Ver Versão Completa : Troller no asfalto debaixo de muita chuva
vandinho jf
18/10/2009, 22:46
estou com um t4 2010 neste fim de semana voltava de cabo frio na via lagos onde peguei uma chuva daquelas temporal e muita agua empocada na pista, bom estava 4x2 e o carro a 100km parecia ue andava numa pista de sabao parei no pedagio ligue o 4x4 nao melhorou significamente nada continuou escorregando sei que o carro é leve e tem pouca estabilidade , mas fiquei assustado com o comportamento do carro, ah e ele estava com 5 pessoas mais bagagens o que aumentou o peso do carro, teoricamente o que o faria ficar mais estavele os pneus estavam calibrados com 30 libras cada um alguem ja passou por situacao parecida, isto e normal
Luciano Poa
18/10/2009, 23:26
Como comprei o meu a pouco mais de um mês,não posso afirmar nada a respeito do comportamento dele nesta situação.
Porém,posso dizer que (baseado) no manual do propietário,a recomendação de calibragem para os pneus nestas condições, terreno x carga é de 35 libras e não 30.:concordo:
vandinho jf
18/10/2009, 23:32
luciano
reparei ese detalhe porque tambem consultei o manual , que alias pede 30 lbs cidade e 35 estrada, acho que tlvez o ideal mesmo seja rodar direto nas 33lbs
Luciano Poa
18/10/2009, 23:34
Como tenho usado o Troller,extritamente no uso urbano,deixo em 30 lbs,mas quando for pegar estrada (rodovias) calibrarei conforme o especificado.
Abração!:concordo:
estou com um t4 2010 neste fim de semana voltava de cabo frio na via lagos onde peguei uma chuva daquelas temporal e muita agua empocada na pista, bom estava 4x2 e o carro a 100km parecia ue andava numa pista de sabao parei no pedagio ligue o 4x4 nao melhorou significamente nada continuou escorregando sei que o carro é leve e tem pouca estabilidade , mas fiquei assustado com o comportamento do carro, ah e ele estava com 5 pessoas mais bagagens o que aumentou o peso do carro, teoricamente o que o faria ficar mais estavele os pneus estavam calibrados com 30 libras cada um alguem ja passou por situacao parecida, isto e normal
Vandinho,
O Troller não é leve não. Ele pesa 1850 kg e se vc estava com o carro carregado, estava com muito mais peso que isto.
O Troller é instável mesmo. Não sei qual era o seu outro carro, porém se vc não tem muita experiência na condução de utilitários, vc pode estar estranhando isto também.
Com meu ex-troller, eu andava sempre com a roda livre acionada e ligava sempre a tração 4x4 quando o asfalto estava molhado. Na estrada, quando eu estava puxando reboque, mesmo no seco eu acionava a tração pois isto ajudava na frenagem.
Pelo que vc está descrevendo, mesmo com a tração ligada, o carro oscilou nas retas. Isto não é normal. Será que as duas rodas livres estavam na posição 4x4?
vandinho jf
18/10/2009, 23:44
sim as rodas livres estavam acionadas , apesar de ser meu primeiro troller estranhei porque sempre tive carros 4x4, niva, cherroke, l200, ranger 2.8cd, tr4 ,tambem tenho ostume de utiliza r reboque carregando quadri ou jet e neste outros carros nunca nem precisei ligar 4x4 o que me parece tambem uma novidade em relacao ao troller
Então será que seu carro não está precisando de um reaperto no sistema de direção? Pelo que tenho visto por ai, os Trollers 2010 estão vindo com alguns problemas...
Eu puxava meu reboque com dois quadris e só tinha realmente problemas com o freio. Por isso eu usava o 4x4 na estrada, seja com asfalto seco ou molhado.
vandinho jf
18/10/2009, 23:51
bom o carro saiu da revisao de 5000 direto para estrada,sera?
vou ate verificar mas acho que na verdade estou chegando a conclusao que juntaram dois fatores excesso de agua mesmo e minha falta de costume ainda com o carro tomara né
Luciano isto é culpa somente dos pneus Goodyear que sairam no Troller 2010...
São HORRIVEIS para chuva!
Eu já notei o mesmo comportamento no meu, qualquer pocinha d`água na pista ele puxa para os lados...
A drenagem de água deste pneu é horrivel.
Recomendo a troca dos pneus.
Eu troquei os pneus do meu e resolveu totalmente o problema.
Abraços.
Então será que seu carro não está precisando de um reaperto no sistema de direção? Pelo que tenho visto por ai, os Trollers 2010 estão vindo com alguns problemas...
Eu puxava meu reboque com dois quadris e só tinha realmente problemas com o freio. Por isso eu usava o 4x4 na estrada, seja com asfalto seco ou molhado.
É problema nos pneus Alex...
Este novo Goodyear que está saindo no Troller 2010 tem péssima drenagem de água, qualquer pocinha na pista o carro puxa violentamente para os lados...
Eu primeiramente troquei os originais pelo BF Goodrich AT 31"...
Resolveu 100% do problema.
Agora estou com BF 33" MUD, que apesar de não ser o pneu certo para chuvas, é muito melhor que o original.
Abraços.
Então será que seu carro não está precisando de um reaperto no sistema de direção? Pelo que tenho visto por ai, os Trollers 2010 estão vindo com alguns problemas...
Eu puxava meu reboque com dois quadris e só tinha realmente problemas com o freio. Por isso eu usava o 4x4 na estrada, seja com asfalto seco ou molhado.
Olá AKPG!
Me tira uma dúvida. Entendi que na situação de reboque se fez necessário utilizar o 4x4, mas eu sempre ouvi dizer que andar com 4x4 acionado em piso seco força muito o conjunto de transmissão. Isto não gerou nenhum problema para o seu Troller?
Forte abraço!
vandinho jf
19/10/2009, 00:45
abreu
tenho um jogo de pneu mud bf 32 que uso para correr regularidade apesar de nao serem o ideal para asfalto quando fr viajar 4f que vem pra la se estiver chovendo vou fazer um teste e te conto
valeu a dca , rparei mesmo nos sulcos deste pneu novo do t4 2010 acho que ele e um ouco mais off road sim e prejudicou a drenagem sim
O meu é um 2009, com os pneus antigos, e posso dizer que também levei um susto quando enfrentei áreas de pista alagada. Uma vez estava na marginal pinheiros, no lado esquerdo, próximo ao muro e passei em uma possa a 70km/h. Levei o maior susto, primeiro veio muita água para o para brisa, e mesmo com o limpador ligado, perdi a visibilidade, segundo o carro ficou totalmente solto, passei longos 2 segundos de passageiro. Mas só assim pra sentirmos a máquina e conhecermos os seus limites, portanto eu recomendo com chuva, cuidado redobrado com áreas alagadas, e também com a frenagem, pois eu que ando na maioria das vezes sozinho com o carro leve, ele tende a travar em freadas mais bruscas na chuva.
Abraços
Edintruder
19/10/2009, 09:17
Querem uma dica?
Em pista molhada, observem os rastros dos pneus na pista, quando esse rastro começar a desaparecer, é sinal que o veículo já se encontra em situação de hidroplanagem, mesmo que ele responda ao volante e não apresente nenhuma tendência.
A velocidade adequada é sempre avaliada dessa forma. Um pneu por vezes tem que drenar cerca de 25L de água por segundo, se esse pneu não tem capacidade de drenagem, a velocidade deverá ser reduzida imediatamente.
Melhor pneu pra chuva é Mud, drena mais de 100L por segundo!!!
Obs.: De dia é mais fácil, de noite só quando vem outro veículo atrás conseguimos enxergar.
Olá AKPG!
Me tira uma dúvida. Entendi que na situação de reboque se fez necessário utilizar o 4x4, mas eu sempre ouvi dizer que andar com 4x4 acionado em piso seco força muito o conjunto de transmissão. Isto não gerou nenhum problema para o seu Troller?
Forte abraço!
Ricardo,
O problema de usar o 4x4 do Troller em piso seco é justamente quando vc está em baixa velocidade e tenta fazer uma curva fechada. Vc sente que o carro está travando e isto significa que algo está sendo forçado.
Já em velocidades altas e em linha reta, nada está sendo forçado, uma vez que os materiais que compões o eixo dianteiro e traseiro são exatamente os mesmos. A única diferença é que no eixo dianteiro os retentores são mais frágeis e em teoria, usar o 4x4 direto iria causar seu desgaste prematuro. Porém comigo nunca aconteceu isto.
Quanto eu estava puxando meu reboque (que pesava por volta de 900kg) as rodas dianteiras do troller travavam com facilidade numa freada mais forte. Então acionando a tração, eu tinha a impressão de que o carro passava a frear melhor pois a ação da frenagem nas rodas dianteiras acabavam indo também para as rodas traseiras. Só que isto óviamente sacrificava a vida das pastilhas de freio. Porém, antes elas do que eu!!! hehehehehe.
Este assunto é muito polêmico e gera muitas dúvidas mesmos. Eu sempre aciono o 4x4 no piso molhado, só que sempre desligo ao virar uma esquina e depois aciono novamente. E olha que meu Troller andava com pneu 35 na cidade, na estrada e na trilha.
Um abraço,
Ricardo,
O problema de usar o 4x4 do Troller em piso seco é justamente quando vc está em baixa velocidade e tenta fazer uma curva fechada. Vc sente que o carro está travando e isto significa que algo está sendo forçado.
Já em velocidades altas e em linha reta, nada está sendo forçado, uma vez que os materiais que compões o eixo dianteiro e traseiro são exatamente os mesmos. A única diferença é que no eixo dianteiro os retentores são mais frágeis e em teoria, usar o 4x4 direto iria causar seu desgaste prematuro. Porém comigo nunca aconteceu isto.
Quanto eu estava puxando meu reboque (que pesava por volta de 900kg) as rodas dianteiras do troller travavam com facilidade numa freada mais forte. Então acionando a tração, eu tinha a impressão de que o carro passava a frear melhor pois a ação da frenagem nas rodas dianteiras acabavam indo também para as rodas traseiras. Só que isto óviamente sacrificava a vida das pastilhas de freio. Porém, antes elas do que eu!!! hehehehehe.
Este assunto é muito polêmico e gera muitas dúvidas mesmos. Eu sempre aciono o 4x4 no piso molhado, só que sempre desligo ao virar uma esquina e depois aciono novamente. E olha que meu Troller andava com pneu 35 na cidade, na estrada e na trilha.
Um abraço,
Alexandre!
Muito técnica a resposta. Muito bom...com certeza antes a pastilha de freio do que os ocupantes..kkkk
Obrigado pelo pronto retorno.
Forte abraço!
Alexandre!
Muito técnica a resposta. Muito bom...com certeza antes a pastilha de freio do que os ocupantes..kkkk
Obrigado pelo pronto retorno.
Forte abraço!
Ricardo,
O fórum é pra isto mesmo. Um dia ajudamos e outro somos ajudados. :dance: :palmas: :concordo:
Abraço,
Zegenesio
20/10/2009, 17:23
Rodei 2000 km, de Sobral Cé à Campina Grande Pb por duas vêzes com 500 kg de palha de carnaúba no meu pequeno reboque de um eixo, carga de mais de 2m de altura, o amortecedor quebrou em uma ocasião. Estrada ruim, muito buraco, o meu Troller não tomou conhecimento dao reboque.
Já puxei treiler dea Paraiba ao Rio Grande do Sul e sei como eles se comportam.
Pelo que eu li sobre Troller existe ocasiões específicas para se ligar o 4x4, e o asfalto com ou sem chuva não é uma delas. Embora seja bonitinho, o Troller é um tremendo trator, quem comprar tem que saber disso.
Nunca passe numa poça de água com velocidade vai ficar sem vizibilidade.:idea::discordo:
geraldo paulino filho
21/10/2009, 01:26
Na chuva qto maior a largura dos pneus, maior a chance de ocorrer aquaplanagem, que provoca esta instabilidade e qdo muito forte, pode fazer o carro girar sobre a pista, provocando serios acidentes. Observe se os pneus tem sistema de drenagem de agua eficiente [os antigos FSR da Firestone tb eram péssimos, pq não drenavam agua do dos sulcos centrais para as bordas laterais, a calibragem tb é muito importante]
Se Troller com 1800 kg fosse leve, o que seria pesado? O Samurai que pesa 850 kg??
Acho que TALVEZ pelo fato de não ter ainda se adaptado à condução do jipe em asfalto com chuva, comigo a uns 40 km\h em uma curva de cotovelo não muito fechada a Band Longa deu 360º, isso mesmo 360º na chuva com pneus Argentinos, pior só os frontiera na chuva, hehehe! Acostumei, chuveu! vô devagarzinho; se não por mim, pelos outros!
lucasgamba
21/10/2009, 09:37
Na chuva qto maior a largura dos pneus, maior a chance de ocorrer aquaplanagem, que provoca esta instabilidade e qdo muito forte, pode fazer o carro girar sobre a pista, provocando serios acidentes. Observe se os pneus tem sistema de drenagem de agua eficiente [os antigos FSR da Firestone tb eram péssimos, pq não drenavam agua do dos sulcos centrais para as bordas laterais, a calibragem tb é muito importante]
Se Troller com 1800 kg fosse leve, o que seria pesado? O Samurai que pesa 850 kg??
Acho que TALVEZ pelo fato de não ter ainda se adaptado à condução do jipe em asfalto com chuva, comigo a uns 40 km\h em uma curva de cotovelo não muito fechada a Band Longa deu 360º, isso mesmo 360º na chuva com pneus Argentinos, pior só os frontiera na chuva, hehehe! Acostumei, chuveu! vô devagarzinho; se não por mim, pelos outros!
Certíssimas respostas!
Não trata-se exclusivamente de peso ou calibragem de pneus (se fosse assim, carretas com 40T e calibragem acima de 120 psi jamais aquaplanariam), acostumar com o comportamento do jipe é fundamental.
No início tbm tomei vários sustos, principalmente pq troquei uma HiLux modelo novo com pneus 100% asfalto, pelo Troller. Depois de mais de 25 mil KM já me acostumei com todas as jogadas e "guinadas" que o carro da, mas no início, não tem mágica, é andar de vagar.
Com relação a roda livre acionada, é interessante tomar cuidado, pois rodar com ela acionada no asfalto, vai danifica-la, e para variar, a garantia não vai cobrir.
Sorte e alegria para todos!
(...)
Com relação a roda livre acionada, é interessante tomar cuidado, pois rodar com ela acionada no asfalto, vai danifica-la, e para variar, a garantia não vai cobrir.
Sorte e alegria para todos!
Lucas,
Não entendi :pensativo:. O que poderia ser danificado pelo fato de usá-la acionada o tempo inteiro?
Um abraço.
Murillus
21/10/2009, 13:00
pelo que eu li sobre troller existe ocasiões específicas para se ligar o 4x4, e o asfalto com ou sem chuva não é uma delas.
97% correto... Nao ligar 4x4 no asfalto...
2,99999...% = no asfalto em enchentes... Durante passagens com muita agua... 4x4 pode ser ligado...
0,0000...01% = se refere a andar em linha reta no asfalto seco... Mas nesse caso nao precisaria do 4x4... Seria mais pra testar...
Fazer curva com roda livre e tracao engatada no asfalto... Floyde tudo...
97% correto... Nao ligar 4x4 no asfalto...
2,99999...% = no asfalto em enchentes... Durante passagens com muita agua... 4x4 pode ser ligado...
0,0000...01% = se refere a andar em linha reta no asfalto seco... Mas nesse caso nao precisaria do 4x4... Seria mais pra testar...
Fazer curva com roda livre e tracao engatada no asfalto... Floyde tudo...
E se neste asfalto alagado tiver que fazer uma curva de 90 graus? Vai estragar tudo. Agora se o asfalto for uma reta, tanto faz estar molhado ou não que não vai estragar nada na tração.
Portanto, a recomendação é de não usar o 4x4 no asfalto pois existem várias situações onde a tração poderá estragar. Agora também existem várias outras situações que, se o motorista tiver cuidado, poderá usar e não terá problema algum. Será até melhor pois assim o sistema de tração não estraga pela falta de uso.
Quando eu tinha meu Troller, ele tinha bloqueio ARB nos dois eixos. Eu acionava a reduzida e o bloqueio quase todos os dias. Logicamente eu fazia isto quando estava no trânsito em linha reta pois caso contrário não conseguiria virar o carro para lado nenhum e se tentasse fazer isto, com certeza quebraria tudo...Mas fazia isto constantemente para que o sistema todo ficasse em uso e não falhasse na hora que eu mais fosse precisar dele.
Um abraço,
John1532Jr
21/10/2009, 13:40
AKPG
O que sucede é o seguinte:
O Troller possui diferencial traseiro com deslizamento limitado, caixa de transferência de acoplamento direto, diferencial dianteiro também de acoplamento direto, e roda livre nas rodas dianteiras.
Quando você faz uma curva, ou ainda em outras situações de direção, as rodas traseiras fazem percurso diferente uma da outra, e o mesmo se aplica às rodas dianteiras, e mais ainda, as rodas dianteiras giram percurso diferente das traseiras.
Nestas situações, você tem que imaginar que cada roda faz uma rotação diferente da outra.
Com respeito à tração traseira do Troller, êle traciona nas duas rodas, mas como o diferencial é de deslizamento limitado, quer dizer que êle tem internamente no diferencial um sistemas de discos de fricção que permitem às rodas traseiras girarem de modo diferente uma da outra.
Já a caixa de transferência é direta, ou seja não possui deslizamento. Assim, se o 4x4 estiver ativado, o que for enviado de força para o diferencial traseiro será igualmente enviado para o diferencial dianteiro.
Então, as rodas dianteiras (se a roda livre não estiver selecionada) girarão exatamente igual às rodas traseiras. Se você estiver no asfalto ou qualquer local onde o atrito do pneu com o solo seja muito firme, a diferença de rotação entre rodas dianteiras e traseiras, e dianteira direita e dianteira esquerda forçará grandemente os pneus, diferenciais e a caixa de transferência. Vale lembrar que o diferencial dianteiro não possui deslizamento limitado, o que quer dizer que a roda dianteira esquerda vai girar exatamente o mesmo que a roda dianteira direita.
Com o tempo você terá desgaste acentuado e quebra nos componentes envolvidos.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Cordiais saudações.
:cool: :cool: :cool:
AKPG
O que sucede é o seguinte:
O Troller possui diferencial traseiro com deslizamento limitado, caixa de transferência de acoplamento direto, diferencial dianteiro também de acoplamento direto, e roda livre nas rodas dianteiras.
Quando você faz uma curva, ou ainda em outras situações de direção, as rodas traseiras fazem percurso diferente uma da outra, e o mesmo se aplica às rodas dianteiras, e mais ainda, as rodas dianteiras giram percurso diferente das traseiras.
Nestas situações, você tem que imaginar que cada roda faz uma rotação diferente da outra.
Com respeito à tração traseira do Troller, êle traciona nas duas rodas, mas como o diferencial é de deslizamento limitado, quer dizer que êle tem internamente no diferencial um sistemas de discos de fricção que permitem às rodas traseiras girarem de modo diferente uma da outra.
Já a caixa de transferência é direta, ou seja não possui deslizamento. Assim, se o 4x4 estiver ativado, o que for enviado de força para o diferencial traseiro será igualmente enviado para o diferencial dianteiro.
Então, as rodas dianteiras (se a roda livre não estiver selecionada) girarão exatamente igual às rodas traseiras. Se você estiver no asfalto ou qualquer local onde o atrito do pneu com o solo seja muito firme, a diferença de rotação entre rodas dianteiras e traseiras, e dianteira direita e dianteira esquerda forçará grandemente os pneus, diferenciais e a caixa de transferência. Vale lembrar que o diferencial dianteiro não possui deslizamento limitado, o que quer dizer que a roda dianteira esquerda vai girar exatamente o mesmo que a roda dianteira direita.
Com o tempo você terá desgaste acentuado e quebra nos componentes envolvidos.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Cordiais saudações.
:cool: :cool: :cool:
John,
Eu não tenho dúvida com relação a nenhum dos pontos que você citou. Em teoria está tudo correto.
Só estou falando que na prática, se estiver andando na estrada ou mesmo na cidade, mas andando em retas, não vai ter problema nenhum em acionar a tração 4x4. É só não fazer curvas fechadas que não acontecerá problema algum. Se vc me falar que vai descer uma serra com curvas fechadas, se usar um 4x4 sem diferencial central, tenho certeza que terá problemas. Se não quebrar o conjunto, é capaz até de bater o carro pois a diferença de rotação que as rodas teriam será anulada pela caixa de transferência e é provável que perca-se a direção/dirigibilidade do carro.
Agora imagina pegar uma Castelo Branco, uma Bandeirantes, até mesmo uma Fernão Dias ou outras estradas que não tenham curvas fechadas. A diferença de rotação entre as rodas em velocidade alta e em curvas abertas é praticamente nula, que poderá inclusive ser compensada com as próprias folgas que existem no sistema. É disto que estou falando. Não estou querendo criar polêmicas sobre este assunto polêmico. Só estou reportanto o que fazia nos dois Trollers que tive, na L200 que tive, na Hilux que tive e que faço agora na Dodge Ram que tenho. Se vou ter problemas no futuro, não sei dizer. Mas não tive em nenhum destes carros que já tive.
Um abraço,
Caros Vandinho e demais companheiros Trolleiros, gostaria de colaborar dizendo que seu problema, na minha opinião, está em três pontos:
1. marca e modelo do pneu original, que não é bom na chuva/asfalto;
2. Calibragem muito alta para andar na chuva/asfalto;
3. Provavelmente está desalinhado ou algo do gênero.
Tenho agora um igual ao seu, mas já tive um 2004 e um 2008 antes desse atual, sendo que por isso posso te dizer que esses novos são muiiiiiiiito bons de estabilidade, considerando a natureza do veículo, sendo que os antigos eu também não tinha nada a reclamar.
Se vc acionou a tração 4x4 com muita chuva e nada mudou provavelmente sua tração não está funcionando corretamente, pois a mudança é absurdamente sensível, tipo vc puxa no volante e ele obedece mesmo (velocidades compatíveis naturalmente).
Apesar de tudo isso, te confesso que quando vc acostumar com o tipo do veículo, aliado à prudência que vc já deve ter ao dirigir, andará na chuva com seu troller com muito mais facilidade que com outro carro.
Viajo muito no asfalto e estou bem acostumado com meu carro, que inclusive é chipado, e posso te dizer, é muito bom e muito estável.
Esclareço que troquei os pneus pelos yokohama 32x11.5 - geolander - e também troquei os amortecedores pelos rancho de 9 regulagens, mas o que faz diferença mesmo são os pneus, pois também não gostei dos novos goodyear na água.
Faz essa verificação de alinhamento e se informa sobre a calibragem ideal dos pneus para andar na chuva, pois eu ando com 26 libras nas quatro, sempre andei assim e sempre gostei. Inclusive o auto center que montou os yokohama p mim me indicaram andar com essa calibragem. No troller 2004 andei 100mkm e no 2008 andei 30 mkm assim, sempre com pneus 32x11,5 yokohama.
Espero poder ter ajudado na sua dúvida e também espero que acostume com o troller, pois sem dúvida é um belíssimo carro em muitos sentidos.
Arrisco te dizer que é difícil outro carro do tipo picape ou suv andar com um troller, mesmo com chuva e em curvas, quando vc já estiver acostumado às reações do carro.
Abraços, Eduardo.
PAULO CARECA
21/10/2009, 23:29
estou com um t4 2010 neste fim de semana voltava de cabo frio na via lagos onde peguei uma chuva daquelas temporal e muita agua empocada na pista, bom estava 4x2 e o carro a 100km parecia ue andava numa pista de sabao parei no pedagio ligue o 4x4 nao melhorou significamente nada continuou escorregando sei que o carro é leve e tem pouca estabilidade , mas fiquei assustado com o comportamento do carro, ah e ele estava com 5 pessoas mais bagagens o que aumentou o peso do carro, teoricamente o que o faria ficar mais estavele os pneus estavam calibrados com 30 libras cada um alguem ja passou por situacao parecida, isto e normal
Vandinho,
Peguei parte dessa chuva no domingo passado, tambem na via lagos, sentido inverso ao que vc fazia, até as carretas e onibus estavam andando a 60km/h (devido ao grande volume de agua no asfalto), eu consegui andar a 80 km/h com bastante estabilidade (claro que varias vezes o troller dava umas travadas e balançadas nas poças) com pneus originais goodyear 26 libras, mas não tinha ninguem conseguindo andar mais que 60km/h. Tinha mais algum carro conseguindo andar junto com vc nesta velocidade? :concordo:
PessoALL,
Aproveitando a discussão sobre acionar, ou não, o 4x4 no asfalto, eu gostaria de tirar uma dúvida.
No manual, diz para ligarmos a tração de tempos em tempos (não me lembro quanto), para lubrificação do diferencial dianteiro. Se eu ligar a chave no painel para a posição 4x4, sem ligar a roda livre, haverá a lubrificação?
Se ligar somente a chave do painel, no asfalto, poderá acarretar algum dano na tração, mesmo sem ligar a roda livre?
Obrigado e um abraço,
João Ricardo
T4 09 - "Azulão"
Rio de Jeneiro.
JEFFCATUNDA
21/10/2009, 23:57
Fico pensando.... Tamanha chuva e o cara desceu para acionar as rodas livres??
lucasgamba
22/10/2009, 10:09
Fico pensando.... Tamanha chuva e o cara desceu para acionar as rodas livres??
hauhuahuaha
Eu mesmo já fiz isso... é ótimo, mas vc fica muuuito molhado depois..... Da-lhe vitamina C!!
TROLLEIRO
22/10/2009, 13:03
Excelente o conteúdo deste tópico!!!
Aprende-se muito aqui!
PAULO CARECA
22/10/2009, 20:00
Fico pensando.... Tamanha chuva e o cara desceu para acionar as rodas livres??
Jeff,
Vc interpretou mal o que o Vandinho postou, ele parou no posto de pedagio que tem cobertura.:parede::concordo:
PessoALL,
Aproveitando a discussão sobre acionar, ou não, o 4x4 no asfalto, eu gostaria de tirar uma dúvida.
No manual, diz para ligarmos a tração de tempos em tempos (não me lembro quanto), para lubrificação do diferencial dianteiro. Se eu ligar a chave no painel para a posição 4x4, sem ligar a roda livre, haverá a lubrificação?
Se ligar somente a chave do painel, no asfalto, poderá acarretar algum dano na tração, mesmo sem ligar a roda livre?
Obrigado e um abraço,
João Ricardo
T4 09 - "Azulão"
Rio de Jeneiro.
E aí, amigos. Alguém vai me ajudar com essa dúvida?:)
Abraços,
João Ricardo
T4 09 - "Azulão"
Rio de Jeneiro.
Se vc fizer isto sem a ligar a roda livre, não vai ter problema algum. O cardã dianteiro irá girar, a caixa satélite também e os semi-eixos também. Só não irá passar tração para as rodas. Portanto, o sistema só tem a ganhar quando você faz isto.
Sugiro também acionar a tração reduzida sempre que possível... Como comentei em alugns posts acima, eu fazia isto constantemente.
Um abraço,
Alexandre,
Obrigado pela resposta.
A tração reduzida também pode ser ligada sem o acionamento da roda livre?
Abraço,
João Ricardo
T4 09 - "Azulão"
Rio de Jeneiro.
Pode sim. É até melhor pois assim vc não corre o risco de quebrar algo. Porém lembre-se que o carro tem que estar parado e você tem que pisar na embreagem para que entre a reduzida.
Um abraço,
Alexandre,
Valeu pelas dicas.
Abraço,
João Ricardo
T4 09 - "Azulão"
Rio de Jeneiro.
Caros Vandinho e demais companheiros Trolleiros, gostaria de colaborar dizendo que seu problema, na minha opinião, está em três pontos:
1. marca e modelo do pneu original, que não é bom na chuva/asfalto;
2. Calibragem muito alta para andar na chuva/asfalto;
3. Provavelmente está desalinhado ou algo do gênero.
Tenho agora um igual ao seu, mas já tive um 2004 e um 2008 antes desse atual, sendo que por isso posso te dizer que esses novos são muiiiiiiiito bons de estabilidade, considerando a natureza do veículo, sendo que os antigos eu também não tinha nada a reclamar.
Se vc acionou a tração 4x4 com muita chuva e nada mudou provavelmente sua tração não está funcionando corretamente, pois a mudança é absurdamente sensível, tipo vc puxa no volante e ele obedece mesmo (velocidades compatíveis naturalmente).
Apesar de tudo isso, te confesso que quando vc acostumar com o tipo do veículo, aliado à prudência que vc já deve ter ao dirigir, andará na chuva com seu troller com muito mais facilidade que com outro carro.
Viajo muito no asfalto e estou bem acostumado com meu carro, que inclusive é chipado, e posso te dizer, é muito bom e muito estável.
Esclareço que troquei os pneus pelos yokohama 32x11.5 - geolander - e também troquei os amortecedores pelos rancho de 9 regulagens, mas o que faz diferença mesmo são os pneus, pois também não gostei dos novos goodyear na água.
Faz essa verificação de alinhamento e se informa sobre a calibragem ideal dos pneus para andar na chuva, pois eu ando com 26 libras nas quatro, sempre andei assim e sempre gostei. Inclusive o auto center que montou os yokohama p mim me indicaram andar com essa calibragem. No troller 2004 andei 100mkm e no 2008 andei 30 mkm assim, sempre com pneus 32x11,5 yokohama.
Espero poder ter ajudado na sua dúvida e também espero que acostume com o troller, pois sem dúvida é um belíssimo carro em muitos sentidos.
Arrisco te dizer que é difícil outro carro do tipo picape ou suv andar com um troller, mesmo com chuva e em curvas, quando vc já estiver acostumado às reações do carro.
Abraços, Eduardo.
Sds Srs
"Esclareço que troquei os pneus pelos yokohama 32x11.5 - geolander " ...é bem este que estou pensando em por no meu 2009 (Uso 80% asfalto e 20 passeios/trilhas médias)!!
Alguem gostaria de tecer mais comentários, dicas, sugestões a respeito? Grato !!
JSOC
RABUGENTO
25/10/2009, 09:15
Até hoje não vi alguém elogiar os pneus GoodYear. :)
Lembro-me que em 1992 eu tinha um Escort Guarujá com pneus dessa marca argentinos.
Destruiram-se no asfalto com 20 mil km rodados...
Quando percebi estavam quase na lona.
Não sei como está essa marca hoje.
Nunca mais comprei veículo que viesse com esse pneu.
Creio que este assunto (melhor Pneus para Troller) ja foi abordado em outros tópicos, mas vamos lá (afinal discutir sobre jeeps é incansavel hehehehe):
No site da yokohama não fala medida 32" para o Geolander!!?? e quanto aos pneus "Wrangler MT/R", "Scorpion MUD" e "MUD TERRAIN T/A KM" 31" e 32" ???
(penso nestas medidas para não perder a garantia de fábrica!!)
Lembro do uso do Troller 80% on road e 20% off road (leves/médias)!!
Aguardo considerações! Grato!!
JSOC
Pequeno jr
25/10/2009, 12:18
Essa história da pano para manga.
Peguem lá na área de pick-ups um topico q discutimos sobre isso e fizemos até videos mostrando como se porta um carro no asfalto em 4x2 fazendo uma curva aberta e depois em 4x4 sempre aumentando a velocidade para ver o momento em que se perde o controle do carro.
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