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Ver Versão Completa : Ranger estralo na 4x4



VictorMedeirosRN
18/10/2009, 23:39
Boa noite amigos,

Possuimos uma Ranger XL 2001 2.5. Diesel

Bem, quando eu fui ultilizar a 4x4 high do carro, assim que sai, escutei um estralo bem feio, imediatamente parei, e desliguei a 4x4.
nunca tinha ouvido algo parecido, bem, os pneus, sao iguais, e de desgaste igual, e alguem saberia informar oque seria?
ela passou muito tempo sem ser ultilizada a 4x4, e da ultima vez que meu pai rodou nela 4x4 ela fez esse estralo e depois volta ao normal.
nao fui louco ao ponto de arriscar andar mais algo com aquele estralo, parecia que algo ia se partir. mas na 4x2, nada de barulhos.

Grato,
Victor Medeiros

Edintruder
19/10/2009, 08:57
Depende de onde veio o estalo. Pode ser muita coisa.

Entenda o seguinte, na CT, por se tratar de um equipamento com acoplamento elétrico que também permite seu acoplamento em funcionamento, esse acoplamento funciona com uma luva e molas. A luva empurra o conjunto que através da pressão de uma mola (tanto pra engatar como desengatar) que só garante o acoplamento quando os dentes dos eixos estiverem perfeitamente alinhados. Muitas vezes quando se desengata a 4x4 e existe pressão no conjunto, o desacoplamento permanece engatado por mais alguns metros e se ficar com o vidro aberto, por vezes se escuta um estalo leve da luva voltando por ação da mola.

Dessa maneira, um estalo simples pode ser ação desse sistema e é normal.

Se for um estalo contínuo, podes verificar a homocinética do cardam, pois o sistema gera folga entre o estriado do eixo e da homocinética do cardam dianteiro, porém se estiver ruim, em breve ele vai ficar rodando direto com um barulho de metal raspando. Não te assusta quando isso ocorrer, basta ligar o 4x4hi e andar assim até trocar a homocinética.

Outro ponto de estralo pode ser as homocinéticas e tulipas com roletes de trizetas quebradas.

rogeriomasih
19/10/2009, 10:43
Pode ser a corrente da CT escapando?

Edintruder
19/10/2009, 15:47
Difícil ser corrente. Se ela tiver folga suficiente pra escapar, ela tem folga pra raspar na carcaça também... Se escutaria ela raspando.

VictorMedeirosRN
19/10/2009, 19:04
Opa,

pelo que andei lendo aqui, primeira coisa, seria a junta da homocinetica, foi oque falei a meu pai, e ele falou que nunca tinha trocado ela, e que podia ser.

Grato,
Victor

Edintruder
19/10/2009, 19:31
Bem, tens que ter certeza de qual é a homocinética. Na transmissão da Ranger são 3, uma no cardam dianteiro e 2 nas rodas.

Testa pra ver o que é. De qualquer forma, isso não quebra assim do dia pra noite, mesmo sendo homocinética da roda, nada impede de usares o 4x4 normal ou reduzida.
Experimenta mandar lavar a peça e reengraxar. Normalmente resolve.

Nava
21/10/2009, 22:04
Esse ano de ranger ainda tem roda livre? Pode ser uma delas tb.

Rogerrm
21/10/2009, 22:26
Ranger com Roda LIvre só até 2000 e não são todas....