Conectar

Ver Versão Completa : DH de landau - Bomba eletro-hidraulicar

rubensx
19/10/2009, 23:47
Vamos lá galera, seguindo as maluquices bioônicas que estamos inventando surgiu uma dúvida rapida, acho que o leopoldo é o mais indicado mas quem puder ajudar agradeço!

Bom, a duvida é referente a caixa hidro do landau, pois estou colcoando uma bomba eletro-hidraulica para movimentar elea ligada ao alternador, blz até ai tudo bem...

Aidéia é que o ssitema será integrado com sensor de velocidade e vou degradar o fluxo de da bomba eletro hidraulica pelo controle da RACE de velocidade...

Por fim objetivamente falando o que me preocupa se a caixa de DH do Landau não vai se arrebentar toda com o fluxo diminuido para gerar o efeito "progressivo"

o que acham??

Leopoldo help!

Gustavo de Olliveira
22/10/2009, 08:21
Olá Rubensx, vamos aguardar o pronunciamento do Leopoldo, mas a meu ver o unico incoveniente é a caixa fazer aquele barulho caraceristico de quando o oleo hidráulico tá baixo.

rubensx
22/10/2009, 10:52
pois é ao meu ver tb seria o unico incoveniente mas que a idéia é duca principalmente para resolver aquele problema de direção hiper-mole com a caixa do landau que é bem parruda!

As vezes na cidade ser bem mole é legal, na trilha tb mas na estrada :-/

Dodger
22/10/2009, 11:25
A ideia é boa, tem que ver se num vai prejudicar a caixa.
Eu já tive Landau e o negocio é de dar medo em estrada, isso numa banheira de 2 toneladas, 6 metros e relativa boa estabilidade, creio que em jeep a coisa fique mais feia ainda...ehehehe.

leopoldo
22/10/2009, 23:22
A ideia é interessante.

O barulho é causado não pela caixa e sim pela bomba.

Ao diminuir o fluxo, a direção deve ficar progressivamente mais "dura".

Não deve causar dano à caixa com ela em movimento, supondo que o fluxo não vai chegar a zero, e isso é obvio que vc vai cuidar pois a vazão não necessita e não deve chegar a zero em alta velocidade, inclusive porque vc teria possível problema de manobra de emergência. E é obvio que vc vai calibrar esse fluxo para o minimo necessário para alta velocidade e o máximo = normal em velocidade baixa. E vc não vai esquecer que ela não é uma hidráulica e sim uma Servo Assistida.

rubensx
23/10/2009, 01:38
A ideia é interessante.

O barulho é causado não pela caixa e sim pela bomba.

Ao diminuir o fluxo, a direção deve ficar progressivamente mais "dura".

Não deve causar dano à caixa com ela em movimento, supondo que o fluxo não vai chegar a zero, e isso é obvio que vc vai cuidar pois a vazão não necessita e não deve chegar a zero em alta velocidade, inclusive porque vc teria possível problema de manobra de emergência. E é obvio que vc vai calibrar esse fluxo para o minimo necessário para alta velocidade e o máximo = normal em velocidade baixa. E vc não vai esquecer que ela não é uma hidráulica e sim uma Servo Assistida.

era isso que queria ouvir, pois é acredita que posso controlar isso pela injeção eletronica? eheheheh é isso que quero fazer o sensor de volocidade vai acionar na velocidade "x" um dos servos e "degradar" o fluxo da bomba eletro-hidráulica

vamos ver o que sai :-D

obrigado pela dica leopoldo!!!

Rafaminc
23/10/2009, 08:04
Rubens, como vc vai variar a pressão da bomba? Vai fazer um PWM para controlar a velocidade do motor elétrico ou uma válvula de fluxo com controle proporcional?
Abç

BoaTrilha
23/10/2009, 10:10
a ideia é boa, afinal ao otimizar o uso da bomba
economiza potencia para outras coisas. (será este o objetivo?)
ou fazer com que fique menos sensivel e oscile menos?

o "mestre" leopoldo, aprovou tbm e deu o parecer tecnico.

mas eu estava pensando "SE" fosse eu na situação de direção deste jeep.
Acho que eu me embananaria, pois em algums momentos a direção estará leve, em outros pesadas.
Principalmente em rodovia, veiculo alto, grande velocidade....manobra de emergencia.... o risco de (no meu caso) errar a manobra por estar acostumado a uma direção mais mole acho que seria grande.

(desculpem se falei besteira, meu nivel tecnico ainda é bem basico)

rubensx
23/10/2009, 12:56
a ideia é boa, afinal ao otimizar o uso da bomba
economiza potencia para outras coisas. (será este o objetivo?)
ou fazer com que fique menos sensivel e oscile menos?

o "mestre" leopoldo, aprovou tbm e deu o parecer tecnico.

mas eu estava pensando "SE" fosse eu na situação de direção deste jeep.
Acho que eu me embananaria, pois em algums momentos a direção estará leve, em outros pesadas.
Principalmente em rodovia, veiculo alto, grande velocidade....manobra de emergencia.... o risco de (no meu caso) errar a manobra por estar acostumado a uma direção mais mole acho que seria grande.

(desculpem se falei besteira, meu nivel tecnico ainda é bem basico)

Então no caso o objetivo maior é não ser tão perigoso em alta velocidade que uma manobra muito rápida por estar muito mole a direção pode ser fatal (a roda virar muito rapido e causar uma capotagem ou desestabilizar a trajetória).

Lembrando que não é no 8 ou 80 é gradual isso, usando um PWM que pulsa em porcentagem de energia oscilando a "potência" da bomba eletro-hidraulica e degradando gradualmente a quantidade de oleo que vai rpa caixa de direção e com a velocidade seria bem gradual e logico que não endurecendo de vez apenas um pouco mais para melhorar a segurança nas estradas...

Exemplo, qualquer "reladinha" no volante em alta velocidade sua trajetoria muda muito rapido, se a direçãoe stiver muito mole, apenas uma pedra ou buraco vai alterar sua trajetoria e talvez virar muito o volante podendo causar um baita acidente.

Enfim é um pouco de preciosismo, mas provavelmente sua explorer tem esses sistema de progressiva e você nunca notou ;-)

rubensx
23/10/2009, 13:08
Rubens, como vc vai variar a pressão da bomba? Vai fazer um PWM para controlar a velocidade do motor elétrico ou uma válvula de fluxo com controle proporcional?
Abç

então rafa a RACE tem PWM interno na real ela possui 3 saidas de pwm sobrando 1- bomba de combustivel outra pretendo acionar uma bomba de oleo e essa ultima pra caixa de direção
:dance:

só está me faltando TEMPO pra fazer isso, e claro a bomba eletro hidraulica que é um pouco cara

leopoldo
25/10/2009, 09:34
Entretanto,

Para a sua finalidade, poderia pensar em uma restrição ao movimento, proporcional à velocidade, na forma de um freio de atrito (não tão bom) ou restrição hidraulica (melhor) em vez de diminuir a vazão da bomba.

rubensx
25/10/2009, 12:07
Entretanto,

Para a sua finalidade, poderia pensar em uma restrição ao movimento, proporcional à velocidade, na forma de um freio de atrito (não tão bom) ou restrição hidraulica (melhor) em vez de diminuir a vazão da bomba.

você sugere algo que "estrangulasse" a passagem do óleo eletronicamente mas continuasse a pressão da bomba e tudo?

não seria prejudicial à bomba isso? ou seria melhor?

hummmm pensando no que é melhor pra não zoar com uma bomba eletro-hidraulica cara!

leopoldo
25/10/2009, 14:11
NUNCA e de forma alguma.

Isso só iria fritar a bomba.

O que eu sugiro é:

- a colocação de algo entre a coluna e a direção que aumente progressivamente a rigidez;

A outra forma seria a sua proposta de:

- bypass progressivo entre entrada e saida da bomba para diminuir e pressão na caixa, pelo que eu entedí.

rubensx
25/10/2009, 21:04
NUNCA e de forma alguma.

Isso só iria fritar a bomba.

O que eu sugiro é:

- a colocação de algo entre a coluna e a direção que aumente progressivamente a rigidez;

A outra forma seria a sua proposta de:

- bypass progressivo entre entrada e saida da bomba para diminuir e pressão na caixa, pelo que eu entedí.

Acho que a melhor soluçãos erá mesmo o esquema do PWM pela RACE administrando a voltagem da bomba o que dará menos problemas

O que seria entre a coluna e adireção teria de ser meio que um freio eheheh