Ver Versão Completa : Blower Roots da Eaton modelo M45 e válvula de alívio pop-up
cristiano
11/01/2005, 08:09
Pessoal,
Vi uma cara no site Trilha4x4 que botou um Blower no motor OHC 2.3 4cc do jeep, exatamente o meu motor!! :lol:
:arrow: O que vocês acham dessa adaptação ?
:arrow: Onde encontra esse blower ?
:arrow: Tem que mexer no capô para não pegar no blower ?
:arrow: Qual será o preço disso tudo ?
Olha o cara aí...
http://www.trilha4x4.com.br/ficha3.htm
Cristiano,
Procura por Blower e Turbo aqui no Fórum, isso já foi muito discutido, avaliado, apedrejado, elogiado, condenado, etc, etc, etc... :wink: :wink: :wink:
[s] pesquisados,
cristiano
11/01/2005, 16:57
Marcelo, se você tiver o tópico onde foi discutido isso eu agradeço, eu estou com problemas em fazer pesquisa na site, não sei se é só eu... vou averiguando...
Dennis Figueiredo
11/01/2005, 17:00
Esse jipe ja está com outro dono, totalmente modificado e usando 4.1 MPFI.... foi meu parceiro no trial. Oque ouvi dizer é que o Borges não foi muito feliz com o blower não.
cristiano
11/01/2005, 17:08
Dennis, será que o Borges tá na área para falar um pouco dessa experiência ?
Dennis Figueiredo
11/01/2005, 17:46
Dennis, será que o Borges tá na área para falar um pouco dessa experiência ?
Não sei como entrar em contado com o figura, aliás, nem o conheço hehehehe..... tem alguma coisa aqui http://www.planetaoffroad.com.br/p08f.htm a reportagem é bem antiga.
Sergio Rocha
11/01/2005, 19:45
Pessoal,
Vi uma cara no site Trilha4x4 que botou um Blower no motor OHC 2.3 4cc do jeep, exatamente o meu motor!! :lol:
:arrow: O que vocês acham dessa adaptação ?
:arrow: Onde encontra esse blower ?
:arrow: Tem que mexer no capô para não pegar no blower ?
:arrow: Qual será o preço disso tudo ?
Olha o cara aí...
http://www.trilha4x4.com.br/ficha3.htm
1- Num motor de mais de 20 anos não vai dar bom resultado
2- Só pesquisando no google
3- provavelmente sim
4- Custa 3x o preço de um turbo. dependendo das adaptações necessárias(novo escapamento,melhoria na alimentaçào,coletores, etc) acredito que uns 5.000,00( pra fazer um serviço decente)
[]'
Dennis Figueiredo
12/01/2005, 08:49
Como o Sérgio falou, esse equipamento é bem caro. Sou defensor de motores originais, se está insatisfeitos com desempenho do guerreiro, compre um motor mais forte original e sem mondificações algumas.
cristiano
12/01/2005, 09:04
Me emocionei com o jeep dele... :cry: :cry: :cry: :cry:
Eu sei que como o motor está agora não vale a pena, o ideal seria retificar para instalar o blower...
Ele conseguiu o blower por 450 lts ... :shock: :shock: :shock:
Agora eu entrei no site que vende esse tipo de equipamento no exterior :shock: e diz que esse modelo M45 é indicado para motor até de 1.6 a 2.0 litros...
cristiano
12/01/2005, 09:05
http://www.capa.com.au/pics/eaton_m45.gif
M45 DATA SHEET
The Eaton Model 45 supercharger was engineered for 1.0L to 2.0L passenger cars and light truck engines. It was designed as a compact, flexible supercharger for increased power without adversely affecting fuel economy. The M45 has proven to be suitable for other engine sizes depending on overall system requirements.
Most installations see a realistic 40% plus increase in power output.
Eaton Superchargers will work effectively in any orientation (Flat, upside down, on edge).
Different length drives are available, giving the custom installer flexibility in the placement of the supercharger.
The M45 is available for counter rotating engines (2 Piece Drive).
A Bypass Valve is included with every supercharger, two different Bypass Valves are available, one that mounts directly on the intake port, and one for remote mount.
http://www.capa.com.au/pics/eaton_M45_drawing.gif
http://www.capa.com.au/pics/eaton_M45_graph.gif
cristiano
12/01/2005, 09:07
se eu encontrasse um como ele eu compraria e começava a fazer o projeto...
Procure na RaceForce.
la tem uns a partir de 1.000,00.
os caras queriam colocar no meu jeep, mas to fora.
o consumo que ja eh grande vai pras alturas.
vai aumentar apenas o giro que ja eh alto pra kct.
no torque, que eh o que interessa, nao vai ter alteraçoes aparentes.
a vida util cai bastante (assim como turbo).
ou seja, apenas pra arrancada mesmo e pra quem tem di$po$içao.
colocaçao na minha lista de prioridades:
1º eixo flutuante
2º bloqueios decentes (2)
3º pneuzoes
4º hi-lift
...
1000º blower/turbo
[]´s bem motorizados.
cristiano
12/01/2005, 11:47
Eu concordo com você com relação as prioridades, mas eu já ouvi dizer que o turbo diminui mais a vida do motor que o Blower...
Eu estou com uma prioridade também que é a troca dos meus diferenciais, pois estou sem 4x4... :oops:
Segundo o Borges ele chama o Blower só quando quer... senão, deixa o giro baixo e anda normal...
Mas foi bom saber que tenho opção de apimentar meu motor...
O Blower funcionava o tempo todo.
O Bomberinho do Borges tinha sim muito mais força que um original, mas era muito mexido, não era só o Blower não.
Tanto que só rodava com gasolina aditivada de primeira.
Mas mesmo assim não acompanhava meu 4.0... :D
Abraços de quem andou muito no bomberinho com Blower e hoje anda bastante de 1.0 com Blower by Ford... :D
Eu concordo com você com relação as prioridades, mas eu já ouvi dizer que o turbo diminui mais a vida do motor que o Blower...
Eu estou com uma prioridade também que é a troca dos meus diferenciais, pois estou sem 4x4... :oops:
Segundo o Borges ele chama o Blower só quando quer... senão, deixa o giro baixo e anda normal...
Mas foi bom saber que tenho opção de apimentar meu motor...
Blower nao se desativa, ele funciona em conjunto com o giro do motor.
Sinceramente acho bobeira, com o dinheiro q ele gastou dava pra colocar um 4.1 e vc tinha muito mais motor por muito mais tempo.
[]'s
Pode ser desativado sim, mas não era o caso.
Dennis Figueiredo
12/01/2005, 16:07
O desativar que falas é tirar a corrêa?.... não deve ser muito prático.
Dennis,
Tem uns blowers - principalmente aqueles que saem para fora do capô, estilo Muscle Car :shock: - que são acionados por um simples botão. 8) Como ele é acionado por correia basta ter um polia louca que possa ser travada, acionando o blower quando desejado. :wink:
Eu sei desse sistema, não sei se é exatamente esse que o Wallace se referiu. :roll: :roll:
[s] blowerizados,
O Blower funcionava o tempo todo.
O Bomberinho do Borges tinha sim muito mais força que um original, mas era muito mexido, não era só o Blower não.
Tanto que só rodava com gasolina aditivada de primeira.
Mas mesmo assim não acompanhava meu 4.0... :D
Abraços de quem andou muito no bomberinho com Blower e hoje anda bastante de 1.0 com Blower by Ford... :D
Se decide
[]'s
Dennis,
Tem uns blowers - principalmente aqueles que saem para fora do capô, estilo Muscle Car :shock: - que são acionados por um simples botão. 8) Como ele é acionado por correia basta ter um polia louca que possa ser travada, acionando o blower quando desejado. :wink:
Eu sei desse sistema, não sei se é exatamente esse que o Wallace se referiu. :roll: :roll:
[s] blowerizados,
Ok, e como funciona a mistura ar combustível?
Oq regula isso quando vc desativa?
[]'s nos mínimos detalhes
Sergio Rocha
12/01/2005, 20:28
fala Scacca
Vc tá pretendendo colocar um blower no Snake ?
[]'
fala Scacca
Vc tá pretendendo colocar um blower no Snake ?
[]'
Vou colocar sim, com aquela cabeça do E.T. pra fora do capo. :lol:
De Snake vou chamar de Naja. :wink:
[]'s
Era muito mexido pelo Borges, que adorava desajustar carburador e ponto de ignição! :lol: e fora o Webber e comando retrabalhado o motor não tinha mais nada de especial, pelo contrário, até o distribuidor ainda era na base do platinado (embora fizesse uso de módulo MSD).
Maiores informações sobre adaptação de Blower em jipe é só contactar quem fez o serviço no Bombeirinho: www.aerocar.com.br
Abraços,
cristiano
13/01/2005, 13:18
mas isso é para uma configuração mais braba não ? se eu quiser uma configuração mais leve, pode diminuir isso... que me dê uns 40 cv à mais...
Ok, e como funciona a mistura ar combustível?
Oq regula isso quando vc desativa?
Grande Scacca,
Nessa vou ficar te devendo... :roll: :oops:
Lembro disso que eu descrevi de um programa na TV que tinha um Maverick com Blower (o famoso ET pra fora do capô :shock: ) e o cara falou por cima do sistema. Chegou a mencionar o consumo que era mais um menos 3 Km/l desativado e 800 m/l ativado. :shock: :shock: :shock:
Vou pesquisar e se souber de algo coloco aqui. :wink: :wink:
Mas isso já faz um tempão, não sei como é hoje em dia, nem se esses novos sistemas mais discretos permitiriam isso. :roll:
[s] pesquisando,
Grande Scacca,
Nessa vou ficar te devendo... :roll: :oops:
Lembro disso que eu descrevi de um programa na TV que tinha um Maverick com Blower (o famoso ET pra fora do capô :shock: ) e o cara falou por cima do sistema. Chegou a mencionar o consumo que era mais um menos 3 Km/l desativado e 800 m/l ativado. :shock: :shock: :shock:
Vou pesquisar e se souber de algo coloco aqui. :wink: :wink:
Mas isso já faz um tempão, não sei como é hoje em dia, nem se esses novos sistemas mais discretos permitiriam isso. :roll:
[s] pesquisando,
Opa, se conseguir descolar esse informação me avise, fiquei bem curioso, ja vi alguns blowers por ai nos encontros do 468SP, mas nada q se desative.
[]'s
...ja vi alguns blowers por ai nos encontros do 468SP, mas nada q se desative.
Para que um motor continue funcionando com o blower parado só se existir um "by-pass" para o fluxo de ar, já que o blower parado impede completamente este fluxo.
Outra coisa é como ativar o blower. Se pensarmos em embreagem elétrica, imagine o tamanho da criança para controlar 10~15~20 ou mais hp's "na forma de freio", e ao mesmo tempo controlar o "by pass".
Que eu saiba isso só existiu em seriado de tv...
Abraços,
Tinha mais taxa também.
Sobre a taxa não tenho certeza mas se foi alterada com certeza foi para menos e não mais.
Abraços,
Foi para mais. Tina 9 e alguma coisa para 1
marcelo nunes
18/01/2005, 00:54
Se taxar mais ainda o motor está pedindo pra quebrar mesmo, porque com a sobrepressão do compressor, as coisas vão ficar meio "apertadas" dentro da câmara de combustâo.
É relativamente comum o uso de polias eletromagnéticas nos blowers. Acionada a embreagem eletromagnética (que lembra vagamente uma daquelas de ventilador de radiador), a polia do compressor deixa de virar louca.
Quanto a mistura, ou ela fica rica pra kct enquanto não está comprimindo, ou se coloca injeção suplementar quando acionada, mas num turbo é mais ou menos isso que acontece também: enquanto a pressão está baixa fica bem rico, pra afinar com a pressão "de trabalho".
joao de marco tavares
18/01/2005, 11:06
Cristiano traz seu jeep aqui para goiania,ou manda só o cabeçote, aqui tem um mecanico que faz um cabeçote para o seu jeep e manda fazer um comando especifico para o jeep, poe um bura duplo nele e vc vai dar pau em muito 4.1 por ai que dizem que andam absurdo.
Vai ficar mehor que turbo , turbo só presta em carro pequeno que vai andar em asfalto.
Dennis Figueiredo
18/01/2005, 11:43
Cristiano traz seu jeep aqui para goiania,ou manda só o cabeçote, aqui tem um mecanico que faz um cabeçote para o seu jeep e manda fazer um comando especifico para o jeep, poe um bura duplo nele e vc vai dar pau em muito 4.1 por ai que dizem que andam absurdo.
Vai ficar mehor que turbo , turbo só presta em carro pequeno que vai andar em asfalto.
Fala João........ tava sumido heim.... ja vendeu os Swampers??????
Quanto a preparar motor, principalmente a jipe de trilha, sou defenssor absoluto a manter o projeto do propulsor original. Acho que se quizer mais força o certo é trocar motor mesmo.
marcelo nunes
18/01/2005, 12:26
Não, turbo serve para motor grande e fica ainda melhor que em motor pequeno, pois precisa de muito menos giro para encher a turbina e atingir torque elevado.
Uma mera preparação de cabeçote jamais alcança o mesmo resultado de um turbinamento.
joao de marco tavares
19/01/2005, 13:57
Dennis já vendi sim os pneus :lol: , mas já me arrenpendi :( ,ref: ao motor eu preparei o meu para fazer indor , teve aqui em minha cidade uma corrida maluca onde corria de tudo , resultado papei todo mundo até 4,9I .
Marcelo a minha preparação em um 6cil alcanca maior potencia que turbo normal em 6cil, ref: a carros pequenos me referi a carros que só andam em asfalto e não em trilhas.
Meu jeep 4,4L preparado gastos R$2000,00 CV 280no dino,giros 6500rpm
Motor 6cil 4,1L turbo gasos R$2000,00 CV230 no dino giros continua os mesmos eu acho que na casa de 4400.
E ai qual anda mais, o com 6600RPM ou 4400RPM?
marcelo nunes
21/01/2005, 00:05
.
Marcelo a minha preparação em um 6cil alcanca maior potencia que turbo normal em 6cil, ref: a carros pequenos me referi a carros que só andam em asfalto e não em trilhas.
Basta um pouquinho de conhecimento e prática em engenharia de motores e ciclo termodinâmico pra desfazer essa idéia.
Meu jeep 4,4L preparado gastos R$2000,00 CV 280no dino,giros 6500rpm
Motor 6cil 4,1L turbo gasos R$2000,00 CV230 no dino giros continua os mesmos eu acho que na casa de 4400.
E ai qual anda mais, o com 6600RPM ou 4400RPM?
Então está na cara que o turbo está MUUUITO amarrado pra girar tão pouco... Um 4.1 turbinado fechar em 4400 é sinal que está com escape mal feito, distribuição errada, dando uma falta braba, ou coisa pior...
E um motor turbinado facilmente já gera muito mais potência mesmo a 4400 rpm que um preparado a 6600...
Ou seja, com menos giro, dá facilmente muito mais Kgfm (que é o que se mede no dinamômetro) e, por consequência, mais cv que o preparado "esgoelado".
E obviamente estando os dois na mesma rotação, o turbo SEMPRE será mais forte, é mera questão de termodinâmica.
Thiago Rodeghel
27/03/2006, 19:42
Alguém aí teria um esquema básico, de instalação de um blower desses tipo Roots??? Com intercooler?
Já tenho o um MSD6T, bicos de maior vazão, bomba eletrica do GTI, HIS para controlar os bicos.
Tô para arrumar uma encrenca dessas pra colocar no APzinho :mrgreen:
[s]