PDA

Ver Versão Completa : Vedação tampa do filtro de óleo



Ricardo Quintela
19/10/2009, 22:04
Troquei o filtro e não pude aproveitar o anel de vedação antigo devido a vazamentos. O novo anel que vem junto com o novo filtro é solto da tampa e ao colocar este cai sobre o copo e é de difícil posicionamento pela ação da mola e pela aba da tampa dificultar a visualização. Tentei colar o anel na tampa mas se soltou no aperto. Alguém poderia me ensinar o pulo do gato para a perfeita vedação?

anderson_wzorek
19/10/2009, 22:09
opa blz?
tenta passar uma graxa no anel e coloca ele na tampa,ai monta com cuidado,quando eu tinha o motor bf era essa tecnica que eu utilizei e deu certo,não custa tentar né

abraços

antonio donizeti
19/10/2009, 22:33
Tive problema , quando troquei o filtro de oleo , fechava a tampa e dava vazamento , um colega do forum sugeriu que corta se pedaço de borracha (camara usada) e fizesse um anel , pegando o diametro da tampa como referencia .No meu caso deu certo nao vazou mais.

Rafaminc
20/10/2009, 08:53
Eu passei um pouco de cola para junta de motores entre a junta e a tampa, deixei secar e depois montei. Nunca mais deu problema.
Só não pode apertar muito, para não empenar a tampa.
Se passar óleo na junta antes de monta-la, ela pula fora, ao contrário dos motores atuais, onde o óleo serve para a borracha do filtro deslizar na hora do aperto.

Pacheco_SJC
20/10/2009, 09:15
Cara, tive o mesmo problema, cortei um anel num pedaço de camara de ar.

Não corte muito justo, senão vasa do mesmo jeito (eu fiz isso :mrgreen:), depois eu cortei com diametro interno uns 5mm menor que o anel original e o diametro externo uns 5mm a 8mm maior tambem....

Posicionei o anel, coloquei a tampa e ficou perfeito, sobrou um pouco da borracha para fora, mas não vasa nada nada mesmo.

Não é gambiarra, é uma adaptação :mrgreen:




Troquei o filtro e não pude aproveitar o anel de vedação antigo devido a vazamentos. O novo anel que vem junto com o novo filtro é solto da tampa e ao colocar este cai sobre o copo e é de difícil posicionamento pela ação da mola e pela aba da tampa dificultar a visualização. Tentei colar o anel na tampa mas se soltou no aperto. Alguém poderia me ensinar o pulo do gato para a perfeita vedação?

Lucas Nassif
20/10/2009, 12:47
Também já passei por isso.
Comprei um filtro novo e a junta nova saía de centro na hora do aperto e vazava.
Peguei uma cola superbond, dei 5 pingos de cola na tampa, depois de lavada, e colei a junta nela. Depois que secou, passei óleo na junta e instalei a tampa, rodando-a ligeiramente para os lados para assentar a nova junta. Apertei e tá até hoje, sem vazamentos.

tulliomf
20/10/2009, 17:33
Tive problema , quando troquei o filtro de oleo , fechava a tampa e dava vazamento , um colega do forum sugeriu que corta se pedaço de borracha (camara usada) e fizesse um anel , pegando o diametro da tampa como referencia .No meu caso deu certo nao vazou mais.
È vejo que isso é um problema de muita gente aqui e eu que pensei que fosse o único porque quando troquei o óleo pela primeira vez tirei um pedaço de câmara que estava no lugar e coloquei a borracha de vedação, mas só foi ligar o carro que começou a vazar tudo.
Como os amigos já falaram pode cortar uma câmara de pneu usado e colocar no lugar para vedar que seu problema ta resolvido!

Ricardo Quintela
24/10/2009, 14:09
Agradeço a todos os amigos suas sugestões.
Como já tentei sem sucesso colar a gaxeta de borracha na tampa com vedajuntas, vou tentar a sugestão do anel de câmara de ar.
Ah, vou checar também se não há entupimento no mangote de saída do óleo, pois esse se estiver entupido pode estar gerando uma pressão muito alta dentro do recipiente de óleo onde o filtro se encontra instalado.
De novo obrigado a todos e darei notícias assim que possível.

leopoldo
25/10/2009, 10:34
Eu sei que muitos apelaram para a borracha, mas isso não está correto.

O certo é apenas e tão somente o anel de vedação que vem junto ao filtro (KIT).

Se vaza óleo, é bom investigar o porque do vazamento.


Entendendo o filtro do BF:

O filtro tem uma valvula de segurança contra entupimento, que consiste do próprio elemento do filtro.

O pezinho que fica lá em baixo (e com as perninhas para baixo) é um posicionador do elemento.

A função da mola é forçar o elemento (quando não entupido) para baixo, evitando o filtro subir dentro da carcaça.

Se o elemento entope, a pressão interna faz o elemento subir, contra a mola, descobrindo os furinhos de passagem e drenando o óleo (ou melhor, dando passagem direta, como se não houvesse o elemento).

Isso é possível pois o mesmo se movimenta sobre o tubo (guia) por meio dos o'rings,

O filtro faz parte de um sistema chamado de parcial. Ele não filtra o óleo todo de uma vez como nos carros modernos. E não há perigo de fechar o mangote e por isso vazar. Simplesmente não filtraria óleo algum. Aliás, pelo projeto, se o óleo passasse todo pressurizado por lá, não fosse parcial e o filtro entupisse, provávelmente a carcaça racharia no meio. Aquele dispositivo de alívio que eu descreví, deve nunca ter funcionado em jeep algum.

Mas isso é só .... detalhes.


Eu não sei se a borracha de camara é compatível com óleo quente de motor, então ao usar, corre-se o risco de um dia qualquer a borracha rachar e vazar todo o óleo em poucos minutos.

Se ao montar vaza, pode ser torque de aperto do parafuso.

Mas, cuidado, pois se apertar de menos, vaza, se apertar demais, estoura a carcaça do filtro.

No caso desta peça, eu usaria o torquímetro.

O problema deve estar todo aí.

Rafaminc
26/10/2009, 08:41
Leopoldo, pior que o principal problema que o pessoal tem na hora de montar esses filtros é o excesso de torque no aperto.
Sem um torquímetro, tem que ter bastante tato para apertar o parafuso até um ponto que a tampa não deforme.
Aqui na empresa um "mechanico" da empilhadeira, ferrou duas tampas apertando-as demais, tentei de tudo e nada resolvia.
Como solução, usinei uma tampa maciça, toquei um o´ring no lugar da borracha original e acabaram-se os problemas.
Abç

Ricardo Quintela
01/11/2009, 21:19
Consegui um arranjo de sucesso com asvárias idéias aqui apresentadas.
Fiz uma arruela de vedação usando um lençol de borracha nitrílica de 2 mm. O diâmetro externo aprox 1 mm maior que o diâmetro interno da tampa e com uns 15 mm de largura para maior rigidez e não embabadar na hora de colocar por dentro da tampa. Não houve necessidade de colar a arruela na tampa.
Para evitar aperto em demasia, segurei a chave de boca bem próximo da extremidade que pegou no parafuso, sem usar o braço de alavanca proporcionado pela própria chave de boca.
Concordo que a borracha de câmara de ar não deve resistir ao óleo aquecido por muito tempo. O anel de vedação original também é de borracha nitrílica.
Novamente agradeço a todos com suas valiosas contribuições.

RBM
02/11/2009, 21:38
o meu só vazou uando o parafuso central ficou solto, vasava por lá, mas depois de apertar nunca mais vazou e sempre que troco o oleo, troco o filtro tbm, acho que sempre tive sorte:-D

Jacimar
13/01/2010, 10:05
[quote=leopoldo;1014408]

. . .

Entendendo o filtro do BF:

O filtro tem uma valvula de segurança contra entupimento, que consiste do próprio elemento do filtro.

O pezinho que fica lá em baixo (e com as perninhas para baixo) é um posicionador do elemento.

A função da mola é forçar o elemento (quando não entupido) para baixo, evitando o filtro subir dentro da carcaça.

Se o elemento entope, a pressão interna faz o elemento subir, contra a mola, descobrindo os furinhos de passagem e drenando o óleo (ou melhor, dando passagem direta, como se não houvesse o elemento).

Isso é possível pois o mesmo se movimenta sobre o tubo (guia) por meio dos o'rings,

O filtro faz parte de um sistema chamado de parcial. Ele não filtra o óleo todo de uma vez como nos carros modernos. E não há perigo de fechar o mangote e por isso vazar. Simplesmente não filtraria óleo algum. Aliás, pelo projeto, se o óleo passasse todo pressurizado por lá, não fosse parcial e o filtro entupisse, provávelmente a carcaça racharia no meio. Aquele dispositivo de alívio que eu descreví, deve nunca ter funcionado em jeep algum.

[QUOTE=leopoldo;1014408]

. . .


Bom dia prezados ! interessante a explicação do Leopoldo, estou tentando substituir o filtro original do BF161 por um filtro blindado moderno, e acabar de vez com os problemas de vazamento e de retirada do resíduo de óleo que fica dentro do recipiente do filtro ( 0,5 litro ) tenho uma informação que achei em um livro, que no caso de um sistema de filtragem parcial, não se deve operar o motor sem filtro ou com filtro com válvula de alívio como pretendo, pois não havendo resistência no circuito o óleo passaria 'direto' e não lubrificaria os mancais, pela explicação do Leopoldo acima, no caso do BF isso não se aplica :dance: :


Sendo assim, um filtro moderno funcionaria bem pois possui válvula de alívio, correto ?
O suporte da Scania indicado pelo Nerso aceita o filtro PSL47, esse filtro é utilizado na linha Fiat, Lada, Maverick 3000 e Dodge Charger ( motor 318, 5,2 L ) acredito que filtrará bem, correto ?
Quero muito fazer essa alteração, mas com lubrificação e refrigeração não há muita margem de erro, por isso meu pedido de ajuda aos universitários :lol:

Rafaminc
13/01/2010, 10:41
Jacimar, acho que vc deveria observar o diâmetro do furo por onde passa o óleo naquela haste do filtro original. Se você manter a mesma bitola para o filtro adaptado, a pressão praticamente não vai se alterar.
Tenta medir o diâmetro do furo da mangueira para ver se não bate com o furinho da haste onde a tampa é fixada. Se for igual, é só meter o novo filtro sem medo...
Também dá para fazer um teste: Retira a mangueira do copo e joga a ponta dela direto para dentro da tampa do cabeçote. Liga o motor em marcha lenta e observe se a luz do óleo acende indicando baixa pressão na linha, daí tem que restrigir a saída da mangueira para a medida original, senão vc vai perder pressão no resto do motor.

:concordo:

Herculóide
13/01/2010, 10:54
Pessoal,
Tive o mesmo problema.
O problema é que a borrachinha de vedação vira junto quando você aperta a tampa.
Resolvi da seguinte forma:
1- Tirei a tampa e limpei com gasolina, tirando todo vestígio de óleo.
2- limpei também a parte superior do fltro tirando todo vestígio de óleo.
3- Colei a junta na tampa com cola de motor.
4- Apertei a tampa sem dar muito torque.
PRONTO!!!! RESOLVIDO!!!

Abraços,

Arruda

Jacimar
13/01/2010, 11:02
Jacimar, acho que vc deveria observar o diâmetro do furo por onde passa o óleo naquela haste do filtro original. Se você manter a mesma bitola para o filtro adaptado, a pressão praticamente não vai se alterar.
Tenta medir o diâmetro do furo da mangueira para ver se não bate com o furinho da haste onde a tampa é fixada. Se for igual, é só meter o novo filtro sem medo...
Também dá para fazer um teste: Retira a mangueira do copo e joga a ponta dela direto para dentro da tampa do cabeçote. Liga o motor em marcha lenta e observe se a luz do óleo acende indicando baixa pressão na linha, daí tem que restrigir a saída da mangueira para a medida original, senão vc vai perder pressão no resto do motor.

:concordo:


Olá ! vou fazer esse teste, estou esperando chegar o suporte para mexer de uma vez só . . . um abraço !

Jacimar
13/01/2010, 11:15
Pessoal,
Tive o mesmo problema.
O problema é que a borrachinha de vedação vira junto quando você aperta a tampa.
Resolvi da seguinte forma:
1- Tirei a tampa e limpei com gasolina, tirando todo vestígio de óleo.
2- limpei também a parte superior do fltro tirando todo vestígio de óleo.
3- Colei a junta na tampa com cola de motor.
4- Apertei a tampa sem dar muito torque.
PRONTO!!!! RESOLVIDO!!!

Abraços,

Arruda

Bom dia ! legal ! mais uma receita . . . mas como você tirou o resto de óleo que fica dentro do copinho ? é mais ou menos meio litro, se não quiser desmontar . . . eu vou arrumar uma concha pequena, dessas que se usa para molho ou sei lá o quê, para retirar o óleo, pois da última vez tirei com uma tampa de plástico e foram uns 10 minutos na luta, no final quando o trocador de óleo fechou o filtro . . . vazou . . .:parede: , o que pretendo fazer é o que está no tópico : filtro de óleo CJ5 parte II , é uma pena que o Nerso não respondeu . . . mas valeu a dica, um abraço.

Rafaminc
13/01/2010, 13:31
Bom dia ! legal ! mais uma receita . . . mas como você tirou o resto de óleo que fica dentro do copinho ? é mais ou menos meio litro, se não quiser desmontar . . . eu vou arrumar uma concha pequena, dessas que se usa para molho ou sei lá o quê, para retirar o óleo, pois da última vez tirei com uma tampa de plástico e foram uns 10 minutos na luta, no final quando o trocador de óleo fechou o filtro . . . vazou . . .:parede: , o que pretendo fazer é o que está no tópico : filtro de óleo CJ5 parte II , é uma pena que o Nerso não respondeu . . . mas valeu a dica, um abraço.

Eu tirava com uma mangueira e depois é só passar um pano para tirar o restante da craca.
Uma idéia viável e simples de fazer também, é soldar uma porca dupla ou luva abaixo da cuba e fazer um tampão para drenar o óleo. Esse pessoal que trabalha com linha hidráulica industrial, deve ter esse material bem baratinho.

Abçs

Jacimar
13/01/2010, 13:42
Eu tirava com uma mangueira e depois é só passar um pano para tirar o restante da craca.
Uma idéia viável e simples de fazer também, é soldar uma porca dupla ou luva abaixo da cuba e fazer um tampão para drenar o óleo. Esse pessoal que trabalha com linha hidráulica industrial, deve ter esse material bem baratinho.

Abçs

Boa também ! :palmas: , o moço da loja de peças me ligou, o suporte chegou e vou pegá-lo hoje a tarde, estou pensando em colocar um manômetro para checar a pressão, existe diferença entre manômetros, para água, ar ou óleo ou são iguais ? :pensativo:

Rafaminc
13/01/2010, 14:32
Boa também ! :palmas: , o moço da loja de peças me ligou, o suporte chegou e vou pegá-lo hoje a tarde, estou pensando em colocar um manômetro para checar a pressão, existe diferença entre manômetros, para água, ar ou óleo ou são iguais ? :pensativo:

Jacimar, eu não confio nestes manômetros de lojas p/ compressores, pois já peguei 3 peças novas para os compressores aqui da empresa e tive erros de até 2 bar nas leituras. Quanto ao fluído a ser usado, eu já montei um manômetro destes comuns (ar comprimido) para medir a pressão da bomba de combustível do meu carro e funcionou perfeitamente, claro que não sei se a leitura era 100% real, mas mostrou que a bomba estava mandando uma boa pressão.
No seu caso, mede a pressão com o filtro antigo e depois mede com o filtro novo. Mesmo que o manômetro não esteja 100% calibrado, as duas leituras tem que ser iguais, pois o motor/bomba a ser testado vai ser o mesmo.

Acredito que não tenha diferença na questão de ser ar, óleo, água..., pois o manômetro possui um tubo de latão ou cobre, que dilata-se conforme a pressão interna aumenta, e pressão é pressão. 1 bar de água, óleo ou ar é igual, tanto é que nos testes hidrostáticos de cilindros (GNV, extintor...) eles colocam água ou fluído no lugar do gás para minimizar a explosão pela expansão dos gases.

Abçs

leopoldo
13/01/2010, 21:50
um filtro moderno funcionaria bem pois possui válvula de alívio, correto ?


Observe que existem filtros COM e SEM válvula.

O filtro com valvula é instalado em sistema onde não há by-pass na linha de pressão.

Sem essa valvula, se o filtro entupir, a pressão da bomba faria a carcaça do filtro rasgar.


No caso do jeep, se o filtro entupir, não há perigo da carcaça romper.

Alex63
13/01/2010, 22:18
Pessoal,

Se ficar sem filtro no BF 161 a pressão cai e realmente não lubrifica o comando e mancais... cuidado ! Isto é bastante discutido em fóruns americanos, pois o sistema do Go Devil e hurricane e da mesma forma.... então tem de ter o filtro ou fechar a saida do bloco para o filtro....senão da caca....

Abcs

leopoldo
14/01/2010, 00:21
não é possível.

SE vc fica sem filtro, a pressão aumenta na linha.

SE vc remove o filtro e faz by-pass entre o nipple de saida e a entrana na tampa, ai sim a pressão cai.

Jacimar
14/01/2010, 07:34
Observe que existem filtros COM e SEM válvula.

O filtro com valvula é instalado em sistema onde não há by-pass na linha de pressão.

Sem essa valvula, se o filtro entupir, a pressão da bomba faria a carcaça do filtro rasgar.


No caso do jeep, se o filtro entupir, não há perigo da carcaça romper.


Bom dia prezado ! o filtro que me indicaram, PSL47, possui válvula de retenção e alívio, levando em conta que o alívio do filtro original é feito como o Sr. explicou anteriormente, vou utilizar esse mesmo ( PSL47 ), muito obrigado pelo esclarecimento . . .

Jacimar
14/01/2010, 07:54
Pessoal,

Se ficar sem filtro no BF 161 a pressão cai e realmente não lubrifica o comando e mancais... cuidado ! Isto é bastante discutido em fóruns americanos, pois o sistema do Go Devil e hurricane e da mesma forma.... então tem de ter o filtro ou fechar a saida do bloco para o filtro....senão da caca....

Abcs

Bom dia prezado ! essa era a informação que eu tinha também, cheguei inclusive a comentar isso em outro tópico sobre filtro de óleo, no fórum americano que participa, faz referência ao BF161 ? talvez ele seja um pouco diferente do Go-Devil e Hurricane, pelo menos mais 'moderno' :shock: ele é ! e a explicação sobre o funcionamento do alívio do BF161, juntamente com o desenho do mesmo faz muito sentido, provavelmente a Willys, ciente desse problema ( risco de alta pressão ) e sabendo que os brasileiros são bastante criativos - para não dizer gambiarreiros - criou esse mecanismo de alívio, de qualquer forma, é só garantir que o filtro que vou utilizar, PSL47, não fique sujo o suficiente para abrir a válvula, sempre tive o hábito de trocar sempre o filtro junto com o óleo, um abraço !

Rafaminc
14/01/2010, 08:05
Bom dia prezado ! o filtro que me indicaram, PSL47, possui válvula de retenção e alívio, levando em conta que o alívio do filtro original é feito como o Sr. explicou anteriormente, vou utilizar esse mesmo ( PSL47 ), muito obrigado pelo esclarecimento . . .

Jacimar, só cuida com essa válvula de alívio. Mede a pressão do óleo com o filtro original e depois com o adaptado, pois essa válvula provavelmente não foi projetada para trabalhar na mesma pressão do velho BF.
Portanto se a pressão do alívio for baixa, vai faltar óleo no resto do motor, e se for muito alta, vai diminuir a quantidade de óleo filtrado X tempo.
Eu ainda sou da opinião de controlar a vazão/pressão usando o mesmo diâmetro de entrada do filtro antigo.
:pipoca:

Jacimar
14/01/2010, 08:15
Jacimar, só cuida com essa válvula de alívio. Mede a pressão do óleo com o filtro original e depois com o adaptado, pois essa válvula provavelmente não foi projetada para trabalhar na mesma pressão do velho BF.
Portanto se a pressão do alívio for baixa, vai faltar óleo no resto do motor, e se for muito alta, vai diminuir a quantidade de óleo filtrado X tempo.
Eu ainda sou da opinião de controlar a vazão/pressão usando o mesmo diâmetro de entrada do filtro antigo.
:pipoca:

Bom dia prezado ! com certeza vou ter cuidado . . . e em caso de qualquer dúvida aborto o empreendimento, meu BF tá redondinho não vou arriscar o garoto, antes de implementar vou fazer vários testes e medições que você sugeriu, e com relação a pressão da válvula de alívio acho que não vai ter problema porque ela abre em função da pressão diferencial e não da pressão absoluta :concordo: ou seja, só abre se entupir . . . o Pedrão falou que conheceu o Nerso, será que ele não tem o telefone dele ? seu depoimento ajudaria bastante :pipoca: um abraço !

RBM
14/01/2010, 11:22
não é possível.

SE vc fica sem filtro, a pressão aumenta na linha.

SE vc remove o filtro e faz by-pass entre o nipple de saida e a entrana na tampa, ai sim a pressão cai.

Estava pesquisando qual filtro usar no BF, falaram em um topico o uso do filtro para Fox, ele abre o by-pass em 2,6 bar, achei alguns outros que também teriam a mesma rosca dele, só o corpo mais alto, um era para o Lexus 3.0 e 3.5, mas abre a by´pass em 1 bar e um para os carros da Crysler que abre em 0,6 bar.
Pergunta: Qual pode ser usado levando em conta o sistema do BF 161, um amigo engº mecanico falou para levar em conta a vasão do filtro se não abre a by-pass mesmo o filtro estando novo, sem saturação.

Alex63
15/01/2010, 07:54
não é possível.

SE vc fica sem filtro, a pressão aumenta na linha.

SE vc remove o filtro e faz by-pass entre o nipple de saida e a entrana na tampa, ai sim a pressão cai.

Grande Leopolodo, O elemento filtrante é que oferece " resistencia " a passagem de óleo !!! Lembre-se que neste motor a filtragem é parcial, ou seja, ele ( o filtro) esta na mesma linha ( derivação) que sai da bomba de óleo para toda a canalização de lubrificação ! Ou seja sem a resistencia do material filtrante o óleo sem resistencia, tenderá a fluir por esse caminho... A única maneira de aumentar a pressão é fechando a saida do bloco para a entrada do filtro.... Da uma olhada no diagrama da lubrificação do BF ue vc vai ver . a mesma coisa vale para quem alguma vez na vida tentou aumentar o fluxo de óleo que vai para o comando de válvulas deste motor... o volume de óleo aumenta no comando mais a pressão cai.... Inclusive tem uma alerta para isto no Manual de mecanico da Willys.

Abcs

leopoldo
17/01/2010, 20:04
Alex, reanalise.

Assumir esta teoria é assumir que o elemento filtrante, ao ficar entupido e subir o filtro, descobrindo os furos para a passagem "direta" de óleo, causaria falta de lubrificação do comando e girabrequim. Isso seria incompreensível em termos de projeto.

Com certeza, a engenharia que desenvolveu o corpo filtrante garantiu que neste evento, os furos sejam em tal número, e em tal diâmetro que a vazão seja a máxima sem perda de pressão parcial apreciável para comprometer o sistema. E esta garantia de desenvolvimento do produto deve ter sido corroborado por um ensaio de qualificação onde deve ter sido feito com óleo o mais quente possível e o menos viscoso admissível.

Portanto, é por isso que eu falei que não é possível.

Agora, se vc :

1- remover o filtro e colocar um tubo direto, sem passar pelo corpo da carcaça do elemento filtrante .... o caminho fornece menor resistencia e portanto, a pressão cai bastante. Mas não foi o caso levantado.

2- se simplesmente bujonar, a pressão será a máxima possível, mas não é o caso levantado, ou era ?

Jacimar
18/01/2010, 07:28
. . .

Com certeza, a engenharia que desenvolveu o corpo filtrante garantiu que neste evento, os furos sejam em tal número, e em tal diâmetro que a vazão seja a máxima sem perda de pressão parcial apreciável para comprometer o sistema.

. . .

1- remover o filtro e colocar um tubo direto, sem passar pelo corpo da carcaça do elemento filtrante .... o caminho fornece menor resistencia e portanto, a pressão cai bastante. Mas não foi o caso levantado.

. . .




Bom dia prezados ! levando em conta meus planos de substituir o filtro original por um blindado : quando em funcionamento normal acredito que não haverá problema, em caso de entupimento ( espero que não aconteça ) e abertura da vávula de alívio haverá problema ? pois cairia na situação nº 1, seria melhor utilizar um filtro sem alívio ? Antecipadamente agradeço !

RBM
18/01/2010, 09:23
Jacimar,

Também estou tentando isso, estou analisando a pressão do sistema de oleo do BF161. No meu caso, meu BF esta todo retificado uso oleo 20/w50, quando ligo meu manometro indica +/- 3 kgf/cm² = 2,94 bar ou ainda 42,67 lbs/pol² no manual a pressão maxima é entre 30 a 40 lbs/pol², quando o oleo vai esquentando a pressão cai para 2 kgf/cm² a 2000rpm = 28,45 lbs/pol², no manual fala =/- 20 lbs/pol² em mancha lenta já quente cai para +/- 0,7 a 1 kgf/cm².
Procurando o filtro ideal achei alguns que cabem no suporte do Scania, e melhor que o do FOX que é 1.6 o motor, tem o da Dacota diesel, do passat 2.0 e das BMW que são maiores que o do Fox na altura, e todos tem o by-pass abrindo em 2,5 bar
Minha preocupação é essa, se com a pressão do sistema, não vai abrir o by-pass direto, sem filtrar nada. e o que um amigo falou para verificar é a vasão do filtro do BF nº P1044 da filtros Mann e dos que eu quero colocar, mas a empresa não fornece os valores de vasão.

Jacimar
18/01/2010, 10:10
Jacimar,

Também estou tentando isso, estou analisando a pressão do sistema de oleo do BF161. No meu caso, meu BF esta todo retificado uso oleo 20/w50, quando ligo meu manometro indica +/- 3 kgf/cm² = 2,94 bar ou ainda 42,67 lbs/pol² no manual a pressão maxima é entre 30 a 40 lbs/pol², quando o oleo vai esquentando a pressão cai para 2 kgf/cm² a 2000rpm = 28,45 lbs/pol², no manual fala =/- 20 lbs/pol² em mancha lenta já quente cai para +/- 0,7 a 1 kgf/cm².
Procurando o filtro ideal achei alguns que cabem no suporte do Scania, e melhor que o do FOX que é 1.6 o motor, tem o da Dacota diesel, do passat 2.0 e das BMW que são maiores que o do Fox na altura, e todos tem o by-pass abrindo em 2,5 bar
Minha preocupação é essa, se com a pressão do sistema, não vai abrir o by-pass direto, sem filtrar nada. e o que um amigo falou para verificar é a vasão do filtro do BF nº P1044 da filtros Mann e dos que eu quero colocar, mas a empresa não fornece os valores de vasão.


Bom dia prezado ! acredito que o problema com a válvula de alívio é apenas se o filtro entupir, ela abre apenas por pressão diferencial e não pela pressão absoluta, interessantes as medições que você efetuou e depois vou olhar os filtros que você citou, eu pensei em utilizar o PSL47 da Tecfil mas achei ele meio pequeno, achei um maior da Fram, PH8A, mas ele dá interferência com o coletor de admissão mas é fácil de resolver, o PH8A tem válvula de alívio, um que não tem é o PH5443 mas tenho que confirmar se ele serve . . . um abraço !

Em tempo : As medições foram feitas onde ? na entrada ou saída do filtro ?

RBM
18/01/2010, 10:38
Bom dia prezado ! acredito que o problema com a válvula de alívio é apenas se o filtro entupir, ela abre apenas por pressão diferencial e não pela pressão absoluta, interessantes as medições que você efetuou e depois vou olhar os filtros que você citou, eu pensei em utilizar o PSL47 da Tecfil mas achei ele meio pequeno, achei um maior da Fram, PH8A, mas ele dá interferência com o coletor de admissão mas é fácil de resolver, o PH8A tem válvula de alívio, um que não tem é o PH5443 mas tenho que confirmar se ele serve . . . um abraço !

Em tempo : As medições foram feitas onde ? na entrada ou saída do filtro ?

O manometro do oleo esta colocado junto com a cebolinha de temperatura do oleo.
No site de Fitron Mann tem o catalogo online que dá para fazer uma pesquisa legal, fui atras da referencia do filtro do Fox 1.6, com todas as medidas busquei filtro com medidas da rosca e da vedação iguais deixando a altura livre para ver o que aparecia, tem muito filtro que cabe, mas selecionei os que tem by-pass em 2.5bar, tem de 1 bar e de 0,6bar.

www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?iKeys=32.2 (http://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?iKeys=32.2)

Jacimar
18/01/2010, 10:56
O manometro do oleo esta colocado junto com a cebolinha de temperatura do oleo.
No site de Fitron Mann tem o catalogo online que dá para fazer uma pesquisa legal, fui atras da referencia do filtro do Fox 1.6, com todas as medidas busquei filtro com medidas da rosca e da vedação iguais deixando a altura livre para ver o que aparecia, tem muito filtro que cabe, mas selecionei os que tem by-pass em 2.5bar, tem de 1 bar e de 0,6bar.

www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?iKeys=32.2 (http://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?iKeys=32.2)


Olá ! como a sua medição é feita lá na cebolinha, acredito que teremos que fazer a medição, para teste, da pressão na entrada e saída do filtro, vamos supor que na entrada do filtro tenhamos uma pressão de 0,9 Bar e na saída 0,2 Bar, isso dá uma diferença de 0,7 Bar, não poderemos utilizar um filtro que tenha by-pass de 0,6 porque ele ficará aberto direto, além disso pelo que o Leopoldo explicou, o filtro tem uma restrição para que mesmo com o by-pass ( do filtro original ) aberto a pressão não diminua muito, quando retirarmos o filtro original não teremos essa restrição mais, talvez seja melhor utilizar um filtro sem by-pass e garantir a lubrificação dos mancais - isso em caso de entupimento do filtro - se não entupir não haverá problema ! aproveitando a oportunidade, qual a temperatura do óleo quente, já comprei até um radiador de óleo da turbina do Tempra, quem sabe ? :lol: . . . um abraço !

RBM
18/01/2010, 11:28
http://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?ktlg_page=6&prdsl=4515&ktlg_lang=5&ktlg_02_sFilter=P1044&ktlg_02_sFilterList=P1044&ktlg_02_marke=EATONYALE%2526TOWNE&ktlg_02_mdrbz=G-Serie&ktlg_02_Mitbz=&ktlg_subpage=01&gobackToPage=2Pelo site o filtro original não tem by-pass

RBM
18/01/2010, 11:32
agora sim, acho que a imagem da pagina da Mann vai...

Jacimar
18/01/2010, 12:25
Olá prezado RBM ! nesse mesmo tópico, na resposta nº 9, o Leopoldo explica o funcionamento do filtro e que o alívio ( by-pass ) é feito pelos elementos adicionais do 'recipiente do filtro' e em outra resposta explica que tem também um limitador de vazão - para manter a pressão - para garantir que o mancal não perca lubrificação . . . peguei o desenho do recipiente no manual do Jeep e dá pra ver que o funcionamento é esse mesmo . . . assim que possível vou fazer uns testes como sugeriu o amigo Rafaminc e posto aqui, mas a medida que as conversas evoluem, fico mais convicto que o melhor é utilizar um filtro sem by-pass, pois se a válvula abrir e não houver restrição suficiente . . . adeus motor :parede: vamos ver . . . um abraço !

Alex63
18/01/2010, 13:42
Alex, reanalise.

Assumir esta teoria é assumir que o elemento filtrante, ao ficar entupido e subir o filtro, descobrindo os furos para a passagem "direta" de óleo, causaria falta de lubrificação do comando e girabrequim. Isso seria incompreensível em termos de projeto.

Com certeza, a engenharia que desenvolveu o corpo filtrante garantiu que neste evento, os furos sejam em tal número, e em tal diâmetro que a vazão seja a máxima sem perda de pressão parcial apreciável para comprometer o sistema. E esta garantia de desenvolvimento do produto deve ter sido corroborado por um ensaio de qualificação onde deve ter sido feito com óleo o mais quente possível e o menos viscoso admissível.

Portanto, é por isso que eu falei que não é possível.

Agora, se vc :

1- remover o filtro e colocar um tubo direto, sem passar pelo corpo da carcaça do elemento filtrante .... o caminho fornece menor resistencia e portanto, a pressão cai bastante. Mas não foi o caso levantado.

2- se simplesmente bujonar, a pressão será a máxima possível, mas não é o caso levantado, ou era ?

Leopoldo, estamos falando a mesma coisa ! Quando eu quiz dizer remover o filtro, não me referi ao a remoção do elemento filtrante dentro do copo, mais sim remover ele por completo! ligando a saida do bloco direto em cima da tampa das engrenagens ( bypass) ! O " Copo" do filtro foi projetado para em caso de entupimento subir e liberar o óleo pelos furos calibrados ! Vale também antentar que a pressão com filtro no sistema é maior que sem ele !

Este é um problema muoto discutido em fóruns no US, pois tem gente que faz isto e em problemas.

So quiz alertar, pois ja vi muita gente querendo vira o BF e hurricane sem o filtro e com bypass e penar por problemas de baixa pressão...

Abcs

Alex63
18/01/2010, 13:45
Jacimar, nosso BF161 nada mais é do que o super hurricane ( com 6 cilindros) nos primeiros jipes importados com este motor ele vinha gravado hurricane... é difícil de achar mais ja vi !

Abcs

Jacimar
18/01/2010, 15:58
Jacimar, nosso BF161 nada mais é do que o super hurricane ( com 6 cilindros) nos primeiros jipes importados com este motor ele vinha gravado hurricane... é difícil de achar mais ja vi !

Abcs


Prezado Alex63, muito obrigado pela atenção, não sabia que eles são motores 'irmãos' e, realmente estou chegando a conclusão que para não ter que me preocupar com furo calibrado e tal, é melhor funcionar o motor com um filtro sem alívio, como eu sempre troco o filtro junto com o óleo, não terei problemas do filtro entupir e prejudicar o motor, será mais seguro ! vamos ver o que os outros acham . . . um abraço ! :concordo:

leopoldo
18/01/2010, 17:34
Alex,
estamos alinhados.

Jacimar
19/01/2010, 07:38
Bom dia prezados ! ontem passei no posto e troquei o PH8A ( com alívio ) pelo PH5443 ( sem alívio ) vou comprar o resto dos materiais e tal . . . como troquei o óleo recentemente, vou rodar mais um pouco e fazer alguns testes de pressão com o filtro original e depois fazer a modificação, assim que tiver novidades faço meu relato, por enquanto agradeço a todos pelos esclarecimentos e apoio, se alguém lembrar de mais alguma coisa . . . um abraço ! :concordo:

paesem520
20/01/2010, 15:36
Olá pessoal,
cada vez se aprende mais nesse fórum. Já sei o que fazer caso meu filtro original der problemas. Mas o fato é que rodei centenas de quilômetros com o filtro original e borracha sem nehuma cola ou adaptação e nada de vazamentos. Agora acabo de retificar meu BF, troquei o filtro antigo (que está bom) por outro também original, mas zero bala, peça de época ainda com os adesivos da Fram nos suportes e tampa. Elemento filtrante e borracha novas e novamente não me deu problemas até agora. Acho que o negócio também está no aperto do parafuso da tampa, como disse o Rafaminc.

Alex63
20/01/2010, 15:51
Jacimar,

Meu Jeep esta comigo ha mais de 10 Anos, troco os "óleos" de motor/caixas/diferenciais rigorosamente da seguinte forma: Motor a cada 1500Km e o restante de acordo com o manual do proprietário ou a cada 6 meses o que vencer primeiro ! Da mesma forma procedo com outros carros, so que respeitando a KM máxima de 5mil Km ou 6 meses o que vencer primeiro ( normalmente os fabricantes dizem 10mil km so normal ou metade da km em uso pesado ou no maximo em 6 meses) . O que muita gente , não le é que uso urbano ( anda e para das cidades é considerado uso pesado) então a troca deve ser reduzida a metade.... Bem no meu caso, minha Ranger v6 rodou 330Mil KM sem abrir /fumar ou ter qq problemano motor / O Fiat Uno Fire 2002 de minha esposa esta com 180Mil KM, e agora esta apresentando ruídos de batidas de válvulas, não gasta óleo e nem agua e nem apresenta batidas no motor ao ligar! Enfim sempre troco o óleo e fitlro cada 5mil km. Sempre efetuo a troca com o motor quente e superfície plana e deixo escorrendo bastante tempo...pois com o óleo quente ele escoa mais rápido e traz as sugeiras junto.

No caso específico do Jipe ( eu rodo muito pouco com ele) acabo trocando o óleo 2 x por ano. E a cada dois anos retiro o carter e efetuo a limpeza dele. Alguns vão dizer que sou " louco" mais prefiro pecar por excesso do que ficar na mão.

Bem ate hoje esta receita tem funcionado muito bem pra mim . A única coisa que não entendi ate agora , é porque trocar o fitro original por outro ? ( pois mesmo bem feita é adaptação) ! Sei que é chato limpar, pinga óleo, vc tem de limpar dentro do copo, com um pano que não solte fiapos, na hora de montar vaza na borracha da tampa, pode vazar no parafuso e etc... ja passei por tudo isso. O que fiz ? Simples comprei uma borracha semelhante a usada no filtro, so que mais larga e instalei e sempre que vou trocar oleo / filtro faço outra e pronto.

Olha , maior saco que trocar o filtro de diesel em carros a diesel não existe ! Vaza pra caramba, depois de montado vc tem de sangrar ( bombear manualmente) e se ficar entrando ar o motor para um saco... Olha comparando os dois ( filtro de Diesel x filtro de óleo do BF), o BF e 100 vezes melhor de trabalhar a troca de filtro, tem mais espaço e mais vc pode ver se tem resíduosmetálicos dentro do copo e nos outros não... o que ja lhe da uma ideia de como anda seu motor por dentro... Bem esta é minha opinião é claro.

Abcs

Jacimar
20/01/2010, 16:48
Jacimar,

. . .

A única coisa que não entendi ate agora , é porque trocar o fitro original por outro ? ( pois mesmo bem feita é adaptação) ! Sei que é chato limpar, pinga óleo, vc tem de limpar dentro do copo, com um pano que não solte fiapos, na hora de montar vaza na borracha da tampa, pode vazar no parafuso e etc... ja passei por tudo isso. O que fiz ? Simples comprei uma borracha semelhante a usada no filtro, so que mais larga e instalei e sempre que vou trocar oleo / filtro faço outra e pronto.

. . .

Olha , maior saco que trocar o filtro de diesel em carros a diesel não existe ! Vaza pra caramba, depois de montado vc tem de sangrar ( bombear manualmente) e se ficar entrando ar o motor para um saco... Olha comparando os dois ( filtro de Diesel x filtro de óleo do BF), o BF e 100 vezes melhor de trabalhar a troca de filtro, tem mais espaço e mais vc pode ver se tem resíduosmetálicos dentro do copo e nos outros não... o que ja lhe da uma ideia de como anda seu motor por dentro... Bem esta é minha opinião é claro.

Abcs


Prezado Alex boa tarde ! sabe que as vezes me pergunto isso também ? pra que trocar ? da última vez que troquei o óleo - e vazou como sempre - comprei velumóide e fiz uma junta como um amigo aqui do fórum havia sugerido, vedou perfeitamente da primeira vez ! eu poderia simplesmente fazer várias juntas e guardar . . . mas tenho vários motivos para estar nessa cruzada contra o coitado do filtro, alguns são objetivos e outros nem tanto, vamos ver :

Descobri tardiamente minha paixão por mecânica, para mim esse é um passatempo maravilhoso e como passatempo estou procurando sarna para me coçar.
Separei recentemente de minha esposa, e ela ficou com o CJ58 que é a paixão dela, mas continuamos amigos e faço a manutenção de muitas coisas no Jeep dela, tenho então 2 filtros para me dar dor de cabeça, nem sempre posso fazer ou acompanhar a troca de óleo do carro dela . . .
Estou querendo utilizar o espaço e o suporte do filtro para substituir o filtro de ar a óleo por um moderno e talvez colocar um snorkel.
Sou Jeepeiro, e os membro deste filo nunca estão satisfeitos, provavelmente se o filtro do BF fosse blindado, eu estaria querendo colocar um de cartucho . . . vai entender ?!?
Tenho contato com Jeep desde 2001, quando compramos o CJ58, hoje tenho um 64, isso, apesar de meu pai sempre ter Jeep para trabalho, não conhecia o fórum e fizemos muitas melhorias e modificações no 58 sem conhecimento e confiando em mecânicos que nunca haviam mexido em um Jeep, gosto muito de ajudar quando posso, e é muito gratificante ser ajudado por membros do fórum como você, isso é excepcional . . . muito obrigado pela atenção ! um abraço !

coloma
21/01/2010, 00:42
È vejo que isso é um problema de muita gente aqui e eu que pensei que fosse o único porque quando troquei o óleo pela primeira vez tirei um pedaço de câmara que estava no lugar e coloquei a borracha de vedação, mas só foi ligar o carro que começou a vazar tudo.
Como os amigos já falaram pode cortar uma câmara de pneu usado e colocar no lugar para vedar que seu problema ta resolvido!

Quase entrego os pontos quando nao conseguir solucionar o problema do vazamento ate que o meu pai fez uma limpeza em um caninho e solucionou o problema mas toda vez que troco é um processo.

Alex63
21/01/2010, 10:29
Jacimar,

Entendo.. mais olha que o filtro original é bom... a vezes o probelma d vazamento é por causa de alguma imperfeição na " borda" do copo ou ate mesmo na tampa. Cara eu também sou apaixonado por mecânica, minha formação é outra ( Eletrônica) mais desde os meus 13/14 anos que " mexo" com carros e acabei ate por fazer alguns cursos... enfim para tentar melhorar. Tenho um ditado que sigo a risca " em time que esta ganhando não se mexe" e pra mim , o filtro esta funcionando então vou deixando ele la....

Pense nisso, pois vc pode estar arrumando mais uma dor de cabeça, pois desta forma só vc podera mexer nos seus jipes de tão modificados que eles acabam ficando...

Abcs

Alex63
21/01/2010, 10:32
Coloma,

Olha tem de ter paciencia.. peça a alguem pra fazer uma junta de mesmo diametro, mais um pouco maior . Ou seja mesmo diametro " externo" e um menor diametro " interno" ou seja ela vai ficar mais larga.. normalmente funcipna...

Como disse anteriormente, trocar fitro de combustível de motores a Diesel é muito pior.....

Abcs

Jacimar
21/01/2010, 11:02
Jacimar,

Entendo.. mais olha que o filtro original é bom... a vezes o probelma d vazamento é por causa de alguma imperfeição na " borda" do copo ou ate mesmo na tampa. Cara eu também sou apaixonado por mecânica, minha formação é outra ( Eletrônica) mais desde os meus 13/14 anos que " mexo" com carros e acabei ate por fazer alguns cursos... enfim para tentar melhorar. Tenho um ditado que sigo a risca " em time que esta ganhando não se mexe" e pra mim , o filtro esta funcionando então vou deixando ele la....

Pense nisso, pois vc pode estar arrumando mais uma dor de cabeça, pois desta forma só vc podera mexer nos seus jipes de tão modificados que eles acabam ficando...

Abcs

Bom dia Alex ! que interessante ! também sou formado em eletrônica e trabalho com automação industrial na Usiminas, tenho um primo que trabalhou aqui e era Mecânico e despertou interesse por eletrônica . . . vai entender ?!? vou ponderar com carinho as suas palavras, mas o meu problema é que meu time está perdendo . . . :lol: um abraço !

ADRIO DIAS
14/02/2011, 12:05
Pessoal depois de muito tempo vou colocar um BF que tenho lá em casa para funcionar.Muitas peças foram compradas e entre elas o sistema de oleo vai ser renovado com filtro novo e flexiveis.Já sei que a historia da junta da tampa do filtro de oleo é complicada porem me surgiu uma duvida visto q eu desmontei esse motor faz uns 6 anos e agora que estou montando novamente não me recordo se a mola do filtro vai embaixo do elemento filtrante(forçando o elemento para cima) ou vai entre o elemento filtrante e a tampa (forçando o elemento para baixo).Se alguem puder dar uma ajuda agadeço:concordo:.
Abraço a todos.

Lucas Nassif
14/02/2011, 12:09
... e agora que estou montando novamente não me recordo se a mola do filtro vai embaixo do elemento filtrante(forçando o elemento para cima) ou vai entre o elemento filtrante e a tampa (forçando o elemento para baixo).Se alguem puder dar uma ajuda agadeço:concordo:.
Abraço a todos.

Essa mola vai presa no lado interno da tampa, forçando o filtro pra baixo (ou a tampa pra cima :lol:).


[]`s

Jacimar
14/02/2011, 12:37
Pessoal depois de muito tempo vou colocar um BF que tenho lá em casa para funcionar.Muitas peças foram compradas e entre elas o sistema de oleo vai ser renovado com filtro novo e flexiveis.Já sei que a historia da junta da tampa do filtro de oleo é complicada porem me surgiu uma duvida visto q eu desmontei esse motor faz uns 6 anos e agora que estou montando novamente não me recordo se a mola do filtro vai embaixo do elemento filtrante(forçando o elemento para cima) ou vai entre o elemento filtrante e a tampa (forçando o elemento para baixo).Se alguem puder dar uma ajuda agadeço:concordo:.
Abraço a todos.


Boa tarde prezado ! se não viu ainda, dê uma olhada nesse tópico, talvez te interesse, um abraço !

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27958

rodolfoeller
16/11/2011, 16:30
Olá amigos eu estou em fase final de reforma e ao trocar o óleo e o filtro de óleo vazou óleo por todos os lado na tampa. Aí ajustamos o anel de vedação que vem com o filtro e blz mas ficou vazando na borracha que pega o parafuso que fecha a tampa que talvez pelo o tempo está se desintegrando. Onde consigo este anel de vedação ou seria isto alguma adaptação do dono anterior?

Rodolfo

Rafaminc
16/11/2011, 16:41
Olá amigos eu estou em fase final de reforma e ao trocar o óleo e o filtro de óleo vazou óleo por todos os lado na tampa. Aí ajustamos o anel de vedação que vem com o filtro e blz mas ficou vazando na borracha que pega o parafuso que fecha a tampa que talvez pelo o tempo está se desintegrando. Onde consigo este anel de vedação ou seria isto alguma adaptação do dono anterior?

Rodolfo

No parafuso se não em engano vai uma arruela de latão ou bronze. Se perdeu a original, acho que só procurando em desmanches ou em alguma casa de vedações hidráulicas.
Se mesmo assim não achar, tenta colocar uma arruela de nylon ou bakelit, pois a borracha quando vc girar o parafuso vai saltar fora ou rasgar, ao menos que vc faça uma cabeça sextavada especial soldada e depois usinada com um canal para o´ring.

Lucas Nassif
16/11/2011, 16:50
No parafuso se não em engano vai uma arruela de latão ou bronze. Se perdeu a original, acho que só procurando em desmanches ou em alguma casa de vedações hidráulicas.


No meu ex BF161 eu consegui sanar o vazamento na junta da tampa colando a junta com 5 pingos de superbond. Tinha que fazer isso pois na hora que apertava a tampa a junta saía de posição e vazava.

No parafuso eu resolvi cortando umas arruelinhas de alumínio de lata de skol, vendi o motor com elas lá e sem vazamento.



[]`s

Rafaminc
16/11/2011, 16:59
No meu ex BF161 eu consegui sanar o vazamento na junta da tampa colando a junta com 5 pingos de superbond. Tinha que fazer isso pois na hora que apertava a tampa a junta saía de posição e vazava.

No parafuso eu resolvi cortando umas arruelinhas de alumínio de lata de skol, vendi o motor com elas lá e sem vazamento.

[]`s

"Vivendo e aprendendo"....rsss

Abç

rodolfoeller
16/11/2011, 17:55
No meu tinha uma borracha. Será adaptação?

Luiz Fernando de C
29/01/2012, 21:56
Pessoal boa noite, estou com um problema parecido com Meu CJ5, motor BF 161, então...quando o motor aquece, a luz indicadora de pressão de óleo acende em lenta e costuma acender até com o motor um pouco acelerado.Troquei primeiramente a cebolinha e parcialmente resolveu mas agora demora mais a acender e então nada feito.Daí troquei o óleo 20w50..e o problema continua. Ouvi falar em outro fórum que uma pessoa tinha resolvido o problema trocando a válvula acima do filtro. então alguem poderia me descrever como isso funciona? O filtro se move no interior da caixa de filtro? No meu jeep quando fui fazer a limpeza do suporte, havia quase um barro lá dentro....o antigo dono não era lá muito cuidadoso...mas então...coloquei um filtro que entra sob pressão naquele tubo de ferro...para mim seria desnecessário aquela mola sobre o filtro..mas sei que não é...nesse referido tubo onde é parafusada a tampa..existe quantos furos da passagem do óleo? no meu Jeep só vi um....Peço a ajuda de vocês!

Jacimar
30/01/2012, 07:33
Bom dia prezado ! parece que sua bomba de óleo está precisando ser regulada, talvez já esteja com desgaste, dê uma pesquisada pelo fórum pois há muitos tópicos sobre isso, inclusive sobre a substituição do filtro antigo por um moderno, de cartucho ou "spin on" qualquer coisa é só falar, boa sorte e um abraço !

Rafaminc
31/01/2012, 08:02
Pessoal boa noite, estou com um problema parecido com Meu CJ5, motor BF 161, então...quando o motor aquece, a luz indicadora de pressão de óleo acende em lenta e costuma acender até com o motor um pouco acelerado.Troquei primeiramente a cebolinha e parcialmente resolveu mas agora demora mais a acender e então nada feito.Daí troquei o óleo 20w50..e o problema continua. Ouvi falar em outro fórum que uma pessoa tinha resolvido o problema trocando a válvula acima do filtro. então alguem poderia me descrever como isso funciona? O filtro se move no interior da caixa de filtro? No meu jeep quando fui fazer a limpeza do suporte, havia quase um barro lá dentro....o antigo dono não era lá muito cuidadoso...mas então...coloquei um filtro que entra sob pressão naquele tubo de ferro...para mim seria desnecessário aquela mola sobre o filtro..mas sei que não é...nesse referido tubo onde é parafusada a tampa..existe quantos furos da passagem do óleo? no meu Jeep só vi um....Peço a ajuda de vocês!

Luiz, vc abriu esse motor antes de começar a acender a luz do óleo? Mexeu no comando ou mancais? ou a luz começou acender do nada?

mali9ski
31/01/2012, 16:30
Pessoal boa noite, estou com um problema parecido com Meu CJ5, motor BF 161, então...quando o motor aquece, a luz indicadora de pressão de óleo acende em lenta e costuma acender até com o motor um pouco acelerado.Troquei primeiramente a cebolinha e parcialmente resolveu mas agora demora mais a acender e então nada feito.Daí troquei o óleo 20w50..e o problema continua. Ouvi falar em outro fórum que uma pessoa tinha resolvido o problema trocando a válvula acima do filtro. então alguem poderia me descrever como isso funciona? O filtro se move no interior da caixa de filtro? No meu jeep quando fui fazer a limpeza do suporte, havia quase um barro lá dentro....o antigo dono não era lá muito cuidadoso...mas então...coloquei um filtro que entra sob pressão naquele tubo de ferro...para mim seria desnecessário aquela mola sobre o filtro..mas sei que não é...nesse referido tubo onde é parafusada a tampa..existe quantos furos da passagem do óleo? no meu Jeep só vi um....Peço a ajuda de vocês!

Amigo, isto da pra dizer que é bem comum acontecer nos bf's.....

podem achar uma solução gambiarra, mas funciona, e duvido alguem me dizer que o filtro de oleo do bf não é só ''para ingles ver''...........:oops:

meu velho tem feito muito disto em todos os anos de serviço dele......apenas izole o filtro de oleo do motor como ele é by pass, não é muito util e com um motor la pelas tantas não quer dizer nada, e a pressão do oleo ja sobe um pouco, eu acho muito melhor izolar o filtro de oleo ao invez de rodar sem pressão do oleo........

boa sorte.......:torcendo:

spgarcia
04/09/2019, 17:10
Boa tarde, estou tendo problema constante de vazamento pelo filtro de oleo do meu cj3, acredito q a borracha de camera de ar, amolece ao aquecer e acaba vazando oleo, e o anel que vem junto com o filtro não veda, alguem tem alguma sugestão ?

Aristides Jr
05/09/2019, 08:54
Olá spgarcia!

Já lí que este problema é frequente!
No último encontro coincidentemente falamos deste assunto!

No meu Cj3a nunca tive o filtro de óleo, quando julgava que era essencial/importante cheguei a pensar numa adaptação, mas hoje passados mais de 40 anos de uso, já não ligo mais, afinal nunca tive problema por conta disto!

Eu particularmente não recomendo, atualmente gosto mais do original, Mas se tiver disposto este post pode te ajudar (existem outros também)

https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/27958-filtro-de-oleo-cj5-parte-ii.html

Falando em encontro deixo aqui um convite para que venha até Paulínia para o encontro de antigos que acontece sempre nas manhãs do último domingo do mês (menos em dezembro).
Por sinal este mês o Jeep é o homenageado.

Se conseguir solucionar o problema poste aqui para nós.

Abraço Aristides Júnior

Ian Jeep
05/09/2019, 12:19
Boa tarde, estou tendo problema constante de vazamento pelo filtro de oleo do meu cj3, acredito q a borracha de camera de ar, amolece ao aquecer e acaba vazando oleo, e o anel que vem junto com o filtro não veda, alguem tem alguma sugestão ?


Bom dia Spgarcia, tranquilo?

Esses anéis de vedação que vem realmente são muito ruins.
Eu resolvi o meu comprando um anel novo, com a largura e espessura da borracha maior. Comprei numa casa q vende peças para empilhadeiras.

Nunca mais vazou, e pode apertar q a borracha não escapa, por conta dela ser mais espessa. Passa o dedo com um pouco de óleo antes de sentar a borracha na tampa e vá apertando aos poucos.

568540

Abraços

spgarcia
06/09/2019, 09:22
Bom dia Obrigado amigo pela ajuda


Bom dia Spgarcia, tranquilo?

Esses anéis de vedação que vem realmente são muito ruins.
Eu resolvi o meu comprando um anel novo, com a largura e espessura da borracha maior. Comprei numa casa q vende peças para empilhadeiras.

Nunca mais vazou, e pode apertar q a borracha não escapa, por conta dela ser mais espessa. Passa o dedo com um pouco de óleo antes de sentar a borracha na tampa e vá apertando aos poucos.

568540

Abraços

spgarcia
06/09/2019, 09:24
Bom dia amigo, Gratidão pela ajuda, vou assim q possivel estar presente ao encontro

spgarcia
06/09/2019, 09:27
Agradeço a ajuda e aproveito para perguntar.
Saberia informar de onde é este anel da empilhadeira, e de qual seria
desde já agradeço
?

Ian Jeep
06/09/2019, 18:25
Agradeço a ajuda e aproveito para perguntar.
Saberia informar de onde é este anel da empilhadeira, e de qual seria
desde já agradeço
?

Na verdade eu não sei a especificação.
Mas é sé levar a tampa e pedir um anel q caiba certinho na tampa. lá na loja ele tinha vários tamanhos e espessuras, eu escolhi oq melhor se encaixava. um q tenha parede mais grossa e largura maior q a original.

abraços e boa sorte.

spgarcia
12/09/2019, 19:03
Boa noite
Pra mim o que resolveu foi colocar a borracha que vem junto com o filtro com super bonder. Antes limpei com gasolina o oleo da tampa para poder colar e estiquei um pouco a borracha para caber no tamanho exato do orifício da tampa.
Depois de seco passei um pouco de graxa na parte da borracha q irá fixar na tampa e montei ele e no parafuso usei uma arruela de cobre,
Funcionou perfeitamente

spgarcia
12/09/2019, 19:05
Boa noite, resolvido...
Obrigado a todos pelas dicas, juntando elas consegui a solução descrita