Conectar

Ver Versão Completa : PROBLEMA ELÉTRICO...

Green-go
10/01/2005, 21:12
Fazem 5 dias que a lampada do AMP fica acessa (nao apaga)... no marcador original...
Pensei que algum fio desligo-se, mais nao achei nada desligado... entao pensei que a caixa reguladora ou alternador estao com problemas...
Pensei 5 dias, mais so hoje num passeio de noite com meus filhos que fiquei com a sensação que o motor ia morrer... entao voltei a casa na hora... cheguei e o "Pocotó" nao quiz mais.... Tentei dar e deu mesma coisa que bateria descarregada...
Como se faz evaluação de alternador , e como se faz evaluação da caixa reguladora?... Será que o problema esta ai?
O Jeep tem um marcador para carga da bateria e sempre ficou rodando e marcando perto de 16,5, mais a poco tempo e ate agora ele ficou sempre perto de 14,5 ... so que nao sei se esse marcador e confiavel...

[]s,

Sergio

Pagani
10/01/2005, 21:30
Opa !!!

Esta eu sei.

AE !!!

Seu moto qual é?

Bem eu efetuei este teste no meu e consegui identificar um dos meus problemas

Pra ver se seu alternador está carregando, faça o seguinte:

Ligue o Jeep, chupeta, tranco mas ligue.
- Acelere um pouco e retire o cabo positivo da bateria, se a viatura parar o alternador não está mandando carga pra bateria.
- Caso ele não morra vai soltando o acelerador até ficar em marcha lenta se não morrer está tudo OK.
- Se a viatura morrer verifique a caixa reguladora de tensão.

Se falei besteira me corrijam...

Pagani
Ficando metido :roll:

Green-go
10/01/2005, 21:52
AE !!! Pagani,

Meu motor é BF 161 original ate onde eu sei, mais o radiador é do Maverick (isso falou o cara que fiz orçamento para concertar ums furinhos).
Vou fazer o teste agora e posto... Ai vouter ter certeça se é alternador ou caixa reguladora.... (como se faz o teste da caixa?).

[]s,

Sergio

tio
10/01/2005, 22:23
Fala aí Sergio
O teste que o Paganni disse é válido e até funciona , mas o certo é vc ligar um amperímetro entre o fio positivo que entra no alternador e o parafuso em que ele é fixado.
Mas , se o seu voltímetro do painel estava marcando 16,5 , pode ser que esteja com excesso de carga , o que pode ocasionar a queima do estator (a bobina do alternador ) ou ´colar ´as placas da bateria.
Sugiro que leve á um auto elétrico que possa te dar o diagnóstico mais preciso~, pois assim vc talvez até economize algum $$ , trocando peças desnecessárias por conta própria.
[]s elétricos

Green-go
10/01/2005, 23:21
GRANDE PAGANI...!!!!!!!

Fiz o teste..., acelerei mais que um pouco e desconete o cabo positivo da bateria... o "Pocotó" parou na hora...., entao é o alternador... :D :?

TIO,
Voce está certo..., mais estou aprendendo e isso tem um costo que quero pagar...; asim, voce, Pagani e quem quizer ajudar, vao ser os grandes motivadores para gente como eu que ainda novinhos nessa aventura do Jeep, vamos nos apaixonando... :D
Nada como fazer voce mesmo...!!!, vai criando um vinculo e entendendo por que tem tanto doido gostando de ter esse carro inconfortable gastando $$$ , tanto, que tem algums que nem um Audi paga as caprichadas. :?

Vamos la TIO, PAGANI e quem quizer ajudar, que se faz agora... :wink:

[]s,

Sergio

tio
10/01/2005, 23:27
Certo Sergio
A melhor coisa é aprender fazendo , portanto , vamos desmontar seu alternador?
tire ele fora e eu te dou as dicas de como desmontar , testar e descobrir o defeito.
[]s

Green-go
11/01/2005, 00:01
GRANDE TIO...!!!

Amanha vou desmontar cedo (ja e muito noite). Antes vou marcar fios e coneçoes.
Logo vou tirar a correia e jogar fora ... alguma coisa antes... ? despois de fora tem que ser feito algum teste?

[]s,

Sergio

Green-go
11/01/2005, 10:16
Novo dia... vamos la...

1) Dei contato na vtr e partiu certinho... a bateria recuperou na noite.
2) O marcador acessorio que tem a vtr e para volt, ta marcando agora 13 volts, mais a lampada amarelha "AMP" do marcador original continua acesa.
3) So para lembrar... ontem fiz teste e ao desligar o cabo positivo da bateria, e o motor parou na hora.
4) Agora vou desmontar o alternador.. vou tentar postar 3 fotos que tirei.
5) Tenho um Multitester bom, para DC (corriente continua ou direta) ele atinge ate 1.000 amp e 1.000 volt e tem pinças. Na alterna 400 amp e 400 volts.
6) Tuda energia eletrica nos carros e continua ou alterna ?? :oops:
7) A vtr tem uma bateria de 60 amp... 72 celulas ou celdas... é nova (3 meses).

[]s,

Sergio

Green-go
11/01/2005, 10:58
As fotos...

Green-go
11/01/2005, 11:02
Outra

Green-go
11/01/2005, 11:04
outra

leopoldo
11/01/2005, 11:23
lampada piloto acesa com o motor desligado é diodo queimado.

Green-go
11/01/2005, 11:49
OPA Leopoldo... e esse diodo onde vai...??

[]s,

Sergio

cristiano
11/01/2005, 11:53
Leopoldo, você diz a lampada AMP acessa somente com a chave na ignição ??

Green-go
11/01/2005, 12:04
Fquei com as chaves na mao para mexer no alternador... :shock:

Eu entendo um motor desligado , como sem ignição... , e como "motor ligado" quando tem ignição na chave, esteja ele andando ou parado...

Agora estou na espera... desmonto ou nao o alternador?... tenho tudo prontinho... :roll:

[]s,

Sergio

Green-go
11/01/2005, 12:46
OPA... nao fico parado nao :D

Tem gente de olho nesse topico, entao ligo , brigo, pergunto...

O diodo esta na carcaça e pode ser do tipo trio, ponte retificador ou outro. A função dos diodos e façer que a corrente eletrica alterna (que gera o alternador), vire em corrente continua para tudo sistema eletrico do carro. 8)
Para evaluar o diodo tem que testar os ohms num sentido e logo no outro sentido... tem que dar um valor alto e outro baixo, se sao similares, entao tem que trocar... Isso aprendi por enquanto aguardo aos ... 8)

Agora , se é o diodo como falou Leopoldo, .... onde comprar? :roll:

[]s,

Sergio

tio
11/01/2005, 18:54
vamos lá pessoal.....no alternador em questao (wapsa , com regulador externo) , temos seis diodos ,sendo 3negarivos (estao presos á carcaça) e 3 positivos (presos á uma placa isolada , dentro do alternador.
Caso queira mesmo desmontar o alternador ,certifique-se antes ,que tenha um bom ferro de solda (mínimo 250W0 , ou nao vai conseguir montá-lo de novo facilmente).
1 - solte os quatro parafusos que estao prendendo a tampa dianteira e traseira do bicho.
2 - separe uma tampa da outra , sendo que o estator( bobina que vai no meio , fique presa na tampa traseira (lado oposto á polia).
3 - feito isto , vc estará com duas partes na mao....uma com o rotor ( peça que gira no meio do estator ) , e outra onde estao a bobina (estator) , os diodos e as escovas.
4 - neste tipo de alternador , é mais comum o problema ser o desgaste das escovas (pequenas peças de carvao , presas á uma mola ) , que certamente cairam qdo o rotor foi retirado.
5 - compre escovas novas ( é bem barato ) e compare os tamanhos....a nova tem aproximadamente 1 cm e as usadas ,provavelmente bem menos que isso.
tenho que sair agora...mais tarde termino...
[]s

Green-go
11/01/2005, 19:01
:D CONSEGUEI !!!!.... :lol: :lol:

Fiz desmontagem do alternador, olhei tudo e nao achei nada... entao uma das escobas caio no chao... :shock:
Comprei o kit das escobas e testei os diodos em dois sentidos, sendo a leitura um valor x num sentido e a mitade no outro... isso dos diodos nao entendi muito, mais nao achei erro ai. :oops:
So fique um tempao para motar as escobas ... :evil: muito dificil montar... finalmete fiz uma "ferramentinha" e montei sem problemas.
Proba de fogo.... dei partida e desliguei o cabo positivo... e o motor nao paro... e a lampada piloto do AMP apagou... voltagem no marcado... 14,5 volts. :lol:
Vou montar uma foto desmontado, pois acredito que pode ser de ajuda para algum outro...
Resultado: a pouco tempo paguei 400 $$$$latinhas por concertar o alternador no outro carro...., e ficou 3 dias no servicio. No Jeep ainda o alternador seja importado, gastei 15 $$$latinhas, demorei 2 horas e aprendi um monte de coisas. :D :D :D :D
Poxa... e fiz eu mesmo... isso nao tem valor... 8)

Muito obrigado PAGANI, TIO, LEOPOLDO (sempre ajudando) e CRISTIANO pela participaçao. Sem a ajuda e comentarios de voces, ainda nao teria soluçao ou teria gastado um monte de $$$ Latinhas.

Ainda vou testar e postar um comentario, mais ja e caprixando... :lol:

[]s,

Sergio

tio
11/01/2005, 19:07
Sergio....
já que desmontou , testou ou trocou os rolamentos?......geralmente , a terra acumulada no alternador , provoca um desgaste grande deles e, em caso de um deles travar , o prejuízo é grande.
Para colocar as escovas , na próxima vez , use um arame fino e duro , que pode ser encaixado num pequeno furo que tem na base traseira , próximo ao rolamento,justamente com esse fim (segurar as escovas enquenato encaixa o rotor)

Sergio Rocha
11/01/2005, 19:37
Esse grenn go é o maior barato :lol: :lol:
Vai acabar virando eletricista

[]'

Pagani
11/01/2005, 21:06
BOA !!!

Parabens e continue fuçando, as vezes dá certo outras :oops: mas o que vale é a satisfação de ter concertado o brinquedo.

T+

Pagani

Green-go
12/01/2005, 00:02
AE TIO, VOCE CONHECE... fiz esse arame com uma serra dura, encaixei e logo tirei pelo furo na base traseira que voce fala, so asim consegui fazer... :lol:
Testei os rolamentos e achei bem... so mudei a graxa deles... agora noite testei novamente e esta em 14,5 volts com tudo aceso. Ta BLZ... :D
Fiz outros testes, mais tudo deu certo. So gostaria saber como fazer para conhecer a capacidade do alternador (por cultura).

OPA !! Sergio Rocha... :D :D :D , é mesmo..., esse mundo do Jeep ta virando paixao... , é so vontade de fazer... gente fina tem muita aqui no forum..., e acredito que ajudar ao outros e parte dessa paixao... Hoje aprendo para amanha ajudar a outros...

AE Pagani... so estou començando... esse meu brinquedo tem muuuuuita coisa para fazer ainda...

[]s,

Sergio

Green-go
12/01/2005, 00:13
A foto prometida, ainda nao seja muito boa a qualidade, da para olhar os diodos embaixo da tampa e o kit de escobas acima (e o furo que falou Tio), antes da troca e trabalho feito.

cristiano
12/01/2005, 08:53
Esse serviço poderia ter sido documentado... :roll: digo, com mais fotos...

Parabéns!!

tio
12/01/2005, 11:59
So gostaria saber como fazer para conhecer a capacidade do alternador (por cultura).

Sergio
A capacidade do seu alternador é 35 AMP.

Green-go
12/01/2005, 12:33
AE TIO... obrigado...

Um comentario... Tem muita gente tentando fazer mais eficiente sua carrega, ou equilibrando a alimentaçao com o consumo eletrico as veces muito alto, e muitos ate ficam sobredimensionados... (aumentado o consumo da vtr inutilmente??)

A maior quantidade de energia (caudal) o motor tem que fazer maior esforço, nao é?.. isso e maior consumo de combustivel...
Agora, o alternador trabalha entregando tudo o que poder, dependendo da velocidade alcançada e a caixa regula ..., no meu caso ele entrega 35 amp so na maxima velocidade de rotaçao,... normalmente entrega bem menos, nao é?

Tentando entender o sistema eletrico dum carro, acredito que alternado alimenta a batería e algumos outros consumos grandes diretamente (sempre a traves da caixa reguladora), mais tem algumas outras coisas de menor consumo que sao alimentadas pela bateria diretamente... estou certo...?? :roll: No fundo a bateria e um tanque de agua furado (conceito hidraulico).

Obrigado pela tua resposta... quasi e um mini-curso de eletricidade de automovel... :mrgreen:

[]s desvergonhados,

Sergio

tio
12/01/2005, 19:25
Errado.....a bateria é que alimenta todo o sistema elétrico do carro , desde as luzes até a ignição.
O regulador ( o proprio nome já diz) , regula a quantidade de carga que o alternador mandará para a bateria , de acordo com a necessidade do momento,ou seja , se vc ligar o farol , carregará um pouco mmais , se estiver com todos acessório desligados , só o motor funcionando , carregará bem menos , até o limite de 35 Amp.Caso vc tenha acessórios que consumam mais do que isso , fatalmente , terá que trocar o alternador por um mais potente.