão de trabalho.
Por curiosidade que carro é este da patroa? que limpou os bicos?
Porque tem muita diferença entre os Bosch, Delphi, Magnetti Marelli, Denso, Keihin, etc...
[]s
NGDaniel
05/06/2011, 23:17
Exatamente Daniel, os bicos são diferentes porém o conceito é o mesmo, embora mude bastante os componentes internos e a pressão de trabalho.
Por curiosidade que carro é este da patroa? que limpou os bicos?
Porque tem muita diferença entre os Bosch, Delphi, Magnetti Marelli, Denso, Keihin, etc...
[]s
É um Classic flex.. mas nao sei qual é a marca dos bicos.. engraçado, nunca me interessei por esses detalhes tecnicos de carro de passeio, só de viatura, hehe..
Agora, tecnicamente falando sobre o caso.. meu meca particular havia me dito que o alcool da uma sujada boa nesses bicos... agora nao sei, pq já tinha ouvido justamente o contrário e a especialidade dele é diesel....
leobnaval
05/06/2011, 23:50
Os bicos são Delphi de cor cinza e estes modelo é auto limpante e não necessita de limpeza segundo o fabricante, tanto que a própria GM, declara o seguinte:
General Motors - A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos “bicos injetores” e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.
Portanto, você tem que ver se realmente só foi feita a limpeza dos bicos para o carro ter ficado um pouco mais econômico, por que a maioria dos casos os mecânicos dão uma geral no veiculo e inclusive limpam os bicos aí o carro melhora e você acha que foi a limpeza que melhorou e na verdade foi alguma outra coisa que ele fez, além do que a maioria das máquinas que os mecânicos usam não possuem precisão para medição de vazão de injetores, servem apenas para ter uma noção ou referencia e olhe lá.
[]s
NGDaniel
06/06/2011, 08:05
Os bicos são Delphi de cor cinza e estes modelo é auto limpante e não necessita de limpeza segundo o fabricante, tanto que a própria GM, declara o seguinte:
General Motors - A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos “bicos injetores” e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.
Portanto, você tem que ver se realmente só foi feita a limpeza dos bicos para o carro ter ficado um pouco mais econômico, por que a maioria dos casos os mecânicos dão uma geral no veiculo e inclusive limpam os bicos aí o carro melhora e você acha que foi a limpeza que melhorou e na verdade foi alguma outra coisa que ele fez, além do que a maioria das máquinas que os mecânicos usam não possuem precisão para medição de vazão de injetores, servem apenas para ter uma noção ou referencia e olhe lá.
[]s
Fui numa empresa especialista em injeção, os bicos foram colocados numa maquina que simulava o seu funcionamento.. um deles estava com vazão menor, eles vazam para um recepiente que tem a qtd de ml vazada em determinado tempo... acompanhei todo o serviço que foi apenas, retirar os bicos e colocar na maquina que faz teste e limpeza... o consumo voltou ao normal...
Guilherme A. Araújo
06/06/2011, 19:48
É, bicos auto limpantes, igual liquidificador e fogao né...
Limpam sozinhos....
As lompezas existem pq sao feitas com produtos que degradam a sujeira e/ou na vibraçao elas se soltam e ao colocar na maquina de vazao, estas sujeiras passam pelos orificios dos bicos...
Bom, as opinioes sao muito diferentes, logico, mas o nosso diesel é muito limpo, a gasolina e o alcool, melhores ainda, e uito melhores sao as condiçoes dos tanques que transportam esses combustiveis e dos que sao armazenados nos postos...
Duvido um carro com 100mil km ficar nas mesmas condicoes do sistema de injeçao que um de 10mil, mas milagre existe né..
bicos auto limpantes tambem, qdo estragar os bicos do meu carro, vou procurar de uma carro batido, pq nao vai importar o uso mesmo, nem o tipo de combustivel usado, pq eles sao autolimpantes.
Boa essa, mais uma forma de economizar na manutençao dos nossos carros...
A proposito, as montadoras que homologaram os aditivos da stp tbm nao sao as principais, e sao todas no mesmo ramo, mesmo fabricante de peças, de motor e tudo: Mistsbishi, Nissan, Hyunday, BMW, Audi, Subaru, VW MUNDIAL!!!
Essas aí sao as menos importantes no mundo, alias, acho que nem tem tantos carros delas rodando pelo mundo afora...
leobnaval
06/06/2011, 20:39
Amigo já que gosta tanto desse produto e de gastar dinheiro, manda uns frasco pra mim...hehehe
[]s
Guilherme A. Araújo
06/06/2011, 21:45
Amigo já que gosta tanto desse produto e de gastar dinheiro, manda uns frasco pra mim...hehehe
[]s
kkkkkk....
Nao é que gosto tanto assim...
é que o topico é de aditivos, e manifestei a minha opiniao e o meu modo de vista do que co-relaciona com o assunto..
E pelos fatores que expus, acho q o stp é o melhor...
Guilherme, conhece o FlUXEK? Foi desenvolvido pelo Mestre Sukys (q anda sumido!!). Este é bom, recomendo.
Dá uma olhada (vou postar o anúncio todo aqui, em honra à memória do Sukys):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/31563-vende-se-fluxek.html
A concorrência bem que tentou, mas nada impedirá o sucesso de FLUXEK
LANÇAMENTO COM EXCLUSIVIDADE PARA ESTE FÓRUM
INÉDITO
FANTÁSTICO
MARAVILHOSO
INIGUALÁVEL
:dance::palmas:FLUXEK :palmas::dance:
(pronuncia correta: flucheca)
Após anos de pesquisa nos laboratórios da Ginguerman Wastidaumer, sediado em Strubhauss, chega enfim ao mercado brasileiro o revolucionário FLUXEK
Produto patenteado em 134 países, FLUXEK reúne em um unico produto tudo aquilo que você sempre sonhou para o seu veículo: potência, economia e durabilidade, e o melhor, sem mudar absolutamente nada no seu carro.
FLUXEK é um aditivo à base de fluidos xexelentos obtidos da efusão de material orgânico sintetizado em laboratório, que agrega propriedades poli-vitamínicas das cadeias longas dos hidrocarbonetos, associado ao poder anti-adstringente do óleo de vernacullum eomajosta, planta muito rara, só cultivada nas estepes frias do monte Yabundam.
Tudo isto somado à alta concentração de ions de carga negativa faz do FLUXEK o melhor aditivo jamais feito, proporcionando ao seu motor um aumento de potência de aproximadamente 158,42%, incremento de torque na faixa de 238,77%, o que se traduz em economia de combustível que ultrapassa o consumo. Quanto mais usar seu carro aditivado com FLUXEK mais combustível existirá no tanque, e poderá ganhar muito dinheiro vendendo o excedente para seus amigos. Seja o primeiro, não perca esta oportunidade!
E as vantagens de FLUXEK não param por aí.
Usando FLUXEK diga adeus ao atrito. Logo na primeira aplicação de FLUXEK e o fluido xexelento recobrirá por completo todos as partes envolvidas, dando fim até aos atritos que são comuns no transito ou mesmo no trabalho, eliminando por completo os ruídos que tanto lhe incomoda. Comprove você mesmo!
FLUXEK NÃO É MILAGRE, É TECNOLOGIA !
Usando FLUXEK os resultados serão imediatos. Observe o relato deste usuário paulista: "Estacionei o carro para comprar FLUXEK e quando voltei ele não estava mais lá. Impressionante, foi só comprar FLUXEK e o motor ficou tão potente que nem a polícia conseguiu acompanhar meu carro"
Isto é EXTRAORDINÁRIO !
Usando FLUXEK seu motor será retificado automaticamente. Comprove este FATO com o testemunho de usuário carioca: "A força do FLUXEK em atrair partículas metálicas é tão intensa que só na primeira semana de uso o bloco do motor aumentou seu peso em um quilo, tudo de bala perdida"
Isto é MARAVILHOSO !
E não pense que é só no Brasil, confira o que FLUXEK proporcionou a este usuário residente no Iraque: "Depois que passei a usar FLUXEK em meu carro-bomba, não existe Hummer que me acompanhe de perto"
Isto é SENSACIONAL !
As propriedades maravilhosas do FLUXEK vão muito além do que se imagina, confira nesta declaração recebida por email, assinada por Blonde Bimbo: "Não entendo nada de carros mas meu marido me convenceu e também passei a usar FLUXEK e em apenas uma aplicação meus cabelos estão lisos e sedosos como nunca"
Isto é MULTI USO !
Em todas as listas e fóruns especializados não se fala em outra coisa a não ser em FLUXEK,vejam o testemunho INQUESTIONÁVEL deste participante da lista Pegas & Rachas:"naum da otra eh dah ora valew"
Isto é FANTÁSTICO !
Se ainda não está convencido das maravilhas que FLUXEK pode proporcionar, leia o editorial da seção de automobilismo do jornal russo Lambiskaiovisc:"Kamaradas, iet itslaviskas cosomov pandero xoxo, niet de vodka, but trabalinskas meaboka, morolev FLUXEK motoren balalaica Niva in sputinik, edakoro in Cheroka ekipauskas GNV. Produtov maravilhovisque, rekomendo"
Isto é FENOMENAL
Não perca mais tempo e adquira JÁ o seu FLUXEK
MAS ATENÇÃO!
FLUXEK só é encontrado em nossos representantes oficiais: oficina do Zé Biela, açougue Belatripa e na Jaca & Gado Distribuidora, mas para sua maior comodidade também pode ser adquirido por telefone, basta ligar para (código da operadora) meia-meia meia-mole meia-dura, que um dos nossos colaboradores de tele-marketing terá o máximo prazer em atende-lo.
E TEM MAIS !
Comprando agora o seu FLUXEK receberá inteiramente GRÁTIS o livro de auto-ajuda do FAMOSO professor chinês Too Mey No Head, mais uma EXCLUSIVA miniatura de asno assinada pelo CONCEITUADO artista plástico Mayon Nezie, e um UTILÍSSIMO abanador portátil confeccionado em LEGITIMA folha de bananeira.
GARANTIA DE RESULTADO OU SEU DINHEIRO DE VOLTA !
É impossível deixar de reconhecer os valores de FLUXEK, mas os frabricantes de FLUXEK respeitam o seu direito de consumidor.
Se no prazo de sete segundos não ficar satisfeito é só recolher todo o FLUXEK com canudinho de refrigerante, armazenar em embalagem à prova de terremoto, e enviar pessoalmente ao nosso representante em Somequistão, que após a identificação da presença de todas as moléculas em sua ordem original o valor será ressarcido em no máximo algum tempo.
E AS VANTAGENS NÃO PARAM POR AI !
Adquirindo AGORA o seu FLUXEK com um de nossos colaboradores de tele-marketing a despesa de envio será por nossa conta. Basta apresentar o comprovante de depósito que lhe enviaremos instantaneamente o seu exemplar de FLUXEK.
É isso mesmo, instantaneamente! Por ser constituído de fluído xexelento o FLUXEK é enviado em estado natural, na forma de gás e por via aérea, diretamente do nosso depósito para a comodidade do seu lar.
Você economiza na taxa de envio, e a economia que fazemos com embalagem será revertida com a plantação de um pé de repolho, com direito a placa de identificação com seu nome escrito em letras douradas. É o FLUXEK cuidando até do meio-ambiente!
EXCLUSIVIDADE PARA OS PARTICIPANTES DESTE FÓRUM !
Faça um teste com FLUXEK sem compromisso, e para isso não é necessário enviar carta, nem email e muito menos telefonar. Basta concentrar-se no FLUXEK que o inigualável fluido xexelento avisará da sua chegada com um silvo grave e entrecortado, acompanhado da sensação de bem estar que só o verdadeiro FLUXEK é capaz de proporcionar.
FLUXEK GUARDE ESTE NOME !
MINISTÉRIO DA EMBROMAÇÃO ADVERTE: pessoas inescrupulosas estão criando adaptações em seus carros sem a menor eficácia, tentando vender a idéia como se fosse FLUXEK. Não aceite imitações, somente FLUXEK possui o verdadeiro fluido xexelento.
:mrgreen:
Pessoal, esta foi uma forma bem humorada que encontrei para chamar a atenção, tanto de produtos quanto de adaptações que não servem pra nada, a não ser a perda de tempo e dinheiro dos incautos.
(texto acima de autoria de Sukys)
T+
Daniel
kkkkkk....
Nao é que gosto tanto assim...
é que o topico é de aditivos, e manifestei a minha opiniao e o meu modo de vista do que co-relaciona com o assunto..
E pelos fatores que expus, acho q o stp é o melhor...
Guilherme A. Araújo
06/06/2011, 22:35
De tudo que foi falado neste tópico, nao existe coisa melhor!!!
Tá dificil até de escrever de tanta risada...
Parabéns pela criatividade, com uma dessas, ganha até do Polishop!!!
rsrs
Cadê o Sukys, alguém tem notícia?
Este foi um dos caras mais inteligentes deste fórum.
Cada mensagem dele é uma aula...
T+
Daniel
De tudo que foi falado neste tópico, nao existe coisa melhor!!!
Tá dificil até de escrever de tanta risada...
Parabéns pela criatividade, com uma dessas, ganha até do Polishop!!!
rsrs
Carlos A. C. Azevedo
07/06/2011, 14:06
Rapaiz, pra ter uma ideia vou contar uma historinha de bicos:
Tenho uma palio week 2001 fire 16v 1.0 e ela sempre teve uma falha fdp troquei alguns componentes da injeção e cheguei nos bicos depois de muita analise ahuuhahuahuahu, arranquei os bicos fora, só de inicio TODOS os bicos estavam com sujeira pelos lados e alguns pedaços de terra passando do o ring, depois fui olhar os furos são 2, e de novo TODOS ELES, estavam enferrujados ao redor e creio que também tinha algum pedaço de sujeira nos furos.
Ai vem a parte legal, como isso ja era de noite quase 8 horas de um sabado, deixem eles de molho em um copo cheio de car 80, que disque é bom pa limpa o bico e deixei lá, peguei no outro dia e tava lá todo mundo quase do mesmo jeito, sujo que só o cacete, então peguei dois fios, a morsa, e uma garrafa de gás pra dar uma pressão, primeiro foi só dando uns pulsos pra ver se passava alguma coisa, dos 4 só tinha um passando e ainda sim muito ruim, então fui pra pressão, coloquei lá aproximado uns 5 bar em todos, depois disso joguei de novo o car 80 e agora tava passando +OU-, putz a diferença desgraçada que deu, mas foi só nos primeiros dias, mesmo, voltou a falha de novo, estou comprando os bicos novos, agora da bosch os verdin, que esses que tão rodando aqui são um tal de skalker alguma coisa assim, ou seja.. num deve prestar.. qualquer coisa que tiro umas fotos e posto aqui pra ver a situação.
Tenho ela desde 2006 e nunca usei nenhum aditivo, não sei se o dono passado usava..
leobnaval
07/06/2011, 22:06
O Guilherme já encomendou um galão de FLUXEK, mas não quis espalhar pro pessoal kkkkkkk
Carlos, acho que os injetores são da magnetti marelli o modelo original, não é isso. Esses são ruins mesmo, e precisam de limpeza...
[]s
Carlos A. C. Azevedo
07/06/2011, 22:21
O Guilherme já encomendou um galão de FLUXEK, mas não quis espalhar pro pessoal kkkkkkk
Carlos, acho que os injetores são da magnetti marelli o modelo original, não é isso. Esses são ruins mesmo, e precisam de limpeza...
[]s
Eles vão é pro saco literalmente, HUAHAUHAHUA, o sistema dela é magnetti marelli mas usa peças da bosch vai entender, já encomendei os 4 bicos e tomara que fique bom, 135 conto cada um, senão ficar bom, vendo o carro pro ferro velho e pago a conta AHUUHAHAU
:concordo:
Rei da Terra
15/11/2011, 14:47
Aki em Cbá nao tem Diesel Podium, nao deve ter chegado por aki ainda...
Mas sempre abasteço em postos BR, Esso, Texaco, Shell, e ai depois os outros. ( pode seeer besteira mais sao os postos q mais tenho confiança ).. e sempre combustíveis EXTRA (Adtiavado)... Lembrando q o Esso aki em Cbá tbm nao vi... Mas quando estou onde teem um, sempre paro para abastecer.
Abraço ae Galera.
Walter L. L. Casitta
15/11/2011, 17:02
Aki em Cbá nao tem Diesel Podium, nao deve ter chegado por aki ainda...
Mas sempre abasteço em postos BR, Esso, Texaco, Shell, e ai depois os outros. ( pode seeer besteira mais sao os postos q mais tenho confiança ).. e sempre combustíveis EXTRA (Adtiavado)... Lembrando q o Esso aki em Cbá tbm nao vi... Mas quando estou onde teem um, sempre paro para abastecer.
Abraço ae Galera.
A bandeira não importa tanto quanto a honestidade do dono do posto. O diesel é o mesmo da Petrobras pra todas as bandeira...
Rei da Terra
15/11/2011, 21:10
Lembrando a todos, q cuidar de nossas Pick-Ups vai mto alem de só as deixar limpinhas e enceradas.
Na hora de abastecer temos q ter a noçao q o que esta sendo colocado em seu tanque vai direto, para a sua parte mais importante ... ( Coração ) hehee.
Por isso q eu assim como muitos so abastecem em lugares de confiança.
Abç a todos. :concordo:
Rei da Terra
15/11/2011, 21:12
Sim, sei disso, tanto que o meu pai trabalha com vendas de combustíveis.
Mas nao vai nem da honestidade do dono do posto, pois os postos com bandeira sao fiscalizados, e periciados com muita cautela,algumas bandeiras, bem lembrado, mais isso tbm nao impede de haver combustível, adulterado.
Quando me referi a essas bandeiras, estava me referindo tanta a pericia como as particularidades de cada bandeira...
Abraço e desculpe por nao explicar de uma forma correta.:dance:
Abraço especial pra vc Walter, vejo q vc tem muita experiência nos mais diversos assuntos.
Walter L. L. Casitta
15/11/2011, 21:38
Sim, sei disso, tanto que o meu pai trabalha com vendas de combustíveis.
Mas nao vai nem da honestidade do dono do posto, pois os postos com bandeira sao fiscalizados, e periciados com muita cautela,algumas bandeiras, bem lembrado, mais isso tbm nao impede de haver combustível, adulterado.
Quando me referi a essas bandeiras, estava me referindo tanta a pericia como as particularidades de cada bandeira...
Abraço e desculpe por nao explicar de uma forma correta.:dance:
Abraço especial pra vc Walter, vejo q vc tem muita experiência nos mais diversos assuntos.
Diesel adulterado intencionalmente eu pelo menos não conheço nenhum caso, mas sei de proprietário de postos que não fazem a manutenção correta no equipamento do posto, principalmente no filtro prensa e esse é um grande problema para que tem veículos a diesel...
SUPER 4X4
23/03/2016, 15:40
Vale salientar que o motor da F-1000 é pré-histórico :mrgreen: não me surpreenderia se funcionasse com banha de porco no tanque :mrgreen:
kkkkkkkkkkk
Xamã do Brasil
24/03/2016, 21:41
:D Boa noite, prezados!
Sempre usei, nos meus carros flex, gasolina aditivada.
Agora, nas viaturas diesel, S-10 Evolux, que é um diesel aditivado.
Só isso!
Nada de problemas com os bicos, até agora...
Um abraço a todos,
Xamã do Brasil :concordo:
Caros jipeiros,
Possuo um Jeep Grand Cherokee CRD ano 2009. O motor diesel é de última geração - common rail - produzido pela mercedes-benz. É o mesmo motor da ML 350. Depois que fiz a troca de óleo e filtro com 6.000km, aos 9.000km, quando precisei fazer uma ultrapassagem na estrada, de 80 km/h a 120km/h, acendeu a luz de injeção do motor e foi acionado um dispositivo eletrônico limitador de giro (máx 3.000 rpm). Precisei parar o carro e desligá-lo para voltar a acelerar. Depois disso, a luz de injeção acendeu mais umas 8 oito vezes. Desde que comprei o carro (0km) até a hora da revisão (12mil km) sempre utilizei diesel comum e em postos diferentes, pois rodo muito em estrada. Quando fui fazer a revisão, fiquei impressionado a sujeira acumulada nos filtros de óleo e combustível. Troquei estes filtros mais o de ar e a partir daí somente abasteci com diesel aditivado. Já rodei mais de 2000 km desde então, sem que a luz de injeção acendesse novamente. O gerente da oficina da MinasMáquinas (BH) me afirmou que o diesel comercializado é de péssima qualidade e que eu buscasse sempre abastecer em um único posto. Depois disso, concluí que o diesel aditivado é de sobremaneira superior. O carro ficou outro depois de utilizar este diesel em rotina.
Grande abraço.
resgatando este tópico... tenho carros a diesel há mais de uma década. Sempre dei preferência para o diesel S10 aditivado... com certeza o uso constante deste combustível vai fazer com que o usuário tenha muito menos dor de cabeça com a bomba injetora, bicos, válvula EGR, catalisador, sujeira no tanque, etc, etc, etc... desde que surgiu a injeção eletrônica, eu só uso combustível aditivado nos meus carros... sejam motores a gasolina ou diesel... muitos destes carros rodaram bem mais de 100 mil Km sem nenhum problema com bicos ou bomba de combustível.
Sempre tive dúvidas sobre utilizar ou não aditivo no diesel s10. A camionete é uma Frontier 2011, com Egr isolada e ainda sem DPF, devido ao ano de fabricação.
Nos últimos 12 meses fiz uso de alguns aditivos, como Kobe Perfect Clean, Wynns, Bardahl. Todos usados de maneira preventiva, a camionete não apresentava nenhum defeito que me fizesse querer corrigir com aditivos. Apenas preventivo mesmo.
Durante o uso, não notei diferença alguma no funcionamento, reparei apenas uma singela melhora no consumo, mas quase insignificante.
Porém, não sei se foi coincidência ou não, recentemente tive problemas com a viatura, tive que trocar a válvula Mprop, que controla a pressão na bomba de alta e a válvula da turbina, isso dentro de 3 meses.
Gostaria de saber a opinião dos mecânicos que participam do fórum. Será que realmente compensa usar aditivos para o diesel S10 ou não?
Sempre tive dúvidas sobre utilizar ou não aditivo no diesel s10. A camionete é uma Frontier 2011, com Egr isolada e ainda sem DPF, devido ao ano de fabricação.
Nos últimos 12 meses fiz uso de alguns aditivos, como Kobe Perfect Clean, Wynns, Bardahl. Todos usados de maneira preventiva, a camionete não apresentava nenhum defeito que me fizesse querer corrigir com aditivos. Apenas preventivo mesmo.
Durante o uso, não notei diferença alguma no funcionamento, reparei apenas uma singela melhora no consumo, mas quase insignificante.
Porém, não sei se foi coincidência ou não, recentemente tive problemas com a viatura, tive que trocar a válvula Mprop, que controla a pressão na bomba de alta e a válvula da turbina, isso dentro de 3 meses.
Gostaria de saber a opinião dos mecânicos que participam do fórum. Será que realmente compensa usar aditivos para o diesel S10 ou não?
para ajudar o colega
Aditivos de Diesel - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=nmzE2-U2Ekk)
O aditivo da Tirreno T8 também é bom. https://www.tirreno.com.br/wp-content/uploads/2024/01/kD5sAavPNWq3u6NSJqkzI2OOXa4wseGpYkLJnzIS.png
Aditivo Para Diesel - Tirreno (https://www.tirreno.com.br/produto/aditivo-para-diesel/)
Montebello Podcast: Episódio 01 - Actioil, tratamento multifuncional para diesel. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=7mX0utjS3ps)
O aditivo é mais útil quando você mantém o mesmo diesel por muito tempo no tanque.
Quando digo "muito tempo", me refiro há mais de um mês.
Alguns proprietários enchem o tanque e rodam muito pouco.
É o simples costume de querer parar poucas vezes no posto. Tem pessoas que utilizam o veículo quase que somente nos finais de semana, fazendo uso do transporte público durante a semana.
Para estes o diesel parado será mais prejudicial, pois a degradação do combustível será mais efetiva.
Neste caso, o uso de aditivo é bem recomendável, pois diminui bastante a formação de água ou resíduos.
Se você roda diariamente, exigindo reabastecimento a cada 10/15 dias, não precisa se preocupar tanto.
É o caso dos caminhoneiros, que facilmente chegam ao milhão de Km´s rodados, e sem problemas.
Claro que os postos com boa rotatividade de combustível fazem a diferença.
Abastecer em postos de rodovia, ao invés de urbanos, é o recomendável.
Eu tenho rodado cerca de 800 Km´s ao mês, com a Full, É o uso do dia a dia urbano.
Eu nunca encho o tanque.
Abasteço, em média, R$ 200,00, em posto bem movimentado e de confiança.
Não tenho problemas para relatar.
Resumindo, usar aditivos é útil. Basta ver a necessidade.:concordo:
O aditivo é mais útil quando você mantém o mesmo diesel por muito tempo no tanque.
Quando digo "muito tempo", me refiro há mais de um mês.
Alguns proprietários enchem o tanque e rodam muito pouco.
É o simples costume de querer parar poucas vezes no posto. Tem pessoas que utilizam o veículo quase que somente nos finais de semana, fazendo uso do transporte público durante a semana.
Para estes o diesel parado será mais prejudicial, pois a degradação do combustível será mais efetiva.
Neste caso, o uso de aditivo é bem recomendável, pois diminui bastante a formação de água ou resíduos.
Se você roda diariamente, exigindo reabastecimento a cada 10/15 dias, não precisa se preocupar tanto.
É o caso dos caminhoneiros, que facilmente chegam ao milhão de Km´s rodados, e sem problemas.
Claro que os postos com boa rotatividade de combustível fazem a diferença.
Abastecer em postos de rodovia, ao invés de urbanos, é o recomendável.
Eu tenho rodado cerca de 800 Km´s ao mês, com a Full, É o uso do dia a dia urbano.
Eu nunca encho o tanque.
Abasteço, em média, R$ 200,00, em posto bem movimentado e de confiança.
Não tenho problemas para relatar.
Resumindo, usar aditivos é útil. Basta ver a necessidade.:concordo:
fala Glaicon, no video do Actioil fala a respeito do abastecimento de meio tanque e ou tanque inteiro. Se me lembro bem a Pajero tem tanque de metal né? o Acitioil protege essas superficies contra ferrugem.
o que pude ver com o tempo é, tem aditivo bom e ruim. Dos produtos bons tem os que tratam o sistema de combustivel e outros que tratam o diesel caso este seja injetado no tanque. Destes tem os que separam a água e os que dispersam a água, entre outras inumeras coisas. O video do Actioil é bastante esclarecedor.
fala Glaicon, no video do Actioil fala a respeito do abastecimento de meio tanque e ou tanque inteiro. Se me lembro bem a Pajero tem tanque de metal né? o Acitioil protege essas superficies contra ferrugem.
o que pude ver com o tempo é, tem aditivo bom e ruim. Dos produtos bons tem os que tratam o sistema de combustivel e outros que tratam o diesel caso este seja injetado no tanque. Destes tem os que separam a água e os que dispersam a água, entre outras inumeras coisas. O video do Actioil é bastante esclarecedor.
Sim, a Full tem tanque de metal.
Pelo menos, na minha, que é modelo 2008.
Nas mais novas não tenho certeza.
Em 2019 fiz a descarbonização da EGR, sistema de admissão e limpeza do tanque.
Tinha um pouquinho de sujeira, mas nada preocupante.
Ferrugem, felizmente, não tinha.
Seguimos em frente!:concordo:
mais videos sobre diesel, aditivos, quebras
video importante para donos de Amarok
PORQUE AMAROKS QUEBRAM? - @ProfessorNonatoSantos EXPLICA O REAL MOTIVO DO PROBLEMAS NAS BOMBAS CP4 (youtube.com) (https://www.youtube.com/watch?v=3Z_nMrGkrFw)
video importante para donos de Hilux
EP. 1166 // Substituição Do Filtro De Pressão de DIESEL Da Nova Hilux 2.8 2016 em DIANTE 1GD (youtube.com) (https://www.youtube.com/watch?v=z79BWnpVs7Y)